Raimunda Alves Batista
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso(1987) e mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1992). Atualmente é professor e membro da comissão técnica de assessoria ao programa de Iniciação Cientifica da Faculdade de Ciências Jurídicas Sociais e Aplicadas no Araguaia - FACISA . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito e literatura, formação de professores, educação, sala de aula e ensino.
Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras e Linguística
1990 - 1992
Universidade Federal de Goiás
Título: A Escrava Isaura: Origem e Transformação do Escravo na Obra,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: José Arnildo Marquezin
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Aperfeiçoamento em Técnicas de Planejamento, Controle e Avaliação P.
1985 - 1985
Centro Educacional de Niteroi
Título: ----. Ano de finalização: 1985
Formação complementar
2011 - 2011
Pró-reitoria de cultura, extensão e vivencia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2011 - 2011
Concurso Literário Letras do Araguaia. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2010 - 2010
Pró-reitoria de cultura, extensão e vivencia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2010 - 2010
Pró-reitoria de vivência acadêmica e social. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2010 - 2010
Pró-reitoria de cultura, extensão e vivencia. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2009 - 2009
Pró-reitoria de cultura, extensão e vivencia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2008 - 2008
Vivência Acadêmica e Social. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2006 - 2006
Pró-reitoria de vivência acadêmica e social. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2006 - 2006
Francês Instrumental. (Carga horária: 40h). , Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT, ICLMA/UFMT, Brasil.
2005 - 2005
Formação em Hist.e Cultura Afro Bras. e Africana. (Carga horária: 40h). , Agére Cooperação em Advocay, AGÉRE, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Leitura e Produção de textos. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Participação em eventos
Bancas de Trabalho de Conclusão do Curso de Direito.Bancas de Trabalho de Conclusão do Curso de Direito. 2015. (Outra).
VII Encontro Jurídico. Degradação Ambiental: a interface direito e literatura. 2015. (Congresso).
Banca de Trabalho de Conclusão do Curso de Direito. Banca de Trabalho de Conclusão do Curso de Direito. 2014. (Olimpíada).
Banca de Trabalho de Conclusão do Curso de Direito. Banca de Trabalho de Conclusão do Curso de Direito. 2014. (Olimpíada).
Bancas de trabalho de conclusão do curso de direito.Bancas de trabalho de conclusão do curso de Direito.. 2014. (Outra).
PERSONAGENS MACHADIANAS: UM OLHAR A PARTIR DO NOME E DO NÚMERO.PERSONAGENS MACHADIANAS: UM OLHAR A PARTIR DO NOME E DO NÚMERO. 2013. (Seminário).
Dia da Consciencia Negra.O silencio pedagogico sobre a tradiçao cultural negra. 2009. (Seminário).
Artesanato e historia do povo negro.Dia da consciencia negra. 2008. (Outra).
Coordenaçao.V Semana de Letras Linguagens, Artes: Interação e Movimento. 2008. (Outra).
III Mostra de Cursos do IUniaraguaia/UFMT.Exposição de Curso. 2008. (Outra).
IV Mostra de Pesquisa e Extensão do IUniAraguaia/UFMT.V Semana de Letras. 2008. (Outra).
III Mostra de Pesquisa e Extensao Universitaria.II Mostra de Cursos Do IUniAraguaia/UFMT. 2007. (Outra).
II Mostra de Extensão Universitári do ICLMA/ UFMT.Expositora. 2005. (Encontro).
Seminário Educação 2005- Universidade, Educação Escolar e Formação de professores.A formação do aluno do curso de Letras do ICLMA/UFMT: seu significado e crenças. 2005. (Seminário).
III Semana de Letras.Reflexão na ação: Estudos de Contos machadianos. 2002. (Seminário).
Seminário de Literatura Mato-grossense.Análise dos nomes das personagens de Caeira de Ricardo Guilherme Dicke. 2001. (Seminário).
Participação em bancas
BATISTA, R. A.. LINGUAGENS E ENSINO: LÍNGUA E LITERATURA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.
BATISTA, R. A.. LINGUAGENS E ENSINO: LÍNGUA E LITERATURA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.
BATISTA, R. A.. LINGUAGENS E ENSINO: LÍNGUA E LITERATURA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.
BATISTA, R. A.. LINGUAGENS E ENSINO: LÍNGUA E LITERATURA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.
BATISTA, R. A.. LINGUAGENS E ENSINO: LÍNGUA E LITERATURA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.
BATISTA, R. A.. LINGUAGENS E ENSINO: LÍNGUA E LITERATURA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.
BATISTA, R. A.. LINGUAGENS E ENSINO: LÍNGUA E LITERATURA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.
BATISTA, R. A.. LINGUAGENS E ENSINO: LÍNGUA E LITERATURA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.
BATISTA, R. A.. AS MARCAS DA HISTORIA NA LITERATURA MATO-GROSSENSE: UM ESTUDO EM DEUS DE CAIM DE RICARDO GUILHERME DICKE. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e História: Relações e Interfaces Reg.) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT.
BATISTA, R. A.. A EXTRAVAGANTE DESCOBERTA DO SER: TRANSCULTURAÇÃO EM O BERRO DO CORDEIRO EM NOVA YORK DE TEREZA ALBUÉS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e História: Relações e Interfaces Reg.) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT.
BATISTA, R. A.. A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM MATO-GROSSO: VISÃO HISTÓRICA EM BERRO DO CORDEIRO EM NOVA YORK DE TEREZA ALBUÉS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e História: Relações e Interfaces Reg.) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT.
BATISTA, R. A.. A contruçao do preconceito e da identidade racial na infancia. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
BATISTA, R. A.. Uma Interpretação Jurídico-Literária dos Contos ?Ana Davenga? e ?Quantos Filhos Natalina Teve?? de Conceição Evaristo à Luz do Direito Penal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral.
BATISTA, R. A.. O Feminicídio na Obra ?Vozes do Deserto? de Nélida Pion. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral.
BATISTA, R. A.. Morre, Desgraçado? de Dalton Trevisan à Luz Do Código Penal Brasileiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral.
BATISTA, R. A.. A Violência Contra a Mulher no Conto ?A Esbofeteada? de Nelson Rodrigues. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral.
BATISTA, R. A.. O Reflexo da Inferiorização da Mulher em Clarice Lispector: Uma Análise Dos Contos ?A Língua Do P" E ?A Fuga. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral.
BATISTA, R. A.. O inferno, de Nelson Rodrigues à luz do direito de família. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Mineirinho, de Clarice Lispector em face da dignidade da pessoa humana e a efetivação da justiça. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. A vingança da peroba, de Monteiro Lobato, sob a luz do estatuto da criança e do adolescente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Conto ?casal de três? de Nelson Rodrigues e as novas modalidades de família na sociedade contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Erro judiciário analisado no filme, O caso dos irmãos naves. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Direito e Cinema: Sobre a ótica do filme Estação Carandiru, em conformidade com o sistema prisional na cidade de Barra do Garças ? MT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Saúde mental e o ferimento da dignidade humana nas instituições psiquiátricas: uma análise do filme Bicho de sete cabeças. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. O combate ao trabalho escravo na região da prelazia de São Félix do Araguaia concomitante com o filme, Descalço sobre a terra vermelha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. O adolescente e o ato infracional: fatores condizentes com o filme os Incompreendidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Exploração do trabalho infantil em cacau, de Jorge Amaeo: reflexões e perspectivas a luz do direito positivo atual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. A inobservância dos princípios constitucionais com base na obra, na colônia penal, de Kakfa, do contraditório e da ampla defesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. A representação da mulher adúltera na obra, dom casmurro, de Machado de Assis, em analogia com o direito contemporâneo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Da ficção a realidade: um estudo sobre a violência familiar contra a criança, a partir do conto, um cinturão, de Graciliano Ramos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Literatura: Veículo denunciador da violação dos direitos humanos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. José Morbeck e a justiça nos garimpos do leste mato-grossense: Um olhar pelas lentes dos garimpeiros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. O caso João Guilherme estrela: Um julgamento para além dos códigos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Capitães de areia? de Jorge Amado: o menor em conflito com a lei, a aplicabilidade e a afetividade das medidas socioeducativas no município de Barra do Garças/MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. A discriminação racial: um estudo do conto ?as mãos dos pretos? de Luiz Berbardo Honwana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. O último dia de um condenado?, de Victor Hugo: a pena de mote sobre o prisma dos acadêmicos do curso de direito-facisa de Barra do Garças/MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Direito e Literatura: A questão trabalhista no conto ?a enxada? de Bernado Élis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Direito e Literatura: Uma análise das relações conjugais nos contos ?apelo? e ?penélope? de Dalton Trevisan à luz do direito de família brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Direito e Literatura: A interface do direito com a literatura na obra Canaã de Graça Aranha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. MADONA DOS PÁRAMOS SOB A PERSPECTIVA DOS PERSONAGENS E DO ESPAÇO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT.
BATISTA, R. A.. MODERNIDADE E TRADIÇÃO EM DE CAIM. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
BATISTA, R. A.. O Crime de Extorsão Praticado Por Presos em Cadeias Públicas com Base na Obra "A Confraria" Escrita por Joh Chishan. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Interdisciplinariedade: Uma Perspectiva sob a òtica das Organizações Criminosas e da "Lavagem de Dinheiro Aplicadas no Romance "Poderoso Chefão" de Mário Puzo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Helena Machado de Assis: Uma Visão Juridico-Afetiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Perto do Coração Selvagem: Um Olhar Sobre Direitos e Literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Decisões Judiciais à Luz da Obra: "Medida por Medida" de William Shakespeare. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Hamlet: O Direito de Vigança e sua Evolução História. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. A Lei de Cotas e a Dignidade da Pessoa Humana no Brasil da sua Criação aos Dias Atuais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. O Ultimo Dia de um Condenado de Victor Hugo: Uma Análise Sobre a Pena de Morte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Afro Descendencia e as Cotas Raciais nas Universidades Brasileiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Vidas Secas de Graciliano Ramos: O Principio da Dignidade da Pessoa Humana. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Ensino de Literatura: uma prática educacional como complemento no Ensino de Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT.
BATISTA, R. A.. Literatura Afro-Brasileira na escola: algumas reflexões e contribuições. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT.
BATISTA, R. A.. Vampiros no Brasil ? O fantástico em "O vampiro que descobriu o Brasil", Ivan Jaf, "Os Sete", de André Vianco e "A confissão", de Flávio Carneiro.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT.
BATISTA, R. A.. O Ensino da Literatura Afro-Brasileira: Análise do Livro Didático do Ensino Médio com base na Lei 10.639/03. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT.
BATISTA, R. A.. O professor universitário: a interação dos saberes técnicos-científicos com os saberes pedagógicos: estudo realizado com professores bacharéis das Faculdades Cathedral, UNIVAR e UFMT em Barra do Garças - MT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT.
BATISTA, R. A.. Metapoética de João Cabral de Melo Neto no poema "Fábula de Afion". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT.
BATISTA, R. A.. O conto e a Negrinha, de Monteiro Lobato, um Reflexo jurídico social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Édipo Rei: Uma Analise de sua contribuição para o Direito. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. O preconceito social e racial em face da mulher na Obra Clara dos Anjos de Lima Barreto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. O preconceito social e racial em face da mulher na Obra Clara dos Anjos de Lima Barreto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Os conflitos apresentados na obra "O cortiço" de Aluísio de Azevedo frente aos efeitos da posse do código civil brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.. Os conflitos apresentados na obra "O cortiço" de Aluísio de Azevedo frente aos efeitos da posse do código civil brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia.
BATISTA, R. A.; CLARO, A. C.. A intertextualidade biblica em Esau e Jacó, de Machado de Assis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
BATISTA, R. A.. A importâcia do professor como modelo de incentivo a leitura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
BATISTA, R. A.. A literatura de cordel e sua importancia no ambiente social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
BATISTA, R. A.; CLARO, A. C.. Literatura Infanto Juvenil: Formando Leitores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
BATISTA, R. A.; CLARO, A. C.. Preconceito, discriminação e exploração em "O berro do cordeiro e, Nova York, de Tereza Albués. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
SANTOS, M. F.; CLARO, A. C.; Guirra, M.C.S.;BATISTA, R. A.. O Trabalho com o texto literário no ensino fundamental 5ª à 8ª séries. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT.
CABRAL, K. C. M.; MANCINI, A. M. P.; Guirra, M.C.S.;BATISTA, R. A.. Contos de Fadas: Os clássicos são eternos?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
Franco, M.M.S.; CLARO, A. C.; BRITO, M. C. S.;BATISTA, R. A.. Como os professores estão trabalhando os temas transversais nas escolas de Torixoréu-MT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
Fernandes, M.G.; BRITO, M. C. S.; CLARO, A. C.;BATISTA, R. A.. A Contribuição da Literatura Infanto Juvenil-LIJ para o desenvolvimento da Criança. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
SILVA, S. A.; BRITO, M. C. S.;BATISTA, R. A.. A arte de contar histórias e o incentivo à leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT.
NASCIMENTO, H. O. F.; MANCINI, A. M. P.;BATISTA, R. A.; CARRIJO, V. T.. Silêncios sem fim: algumas considerações sobre o sucídio na obra "Aparição" de Virgilio Ferreira.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT.
DAMASCENO, M. S.; CLARO, A. C.;BATISTA, R. A.; CARRIJO, V. T.. O Imaginário da Região do Encontro das Águas na Visão de Divino Arbués: um pescador de palavras. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT.
MORAIS, A. C.; BORGES, A. A. C.;BATISTA, R. A.; BENQUERER, C. R.. Vocábulos peculiares na conversação do idoso de Barra do Garças. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT.
CLARO, A. C.;BATISTA, R. A.; BENQUERER, C. R.. Lucinda Persona - poeta do cotidiano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CLARO, A. C.; BRITO, M. C. S.;BATISTA, R. A.. Exatação feminina na produção literária de Marilza Ribeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso.
BATISTA, R. A.; MAGALHAES, M. A. L.; ARAUJO, C. B.. Comissão de teste de seleção emergencial de professor substituto. 2010. Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
BRITO, M. C. S.;BATISTA, R. A.. Comissão de teste de seleção emergencial para professor substituto. 2008. Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
BATISTA, R. A.; BRITO, M. C. S.; MORAES, J. N.. Comissão de Seleção de Professor Substituto. 1997. Coordenação do curso de Graduação em Letras-UFMT.
BATISTA, R. A.; MAGALHAES, H. G. D.; ENGELMANN, M. C. C.. Concurso Público de Provas para provimento de cargos nas classes da carreira de Magistério Superior. 1992. Universidade Federal de Mato Grosso.
BENQUERER, C. R.;BATISTA, R. A.. Elaboração e aplicação de provas ao candidatos ao preenchimento de vagas no curso de letras. 2008. Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
BATISTA, R. A.; BENQUERER, C. R.. Elaboração do projeto do curos de artes. 2007. Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT.
Orientou
Proposta de trabalho com ortografia; Início: 2002; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Lingüísticos) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT; (Orientador);
O ensino de gramática nas séries finais do ensino fundamental; Início: 2002; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Lingüísticos) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT; (Orientador);
O ensino de gramática na escola; Início: 2002; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Lingüísticos) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT; (Orientador);
A CRÍTICA SOCIAL NO DISCURSO POÉTICO DE CORA CORALINA E MARILZA RIBEIRO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e História: Relações e Interfaces Reg; ) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
IDENTIDADE E REGIONALISMO: UM DISCUSSÃO LITERÁRIA HISTÓRICO-SOCIOLÓGICO NOS TEXTOS DE JOSÉ DE MESQUITA E MÁRIO CERSAR LEITE; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e História: Relações e Interfaces Reg; ) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O FANTÁSTICO NAS OBRAS CHAPADA DA PALMA ROXA E A TRAVESSIA DOS SEMPRE VIVOS DE TEREZA ALBUES; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura e História: Relações e Interfaces Reg; ) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
OS SEMELHANTES: A CONVIVENCIA NA REGIÃO DE GARIMPO EM MATO GROSSO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Lingüísticos) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Fragmentação Sócio Cultural na Cidade de Barra do Garças - MT: Fragmentos do Tempo, não uma Migalha de historia; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Lingüísticos) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
LITERATURA E HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DO PONTO TRABALHINHO EM CÁRCERES, DE WANDER ANTUNES'; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Lingüísticos) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O ENSINO DE LITERATURA MATO-GROSSENSE EM ESCOLAS PÚBLICAS: A REALIDADE X O IDEAL; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Lingüísticos) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Um estudo sobre as consequências da falta de leitura; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Linguagem: lingua e literatura) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O plurilinguismo na obra Sargento Getúlio de João Ubaldo Ribeiro; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos de Linguagem: lingua e literatura) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A vulnerabilidade social e o distanciamento das instituições jurídicas perante a mulher hipossuficiente - em análise a obra ?quarto de despejo?, de Carolina Mª de Jesus; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Direito e Literatura: O aspecto criminológico da violência doméstica contra a mulher no conto ?Penélope?, de Dalton Trevisan; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Homem vítima de violência conjugal: Uma análise do conto o senhor meu marido de Dalton Trevisan; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Direito e Literatura: O direito da mulher em uma interpretação do conto ?Esses Lopes?, de Guimarães Rosa, sob a ótica da lei n 11; 340/06; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A representatividade da mulher negra: Dilemas, conflitos e preconceitos, um estudo da obra Ponciá Vicêncio de Conceição Evaristo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A dignidade humana como princípio basilar na literatura e na área jurídica: estudo do conto ?Uma vela para Dario? de Dalton Trevisan; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Literatura e a dignidade da pessoa humana: Uma visão acerca do clássico ?O alienista? de Machado de Assis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A invisibilidade social e a violação dos Direitos Humanos presentes no conto Cemitério de Elefantes, de Dalton Trevisan; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Preconceito racial e social: estudos realizados na obra Clara dos Anjos de Lima Barreto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Projeto de noções básicas de direito e cidadania no 5 ano do Ensino Fundamental no Centro Municipal de Educação Básica ? ?Arlinda Gomes da Silva?, a partir da legislação e narrativas de Lima Barreto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Análise do conto ?A mulher do Anacleto? de Lima Barreto: Estudo sobre a violência doméstica contra a mulher; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A discriminação racial a luz do conto ?As Mãos dos Pretos?, de Luiz Bernardo Honwana; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
As garantias dos direitos da criança que sofre negligência e maus tratos: Uma interpretação do conto o filho de Gabriela de Lima Barreto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Os efeitos da morosidade do serviço público à luz do direito e do conto ?como o homem chegou? de Lima Barreto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Exclusão social e a criminalização do excluído: Uma perspectiva do crime sobre o ponto de vista do conto ?coisas de mafuá? de Lima Barreto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Interpretação das leis de repressão à discriminação racial a partir do conto ?o pecado?, de Lima Barreto; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Violência Contra a Mulher: Análise das narrativas de Marina Colasanti: classificações e tipificações criminais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Violência Contra a Mulher a Partir da Ótica de João Guimarães Rosa no Conto ?Esses Lopes?: Impacto Dessa Violência no Contexto Familiar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Os Fatores que Influenciam para a Prática da Violência Contra a Mulher: Estudo do conto ?A Cartomante? de Machado De Assis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Violência Doméstica: Uma interpretação jurídica literária do conto Virginius de Machado de Assis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A Interpretação Jurídica e Literária da Obra, ?Menino de Engenho?, de José Lins do Rego: Violência Doméstica e Feminicídio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Uma Interpretação Jurídica Literária do Conto ?Viagem a Petrópolis?, de Clarice Lispector: Um estudo realizado a partir das narrativas dos idosos do Lar da Providência em Aragarças - GO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A Roda dos Enjeitados no Brasil No Século XIX, Visão dos Marcos Jurídicos e Assistenciais: Estudo a partir do conto ?Pai contra Mãe?, de Machado de Assis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Ortotanásia ou a Morte no Tempo Certo: uma análise acerca do direito fundamental à morte digna na obra ?As Intermitências da Morte? de José Saramago; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O Desamparo do Idoso Mediante o Conto ?o Grande Passeio?, de Clarice Lispector; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Obrigações Contratuais no Direito Brasileiro: Um estudo do conto ?O Contrato? de Machado de Assis; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Interpretação dos Crimes Cometidos à Personagem Bertoleza na Obra ?O Cortiço? de Aluísio Azevedo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Violência Conjugal: Crimes decorrentes de traição, estudo da obra ?Desenredo? de João Guimarães Rosa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Uma interpretação jurídica literária do conto ?mariana? de Machado de Assis e um estudo sobre a discriminação racial e seus reflexos na atualidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Os traumas psicológicos causados no ambiente de trabalho:Uma interpretação do conto ?o enfermeiro? de Machado de Assis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Uma análise jurídico-literária da obra ?helena? de Machado de Assis, em face da filiação socioafetiva e da multiparentalidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Uma análise jurídico literária do conto ?pierrô da caverna? de Rubem Fonseca: Consequências da pedofilia na vida das crianças e adolescentes; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A violação dosdireito fundamentais:Um estudo realizado no conto ?o cobrador? de Rubem Fonseca; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A violação dos direitos humanos: Estudos realizados no conto ?feliz ano novo? de Rubem Fonseca; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A violência doméstica e as consequências da parcial ineficácia da lei maria da penha: Uma leitura do livro de ocorrências de Rubem Fonseca; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
?O outro? de Rubem Fonseca: Análise da situação de vulnerabilidade social; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A violência doméstica contra a criança: uma interpretação jurídica e literária da obra ?lágrimas de silêncio?, de Ângela Chaves; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A união homoafetiva no conto pílades e orestes de Machado de Assis: uma realidade no ordenamento jurídico brasileiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Uma interpretação jurídica e literária do conto ?o enfermeiro?, de Machado de Assis: um estudo sobre o homicídio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Conto de escola de Machado de Assis: Correção disciplinar um estudo sobre a dignidade da pessoa humana; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A importância da literatura para os direitos humanos: Uma interpretação do conto pai contra mãe de Machado de Assis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Estudo do conto ?virginius? de Machado de Assis: Uma interpretação jurídica sobre o homicídio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Estudo sob o viés do feminicídio: Uma interpretação do conto ?venha ver o pôr do sol?, de Lygia Fagundes Telles; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
?Madame Bovary? de Gustave Flaubert: Um estudo sobre o empoderamento feminino; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A violação da dignidade humana em virtude do abandono afetivo: Uma análise da obra ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A violação da dignidade humana em virtude do abandono afetivo: Uma análise da obra ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Cathedral; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A discriminação racial: O drama de Lima Barreto, no Brasil, como rotina; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O tratamento dado aos indivíduos considerados inimputáveis sobre o prisma da obra ?o cemitério dos vivos?, de Lima Barreto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O Filho de Gabriela, de Lima Barreto ? A violência contra a criança e o adolescente: Uma narrativa contada no Brasil como rotina; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A legitimação da mentira como mecanismo de ascensão social: Uma interpretação da obra de Lima Barreto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O caso da vara, de Machado de Assis e a exploração do trabalho infantil na contemporaneidade; Um estudo na comarca de Barra do Garças ? MT; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Uma interpretação jurídico-literária do crime de homicídio e o tribunal do júri, na obra ?mágoa que rala?, de Lima Barreto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O olhar jurídico em alguns crimes de João Romão, personagem da obra, o cortiço de Aluisio Azevedo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Capitu, de Machado de Assis: um estudo comparativo da mulher do século xix a contemporaneidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A observância do princípio da dignidade da pessoa humana a partir do estudo o conto, a moça de tecelã de Marina Colasanti; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A interface direito e literatura na obra Estação Carandiru de Drauzio Varella; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O instituto da indignidade sucessória no conto, o enfermeiro de Machado de Assis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Trabalho livre numa sociedade escravocrata: Um estudo a partir do conto, pai contra mãe de Machado de Assis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Exploração do trabalho Infantil em "Cacau'', de Jorge Amado: reflexões e perspectivas a luz do Direito Positivo Atual; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A inobservância dos Princípios Constitucionais com base na obra, "Na Colônia Penal'', de Kakfa, do Contraditório e da Ampla Defesa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A Representação da Mulher Adúltera no obra, "Dom Casmurro", de Machado de Assis, em Analogia com o Direito Contemporâneo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Da Ficção à Realidade: um estudo sobre a Violência Familiar Contra a Criança, a partir do conto, "Um Cinturão'', de Graciliano Ramos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Direito e Literatura: a corrupção no contexto atual brasileiro a partir da sentença de Ronaldo Tovani; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O meio ambiente do trabalho, com enfoque no conto ?Aqueles dois?, de Caio Fernando Abreu; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
As relações trabalhistas no conto ?A moça tecelã? de Marina Colassanti; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Uma análise jurídica dos direitos da pessoa idosa, a partir do conto ?Ninguém escreve ao coronel?, de Gabriel Garcia Márquez; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A violência doméstica e familiar analisada a partir dos contos: Uma questão de educação e porém igualmente de Marina Colasanti; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
As relações de poder em, o alienista de Machado de Assis; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Discriminação Contra as Minorias de Gênero, Raça por Meio do Conto " As Mãos dos Pretos" de Luz Bernardo Honwana; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A Discriminação Contra as Minorias de Gênero, a Partir do Conto "A Moça Tecelã" de Marina Colasanti; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O Perfil do Bacharéu em Direito "Em Teoria do Medalhão" de Machado de Assis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O Principio da Proporcionalidade Aplicada ao Processo Penal a Partir da Obra na Colonia Penal de Franz Kafha; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O Determinismo Criminológico na Obra "o Cortiço" de Aluisio de Azevedo em Relação ao Modelo Socioespacial Brasileiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Crime Passional a Partir do Conto " Venha Ver o Pôr do Sol" Lygia Fagundes Telles; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A Discriminação Contra as Minorias de Gêneros: a Questão da Homoafetividade a Partir do Conto "Aqueles Dois", de Caio Fernando Abreu; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A Violência Doméstica e Familiar no Conto "Para Que Ninguém a Quisesse", de Marina Colasanti; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Os Conflitos de Trabalhadores nas Minas de Carvão e as Reinvidicações de Melhores Condições de Trabalho em "Germinal" de Emile Zola; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A Relação de Causalidade na Obra o Crime do Padre Amaro de Eça de Queiroz; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Estudantes no Assentamento "Santa Cássia" em General Carneiro - MT; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A Metalinguagem na Poética de Florbela Espanca e Marilza Ribeiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O erotismo no conto Missa do Galo, de Machado de Assis; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A Chapada da Palma Roxa, de Tereza Albués: o poder, misticismo, a simbologia e a violência; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A contribuição de Inocência de Taunay, no âmbito da literatura regional em Mato Grosso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A poética de Cora Coralina; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A importância do ensino de Literatura como retrato cultural; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A inclusão de alunos portadores de necessidades especiais: uma experiência realizada na Escola Mercedes Zétola; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O amor sob o olhar de Florbela Espanca e Arlinda Morbeck; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
da Silva; Mitos da Tribo Xavante; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
As antinomias na obra de Álvares de Azevedo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Instituto Universitário doAraguaia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A importância da leitura para facilitar a intepretação textual; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos de Linguagem: lingua e literatura) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT; Orientador: Raimunda Alves Batista;
A formação dos alunos do curso de Letras do ICLMA/ UFMT: seus significados e crenças; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Negro na literatura de Mato Grosso; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMT, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Raimunda Alves Batista;
O Negro na literatura de Mato Grosso; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Raimunda Alves Batista;
Produções bibliográficas
-
BATISTA, R. A. ; CLARO, L. A. S. ; LEMES, M. F. S. . O direito enquanto fenômeno multidimensional 3. O direito enquanto fenômeno multidimensional 3 , v. 3, p. 161-173, 2021.
-
MELLO, G. J. Z. R. ; BATISTA, R. A. . DIREITO FUNDAMENTAL DE ACESSO A JUSTIÇA E MEIOS ALTERNATIVOS PARA A RESOLUÇÃO DO CONFLITO: ESTUDO SOBRE A OBRA ?O CASTELO.? DE FRANZ KAFKA. ANAIS DO VIII CIDIL â013 TECNOLOGIAS E NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO: ENTRE DISTOPIAS E NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS , v. 2020, p. 305, 2020.
-
RAA Souza ; BATISTA, R. A. . OS TRAUMAS PSICOLÓGICOS CAUSADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA INTERPRETAÇÃO DO CONTO ?O ENFERMEIRO? DE MACHADO DE ASSIS. REVISTA FACISA ON-LINE , v. 08, p. 77, 2019.
-
WEHREN, F. P. ; BATISTA, R. A. . A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA OBRA ?A MORTALHA DE ALZIRA?, DE ALUÍSIO AZEVEDO. Revista interfaces do conhecimento , v. 01, p. 26, 2019.
-
BATISTA, R. A. ; GAM Cogo . O Meio Ambiente do Trabalho, com enfoque no conto aqueles dois, de Caio Fernando Abreu. REVISTA FACISA ON-LINE , v. 06, p. 121-140, 2017.
-
L.R de Souza Nunes ; BATISTA, R. A. . UMA ANÁLISE JURÍDICA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA, A PARTIR DO CONTO ?NINGUÉM ESCREVE AO CORONEL?, DE GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ. REVISTA FACISA ON-LINE , v. 6, p. 141, 2017.
-
BATISTA, R. A. ; SOUZA, R. A. A. . Pedro Bala em Capitães da Areia de Jorge Amado: o Adolescente em Conflito com a Lei. REVISTA FACISA ON-LINE , v. 4, p. 40-57, 2015.
-
BATISTA, R. A. ; AZOLINI, R. A. . A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER EM ?DOM CASMURRO? E ?SÃO BERNARDO?: UMA ANÁLISE DA FICÇÃO LITERÁRIA À LUZ DO ATUAL DIREITO POSITIVO BRASILEIRO.. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 1, p. 72, 2014.
-
SOUZA, P. A. S. ; BATISTA, R. A. . O DETERMINISMO CRIMINOLÓGICO NA OBRA ?O CORTIÇO? DE ALUÍSIO DE AZEVEDO EM RELAÇÃO O MODELO SOCIOESPACIAL BRASILEIRO. O DETERMINISMO CRIMINOLÓGICO NA OBRA â01CO CORTIÇOâ01D DE ALUÍSIO DE AZEVEDO EM RELAÇÃO O MODELO SOCIOESPACIAL BRASILEIRO , v. 17, p. 1-22, 2014.
-
ROCHA, R. M. M. N. Y. ; BATISTA, R. A. . Integração e educação: novos desafios. Panorâmica (UFMT. Pontal do Araguaia) , v. 9, p. 14, 2008.
-
BRITO, M. C. S. ; BATISTA, R. A. . A formação do aluno do curso de Letras do ICLMA/UFMT: seus significados e crenças. Panorâmica (UFMT. Pontal do Araguaia) , v. 06, p. 39-54, 2006.
-
BATISTA, R. A. . A presença do negro nas crônicas de José Barbosa de Sá. Panorâmica - Revista Multidisciplinar, 2000.
-
BATISTA, R. A. . Sala de aula: lugar de permanentes desafios. Jornal Universitário, Pontal do Araguaia - MT, 06 ago. 2001.
-
GOMES, D. A. W. ; BATISTA, R. A. . A INVISIBILIDADE SOCIAL E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS PRESENTES NO CONTO CEMITÉRIO DE ELEFANTES, DE DALTON TREVISAN. In: Congresso Internacional: Advocacia e Ciência Jurídica, 2020. Congresso Internacional: Advocacia e Ciência Jurídica, 2020. v. 1. p. 137.
-
BATISTA, R. A. . O silêncio pedagógico sobre a tradição cultura negra. In: Seminário Educação 2003- Educação e Trabalho, 2003, Cuiabá. Seminário Educação 2003- Educação e Trabalho. Cuiabá: Editora da Unemat, 2003. p. 357-358.
-
BATISTA, R. A. ; BRITO, M. C. S. . A formação do aluno do curso de Letras do ICLMA/UFMT: seu significado e crenças. In: V Seminário de Linguagens, 2004, Cuiaba. V Seminário de Linguagens- Cultura, Linguagens e Mídias:Poéticas e Politicas. Cuiabá: Gráfica da UFMT, 2004. p. 46-46.
-
OLIVEIRA, A. S. ; BATISTA, R. A. . As crenças e significados da literatura para os discentes do curso de letras. In: V Seminário de Linguagens, 2004, Cuiaba. V Seminário de Linguagens- Cultura, Linguagens e Mídias:Poéticas e Politicas. Cuiabá: Gráfica da UFMT, 2004. p. 47-47.
-
BATISTA, R. A. . Sala de aula: lugar de permanentes desafios. In: IV Seminário de Linguagens - Mestiçagens Culturais, 2003, Cuiabá. Mestiçagens Culturais. Cuiabá: Doccenter Serviços de cópias e Impressões, 2003. p. 4-4.
-
ALMEIDA, R. S. ; BATISTA, R. A. ; NUNES, L. L. R. . OS TRAUMAS PSICOLÓGICOS CAUSADOS NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA INTERPRETAÇÃO DO CONTO ?O ENFERMEIRO? DE MACHADO DE ASSIS. REVISTA FACISA ON-LINE , 2018.
-
NUNES, L. R. S. ; BATISTA, R. A. . UMA ANÁLISE JURÍDICA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA, A PARTIR DO CONTO ?NINGUÉM ESCREVE AO CORONEL?, DE GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ. REVISTA FACISA ON-LINE , 2018.
-
BATISTA, R. A. . O Princípio da Proporcionalidade Aplicada ao Processo Penal a Partir da Obra na Colônia Penal de Franz Kafka (Coletânea de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Direito V.02) 2014 (Produção Didático Pedagógica).
Outras produções
BATISTA, R. A. . Revista Panorâmica. 2008.
BATISTA, R. A. . LINGUAGENS E ENSINO: LÍNGUA E LITERATURA. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
BATISTA, R. A. . Discussão e respeito a Consciência Negra. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2008
A poesia negra em Mato Grosso, Descrição: O objetivo do projeto é identificar autores negros matogrossenses que produzem obras com caracteristicas étinicas raciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimunda Alves Batista - Coordenador., Financiador(es): Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMT - Outra.
-
2006 - 2007
Projeto ARTE, DISCURSO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ICLMA/UFMT (ADP), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Raimunda Alves Batista - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia. , Av. Antonio Cristino Cortes s/n, Cidade Universitária, 78600000 - Barra do Garças, MT - Brasil, Telefone: (066) 4014003, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2019
Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do AraguaiaVínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão
Outras informações:
Membro da comissão técnica de assessoria ao programa de Iniciação Cientifica da Faculdade de Ciências Jurídicas Sociais e Aplicadas no Araguaia - FACISA
2013 - 2019
Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do AraguaiaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Técnica de Assessoria ao Programa de Iniciação Científica.,Cargo ou função, Comissão Técnica de Assessoria ao Programa de Iniciação Científica - Portaria DA N 01, de 24 de abril de 2014.
-
07/2018 - 12/2018
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
02/2017 - 07/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso - Artigo (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso - Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo)
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso - Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo)
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso - Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso - Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
02/2014 - 06/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso - Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso - Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso - Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo)
2006 - 2007
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia/UFMTVínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Professora 3 grau Classe 05 Padrão/Nível 04, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
1991 - 2013
Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia- UFMTVínculo: Dedicação Exclusiva, Enquadramento Funcional: Professora 3 grau Classe 05 Padrão/Nível 04, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2006
Direção e administração, Coordenação do curso de Graduação em Letras-UFMT.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Letras.
-
05/1993
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT.,Linhas de pesquisa
-
05/1991
Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Estágio Supervisionado
-
09/2006 - 09/2006
Extensão universitária , Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Executiva de Ações Culturais do Projeto Crioula: trabalhando a auto estima da mulher negra..
-
08/2006 - 08/2006
Extensão universitária , Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do Projeto Outras Vozes.
-
08/2006 - 08/2006
Extensão universitária , Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Executora do Projeto: Oficina de Métodos de Investigação Social..
-
07/2003 - 07/2003
Extensão universitária , Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia-UFMT.,Atividade de extensão realizada, Coordenadora Executora do Curso Relação Professor- Aluno no Ensino Fundamental.
-
02/2001 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do curso de Graduação em Letras-UFMT.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Letras.
-
03/1993 - 03/1994
Direção e administração, Coordenação do curso de Graduação em Letras-UFMT.,Cargo ou função, Coordenadora de Ensino de Graduação do Curso de Letras.
2014 - 2021
Centro Universitário CathedralVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora
Outras informações:
-Trabalho de Curso - Projeto de Pesquisa (fevereiro a dezembro de 2019) - orientação de conteúdo -
-Trabalho de Curso - Artigo (fevereiro a dezembro de 2019) - orientação de conteúdo
-Trabalho de Curso - Projeto de Pesquisa (fevereiro a dezembro de 2020) - orientação de conteúdo
-Trabalho de Curso - Artigo (fevereiro a dezembro de 2020) - orientação de conteúdo
--Trabalho de Curso - Projeto de Pesquisa (fevereiro a dezembro de 2021) - orientação de conteúdo
-Trabalho de Curso - Artigo (fevereiro a dezembro de 2021) - orientação de conteúdo
Atividades
-
02/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Centro Universitário Cathedral.,Linhas de pesquisa
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
02/2021 - 07/2021
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
02/2020 - 07/2020
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
-
02/2019 - 07/2019
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso ? Projeto de Pesquisa (Orientação de Conteúdo), Trabalho de Curso ? Artigo (Orientação de Conteúdo)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raimunda Alves Batista e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?