Manasses Guimarães Carneiro

Possui Mestrado em Energia pela Universidade Salvador (2016), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (2008) e curso técnico em Manutenção Mecânica Industrial pelo CEFET-BA (2005). Atualmente atua como Gerente Setorial de Suporte Administrativo pela Petrobras Transporte S.A. - TRANSPETRO e realiza pós-graduação em Energias Renováveis na Universidade Salvador. Tem experiência na área de Produção, Manutenção, Elétrica, Energias Renováveis, Eficiência Energética e Gestão de pessoas e processos.

Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado em Energia

2015 - 2016

Universidade Salvador
Título: Eficiência energética em rede de trocadores de calor: Análise termodinâmica e elétrica do bombeamento de fluido de troca térmica., Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Kleber Freire
Palavras-chave: Eficiência Energética; BOMBA CENTRÍFUGA; Trocadores de Calor.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético / Especialidade: Análise de Impactos Produzidos por Sistemas Energéticos. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Máquinas Elétricas e Dispositivos de Potência. Setores de atividade: Extração de Petróleo e Gás Natural.

Especialização em Especialização em Energias Renováveis

2020 - 2021

Universidade Salvador
Título: Não Aplicável
Orientador: Não Aplicável

Graduação

2003 - 2008

Universidade Federal da Bahia
Título: BOMBAS CENTRÍFUGAS APLICADAS A CIRCULAÇÃO DE ÓLEO TÉRMICO EM USINAS DE ASFALTO
Orientador: Jurandir Santos Brito

Formação complementar

2017 - 2017

Supervisor de Segurança Portuário. (Carga horária: 40h). , Departamento de Polícia Federal, DPF, Brasil.

2005 - 2007

Técnico em Manutenção Mecânica Industrial. , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Operações de Transportes/Especialidade: Operação de Sistemas de Transporte.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Análise de Custos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Elementos de Máquinas.

Participação em eventos

RIO OLEO E GAS 2014. 2014. (Exposição).

Congresso Nacional de Engenharia Mecânica-CONEM. 2008. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Leandro Arthur Ribeiro Grecco

MUNOZ, M.;CARNEIRO, M. G.; BARRETO, A. S. S.. MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE APLICADA A BOMBA GA-106 (TRANSPETRO). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal da Bahia.

Produções bibliográficas

  • CARNEIRO, M. G. ; CERQUEIRA, B D . PARTICIPAÇÃO DA GERAÇÃO EÓLICA EM LEILÕES DE ENERGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO EM TEMPOS DE CRISE ENERGÉTICA. Revista Brasileira de Energias Renováveis , v. 5, p. 51-64, 2016.

  • CARNEIRO, M. G. ; Da SILVA, K. F. ; ARAÚJO, P. S. R. ; BABOSA, D. . Eficiência Energética em Redes de Trocadores de Calor: Análise Termodinâmica e Elétrica do Bombeamento do Fluído de Troca Térmica.. In: XXIV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), 2017, Curitiba. XXIV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). Curitiba, 2017. p. GET27.

  • CARNEIRO, M. G. ; Da SILVA, K. F. ; ARAÚJO, P. S. R. . ELETRICIDADE PROVENIENTE DE BIOMASSA: ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS. In: VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2016, Belo Horizonte. Anais do VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2016. v. 1. p. 1-8.

  • CARNEIRO, M. G. . EFICIÊNCIA ENERGÉTICA POR MEIO DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA: ESTUDO DE CASO VENTILADOR EM UMA PLATAFORMA OFF-SHORE. In: VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2016, Natal. Anais do VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2016. v. 01. p. 1-4.

  • CARNEIRO, M. G. ; Da SILVA, K. F. . QUALIDADE DE ENERGIA COM O USO DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA: ESTUDO DE CASO VENTILADOR EM UMA PLATAFORMA OFF-SHORE. In: VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2016, Natal. Anais do VI Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, 2016. v. 01. p. 1-6.

  • OLIVEIRA, G. L. ; ANJOS, J. A. S. A. ; CARNEIRO, M. G. . IMPACTOS DA CRISE HÍDRICA NA EMISSÃO DE CO2 PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL. In: X CBPE Congresso Brasileiro de Planejamento Energético - Oferta e Demanda de Energia - O papel da Tecnologia da Informação na Integração dos Recursos, 2016, Gramado. Anais do X Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2016. v. 1. p. 1-1.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2015

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como professor substituo para o curso de Engenharia Mecânica tendo ministrado aulas de Mecânica Geral, Elementos de Máquinas e Fadiga.

Atividades

  • 01/2012

    Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ELEMENTOS DE MÁQUINAS I, FADIGA, MECÂNICA GERAL I

2019 - Atual

Petrobrás Transporte - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Setorial de Suporte Administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão de pessoas e processos administrativos de toda a gerência geral do Nordeste Meridional (estado da Bahia). Atuação focada na redução de custos e otimização de contratos e aquisições de toda a gerência geral para isso a interface lateral e superior com gerentes e gerentes setoriais das áreas é determinante. Gestão de contratos de prestação de serviço, de receitas dos Terminais e despesas dos ativos associados a gerência geral. Gestão de processos de contratação atuando junto as áreas para otimizar o modal de contratos, primeirizar atividades e obter resultados de prestação de serviço sempre superiores. Elaboração de planos de ação e acompanhamento de planos coorporativos da Gerência Geral, suportando os gerentes quanto as atividades necessárias e tarefas a executar para o alcance das metas e dos planos. Gestão de indicadores da Gerência Geral, elaboração de objetivos e metas desdobrados da Diretoria da empresa e demais atividades de gestão coorporativa.

2018 - 2019

Petrobrás Transporte - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Setorial de O&M ORSUB, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão de pessoas, processos e resultados referentes a gerência setorial do Operação e Manutenção do ORSUB. A referida gerência abrange desde atividades de manutenção de faixa de dutos, passando por bases de carregamento de combustíveis, operação e manutenção de poliduto de derivados de petróleo, gasoduto, pontos de entrega de gás, áreas de válvulas, estações de compressão e sistemas associados. Atuação na parte financeira da gerência quando percebeu o resultado negativo de alguns ativos tendo atuado fortemente na redução de custos e aumento de receitas com o objetivo de adequar as margens de lucro. Paralelamente junto com a área Comercial, atuou com foco no serviço ao cliente ouvindo suas demandas e melhorando a qualidade do serviço, neste período o horário de carregamento de caminhões foi ampliado, o treinamento de motoristas simplificado e a operação com etanol hidratado foi retomada. No intuito de aumentar as receitas em conjunto com a COMERCIAL, fomentou junto a distribuidoras de combustíveis a possibilidade de operação de terminal de terceiros, elaborando Demonstrativo de Formação de Preços e apresentando-a ao cliente. Participou do processo de desinvestimento da TAG acompanhando e preocupando-se com a satisfação do cliente TAG, neste período juntamente com a equipe do ORSUB atuou nas instalações de gás natural com o intuito de impulsionar os indicadores de manutenção e ouvir ao cliente sempre focando nas suas demandas e objetivos. No tocante ao controle de custos e o aumento de receitas, realizou diversos aditivos contratuais e fusões de contrato estando sistematicamente abaixo do limite de gastos. Ponto de destaque no período foi o retorno operacional de turbina de compressão de gás quando atuou diretamente junto a área de manutenção da Estação de Compressão visando a mitigação do problema de lubrificação apresentada pela turbina. A atuação junto a pontos de entrega também foi determinante no intuito de revitalizar e manter em operação cromatógrafos de linha

2017 - 2018

Petrobrás Transporte - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico Operacional TRBA, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação e gestão das atividades do Terminal de Regaseificação da Bahia, posição vinculada a gerência do Terminal Aquaviário de Madre de Deus. Executava a gestão dos processos e pessoas, atividades semelhantes as executadas quando da extinção da Gerência Setorial de O&M do TRBA (Ver item anterior). Cargo foi criado após a extinção da Gerência Setorial de O&M TRBA e sua posterior fusão com a Gerência Setorial MQTRBA. Atuava como coordenador de operações mitigando dificuldades, resolvendo problemas e conflitos pessoais e operacionais. Gerenciamento de toda a parte documental e financeira dos processos do TRBA, interface e apresentação a clientes. Em linhas gerais as atividades executadas durante o período de Gerente Setorial de O&M continuaram sendo executadas com um foco mais coordenativo operacional.

2015 - 2017

Petrobrás Transporte - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Setorial de O&M TRBA, Carga horária: 40

Outras informações:
Gestão de pessoas e processos na prestação de serviços de Operação e Manutenção do Terminal de Regaseificação da Bahia. Interface junto ao cliente principal visando atender aos seus anseios, participação de Reuniões de Análise Críticas mensais, realizando acompanhamento de indicadores, negociação de planos de ação, dotação orçamentária para projetos diversos, acompanhamento de desempenho de pessoal dentre outras atividades. Interface operacional junto a navios regaseificadores, interface esta realizada sempre em inglês. Elaboração de planos de ação, estudos de projetos operacionais, gestão da equipe e processos, gestão dos custos, problemas operacionais diversos, dentre outros. No período a boa satisfação do cliente foi expressada algumas vezes em reuniões e pesquisas de satisfação, atuação direta junto a COMERCIAL nas renovações de contrato de prestação de serviços para o Terminal. Ponto de destaque e trabalhos importantes foram o aumento da capacidade de regaseificação do Terminal quando participou e elaborou documentos técnicos e operacionais para balizar o processo tendo coordenado o teste e aceitação para o aumento de vazão. Mais um processo de destaque no período foi a mudança de navios regaseificadores, quando um estudo de adequabilidade elétrica, de instrumentação e de conexão mecânica foi realizada, adequações foram executadas e o processo foi implementado.

2009 - 2015

Petrobrás Transporte - Matriz

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Técnico de Operação, Carga horária: 36

Outras informações:
Executar e participar da operação de painéis de controle, equipamentos, sistemas supervisórios e de monitoramento nas instalações de movimentação de petróleo e derivados da empresa; acompanhar e controlar variáveis operacionais. Atuação nos processos de manutenção suprindo necessidades de primeiro nível e supervisionando ítens de segurança industrial dentro das normas ABNT e Petrobrás. Coletar amostras e preparar soluções de agentes químicos de uso no processo e efetuar as análises que exijam certificado.

2009 - 2009

TOP Engenharia Ltda.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Mecânico, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerenciamento de pessoas e máquinas pesadas de forma que as mesmas fiquem o menor tempo parados, estudar ainda falhas frequentes descobrindo sua causa raiz afim de evitar que as mesmas ocorram novamente, estudar ainda os procedimentos de manutenção preventiva e fiscalizar para que os mesmos sejam seguidos, por ultimo dar suporte técnico a mecânica consultando manuais e entrando em contato com fornecedores e assistências técnicas.

2008 - 2009

TOP Engenharia Ltda.

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia Mecânica, Carga horária: 30

Outras informações:
Gerenciamento de pessoas e máquinas pesadas de forma que as mesmas fiquem o menor tempo parados, estudar ainda falhas frequentes descobrindo sua causa raiz afim de evitar que as mesmas ocorram novamente, estudar ainda os procedimentos de manutenção preventiva e fiscalizar para que os mesmos sejam seguidos, por ultimo dar suporte técnico a mecânica consultando manuais e entrando em contato com fornecedores e assistências técnicas.

2005 - 2008

Millennium Inorganic Chemicals

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Operador de processos, Carga horária: 36

Outras informações:
Mantinha variáveis de processo dentro de limites aceitáveis e estabelecidos em processo, realizar manutenções corretivas em equipamentos de processo afim de manter a produção em regime pleno.

2005 - 2005

Millennium Inorganic Chemicals

Vínculo: Estagiário de Manutenção Mecân, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Realizava apropriações, planejamento de manutenções, serviços de manutenção mecânica em bombas, agitadores, moinhos, reatores, redutores, etc...