Lucas Moraes Souza

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011) e mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014). Atualmente é professor de história do Ensino Fundamental e Médio do Sistema Educacional de Minas Gerais. Tem experiência na área de História da Educação e História Moderna e do Brasil Colonial, com ênfase em História de Minas Gerais no século XVIII, atuando principalmente com os seguintes temas: revolta, razão de estado, vila rica, colônia e redes de relações. Também atuou como monitor e tutor de cursos de especialização em diversas áreas da educação na modalidade à distância pelo Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD) da UFOP

Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História

2012 - 2014

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Os ?homens bons? de Assumar: os jogos e estratégias políticas dos camaristas de Vila do Carmo no contexto da Revolta de Vila Rica de 1720 (1711-1736).,Ano de Obtenção: 2014
Cláudia Maria das Graças Chaves.Palavras-chave: Minas Gerais; Revolta; Câmaras.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em História

2006 - 2011

Universidade Federal de Ouro Preto
Bolsista do(a): Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

Formação complementar

2014 - 2014

Direitos Humanos, Escola e Infância/Adolescência. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

2014 - 2014

Direitos Humanos, Escola Indígena. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

2014 - 2014

Direitos Humanos, Educação e Jogos Pedagógicos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

2014 - 2014

Direitos Humanos, Escola e Relações Étnica-Racial. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

2013 - 2014

Direitos Humanos, Escola e Metodologia Intervenção. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

2013 - 2014

Direitos Humanos, Escola e Diversidade. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

2013 - 2014

Direitos Humanos, Escola e Diversidade Sexual. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

2013 - 2014

Direitos Humanos, Escola e Mídia. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

2013 - 2014

Educação para a Diversidade. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

2013 - 2014

Direitos Humanos, Escola e Gênero. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

2012 - 2012

Estratégias de poder, fiscalização e jurisdição.... (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2010 - 2010

Demografia e História. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Ouro Preto, PIP/UFOP, Brasil.

2007 - 2007

Conceitos básicos das Religiões Orientais. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2006 - 2006

Satiricon de Petrônio - Fontes para o estudo.... (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende PoucoLê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Organização de eventos

PEREIRA, M. A. P. ; CHAVES, C. M. G. ; SOUZA, L. M. . Minas e a emergência do "estado forte"? Ardil, conflito e negociação no setecentos. 2013. (Exposição).

CHAVES, C. M. G. ; SOUZA, L. M. ; GELAPE, V. P. . Introdução à Arqueologia do Continente Africano. 2012. (Exposição).

CHAVES, C. M. G. ; SOUZA, L. M. ; GELAPE, V. P. . Introdução à Arqueologia do Continente Africano. 2012. (Exposição).

Participação em eventos

II Encontro de Pesquisa em História da UFMG.O diálogo entre poderes: as instituições camarárias de Vila Rica e Vila do Carmo e a Ouvidoria Geral das Minas na sublevação vilariquenha em 1720. 2013. (Encontro).

VIII Semana de História Política UERJ/ V Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade.A política do governo de D. Pedro de Almeida na repressão à Revolta de Vila Rica em 1720. 2013. (Seminário).

VI Seminário Brasileiro de História da Historiografia - O Gio Linguístico e a Historiografia : balanços e perspectivas.Revolta de Vila Rica de 1720: debate sobre a revolta nos estudos de Diogo de Vasconcelos, Feu de Carvalho e Pedro Calmon. 2013. (Seminário).

XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimentos histórico e diálogo social.O pensamento político por de trás da restauração portuguesa e o reinado de D. João V: a Razão de Estado na repressão à sublevação de Vila Rica de 1720. 2013. (Simpósio).

I Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Paulo Rodrigues Durão: atuações e redes relacionais de um camarista de Vila do Carmo na primeira metade do setecentos mineiro. 2012. (Encontro).

IV Encontro Internacional de História Colonial.Controlando Conflitos e Revoltas: discurso do Conde de Assumar sobre as ações dos potentados locais Manuel Nunes Viana e Pascoal da Silva Guimarães. 2012. (Encontro).

XVIII Encontro Regional - ANPUH/MG.D. Pedro de Almeida e Portugal e a dinâmica do Império português: as redes de relações e a Razão de Estado no contexto da Revolução de Vila Rica de 1720. 2012. (Encontro).

I Encontro Regional de Pesquisadores em História de Minas Gerais.A Revolta de Vila Rica de 1720 e seus vieses: documentação crucial para uma análise abrangente. 2011. (Encontro).

II Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder: visões contemporâneas.A historiografia sobre a Revolta de Vila Rica de 1720: novas perspectivas e abordagens. 2011. (Seminário).

Palestra "Arquivos da memória: fundos documentais e pesquisa histórica". 2011. (Outra).

Simpósio Internacional Poderes e Lugares de Minas Gerais - 300 anos de Ouro Preto. 2011. (Seminário).

XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Os Homens Bons de Assumar: A participação da Câmara de Vila do Carmo na Revolta de Felipe dos Santos 1711-1730. 2011. (Seminário).

III Simpósio ILB Itinerários da Pesquisa Histórica: Métodos, Fontes e Campos Temáticos. 2010. (Simpósio).

I Seminário Internacional Administrando Impérios: Portugal e Brasil nos séculos XVIII e XIX. 2008. (Seminário).

I Simpósio Impérios e Lugares no Brasil: território, conflito e identidade. 2007. (Simpósio).

IX Simpósio Anual da ABHR - "RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES: Entre a Tradição e a Modernidade". 2007. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: MICHELE DE OLIVEIRA GONÇALVES

GONCALVES, M. O.;SOUZA, L. M.. Internet: fórum de discussão como ferramenta midiática nas aulas de Língua Portuguesa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: LUAN HENRIQUE ALVES

ALVES, L. H.;SOUZA, L. M.. Recursos midiáticos na educação: o uso dos jogos virtuais como suporte metodológico nas aulas de Ciências. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Helia de Fátima Borges

BORGES, H. F.;SOUZA, L. M.. Mídias impressas na sala de aula: o uso dos quadrinhos da Mafalda no ensino de Geografia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Joelma de Lima Dourado

DOURADO, J. L.;SOUZA, L. M.. Internet: suas contribuições para o ensino da matemática na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Maria do Carmo Silva Vieira

VIEIRA, M. C. S.;SOUZA, L. M.. O vídeo como instrumento para o desenvolvimento da linguagem na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Shirlei Graziela Machado Silva

SILVA, S. G. M.;SOUZA, L. M.. Quadrinhos como forma de incentivo à leitura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: ELIVELTON HENRIQUE GONÇALVES

GONCALVES, E. H.;SOUZA, L. M.. Informática na Educação: capacitação técnica para uso de tablet educacional dos professores do Ensino Médio, do CESEC Augusta Raquel da Silveira, em Lagamar-MG. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Michele Isabel Ferreira

FERREIRA, M. I.;SOUZA, L. M.. A Internet como ferramenta complementar no ensino de geografia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Dayane Laurie Caixeta Dias

DIAS, D. L. C.;SOUZA, L. M.. A televisão e o vídeo na educação infantil: planejando o seu uso como recurso educativo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Fernanda Campos de Miranda Sena

SENA, F. C. M.;SOUZA, L. M.. Rádio Firmô: A experiência dos estudantes da E. E. Francisco Firmo de Matos na produção de uma rádio. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Mídias da Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Produções bibliográficas

  • SOUZA, L. M. . Paulo Rodrigues Durão: atuações e redes relacionais de um camarista de Vila do Carmo da primeira metade do setecentos mineiro. In: I Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2012, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos Vol. I Simpósios Temáticos: 01 - Culturas, poderes e trabalhos no Brasil nos séculos XVIII e XIX 02 - Família e História: perspectivas e abordagens 03 - História da Historiografia e Teoria da História. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012. v. 1. p. 1-637.

  • SOUZA, L. M. . A historiografia sobre a Revolta de Vila Rica de 1720: novas perspectivas e abordagens. In: II Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder:visões contemporâneas, 2011, Viçosa. Anais do II Seminário Nacional Práticas Sociais, Narrativas Visuais e Relações de Poder:visões contemporâneas. Viçosa: Editora UFV, 2011. v. 1. p. 3-634.

  • SOUZA, L. M. ; ANTUNES, Álvaro de Araújo . Os Homens Bons de Assumar: A participação da Câmara de Vila do Carmo na Revolta de Felipe dos Santos 1711-1730. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto. Anais do XIX SEIC-UFOP. Ouro Preto: Editora UFOP, 2011. v. 1.

  • SOUZA, L. M. . A política do governo de D. Pedro de Almeida na repressão à Revolta de Vila Rica em 1720. In: VIII Semana de História Política da UERJ/ V Seminário Nacional de História: política, cultura & sociedade, 2013, Rio de Janeiro. Revista de Resumos da VIII Semana de História Política da UERJ/ V Seminário Nacional de História: política, cultura & sociedade. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2013.

  • SOUZA, L. M. . D. Pedro de Almeida e Portugal e a dinâmica do Império português: as redes de relações e a Razão de Estado no contexto da Revolta de Vila Rica de 1720. In: XVIII Encontro Regional da ANPUH-MG, 2012, Mariana. Caderno de Resumos do XVIII Encontro Regional da ANPUH-MG 2012. Mariana, 2012. v. 1. p. 48-49.

  • SOUZA, L. M. . A Revolta de Vila Rica de 1720: debates sobre a revolta nos estudos de Diogo de Vasconcelos, Feu de Carvalho e Pedro Calmon. In: 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia, 2012, Mariana. Caderno de Resumos & Anais do 6º Seminário Brasileiro de História da Historiografia, 2012. v. 1.

  • SOUZA, L. M. . Controlando Conflitos e revoltas: discurso do conde de Assumar sobre as ações dos potentados locais Manuel Nunes Viana e Pascoal da Silva Guimarães. In: IV Encontro Internacional de História Colonial, 2012, Belém do Grão Pará. IV Encontro Internacional de História Colonial. Belém do Grão Pará: Editora Paka-Tatu, 2012. v. 1. p. 173-174.

  • SOUZA, L. M. . O diálogo entre poderes: as instituições camarárias de Vila Rica e Vila do Carmo e a Ouvidoria Geral das Minas na sublevação vilariquenha em 1720. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. M. . A política do governo de D. Pedro de Almeida na repressão à Revolta de Vila Rica em 1720. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, L. M. . O pensamento político por de trás da restauração portuguesa e o reinado de D. João V: a Razão de Estado na repressão à sublevação de Vila Rica de 1720. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. M. . Paulo Rodrigues Durão: atuações e redes relacionais de um camarista de Vila do Carmo na primeira metade do setecentos mineiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. M. . D. Pedro de Almeida e Portugal e a dinâmica do Império português: as redes de relações e a Razão de Estado no contexto da Revolta de Vila Rica de 1720. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. M. . Revolta de Vila Rica de 1720: debate sobre a revolta nos estudos de Diogo de Vasconcelos, Feu de Carvalho e Pedro Calmon. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. M. . Controlando conflitos e revoltas: discurso do Conde de Assumar sobre as ações dos potentados locais Manuel Nunes Viana e Pascoal da Silva Guimarães. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. M. . A Revolta de Vila Rica de 1720 e seus vieses: documentação crucial para uma análise abrangente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. M. . A historiografia sobre a revolta de Vila Rica de 1720: novas perspectivas e abordagens. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, L. M. ; ANTUNES, Álvaro de Araújo . Os Homens Bons de Assumar: A participação da Câmara de Vila do Carmo na Revolta de Felipe dos Santos 1711-1730. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, L. M. . Educação patrimonial do município de Mariana-MG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Os ?homens bons? de Assumar: os jogos e estratégias políticas dos camaristas de Vila do Carmo no contexto da Revolta de Vila Rica de 1720 (1711-1736), Descrição: Projeto de Pesquisa para a obtenção do título de Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto por meio da defesa da dissertação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lucas Moraes Souza - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

  • 2010 - 2011

    Os Homens Bons de Assumar: a relação da câmara com os governadores no período de 1711, 1720, Descrição: Projeto de Iniciação Científica sobre a relação social dos camaristas de Vila do Carmo que auxiliaram o governador dom Pedro de Almeida na contenção da Revolta de Vila Rica de 1720.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas Moraes Souza - Integrante / Álvaro de Araújo Antunes - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância do CEAD Mídias na Educação, Carga horária: 12

Outras informações:
O Curso de Especialização em Mídias na Educação é uma proposta que se caracteriza pela integração das diferentes mídias ao processo de Ensino e Aprendizagem e obedece a toda a legislação regulatória de cursos de especialização e cursos a distância do país. No que diz respeito a cursos a distância atende o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB), Decreto Nº 2.494 de 10 de fevereiro de 1998, Decreto 2.561 de 27 de abril de 1998 e Portaria do MEC Nº 301 de 7 de abril de 1998. Nos últimos anos, o governo federal, através do MEC/SEED (Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação), tem investido vultuosos recursos no aumento do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs) no âmbito da escola pública, da Educação à Distância (EAD) e da comunidade. Os programas de inclusão digital, as interfaces como a TV-Escola via rede de computadores, a implantação de redes de educação a distância, a produção de conteúdos, programas educativos em diferentes mídias e níveis de ensino, a criação de parcerias entre secretarias de educação (estaduais e municipais) e instituições de ensino superior, a capacitação de profissionais para a gestão e o uso crítico e criativo dessas tecnologias, são exemplos de ações que vêm sendo desenvolvidas em diversas regiões do país há mais de uma década. O cenário da Educação a Distância atual no Brasil apresenta projetos inovadores, soluções criativas e materiais didáticos, impressos ou eletrônicos, de alta qualidade. Estes são especialmente desenhados para aprendizagem à distância, apoiados por tutorias presenciais e virtuais e aplicados em programas de capacitação de docentes de redes públicas em nível superior, com significativa cooperação entre instituições de ensino, sobretudo públicas, e governos estaduais e municipais.

2013 - 2014

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da Secretaria do PPGHIS, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista Programa de Apoio ao Ensino e Gestão da Secretaria do Programa de Pós-Graduação com início em 01/05/2013.

2013 - 2014

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de aprendizagem, Carga horária: 10

Outras informações:
O curso de aperfeiçoamento "Educação para a Diversidade" visa promover o debate sobre a educação como um direito fundamental, que precisa ser garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade sociocultural, étnicas racial, etária e geracional, de gênero e orientação afetivo-sexual e às pessoas com necessidades especiais. A formação e a qualificação de professores para a inserção dos temas da diversidade têm como uma de suas atribuições promover, transversalmente ao currículo escolar, temas como os direitos humanos, a educação ambiental, a diversidade étnico-racial e a demandas específicas de indígenas, afro-brasileiros, pessoas com necessidades especiais, questões de gênero e diversidade de orientação afetivo-sexual, no sentido de garantir a efetividade do direito à educação a todas e todas e estabelecer políticas e mecanismos de participação e controle social que assegurem aos grupos historicamente desfavorecidos condições para sua emancipação e afirmação cidadã. O Curso de formação continuada a distância, objeto dessa proposta, envolve 180 horas de formação, distribuídas em módulos temáticos que abrangem um largo espectro dos temas da diversidade. Este curso tem como objetivos: Promover o debate sobre a Educação como um direito fundamental que precisa ser garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade. Promover a reflexão de professores e profissionais da educação com o objetivo de compreender os temas da diversidade e introduzi-los na prática pedagógica. Formar professores, gestores, demais profissionais da educação e estudantes de licenciatura para a promoção de um ambiente pedagógico inclusivo, capacitando-o a propor estratégias de intervenção sustentáveis nas instituições escolares onde atuam e contribuindo para a formação de uma cultura democrática inclusiva e cidadã.

2013 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da Secretaria do PPGHIS/ICHS, Carga horária: 20

Outras informações:
Exercício na área de secretaria no departamento do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais no período de um mês, substituindo o funcionário titular.

2013 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Estágio Docência Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estágio Docência de Pós-Graduação em História, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio Docência necessário para a obtenção do grau de Mestre ao Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

2013 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Auxiliar, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 30

Outras informações:
A atividade consistiu na regência da disciplina eletiva HIS 863 - Leituras Dirigidas, pertencente a grade curricular do curso de graduação em História, com a carga horária de 30 horas/semanais, sob a orientação de um docente efetivo do departamento deste curso. Como eixo primário de estudo a disciplina teve como tema as diversas teorias políticas dos séculos XVI-XVIII na Europa Moderna, principalmente Portugal e Espanha. Ementa: Circunscrevendo um eixo temático, esta disciplina abordará a historiografia com a perspectiva crítica. A partir disso, visa elaborar, juntamente com os alunos, hipóteses de pesquisa e estudos que possam ser desdobrados. Para tanto, serão privilegiadas análises de documentos e a produção de textos com a finalidade de estimular e desenvolver a formação dos discentes.

2010 - 2011

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Outro (Bolsista), Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Escola Estadual Dona Reparata-Cachoeira do Brumado/Mariana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História do EF e EM, Carga horária: 14

Outras informações:
Professor de História para do 8º ano do Ensino Fundamental, 1º e 2º anos do Ensino Médio, e do Ensino Fundamental/EJA e Ensino Médio/EJA.

2014 - 2015

Escola Estadual Dona Reparata-Cachoeira do Brumado/Mariana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Empreendedorismo e Gestão do REM, Carga horária: 5

Outras informações:
O Reinventando o Ensino Médio é um projeto da Secretaria do Estado de Educação, idealizado em 2011, com o intuito de repensar o currículo do Ensino Médio nas escolas estaduais mineiras. Além de aumentar a carga horária ao longo dessa fase de ensino, o projeto propõe um currículo mais integrado com o mercado de trabalho. As disciplinas do currículo devem ter caráter reflexivo e prático e a disposição dos conteúdos favorecem o trabalho pedagógico, já que eles podem ser trabalhados em relação direta a realidade socioeconômica da região onde a escola está localizada. A proposta de estrutura curricular para a área de empregabilidade Empreendedorismo e Gestão do Reinventando o Ensino Médio busca trabalhar conteúdos e processos pedagógicos que devem instrumentalizar os alunos para se ter uma visão geral da administração e da gestão de negócios, em especial, de empreendimentos de pequeno porte.

2013 - 2013

Escola Estadual Antônio Pereira

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 7

Outras informações:
Servidor Público da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais no cargo de Professor Designado para o posto de Regente de Turma na disciplina de História para turmas do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual de ensino.

2011 - 2011

Escola Estadual Horácio Andrade

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de História do Ensino Médio e EJA, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor de História do Ensino Médio e EJA devido a Greve dos professores estaduais do Estado de Minas Gerais no final do ano de 2011

2015 - 2015

Escola Estadual Coronel Benjamin Guimarães - Passagem de Mariana

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Funcionário Público da Secretaria de Educação, Carga horária: 24

Outras informações:
Professor de História para turmas do Ensino Fundamental e professor de Patrimônio Cultural para turmas do tempo integral

2016 - 2016

Escola Educação Criativa

Vínculo: Professor orientador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto e Orientador de Pesquisa, Carga horária: 11

Outras informações:
Professor substituto e orientador de pesquisa de Iniciação Científica para alunos do 2º ano do Ensino Médio

2016 - 2016

Colégio Leonardo da Vinci

Vínculo: Professor Efetivo Privado, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor Efetivo de História para as turmas de 8º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio do Colégio Leonardo Da Vinci

2017 - 2018

Escola Estadual Haydée Maria Imaculada Schittini

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor regente de turma na disciplina de História para alunos do 8º ano do ensino fundamental

2016 - Atual

Vetor Pre-Vestibular

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Outras informações:
Professor colaborador, atuando como substituto para aulas na disciplina de História para aulas preparatórias pré-vestibulares

2017 - Atual

Núcleo do Saber: preparatórios e aulas particulares

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Outras informações:
Professor colaborador atuando como professor de História para preparatórios, pré-vestibulares e aulas particulares