Laryssa Borges Oliveira

Desde sempre uma apaixonada pela forma como as histórias encantam e geram conexões afetivas e cognitivas, fez da sua própria biografia uma trilha de conhecimento que envolve organização de informações, curadoria, gestão de conflitos (existenciais e em grupos diversos), criação de manuais e metodologias, concatenando conhecimentos de diferentes áreas com a cultura organizacional de cada cliente em que, através da sua consultoria independente ou como parte de equipes multidisciplinares de inovação e gestão de pessoas, teve a oportunidade de consolidar pilares estratégicos e branding. A maternidade se tornou o mais recente capítulo dessa trajetória, tornando a consultoria em comunicação estratégica mais focada em auto-conhecimento, gestão de tempo e projetos. Pesquisadora autônoma sobre como palavras e estruturas podem afetar a percepção de valor de pessoas ou negócios.

Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Comunicação Estratégica para Gestão de Marca e Reputação

2025 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Especialização em MBA Marketing e Administração

2010 - 2012

Escola Superior Aberta do Brasil
Título: EXPONHA-SE! Eventos Corporativos como ferramenta efetiva de Marketing
Orientador: Luciana Genelhú Zonta

Graduação em Secretariado Executivo Bilíngue

2004 - 2008

Faculdades Associadas de Uberaba
Título: Não ande, dance! A influência da prática de atividades físicas no desempenho do cotidiano administrativo
Orientador: Diogo Domingos Moreira da Silva
Bolsista do(a): Fundação para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias, FUNDAGRI, Brasil.

Formação complementar

2012 -

Coaching de Imagem. , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

2024 - 2024

Técnicas de Vendas. (Carga horária: 12h). , Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico, FEBRACIS, Brasil.

2006 - 2006

D'Olho na Qualidade. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2005 - 2005

Macromedia Dreamweaver Básico. (Carga horária: 16h). , BIT Company Educação e Tecnologia, BIT, Brasil.

2005 - 2005

Como vender mais e melhor: as nelhores ferramentas. (Carga horária: 15h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2005 - 2005

Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2005 - 2005

Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2004 - 2004

Comércio Exterior. (Carga horária: 8h). , Banco do Brasil, BB, Brasil.

1996 - 2003

Inglês. (Carga horária: 300h). , Number One Idiomas, NUMBER ONE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: MARKETING.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: SECRETARIADO.

Organização de eventos

HATHENHER, M. ; BORGES, Laryssa . Congresso Nacional de Neuropsicopedagogia. 2025. (Congresso).

BORGES, Laryssa ; Alcântara Machado . M&T Expo. 2012. (Exposição).

BORGES, Laryssa ; Outros . M&T Expo Peças. 2011. (Exposição).

HILLESHEIM, S. ; BORGES, Laryssa . II CONCANA - Congresso Internacional da Cadeia Produtiva da Cana. 2008. (Congresso).

HILLESHEIM, S. ; BORGES, Laryssa . Cerimônia de Colação de Grau da 28ª Turma de Agronomia, 9º Turma de Engenharia de Alimentos e 58ª Turma de Zootecnia. 2008. (Outro).

HILLESHEIM, S. ; BORGES, Laryssa . Cerimonial de Colação de Grau da 5ª Turma de COmputação, Licenciatura, 6ª turma de Letras, Licenciatura e 6ª TUrma de Secretariado Executivo Bilíngue. 2008. (Outro).

BORGES, Laryssa . Olhos da Liberdade. 2006. (Exposição).

BORGES, Laryssa ; Oliveira, M.F.B. . Jogos da Juventude. 2003. (Outro).

BORGES, Laryssa ; Oliveira, M.F.B. . Jogos da Juventude. 2002. (Outro).

Participação em eventos

40º Congresso da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais. 2007. (Congresso).

Ciclo de Estudos do CUrso de Secretariado Executivo Bilíngue. 2007. (Congresso).

Semana Científica Fathus. 2007. (Outra).

XI Porteira Adentro.Apoio aos alunos através do Diretório Acadêmico. 2007. (Outra).

II Encontro de Tecnologia da UNIUBE. 2006. (Encontro).

Jornada Científica. 2006. (Congresso).

Ciclo de Estudos do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue. 2005. (Congresso).

Jornada Científica. 2005. (Seminário).

III Workshop Integrado e V SImpósio do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue. 2004. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • BORGES, Laryssa . Posicionamento de marca em Negócios da Beleza. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Laryssa . Branding não é sobre marca, mas sobre o que marca!. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BORGES, Laryssa . Grau de Satisfação dos Alunos no Porteira Adentro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Laryssa ; Outros . Empreendedorismo, Criação de Empresa FIctícia e Plano de Negócios. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, Laryssa . EXPONHA-SE! Eventos Corporativos como ferramenta efetiva de Marketing 2012 (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • BORGES, Laryssa . NÃO ANDE, DANCE! - A influência da prática de atividades físicas no desempenho do cotidiano administrativo 2008 (Trabalho de Conclusão de Curso).

  • BORGES, Laryssa . 16 Búzios - Cultura Yoruba da África para o Novo Mundo. Indiana University Press, 2007. (Tradução/Livro).

Outras produções

BORGES, Laryssa . Transborde: Gestão Estratégica para Negócios da Beleza. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Laryssa . A Única Estratégia de Marketing: a SUA!. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Laryssa . Branding não é sobre A SUA marca, mas sobre O QUE marca!. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BORGES, Laryssa . Stand Ih!Criei na Whow2020. 2019. (Maquete).

BORGES, Laryssa . Maquete Festa Protege 40 Anos. 2011. (Maquete).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    Mãe-preendedoras: dicotomia ou potencialização, Descrição: Uma análise comparativa entre estudos de impacto corporativo das softskills comumente desenvolvidas pela parentalidade e a realidade na atuação empreendedora de mães autônomas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laryssa Borges Oliveira - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    EXPONHA-SE! Como a participação em Feiras e Eventos empresariais pode modificar seus resultados, Descrição: O mercado de feiras e eventos no Brasil ainda é restrito a grandes centros, e ainda existe uma resistência em relação ao direcionamento de investimentos de marketing para promoções em exposições e feiras de negócios. Partindo do questionamento a respeito dos investimentos feitos pelo Marketing, busca-se analisar qual o impacto e o respectivo retorno que a participação numa Feira de Negócios pode desencadear para os negócios e marketshare.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laryssa Borges Oliveira - Coordenador.

  • 2006 - 2008

    Não ande, dance! A influência da prática de atividades físicas no desempenho do cotidiano administrativo, Descrição: A escassez de tempo para cuidados pessoais e a quase inexistência da manutenção da fisiologia tem afetado negativamente o desempenho no que tange as atividades intelectuais, causando o surgimento do sedentarismo (MENDES E LEITE, 2008). Diversos estudos demonstram a influência muito positiva de atividades físicas sobre o desempenho de profissionais administrativos, que, ao dedicarem parte do seu tempo à uma prática intrinsecamente saudável, passam a dar mais atenção a si mesmos, à seus anseios e necessidades, além de melhorar sua auto-estima com a manutenção da sua imagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laryssa Borges Oliveira - Coordenador.

Prêmios

2017

Prêmio Most Valuable Player por performance excepcional em Vendas, WeWork.

Histórico profissional

Endereço profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Dois Dedin Prosa & Gestão

Vínculo: Estrategista, Enquadramento Funcional: Estrategista de Comunicação e Gestão, Carga horária: 60

Outras informações:
Organizar suas idéias, de projetos a processos, pra que você reconheça e multiplique o valor da sua marca.Me apoio em 3 pilares interdependentes: #9203;#65039; Posicionamento: transformo suas histórias em estratégia de cominicação, seja em reposicionamento pessoal, desenvolvimento de narrativas pro negócio, ou até mesmo escrever um livro! #9749;#65039; Processos: organizo seus pilares estratégicos, informações e processos de negócio pra facilitar a leitura e tomada de decisões, desde a parte humana (sim, o RH e cultura) ao financeiro (incluindo curadoria, parametrização e treinamento para sistemas). Tem uma entrega special que ainda não virou produto, mas que concilia ambas, que é o #127863; Palco: quando unimos propósito e processos e transformamos num espetáculo pra que as pessoas não só "comprem" seu sonho, mas se inspirem em você!

2025 - Atual

Instituto Alligare

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Módulo de Identidade, na Pós Graduação em Neuropsicopedagogia- O ser comercial das profissões liberais e autônomas- Posicionamento de marca pessoal- Gestão Estratégica de informações e comunicação

2017 - 2019

WeWork

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Community Sales Growth, Carga horária: 40

Outras informações:
Formação de Comunidade desde a fase embrionária e pré-operacional no Brasil Atividades generalistas, como vendas, hospitalidade, operações, eventos Prêmio Most Valuable Player por performance excepcional em Vendas Vendas internas e otimização de ocupação e percepção de valor recebido Montagem de guias e manuais para procedimentos das rotinas da unidade, construção do Sales + Billing Playbook para que os times pudessem tomar decisões de forma mais ágeis e simples Treinamento de dezenas de New Hires, além de endorsar os treinamentos internos Coaching pares de times

2012 - 2014

PriceWaterhouse Coopers

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Rotinas secretariais - arquivo, agenda, viagens e atendimento prévio a cleintes e pessoal interno. Assessoria administrativa a sócios, diretores e gerentes dentro do pool de secretárias. Desenvolvimento de Manuais de Procedimentos administrativos internos e treinamento onboarding. Suporte e contato com clientes em ações de CRM dentro do planejamento comercial para o FY14. Membro do Comitê People Sourvey, que trata da revisão de processos e comunicação interna, e voluntária em projetos sociais.

2012 - 2014

Alcantara Machado Feiras de Negócios

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva, Carga horária: 44

Outras informações:
Serviços secretariais Ações de voluntariado com mentoria em projetos vinculados à United Way, com módulo de Comunicação dentro da formação de empreendedorismo com a Favela da Maré.

2011 - 2012

Alcantara Machado Feiras de Negócios

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Assist. Operacional e Marketing, Carga horária: 44

Outras informações:
Responsável por contratos, cotações, agendas e relatórios financeiros Acompanhamento de montagem, gerenciamento de fornecedores e logística Construção de plantas e projetos de eventos internos, supervisão e coordenação Supervisão do CAEX na M&T Expo, de responsabilidade operacional da empresa

2010 - 2012

Escola Superior Aberta do Brasil

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 10

Outras informações:
Especialização em Marketing, seguindo uma linha de pesquisa voltada para a exposição de imagens corporativas através de feiras de negócios e interações diretas com o público através de eventos corporativos e/ou patrocinados.

2009 - 2010

Jiva Franchising, JIVA Franchising

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa e reestruturação de metodologia e documentação para a implementação de estrutura de franquias, seguindo preceitos do PMI e atendendo as estratégias mercadológicas traçadas. Monitoramento estetístico de vendas e desempenho qualitativo das negociações.

2007 - 2008

Wanderson Assessoria LTDA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisa de Mercado quanto a posicionamento estratégico e reflexo dos investimentos em infra estrutura no branding geral da empresa. Desenvolvimento, justificativa, apresentação e acompanhamento de Plano de negócios no pleito de crédito e financiamento por parte de instituições de fomento.

2006 - 2008

Faculdades Associadas de Uberaba

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna, Carga horária: 15