Rogério Pontes de Araújo
Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), Mestrado (2014) e Doutorado (2019) em Engenharia Mecânica, com ênfase em Materiais e Fabricação, pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE e Autor do Livro: Avaliação do Comportamento Geométrico em Centros de Usinagem: uma análise experimental auxiliada por ferramenta computacional dedicada, publicado em 2020. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Manufatura, Confiabilidade de Máquinas e Processos, Manutenção Preditiva, Controle de Qualidade, Comando Numérico e Metrologia Tridimensional. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Prática de Oficina da Escola Politécnica de Pernambuco - POLI/UPE, Coordenador do Projeto de Extensão Corisco Baja/POLI, Coordenador do Laboratório de Manufatura Avançada do Instituto de Inovação Tecnológica da Universidade de Pernambuco - IIT/UPE, Membro permanente do Stricto Sensu Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas (PPGES) da Escola Politécnica de Pernambuco - POLI/UPE, Membro da Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da Universidade de Pernambuco, Membro do Conselho Técnico-Científico do Instituto de Inovação Tecnológica da Universidade de Pernambuco - IIT/UPE, Docente da Residência Tecnológica PE4.0 (iniciativa da UPE em parceria com a SUDENE e SECTI-PE), Líder do Grupo de Pesquisa Manufatura Avançada cadastrado na Plataforma do CNPq e Gestor do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos (Parqtel) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco - SECTI-PE.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Mecânica
2015 - 2019
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Procedimento para Avaliação de Erros Geométricos em Centros de Usinagem com Auxílio de Ferramenta Computacional Dedicada
, Ano de obtenção: 2019. Tiago Leite Rolim. Coorientador: José Eduardo Ferreira de Oliveira. Palavras-chave: Erros Geométricos; Centros de Usinagem; Procedimento para Verificação; Ferramenta Computacional; GD&T.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Metrologia Tridimensional. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Usinagem. Setores de atividade: Fabricação de máquinas e equipamentos.
Mestrado em Engenharia Mecânica
2012 - 2014
Universidade Federal de Pernambuco
Título: SISTEMÁTICA PARA VERIFICAÇÃO DE ERROS GEOMÉTRICOS EM TORNOS COM COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO
, Ano de Obtenção: 2014.TIAGO LEITE ROLIM.Palavras-chave: Erros Geométricos; Retitude; Perpendicularidade; Máquinas-Ferramenta; Sistemática para Verificação.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Metrologia Tridimensional. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Usinagem. Setores de atividade: Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos; Fabricação de máquinas e equipamentos.
Formação complementar
2020 - 2020
V Seminário de Manufatura. (Carga horária: 3h). , Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, AEA, Brasil.
2015 - 2015
Como Projetar em Solidworks (2D e 3D). (Carga horária: 30h). , AA Projetos e Simulações, AA, Brasil.
2012 - 2012
Ms Project. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2008 - 2008
SEGURANÇA EM ELETRICIDADE NR - 10. (Carga horária: 40h). , Companhia Brasileira de Trens Urbanos - RJ, CBTU, Brasil.
2008 - 2008
SEGURANÇA DO TRABALHO. (Carga horária: 20h). , MA CONSULTORES ASSOCIADOS D. GAMA FILHO SERV. LTDA, MA, Brasil.
2008 - 2008
Atendimento Pré-Hospitalar / Primeiros Socorros. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2006 - 2006
Eletricidade Básica. (Carga horária: 40h). , Companhia Brasileira de Trens Urbanos - RJ, CBTU, Brasil.
2006 - 2006
TREINAMENTO BÁSICO OPERACIONAL. (Carga horária: 40h). , Companhia Brasileira de Trens Urbanos - RJ, CBTU, Brasil.
2005 - 2005
CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. (Carga horária: 20h). , Serviço Social da Indústria de Pernambuco, SESI/PE, Brasil.
2004 - 2004
MINI-CURSO BÁSICO DE LÍBRAS. (Carga horária: 20h). , Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP, FENEIS SP, Brasil.
2004 - 2004
AUTODESK AUTOCAD 2D. (Carga horária: 42h). , União dos Institutos Brasileiros de Tecnologia, UNIBRATEC, Brasil.
2003 - 2003
CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO. (Carga horária: 10h). , CONSULT CONSULTORIA & TREINAMENTO, CONSULT, Brasil.
2003 - 2003
MSP / FERRAMENTAS DA QUALIDADE. (Carga horária: 15h). , CONSULT CONSULTORIA & TREINAMENTO, CONSULT, Brasil.
2002 - 2002
Interpretação da NBR ISO / IEC 17025. (Carga horária: 9h). , Instituto de Tecnologia de Pernambuco, ITEP, Brasil.
2002 - 2002
CALIBRAÇÃO DE TORQUÍMETROS. (Carga horária: 9h). , Instituto de Tecnologia de Pernambuco, ITEP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Metrologia Dimensional.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Manutenção Mecânica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Caldeiraria.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Maquinas de Usinagem e Conformação.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Controle Numérico.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Metrologia Tridimensional.
Organização de eventos
ARAÚJO, R. P. ; BELEM, J. G. . III Semana de Tecnologia - A Inteligência Artificial e a Comunicação na Robótica Industrial. 2016. (Outro).
Participação em eventos
IX CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA. Metodologia para Medição de Tomadas e Plugues de Acordo com o Novo Padrão Brasileiro. 2016. (Congresso).
3° International Congress on Mechanical Metrology. Sistemática para Verificação de Erros Geométricos em Tornos CNC. 2014. (Congresso).
CONIC. : Elaboração do Compósito Al-1,0Cu-5,0Si / (SiCP) com Dupla Reofundição para Fabricação de Componentes Automotivos. 2010. (Congresso).
Participação em bancas
CODECEIRA NETO, A.; MALAGON, L. A. G.; SODRE, E. A.; MENDES, K. C.;ARAÚJO, R. P.. Sistema Termossolar para Vaporização Forçada de Propano. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Tecnologia da Energia) - Universidade de Pernambuco.
AZEVEDO, G. O. A.;ARAÚJO, R. P.. Desenvolvimento de Microscópio Óptico Automatizado para Identificação de Anomalias Celulares em Exames Hematológicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade de Pernambuco.
CODECEIRA NETO, A.;ARAÚJO, R. P.; AZEVEDO, G. O. A.. Sistema de Identificação Visual de Componentes Mecânicos usando Redes Neurais Convolucionais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
SILVA, J. D.; LOUREIRO, E. C. M.;ARAÚJO, R. P.; ANJOS, E. B.. Análise dos Efeitos dos Fluidos de Trabalho na Eficiência Energética em um Ciclo Térmico Orgânico Fotovoltaico de Rankine. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
AZEVEDO, G. O. A.; MILFONT, F. G. A.;ARAÚJO, R. P.. Dimensionamento de Paraquedas de Extração de Carga em Baixa Altitude Previsto na Competição SAE Brasil Aerodesign. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
LIMA JUNIOR, F. A.; LUCENA, R. J. R. S.;ARAÚJO, R. P.. Implementação de Ferramentas Metodológicas de Planejamento e Controle de Manutenção no Setor de Utilidades de uma Indústria. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
LIMA JUNIOR, F. A.; LUCENA, R. J. R. S.;ARAÚJO, R. P.. Melhoria de Método para Diagnóstico Automotivo no Final da Linha de Montagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; MILFONT, F. G. A.; AZEVEDO, G. O. A.. Implementação do Sistema Lean Manufacturing em uma Linha de Produção de uma Indústria Metalmecânica na Cidade de Igarassu -PE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; MILFONT, F. G. A.; AZEVEDO, G. O. A.. Restauração e Retrofit em um Torno Mecânico da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
OLIVEIRA, C. A. N.; LIMA, F. E.;ARAÚJO, R. P.. Análise de Confiabilidade dos Resultados Obtidos em Ensaios de Tração de Aços. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
OLIVEIRA, C. A. N.; SILVA, A. B.;ARAÚJO, R. P.. Análise da conformidade das medições adquiridas em uma máquina de ensaio de tração. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
OLIVEIRA, C. A. N.; MOURA, A. E.;ARAÚJO, R. P.. Análise de sistema de medição Através de R&R em características críticas de engrenagens satélite do conjunto diferencial produzidas em linhas de produção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ROLIM, T L;ARAÚJO, R. P.; BARBOSA, J. M. A.. Sistemática para verificação de repetitividade em máquinas de medição por coordenadas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; LOUREIRO, E. C. M.; BARROS FILHO, L. C.. Importânia da Participação do Corpo Discente na Manutenção de Máquinas e Equipamentos Pertencentes aos Laboratórios das Instituições de Ensino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; AZEVEDO, G. O. A.; SILVA, J. C. A.. Desenvolvimento de Estrutura Laboratorial de Metalografia na Escola Politécnica de Pernambuco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; AZEVEDO, G. O. A.; SILVA, J. C. A.. Restauração de Durômetro Universal: Estudo de Caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; AZEVEDO, G. O. A.; MILFONT, F. G. A.. ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIA PROVENIENTE DO PROCESSO DE DESSULFURAÇÃO DO FERRO GUSA EM FORNOS ELÉTRICOS A ARCO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; AZEVEDO, G. O. A.. Otimização de Microscópio Comandado Numericamente por Computador Utilizado na Realização de Exames Clínicos Parasitológicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade de Pernambuco.
MILFONT, F. G. A.; AZEVEDO, G. O. A.;ARAÚJO, R. P.. Validação de um modelo computacional em elementos finitos para determinação da rigidez torcional de um protótipo de competição Baja SAE com bancada experimental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
MILFONT, F. G. A.; AZEVEDO, G. O. A.;ARAÚJO, R. P.. Implementação de um polegar acionado hidraulicamente para a prótese de mão Poli Hand. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
AZEVEDO, G. O. A.; MILFONT, F. G. A.;ARAÚJO, R. P.. Aquecimento por meio de indução eletromagnética aplicada em tratamento térmico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
ROLIM, T L;ARAÚJO, R. P.; SILVA, J. C. A.. Projeto de um triturador, de pequeno porte, para plástico reciclável. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
CAVALCANTE, L. M.;ARAÚJO, R. P.; SILVA, A. B.. Projeto de um Pórtico Móvel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; CASTRILLO, L. S.; LIMA, F. J. A.. Aplicação de Indicador de Disponibilidade de Compressores do Sistema de Refrigeração de uma Fábrica de Hemoderivados. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco.
CAVALCANTE, L. M.; MEDEIROS, A. L. R.;ARAÚJO, R. P.. A Importância do Planejamento Estratégico na Empresa Familiar R.F. Gomes EPP no Município de Macapá-AP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; BELEM, J. G.; MENEZES, M. F.. PROJETO MECATRÔNICO DE SEGURANÇA AUTOMATIZADA: projeto eletrônico de iluminação e sonorização de emergência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
SILVA, F. J.; GUERRERO, J. R. H.;ARAÚJO, R. P.. Medição das temperaturas no torneamento do aço ABNT 1045 utilizando o sistema termopar e câmera termográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ROLIM, T. L.ARAÚJO, R. P.; BARROS, P. S.. Influência da Vibração no Consumo de Energia Elétrica em Máquinas Rotativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, E. R. F.; PELZER, A. C. C.;ARAÚJO, R. P.. Estudando a Origem e os Conceitos dos Erros de Medição: melhores abordagens para estudantes da disciplina de metrologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
PELZER, A. C. C.; COSTA, E. R. F.;ARAÚJO, R. P.. Aperfeiçoamento da Produção com o Uso de Aplicativo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
PELZER, A. C. C.; SILVA, R. T.;ARAÚJO, R. P.. Protótipo de fresadora CNC Didática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; MOURA, A. E.; BELEM, J. G.. Estudo Analítico da Influência da Correlação entre as Grandezas Comprimento e Temperatura no Cálculo da Incerteza de Medição Dimensional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.ROLIM, T. L.; PINA, E. A. C.. A Engenharia Reversa Aplicada à Restauração de Carros Antigos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.ROLIM, T. L.; BARBOSA, J. M. A.. Projeto, Fabricação e Teste de uma Bancada Didática para estudos de Desalinhamento, Desbalanceamento e Vibrações Mecânicas Rotativas Acopladas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; CAJUEIRO, J. P. C.; MELO, I. V.. WCM - Pilar de manutenção Autônoma: Aplicação da Metodologia ao Estabelecimento de start-up Magneti Marelli de Goiana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ROLIM, T. L.; ARAUJO, A. M.;ARAÚJO, R. P.. Estudo da Viabilidade do Uso do Smartphone em Análise de Vibração Mecânica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
FERREIRA, R. A. S.; SILVA, F. J.;ARAÚJO, R P. Análise da Qualidade de Fabricação de Peças de Aço Inox 316 - Através do Corte a Laser. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.ROLIM, T. L.; KELNER, J.. Montagem e Avaliação de uma Impressora 3D. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; BELEM, J. G.; PELZER, A. C. C.. AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL BASEADO EM WI-FI: uma Aplicação de Baixo Custo com Microcontrolador ESP8266. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; SILVA, H. K. P.; PELZER, A. C. C.. Realidade Virtual: uma Forte Ferramenta para o Ensino e Treinamento Industrial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; SILVA, H. K. P.; FORESTI, H. B.. Desenvolvimento e Construção de Braço Robótico Manipulador Antropomórfico Programável, de Baixo Custo e Baixa Complexidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; ALVES, S. J. F.; BELEM, J. G.. Aplicação do composto Al-1,0 Cu-5,0 Si / (SiCp) com dupla reofundição nos elementos estruturais de robôs utilizados em competição. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.; BELEM, J. G.; PELZER, A. C. C.. Projeto, Construção e Montagem de Equipamentos Hospitalares a partir de Materiais Recicláveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco.
DUARTE, D. C. L.; SILVA, N. S. B.;ARAÚJO, R. P.. Identificação de Perigo Aplicada ao Processo de Pirólise de Pneu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ROLIM, T. L.; PINA, E. A. C.;ARAÚJO, R. P.. Sistemática para Verificação de Erros Geométricos em Tornos com Comando Numérico Computadorizado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ROLIM, T. L.; PINA, E. A. C.;ARAÚJO, R. P.. Análise da Influência da Velocidade de Corte e Avanço na Rugosidade de Peças Fresadas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.. Atividades de Extensão submetidas ao Edital PFA - 01/2020. 2020. Universidade de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.. Programa de Fortalecimento Acadêmico (PFA) da Universidade de Pernambuco (EDITAL IC UPE PFA 2019). 2018. Universidade de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.. Projetos de Iniciação Científica da Universidade de Pernambuco, Edital IC/PFA/UPE 2018. 2018. Universidade de Pernambuco.
ARAÚJO, R. P.. Mostra de Extensão, Inovação e Pesquisa da POLI/UPE 2017. 2017. Universidade de Pernambuco.
Orientou
Aplicação de Inspeção em Linha de Produção utilizando Sensores e Visão Computacional com Técnicas de Machine Learning; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE SISTEMAS) - Universidade de Pernambuco; (Orientador);
Desenvolvimento de Sistema Inteligente para Diagnóstico Precoce de Falhas em Máquinas Operatrizes pela Aplicação de Automação e Machine Learning; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE SISTEMAS) - Universidade de Pernambuco; (Orientador);
Estudo da Usinabilidade por Torneamento de uma Liga de Ti-Al-V Aeroespacia; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Engenharia Aeroespacial ? PPGEA/PE) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
Análise da Influência das Variáveis de Processo na Resistência Mecânica à Tração de Peças Manufaturadas por Impressão 3D; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Desenvolvimento de Sistema para Supervisão e Monitoramento Remoto de Máquinas Ferramentas por Conexão de Rede Local; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade de Pernambuco; (Orientador);
Implantação de Linha de Esmaltação Robotizada em uma Fábrica de Louças Sanitárias; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PE4; 0 - Residência em Indústria 4; 0) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Implementação de Sistema para Coleta e Análise de Dados em Tempo Real na Etapa de Esmaltação Robotizada em uma Fábrica de Louças Sanitárias; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PE4; 0 - Residência em Indústria 4; 0) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Implantação de Sistema Wms/MES para Controle de Estoque e Produção em Indústria do Ramo Alimentício; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PE4; 0 - Residência em Indústria 4; 0) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Desenvolvimento de um Roadmap para Extração de Conhecimento a partir de Dados de uma Indústria Automotiva Pernambucana; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PE4; 0 - Residência em Indústria 4; 0) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Desenvolvimento de um Roadmap para Aquisição de Dados e Extração de Conhecimento na Unidade Fabril de Chicotes Automotivos de Jaboatão dos Guararapes; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PE4; 0 - Residência em Indústria 4; 0) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Aplicação de Inteligência Artificial para Otimização do Consumo de Gás em um Forno Utilizado na Produção de Biscoitos Crackers de uma Indústria Alimentícia; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PE4; 0 - Residência em Indústria 4; 0) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Aplicação de Ferramentas IoT para Otimização das Manutenções Preditivas Realizadas em Motoredutores numa Linha de Massas Longas; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PE4; 0 - Residência em Indústria 4; 0) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Indústria 4; 0 na Engenharia Mecânica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Implantação do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) para Preservação de Compressores: Estudo de Caso de uma Refinaria de Petróleo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Desenvolvimento de Restauração e Retrofit em Máquina Fresadora da Escola Politécnica de Pernambuco; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Sistema de Irrigação Automático com Monitoramento Remoto; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Implementação do Sistema Lean Manufacturing em uma Linha de Produção de uma Indústria Metalmecânica na Cidade de Igarassu -PE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Restauração e Retrofit em um Torno Mecânico da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Desenvolvimento de Estrutura Laboratorial de Metalografia na Escola Politécnica de Pernambuco; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Restauração de Durômetro Universal: Estudo de Caso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Importância da Participação do Corpo Discente na Manutenção de Máquinas e Equipamentos Pertencentes aos Laboratórios das Instituições de Ensino; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Otimização de Microscópio Comandado Numericamente por Computador Utilizado na Realização de Exames Clínicos Parasitológicos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIA PROVENIENTE DO PROCESSO DE DESSULFURAÇÃO DO FERRO GUSA EM FORNOS ELÉTRICOS A ARCO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Aplicação de Indicador de Disponibilidade de Compressores do Sistema de Refrigeração de uma Fábrica de Hemoderivados; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Estudo Analítico da Influência da Correlação entre as Grandezas Comprimento e Temperatura no Cálculo da Incerteza de Medição Dimensional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Análises da rugosidade superficial e desgaste de ferramenta de corte após implementação de sistema de refrigeração do fluido de corte num torno CNC; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
EXTINÇÃO DE EXCENTRICIDADE FORA DO ESPECIFICADO EM ENGRENAGEM PRIMARIA MOTORA PARA MOTOCICLETA: UM ESTUDO DE CASO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Aplicação do composto Al-1,0 Cu-5,0 Si / (SiCp) com dupla reofundição nos elementos estruturais de robôs utilizados em competição; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Projeto, Construção e Montagem de Equipamentos Hospitalares a partir de Materiais Recicláveis; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia SENAI Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
ESTUDO COMPARATIVO DE USINABILIDADE E MÓDULO DE ELASTICIDADE DO AÇO SAE 1045 SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE TRATAMENTOS TÉRMICOS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Projeto e Desenvolvimento de Sistema para Referenciamento de Ferramentas em Tornos CNC; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Estudo e Avaliação de Erros Geométricos em Máquinas Ferramentas de Usinagem CNC; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Rogério Pontes de Araújo;
Produções bibliográficas
-
AZEVEDO, GEORGE OLIVEIRA DE ARAÚJO ; FERNANDES, BRUNO JOSÉ TORRES ; SILVA, LEANDRO HONORATO DE SOUZA ; FREIRE, AGOSTINHO ; DE ARAÚJO, ROGÉRIO PONTES ; CRUZ, FRANCISCO . Event-Based Angular Speed Measurement and Movement Monitoring. SENSORS , v. 22, p. 7963, 2022.
-
OLIVEIRA, J. E. F. ; OLIVEIRA, C. A. N. ; OLIVEIRA, S. T. ; SOARES, A. M. F. ; OLIVEIRA, E. J. A. ; SILVA, N. G. ; ARAÚJO, R. P. . Aplicação da Análise de Pareto através de um experimento fatorial para o coeficiente de capabilidade (Cdl*) ? um estudo de caso relacionado à grandeza torque. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 7396-7412, 2021.
-
OLIVEIRA, J. E. F. ; OLIVEIRA, C. A. N. ; ARAÚJO, R. P. ; OLIVEIRA, E. J. A. ; SILVA, N. G. ; SOARES, A. M. F. . DEVELOPMENT OF THE CAPABILITY COEFFICIENT (CDL*) FOR QUALITY CONTROL OF MEASURING INSTRUMENTS AND SYSTEMS / DESENVOLVIMENTO DO COEFICIENTE DE CAPACIDADE (CDL*) PARA O CONTROLO DE QUALIDADE DOS INSTRUMENTOS E SISTEMAS DE MEDIÇÃO. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 13459-13480, 2021.
-
MELO, L. F. L. ; FAGUNDES, L. J. M. ; TORRES, M. T. G. M. ; ARAUJO, M. S. ; OLIVEIRA, J. E. F. ; SOARES, A. M. F. ; OLIVEIRA, E. J. A. ; SILVA, N. G. ; OLIVEIRA, C. A. N. ; ALBUQUERQUE, D. S. G. ; SANTANA, V. J. F. ; ARAÚJO, R. P. ; OLIVEIRA, S. T. . Estudo Aplicado ao Software ACIC Normalidade 2.0. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 45014-45038, 2021.
-
SOUZA, P. H. G. ; SOARES, A. M. F. ; OLIVEIRA, C. A. N. ; OLIVEIRA, J. E. F. ; OLIVEIRA, E. J. A. ; SILVA, N. G. ; ARAÚJO, R. P. ; OLIVEIRA, S. T. . Aplicação Dos Métodos A1, A2 E Do Método Da Resposta Incremental Para Ajuste De Intervalos De Calibração. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 73323-73340, 2021.
-
VILA-NOVA, T. E. L. ; GONCALVES, M. B. M. B. ; NEVES, B. R. ; COSTA, R. T. F. ; ARAÚJO, R. P. ; MORAES, S. L. D. . Dispositivos intraorais no tratamento da apneia obstrutiva do sono em pacientes desdentados: uma revisão sistematizada de literatura. REVISTA DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL (ONLINE) , v. 21, p. 6-13, 2021.
-
LIMA, M. C. ; ARAÚJO, R. P. . Implementação do Sistema Lean Manufacturing em uma Linha de Produção de uma Indústria Metalmecânica na Cidade de Igarassu -PE. REVISTA DE ENGENHARIA E PESQUISA APLICADA , v. 6, p. 25-36, 2021.
-
FREITAS, M. M. S. ; OLIVEIRA, J. E. F. ; OLIVEIRA, E. J. A. ; SILVA, N. G. ; OLIVEIRA, C. A. N. ; ARAÚJO, R. P. . Estudo da Utilização de Cartas de Controle e da Capabilidade de Processo no Monitoramento e Ajuste dos Intervalos de Calibração de um Transdutor de Torque. REVISTA DE ENGENHARIA E PESQUISA APLICADA , v. 6, p. 13-22, 2021.
-
ARAÚJO, ROGÉRIO PONTES ; ROLIM, TIAGO L ; OLIVEIRA, CARLOS A ; MOURA, ALEX E ; SILVA, JOSÉ CARLOS A . Analysis of the surface roughness and cutting tool wear using a vapor compression assisted cooling system to cool the cutting fluid in turning operation. Journal of Manufacturing Processes , v. 44, p. 38-46, 2019.
-
OLIVEIRA, C. A. N. ; OLIVEIRA, J. E. F. ; BANDEIRA, J. M. ; GUEDES, G. S. ; GUIMARAES, P. B. ; ARAÚJO, R. P. ; ROLIM, T L . Quality Control in the Measurement of Parameters of Electrical Connections According to Brazilian Standard. International Journal of Engineering, Science and Mathematics , v. 8, p. 29-40, 2019.
-
SOUZA NETO, D. F. ; ARAÚJO, R. P. ; CASTRILLO, L. S. ; LIMA, F. J. A. . Aplicação de Indicador de Disponibilidade de Compressores do Sistema de Refrigeração de uma Fábrica de Hemoderivados. Revista da Associação Portuguesa de Manutenção Industrial - A.P.M.I. , v. 142/143, p. 8-12, 2019.
-
DE CARVALHO, M.F. ; DE SOUSA, ANDRÉA GONÇALVES ; DOMINGUES, REBEKA OLIVEIRA ; DE ARAÚJO, ROGÉRIO PONTES ; FERREIRA, RICARDO ARTHUR SANGUINETTI ; YADAVA, YOGENDRA PRASAD . Internal Coating of Oil Refining Pipes with Alumina from the Recycling Process of Aluminum Anodizing. MATERIALS SCIENCE FORUM (ONLINE) , v. 881, p. 367-372, 2016.
-
ARAÚJO, R P ; ROLIM, T L . Systematics for checking geometric errors in CNC lathes. Journal of Physics. Conference Series (Online) , v. 648, p. 012024, 2015.
-
ARAÚJO, R. P. ; ROLIM, T. L. ; OLIVEIRA, J. E. F. . Avaliação do Comportamento Geométrico em Centros de Usinagem: uma análise experimental auxiliada por ferramenta computacional dedicada. 1. ed. Joinville - SC: Clube de Autores, 2020. v. 1. 304p .
-
CAVALCANTE, L. M. ; SILVA, J. C. A. ; ROLIM, T L ; BARBOSA, J. M. A. ; ARAÚJO, R. P. . Projeto, acompanhamento de fabricação e teste de uma bancada didática para estudos de alinhamento, balanceamento e análise de vibrações mecânicas em máquinas rotativas acopladas. Engenharia do Século XXI. 1ed.Belo Horizonte - MG: Editora Poisson, 2020, v. 16, p. 137-146.
-
MORAES, LAERTTY ; SILVA, JOSÉ ; ROLIM, TIAGO ; BARBOSA, JOSÉ ; ARAÚJO, ROGÉRIO . PROJETO, ACOMPANHAMENTO DE FABRICAÇÃO E TESTE DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA ESTUDOS DE ALINHAMENTO, BALANCEAMENTO E ANÁLISE DE VIBRAÇÕES MECÂNICAS EM MÁQUINAS ROTATIVAS ACOPLADAS. In: ANAIS DO XVIII CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECâNICA E INDUSTRIAL, 2018, Joinville - SC, 2018. v. 2.
-
OLIVEIRA, J. E. F. ; OLIVEIRA, C. A. N. ; ARAÚJO, R. P. ; GUEDES, G. S. ; SILVA, N. G. . Determinação da incerteza da medição indireta da distância entre centros de plugues de acordo com o novo padrão brasileiro. In: II CONGRESSO DAS ENGENHARIAS ? COENG 2017 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE, 2017, Cabo de Santo Agostinho. ANAIS DA III SEMANA DAS ENGENHARIAS / II CONGRESSO DE ENGENHARIA, 2017.
-
FREITAS, M. M. S. ; OLIVEIRA, J. E. F. ; SENA, D. A. G. ; OLIVEIRA, E. J. A. ; SILVA, N. G. ; SOARES, A. M. F. ; MARQUES, J. J. S. ; OLIVEIRA, C. A. N. ; ARAÚJO, R. P. . Estudo comparativo do uso dos métodos A1, A2 e Método de Schumacher para o estabelecimento dos intervalos de calibração. In: II CONGRESSO DAS ENGENHARIAS ? COENG 2017 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE, 2017, Cabo de Santo Agostinho. ANAIS DA III SEMANA DAS ENGENHARIAS / II CONGRESSO DE ENGENHARIA, 2017.
-
FREITAS, M. M. S. ; OLIVEIRA, J. E. F. ; SENA, D. A. G. ; OLIVEIRA, E. J. A. ; SILVA, N. G. ; SOARES, A. M. F. ; MARQUES, J. J. S. ; OLIVEIRA, C. A. N. ; ARAÚJO, R. P. ; SILVA, A. M. . Utilização de cartas de controle para ajuste de intervalos de calibração. In: II CONGRESSO DAS ENGENHARIAS ? COENG 2017 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE, 2017, Cabo de Santo Agostinho. ANAIS DA III SEMANA DAS ENGENHARIAS / II CONGRESSO DE ENGENHARIA, 2017.
-
FREITAS, M. M. S. ; OLIVEIRA, J. E. F. ; SENA, D. A. G. ; OLIVEIRA, E. J. A. ; SILVA, N. G. ; SOARES, A. M. F. ; MARQUES, J. J. S. ; OLIVEIRA, C. A. N. ; ARAÚJO, R. P. . Aplicação dos métodos A1, A2 e Schumacher no ajuste do intervalo de calibração de célula de torque. In: Congresso Internacional de Metrologia Mecânica - CIMMEC, 2017, Fortaleza - CE. ANAIS DO METROLOGIA 2017, 2017.
-
SILVA JUNIOR, D. S. ; VIANNA, M. V. ; OLIVEIRA, J. E. F. ; OLIVEIRA, E. J. A. ; SILVA, N. G. ; SOARES, A. M. F. ; MARQUES, J. J. S. ; OLIVEIRA, C. A. N. ; ARAÚJO, R. P. . Estruturação do Software SQUAL AUDITORIAS aplicado à ISO 9001. In: II CONGRESSO DAS ENGENHARIAS ? COENG 2017 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE, 2017, Cabo de Santo Agostinho. ANAIS DA III SEMANA DAS ENGENHARIAS / II CONGRESSO DE ENGENHARIA, 2017.
-
OLIVEIRA, C. A. N. ; OLIVEIRA, J. E. F. ; ARAÚJO, R P ; ROLIM, T. L. ; GUIMARAES, P. B. ; GUEDES, G. S. ; BANDEIRA, J. M. . Metodologia para Medição de Tomadas e Plugues de Aacordo Com o Novo Padrão Brasileiro. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA - CONEM 2016, 2016, FORTALEZA - CE. IX CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA - CONEM 2016, 2016.
-
ARAÚJO, R. P. ; ROLIM, T. L. . Sistemática para Verificação de Erros Geométricos em Tornos CNC. In: 3° International Congress on Mechanical Metrology - CIMMEC 2014, 2014, Gramado/RS. Sistemática para Verificação de Erros. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Metrologia, 2014. v. 3. p. 1-5.
-
ARAÚJO, R. P. ; FERREIRA, R. A. S. . ELABORAÇÃO DO COMPÓSITO Al-1,0Cu-5,0Si / (SiCp) COM DUPLA REOFUNDIÇÃO PARA FABRICAÇÃO DE COMPONENTES AUTOMOTIVOS. In: XVIII Conic - Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2010, Recife. XVIII Conic e II Coniti, 2010.
-
BRAIA, S. L. O. ; ARAÚJO, R. P. . Desenvolvimento de dispositivo para referenciamento de ferramentas em tornos de comando numérico computadorizados. In: Semana Universitária 2018 & Encontro de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação - POLI/UPE, 2018, Recife. Semana Universitária 2018 & Encontro de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação - UPE, 2018.
-
VIAGEM, H. L. A. B. ; ARAÚJO, R. P. . Desenvolvimento de Programa Computacional para Verificação de Erros Geométricos em Centros de Usinagem Baseado na NBR NM-ISO 10791-7. In: Semana Universitária 2018 & Encontro de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação - UPE, 2018, Recife. Semana Universitária 2018 & Encontro de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação - UPE, 2018.
-
ARAÚJO, R. P. . A Tecnologia da Medição por Coordenadas como Ferramenta Essencial no Controle de Qualidade da Indústria Moderna. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, C. A. N. ; OLIVEIRA, J. E. F. ; ARAÚJO, R. P. ; ROLIM, T. L. ; GUIMARAES, P. B. ; BANDEIRA, J. M. ; GUEDES, G. S. . Metodologia para Medição de Tomadas e Plugues de Acordo com o Novo Padrão Brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, R. P. . Evolução dos Processos de Fabricação e Exigências do Controle de Qualidade dos Produtos Fabricados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAÚJO, R P ; ROLIM, T. L. . Sistemática para verificação de erros geométricos em tornos CNC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, R. P. ; FERREIRA, R. A. S. . Elaboração do compósito Al-1,0Cu-5,0Si / (SiCp) com dupla reofundição para fabricação de componentes automotivos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Aplicação de Inspeção em Linha de Produção utilizando Sensores e Visão Computacional com Técnicas de Machine Learning, Descrição: Apesar das linhas de montagem das indústrias, como as automobilísticas por exemplo, possuírem um elevado nível de automação e tecnologias embarcadas, em algumas etapas do processo fabril existe uma forte dependência do ser humano no controle de qualidade, como por exemplo, inspeção visual. Isso caracteriza uma vulnerabilidade na cadeia produtiva, onde as condições do produto final dependem da habilidade, nível de cansaço e bem-estar do operador. As pesquisas em inteligência artificial têm proposto diversos mecanismos para que ações realizadas pelos humanos possam ser substituídas por máquinas com poder decisório. Em particular, quando se trata de inspeção visual, a área de deep learning tem apresentado resultados satisfatórios em realizar atividades típicas de um ser humano. O objetivo inicial deste projeto é o desenvolvimento de um sistema inteligente para realização de inspeção de produtos em linhas de produção, através da utilização de sensores e visão computacional, com validação de técnicas para aprendizagem de máquina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Coordenador / André Luis da Mota Vilela - Integrante / Thiago Leite Martins Moreira Fernandes - Integrante.
-
2022 - Atual
Desenvolvimento de Sistema Inteligente para Diagnóstico Precoce de Falhas em Máquinas Operatrizes pela Aplicação de Automação e Machine Learning, Descrição: Nas linhas de produção das indústrias ocorrem vários fenômenos que podem afetar de forma direta a produtividade, qualidade e precisão das peças fabricadas, resultando em elevação dos custos de produção, principalmente devido a desperdícios com ferramentas, matéria-prima, energia, tempo e mão de obra, além do não atendimento às especificações de projeto. Contudo, só monitorar e coletar dados não é o suficiente, havendo necessidade de tratar os dados para gerar indicadores e, com estes, tomar decisões de forma assertiva. Em função do grande volume de dados coletados que precisam ser tratados e analisados em um curto espaço de tempo, torna-se inviável de ser realizado por mão de obra humana, sendo uma ótima alternativa a aplicação de ferramentas computacionais como inteligência artificial e aprendizado de máquina. O objetivo inicial deste projeto é o desenvolvimento de um sistema inteligente para monitoramento de máquinas ferramentas, capaz de fornecer dados de processo em tempo real, e gerar diagnósticos precoces de falhas para auxiliar nas tomadas de decisão em chão de fábrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Coordenador / Allan Rafael da Silva Santana - Integrante.
-
2021 - Atual
Técnicas de moldagem funcional em prótese total, no fluxo convencional e digital: impacto sobre a retenção, Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é utilizar técnicas avançadas de modelagem funcional e prototipagem rápida na confecção de próteses dentárias experimentais, com avaliação dos impactos na retenção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Integrante / Bruna da Rocha Neves - Integrante / Rayanna Thayse Florêncio Costa - Integrante / Sandra Lúcia Dantas Moraes - Coordenador / WISKLLEY GUIMARÃES DA SILVA ARÃO - Integrante.
-
2020 - Atual
Estudo da Usinabilidade por Torneamento de uma Liga de Ti-Al-V Aeroespacial, Descrição: A maioria das ligas de titânio apresentam como característica o alto custo de usinagem em função de seu elevado limite de resistência (VIGNEAU, 1997; ALMEIDA, 2007). Dentre as ligas de titânio, as ligas de Ti-Al-V destinadas à aviação, apresentam maior dificuldade de usinagem (ANTONIALLI, 2009). Dentro deste contexto é importante destacar que o titânio é um elemento mau condutor de calor e por isso em usinagem, o calor leva mais tempo para ser dissipado e assim a maior parte do calor se concentra na cunha da ferramenta de corte (ANTONIALLI, 2009). O titânio apresenta tendência a reagir quimicamente com o material da ferramenta nas altas temperaturas de usinagem, provocando descamação e adesão (aresta postiça). A baixa resistência a deformação elástica gera o efeito mola, ou seja, existe uma tendência de o material se afastar da ferramenta de corte (ANTONIALLI, 2009). Como se vê, a usinagem de ligas de titânio é um desafio que pode requerer a elaboração de novos materiais para ferramentas de corte. Nesta pesquisa apresenta-se a proposta de estudar a usinabilidade da liga bifásica de Ti-Al-V muita usada na indústria aeronáutica. O propósito do trabalho se baseia em definir condições de usinabilidade para o processo de torneamento. O torneamento é uma das mais antigas e utilizadas técnicas de usinagem e pode proporcionar resultados mais rápidos. Neste sentido, serão definidos os parâmetros de usinagem como velocidade de corte, avanço e profundidade de corte. A seleção das ferramentas de corte, bem como os parâmetros de usinagem serão definidos mediante pesquisas em bibliografias e testes preliminares. O material vai ser submetido ao processo de torneamento e nesta etapa também serão lavados em consideração a condutividade térmica, dilatação e resistência mecânica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Integrante / Carlos Augusto do Nascimento Oliveira - Coordenador / Luis Henrique da Costa Araújo - Integrante.
-
2016 - Atual
Desenvolvimento de um método para a determinação otimizada do intervalo de calibração de padrões e equipamentos metrológicos, Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um método, através de um modelo matemático para o estabelecimento do intervalo entre calibrações de equipamentos metrológicos, independente da grandeza em questão. A ideia é desenvolver estabelecer um intervalo entre calibrações otimizado e confiável, através da quantificação e combinação dos seguintes fatores: a severidade de uso, a frequência de utilização, o grau de automação, o ambiente, o método de medição, o metrologista, além do custo do equipamento e de sua utilização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Integrante / José Eduardo Ferreira de Oliveira - Coordenador / Nelson Gonçalves da Silva - Integrante / Eduardo José Alécio de Oliveira - Integrante / Antônio Marcos Figueiredo Soares - Integrante / João José de Souza Marques - Integrante / Carlos Augusto do Nascimento Oliveira - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2021 - Atual
Lócus de Inovação Metal Mecânico de Pernambuco, Descrição: Tem por objetivo criar e fortalecer cooperação técnica de instituições públicas e privadas, visando a promoção e articulação das atividades de inovação com o setor produtivo e entre os ambientes de inovação, como também o desenvolvimento científico e tecnológico, cuja região de desenvolvimento principal será a Região Metropolitana do Recife, com ações que visam a interiorização do consórcio através da inclusão de ICTs e empresas localizadas no interior do estado de Pernambuco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Coordenador / Carlos Augusto do Nascimento Oliveira - Integrante / Pablo Batista Guimarães - Integrante / Francisco Gilfran Alves Milfont - Integrante / Luis Arturo Gómez Malagón - Integrante / Alex Elton de Moura - Integrante / Laertty Moraes Cavalcante - Integrante / Adson Beserra da Silva - Integrante / Francisco Espedito de Lima - Integrante / George Oliveira de Araújo Azevedo - Integrante / GILBERTO DÊNIS DE SOUZA LEITE FILHO - Integrante / Tiago de Sousa Antonino - Integrante / Renato Soares de Castro - Integrante / Igor Rafael Vilarouco Pedrosa - Integrante / José Dásio de Lira Júnior - Integrante / Clovis Gois de Lacerda Filho - Integrante / Rodrigo José Ferreira da Silva - Integrante / Lázaro da Silva Medeiros - Integrante / Rodolfo Valença de Aguirre - Integrante / Anita Tereza Dedding - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
-
2020 - Atual
Campari - Plataforma aberta de inteligência de manufatura, Descrição: O objetivo deste trabalho é desenvolver e implementar uma plataforma 100% aberta e baseada em tecnologias consolidadas na indústria, para interface com os sistemas de automação, coleta e armazenamento de dados, data mining, machine learning, analytics e notificações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Integrante / GILBERTO DÊNIS DE SOUZA LEITE FILHO - Coordenador / JOÃO FAUSTO LORENZATO DE OLIVEIRA - Integrante / RICARDO BATISTA DAS NEVES JÚNIOR - Integrante / DANILO OLIVEIRA DE CARVALHO - Integrante / LUÍS ARTURO GOMES MALAGÓN - Integrante.
-
2020 - Atual
Ball - Plataforma aberta de inteligência de manufatura, Descrição: O objetivo deste trabalho é desenvolver e implementar uma solução que resolva problemas de conectividade e interoperabilidade, promovendo o trânsito de dados entre: sistemas automatizados de manufatura; a plataforma open-source KNoT; sistemas de dashboards e analytics existentes na fábrica; sistemas de supervisão e outras interfaces homem-máquina; sistemas de notificação; aplicações de machine learning.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Integrante / Luis Arturo Gómez Malagón - Integrante / GILBERTO DÊNIS DE SOUZA LEITE FILHO - Coordenador / JOÃO FAUSTO LORENZATO DE OLIVEIRA - Integrante / MARCOS ANDRÉ SANTOS GALINDO - Integrante.
-
2019 - 2020
Acionamento remoto do sistema para avanço de ferramenta da Root Grinder, Descrição: O objetivo deste projeto é implementar comando remoto para deslocamento de ferramenta da Root Grinder, utilizada na fabricação de pás eólicas, aumentando simultaneamente performance e nível de segurança na operação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Coordenador / GILBERTO DÊNIS DE SOUZA LEITE FILHO - Integrante / VICTOR HUGO DE BARROS CABRAL - Integrante.
-
2018 - Atual
Inspeção em linha de produção automotiva utilizando visão computacional e deep learning, Descrição: O objetivo geral deste projeto é a construção de um protótipo de linha de produção automotiva para validação de técnicas de aprendizagem de máquina, principalmente de deep learning, para inspeção de peças produzidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Coordenador / Bruno José Torres Fernandes - Integrante / Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Francisco Javier Cruz Naranjo - Integrante / Tiago Buarque Assunção de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2021 - Atual
Lócus de Inovação Metal Mecânico de Pernambuco, Descrição: Tem por objetivo criar e fortalecer cooperação técnica de instituições públicas e privadas, visando a promoção e articulação das atividades de inovação com o setor produtivo e entre os ambientes de inovação, como também o desenvolvimento científico e tecnológico, cuja região de desenvolvimento principal será a Região Metropolitana do Recife, com ações que visam a interiorização do consórcio através da inclusão de ICTs e empresas localizadas no interior do estado de Pernambuco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Coordenador / Carlos Augusto do Nascimento Oliveira - Integrante / Pablo Batista Guimarães - Integrante / Francisco Gilfran Alves Milfont - Integrante / Luis Arturo Gómez Malagón - Integrante / Alex Elton de Moura - Integrante / Laertty Moraes Cavalcante - Integrante / Adson Beserra da Silva - Integrante / Francisco Espedito de Lima - Integrante / George Oliveira de Araújo Azevedo - Integrante / GILBERTO DÊNIS DE SOUZA LEITE FILHO - Integrante / Tiago de Sousa Antonino - Integrante / Renato Soares de Castro - Integrante / Igor Rafael Vilarouco Pedrosa - Integrante / José Dásio de Lira Júnior - Integrante / Clovis Gois de Lacerda Filho - Integrante / Rodrigo José Ferreira da Silva - Integrante / Lázaro da Silva Medeiros - Integrante / Rodolfo Valença de Aguirre - Integrante / Anita Tereza Dedding - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
-
2020 - Atual
Ball - Plataforma aberta de inteligência de manufatura, Descrição: O objetivo deste trabalho é desenvolver e implementar uma solução que resolva problemas de conectividade e interoperabilidade, promovendo o trânsito de dados entre: sistemas automatizados de manufatura; a plataforma open-source KNoT; sistemas de dashboards e analytics existentes na fábrica; sistemas de supervisão e outras interfaces homem-máquina; sistemas de notificação; aplicações de machine learning.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Integrante / Luis Arturo Gómez Malagón - Integrante / GILBERTO DÊNIS DE SOUZA LEITE FILHO - Coordenador / JOÃO FAUSTO LORENZATO DE OLIVEIRA - Integrante / MARCOS ANDRÉ SANTOS GALINDO - Integrante.
-
2020 - Atual
Campari - Plataforma aberta de inteligência de manufatura, Descrição: O objetivo deste trabalho é desenvolver e implementar uma plataforma 100% aberta e baseada em tecnologias consolidadas na indústria, para interface com os sistemas de automação, coleta e armazenamento de dados, data mining, machine learning, analytics e notificações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Integrante / GILBERTO DÊNIS DE SOUZA LEITE FILHO - Coordenador / JOÃO FAUSTO LORENZATO DE OLIVEIRA - Integrante / RICARDO BATISTA DAS NEVES JÚNIOR - Integrante / DANILO OLIVEIRA DE CARVALHO - Integrante / LUÍS ARTURO GOMES MALAGÓN - Integrante.
-
2019 - 2020
Acionamento remoto do sistema para avanço de ferramenta da Root Grinder, Descrição: O objetivo deste projeto é implementar comando remoto para deslocamento de ferramenta da Root Grinder, utilizada na fabricação de pás eólicas, aumentando simultaneamente performance e nível de segurança na operação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Coordenador / GILBERTO DÊNIS DE SOUZA LEITE FILHO - Integrante / VICTOR HUGO DE BARROS CABRAL - Integrante.
-
2018 - Atual
Inspeção em linha de produção automotiva utilizando visão computacional e deep learning, Descrição: O objetivo geral deste projeto é a construção de um protótipo de linha de produção automotiva para validação de técnicas de aprendizagem de máquina, principalmente de deep learning, para inspeção de peças produzidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rogério Pontes de Araújo - Coordenador / Bruno José Torres Fernandes - Integrante / Byron Leite Dantas Bezerra - Integrante / Francisco Javier Cruz Naranjo - Integrante / Tiago Buarque Assunção de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia. , Rua Acadêmico Hélio Ramos, Várzea, 50740530 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21268450, Ramal: 2202
Experiência profissional
2015 - 2020
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Mecânica, Carga horária: 30
Outras informações:
Fabricação de peças por processos de usinagem convencionais e não convencionais, usinagem CNC, medição de peças através de máquinas de medição por coordenadas, aplicação de engenharia reversa.
2013 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto na Área de Materiais, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrando aulas para os cursos de graduação em Engenharia Mecânica (MM-M1-MB), Engenharia de Materiais (MT-M1) e Engenharia Naval (NV), nas seguintes disciplinas: Ciência e Engenharia dos Materiais , Processos de Fabricação, Processos de Fabricação por Usinagem (Prática); Processos de Fabricação de Equipamentos - Caldeiraria e Metrologia.
2010 - 2015
Universidade Federal de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório de Física, Carga horária: 40
Outras informações:
Realização de manutenção em compressores, bombas de vácuo, liquefatores de hélio e nitrogênio.
2006 - 2010
Companhia Brasileira de Trens Urbanos - RJVínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar operacional - Mecânico, Carga horária: 40
Outras informações:
Acompanhamento de falhas e ensaios em materiais rodantes e trilhos.
2005 - 2006
LG Philips DisplaysVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Mecânica, Carga horária: 44
Outras informações:
Realização de manutenção preditiva, preventiva e corretiva, acompanhamento de falhas de componentes dos equipamentos das linhas de produção, elaboração de procedimentos de manutenção e de desenhos técnicos dos componentes das máquinas.
2004 - 2005
LG Philips DisplaysVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Ajustador de Máquinas, Carga horária: 44
Outras informações:
Realização de manutenção preditiva, preventiva e corretiva e acompanhamento de falhas de componentes dos equipamentos das linhas de produção.
2003 - 2004
LG Philips DisplaysVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Técnico em Mecânica, Carga horária: 40
Outras informações:
Realização de manutenção preditiva, preventiva e corretiva e acompanhamento de falhas de componentes dos equipamentos das linhas de produção.
2002 - 2003
Instituto de Tecnologia de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação nos laboratórios de metrologia dimensional, força e pressão.
2016 - 2017
SENAI - Departamento Regional de PernambucoVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente de Educação Superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrando aulas para o curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, nas seguintes disciplinas: Metrologia, Processos de Usinagem, Comando Numérico e Elementos de Máquinas.
Orientação de trabalhos de pesquisa e de conclusão de curso.
2015 - 2015
SENAI - Departamento Regional de PernambucoVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de Magistério Superior, Carga horária: 12
Outras informações:
Ministrando aulas para o curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, nas seguintes disciplinas: Metrologia, Processos de Usinagem, Comando Numérico e Elementos de Máquinas.
2017 - Atual
Universidade de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Vice Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica Industrial;
Gerente do Laboratório de Prática de Oficina da POLI/UPE;
Gerente da Seção do Laboratório de Máquinas Térmicas;
Coordenador do Projeto Baja;
Coordenador do Laboratório de Manufatura Avançada do Instituto de Inovação Tecnológica da UPE - IIT/UPE.
Membro da Comissão de Elaboração da Política de Inovação da Universidade de Pernambuco - UPE
2023 - Atual
Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos de Pernambuco - ParqtelVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor do Parqtel, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rogério Pontes de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?