Analúcia Schiaffino Morales

Possui graduação em Bacharelado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente, atua como avaliadora de curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e é professora adjunto, classe c2 do Departamento de Computação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como colaboradora do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Energia e Sustentabilidade (PPGES) na UFSC, Araranguá/SC. Atualmente, desenvolvendo o pós-doutorado em Sistemas Inteligentes em Saúde, junto ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação e Gestão em Saúde (PPGTIGsaúde) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando com projetos em sistemas inteligentes e aplicações de redes de sensores sem fio (RSSF) em agricultura e saúde. Áreas de interesse são: IOT em Saúde Pública Hospitalar, Agricultura de Precisão, Aprendizado de Máquinas e Sistemas Inteligentes.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Elétrica

1998 - 2003

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Agentes Autônomos Dinâmicos para a Gerência de Redes
Jorge Muniz Barreto. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Sistemas dinâmicos; Agentes autônomos; Redes neurais recorrentes; Sistemas de raciocínio distribuído; Complexidade de problemas distribuídos; Gerência de redes de computadores e telecomunicaçõ. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Informática; Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Telecomunicação.

Mestrado em Ciências da Computação

1994 - 1996

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Aplicação de Desempenho para Validar a Gerência Pró-ativa de Redes,Ano de Obtenção: 1996
Carlos Becker Westphall.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Gerência Pró-ativa de Redes; Monitoraação Remota; Gerência de Desempenho; Modelagem de Simulção; Aplicação de Redes.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Informática; Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Telecomunicação.

Graduação em Bacharelado Em Informática

1989 - 1993

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2020

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra, Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Inteligentes. , Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Sensores Sem Fio.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Implantação do CERNE 1. (Carga horária: 16h). , Associação Nacional de Entidades Promotoras de Tecnologias Avançadas, ANPROTEC, Brasil.

2011 - 2011

Nivelamento do CERNE ?Centro de Referência para Ap. (Carga horária: 8h). , Associação Nacional de Entidades Promotoras de Tecnologias Avançadas, ANPROTEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Sensores Sem Fio.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligência Artificial/Especialidade: Redes Neurais Artificiais.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Aprendizado de Máquinas.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: IoT em Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MADRUGA, K. ; MORALES, A.S. ; SCHARLAU, C. C. . 3o. SICT-SUL - Comissão de Organização/UFSC-Araranguá. 2014. (Congresso).

MORALES, A.S. ; NICOLAO, M. ; VILLAMAYOR, M. N.C. ; OLIVEIRA, E. C. . ULBRATEC - Conhecimento e Capacitação em TI. 2008. (Outro).

MORALES, A.S. ; SILVA, M. R. M. . VI SEMINFO Seminário de Informática, WEI TCHÊ Workshop sobre Educação em Informática, I FGCoord Fórum Gaúcho de Coordenadores de Cursos de Informática. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2o. SICT SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.Parecerista ad hoc dos trabalhos submetidos ao evento. 2013. (Simpósio).

2o. SICT SUL - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.Coordenador da Mesa Temática de Ciência da Computação. 2013. (Simpósio).

KM Brasil 2012. Avaliação dos trabalhos submetidos para o evento. 2012. (Congresso).

4o. congresso de inovação. 2011. (Congresso).

Curso de Implantação do CERNE I. 2011. (Outra).

Desenhando o Futuro | 1 Congresso Nacional de Design. Avaliação dos trabalhos submetidos para o evento. 2011. (Congresso).

KM Brasil 2011. Avaliação dos trabalhos submetidos para o evento. 2011. (Congresso).

TED Unisinos. 2011. (Outra).

3o. Congresso Internacional de Inovação. 2010. (Congresso).

I Encontro de Formação Docente Continuada. 2009. (Encontro).

O futuro da universidade brasileira: cenários, tendências e desafios - o período de 2009-2025. 2009. (Seminário).

Fórum de Soluções Microsoft. 2008. (Outra).

II FGCoord - II Fórum Gaúcho dos Coordenadores da Região Sul. 2008. (Encontro).

VIII Fórum de Pesquisa e XIV Salão de Inciação Científica e Tecnológica.Avaliação dos trabalhos através de apresentação oral mediante banca. 2008. (Outra).

Curso de Qualidade SBC. 2007. (Congresso).

I FGCoord - Fórum Gaúcho dos coordenadores dos cursos de computação do RS.Avaliação dos cursos de graduação de computação. 2007. (Encontro).

GLOBALTECH.Projeto Agiredes: Monitor SNMP em JAVA. 2005. (Outra).

XI Salão de Iniciação Científica da ULBRA.Avaliação de posters através de banca. 2005. (Outra).

IEEE International Conference on Communications. Proactive network management. 1996. (Congresso).

Second IEEE Workshop on Management Systems. Proactive network management. 1996. (Congresso).

XIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcelo Marcos Amoroso

MORAES, R. A. R.ARAUJO, G. M.; RECH, L.;MORALES, A.S.. Tecnologias de redes sem fio para casas inteligentes: uma análise técnica e econômica. 2020. Dissertação (Mestrado em Energia e Sustentabilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Geison João Euzébio

MORALES, A.S.; OURIQUE, F.; SZORTYKA, M. M.; TORRES, E. A. S.. Motores elétricos como ideia âncora para a organização sequencial no ensino de eletricidade e magnetismo. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcio Jose de Lemos

FRIGO, L. B.; POZZEBON, E.; LUNARDI, G.;MORALES, A.S.. Desenvolvimento de Protótipo para o Uso de Recursos de Realidade Aumentada junto com Jogos de Xadrez Tradicional e Modificado. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marina Rocha Daros

PEREZ, A. L. F.;MORALES, A.S.; MACHADO, G. M.. Desenvolvimento de uma Arquitetura Computacional para Sensoriamento Participativo em Smart Cities. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Roger Florzino de Souza

FRIGO, L. B.;MORALES, A.S.; WEBER, T.. Desenvolvimento de Chatbot Aplicado ao Atendimento de Clientes em e-Business. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Victor Aguiar Marcon

MORAES, R. A.ARAUJO, G. M.MORALES, A.S.; LAURINDO, S. M.. Mecanismos de controle das transmissões em redes de sensores sem fio: uma avaliação experimental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gustavo Vargas da Silva

MORALES, A.S.; D?AQUINO, C. A.; BEREJUCK, M. D.;MORAES, R. A.. Monitoramento remoto do rio Araranguá para a irrigação no plantio de arroz através de uma Rede de Sensores Sem Fio (RSSF). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leonardo Loch da Silva

WEBER, T. O.;MORALES, A.S.; ROCHA, F. R. L.. Sistema de monitoramento de energia elétrica utilizando o protocolo de comunicação MQTT,. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Iury Melo Américo

MARCELINO, R.; WEBER, T. O.;MORALES, A.S.. Desenvolvimento de um Sistema de Aquisição e Monitoramento de Dados para Revestimentos Cerâmicos Fotovoltaicos utilizando cDAQ e Labview,. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Thiago Raulino Dal Pont

GONCALVES, A. L.;MORALES, A.S.; PEREZ, A. L. F.. Um modelo de geladeira inteligente que leva em conta as preferências e hábitos de seus usuários. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo Caetano Soares/ William Mesquita

GONCALVES, A. L.;MORALES, A.S.; YEVSEYEVA, O.. Sistema para o transporte público urbano baseado no conceito de Smart City. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Edmar Albino da Silva

ARAUJO, G. M.MORALES, A.S.; RAMOS, V.; PEREZ, A. L. F.. Controle e monitoramento do consumo eficiente de energia elétrica em uma smart home utilizando redes neurais artificiais.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Eduardo Vilarinho

GONCALVES, A. L.;MORALES, A.S.; YEVSEYEVA, O.. Um sistema de recomendação baseado no conceito de internet das coisas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diogo Rodrigues de Souza

FRIGO, L. B.;ARAUJO, G. M.MORALES, A.S.. Implantação da metodologia ágil SCRUM em um ambiente de desenvolvimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luis Alberto Kurten Seemannn

MORAES, R. A. R.; PEREZ, A. L. F.;MORALES, A.S.. Uma plataforma experimental para a análise de desempenho de redes sem fio padrão IEEE 802.11. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Willian Rochadel

SILVA, J. B.; ALVES, G. R. C.;MORALES, A.S.. REXMOBILE Integrando Experimentação Remota na Educação Básica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: João Carlos Cichaczewski

MORAES, R. A. R.MORALES, A.S.ARAUJO, G. M.. Análise da Interferência Mútua entre Redes IEEE 802.11 e 802.15.a. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Joildo Schueroff

PEREZ, A. L. F.; POZZEBON, E.;MORALES, A.S.. Desenvolvimento de um sistema de visão artificial para um robô explorador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Antônio Marcos dos Santos

Vieira, A. T.; ISAIA FILHO, E.;MORALES, A.S.. Estudo de Viabilidade de Alta Disponibilidade de Serviço usando Software Livre. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cleiton Korok

Vieira, A. T.; ISAIA FILHO, E.;MORALES, A.S.. Segurança da Informação nos Endpoints de Rede Corporativa Orientada à Implementação de Baixo Custo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: GUILHERME JACOMELLI SIMAS

Cadoná, C.; Escobar, M.;MORALES, A.S.. Vulnerabilidade da Plataforma Android. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: CLAUDIONEI FONTOURA DE SOUZA

Vieira, A. T.; Cadoná, C.;MORALES, A.S.. Segurança de Informação na Infraestrutura de TI em Equipamentos de Autoatendimento para Instituições Financeiras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: CRISTIAN ROCKENBACH AVILA

MORALES, A.S.; Cadoná, C.; Vieira, A. T.. Implantação da Rede RNP em Instituições de Ensino de Ordem Secundária. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Rafael Melgarejo Borges

LORENZI, F.MORALES, A.S.. Inteligência Artificial Aplicada ao Role-Playing Game. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Thiago Daniel Ramos Varela

MORALES, A.S.; Viegas, T. B.. Implementação e Análise da Utilização de Websockets em Sistemas Computacionais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Robson Bresolin Jardim

MORALES, A.S.LOH, S.. Portal Colaborativo para Construção em Mapas sobre Evolução de Doenças Epidemiológicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Rodrigo Silva Pereira

ANJOS, J.; Viegas, T. B.;MORALES, A.S.. Avaliação de desempenho do MapReduce em Ambientes Heterogêneos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Matheus Zeuch

ANJOS, J.;MORALES, A.S.; Viegas, T. B.. Automação Residencial como Serviço. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: MARCIUS ALBERTO DIAS BITTENCOURT

Vieira, A. T.;MORALES, A.S.; Júnior, H. E. C.. Gerenciamento de mudança: Aplicação e Benefícios do Processo ITIL v3. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: MIGUEL ANGELO REINHARDT

Vieira, A. T.; SILVA, V. C. O.;MORALES, A.S.. Mecanismos De Segurança Lógica em Hosts com Ênfase em Controles de Acesso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: RAVEL CAMACHO PERES

Vieira, A. T.;MORALES, A.S.; SILVA, V. C. O.. Reestruturação de um Ambiente de TI Utilizando Tecnologia de Virtualização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cassiano Rui

MORALES, A.S.. Empregando Redes Neurais RBF para Aproximação de Funções. 2009 - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lola Ines Antonio Fernando

MORALES, A.S.; NICOLAO, M.. Aplicação da Ontologia em Workflow. 2009 - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Marcos José da Silveira

NICOLAO, M.;MORALES, A.S.. Proposta de ferramenta para Gerência de Projetos com foco em gerência de tarefas. 2008.

Aluno: Renato Cleber de Oliveira Tiberio

MORALES, A.S.; PETRY, R.. Implementação de um PMO em uma empresa portadora de serviços de TI. 2008.

Aluno: Zoa Walter Schimith Gino

LORENZI, F.MORALES, A.S.. Sistema de Recomendação para Representação Comercial. 2008.

Aluno: Alovisio Deucher Júnior

MORAES, R. A. R.MORALES, A.S.; RAMOS, N. K.; BET, S.. Analisador de Políticas de Substituição de WEB Cache. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: ADALBERTO FERZOLA FAGUNDES

PERES, A.;MORALES, A.S.. Implantação e Avaliação de Rede WIFI em um Estudo de Caso Real. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: TICIANE DE ALMEIDA HESSLER

MORALES, A.S.; PETRY, R.; LOPES, C. A.. Governança de TI - Metodologia Cobit, uma ferramenta para garantir as exigências da Sarbanes-Oxley. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Leandro Borba de Souza

LORENZI, F.MORALES, A.S.. Ferramenta de Análise de Riscos em Gerência de Projetos Baseado em Casos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Vanessa Amado dos Santos Nunes

MORALES, A.S.. Utilizando RBC para identificação de possíveis suspeitos de contrabando. 2007 - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Paulo Burin

MORALES, A.S.. Sistema de Recomendação baseado em Sistema Multiagente. 2007 - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Emerson de Oliveira Moreira & Maicon Custódio

MORALES, A.S.LORENZI, F.; LEYSER, M.. SUPPORTCENTER: UM SISTEMA DE HELP- DESK BASEADO EM CASOS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Aplicada à Informática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Dagoberto Carra & Viviane Carra

LOH, S.MORALES, A.S.MARCHIIORO, G.F.. Sistema de recomendação para nutricionistas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Silvia Helena Marcante

MORALES, A.S.; SERAFIM, V.; LANGE, T.. Aplicação de Técnicas de HoneyPot para Realização de Auditorias de Segurança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Daniel Pandolfo Chaves

MORALES, A.S.; PERES, A.; ANDRES, D. P.. Desenvolvimento de uma Interface Web para controle de um Access Point baseado em Linux. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Elisandro Kautzmann

MORALES, A.S.; SERAFIM, V.; SCHLEMER, E.. Estudo de um Sistema de Padronização de Logs em Linux. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Luciano Ramos e Jairo Ramires Chagas Nunes

MORALES, A.S.; PERES, A.; ERBERT, M.. Mecanimos para Segurança Dinâmica em Rede de Computadores. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Adriano Dalmagro

MORALES, A.S.; PERES, A.; SERAFIM, V.. Análise De Desempenho De Uma Rede Local Sem Fio Utilizando Diferentes Mecanismos De Segurança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ciro Palhares

MORALES, A.S.; PERES, A.; AZAMBUJA, M.. Um Contraponto Baseado em Software Livre às Soluções Proprietárias para Segurança de Redes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Vanderson Marcelo

MORALES, A.S.; NAZARENO, D.; MONTEIRO, R. R.. Desenvolvimento de aplicação WEB para o controle de estágio do curso de administração. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Maikon Coral

MORALES, A.S.. Desenvolvimento de certificação digital para comércio eletrônico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Adalberto Luis Kasper

MORALES, A.S.; PERES, A.; GLUZ, J.. Segurança em Redes Wireless. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ivana Mara Moreira

MORALES, A.S.; SILVA FILHO, C. R.; BRANCO NETO, W. C.. Reconhecimento de imagens bidimensionais com o uso de redes neurais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Débora Duarte de Liz

MORALES, A.S.. Sistema baseado em conhecimento para geração de pacotes turísticos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Gustavo Luís Corso

MORALES, A.S.. Simulador Web Cache. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Silvia Madruga Taruhn

MORALES, A.S.. Enterprise Information System. 2002.

Aluno: Marize Alves de Souza

MORALES, A.S.. Estudo de caso: implantação de um software de gestão empresarial na Empresa KLABIN. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Robson Costa

MORALES, A.S.. Análise de Desempenho de um algoritmo paralelo implementado em um Cluster. 2002.

Aluno: Christiane Marie Schweitzer

MORALES, A.S.; SCHWEITZER, C. M.;WESTPHALL, C. B.; RISO, B. G.. Desenvolvimento de Baselines com o uso de simulação para automação de Gerência de Redes. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Informática e Estatística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vítor Hugo Furtado e Marcus Vinícius

MORALES, A.S.; VINÍCIUS, V. H. F. E. M.;WESTPHALL, C. B.; RISO, B. G.. Desenvolvimento de Novas Funções de Gerência de Redes utilizando a Pltaforma de Gerência SunNet Manager. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Informática e Estatística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fábio Eduardo Vieira Angelo

MORALES, A.S.; ÂNGELO, F. E. V.;WESTPHALL, C. B.; RISO, B. G.. Monitoração da RMON MIB utilizando a Plataforma de Gerência SunNet Manager. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Departamento de Informática e Estatística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

YEVSEYEVA, O.;MORALES, A.S.; ROCHA, F. R. L.. EDITAL No 290/DDP/2014, de 10 de junho de 2014.. 2014. UFSC.

MORALES, A.S.. XVIII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica da ULBRA. 2012. Universidade Luterana do Brasil.

MORALES, A.S.. Premio SUCESU 40 anos. 2008. Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações.

MORALES, A.S.. XIV Salão de Iniciação Científica da ULBRA. 2008. Universidade Luterana do Brasil.

MORALES, A.S.. XI Salão de Iniciação Científica da ULBRA. 2005. Universidade Luterana do Brasil.

MORALES, A.S.. Consultor Ad Hoc - Comitê de Avaliação de Projetos de Pesquisa da ULBRA. 2004.

MORALES, A.S.. Consultor Ad Hoc - Análise de mérito Programa RHAE - Programa de Capacitação de Recursos HUmanos para Atividades Estratégicas - Edital 01/2000. 2001. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcos Antonio Giassi

Desenvolvimento de um sistema inteligente para agricultura de precisão; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Felipe Schaule Ramos

MALWARE BANCÁRIO: DA INFECÇÃO AS RESPONSABILIDADES JURÍDICAS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança de Sistemas Computacionais) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Christiano Cadoná

Empregando Descoberta de Conhecimento em Sistemas de Representação Comercial; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento de Software para Web) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Pamela Brunh Cardoso,

Metodologias ágeis aplicadas em um projeto aeronáutico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Joice Preuss Cardoso

APLICANDO CIÊNCIA DE DADOS PARA ANÁLISE DO PERFIL DOS ALUNOS EM CURSOS DE TECNOLOGIA DA UFSC: 2008 - 2018; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Diogo da Silva Labres

Estratégia de simulação baseada em modelo BSIM para Redes Neurais Analógicas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Gustavo Vargas da Silva

Monitoramento remoto do rio Araranguá para a irrigação no plantio de arroz através de uma Rede de Sensores Sem Fio (RSSF); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Giann Carlos Spilere Nandi

Verificação formal de protocolos de segurança voltados à redes de sensores sem fio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Yuri Crotti

Avaliação de desempenho de protocolos de transmissão para RSSF aplicadas à agricultura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Victor Costa Melo

Gerenciamento de falhas em redes de energia utilizando redes neurais artificiais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Tiago Beduschi Siewerdt

Análise experimental dos protocolos IEEE 802; 11 DCF e EDCA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Anne Caroline Dias Bezerra

Modelagem de segurança da informação baseada na ISO/IES 27001 e gestão ITIL aplicada a micros e pequenas empresas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

LUCAS BAGATINI

Investigando a infraestrutura da Internet das Coisas; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Gustavo Tonietto

Avaliação Postural Por Análise Fotográfica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

ALEXSANDRO LAND

Estudo de Ferramentas para Implementação de Controle e Segurança de Acessos a uma Rede de Computadores segundo a ISO / 27001; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

CRISTIAN ROCKENBACH AVILA

Implantação da Rede RNP em Instituições de Ensino de Ordem Secundária; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Cassiano Rui

Empregando redes neurais com RBF para aproximação de funções; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Alisson Bohnert Krug

Sistema para reconhecimento de padrões para auxílio da Irisdiagnose; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Fabrício Fraga

Rede WAN MPLS e Backup de Rede Celular de 3a; Geração; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Davan Carvalho da Rocha

METODOLOGIA DE IMPLANATAÇÃO DE SERVICE DESK BASEADO EM POLÍTICAS DE QUALIDADE ISO/IEC 2000; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Redes de Computadores) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Cleisson Barboza

Sistema de Contratos de SLAs para Hospedagem de Sites; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Fabre Castellano

Sistemas de Contratos de SLAs para Desenvolvimento de Sites; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Verônica Conceição da Silva

Agente inteligente para a análise de registros de conexão de redes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática Aplicada a Informática) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Carlos Renan Louzada

Sistema de Detecção de Intrusão para Redes de Computadores baseado na Análise de Padrões em Shellcodes; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Lizandro Moura

Projeto para Implantação de Voz sobre IP; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Informática) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Francis Bleyer

Desenvolvimento de Frameworks de Agentes para a Plataforma de Gerência de Redes da UNIPLAC; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Luciano Coelho

Desenvolvimento do Módulo Central da Plataforma de Gerência da UNIPLAC; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informática) - Universidade do Planalto Catarinense; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Christiane Marie Schweitzer

Desenvolvimento de baselines com o uso de simulação para automação da gerência de redes; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Vitor Hugo Furtado

Desenvolvimento de novas funções de gerência utilizando a Plataforma SunNet Manager; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Informática e Estatística) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Fábio Eduardo Vieira Angelo

Monitoração da RMON MIB utilizando a Plataforma de Gerência SunNet Manager; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Departamento de Informática e Estatística) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Julyan Figueredo Martins

Programa Jovens Talentos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Alisson Bohnert Krug

Desenvolvimento de um sistema para iridologia utilizando processamento de imagens e redes neurais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Renan Boni Ribeiro

Experimento de inteligência coletiva com sistemas multiagentes inteligentes; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Cristiano Eduardo Krauspenhar

gerenciamento inteligente de infra-estrutura de TI; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Verônica Conceição Oliveira da Silva

agente inteligente para a análise de registros de conexão de redes; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Aplicada à Informática) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

João José Finoqueto Filho

Desenvolvimento de agentes inteligentes para gerência de redes; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Rauan Bernardo Pires Klaus

Desenvolvimento de novos talentos em programação; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Projeto Museu Virtual de Arte; 2014; Orientação de outra natureza; (Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

ELIVELTON FRANCISCO WALTER

Projeto Museu Virtual de Arte; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

William Mesquita de Medeiros

Projeto Fábrica de Software com Métodos Ágeis; 2014; Orientação de outra natureza; (Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Valdir Nesi Junior

Projeto Fábrica de Software com Métodos Ágeis; 2014; Orientação de outra natureza; (Tecnologias da Informação e Comunicação) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Fernando Gabriel Borgmann

Projeto Fábrica de Software com Métodos Ágeis; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Computação) - Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Autran Dias de Almeida

Propostas para gerenciamento pró-ativo de redes de computadores utilizando redes neurais artificiais; ; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Christiane Marie Schweitzer

Desenvolvimento de Baselines com o uso de Simulação para Automação da Gerência de Redes; 1996; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Vitor Hugo Furtado

Desenvolvimento de Novas Funções de Gerência de Redes utilizando a Plataforma de Gerência SunNet Manager; 1995; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Marcus Vinicius

Desenvolvimento de Novas Funções de Gerência de Redes utilizando a Plataforma de Gerência do SunNet Manager; 1995; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Fábio Eduardo Vieira Angelo

Monitoração da RMON MIB utilizando a Plataforma de Gerência SunNet Manager; 1995; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Analúcia Schiaffino Morales;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MORALES, A.S. ; SANTOS, F. . TOOLBOX - Funções básicas para Desenvolviemnto de Groupware em Rede Novell. 1993.

MORALES, A.S. . Arquitetura para Gerência Pró-ativa de Redes. 1996.

MORALES, A.S. ; WESTPHALL, C. B. . Autogere Automação da Gerência de Redes. 1996.

MORALES, A.S. ; WESTPHALL, C. B. . Avaliação de Desempenho para a Gerência Pró-ativa de Redes. 1995.

MORALES, A.S. ; WESTPHALL, C. B. . Desenvolvimento de Novas Funções de Gerência Utilizando a Plataforma de Gerência do SunNet Manager. 1995.

MORALES, A.S. . A EVOLUÇÃO DA INTERNET E SUA ARQUITETURA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Capítulo de Livro para o EAD).

MORALES, A.S. . Internet Móvel. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivroparaoEAD).

MORALES, A.S. . E-Marketing. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CapítulodeLivroparaoEAD).

MORALES, A.S. . Desenvolvimento de Agentes Autônomos para Gerência de Redes de Computadores. 2000 (Exame de Qualificação do Curso de Doutorado) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Feasibility Study of Demonstration of a Real-time Monitoring System of Water Irrigation Quality for Rice Smallholder Farmers in Ararangua River Brazil, Descrição: O presente projeto consiste em um estudo de viabilidade para o uso de uma tecnologia de precisão para monitorar as condições ambientais da água captada e uma automatização no processo de captação dessa água pelas bombas, conforme as condições ambientais monitoradas. Com isso, é possível prever uma economia no uso da água, uma otimização no processo de irrigação e além da possibilidade de monitorar o volume de água do rio utilizada com maior precisão. De forma indireta, estes benefícios levam ao uso consciente e mais sustentável, evitando o desperdício de um recurso natural fundamental. A implementação do projeto facilitaria o dia a dia do pequeno agricultor, permitindo monitorar as condições ambientais do recurso hídrico e ligar/desligar as bombas através de dispositivos móveis, tendo informações confiáveis de volume e qualidade da água captada. O projeto é uma parceria com a CAMNEXUS e tem aprovação de recursos pelo Innovation Funding Service Innovate UK 2020-2020. No projeto é empregada a metodologia de Design Thinking para a inovação do produto a ser desenvolvido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Integrante / Carla de Abreu D?Aquino - Integrante / ricardo alexandre reinaldo de moraes - Coordenador / Carlos Barros MOntez - Integrante / Marcos Antonio Martins Giassi - Integrante., Financiador(es): Innovate UK - Cooperação.

  • 2020 - Atual

    Sistema inteligente para identificação de estresse ocupacional em equipes de saúde ? sistema de vigilância de estresse e recomendações de enfrentamento, Descrição: Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) os riscos incluem exposição a patógenos, longas horas de trabalho, sofrimento psicológico, fadiga, desgaste profissional, estigma e violência física e psicológica Outro problema está relacionado ao tema, é a quantidade de profissionais da área de saúde disponíveis no mercado de trabalho. Muitos hospitais com a ampliação de leitos e UTIs, temporários ou permanentes, irão necessitar da convocação de novos profissionais de saúde. O excesso de trabalho e as condições estressantes, nas quais as equipes de saúde tem experienciado no mundo todo, podem gerar falhas de segurança no cuidado e atenção ao uso correto de EPIs e atendimento a pacientes infectados, colocando em risco a saúde do profissional, da sua equipe, de seus familiares e assim aumentar a gravidade do problema e aumentar a disseminação da doença. Estas questões remetem a necessidade de uma vigilância do estresse ocupacional junto aos profissionais de saúde, principalmente naqueles que atuam na linha de frente destas situações que apresentam elevado risco de contaminação. Sinais físicos de estresse e ansiedade podem ser observados na forma de sudorese excessiva, dor ou frio no estômago, boca seca, extremidades frias, disparo dos batimentos do coração, respiração ofegante, tremores, hipertensão, desarranjo intestinal; ou então se manifestar na mente através de sintomas como insegurança, insônia, angústia, desesperança, medos, pânico, dentre outros. Os prejuízos causados vão desde a perda de produtividade e acidentes de trabalho até a elevação de custos de saúde e absenteísmo no trabalho. Modelar um sistema preditivo através de técnicas de aprendizado profundo para realizar a classificação de estresse ocupacional e recomendar ações de enfrentamento do estresse, frente a fatores estressantes, como é o caso da crise de pandemia de COVID-19 e contaminação por outros patógenos que possam surgir. O método para desenvolvimento do modelo será composto por etapas. A primeira etapa será a busca por trabalhos relacionados e bases de dados de domínio público para a extração das características necessárias para a classificação dos níveis de estresse e informações relacionadas aos profissionais de saúde e doenças com alto nível de contaminação da rede hospitalar, como é o caso da COVID-19 e outras doenças respiratórias graves. Nesta etapa ainda deverão ser pesquisados os diferentes tipos de aprendizado profundo que apresentam bom desempenho para este tipo de problema (análise de dados multimodais). Uma etapa posterior será o levantamento de ações de enfrentamento que serão utilizadas no modelo de recomendação. E finalmente, através do uso de técnicas de aprendizado profundo, desenvolver um modelo para vigilância de estresse ocupacional na rede hospitalar. O resultado esperado é um modelo que possa auxiliar os gestores na avaliação de estresse ocupacional da equipe de saúde. Sabe-se que o aumento do estresse ocupacional pode ocasionar erros e afetar o desenvolvimento do trabalho, e na situação atual, aumentar o número de profissionais da saúde contaminados devido a uma falha ou por erro humano no trabalho não é muito desejável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Integrante / Silvio César Cazella - Coordenador / Alan Baronio Menegotto - Integrante / Daniela Centenaro Levandowski - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Outra.

  • 2020 - Atual

    Desafios relacionados à implantação de IoT aplicada à saúde nos sistemas hospitalares convencionais, Descrição: Projeto de pesquisa a ser executado no período do pós-doutorado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O objetivo principal do projeto é avaliar os principais desafios relacionados à implantação da IoT em saúde nos sistemas hospitalares convencionais. Este estudo deverá originar uma classificação a respeito da mudança de paradigma do sistema atual de saúde para um novo sistema com a implantação de sistemas inteligentes e a presença dos recursos de IoT em saúde. Entre os objetivos específicos da proposta, destacam-se: ? Contribuir de alguma forma para minimizar as barreiras apontadas no documento do MCTI a respeito do tema IoT em Saúde; ? Auxiliar no desenvolvimento de recursos humanos dos programas de pós graduação vinculados ao projeto na área de IoT em saúde; ? Aprofundar conhecimento nas áreas de sistemas inteligentes, aprendizado de máquinas e Cloud Computing para o tema do projeto; ? Identificar as necessidades de recursos na área de transmissão, comunicação e também aspectos de segurança da informação; ? Atualizar os conhecimentos na área de IoT e dispositivos de comunicação; ? Ao final do projeto, apresentar uma análise geral da implantação da IoT em saúde e suas limitações para os ambientes hospitalares de saúde pública atuais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Coordenador / Silvio César Cazella - Integrante.

  • 2018 - Atual

    SisMoRA: Sistema de Monitoramento do Rio Araranguá, Descrição: A salinidade da água do Rio Araranguá e seus afluentes (Rio Itoupava e Rio Mãe Luzia) afeta as atividades de irrigação reduzindo seu potencial hídrico, dificultando a absorção de água pelas plantas. Altas concentrações de sais na água de irrigação podem causar toxidez às plantas. A cultura do arroz irrigado, cultura predominante na região de Araranguá, se comporta menos tolerante a salinidade na fase inicial e na reprodutiva, e moderadamente tolerante nas fases intermediárias de seu desenvolvimento. Dessa forma, acredita-se que o monitoramento das condições de salinidade e ph na porção do baixo e médio estuário do rio Araranguá possa favorecer o planejamento para irrigação, evitando a retirada de água do rio quando a mesma não apresenta os índices necessários ao cultivo. O monitoramento deve ser sistemático e automatizado, levando aos agricultores independentes, empresários e cooperados a informação da posição da cunha salina do estuário e da profundidade de presença do sal. O objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de uma plataforma para o monitoramento das condições fisico-químicas do rio Araranguá, em termos de qualidade da água, considerando a salinidade, o pH e a temperatura da água. Através do uso de redes de sensores para a coleta de dados, transmissão e posteriormente armazenamento, processamento e sincronização dos dados com um dispositivo móvel. A relevância científica está na proposta de solução do problema, considerado que é um ambiente de larga escala. Uma das questões relevantes a investigar são os diferentes tipos de redes sem fio para a transmissão dos dados do Rio até o servidor na UFSC Araranguá, e consequentemente a sincronização com os dispositivos móveis dos interessados. Definições a respeito dos recursos empregados, as topologias mais adequadas para realizar a monitoração, testes de alcance e armazenamento das informações, configuração e pesquisa de questões de segurança, destacam-se como interesses de pesquisa associados ao projeto em desenvolvimento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Coordenador / Ricardo Alexandre Moraes - Integrante / Carla de Abreu D?Aquino - Integrante / Marcelo Daniel Berejuck - Integrante / Tiago de Oliveira Weber - Integrante / Marcos Antonio Martins Giassi - Integrante / Monique Carrer Hobold - Integrante / Rauan Bernardo Pires Klaus - Integrante / Gustavo Vargas da Silva - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2014 - 2017

    MACLAN: Mecanismos de gerência e comunicação para redes de grande escala, Descrição: O projeto MACLAN pretende desenvolver metodologias eficientes para efetuar o escalonamento das comunicações em RSSFs de larga escala, caracterizadas por terem um elevado número de nós de comunicação, que não é antecipadamente conhecido, com a máxima eficiência energética por forma a prolongar o tempo de vida da rede. As análises das soluções propostas serão realizadas através de simulações e experimentos reais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Integrante / Gustavo Medeiros de Araújo - Integrante / Carlos Montez - Integrante / Suelen Macedo Laurindo - Integrante / Jonatas Negrini - Integrante / Alex Magalhães - Integrante / Luan Constante - Integrante / ricardo alexandre reinaldo de moraes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - 2018

    CCM-LAN: Control, Communication and Management Mechanisms for Large Networks, Descrição: O presente projeto visa o estabelecimento de um programa de pesquisa conjunto na área de redes sem fio, comunicações de tempo real e suas aplicações com ênfase nas redes de sensores sem fio (RSSF). Um dos principais objetivos é a consolidação de um grupo de pesquisa no campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina, com o auxílio do professor Francisco Vasques (Pesquisador Visitante) ? proveniente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) - Portugal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Integrante / Ricardo Alexandre R. de Moraes - Coordenador / Francisco Vasques - Integrante / Anderson Luiz Fernandes Perez - Integrante / Gustavo Medeiros de Araújo - Integrante / Cesar Cataldo Scharlau - Integrante / Jim Lau - Integrante / Ubirajara Franco Moreno - Integrante / Carlos Barros MOntez - Integrante / Riad Nassife - Integrante / Suelen M. Laurindo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Utilizando Inteligência Artificial na Construção de Ferramentas de Análise Forense, Descrição: Desenvolvimento de ferramenta aplicando técnicas de IA para sistemas de segurança.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Integrante / André Peres - Coordenador / Fabiana Lorenzi - Integrante / Vanessa Lindemann - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Reconhecimento de Padrões Utilizando Processamento de Imagens Digitais e Redes Neurais Artificiais, Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de padrões para sinais presentes na íris para fins de classificação de patologias de acordo com a iridologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Coordenador / Adriane Parraga - Integrante., Financiador(es): Universidade Luterana do Brasil - Remuneração.

  • 2008 - 2009

    Reconhecimento de padrões utilizando recursos de processamento de imagens e redes neurais artificiais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Experimentos de Inteligência Coletiva com Sistemas Multiagente Inteligentes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Desenvolvimento de Agentes Inteligentes para Infra-estrutura de TI, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    Desenvolvimento de Agentes Inteligentes para Gerência de Redes de Computadores, Descrição: O presente projeto desenvolve agentes baseados em técnicas de inteligência artificial e linguagem de programação JAVA. A principal área de aplicação é gerência de redes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Coordenador / Karen Selbach Borges - Integrante., Número de orientações: 4

  • 2002 - 2003

    Desenvolvimento da plataforma de gerência de redes da Uniplac, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Analúcia Schiaffino Morales - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2020 - Atual

    Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado no PPGTIG em Saúde, Carga horária: 40

  • 2014 - 2017

    UFSC

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Classe C2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Em exercício desde o dia 5 de setembro de 2013. No campus de Araranguá desde 6 de setembro. Chefe de Departamento (Departamento de Computação/DEC/CTS) - portaria Portaria 2062/2018/GR, vigência: 10/09/2018 a 09/09/2020. Atualmente, afastada parapós-doutorado na UFCSPA.

    Atividades

    • 09/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , UFSC Araranguá, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2013 - 12/2013

      Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Modelagem e simulação, Linguagem de Programação I, Lógica Aplicada a Computação

  • 2007 - Atual

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Convócação do INEP, Enquadramento Funcional: Avaliador de Curso

    Outras informações:
    O curso de capacitação para avaliador de curso do INEP foi realizado em Porto Alegre nos dias 28/02/07 e 02/03/07. O segundo curso de Avaliação dos Cursos Superiores de Tecnologia foi realizado em Brasília, 24 e 25 de maio de 2010.

    Atividades

    • 03/2007

      Serviços técnicos especializados , INEP, .,Serviço realizado, Avaliação de Cursos de Graduação pelo INEP.

  • 2003 - 2013

    Universidade Luterana do Brasil

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto com Doutorado, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2013

      Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design de Interfaces

    • 03/2013

      Ensino, Automação e Processos Industriais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Industrial

    • 01/2011

      Direção e administração, Campus Canoas, .,Cargo ou função, Gerente de Laboratórios de Pesquisa, vinculada a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia.

    • 01/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Canoas, .,Cargo ou função, Participante do NDE dos Cursos de Design da ULBRA.

    • 01/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Canoas, .,Cargo ou função, Consultora da área tecnológica da Incubadora Tecnológica e do Parque Technológico - ULBRATECH.

    • 03/2010 - 12/2012

      Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerência de Redes

    • 01/2011 - 02/2012

      Direção e administração, Campus Canoas, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso - Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Redes de Computadores.

    • 06/2006 - 02/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Canoas, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário.

    • 03/2008 - 08/2009

      Direção e administração, Campus Canoas, .,Cargo ou função, Coordenador dos Cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Bachalrelado em Sistemas de Informação.

    • 03/2006 - 12/2008

      Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerência de Redes, Redes de Computadores I

    • 03/2006 - 08/2008

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redes de Computadores

    • 07/2006 - 02/2008

      Direção e administração, Campus Canoas, .,Cargo ou função, Coordenador dos Cursos de Informática: (Bacharelados) Ciência da Computação, Sistemas de Informação, (Superior de Tecnologia) Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores.

    • 03/2007 - 12/2007

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Segurança de Sistemas

    • 05/2006 - 06/2006

      Ensino, Segurança de Sistemas Computacionais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos de Segurança

    • 03/2005 - 12/2005

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerência de Redes, Redes de Computadores I, Redes de computadores II

    • 03/2004 - 12/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Canoas, .,Cargo ou função, Colegiado dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

    • 08/2003 - 01/2005

      Direção e administração, Campus Canoas, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 03/2004 - 12/2004

      Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redes de Computadores I

    • 03/2004 - 12/2004

      Extensão universitária , Campus Canoas, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Social Comunitário - Inclusão Digital na Vila Mathias Velho - Canoas/RS.

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores I

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerência de Redes, Redes de Computadores I

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Automação e Processos Industriais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Básica

  • 1992 - 1993

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista PET/CAPES, Carga horária: 20

  • 1990 - 1991

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERGS, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Desenvolvimento de um compilador Pascal para o sistema operacional EDIX.

  • 1990 - 1990

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina - Laboratório de Progra, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Monitor de laboratório de programação - Linguagem PASCAL.

    Atividades

    • 03/1990 - 08/1990

      Treinamentos ministrados , Faculdade de Informática, .,Treinamentos ministrados, Monitor de Laboratório de Programação I

  • 2002 - 2004

    Universidade do Planalto Catarinense

    Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

    Atividades

    • 08/2002 - 12/2003

      Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura de Redes, Comunicação Remota, Redes de Computadores

    • 03/2003 - 07/2003

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática na Educação

  • 1991 - 1992

    System House

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Programador Júnior, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/1991 - 07/1992

      Serviços técnicos especializados , System House, .,Serviço realizado, Programação e Análise de Sistemas.