Francisco Hélio de Castro Rocha

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Piauí (2009), é graduando em Engenharia Civil pela UNINTER (conclusão prevista para 2026), com MBA em Administração e Finanças (2012), pós-graduação em Docência do Ensino Superior (2018) e Engenharia de Produção (2020). Mestre em Engenharia Industrial pela FUNIBER (2022). Técnico em Informática e Desenvolvimento de Software, e Auditor Interno em Gestão Integrada da Qualidade e Qualidade em Laboratórios, com especialização em processos produtivos.Atualmente, é Coordenador de Operações da FIEPE Regional do Araripe e Gestor do IEL (Instituto Euvaldo Lodi - Regional do Araripe/PE). Possui experiência como consultor de empresas pelo SENAI/PE, consultor em processos produtivos, Lean Manufacturing, Green Belt Six Sigma e Gestão da Qualidade. Atuou como Gerente Administrativo-Financeiro da Maxx Amidos do Brasil, Agente de Educação Profissional do SENAC/PI e consultor empresarial autônomo.Tem ampla experiência nas áreas de Administração (gestão financeira, contábil, controladoria, gestão de processos e de pessoas), Engenharia de Produção (produção de gesso e controle de qualidade), Gestão Ambiental e Sustentabilidade, além de Sistemas de Informação. Possui vasto conhecimento em informática avançada. Atuou como professor universitário nos cursos de Administração e Ciências Contábeis e como Coordenador Pedagógico do curso de Administração da Faculdade de Ciências Humanas de Araripina (FACISA).

Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Mestrado em Engenharia Industrial

2019 - 2022

Fundação Universitária Iberoamericana - Florianópolis
Título: A aplicação da filosofia Lean Manufacturing nas indústrias produtoras de gesso e derivados no sertão do Araripe Pernambucano., Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Dra. Viviane Brandão Miguez

Especialização em Docência do ensino superior

2017 - 2018

Faculdade de Formação de Professores de Araripina
Título: Os métodos de avaliação aplicados nos cursos de bacharelado em ciências humanas e sociais de Araripina.
Orientador: Ana Rachel Pires Cantarelli

Especialização em Engenharia de Produção

2016 - 2020

Centro Universitário Internacional
Título: PRODUCAO ENXUTA UM ESTUDO DE CASO NAS INDUSTRIAS DE GESSO DO ARARIPE PERNAMBUCANO
Orientador: SÉRGIO ZAGONEL

Especialização em MBA em Administração e Finanças

2011 - 2012

Centro Universitário Internacional
Título: A Gestão de Custo e Formação de Preço no Comercio Varejista
Orientador: Ivan Bim Requena

Graduação em andamento em Engenharia Civil

2020 - Atual

Centro Universitário Internacional

Graduação em Administração

2006 - 2009

Universidade Estadual do Piauí
Título: O Estudo do Fluxo de Caixa como Ferramenta para o Planejamento e Controle Financeiro das MPE´s de Picos/PI
Orientador: Enevaldo Nunes Ibiapino

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

2019 - 2021

Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão

Formação complementar

2020 - 2020

Manufatura Enxuta. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.

2020 - 2020

Formação de Auditor Interno da NBR ISO/IEC 17.025:2017 - Qualid. em Labor.. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.

2020 - 2020

NR-35 - Trabalho em Altura. (Carga horária: 8h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.

2020 - 2020

Interpretação da norma de qualidade em laboratórios - NBR 17.025. (Carga horária: 24h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.

2019 - 2019

Green Belt Six Sigma. (Carga horária: 40h). , Luiz Moraes Consultoria, LMCONSULT, Brasil.

2018 - 2018

GESTÃO FINANCEIRA. (Carga horária: 48h). , Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, FIEPE, Brasil.

2018 - 2018

AUDITOR INTERNO ISSO 9001, 14001 E OHSAS 18001. (Carga horária: 16h). , Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, FIEPE, Brasil.

2016 - 2016

Formação para consultores Lean Manufacturing do programa B+P. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2016 - 2016

NR 35 - Trabalho em Altura. (Carga horária: 8h). , Day & Night Emergency Brasil / APEBC, APEBC, Brasil.

2016 - 2016

NR 35 - Resgate em Altura. (Carga horária: 30h). , Day & Night Emergency Brasil / APEBC, APEBC, Brasil.

2016 - 2016

NR 35 - Supervisor de Trabalho em Altura. (Carga horária: 30h). , Day & Night Emergency Brasil / APEBC, APEBC, Brasil.

2016 - 2016

Formação de Consultores - Lean Manufacturing. (Carga horária: 160h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2015 - 2015

NR-35 - Trabalho em Altura. (Carga horária: 8h). , SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.

2015 - 2015

ISO 50.001. (Carga horária: 36h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2014 - 2014

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 16h). , Bureau Veritas Sociedade Classificadora e Certificadora, BV, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Análise de demonstrações financeiras. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2008 - 2008

Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2007 - 2007

Palestra Lei Geral. (Carga horária: 4h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí, SEBRAE/PI, Brasil.

2005 - 2005

Manutenção e montagem de micro. (Carga horária: 210h). , SENAI - Departamento Regional do Piauí, SENAI/DR/PI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Lean Manufacturing.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: GESTÃO AMBIENTAL.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão da Qualidade.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sistemas de Informação.

Participação em eventos

Ciclo de Palestra de Picos.Ciclo de Palestras de Administração de Picos - Uma nova visão empreendedora. 2009. (Outra).

Conselho da Unidade Universitária de Picos - Uespi.Conselheiro. 2008. (Outra).

SEMAD - Semana do Administrador. 2008. (Seminário).

I Semana de Contabilidade de Picos. 2007. (Encontro).

XIV Seminário Piauiense de Apicultores. 2007. (Seminário).

Participação em bancas

ROCHA, F. H. C.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR. 2021. Autarquia Educacional do Araripe ? AEDA.

ROCHA, F. H. C.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR. 2019.

Orientou

PAULO DE CARVALHO MACEDO

OS ATUAIS MOTIVOS QUE ESTIMULAM O AUMENTO DA FORMALIZAÇÃO DO MICROEMPREEDEDOR INDIVIDUAL ? MEI; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bel; em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina; Orientador: Francisco Hélio de Castro Rocha;

JOSÉ HERLÂNDSON ALENCAR DIAS

A IMPORTÂNCIA DO USO DAS FERRAMENTAS DE MARKETING PELOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bel; em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina; Orientador: Francisco Hélio de Castro Rocha;

PAULO CALEBE RIBEIRO DIAS

PRINCIPAIS TÉCNICAS DE MARKETING UTILIZADAS NO EXERCÍCIO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL BRASILEIRO NA ATUALIDADE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bel; em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina; Orientador: Francisco Hélio de Castro Rocha;

LUCAS JOSE DA SILVA

A importância da elaboração do planejamento orçamentário para o municí­pio de ARARIPINA - PE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bel; em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina; Orientador: Francisco Hélio de Castro Rocha;

JOSÉ ROMARIO VIEIRA ARCENO

PREÇO DE VENDA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE ARARIPINA PE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bel; em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina; Orientador: Francisco Hélio de Castro Rocha;

Elmano Carmargo Dias Modesto

A importância da contabilidade gerencial para gestão das micro e pequenas empresas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bel; em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina; Orientador: Francisco Hélio de Castro Rocha;

MARCOS MALAN GONÇALVES DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CONTAS A RECEBER PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bel; em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina; Orientador: Francisco Hélio de Castro Rocha;

CARLOS THYAGO DE ALENCAR LACERDA

MERCOSUL: QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA DERIVADA DO COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bel; em Ciências Contábeis) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina; Orientador: Francisco Hélio de Castro Rocha;

Produções bibliográficas

  • ROCHA, F. H. C. ; ROCHA, F. H. C. . A aplicação da filosofia Lean Manufacturing nas indústrias produtoras de gesso e derivados no sertão do Araripe Pernambucano. 00. ed. Araripina: Editora Dialética, 2024. v. 01. 136p .

  • ROCHA, F. H. C. . PRODUÇÃO ENXUTA ? UM ESTUDO DE CASO NAS INDÚSTRIAS DE GESSO DO ARARIPE PERNAMBUCANO.. In: Congresso Online de Engenharia de Produção, 2020, Macaé-RJ. V CONEP, 2020.

  • ROCHA, F. H. C. . A gestão de custo e formação de preço no comércio varejista. Curitiba: Facinter, 2012 (Artigo Cientifico).

  • ROCHA, F. H. C. . O ESTUDO DO FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO DAS MPE´s DE PICOS-PI. Picos: Uespi - Picos, 2009 (Monografia).

Outras produções

ROCHA, F. H. C. . Consultoria em gestão da qualidade em laboratórios de materiais.. 2020.

ROCHA, F. H. C. . Programa Brasil Mais Produtivo. 2016.

ROCHA, F. H. C. . Operações Básicas com HP-12c. 2019. .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, Escola Técnica SENAI - Araripina-PE. , Via Vicinal, sn, Vila Santa Maria, 56280000 - Araripina, PE - Brasil, Telefone: (87) 38732690, Fax: (87) 38731594

Experiência profissional

2022 - Atual

Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2024 - Atual

Universidade Norte do Parana

Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 4

2014 - Atual

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Contrato Temporário, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da disciplina de Filosofia Geral, Fundamentos da Administração, Psicologia Organizacional, Computação Instrumental e Gestão Financeira no curso de Ciências Contábeis; Gestão de Pessoas e Gestão de Segurança no curso de Gestão Ambiental.

2019 - 2020

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissionado, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenador pedagógico do curso de bacharelado em Administração. Membro do conselho deliberativo da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina. Membro coordenador do NDE do curso de Administração. Integrante da comissão de vestibular da AEDA nos anos de 2019.1, 2019.2, 2020.1, 2020.2 e 2021.1 Integrante de comissão executiva para processo seletivo de professores da AEDA nos anos de 2019 e 2021. Integrante de banca avaliadora de prova didática do processo seletivo de professores da AEDA nos anos de 2019 e 2021. Elaborador do projeto de Curso Superior em Engenharia da Produção da Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina - Faciagra.

2014 - 2022

SENAI - Departamento Regional de Pernambuco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Empresas, Carga horária: 40

Outras informações:
Consultor de Empresas, especialista em Engenharia de Produção, Atuação nas áreas de Processo Produtivo, Manufatura Enxuta e Meio Ambiente. Experiência em gestão da qualidade aplicada a laboratórios.Atuação com consultoria nas empresa da região do Araripe Pernambucano, mais precisamente no polo gesseiro do Araripe, com consultorias voltadas ao desenvolvimento do processos produtivos, controle da produção, qualidade e gestão empresarial. Reconhecido como destaque a nível estadual pela atuação no programa Brasil mais Produtivo, no ano de 2016.Referências regional das análise e controles de poluentes atmosféricos.

2021 - 2024

Autarquia Educacional do Araripe ? AEDA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissionado, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenador pedagógico do curso de bacharelado em Administração.

2012 - 2014

Maxx Amidos do Brasil Ltda.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Administrativo Financeiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela área administrativa financeiro em geral. Desenvolvimento de abertura de mercado para produtores de mandioca na região do Araripe. Atuação no programa para formação de fornecedores de milho para produção de amido na empresa, por meio de visita técnica nas regiões de fronteiras agrícolas nas regiões do sul do estado do Piauí, região do MAPITOBA, oeste baiano, cerrado no Centro-Oeste do Brasil, Rota agrícola do Mato Grosso. As visitas eram realizadas afim de desenvolver levantamento para criação de banco de dados para fornecedores de milho para produção de amido na indústria no sertão do Araripe, onde na oportunidade foram realizadas reuniões com grandes produtores de grãos das regiões supracitadas. Coordenação no start da empresa para produção de fécula de mandioca para o programa da Ambev de produção da cerveja nossa.

2011 - 2012

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial PI

Vínculo: Agente de Educação Profissiona, Enquadramento Funcional: Agente de Educação Profissional, Carga horária: 20

Outras informações:
Agente de Educação Profissional para os cursos na área de comérico, administração e finanças.

2010 - 2012

Rubens Alencar

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisor Financeiro / Gerente de Sistemas, Carga horária: 44

Outras informações:
Especialista em gestão financeira e contabilidade coorporativa. Gerençia de Sistemas

2010 - 2012

Rubens Alencar

Vínculo: Alencar Motos, Enquadramento Funcional: Gerente Geral, Carga horária: 44

Outras informações:
Gerente de Loja de Motos, Serviços e Peças

2009 - 2010

Grafica Picoense Ltda

Vínculo: Prestador de serviços profis., Enquadramento Funcional: Consultor Administrativa Financeira, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação com consultor da instituição, com ênfase em finanças

2007 - 2009

E C Sousa Comercio Varejista Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerencia de Loja, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação no controle de metas e motivação de equipe de vendas, monitoramento do programa de excelência da TIM Nordeste, controle de estoque e gestão de pessoas. Ênfase em recrutamento e seleção de consultores, reuniões diárias para acompanhamento de produção e motivação da equipe.

2004 - 2007

Mavel - Máquinas e veículos LTDA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação na tesouraria da empresa, com controle de caixas e bancos, contas a pagar e contas a receber, lançamentos contábil, rotinas bancárias, relatórios contábeis.

1999 - 2001

Armazém Nordeste

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de crédito e cobrança, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação de vendedor interno de loja.