Márcia Rafaela Ferreira de Mendonça

Formada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (2016). De acordo com as Práticas Discursivas e Produção de Sentidos realiza pesquisas com ênfase em Saúde e Psicologia. Possui interesse nas áreas de Psicologia Social e Psicologia Discursiva. Possui graduação em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (2010).

Informações coletadas do Lattes em 20/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2010 - 2016

Universidade Federal de Alagoas
Título: Psicologia e Promoção de Saúde no Brasil: Quem? Como? Para onde?
Orientador: Jefferson de Souza Bernardes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo

2006 - 2010

Universidade Federal de Alagoas
Título: Análise do discurso: os desafios de Obama segundo o Jornal Nacional
Orientador: Dr. José Aloísio Nunes de Lima

Formação complementar

2016 - 2017

Promoção do Envolvimento dos homens na Paternidade e no Cuidado. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2016 - 2016

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.

2015 - 2015

FORMAÇÃO DO PSICANALISTA - Dr. Doris Rinaldi (UERJ). (Carga horária: 4h). , Toro de Psicanálise, TORO, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em VIOLÊNCIA: DAS RAÍZES AOS SEUS DESAFIOS PARA SEU ENFRENTAMENTO NA CONTEMP. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2013 - 2013

PSICOLOGIA E SUS. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2013 - 2013

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO. (Carga horária: 2h). , Centro de Ensino e Aprendizado de Alagoas, CEAP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em ESTUDOS EM PSICOPATOLOGIA. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2011 - 2011

FORMAÇÃO E PRÁTICAS PROFISSIONAIS EM SAÚDE. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Língua Inglesa. (Carga horária: 405h). , Casa de Cultura Britânica, CCB, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em I SEMANA INTERNACIONAL DE ESTUDOS MIDIÁTICOS. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2008 - 2008

CURSO DE ANALISE DE INFORMACAO. (Carga horária: 21h). , Interjornal, IJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Discursiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Saúde.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia das Organizações e do Trabalho.

Organização de eventos

MENDONCA, M. . III Encontro Norte-Nordeste da ABRAPSO ? Vozes Guerreiras Bonitas que Agregam: políticas de resistência e criação.. 2012. (Outro).

MENDONCA, M. . I Fórum de Psicologia e Políticas Públicas. 2011. (Outro).

MENDONCA, M. . XVI Encontro Nacional da Abrapso. 2011. (Outro).

MENDONCA, M. . V Semana de Comunicação Social. 2007. (Outro).

Participação em eventos

III Encontro Norte-Nordete da Abrapso - Vozes Guerreiras Bonitas que Agregam: políticas de resistência e criaçãoção. Mortalidade infantil em Maceió: entre os dados e a política pública.. 2012. (Congresso).

XXII Encontro de Iniciação Científica.Mapeamento da Rede de Atenção à Saúde da Criança no município de Maceió ? estratégias de visibilização do trabalho do Psicólogo no campo da saúde.. 2012. (Outra).

I Fórum de Psicologia e Políticas Públicas. 2011. (Outra).

VIII Congresso Acadêmico da Ufal. Políticas públicas, Psicologia e Mortalidade Infantil - a atuação do Psicólogo na Atenção Básica em Saúde.. 2011. (Congresso).

XVI Encontro Nacional da Abrapso.REDES DE ATENÇÃO: A PSICOLOGIA E A MORTALIDADE INFANTIL. 2011. (Encontro).

Simpósio de Comunicação Social. 2008. (Simpósio).

VI SEMANA DOS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO. 2006. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CAVALCANTE, R. M. ; MENDONCA, M. ; LINS, L. M. B. D. ; BERNARDES, J. S. . Redes de Atenção: A Psicologia e a Mortalidade Infantil. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011, Recife - PE. XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

  • MENDONCA, M. ; BERNARDES, J. S. . A INSERÇÃO DA PSICOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LINS, L. M. B. D. ; SILVA, F. B. ; BERNARDES, J. S. ; MENDONCA, M. . MORTALIDADE INFANTIL EM MACEIÓ: ENTRE OS DADOS E A POLÍTICA PÚBLICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONCA, M. ; BERNARDES, J. S. . MAPEAMENTO DA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ - ESTRATÉGIAS DE VISIBILIZAÇÃO DO TRABALHO DO PSICOLOGO NO CAMPO DA SAÚDE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONCA, M. ; BERNARDES, J. S. ; SILVA, W. A. M. V. ; OLIVEIRA, R. C. P. ; LINS, L. M. B. D. ; CAVALCANTE, R. M. . Políticas públicas, psicologia e mortalidade infantil - a atuação do psicólogo na atenção básica em saúde - mapeamento da rede de atenção à saúde da criança no município de Maceió ? estratégias de visibilização do trabalho do psicólogo no campo da saúde.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAVALCANTE, R. M. ; MENDONCA, M. ; LINS, L. M. B. D. ; BERNARDES, J. S. . REDES DE ATENÇÃO: PSICOLOGIA E MORTALIDADE INFANTIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    REDE-ESCOLA COMO DISPOSITIVO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-GESTÃO-CONTROLE SOCIAL - A FORMAÇÃO EM SAÚDE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jefferson de Souza Bernardes em 18/08/2015., Descrição: Este projeto objetiva identificar e problematizar as concepções e os modelos vigentes de Rede-Escola no campo da saúde e de Estágio Curricular Supervisionado no país. Rede-Escola é definida como um Sistema de Educação Permanente na rede de atenção em saúde de um município em parceria com as Instituições de Ensino formadoras em saúde. Tal Sistema centra-se, sobretudo, nos Estágios Curriculares Supervisionados, definidos como atos educativos escolares supervisionados, desenvolvidos no ambiente de trabalho, visando à preparação para o trabalho de estudantes que estejam frequentando o ensino regular em Instituições de Ensino Superior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Rafaela Ferreira de Mendonca - Integrante / Jefferson de Souza Bernardes - Coordenador / Aline Lopes de Santana - Integrante.

  • 2012 - 2013

    A INSERÇÃO DA PSICOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jefferson de Souza Bernardes em 18/08/2015., Descrição: Em função da formação e da prática profissional da Psicologia estarem orientadas,historicamente, para o nível de atenção secundária no sistema de saúde do país (especializada - atendimento psicoterápico, grosso modo), a inserção de psicólogos/as em outros níveis de atenção acaba se transformando em temática de investigação de pesquisadores, pois estão afastadas da saúde pública. Neste sentido, esta pesquisa busca investigar as rupturas e as permanências com modelos tradicionais do saber/fazer em Psicologia no campo da Atenção Primária em Saúde. Para tal pesquisa, serão identificados repertórios linguísticos utilizados na produção científica e os temas-foco que configuram a inserção da Psicologia na Atenção Primária. A partir daí, realizaremos a análise desta inserção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Rafaela Ferreira de Mendonca - Integrante / Jefferson de Souza Bernardes - Coordenador / Laís Maria Barros Dâmaso Lins - Integrante / Fabíola Brandão da Silva - Integrante.

  • 2011 - 2012

    POLÍTICAS PÚBLICAS, PSICOLOGIA E MORTALIDADE INFANTIL - A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jefferson de Souza Bernardes em 18/08/2015., Descrição: Este projeto de pesquisa explora a relação entre as Políticas Públicas, Psicologia e Mortalidade Infantil. Aborda aspectos e dimensões das políticas públicas, da atuação dos psicólogos e suas relações com a produção da taxa de mortalidade infantil, em nosso caso, com a alta incidência nos índices de mortalidade infantil no Estado de Alagoas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcia Rafaela Ferreira de Mendonca - Integrante / Jefferson de Souza Bernardes - Coordenador / Laís Maria Barros Dâmaso Lins - Integrante / Rôsanny Moura Cavalcante - Integrante.

Prêmios

2011

Excelência Acadêmica, Universidade Federal de Alagoas - Ufal.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Alagoas, Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes. , Campus A. C. Simões - Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, 57072970 - Maceió, AL - Brasil, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2012

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2010

Paulo Afonso Notícias

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Jornalista e editora, Carga horária: 44

2009 - 2009

Pajuçara Sistema de Comunicação

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Aplicação das técnicas jornalisticas, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2009 - 08/2009

    Estágios , Site Tudo na Hora, .,Estágio realizado, Aplicação dos conceitos e técnicas de jornalismo.

  • 01/2009 - 07/2009

    Estágios , Site Tudo na Hora, .,Estágio realizado, Amplicação dos conceitos e técnicas de jornalismo.

2008 - 2009

Interjornal

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Analista de informação, Carga horária: 25

Atividades

  • 10/2008 - 01/2009

    Estágios , Interjornal, .,Estágio realizado, Estágio em análise de informação.