Maria Gorette Andrade Bezerra
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (1982) e mestrado em Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é professora da Universidade de Fortaleza e enfermeira da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidados de enfermagem, gestantes, aleitamento materno e gravidez.
Informações coletadas do Lattes em 17/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Enfermagem
2001 - 2004
Universidade Federal do Ceará
Título: Comportamento da parturiente: enfoque cultural,Ano de Obtenção: 2004
Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso.Palavras-chave: Enfermagem; Parto; Obstetrícia.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Obstétrica. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Aperfeiçoamento em Formação de Prof p/ as Disciplinas Especializadas no Ensino de 2º Grau
1996 - 1996
Universidade Federal do Amapá
Ano de finalização: 1996;
Aperfeiçoamento em Enfermagem Obstétrica
1994 - 1994
Universidade Federal do Amazonas
Ano de finalização: 1994;
Formação complementar
2009 - 2009
II Curso de Enfermagem Clínico Materno-Infantil. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Odontologia - Seção Ceará.
2009 - 2009
Francês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Ciclo 2 - Programa de Atualização em Enfermagem. (Carga horária: 180h). , Associação Brasileira de Enfermagem.
2007 - 2008
Sistema de Educação Continuada à Distância. (Carga horária: 180h). , Associação Brasileira de Enfermagem Seção Ceará.
2007 - 2007
Teste do Reflexo Vermelho em Recém-nascido. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso de Francês Instrumental. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2006
Planejamento com Projeto Pedagógico. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2006 - 2006
Atualização em Procedimentos Hospitalares. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Enfermagem Seção Ceará.
2005 - 2005
Farmacologia Aplicada a Enfermagem. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2005 - 2005
III Cuidando do bebê nos Vários Cenários. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2005
Atualização em Saúde Coletiva. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Enfermagem Seção do Ceará.
2005 - 2005
I Curso de Enfermagem na Saúde da Criança. , Centro de Estudos Dr Pontes Neto.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de Francês Instrumental. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2004 - 2004
Atualização em Ginecologia. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2004 - 2004
Cuidando do Bebê no Ambiente Hospitalar. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2004 - 2004
Desenho de Estudos Epidemiológicos. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação Pedagógica para Profissionais de Saúde. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2003 - 2003
Cuidando do Bebê no Ambiente Hospitalar. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2002
Instrumentos Básicos Para o Cuidado de Enfermagem. (Carga horária: 4h). , Maternidade Escola Assis Chateaubriand.
2001 - 2001
Extensão universitária em Curso de Ingles Instrumental I e II. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2000 - 2000
Treinamento Orientado para Transformação. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Saúde do Estado.
1999 - 1999
Extensão universitária em Curso de Aspiração Manual Intrauterina. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Aconselhamento e Amamentação. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde Secão Ceará.
1999 - 1999
Individual Training Course in Mother and Child Health. , Japan International Cooperation Agency.
1998 - 1998
Extensão universitária em Curso de Semiologia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Curso de Desenvolvimento das Habilidades Gerencias. (Carga horária: 32h). , Parque de Desenvolvimento Tecnológico.
1996 - 1996
Extensão universitária em Curso de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Obstétrica.
Participação em eventos
universidade de Fortaleza na direção do futuro.Amana Key. 2013. (Seminário).
Seminario Internacional de Prevenção da transmissão vertical da sífilis.Seminario. 2013. (Seminário).
Estrategia Nacional para promoção do aleitamento materno e alimentação complementar no sistema unico de saude.oficina de tutores da estrategia nacional para promoção do aleitamento materno e alimentação complementar no sistema unico de saude. 2013. (Oficina).
Proenf Saude Materna e Neonatal.Ciclo 3 do Programa de atualização em Enfermagem/saude materna e neonatal da aben e abenfo. 2013. (Outra).
Curso de Capacitação em Asma do PROAICA.Curso de capacitação em Asma. 2013. (Outra).
IX Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares. 2013. (Outra).
2º Congresso Brasileiro de Enfermagem Neonatal. Gruo de gestante na atenção básica:relato de experiencia. 2012. (Congresso).
Sifilis Gestacional e congenita e os desafios conteporâneos para a prevenção e controlle. 2012. (Encontro).
Jornada Brasileira de Enfermagem Geriátrica e Gerontologica.Cadastro no Hiperdia dos Idosos durante um encontro educativo. 2012. (Outra).
Atualização em Sala de vacinas.Vacinas. 2012. (Outra).
I Forum preparatorio para o Enade.Assistencia de enfermagem na DHEG. 2010. (Encontro).
XV Semana Universitaria: ciencia para a humanidade.A relevância daa consulta de puericultura para o crescimento e desenvolvimento infantil. 2010. (Encontro).
XV Semana Universitaria: ciencia para a humanidade.A relevancia da consulta de puericultura para o crescimento e desenvolvimento infantil. 2010. (Encontro).
II Mostra Academica de Enfermagem da UFC.Aborto: importância do conhecimento da tematica pelo enfermeiro. 2010. (Outra).
III Mostra de Iniciação Cientifica de Enfermagem.Oficinas sobre crecimento e desevimento infantil no Estevão em Canoa Quebrada: um relato de experiencia. 2010. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. .. 2009. (Congresso).
61º Congresso Basileiro de Enfermagem. Gestação e ambiente de parto. 2009. (Congresso).
61º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Modelo de Gestão na visão da equipe de enfermagem de uma maternidade, Fortaleza_Ceara, Brasileza. 2009. (Congresso).
XV encontro de iniciação a pesquisa.Assistencia de Enfermagem na cateterização venosa. 2009. (Encontro).
V Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia... 2009. (Outra).
VI Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia e IV Jornada de Enfermagem em Neonatologia... 2009. (Outra).
Jornada Científica Anual do HGCC... 2009. (Outra).
II Congresso Cearense de Infectologia. .. 2008. (Congresso).
V Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia, III Jornada De Enfermagem em Neonatologia da Maternidade Escola Assis Chateaubrian... 2008. (Outra).
V Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia, III Jornada De Enfermagem em Neonatologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. 2008. (Outra).
XII Enfermaio... 2008. (Outra).
Jornada Científica Anual.Integração x serviço: avanços e dificuldades. 2008. (Outra).
Jornada Científica Anual - Comemorativa dos 80 Anos do HGCC... 2008. (Outra).
Jornada Científica Anual, Comemorativa aos 80 Anos do HGCC... 2008. (Outra).
jornada cientifica anual.Assistencia de Enfermagem na manutenção da vida de um lactante com encefalocele gigante. 2008. (Outra).
XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia. .. 2007. (Congresso).
IV Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia... 2007. (Outra).
58º Congresso Brasileiro de Enfermagem. .. 2006. (Congresso).
III Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand.Gestantes Cardiopatas. 2006. (Outra).
II Jornada Científica de Enfermagem. 2005. (Outra).
I Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand. 2004. (Outra).
54º Congresso Brasileiro de Enfermagem. As reações da mãe diante do nascimento do seu filho. 2002. (Congresso).
52º Congresso Brasileiro de Enfermagem. .. 2000. (Congresso).
51º Congresso Brasileiro de Enfermagem. .. 1999. (Congresso).
Participação em bancas
CAMPOS, Antônia do Carmo Soares; CHAVES, Edna Maria Camelo;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Desmane precoce no Município de Apuiarés: percepção da nutriz. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Neonatal) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
CAMPOS, Antônia do Carmo Soares; CHAVES, Edna Maria Camelo;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. A importância do 5º passo para o sucesso do alimento materno na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: uma revisão bibliográfica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Neonatal) - Escola de Saúde Pública do Ceará.
CAMPOS, Antônia do Carmo SoaresBEZERRA, Maria Gorette Andrade; CHAVES, Edna Maria Camelo. O acolhimento durante o prá-natal realizado pela enfermeira: o olhar da gestante. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Saúde da Família) - Universidade Estadual do Ceará.
BEZERRA, Maria Gorette Andrade; ALBUQUERQUE, C.M.; FROTA, Mirna Albuquerque. Gravidez na percepção da adolescente primigesta. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Estadual do Ceará.
ALBUQUERQUE, Conceição de Maria;CARVALHO, F. A. M.BEZERRA, Maria Gorette Andrade. O acompanhante no centro obstétrico sob o olhar do enfermeiro. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Estadual do Ceará.
CAMPOS, Antônia do Carmo SoaresBEZERRA, Maria Gorette Andrade; ESTECHE, Cinthya Maria Gomes Escoto. Por que sinto dificuldade em amamentar? Conversando com as pérperas primíparas. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neonatologia) - Universidade Federal do Ceará.
FONSÊCA, Janaína Victor;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; ARAÚJO, Adriana Rocha de. Sentimentos vivenciados pelas adolescentes primigestas com relação ao parto. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem Obstétrica) - Universidade Estadual do Ceará.
BEZERRA, Maria Gorette AndradeROLIM, Karla Maria Carneiro; GURGEL, E. P. P.. Prematuridade como fator de risco no estabelecimento do vinculo afetivo mãe\adolescente\bebe. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
ROLIM, Karla Maria CarneiroBezerra, Maria Gorette Andrade; ARAUJO, I. A.. Amamentação de prematuros na unidaDE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL SOB A OTICA MATERNA:. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
ROLIM, Karla Maria CarneiroBezerra, Maria Gorette Andrade. Cuidado diferenciado com a pele do recem-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal:revisão integrativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
BEZERRA, Maria Gorette Andrade; GONÇALVES, V. F.; MUNIZ FILHA Maria Jose. Perfil de mulheres com gravidez de risco em uma unidade de Terapia Intensiva no ano de 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
BEZERRA, Maria Gorette Andrade; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de; BENEVIDES, Laura Tereza Vilaça Araújo. Perfil das mulheres que tiveram gravidez ectopica no ano de 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
BEZERRA, Maria Gorette Andrade; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; PORDEUS AMJ. Perfil das mulheres admitidas em uma instituição no ano de 2010 por complicações do aborto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
BEZERRA, Maria Gorette Andrade; OLIVEIRA, R. M. C.; ALBUQUERUE ABB. RODAS DE CONVERSA: uma estrategia na promoção da seúde da gestante. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
CAMPOS, Antônia do Carmo Soares; CHAVES, Edna Maria Camelo;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. A familia vivenciando o transplante cardico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
MOTA, Maria Lurdemiler Sabóia;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante. Avaliação das ações de enfermagem na orientação sobre o uso de pré-gestacional do ácido fólico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
ARAÚJO, Iliana Maria;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; BONFIM, Isabela Melo. A qualidade de assistência de enfermagem no puerpério de pacientes hipertensas prestada nos postos de atendimento de uma regional de Fortaleza-CE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
AGUIAR, Maria Isis Freire; ARAÚJO, Adriana Rocha de;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Sistematização da assistência de enfermagem a paciente com síndrome hipertenção. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
ESMERALDO, Geordany Rose de Oliveira Viana; SOUSA, Keyla Márcia Menezes de;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Orientações de enfermagem sobre diabetes gestacional: implicações para gestantes no Município de Fortaleza. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
BEZERRA, Maria Gorette AndradeCAMPOS, Antônia do Carmo Soares; FROTA, Mirna Albuquerque. Aleitamento materno e desmame precoce: sua relação com as crenças, mitos e tabus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
ROLIM, Karla Maria CarneiroBEZERRA, Maria Gorette Andrade; GURGEL, E.P.P.. Analise sobre a mortalidade materna no municipio nde morrinhos_CE, 2006-2009: um cuidado de enfermagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
DINIZ, Rita de Cássia Moura; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; MOTA, Maria Ludermiler Sabóia. Parto por enfermeiras: realidade ou utopia?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
BRAQUEHAIS, Adna Ribeiro;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; DIÓGENES, Maria Albertina Rocha. O papiloma vírus humano (HPV) sob a visão das mulheres que o possuem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
CAMPOS, Antônia do Carmo Soares; SARAIVA, Maria Roselise Bezerra;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Grupo de encontro de saúde: estratégia de comunicação da enfermeira com mães de neonatos na unidade neonatal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
CAMPOS, Antônia do Carmo Soares; LÚCIO, Ingrid Martins Leite;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Repercussões da cegueira: o olhar da mãe. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
CAMPOS, Antônia do Carmo SoaresSILVEIRA, Isolda Pereira daBEZERRA, Maria Gorette Andrade. Aleitamento materno: diálogo com a mãe do prematuro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
ARAÚJO, Iliana Maria;BEZERRA, Maria Gorette AndradeCAMPOS, Antônia do Carmo Soares. Assistência pré-natal no discurso da mulher no ciclo gravídico-pueroeral. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
CAMPOS, Antônia do Carmo SoaresBEZERRA, Maria Gorette AndradeROLIM, Karla Maria Carneiro. Amamentação: crenças, mitos e tabus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
DIÓGENES, Maria Albertina Rocha;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; SILVA, Angela Regina de Vasconcelos. Requisitos de autocuidado por desvio de saúde em mulheres com papilomavirus humano. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
SILVA, Angela Regina de Vasconcelos;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de. Assistência de enfermagem no alojamento conjunto: visão das puerperas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
OLIVEIRA, R. M. C.; BENEVIDES, Laura Tereza Vilaça Araújo;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Uso de sulfactante exógeno em uma unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um hospital de referência de Fortaleza. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
SOUZA, Silésia Maria Franklin de;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; PINHEIRO, Mírian Calíope Dantas. O uso do Condon como preservativo masculino das DSTs: percepção de acadêmicas de enfermagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
COSTA, Francisca Liliane Pereira;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; SILVA, Angela Regina de Vasconcelos. Fatores que influenciam o desmame precoce em primiparas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Maria de Fátima Cavalcante;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; LANDIM, Fátima Luna Pinheiro. Mulheres que vivenciam o aborto: cuidados e humanização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Maria de Fátima Cavalcante;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; DINIZ, Rita de Cássia Moura. Relatos de dificuldades acerca da anticoncepção em mulheres de baixa renda usuárias do SUS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
OLINDA, Q. B.;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; ATAIDE, Márcia Barroso Camilo de. Mulheres portadoras de diabetes gestacional: conhecimento sobre patologia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Maria de Fátima Cavalcante;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; AGUIAR, Elizabete Silveira. Parto humanizado: realidade ou utopia?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LINARD, Andrea Gomes;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; ANDRADE, Luciene Miranda de. Compreendendo o significado da mastectomia em mulheres que se submetem ao tratamento cirúrgico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Maria de Fátima Cavalcante;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; PINHEIRO, Mírian Calíope Dantas. Estudo da hemorragia do último trimestre da gestante - ênfase as causas e complicações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; LANDIM, Fátima Luna Pinheiro;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Atuação da enfermeira obstétrica frente ao amparo legal: atribuições e direitos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
BEZERRA, Maria Gorette Andrade; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante; GONDIM, Maria Fátima Barbosa. Parto humanizado: realidade ou utopia?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
SILVA, Angela Regina de Vasconcelos; LINARD, Andrea Gomes;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; LIMA, Maria de Fátima Cavalcante. Gravidez precoce na adolescência: aspectos psico-sócio-econômicos e suas vivências. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
PINHEIRO, Mírian Calíope Dantas;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; FROTA, Mirna Albuquerque; BENEVIDES, Laura Tereza Vilaça Araújo. O brinquedo terapêutico no cotidiano da enfermagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
SILVA, Angela Regina de Vasconcelos; DIÓGENES, Maria Albertina Rocha;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Refletindo sobre a assistência de enfermagem sistematizada às puerperas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
DIÓGENES, Maria Albertina Rocha; ARAÚJO, Maria Alix Leite;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Conhecimento e adesão de operárias acerca da prevenção do câncer cérvico - uterino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
SOUZA, Silézia Maria Franklin de; GONDIM, Maria Fátima Barbosa;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Experiência de grupo de apoio a gestante associado à rotina de pré-natal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
CAETANO, Joselany Áfio; SILVA, Angela Regina de Vasconcelos;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Perfil de assistência pré-natal entre as usuárias do NAMI. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
GOMES, Ana Lúcia Araújo; ATAIDE, Márcia Barroso Camilo de;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. A importância da visita pré-operatória de enfermagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
GONDIM, Maria Fátima Barbosa; SILVA, Angela Regina de Vasconcelos;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Humanização da assistência pré-natal: um caminho de preparação para um parto saudável. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
SANFORD, Fátima Maria Sales; SANTOS, Zélia Maria de Souza Araújo;BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Percepção do aluno de enfermagem sobre a disciplina saúde mental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
LINARD, Andrea Gomes;BEZERRA, Maria Gorette Andrade; PINHEIRO, Mírian Calíope Dantas. Assistência pré-natal: valorizando a utilização do cartão da gestante. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza.
BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Membro efetivo da banca de seleção de docentes para o Curso de Enfermagem. 2006. Universidade de Fortaleza.
BEZERRA, Maria Gorette Andrade. Membro efetivo da banca de seleção de docentes para o Curso de Enfermagem. 2007. Universidade de Fortaleza.
BEZERRA, Maria Gorette Andrade; OLIVEIRA, R. M. C.; SILVA, A. W. S. E.. Processo de seleção docente do Curso de Enfermagem-Enfermagem Pediatrica. 2012. Universidade de Fortaleza.
Orientou
Perfil de mulheres com gravidez de risco em uma unidade de Terapia Intensiva no ano de 2009; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Perfil das mulheres que tiveram gravidez ectopica no ano de 2009m uma instituição publica do municipio de Fortaleza; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Perfil das mulheres admitidas em uma instituição no ano de 2010 por complicações do aborto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Rodas de conversa: uma estrategia na promoção da saude da gestante; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Adesão ao tratamento às gestantes diabéticas dos enfermeiros; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Aminiorexe; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Avaliação do cartão da gestante na presença da ruptura prematura das membranas amnióticas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Morbimortalidade hospitalar de recém-nascidos por sífilis congênita: indicador da qualidade da assistência pré-natal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Síndrome hipertensiva específica da gravidez e suas repercussões perinatais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Síndrome hipertensiva específica da gravidez e suas repercussões perinatais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Gestação de alto risco: a percepção e os sentimentos das gestantes com amniorexe prematura; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Perfil epidemiológico do diabetes melitus gestacional em uma instituição no ano de 2006; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Expectativas e considerações da puérpera sobre o seu parto em busca da humanização da assistência; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Perfil das adolescentes grávidas do Centro de Saúde Carlos Ribeiro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Sentimentos vivenciados pela mulher ao ser mãe-canguru; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Conhecimento das puérperas primíparas no alojamento conjunto sobre amamentação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Sentimentos vivenciados pelas adolescentes frente ao trabalho de parto; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
O uso do preservativo: percepção das acadêmicas de enfermagem; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Teste anti-HIV no pré-natal: subsídio para evitar a transmissão vertical; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Cateterização venosa: conhecimento do enfermeiro acerca desta realidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Grupo de gestantes: estratégia de enfermagem pra abordar as alterações fisiológicas da gestação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
A percepção do enfermeiro da anticoncepção de emergência: conhecimentos e atitudes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
O uso de contraceptivos: a percepção das acadêmicas de enfermagem; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Existe relação entre prematuridade neonatal e amniorexe prematura?; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Avaliação do conhecimento das puérperas adolescentes referentes aos cuidados com bebês; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
O conhecimento das gestantes sobre a doença hipertensiva específica da gravidez - DHEG; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Fortaleza; Orientador: Maria Gorette Andrade Bezerra;
Produções bibliográficas
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; OLIVEIRA, M. I. V. ; OLIVEIRA, R. M. C. ; BEZERRA, J. G. . Puérperascon virus humano de imunodeficiencia adquirida positivo (VIH+) y las condiciones de sus recién nacidos. Enfermería Global , v. 28, p. 425, 2012.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; OLIVEIRA, M. I. V. ; BEZERRA FILHO, J. G. ; SOUSA, A. M. ; FEITOSA, R. F. G. ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Estresse ocupacional:manifestações de sintomas fisicos,psicologicos e sociais dos profissionais de enfermagem de uma maternidade publica no Brasil, Fortaleza-Ceara. Ciencia & Trabajo (En línea) , v. 14, p. 254-259, 2012.
-
MOREIRA, Claudia M. Amorim ; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de ; BEZERRA FILHO, José Gomes ; Lopes Alves L ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Garcia Camara Cabral Tavares P . gesion y ambiente de trabajo en la visión del equipo de enfermeria de una maternidad, Fortaleza/ Ceara/Brasil. Enfermería Global , v. 21, p. 1-12, 2011.
-
Costa M da C ; BEZERRA FILHO, José Gomes ; Bezerra, Maria Gorette Andrade ; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de ; Rejane Maria Carvalho de Oliveira ; Angela Regina Vasconcelos Silva . GESTACIÓN DE RIESGO: PERCEPCIÓN Y SENTIMENTOS DE LAS MUJERES EMBARAZADAS CON AMNIOREXE PREMATURO. Enfermería Global , v. 20, p. 01-12, 2010.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; OLIVEIRA, R. M. C. . METODOLOGIA DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM WALL:EXPERIENCIA COM UM GRUPO DE GESTANTE. ReTEP. Revista de Tendências da Enfermagem Profissional (Impresso) , v. 2, p. 14-19, 2010.
-
ALBUQUERQUE, Conceição de Maria ; Adriana Ribeiro Bessa ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Francisca Gomes Montezuma ; Regina M. Sá Barreto Bezerra . Gravidez de risco na percepção da adolescente primigesta. ReTEP. Revista de Tendências da Enfermagem Profissional (Impresso) , v. 2, p. 19-24, 2010.
-
ANDRADE, Mônica Pinheiro ; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de ; BEZERRA FILHO, José Gomes ; Bezerra, Maria Gorette Andrade ; VERAS, Maria Altamira Castro e . Desmame precoce: vivência entre mães atendidas em unidade básica de saúde em Fortaleza - CE. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , v. 10, p. 104-113, 2009.
-
OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; BEZERRA FILHO, José Gomes ; VERAS, Maria Altamira Castro e ; BEZERRA, Janayna Pinheiro . Perfil de mães e recem-nascidos na presença do diabetes mellitus gestacional. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , v. 10, p. 28-36, 2009.
-
CAMPOS, Antônia do Carmo Soares ; SALES, Luana Pereira ; GUIMARÃES, Clarissa Coelho Vieira ; SILVEIRA, Isolda Pereira da ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; CAMPS, Afonso Celso Soares . Aleitamento materno: dificuldades enfrentadas pela mãe do prematuro internado na Unidade Neonatal. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , v. 47, p. 19-23, 2008.
-
PACHECO, Sofia Nogueira ; CAMPOS, Antônia do Carmo Soares ; SHERLOCK, Maria Do Socorro Mendonça ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Dificuldades em amamentar - Conversando com a puérpera. Pediatria Atual , v. 20, p. 6-12, 2007.
-
ARCANJO, Conceição de Maria ; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Gravidez em adolescentes de uma unidade municipal de saúde em Fortaleza - Ceará. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 11, p. 445-451, 2007.
-
BORGES, Melissa Maria Ramos ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão ; CHAVES, Edna Maria Camelo ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Som e barulho no ambiente da unidade neonatal. Pediatria Atual , v. 20, p. 6-9, 2007.
-
CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão ; BORGES, Melissa Maria Ramos ; CHAVES, Edna Maria Camelo ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Opinião da equipe de enfermagem sobre sons na unidade neonatal. Revista Paulista de Enfermagem , v. 26, p. 250-256, 2007.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; GURGEL, Almerinda Holanda ; CARVALHO, Ana Fátima Fernandes . Por uma educação transformadora: uma vivência no ensino de enfermagem. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , Fortaleza, v. 7, p. 35-41, 2006.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Cardoso, Maria Vera Lucia Moreira Leitão . Fatores culturais que interferem nas experiências das mulheres durante o trabalho de parto e parto. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , v. 14, p. 414-421, 2006.
-
SANTOS, Fernanda Lima Batista ; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Prematuridade entre recém-nascido de mães com amniorrexe. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , v. 10, p. 432-438, 2006.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; CAMPOS, Antônia do Carmo Soares ; SILVEIRA, Isolda Pereira da . Ensino/aprendizagem: visão do graduado em enfermagem. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 5, n.25, p. 23-26, 2005.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; CAMPOS, Antônia do Carmo Soares . Cuidados com os bebês: o conhecimento das primíparas adolescentes. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , Rio de Janeiro, v. 9, n.3, p. 365-371, 2005.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão . Fatores interferentes no comportamento das parturientes: enfoque na etnoenfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem , Rio de Janeiro, v. 58, n.6, p. 698-702, 2005.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; ROLIM, Karla Maria Carneiro ; MOREIRA, Vládia Teles ; ARAÚJO, Maria Fátima Maciel . Mulheres em uma aula de hidroginástica: experienciando o interrelacionamento grupal. Revista Brasileira em Promoção da Saúde (UNIFOR) , Fortaleza, v. 17, n.1, p. 8-13, 2004.
-
ROLIM, Karla Maria Carneiro ; MOREIRA, Vládia Teles ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão . O perfil dos egressos de um programa de pós-graduação em Enfermagem. Escola Anna Nery. Revista de Enfermagem , Rio de Janeiro, v. 8, n.1, p. 455-463, 2004.
-
ROLIM, Karla Maria Carneiro ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; MOREIRA, Vládia Teles ; RODRIGUES, Maria Socorro Pereira . Pós-graduação e impactos na vida do profissional. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , Fortaleza, v. 4, n.2, p. 63-70, 2003.
-
ROLIM, Karla Maria Carneiro ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; MOREIRA, Vládia Teles ; ARAÚJO, Thelma Leite de . Cuidando dos pais e dos bebês no resgate do vínculo afetivo: estudo fundamentado em Joyce Travelbee. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , Fortaleza, v. 4, n.2, p. 9-14, 2003.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; CARVALHO, F. A. M. ; SOBREIRA, T. T. . Sentimentos das gestantes diabéticas. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste , Fortaleza, v. 2, n.1, p. 97-102, 2001.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; CAMPOS, Antônia do Carmo Soares ; OLIVEIRA, R. M. C. ; MOURA, Mairla de Abreu . Grupo de educação e saúde para gestantes: estratégia do cuidado de enfermagem. In: Maria Irismar de Almeida, Francuica Lucélia Ribeiro de Farias, Maria Nagela Cavalcante Bandeira. (Org.). Interfaces do cuidado e interdisciplinaridade. 1ªed.Fortaleza: EdUECE, 2008, v. 1, p. 19-32.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Gestão e ambiente do parto. In: 61º Congresso Basileiro de Enfermagem, 2009, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn, 2009.
-
MOTA, Elizabeth Moreira ; FROTA, Mirna Albuquerque ; BEZERRA, Maria Lucimeire Siebra ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Perfil da mortalidade materna de um hospital de Fortaleza-CE. In: VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2009, Teresina. Sessão de Pôster. Teresina: ABENFO Nacional, 2009.
-
PAULINO, Cícero Mavinier da Cruz ; DODT, Ana Cláudia Camurça de Fontes ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; ROCHA, Chistiane Alves . Conhecendo o papel da enfermagem em uma unidade de emergência obstétrica. In: VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2009, Teresina. Sessão de Pôster. Teresina: ABENFO Nacional, 2009.
-
DODT, Ana Cláudia Camurça de Fontes ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; ROCHA, Chistiane Alves . Assistência de enfermagem humanizada: resgatando a autonomia da mulher no parto. In: VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2009, Teresina. Sessão de Pôster. Teresina: ABENFO Nacional, 2009.
-
DODT, Ana Cláudia Camurça de Fontes ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; PAULINO, Cícero Mavinier da Cruz . Roda de conversa com gestante: uma estratégia de educação em saúde. In: VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2009, Teresina. Sessão de Pôster. Teresina: ABENFO Nacional, 2009.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; AQUINO, Wislla Ketlly Menezes de ; MACEDO, Samantha ; CAMPOS, Antônia do Carmo Soares . O Neonato na unidade de terapia intensiva neonatal: sentimentos maternos. In: VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal, 2009, Teresina. Sessão de Pôster. Teresina: ABENFO Nacional, 2009.
-
HERCULANO, Marta Maria S ; CUNHA, Iraciara Lívia B. da ; MAIA, Riuvania Alves ; CAMPOS, Antônia do Carmo Soares ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Refletindo sobre a presença da doula no momento do parto: relato de experiência. In: IV Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia, 2007, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: UFC, 2007.
-
HERCULANO, Marta Maria S ; BENEVIDES, Mariella M ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; MENEZES, Gemma Galgani M de ; CARNEIRO, Maria José . Teste anti-HIV: subsídio para evitar a transmissão vertical. In: IV Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia, 2007, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: UFC, 2007.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; OLIVEIRA, R. M. C. ; ARAGÃO, Maria Marly Santos ; VIEIRA NETA, Francisca Adriele . Sentimentos vivenciados pela mulher ao ser mãe canguru. In: XIX Congresso Brasileiro de Perinatologia, 2007, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: Associação Brasileira de Pediatria, 2007.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Medicamentos mais utilizados em neonatologia: reações adversas, interações medicamentosas e cuidados de enfermagem. In: III Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, 2006, Fortaleza. Resumos. Fortaleza: MEAC/UFC, 2006.
-
BORGES, Melissa Maria Ramos ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão ; CHAVES, Edna Maria Camelo ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; LÚCIO, Ingrid Martins Leite . Equipe de enfermagem e sua percepção quanto ao barulho na unidade neonatal. In: 58º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais em Cd rom. Salvador: ABEn, 2006.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Prematuridade entre mães com aminiorrexe prematura. In: II Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, 2005, Fortaleza. Resumo. Fortaleza: MEAC/UFC, 2005.
-
CAMPOS, Antônia do Carmo Soares ; SILVEIRA, Isolda Pereira da ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; LEITÃO, Glória da Conceição Mesquita . Do centro obstétrico a UTI Neonatal - a difícil jornada do binômio mãe-filho. In: I Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, 2004, Fortaleza. Resumos. Fortaleza: Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará, 2004.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Urgências obstétricas e ginecológicas: experiências da prática de enfermagem na MEAC. In: I Jornada de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, 2004, Fortaleza. Resumos. Fortaleza: Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará, 2004.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; ROLIM, Karla Maria Carneiro ; MOREIRA, Vládia Teles ; ARAÚJO, Thelma Leite de . Cuidando da família no resgate do vínculo afetivo. In: III Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFOR, 2003, Fortaleza. Anais. Fortaleza: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 2003. p. 218.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão ; OLIVEIRA, Fernanda Fernandes . As reações da mãe diante do nascimento do seu filho. In: 54º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2002, Fortaleza. Sessão de Pôster. Fortaleza: ABEn/Seção CE, 2002.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; SILVEIRA, Isolda Pereira da . A importância da presença de um acompanhante por ocasião do parto. In: 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2000, Recife. Resumos dos Trabalhos. Recife: ABEn/Seção PE, 2000.
-
MARTINS, F. R. T. ; SILVEIRA, Isolda Pereira da ; CARNEIRO, M. J. ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Primeira preocupação da mãe imediatamente após o parto: meu filho é normal?. In: Conferência Internacional Sobre Humanização do Parto e Nascimento, 2000, Fortaleza. Resumos dos Trabalhos. Fortaleza: ABEn/Seção CE, 2000. p. 104.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; FRAXE, Sarah . Avaliando a dor do puerpério. In: 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999, Florianópolis. Resumo dos Trabalhos. Florianópolis: ABEn, 1999.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; CARVALHO, F. A. M. . Sentimento das gestantes diabéticas. In: 51º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1999, Florianópolis. Resumo dos Trabalho. Florianópolis: ABEn/Seção Sc, 1999.
-
MOREIRA, Claudia M. Amorim ; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de ; BEZERRA FILHO, José Gomes ; ALVES L.P. ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; TAVARES Priscila Garcia Camara Cabral . Gestão e ambiente de trabalho na visão da equipe de enfermagem de uma maternidade, Fortaleza-Ceara, Brasil. Enfermería Global , 2010.
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; OLIVEIRA, R. M. C. ; MARTINS, MVB ; CARNEIRO, Maria José . Grupo de gestante na atenção basica:relato de experiencia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Pré-natal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BEZERRA, MLL ; LOPES, EB ; MORAES, SR ; ALBUQUERQUE, VT ; CARNEIRO, ICT ; Bezerra, Maria Gorette Andrade . A relevancia da consulta de puericultura para o crescimento e senvolvimento infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEZERRA, MLL ; MORAES, SR ; ALBUQUERQUE, VT ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Aleitamento materno em prematuros: atuação da enfermagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FALCAO, MB ; LOPES, EB ; MARTINS, RT ; PINTO, MMM ; BEZERRA, MLL ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; OLIVEIRA, R. M. C. . Oficinas sobre crecimento e desevolvimento infantil no Estevão em Canoa Quebrada: um relato de experiencia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEZERRA, MLL ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; LOPES, EB ; PINTO, MMM ; MARTINS, RT ; FALCAO, MB ; OLIVEIRA, R. M. C. . Oficina sobre aleitamento materno comunidade de Estevão, Canoa Quebrada: um relato de experiencia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEZERRA, MLL ; CARNEIRO, ICT ; MORAES, SR ; TAVARES, SAA ; JESUS, WM ; ALBUQUERQUE, VT ; Bezerra, Maria Gorette Andrade . Atuação do Enfermeiro no incentivo ao aleitammento materno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Cardiopatia na gravidez. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CÂMARA, Cecília Píffero ; CARVALHO, F. A. M. ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; ALBUQUERQUE, Conceição de Maria . O resgate da família por meio do acompanhante no centro obstétrico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MEDEIROS, Adelina Maria da Silveira ; NOBRE, Luana Guedes Bezerra ; FRANÇA, Raquel Maria Cavalcante ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Avaliação do cartão da gestante na presença da ruptura prematura das membranas amnióticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, Simone Miranda Barbosa ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; AQUINO, Wislla Ketlly Menezes de ; CAMPOS, Antônia do Carmo Soares . O Neonato na unidade de terapia intensiva neonatal: sentimentos maternos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DODT, Ana Cláudia Camurça de Fontes ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; PAULINO, Cícero Mavinier da Cruz . Roda de conversa com gestante: uma estratégia de educação em saúde. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PAULINO, Cícero Mavinier da Cruz ; DODT, Ana Cláudia Camurça de Fontes ; Bezerra, Maria Gorette Andrade ; ROCHA, Chistiane Alves . Conhecendo o papel da enfermagem em uma unidade de emergência obstétrica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOTA, Elizabeth Moreira ; FROTA, Mirna Albuquerque ; BEZERRA, Maria Lucimeira Siebra ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Perfil da mortalidade materna de um hospital de Fortaleza-CE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de ; DODT, Ana Cláudia Camurça de Fontes ; OLIVEIRA, R. M. C. . Gestão e ambiente de parto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Sistematização da assistência de enfermagem a um portador de nefropatia diabética: relato de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DODT, Ana Cláudia Camurça de Fontes ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; ROCHA, Chistiane Alves . Assistência de enfermagem humanizada: resgatando a autonomia da mulher no parto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TAVARES Priscila Garcia Camara Cabral ; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de ; MOUREIRA, C.M.A. ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; ALVES L.P. ; PEREIRA R.F. . Modelo de Gestão na visão da equipe de enfermagem de uma maternidade, Fortaleza_Ceará, Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de ; TAVARES Priscila Garcia Camara Cabral . Assistencia de enfermagem na cateterização venosa neonatal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TAVARES Priscila Garcia Camara Cabral ; OLIVEIRA, Maria Ivoneide Veríssimo de ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Perfil das adolescentes grávidas em Unidade Municipal de Saude, Fortaleza-Ceara. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DODT, Ana Cláudia Camurça de Fontes ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Roda de conversa com gestantes: uma estratégia do cuidado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SEGUNDO, F. F. ; GUEDES, M.I.F. ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Dengue, correlação entre aspectos clínicos laboratoriais de pacientes em um hospital público de Fortaleza-CE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MIRANDA, Valdiléia Lima Marques ; MACHADO, Juliana da Costa ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; CAMPOS, Antônia do Carmo Soares . Hidrocefalia derivada na infância: um estudo de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MIRANDA, Valdiléia Lima Marques ; MACHADO, Juliana da Costa ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; CAMPOS, Antônia do Carmo Soares . Percepção materna quanto a importância da consulta de puericultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Avaliação do estudo de caso de uma paciente com lúpus eritematoso sistêmico - Estudo de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Linfoma Não Hodgkin - Estudo de Caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de Linfoma Não-Kodgkin Primário do Reto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Asfixia Perinatal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Percepção das enfermeiras quanto aos pacientes com neoplasia pulmonar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Assistência de enfermagem pós-operatório de drenagem pericárdia: relato de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; A sistematização da assistência de enfermagem a uma paciente portadora de doença hipertensiva específica da gravidez - DHEG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Esclerodermia: um estudo de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Assistência de Enfermagem a um lactente com histórico de asfixia perinatal: relato de caso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Cardiopatia na gravidez. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Enfermagem Clínica - Ciclo Materno Infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Acolhimento à Gestante no Centro Obstétrico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Assistência de Enfermagem ao RN no Centro - Obstétrico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BEZERRA, Maria Carolina Cruz ; NASCIMENTO, Itala Emanuelle Pinheiro ; SILVA, Bernadete Monteiro da ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . A visão da puérpera sobre o aleitamento materno exclusivo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Informações ao público sobre cuidado no período gestacional. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VASCONCELOS, Sabrina Aragão ; LOPES, Raquel Pereira ; MACHADO, Silvana Lima ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Assistência de enfermagem à gestante com idade de risco. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROLIM, Karla Maria Carneiro ; MOREIRA, Vládia Teles ; ARAÚJO, Thelma Leite de ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade . Cuidando da família no resgate do vínculo afetivo: um estudo fundamentado em Joyce Travelbee. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Componentes teóricos da dinâmica do trabalho de grupos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOREIRA, Vládia Teles ; BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; ROLIM, Karla Maria Carneiro ; ARAÚJO, Maria Fátima Maciel . Grupo de mulheres: em uma aula de hidroginástica - relato de experiência. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Pós-Graduação e seus impactos na vida do profissional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; II Curso de Enfermagem Clínica no Ciclo Materno-Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; OLIVEIRA, R. M. C. ; BANDEIRA, Maria Nágela Cavalcante . Manual do aluno da disciplina Estágio Supervisionado II. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; III Curso Cuidando do Bebê nos Vários Cenários do Ambiente Hospitalar: Uma Visão Multiprofissional. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Oficina de humanização do parto e do nascimento. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BEZERRA, Maria Gorette Andrade ; Membro da Diretoria permanente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras Seção Ceará (ABENFO-CE), na gestão 1999/2002, ocupando o cargo de Tesoureira. 2002. (Associações).
Projetos de pesquisa
-
2004 - Atual
A Unidade de Internação Neonatal e as suas implicações para a saúde do recém nascido, Descrição: O projeto trabalha com pesquisadores de Enfermagem, alunos de graduação e pós-graduação e objetiva identificar a relação do cuidado de enfermagem a recém nascidos de risco e o crescimento e desenvolvimento deste, além de caracterizar os sons e ruídos presentes na unidade de internação neonatal e sua relação com a saúde do recém-nascido. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Gorette Andrade Bezerra - Integrante / Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Coordenador / Karla Maria Carneiro Rolim - Integrante / Antônia do Carmo Soares Campos - Integrante / Edna Maria Camelo Chaves - Integrante / Karoline Chaves Aguiar Barbosa - Integrante / Kelly Aparecida Bezerra Costa - Integrante / Márcia Maria Coelho Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5
Prêmios
2005
Agradecimentos pela palestra ministrada no Enfermagem na Saúde da Criança: uma Abordagem Holística, Acadêmicas da UNIFOR.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências da Saúde, Sociedade de Assistência a Maternidade Escola Assis Chateaubriand. , Rua, Coronel Nunes de Melo, S/N, Rodolfo Teófilo, 60430-270 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 40098547, URL da Homepage:
Experiência profissional
2000 - Atual
Universidade de FortalezaVínculo: Serviços Prestados, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 26
Atividades
-
02/2000
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Saúde da Mulher, Supervisionado II, Trabalho de Conclusão de Curso, Eletivo II
1996 - Atual
Universidade Federal do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40
Atividades
-
06/1996
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências da Saúde, Sociedade de Assistência a Maternidade Escola Assis Chateaubriand.,Serviço realizado, Enfermeira do Centro Obstétrico.
1983 - 1996
Governo do Estado do AmapáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40
Atividades
-
05/1994 - 05/1996
Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução a Enfermagem, Enfermagem Materno Infantil
-
10/1983 - 05/1996
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Saúde do Estado do Amapá, Maternidade Mãe Luzia.,Serviço realizado, Enfermeira Obstétrica.
-
08/1993 - 11/1993
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materno Infantil I
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Gorette Andrade Bezerra e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?