Anderson Carvalho dos Santos
Doutor em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (2025). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2010). Nutricionista com graduação pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Especialista em Gastronomia Internacional pelo Centro Universitário Ruy Barbosa (2016). Atualmente é professor assistente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia (DCV-UNEB) e vinculado ao Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-UNEB). Concentra esforços em pesquisa nas áreas da Antropologia e das Ciências Sociais na Saúde, especialmente nos campos da Antropologia da juventude, Antropologia urbana e antropologia da alimentação. Integra os grupos de pesquisa Panoramas Urbanos (UFBA) e Políticas, determinantes sociais e práticas em saúde (DEPPOS/UNEB). Possui ainda experiência profissional nas áreas de Nutrição em Saúde Coletiva e Alimentação Coletiva, bem como na coordenação de cursos de graduação e docência nas áreas de saúde coletiva e nutrição.
Informações coletadas do Lattes em 28/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Antropologia
2018 - 2025
Universidade Federal da Bahia
Título: Do badame aos corres: memória coletiva e práticas juvenis em um Gueto Lixo
Urpi Montoya Uriarte. Palavras-chave: práticas juvenis; identidade territorial; memória coletiva; lixo; africanidades.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Juventude.
Mestrado em Ciências Sociais
2008 - 2010
Universidade Federal da Bahia
Título: Resistir no chão do cacau: um estudo dos itinerários e representações da alimentação em um assentamento do MST no sul da Bahia, Ano de Obtenção: 2010
Antônio da Silva Câmara.Palavras-chave: MST; Práticas Alimentares; Modelos Produtivos; sociabilidade alimentar.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Alimentação.
Especialização em Pós Graduação Internacional em Gastronomia
2014 - 2016
Faculdade Ruy Barbosa
Título: Ecos diaspóricos: fusões entre a culinária crioula da Bahia e da Louisiana
Orientador: Larissa Costa
Formação complementar
2024 - 2024
e PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) COM ÊNFASE NA FITO. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Nutrição, ASBRAN, Brasil.
2023 - 2023
Science of Beer Styles. (Carga horária: 60h). , SCIENCE INOVATECH INSTITUTE, SOB, Brasil.
2018 - 2018
Wines and Spirits II. (Carga horária: 20h). , WSET Wines and Spirits, WSET, Grã-Bretanha.
2008 - 2009
A Horta Escolar como eixo gerador de dinâmicas.... (Carga horária: 120h). , Food and Agricultural Organization of the United Nations, FAO, Itália.
2007 - 2007
Capacitação: Nutricionistas em Alimentação Escolar. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Projeto Vivências e Estágios na realidade do SUS. (Carga horária: 180h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ciências Sociais em Saúde.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Juventude.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Alimentação.
Organização de eventos
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Bem Viver Nutrição 2025. 2025. (Congresso).
SANTOS, Anderson Carvalho dos ; BRASIL, S.A. ; ROSSI, T.R.A. ; SANTOS, C.M.L. . VI Semana em Defesa do SUS. 2024. (Congresso).
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Bem Viver Nutrição 2024. 2024. (Congresso).
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Prêmios Angeolina Rossi e Silvina Aquino. 2024. (Outro).
SANTOS, Anderson Carvalho dos ; BRITO, C.P.M . VI Jornada de Saúde. 2017. (Congresso).
SANTOS, Anderson Carvalho dos ; FRANCA, S. L. G. ; BRASIL, S.A. ; ROSSI, T.R.A. ; SANTANA, R. M. ; SANTOS, I. C. . Feira Agroecológica Josué de Castro. 2016. .
SANTOS, Anderson Carvalho dos ; ROSSI, T.R.A. ; BRASIL, S.A. ; SOUZA, M.C. ; SILVANY, M.A.A. ; SANTOS, C.M.L. . I Semana em Defesa do SUS. 2014. (Congresso).
Participação em eventos
Congresso Internacional de Nutrição Funcional. 2025. (Congresso).
Reunião de Antropologia do Mercosul. Os corres dos crias: precariedades, táticas socio laborais e espacialidades entre jovens moradores de um bairro-lixão em Salvador. 2025. (Congresso).
Terra Madre - Salone Del Gusto. Ancestrality in diasporic food. 2024. (Congresso).
XXVIII Congresso Brasileiro de Nutrição. 2024. (Congresso).
IX Bahia Nut. Alimentação e Cultura. 2022. (Congresso).
6ª REA - REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA. (In)visibilidades juvenis em jogo: memória, segregação e estigma no bairro de Canabrava. 2019. (Congresso).
ENCHEFS BAHIA.Banca Avaliativa do Concurso ENCHEFS BAHIA 2019 - CATEGORIA ESTUDANTIL. 2019. (Outra).
I Congresso Baiano de Genômica Nutricional. Nutrigenetics and obesity. 2015. (Congresso).
Workshop - Perpectiva da atuação profissional do nutricionista na na Saúde Pública.A prática do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2015. (Simpósio).
Encontro Regional de Nutricionistas do PNAE - Nordeste.O nutricionista no Programa de Alimentação Escolar. 2013. (Encontro).
Comer en la escuela. Narrativas de estudiantes sobre la alimentación en escuelas de los municipios de Bahia, Brasil. 2012. (Congresso).
Comer en la escuela. Avances y limites de la adquisición de la agricultura familiar pra la alimentación escolar en cuatro areas de nordeste de Brasi. 2012. (Congresso).
World Nutrition Rio 2012: Conhecimento, política e ação. Resistir no chão do cacau: um estudo sobre os itinerários e representações da alimentação em um assentamento do MST no sul da Bahia. 2012. (Congresso).
Educação Alimentar e Nutricional: discutindo diretrizes. 2011. (Encontro).
Seminário Metropolitano sobre Compras e Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar. 2011. (Seminário).
III Encontro Nacional do Projeto Educando com a Horta Escolar. 2010. (Encontro).
XI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.Resistir no Chão do Cacau: um estudo sobre os itinerários e representações da alimentação em um assentamento do MST no Sul da Bahia. 2010. (Seminário).
XXI Congresso Brasileiro de Nutrição. Resistir no Chão do Cacau: um estudo sobre os itinerários e representações da alimentação em um assentamento do MST no Sul da Bahia. 2010. (Congresso).
II Encontro Nacional do Projeto Educando com a Horta Escolar. 2009. (Encontro).
26ª Reuniao Brasileira de Antropologia. O trabalhar, o comer e o sobreviver no Medio Sao Francisco, Bahia, Brasil: práticas alimentares e superação em assentamentos do MST. 2008. (Congresso).
Encontro de Coordenadores Municipais do Projeto Educando com a Horta Escolar. 2008. (Encontro).
Encontro Nacional do Projeto Educando com a Horta Escolar. 2008. (Encontro).
II Simpósio Internacional de Alimentação e Cultura. 2008. (Simpósio).
IV Encontro Nacional do Programa de Alimentação Escolar.Projeto Educando com a Horta Escolar - Experiencia de Entre Rios-BA. 2008. (Encontro).
XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição."Na luta por um Brasil sem fome". 2008. (Encontro).
XXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição."Regulamentação do Trabalho ou da Profissão?". 2007. (Encontro).
XV Reunião de Órgãos da Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição.Regulamentação da Profissão X Regulamentação do Trabalho, uma análise das entidades de Nutrição. 2006. (Oficina).
Oficina Nacional de Avaliação do VER-SUS/Brasil. 2005. (Seminário).
Pré-ENAEN - Encontro Nacional de Entidades de Nutrição.O papel das entidades de Nutrição. 2005. (Encontro).
VII Encontro Regional dos Estudantes de Nutrição.Saúde e Formação Profissional. 2005. (Encontro).
XXII Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição.VER-SUS: Avanços e Retrocessos. 2005. (Encontro).
Aprender-SUS - Oficina Nacional. 2004. (Oficina).
Conferencia Estadual de Segurança Alimentar. 2004. (Outra).
Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. 2004. (Outra).
Seminário sobre Alimentos Geneticamente Modificados do CFN. 2004. (Seminário).
Conferencia Municipal de Saúde. 2003. (Outra).
VI Conferência Estadual de Saúde. 2003. (Outra).
VII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. 2003. (Congresso).
XII Conferência Nacional de Saúde. 2003. (Outra).
Participação em bancas
SOARES, Z.;SANTOS, Anderson Carvalho dos. Conversando sobre obesidade e estética na escola: um estudo sobre a produção científica brasileira e latinoamericana de 2006 a 2015. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Obesidade e Estética) - Universidade do Estado da Bahia.
ARAÙJO, P. S.;SANTOS, Anderson Carvalho dos; SANTOS, C.M.L.. Processo de trabalho em saúde mental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde) - Universidade do Estado da Bahia.
FERREIRA, S.C.;SANTOS, Anderson Carvalho dos; SILVA, S. O.. INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA E O SEU IMBRICAMENTO COM O RACISMO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado da Bahia.
LEAO, M. A.;SANTOS, Anderson Carvalho dos. Distribuição da Hanseníase em Salvador e sua relação com o Estado Nutricional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa.
BARRETO, M. F.;SANTOS, Anderson Carvalho dos. Estudo dos efeitos da suplementação do óleo de cártamo e ácido linoleico conjugado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa.
SANTOS, Anderson Carvalho dos; FLORENCE, T.C.M.; OLIVEIRA, R. V. S.. Avaliação da qualidade de uma ferramenta eletrônica de suporte clínico nutricional em ambientes acadêmico-assistenciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa.
SANTOS, Anderson Carvalho dos. Gravidez pós cirurgia bariátrica: riscos e complicações da gestação precoce após cirurgia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Ruy Barbosa.
SANTOS, Anderson Carvalho dos. A importância da intervenção nutricional no autismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa.
FLORENCE, T.C.M.;SANTOS, Anderson Carvalho dos; OLIVEIRA, R. V. S.. A importância do aleitamento materno e da alimentação complementar na infância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa.
BRITO, C.P.M;SANTOS, Anderson Carvalho dos; PARAÌSO, C.P.P.. Diagnóstico nutricional a partir da avaliação antropométrica em crianças em idade escolar: uma revisão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa.
SANTOS, Anderson Carvalho dos; BITTENCOURT, L. S.; SANTOS, F. R. S.. INSEGURANÇA ALIMENTAR DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE ITABERABA ? BAHIA, BRASIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Anderson Carvalho dos; BITTENCOURT, L. S.; SANTOS, F. R. S.. O PAPEL DO NUTRICIONISTA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA: UM ESTUDO DE REVISÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado da Bahia.
Sandra Simone Pacheco; Ana Cristina Mendes;SANTOS, Anderson Carvalho dos. PRÁTICAS ALIMENTARES DO GRUPO INDÍGENA KARIRI-XOCÓ DE LAURO DE FREITAS ? BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Anderson Carvalho dos; BRASIL, S.A.; FRANCA, S. L. G.. Banca de Seleção para Professor Substituto - Área de Nutrição Social. 2024. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Anderson Carvalho dos; KAULY, L.; GOES, T.. Banca de Concurso para Professor Efetivo para Nutrição em Alimentação Coletiva. 2022. Universidade do Estado da Bahia.
SANTOS, Anderson Carvalho dos; MASCARENHAS, J. M.; REIS, A. B. C.. Banca de Seleção para Professor Substituto - Área de Nutrição Social. 2019. Universidade do Estado da Bahia.
Sandra Simone Pacheco;SANTOS, Anderson Carvalho dos. Professor de Gastronomia. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.
SANTOS, Anderson Carvalho dos. AVALIADOR DE RESUMOS - 16º Encontro Sabores e Saberes. 2024. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SANTOS, Anderson Carvalho dos. Avaliador dos Prêmios Angeolina Rossi e Silvina Aquino. 2024. Conselho Regional de Nutricionistas - 5ª Região.
SANTOS, Anderson Carvalho dos. VI Congresso de Nutrição da Bahia - Comissão Científica. 2016.
SANTOS, Anderson Carvalho dos. Avaliador de trabalhos científicos na V Semana Científica em Saúde e Ambiente. 2015. Universidade do Estado da Bahia.
Orientou
Conversando sobre obesidade e estética na escola: um estudo sobre a produção científica brasileira e latinoamericana de 2006 a 2015; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Obesidade e Estética) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Corporeidade, comensalidade e práticas alimentares entre adolescentes no bairro do Cabula-Beiru; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Distribuição da Hanseníase em Salvador e sua relação com o Estado Nutricional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Ortorexia e suas repercussões biopsicossociais: uma revisão sistemática; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Ações de educação alimentar e nutricional em contextos escolares distintos na cidade de Salvador; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Fatores associados à aceitabilidade da alimentação escolar e suas repercussões; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Avaliação da qualidade de uma ferramenta eletrônica de suporte clínico nutricional em ambientes acadêmico-assistenciais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Cartografias do cuidado entre comunidades quilombolas da Baía de Todos os Santos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Memórias do cuidado, práticas em saúde e racismo: estratégias terapêuticas entre comunidades quilombolas da Baía de Todos os Santos; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Memórias do comer, práticas alimentares e racismo: vozes de comunidades quilombolas da Bacia do Vale do Iguape, Bahia; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Cartografias da comida e do comer entre comunidades quilombolas da Bacia do Vale do Iguape, Bahia; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Corpo, saúde e prazeres juvenis: um olhar sobre a construção da comensalidade do jovem soteropolitano; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Corpo, saúde e prazeres juvenis: um olhar sobre a construção da sexualidade do jovem soteropolitano; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
O corpo e o comer no tatame: corporeidade e comensalidade entre jovens praticantes de jiu-jitsu na periferia de Salvador; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa, Devry Brasil; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
ANÁLISE DE INDICADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NA BAHIA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa, Devry Brasil; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
MODOS DE VIDA, CORPOREIDADE E PRÁTICAS ALIMENTARES ENTRE JOVENS SURFISTAS EM UM BAIRRO EM SALVADOR; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa, Devry Brasil; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Compreendendo a aceitabilidade da alimentação escolar por estudantes da rede estadual de ensino em um bairro da cidade Salvador-Bahia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa, Devry Brasil; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Análise do processo de compra de produtos oriundos da agricultura familiar pelo Programa de Alimentação Escolar no município de Nova Itarana - Bahia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade Ruy Barbosa, Devry Brasil; Orientador: Anderson Carvalho dos Santos;
Produções bibliográficas
-
FREITAS, M. C. S. ; MINAYO, M. C. S. ; SAMPAIO, L. R. ; FONTES, G. V. ; SANTOS, L. A. S. ; SOUZA, E. C. ; SANTOS, Anderson Carvalho dos ; MOTA, S. E. C. ; PAIVA, J. B. ; BERNARDELLI, T. M. ; DEMETRIO, F. ; MENEZES, I. . Escola: lugar de estudar e de comer. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 979-985, 2013.
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Gueto Lixo: memória, geração e afro-identidades em um bairro soteropolitano. In: MONTOYA URIARTE, Urpi; MULLER, Cintia. (Org.). Antropologia da mobilidade e dos territórios em contextos urbanos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2024, v. , p. 125-.
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Gueto Lixo: segregação socioracial, políticas de identidade e juventudes negras em um bairro soteropolitano. In: BENEVIDES, C.M.J.; CAMPOS, M.F.H.; VIEIRA, S.; MENDES, R.R.. (Org.). Conhecimento e práxis em comunidades tradicionais e locais. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2024, v. 1, p. 99-119.
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos ; SANTOS, F. R. S. ; SANTANA, R. M. . Circuitos agroecológicos: fomentando a integração academia-serviço-comunidade através da Feira Agroecológica Josué de Castro. In: Benevides, CMJ; Souza, ACS; Montes, SS. (Org.). Agrobiodiversidade, segurança alimentar e tecnologias sociais. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 45-56.
-
FREITAS, M. C. S. ; BERNARDELLI, T. M. ; SANTOS, Anderson Carvalho dos ; SAMPAIO, L. R. ; FONTES, G. V. ; ANDRADE, M. L. ; MOTA, S. E. C. ; BARRETO, M. F. ; MENEZES, I. G. . Agricultura Familiar na Escola. In: FREITAS, MCS; SANTOS, LA; FONTES, GAV; RAMOS, LB. (Org.). Narrativas sobre cuidado alimentar e o comer na escola. 1ed.SALVADOR: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 247-270.
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Uma contribuição à discussão sobre o perfil profissional do nutricionista frente aos desafios da transição nutricional no contexto das atuais políticas públicas brasileiras. CRN-5 em Revista, www.crn5.org.br, p. 26 - 27, 23 dez. 2014.
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Os corres dos crias: precariedades, táticas socio laborais e espacialidades entre jovens moradores de um bairro-lixão em Salvador. In: Reunião de Antropologia do Mercosul, 2025, Salvador. Anais Eletrônicos, 2025.
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos . (In)visibilidades juvenis em jogo: memória, segregação e estigma no bairro de Canabrava. In: 6ª REA - REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA, 2019, Salvador. Diversidades, Adversidades e Resistências. Salvador: ENUFBA, 2019. v. 1. p. 430-450.
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos . O trabalhar, o comer e o sobreviver no Médio São Francisco, Bahia, Brasil: práticas alimentares e superação em assentamentos do MST. In: 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. Anais 26ª RBA, 2008.
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Sociobiodiversidade e alimentação: o papel da agricultura familiar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREITAS, M. C. S. ; BERNARDELLI, T. M. ; SANTOS, Anderson Carvalho dos ; MOTA, S. E. C. ; SANTOS, L. A. S. ; SAMPAIO, L. R. ; MENEZES, I. G. . Avances y limites de la adquisición de la agricultura familiar pra la alimentación escolar en cuatro areas de nordeste de Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREITAS, M. C. S. ; MINAYO, M. C. S. ; SANTOS, L. A. S. ; SAMPAIO, L. R. ; SANTOS, Anderson Carvalho dos ; MOTA, S. E. C. ; BERNARDELLI, T. M. . Narrativas de estudiantes sobre la alimentación en escuelas de los municipios de Bahia, Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Resistir no Chão do Cacau: um estudo sobre os itinerários e representações da alimentação em um assentamento do MST no Sul da Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos ; CÂMARA, Antônio da Silva . Resistir no Chão do Cacau: um estudo sobre os itinerários e representações da alimentação em um assentamento do MST no Sul da Bahia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos . O trabalhar, o comer e o sobreviver no Médio São Francisco, BA, Brasil: práticas alimentares e superação em assentamentos do MST. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, Anderson Carvalho dos ; RECINE, E. ; COUTINHO, J. G. ; CALIL, J. ; NUNES, L. C. ; SANTOS, L. A. S. ; TORQUATO, L. L. ; CORREA, N. A. F. ; GENTIL, P. C. ; GARCIA, R. W. D. ; SOUZA, T. S. N. ; CARDOSO, V. V. B. P. . Princípios e práticas para educação alimentar e nutriiconal. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social? MDS, 2018 (Cartilha).
Outras produções
SANTOS, L. A. S. ; GARCIA, R. W. D. ; SANTOS, Anderson Carvalho dos ; et al . Elaboração de material 'Princípios e práticas em Educação Alimentar e Nutricional'. 2017.
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Consultoria Internacional para la Elaboración del Plan de Alimentación Escolar Sostenible del Paraguay. 2014.
SANTOS, Anderson Carvalho dos ; CARVALHO, D. M. M. . Construção de indicadores para a avaliação das ações desenvolvidas pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar - UFOP. 2013.
SANTOS, Anderson Carvalho dos ; Pinho, Sandra dos Reis . Plan de Implementación de un Programa de Alimentación Escolar de Calidad em Pando - Bolívia. 2009.
SANTOS, Anderson Carvalho dos . O nutricionista nas estratégias de Segurança Alimentar. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Desvendando a cultura alimentar: caminhos metodológicos em pesquisas sobre a comida e o comer. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Desvendando a cultura alimentar: caminhos metodológicos em pesquisas sobre a comida e o comer. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Anderson Carvalho dos . Metodologias para pesquisar a cultura alimentar: orientações para pesquisa de campo. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, L. A. S. ; SANTOS, Anderson Carvalho dos ; BARRETO, M. F. ; JESUS FILHO, R. M. ; RAMOS, F. P. . Formação Temática em Gestão do PNAE (Nutricionistas). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Anderson Carvalho dos ; SANTOS, L. A. S. ; BARRETO, M. F. ; SILVA, I. C. F. . Formação Temática em Educação Alimentar e Nutricional na Escola e o PNAE (Nutricionistas). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, Anderson Carvalho dos ; PEREIRA, C. L. D. R. . Canabrava: o bairro além do lixão. 2016. Vídeo.
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
CULTIVANDO AUTONOMIA NO SEMIÁRIDO: BIODIVERSIDADE, SAÚDE, TECNOLOGIAS SOCIAIS E ECONOMIA SOLIDÁRIA EM CAMPINHOS (PLANALTINO/BA), Descrição: Introdução: O semiárido, onde o povoado de Campinhos (Planaltino/BA) está inserido, possui características bem definidas e peculiares, longos períodos de seca e baixo índice pluviométrico, levando o município a enfrentar os desafios impostos pela escassez de água, impactando na produtividade local. As questões climáticas impõem desafios na promoção da segurança alimentar e na geração de renda, porém mesmo assim, esse povoado mantém a prática da agricultura tradicional e, por isso, seu rico patrimônio imaterial precisa ser fortalecido e valorizado. Objetivo: investigar a cadeia produtiva e socioeconômica da comunidade de Campinhos/BA, contribuindo para o fortalecimento da autonomia, a partir da valorização da biodiversidade local, do uso de tecnologias sociais para a promoção de práticas alimentares saudáveis, solidárias e sustentáveis. Material e Métodos: o projeto gerará produtos e serviços e se baseia em duas ações: um ensaio clínico populacional com 700 pessoas, a partir de 6 anos de idade (n. processo 88927525.4.0000.0057, comitê de ética da UNEB) para avaliar o impacto da alimentação saudável sobre parâmetros antropométricos, clínicos, bioquímicos, qualidade de vida e estresse após 6 meses de seguimento). Nesse contexto, buscar-se-á compartilhar os saberes acadêmicos com a cultura local para a promoção de um modelo de cuidado à saúde, alicerçado no Guia Alimentar da População Brasileira com realização de ações de promoção da economia solidária, oficinas de alimentação saudável e aproveitamento integral de alimentos e identificação socioeconômica da população local. Serão criadas cozinha e feira comunitárias; e outra ação, que serão as oficinas e treinamentos com 300 adultos e idosos, como estratégia para promoção econômica local, em parceria com outras instituições de ensino superior e empresa júnior de nutrição, que permitirá o desenvolvimento de saberes e tecnologias em diferentes instâncias relacionadas. Resultados esperados: esperamos contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, para a valorização da biodiversidade local e para o empoderamento de sujeitos historicamente marginalizados. Espera-se ainda prover cadeias curtas entre produtores e consumidores de alimentos, de modos a estimular o consumo de alimentos minimamente processadas e mais acessíveis, além de estimular a comercialização de alimentos locais, diretamente pelos produtores. ça alimentar, sustentabilidade e justiça socioambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Anderson Carvalho dos Santos - Integrante / Fábio Rodrigo Santana dos Santos - Integrante / Edilene Maria Queiroz Araújo - Coordenador / Lilian Lessa Andrade - Integrante / Caroline Ferraz Silva - Integrante / Lana Mércia Santiago Souza - Integrante / ÉRICA SANTOS DA SILVA - Integrante / Claubert Radames O. Coutinho-Lima - Integrante / Domingos Lázaro Souza Rios - Integrante / Genoile Oliveira Santana Silva - Integrante / Karine Brito Beck da Silva Magalhães - Integrante / Fernanda Doring Krumreich - Integrante / ANDREA PINHO FLORES - Integrante / Acassia Benjamim leal Pinto - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2022 - Atual
Do badame aos corres: memória coletiva e práticas juvenis de um Gueto Lixo, Descrição: Este projeto busca descrever e analisar a maneira pela qual a memória coletiva em torno de um lixão age como mediadora política na construção de identidades territoriais em diferentes gerações de um bairro periférico da cidade de Salvador. Parte-se da definição de fronteiras simbólicas em torno de um bairro-lixão onde se mobilizam agências e discursos do Estado, da mídia e da sociedade civil na construção de um espaço segregado. Estas imagens são confrontadas com a memória coletiva dos pioneiros que conformaram as ambiências sob os signos da abjeção e morte, mas também da resiliência e organização política. O estigma construído em torno da figura dos badameiros é analisado através do resgate de um processo de reciclagem identitária que atravessa os tempos da indústria do lixo na cidade, o qual reassenta hierarquias, economias e precariedades. Tal cenário se apresenta como pano de fundo para as práticas de jovens do bairro no campo da cultura e da arte, onde corres, violências e precariedades são identificadas como marcas de uma experiência juvenil negra e periférica. O trabalho de campo abarca variadas técnicas de levantamento de informações como análise documental e da produção artística, entrevistas, trabalho fotográfico e participação do pesquisador nos corres dos catadores e dos jovens moradores. Busca-se identificar o uso de concepções nativas de espaço (chácara, selva) que tensionam a construção simbólica da cidade em torno do bairro-lixão, ao mesmo tempo que se evidenciam reminiscências (mocorô), transitoriedades (badame, corre) e identidades (badameiro, catador, cria) nos cruzamentos intergeracionais conformadores no espaço. Estes componentes da memória coletiva atuam como arranjos inventivos da produção artístico-cultural de jovens moradores que, por sua vez, se valem da noção de gueto para evocar africanidades e ressignificar a luta pela visibilidade do bairro onde vivem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Anderson Carvalho dos Santos - Coordenador.
-
2021 - Atual
Condições de acesso a ações e serviços de saúde por comunidades quilombolas da Baía de Todos os Santos: racismos e suas repercussões sanitárias, Descrição: Este projeto busca compreender como as desigualdades na oferta de ações e serviços de saúde para a população negra repercutem na situação sanitária e assistencial das comunidades quilombolas da Baía de Todos Santos. Pretendemos também descrever as diferentes faces (e visibilidades) do racismo na assistência à saúde, a partir de suas relações sociais e institucionais que dirigem as prioridades e ordenam a situação do acesso e assistência à saúde destinada às populações quilombolas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anderson Carvalho dos Santos - Integrante / Thais Rodrigues Penaforte - Coordenador / Fatima Regina Gomes Tavares - Integrante / Carlos Caroso - Integrante / Marcos Vinicius Araújo Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2021 - Atual
O cuidado e condições terapêuticas nas comunidades quilombolas da Baía de Todos os Santos: itinerários, conhecimentos e práticas tradicionais, Descrição: Ao discutirmos as trajetórias de cuidado trazidos pelas comunidades quilombolas da Baía de Todos os Santos, por meio de sua legitimidade expressa na tradição e história de resistência desse território, nos empreendemos na busca pela compreensão dessas práticas em suas especificidades culturais. Esses saberes se apoiam em uma dinâmica especifica, conduzida através da territorialidade que perpassa agentes e objetos, a partir de referenciais que reafirmam a identidade tanto dessas comunidades quilombolas quanto da população negra baiana, imprimindo seus modos particulares de confrontarem a saúde e a doença. O presente trabalho prevê o levantamento e documentação da situação clínica e repertório terapêutico em que o cuidado é realizado entre os habitantes das comunidades quilombolas do entorno da Baía de Todos os Santos. Almejamos destacar a potencialidade da abordagem tradicional para rastrear as trajetórias, processos organizativos, assistenciais e intelectuais das práticas de cuidado empreendidas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Anderson Carvalho dos Santos - Integrante / Thais Rodrigues Penaforte - Coordenador / Fatima Regina Gomes Tavares - Integrante / Carlos Caroso - Integrante / Marcos Vinicius Araújo Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Avanços e limites da aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar em estados do Norte e Nordeste brasileiro, Descrição: A pesquisa ?Avanços e limites da aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar em estados do Norte e Nordeste brasileiro? tem como objetivo geral analisar os elementos mais relevantes concernentes ao processo de compra direta de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar para o PNAE nos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Ceará e Piauí, bem como analisar saídas estratégicas e coletivas para apoiar os agentes sociais envolvidos no processo de compra direta da agricultura familiar nos municípios: gestores, nutricionistas, agricultores familiares e o controle social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) . , Integrantes: Anderson Carvalho dos Santos - Integrante / Maria do Carmo Soares de Freitas - Coordenador / Lílian Ramos Sampaio - Integrante / Tânia Mara Bernardelli - Integrante / Sara Emanuela de Carvalho Mota - Integrante / Isadora Gonçalves de Menezes - Integrante / Valéria Souza Macedo - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Cooperação.
-
2008 - 2010
Resistir no Chão do Cacau: um estudo sobre os itinerários e representações da alimentação em um assentamento do MST no Sul da Bahia, Descrição: Essa pesquisa buscou compreender a mediação das práticas alimentares reproduzidas no interior de um assentamento do MST com o discurso sócio-político deste movimento acerca das questões produtivas e alimentar. Ateve-se, portanto, a investigar o processo de sociabilidade alimentar, no âmbito da produção, do consumo e dos hábitos alimentares dos assentados e de sua articulação com as saídas produtivas do MST, focando as suas contradições em relação ao padrão alimentar das famílias, subsumido à reprodução capitalista. A pesquisa de campo foi realizada no assentamento Terra Vista, no sul da Bahia, durante um período de onze meses e utilizou recursos quantitativos (questionários sócio econômicos) e qualitativos (entrevistas semi-estruturadas). Foram também analisados documentos do MST que tratam da questão alimentar como eixo estratégico de luta por um modelo alternativo de produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Anderson Carvalho dos Santos - Coordenador / Antônio da Silva Câmara - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências da Vida. , Rua Silveira Martins, Cabula, 41150000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 31172200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2019
Ensino, Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cultura e Saúde, Saúde Coletiva, Instrumentos de Produção de Dados para Investigação em Saúde
-
10/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências da Vida.Linhas de pesquisa
-
06/2014
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho em Saúde
-
12/2013
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos Sócio Antropológicos, Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade - PIASC, Antropologia da Alimentação
-
02/2022 - 02/2023
Direção e administração, Departamento de Ciências da Vida - DCV - Campus I.Cargo ou função, Coordenador da Área Básica de Saúde Coletiva.
-
12/2015 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Vida.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Nutrição.
-
11/2014 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Vida.Cargo ou função, Representante Docente da Área Básica de Saúde Coletiva no Colegiado de Curso de Nutrição.
-
09/2014 - 12/2017
Extensão universitária , Departamento de Ciências da Vida.Atividade de extensão realizada, Orientador da Liga Acadêmica de Segurança Alimentar e Nutricional.
-
12/2013 - 07/2017
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Nutrição Social
-
06/2016 - 06/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Nutrição Humana
-
06/2016 - 06/2017
Extensão universitária , Departamento de Ciências da Vida - DCV - Campus I.Atividade de extensão realizada, Ações agroambientais para a promoção da alimentação saudável em comunidades de Salvador-BA.
-
02/2014 - 06/2017
Direção e administração, Departamento de Ciências da Vida.Cargo ou função, Coordenador do Estágio em Nutrição Social.
-
06/2016 - 11/2016
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia da Alimentação
-
04/2015 - 01/2016
Extensão universitária , Departamento de Ciências da Vida.Atividade de extensão realizada, Ações de educação em saúde e cidadania em comunidades selecionadas em Salvador-Bahia.
-
12/2014 - 06/2015
Ensino, Especialização em Obesidade e Estética, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Ética, Gastronomia Clínica
2011 - 2014
Universidade Federal da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Atua na assessoria, formação e pesquisa em municípios baianos e sergipanos no Programa Nacional de Alimentação Escolar.
2010 - 2010
Universidade Federal da BahiaVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina: Introdução ao Campo da Saúde (Bacharelado Interdisciplinar em Saúde)
2006 - 2007
Universidade Federal da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto de Pesquisa "Situação Nutricional, hábitos alimentares e desenvolvimento cognitivo de estudantes do ensino fundamental das escolas estaduais e particulares de Salvador/Bahia"
2006 - 2007
Universidade Federal da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de campo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Pesquisador e Supervisor de Campo do Projeto de Pesquisa "Fatores Associados às doenças crônicas em estudantes do ensino fundamental das escolas estaduais de Salvador/Bahia".
Atividades
-
02/2011 - 03/2014
Treinamentos ministrados , Escola de Nutrição, Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar CECANE.Treinamentos ministrados, Formação de Atores do PNAE
-
02/2011 - 03/2014
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Nutrição, Escola de Nutrição.Atividade realizada, Assessoria do PNAE à municípios baianos.
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Campo da Saúde
2012 - 2023
Faculdade Ruy BarbosaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2016
Ensino, Gastronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia e Educação Alimentar e Nutricional
-
01/2012
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioética e ética profissional em Nutrição, Educação Nutricional, Estágio Supervisionado em Saúde Publica, Fundamentos da Saúde Humana, Nutrição e Gastronomia, Nutrição em Saúde Pública, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
01/2017 - 12/2023
Direção e administração, Faculdade Ruy Barbosa, Faculdade Ruy Barbosa.Cargo ou função, Coordenador Acadêmico.
-
01/2012 - 12/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciências Humanas e Sociais, Fundamentos da Saúde Humana, Nutrição e Dietética
-
06/2012 - 09/2016
Direção e administração, Faculdade Ruy Barbosa, Faculdade Ruy Barbosa.Cargo ou função, Docente Membro do Colegiado de Nutrição.
-
03/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Faculdade Ruy Barbosa, Faculdade Ruy Barbosa.Atividade de extensão realizada, Rotas gastronômicas: integrando saberes culinários e nutricionais em estratégias alimentares saudáveis.
2009 - 2009
World Food ProgrammeVínculo: Consultor Internacional, Enquadramento Funcional: WAE Consultant
Atividades
-
07/2009 - 08/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, World Food Programme.Cargo ou função, WAE Consultant.
2007 - 2017
Prefeitura Municipal de Entre RiosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20
Atividades
-
10/2007 - 10/2017
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação.Serviço realizado, Nutricionista Responsável Técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
-
03/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação.Cargo ou função, Coordenador Municipal do Projeto Educando com a Horta Escolar.
-
07/2007 - 01/2009
Direção e administração, Secretaria de Saúde.Cargo ou função, Coordenação do Serviço de Alimentação e Nutrição do Hospital Municipal Prof Edgard Santos.
2024 - Atual
Conselho Regional de Nutricionistas - 5ª RegiãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico, Carga horária: 30
2006 - 2006
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à FomeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Capacitador e Supervisor de Campo
Outras informações:
Supervisão de campo do Projeto "Chamada Nutricional de crianças quilombolas menores de cinco anos de idade".
Município de Santa Maria da Vitória - BA
Atividades
-
07/2006 - 08/2006
Serviços técnicos especializados , Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.Serviço realizado, Capacitador e Supervisor de Campo.
2012 - 2013
Instituto Mantenedor de Ensino Superior da BahiaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitária, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2012 - 01/2013
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Alimentação e Nutrição na Sociedade, Educação Nutricional, Nutrição em Saúde Pública, Saúde Coletiva, Estágio Supervisionado em Educação Nutricional - Área Clínica
-
07/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador.Atividade de extensão realizada, Educação Nutricional - Creche Sementes do Amanhã.
2008 - 2009
FACULDADE REGIONAL DE ALAGOINHASVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12
Atividades
-
07/2008 - 07/2009
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Nutrição Materno-Infantil, Nutrição em Saúde Pública
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Anderson Carvalho dos Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?