Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti

é Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, bolsista de produtividade em Pesquisa, nível 1B, do CNPq, tendo sido membro titular do Comitê Assessor de Letras e Linguística desse órgão, de outubro de 2016 a julho de 2019. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, em 1986; concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993; e doutorou-se em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. Coordena o Projeto Vertentes do Português do Estado da Bahia, em sua 4ª Fase: A norma culta e a polarização sociolinguística na cidade de Salvador ? Bahia. Coordena também o Projeto de Estudo da Norma Culta Escrita ? PENCE. É autor dos livros Língua e Sociedade Partidas (Contexto, 2015) Sistema, Mudança e Linguagem (Parábola, 2004) e organizador e autor do livro O Português Afro-Brasileiro (EDUFBA, 2009). Recebeu o Prêmio Jabuti (2 Lugar), no ano de 2016, na Categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas, por seu livro Língua e Sociedade Partidas. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: análise sociolinguística, história da linguística, contato entre línguas e história da língua portuguesa.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

1996 - 2000

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A variação na concordância de gênero em uma comunidade de fala afro-brasileira: novos elementos sobre a formação do português popular do Brasil
Orientador: Anthony Julius Naro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História Sociolingüística do Brasil; Contato entre Línguas; Português Popular do Brasil; Transmissão Lingüística Irregular; Variação Lingüística; Concordância de Gênero. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Lingüística Portuguesa Histórica

1989 - 1993

Universidade de Lisboa
Título: Sistema, Mudança e Linguagem: um percurso da lingüística neste século,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: Rosa Virgínia Mattos e Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História da Lingüística; Estruturalismo; Sociolingüística Quantitativa; Sistema Lingüístico; Mudança Lingüística.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Bacharel Em Letras Vernáculas

1984 - 1986

Universidade Federal da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Crioulística. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Galego

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Crioulística/Especialidade: O Contato Entre Línguas na Formação do Português Brasileiro.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: História da Lingüística/Especialidade: História da Lingüística no Século XX.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: História da Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LUCCHESI, Dante ; SILVA, Maria Cristina Vieira de Figueredo ; SILVA, V. A. . VI Encontro da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares ? ABECS. 2010. (Congresso).

LOBO, T. ; LOPES, Norma da Silva ; MACHADO FILHO, A. V. L. ; LUCCHESI, Dante ; GOMES, Luís ; COSTA, Sônia Borba ; RIBEIRO, Ilza Maria de Oilveira ; SOLEDADE, Juliana ; RIBEIRO, Silvana . ROSAE - I Congresso Internacional de Lingüística Histórica. 2008. (Congresso).

LUCCHESI, Dante . Mesa-Redonda O Provão posto à prova. 2000. (Outro).

LUCCHESI, Dante . II Congresso de Estudos Lingüísticos e Literários. 1994. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Fórum Interno de Reconstrução Curricular.II Fórum Interno de Reconstrução Curricular. 2003. (Seminário).

Arrumando as Letras.I Forum Interno de Reconstrução Curricular. 2001. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Johannie St-Roch

OLIVEIRA, G. M.;LUCCHESI, Dante; MARGOTTI, F. W.; OLIVEIRA, C. L. P.. Determinação e Gestão de Normas Linguísticas no Português Brasileiro e no Francês Canadense. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Danilo Silva Santos

SILVA, J. A. A.;LUCCHESI, Dante; SOUZA, V. V.. Concordância verbal no português popular do Brasil: aspectos empíricos-teóricos da concordância verbal na terceira pessoa do plural ou P6 na comunidade de fala de Vitória da Conquista. 2013. Dissertação (Mestrado em LINGUÍSTICA) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Cinthia de Lima Neves

FERREIRA, Marília;LUCCHESI, Dante; RODRIGUES, C. L.. Alternância de código na língua parkatejê: aspectos linguísticos do contato como português. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ronaldo Pelicioli

MOTA, Jacyra Andrade;LUCCHESI, Dante; PACHECO, Vera. Como se aspira o /S/ por lá, Anarina?. 2011. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luanda Almeida Figueiredo de Oliveira

LUCCHESI, Dante; CALLOU, Dinah Isensse; MOTA, Jacyra Andrade. O uso variável do artigo definido na comunidade afro-brasileira de Helvécia-Bahia. 2011. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jurgen Alves de Souza

LUCCHESI, Dante; OLIVEIRA, Josane; COSTA, Sônia Borba. As estruturas reflexivas no português afro-brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Telma Souza Bispo Assis

LUCCHESI, Dante; LOPES, N.; BAXTER, A.. A regência variável dos verbos de movimento no português popular do interior do Estado da Bahia. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lanuza LIma Santos

LUCCHESI, Dante; RONCARATTI, Claudia; MOTA, Jacyra Andrade. A ordem verbo-sujeito: uma análise sociolinguística da fala popular popular do interior do Estado da Bahia. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elisângela dos Passos Mendes

LUCCHESI, Dante; ABREU, Cristina; COSTA, Sônia Borba. A flexão de caso dos pronomes pessoais no português popular do interior do estado da Bahia. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Figuinho Ocáia

SILVA, Myrian Barbosa;LUCCHESI, Dante; SOLEDADE, Juliana. A interferência do crioulo na aquisição da modalidade escrita do português na Guiné-Bissau. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vanessa Ponte de Freitas

LUCCHESI, Dante; COSTA, Sônia Borba; CUNHA, Cláudia. A indeterminação do sujeito no português popular do interior do Estado da Bahia. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucinda Hora

MOTA, Jacyra Andrade; OLIVEIRA, Josane;LUCCHESI, Dante. A ditongação na fala soteropolitana: uma análise sociolingüística. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paula Vanessa Santos Franco

RIBEIRO, Ilza; CYRYNO, Sônia;LUCCHESI, Dante. Focalização e clivagem: estudo de construções clivadas no português rural de Portugal. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nordélia Costa Neiva

CARDOSO, Suzana; LOPES, Norma da Silva;LUCCHESI, Dante. Objeto direto anafórico de 3a pessoa na fala culta de Salvador: o clítico em desuso. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Carlos Assunção Novaes

LUCCHESI, Dante; LOPES, Norma da Silva; LOBO, Tânia Conceição Freire. O parâmetro do sujeito nulo no português popular do interior do Estado da Bahia. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vivian Antonino da Silva

LUCCHESI, Dante; MOTA, Jacyra Andrade; MOURA, D.. A concordância nominal em predicativos do sujeito e estruturas passivas no português popular do interior do Estado da Bahia. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rute Paranhos Silva Mendes

LUCCHESI, Dante; MOURA, D.; CARDOSO, Suzana Alice. O perfil da alternância do sujeito nós e a gente em Santo Antônio de Jesus: um recorte do português popular do interior do Estado da Bahia. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gredson dos Santos

LUCCHESI, Dante; BORTONI, Stella Maris; MOTA, Jacyra Andrade. Variação fonética em estudantes residentes em áreas rurais da Bahia. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Moacir da Silva Côrtes Junior

LUCCHESI, Dante; MORAIS, Maria Aparecida Torres de; RIBEIRO, Ilza. Clivadas e pseudo-clivadas: um estudo de suas realizações estruturais no português rural afro-brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Guilhermina Maria Bastos Mendes de Carvalho

LUCCHESI, Dante; GALVES, Charlotte; RIBEIRO, Ilza. A inacusatividade na fala de comunidades rurais afro-brasileiras isoladas. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vívian Meira de Oliveira

LUCCHESI, Dante; OLIVEIRA, Marilza de; RIBEIRO, Ilza. O uso do modo subjuntivo em orações relativas e completivas no português afro-brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: André Marcílio Carvalho de Azevedo

LUCCHESI, Dante; OLIVEIRA, Marilza de; RIBEIRO, Ilza. Estudo das Construções Infinitivas em Os Diálogos de São Gregório. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Silvana Silva de Farias Araújo

LUCCHESI, Dante; CALLOU, Dinah Isensse; RIBEIRO, Ilza Maria de Oilveira. Nosso, da gente e de nós: um estudo sociolingüístico da expressão de posse no português rural afro-brasileiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sônia Moreira Coutinho dos Santos

LUCCHESI, Dante; CALLOU, Dinah Isensse; MOTA, Jacyra Andrade. A variação no uso do modo subjuntivo no português afro-brasileiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alessandra Preussler de Almeida

LUCCHESI, Dante; AMARAL, Luís Isaías Centeno Do; SIMÕES, Luciene Juliano; ZILLES, Ana Maria Stahl. A concordância verbal na comunidade de São Miguel dos Pretos, Restinga seca, RS. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Cristina Vieira de Figueredo Silva

LUCCHESI, Dante; RIBEIRO, Ilza; DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia. O objeto direto anafórico no dialeto rural afro-brasileiro. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Antonia da Silva Santos

LUCCHESI, Dante; COHEN, Maria Antonieta; REGINA, Silvia La. Documentos Relativos às Religiosas do Convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa - Ba: edição semidiplomática. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jorge Augusto Alves da Silva

LUCCHESI, Dante; LOPES, N.;MOTA, J.. A concordância verbal no português afro-brasileiro: um estudo sociolingüístico de três comunidades rurais do Estado da Bahia. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiz Eduardo Simões de Burgos

LUCCHESI, Dante; MOURA, D.; RIBEIRO, Ilza. Estratégias de uso das relativas em uma comunidade de fala afro-brasileira. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Deijair Ferreira da Silva

RIBEIRO, Ilza; MOURA, D.;LUCCHESI, Dante. O futuro em Helvécia e em Cinzento: um estudo das formas perifrásticas e simples no português rural afro-brasileiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Patrícia Ribeiro de Andrade

LUCCHESI, Dante; LOPES, N.; CARDOSO, Suzana. Um fragmento da constituição sócio-histórica do português do Brasil - a variação na concordância nominal de número em um dialeto afro-brasileiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Dilcélia Almeida Sampaio

LUCCHESI, Dante; SCHERRE, M. P.; BARRETO, T. M.. Modo imperativo: sua manifestação/expressão no português contemporâneo. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucas Santos Campos

LUCCHESI, Dante; BRAGA, M. L.; BARRETO, T. M.. A gramaticalização do não como prefixo no português brasileiro contemporâneo. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mario Luis Monachesi Gaio

SAVEDRA, M.; YUNGBLUTH, K.; GUISAN, P.; COUTO, H. H.; PEREIRA, T.;LUCCHESI, Dante. Etnicidade Linguística em movimento: os processos de transculturalidade revelados nos brasileirítalos do eixo Rio de Janeiro-Juiz de Fora. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jurgen Alves de Souza

LUCCHESI, Dante; SILVA, J. A. A.; ARAÚJO, S.; MOTA, Jacyra Andrade; SILVA, Maria Cristina Vieira de Figueredo. As estruturas reflexivas no português popular do interior do Estado da Bahia. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elisângela dos Passos Mendes

SOUZA, Constância Maria Borges de; ARAÚJO, S.;LUCCHESI, DanteMOTA, J.; CARDOSO, Suzana. A flexão de caso pronominal no continuum do português popular da Bahia. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lanuza LIma Santos

LUCCHESI, Dante; SOUZA, Constância Maria Borges de; ARAÚJO, S.; MOTA, Jacyra Andrade; BAXTER, A.. Fala tu ~ fale você: a expressão variável do imperativo no português popular da Bahia. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gilce de Souza Almeida

MOTA, Jacyra Andrade; LOPES, N.; LOPES, C.; CARDOSO, Suzana Alice;LUCCHESI, Dante. Uso variável dos pronomes-objeto na expressão do dativo e do acusativo de segunda pessoa em Santo Antônio de Jesus-Ba. 2014. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vívian Meira de Oliveira

CYRYNO, Sônia; SITARIDOU, I.;LUCCHESI, Dante; GALVES, Charlotte; ANDRADE, A.. A obviação/referência dijunta em complementação sentencial: uma proposta sintático-semântica. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Vivian Antonino da Silva

LUCCHESI, Dante; LOPES, N.; OLIVEIRA, Josane; MOTA, Jacyra Andrade; BAXTER, A.. Português popular de Salvador: uma análise da concordância em predicativos do sujeito e em estruturas passivas. 2012. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carlos Filipe Guimarães Figueiredo

BAXTER, A.;LUCCHESI, Dante; CLEMENTS, Clancy; CLETO, Paula. A concordância plural variável no Sintagma Nominal do português reestruturado da comunidade de Almoxarife, São Tomé. 2010. Tese (Doutorado em Linguística) - Univesidade de Macau.

Aluno: Constância Maria Borges de Souza

LUCCHESI, Dante; LOPES, Norma da Silva; SILVA, J. A. A.;MOTA, J.; CARDOSO, Suzana Alice. A Concordância verbal na fala de Salvador: duas realidades sociolingüísticas. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eva Maria Nery Rocha

BARRETO, T. M.; LOPES, Norma da Silva; DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia; SOUZA, E. H. P.;LUCCHESI, Dante. Apagamento de preposições em fronteiras sentenciais completivas e relativas no português.. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: SILVA, Maria Cristina Vieira Figueredo Silva

RIBEIRO, Ilza; GALVES, Charlotte; CYRYNO, Sônia;LUCCHESI, Dante; ARAUJO, Edivalda. O objeto nulo no português rural baiano: teoria temática e elipse de DP. 2009. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ricardo Tupiniquim Ramos

LUCCHESI, Dante; ISQUERDO, Aparecida Negri; CARDOSO, Suzana; MACHADO FILHO, A. V. L.; DICK, Maria Vicentina. Toponímia dos Municípios Baianos: descrição, história e mudanças. 2008. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Terezinha Cristina Campos de Resende

LUCCHESI, Dante; ABREU, Cristina; RONCARATTI, Claudia; MOLLICA, Cecília; PAIVA, Conceição. Dinâmica do Contato Dialetal: estudo sociolingüístico em Conceição de Ibitipoca - MG. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Augusto Alves da Silva

LUCCHESI, Dante; RAMOS, Jânia; LOPES, Norma da Silva; MOTA, Jacyra Andrade; LOBO, Tânia Conceição Freire. A concordância verbal de terceira pessoa do plural no português popular do Brasil: um panorama sociolingüístico de três comunidades do interior do Estado da Bahia. 2005. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucas Santos Campos

LUCCHESI, Dante; BRAGA, Maria Luiza; SILVA, Maria Emília Barcelos da; SILVA, Rosa Virgínia Mattos e; BARRETO, Therezinha Maria de Mello. A Negação Prefixal na História da Língua Portuguesa. 2004. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria do Carmo Sá Teles de Araujo Rolo

MOTA, Jacyra Andrade; PACHECO, V.;LUCCHESI, Dante. A apócope das vogais finais [I] e [u]: delimitação de áreas dialetais na Bahia e em Minas Gerais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lanuza LIma Santos

LUCCHESI, Dante; ARAÚJO, S.; MOTA, Jacyra Andrade. Fala tu ? fale você: a expressão do modo imperativo no português popular de Salvador. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gilce de Souza Almeida

MOTA, J.; LOPES, Norma da Silva;LUCCHESI, Dante. Estudo Sociolinguístico das formas de expressão do dativo e do acusativo em referência à segunda pessoa em Santo Antônio de Jesus ? BA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Silvana Silva de Farias Araújo

LUCCHESI, Dante; BAXTER, A.; SILVA, J. A. A.. A concordância verbal no português falado em Feira de Santana ? BA: sociolinguística e sócio-história do português do Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Grdeson dos Santos

MOTA, Jacyra Andrade; CUNHA, Cláudia;LUCCHESI, Dante. Variação fônica no português rural afro-brasileiro: análise da diversidade do /s/ em coda silábica. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Cristina Vieira Figueredo Silva

CYRYNO, Sônia;LUCCHESI, Dante; RIBEIRO, Ilza. O estatuto do objeto nulo no português rural do Brasil. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Constância Maria Borges de Souza

LUCCHESI, Dante; LOPES, N.; MOTA, Jacyra Andrade. A concordância verbal na fala de Salvador: uma abordagem sociolingüística. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ricardo Tupiniquim Ramos

LUCCHESI, Dante; CARDOSO, Suzana; ISQUERDO, Aparecida Negri. Toponímia Municipal Baiana: descrição, história e mudanças. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jorge Augusto Alves da Silva

LUCCHESI, Dante; LOPES, Norma da Silva; MOTA, Jacyra Andrade. A concordância verbal no português: parâmetros sociolingüísticos dos processos de variação e mudança nos dialetos rurais. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ronaldo Pelicioli

MOTA, Jacyra Andrade;LUCCHESI, Dante; CARDOSO, Suzana Alice. A rênti tarra em carra mermo: a aspiração de fricativas na fala de Salvador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia.

OLIVEIRA NETO, G.; COUTO, H. H.; MELLO, M. E. C.;LUCCHESI, Dante; MARIANI, B. S. C.. Banca de Promoção à Classe de Professor Titular de Pierre Guisan. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LUCCHESI, Dante; HORA, D.; QUEIROZ, R.; SANTANA, J.; ANASTACIO, S.. Banca de Promoção à Classe de Professor Titular de Elizabeth Reis Teixeira. 2016. Universidade Federal da Bahia.

CALLOU, Dinah Isensse; KATO, M.; ABAURRE, B.; MAGALHAES, J. O.;LUCCHESI, Dante. Banca de Promoção à Classe de Professor Titular de Sílvia Brandão. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

BRAGA, M. L.; BISOL, L.; MAGALHAES, J. O.; OLIVEIRA, Mariangela Rios de;LUCCHESI, Dante. Banca de promoção à Classe de Professor Titular de Christina Abreu Gomes. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CASTILHO, A.; KATO, M.; NEGRAO, E.; LEMLE, M.;LUCCHESI, Dante. Comissão de Avaliação de Promoção por Mérito de Charlotte Galves. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

BORGES, C. B. O.; FREITAS, V. A. L.;LUCCHESI, Dante. Professor Adjunto de Língua Portuguesa, com ênfase em Sociolinguística. 2016. Universidade de Brasília.

LIMA, A.;LUCCHESI, Dante. Concurso Público para Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco. 2014. Universidade Federal de Pernambuco.

LUCCHESI, Dante; CALLOU, Dinah Isensse; ABREU, Cristina. Concurso Público para Professor Adjunto de Língua Portuguesa Língua Portuguesa com ênfase em Dialetologia e Sociolingüística. 2009. Universidade Federal da Bahia.

ALMEIDA, Maria Lucia Leitão de; GONÇALVES, Carlos Alexandre;LUCCHESI, Dante; OLIVEIRA, Mariangela Rios de; OLIVEIRA, Marco Antonio de. Concurso Público para Professor Adjunto de Língua Portuguesa. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

LUCCHESI, Dante; ANDRADE, Patrícia Ribeiro de; PRUDÊNCIO, Sandra. Concurso Público para Professor Auxiliar de Língua Portuguesa. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

LUCCHESI, Dante. Concurso Público para Professor Assistente de Língua Portuguesa. 2002. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

LUCCHESI, Dante; RIBEIRO, Ilza; SUELI, N.. Concurso Público para Professor Assistente de Lingüística. 2000. Universidade Estadual de Feira de Santana.

LUCCHESI, Dante. Concurso Público para Professor Assistente de Língua Portuguesa. 1994. Universidade do Estado da Bahia.

LUCCHESI, Dante. Concurso Público para Professor Auxiliar de Lingüística. 1993. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, Dante; RIBEIRO, Ilza; TELLES, Lígia. Comissão de Recredenciamento do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. 2002. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, Dante; TELLES, Célia. Comissão de Seleção do PPGLL. 2009. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, Dante; CASTILHO, Caio; BELLINI, Lígia; LIMA, Paulo; EL HANI, Charbel. Edital Interno UFBA 01/2008 - Desenvolvimento de Pesquisa Institucional ? PROUFBA. 2008. Universidade Federal da Bahia.

BELLINI, Lígia; CASTILHO, Caio; EL HANI, Charbel; LIMA, Paulo;LUCCHESI, Dante. Edital Interno UFBA 02/2008 - Disseminação da Produção Acadêmica. 2008. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, Dante; TELLES, Célia; COSTA, Sônia Borba. Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. 2008. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, Dante; TEIXEIRA, Elizabeth; GOMES, Luís. Comissão de Bolsas do programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. 2008. Universidade Federal da Bahia.

CARDOSO, Suzana;LUCCHESI, Dante; MOTA, Jacyra Andrade. Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. 2007. Universidade Federal da Bahia.

MOTA, Jacyra Andrade;LUCCHESI, Dante; RIBEIRO, Silvana. Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2007. Universidade Federal da Bahia.

CARDOSO, Suzana;LUCCHESI, Dante; MOTA, Jacyra Andrade. Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. 2006. Universidade Federal da Bahia.

PONDÉ, Serafina;LUCCHESI, Dante; HERRERA, Antônia Torreão. Comissão Central da Seleção do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. 2005. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, Dante; GALLARDO, Hugo. Comitê Externo de Avaliação do XII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2005. Universidade Federal de Pernambuco.

LUCCHESI, Dante; GALLARDO, Hugo; AZEVEDO, Roberto. Comitê Externo de Avaliação do Processo de Seleção do PIBIC - UFPE. 2004. Universidade Federal de Pernambuco.

LUCCHESI, Dante; HERRERA, Antonia; ALCOFORADO, Doralice; TELLES, Lígia; CARDOSO, Suzana Alice. Comissão Científica do Seminário Estudantil de Pesquisa do Instituto de Letras da UFBa. 2004. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, DanteMOTA, J.; SOUZA, I.. Comissão de Seleção da Linha Diversidade Lingüística no Brasil do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. 2003. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, DanteMOTA, J.; CÉSAR, A.. Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2003. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, Dante; MACEDO, A. M. N.; MACHADO FILHO, A. V. L.. Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2003. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, Dante; RIBEIRO, Ilza; SOUZA, I.. Comissão de Seleção para Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. 2001. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, Dante. Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 1995. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, Dante. Prova de Seleção Pública para Professor Substituto de Lingüística. 1994. Universidade Estadual de Feira de Santana.

LUCCHESI, Dante. Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 1994. Universidade Federal da Bahia.

LUCCHESI, Dante. Seleção Pública para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 1993. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jéssica Tostes

A concordância verbal no português indígena sateré-mawé: uma análise sociolinguística; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Matheus de Castro

As orações relativas na norma culta brasileira: uma análise variacionista em tempo real; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Michelle Silva dos Santos

A variação nas estratégias de relativização na norma urbana culta do Rio de Janeiro; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Elias Bonfim da Silva

As estratégias de relativização no português popular do interior do Estado da Bahia; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Welton Rodrigues Santos

A Concordância Verbal de Terceira Pessoa do Plural no Português Afro-brasileiro: Uma Análise Sociolinguística de Três Comunidades Remanescentes de Quilombo do Extremo Sul da Bahia; Início: 2020; Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Fabrícia Eugênia Gomes de Andrade

A variação nas estratégias de relativização em inglês: uma análise sociolinguística e suas aplicações para cursos de inglês para fins específicos; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Carolyn Zaremba

Rural Polish spoken in Cruz Machado, Paraná; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense; (Coorientador);

Gracielle de Barros Jesus

A realização dos sujeitos pronominais e o contato entre línguas no portu-guês dos Tongas, em São Tomé e Príncipe; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

JAQUELINE DE MORAES THURLER DÁLIA

Início: 2019; Universidade Federal Fluminense;

Natália Amaral de Araújo

Variação e estrutura das orações relativas na linguagem acadêmica das Ciências Humanas; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Vera Lourenço Castelló

Variação e estrutura das orações existenciais na linguagem acadêmica; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Felipe Andrei Boncoski do Amarante

Variação e estrutura das orações relativas na linguagem jornalística; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Alice Massari Navega

Variação e estrutura das orações existenciais na linguagem jornalística; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Lucas de Souza Bernardo

Variação e estrutura das orações relativas na linguagem acadêmica das Ciências Biológicas; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Jailma da Guarda Alemida

O /S/ em coda silábica no português falado pelas comunidades rurais afro-brasileiras de Cinzento-BA e Sapé-BA: uma análise sociolinguística; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Ludquellen Braga Dias

O rotacismo na comunidade afro-brasileira de Helvécia; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Isabel Silva Silveira

A expressão de futuro na fala popular do interior do Estado da Bahia; 2015; Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Camila Ferreira de Mello

Alternância dativa no português popular de Salvador; 2013; Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Telma Souza Bispo Assis

A regência variável dos verbos de movimento no português popular do interior do Estado da Bahia; 2011; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Luanda Almeida Figueredo de Oliveira

O uso variável do artigo definido na comunidade afro-brasileira de Helvécia-Bahia; 2011; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Jurgen Alves de Souza

As estruturas reflexivas no português afro-brasileiro; 2011; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Lanuza LIma Santos

A ordem verbo-sujeito: uma análise sociolinguística da fala popular popular do interior do Estado da Bahia; 2010; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Elisângela dos Passos Mendes

A flexão de caso dos pronomes pessoais no português popular do interior do estado da Bahia; 2009; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Vanessa Ponte de Freitas

A indeterminação do sujeito no português popular do interior do Estado da Bahia; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Figuinho Ocáia

A interferência do crioulo na aquisição da modalidade escrita do português na Guiné-Bissau; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Rute Paranhos Silva Mendes

O perfil da alternância do sujeito nós e a gente em Santo Antônio de Jesus: um recorte do português popular do interior do Estado da Bahia; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Vivian Antonino da Silva

A concordância nominal em predicativos do sujeito e estruturas passivas no português popular do interior do Estado da Bahiada Bahia; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

José Carlos Assunção Novaes

O parâmetro do sujeito nulo no português popular do interior do Estado da Bahia; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Vívian Meira de Oliveira

O uso do modo subjuntivo em orações relativas e completivas no português afro-brasileiro; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Moacir da Silva Côrtes Junior

Clivadas e pseudo-clivadas: um estudo de suas realizações estruturais no português rural afro-brasileiro; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Fundação do Amparo à Pesquisa do Esatdo da Bahia; Coorientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Guilhermina Maria Bastos Mendesde Carvalho

A inacusatividade na fala de comunidades rurais afro-brasileiras isoladas; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Sônia Coutinho

A variação no uso do modo subjuntivo no português afro-brasileiro; 2005; 138 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Silvana Araújo

Nosso, da gente e de nós: um estudo sociolingüístico da expressão de posse no português rural afro-brasileiro; 2005; 224 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Maria Cristina Vieira de Figueredo Silva

Objeto direto anafórico no dialeto rural afro-brasileiro; 2004; 148 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Patrícia Ribeiro de Andrade

Um fragmento da constituição sócio-histórica do português do Brasil - variação na concordância nominal de número em um dialeto afro-brasileiro; 2003; 126 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Luiz Eduardo Simões de Burgos

Estratégias de uso das relativas em uma comunidade de fala afro-brasileira; 2003; 128 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Jorge Augusto Alves da Silva

A concordância verbal no português afro-brasileiro: um estudo sociolingüístico de três comunidades rurais do Estado da Bahia; 2003; 254 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Deijair Ferreira da Silva

O futuro em Helvécia e em Cinzento: um estudo do uso das formas perifrásticas e simples no português rural afro-brasileiro; 2003; 141 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Dilcélia Almeida Sampaio

Modo imperativo: sua manifestação/expressão no português contemporâneo; 2002; 214 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Lucas Santos Campos

A gramaticalização do não como prefixo no português brasieiro contemporâneo; 2002; 160 f; Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Débora Carvalho Trindade

O mais conector no português popular da Bahia: aspectos sociolinguísticos e formais; 2019; Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Franciane Rocha

Entre o semiárido e o recôncavo baianos: a expressão de futuro no português falado em Feira de Santana; 2018; Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Jurgen Alves de Souza

As estruturas reflexivas no português popular do interior do Estado da Bahia; 2017; Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Elisângela dos Passos Mendes

A flexão de caso pronominal no continuum do português popular da Bahia; 2016; Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Lanuza LIma Santos

Fala tu ~ fale você: a expressão variável do imperativo no português popular da Bahia; 2016; Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Luís Eduardo Simões de Burgos

A variação na concordância verbal no português popular do município de Cachoeira-Ba; 2015; Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Silvana Silva de Farias Araújo

A concordância verbal no português falado em Feira de Santana-Ba: sociolinguística e sócio-história do português brasileiro; 2014; Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Vivian Antonino da Silva

O português popular de Salvador: uma análise da concordância nominal em predicativos do sujeito e estruturas passivas; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Constância Maria Borges de Souza

A Concordância verbal na fala de Salvador: duas realidades sociolingüísticas; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Maria Cristina Vieira de Figueredo Silva

Objeto nulo no português rural baiano: teoria temática e elipse de DP; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Jorge Augusto Alves da Silva

A concordância verbal de terceira pessoa do plural no português popular do Brasil: um panorama sociolingüístico de três comunidades do interior do Estado da Bahia; 2005; 323 f; Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Hellen Cristina Picanço Simas

2019; Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Vivian Meira

2018; Universidade Federal Fluminense,; Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Antonio Jose Bacelar da Silva

2015; Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Erika Fonseca Maciel

Construções de Tópico em Textos Escritos do Português; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Gisele Dias de Oliveira Carneiro

Construções de Tópico em Textos Escritos do Português; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Fabíola Kalil Santos

A presença/ausência de artigo definido diante de possessivos e nomes próprios: um caso de variação geodialetal na Bahia?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Ildete Fernandes

A presença/ausência de artigo definido diante de possessivos e nomes próprios: um caso de variação geodialetal na Bahia?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Tiago Farias

A presença/ausência de artigo definido diante de possessivos e nomes próprios: um caso de variação geodialetal na Bahia?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gramática e Texto) - Universidade Salvador; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Shirley Freitas Souza

O parâmetro do sujeito nulo no português popular do interior do Estado Bahia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Manuele Bandeira de Menezes

Nós e a gente nas diversas funções sintáticas no português popular do interior do Estado da Bahia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Camila Ferreira de Mello

Alternância dativa no português afro-brasileiro e no português popular do interior do Estado da Bahia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Elias Bonfim da Silva

As estratégias de relativização no português popular do município de Poções-Bahia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Elaine Cabral de Carvalho

Expressão do modo imperativa na fala popular do bairro da Liberdade em Salvador-Ba; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Gracielle de Barros Jesus

A indeterminação do sujeito no português popular do Município de Poções-Bahia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Suelem Cristina Cunha Teixeira

A variação na concordância verbal junto à 1ª pessoa do plural no português popular de Salvador-Ba; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Samuele Bahia Rodrigues Ferreira

A concordância nominal de número no português popular no Município de Santo Antônio de Jesus, Bahia: abordagem mórfica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Heide Matos Duarte

A concordância nominal de número no português popular no Município de Santo Antônio de Jesus, Bahia: abordagem sintagmática; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Suelem Cristina Cunha Teixeira

A variação na concordância verbal junto à 3ª pessoa do plural na fala popular dos bairros populares de Cajazeira e Plataforma, em Salvador-Ba; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Gracielle de Barros Jesus

A indeterminação do sujeito no português rural do município de Poções-Ba; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Samuele Bahia Rodrigues Ferreira

A concordância de número no Sintagma Nominal em duas comunidades rurais afro-brasileiras isoladas: abordagem mórfica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Heide Matos Duarte

A variação na concordância de número no sintagma nominal no português afro-brasileiro: abordagem sintagmática; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Suelem Cristina Cunha Teixeira

A variação na concordância verbal junto à 3ª pessoa do plural nas comunidades de Itapuã e Liberdade, da cidade de Salvador; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Vanessa Pontes Lima Silva

A variação nas formas de indeterminação do sujeito na zona rural do município de Santo Antônio de Jesus - Bahia; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Aline Nascimento Barbosa

As estruturas passivas no português afro-brasileiro; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Heide Matos Duarte

A concordância nominal de número na comunidade afro-brasileira de Cinzento, no interior do Estado da Bahia: abordagem sintagmática; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Gabriela Maciel de Albuquerque

A concordância nominal de número na comunidade rurais afro-brasileiras isoladas de Conzento, no interior do Estado da Bahia: abordagem mórfica; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Amanda Mesquita Cerqueira

A indeterminação do sujeito em uma comunidade rural afro-brasileira isolada do interior do Estado da Bahia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Camila Ferreira de Mello

Alternância dativa no português popular do interior do Estado da Bahia ? Santo Antônio de Jesus; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Shirley Freitas de Souza

A realização do sujeito pronominal no português no português popular de Lauro de Freitas - Bahia; ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Manuele Bandeira de Menezes

A concordância verbal junto à 1ª pessoa do plural no português popular do Interior do Estado da Bahia; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Renata da Silva Macambyra Ferreira

As estratégias de relativização no português afro-brasileiro; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Camila Ferreira de Mello

Alternância dativa no português popular do interior do Estado da Bahia - Poções; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Shirley Freitas de Souza

A variação na realização do sujeito pronominal nas comunidades rurais afro-brasileiras de Helvécia e Sapé ? Bahia; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Manuele Bandeira de Menezes

As funções sintáticas de nós e a gente no português popular de Poções; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Renata da Silva Macambyra Ferreira

O efeito do contato entre línguas nas estratégias de relativização do PB; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Manuele Bandeira de Menezes

A representação da 1ª pessoa do plural nas diversas funções sintáticas no português afro-brasileiro; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Shirley Freitas Sousa

A realização do sujeito pronominal no português no português popular do Município de Santo Antônio de Jesus-Ba; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Camila Ferreira de Mello

As construções de objeto duplo no português afro-brasileiro; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Fernanda da Silva Machado

Palavras interrogativas bimorfêmicas no português afro-brasileiro; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Luanda Almeida Figueiredo de Oliveira

Tu, você, vocês e a concordância no português popular do interior do Estado da Bahia; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Lanuza LIma Santos

O uso do modo imperativo no português popular do interior do Estado da Bahia; 2007; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Luanda Almeida Figueiredo de Oliveira

A concordância verbal com 2ª pessoa do plural no português afro-brasileiro; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Lanuza LIma Santos

O uso do imperativo no português afro-brasileiro; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Paulo Roberto Pereira Santos

Nós, a gente e a concordância no português afro-brasileiro; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação do Amparo à Pesquisa do Esatdo da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Telma Souza Bispo Assis

A regência dos verbos de movimento no português afro-brasileiro; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Elisângela dos Passos Mendes

A Flexão de Caso dos Pronomes Pessoais no Português Rural Afro-brasileiro; 2005; 8 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Vanessa Ponte de Freitas

A Indeterminação do Sujeito no Português Afro-brasileiro; 2005; 8 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Luanda Almeida Figueiredo de Oliveira

Tu e você no português afro-brasileiro; 2005; 8 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Arivaldo Sacramento de Souza

As estruturas de negação em uma comunidade rural afro-brasileira; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação do Amparo à Pesquisa do Esatdo da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Elisângela dos Passos Mendes

As orações relativas em uma comunidade rural afro-brasileira do Estado da Bahia; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação do Amparo à Pesquisa do Esatdo da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Vanessa Ponte de Freitas

Realização do Sujeito Pronominal no português afro-brasileiro do Estado da Bahia; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação do Amparo à Pesquisa do Esatdo da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Vanessa Ponte de Freitas

A realização do sujeito pronominal em uma comunidade rural afro-brasileira; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação do Amparo à Pesquisa do Esatdo da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Daniela Ávila Tieppo

A variação na concordância de número no Sintagma Nominal em uma comunidade rural afro-brasileira: abordagem sintagmática; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Fundação do Amparo à Pesquisa do Esatdo da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Vivian Antonino da Silva

A variação na concordância de gênero em uma comunidade rural afro-brasileira; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia, Fundação do Amparo à Pesquisa do Esatdo da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Vívian da Silva Castro

A concordância nominal de número em uma comunidade rural afro-brasileira: abordagem mórfica; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Manuela Maria Rebello Fonseca

A redução das proparoxitonas em comunidades rurais afro-brasileiras da Chapada Diamantina-Ba; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LUCCHESI, Dante . Por que a crioulização aconteceu no Caribe e não aconteceu no Brasil? Condicionamentos sócio-históricos. Revista Gragoatá (UFF) , v. 24, p. 227-255, 2019.

  • LUCCHESI, Dante . Language in contact in Brazil and the genesis of creole languages. Journal of Ibero-Romance Creoles , v. 9, p. 334-357, 2019.

  • LUCCHESI, DANTE ; MEIRA, VIVIAN . O emprego do modo subjuntivo nas orações adverbiais no português popular do interior do Estado da Bahia: um estudo sociolinguístico. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 35, p. 1-30, 2019.

  • LUCCHESI, DANTE . O deslocamento populacional como fator propulsor da mudança linguística. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 13, p. 1359-1400, 2019.

  • LUCCHESI, Dante ; SOUZA, J. A. . A variação no uso do pronome reflexivo no português afro-brasileiro como o resultado de mudanças induzidas pelo contato entre línguas no passado. DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 20, p. 458-488, 2018.

  • LUCCHESI, DANTE . A periodização da história sociolinguística do Brasil. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO) , v. 33, p. 347-382, 2017.

  • LUCCHESI, Dante ; GOMES, D. ; SILVA, Maria Cristina Vieira de Figueredo . Estratégias de subordinação comitativa no português rural afro-brasileiro. Papia , v. 27, p. 11-31, 2017.

  • LUCCHESI, Dante . Transparência e opacidade na gênese e desenvolvimento das línguas pidgins e crioulas: o caso das palavras interrogativas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 45, p. 348-360, 2016.

  • ARAÚJO, S. ; LUCCHESI, Dante . Um estudo contrastivo sobre a concordância verbal em Feira de Santana e em Luanda. PAPIA: Revista Brasileira de Estudos do Contato Linguístico , v. 26, p. 71-99, 2016.

  • LUCCHESI, Dante . A variação na concordância verbal no português popular da cidade de Salvador. Estudos Linguísticos e Literários , v. 52, p. 166-204, 2015.

  • LUCCHESI, Dante . A simplificação morfológica na expressão do sujeito indeterminado no português afro-brasileiro. Linguística (Rio de Janeiro) , v. 10, p. 277-298, 2014.

  • LUCCHESI, Dante . A hipótese do substrato no contexto da história sociolinguística do português popular do Brasil. Linguistica (Madrid) , v. 30, p. 209-240, 2014.

  • LUCCHESI, Dante . A diferenciação da língua portuguesa no Brasil e o contato entre línguas. Estudos de Linguistica Galega , v. 4, p. 45-65, 2012.

  • LUCCHESI, Dante . A Teoria da Variação Linguística: um balanço crítico. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 2, p. 793-805, 2012.

  • LUCCHESI, Dante . Ciência ou dogma? O caso do livro do MEC e o ensino de língua portuguesa no Brasil. Revista Letras (Curitiba) , v. 83, p. 163-187, 2011.

  • LUCCHESI, Dante . Os limites da variação e da invariância na estrutura da gramática. REVISTA DA ABRALIN , v. 10, p. 227-259, 2011.

  • LUCCHESI, Dante ; MELLO, C. F. . A alternância dativa no português afro-brasileiro: um processo de reestruturação original da gramática. Papia (Brasília) , v. 19, p. 153-184, 2009.

  • SILVA, Maria Cristina Vieira de Figueredo ; LUCCHESI, Dante . As formas variáveis de realização do objeto direto anafórico nas duas grandes variantes do português brasileiro: a rural e a urbana. Revista Outros Sertões , v. 3, p. 259-270, 2009.

  • LUCCHESI, Dante . Alterações no quadro dos pronomes pessoais e na aplicação da regra de concordância verbal nas normas culta e popular como evidências da polarização sociolingüística do Brasil e da relevância histórica do contato entre línguas. Lingüistica (Madrid) , v. 19, p. 52-87, 2007.

  • LUCCHESI, Dante . Parâmetros sociolingüísticos do português brasileiro. Revista da ABRALIN , v. 5, p. 83-112, 2006.

  • LUCCHESI, Dante . Reanálise da variação na concordância de gênero em um dialeto afro-brasileiro. Revista do GELNE (UFC) , Fortaleza, v. 3, n.2, p. 27-30, 2005.

  • LUCCHESI, Dante . Contato entre línguas e variação paramétrica: o sujeito nulo no português a-fro-brasileiro. Lingua(gem) , Macapá-Amapá, v. 1, n.2, p. 63-91, 2005.

  • LUCCHESI, Dante . Grandes Territórios Desconhecidos. Lingüistica (Madrid) , São Paulo, v. 14, p. 191-222, 2004.

  • LUCCHESI, Dante . O contato entre línguas e o conhecimento da linguagem humana. Revista do GELNE (UFC) , João Pessoa, v. 5, n.1-2, p. 55-62, 2004.

  • LUCCHESI, Dante . O português se teria crioulizado no Brasil? - refletindo sobre uma velha questão. Afrika, Asien, Brasilien, Portugal , Frankfurt - Alemanha, v. 2, p. 25-43, 2002.

  • LUCCHESI, Dante . As duas grandes vertente da história sociolingüística do Brasil. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO) , São Paulo, v. 17, n.1, p. 97-132, 2001.

  • LUCCHESI, Dante . A questão da formação do português popular do Brasil: notícia de um estudo de caso. A Cor das Letras (UEFS) , Feira de Santana, v. 3, p. 73-100, 2001.

  • BAXTER, A. ; LUCCHESI, Dante ; GUIMARÃES, M. . Gender agreement as a decreolizing feature of the Afro-Brazilian rural dialect of Helvécia. J PIDGIN CREOLE LANG , Filadélfia, v. 12, n.1, p. 1-57, 1997.

  • BAXTER, A. ; LUCCHESI, Dante . A relevância dos processos de pidginização e crioulização na formação da língua portuguesa no Brasil. Estudos Lingüísticos e Literários , Salvador - Bahia, v. 19, p. 65-83, 1997.

  • LUCCHESI, Dante ; MACEDO, A. . A variação na concordância de gênero no português de contato do Alto Xingu. Papiá Revista de Crioulos de Base Ibérica, Brasília, v. 9, p. 20-36, 1997.

  • LUCCHESI, Dante . A poética do não-sujeito. Poesia Sempre , Rio de Janeiro, v. 5, n.8, p. 393-396, 1997.

  • LUCCHESI, Dante . Perspectivas para a Lingüística de corpus. ABRALIN (Curitiba) , Recife, v. 17, p. 155-162, 1995.

  • LUCCHESI, Dante . Variação e norma: elementos para uma caracterização sociolingüística do português do Brasil. Revista Internacional de Língua Portuguesa, Lisboa, v. 12, p. 17-28, 1994.

  • LUCCHESI, Dante . Os artigos nos crioulos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: princípios gerais e fatores específicos. Papiá Revista de Crioulos de Base Ibérica, Brasília, v. 3, n.1, p. 61-83, 1994.

  • LUCCHESI, Dante . The article systems of the Cape Verde and São Tomé Creole Portuguese: general principals and specific factors. J PIDGIN CREOLE LANG , Filadélfia, v. 8, n.1, p. 81-108, 1993.

  • BAXTER, A. ; LUCCHESI, Dante . Processos de descrioulização no sistema verbal de um dialeto rural brasileiro. Papiá Revista de Crioulos de Base Ibérica, Brasília, v. 2, n.2, p. 59-71, 1993.

  • LUCCHESI, Dante . Comentário Lingüístico de um texto medieval. Estudos Lingüísticos e Literários , Salvador - Bahia, v. 12, p. 15-33, 1992.

  • LOBO, T. ; LUCCHESI, Dante ; MOTA, J. . A norma culta brasileira e as prescrições gramaticais: a colocação dos pronomes átonos. Estudos Lingüísticos e Literários , Salvador - Bahia, v. 12, p. 147-158, 1991.

  • LUCCHESI, Dante ; MOTA, J. . Análise de variáveis sociolingüísticas na colocação dos pronomes átonos. Estudos Lingüísticos e Literários , Salvador - Bahia, v. 11, p. 159-172, 1991.

  • LUCCHESI, Dante ; LOBO, T. . Gramatica e Ideologia. Sitientibus. Revista da Universidade Estadual de Feira de Santana , Feira de Santana, v. V, n.8, p. 73-81, 1988.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LUCCHESI, Dante . Consultor Exerno. 2012.

LUCCHESI, Dante . Avaliador Externo do PIBIC da UNEB. 2010.

LUCCHESI, Dante . Parecerista ad hoc do processo de seleção e avaliação de periódicos da co-leção SciELO Brasil. 2010.

LUCCHESI, Dante . Assessor Científico da FAPESP. 2007.

LUCCHESI, Dante . Avaliador Externo do Seminário de Inciação Científica da UEFS. 2007.

LUCCHESI, Dante . Avaliador Externo do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UFPE. 2006.

LUCCHESI, Dante ; MOTA, Jacyra Andrade ; CUNHA, Eneida Leal . Assessor ad hoc do processo seletivo do Prêmio Destaque em Iniciação Científica - CNPq do PIBIC-UFBa. 2006.

LUCCHESI, Dante . Membro da Câmara de Letras, Lingüística e Artes da FAPESB. 2006.

LUCCHESI, Dante . Precerista Ad-Hoc. 2006.

LUCCHESI, Dante . Parecerista ad-hoc. 2006.

LUCCHESI, Dante . Precerista ad-hoc. 2006.

LUCCHESI, Dante . Parecerista ad-hoc do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/UFBA. 2004.

LUCCHESI, Dante . O Contato entre Línguas na História Sociolinguística do Brasil. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . A Pesquisa Sociolinguística: Teoria e Método. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . A Pesquisa Sociolinguística: Teoria e Método. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . A História Sociolinguística do Brasil. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . História Sociolinguística do Brasil. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . The Sociolinguistic Research: theory and method. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . Contato entre línguas e mudança linguística: o caso brasileiro. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUCCHESI, Dante . The Sociolinguistic Research: theory and method. 2018. .

LUCCHESI, Dante . História Sociolinguística do Brasil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . Método Prático de Análise Sintática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . Método Prático de Análise Sintática. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUCCHESI, Dante . História Sociolinguística do Brasil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUCCHESI, Dante . História Sociolinguística do Brasil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . O contato entre línguas na formação histórica do Português do Brasil. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . A Pesquisa Sociolinguística e o Ensino de Língua Portuguesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante ; MELLO, C. F. ; SANTOS, Lanuza Lima . Fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa sociolinguística. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUCCHESI, Dante . Variação Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . A Formação do Português Popular do Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . O Português Afro-Brasileiro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante ; RIBEIRO, Ilza . O Português Afro-Brasileiro: contato entre línguas e mudança linguística. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . Variação Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUCCHESI, Dante . Línguas em contato: a pidginização, a crioulização e o caso brasileiro. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . Sociolingüística e Ensino. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUCCHESI, Dante . Variação Lingüística e Ensino de Língua Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . Variação Lingüística e Ensino. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . Variação Lingüística e Ensino. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUCCHESI, Dante . Variação Sociolingüística e o Ensino de Língua Portuguesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . A pesquisa sociolingística e o ensino de língua portuguesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . A Pesquisa Sociolingüística e o Ensino da Língua Portuguesa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . Sociolingüística e Ensino do Português. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . A Pesquisa Socilingüística e o Ensino de Língua Portuguesa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . As origens do português brasileiro. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . Línguas Crioulas: a mistura de línguas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LUCCHESI, Dante . A pesquisa sociolingüística e o ensino de língua portuguesa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante . Línguas Crioulas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LUCCHESI, Dante ; RAMOS, Jânia ; AMARAL, Luís Isaías Centeno Do . Salto para o Futuro. 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    A norma culta e a polarização sociolinguística na cidade de Salvador ? Bahia, Descrição: O projeto focaliza a norma culta da cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia, com o enquadramento previsto pelo algoritmo da polarização sociolinguística do Brasil. Esse projeto constitui a 4ª Fase do Projeto Vertentes do Português no Estado da Bahia (Projeto Vertentes), que se destaca por implementar uma ampla pesquisa empírica orientada pelos princípios teóricos e metodológicos da Sociolinguística Variacionista, constituindo amostras de fala significativas do português popular do Estado da Bahia, das quais a última foi uma ampla amostra do português popular da cidade de Salvador e sua região metropolitana. Nesta nova etapa da pesquisa, pretende-se constituir uma amostra linguística junto a falantes com curso superior completo, que vai constituir a Amostra Linguística da Norma Culta Falada em Salvador. Assim, a análise de fenômenos variáveis da morfossintaxe, que caracteriza a linha de pesquisa do Vertentes, assentará, nesta nova etapa, no cotejo entre os resultados obtidos na norma popular de Salvador com os resultados a serem obtidos na amostra da norma culta, com o fito de caracterizar a polarização sociolinguística numa das maiores cidades do país. A constituição dessa nova amostra linguística apresenta novidades em relação às anteriores, na medida em que compreende a variação estilística e testes de avaliação subjetiva, o que é significativo em face da escassez de bases empíricas desse tipo na pesquisa sociolinguística no Brasil. Para além da contribuição para a ampliação do conhecimento acerca da realidade sociolinguística do país, por meio de uma pesquisa com uma robusta fundamentação empírica, esta pesquisa pretende contribuir com dados que possam colocar em questão a norma de referência linguística no Brasil, em muitos aspectos em flagrante conflito com os usos linguísticos mesmo dos segmentos letrados da população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti - Coordenador / Maria Cristina Vieira de Figueredo Silva - Integrante / Gredson dos Santos - Integrante / Juliana Escalier Ludwig Gayer - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Projeto de Estudo da Norma Culta Escrita - PENCE, Descrição: Desde o pioneiro Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta, o Projeto NURC, um dos desafios da pesquisa sociolinguística no Brasil é fazer uma descrição da modalidade de língua usada pelas pessoas com alto grau de escolaridade, para subsidiar a constituição de uma norma de referência linguística, mais compatível com os usos reais da língua no Brasil. O PENCE ? Projeto de Estudo da Normas Culta Escrita retoma essa agenda de pesquisa, focalizando fenômenos variáveis da morfossintaxe, na linguagem acadêmica e jornalística, na atualidade, em sua modalidade escrita. A metodologia é fornecida pelo paradigma da Sociolinguística Variacionista, e a análise dos fenômenos morfossintáticos vai conjugar elementos da teoria da gramática com princípios da tipologia linguística. A pesquisa empírica prevê a constituição de duas amostras linguísticas, uma para a linguagem jornalística, retirada do portal do Jornal do Brasil; outra para a linguagem acadêmica, retirada de artigos científicos de revistas indexadas na plataforma QUALIS. Nessas amostras, serão realizadas análises variacionistas de base quantitativa de fenômenos da morfossintaxe, em que se supõe haver uma divergência entre o uso considerado culto e as prescrições contidas nas gramáticas normativas. Os resultados dessas análises podem fornecer subsídios para o enfrentamento da questão da atualização da norma padrão brasileira, que se mantém na atualidade como uma das questões mais relevantes para a pesquisa sociolinguística. A constituição de uma norma padrão mais compatível com os reais usos da língua possibilitará um melhor desempenho dos falantes nas situações mais formais de interação linguística, contribuindo também para uma interação mais amigável e uma melhor na autoestima dos brasileiros, que poderão, assim, se reconhecer em sua própria língua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti - Coordenador., Número de orientações: 5

  • 2019 - Atual

    O Português Rural da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Com base em uma amostra de fala vernácula de sete bairros rurais do Município de Nova Friburgo, o projeto pretende traçar um panorama dessa variedade linguística na atualidade, buscando compreender o seu processo de formação histórica, com base em análises variacionistas em tempo aparente de aspectos mais relevantes de sua morfossintaxe.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti - Coordenador / Jaqueline de Moraes Thurler Dália - Integrante.

  • 2008 - 2020

    Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia, Descrição: O Projeto tem como objeto o português popular do Estado da Bahia, compreendendo as seguintes variedades: o português afro-brasileiro, o português popular do interior e o da capital. Ao estudar a fala de comunidades rurais afro-brasileiras isoladas, buscou identificar os efeitos do contato entre línguas na sua formação, tendo como universo de observação quatro comunidades afro-brasileiras, nas quais se realizaram entrevistas informais, de até uma hora de duração, com doze de seus moradores. A pesquisa do português popular do interior abarcou dois municípios de diferentes regiões do estado: Santo Antônio de Jesus e Poções, sendo entrevistados doze moradores da cidade sede e doze na zona rural, em cada município, com objetivo de: avaliar a influência do contato entre línguas em contraste com as comunidades afro-brasileiras e mensurar a difusão dos modelos lingüísticos urbanos. A análise sociolingüística da fala popular de Salvador focaliza a oposição entre bairros populares do centro e da periferia da cidade, incluindo sua região metropolitana, com noventa entrevistas nos bairros de Itapoã, Cajazeiras, Plataforma e Liberdade, e em Lauro de Freitas, com indivíduos de pouca ou nenhuma escolaridade, divididos por sexo e três faixas etárias. Ao analisar a realidade lingüística da grande maioria da população brasileira, carente de serviços básicos, o Projeto pode fornecer valiosos subsídios para o ensino da língua portuguesa e contribuir para o conhecimento de áreas marginalizadas da cultura do país. Em seu enquadramento teórico-metodológico, o Projeto conjuga o instrumental da Sociolingüística Variacionista com aportes da Teoria da Gramática para realizar análises de tópicos da morfossintaxe do português popular brasileiro, através das quais busca diagnosticar as tendências de mudança em progresso e os reflexos do contato entre línguas presente na história do país, tendo como objetivo maior construir um panorama sociolingüístico da fala popular do Estado da Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . , Integrantes: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti - Coordenador / Vivian Antonino da Silva - Integrante / Maria Cristina Vieira de Figueredo Silva - Integrante / Elisângela dos Passos Mendes - Integrante / Lanuza Lima Santos - Integrante / Camila Ferreira de Mello - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 86 / Número de orientações: 40

  • 2005 - 2008

    Vertentes do Português Rural do Estado da Bahia, Descrição: O Projeto tem por objeto de estudo o português rural do Estado da Bahia, considerando os aspectos sócio-históricos que concorreram para sua formação (contato entre línguas, distribuição espacial, influência dos centros urbanos etc). A sua base empírica é composta por amostras de fala vernácula, constituídas de acordo com a metodologia da sociolingüística variacionista, tanto em comunidades rurais afro-brasileiras isoladas, quanto em comunidades rurais não marcadas etnicamente que não se encontram em situação de isolamento. O estudo contrastivo da fala dessas comunidades visa reunir elementos que possibilitem a abordagem das seguintes questões: (i) que tipo de mudanças lingüísticas o contato entre línguas produziu nesses dialetos? (ii) como e em que medida essas mudanças se propagaram pelas diversas variedades do português rural? (iii) de que maneira esses padrões rurais têm convivido com os padrões lingüísticos institucionais ditos cultos? Para responder a essas questões, o Projeto tem como objetivo geral elaborar um panorama sociolingüístico do português rural do Estado da Bahia, com base em análises variacionistas de aspectos relevantes da morfossintaxe da gramática das comunidades de fala analisadas. Dessa forma o Projeto pretende contribuir com o avanço do conhecimento da realidade lingüística do Estado da Bahia, e de sua história, fornecendo subsídios para políticas de educação pública e de promoção da cultura popular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti - Coordenador / Patrícia Ribeiro de Andrade - Integrante / Jorge Augusto Alves da Silva - Integrante / Maria Cristina Vieira de Figueredo Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal da Bahia - Bolsa / Fundação do Amparo à Pesquisa do Esatdo da Bahia - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2005

    Vertentes do Português Rural na Região da Bahia e de Sergipe, Descrição: O Projeto concentra-se sobre o português rural brasileiro na região da Bahia e Sergipe, considerando os aspectos sócio-históricos que concorreram para sua formação (contato entre línguas, distribuição espacial, influência dos centros urbanos etc). A sua base empírica é constituída por amostras de fala de comunidades rurais constituídas de acordo com a metodologia da Sociolingüística Variacionista, tendo como variáveis estratificadas: sexo, idade e a oposição sede do município/zona rural. As amostras são constituídas tanto em comunidades rurais afro-brasileiras isoladas, quanto em comunidades rurais não marcadas etnicamente que não se encontram em situação de isolamento. O Projeto visa a: (i) digitalizar e transcrever de forma unificada os acervos de fala já constituídos, otimizando a sua utilização; (ii) ampliar os acervos já existentes e promover a sua indexação por meios informáticos; (iii) realizar análises coordenadas de tópicos da morfossintaxe e fonologia das diversas comunidades de fala de modo a obter uma visão de conjunto da realidade atual do português rural, bem como dos processos sociolingüísticos que concorreram para sua formação. Entre os produtos finais do Projeto está a elaboração e publicação do Catálogo de Acervos Lingüísticos do Português Rural da Bahia e Sergipe. Para além da melhoria das condições de conservação e uso desse valioso acervo, espera-se também criar bases empíricas fundamentais para o avanço do conhecimento sobre a realidade atual da língua na zona rural bem como sobre a sua formação histórica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Dante Eustachio Lucchesi Ramacciotti - Coordenador / Patrícia Ribeiro de Andrade - Integrante / Jorge Augusto Alves da Silva - Integrante / Vanessa Ponte de Freitas - Integrante / Maria Cristina Vieira de Figueredo Silva - Integrante / Elisângela dos Passos Mendes - Integrante / Arivaldo Sacramento Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação do Amparo à Pesquisa do Esatdo da Bahia - Auxílio financeiro / Fundação do Amparo à Pesquisa do Esatdo da Bahia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Prêmio Jabuti (2 Lugar), Câmara Brasileira do Livro.

2009

Mensão Honrosa do Seminário de Pesquisa (orientador), Instituto de Letras da UFBA.

2009

Prêmio PublIC-FAPEX (orientador), Universidade Federal da Bahia.

2006

Destaque de Inciação Científica da Área de Letras (orientador), Universidade Federal da Bahia.

2005

Professor Homenageado pelos Formandos de Letras, UFBa.

2004

Professor homenageado pelos formandos em Letras, UFBa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Letras. , Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, São Domingos, 24210201 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292610, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2000 - 2000

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Outras informações:
    Professor convidado para ministrar o curso "Metodologia da Pesquisa Sociolingüística", com 60 horas de duração, no Projeto do Doutorado Insterstitucional UNICamp/UEFS/UNEB.

  • 1996 - 1996

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

    Outras informações:
    Professor convidado para ministrar o módulo "Sociolingüística", de 45 horas, no Curso de Especialização em Estudos Lingüísticos.

  • 1987 - 1994

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Em 1993, passou a Professor Assistente.

    Atividades

    • 04/2000 - 10/2000

      Ensino, Doutorado Interstitucional Inicamp Uefs Uneb, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Sociolingüística

    • 01/1996 - 02/1996

      Ensino, Especialização Em Estudos Lingüísticos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociolingüística

    • 09/1987 - 09/1994

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Lingüística

  • 1992 - 2016

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2000

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Contato entre Línguas na Formação do Português Popular do Brasil, Variação Lingüística: teorias e métodos, Variação Social no Português do Brasil

    • 03/2005 - 06/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, Departamento de Letras Vernáculas.,Linhas de pesquisa

    • 11/2003 - 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial da Editora Universitária da Ufba, .,Cargo ou função, Membro Titular do Conselho Editorial da EDUFBa.

    • 09/1992 - 06/2016

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Língua Portuguesa no Brasil, Fonética e Fonologia do Português Contemporâneo, História da Língua Portuguesa, Introdução ao Estudo Científico da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa como Instrumento de Comunicação, Sintaxe do Português Contemporâneo

    • 01/2001 - 01/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Educação II.,Cargo ou função, Representante de Língua Portuguesa no Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências.

    • 09/2000 - 01/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, Departamento de Letras Vernáculas.,Cargo ou função, Coordenador do Setor de Língua Portuguesa.

    • 09/1992 - 12/1995

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, Departamento de Letras Vernáculas.,Linhas de pesquisa

    • 01/1994 - 11/1995

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação.,Cargo ou função, Representante de Língua Portuguesa no Colegiado do Curso de Comunicação.

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular de Língua Portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, .,Linhas de pesquisa