Jacimara Ribeiro Merizio Cardozo
Graduada em Letras Português - língua e literatura pela UFES (Universidade Federal Espírito Santo). Tem especialização na área de Estudos da Linguagem pela Faculdade SABERES. Especialização em Artes na Educação pela Faculdade de Educação. Mestre em Letras pelo Instituto Federal do Espírito Santo e Doutoranda pela (UENF) Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro no Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem. Pesquisa sobre a produção de textos midiáticos em tempos de pandemia causada pelo SARS-COV-2, à luz da Análise do discurso. Propõe como alternativa de produção de texto a construção de Hipertextos, com participação colaborativa do aluno, como objetos de aprendizagem para o educando. Estuda o Hipertexto à luz da Semiótica. Atuou como professora efetiva na Rede Municipal de Cariacica, lecionando no Ensino Fundamental II. Atuou também como professora efetiva na Secretaria de Educação do estado Espírito Santo, lecionando no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Em 2015, foi mediadora na formação de professores de Língua Portuguesa da SEME - Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariacica. Em 2019, coordenou a formação de professores de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação da Prefeitura de Cariacica, com finalidade de preparar os docentes para a 6 Olimpíada de Língua Portuguesa. Do ano de 2012 até o ano de 2019, sem intervalo anual, atuou como avaliadora das redações do ENEM, participando tanto dos cursos de capacitação quanto da efetiva correção. Atualmente é professora efetiva, com dedicação exclusiva, no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória, e leciona na graduação em Letras-Português, modalidades a distância e presencial. Também, na mesma instituição, leciona para o Ensino Médio.
Informações coletadas do Lattes em 24/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Cognição e Linguagem
2020 - Atual
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Sérgio Arruda de Moura.
Mestrado profissional em Mestrado em Letras
2014 - 2016
Instituto Federal do Espírito Santo-Campus Vitória
Título: Nas tramas do hipertexto: a escrita colaborativa através do conto de mitério, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: RICARDO RAMOS COSTA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: conto de mistério, hipertexto, escrita colaborativ.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.
Especialização em Pós- Graduação em Estudos da linguagem
2011 - 2012
Faculdade SABERES
Título: A praça: Epifanias no poema de Beatriz Abaurre
Orientador: Francisco Aurelio Ribeiro
Formação complementar
2020 - 2020
Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Formação Docente para a Educação a Distânc. (Carga horária: 180h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2020 - 2020
CURSO DE FORMAÇÃO DE ORIENTADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO FINAL EM CURSOS. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2020 - 2020
Pós-graduação Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação. (Carga horária: 210h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2019 - 2020
Moodle para Educadores. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2019 - 2019
'FORMAÇÃO DE MEDIADORES PEDAGÓGICOS EM EAD. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Semiótica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Hipertexto.
Organização de eventos
CARDOZO, J. R.M . 'VII SEMANA DE LETRAS: PRIMEIRA DÉCADA DE PESQUISA E FORMAÇÃO',. 2021. (Outro).
Participação em eventos
10° Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONITER). ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DAS METÁFORAS CONCEPTUAIS BÉLICAS EM DISCURSOS POLÍTICOS PRODUZIDOS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19. 2021. (Congresso).
XVI JORNADA NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA. Metáforas conceptuais na gestão local da pandemia: uma análise cognitivo-discursiva dos pronunciamentos oficiais do Estado do Espírito Santo. 2021. (Congresso).
9 Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 2020. (Congresso).
9 Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - Coniter. Os hiperlinks na sala de aula virtual: um estudo de caso sobre o perfil cognitivo de leitura do aluno de letras EaD do Ifes e seus desafios no processo de ensino-aprendizagem. 2020. (Congresso).
Oficina ler e reler.Leitura um olhar sobre esta arte.. 2008. (Oficina).
VI Semana de letras.A pressuposição em manchetes de jornais. 2008. (Outra).
Participação em bancas
PEROBA, K. C. F.; TIRADENTES, M. S.;CARDOZO, J. R.M. RPG e a leitura interativa: uma adaptação didática da crônica "O sobrinho do mago" para o ensino médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
CARDOZO, J. R.M; TIRADENTES, M. S.; PEROBA, K. C. F.. Letramento literário: uma abordagem que articula processos estratégicos voltados para a experiência para a experiência literária e a construção de posicionamentos críticos com os alunos do Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
CARDOZO, J. R.M; PEROBA, K. C. F.; TIRADENTES, M. S.. Podcast de memória literária: uma proposta didática de combate à pedagogia do silenciamento no contexto da formação humana educação básica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
POLETO, M. M.; MONTEIRO, C.; CARDOZO, J. R. M.;CARDOZO, J. R.M. A utilização das tecnologias digitais (Whatsapp) como instrumento de aprendizagem da produção textual de alunos do ensino médio da Escola Família Agrícola de São João do Garrafão ? EFASJG. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
PEROBA, K. C. F.; GUAITOLINI, B. C. O.;CARDOZO, J. R.M. A importância do conto de fadas para o incentivo à leitura no ensino de alunos do 6 ano do Ensino Fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
PEROBA, K. C. F.; GUAITOLINI, B. C. O.;CARDOZO, J. R.M. Literatura e leitura literária: estímulo para a formação de leitores autônomos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
PEROBA, K. C. F.; GUAITOLINI, B. C. O.;CARDOZO, J. R.M. Literatura: contribuições para a formação do leitor crítico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Coelho, Glaucimere Patero; PEROBA, K. C. F.;CARDOZO, J. R.M. O uso das linguagens verbal e não verbal no ensino do gênero textual charge. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
CARDOZO, J. R.M; TOSCANO, S. S.. A coesão lexical na sala de aula: reflexões sobre ensino e aprendizagem com uma abordagem epilinguística. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.
Orientou
Letramento literário: uma abordagem que articula processos estratégicos voltados para a experiência para a experiência literária e a construção de posicionamentos críticos com os alunos do Ensino Médio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Jacimara Ribeiro Merízio Cardozo;
Podcast de memória literária: uma proposta didática de combate à pedagogia do silenciamento no contexto da formação humana educação básica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Jacimara Ribeiro Merízio Cardozo;
RPG e a leitura interativa: uma adaptação didática da crônica "O sobrinho do mago" para o ensino médio; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Jacimara Ribeiro Merízio Cardozo;
O APROFUNDAMENTO ÉTICO, ESTÉTICO E ANALÍTICO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE INTERPRETAÇÃO KANTIANA DOS CAMPOS DE ATUAÇÃO SOCIAL NA BNCC; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Jacimara Ribeiro Merízio Cardozo;
GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E A PRÁTICA DO MULTILETRAMENTO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE PRODUÇÃO DO VÍDEO-RESENHA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Jacimara Ribeiro Merízio Cardozo;
Semiótica e ensino: A charge como ferramenta para desenvolver o leitor crítico; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Jacimara Ribeiro Merízio Cardozo;
A Semiótica como ponte entre a lei da educação ambiental e as aulas de Língua Portuguesa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Orientador: Jacimara Ribeiro Merízio Cardozo;
Produções bibliográficas
-
CARDOZO, J. R.M . Do aluno-função ao sujeito-autor nas lacunas da BNCC: apresentação de um instrumento de avaliação textual. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 32496-32516, 2022.
-
CARDOZO, J. R.M . METÁFORAS CONCEPTUAIS NA GESTÃO LOCAL DA PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS PRONUNCIAMENTOS OFICIAIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. REVISTA PHILOLOGUS , v. 1, p. 1-17, 2021.
-
CARDOZO, J. R.M . O EXCESSO DE INFORMAÇÃO NO CIBERESPAÇO: CONSEQUÊNCIAS PARA O PERFIL COGNITIVO DE LEITURA DO ALUNO DE GRADUAÇÃO EAD. Atena (IESB. Impresso) , v. 1, p. 60-71, 2021.
-
CARDOZO, J. R. M. ; CARDOZO, J. R.M . A escrita hipertextual e colaborativa: Uma experiência de produção de texto no Ensino Fundamental II. 1. ed. Curitiba: CRV Ltda, 2017. v. 1. 128p .
-
MOURA, S. A. ; SILVA, C. B. ; OLIVEIRA, F. M. ; CARDOZO, J. R.M . A GUERRA METAFÓRICA NO DISCURSO POLÍTICO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19. In: Cristiana Barcelos da Silva; Fábio Machado de Oliveira; Rackel Peralva Menezes Vasconcellos. (Org.). Bibliometria aplicada às investigações interdisciplinares. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2022, v. 1, p. 126-142.
-
CARDOZO, J. R.M . A anatomia política na guerra contra o novo coronavírus: estratégias discursivas do pronunciamento do governador Renato Casagrande. In: Carlos Jordan Lapa Alves; Andrik Barbosa Risso, Rafaela Sepulveda Aleixo Lima, Sérgio Arruda de Moura. (Org.). Sociedade em (dis)curso: mirantes teóricos e diálogos possíveis. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 246-269.
-
CONTARATO, D. G. J. M. ; GOMES, F. R. G. ; GOMES, V. L. M. ; SILVA, J. R. ; CARDOZO, J. R.M . Doenças e anomalias causadas pelo excesso de informação: um estudo entre os alunos do PPGCL-Uenf durante a pandemia da covid-19. Tecnologias da informação e comunicação na educação: perspectivas interdisciplinares na era digital. 1ed.Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2021, v. 1, p. 99-114.
-
CARDOZO, J. R.M . A PERSONIFICAÇÃO DO CORONAVIRUS NAS CHARGES: PROLEGÔMENOS ACERCA DAS METÁFORAS BÉLICAS PRODUZIDAS NO COTIDIANO DOS TEMPOS DE PANDEMIA. In: Adaylson Wagner Sousa de Vasconcelos. (Org.). Linguística: linguagem, línguas naturais e seus discursos. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena, 2021, v. 1, p. 35-50.
-
CARDOZO, J. R.M . O EXCESSO DE INFORMAÇÃO NO CIBERESPAÇO: CONSEQUÊNCIAS PARA O PERFIL COGNITIVO DE LEITURA DO ALUNO DE GRADUAÇÃO EAD. O EXCESSO DE INFORMAÇÃO NO CIBERESPAÇO: CONSEQUÊNCIAS PARA O PERFIL COGNITIVO DE LEITURA DO ALUNO DE GRADUAÇÃO EAD. 1ed.Ponta Grossa PR: Atena, 2021, v. 1, p. 60-71.
-
CARDOZO, J. R.M ; SOUZA, V. P. ; Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva . Nova Reforma Ortográfica: reflexões e desafios. In: Sandra Mara Mendes S. Bassani; Antônio Carlos Gomes; Etelvo Ramos Filho. (Org.). Desvios ortográficos em textos escolares: o que a fonética e a fonologia têm a ver com isso?. 1ed.Vitória: Edifes, 2019, v. 1, p. 13-169.
-
CARDOZO, J. R.M ; GOMES, A. C. ; DILEM, G. P. ; COSTA, R. R. ; CARVALHO, L. Q. ; LIMA, S. P. ; BECALLI, F. Z. ; POMPERMAYER, S. F. ; LOURENCO, S. P. M. . A pesquisa-ação no contexto da escola pública: um caminho dialógico na prática colaborativa de produção de texto. In: Antônio Carlos Gomes, Etelvo Ramos Filho, Letícia Queiroz de Carvalho, Soraya Ferreira Pompermayer. (Org.). A leitura na escola: A sala de aula como espaço dialógico. 1ed.Vitória: Edifes, 2017, v. 1, p. 13-147.
-
CARDOZO, J. R.M . O poema na sala de aula: uma proposta de resgate da literariedade dos escritos poéticos.. In: Antônio Carlos Gomes; Letícia Queiroz de Carvalho; Nelson Martinelli Fillho. (Org.). Literatura, linguagens e educação: Reflexões e propostas. 1ed.Vitória: Edifes, 2017, v. 1, p. 15-204.
-
ALMEIDA, A. M. ; LANGONI, A. C. ; COELHO, A. R. L. ; SOUZA, G. H. S. ; CARDOZO, J. R. M. ; CONTI, J. M. ; DILEM, G. P. ; ALVES, J. B. P. ; SILVA, J. L. ; TIRADENTES, M. S. ; LELLIS, M. L. M. ; GUIMARAES, S. C. T. ; BOECHAT, S. C. O. ; POMPERMAYER, S. F. ; LOURENCO, S. P. M. ; SOUZA, V. P. ; AGUIAR, V. B. ; AMPARO, V. M. ; CARDOZO, J. R.M . A atividade de leitura no ambiente de hipermídia: como instrumentalizar o leitor ubíquo para a leitura do hipertexto?. In: Antônio Carlos Gomes; Ediléa Félix Corrêa; Letícia Queiroz de Carvalho; Magda Simone Tiradentes. (Org.). Ler e escrever na escola: diálogos e desafios docentes na educação básica. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 11-276.
-
CARDOZO, J. R.M . A personificação de Vila Velha. Entre Versos, Rimas e outras Histórias. 1ed.Vila Velha: Prefeitura Municipal de Vila Velha, 2016, v. 1, p. 15-158.
-
CARDOZO, J. R.M . OS HIPERLINKS NA SALA DE AULA VIRTUAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PERFIL COGNITIVO DE LEITURA DO ALUNO DE LETRAS EAD DO IFES E SEUS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. In: CONINTER 2020, 2021, Campos dos Goytacazes. Anais do 9 Coninter. Campos dos Goytacazes: Even3, 2020. v. 9.
-
CARDOZO, J. R.M . ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DAS METÁFORAS CONCEPTUAIS BÉLICAS EM DISCURSOS POLÍTICOS PRODUZIDOS EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19. In: Coninter, 2021, Campos dos Goytacazes. Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e humanidades, 2021. p. 1-18.
-
CARDOZO, J. R.M . Os hiperlinks na sala de aula virtual: um estudo de caso sobre o perfil cognitivo de leitura do aluno de letras EaD do Ifes e seus desafios no processo de ensino-aprendizagem. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARDOZO, J. R.M ; CARDOZO, J. R. M. . NAS TRAMAS DO HIPERTEXTO: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE REDAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOZO, J. R. M. ; CARDOZO, J. R.M . Nas tramas do hipertexto: a escrita colaborativa através do conto de mistério. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARDOZO, J. R.M . Construindo e desconstruindo valores através dos filmes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Prêmios
2016
Concurso de poesia, memória literária, crônica e artigo de opinião de alunos e servidores da rede municipal de ensino de Vila Velha -ES, Secretaria de Educação de Vila Velha - Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - 2019
Prefeitua Municipal de CariacicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora MAPB, Carga horária: 25
2016 - 2016
Prefeitura Municipal de Vila Velha, PM/VilaVelhaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora MAPB, Carga horária: 25
2011 - 2014
Centro Educacional Vinicius de MoraesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 25
2010 - 2010
Prefeitura Municipal de VianaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora MAPB, Carga horária: 25
2016 - 2019
Secretaria de Educação do Estado do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora - língua portuguesa, Carga horária: 20
2019 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: efetivo, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jacimara Ribeiro Merizio Cardozo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?