Guilherme Camara Meireles
Formado em Jornalismo (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Relações Internacionais (Faculdades Integradas Rio Branco). Tenho título de mestre pela USP (Universidade de São Paulo) na área de Relações Internacionais. Professor universitário em cursos de graduação, onde já lecionei matérias de relações internacionais, economia, história, jornalismo e marketing. Possuo ainda cerca de 15 anos de experiência no mercado corporativo atuando na área de relações públicas, entre trabalhos fixos e como freelancer, no atendimento de clientes brasileiros e multinacionais nas áreas de política, logística, infraestrutura, transporte, mobilidade, tecnologia, negócios internacionais, RH, luxo, agronegócio, indústria farmacêutica etc.
Informações coletadas do Lattes em 16/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Aperfeiçoamento em andamento em MBA em ESG (voltado para o papel do ESG nas Relações Internacionais)
2024 - Atual
Mestrado em Programa em Integração da América Latina
2015 - 2017
Universidade de São Paulo
Título: Brasil e Argentina: estratégias econômicas na década de 1990 e as consequências observadas
, Ano de Obtenção: 2017.Prof. Dr. Wagner Tadeu Iglecias.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Graduação em Relações Internacionais
2009 - 2015
Faculdades Integradas Rio Branco
Título: Políticas neoliberais em Brasil e Argentina na década de 1990: aplicação e consequências
Orientador: Onofre Portella
Graduação em Jornalismo
2007 - 2011
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: A Política Externa do Governo Lula para a América do Sul
Orientador: Renato Essenfelder
Formação complementar
2011 - 2011
Curso de Assessoria de Imprensa. (Carga horária: 6h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2011 - 2011
Técnicas de Redação. (Carga horária: 6h). , Universidade de Guarulhos, UNG, Brasil.
2010 - 2010
Comunicação Corporativa. (Carga horária: 8h). , COMUNIQUE-SE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA LTDA, CCC_FORN, Brasil.
2009 - 2009
Gerenciamento de Crise. (Carga horária: 3h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Relações Internacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).
Participação em eventos
Comemoração da presença do Deutsche Bank (banco alemão) no de Brasil. 2024. (Encontro).
Vtex Day. 2024. (Congresso).
Agenda de diversidade no mercado corporativo. 2023. (Congresso).
Semana de Relações Internacionais.Histórico dos conflitos entre Israel e Palestina. 2022. (Seminário).
Congresso do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. 2018. (Congresso).
Café Filosófico com Leonardo Padura. 2017. (Encontro).
Fomerco. Mercados de comunicação na América Latina. 2017. (Congresso).
XXII Encontro Nacional de Economia Política. 2017. (Encontro).
A política na na América Latina hoje. 2016. (Seminário).
Democracia e Golpes: Honduras, Paraguai e as ameaças no Brasil.O Golpe contra Lugo e suas consequências. 2016. (Simpósio).
50 anos do golpe militar no Brasil. 2014. (Seminário).
Balanço das políticas econômicas no Brasil nos últimos dez anos. 2013. (Encontro).
Intervenção humanitária do Brasil no Haiti. 2013. (Seminário).
Simpósio de Iniciação Científica.Políticas neoliberais em Brasil e Argentina na década de 1990: aplicação e consequências. 2013. (Simpósio).
Seminário de Infraestrutura da América do Sul-8: Eixos de Integraçãoção. 2012. (Seminário).
1º Seminário História da Diplomacia Brasileira: Olhando para o século XXI. 2010. (Seminário).
Desafios do do mercado de relações internacionais. 2009. (Seminário).
Gerenciamento de Crise. 2009. (Seminário).
Obra de Gabriel Garcia Márquez. 2009. (Simpósio).
Participação em bancas
MEIRELES, G. C.; MALDONADO, F.. ?O pós neoliberalismo na Argentina: uma análise sobre o governo Néstor Kirchner?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade de São Paulo.
MEIRELES, G. C.. ?Infraestrutura do Tênis no Brasil: o esporte deixado de lado?.. 2018 - Colégio Ofélia Fonseca.
Produções bibliográficas
-
MEIRELES, G. C. . 'Os avanços do Movimento Sandinista na Nicarágua'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MEIRELES, G. C. . ?Comparação entre as reformas de mídia em Argentina e Uruguai?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MEIRELES, G. C. . ?As políticas econômicas de Brasil e Argentina na década de 1990?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
MEIRELES, G. C. . Trump: governo brasileiro se prepara para mais protecionismo dos EUA e ameaças de taxação de importações. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEIRELES, G. C. . Nova visão americana (Especialista analisa governo Trump). 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEIRELES, G. C. . Guilherme Camara Meireles, especialista em RI, sobre Trump, tarifas, conflitos e dificuldades. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEIRELES, G. C. . EUA e Ucrânia assinam acordo sobre recursos minerais. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEIRELES, G. C. . Trump e Zelensky assinam acordo para exploração de minerais raros na Ucrânia. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEIRELES, G. C. . Ucrânia x Rússia, e Israel x Hamas: A continuidade dessas guerras interessa a quem? |. 2025. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEIRELES, G. C. . Substituir Biden mudaria o futuro das eleições nos EUA? Especialista analisa. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEIRELES, G. C. . Como repercutiram críticas do Brasil à ONU?. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MEIRELES, G. C. . Guilherme Camara Meireles, especialista em Relações Internacionais, sobre possíveis avanços do G20. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEIRELES, G. C. . Em entrevista à Jovem Pan News nesta quinta (26), o especialista em relações internacionais Guilherme Meireles fez um balanço da viagem de Lula (PT) ao Uruguai e o encontro com o presidente local Lacalle Pou, que aconteceu na quarta (25).. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MEIRELES, G. C. . Coca-Cola, McDonald's e até Disney deixaram de operar na Rússia, e a resposta de Putin é ameaça de confisco. Entenda. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Histórico profissional
Experiência profissional
2025 - Atual
Universidade de GuarulhosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor universitário dos cursos de Jornalismo e Markerting. Algiumas disciplinas ministradas: Marketing Especializado II (Marketing Governamental, Político e Eleitoral); Gestão de Empresas de Comunicação.
2021 - 2023
Escola Superior de Marketing, Administração e Comunicação de São Paulo (SP)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor dos cursos de Relações Internacionais e Jornalismo. Algumas disciplinas ministradas: Operação de Câmbio e Sistema de Créditos Internacionais;Geopolítica;Diplomacia Corporativa;História das Relações Internacionais;Política Externa Brasileira;Teoria das Relações Internacionais;Gerência de Comunicação para o Mercado, etc.
2009 - Atual
Atuação como Freelancer na área de Jornalismo e Relações PúblicasVínculo: Trabalhos temporários, Enquadramento Funcional: Consultor de Comunicação, Carga horária: 10
Outras informações:
Trabalho de Consultor de Comunicação para empresas brasileiras e multinacionais com atuação no Brasil com o objetivo de reforçar suas marcas no mercado local. Exemplos de clientes atendidos: Takeda (laboratório japonês), UNICA (união de produtores de cana-de-açúcar) entre outros.
2023 - 2024
Imagem CorporativaVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Consultor de Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações:
Trabalho de consultoria de comunicação para empresas brasileiras e multinacionais atuantes no Brasil com o objetivo de de fortalecer suas marcas no mercado local. Exemplo de cliente atendido: Deutsche Bank (banco alemão).Também atuei como contato brasileiro para diversas agências internacionais com objetivo de atuar no país.
2012 - 2014
Imagem CorporativaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações:
Trabalho de consultoria de comunicação para empresas brasileiras e multinacionais atuantes no Brasil com o objetivo de de fortalecer suas marcas no mercado local. Alguns clientes atendidos: PwC Brasil (consultoria global de negócios com sede na Inglaterra), Boston Consulting Group (consultoria global de negócios com sede nos EUA), Amcham (Câmara de Comércio Brasil-EUA) e HAYS (recrutadora e consultora de RH com sede na Inglaterra).
2019 - 2021
Grupo BCWVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações:
Trabalho de consultoria de comunicação para a 99 (empresa brasileira, controlada pela chinesa DiDi Chuxing) com o objetivo de de fortalecer sua marcas no mercado local.
2018 - 2019
Grupo CDIVínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Consultor de Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações:
Trabalho de consultoria de comunicação para a PwC Brasil (empresa de consultoria de negócios globais sediada na Inglaterra) com o objetivo de de fortalecer sua marca no mercado local.
2014 - 2015
FSB ComunicaçõesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor de Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações:
Trabalho de consultoria de comunicação para empresas brasileiras e multinacionais atuantes no Brasil com o objetivo de de fortalecer suas marcas no mercado local. Exemplo de cliente atendido: Grupo Arteris (empresa espanhola de infraestrutura e logística).
2010 - 2010
Análise EditorialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Produção de pautas para revistas setoriais de negócios nas áreas de Comércio Exterior, Direito, Energia e Gestão Ambiental.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Guilherme Camara Meireles e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?