Sandra Regina Dantas Baía
Nutricionista pela Universidade Federal da Paraíba (2002).Servidora Pública Federal. Nutricionista do Hospital Universitário Alcides Carneiro/UFCG (2004-atualmente) Mestre e Doutoranda em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais-UFCG.Possui Especialização em Saúde Coletiva.Especialista em Nutrição Clínica por Meritocracia pela ASBRAN. Atuou como Responsável Técnica do Serviço de Nutrição e Dietética por duas vezes do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) .Atuou com membro da equipe de Terapia Nutricional do Hospital Universitário Alcides Carneiro.Atuou como membro da Comissão de Infecção Hospitalar HUAC.Atuou como chefe de seção de Nutrição no Município de Boa Vista-PB( 2005-2009) Docente da UNINASSAU em Campina Grande( 2010-2021). Docente da Pós-Graduação UNYLEYA (2021).Atuou como Conselheira titular de Saúde do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do HUAC/UFCG(2017-2020)ORCID:https://orcid.org/0000-0002-0777-176X
Informações coletadas do Lattes em 12/08/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais
2021 - Atual
Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação,
Orientador: Profa. Dra. Thaisa Abrantes Souza Gusmão
Mestrado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais
2019 - 2021
Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação,
Título: SUSTENTABILIDADE EM UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Profa. Dra. Thaisa Abrantes Souza Gusmão
Coorientador: Profº Dr. Rennan Pereira de Gusmão. Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável;; Educação em saúde ambiental; Aproveitamento integral dos alimentos; Desperdício de alimentos..Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Recursos Naturais.
Especialização em ESPECIALISTA
2012 - 2012
Associação Brasileira de Nutrição
Título: Título concedido por meritocracia na área de atuação clínica
Orientador: com análise de curriculum
Especialização em Saúde Pública
2002 - 2004
Faculdades Integradas de Patos
Título: Avaliação Nutricional em Adultos Atendidos em um Programa de Saúde da Família do Município de Texeira na Paraíba
Orientador: Dra Ana Célia Rodrigues Ataíde
Formação complementar
2017 -
Nutrição parenteral individualizada: a adequação nutricional doente crítico. (Carga horária: 1h). , Farmacoterapia Fórum 2017, FF 17, Brasil.
2010 -
Curso Completo de Avaliação do Estado Nutricional. (Carga horária: 215h). , Instituto Cristina Martins, ICM, Brasil.
2021 - 2021
Analise Bibliometrica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2021 - 2021
Georreferenciamento Qgis. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2021 - 2021
01 - Sistema Único de Saúde (SUS) - 2a. Ed.. (Carga horária: 6h). , Instituto do Conhecimento e do Saber Fazer, ICSF, Brasil.
2020 - 2020
Protocolo de Manejo clínico do Coronavírus(COVID-19). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2020 - 2020
Ecossistema Google para professores. (Carga horária: 10h). , Vital cursos e treinamentos, VITAL, Brasil.
2019 - 2019
Escola Ebserh de Educação Corporativa-3EC. (Carga horária: 8h). , Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH, Brasil.
2017 - 2017
Nutrição Parenteral Suplementar: das evidências a prática clínica. (Carga horária: 1h). , Farmacoterapia Fórum 2017, FF 17, Brasil.
2016 - 2017
Capacitação Multiprofissional em Terapia Nutricional no âmbito do SUS. (Carga horária: 60h). , ASSOCIACAO BENEFICENTE SIRIA, hcor, Brasil.
2014 - 2014
Intolerância alimentar infantil. (Carga horária: 8h). , Instituto Bioeducação, IBEA, Brasil.
2011 - 2011
Terapia Nutricional do Paciente Renal Crônico e Ag. (Carga horária: 215h). , Instituto Cristina Martins Educação em saúde, ICM, Brasil.
2008 - 2009
Língua inglesa. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Operador em Microinformática. (Carga horária: 200h). , SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, SENAC, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Monitoria em Microbiologia Básica dos Alimentos. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1999 - 2000
Extensão universitária em Núcleo de estudos em saúde coletiva da UFPB. (Carga horária: 576h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Participação em eventos
Evento de Extensão Workshop Internacional Uso racional de água. 2021. (Outra).
I Conferência Nacional de Engenharia e Gestão de Recursos Naturais."DIAGNÓSTICO DE CONFLITOS NO AÇUDE SENADOR EPITÁCIO PESSOA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS - PB. 2021. (Outra).
II Congesso Norte-Nordeste de Saúde Pública. A influência da Nutrição e da microbiota intestinal sobre a saúde mental. 2021. (Congresso).
I Seminário pela revitalização do sistema riacho das piabas-Rio Bodocongó. 2021. (Seminário).
Congresso de Educação- De repente, professor online. 2020. (Congresso).
Congresso Internacional Multiprofissional em Pediatria e Cardiologia: :ja:Juntos contra a COVID-19. 2020. (Congresso).
Congresso Nacional do Meio Ambiente -CNMA. Monitoramento dos resíduos sólidos e ação em ambiente escolar: uma revisão de literatura. 2020. (Congresso).
I COICTA-Internacional Online Congress of Food Science and Technology. 2020. (Congresso).
I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública. Caracterização da compulsão alimentar em sintomas de ansiedade em mulheres. 2020. (Congresso).
Cinasama. AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DO COMÉRCIO AMBULANTE DE ALIMENTOS, LOCALIZADO PRÓXIMA AO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CAMPINA GRANDE, P. 2019. (Congresso).
Congresso Internacional de Saúde e meio ambiente. Produção artesanal de barra de cereal com farinha obtida pela secagem da vagem de algaroba e Avaliação das condições higienico-sanitárias do comércio de ambulantes localizado próximo ao HUAC. 2018. (Congresso).
XII Congresso Norte Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral e Nutrição Clínica. 2018. (Congresso).
I Conferência Regional de Vigilância em Saúde DA 16 cir Borborema.Participei como delegada. 2017. (Outra).
Congresso brasileiro de Nutrição ( CONBRAN). Estudo da eficiência de desinfeclão através de processos de baixo custo para o tratamento de água. 2016. (Congresso).
ECONUTRI.Gastronomia hospitalar: Prática utilizada na melhoria da aceitabilidade de refeições na unidade pediátrica no HUAC/UFCG. 2015. (Encontro).
Encontro de Nutricionista PB. 2015. (Encontro).
II Oficina de formação profissional:Aplicação de diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição: desafios e possibilidades e. 2015. (Oficina).
Seminário de atualização em nutrição-CRN6.Práticas sustentáveis em indústrias/UANs. 2015. (Seminário).
Simpósio Nacional de Saúde e Meio Ambinete (SINASAMA). 2015. (Seminário).
Simpósio Nacional de Saúde e Meio Ambinete (SINASAMA).Gastronomia hospitalar: Prática utilizada na melhoria da aceitabilidade de refeições na unidade pediátrica no HUAC/UFCG. 2015. (Simpósio).
VIICongresso latinoamericano e XIII Congresso brasileiro de higienistas de alimentos;III Encontro nacional de vie vigilãncia de zoonose e VE ncontro do sistema brasileiro de inspeção de produtos de origem animal. Verificação de boas práticas realizadas pelos manipuladores de alimentos no preparo de refeições em um restaurante universitário. 2015. (Congresso).
XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analista de Alimentos ENNAL. Interferência da relação nutrição e alimentação no combate da depressão. 2015. (Congresso).
XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analista de Alimentos ENNAL. Fatores nutricionais no controle do colesterol LDL para prevenção de doença cardiovasres. 2015. (Congresso).
XIX Encontro Nacional e V Congresso Latino Americano de Analista de Alimentos ENNAL. Análise da qualidade da água utilizada em uma UAN de um hospital da cidade de Campina Grande-PB;. 2015. (Congresso).
Encontro de Nutricionistas da Paraíba.Participantes da mesa. 2014. (Encontro).
Fisioterapia em Oncologia:Desafio e perpectivas.Assistência multidisciplinar à pacientes mastectomizados. 2014. (Simpósio).
Simpósio Nacional de Saúde e Meio Ambinete (SINASAMA).Terapia e evolução nutricional em pacientes hospitalizado com síndrome nefrótica: Estudo de caso. 2014. (Simpósio).
Simpósio Nacional de Saúde e Meio Ambinete (SINASAMA).Determinação do índice de acidez titulável em óleo vegetal submetido à fritura em um serviço de alimentação hospitalar. 2014. (Simpósio).
XIV Jornada de Nutrição Parenteral e Enteral da SBNPE-RJ. 2014. (Outra).
V Encontro Paraibano de Nutrição.Ganho de peso gestacional:importância para saúde da mãe e da criança. 2013. (Encontro).
XX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. 2013. (Congresso).
CONBRAN 2012-XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO E II. 2012. (Congresso).
Prescrição Nutricional de Suplementos:Update 2012. 2012. (Oficina).
III Encontro Paraibano de Nutrição.A utilização de dietas enterais na prática clínica. 2011. (Encontro).
I Jornada temática de Nutrição "Avanços, Experiências e Perpectivas na nutrição clínica".Indicação de produtos utilizados atualmente em Nutrição enteral: Experiência em Assistência.. 2010. (Outra).
I Seminário Paraibano de Tratamento Avançado de Lesões e I Encontro Campinense de Nurição e Cicatrização. 2010. (Seminário).
I Encontro de Nutrição do Centro de Educação e Saúde, da Universidade Federal de Campina Grande.Atuação do Nutricionista em hospitais.. 2009. (Encontro).
II Congresso Paraibano de Endocrinologia e Metabologia e VI Encontro Campinenense de Endocrinologia e Metabologia. 2009. (Congresso).
I Simpósio em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. 2008. (Simpósio).
Capacitação de Nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2007. (Outra).
II Semana Pedagógica das Escolas Municipais de Boa Vista.Oficina para Merendeiras. 2007. (Oficina).
Curso de Nutrição nas Alterações Gastrintestinais. 2005. (Outra).
XVI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. 2005. (Congresso).
Capacitação em Alimentação e Nutrição. 2002. (Outra).
II Semana do Aparelho Digestivo do Complexo Hospitalar Samaritano. 2002. (Outra).
I Semana do Aparelho Digestivo do Complexo do Hospital Samaritano. 2001. (Simpósio).
IV Congresso Norte Nordeste de Nutrição Clínica. 2001. (Congresso).
III Jornada Norte Nordeste de Nutrição Clínica e III Jornada Norte Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral. 2000. (Outra).
Participação em bancas
BAÍA, S. R. D.; COSTA, W. K. A.; TORQUATO, S. C.. S.N.Silva;Mariana A.Lima.Avaliação e educação nutricional em adolescentes em escola pública e privada do município de Campina Grande PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; TORQUATO, S. C.; COSTA, W. K. A.. Relação entre o consumo energético e a quantidade de passos em diferentes profissões. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; COSTA, W. K. A.; SANTOS, E. E. S.. Maia; Flávia B. Brito; Jéssica E.L. do Bú.Análise da execução da estratégia NutriSUS sob a perspectiva dos profissionais de Nutrição. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
SOUZA, M. K. T.;BAÍA, S. R. D.; ALMEIDA, K. M.. Estado nutricional e qualidade de voda em mulheres menopausadas atendidas pela atenção básica de Puxinanã. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; SOUZA, M. K. T.; SANTOS,N. M. F. de Albuquerque.Análise de ph e brix de sucos de frutas industrializados comercializados em Campina Grande. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; SOUZA, M. K. T.; SANTOS,N. M. M. Melo; Lucivanda S. Costa e Mirtes O. Souza.Análise de proteínas totais em suplementos alimentares utilizados para ganho de massa muscular comercializados na cidade de Campina Grande-CG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
PEIXOTO, M. S. R. M.; COSTA, W. K. A.;BAÍA, S. R. D.. Victor;Ana F. A. Brito e Roseline R. Oliveira.Análise nutricional de rótulos de fórmulas infantis para lactentes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
VEIGA, D. K.;BAÍA, S. R. D.; BARBOSA, A. H. D.. Avaliação de suplementos Whey Protein de acordo com a ANVISA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
PEREIRA, F. R. A.;BAÍA, S. R. D.; PESSO, T.. Consumo de verduras e legumes por educandos e o papel da agricultura familia na produção de merenda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
TORQUATO, S. C.;BAÍA, S. R. D.. M. S. Bomfim, Itanara J. L. Martins;Maria A. Pires.Avaliação da qualidade entre duas UANS com e sem nutricionista na cidade de Campina Grande ? PB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
TORQUATO, S. C.;BAÍA, S. R. D.. L.Siqueira; Petronio G.França;Wendson A.Silva.Implantação de boas práticas de fabricação em duas panificadoras nos municípios de Lagoa Seca e Campina Grande ? PB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; TORQUATO, S. C.. O. Araújo;Suênia Yasmim Pereira de S.de Araujo.Análise dos desperdícios alimentares de frutas e hortaliças entre a EMPASA-CG e feira livre em Solânea ? PB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; SOUZA, M. K. T.; ALMEIDA, K. M.. Conhecimento dos pais e/ou responsáveis de crianças sobre a anemia ferropriva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
OLINDA,R A;BAÍA, S. R. D.; TORQUATO, S. C.; MEIRA, J.. Avaliação da influência do estado nutricional na ocorrência de infecção respiratória aguda em crianças no município de Campina Grande. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; TORQUATO, S. C.; PEREIRA, F. R. A.; MEIRA, J.. Ivyna Rennaly Freitas Costa.Avaliação nutricional de escolares matriculados em escola pública e privada do município de Campina Grande - PB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; ALMEIDA, K. M.; TORQUATO, S. C.. C. de Albuquerque.Aditivos Alimentares e os perigos à saúde infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; ALMEIDA, K. M.; TORQUATO, S. C.. A utilização de farinha de jatobá na elaboração de barra de cereal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; SANTOS,N. M; ALMEIDA, K. M.. Bezerra Júlia M.Policarpo Carv.Condições higiênico sanitárias da comercialização de carnes in natura em duas feiras livres da cidade de Campina Grande ? PB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
ALMEIDA, K. M.;BAÍA, S. R. D.; SANTOS,N. M. S. Lima;Fernanda A. C. Caetano;Josepha D. G.Melo.Elaboração do Iogurte Enriquecido Com Polpa de Açaí. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; SANTOS,N. M; ALMEIDA, K. M.. O.Andrade;Dienna Cristine da Costa Almeida.Análise comparativa de teores de ácido ascórbico em sucos de frutas processados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; SANTOS,N. M; ALMEIDA, K. M.. V. da Silva;Rayssa Santana Costa.Avaliação da qualidade higiênico-sanitário em cozinhas de creches e pré-escolas da cidade de Campina Grande - PB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; ALMEIDA, K. M.; SANTOS,N. M. Monteiro;Valquiria F. Dias;Larissa Arruda Vieira.Análise de rotulagem dos produtos zero açúcar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; PEREIRA, F. R. A.. Identificação do perfil higiênico sanitário de restaurantes especializados em comida japonesa da cidade de Campina Grande. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; PEREIRA, F. R. A.. Análise do cardápio escolar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; PEREIRA, F. R. A.. Implementação do manejo agroecológico para hortas sustentáveis: um incentivo a alimentação natural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; VEIGA, D. K.. Propriedades Antiestresse da Melissa officinalis e da Valeriana officinalis e seus mecanismos de ação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; CAMPELO, M. C. S.. F. A. Cavalcanti.Uma revisão da literatura científica sobre os impactos do consumo de glúten no organismo humano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
ARAUJO, J. M.; CAMPELO, M. C. S.;BAÍA, S. R. D.. Terapia Nutricional para pacientes com anorexia e bulimia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
MEIRA, J.; ARAUJO, J. M.;BAÍA, S. R. D.. Alzheimer e sua relação com Diabetes Millitus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
ARAUJO, R. M. S.;BAÍA, S. R. D.; ARAUJO, K. S. M.. Batista Paloma Lívia dos Santos Silva.Amamentação exclusiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
PEREIRA, F. R. A.; ALVES, M. V.;BAÍA, S. R. D.. Amamentação e nutrição. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; TORQUATO, S. C.; PIHEIRO, M. P. N.. B. Cavalcante Waléria R. Prata Thayse F. R. Maia.Amamentação: benefícios em dose dupla. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
PIHEIRO, M. P. N.;BAÍA, S. R. D.; TORQUATO, S. C.. BARBOSA MARIANA M. SANTANA DE SÁ MIKAELLA O.SILVA.ALIMENTAÇÂO INFANTIL E A INFLUÊNCIA DA MÌDIA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; VEIGA, D. K.; BEZERRA, L. D.. Ação dos fitoterápicos no processo de emagrecimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; VEIGA, D. K.; CAVALCANTI, M. S.. Medeiros Casado.Aleitamento materno exclusivo,fatores associados ao desmame precose:uma revisão bibliográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; VEIGA, D. K.; ALMEIDA, K. M.. Oliveira.Processo de liofilização dos alimentos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
OLIVEIRA, C. V. C.;BAÍA, S. R. D.. EFEITOS TERAPÊUTICOS DA DIETA CETOGÊNICA NO CÂNCER. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.. Promoção da Alimentação Saudável em pré-escolares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
SOUZA, M. K. T.;BAÍA, S. R. D.; BEZERRA, L. D.. Análise da concentração de sódio em suplementos uso oral para diabéticos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.. BARBOSA E NATHALYA MARQUES.CÂNCER GÁSTRICO : ASPECTOS NUTRICIONAIS EM PACIENTES GASTRECTOMIZADOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.. TERAPIA NUTRICIONAL EM PACIENTES AUTISTA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.. Obesidade infantil, a nova epidemia.Revisão da literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.. Redescobrindo a nutrição alimentar na terceira idade na luta contra a hipertensão:Revisão bibliográfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
ALMEIDA, K. M.; VEIGA, D. K.;BAÍA, S. R. D.. Dantas;Cassandra R. S. Almeida; Gessica D.Faustin.Aproveitamento integral dos alimentos de origem vegetal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
OLIVEIRA, C. V. C.;BAÍA, S. R. D.; VEIGA, D. K.. Prevalência de uso de suplementos alimentares entre os frequentadores de academia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BEZERRA, L. D.; SOUZA, M. K. T.;BAÍA, S. R. D.. Justino.Culto ao corpo e a beleza:Importância do cuidado nutricional Alunas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
OLIVEIRA, C. V. C.;BAÍA, S. R. D.; BEZERRA, L. D.. Efeitos de consumo de Produtos Herbalife nobre parâmetro hepático em usuários de Campina Grande-PB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.; ALBUQUERQUE, I. C. S.. ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DO LEITE BOVINO CRU COMERCIALIZADO EM CAMPINA GRANDE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
CARVALHO, G. M. C. A.;BAÍA, S. R. D.; SOUZA, M. K. T.. Prevalências e fatores de risco relacionados ao distúrbio de compulsão alimentar em pacientes atendidos em um hospital público. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.. ESTADO NUTRICIONAL ASSOCIADO A PARÂMETROS CLÍNICOS E AO CONSUMO ALIMENTAR DE PACIENTES DIABÉTICOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
BAÍA, S. R. D.. Comissão de professores avaliadores dos trabalhos inscritos na terceira semana de iniciação científica do período 2010.2. 2010. Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande.
Orientou
Correlação ( Caracterização) da compulsão alimentar com sintomas de ansiedade em mulheres; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
B; Costa;Dioniedja Felipe; Análise de cardápio qualitativo e quantitativo da escola municipal Elvira Silveira da Costa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Nascimento; Fabiano sS Silva; Adesão ao programa de suplementação de Vitamina A na população materno-infantil da cidade de Campina Grande,no ano 2016; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Avaliação qualitativa e quantitativa dos cardápios de idosos do hospital universitário de Campina Grande- PB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Rodrigues dos Santos; Talita Tânia Gonçalves; AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICOS-SANITÁRIAS DO COMÉRCIO AMBULANTE DE ALIMENTOS,LOCALIZADO PRÓXIMO AO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CAMPINA GRANDE,PB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
BeloThamires R; Rulfino Marília B; Spares; Análise da quantidade de açúcar nos sucos industrializados; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Os benefícios da soja no tratamento e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE FRUTAS SERVIDAS EM UM HOSPITAL NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
COOKIES DE CHOCOLATE ENRIQUECIDO COM SPIRULINA , CARACTERÍSTICAS FISICO-QUÍMICAS E SENSORIAIS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
TERAPÊUTICA NUTRICIONAL PARA PORTADORES DE RETOCOLITE ULCERATIVA E DOENÇA DE CROHN; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Alimentação escolar e a formação dos hábitos alimentares na infância; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
A merenda escolar e seus aspectos políticos, sociais e nutricionais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
A atuação do Nutricionista frente à promoção de saúde da pessoa idosa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Estilo de vida de mulheres adultas com sobrepeso e obesidade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Terapia Nutricional enteral em unidades de terapia intensiva; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL EM PACIENTES ATENDIDOS PELO PROGRAMA HIPERDIA DA UBSF LUIZ GOMES DE ANDRADE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Educação ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS para a melhoria da qualidade ambiental e dos serviços dos bares litorâneos no Município do Cinde-PB; 2022; Iniciação Científica - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Caso clínico de paciente portador de Diabetes e hipertensão arterial; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
;CÃMARA A;TARAGINO D;COSTA G;RIBEIRO R; ; Os benefício da Nutrição na saúde mental; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica; 2023; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Hospital Universitário Alcides Carneiro; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Souza;Ester P; Carvalho;Josefa L; C; Santos; TN em paciente hospitalizado com traumatismo craniano encefálico- Estudo de caso; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Silva;Lívia Maria Araújo; Samara M; Albuquerque; TN em paciente hospitalizado com síndrome nefrótica:estudo de caso; 2017; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
TERAPIA NUTRICIONAL EM PACIENTE COM TUMOR DE VIAS BILIARES; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Vasconcelos e Vera Lúcia da Silva; Terapia nutricional para pacientes de leucemia linfoblastica aguda; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Caso Clínico : Lupus eritematoso sistêmico; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Liposarcoma; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Estágio de produção; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Estágio de produção; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Convivendo com a doença de Alzheimer:Interferência e tratamento nutricional; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Melo; Aline Rodrigues; Kennya Torres e Bruna Nunes; Sexualidade no envelhecimento:Vencendo barreiras; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Interferência nutricional e alimentar na saúde bucal do idoso; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Necessidades nutricionais: Mudanças com o envelhecimento; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Mediação da nutrição e exercícios físicos para fomento de melhor qualidade de vida na terceira idade; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Otimização do estilo de vida para a garantia de envelhecimento ativo e exitoso; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Public policy for the elderly; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Saúde óssea no idoso: Influência do cálcio na prevenção da osteoporose; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Estágio supervisionado; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Estágio supervisionado; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Casos clínicos; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Supervisora do estágio de Nutrição clinica; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Estágio supervisionado; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Estágio supervisionado; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
MARTINS;DILLIAN MEDEIROS; Estudos de caso; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
DA COSTA; Casos clínicos; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Estágio supervisionado; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Prática em gestão de Unidades de Alimentação Coletiva; 2012; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Sandra Regina Dantas Baía;
Produções bibliográficas
-
COSTA, R. V. ; BAÍA, S. R. D. ; ALMEIDA, K. M. ; ALENCAR, B. E. B. ; CHAGAS, A. C. N. ; SILVA, L. P. ; SILVA, T. L. ; PIMENTEL, G. M. C. ; COSTA, S. S. . Avaliação da assistência domiciliar desempenhada por cuidadores formais e informais para pacientes em terapia nutricional entera. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 13, p. 1-5, 2023.
-
BAÍA, SANDRA REGINA DANTAS ; SOUZA, THAISA ABRANTES DA SILVA ; GUSMÃO, RENNAN PEREIRA DE ; COSTA, RIKAELLY VITAL ; ALENCAR, BRENDA EDUARDA BAÍA DE ; SILVA, VIVIANE FARIAS ; SANTOS, REBECA MORAIS SILVA ; PIMENTEL, GABRIELA MARIANA CRUZ ; CARVALHO, EMANUELLA ABRANTES DA SILVA ; CARVALHO, ELIANE PEREIRA LEITE . Análise de desperdício e conhecimento sustentável por acompanhantes de pacientes comensais do restaurante no Hospital Universitário Alcides Carneiro na cidade de Campina Grande-PB: desperdício de alimentos em Hospital Universitário. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e139111436215-e139111436215, 2022.
-
BAÍA, SANDRA REGINA DANTAS ; SOUZA, THAISA ABRANTES DA SILVA ; GUSMÃO, RENNAN PEREIRA DE ; SANTOS, REBECA MORAIS SILVA ; PIMENTEL, GABRIELA MARIANA CRUZ ; COSTA, RIKAELLY VITAL ; MEDEIROS, ELIS DANTAS . Estimativa do desperdício das dietas hospitalares associado a satisfação e aceitação dos pacientes no Hospital Universitário Alcides Carneiro em Campina Grande -PB. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e37410111913-e37410111913, 2021.
-
SANTOS, R. M. S. ; GUSMAO, T. A. S. ; GUSMAO, R. P. ; BAÍA, S. R. D. ; GARRIDO, I. P. C. ; SOUSA, F. M. ; MELO, M. O. P. ; RODRIGUES, L. M. S. . Obtenção e caracterização físico-química de petit suisse prebiótico de búfala. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e37810111856, 2, 2021.
-
LIMA, RUTH DANIELY CAMPOS SALES ; XAVIER, JULIANA MEIRA DE VASCONCELOS ; DE OLINDA, RICARDO ALVES ; TORQUATO, SILVANA CÂMARA ; QUERINO, LUANA ANDRADE LIMA ; BAÍA, SANDRA REGINA DANTAS ; VEIGA, DÊMIA KELLYANI ELEOTERIO ; DE ARAÚJO, JANEMARY MALHEIRO ; DA COSTA, WHYARA KAROLINE ALMEIDA ; FIGUEIREDO, RAQUEL DE ALMEIDA NÓBREGA . Avaliação da influência do estado nutricional na ocorrência de infecção respiratória aguda em menores de dois anos. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 13, p. e6494, 2021.
-
BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; FARIAS, A. M. . Ação da curcumina nas doenças cardiovasculares. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 12, p. 214-215, 2020.
-
OLIVEIRA, MARCOS MACRI ; ESTEVES, POLIANA MARIA DA SILVA VALDEVINO ; BAÍA, SANDRA REGINA DANTAS ; DANTAS, NADEGE DA SILVA ; SILVA, VIVIANE FARIAS . Análise da produção científica internacional sobre mudanças climáticas e poluição do ar. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e1609108314-1-26, 2020.
-
COSTA, R. V. ; FARIAS, A. M. ; BAÍA, S. R. D. . Análise sobre o risco de neonatal no contexto da pandemia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 114, p. p.543-543, 2020.
-
FARIAS, A. M. ; COSTA, R. V. ; BAÍA, S. R. D. . Avaliação sobre a relação da ingestão de ômega 3 e a prevenção de doenças cardiovasculares. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 114, p. 784, 2020.
-
FARIAS, A. M. ; COSTA, R. V. ; BAÍA, S. R. D. . índices antropométricos e análise da predisposição de risco cardiovascular em idade pediátrica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 114, p. 645, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; LIMA, S. A. ; PERES, M. R. ; ROCHA, P. D. ; FERNANDE, M. S. M. . Estudo da eficiência de desinfecção através de processos de baixo custo para tratamento de água. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO , v. 7, p. 555-556, 2016.
-
WEBER, BERNARDETE BERSCH-FERREIRA, ÂNGELA C. TORREGLOSA, CAMILA R. ROSS-FERNANDES, MARIA B. DA SILVA, JACQUELINE T. GALANTE, ANDREA P. DE SOUSA LARA, ENILDA COSTA, ROSANA P. SOARES, RAFAEL M. CAVALCANTI, ALEXANDRE B. MORIGUCHI, EMILIO H. BRUSCATO, NEIDE M. KESTIES, JOSIELE VIVIAN, LILIAN SCHUMACHER, MARINA DE CARLI, WALDEMAR BACKES, LUCIANO M. REOLÃO, BRUNA R. RODRIGUES, MILENA P. BALDISSERA, DÚNNIA M.B. TRES, GLAUCIA S. LISBÔA, HUGO R.K. BEM, JOÃO B.J. REOLÃO, JOSE B.C. DEUCHER, KEYLA L.A.L. , et al. CANTARELLI, MAIARA LUCION, ALINE RAMPAZZO, DANIELA BERTONI, VANESSA TORRES, ROSILEIDE S. VERRÍSSIMO, ADRIANA O.L. GUTERRES, ALDAIR S. CARDOS, ANDREA F.R. COUTINHO, DALVA B.S. NEGRÃO, MAYARA G. ALENCAR, MÔNICA F.A. PINHO, PRISCILA M. BARBOSA, SOCORRO N.A.A. CARVALHO, ANA P.P.F. TABOADA, MARIA I.S. PEREIRA, SHEILA A. HEYDE, RAUL V. NAGANO, FRANCISCA E.Z. BAUMGARTNER, REBECCA RESENDE, FERNANDA P. TABALIPA, RANATA ZANINI, ANA C. MACHADO, MICHAEL J.R. ARAUJO, HEVILA TEIXEIRA, MARIA L.V. SOUZA, GABRIELA C. ZUCHINALI, PRICCILA FRACASSO, BIANCA M. ULLIAM, KAREN PIEROTTO, MOARA HILÁRIO, THAMIRES CARLOS, DANIELE M.O. CORDEIRO, CINTIA G.N.C. CARVALHO, DANIELE A. GONÇALVES, MARÍLIA S. VASCONCELOS, VALDIANA B. BOSQUETTI, ROSA PAGANO, RAIRA ROMANO, MARCELO L.P. JARDIM, CÉSAR A. DE ABREU, BERNARDO N.A. MARCADENTI, ALINE SCHMITT, ALESSANDRA R. TAVARES, ANGELA M.V. FARIA, CHRISTIANE C. SILVA, FLÁVIA M. FINK, JAQUELINE S. EL KIK, RAQUEL M. PRATES, CLARICE F. VIEIRA, CRISTIANE S. ADORNE, ELAINE F. MAGEDANZ, ELLEN H. CHIEZA, FERNANDA L. SILVA, INGRID S. TEIXEIRA, JOISE M. TRESCASTRO, EDUARDO P. PELLEGRINI, LÍVIA A. PINTO, JÉSSIKA C. TELLES, CRISTINA T. SOUSA, ANTONIO C.S. ALMEIDA, ANDREZA S. COSTA, ARIANE A. CARMO, JOSÉ A.C. SILVA, JULIANA T. ALVES, LUCIANA V.S. SALES, SAULO O.C. RAMOS, MARIA E.M. LUCAS, MARILIA C.S. DAMIANI, MONICA CARDOSO, PATRICIA C. RAMOS, SALVADOR S. DANTAS, CLENISE F. LOPES, AMANDA G. CABRAL, ANA M.P. LUCENA, ANA C.A. MEDEIROS, AURIENE L. TERCEIRO, BERNARDINO B. LEDA, NEUMA M.F.S. BAÍA, SANDRA R.D. PINHEIRO, JOSILENE M.F. CASSIANO, ALEXANDRA N. MELO, ANDRESSA N.L. CAVALCANTI, ANNY K.O. SOUZA, CAMILA V.S. QUEIROZ, DAYANNA J.M. FARIAS, HERCILLA N.C.F. SOUZA, LARISSA C.F. SANTOS, LETÍCIA S. LIMA, LUANA R.M. HOFFMANN, MEG S. RIBEIRO, ÁTALA S. SILVA VASCONCELOS, DANIEL F. DUTRA, ELIANE S. ITO, MARINA K. NETO, JOSÉ A.F. SANTOS, ALEXSANDRO F. SOUSA, ROSÂNGELA M.L. DIAS, LUCIANA PEREIRA P. LIMA, MARIA T.M.A. MODANESI, VICTOR G. TEIXEIRA, ADRIANA F. ESTRADA, LUCIANA C.N.C.D. MODANESI, PAULO V.G. GOMES, ADRIANA B.L. ROCHA, BÁRBARA R.S. TETI, CRISTINA DAVID, MARTA M. PALÁCIO, BRUNA M. JUNIOR, DÉLCIO G.S. FARIA, ÉRICA H.S. OLIVEIRA, MICHELLE C.F. UEHARA, ROSE M. SASSO, SANDRAMARA MOREIRA, ANNIE S.B. CADINHA, ANA C.A.H. PINTO, CARLA W.M. CASTILHOS, MARIANA P. COSTA, MARIANA KOVACS, CRISTIANE MAGNONI, DANIEL SILVA, QUÊNIA GERMINI, MICHELE F.C.A. DA SILVA, RENATA A. MONTEIRO, ALINE S. SANTOS, KARINA G. DOS MOREIRA, PRISCILA AMPARO, FERNANDA C. PAIVA, CATHARINA C.J. POLONI, SORAIA RUSSO, DIANA S. SILVEIRA, IZABELE V. MORAES, MARIA A. BOKLIS, MIRENA CARDOSO, QUINTO I. DAMACENO, ALINE M.S. SANTOS, ELISA M. DIAS, GLAUBER M. PINHO, CLÁUDIA P.S. CAVALCANTI, ADRILENE C. BEZERRA, AMANDA S. QUEIROGA, ANDREY V. RODRIGUES, ISA G. LEAL, TALLITA V. SAHADE, VIVIANE AMARAL, DANIELE A. SOUZA, DIANA S. ARAÚJO, GIVALDO A. CURVELLO, KARINE HEINE, MANUELLA BARRETTO, MARÍLIA M.S. REIS, NAILSON A. VASCONCELOS, SANDRA M.L. VIEIRA, DANIELLY C. COSTA, FRANCISCO A. FONTES, JESSICA M.S. NETO, JUVENAL G.C. NAVARRO, LAÍS N.P. FERREIRA, RAPHAELA C. MARINHO, PATRÍCIA M. ABIB, RENATA TORRES LONGO, ALINE BERTOLDI, EDUARDO G. FERREIRA, LAUREN S. BORGES, LÚCIA R. AZEVEDO, NORLAI A. MARTINS, CELMA M. KATO, JULIANA T. IZAR, MARIA C.O. ASOO, MARINA T. DE CAPITANI, MARIANA D. MACHADO, VALÉRIA A. FONZAR, WALÉRIA T. PINTO, SÔNIA L. SILVA, KELLEN C. GRATÃO, LÚCIA H.A. MACHADO, SHEILA D. DE OLIVEIRA, SUSANE R.U. BRESSAN, JOSEFINA CALDAS, ANA P.S. LIMA, HATANNE C.F.M. HERMSDORFF, HELEN H.M. SALDANHA, TÂNIA M. PRIORE, SÍLVIA E. FERES, NAOEL H. DE QUEIROZ NEVES, ADILA CHEIM, LOANDA M.G. SILVA, NILMA F. REIS, SILVIA R.L. PENAFORT, ANDREZA M. DE QUEIRÓS, ANA PAULA O. FARIAS, GEYSA M.N. DE LOS SANTOS, MÔNICA L.P. AMBROZIO, CÍNTIA L. CAMEJO, CIRÍLIA N. DOS SANTOS, CRISTIANO P. SCHIRMANN, GABRIELA S. BOEMO, JORGE L. OLIVEIRA, ROSANE E.C. LIMA, SÚSI M.B. BORTOLINI, VERA M.S. MATOS, CRISTINA H. BARRETTA, CLAIZA SPECHT, CLARICE M. DE SOUZA, SIMONE R. ARRUDA, CRISTINA S. RODRIGUES, PRISCILA A. BERWANGER, OTÁVIO ; The Brazilian Cardioprotective Nutritional Program to reduce events and risk factors in secondary prevention for cardiovascular disease: study protocol (The BALANCE Program Trial). AMERICAN HEART JOURNAL , v. 171, p. 73-81.e2, 2016.
-
BAÍA, S. R. D. ; LIMA, S. A. ; COSTA, T. S. ; ALVES, R. V. ; FERNANDE, M. S. M. . VERIFICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS REALIZADAS PELOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS NO PREPARO DE REFEIÇÕES EM UM RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO. Higiene Alimentar , v. 29n242/243, p. 242-243, 2015.
-
FRANCA, K. B. ; COSTA, T. S. ; ALVES, R. V. ; BAÍA, S. R. D. ; ALVES, S. A. L. ; FERNANDE, M. S. M. ; COSTA, T. M. M. ; ROCHA, P. D. ; FARIAS, I. G. ; BEZERRA, J. U. L. . Avaliação do manancial usado pela comunidade de santa Luzia-PB como uma alternativa de sistema de abastecimento de água. REVISTA SAÚDE & CIÊNCIA ONLINE , v. 4, p. 72-77, 2015.
-
BIDO, R. C. A. ; BAÍA, S. R. D. ; NOBREGA, M. P. ; CALUETE, M. E. E. ; PEREIRA, D. E. ; DANTAS, D. L. S. ; ESMERO, J. A. D. . O CUIDADO ALÉM DO ALIMENTO: A AUTOBIOGRAFIA COMO PARTE DA ABORDAGEM NUTRICIONAL AO ADOLESCENTE DIABÉTICO (RELATO DE EXPERIÊNCIA). In: Kataryne Árabe;Jackson Andson; Carolina Niro; Karoliny Brito; João Pedro Lima. (Org.). NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA. PESQUISAS E AVANÇOS. 1ed.Jardim do Seridó RN: Agron Food Academy, 2022, v. 1, p. 153-160.
-
FARIAS, A. M. ; COSTA, R. V. ; BAÍA, S. R. D. . Declínio do mecanismo de deglutição e seu impacto na alimentação e no estado nutricional de idosos. In: Inaldo Keydo Nascimento Moraes. (Org.). Saúde e aplecações interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021, v. 1, p. 24-35.
-
BAÍA, S. R. D. ; SILVA, A. S. S. . IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ÂMBITO DA SAÚDE PÚBLICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. In: Gisele Medeiros da Costa One e Bárbara Lima Rocha. (Org.). Nutrição tecnologia a serviço da saúde. 1ed.: IMEA, 2020, v. 1, p. 756-773.
-
BAÍA, S. R. D. ; MELO, M. O. P. ; SANTOS, R. M. S. ; SOUSA, F. M. . Estudo da produção de frangos no Brasil por meio da análise de séries temporais. In: Roger Goulart Mello; atrícia Gonçalves de Freitas.. (Org.). Pesquisa e transformação da produção e cuidado animal. 1ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2020, v. , p. 96-107.
-
BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; FARIAS, A. M. . Associação entre o comportamento alimentar e obesidade no distúrbio da infertilidade. In: Roger Goulart Mello; atrícia Gonçalves de Freitas.. (Org.). Saúde, atividade física, nutrição e bem-estar: Teorias e práticas. 2ed.Rio de Janeiro: Publicar, 2020, v. , p. 70-82.
-
BAÍA, S. R. D. ; SOUZA, T. A. S. ; SILVA, V. F. ; SANTOS, S. J. R. ; ARAUJO, J. M. . Aceitabilidade das dietas hospitalares oferecidas aos pacientes internos do Hospital João XX. In: Roger Goulart Mello; atrícia Gonçalves de Freitas.. (Org.). Saúde, atividade física, nutrição e bem-estar: Teorias e práticas. 2ed.Rio de Janeiro: Publicar, 2020, v. , p. 217-2424.
-
BAÍA, S. R. D. ; SOUZA, T. A. S. ; NASCIMENTO, N. A. P. ; SILVA, F. S. . Análise os dados do programa de suplementação de vitamina A da população materno-infantil na cidade de Camina Grande. In: Roger Goulart Mello; atrícia Gonçalves de Freitas.. (Org.). Saúde, atividade física, nutrição e bem-estar: Teorias e práticas. 2ed.Rio de Janeiro: Publicar, 2020, v. , p. 225-239.
-
BAÍA, S. R. D. ; SOUZA, T. A. S. ; FREITAS, D. S. ; SILVESTRE, J. A. ; ARAUJO, J. M. . Caracterização da compulsão alimentar em sintomas de ansiedade em mulheres. Saúde, atividade física, nutrição e bem-estar: Teorias e práticas. 2ed.Rio de Janeiro: Publicar, 2020, v. , p. 240-253.
-
BAÍA, S. R. D. ; MOURA, D. B. ; PEREIRA, G. G. X. ; SOUZA, A. . Avaliação qualitativa e quantitativa dos cardápios de idosos do hospital universitário de Campina Grande. Saúde, atividade física, nutrição e bem-estar: Teorias e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Publicar, 2020, v. 1, p. 149-161.
-
SANTOS, F. S. R. ; BAÍA, S. R. D. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICOSANITÁRIAS DO COMÉRCIO AMBULANTE DE ALIMENTOS, LOCALIZADO PRÓXIMA AO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE CAMPINA GRANDE, PB. In: Giselle Medeiros da Costa One; Bárbara Lima Rocha. (Org.). Nutrição Interativa. 1ed.João Pessoa: IMEA, 2019, v. 1, p. 741-755.
-
DINIZ, P. P. ; BAÍA, S. R. D. . PRODUÇÃO ARTESANAL DE BARRA DE CEREAL COM FARINHA OBTIDA PELA SECAGEM DA VAGEM DE ALGAROBA PROSOPIS JULIFLORA (SW.) DC. In: Giselle Medeiros da Costa One ;Bárbara Lima Rocha. (Org.). Nutrição Interativa. 1ed.João Pessoa: IMEA, 2019, v. 1, p. 893-909.
-
BAÍA, S. R. D. ; SILVA, T. M. . Comportamento intestinal de Crianças autistas. In: Gisele Medeiros da Costa One e Bárbara Lima Rocha. (Org.). Nutrição interativa Volume 2 Comportamento intestinal de Crianças autistas. 2ed.João Pessoa: IMEA, 2019, v. 2, p. 248-262.
-
BAÍA, S. R. D. ; FORTUNATO, B. E. N. ; MACIEL, B. K. C. ; MELO, L. F. ; MELO, A. F. . Destaque da produção orgânica e sua interferência na saúde : enfoque na agricultura familiar. Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia. 1ed.João Pessoa: IBEA, 2016, v. 1, p. 278-297.
-
BAÍA, S. R. D. ; BIDO, R. C. A. ; NOBREGA, M. P. ; OLIVEIRA, M. E. G. ; CALUETE, M. E. E. . Aproveitamento e aceitabilidade de partes desprezadas da hortaliça couve-flor em preparações oferecidas em u,a unidade de alimentação coletividade hospitalar. Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia. 1ed.João Pessoa: IBEA, 2016, v. 1, p. 336-346.
-
BAÍA, S. R. D. ; MEDEIROS, V. P. B. ; SANTOS, V. M. B. ; CALUETE, M. E. E. ; BARROS, J. C. . Avaliação do desperdício de alimentos servidos a funcionários de unidade de alimentação e nutrição hospitalar a partir dos indicadores de sobras e rejeito. Saúde e meio ambiente: conhecimento, integração e tecnologia. 1ed.João Pessoa: IBEA, 2016, v. 1, p. 347-358.
-
BAÍA, S. R. D. ; SANTOS, V. M. B. ; MEDEIROS, V. P. B. ; BARROS, J. C. ; MENEZES, K. C. T. . Implementação de alternativas culináriasa partir do aproveitamentos integral dos alimentos em uma unidade de alimetnação hospitalar. In: Adriana Carvalho. (Org.). Nutrição e saúde: Conhecimento, integração e tecnologia. 1ed.João Pessoa: IBEA, 2016, v. 1, p. 190-203.
-
BAÍA, S. R. D. ; MELO, L. F. ; AZEVEDO, C. C. ; FORTUNATO, B. E. N. ; MACIEL, B. K. C. . Protuberância da alimentação no controle das alergias alimentares: cuidados e aspectos nutricionais. In: Adriana Carvalho. (Org.). Nutrição e saúde: Conhecimento, integração e tecnologia. 1ed.João Pessoa: IBEA, 2016, v. 1, p. 345-359.
-
BAÍA, S. R. D. ; NOBREGA, M. P. ; ARAUJO, R. C. ; ESMERO, J. A. D. ; MENEZES, K. C. T. . Terapia nutricional na doença pulmonar obstrutiva crônica: um estudo de caso. In: Adriana Carvalho. (Org.). Nutrição e saúde: Conhecimento, integração e tecnologia. 1ed.João Pessoa: IBEA, 2016, v. 1, p. 370-384.
-
BAÍA, S. R. D. ; LIMA, R. S. ; NASCIMENTO, A. E. ; ESMERO, J. A. D. ; GONDIM, C. M. . Terapia e evolução nutricional em pacientes hospitalizado com síndrome nefrótica: Estudo de caso. Nutrição e saúde: Os desafios do século XXI. 1ed.João Pessoa: IBEA-Instituto de bioeducação, 2014, v. 1, p. 203-217.
-
BAÍA, S. R. D. ; LUCENA, G. L. P. ; BARROS, J. C. . Determinação do índice de acidez titulável em óleo vegetal submetido à fritura em um serviço de alimentação hospitalar. In: Roseanne da Cunha Uchôa. (Org.). Nutrição e saúde : Desafios do século XXI. 1ed.João Pessoa: IBEA-Instituto de bioeducação, 2014, v. 1, p. 146-159.
-
ORIENTE, SUELMA FERREIRA DO ; BAÍA, SANDRA R.D. ; GUSMAO, R. P. ; SANTOS, R. M. S. ; GUSMAO, T. A. S. ; SILVA, P. I. S. E. ; PORTO, L. D. ; RAMOS, N. J. S. . A importância da educação ambiental e do sistema de gestão ambiental(SGA) no gerenciamento de resíduos em indústria alimentícias. In: II Simpósio Online Sulamericano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos (TECAL, 2023, Diamantina. Tecnologia dos alimentos, 2023.
-
SANTOS, R. M. S. ; GUSMÃO, RENNAN PEREIRA DE ; GUSMÃO, THAISA ABRANTES SOUZA ; BAÍA, S. R. D. ; SOUSA, F. M. ; MELO, M. O. P. ; ORIENTE, SUELMA FERREIRA DO ; SILVA, P. I. S. E. . Efeitos dos estágios de lactação sobre a composição do leite bubalino. In: II Simpósio Online Sulamericano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos (TECAL, 2023, Diamantina. Tecnologia dos alimentos, 2023.
-
SILVA, P. I. S. E. ; GUSMAO, R. P. ; GUSMAO, T. A. S. ; BAÍA, S. R. D. ; ORIENTE, SUELMA FERREIRA DO ; SANTOS, R. M. S. ; PORTO, L. D. ; RAMOS, N. J. S. . Psyllium incorporado a produtos lácteos; uma revisão bibliográfica. In: II Simpósio Online Sulamericano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos (TECAL, 2023, Diamantina. Tecnologia dos alimentos, 2023.
-
BIDO, R. C. A. ; NOBREGA, M. P. ; BAÍA, S. R. D. ; ESMERO, J. A. D. ; CALUETE, M. E. E. ; PEREIRA, D. E. ; DANTAS, D. L. S. . O CUIDADO ALÉM DO ALIMENTO: A AUTOBIOGRAFIA COMO PARTE DA ABORDAGEM NUTRICIONAL AO ADOLESCENTE DIABÉTICO (RELATO DE EXPERIÊNCIA),. In: I Congresso Internacional em Ciências da Nutrição,, 2022. Agron Food Academy., 2022.
-
BAÍA, S. R. D. ; FREITAS, D. S. ; SILVESTRE, J. A. . Caracterização da compulsão alimentar em sintomas de ansiedade em mulheres. In: I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Pública, 2020, online. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online) - Trabalhos Completos, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; NASCIMENTO, N. A. P. ; SILVA, F. S. . ADESÃO AO PROGRAMA DE SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA A NA POPULAÇÃO MATERNO-INFANTIL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. In: I Congresso Norte-Nordeste de saúde pública, 2020, Online. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online) - Trabalhos Completos, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; MORAIS, M. G. C. ; COSTA, M. R. S. ; MORAIS, T. L. C. . INVESTIGAÇÃO DE INSEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL ENTRE BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA,. In: I Congresso Norte-Nordeste de Sáude Pública, 2020, Online. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online) - Trabalhos Completos, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; MORAIS, M. G. C. ; MAIA, E. S. L. . REVISÃO SISTEMÁTICA DA DIETA LOW CARB E SEUS EFEITOS METABÓLICOS NO ORGANISMO. In: Congresso Norte e Nordeste de Saúde Pública, 2020. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online) - Trabalhos Completos, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; CAETANO, G. P. ; SILVA, L. A. . A DIETA CETOGÊNICA E OS SEUS EFEITOS NA SAÚDE HUMANA: UMA REVISÃO. In: I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Pública, 2020, ONLINE. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online) - Trabalhos Completos, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; MORAIS, M. G. C. ; BEZERRA, D. G. . PRÁTICAS ALIMENTARES NA INFÂNCIA E O SURGIMENTO DAS CÁRIES - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. In: SEGUNDO CONGRESSO TOCANTINENSE DE ODONTOLOGIA REMOTO DE PORTO NACIONAL-TO., 2020, Tocantins. Anais do Congresso Tocantinense de Odontologia, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; COUTINHO, M. L. C. ; AMORIM, S. E. S. ; SILVA, R. A. . A influência da atuação nutricional: no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno do espectro autista. In: I Congresso Norte e Nordeste de Saúde Pública, 2020, online. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online) - Trabalhos Completos, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; SILVA, A. S. S. . AVALIAÇÃO SUBJETIVA GLOBAL PRODUZIDA PELO PACIENTE EM IDOSOS ONCOLÓGICOS ASSISTIDOS NA ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS PORTADORES DE CÂNCER EM CAMPINA GRANDE. In: VI Congresso Internacional do Envelhecimento Humano, 2019, Campina Grande. Anais do CIEH. Campina Grande: Editora Realize, 2019. v. 1.
-
DANTAS, L. L. ; SANTOS JUNIOR, E. N. ; BAÍA, S. R. D. . Importância da nutrição na síndrome de Down. In: CONBRACIS, 2018, CAMPINA GRANDE. III CONBRACIS 2018, 2018. v. 1.
-
BAÍA, S. R. D. ; ARAUJO, J. M. ; SANTOS, S. J. R. ; SILVA, V. F. . ACEITABILIDADE DAS DIETAS HOSPITALARES OFERECIDAS AOS PACIENTES INTERNOS DO HOSPITAL JOÃO XXIII'. In: Anais de 17 Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2020, Poços de Caldas. 17 Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; LIMA, G. T. C. ; ARAUJO, S. M. S. . MONITORAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E AÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO DA LITERATURA,. In: 17 Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2020, Pocos de Caldas. 17 Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2020.
-
ALENCAR, BRENDA EDUARDA BAÍA DE ; BAÍA, S. R. D. ; GUIMARAES, I. S. ; ARAUJO, M. E. C. R. ; FONSECA, P. E. O. ; DEDEU, T. G. . Aspectos dietéticos como terapia complementar para síndrome do ovário policísticos. In: IX Congresso Paraibano em Sáude da Mulher, 2023, Cajazeiras. Anais do evento IX Congresso Paraibano em Sáude da Mulher, 2023.
-
BAÍA, S. R. D. ; BRITO, F. B. ; BU, J. E. L. . DOENÇAS CARDIOVASCULARES COMO FATOR DE RISCO PARA O COVID-19. In: Congresso Norte e Nordeste de Saúde Pública, 2020, online. Anais do I Congresso Norte-Nordeste de Saúde Pública (online) - Resumos Simples, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; FARIAS, A. M. . DIETA CARIOGÊNICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. In: SEGUNDO CONGRESSO TOCANTINENSE DE ODONTOLOGIA REMOTO DE PORTO NACIONAL-TO., 2020, Tocantins. Anais do Congresso Tocantinense de Odontologia, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; MOURA, D. B. ; ARAUJO, A. A. N. ; NASCIMENTO, R. R. ; MENDONCA, W. O. . ?A UTILIZAÇÃO DOS POLIFENÓIS COMO COADJUVANTES NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES. In: Ibranutro Científico Virtual, 2020, online. Plataforma virtual do ?Ibranutro Científico 2020?., 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; ARAUJO, A. A. N. ; MOURA, D. B. ; NASCIMENTO, R. R. ; MENDONCA, W. O. . OS BENEFICIOS DA UTILIZAÇÃO DOS SIMBIOTICOS COMO AUXILIARES NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE COLORRETAL. In: Ibranutro Científico Virtual, 2020, online. Plataforma virtual do Ibranutro Científico 2020?., 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; NASCIMENTO, R. R. ; MENDONCA, W. O. ; COSTA, C. M. ; MOURA, D. B. ; ARAUJO, A. A. N. . Efeito do Resveratrol nas Doenças Cardiovasculares. In: ?Ibranutro Científico 2020?., 2020. ?Ibranutro Científico 2020?., 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; FARIAS, A. M. . IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DOS PACIENTES HOSPITALIZADOS POR SARS-CoV-2. In: Ibranutro Científico Virtual, 2020, ONLINE. PLATAFORMA VIRTUAL DO IBRANUTRO 2020, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; FARIAS, A. M. ; COSTA, R. V. . ASPECTOS DAS TERAPIAS NUTRICIONAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. In: Ibranutro Científico Virtual, 2020, online. PLATAFORMA VIRTUAL DO IBRANUTRO 2020, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; FARIAS, A. M. ; COSTA, R. V. . SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DE PACIENTES COM DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES SOBRE ISOLAMENTO SOCIAL DA COVID-19. In: Ibranutro Científico Virtual, 2020, online. PLATAFORMA VIRTUAL DO IBRANUTRO 2020, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; FARIAS, A. M. . EFETIVIDADE DA TERAPIA NUTRICIONAL PARENTERAL NO TRATAMENTO DE PACIENTES CRÍTICOS HOSPITALIZADOS POR SARS-COV-2. In: Ibranutro Científico Virtual, 2020, online. ANAIS DO IBRANUTRO 2020, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; FARIAS, A. M. . Análise dos dados do sistema de vigilância alimentar e nutricional (SISVAN) em relação ao consumo de aliemntos ultra processados e sua relação com doenças cardiovasculares em crianças no Brasil. In: Congresso Internacional Multiprofissional em Pediatria e cardiologia, 2020, Natal-RN. Revista de suplemento dos arquivos brasileiros de cardiologia da Sociedade Brasileira de cardiologia, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; FARIAS, A. M. . Análise dos riscos cardiovasculares na infância associado ao consumo excessivo de sódio. In: Congresso Internacional Multiprofissional em Pediatria e cardiologia, 2020, Natal-RN. Revista de suplemento dos arquivos brasileiros de cardiologia da Sociedade Brasileira de cardiologia, 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; FARIAS, A. M. . Análise dos riscos cardiovasculares na infância associados ao consumo excessivo de sódio. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; SOUZA, A. ; COSTA, R. V. . Análise sobre o risco neonatal no contexto da pandemia da COVID-19. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; FARIAS, A. M. ; COSTA, R. V. . Avaliação sobre a relação da ingestão do ômega -3 e a prevenção das doenças cardiovasculares.. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; FARIAS, A. M. ; COSTA, R. V. . Índices antropométricos e análise da predisposição de risco cardiovascular em idade pediátrica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , 2020.
-
BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; FARIAS, A. M. . Análise dos dados do sistema de vigilância alimentar e nutricional (SISVAN) em relação ao consumo de alimentos ultraprocessados e sua relação com doenças cardiovasculares em crianças no Brasil. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , 2020.
-
FARIAS, A. M. ; COSTA, R. V. ; BAÍA, S. R. D. ; ABREU, V. S. ; SILVA, M. P. B. ; COSTA, Y. X. A. ; FONSECA, A. V. S. ; CHAVES, H. A. E. . AVALIAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO DA INGESTÃO DE ÔMEGA 3 E A PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, Z. M. M. ; COSTA, R. V. ; CAETANO, G. P. ; BAÍA, S. R. D. . A influência da Nutrição e da microbiota intestinal sobre a saúde mental. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. N. O. ; BORGES, A. W. S. S. ; BRITO, L. L. S. ; BAÍA, SANDRA R.D. ; COSTA, R. V. ; CAETANO, G. P. . Alimentação dos diabéticos em tempos de pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BAÍA, SANDRA R.D. ; COSTA, R. V. ; CAETANO, G. P. ; ALCANTARA, T. L. L. S. . Papel da Nutrição na ansiedade e sua relação com a compulsão alimentar. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CALUETE, B. M. ; CAETANO, G. P. ; COSTA, R. V. ; BAÍA, S. R. D. . Dieta Low carb como estratégia para o emagrecimento e diabetes mellitus tipo 2. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEITE, E. K. S. ; FARIAS, K. S. ; SILVA, L. B. M. ; COSTA, R. V. ; CAETANO, G. P. ; BAÍA, S. R. D. . Dieta cetogênica aplicada em pacientes com síndrome epiléticas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SALUSTINO, M. L. D. ; NASCIMENTO, M. L. L. ; ALVES, I. W. N. ; BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; CAETANO, G. P. . A importância da dieta mediterrânea na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CRUZ, L. P. ; PEREIRA, S. A. ; BAÍA, S. R. D. ; COSTA, R. V. ; CAETANO, G. P. . A influência da abordagem nutricional sob uma ótica sustentável. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. M. S. ; ALBUQUERQUE, A. V. ; FERREIRA, E. C. V. ; COSTA, R. V. ; CAETANO, G. P. ; BAÍA, S. R. D. . Os efeitos do jejum intermitente no processo do emagrecimento. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BAÍA, S. R. D. . Palestrante da Roda de Conversas:Diferentes áreas de atuação do Nutricionista. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA, A. F. ; ORIENTE, S. F. ; BARBOSA, E. M. ; BAÍA, S. R. D. . 'DIAGNÓSTICO DE CONFLITOS NO AÇUDE SENADOR EPITÁCIO PESSOA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS - PB. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAÍA, S. R. D. . Práticas sustentáveis em indústrias/UANs. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BAÍA, S. R. D. ; LIMA, S. A. ; ALVES, R. V. ; FERNANDE, M. S. M. ; COSTA, T. S. ; FRANCA, K. B. . Análise da qualidade da água utilizada em uma unidade de alimentação e nutrição de um hospital da cidade de Campina Grande-PB. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BAÍA, S. R. D. ; LIMA, S. A. ; ALVES, R. V. ; RODRIGUES, G. V. R. ; MENEZES, K. C. T. . Sobrepeso em idosos portadores de doenças cardiovasculares no siatema HIPERDIA da unidade básica da saúde da família. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BAÍA, S. R. D. ; ALVES, R. V. ; LIMA, S. A. ; COSTA, T. S. ; FERNANDE, M. S. M. ; FRANCA, K. B. ; COSTA, T. M. M. ; ROCHA, P. D. . Avaliação do manancial usado pela comunidade de Santa Luzia-PB como uma alternativa de sistema de abastecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MACIEL, B. K. C. ; FORTUNATO, B. E. N. ; SILVA, E. S. ; BAÍA, S. R. D. . Saúde óssea do idoso: Influência do cálcio na prevenção da osteoporose. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BAÍA, S. R. D. . Gastronomia hospitalar: Prátia utilizada na melhoria da aceitabilidade de refeições na unidade pediátrica no HUAC/UFCG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NOBREGA, M. P. ; OLIVEIRA, M. E. G. ; CALUETE, M. E. E. ; BAÍA, S. R. D. ; BIDO, R. C. A. . APROVEITAMENTO E ACEITABILIDADE DE PARTES DESPREZADAS DA HORTALIÇA COUVE-FLOR EM PREPARAÇÕES OFERECIDAS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA HOSPITALAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, V. M. B. ; BAÍA, S. R. D. ; MEDEIROS, V. P. B. ; BARROS, J. C. ; CALUETE, M. E. E. . AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS SERVIDOS A FUNCIONÁRIOS DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO HOSPITALAR A PARTIR DOS INDICADORES DE SOBRA E REJEITO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MELO, L. F. ; BAÍA, S. R. D. ; MACIEL, B. K. C. ; FORTUNATO, B. E. N. ; MELO, A. F. . DESTAQUE DA PRODUÇÃO ORGÂNICA E SUA INTERFERÊNCIA NA SAÚDE: ENFOQUE NA AGRICULTURA FAMILIAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BIDO, R. C. A. ; BAÍA, S. R. D. ; NOBREGA, M. P. ; ESMERO, J. A. D. ; GUEDES, I. C. S. . CUIDADO ALÉM DO ALIMENTO : A AUTOBIOGRAFIA COMO PARTE DA ABORDAGEM NUTRICIONAL AO ADOLESCENTE DIABÉTICO - RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MEDEIROS, V. P. B. ; SANTOS, V. M. B. ; BAÍA, S. R. D. ; BARROS, J. C. ; MENEZES, K. C. T. . IMPLEMENTAÇÃO DE ALTERNATIVAS CULINÁRIAS A PARTIR DO APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO HOSPITALAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MELO, L. F. ; BAÍA, S. R. D. ; MACIEL, B. K. C. ; FORTUNATO, B. E. N. ; AZEVEDO, C. C. . PROTUBERÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NO CONTROLE DAS ALERGIAS ALIMENTARES: CUIDADOS E ASPECTOS NUTRICIONAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NOBREGA, M. P. ; BAÍA, S. R. D. ; BIDO, R. C. A. ; ESMERO, J. A. D. ; MENEZES, K. C. T. . TERAPIA NUTRICIONAL NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA: UM ESTUDO DE CASO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LIMA, R. S. ; NASCIMENTO, A. E. ; ESMERO, J. A. D. ; GONDIM, C. M. ; BAÍA, S. R. D. . Terapia e evolução nutricional em paciente hospitalizado com Síndrome Nefrótica: Estudo de caso.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LUCENA, G. L. P. ; BARROS, J. C. ; BAÍA, S. R. D. . Determinação do índice de acidez titulável em óleo vegetal submetido à fritura em um serviço de alimentação hospitalar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BAÍA, S. R. D. . A atuação do Nutricionista no hospital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAÍA, S. R. D. . A utlização de dietas enterais na prática clínica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAÍA, S. R. D. . A importância da alimentação saudável. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAÍA, S. R. D. . Indicação de produtos nutricionais utilizados atualmente em nutrição enteral:experiência em assistência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAÍA, S. R. D. . Atuação do Nutricionista em hospitais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BAÍA, S. R. D. . Reunião Anual da SBPC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, H. L. C. ; Maria Aparecida Alves Cardoso ; CARVALHO, D. F. ; GONDIM, C. M. ; LEITE, D. F. B. ; BAÍA, S. R. D. . Qualidade da Puericultura no PSF de Campina Grande- PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MORAIS, E. A. ; BATISTA, M. S. N. ; Maria Aparecida Alves Cardoso ; Camila Regina Medeiros BezerraM. ; MONTE, A. C. ; BAÍA, S. R. D. . Fatores Associados ao Peso ao nascer em Gestantes Atendidas em Maternidade Pública do Município de Campina Grande - PB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Ivelise Fhrideraid Alves Furtado da Costa ; Maria Aparecida Alves Cardoso ; Jousilene de Sales Tavares ; Camila Regina Medeiros BezerraM. ; BAÍA, S. R. D. ; Jocelma Justino Cruz Araújo . Ganho de Peso Materno e Desfecho Gestacional em gestantes Atendidas pelo PSF em Campina Grande - PB.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BAÍA, S. R. D. . Avaliação do Desperdício de Alimetos no Pré-preparo de Refeições Fornecidas pelo Restaurante Universitário/ UFPB -Campus 1, João Pessoa. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BAÍA, S. R. D. . Importância do Nutricionista no Programa de Saúde da Família do Município de Cabedelo/PB. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
BAÍA, S. R. D. . Limpeza e desinfecção de superfícies-Treinamento de condutas e orientações. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BAÍA, S. R. D. . Projeto de Formação e Valorização do Pescador. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2007
Impacto da Orientação Alimentar Alimentar e Atividade Física Sobre o Fluxo-sanguíneo Feto-placentário e Crescimento Fetal: Coorte de Intervenção das Gestantes, Descrição: Intervenção Nutricional - CNPq - Edital: 51/2005, entre agosto de 2006 e abril de 2007. Projeto vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas (NEPE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sob coordenação da Profa. Dra. Maria Aparecida Carneiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Regina Dantas Baía - Integrante / Maria Aparecida Alves Cardoso - Coordenador.
-
2006 - 2007
Qualidade da Puericultura no PSF de Campina Grande, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Regina Dantas Baía - Integrante / Maria Aparecida Alves Cardoso - Coordenador / Carolina de Miranda Gondim - Integrante.
-
2006 - 2007
Ganho de peso materno e desfechos gestacionais em gestantes atendidas pelo PSF em Campina Grande, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sandra Regina Dantas Baía - Integrante / Maria Aparecida Alves Cardoso - Coordenador.
-
2006 - 2007
Fatores associados ao peso ao nascer em gestantes atendidas em maternidade púbica do município de Campina Grande, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sandra Regina Dantas Baía - Integrante / Maria Aparecida Alves Cardoso - Coordenador.
Prêmios
2014
Honra ao mérito ao trabalho Determinação do índice de acidez titulável em óleo vegetal submetido à fritura em um serviço de alimentação hospitalar, Simpósio Nacional de Saúde e Meio ambiente.
2012
Título de Especialista em Nutrição Clínica por Meritocracia, Associação Brasileira de Nutrição-ASBRAN.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Hospital Universitário Alcides Carneiro, Universidade Federal de Campina Grande. , Carlos Chagas, S/N, São José, 58415290 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 21015516
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do comitê de ética HUAC/UFCG, Carga horária: 6
2014 - Atual
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista da Equipe Terapia Nutricional
2004 - Atual
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40
Outras informações:
Função de Chefe do Serviço de Nutrição e Dietética
Período: novembro de 2005 a janeiro de 2007
2013 - 2016
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Setor de Nutrição e dietética, Carga horária: 40
2019 - 2023
Hospital Universitário Alcides CarneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Comissão de controle do infecção HUAC
Outras informações:
PORTARIA SEI Número 96 de 05 de julho de 2019Portaria-SEI n 587/2022, de 26 de outubro de 2022 (Exoneração)
2014 - 2019
Hospital Universitário Alcides CarneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da equipe de Terapia Nutricional
2015 - 2016
Hospital Universitário Alcides CarneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da equipe de Oncologia Pediátrica, Carga horária: 10
2010 - Atual
Faculdade Mauricio de Nassau de Campina GrandeVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2012 - 2014
Faculdade Mauricio de Nassau de Campina GrandeVínculo: Supervisor de estágio, Enquadramento Funcional: Supervisora de estágio, Carga horária: 4
2016 - 2020
conselho municipal de saúde de campina grandeVínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselheira temporária
Outras informações:
Representante da entidade Conselho Regional de Nutrição.
Portaria correspondente a um ano e meio a iniciar em 23 de maio de 2016.Na primeira metade do período estou sendo suplente e posteriormente titular
2016 - 2020
conselho municipal de saúde de campina grandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da comissão de planejamento, Carga horária: 4
2016 - 2020
conselho municipal de saúde de campina grandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-coordenadora da CIST(Comissão I.Saúde tr, Carga horária: 4
2005 - 2009
Prefeitura Municipal de Boa VistaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou como Chefe da Seção de Nutrição
2006 - 2008
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Você é Sandra Regina Dantas Baía?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sandra Regina Dantas Baía e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?