Fernanda Lissa Fujiwara Homma

Doutora (2021) e Mestra (2017) em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2017), mesma instituição pela qual se graduou em Direito (2014). Integrante do Núcleo de Direito Processual Civil Comparado da Universidade Federal do Paraná.

Informações coletadas do Lattes em 22/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2017 - 2021

Universidade Federal do Paraná
Título: Processo, espaços e acesso à justiça: uma análise das relações dos espaços do judiciário com a tutela de direitos e a tutela coletiva
Elton Venturi. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Direito

2015 - 2017

Universidade Federal do Paraná
Título: Execuções judiciais pecuniárias de processos coletivos no Brasil: entre a fluid recovery, a cy pres e os fundos, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Elton Velturi
Palavras-chave: processo coletivo; fluid recovery; execução judicial; reparação fluida.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Direito

2010 - 2014

Universidade Federal do Paraná
Título: A tutela do direito à uma educação inclusiva: por um ensino plural e emancipatório
Orientador: Daniel Wunder Hachem

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Grupo de Estudos Sistema Interamericano de DH. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2013 - 2013

Inglês Avançado. (Carga horária: 60h). , Kaplan International Colleges London, KPL, Inglaterra.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

Organização de eventos

HOMMA, F. L. F. . Simpósio Brasileiro de Processo Civil. 2017. (Congresso).

Participação em eventos

22º EVINCI. Processo coletivo, accountability e audiências públicas. 2014. (Exposição).

21º EVINCI.A banalização dos direitos humanos e fundamentais. 2013. (Encontro).

O Processo no Estado Constitucional Congresso em Homenagem aos 100 anos da Universidade Federal do Paraná. 2013. (Congresso).

Ciclo de Leitura Michel Foucault. 2010. (Exposição).

Semana Acadêmica UFPR. 2010. (Exposição).

Simpósio de Direito Privado e Desenvolvimento. 2010. (Simpósio).

Participação em bancas

PUGLIESE, William Soares.; PEREIRA, Paula Pessoa.;HOMMA, F. L. F.. 23º Evento de Iniciação Científica da UFPR. 2015. Universidade Federal do Paraná.

Produções bibliográficas

  • HOMMA, F. L. F. . Pecuniary judicial executions on class actions: between the fluid recovery, the cy pres and the funds. Revista eletrônica de direito processual , v. 18, p. 192, 2017.

  • HOMMA, F. L. F. ; OLIVEIRA, G. D. . A Participação Popular nos Processos Coletivos por meio do Amicus Curiae e as (Im)possibilidades em Face do Novo Código de Processo Civil (Lei n.º 13.105/2015). DIREITO, CONSTITUIÇÃO E CIDADANIA: contribuições para os objetivos de desenvolvimento do Milênio.. v.ed.Florianópolis: CONPEDI, 2015, v. , p. 1-15.

  • HOMMA, F. L. F. . A tutela do direito à educação inclusiva: para além do controle juidcial de políticas públicas. In: PONTES FILHO, Valmir; GABARDO, Emerson.. (Org.). Problemas emergentes da Adminsitração Pública. 1ed.Belo Horizonte: Editora Fórum, 2015, v. , p. 365-382.

  • HOMMA, F. L. F. ; FLORES, P. B. . Precedentes no novo CPC e na Administração Pública.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HOMMA, F. L. F. . As execuções de processos coletivos e a suposta fluid recovery. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HOMMA, F. L. F. ; PICOLI, B. L. . Processo estrutural no Direito brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    MEIOS PROCESSUAIS DE DEFESA COLETIVA DE DIREITOS, Descrição: Com a afirmação de um Estado Social Democrático de Direito, há um distanciamento da ideologia eminentemente liberal e individualista para uma mais social e humanista que se materializa com o extenso rol de direitos fundamentais presentes na Constituição. Assim, o modelo de tutela coletiva apresenta-se como uma consequência natural para efetiva proteção e exercício dos direitos fundamentais que, devido a sua aplicabilidade imediata, se impõe em face ao Estado e a sociedade como um todo. O sistema de tutela coletiva provocou uma mudança paradigmática do direito processual civil, uma vez que rompe com o tradicional sistema de tutela individual e se afirma como um sistema em apartado regido por princípios próprios. Superou em diversos aspectos o processo individual especialmente no que tange à tutela de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos, se mostrando como um instrumento de garantia de acesso a justiça e participação social no exercício dos poderes constituídos. Assim, é necessário analisar sob outra ótica institutos tradicionais do direito processual civil, a fim de buscar a eficácia na prestação judicial. Neste sentido devemos voltar os olhos a doutrina nacional que vem sendo protagonista na construção de um sistema de processo coletivo robusto, bem como ao direito comparado e a jurisprudência, analisando e, se necessário, criticando - a maneira com que os Tribunais vem processando as ações coletivas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fernanda Lissa Fujiwara Homma - Integrante / Elton Venturi - Coordenador / Galani Dorado de Oliveira - Integrante / Pedro Panutti - Integrante / Marcela Requião - Integrante.

Prêmios

2012

Certificate of Proficiency in English, Cambridge University.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Ministério Público Federal

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágiária, Carga horária: 20

2013 - 2013

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria - Direito Constitucional, Carga horária: 12

Outras informações:
Orientação: Prof. Dr. Daniel Wunder Hachem

2012 - 2012

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágiária, Carga horária: 25