Maria Aparecida da Silva

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Especialista em História Regional (2003), Mestrado em História, Direitos Humanos, Fronteira e Cultura no pela Universidade Pablo de Olavide (2010) em fase de convalidação e Mestre em História e Estudos Culturais da UNIR Universidade Federal de Rondônia (2015). Atualmente é professora de ensino fundamental e médio E.E.E.F. Priscila Rodrigues Chagas. Tem experiência no ensino superior com atuação como Professora Substituta no Curso de História Departamento de História Campus de Rolim de Moura nas disciplinas de Metodologia Científica, Pré História do Brasil, História da Amazônia e História de Rondônia. Experiência na Pós Graduação nas disciplinas de Metodologia e Didática do Ensino Superior, Métodos e Técnicas e Dinâmicas Pedagógicas no Ensino Superior, História Oral, Memória e relações interdisciplinares, Metodologia da Pesquisa Científica, História da Amazônia I e II, História de Rondônia III, História dos Povos Indígenas e História da Cultura Brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História e Estudos Culturais

2013 - 2015

Universidade Federal de Rondônia
Título: AS MIGRAÇÕES E A DIVERSIDADE CULTURAL EM ROLIM DE MOURA A PARTIR DAS DÉCADAS DE 1970 E1980,Ano de Obtenção: 2015
Odete Burgeile.

Mestrado em História, Direitos Humanos, Fronteira e Cultura no

2009 - 2010

Universidade Pablo de Olavide
Título: Os Migrantes das décadas de 70 e 80 e sua História em Rolim de Moura - Rondônia - Brasil.,Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Lucia Provencio Garrigós.

Especialização em história regional

2002 - 2003

Faculdade de Pimenta Bueno
Título: Migração, devastação e expulsão

Graduação em História

1996 - 1999

Universidade Federal de Rondônia

Formação complementar

2007 - 2007

Extensão universitária em I Encontro Internacional da Diáspora Negra na Ama. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.

Organização de eventos

M. Marilza ; MARINHO, M. M. ; CRUZ, J. A. ; SILVA, M. A. . Seminário. 2014. (Outro).

SILVA, M. A. ; BURGEILE, O. . II Seminário Integrado: Historicidades e Culturalidades Amazônicas.. 2014. (Outro).

SILVA, M. A. . I SEMANA DE HISTÓRIA: CULTURA, RESISTÊNCIA E SUJEITO. 2012. (Congresso).

SILVA, M. A. . II Semana do Meio Ambiente. 2005. (Outro).

Participação em eventos

II Encontro Interestadual de História Acre e Rondônia. o lugar da História e dos historiadores nas Amazônia. III Encontro Estadual da ANPUH-RO. II Encontro estadual de História da ANPUH-AC . IV Colóquio de História do IFRO.. 2016. (Encontro).

II Encontro Interestadual de História Acre e Rondônia. o lugar da História e dos historiadores nas Amazônia. III Encontro Estadual da ANPUH-RO. II Encontro estadual de História da ANPUH-AC . IV Colóquio de História do IFRO..A pinga, a famosa cachaça:consolo e remédio para os migrantes na abertura das terras rolimourenses (1970-1980).. 2016. (Encontro).

1. Curso de Extensão ?Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Formação Continuada de Professores do Ensino Médio na Escola.. 2015. (Outra).

I Congresso - Métodos Fronteiriços: objetos míticos, insólitos e imaginaririos. O olhar migrante sobre as identidades ou representações amazônidas em Rondônia (1970-1980) e a formação de novas identidades.. 2015. (Congresso).

III Semana de História.Das Tradições dos povos e comunidades tradicionais à migração das décadas de 1970-1980.. 2015. (Simpósio).

III Semana de História.Das tradições dos povos e comunidades tradicionais a migração das décadas de 1970-1980 ao hibridismo cultural r. 2015. (Simpósio).

III Seminário Integrado: Historicidades e Culturalidades Amazônicas.A política de migração e colonização na Amazônia e em Rondônia e as diversas formas de se pensar esta região sob os viés político e ecnômico.. 2015. (Seminário).

VI Semana Educa, VI Encontro e Pós-Graduação em Educação e II Colóquio de Educação Escolar da UNIR..As práticas pedagógicas em Rolim de Moura - Rondônia no contexto das Migrações nas décadas de 1970-1980.. 2015. (Encontro).

II Semana de História: História, Cultura e Meio Ambiente.Historicizando os Estudos Culturais a partir das manifestações e produções culturais locais (Amazônia). 2014. (Simpósio).

II Semana de História: História, Cultura e Meio Ambiente.Historicizando os Estudos Culturais a partir das Manifestações e produções Culturais Locais. 2014. (Simpósio).

IX Jornada Científica da FAROL.A migração na Amazônia e em Rondônia no contexto dos Estudos Culturais. 2014. (Outra).

Semana das Licenciaturas História e Pedagogia..Um histórico das migrações para Rolim de Moura nas décadas de 1970-1980. 2014. (Outra).

Semana Internacional de Etnolinguística e 1º Colóquio de Etnolinguística Indigenista e Africanista da UNIR.As migrações para a Amazônia: uma análise da ocupação milenar na Amazônia aos projetos de colonização da décadas de 1970-1980.. 2013. (Outra).

III Encontro de Educação, Literatura e Ludicidade. 2012. (Encontro).

III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO, LITERATURA E LUDICIDADE. 2012. (Encontro).

I Semana de História. 2012. (Outra).

I SEMANA DE HISTÓRIA. ESTUDOS SOBRE O ESPAÇO E A CULTURA RONDONIENSE. 2012. (Congresso).

I SEMANA DE HISTÓRIA: CULTURA, RESISTÊNCIA E SUJEITO.MIGRAÇÕES EM RONDÔNIA NAS DÉCADAS DE 1970 A 1980.. 2012. (Oficina).

I SEMANA DE HISTÓRIA: CULTURA, RESISTÊNCIA E SUJEITO.. "MIGRAÇÃO EM ROLIM DE MOURA E OS INTERESSES DO ESTADO. 2012. (Congresso).

I Seminário Internacional sobre Estudos Amazônicos. 2012. (Seminário).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ESTUDOS AMAZÔNICOS. 2012. (Seminário).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ESTUDOS AMAZÔNICOS.ROLIM DE MOURA, TERRA DE MIGRANTES. 2012. (Seminário).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ESTUDOS AMAZÔNICOS. 2012. (Seminário).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE ESTUDOS AMAZÔNICOS.ROLIM DE MOURA, TERRA DE MIGRANTE. 2012. (Seminário).

V SED: Seminário de Educação..A presença das Mulheres migrantes em Rolim de Moura - Rondônia. 2012. (Seminário).

V SED: Seminário de Educação..Grupo de Trabalho História, Filosofia e Sociologia. 2012. (Seminário).

Seminário Internacional de Direitos Humanos.Seminário Internacional de Direitos Humanos. 2010. (Seminário).

"IV Jornada Científica"."Memória e história de Rolim de Moura na visão dos migrantes das décadas de 1970-1990". 2009. (Outra).

II Seminário de Ética e Cidadania: por uma Educação Cidadã e Convivência Planetária. 2009. (Seminário).

I Forum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2008. (Outra).

Cartografia Africana. 2007. (Encontro).

Encontro de Educação, Literatura e Ludicidade. 2007. (Encontro).

I Encontro Internacional da Diáspora Negra na Amazônia.Participante. 2007. (Encontro).

13° Nacional da Pastoral da Juventude."Ousamos olhar para Frente". 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Josiane Araújo Oliveira Batista

BARBOZA, José Joaci; PINHEIRO, Z. da S.;SILVA, M. A.. Cacaieiros em Rolim de Moura: a busca por um pedaço de terra e melhores condições de vida.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Kamonni de São Paulo

SILVA, M. A.; GODOI, Rodrigo Tavares; TRUBILIANO, Carlos Alexandre Barros. O Desenvolvimento da Pecuária na Zona da Mata Rodoniense (1970-2000). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Fábio Alves Jorge

SILVA, M. A.; PESOVENTO, Adriane; FRANCO, Gilmara Yoshihara. Em terra de boi, homem não tem vez: a pecuária em Rolim de Moura (2010-2014). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Eliane Teodoro Gomes

FRANCO, Gilmara Yoshihara; GODOI, Rodrigo Tavares;SILVA, M. A.. Projeções de natureza domada em Rondônia:o anseio pelo progresso e a capitalização da Terra. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Ediane Moreira Cipriano

PINHEIRO, Z. da S.; MEZACASA, R.;SILVA, M. A.. História oral de vida de monitores da Casa da Criança e do Adolescente do município de Nova Brasilândia D'Oeste-Rondônia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Aparecida da Silva Pontes

NETO, João Mauricio Gomes; PINHEIRO, Z. da S.;SILVA, M. A.. Vida Seringueira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Marlene Gabriel Ferreira

MEZACASA, R.;SILVA, M. A.; NETO, João Mauricio Gomes. Relação entre consumo de álcool e a violência doméstica contra a mulher em Rolim de Moura-RO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Karine Kimberly da Silva

SILVA, M. A.; NETO, João Mauricio Gomes; PESOVENTO, Adriane. A construção da identidade rondoniense no fluxo migratório: um estudo de caso a partir das contribuições de migrantes paranaenses.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Denise Pereira Rodrigues

MEZACASA, R.;SILVA, M. A.; SOUZA, Maurício Silva de. Os impactos socioambientais causados pelas PCHs no município de Alta Floresta D'Oeste na visão dos indígenas e ribeirinhos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Jainny Kélvia Pisoler Hell

TRUBILIANO, Carlos Alexandre Barros;SILVA, M. A.; NETO, João Mauricio Gomes. Entre o Recato e a Vanguarda: um estudo sobre a condição feminina no Brasil dos anos 1980.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Christiano da Silva Rocha

PINHEIRO, Z. da S.;SILVA, M. A.; NETO, João Mauricio Gomes. Os sentidos da rezas construídos a partir das vivências das rezadeiras no espaço urbano do município de Alta Floresta D'Oeste. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Daiane Pereira Rodrigues

PINHEIRO, Z. da S.;SILVA, M. A.; MEZACASA, R.. Os sentidos de "construção" de Identidade dos Remanescentes Quilombolas de Rolim de Moura do Guaporé/RO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Eliane de Jesus Paula

SILVA, M. A.; MEZACASA, R.; M. Marilza. Alto Alegre dos Parecis: Luta e Resistência Camponesa pela conquista da Terra - Da ocupação ao corte popular.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Sócrates Alves de Oliveira

SILVA, M. A.; MEZACASA, R.; M. Marilza. Os agricultores-seringueiros de Nova Brasilândia D'Oeste - RO na década de 1980.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Rondônia.

Orientou

Rosa Cristina da Silva

APROPRIAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA REDE HOSPITALAR PELOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE; Início: 2011; Orientação de outra natureza; Faculdade de Pimenta Bueno; (Orientador);

José Aparecido da Cruz

A Ética no Serviço Público; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Faculdade de Pimenta Bueno; Orientador: Maria Aparecida da Silva;

Uilson Manoel da Silva

ÊXODO RURAL EM RONDÔNIA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Rolim de Moura; Orientador: Maria Aparecida da Silva;

Tápita Ferreira de Lima Souza

A METODOLOGIA UTILIZADA PELO PROFESSSOR DE HISTÓRIA EM SALA DE AULA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Rolim de Moura; Orientador: Maria Aparecida da Silva;

SERGIO EMIDIO DA SILVA

A ERA VARGAS: POLÍTICA, ECONOMIA E SOCIEDADE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdade Rolim de Moura; Orientador: Maria Aparecida da Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. A. . O OLHAR MIGRANTE SOBRE AS IDENTIDADES OU REPRESENTAÇÕES DOS ?AMAZÔNIDAS? EM RONDÔNIA (1970-1980) E A FORMAÇÃO DE NOVAS IDENTIDADES. Veredas Amazônicas , v. Vol 1, p. 1-11, 2015.

  • SILVA, M. A. ; CRUZ, J. A. . Das Tradições dos Povos e Comunidades Tradicionais a Migração das Décadas de 1970-1980 ao Hibridismo Cultural Rondoniense. Revista Saberes , v. 3, p. 39-50, 2015.

  • SILVA, M. A. ; BURGEILE, O. . O OLHAR MIGRANTE SOBRE AS IDENTIDADES OU REPRESENTAÇÕES DOS ?AMAZÔNIDAS? EM RONDÔNIA (1970-1980) E A FORMAÇÃO DE NOVAS IDENTIDADES. VEREDAS AMAZÔNICAS , v. 4, p. 1-11, 2015.

  • SILVA, M. A. . A POLÍTICA DE MIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO NA AMAZÔNIA E EM RONDÔNIA E AS DIVERSAS FORMAS DE SE PENSAR ESTA REGIÃO SOB OS VIÉS POLÍTICO E ECONÔMICO. Labirinto (UNIR) , v. Vol. 21, p. 383-399-399, 2014.

  • SILVA, M. A. ; BURGEILE, O. . A POLÍTICA DE MIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO NA AMAZÔNIA E EM RONDÔNIA E AS DIVERSAS FORMAS DE SE PENSAR ESTA REGIÃO SOB OS VIÉS POLÍTICO E ECONÔMICO. LABIRINTO (UNIR) , v. 21, p. 383-399, 2014.

  • SILVA, M. A. ; BURGEILE, O. . A presença das mulheres migrantes e seu papel na educação em Rolim de Moura -Rondônia. Veredas Amazônicas , v. 3, p. 101-115, 2014.

  • SILVA, M. A. . Migração em Rolim de Moura e os Interesses do Estado. Labirinto (UNIR) , v. 16, p. 62-75, 2012.

  • SILVA, M. A. ; PINHEIRO, Z. da S. . Uma revisão bibliográfica sobre os 'sentidos' da migração na Amazônia e Rondônia: História em Memória. Labirinto (UNIR) , v. 17, p. 23-38, 2012.

  • SILVA, M. A. . Migração em Rolim de Moura e os Interesses do Estado. Revista Eletrônica Multisaberes , v. 1º Ed., p. 01-16, 2011.

  • SILVA, M. A. . A MIGRAÇÃO PARA RONDÔNIA PÓS DÉCADA DE SETENTA: UM OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS CULTURAIS. In: Veronica Aparecida Silveira Aguiar. (Org.). O lugar da História e dos historiadores nas Amazônias. 1ªed.Macapá: Editora da Universidade Federal do Amapá, 2018, v. 1, p. 243-252.

  • SILVA, M. A. . A migração na visão da mídia impressa e seu papel na difusão de Rolim de Moura. In: Odete Burgeile; José Lucas Pedreira Bueno; Juracy Machado Pacífico. (Org.). Olhares da mídia na Amazônia: movimentos e manifestações.. 1ªed.Porto Velho: Edufro, 2016, v. 1, p. 8-123.

  • BURGEILE, O. ; SILVA, M. A. . Historicizando os estudos culturais a partir das manifestações e as produções culturais regionais ? Rondônia (Amazônia). In: Veronica Aparecida Silveira Aguiar; Francisco Bento da Silva. (Org.). FRONTEIRAS AMAZÔNICAS cultura e ensino de história. 1ªed.Porto Velho: EDUFRO, 2016, v. 2, p. 7-176.

  • SILVA, M. A. . O olhar migrante sobre as identidades ou representações dos ?Amazônidas? em Rondônia (1970-1980) e a formação de novas identidades.. In: Heloísa Helena Siqueira Correia; Osvaldo Copertino Duarte; Valdir Aparecido de Souza. (Org.). Isto não é Mapinguari. 1ªed.São Paulo: Poiesis Editora, 2015, v. , p. 1-471.

  • SILVA, M. A. ; BURGEILE, O. . O OLHAR MIGRANTE SOBRE AS IDENTIDADES OU REPRESENTAÇÕES DOS ?AMAZÔNIDAS? EM RONDÔNIA (1970-1980) E A FORMAÇÃO DE NOVAS IDENTIDADES. In: I Congresso Métodos Fronteiriços: objetos míticos, insólitos e imaginários, 2015, Porto Velho. I Congresso Métodos Fronteiriços: objetos míticos, insólitos e imaginários, 2015.

  • CRUZ, J. A. ; SILVA, M. A. . A presença das mulheres migrantes em Rolim de Moura-Rondônia. In: VI Seminário de Educação, 2013, Ji-Paraná. Anais de Resumos. Porto Velho: EDUFRO, 2013. p. 26-152.

  • SILVA, M. A. . Historicizando os Estudos Culturais a partir das manifestações e produções culturais locais (Amazônia). 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, M. A. . MIGRAÇÃO EM ROLIM DE MOURA E OS INTERESSES DO ESTADO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. A. ; KLUG, C. . MIGRAÇÕES EM RONDÔNIA NAS DÉCADAS DE 1970 A 1980. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. A. . Rolim de Moura, terra de migrantes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Maria Aparecida da Silva ; SILVA, M. A. ; Maria Aparecida da Silva ; SILVA, M. A. . A presença das Mulheres migrantes em Rolim de Moura - Rondônia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, M. A. ; PINHEIRO, Z. da S. . OS SENTIDOS DA MIGRAÇÃO NA AMAZÔNIA: HISTÓRIA E MEMORIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. A. ; PINHEIRO, Z. da S. . OS SENTIDOS DA MIGRAÇÃO NA AMAZÔNIA: HISTÓRIA E MEMORIA. Porto Velho, Rondônia: UNIR, 2012 (Grupo Temático).

Outras produções

SILVA, M. A. ; MARINHO, M. M. ; M. Marilza . ESTUDOS SOBRE O ESPAÇO E A CULTURA RONDONIENSE. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Maria Aparecida da Silva ; Maria Aparecida da Silva ; SILVA, M. A. . História das Populações Indígenas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. A. ; SILVA, M. A. . História de Rondônia III. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. A. . MITOS, PRECONCEITOS E IDENTIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. A. . História da Amazônia I. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. A. . História da Amazônia I. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. A. . História de Rondônia III. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. A. . História da Cultura Brasileira. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. A. . Métodos e Técnicas e Dinâmicas pedagógicas no Ensino Superior. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. A. . Ensino Superior e Metodologia Científica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. A. . História Oral, Memória e Relações Interdisciplinares.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. A. . Metodologia da Pesquisa Científica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, M. A. ; MEZACASA, R. ; M. Marilza . Alto Alegre dos Parecis: Luta e Resistência Camponesa pela conquista da Terra - Da ocupação ao corte popular.. 2014. (TCC - Trabalho de Conclusão de Curso).

SILVA, M. A. ; MEZACASA, R. ; M. Marilza . Os agricultores-seringueiros de Nova Brasilândia D'Oeste - RO na década de 1980.. 2014. (TCC - Trabalho de Conclusão de Curso).

SILVA, M. A. ; KLUG, C. . MIGRAÇÕES EM RONDÔNIA NAS DÉCADAS DE 1970 A 1980. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, M. A. . MIGRAÇÕES EM RONDÔNIA NAS DÉCADAS DE 1970 A 1980. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, M. A. . V SED - Seminário de Educação - Grupo de Trabalho 'História, Filosofia e Sociologia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. A. . CURSO SOBRE A HISTÓRIA DAS CEBS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. A. . Migração, devastação e expulsão. 2003. (TCC - Trabalho de Conclusão de Curso).

SILVA, M. A. . ESCOLA DE ASSESSORES. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. A. . CURSO DE DINAMICAS PARA LIDERANÇAS. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. A. . CURSO - MISSÃO JOVEM. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, M. A. . Invasão Cultural Norte - Americana no Brasil / História de Rondônia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, M. A. . CONHECENDO OS PRIMEIROS MIGRANTES DE ROLIM DE MOURA - RO. 2006 (PROJETO PEDAGÓGICO) .

SILVA, M. A. . Migração, devastação e expulsão. 2003 (ARTIGO DE CONCLUSÃO DA ESPECIALIZAÇÃO) .

SILVA, M. A. . ALBUM HISTÓRICO. 2002 (PROJETO PEDAGÓGICO) .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • EEEFM Priscila Rodrigues Chagas, SEDUC. , Av. Cecília Meireles, Cidade Alta, 76940000 - Rolim de Moura, RO - Brasil, Telefone: (69) 34422898

Experiência profissional

2014 - Atual

Faculdade Rolim de Moura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 30

2014 - Atual

Faculdade Santo André

Vínculo: Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Na FASA já ministrei aulas nos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia, Auditoria e Perícia Ambiental e História do Brasil.

2011 - 2013

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: TEMPORÁRIO, Carga horária: 20

Outras informações:
O CONTRATO PODERÁ SER PRORROGADO POR MAIS UM ANO ALÉM DO PERÍODO MENCIONADO.

2001 - Atual

E.E.E.F. Priscila Rodrigues Chagas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 40