Jorge Alberto Bernstein Iriart

Possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1992), doutorado em Antropologia pela Université de Montréal, Canadá (1998) e pós-doutorado em Antropologia Médica na University College London, Reino Unido (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva entre 2006 e 2009. Foi Coordenador Adjunto da Área da Saúde Coletiva na CAPES no triênio 2011-2014. É membro do conselho de política editorial da Revista Ciência & Saúde Coletiva e editor associado da revista Cadernos de Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Sociais em Saúde/Antropologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos sobre a biomedicina, tecnologias médicas, genômica e saúde; corpo, gênero e saúde; HIV/aids e gênero; e estudos qualitativos em saúde e trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia

1992 - 1998

Université de Montreal, UdeM
Título: Les femmes dans le Candomblé. Expérience religieuse et idiome de la possession dans la vie des femmes de Cachoeira, Brésil.
Orientador: Gilles Bibeau
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Candomblé; Idioma da possessão; gênero; análise dos rituais; articulação da experiência.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Saúde Coletiva

1990 - 1992

Universidade Federal da Bahia
Título: A construção social do problema mental na infância em uma comunidade da classe trabalhadora de Salvador, Bahia.,Ano de Obtenção: 1992
Paulo César Alves.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Saúde mental infantil; antropologia médica; sistema de signos significados e práticas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Saúde Humana.

Graduação em Fisioterapia

1985 - 1988

Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , University College London, UCL, Grã-Bretanha. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ciências Sociais e Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Antropologia Médica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TRAD, Leny Alves Bomfim ; CAMARGO, K. ; PINHEIRO, R. ; IRIART, J. A. B. . Membro da Comissão Organizadora do VI Congresso brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2013. (Congresso).

IRIART, J. A. B. ; Santos, L.A. . Organização do GT Corpo, saúde e subjetividade no VI Congresso brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2013. (Congresso).

IRIART, J. A. B. ; Santos, L.A. ; Capone, S. . Coordenação do GT 5 Corpo, subjetividade e saúde no V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2011. (Congresso).

Bosi, M ; IRIART, J. A. B. . Membro da comissão organizadora nacional do IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. 2010. (Congresso).

IRIART, J. A. B. . IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (ABRASCO). 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ethnographies of disease stratification: Understanding novel clinical practices and their social consequences in contemporary cancer care..Biomedical innovations, cancer care and health inequalities in Brazil.. 2019. (Seminário).

Seminários Folha: Medicina de Precisão contra o Câncer.O que é Medicina de Precisão. 2019. (Seminário).

The Annual Meeting of the Society for Social Studies of Science (4S). Biomedical innovations in cancer care and the increasing of health inequalities in Brazil. 2019. (Congresso).

Forum de coordenadores da Pós graduação em Saúde Coletiva.Qualis livros. 2017. (Encontro).

Fórum de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação da região norderste.Experiências de sucesso na gestão da pesquisa e da pós-graduação. 2015. (Seminário).

Encuentro binacional de Programas de Centros Asociados de posgrado Brasil Argentina.Fortalecimento de Posgrados Brasil Argentina. 2013. (Seminário).

Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Saúde Coletiva.O processo de avaliação de livros na Trienal 2013. 2013. (Seminário).

Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Saúde Coletiva.Qualis Livro : processo d e avaliação Trienio 2010 - 2012. 2013. (Seminário).

1 Reunião da Rede de Pesquisa dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva.Apresentação de linhas de pesquisa por programas. 2012. (Oficina).

Child Labour and Health Equity Research Planning Meeting.Meanings and practices of health professionals about child labour in Salvador Bahia. 2012. (Seminário).

Forum de Editores de Revistas Científicas de Saúde Coletiva. A produção científica na área da Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).

Forum Nacional de Coordenadores de Pós Graduação.Avaliação da produção em livros na Saúde Coletiva. 2012. (Encontro).

Reunião bilateral de coordenadores Brasil Argentina.Projeto CAPG ISC/LANUS. 2012. (Encontro).

Reunião de Coordenadores de Pós-graduação em Saúde Coletiva (CAPES).Avaliação Qualis livros. 2012. (Simpósio).

VIII Congresso Regional de Análises Clínicas do Nordeste. Drogas ilegais e de abuso: abordagens analítica e social. 2012. (Congresso).

Child Labour and Health Equity Research Planning Meeting (Montreal, Canadá).Qualitative Methods. 2011. (Oficina).

Forum Nacional de Coordenadores de Pós Graduação.Qualis livros da Saúde Coletiva. 2011. (Simpósio).

Reunion Binacional de Coordinadores (Mendoza, Argentina).Presentación de resultados de Proyectos. 2011. (Oficina).

V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Humanas em Saúde. Estética e gerenciamento dos corpos na contemporaneidade. 2011. (Congresso).

IV Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Novas inquietações da Etnografia em Saúde Coletiva. 2010. (Congresso).

Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior - CAPES (CTC).nião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior - CAPES (CTC). 2010. (Encontro).

V SIMBRAVISA. Belez/estética, risco e regulação. 2010. (Congresso).

Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação.Fórum de coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 2009. (Seminário).

Fórum Nacional de coordenadores de Pós-graduação em Saúde Coletiva.Fórum de coordenadores de Pós-graduação. 2008. (Simpósio).

I Seminário Internacional de Práticas Integrativas e complementares em Saúde. 2008. (Seminário).

Reunion tecnica internacional de nuevas estrategias de aprendizaje sobre los determinantes sociales de la salud (República Dominicana).O ensino dos determinantes sociais da saúde na Pós-graduação. 2008. (Seminário).

Fórum Nacional de Coordenadore de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.Fórum Nacional de Coordenadore de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 2007. (Encontro).

Oficina da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO.Plano trienal da Comissão de Ciências Humanas e Sociais em Saúde da ABRASCO. 2007. (Oficina).

Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 2006. (Seminário).

Missão da Universidade Federal da Bahia a Universidades Canadenses.Doutorado em cotutela. 2006. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Coordenção do mini-curso: Introdução às metodologias de pesquisa qualitativas em Saúde Coletiva. 2005. (Congresso).

Seminário CAPES/SEGETS/SCTIE: mestrado profissional e a articulação com a gestão do sistema de saúde.Seminário CAPES/SGTES/SCTIE: mestrado profissional e a articulação com a gestão do sistema de saúde. 2005. (Seminário).

Redet dos determinantes sociais da doença.Oficinal da REDET (Rede de universidades latino-americanas para o estudo dos determinantes sociais da doença) em Montelimar, Nicaragua. 2004. (Oficina).

Oficina anual da REDET.Oficina da REDET (Rede de universidades latino-americanas para o estudo dos determinantes sociais da saúde) em Montreal, Canadá. 2003. (Oficina).

Seminário Educação e Aids. O papel da escola na promoção da saúde sexual.Seminário Educação e Aids. O papel da escola na promoção da saúde sexual. 2003. (Seminário).

Seminário Internacional: educação e saúde no marco de cooperação internacional, Brasil - Espanha - Colômbia.Seminário Internacional: educação e saúde no marco de cooperação internacional, Brasil - Espanha - Colômbia. 2003. (Seminário).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Docente no curso: A construção de objetos de pesquisa em saúde pelas Ciencias Sociais (VIII Congresso de Saúde Coletiva da Abrasco). 2003. (Congresso).

Evento comemorativo pelo dia internacional da mulher.A prevenção da Aids entre mulheres. 2002. (Outra).

II Seminário Nacional de Estatísticas sobre Doenças e Acidentes de Trabalho no Setor Informal.A importância do estudo das representações sociais para as estatísticas e a prevenção dos acidentes de trabalho no setor informal. 2002. (Seminário).

Oficina Anual da Rede para o estudo dos Determinantes Sociais da Doença (REDET).Oficina anual da REDET (Rede de universidades latino-americanas para o estudo dos determinantes sociais da saúde) em San José, Costa Rica. 2002. (Oficina).

O trabalho no setor informal e a saúde e segurança do trabalhador.Trajetórias ocupacionais e percepção da informalidade entre empregadas em serviços domésticos. 2002. (Oficina).

X Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste do Brasil.. Malhação, uso de anabolizantes e percepção de risco entre fisiculturistas de uma bairro popular de Salvador.. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Leonara Maria Souza da Silva

IRIART, J. A. B.SILVA, Luís Augusto Vasconcelos da; Maksud, I. O HIV as vezes me assombra: narrativas on line de mulheres jovens vivendo com HIV/aids acerca das suas relações afetivo-sexuais. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Diogo Sousa Silva

IRIART, J. A. B.; SILVA, A.; Bento, B. Existe uma barreira que faz com que as pessoas trans não cheguem lá: itinerários terapeuticos, necessidades e demandas de saúde de homens trans no município de Salvador, Bahia. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jorge Henrique Santos Saldanha

IRIART, J. A. B.; PENA, Paulo Gilvane Lopes; Lima, M.; FRANCO, T. M. A.. Sonhos interrompidos: trajetórias de incapacitação em homens metalurgicos portadores de LER/DORT. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Leila Graziele Dias de Almeida

IRIART, J. A. B.; TRAD, Leny Alves Bomfim; Capone, S.. O modelo de avaliação CAPES sob a perspectiva de pesquisadores da área da saúde coletiva. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Margarete Costa Helioterio

IRIART, J. A. B.; SANTANA, Vilma. Eliminando o trabalho infantil: uma intervenção integrada à atenção básica em saúde. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alberto Yassuo Yoshiara

IRIART, J. A. B.; Chaves, S.. Concepções e evidências? análise lógica do acesso no plano de ação 2009-2011 da política nacional de atenção integral à Saúde do Homem no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Leni Maria Vidal Sandoval

IRIART, J. A. B.; Santos, L.A.; Castellanos, M.; YOSHINO, N. L.. A experiência de transformação corporal em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Monique França Carneiro

IRIART, J. A. B.; MENEZES, G. M. S.; MACCALLUM, C.; ALVES, M. T. B. E.. "Largada sozinha, mas tudo bem": paradoxos da experiência de mulheres na hospitalização por abortamento provocado em Salvador, Bahia, Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Heloise Maria Morais de Andrade

Souza, I.; Gonzales, E.C.;IRIART, J. A. B.. Viver a dois com HIV: a experiência de casais em situação de sorodiscordância. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencias Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rosário Gregório de Andrade

IRIART, J. A. B.; Fagundes, T.; Pereira, M.E.. Estigma e discriminação: experiências de mulheres HIV positivo nos bairros periféricos da Cidade de Maputo. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Simone Ganem Assmar Santos

IRIART, J. A. B.; Ferreira, Jaqueline; Costa, L.A.. Dores no corpo - dores na alma: uma reflexão sobre a experiência corporal e familiar de mulheres mastectomizadas. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Yeimi Alexandra Alzate López

IRIART, J. A. B.; ALVES, Paulo César; TRAD, Leny Alves Bomfim. Vidas com LCM: experiências, significados e práticas de enfrentamento de Leucemia Mielóide Crônica. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Patrícia de Lima Fonseca

IRIART, J. A. B.; Deslandes, S.; NUNES, Mônica de Oliveira. O aconselhamento em DST/aids às gestantes que realizaram o anti-hiv na admissão para o parto: os sentidos de uma prática. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maíra Passos Santana

IRIART, J. A. B.; NUNES, Mônica de Oliveira; Bosi, M. A experiência do tratamento da obesidade/sobrepeso em mulheres adultas em um hospital público da cidade de Salvador, Bahia. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jose Carlos Oliveira Chaves

IRIART, J. A. B.; Goldemberg, M.; Santos, L.A.. Corpo sarado, corpo saudável? Construção da masculinidade de homens adeptos da prática da musculação na cidade de Salvador. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Gonçalo pais Estrela da Silveira

IRIART, J. A. B.; Chaves, A.M.; NORONHA, Ceci. Entre o consentimento e a negação: um estudo sobre agressores sexuais de crianças e adolescentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Magalhães Aguiar

IRIART, J. A. B.; TRAD, Leny Alves Bomfim; Moraes, S.. Condições de existência, corpo e saúde entre a população em situação de rua em Salvador, Bahia: uma abordagem antropológica. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Alves Martins

Barsaglini, R.; Pignati, M.;IRIART, J. A. B.. Aspectos da experiência da deficiência física: uma abordagem sócio-antropológica. 2009. Dissertação (Mestrado em Saude Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Renata Mallet Guena

IRIART, J. A. B.; PENA, Paulo Gilvane Lopes; Oliveira, S.. Dando voz ao trabalhador: os significados da disfonia para os operadores de telemarketing. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Leady Johanna Méndez

IRIART, J. A. B.; RABELO, Miriam; TRAD, Leny Alves Bomfim. El cuidado de la vida y la salud em una comunidad religiosa en la Amazonia Colombiana. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Suely Maia Galvão Barreto

IRIART, J. A. B.; NUNES, Mônica de Oliveira; Lancman, S.. O processo de inclusão social dos portadores de transtornos mensatis: discursos e práticas em um CAPS. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Liane Santos Pereira Pinto

IRIART, J. A. B.; MACHADO, Eduardo Paes; Barreira, César. Até tu chefe? Vitimização de empregados de bancos privados na Bahia. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luana da Silveira

Dimenstein, M; NUNES, Mônica de Oliveira;IRIART, J. A. B.. Para além de anjos, loucos ou demônios: um estudo sobre modos de subjetivação da loucura a partir das experiências religiosas de usuários de um CAPS nas igrejas pentecostais em um município no interior da Bahia. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gustavo Ribeiro de Araújo

ALVES, Paulo César; SANTOS, Maria Ligia Rangel;IRIART, J. A. B.. Consequências sociais do acidente de trabalho: experiências, narrativas e reestruturação da vida cotidiana de trabalhadores que sofreram acidentes ocupacionais graves em Salvador, Bahia. 2008. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alane Mendara da Silva Costa

IRIART, J. A. B.; PENA, Paulo Gilvane Lopes; SANTOS, Maria Ligia Rangel. É um trabalho muito puxado: significados e práticas associados ao trabalho do vendedor ambulante e suas implicações para a saúde. Um olhar etnográfico. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ailton da Silva Santos

IRIART, J. A. B.; SANTOS, Maria Ligia Rangel; Pitta, AMR. Corpo educado: percepção de risco de contrair HIV e práticas educativas entre travestis profissionais do sexo. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isadora Borges Nolasco Oliveira

MACCALLUM, C.; Figueiredo, ALSF;IRIART, J. A. B.. Acesso universal? Um estudo sobre trajetórias de acesso e continuidade do uso de um serviço de atendimento especializado por mulheres vivendo com HIV/AIDS em Salvador. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Márcia Cristina Graça Marinho

IRIART, J. A. B.; AYRES, José Ricardo; AQUINO, Estela Maria Leão de. A vida entre discursos: representações da sexualidade do adolescente por profissionais de saúde em uma unidade da atenção básica. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mônica Coutinho Cerqueira Lima

IRIART, J. A. B.; BARBOSA, Regina; DOURADO, Maria Inês Costa. Significados e práticas associados ao preservativo feminino: o olhar de mulheres usuárias de drogas em um bairro popular da cidade de Salvador. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gleide Sacramento da Silva

RABELO, Miriam;IRIART, J. A. B.. Eu e o Outro no Centro: uma reflexão acerca dos processos de identificação no espiritismo. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucineide Santos Silva

Paiva, Miriam Santos; MOTTA, Alda Brito;IRIART, J. A. B.. Vulnerabilidade ao HIV/AIDS entre homens e mulheres de 50 a 59 anos. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sumaia Midlej Pimentel Sá

IRIART, J. A. B.; RABINOVICH, Elaine Pedreira; GUIMARÃES, Elias Lins. No dia-a-dia a luta: a família da criança com dificiência física. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Andréia da Paixão Silva

IRIART, J. A. B.; TEIXEIRA, Carmem Fontes Souza; SILVA, Joana Azevedo da. Mas afinal quem é o sujeito da mudança? O PSF e a mudança do modelo de atenção à saúde.. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Shirley da Silva Xavier

IRIART, J. A. B.; MOTTA, Alda Brito; NUNES, Mônica de Oliveira. É como se a gente estivesse em casa: representações e práticas acerca do trabalho e do risco á saúde no serviço doméstico remunerado. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Dalva de Andrade Monteiro

IRIART, J. A. B.; LUZ, Madel Therezinha; TRAD, Leny Alves Bomfim. O talento da homeopatia: representações dos sujeitos no SUS. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Roseny Santos Ferreira

IRIART, J. A. B.; CARVALHO, Ana Maria Almeida; SILVA, Célia Nunes. Religiosidade e câncer de mama. A fé e o apoio familiar na rede social da mulher mastectomizada. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea) - Universidade Católica do Salvador.

Aluno: Clidenor Gomes Filho

IRIART, J. A. B.; MOTA, Eduardo Luz Andrade; ARAUJO, Thália Velho Barreto de. Desigualdades sociais associadas à mortalidade materna. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Sudária de Lemos Serra

IRIART, J. A. B.; LIMA, Isabel Maria Sampaio Oliveira; CARVALHO, Denise Bomtempo Birche de. Adolescente em medida sócioeducativa de intervenção: um estudo sobre as representações sociais da equipe de saúde. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carmen Lucia De Simoni

IRIART, J. A. B.; NUNES, Mônica de Oliveira; BARROS, Nelson Filice de. Ginástica terapêutica chinesa Lian Gong: estudo de caso da sua inserção no SUS. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Roberval Passos de Oliveira

IRIART, J. A. B.; PENA, Paulo Gilvane Lopes; SANTOS, Maria Ligia Rangel. Tudo é arriscado: a representação do trabalho entre trabalhadores informais da construção civil. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jane Estel Wolff

IRIART, J. A. B.; BASTOS, A. C.; COELHO, Kátiaedni Fonseca de Albuquerque. A paralisia cerebral na adolescência: representações de adolescentes sobre o processo de (re) habilitação.. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria das Graças Vianna Santos

IRIART, J. A. B.; RABELO, Miriam;CAPRARA, Andrea. Redes sociais e saúde mental num terreiro de candomblé. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cristiane de Oliveira Santos

IRIART, J. A. B.; BARBOSA, Regina; MACCALLUM, C.. Fragmentos de uma cultura sexual em tempos de Aids: uma análise sob a perspectiva de gênero.. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcelo Magalhães Andrade

IRIART, J. A. B.; MCRAE, Edward; RABELO, Miriam. Possessão como loucura: a noção de saúde e doença mental na Igreja Universal do Reino de Deus e sua respectiva proposta terapeutica.. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Julio Leni Díaz Guzmán

IRIART, J. A. B.; ANDRADE, T. M.; NERY FILHO, Antônio. Aids e informação do diagnóstico: aspectos bioéticos na relação médico-paciente. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante Em Saúde da Família) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Miriã Alves Ramos de Alcântara

IRIART, J. A. B.; BASTOS, A. C.. Trajetórias de adolescentes no contexto da família: aspectos favoráveis à promoção da resiliência.. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adriana Miranda Pimentel

IRIART, J. A. B.; BASTOS, A. C.; AYRES, José Ricardo. Um olhar sobre os olhares: uma etnografia do Centro de Referência do Adolescente da Bahia.. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Litza de Andrade Cunha

IRIART, J. A. B.; RABELO, Miriam. A experiência terapêutica espírita.. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Milca Ramaiane da Silva Carvalho

IRIART, J. A. B.; Freitas, J; Gomes, N. Vivencias, vulnerabilidades e enfrentamento da violência conjugal: discurso de mulheres envolvidas com drogas. 2017. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Márcia Cristina Graça Marinho

IRIART, J. A. B.; Goldemberg, M.; Berger, M.; TRAD, Leny Alves Bomfim; Nunes, M. Fiz para me sentir mulher outra vez: corpo, construção de gênero e cirurgia plástica estética entre mulheres de Salvador. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gisella Cristina de Oliveira Silva

IRIART, J. A. B.; SILVA, Lígia Maria Vieira da; NUNES, Mônica de Oliveira; Carvalho, I; Kiss, L. Mesmo doente a gente tem que vir trabalhar: o senso prático do trabalho infantil de crianças e adolescentes de bairros populares em Salvador, Bahia. 2017. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Thiago Magalhães da Silva

IRIART, J. A. B.; Barreto, M.; TEIXEIRA, M. G.; CHOR, D.; GONCALVES, M.; CRUZ FILHO, A. A.. Ancestralidade biogeográfica, cor da pele auto-declarada, determinantes sociais e sintomas de asma e atopia em uma coorte do municipio de Salvador, Bahia. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Maria Rico

IRIART, J. A. B.; Castellanos, M.; TRAD, Leny Alves Bomfim; Knauth, D; Bonetti, A. Significados e práticas de prevenção do cancer cervicouterino entre mulheres de bairros populares de Salvador e Buenos Aires. 2016. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Kelminda Maria Bulhões Mendonça

IRIART, J. A. B.; ANDRADE, T. M.; Machado Neto, A; CARVALHO, J. L.. Percepção dos pacientes sobre a cirurgia de revascularização miocárdia. 2015. Tese (Doutorado em Curso de Pós-graduação em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Azenildo Moura Santos

IRIART, J. A. B.; TRAD, Leny Alves Bomfim. Imagem corporal, estética e "bodybuilding culture" em três academias brasileiras: uma análise qualitativa.. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Laysa Castelo Branco Mendes

IRIART, J. A. B.CAPRARA, Andrea; CATRIB, A. M. F.. A interdisciplinaridade na educação do profissional da saúde no Brasil: estudo do caso "Bacharelado Interdisciplinar em Saúde" da Universidade Federal da Bahia. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva - Uece - Ufc) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Camilla Ara´jo Lopes Vieira

IRIART, J. A. B.; Bosi, M;CAPRARA, Andrea; AMORIM, R. F.. Entre Higia e Afrodite: o corpo feminino veiculado nas revistas de beleza e cuidados corporais. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva - Uece - Ufc) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Liliane de Jesus Bittencourt

IRIART, J. A. B.; TRAD, Leny Alves Bomfim; Bosi, M; NUNES, Mônica de Oliveira; CALDWELL, K. L.. Padrões de beleza e transtornos alimentares em mulheres negras de Salvador, Bahia. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Patrícia Vieira Martins

IRIART, J. A. B.; Castellanos, M.; NUNES, Mônica de Oliveira; MACIEL, L. R.; GROSSEMAN, S.. Hanseníase: um estudo sobre a experiência da enfermidade de pacientes em Salvador, Bahia. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sílvia Regina Viodres Inoue

IRIART, J. A. B.; MACHADO, Eduardo Paes; LOURENCO, L. C.; MISSE, M.; LOPES JUNIOR, E.. Assaltantes na estrada: estudo sobre vitimização de rodoviários interurbanos por roubos na Bahia. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Karina Figueira Canguçu Campinho

IRIART, J. A. B.; TRAD, Leny Alves Bomfim; BASTOS, A. C.; LIMA, Isabel Maria Sampaio Oliveira; AYRES, José Ricardo. A construção dialógica de identidade em pessoas intersexuais: o X e o Y da questão. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Augusto Cesar Costa Cardoso

TRAD, Leny Alves Bomfim; Vianna, M.I.P.; Botazzo, C.; Zanetti, C.;IRIART, J. A. B.. Mudanças nas práticas do cirurgião-dentista a partir de sua inserção na equipe de saúde da família: entre acomodações e rupturas. 2011. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Micheli Dantas Soares

IRIART, J. A. B.; TRAD, Leny Alves Bomfim; Santos, L.A.; BASTOS, A. C.; Woortman, K.. Práticas de cuidado alimentar de crianças e sentidos atribuídos aos discursos sobre alimentação e nutrição por cuidadores domiciliares. 2011. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lilian Conceição Guimarães de Almeida

IRIART, J. A. B.; Paiva, Miriam Santos; NORONHA, Ceci; Schraiber, L.B.; Diniz, N.. O que vem depois? Preciso falar disso com alguém! Sexualidade, HIV/aids e violência interpessoal na vivência de mulheres soropositivas. 2010. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adelmo de Souza Machado

ANDRADE, T. M.; BASTOS, F. I.; REGO, M.; Pita, A.; CARVALHO, F.;IRIART, J. A. B.. Consumo do tabaco, álcool e maconha entre adolescentes escolares de Salvador, Bahia. 2009. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Concepción Novoa Santos

Burnhan, T.F.; Porciúncula, C.G.; Souza, E. S.; NUNES, Mônica de Oliveira;IRIART, J. A. B.. Genética humana: sociedade, saúde e educação. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Estélio Gomberg

Caroso, C.A.; pereira, C.; SERRA, Ordep José Andrade; Pondé, M.P.;IRIART, J. A. B.. Encontros terapêuticos no Terreiro de Candomblé Ilê Axé Opô Oxogum Ladê, Sergipe, Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alba Riva Brito de Almeida

IRIART, J. A. B.; TRAD, Leny Alves Bomfim; NUNES, Mônica de Oliveira; Figueiredo, A.; Medeiros, R.. Os avatares institucionais no campo da drogadição e suas incidências na construção de práticas terapêuticas alternativas. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luís Augusto Vasconcelos da Silva

IRIART, J. A. B.; DOURADO, Maria Inês Costa; SPINK, Mary Jane Paris; MCRAE, Edward; Terto, V.. Desejo à flor da tel@: a relação entre risco e prazer nas práticas de barebacking. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jeane Freitas de Oliveira

MACCALLUM, C.; Paiva, Miriam Santos; BARBOSA, Regina; NERY FILHO, Antônio;IRIART, J. A. B.. (In)visibilidade do consumo de drogas como problema de saúde num contexto assistencial: uma abordagem de gênero. 2008. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Andrea Ruf

TEIXEIRA, Carmem Fontes Souza;IRIART, J. A. B.; TRAD, Leny Alves Bomfim; SERRA, Ordep José Andrade; Peduzzi, Marina. Mas, afinal, quem é o sujeito da mudança? Uma análise da dimensão tecnológica e intersubjetiva das práticas de saúde do Programa Saúde da Família. 2007. Tese (Doutorado em doutorado em saúde coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Paula Soares Gondim

IRIART, J. A. B.; Nations, M K; Caroso, C.A.; Teixeira, C C; SANTOS, Maria Ligia Rangel. Comportamentos e ações populares no enfrentamento de doenças respiratórias infantis em um assentamento urbano. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Julio Lenín Díaz Guzmán

IRIART, J. A. B.; AYRES, José Ricardo; SERRA, Ordep José Andrade;CAPRARA, Andrea; TRAD, Leny Alves Bomfim. Eu não sou um número não... (Des)encontros de uma relação médico-paciente-tecnologia no contexto da aids. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Miriã Alves Ramos de Alcântara

IRIART, J. A. B.; BASTOS, A. C.; Minayo, MCS; Silva, APS; LIMA, Isabel Maria Sampaio Oliveira. Trajetórias de adolescentes em conflito com a lei: significações construídas no diálogo com atores da família nas ações socioeducativas públicas (Salvador 1996-2002). 2007. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: BRUNO GIL DE CARVALHO LIMA

IRIART, J. A. B.; DOURADO, Maria Inês Costa; Alves, CRB; Rattner, D.; Costa, M.C.N.. Avaliação da qualidade do rastreamento de HIV/aids e sífilis na assistência pré-natal. 2006. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Laura Recoder

IRIART, J. A. B.; Souza, I.; MACCALLUM, C.; ALVES, Paulo César. Vivir com HIV/SIDA. Notas etnográficas sobre el mundo de la enfermedad y sus cuidados. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernando Donato Vasconcelos

IRIART, J. A. B.; RODRIGUES, Débora Diniz; HITA, Maria Gabriela; MACHADO, Eduardo Paes; CAVALCANTE, Fátima Gonçalves. Ironias da desigualdade: políticas e práticas de inclusão de pessoas com deficiência física. 2005. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Denise da Rocha Tourinho

IRIART, J. A. B.; DOURADO, Maria Inês Costa; AQUINO, Estela Maria Leão de; ALMEIDA, Ângela Maria de Oliveira; SANTOS, Elizabeth Moreira dos. Sexo seguro na prisão: porque não? Fatores psicossociais, culturais e institucionais do uso/não uso do preservativo em duas unidades prisionais de Salvador, Bahia.. 2003. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Júlio César Diniz Hoenisch

IRIART, J. A. B.; TRAD, Leny Alves Bomfim; CECCHETTO, F. R.. Construção da masculinidade e cirurgia plástica estética. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Aline Tonheiro Palmeira

IRIART, J. A. B.; ALVES, Paulo César; Castellanos, M.; CUNHA, L. A.. Narrativas sobre dor crônica: significados da dor e práticas de autocuidadoo em pessoas atendidas em um serviço especializado de saúde. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Azenildo Moura Santos

IRIART, J. A. B.; Goldemberg, M.; Santos, L.A.. A construção da imagem corporal em praticantes de musculação usuários de esteróides anabolizantes. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Márcia Cristina Graça Marinho

IRIART, J. A. B.; NUNES, Mônica de Oliveira; Berger, M.. Mudar de corpo: novos sentidos atribuídos ao corpo por mulheres de camadas médias de Salvador que realizaram cirurgias plásticas estéticas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Patrícia Vieira Martins

IRIART, J. A. B.; TRAD, Leny Alves Bomfim; Maciel, R.. Hanseníase: um estudo sobre a experiência da enfermidade em pacientes e ex-pacientes em Salvador, Bahia. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria da Conceição da Costa Rivemales

IRIART, J. A. B.; Paiva, Miriam Santos; Coelho, E.. Vivências da sexualidade: representações das pessoas soropositivas pra o HTLV. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lilian Conceição Guimarães de Almeida

IRIART, J. A. B.; NORONHA, Ceci; Schraiber, L.B.; Paiva, Miriam Santos. Vulnerabilidade à violência em mulheres com HIV/Aids. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jeane Freitas de Oliveira

IRIART, J. A. B.; Paiva, Miriam Santos; MACCALLUM, C.. Práticas e representações sociais de profissionais de sáude acerca do consumo de drogas por mulheres: um olhar numa perspectiva de gênero. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cláudia Cerqueira Graça

MOTA, Eduardo Luz Andrade; De Oliveira, V.M.;IRIART, J. A. B.. Saúde bucal do idoso. Situação epidemiológica e percepção entre indivíduos adultos. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luis Augusto Vasconcelos de Lima

IRIART, J. A. B.; LEMOS, André Luís Martins; SPINK, Mary Jane Paris. Desejo a flor da tel@: emoções e aventuras masculinas em redes de interação on-line. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Julio Lenín Díaz Guzmán

IRIART, J. A. B.CAPRARA, Andrea; SERRA, Ordep José Andrade. O homem-máquina e a máquina-homem. Interfaces de uma relação médico-paciente-tecnologia no contexto da aids. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Laura Recoder

IRIART, J. A. B.; ALVES, Paulo César; MCRAE, Edward. Etnografia de una cronicidad: tratamiento biomédico y vida cotidiana en personas que viven com HIV-SIDA. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Osvaldo Fernandez

IRIART, J. A. B.; MCRAE, Edward; RABELO, Miriam. Modos e padrões de uso de cocaína em São Paulo. Um estudo sobre os usos do corpo, rituais e sociabilidade. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alba Riva Brito

IRIART, J. A. B.; TRAD, Leny Alves Bomfim; MCRAE, Edward. Os avatares da drogadição na saúde coletiva: um estudo sobre práticas institucionais na atenção à problemática das drogas em um Centro de Referencia. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Leonor Graciela Natansohn

IRIART, J. A. B.; SOVIK, L. R.; GOMES, I. M. M.. A televisão e a criação de uma corporeidade tipicamente feminina: o caso da TPM.. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Edimara Cassia Morais Barros

IRIART, J. A. B.. Concepções sobre o uso de esteróides anabolizantes por frequentadores de uma academia de Caetité, Bahia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Sheila Cavalcante dos Santos

IRIART, J. A. B.; RABELO, Miriam; MOTA, A.. Que gostoso ser crente! Pentecostalismo e experiência feminina.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.

IRIART, J. A. B.; Deslandes, S.; COVIELLO, D. M.. Concurso público para Prof. adjunto I. Ciências Sociais em Saúde. 2013. Universidade Federal da Bahia.

Morais, H.M.M.;IRIART, J. A. B.; Scott, R.P.. Concurso Professor Adjunto I . Área: Ciências Sociais aplicadas à saúde. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

PRATA, Pedro;IRIART, J. A. B.; SPÍNOLA, Ademário. Concurso professor substituto. 2006. Universidade Federal da Bahia.

Barara, R.B.;Iriart, Jorge Alberto Bernstein. Avaliação de propostas de cursos novos (APCN). 2013. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Barara, R.B.;IRIART, J. A. B.. Avaliação trienal dos programas de pós graduação da área da Saúde Coletiva. 2013. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Barara, R.B.;IRIART, J. A. B.. Avaliação de propostas de Cursos Novos Saúde Coletiva 2012. 2012. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Barata, R.;IRIART, J. A. B.. Avaliação dos cursos com conceito 3 nos três últimos triênios. 2011. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Barata, R.;IRIART, J. A. B.. Avaliação de propostas de cursos novos (APCN 2011). 2011. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Barata, R.; Ventura, Ricardo;Iriart, Jorge Alberto Bernstein. Avaliação de propostas de cursos novos da Pós-graduação. 2010. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

IRIART, J. A. B.; Barata, R.. Avaliação de pedidos de reconsideração da Trienal 2010. 2010. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

IRIART, J. A. B.. Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu 2010. 2010. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

IRIART, J. A. B.; GOLDBAUM, M.; ARTMANN, E.. Comissão de credenciamento para a pós graduação (ISC/UFBA). 2013. Universidade Federal da Bahia.

IRIART, J. A. B.; Chaves, S.; Costa, M.C.N.. Banca de Seleção de Doutorado. 2011. Universidade Federal da Bahia.

Iriart, Jorge Alberto Bernstein; SANTANA, Vilma; SILVA, Lígia Maria Vieira da. Banca de seleção do doutorado. 2010. Universidade Federal da Bahia.

IRIART, J. A. B.; MACHADO, Eduardo Paes; LIMA, Isabel Maria Sampaio Oliveira; CONCEIÇÃO, Paulo. Banca de julgamento de bolsas sandwich. 2006. Universidade Federal da Bahia.

IRIART, J. A. B.; TEIXEIRA, Carmem Fontes Souza; SANTOS, Darci Neves dos. Banca de seleção para o Doutorado em Saúde Coletiva. 2005. Universidade Federal da Bahia.

IRIART, J. A. B.; NORONHA, Ceci; LIMA, Isabel Maria Sampaio Oliveira. Banca de julgamento de bolsas sandwich. 2005. Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Monica Machado de Matos

A Utilização das redes sociais no suporte de familiares de crianças acometidas pela síndrome congênita do Zika Vírus; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Tainã Queiroz Santos

Experiência da enfermidade e itinerários terapêuticos de pacientes com câncer hematológico; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Teófanes de Assis Santos

Tecnologias médicas e câncer colorretal: itinerários terapêuticos de pacientes em Salvador; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Diogo Souza

Masculinidades negras e saúde; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Taynar de Cássia Santos Pereira

Itinerário terapêutico de mulheres negras com câncer de mama; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gabriela Souza de Oliveira Sampaio

Um corpo para dois? Impactos na trajetória laboral de cuidadores de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Thais Mara Dias Gomes

Condições de trabalho e estratégias de proteção ao adoecimento no trabalho de pescadoras artesanais; Início: 2016; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jorge Henrique Santos Saldanha

Nas trilhas da terceirização: Diferenças de Gênero, Condições de Trabalho e Saúde dos trabalhadores da cadeia produtiva do polo automotivo da Bahia; ; Início: 2014; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Fernanda Macedo da Silva Lima

Gestação em tempos de zika virus: experiências de mulheres que engravidaram após o surgimento do zika virus no Brasil; 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Laize de Carvalho Nascimento

SENSIBILIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O CUIDADO DE PESSOAS TRANSEXUAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO; 2019; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Diogo Sousa Silva

"Existe uma barreira que faz com que as pessoas trans não cheguem lá": itinerários terapêuticos, necessidades e demandas de saúde de homens trans no município de Salvador, BA; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Leni Maria Vidal

A experiência de transformação corporal na cirurgia bariátrica; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Alberto Yassuo Yoshiara

Análise lógica do acesso no plano de ação 2009-2011 da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no Brasil; 2013; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Ana Maria Rico

?Tem mulher, tem preventivo?: gênero, sexualidade e moralidade nos discursos e práticas preventivas do câncer do colo do útero entre mulheres de bairros populares de Salvador; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Monique França Carneiro

?Largada sozinha, mas tudo bem?: paradoxos da experiência de mulheres na hospitalização por aborto em Salvador, Bahia, Brasil; 2012; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Rosario Gregorio Andrade

Estigma e discriminação: experiências de vida de mulheres hiv positivo nos bairros periféricos da cidade de Maputo ? Moçambique; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

José Carlos Chaves

Corpo ?sarado?, corpo ?saudável?? Construção da masculinidade e sentidos da saúde para homens adeptos da prática da musculação na cidade de salvador; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Fundação FORD; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Maria Magalhães Aguiar

Condições de existência e significados de Corpo e Saúde entre pessoas em situação de rua em Salvador; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Patrícia de Lima Fonseca

O aconselhamento em DST/aids às gestantes que realizaram o anti-hiv na admissão para o parto: os sentidos de uma prática; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Gustavo Ribeiro de Araújo

Consequências sociais do acidente de trabalho: experiências, narrativas e reestruturação da vida cotidiana de trabalhadores que sofreram acidentes ocupacionais graves em Salvador, Bahia; ; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Alane Mendara Costa

Representações de Acidentes do trabalho entre trabalhadores ambulantes; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Patrícia Fernanda Toledo Barbosa

Uso racional de medicamentos: as representações de prescritores e dispensadores; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Mônica Coutinho Lima

Signos, significados e práticas associados ao preservativo feminino: o olhar de mulheres usuárias de drogas em um bairro popular da cidade de Salvador; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Márcia Cristina Graça Marinho

A vida entre discursos: representações da sexualidade do adolescente por profissionais de saúde em uma unidade da atenção básica; 2006; 171 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Dalva de Andrade Monteiro

O ta(lento) da homeopatia: representações dos sujeitos no SUS; 2005; 207 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Clidenor Gomes Filho

Desigualdades sociais e mortalidade materna em Goiás; 2005; 61 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Ana Sudária de Lemos Serra

Adolescente em medida socioeducativa de internação: um estudo sobre representações sociais da equipe de saúde; 2005; 134 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Shirley Xavier

É como se a gente estivesse em casa: representações e práticas acerca do trabalho e do risco à saúde no serviço domético remunerado; 2005; 195 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Roberval Passos de Oliveira

Tudo é arriscado: a representação do trabalho entre trabalhadores informais da construção civil; 2004; 155 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Jane Estel Wolff

A paralisia cerebral na adolescência: representações de adolescentes sobre o processo de (re) habilitação; ; 2003; 180 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Julio Díaz Guzman

Aids e informação do diagnóstico: aspectos bioéticos na relação médico-paciente; ; 2002; 92 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante Em Saúde da Família) - Universidade Estadual de Santa Cruz,; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Cristiane de Oliveira Santos

Fragmentos de uma cultura sexual em tempos de Aids: uma análise sob a perspectiva de gênero; ; 2002; 144 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Adriana Miranda Pimentel

Um olhar sobre os olhares: uma etnografia do Centro de Referência em Saúde do Adolescente da Bahia; ; 2001; 137 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Gisella Cristina de Oliveira Silva

?Quando eu consegui segurar a bacia com amendoim, comecei a trabalhar": o senso prático do trabalho infantil de crianças e adolescentes de bairros populares em Salvador/BA; 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Márcia Cristina Graça Marinho

"Fiz para me sentir mulher outra vez": corpo, construção de gênero e cirurgia plástica estética entre mulheres de Salvador, Bahia; ; 2017; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Ana Maria Rico

Significados e práticas de prevenção do câncer cervicouterino entre mulheres de bairros populares de Salvador, Brasil e Buenos Aires, Argentina; 2016; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Aline Tonheiro Palmeira

Experiência de enfermidade em pessoas com dor crônica atendidas em um serviço especializado de saúde; 2015; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Azenildo Moura Santos

Imagem corporal, estética e "bodybuilding culture" em três academias brasileiras: uma análise qualitativa; 2014; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Patrícia Vieira Martins

Hanseníase: um estudo sobre a experiência da enfermidade de pacientes em Salvador, Bahia; 2013; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Luís Augusto Vasconcelos da Silva

Desejo à flor da tel@: a relação entre risco e prazer nas práticas de barebacking; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Julio Díaz Guzman

Eu não sou um número não; ; ; (des)encontros de uma relação médico-paciente-técnologia no contexto da Aids; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Tania Christiane Ferreira Bispo

2012; Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Augusto Cesar Costa Cardoso

2011; Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Tatiana Falcão

Agentes comunitários de saúde: agentes com saúde? Saúde no trabalho dos agentes comunitários de saúde em Buerarema, Bahia; ; 2003; 60 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Shirley Xavier

Riscos ocupacionais: representações, percepções e práticas de mulheres empregadas em serviços domésticos; 2003; 25 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Ailton da Silva

Percepção de risco de contrair HIV/AIDS entre travestis profissionais do sexo: uma abordagem na perspectiva da saúde do trabalhador; 2002; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Patrícia Araújo Alves

Representações da LER/DORT pelos fisioterapeutas no ambiente de trabalho; 2002; 38 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Roberval Passos de Oliveira

A representação do trabalho e dos riscos ocupacionais para trabalhadores informais acidentados; ; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Marco Antônio Rocha Medeiros

; Fatores socioculturais no diagnóstico de saúde em ambientes de trabalho; ; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Ely da Silva Mascarenhas

; Vivendo com LER; A experiência do adoecimento no discurso dos trabalhadores atendidos em um centro de referência em saúde do trabalhador; ; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Lázaro José Rodrigues de Souza

A percepção do corpo em trabalhadores com doenças ocupacionais: a questão da LER; ; 2000; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Gessinayde Queiroz

?BEM GORDA?: Narrativas de mulheres obesas em suas vivências nos processos de discriminação e preconceito ao corpo gordo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Roberto Ghignone de Orleans

Consumo de anabolizantes e risco à saúde entre jovens; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Roberto Ghignone de Orleans

Consumo de anabolizantes e risco à saúde entre jovens; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

José Carlos Chaves

Consumo de anabolizantes e risco à saúde entre jovens; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Liane Lobão

Percepção do uso do preservativo feminino entre mulheres de um bairro popular de Salvador; 2002; 14 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Liane Lobão

Percepção de risco de contrair HIV/Aids entre mulheres casadas de um bairro popular de Salvador; 2001; 8 f; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Maria Graciela Spataro

Las representaciones sociales acerca de la discapacidad y la rehabilitacion de la ciudad de Buenos Aires; 2008; Orientação de outra natureza; (Maestria en Epidemiologia, Gestión y Políticas de) - Universidad Nacional de Lanus; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Paula Retamal

Educação em saúde; 2008; Orientação de outra natureza; (Residência Interdisciplinaria de Educacion Salud) - Hospital E; Tomú; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Ana Maria Rico

Educação em Saúde; 2008; Orientação de outra natureza; (Residência Interdisciplinaria de Educacion Salud) - Hospital E; Tomú; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Liliana Gonzales

Educação em Saúde; 2008; Orientação de outra natureza; (Residência Interdisciplinaria de Educacion Salud) - Hospital E; Tomú; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Courtney Katz

Revisão da literatura sobre prevenção do HIV/aids em terreiros de candomblé - estágio; 2006; Orientação de outra natureza - Duke University; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Ardigò Martino

Desigualdades sociais em Saúde em Salvador, Bahia; 2006; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Università di Bologna; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo César Borges Alves

Itinerário terapêutico de criança com problemas mentais em uma população de baixa renda de Salvador; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo César Borges Alves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

IRIART, J. A. B. . Acompanhamento do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia. 2019.

IRIART, J. A. B. . Edital pró-consolidar. Pró-Reitorias de Ensino e de Pós graduação e de Pesquisa, criação e inovação da UFBA. 2012.

IRIART, J. A. B. . Participação em evento de autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (UFBA). 2010.

Minayo, MCS ; Gomes, R. ; IRIART, J. A. B. . Reunião dos Editores Associados da Revista Ciência e Saúde Coletiva. 2012.

IRIART, J. A. B. . Parecerista Ad hoc CAPES Cooperação Internacional. 2011.

IRIART, J. A. B. ; Horta, B. . Diligência de visita ao Programa de Pós-Graduação do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães. 2011.

IRIART, J. A. B. ; Werneck, G. . Diligência de visita ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFMA. 2011.

IRIART, J. A. B. ; Portela, M. . Diligência de visita ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba. 2011.

IRIART, J. A. B. . Membro da comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO. 2011.

Iriart, Jorge Alberto Bernstein . Membro da comissão organizadora do IV Congresso Ibero-americano de metodologias qualitativas em saúde. 2010.

IRIART, J. A. B. ; Minayo, MCS ; Gomes, R. . Reunião dos Editores Associados da Revista Ciência e Saúde Coletiva. 2010.

IRIART, J. A. B. . Membro da Comissão de Avaliação CAPES - Saúde Coletiva. 2009.

IRIART, J. A. B. . Membro da comissão científica ad hoc do IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009.

IRIART, J. A. B. . Membro da Comissão de Ciências Sociais e Humanas da ABRASCO. 2008.

IRIART, J. A. B. . Parecer sobre manuscrito original para Editora da Fiocruz. 2008.

IRIART, J. A. B. . Parecerista Ad hoc FAPESB. 2007.

IRIART, J. A. B. . Membro da comissão organizadora do IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2007.

IRIART, J. A. B. . Membro da Comissão científica do IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2007.

IRIART, J. A. B. . Parecerista para avaliação de posters no III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde. 2005.

IRIART, J. A. B. . Colaborador da comissão científica do III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2005.

IRIART, J. A. B. . Juventude, corpo e saúde: atividade física e consumo de anabolizantes entre jovens de academias de Salvador. Projeto de Pesquisa. Financiamento: CNPq. 2004.

IRIART, J. A. B. ; LIMA, Mônica Coutinho . A prevenção das DST/Aids entre adolescentes e jovens pais ou responsáveis por crianças em situação de risco social em um bairro popular de Salvador, Bahia. Financiamento: POMMAR/USAID/PARTNERS. 2002.

IRIART, J. A. B. . Cultura, gênero e poder: a construção participativa da prevenção das DST/Aids e uso de drogas em dois bairros populares de Salvador, Bahia. (Projeto de pesquisa. Financiamento: Ministério da Saúde/CN-DST-Aids/UNESCO/. 2000.

IRIART, J. A. B. . Signos, significados e práticas associados à Aids em um bairro pobre de Salvador: contribuição à elaboração de campanhas de prevenção entre mulheres. (Projeto de pesquisa. Financiamento: MS, CN-DST/Aid, UNESCO). 1999.

IRIART, J. A. B. . Medicina de Precisão contra o Câncer. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

IRIART, J. A. B. . Experiências de Sucesso na gestão da pesquisa e da pós-graduação. II Reunião anaula do fórum de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação da região nordeste. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

IRIART, J. A. B. . SporTV mostra o mundo dos anabolizantes. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

IRIART, J. A. B. ; CAPRARA, Andrea . Novas inquietações da Etnografia em Saúde Coletiva. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Iriart, Jorge Alberto Bernstein ; CAPRARA, Andrea . Novas inquietações da Etnografia em Saúde Coletiva. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IRIART, J. A. B. . Introducción a las metodologías de investigation cualitativas em Salud Collectiva. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

IRIART, J. A. B. . Introducción a las metodologías de investigation cualitativas em Salud Collectiva (Universidad Nacional de LANUS, Argentina). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

IRIART, J. A. B. . Pesquisa qualitativa em saúde. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

IRIART, J. A. B. ; ANDRADE, T. M. ; CHAVES, José Carlos ; ORLEANS, Roberto Ghignone de . Relatório Final do projeto Juventude, corpo e saúde: atividade física e consumo de suplementos alimentares e anabolizantes entre jovens de academias de Salvador, Bahia. 2008. (Relatório de pesquisa).

IRIART, J. A. B. . Introducción a las metodologías de investigation cualitativas em Salud Collectiva. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IRIART, J. A. B. . Introducción a las metodologías de investigation cualitativas em Salud Collectiva (Universidad Nacional de LANUS, Argentina). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

IRIART, J. A. B. ; LUZ, Madel Therezinha ; Sabino, C . introdução às metodologias de pesquisa qualitativas em Saúde Coletiva. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IRIART, J. A. B. ; LUZ, Madel Therezinha ; Sabino, C . Introdução às metodologias de pesquisa qualitativas em Saúde Coletiva. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Lígia Vieira da ; IRIART, J. A. B. ; BREIHL, J. ; ALMEIDA FILHO, N. ; Paim, J. . Modelos explicativos das Desigualdades em saúde. Material didático elaborado para a REDET- rede para estudo dos determinantes sociais da saúde. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TEXTO DIDÁTICO E CD ROM).

IRIART, J. A. B. ; LUZ, Madel Therezinha . Introdução às metodologias de pesquisa qualitativas em Saúde Coletiva. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

IRIART, J. A. B. ; LUZ, Madel Therezinha . Introdução às metodologias de pesquisa qualitativas em Saúde Coletiva. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

IRIART, J. A. B. ; LIMA, Mônica Coutinho ; ROCHA, Mônica Andréia . Relatório Final do projeto Cultura, Gênero e Poder: a construção participativa da prevenção das DST/AIDS e uso de drogas em dois bairros populares de Salvador. 2003. (Relatório de pesquisa).

IRIART, J. A. B. ; LIMA, Mônica Coutinho ; SANTOS, Cristiane de Oliveira ; Sarno, L. ; Lobão, L . Relatório Final do projeto Signos, significados e práticas associadas à Aids em um bairro pobre de Salvador, Bahia: contribuição à elaboração de campanhas de prevenção entre mulheres.. 2001. (Relatório de pesquisa).

IRIART, J. A. B. . Les négotiations identitaires dans les Églises Africaines et Afro-Caribéenes.. 1995. (Debatedor).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Genômica e medicina personalizada: análise crítica sobre a incorporação do saber e tecnologia genômica na biomedicina no Brasil, Descrição: O grande desenvolvimento da pesquisa em genômica e biologia molecular nas últimas décadas tem gerado muitas expectativas com relação ao seu impacto na transformação da prática médica, trazendo também uma série de implicações sociais, políticas e éticas. Apesar da translação da informação e tecnologia genômica para a prática clínica não ter ocorrido na velocidade inicialmente antecipada pelos entusiastas da medicina genômica, o investimento em pesquisa continua crescente e algumas áreas da medicina estão sendo profundamente modificadas pela incorporação dos novos saberes e tecnologias. O presente projeto tem por objetivo empreender uma análise crítica sobre o saber e tecnologia genômicas e movimentos de transformação da prática médica (medicina personalizada; estratificada e de precisão), buscando identificar seus pressupostos, relevância, contradições, limites e possibilidades na realidade brasileira. Mais especificamente, buscaremos compreender como o saber e tecnologias genômicas estão sendo incorporados na pesquisa em oncologia e na prática clínica em hospitais e clínicas públicas e privadas nas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. O projeto lançará mão de metodologias qualitativas (entrevistas semi-estruturadas e observação participante) na perspectiva das ciências sociais em saúde. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com pesquisadores em oncogenética (médicos e biólogos geneticistas) e médicos que atuam na clínica oncológica (oncologistas, mastologistas, médico geneticista e conselheiros genéticos) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro, onde estão sediadas as equipes de pesquisa do projeto, serão realizadas também entrevistas com pacientes, associações de pacientes e ONGs que atuam na área da oncologia contextualizadas por observação participante. O projeto almeja contribuir para a produção de conhecimento e para a reflexão crítica sobre os rumos da biomedicina visando subsidiar políticas públicas voltadas para a equidade no acesso aos benefícios das novas tecnologias genômicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Coordenador / Kenneth Camargo - Integrante / Sahra Gibbon - Integrante / Augusto César de Andrade Mota - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3

  • 2017 - Atual

    Percepções e conhecimento da população brasileira sobre o Zika vírus: Um estudo qualitativo comparativo sobre a veiculação de informações em saúde., Descrição: Este estudo qualitativo tem como objetivo desenvolver uma compreensão das formas como as pessoas no Brasil percebem e reagem às mensagens sobre Zika fornecidas pelas autoridades. Estaremos trabalhando em duas regiões epidemiológicas e socioeconômicas distintas do país - Salvador (Bahia), onde houve muitos casos de Zika; e Jundiaí (São Paulo), onde houve menos casos, para nos fornecer uma gama de diferentes perspectivas sobre o tema. Com o a compreensão desses temas que obteremos através do estudo, esperamos contribuir para o desenvolvimento de futuras comunicações sobre a Zika que sejam devidamente compreendidas, que abordem as preocupações das pessoas sobre a doença, e que essas possam tomar decisões com confiança, em particular pelas mulheres em idade reprodutiva. Estaremos coletando informações através de discussões em grupos focais e entrevistas com diversos tipos de pessoas, incluindo: mulheres de 18 a 45 anos de diferentes origens socioeconômicas; os parceiros masculinos de mulheres com idades compreendidas entre 18-45 anos, também de diferentes contextos socioeconómicos; várias categorias de prestadores de cuidados da saúde; trabalhadores comunitários; líderes religiosos; e os indivíduos chaves de algumas das instituições que foram envolvidas em desenvolver mensagens sobre Zika. Pretendemos realizar um total de 16 Discussões de Grupos Focais com mulheres, e 64 entrevistas individuais com as outras categorias de entrevistados nos dois locais de estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Integrante / Eduardo Massad - Coordenador / Saulo Duarte Passos - Integrante / John Kinsman - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2016 - Atual

    Genética em Saúde Pública no Brasil: Integrando Doenças Genéticas Raras, Descrição: Estudo multicêntrico com participação de pesquisadores de Universidades e hospitais universitários em três cidades brasileiras ( Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro) tendo por objetivos: 1. desenvolver pesquisa qualitativa visando analisar os desafios e obstáculos na incorporação da atenção às doenças genéticas raras no Sistema Único de Saúde e conhecer as experiências e expectativas de pacientes, cuidadores e profissionais de saúde com relação a atenção ás doenças genéticas raras no SUS; 2. realizar atividades de colaboração e de pesquisa de uma rede internacional interdisciplinar no intuito de construir um conhecimento local e promover a capacitação de modo a contribuir para a integração das doenças genéticas raras à saúde pública no Brasil. A metodologia é qualitativa com coleta de dados através de entrevistas semi-estruturadas com pacientes em tratamento em serviços de genética no SUS, cuidadores de pacientes, profissionais de saúde, pesquisadores em genética humana e representantes de associações de pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Coordenador / Sahra Gibbon - Integrante / Angelina Xavier Acosta - Integrante / José Roberto Goldim - Integrante / Kiyoko Abe-Sandes - Integrante / Lavinia Schuler-Faccini - Integrante / Dafne Horovitz. - Integrante / Waleska Aureliano - Integrante / Marilena Correa - Integrante / Fernando Regla Vargas - Integrante., Financiador(es): Welcomme Trust - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - Atual

    Genômica e Saúde Coletiva: análise crítica sobre as práticas, possibilidades e limites da ?Saúde Pública Genômica?., Descrição: O grande desenvolvimento da biologia molecular e da genômica nas últimas décadas está provocando profundas modificações na prática médica e em diversas esferas sociais e culturais com importantes implicações políticas e éticas. Na saúde pública internacional observa-se a emergência e o crescimento de uma nova disciplina intitulada ?Saúde Pública Genômica? que tem por objetivo a ?a responsável e efetiva tradução da ciência com base genômica e suas tecnologias para o benefício da saúde humana? (Brand et al, 2008). Este projeto tem por objetivo abordar, a partir de uma perspectiva sociocultural, como está se constituindo esta nova disciplina como um novo subcampo da Saúde Pública. Busca-se analisar criticamente como está sendo construído o discurso científico que fundamenta conceitualmente a Saúde Pública Genômica, buscando compreender o contexto social, cultural e político em que se constituem estes saberes e práticas e como estão transformando, ou não, a Saúde Pública. Será realizada uma revisão sistemática da literatura sobre Saúde Pública Genômica e um estudo qualitativo com entrevistas semi-estruturadas com pesquisadores e agentes sociais que atuam na área e observação participante em instituições de Saúde Pública Genômica no Reino Unido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Coordenador / Sahra Gibbon - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2014 - Atual

    Perfil e contribuição das ciências humanas e sociais no campo da saúde coletiva: pesquisa, ensino e extensão., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Integrante / Leny Alves Bomfim Trad - Coordenador / Reni Aparecida Barsaglini - Integrante / Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos - Integrante / Nelson F. Barros - Integrante / Tatiana Engel Gerhardt - Integrante / Ana Angélica Ribeiro Rocha - Integrante / Luis Eduardo Batista - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2014

    Corpo, estética e poder: significados e práticas de médicos cirurgiões e pacientes sobre a cirurgia plástica estética., Descrição: Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa intitulada corpo, gênero e saúde, ne tem por objetivo abordar, a partir da perspectiva da Saúde Coletiva, mais especificamente, das Ciências Sociais em Saúde, um fenômeno crescente na sociedade brasileira que é o culto ao corpo e a disseminação e popularização da medicina estética, em particular das cirurgias plásticas, transpassando barreiras de gênero e classe social. Pretende-se compreender, do ponto de vista de médicos cirurgiões e pacientes, os significados e práticas associados às cirurgias plásticas estéticas. De um lado, busca-se analisar como os médicos constroem seu objeto e justificam a necessidade de procedimentos estéticos que comportam riscos e de outro, os ideais de corpo, construção de masculinidade e feminilidade, motivações e percepção de riscos de pacientes que se submetem as cirurgias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Coordenador / Márcia Cristina Graça Marinho - Integrante / Julio Cesar Hoenisch - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Healthy youth development and resilience study, Descrição: While the recent global attention on maternal-infant health and early childhood development is indeed very important, it makes little sense to ensure that a child lives to their 5th birthday, only to fall to their death down a mine shaft or to be trafficked into the sex trade. Yet this is the fate of countless child labourers around the world. The healthy youth development and resilience study aims to lay the groundwork for developing a child labour and health equity toolkit to assist community based primary health care workers in low-resource settings in providing education and care for child labourers 5 to 17 years of age, as well as mobilizing larger collective action and social change, with the aim of promoting improved health and safety from pre-school to adulthood, and ultimately, reduced health inequities. The toolkit constitutes a paradigm shift in how we address health inequities in low and middle-income countries by tackling the determinants of health as the starting point (rather than using a disease-based biomedical approach), focusing on child labour as the entry point to break the cycle of health and social inequities (since it is at the heart of the intergenerational transfer of health inequities), using primary health care (which in itself is an important form of social protection) as the vehicle for providing tailored education and support to vulnerable children and families as well as being the driving force in mobilizing larger social change, adopting a participatory approach to developing the intervention (involving children, health workers and local stakeholders), ensuring the intervention is culturally sensitive and easy-to-use (by piloting across different contexts in Bangladesh, Brazil, Niger and Pakistan), and using an evidence-based approach to determine the impact on health and social outcomes (through rigorous intervention and evaluation research).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Integrante / Vilma Santana - Integrante / Anne Andermman - Coordenador / Muazzam Nasrullah - Integrante., Financiador(es): Grand Challenges Canada - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    Projeto de Cooperação técnico-científica para a formação de Pós-graduação em Saúde Coletiva e pesquisa sobre os determinantes sociais da saúde., Descrição: O projeto inclui atividades cooperação em ensino, pesquisa e extensão entre o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e o Instituto de Salud Colectiva de la Universidade Nacional de LANUS e tem por objetivos: a) Capacitar estudantes de pós-graduação no estudo dos determinantes sociais da saúde, contrastando as realidades sócio-sanitárias argentina e brasileira; b) Elevar o nível de formação de alunos e docentes que participam do intercâmbio e ampliar o seu horizonte teórico e metodológico; c) Desenvolver estudos colaborativos e comparados nas três subárias de concentração (Epidemiologia, Ciências Sociais em Saúde e Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas de Saúde) em torno do tema dos determinantes sociais da saúde, d) produzir conhecimentos científicos que subsidiem a tomada de decisões em saúde, avaliar conjuntamente o impacto das políticas sócio-sanitárias no marco da integração de ambos os países no MERCOSUL e)Desenvolver a co-orientação de teses e a dupla titulação com participação ativa dos docentes dos programas de pós-graduação de ambos os países. O projeto prevê o intercâmbio de alunos e professores com a realização de cursos nos dois países. Em pesquisa, busca-se incrementar a colaboração em pesquisa com desenvolvimento de uma linha de investigação em estudos comparados na Atenção Primária no Brasil e na Argentina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Coordenador / Maria Inês Costa Dourado - Integrante / Lígia Maria Vieira da Silva - Integrante / Naomar Almeida Filho - Integrante / Márcio Alazraqui - Integrante / Hugo Spinelli - Integrante / Eduardo Mota - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2011 - Atual

    Análise do processo de adoecimento crônico e do autogerenciamento do cuidado em dor crônica: subsídios à construção do cuidado compartilhado, Descrição: A pesquisa social sobre o autogerenciamento do cuidado em pacientes crônicos tem crescido em número e qualidade, embora não esteja presente na literatura brasileira. Essa lacuna dirige-se, especialmente, sobre a análise das práticas de cuidado em pacientes com dor crônica. Em contrapartida, há um intenso crescimento da demanda e do número de serviços de saúde relativos ao manejo e controle desse agravo à saúde. Por isso, pretende-se desenvolver um estudo com o objetivo de analisar o processo de adoecimento crônico e o desenvolvimento do autogerenciamento do cuidado, na perspectiva de pacientes e profissionais do Ambulatório de Dor da Universidade Federal da Bahia. Este estudo está inserido no campo sócio-antropológico das pesquisas sobre o adoecimento crônico será desenvolvido em duas etapas sucessivas. Em uma primeira etapa, investigaremos, por meio de entrevistas em profundidade, o processo de adoecimento crônico vivenciados por pacientes do Ambulatório de Dor, visando analisar sua experiência de adoecimento e identificar sua visão sobre a trajetória pessoal de cronicidade, segundo o modelo de Corbin e Strauss (1991). Ainda nessa etapa, identificaremos, por meio de entrevistas semi-estruturadas, os significados atribuídos por profissionais daquele serviço sobre a cronicidade e fatores causais relacionados à determinação da dor crônica; assim como, o modo como esses profissionais avaliam a incorporação do uso de Práticas Tradicionais, Alternativas, Complementares e Integrativas de Saúde enquanto estratégia de autogerenciamento da condição crônica. Em uma segunda etapa, por meio de entrevistas em profundidade, investigaremos os processos de (re)organização do cuidado e de (re)significação da dor crônica e da trajetória de adoecimento crônico, vivenciados pelos pacientes em decorrência das intervenções terapêuticas realizadas no Ambulatório de Dor; assim como, identificaremos as estratégias de autogerenciamento do cuidado adotadas pelos pacientes, ao longo de seu aco. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Integrante / Nelson Filice de Barros - Integrante / Marcelo Eduardo Pfeiffer Castellanos - Integrante / Mônica Angelim Gomes De Lima - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2014

    Juventude, corpo e saúde: atividade física e consumo de anabolizantes entre jovens de academias de Salvador, Bahia, Descrição: O consumo de anabolizantes, especialmente entre jovens e adolescentes, e os danos à saúde causados pelo seu uso têm sido documentado por diversos estudos em diferentes países. No Brasil, estudos que abordem o uso de anabolizantes são escassos, praticamente não existindo dados epidemiológicos que indiquem a magnitude do consumo dessas substâncias ou estudos socioantropológicos que abordem as motivações para o uso e a percepção de risco entre jovens. O presente estudo visa contribuir para o preenchimento destas lacunas no conhecimento através da utilização de métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. O componente qualitativo do estudo, de orientação antropológica, consistirá da observação participante em academias de musculação e entrevistas em profundidade com jovens usuários de anabolizantes visando compreender as motivações para o uso, efeitos adversos percebidos, percepções e formas de lidar com o risco à saúde. O componente epidemiológico consistirá em um estudo transversal com aplicação de questionário padronizado auto-administrado em uma amostra probabilística de jovens freqüentadores de academias de musculação em bairros de classe média e classes populares de Salvador. O estudo epidemiológico tem por objetivo estimar a magnitude do consumo e o perfil dos usuários de anabolizantes entre jovens de 18 a 26 anos segundo sexo e classe social. O estudo justifica-se pela necessidade premente de que se produzam dados epidemiológicos e antropológicos sobre o consumo de anabolizantes, que permitam conferir visibilidade a este crescente problema de Saúde Pública, assim como produzir subsídios para intervenções que sejam culturalmente apropriadas e efetivas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Coordenador / Tarcísio Matos de Andrade - Integrante / Estela Maria Leão de Aquino - Integrante / José Carlos Chaves - Integrante / Cláudia Miranda Souza - Integrante / Roberto Ghignone de Orleans - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 4

  • 2002 - 2003

    Eqüidade/PRO-ADESS" (Projeto metodologia de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro), Descrição: O projeto"Equidade/PRO-ADESS" (Projeto metodologia de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro) é coordenado pela Prof. Lígia Vieira e financiado pela ABRASCO. Minha participação no projeto consistiu em realizar junto com a Prof. Lígia Vieira uma revisão sistemática da bibliografia veiculada pela lista eqüidade@listsev.paho.org no período compreendido entre 15/03/2001 a 13/05/2002 com a finalidade de sistematizar as diversas abordagens conceituais existentes sobre a eqüidade em saúde. Os resultados da pesquisa discutem a diversidade conceitual na literatura internacional sobre eqüidade em saúde, apontando a necessidade de maior desenvolvimento teórico sobre o tema e sugerindo alternativas conceituais direcionadas para a avaliação de sistemas de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Integrante / Lígia Vieira da Silva - Coordenador., Financiador(es): Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2011

    Coordenação do componente etnográfico da pesquisa:, Descrição: A presente investigação compõe o componente etnográfico do projeto "Acidentes de trabalho no setor informal da economia: magnitude, características e o seu impacto sobre a família do trabalhador". O componente etnográfico tem por objetivos: 1. identificar o que os trabalhadores do setor informal entendem por condições de trabalho; que visão eles têm da informalidade da sua inserção no mercado de trabalho e se a percebem ou não, como possível fonte de adoecimento ou cidentabilidade; 2.identificar os possíveis riscos ocupacionais percebidos para a ocorrência de acidentes ou enfermidade ocupacional no contexto de suas ocupações; 3.estudar a trajetória do trabalhador entre os setores formal e informal da economia analisando a satisfação/insatisfação com o trabalho e os mecanismos de decisão ou coerção subjacentes;A abordagem privilegiada é qualitativa com a realização de entrevistas em profundidade com trabalhadores do setor informal (sem carteira assinada) com história de acidente ocupacional e pertencentes a dois grupos ocupacionais: construção civil e empregadas domésticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Coordenador / Roberval Passos de Oliveira - Integrante / Vilma Santana - Integrante / Shirley Xavier - Integrante / Alane Mendara Costa - Integrante / Gustavo Ribeiro de Araújo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 4

  • 1999 - 2007

    Signos, significados e práticas associados à Aids em um bairro pobre de Salvador:contribuição à elaboração de campanhas de prevenção entre mulheres, Descrição: O padrão de propagação da Aids no Brasil, delineado nos últimos boletins epidemiológicos, levou o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBa) a elaborar em 1999 um projeto de pesquisa/intervenção voltado para a prevenção da Aids entre mulheres das classes populares. O projeto produziu dados qualitativos a partir de uma perspectiva antropológica em dois bairros populares de Salvador sobre sexualidade, papéis de gênero, e representações e práticas associadas à prevenção das DST/Aids. Durante oito meses de trabalho de campo, foram realizadas etnografias das duas comunidades e entrevistas semi-estruturadas com 40 informantes-chave. A análise dos dados permitiu: 1. realizar um diagnóstico da vulnerabilidade das comunidades ao HIV; 2. conhecer o que as pessoas pensam e como lidam com a prevenção das DST/AIDS; 3. identificar os fatores socioculturais que aumentam a vulnerabilidade da comunidade e os recursos comunitários que podem ser mobilizados para enfrentar a epidemia; 5. elaborar um glossário com as expressões utilizados pela população referentes à sexualidade. Os dados produzidos pela pesquisa permitiram elaborar um projeto de intervenção adequado ao contexto sociocultural das comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jorge Alberto Bernstein Iriart - Coordenador / Mônica Coutinho Lima - Integrante / Cristiane de Oliveira Santos - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Menção honrosa pelo trabalho "As novas tecnologias biomédicas no cuidado ao câncer e o aumento das desigualdades em saúde no Brasil ", ABRASCO, 8 Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

2007

Menção honrosa para o trabalho Adolescentes em medida socioeducativa de internação Ana Sudária Lemos Serra e Jorge Iriart, X Congresso Brasileiro de Adolescência.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva. , Rua Basílio da Gama, s/n - 2 andar, Campus Universitário Canela, Canela, 40110040 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32837421, Fax: (71) 32837422, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissão qualis periódicos, Carga horária: 1

2018 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da comissão do Prêmio CAPES de Tese, Carga horária: 1

2018 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissão avaliação cursos novos (APCN), Carga horária: 1

2017 - 2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissão reconsideração avaliação quadrienal, Carga horária: 1

2016 - 2017

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da comissão de avaliação de livros

2011 - 2014

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto da Área da Saúde Coletiva

2011 - 2014

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Comissão de Avaliação de Livros

2009 - 2014

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissão de Avaliação da PG em Saúde Coletiva

Outras informações:
MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.

Atividades

  • 08/2018 - 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CAPES, .,Cargo ou função, Membro da comissão Nacional de premiação de teses CAPES 2018.

  • 07/2018 - 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CAPES, .,Cargo ou função, Membro da comissão de avaliação de APCN.

  • 11/2017 - 11/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CAPES, .,Cargo ou função, Membro da comissão de reconsideração da avaliação CAPES.

  • 10/2009 - 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CAPES, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação da Pós-graduação em Saúde Coletiva.

2003 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado III, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2003

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista DCR, Enquadramento Funcional: Professor/pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 2000

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Professor/pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Presidente da comissão avaliadora Comitê Permanente de Reconhecimento de Títulos de Pós-graduação de Saúde Coletiva da UFBA.

  • 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde Coletiva, Departamento de Saúde Coletiva.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do ISC.

  • 09/2016

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Etnografia em serviços de saúde

  • 07/2016

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da biomedicina e biotecnologias

  • 09/2013

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ISC 515 ? Seminários Críticos em Ciências Sociais em Saúde

  • 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Comissão de seleção do doutorado em Saúde Coletiva.

  • 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ISC B 81 Antropologia da Saúde

  • 09/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado da Pós-graduação.

  • 08/2009

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ISC B-64 Antropologia do corpo e saúde

  • 08/2009

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ISC 545 ? Métodos Não-Estruturados da Pesquisa Social em Saúde I

  • 03/2009

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ISC-558 - Seminário Teórico De Ciências Sociais Em Saúde

  • 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO.

  • 11/2004

    Ensino, Esp. a Distância em Segurança e Saúde no Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Métodos qualitativos aplicados à segurança e saúde no trabalho

  • 04/2004

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e metodologia em saúde (Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva)

  • 08/2003

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Saúde Coletiva

  • 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia.,Atividade realizada, Colaborador da comissão de seleção do mestrado em Saúde Coletiva do ISC.

  • 04/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

  • 04/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

  • 04/1999 - 04/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Saúde Coletiva, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2013 - 07/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Coordenação da comissão de credenciamento da pós-graduação.

  • 02/2012 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, .,Cargo ou função, Consultor avaliação de projetos do Edital Pró-consolidar.

  • 08/2006 - 09/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde Coletiva, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

  • 03/2008 - 07/2009

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ISC 541 ? Saúde, Cultura e Sociedade

  • 06/2009 - 06/2009

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introducción a las metodologías de investigation cualitativas em Salud Collectiva (Universidad Nacional de LANUS, Argentina)

  • 08/1999 - 12/2008

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ISC - 550 Teorias em Ciências Sociais e Saúde (Mestrado em Saúde Coletiva)

  • 10/2007 - 10/2007

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introducción a las metodologías de investigation cualitativas em Salud Collectiva (Universidad Nacional de LANUS, Argentina)

  • 08/2005 - 09/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde Coletiva, Departamento de Saúde Coletiva I.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do ISC.

  • 08/2005 - 07/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde Coletiva, Departamento de Saúde Coletiva I.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Colegiado da Pós-Graduação.

  • 03/2006 - 03/2006

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina metodológica (mestrado profissionalizante em Vigilância Sanitária - ANVISA, Brasília)

  • 11/2005 - 11/2005

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina metodológica (mestrado profissionailizante em Vigilância Sanitária. ANVISA, Brasília

  • 09/2005 - 09/2005

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Pesquisa Orientada no Mestrado Profissional em Política, Planejamento e Gestão em Saúde (Brasília)

  • 07/2005 - 08/2005

    Ensino, Mestrado Profissionalizante, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenador da disciplina de metodologia da pesquisa (Mestrado Profissional em gestão de Instituições de C & T em Saúde da Fiocruz)

  • 05/2005 - 06/2005

    Ensino, IV Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução aos métodos de pesquisa qualitativos (IV Curso de especialização em Saúde do Trabalhador)

  • 05/2005 - 05/2005

    Ensino, Curso de Esp Em Políticas Públicas e Gestão Estrat, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, oficina metodológica

  • 10/2004 - 10/2004

    Ensino, Especialização em Gestão e Sistemas de Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de pesquisa e intervenção em Saúde Coletiva (Aracaju)

  • 07/2004 - 07/2004

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de pesquisa orientada no Mestrado Profissional em Política, Planejamento e Gestão em Saúde (Brasília)

  • 04/2004 - 07/2004

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aids, sexualidade e gênero

  • 05/2002 - 07/2004

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Coordenação do trabalho de elaboração de módulo didático no projeto REDET(Red Interamericana de Formación sobre los Determinantes de la Salud).

  • 10/2002 - 12/2003

    Extensão universitária , Instituto de Saúde Coletiva, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do projeto: "Prevenção das DST/AIDS entre adolescentes e jovens pais ou responsáveis por crianças em situação de risco em um bairro popular de Salvador, Bahia".

  • 05/2000 - 12/2003

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia.,Atividade realizada, Membro do Colegiado do curso de Especialização em Saúde do Trabalhador (ISC/UFBa/CESAT).

  • 04/2003 - 05/2003

    Ensino, III Curso de Especialização em Saúde do Trabalhado, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução aos métodos de pesquisa qualitativos (III curso de especialização em saúde do trabalhador)

  • 03/2002 - 12/2002

    Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Saúde Coletiva (ISC - 001)

  • 05/2001 - 12/2002

    Extensão universitária , Universidade Federal da Bahia, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do projeto: "Cultura, gênero e poder: a construção participativa da prevenção das DST/Aids e uso de drogas em dois bairros populares de Salvador, Bahia". (Financiamento: Ministério da Saúde/CN-DST-Aids/UNESCO).

  • 05/2001 - 05/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde Coletiva, Departamento de Saúde Coletiva.,Cargo ou função, Participação no Conselho Científico da Associação Baiana de Redução de Danos (ABARDA).

  • 03/2002 - 04/2002

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Projeto do Centro Colaborador para apoio técnico e científico ao Programa de Saúde da Família.

  • 03/2000 - 03/2002

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, TESC - 715 Antropologia do Corpo (Mestrado em Saúde Coletiva), ISC - 558 Seminário Teórico em Ciências Sociais em Saúde (Doutorado em Saúde Coletiva)

  • 04/2001 - 05/2001

    Ensino, II Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução aos métodos de pesquisa qualitativa (II Curso de especialização em Saúde do Trabalhador)

  • 03/2000 - 12/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Saúde Coletiva, Departamento de Saúde Coletiva.,Cargo ou função, Consultoria no monitoramento e avaliação do projeto:"Prevenção às Drogas e às DST/AIDS no Município de Madre de Deus.

  • 05/2000 - 05/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia.,Atividade realizada, Colaborador da comissão científica do VI congresso da Abrasco.

  • 10/1999 - 11/1999

    Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Metodologia de Pesquisa Qualitativa em Saúde do Trabalhador. (I Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador)