Marcelo Alves
Doutor em Filosofia, na área de Ética e Filosofia Política (2020), mestre em Literatura, na área de Teoria Literária (1998), licenciado (1996) e bacharel (1994) em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Foi professor da Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI (SC) entre 1999 e 2020, onde lecionou, principalmente, nos Cursos de Direito, Ciência Política, Relações Internacionais e História, além de ter colaborado com o Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e com a Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas. Ministrou na UNIVALI, principalmente, as disciplinas Filosofia do Direito, Ciência Política, Direito e Literatura, Teoria Política, Filosofia e Ética, História do Pensamento Político Clássico e Moderno. Na área do Direito, o seu foco de atuação explora a Filosofia do Direito e sua interface com a Filosofia Política e a Literatura. Na área de Relações Internacionais, dedica-se a pesquisar as contribuições da Filosofia, em especial da Filosofia Política, para a fundamentação e a compreensão crítica das Teorias das Relações Internacionais. Na área da História, promove a interface entre Política, História e Literatura, especialmente nos períodos Clássico e Moderno. É autor de "Suplicantes: O nascimento do asilo político na Tragédia Grega / Suppliants: The Birth of Political Asylum in Greek Tragedy" (Editora Univali e Editora UFPR, 2022), "Camus: entre o sim e o não a Nietzsche" (Letras Contemporâneas, 2001), Leviatã: O demiurgo das paixões - Uma introdução ao contrato hobbesiano (Letras Contemporâneas, 2001) e "Antígona e o Direito" (Juruá, 2007); organizador de "Direito e Política na Revolução Francesa" (Editora Univali, 2012); co-organizador de "Relações Internacionais: outros olhares" (Editora Univali, 2019) e "A Cidade Escrita: jornalismo, literatura e modernidade em João do Rio" (Editora Univali, 2005).
Informações coletadas do Lattes em 16/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia
2015 - 2020
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Rebelião dos Obedientes: Os dramas da desobediência civil em Shakespeare e Hobbes
Alessandro Pinzani. Palavras-chave: desobediência civil; shakespeare; Hobbes.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Filosofia e Literatura. Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado em Literatura
1995 - 1998
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Camus: entre o sim e o não a Nietzsche
Orientador: Prof Dr. Marcelo da Veiga Greuel
, Ano de Obtenção: 1998.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Camus Nietzsche pessimismo niilismo tragédia moral.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.
Graduação em Filosofia
1990 - 1994
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O Contrato Hobbesiano: o demiurgo das paixões
Orientador: Profa Dra. Sara Albieri
Bolsista do(a): Departamento de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, DAP-UFSC, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2018
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 12h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2018 - 2018
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2017 - 2017
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 32h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em II Colóquio Maquiavel e I Encontro Maquiavel - Política e Literatura. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 40h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2015 - 2015
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 40h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Grupo de Estudos em Filosofia do Direito. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Grupo de Estudos em Filosofia do Direito. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2006 - 2006
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 28h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2005 - 2005
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 28h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2003 - 2004
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 48h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2003 - 2003
Atualização para Articuladores Pedagógicos. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2003 - 2003
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2002 - 2003
Formação Continuada para Docentes do Ensino Superi. (Carga horária: 40h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Grego
, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Política.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Filosofia do Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Direito e Literatura.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética/Especialidade: Ética e Direito.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária/Especialidade: Filosofia e Literatura.
Organização de eventos
ALVES, M. ; SILVA, E. J. ; CERQUEIRA, M. C. ; SOUZA, R. A. S. ; SILVA, A. C. ; RODRIGUES, D. R. ; SILVA, J. V. S. . I Encontro de Pesquisa em Filosofia do PPGFIL da UFSC. 2016. (Outro).
ALVES, M. ; SANTOS, R. D. ; LUPI, A. L. P. B. . Congresso Brasileiro Direito e política. 2004. (Congresso).
ALVES, M. . Programas Integrados do Curso de Direito da Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI - Campus São José. 2003. (Outro).
Participação em eventos
XIX Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - Anpof.Um Vestido para o Leviatã: Inspirações Elizabetanas na Filosofia Política Hobbesiana. 2022. (Encontro).
3 Seminário de Relações Internacionais: Graduação e Pós-Graduação.O Renascimento da Soberania e do Estado-Nação na Atual Crise da União Europeia. 2016. (Seminário).
Colóquio Emoções: Intersecções em Filosofia Moral e Política.A dimensão social das paixões em Hobbes e suas implicações na política do Leviatã. 2016. (Outra).
Congresso Internacional Cervantes & Shakespeare. Os Dramas da Desobediência Civil em Shakespeare e Hobbes. 2016. (Congresso).
I Encontro de Pesquisa em Filosofia do PPGFil da UFSC.A Rebelião dos Obedientes: os dramas da desobediência civil em Shakespeare e Hobbes. 2016. (Encontro).
II Colóquio Maquiavel e I Encontro Maquiavel - Política e Literatura.O Maquiavel de Shakespeare. 2016. (Encontro).
Reformas para quê e para quem? Debate sobre Políticas Públicas Pós-Impeachment no Brasil.A Política e suas Três crises. 2016. (Outra).
Colóquio Internacional Hobbes.O Lugar do Trabalho na Filosofia Política Hobbesiana. 2015. (Outra).
XV Encontro Nacional da ANPOF.Hobbes: paixões são opiniões. 2012. (Encontro).
II Colóquio Internacional Hobbes.O estado de natureza hobbesiano na dialética do reconhecimento. 2011. (Outra).
V Simpósio Internacional sobre a Justiça: Teoria Crítica e Justiça Global.O estado de natureza hobbesiano na soberania externa hegeliana. 2011. (Simpósio).
Colóquio Filosófico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC.Os dramas da desobediência civil em Shakespeare e Hobbes. 2010. (Outra).
Colóquios Filosóficos.Os dramas da desobediência civil em Shakespeare e Hobbes. 2010. (Outra).
I Encontro Marcado: Entre Filosofia e Literatura.O humano em Homero. 2010. (Outra).
III Colóquio Kant do Centro de Investigações Kantianas.O conceito foucaultiano de poder como um desdobramento da teoria kantiana das paixões. 2010. (Outra).
I Simpósio de Direito & Literatura.Antígona e o Direito. 2010. (Simpósio).
VI seminário de Iniciação Científica do Curso de Relações Internacionais.O Nascimento do Conceito de Asilo Político na Tragédia Grega. 2010. (Seminário).
XII Colóquio Kant da Unicamp: Direito e Política.AS PAIXÕES E A ARTE DA SUJEIÇÃO: UM NOVO CONCEITO DE PODER NA ANTROPOLOGIA KANTIANA. 2010. (Outra).
XIV Encontro Nacional de Filosofia.Hobbes: indivíduos contratam, Estados cooperam. 2010. (Encontro).
Colóquio Internacional Hobbes: Natureza, História e Política.Kings of our fear: dramatizações, shakespearianamente hobbesianas, da desobediência civil. 2009. (Outra).
I Encontro Peri de Filosofia.Leviatã, um deus ex machina: sobre o otimismo hobessiano. 2009. (Encontro).
III Congresso Brasileiro Direito e Política. O Papel do Medo na Configuração do Direito e da Política na Modernidade. 2009. (Congresso).
Programa Civilização: Projeto Leitura em Debate.Shakespeare e Hobbes: o direito ao medo. 2009. (Outra).
Projeto Literatura e Direito.Direito e Política em Antígona. 2009. (Outra).
XIII Encontro nacional de Pós-Graduação em Filosofia.A desobediência civil em Hobbes e em Shakespeare. 2008. (Encontro).
IV Seminário de Grupos de Pesquisa e II Seminário de Iniciação Científica da ACAFE.A Cooperação Internacional a partir do Conceito Hobbesiano de Estado de Natureza. 2006. (Seminário).
2o. Congresso Brasileiro Direito e Política. Direito e Política em Thomas Hobbes. 2005. (Congresso).
Semana da Ciência Política.A democracia na América Latina (Palestra). 2002. (Outra).
Semana de Fisioterapia.Atitude Ética (Mesa Redonda). 2002. (Outra).
I CICLO DE PALESTRAS: DIREITO E DEMOCRACIA.Os limites da democracia (Palestra). 2000. (Outra).
Participação em bancas
ALVES, M.; BARCELLOS, D. S. F.; BARLETTA, F. R.. O audiovisual como instrumento de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA, P. R. M.;ALVES, M.; DIAS, M. A. H.. Uma Contribuição ao Estudo Crítico das Políticas Publicas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.
OLIVEIRA, P. R. M.; DITTRICH, M. G.;ALVES, M.. A (In) Transparência dos Conselhos de Medicina no Brasil: Um estudo comparativo com os tribunais éticos médicos do Reino Unido, França e Estados Unidos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.; SIEBERT, I.; SILVA, D. C. C.. Brasil e a Economia Política dos Sistema-Mundo: histórico, posicionamento, conjunturas e atores (1980-2019). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.; OLIVEIRA, P. R. M.; GONZALEZ, R. M.. Uma visão sociológica-histórica das Relações Internacionais: as particularidades da ótica de Raymond Aron sobre o Sistema Internacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
OLIVEIRA, P. R. M.;ALVES, M.; CHEREM, G. S.. "Nós fugimos da morte na Síria apenas para reencontrá-la aqui": As violências praticadas contra as mulheres sírias refugiadas no Líbano, à luz da perspectiva feminista das Relações Internacionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
OLIVEIRA, P. R. M.;ALVES, M.; SCHIMANSKI, S.. A Crítica de Rob Walker ao princípio da Soberania nas Teorias das Relações Internacionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
LEME, L. R.;ALVES, M.; SIEBERT, I.. Um olhar sobre Imigração: A arte como facilitadora da identificação entre brasileiros e imigrantes haitianos na perspectiva da fraternidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.; FERREIRA, P. R.; CONCEICAO, G.. A Alteridade como Fundamento da Política Internacional: Uma interpretação levinasiana do "reconhecimento de Estado". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
OLIVEIRA, P. R. M.;ALVES, M.; RODRIGUES, C.. "Lei para Inglês ver" (?): As motivações para a aprovação da lei contra o tráfico de escravos, de 1831, pelo parlamento brasileiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
OLIVEIRA, P. R. M.;ALVES, M.; HALL, C. C.. Soft Power e Cultura Pop na "Nova Diplomacia Pública" do Japão para a América Latina (1980-2014). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
FERREIRA, P. R.;ALVES, M.; BRAUN, F. A.. O caso de espionagem dos EUA no Brasil: a construção do Brasil como vítima e como culpado pela Imprensa Brasileira (2013-2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
DAL RI, L.; BOFF, R. B.;ALVES, M.. O enriquecimento de urânio no Brasil: as implicações estratégicas desta tecnologia para o caso brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
OLIVEIRA, P. R. M.;ALVES, M.; BARBIERI JUNIOR, W.. Uma interpretação da doutrina Bush para o Iraque e da Operação Iraqi Freedom à luz do conceito grociniano de 'Guerra Justa'". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
REBELLO, L. F.; OLIVEIRA, P. R. M.;ALVES, M.. Guerra nas RI: Um estudo do pensamento tradicional (clausewitziano) sobre a guerra e a crítica de Mary Kaldor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.; OLIVEIRA, P. R. M.; REBELLO, L. F.. Uma releitura crítica do conceito de anarquia internacional waltziano a partir da noção de "Prática Heróica" de Richard K. Ashley. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
KOTZIAS, F. V.;ALVES, M.; OLIVEIRA, P. R. M.. A realidade social na República Democrática do Congo: Reflexões sobre um Estado falido. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
KOTZIAS, F. V.;ALVES, M.; MARQUES, G. B.. A ocidentalização dos direitos humanos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
KOTZIAS, F. V.;ALVES, M.; MARQUES, G. B.. Cenário de interdependência complexa: uma análise do estado de natureza de Hobbes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
OLIVEIRA, P. R. M.;ALVES, M.; ARMADA, C. A. S.. Os zapatistas e a contestação do modelo de estado capaitalista neoliberal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
GRANDO, P. J.;ALVES, M.; OLIVEIRA, P. R. M.. Elementos do poder nacional dos Estados Unidos no século XXI: um estudo introdutório com base na proposta de Hans Morgenthau. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
SELL, S. C.; GONCALVES, C. A. L.;ALVES, M.. Do excesso na legítima defesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade do Vale do Itajaí.
GRANDO, P. J.;ALVES, M.; SPODE, R.. O Conceito de Poder em Hans Morgenthau: influências realistas da Filosofia Política Clássica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
LEMOS, R; BOEIRA, S. L.;ALVES, M.. Multi, Inter e Transculturalidade: pluralismo cultural para o século XXI. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.; CADEMARTORI, D.; DYNIEWICZ, L. G. R.. A solução proposta por Thomas Hobbes, na obra Leviatã, para o conflito entre o direito natural e o direito positivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.; CADEMARTORI, D.; ROESLER, C. R.. Os labirintos da lei: um estudo, a partir do romance O Processo, de Franz Kafka, sobre as estruturas das relações de poder subjacentes à idéia de lei. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
RUFINO, R. C. P.; KOOL, S. L. H.;ALVES, M.. A flexibilização do trabalho como manutenção do emprego. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
MARCON, M. T.;ALVES, M.; SANTOS, D. A. C.. Direitos Humanos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.; ROESLER, C. R.; SANTOS, R. M.. O Nascimento do Tribunal na Tragédia Grega: Um estudo a partir da tragédia Eumênides, de Ésquilo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
PRANDO, C. C. M.; PAULA, G.;ALVES, M.. O mito da ressocialização do apenado no sistema prisional brasileiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
PAULA, G.;ALVES, M.; SANTOS, R. D.. Lei do Desarmamento: contradições e implicações para a sociedade". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
OLIVEIRA, S. B.; FERREIRA, P. T. L.;ALVES, M.. Um estudo sobre a Eutanásia e a autonomia do paciente. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
OLIVEIRA, S. B.;ALVES, M.; VIEIRA, R. S.. Privacidade Genética: uma análise sobre a possibilidade de sua violação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
TSCHUMI, A. V.;ALVES, M.; LUPI, A. L. P. B.. A Guerra nas Teorias das Relações Internacionais: idealismo, realismo, marxismo, dependentismo, interdependentismo e neo-realismo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.; LUPI, A. L. P. B.; TSCHUMI, A. V.. O Estado de Natureza Lockiano como um Modelo "Realista" para a Compreensão das Relações Internacionais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
FOREST, E.;ALVES, M.; SILVA JUNIOR, J.. Manicômio Judiciário: Até que ponto a Psicopatologia influencia no Crime e como esta é tratada pelo Judiciário e pela própria Sociedade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
CADEMARTORI, L. H. U.; CORREA, J. A.;ALVES, M.. Razoabilidade e proporcionalidade como critérios de controle da discricionariedade administrativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
VARELA, R. C.;ALVES, M.; GRANDO, P. J.. Limitações da Corte Interamericana na Defesa dos Direitos Humanos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.; ROESLER, C. R.; SANTOS, R. D.. A "Morte Moral" no Sistema Prisional: um estudo a partir da obra Memórias da Casa dos Mortos, de Fiódor Dostoiévski. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
FREITAS, P.;ALVES, M.; LUPI, A. L. P. B.. O Projeto Pedagógico no Curso de Direito. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
GRANDO, P. J.;ALVES, M.; MACEDO, P. E. V. B.. Fundamentalismo Religioso Contemporâneo: uma abordagem introdutória do problema nas Relações Internacionais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
LADEIRA, C.;ALVES, M.; SANTOS, R. D.. A teoria da Norma Fundamental e do Escalonamento da Ordem Jurídica: um estudo da Teoria Pura do Direito, de Hans Kelsen. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí.
VARELA, R. C.;ALVES, M.. O declínio do poder soberano absoluto e independente do Estado-Nação. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
VARELA, R. C.;ALVES, M.. Racismo no Brasil e os acordos internacionais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
LUPI, A. L. P. B.;ALVES, M.. A Relativização da Soberania Territorial nas Relações Internacionais Contemporâneas. 2002 - Universidade do Vale do Itajaí.
MACEDO, P. E. V. B.;ALVES, M.. A tese da igualdade jurídica dos Estados e a Segunda conferência de Paz de Haia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.. Comissão de Avaliação dos Trabalhos Apresentados no XV Seminário de Iniciação Científica-UNIVALI. 2016. Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.. Comissão de Ética na Pesquisa. 2013. Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.; BASTOS Jr., Luiz Magno; GIRARDI, Maria Fernanda Gugelmin; SILVA, José Everton da. Comitê de Acompanhamento e Avaliação do IV Seminário de Iniciação Científica. 2007. Universidade do Vale do Itajaí.
FERRI, C.; LUPI, A. L. P. B.; SILVA, K. S.;ALVES, M.. Comissão para Análise de Equivalência de Estudos do Curso de Relações Internacionais da UNIVALI com o seu equivalente na Universidad de Sevilla. 2007. Universidade do Vale do Itajaí.
FERRI, C.; LUPI, A. L. P. B.; SILVA, K. S.;ALVES, M.. Comissão para Análise de Equivalêcia de Estudos do Curso de Relações Internacionais da UNIVALI com o seu Equivalente na Universidade de Deggendorf (Alemanha). 2007. Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.. Comissão do Processo Seletivo Interno de Docentes (para o primeiro semestre de 2007). 2006. Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.. Comissão de Avaliação dos Projetos de Pesquisa do Artigo 170 da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI/2005. 2005. Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.. Comissão de Ética em Pesquisa da UNIVALI. 2005. Universidade do Vale do Itajaí.
ALVES, M.. Comissão Temporária de Avaliação de Bolsas do Artigo 170/Governo do Estado de Santa Catarina/UNIVALI-2003. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.
Comissão julgadora das bancas
GIRARDI, D. M.; SALM, José Francisco. Análise de fatores motivacionais na Delegacia Federal em Florianópolis. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.
CAVALCANTI, A. L. M.;BRITO, Andréia Bordini de; PRUNER, F.. TECNOLOGIA PARA MOVIMENTAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA NO LEITO. 2016. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade da Região de Joinville.
ALVES, M.; CAVALCANTI, A. L. M.;BRITO, Andréia Bordini de; PRUNER, F.. TECNOLOGIA PARA MOVIMENTAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA NO LEITO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Design) - Universidade da Região de Joinville.
ALBIERI, S.ASSMANN, S. J.; DALLAGNOL, D.. O contrato hobbesiano:o demiurgo das paixões. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
PINZANI, Alessandro; LIMONGI, M. I. M. P.; DUTRA, D. L.;WERLE, DENILSON LUIS. A rebelião dos obedientes: os dramas da desobediência sivil em Shakespeare e Hobbes. 2020. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ROMERO, M. A.; OLIVEIRA, Claudia de Andrade; ONO, Rosaria;ORNSTEIN, Sheila WalbeSOLANO, N.. Avaliação Pós-Ocupação: Estação Santa Cruz da Companhia do Metropolitano de São Paulo. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização no Metrô de São Paulo) - Companhia do Metropolitano de São Paulo.
PINZANI, A.; LIMONGI, M. I.; WERLE, D. L.; DUTRA, Delamar Volpato. A rebelião dos obedientes. Os dramas da desobediência civil em Shakespeare e Hobbes. 2020. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ALVES, M.;SANTOS, Alckmar Luiz dos. Membro da Banca de Dissertação de Mestrado de Marcelo Alves. 1998. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.
DALL'AGNOL, D.. O contrato hobbesiano: o demiurgo das paixões. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
A (In) Transparência dos Conselhos de Medicina do Brasil: Um estudo comparativo com os Tribunais Éticos Médicos do Reino Unido, França e Estados Unidos; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí,; Coorientador: Marcelo Alves;
A ALTERIDADE COMO FUNDAMENTO DA POLÍTICA INTERNACIONAL: UMA LEITURA LEVINASIANA DO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Marcelo Alves;
UMA RELEITURA CRÍTICA DO CONCEITO DE ANARQUIA INTERNACIONAL WALTZIANO A PARTIR DA NOÇÃO DE ?PRÁTICA HEROICA?, DE RICHARD K; ASHLEY; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Marcelo Alves;
A solução proposta por Thomas Hobbes, na obra Leviatã, para o conflito entre o direito natural e o direito positivo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Marcelo Alves;
Os Labirintos da Lei: um estudo, a partir do romance O Processo, de Franz Kafka, sobre as estruturas das relações de poder subjacentes à idéia de lei; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Marcelo Alves;
A Cooperação Internacional a partir do Conceito Hobbesiano de Estado de Natureza; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Marcelo Alves;
O Nascimento do Tribunal na Tragédia Grega: um estudo a partir da tragédia Eumênides, de Ésquilo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Marcelo Alves;
A Morte Moral no Sistema Prisional: Um estudo a partir da obra Memórias da Casa dos Mortos, de Fiódor Dostoiévski; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Direito/CE IV) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Marcelo Alves;
O Estado de Natureza Lockiano como um Modelo "Realista" para compreensão das Relações Internacionais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Marcelo Alves;
O Déficit Democrático na Atual Crise da União Europeia (2008-2017): Uma análise a partir de; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí, Artigo 170 da Constituição Estadual de SC; Orientador: Marcelo Alves;
O Renascimento da Soberania e do Estado-Nação a Serviço da Xenofobia na Atual Crise da União Europeia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí, Artigo 170 da Constituição Estadual de SC; Orientador: Marcelo Alves;
Das Relações Intercomunais às Relações Internacionais: Uma análise, à luz da prática diplomática de Maquiavel, da estrutura política italiana Renascentista enquanto Protótipo da Formação do Sistema Internacional Moderno; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí, Artigo 170 da Constituição Estadual de SC; Orientador: Marcelo Alves;
O dever de ajuda dos países ricos em relação aos países pobres: um estudo à luz da Ética Prática, de Peter Singer; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí, Artigo 170 da Constituição Estadual de SC; Orientador: Marcelo Alves;
MAQUIAVEL DIPLOMATA: Uma análise do papel da atividade de chancelaria de Maquiavel para a formação de sua concepção política na obra O Príncipe; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí, Artigo 170 da Constituição Estadual de SC; Orientador: Marcelo Alves;
A JUSTIÇA NOS LIMITES DO TERROR: Uma análise sobre a tensa relação entre justiça e terrorismo político a partir da peça Os Justos, de Albert Camus; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade do Vale do Itajaí, Artigo 170 da Constituição Estadual de SC; Orientador: Marcelo Alves;
Os Labirintos da Lei: um estudo, a partir do romance O Processo, sobre as estruturas das relações de poder subjacentes à idéia de lei; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí, Artigo 170 da Constituição Estadual de SC; Orientador: Marcelo Alves;
A Cooperação Internacional a partir do Conceito Hobbesiano de Estado de Natureza; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Bolsas de Iniciação Científica / UNIVALI; Orientador: Marcelo Alves;
A solução proposta por Thomas Hobbes, na obra Leviatã, para o conflito entre o Direito Natural e o Direito Positivo; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Direito/CE IV) - Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Bolsas de Iniciação Científica / UNIVALI; Orientador: Marcelo Alves;
O direito do mais fraco na tragédia grega: Um estudo a partir da tragédia Eumênides, de Ésquilo; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Direito/CE IV) - Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Bolsas de Iniciação Científica / UNIVALI; Orientador: Marcelo Alves;
As duas faces do imperialismo ateniense: o realismo da política externa como desdobramento da política interna; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí, Artigo 170 da Constituição Estadual de SC; Orientador: Marcelo Alves;
Duas leis e pouca justiça: um estudo sobre a concepção de justiça resultante do conflito entre o legalismo e o humanismo cristão, a partir da peça; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Direito/CE IV) - Universidade do Vale do Itajaí, Artigo 170 da Constituição Estadual de SC; Orientador: Marcelo Alves;
O nascimento do tribunal na Tragédia Grega: Um estudo a partir da tragédia Eumênides, de Ésquilo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí; Orientador: Marcelo Alves;
As Origens Políticas do Crime Organizado no Brasil: Um Estudo a partir das Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí, Governo de Santa Catarina; Orientador: Marcelo Alves;
A Letra da Lei na Carne do Homem: Um estudo, a partir da novela Na Colônia Penal, de Franz Kafka; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Direito / CE VII) - Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Bolsas de Iniciação Científica / UNIVALI; Orientador: Marcelo Alves;
O Estado de Natureza Lockiano como um Modelo "Realista" para compreensão das Relações Internacionais; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade do Vale do Itajaí, Governo de Santa Catarina; Orientador: Marcelo Alves;
O conflito entre o direito e a moral a partir da tragédia Antígona, de Sófocles; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Direito/CE IV) - Universidade do Vale do Itajaí, Governo de Santa Catarina; Orientador: Marcelo Alves;
A morte moral no sistema prisional, a partir da obra Memórias da Casa dos Mortos, de Fiódor Dostoiévski; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Direito/CE IV) - Universidade do Vale do Itajaí, Programa de Bolsas de Iniciação Científica / UNIVALI; Orientador: Marcelo Alves;
Foi orientado por
Pacto e contrato na teoria política de Hobbes; 1994; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sônia Teresinha Felipe;
O tragico em Shakespeare e Hobbes; Início: 2015; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);
Princípios Fundamentais em Radiologia Médica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA) - Centro Universitário São Camilo; Orientador: Elvira Barbosa Miranda;
O contrato hobbesiano:o demiurgo das paixões; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sara Albieri;
A rebelião dos obedientes; Os dramas da desobediência civil em Shakespeare e Hobbes; 2020; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Alessandro Pinzani;
Banho de Economia; Início: 2012 - Ceja, FAPESC; (Orientador);
Quantificação de neurônios mioentéricos em ratos submetidos a toxoplasmose; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - UNIPAR, ; Coorientador: Fábio José Bianchi;
Produções bibliográficas
-
ALVES, M. . El Leviatán de Hobbes: El estado de naturaleza hobbesiano en la dialéctica del reconocimiento. Boletín de la Asociación de Estudios Hobbesianos , v. 1, p. 2-7, 2015.
-
ALVES, M. . O humano em Homero. Revista Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental , v. 8, p. 39-46, 2012.
-
ALVES, M. . Da virtude ao terror: o itinerário de um pensador revolucionário. Princípios (UFRN. Impresso) , v. 15, p. 89-116, 2008.
-
ALVES, M. . Diante da lei: o abandonado de Agamben não é o camponês de Kafka. Novos Estudos Jurídicos (UNIVALI) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 2175-0491 Novos Estudos Jurídicos (Online)) , v. 12, p. 277-284, 2007.
-
ALVES, M. . Uma leitura crítica de Antígona para o Direito. Novos Estudos Jurídicos , Itajaí, v. 10, n.n. 2, p. 325-376, 2005.
-
ALVES, M. . A Rebelião dos Obedientes: obediência civil e direito de resistência no contrato hobbesiano. Nêmesis (Florianópolis) , Florianópolis, v. 2, n.3, p. 61-66, 2003.
-
ALVES, M. . Farmácia Alberto Caeiro. Anuário de Literatura (UFSC) , Florianópolis, v. 5, p. 161-174, 1997.
-
ALVES, M. . A Belle Époque do Brasil Orgulhosamente Apresenta: As aventuras do Homus Cinematograficus (estrelando João do Rio). ANUÁRIO DE LITERATURA (UFSC) , Florianópolis, v. 4, p. 99-119, 1996.
-
ALVES, M. . Suplicantes: O Nascimento do Asilo Político na Tragédia Grega (Um ensaio sobre a Tragédia da Migração e os Dilemas da Política) / Suppliants: The Birth of Political Asylum in Greek Tragedy (An essay on tragedy of migration and the dilemmas of politics) Edição Bilíngue: Português/Inglês. 1. ed. Itajaí e Curitiba: Editora Univali e Editora UFPR, 2022. 252p .
-
ALVES, M. ; OLIVEIRA, P. R. M. (Org.) . Relações Internacionais: outros olhares. 1. ed. Itajaí: Editora Univali, 2019. 230p .
-
SPODE, R. ; FREZZA, C. S. ; ALVES, M. . Hobbes e Locke nas Relações Internacionais. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2013. 190p .
-
ALVES, M. . Direito e política na Revolução Francesa. 1. ed. Itajaí: Univali, 2012. 319p .
-
ALVES, M. . Antígona e o Direito. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2007. 105p .
-
ALVES, M. ; DOMINGUES, C. (Org.) . A Cidade Escrita: literatura, jornalismo e modernidade em João do Rio. 1.a. ed. Itajaí: Editora da Universidade do Vale do Itajaí, 2005. 334p .
-
ALVES, M. . Camus: entre o sim e o não a Nietzsche. 1a.. ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2001. 156p .
-
ALVES, M. . Leviatã: o demiurgo das paixões (uma introdução ao contrato hobbesiano). 1a.. ed. Florianópolis / Cuiabá: Letras Contemporâneas / UNICEN Publicações, 2001. 110p .
-
ALVES, M. . O renascimento da soberania e do Estado-Nação na atual crise da União Europeia (2008-2018). In: ALVES, Marcelo; OLIVEIRA, Paulo Rogério Melo de. (Org.). Relações Internacionais: Outros Olhares. 1ed.Itajaí: Editora Univali, 2019, v. 1, p. 113-123.
-
ALVES, M. . A impossível luta de Talbot contra a política, em Henrique VI, Parte I. In: Régis Augustos Bars Closel; Ronaldo Marin. (Org.). Shakespeare 450 Anos. 1ed.São Paulo: Cena IV - Instituto Shakespeare Brasil e BMA Edições, 2015, v. 1, p. 129-147.
-
ALVES, M. . O Nascimento do Conceito de Asilo Político na Tragédia Grega: os dilemas da política em As Suplicantes, de Ésquilo. In: SPODE, Raphael; XAVIER, Gabriel Geller. (Org.). Abordagem Clássica das Relações Internacionais. 1a.ed.São Paulo: Conceito Editorial, 2012, v. , p. 49-106.
-
ALVES, M. . Da virtude ao terror: o itinerário de um pensador revolucionário. In: ALVES, Marcelo. (Org.). Direito e política na Revolução Francesa. 1ed.Itajaí: Univali, 2012, v. , p. 47-72.
-
RÊGO, E. C. ; ALVES, M. . Os labirintos da lei: considerações a partir do romance O PROCESSO, de Franz Kafka, sobre as estruturas das relações de poder subjazentes à idéia de lei. Produção Científica CEJURPS / 2006. Itajaí: Universidade do vale do Itajaí, 2006, v. , p. 549-561.
-
SILVA, M.T. ; ALVES, M. . O Nascimento do Tribunal na Tragédia Grega: considerações a partir da tragédia Eumênides, de Ésquilo. In: OLIVEIRA, A. C. D.; CAVEDON, F. S.; SILVA, J. E.; ZANATTA, M. L. A. L.; GIRARDI, M. F. G.; SANTOS, M. B.; ARAÚJO, R. M. A.; SOUZA, I. M.. (Org.). O Nascimento do Tribunal na Tragédia Grega: considerações a partir da tragédia Eumênides, de Ésquilo. Itajaí: Universidade do vale do Itajaí, 2006, v. , p. 563-577.
-
ALVES, M. . As aventuras do homus cinematographicus (estrelando: João do Rio). In: DOMINGUES, Chirley; ALVES, Marcelo. (Org.). A Cidade Escrita: Literatura, Jornalismo e Modernidade em João do Rio. 1.aed.Itajaí: Editora da Universidade do Vale do Itajaí, 2005, v. , p. 89-122.
-
ALVES, M. ; DOMINGUES, C. . A casa dentro da noite: tradição e modernidade na obra de João do Rio. In: DOMINGUES, Chirley; ALVES, Marcelo. (Org.). A Cidade Escrita: literatura, jornalismo e modernidade na obra de João do Rio. 1.aed.Itajaí: Editora da Universidade do Vale do Itajaí, 2005, v. , p. 165-181.
-
ALVES, M. . O lugar do Direito na Política. In: Rogerio Dultra dos Santos. (Org.). Direito e Política. 1ed.Porto Alegre: Síntese, 2004, v. , p. 13-38.
-
ALVES, M. . "Pesquisar é Possível". Jornal Univali, Itajaí, p. 12 - 13, 21 abr. 2005.
-
ALVES, M. . A deficiência do critério majoritário. A Notícia, Joinville, p. 4 - 5, 08 out. 1999.
-
ALVES, M. . As duras lições de Woodstock. A Notícia, Joinville, p. 1 - 1, 15 ago. 1999.
-
ALVES, M. . O Renascimento da Soberania e do Estado-Nação na Atual Crise da União Europeia. In: 3 Seminário de Relações Internacionais: Graduação e Pós-Graduação, 2016, Florianópolis/SC. 3 Seminário de Relações Internacionais: Graduação e Pós-Graduação (Anais Eletrônicos), 2016. p. 01-16.
-
OURIQUES, G. B. ; ALVES, M. . Duas leis e pouca justiça: um estudo sobre a concepção de justiça resultante do conflito entre o legalismo e o humanismo cristão na peça. In: Concurso de Artigos Científicos do CEJURPS da UNIVALI-2007, 2007, Itajaí. Produção Científica CEJURPS/2007. Itajaí: Editora UNIVALI, 2007. p. 231-238.
-
RÊGO, E. C. ; ALVES, M. . O pai é o nome da lei: considerações, a partir da novela O Veredicto, de Franz Kafka, sobre a vinculação entre a idéia de Lei e a figura do Pai. In: Concurso de Artigos Científicos do CEJURPS da UNIVALI-2007, 2007, Itajaí. Produção científica do CEJURPS/2007. Itajaí: Editora UNIVALI, 2007. p. 325-332.
-
FREZZA, C. S. ; ALVES, M. . A solução proposta por Thomas Hobbes, na obra Leviatã, para o conflito entre Direito Natural e Direito Positivo. In: Concurso de Artigos Científicos do CELURPS da UNIVALI-2007, 2007, Itajaí. Produção científica do CEJURPS. Itajaí: Editora UNIVALI, 2007. p. 313-321.
-
ALVES, M. . O direito do mais fraco na tragédia grega: Um estudo a partir da tragédia As Suplicantes, de Ésquilo. In: Concurso de Artigos Científicos do CEJURPS da UNIVALI-2007, 2007, Itajaí. Produção científica do CEJURPS/2007. Itajaí: Editora UNIVALI, 2007. p. 567-576.
-
ALVES, M. . Programas Integrados: uma experiência de integração de ensino e pesquisa e de criação de ambiência acadêmico-científica. In: VIII Fórum Institucional: Projeto Pedagógico: a UNIVALI cumprindo a sua missão, 2004, Itajaí (SC). VIII Fórum Institucional: Projeto Pedagógico: a UNIVALI cumprindo a sua missão: Anais. Itajaí (SC): Univali, 2004.
-
ANTONIAZZI, K. ; ALVES, M. . O Renascimento da Soberania e do Estado-Nação a Serviço da Xenofobia na Atual da Crise da União Europeia. In: XVI Seminário de Iniciação Científica -UNIVALI, 2017, Itajaí. XVI Seminário de Iniciação Científica e V Mostra Científica de integração Pós-Graduação e Graduação. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2017. v. 1. p. 82-82.
-
FOGOLARI, J. A. ; ALVES, M. . Das Relações Intercomunais às Relações Internacionais: Uma análise, à luz da prática diplomática de Maquiavel, da Estrutura Política Italiana Renascentista Enquanto Protótipo da Formação do Sistema Internacional Moderno. In: XV Seminário de Iniciação Científica - UNIVALI, 2016, Itajaí. XV Seminário de Iniciação Científica: livro de resumos. Itajaí: Editora da UNIVALI, 2016. p. 130-130.
-
ALVES, M. ; MACHADO, H. . A JUSTIÇA NOS LIMITES DO TERROR: Uma análise sobre a tensa relação entre justiça e terrorismo político a partir da peça Os Justos, de Albert Camus. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, 2015, Itajaí. XIV Seminário de Iniciação Científica: Livro de Resumos. Itajaí: Editora uNIVALI, 2015. v. 1. p. 168-168.
-
FOGOLARI, J. A. ; ALVES, M. . Maquiavel Diplomata: Uma análise do papel da atividade de chancelaria de Maquiavel para a formação de sua concepção política na obra O Príncipe. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, 2015, Itajaí. XIV Seminário de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Itajaí: Editora UNIVALI, 2015. v. 1. p. 134-134.
-
ALVES, M. . Hobbes: paixões são opiniões. In: XV Encontro Nacional da ANPOF, 2012, Curitiba. Anais de Resumos do XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2012. p. 496-496.
-
ALVES, M. . Hobbes: indivíduos contratam, Estados cooperam. In: XIV Encontro Nacional de Filosofia, 2010, Águas de Lindóia-SP. Atas do XIV Encontro Nacional de Filosofia. Águas de Lindóia: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2010. p. 355-355.
-
ALVES, M. . A desobediência civil em Hobbes e em Shakespeare. In: XIII Encontro nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2008, Canela (RS). Atas do XIII Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF. Porto Alegre: Unisinos, 2008. p. 443-443.
-
ALVES, M. ; FREZZA, C. S. . A Cooperação Internacional a partir do Conceito Hobbesiano de Estado de Natureza. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa e II Seminário de Iniciação Científica da ACAFE, 2006, Criciúma. Anais do IV Seminário de Grupos de Pesquisa e do II Seminário de Iniciação Científica da ACAFE. Criciúma: UNESC, 2006.
-
RÊGO, E. C. ; ALVES, M. . Kafka: O direito como grande agenciador do poder. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa e II Seminário de iniciação Científica da ACAFE, 2006, Criciúma. Anais do IV Seminário de Grupos de Pesquisa e do II Seminário de iniciação Científica da ACAFE. Criciúma: UNESC, 2006.
-
ALVES, M. . Um Vestido para o Leviatã: Inspirações Elizabetanas na Filosofia Política Hobbesiana. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, M. . Política e Paixão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Conversa sobre Hamlet. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, M. . O Maquiavel de Shakespeare. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, M. . Colóquio Emoções: Intersecções em Filosofia Moral e Política. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, M. . Reformas para quê e para quem? Debate sobre Políticas Públicas Pós-Impeachment. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . O Renascimento da Soberania e do Estado-Nação na Atual Crise da União Europeia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, M. . Os dramas da desobediência civil em Shakespeare e Hobbes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, M. . A Rebelião dos Obedientes: Os dramas da desobediência civil em Shakespeare e Hobbes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, M. . O Renascimento da Soberania e do Estado-Nação na Atual Crise da União Européia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Aristóteles e a arte de se tornar imortal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . A Revolução dos Juristas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Camus e a tragédia do homem moderno. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . O Conflito entre a Ética e o Direito a partir da leitura da obra Antígona, de Sófocles. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Poder e Tragédia em Hamlet. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Culpa e Estigma em "Na colônia Penal", de Franz Kafka. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Uma leitura crítica de Antígona para o Direito. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Direito e Política em "A Tragédia do Rei Ricardo II", de Shakespeare. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Thomas Hobbes: Política e Modernidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Direito e Política em Thomas Hobbes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, M. . Modernidade e Vida Social na Belle Époque Brasileira: Uma análise a partir da obra de Lima Barreto e de João do Rio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Programas Integrados: uma experiência de integração de ensino e pesquisa e de criação de ambiência acadêmico-científica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, M. . O lugar do Direito na Política. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, M. . O Nascimento dos Tribunais na Tragédia Grega. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Os direitos de Antígona. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Os bacharéis de Lima Barreto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, M. . Kafka: a letra da lei na carne do homem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ALVES, M. . Parecer sobre livro original de 59 laudas. 2021.
ALVES, M. . Avaliação de Projetos para o Edital do Artigo 170/2017. 2017.
ALVES, M. . Avaliação de Projetos para o Edital do Artigo 170/2016. 2016.
ALVES, M. . Avaliação de Projetos para o Edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica-ProBIC/2016. 2016.
ALVES, M. . Avaliação de Projetos para o Edital PIBIC/-2016. 2016.
ALVES, M. . Avaliação de Projetos para o Edital do PIBITI/2016. 2016.
ALVES, M. . Avaliação de Projetos para o Edital do Artigo 170/2015. 2015.
ALVES, M. . Avaliação de Projetos para o Edital do Artigo 170/2014. 2014.
ALVES, M. . Avaliação de Projetos para o Edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica-ProBIC/2014. 2014.
ALVES, M. . Parecer sobre Artigo para a Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas. 2011.
ALVES, M. . Avaliação dos projetos submetidos ao Edital 01/2008 do Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170 para a demanda de 2008/2009. 2008.
ALVES, M. . Avaliação dos projetos submetidos ao Edital 02/20008 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-PIBIC-CNPQ para a demanda de 2008/2009. 2008.
ALVES, M. . Avaliação dos projetos submetidos ao Edital 03/2008 do Programa de Bolsas de Iniciação Científica - ProBIC/UNIVALI para a demanda de 2008/2009. 2008.
ALVES, M. . Parecer sobre artigo para a Revista Princípios (ISSN 0104-8694). 2008.
ALVES, M. ; NEPOMOCENO, A. . Padrões normativos e orientações metodológicas da monografia jurídica do CES IV da UNIVALI. 2000.
ALVES, M. . A Voz do Autor: Marcelo Alves conta como sua graduação em Filosofia permitiu a descoberta de inúmeras possibilidades de pesquisa. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ALVES, M. . Crime e Literatura. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALVES, M. . Direito e Literatura: O Crime na Literatura Universal. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
ALVES, M. . Chá com Shakespeare: performance baseada em Hamlet. 2017. Teatral.
ALVES, M. . O contrato hobbesiano. 2001 (Palestra) .
ALVES, M. . Hobbes e a Epistemologia das Relações Internacionais. 2001 (Palestra) .
ALVES, M. . Camus: o pessimismo contra o mal. 2001 (Palestra) .
ALVES, M. ; VIEIRA, R. S. . I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE DIREITO DO CAMPUS IV DA UNIVALI. 2000 (Coordenação de Evento Científico) .
ALVES, M. . I CICLO DE PALESTRAS: DIREITO E DEMOCRACIA. 2000 (Coordenação de Evento Científico) .
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2022
A Tragédia da Migração: Os dilemas da política diante dos suplicantes (refugiados, deslocados, solicitantes de asilo e migrantes forçados), Descrição: Ao conceito de asilo político, como a tantos outros, são atribuídas fontes as mais longínquas e diversificadas: em qualquer rápida pesquisa, encontra-se quem afirme que o conceito remonta aos Egípcios, pois estes já reconheceriam o direito de asilo àqueles que permanecessem junto aos seus templos; outros assinalam que os Judeus também asseguravam proteção àqueles que estivessem nos templos de algumas de suas cidades; outros ainda atribuem prática semelhante aos Gregos da Antiguidade, aos Romanos e aos Cristãos da Idade Média; e há quem afirme tudo isso de uma só vez ou apenas parte disso. O mais interessante, contudo, é aquilo que há de comum entre estas diferentes posições e supostas fontes: a ideia de asilo parece estar, na origem, diretamente relacionada à dimensão religiosa ou, para ser mais preciso, ao sagrado. O caráter sagrado conferido a um certo lugar estende-se àqueles que ali se encontram e exclui o poder e a jurisdição das leis e das autoridades humanas. Aliás, o sentido original da palavra ?asilo?, que é grega, não dá margem a dúvidas e indica com precisão o que nela está em jogo: a inviolabilidade do lugar e, por extensão, daqueles que ali estejam. Sem dúvida, algo significativo é conquistado ao se resgatar esta dimensão religiosa presente na ideia de asilo. No entanto, ainda se está no campo da Religião e não propriamente naqueles do Direito e da Política, campos nos quais asilo político e diplomacia, por exemplo, aparecem como resultados da vontade humana e não da vontade divina. Na peça As Suplicantes, de Ésquilo, pode-se observar a ideia de asilo experimentando a sua transição do âmbito religioso para o âmbito político e jurídico: a vontade divina começa a dar lugar à vontade humana. O asilo político proposto pela peça de Ésquilo é ponto de partida para o diagnóstico de que os atuais solicitantes de asilo político, refugiados, deslocados e migrantes forçados compartilham, na verdade, uma mesma condição e que é esta condição que precisa ser colocada em primeiro plano: a condição de suplicante. Para além de qualquer conotação religiosa, o termo aponta para algo que parece continuar sendo fundamental aos que querem fazer algo e se recusam a ser reféns de exaustivas e problemáticas distinções sobre a condição deste que busca por proteção e vida digna: a sua dor e o tipo de humanidade em estado bruto que ela revela. Isso não necessariamente levará a uma moral religiosa ou de Cruz Vermelha, que recomendaria algo como uma cega e automática acolhida. Aliás, um dos aspectos que tornam a Tragédia Grega tão rica e estimulante à reflexão crítica é justamente o fato de que nela nada é simplista, unilateral ou maniqueísta como em um filme hollywoodiano ou em uma novela da Globo. De um lado, a este tipo de suplicante cabe não apenas direitos, mas também deveres e responsabilidades; de outro, é exigido do suplicado não apenas que ele simplesmente acolha, mas que o faça sob o enorme peso da responsabilidade de ser quem deve julgar e decidir, aqui e agora, sobre o destino do outro, destino ao qual ele se encontra inexoravelmente ligado, pois afirmar ou negar a humanidade do outro é sempre, em alguma medida, também afirmar ou negar a sua própria. A política, nesse contexto, aparecerá como o âmbito próprio ao qual a súplica, especialmente a súplica de um estrangeiro, se dirige, na medida em que a decisão de acolher ou não o outro é, nesse caso, uma decisão que envolve toda a comunidade e que, portanto, não pode prescindir de sua participação ativa. Além disso, essa tomada de decisão, ela própria, tem implicações políticas fundamentais, uma vez que esta é uma decisão que não é tomada sem que um alto preço seja cobrado: ao dizer sim ou não àquela súplica, a comunidade estabelece para si uma certa concepção de humanidade, de justiça e de interação com o outro, ou seja, uma certa concepção de política.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marcelo Alves - Coordenador., Número de produções C, T & A: 8
-
2016 - 2019
O Renascimento da Soberania e do Estado-Nação na Atual Crise da União Europeia (2008-2018), Descrição: A pesquisa examina o tema do renascimento da noção de soberania e de Estado-Nação no contexto da atual crise da União Europeia. O texto problematiza a pressa com que muitos pretenderam, desde fins do século passado, diagnosticar a ?morte? da Soberania e do Estado-Nação e o quanto tal morte forçada acabou criando perigosos ?fantasmas?, que se viram invocados diante da crise experimentada pela UE a partir de 2008 e acabaram colocados a serviço de discursos e práticas xenófobas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Marcelo Alves - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
-
2007 - 2020
A Rebelião dos Obedientes: os dramas da desobediência civil em Shakespeare e Hobbes, Descrição: A desobediência civil é a situação-limite que lança uma questão frontal e incontornável sobre as razões da obediência, ou seja, sobre os fundamentos, a legitimidade, a extensão, os limites, o exercício e os objetivos do poder político. Esta extraordinária força problematizadora ? portanto, com enorme potencial dramático ? não passou despercebida por Shakespeare, que fez da rebelião o principal mote de seus Dramas Históricos [History Plays]. Tema caro à Inglaterra Elisabetana, a desobediência civil continuará sendo o principal tema político durante o século XVII inglês, que tem na Guerra Civil (1640-1660) o seu capítulo mais dramático. A filosofia política de Hobbes é, em grande medida, uma tentativa de responder justamente às múltiplas questões políticas suscitadas por aquele fenômeno impactante e que culminou não apenas com a condenação à morte de um rei, mas inclusive com a própria supressão da monarquia. Esta pesquisa tem como a sua principal proposição defender que o modo como Shakespeare e Hobbes percebem a rebelião e as suas implicações políticas é bastante similar nos seus traços fundamentais: ambos reconhecem os males da rebelião e estão longe de fazer a sua apologia, mas não perdem de vista que a realidade (condições materiais e simbólicas) pode tornar a desobediência uma necessidade, especialmente por conta daqueles que são gananciosos e vivem em busca de glória (sobretudo, a nobreza e o clero) e por conta da negligência do soberano, o que pode fazer com que inclusive aqueles dispostos à obediência se vejam forçados a também desobedecer, condição decisiva para que a rebelião se materialize e, por fim, triunfe. Palavras-chave: desobediência civil; Shakespeare; Hobbes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Alves - Coordenador., Número de produções C, T & A: 19
-
2004 - 2013
Hobbes e Locke nas Relações Internacionais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marcelo Alves - Coordenador., Número de produções C, T & A: 11
-
2003 - 2012
Direito e Política na Tragédia Grega, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Marcelo Alves - Coordenador., Número de produções C, T & A: 18
-
2002 - 2007
Direito Penal e Direitos Humanos na Literatura: Dostoiévski e Kafka, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Marcelo Alves - Coordenador., Número de produções C, T & A: 13
Histórico profissional
Experiência profissional
1999 - 2020
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Celetista, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2002 - 02/2020
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética, Teoria Política
-
03/2001 - 02/2020
Pesquisa e desenvolvimento, CEJURPS-UNIVALI.,Linhas de pesquisa
-
03/2001 - 02/2020
Pesquisa e desenvolvimento, CEJURPS-UNIVALI.,Linhas de pesquisa
-
03/2001 - 02/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Relações Internacionais do CE VII - UNIVALI.,Linhas de pesquisa
-
03/2001 - 02/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Relações Internacionais do CE VII - UNIVALI.,Linhas de pesquisa
-
04/1999 - 12/2017
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito e Literatura, Filosofia, Filosofia do Direito, Metodologia da Pesquisa Jurídica, Filosofia Geral e Jurídica, Ciência Política
-
10/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação das pesquisas apresentadas no XVI Seminário de Iniciação Científica e na V Mostra Científica de Integração Pós-Graduação e Graduação.
-
07/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa.,Cargo ou função, Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa.
-
02/2002 - 12/2008
Ensino, Direito / CE VII, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política, Filosofia, Filosofia do Direito, Filosofia Geral e Jurídica
-
04/2006 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética na Pesquisa.
-
08/2002 - 07/2004
Direção e administração, Curso de Direito do CE VII da UNIVALI.,Cargo ou função, Assessor Pedagógico da Coordenação.
-
07/2002 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Relações Internacionais do CE VII - UNIVALI.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Relações Internacionais.
-
02/2000 - 06/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética
1997 - 1998
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Professor-substituto, Enquadramento Funcional: Professor-substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
08/1997 - 10/1998
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia
2001 - 2001
União da Faculdades do Médio NorteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2001 - 07/2001
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito, Ciência Política e Teoria do Estado
1996 - 1996
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Você é Marcelo Alves?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?