Rosemary Maria de Andrade

Rosemary Maria de Andrade, graduada em Pedagogia, pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte e também graduada no curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e Promotora de eventos pela Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins ETEANL. Dentro e fora das universidades a mesma desenvolveu Projetos de intervenções políticas/sociais, tendo como público alvo a comunidade escolar, visando o diálogo sobre três perspectivas: Pesquisa-Ensino e Extensão. Dentre as suas áreas de interesses estão: ensino, educação ambiental,música, sociedade, educação, cidadania, tecnologia em educação, ciências, educação em direitos humanos, cultura, biologia e matemática. Atualmente é estudante do curso de Serviço Social da UFPE.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Serviço Social

2017 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

2008 - 2013

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em PEDAGOGIA

2008 - 2013

Universidade de Pernambuco
Título: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA APOLÔNIO SALES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Orientador: Manoel Pergentino dos Santos Filho

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eventos

2015 - 2016

Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins

Curso técnico/profissionalizante em Arte da Comunicação

2007 - 2007

PROJETO AÇÃO BRASIL

Ensino Médio (2º grau)

1996 - 1998

Escola Marcelino Champagnat

Formação complementar

2011 - 2011

DELEGADA DA CONFERENCIA. (Carga horária: 24h). , CONCELHO MUNICIAL DE EDUCAÇÃO, CME, Brasil.

2007 - 2007

APRENDIZ VOLUNTÁRIO. (Carga horária: 410h). , HOSPITAL DAS CLÍNICAS, HC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Ciências Sociais Aplicadas.

Organização de eventos

ANDRADE, R. M. . II SEMINÁRIO REGIONAL DO BAIXO CAPIBARIBE. 2012. (Congresso).

ANDRADE, R. M. . I SEMINÁRIO REGIONAL NE DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABARES. 2008. (Congresso).

Participação em eventos

1 SEMINARIO DE EDUCAÇÃOM - FEMOCOHAB. 2013. (Outra).

I FÓRUM DE PEDAGOGIA, REALIZADO PELO UPE- CAMPUS MATA NORTE. 2013. (Outra).

V SEMANA DA EDUCAÇÃO DA UPE CAMPUS MATA NORTE.CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA APOLÔNIO SALES.. 2013. (Seminário).

1 SALÃO ACADÊMICO DO PROGRAMA CAPIVARA.MUDAR É DIFÍCIL, MAS É POSSÍVEL: UM RELATO DE EXPERIENCIA NAS ESCOLAS DO BAIXO CAPIBARIBE.. 2012. (Encontro).

FÓRUM DE DISCURSSÃO: A PROBLEMATICA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES, D. 2012. (Outra).

II CURSO SOBRE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NA BACIA DO CAPIBARIBE. 2012. (Outra).

I SALÃO ACADEMICO DO PROGRAMA CAPIVARA.MUDAR É DIFÍCIL, MAS É POSSÍVEL: UM RELATO DE EXPERIENCIA NAS ESCOLAS DO BAIXO CAPIBARIBE. 2012. (Encontro).

IV SEMANA DE EDUCAÇÃO. 2012. (Seminário).

II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E IV ENCONTRO NORDESTINO DE BIOGEOGRAFIA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL:RESPONSABILIDADE DE TODOS. 2011. (Congresso).

JEPEX - XI JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.TRABALHANDO OS CONTEÚDOS DE GEOLOGIA COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2011. (Outra).

MINI-CURSO: JOGOS VERSOS MATEMATICA - DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 5° ANO - IX JEPEX. 2011. (Outra).

XIV SIMPOSIO DE AGRONOMIA DA UFRPE (SIMPAGRO).COMPARAÇÃO DA DINAMICA POPULACIONAL DE PILEA HYALINA FENZEL (URTICACEAE) EM AREA PRESERVADA E ANTROPIZADA DA CAATINGA EM PERNAMBUCO. 2011. (Simpósio).

II CONGRESSO NORDESTINO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA. ENEM: UMA INOVADORA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DE REDE PUBLICA DE PERNAMBUCO. 2010. (Congresso).

JEPEX - JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE.A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRA.. 2010. (Outra).

SEMINARIO 20 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 2010. (Seminário).

A ARTE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DE RESSURREIÇÃO DO PRAZER NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS. 2009. (Encontro).

CIDADANIA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. 2009. (Outra).

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA (PROGRAPE/UPE). 2009. (Oficina).

II FÓRUM INSTITUCIONAL DE ESTÁGIOS. 2009. (Encontro).

III SEMINÁRIO LOCAL DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES UFRPE. 2009. (Seminário).

IX SEMANA UNIVERSITARIA FFPNM - UPE. 2009. (Encontro).

JEPX - IX JORNADA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO.PROJETO AULÃO SOLIDÁRIO PARA OS ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO INSCRITOS NO ENEM 2009.. 2009. (Outra).

MINICURSO DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL. 2009. (Oficina).

MINICURSO O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Oficina).

PALESTRA DE LINGUA DE SINAISNO CONTEXTO CURRICULAR. 2009. (Encontro).

CONCEITOS E BASES DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E ESCOLA ABERTA2. 2008. (Outra).

CURSO DE FORMAÇÃO METODOLOGIA DA PESQUISA. 2008. (Oficina).

FORMAÇÃO CONEXÕES ÉTICO-RACIAL NO PROJETO PEA RECIFE. 2008. (Encontro).

FORMAÇÃO PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO. 2008. (Outra).

II CURSO DE FERIAS. 2008. (Oficina).

I SEMINÁRIO REGIONAL NE DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES.REINVENTANDO O BRINQUEDO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS. 2008. (Seminário).

PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES.PESQUISA CENSITÁRIA. 2008. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ANDRADE, R. M. ; MICHELLE ANDREA DE SANTANA ; FARIAS, C. R. O. . Educação Ambiental: Responsabilidade de Todos. In: Giovanni Seabra; Ivo Mendonça. (Org.). Educação Ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. 24ed.João Pessoa - PB: Editora Universitária da UFPB, 2011, v. 1, p. 1328-.

  • ANDRADE, R. M. ; MICHELLE ANDREA DE SANTANA ; PENHA, A. P. S. . Trabalhando os conteúdos de geologia com alunos do Ensino Fundamental II. In: JEPEX, 2011, Recife. JEPEX, 2011.

  • ANDRADE, R. M. ; MICHELLE ANDREA DE SANTANA ; SILVA, A. L. B. . ENEM: uma proposta inovadora para o ensino da biologia em escola pública. In: II Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2010, Recife. II Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2010.

  • Genival Gones da Silva Junior ; ANDRADE, R. M. ; NASCIMENTO, J. M. ; Tenório,A. C. ; TARCILA, B. . O ensino de química numa proposta inovadora em escola da rede pública de PE. In: II Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2010, Recife. II Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2010.

  • ANDRADE, R. M. . O Currículo na Modalidade de EJA em Pernambuco. In: JEPEX, 2010, Recife. JEPEX, 2010.

  • ANDRADE, R. M. . Uma pesquisa sobre a associação de pais e sua importância modernização da gestão escola em PE. In: JEPEX, 2010, Recife. JEPEX, 2010.

  • ANDRADE, R. M. . A ludicidade na construção da identidade cultural brasileira. In: JEPEX, 2010, Recife. JEPEX, 2010.

  • ANDRADE, R. M. . Projeto Aulão Solidário Para os Alunos da Rede Estadual de Ensino Inscritos no ENEM 2009. In: JEPEX 2009, 2009, Recife. JEPEX 2009, 2009.

  • ANDRADE, R. M. . Palestra Outubro Rosa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANDRADE, R. M. . MUDAR É DIFÍCIL, MAS É POSSÍVEL: UM RELATO DE EXPERIENCIA NAS ESCOLAS DO BAIXO CAPIBARIBE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRADE, R. M. . CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM APRENDIZAGEM MÓVEL (MOBILE LEARNING). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRADE, R. M. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RESPONSABILIDADE DE TODOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, R. M. . TRABALHANDO OS CONTEÚDOS DE GEOLOGIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MICHELLE ANDREA DE SANTANA ; ANDRADE, R. M. . COMPARAÇÃO DA DINAMICA POPULACIONAL DE PILEA HYALINA FENZEL (URTICACEAE) EM AREA PRESERVADA E ANTROPIZADA DA CAATINGA EM PERNAMBUCO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, R. M. . O CURRICULO NA MODALIDADE DE EJA EM PERNAMBUCO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRADE, R. M. . UMA PESQUISA SOBRE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E SUA IMPORTANCIA NO PRGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM PERNAMBUCO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, R. M. . A LUDICIDADE NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, R. M. . ENEM: UMA INOVADORA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLA DA REDE PUBLICA DE PERNAMBUCO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Genival Gones da Silva Junior ; ANDRADE, R. M. . O ENSINO DE QUIMICA NUMA PROPOSTA INOVADORA EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Genival Gones da Silva Junior ; ANDRADE, R. M. . O ENSINO DE QUÍMICA NUMA PROPOSTA ENOVADORA EM ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ANDRADE, R. M. . UMA PESQUISA SOBRE A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E SUA IMPORTÂNCIA NO PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR EM PE.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ANDRADE, R. M. . O CURRÍCULO NA MODALIDADE DE EJA EM PERNAMBUCO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ELIANE MARIA ; ANDRADE, R. M. . REINVENTANDO O BRINQUEDO COM MATERIAIS RECICLAVEIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

ANDRADE, R. M. ; MORAIS, D. A. . Formação de capacitação Profissional: uma perspectiva cidadã do Programa Conexão dos Sabeles: doálogo entre a universidade e as comunidades populares.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ANDRADE, R. M. . Cantata Natalina: Quem é Jesus?. 2011. Outra.

Prêmios

2016

Certificado de Láurea Acadêmica, Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2013

Escola São Francisco de Assis

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Orientação de Estudos, Carga horária: 30

2012 - 2012

Escola Apolónio Sales

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências, Carga horária: 15

2009 - 2009

Programa Escola Aberta

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Executora, Carga horária: 44

2010 - 2010

Programa Escola Aberta- PROJETO AULÃO SOLIDARIO

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, Carga horária: 137

2010 - 2010

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Vínculo: PROFESSORA COLABORADORA., Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE MATEMÁTICA E LETRAMENTO, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.