Pabllo da Silva Araújo
Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Doutor e Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pelo PPGECA/UFCG, com área de concentração Geotécnica. Professor do Centro Universitário de Patos (UNIFIP) dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Mediador Pedagógico das disciplinas híbridas do curso de bacharelado em engenharia civil. Especialista em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário de Patos (Pós-UNIFIP). Integrante do Grupo de Geotecnia Ambiental (GGA/UFCG), onde desenvolve pesquisas na área da Geotecnia Ambiental aplicada ao estudo dos solos utilizados em camada de cobertura de aterros sanitários, fluxos de água e gases, solos não saturados. Integrante da equipe de monitoramento geoambiental de aterros sanitários em operação localizados no estado da Paraíba.
Informações coletadas do Lattes em 02/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
2018 - 2024
Universidade Federal de Campina Grande
Título: FLUXO DE ÁGUA E GÁS EM CAMADA DE COBERTURA FINAL DE SOLO COMPACTADO EM ATERRO SANITÁRIO
Veruschka Escarião Dessoles Monteiro. Coorientador: William de Paiva.
Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental
2015 - 2017
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Análise do desempenho de um solo compactado utilizado na camada de cobertura de um aterro sanitário
, Ano de Obtenção: 2017.Veruschka Escarião Dessoles Monteiro.Coorientador: William de Paiva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Aterro sanitário; Camada de cobertura; Solo compactado; Desempenho; Solos não saturados.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotecnia Ambiental. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico / Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2017 - 2019
Centro Universitário de Patos
Título: Riscos Ocupacionais na Realização de Análises Físico-Químicas com Lixiviado de Aterro Sanitário: Estudo de Caso
Orientador: Daniel Oliveira de Farias
Especialização em Auditoria, Avaliações e Perícias de Engenharia
2015 - 2017
Instituto de Pós-Graduação e Graduação
Título: Proposta de monitoramento da camada de cobertura de solo compactado de aterros sanitários: Estudo de caso
Graduação em engenharia civil
2010 - 2015
Universidade Federal de Campina Grande
Orientador: Veruschka Escarião Dessoles Monteiro
Formação complementar
2017 - 2017
Curso Básico de Geossintéticos em Obras de Engenharia. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Geossintéticos, IGS BRASIL, Brasil.
2015 - 2016
Inglês. , UPTIME, UPTIME, Brasil.
2015 - 2015
CypeCAD. (Carga horária: 44h). , AAArquitet, AAARQUITET, Brasil.
2015 - 2015
Revit 2014. (Carga horária: 44h). , AAArquitet, AAARQUITET, Brasil.
2014 - 2014
Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento. (Carga horária: 3h). , Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba, CBMPB, Brasil.
2014 - 2014
Excel Avançado. (Carga horária: 40h). , Escola Técnica Redentorista, ETER, Brasil.
2011 - 2014
Inglês. , Anglo Brazilian Institute, ANGLO BRAZILIAN, Brasil.
2012 - 2012
AutoCAD 2010. (Carga horária: 40h). , Alicerce Consultoria Júnior UFCG, ALICERCE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica/Especialidade: Mecânicas dos Solos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotecnia Ambiental.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Patologia das Construções.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Higiene e Segurança do Trabalho.
Organização de eventos
ARAUJO, P. S. . I CONGRESSO DOCENTE UNIFIP. 2025. (Congresso).
ARAUJO, PABLLO DA SILVA . 5º MEETING PARAIBANO DA CONSTRUÇÃO. 2025. .
ARAUJO, P. S. . 1º MEETING PARAIBANO DA CONSTRUÇÃO. 2019. .
CASTILLA, M. J. S. ; ARAUJO, P. S. ; RIBEIRO, L. S. ; PAIVA, W. ; MONTEIRO, V. E. D. ; NOBREGA, B. M. A. ; SOUSA, R. B. A. ; LOBO, P. C. ; GUEDES, M. J. F. ; ARAUJO, M. V. ; ARAUJO NETO, C. L. . ?SOLOS NÃO SATURADOS E EXPANSIVOS? & ?GEOMECÂNICA AMBIENTAL E ENERGÉTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES?. 2017. (Outro).
ARAUJO, P. S. ; ARAUJO NETO, C. L. . 4º Simpósio de Geotecnia do Nordeste - GeoNE. 2015. (Congresso).
ARAUJO, P. S. . II Seminário de Engenharia Geotécnica da UFCG. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
12º ENCONTRO PEDAGÓGICO UNIFIP.COMPETÊNCIA TECNOLÓGICA. 2025. (Oficina).
5º MEETING PARAIBANO DA CONSTRUÇÃO. ?Obras que Inspiram: Arquitetura, Engenharia e Neurociência na Construção Civil?. 2025. (Feira).
I CONGRESSO DOCENTE UNIFIP. Participou do I Congresso Docente UNIFIP. 2025. (Congresso).
XII SEMANA DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO E SEMANA DE INCLUSÃO - SEMATEC IFPB.SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO: PROJETO TÉCNICO E ACESSIBILIDADE. 2025. (Oficina).
XVII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E SOCIEDADE.DIREITOS HUMANOS, CULTURA E IMPACTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS: ESPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA SERRA DO TALHADO E DA PITOMBEIRA. 2025. (Seminário).
I Congresso Nacional de Aprendizagem do Grupo Ser Educacional. 2020. (Congresso).
II SIMPÓSIO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA: CONECTIVIDADE E INOVAÇÃO - IV MOSTRA DE PROJETOS.LEAN BUILDING ? APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO PARA REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2018. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA: CONECTIVIDADE E INOVAÇÃO - IV MOSTRA DE PROJETOSOS.Inspeção Predial: Introdução Básica. 2018. (Simpósio).
2ª Maratona da Engenharia. Caracterização do solo para uso em aterro sanitário. 2016. (Congresso).
Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. ANÁLISE DA VIABILIDADE DO USO DE SOLO COMO MATERIAL IMPERMEABILIZANTE EM ATERROS SANITÁRIOS. 2016. (Congresso).
I Semana Acadêmica da Engenharia Civil. 2016. (Encontro).
4º Simpósio de Geotecnia do Nordeste. 2015. (Simpósio).
Feicon Batimat Nordeste. 2015. (Feira).
I Olimpíada de Inovação da Paraíba. Utilização de drones para monitoramento das deformações verticais de aterros sanitários. 2015. (Olimpíada).
Prédio Eficiente - Feicon Nordeste. 2015. (Feira).
II Seminário de Engenhria Geotécnica da UFCG. 2013. (Seminário).
X Congresso de Iniciação Científica da UFCG. Estudo Geotécnico para Impermeabilização de Aterro Sanitário em Escala Experimental. 2013. (Congresso).
Ciclo de Palestras de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. 2012. (Seminário).
IX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande. ESTUDO DE PARÂMETROS GEOTÉCNICOS: ESTRUTURAÇÃO DE BANCO DE DADOS A PARTIR DE CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA APLICADA A ATERROS SANITÁRIOS. 2012. (Congresso).
17o Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis. 2011. (Congresso).
Soluções em Geotecnia - MACCAFERRI. 2011. (Seminário).
Participação em bancas
PAIVA, W.; SANTOS, L. L.; MEDEIROS, J. L. G.;ARAUJO, P. S.. CALIBRAÇÃO DO PAPEL ALTERNATIVO COM USO DO PAPEL FILTRO WHATMAN No 42 PARA DETERMINAÇÃO E AVALIAÇÃO DA SUCÇÃO MATRICIAL EM SOLOS DISTINTOS. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, T. F.; ALEXANDRE, A. M. B.;ARAUJO, P. S.. ANÁLISE DA PERCOLAÇÃO DE ÁGUA NA BARRAGEM DE TERRA DO REALEJO-CE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal do Ceará.
ARAUJO NETO, C. L.; VAZ, A. P. M. E. S.;ARAUJO, P. S.. CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SOLOS EM ÁREA DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão.
DINIZ, M. I. L.; MELO NETO, O. M.;ARAUJO, P. S.. Análise de Sistemas de Infraestrutura em Avenida da Cidade de Patos-PB. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos.
SILVA, T. F.; MOREIRA, E. I. N.;ARAUJO, P. S.. MURO DE CONTENÇÃO EM GABIÃO PARA CONTROLE DE EROSÃO E ASSOREAMENTO NAS MARGENS DO RIO POTI EM CRATEÚS-CE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará.
ARAUJO, P. S.. ANÁLISE DO RESÍDUO DE MARMORARIA COMO FÍLER ALTERNATIVO EM MISTURAS ASFÁLTICAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos.
ARAUJO, P. S.. IMPACTOS URBANOS PROVACADOS PELO FENÔMENO DE SUBSIDÊNCIA DO SOLO: ESTUDO DE CASO EM MACEIÓ-AL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos.
ARAUJO, P. S.. INFLUÊNCIA DOS MODELOS DE CÁLCULO DE ARMADURAS DE CISALHAMENTO NA FORÇA CORTANTE RESISTENTE EM VIGAS USUAIS DE CONCRETO ARMADO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos.
ARAUJO, P. S.. APLICAÇÃO DE METODOLOGIA PARA OTIMIZAÇÃO DA CONCEPÇÃO ESTRUTURAL EM PROJETOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos.
LINHARES, L. R. S.; MEDEIROS, E. M.;ARAUJO, PABLLO DA SILVA. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA RIGIDEZ DOS APOIOS NO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE ESCADAS CONVENCIONAIS DE CONCRETO ARMADO VIA MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande.
FERREIRA, A. M.; SILVANI, C.;ARAUJO, PABLLO DA SILVA. ESTUDO DE CASO DOS ASPECTOS PARA IMPLANTAÇÃO DAS FUNDAÇÕES DAS TORRES EÓLICAS NO COMPLEXO EÓLICO AUCAUÃ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande.
MELO, M. C.; SOUZA, J. C. M.; SILVANI, C.;ARAUJO, P. S.. ESTUDO DO FLUXO DE GASES E LÍQUIDOS EM CAMADA DE COBERTURA DE SOLO COMPACTADO DE ATERRO SANITÁRIO UTILIZANDO GEOESTATÍSTICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande.
NEVES, Y. T.;ARAUJO, P. S.; SILVA, P. J. L.. DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA AUXILIAR NO DIMENSIONAMENTO DE MUROS DE GRAVIDADE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos.
DANTAS JUNIOR, C. M.;ARAUJO, P. S.; COSTA, L. M.. MODELAGEM DE PROJETO ESTRUTURAL E COMPATIBILIZAÇÃO NO AMBIENTE BIM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos.
SOUSA, M. C. B.;ARAUJO, P. S.; PAZ, T. F. D.. PRAÇA DOS IPÊS: ANTEPROJETO ARQUITETÔNICO DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA JOSÉ ROCHA SOBRINHO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU.
ARAUJO, D. F.; SOUSA, M. C. B.;ARAUJO, P. S.. PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DE UMA PRAÇA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU.
LEITE, C. P.;ARAUJO, P. S.; VILLARIM, L. A.. ANTEPROJETO DE REQUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA CRECHE NENZINHA CUNHA LIMA, CAMPINA GRANDE-PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU.
SANTOS, R. A.;ARAUJO, P. S.; ARAUJO NETO, C. L.. CONEXÃO E RESGATE DA ESTAÇÃO NOVA: DIRETRIZES PROJETUAIS DE REVITALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAMPINA GRANDE-PB. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU.
SANTOS, R. A.;ARAUJO, P. S.; ARAUJO NETO, C. L.. ANTEPROJETO DE UMA CASA DE ACOLHIMENTO E RESSOCIALIZAÇÃO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU.
PAZ, T. F. D.; FARIAS, G. M. G.;ARAUJO, P. S.. COWORKING: UMA FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU.
SILVA, D. L. M.; MAIA, C. L.;ARAUJO, PABLLO DA SILVA. ESTUDO DO COMPORTAMENTO EXPANSIVO DE SOLOS: UM ESTUDO DE CASO NA UFC CAMPUS RUSSAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Ceará.
LIMA, R. C. O.; FERNANDES, M. W. Q.;ARAUJO, P. S.. ANÁLISE DO PROCESSO DE MODELAGEM 4D (BIM) NA ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE OBRAS - ESTUDO DE CASO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
MARINHO FILHO, P. G. T.;ARAUJO, P. S.; ARAUJO, D. F.. PROJETO DE CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SUSTENTÁVEL EM CAMPINA GRANDE: MONTEVILLE RESIDENCE PRIVÊ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
MARINHO FILHO, P. G. T.;ARAUJO, P. S.; ARAUJO, D. F.. LEVANTAMENTO, CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA CIDADE DE SANTA LUZIA-PB. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
FERREIRA, A. M.; PATRICIO, J. D.; SILVANI, C.;ARAUJO, P. S.. ATERROS SOBRE SOLOS MOLES: REVISÃO DE LITERATURA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande.
FERNANDES, M. W. Q.; MARINHO FILHO, P. G. T.;ARAUJO, P. S.. ESTUDO DO USO DE ESTRUTURAS METÁLICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande.
GUEDES, C. P. G.;ARAUJO, P. S.; DIAS, B. A.. Estudo da viabilidade técnica e econômica para instalações elétricas em categoria de atendimento monofásica versus trifásica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
ARAUJO NETO, C. L.;ARAUJO, P. S.; SILVA, D. L. M.. CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO ATERRO SANITÁRIO DE CAMPINA GRANDE ? PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
GUIMARAES, A. C. T.;ARAUJO, P. S.; MARINHO FILHO, P. G. T.. PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES CAUSADAS POR RECALQUE DIFERENCIAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
QUEIROZ, S. F. A. M.;ARAUJO, P. S.; SANTOS, A. C. Q.. VERIFICAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN CONSTRUCTION EM CONSTRUTORAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
FERNANDES, M. W. Q.; LEAL, R. B.;ARAUJO, P. S.. Estudo sobre a viabilidade técnica da edificação em alvenaria estrutural na construção civil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
MARINHO FILHO, P. G. T.;ARAUJO, P. S.; GUIMARAES, A. C. T.. ESTUDO DE SOLO MODIFICADO POR ADIÇÃO DE MISTURA ASFÁLTICA RECICLADA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
LEAL, R. B.; PUCU, P. A. B.;ARAUJO, P. S.. VERIFICAÇÃO DO USO DA PLATAFORMA BIM PELOS PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
LEAL, R. B.; MACEDO, C. R.;ARAUJO, P. S.. ESTUDO DE DEFLEXÃO DE UMA VIGA REFORÇADA COM CHAPAS DE AÇO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
LUCENA, A. E. F. L.; PATRICIO, J. D.; FERREIRA, A. M.;ARAUJO, P. S.. ANÁLISE DA INTERAÇÃO SOLO-ESTRUTURA DE UM EDIFÍCIO COM FUNDAÇÕES EM SAPATAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande.
LIMA, R. C. O.;ARAUJO, P. S.; FERNANDES, M. W. Q.. ESTUDO DA QUALIDADE DE OBRAS PÚBLICAS NA CIDADE DE CACIMBAS-PB ATRAVÉS DA ANÁLISE DE OCORRÊNCIA DE PATOLOGIAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
FERNANDES, M. W. Q.;ARAUJO, P. S.; LIMA, R. C. O.. ANÁLISE DO GRAU DE MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM CONSTRUTORAS NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
LIMA, R. C. O.;ARAUJO, P. S.; FERNANDES, M. W. Q.. ESTUDO DA GESTÃO DO TEMPO EM OBRAS DE MÉDIO E GRANDE PORTE EM CAMPINA GRANDE-PB. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
MARINHO FILHO, P. G. T.; ARAUJO NETO, C. L.; TENORIO, E. A. G.;ARAUJO, P. S.. EFEITO DA VARIAÇÃO DA UMIDADE NA COMPACTAÇÃO DE SOLO ESTABILIZADO COM ADIÇÃO DE CIMENTO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
MARINHO FILHO, P. G. T.;ARAUJO, P. S.; TENORIO, E. A. G.. ESTUDO DA ESTABILIZAÇÃO DE SOLO-CAL COM ADIÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA FINS DE PAVIMENTAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande.
MONTEIRO, V. E. D.; LUCENA, A. E. F. L.;ARAUJO, P. S.. Ajuste da curva de retenção de água do solo da camada de cobertura de uma célula experimental de aterro sanitário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande.
Orientou
CAMADA DE COBERTURA DE ATERRO SANITÁRIO COM SOLO E MATERIAL ALTERNATIVO PARA EFICIÊNCIA DOS FLUXOS DE ÁGUA E AR; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Campina Grande; (Coorientador);
MAPEAMENTO DA CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO DO SOLO: ESTUDO DE CASO NO BAIRRO JARDIM MAGNÓLIA EM PATOS-PB; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia civil) - UNIFIP - CENTRO UNIVERSITARIO; (Orientador);
Monitoria - Resistência dos Materiais I; Início: 2025; Orientação de outra natureza; UNIFIP - CENTRO UNIVERSITARIO; (Orientador);
Monitoria - Resistência dos Materiais I; Início: 2025; Orientação de outra natureza; UNIFIP - CENTRO UNIVERSITARIO; (Orientador);
Monitoria - Resistência dos Materiais I; Início: 2025; Orientação de outra natureza; UNIFIP - CENTRO UNIVERSITARIO; (Orientador);
ANÁLISE DOS RECALQUES DIFERENCIAIS NAS FUNDAÇÕES DOS EDIFÍCIOS DA ORLA DE SANTOS-SP: ESTUDO DE CASO EDIFÍCIO NÚNCIO MALZONE; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estruturas e Fundações) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Capacidade de infiltração do solo para auxiliar em projetos de sistemas de tratamento de esgoto de menor porte em Patos ? PB; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
DETERMINAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE FLUXOS DE ÁGUA POR MEIO DE CURVAS DE SUCÇÃO EM AMOSTRAS DE SOLOS; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em engenharia civil) - UNIFIP - CENTRO UNIVERSITARIO; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Utilização do resíduo da construção civil para estabilização do solo; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS: ESTUDO DE CASO EM OBRA NA CIDADE DE PATOS-PB; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Verificação das condições do corpo das barragens de terra da microrregião de Piancó; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM RODOVIA DE PAVIMENTO FLEXÍVEL: ESTUDO DE CASO DA BR - 361; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
OBRA PÚBLICA E NORMAS REGULAMENTADORAS; UM ESTUDO DE CASO NA PRAÇA ALEXANDRE JOSÉ MELO SOLEDADE-PB; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DE RISCOS EM UM CANTEIRO DE OBRAS NA CIDADE DE BARRA DE SANTA ROSA-PB; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DE ANTIGOS LIXÕES: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS URBANOS PARA DEFINIÇÃO DO PREÇO DE LOCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PATOS-PB; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÕES PRÓXIMAS A UM CURSO D?ÁGUA: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE ITAPETIM ? PE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DA NORMA REGULAMENTADORA DE TRABALHO EM ALTURA NA MANUTENÇÃO E REPARO EM COBERTURA PREDIAL: ESTUDO DE CASO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DO USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI): ESTUDO DE CASO EM ALGODÃO DE JANDAÍRA-PB; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO DE UMA EDIFICAÇÃO NO SERTÃO PARAIBANO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE MALTA-PB; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
APLICAÇÃO DA CONSTRUÇÃO ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM OBRAS NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
DETERMINAÇÃO DAS CONDIÇÕES FÍSICAS E DA RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL DE UMA EDIFICAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UM EDIFÍCIO HISTÓRICO NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DE ESPINHARAS-PB; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
VERIFICAÇÃO PRELIMINAR DO GERENCIAMENTO EM BIM PARA UM PROJETO ESTRUTURAL: ESTUDO DE CASO DO MERCADO PÚBLICO DE SANTA LUZIA ? PB; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DE UM RESERVATÓRIO DE ÁGUA: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SOLEDADE-PB; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS POR UMIDADE EM UMA EDIFICAÇÃO HISTÓRICA: ESTUDO DE CASO NO CENTRO SOCIOCULTURAL GRÊMIO MORENENSE NO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA-PB; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM LOTEAMENTO RESIDENCIAL URBANO NO MUNICÍPIO DE POCINHOS-PB; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
PROPOSTA PARA EDIFICAÇÃO COWORKING SUSTENTÁVEL DIRECIONADO À PROFISSIONAIS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA BIM PARA LEVANTAMENTO DE QUANTITATIVOS DE MATERIAIS DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR DE INTERESSE SOCIAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM PONTE DE CONCRETO ARMADO: ESTUDO DE CASO DA PONTE SOBRE O RIO SÃO PEDRO NA CIDADE DE QUEIMADAS - PB; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
DIAGNÓSTICO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO NO DISTRITO DE GALANTE - CAMPINA GRANDE - PARAÍBA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
DETERMINAÇÃO DE CUSTOS PARA REPAROS DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM EDIFICAÇÃO PÚBLICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM UM TRECHO DO CANAL DE TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO (EIXO LESTE) EM MONTEIRO-PB; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DE CUSTOS PARA EXECUÇÃO DE UMA PISCINA EM ALVENARIA ESTRUTURAL E CONCRETO ARMADO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
CONTROLE DE QUALIDADE DO PROCESSO CONSTRUTIVO DE PAREDE DE CONCRETO MOLDADA IN LOCO: UM ESTUDO DE CASO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ACESSIBILIDADE URBANA: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS VIAS DE PEDESTRES NA REGIÃO CENTRAL DE CAMPINA GRANDE (PB); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ESTUDO DA VIABILIDADE DA INSTALAÇÃO DE SISTEMA PARA REÚSO DE ÁGUAS CINZAS EM RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO DO MERCADO PÚBLICO DE PUXINANÃ/PB; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
AVALIAÇÃO DE SOLOS PARA UTILIZAÇÃO EM CAMADAS DE BASE, INTERMEDIÁRIA E DE COBERTURA FINAL DE ATERROS SANITÁRIOS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
INFLUÊNCIA DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DA CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR NO DESEMPENHO MECÂNICO DO CONCRETO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
COMPARAÇÃO ENTRE ORÇAMENTOS DE UMA CASA POPULAR COM BASE NO SINAPI E COLETA DE PREÇOS LOCAIS NA CIDADE DE ALCANTIL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS CAUSADAS POR DEFORMAÇÕES EM UM ESCRITÓRIO NO MUNICÍPIO DE MOGEIRO-PB; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
DEFICIÊNCIAS NO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM PEQUENOS MUNICÍPIOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
PRINCIPAIS CAUSAS DE MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS NA ALVENARIA DE VEDAÇÃO DE RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DE PERDAS DURANTE A EXECUÇÃO DA OBRA COM SISTEMA SINAPI: ESTUDO DE CASO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DE CASO EM OBRA DE PEQUENO PORTE NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PB; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
PROCEDIMENTOS DE FISCALIZAÇÃO E REGULARIZAÇÃO DE EDIFICAÇÕES EM CAMPINA GRANDE JUNTO AO CREA-PB; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DA CURVA DE RETENÇÃO DO SOLO DE UMA BARRAGEM DA REGIÃO DO CURIMATAÚ OCIDENTAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
IDENTIFICAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM UMA EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
COMPARATIVO DOS QUANTITATIVOS DAS ESQUADRIAS DE UMA EDIFICAÇÃO ANTES E APÓS A EXECUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE FÍSICO-FINANCEIRA UTILIZANDO ESTRUTURA EM AÇO E CONCRETO ARMADO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
COMPARAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DE SOLOS DE UM LIXÃO E DE UM ATERRO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA-PB; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Compatibilização dos projetos de uma edificação multifamiliar tendo a plataforma BIM como ferramenta de análise; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Diagnóstico do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Patos-PB; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Análise do gerenciamento e controle de custos da execução de uma obra pública da cidade de Picuí-PB; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Análise das patologias ocasionadas pela ineficiência ou ausência de impermeabilização em construções residenciais unifamiliares; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Comparativo orçamentário entre estrutura metálica e de concreto armado de uma construção multifamiliar na cidade de Campina Grande-PB; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Incorporação dos resíduos de corte de mármore e granito para impermeabilização de solos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Uso de resíduo de corte e serragem de mármore e granito no solo para uso em pavimentos urbanos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DAS PATOLOGIAS ESTRUTURAIS EM UMA EDIFICAÇÃO DE USO MISTO NA CIDADE DE OROBÓ-PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA NA UTILIZAÇÃO DA TABELA SINAPI COMO INDICADOR ORÇAMENTÁRIO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO PBQP-H EM CONSTRUTORA DE MÉDIO PORTE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DE PATOLOGIAS ENCONTRADAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SOSSEGO-PB E OS RISCOS QUE PODEM OFERECER A SEUS USUÁRIOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA PRODUÇÃO EM UMA OBRA DE USO MISTO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
ANÁLISE DE CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO DE REFORMA EM UMA UNIDADE HOSPITALAR LOCALIZADA EM RECIFE-PE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
CUSTOS PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE COLETA E TRANSPORTE DE ESGOTO SANITÁRIO: ESTUDO DE CASO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Monitoria - Resistência dos Materiais I; 2024; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Monitoria - Resistência dos Materiais I; 2023; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Monitoria - Resistência dos Materiais I; 2022; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Centro Universitário de Patos; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Monitoria - Estradas; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Monitoria - Topografia; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Monitoria - Topografia; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil) - Centro Universitário MAURÍCIO DE NASSAU; Orientador: Pabllo da Silva Araujo;
Produções bibliográficas
-
DINIZ, FELIPE FIRMINO ; SOUZA, JORDAN CARNEIRO MARTINS DE ; ARAUJO, PABLLO DA SILVA ; GUERRA, TUILLY DE FÁTIMA FURTADO ; NASCENTES, REJANE ; COELHO JUNIOR, LUIZ MOREIRA ; MONTEIRO, VERUSCHKA ESCARIÃO DESSOLES ; DE MELO, MÁRCIO CAMARGO . Geotechnical performance index to validate landfill cover efficiency: Cleaner production and circular economy in the Brazilian semi-arid region. Geomechanics for Energy and the Environment , v. 45, p. 100795, 2026.
-
SUCUMA, ARNALDO ; MARINHO BRASIL, DANIELLE ; ARAÚJO DOS SANTOS, EDILENE ; GOMES SOARES, GISELLY ; DA SILVA ARAÚJO, PABLLO ; LÍVIA FERNANDES DE ANDRADE, WILLIANNE . Direitos humanos, desigualdade social e econômica: uma breve análise sobre os impactos do neocolonialismo no sul global. REVISTA COOPEX , v. 16, p. 7.874-7.895, 2025.
-
NICOLAU DE LIMA, BRUNO ; CECÍLIA MAIA DOS SANTOS, ANUNCIADA ; DE SOUSA CARNEIRO NINO, LARYSSA ; DA SILVA ARAUJO, PABLLO . CAPACIDADE DE INFILTRAÇÃO DO SOLO PARA AUXILIAR EM PROJETOS DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE MENOR PORTE EM PATOS - PB. REVISTA COOPEX , v. 16, p. 8230-8246, 2025.
-
SOUZA JÚNIOR, ALEXANDRE DE ; LIRA, BRUNA SILVEIRA ; ARAÚJO, HENRIQUE ANTÔNIO OLIVEIRA ; CARVALHO, JEOVANESA RÉGIS ; SOUSA, MARIA NATÁLIA DE MELO ; ARAUJO, PABLLO DA SILVA ; GURJÃO, RENAN ÍTALO LEITE ; PAIVA, WILLIAM DE . Statistical comparison between the adjustment equations of the water retention curve in sanitary landfills coverage soil. ÁGUAS SUBTERRÂNEAS , v. 35, p. 1-10, 2022.
-
SILVA, T. F. ; SANTOS, J. J. N. ; SOUZA, J. C. M. ; ARAUJO, P. S. ; PAIVA, W. . Comportamento da permeabilidade não saturada em camada de cobertura de aterro sanitário no semiárido brasileiro. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE) , v. 27, p. 1049-1057, 2022.
-
SANTOS, J. J. N. ; SOUZA, J. C. M. ; ARAUJO, P. S. ; MELO, M. C. ; MONTEIRO, V. E. D. . Efeito da adição de composto orgânico no solo de Camadas de Cobertura de Aterros Sanitários e sua influência nas propriedades geotécnicas. REVISTA DAE , v. 69, p. 154-166, 2021.
-
GUEDES, M. J. F. ; MOREIRA, F. G. S. ; SANTOS, J. J. N. ; ARAUJO, P. S. ; LYRA, M. V. M. ; MELO, M. C. ; MONTEIRO, V. E. D. . GAS RETENTION EFFICIENCY OF A COMPACTED SOIL LANDFILL FINAL COVER IN A SEMI-ARID CLIMATE. Environmental Engineering and Management Journal , v. 20, p. 1843-1851, 2021.
-
ARAUJO, P. S. . Proposta de monitoramento da camada de cobertura de solo compactado de aterros sanitários: Estudo de caso. ESPECIALIZE , v. 01, p. 1-18, 2018.
-
ARAUJO, P. S. ; ARAUJO NETO, C. L. ; TRINDADE, J. R. ; MELO, M. C. . Engenharias e Arquitetura: abordagens sobre Ensino e Pesquisa. ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO EM DESLOCAMENTOS HORIZONTAIS DE ATERROS SANITÁRIOS. 1ed.CAMPINA GRANDE: REALIZE EDITORA, 2022, v. 1, p. 1266-1281.
-
NICACIO, G. B. ; ARAUJO, PABLLO DA SILVA . AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA ÁREA DEGRADADA DO ANTIGO LIXÃO DO MUNICÍPIO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE. In: II Meeting Paraibano da Construção, 2022, PATOS-PB. SMARTS CITIES: TECNOLOGIAS APLICADAS DO EDIFÍCIO À CIDADE. PATOS-PB, 2022. v. 3. p. 56-69.
-
ARAUJO, P. S. ; VIEIRA, E. M. S. ; SOUSA, R. B. A. ; SILVA, D. L. M. ; PAIVA, W. . Caracterização geotécnica do solo utilizado na camada de cobertura de um aterro sanitário. In: 8º Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos em Universidades, 2017, Campina Grande-PB. GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS: UNIVERSIDADE & COMUNIDADE, 2017.
-
ARAUJO, P. S. ; SANTOS, J. J. N. ; ARAUJO NETO, C. L. ; SOUSA, R. B. A. ; PAIVA, W. . ANÁLISE DA VIABILIDADE DO USO DE SOLO COMO MATERIAL IMPERMEABILIZANTE EM ATERROS SANITÁRIOS. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016, Campina Grande. Anais do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2016.
-
SILVA, D. L. M. ; SANTOS, J. J. N. ; ARAUJO NETO, C. L. ; ARAUJO, P. S. ; MONTEIRO, V. E. D. . INFLUÊNCIA DA PLASTICIDADE E MINERALOGIA DO SOLO NO DESEMPENHO DE LINERS EM ATERROS SANITÁRIOS. In: 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, 2016, Foz do Iguaçu - PR. Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia, 2016.
-
FARIAS, R. M. S. ; CARIBE, R. M. ; ARAUJO, P. S. ; MONTEIRO, V. E. D. ; MELO, M. C. . INFLUÊNCIA DO PROCESSO EVOLUTIVO DE DEGRADAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA OCORRÊNCIA DE RECALQUES. In: 17º Silubesa/Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016, Florianópolis. Anais do Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2016.
-
ARAUJO NETO, C. L. ; SOUSA, R. B. A. ; NOBREGA, B. M. A. ; ARAUJO, P. S. ; REIS, R. F. ; MELO, M. C. ; PAIVA, W. ; MONTEIRO, V. E. D. . INFLUÊNCIA DO pH NOS RECALQUES DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM UM LISÍMETRO. In: XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, 2015, Belo Horizonte, 2016.
-
ARAUJO, P. S. ; SILVA, D. L. M. ; CARIBE, R. M. ; BATISTA, P. I. B. ; MONTEIRO, V. E. D. . Estudo Geotécnico para Impermeabilização de Aterro Sanitário em Escala Experimental. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 2014, GOIÂNIA-GO. XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA, 2014.
-
CARIBE, R. M. ; ARAUJO, P. S. ; BATISTA, P. I. B. ; FARIAS, R. M. S. ; PAIVA, W. . ESTUDO DE COMPACTAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB EM UMA CÉLULA EXPERIMENTAL. In: I Conferência Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa, 2012, Sousa-PB. CIGAC Semiárido, 2012.
-
ARAUJO, P. S. ; MONTEIRO, V. E. D. . Estudo Geotécnico para Impermeabilização de Aterro Sanitário em Escala Experimental. In: X Congresso de Iniciação Científica da UFCG, 2013, Campina Grande. Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, 2013.
-
ARAUJO, P. S. ; MONTEIRO, V. E. D. . ESTUDO DE PARÂMETROS GEOTÉCNICOS: ESTRUTURAÇÃO DE BANCO DE DADOS A PARTIR DE CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA APLICADA A ATERROS SANITÁRIOS. In: IX Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande, 2012, Campina Grande. Pesquisa e Inovação: Ideias Sustentáveis, 2012.
-
SUCUMA, A. ; FALCAO, A. G. ; ARAUJO, P. S. . DIREITOS HUMANOS, CULTURA E IMPACTOS SOCIAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS: ESPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DA SERRA DO TALHADO E DA PITOMBEIRA. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARAUJO, F. T. A. ; ARAUJO, P. S. . ANÁLISE DO SURGIMENTO DE NEOPLASIAS EM CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL: UMA REVISÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MONTEIRO, V. E. D. ; MELO, M. C. ; NOBREGA, B. M. A. ; ARAUJO NETO, C. L. ; REIS, R. F. ; SILVA, W. P. ; DINIZ, A. O. G. ; ARAUJO, P. S. ; SANTOS, J. J. N. ; SOUSA, R. B. A. ; COSTA, D. B. . Utilização de drones para monitoramento das deformações verticais de aterros sanitários. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARIBE, R. M. ; ARAUJO, P. S. ; BATISTA, P. I. B. ; FARIAS, R. M. S. ; PAIVA, W. . ESTUDO DE COMPACTAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE/PB EM UMA CELULA EXPERIMENTAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ARAUJO, P. S. . Comissão Científica e Avaliadora do IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. 2019.
MONTEIRO, V. E. D. ; MELO, M. C. ; PAIVA, W. ; ARAUJO NETO, C. L. ; ARAUJO, P. S. ; SILVA, D. L. M. . Análise Geoambiental de Solos. 2017.
MONTEIRO, V. E. D. ; ARAUJO, P. S. ; BATISTA, P. I. B. ; CARIBE, R. M. . Ensaio de Permeabilidade a Carga Variável. 2014.
MONTEIRO, V. E. D. ; ARAUJO, P. S. ; BATISTA, P. I. B. . Ensaio de Resistência ao Cisalhamento Direto - Drenado. 2013.
Projetos de pesquisa
-
2017 - Atual
NOVAS TECNOLOGIAS DE MEDIÇÕES GEOTÉCNICAS E AMBIENTAIS PARA MONITORAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS, Descrição: Desenvolver metodologias alternativas de instrumentação agroambiental baseadas nos conceitos de baixo custo, automação e expansibilidade pertinentes às diversas configurações de aterros sanitários. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Pabllo da Silva Araujo - Integrante / Rômulo de Medeiros Caribé - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador / Márcio Camargo de Melo - Integrante / Breno Moura de Araújo Nóbrega - Integrante / Cláudio Luís de Araújo Neto - Integrante / Raquel Freitas Reis - Integrante / Jeovana Jisla das Neves Santos - Integrante / Raul Batista Araújo de Sousa - Integrante / Kellianny Oliveira Aires - Integrante / Maria Josicleide Felipe Guedes - Integrante / Thiago Fernandes da Silva - Integrante / William de Paiva - Integrante / Francisco Gleson dos Santos Moreira - Integrante / Petrov Crescêncio Lobo - Integrante / Raimundo Carlos Silvério Freire - Integrante.
-
2016 - 2017
Reatores e Cubas experimentais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pabllo da Silva Araujo - Integrante / Rômulo de Medeiros Caribé - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador / Daniela Lima Machado da Silva - Integrante / Maria Josicleide Felipe Guedes - Integrante / Alessandra Martins Avelino de Amorim - Integrante / Francisco Gleson dos Santos Moreira - Integrante / Petrov Crescêncio Lobo - Integrante / Luís Antônio Oliveira Nunes - Integrante / Rebeca Thaiana Pimentel - Integrante.
-
2015 - 2016
Automação e Instrumentação geoambiental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pabllo da Silva Araujo - Integrante / Rômulo de Medeiros Caribé - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador / Breno Moura de Araújo Nóbrega - Integrante / Cláudio Luís de Araújo Neto - Integrante / Raquel Freitas Reis - Integrante.
-
2015 - Atual
Ensaios Geotécnicos e Instrumentação geoambiental, Descrição: Estudo destinado para realização de análises de Solos e de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) aplicando conceitos já consagrados pela Geotecnia Clássica. A pesquisa aborda duas vertentes: as características dos solos como material para utilização em aterros sanitários, com enfoque no seu uso como material impermeabilizante destes maciços; e os RSU abordando seu comportamento geomecânico fazendo relações com a Geotecnia clássica. O presente projeto faz parte do Grupo de Geotecnia Ambiental (GGA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pabllo da Silva Araujo - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador / Breno Moura de Araújo Nóbrega - Integrante / Cláudio Luís de Araújo Neto - Integrante / Raquel Freitas Reis - Integrante / Jeovana Jisla das Neves Santos - Integrante / Raul Batista Araújo de Sousa - Integrante / Alessandra Martins Avelino de Amorim - Integrante / Elba Magda de Souza Vieira - Integrante / Alex Martins Sousa Cardoso - Integrante.
-
2015 - Atual
Estudo de camada de cobertura de solo compactado de aterros sanitários, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Pabllo da Silva Araujo - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador / William de Paiva - Integrante.
-
2014 - 2015
Estudo sobre recalques em solos de camada de base e cobertura em aterros, Descrição: Este estudo consiste no monitoramento periódico dos recalques ocorridos numa célula experimental de aterro sanitário implantada no campus I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), cujo objetivo é analisar o comportamento dos recalques ocorridos na massa de Resíduo Sólidos Urbanos (RSU) indicando os fatores que contribuem para a evolução desse processo. Pesquisa integrante dos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Geotecnia Ambiental (GGA)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pabllo da Silva Araujo - Integrante / Rômulo de Medeiros Caribé - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador.
-
2012 - 2014
IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E ESTUDOS PARA ESTIMAR A POTENCIALIDADE DE GERAÇÃO DE BIOGÁS EM BIORREATORES PARA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SEVERINO CABRAL EM CAMPINA GRANDE-PB, Descrição: O presente trabalho procura defender o ensino por competência articuladas através da contextualização ao considerá-la cerne da interdisciplinaridade e assim suprir as necessidades de um ensino mais significativo, que promova uma análise reflexiva e analítica dos educandos, que viabilize a formação de indivíduos capazes de aliar a teoria à prática, de solucionar problemas, de se solidarizar com a comunidade e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pabllo da Silva Araujo - Integrante / Rômulo de Medeiros Caribé - Integrante / Pedro Igor Bezerra Batista - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador / Márcio Camargo de Melo - Integrante / Cibele Medeiros De Carvalho - Integrante / Breno Moura de Araújo Nóbrega - Integrante / Gabriel Monteiro Da Silva - Integrante / Dayane Mendes de Araújo Barbosa - Integrante / Raimundo Nonato Calazans Duarte - Integrante / Daniela Lima Machado da Silva - Integrante / Maraisa dos Santos Olimpio - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2013
Caracterização geotécnica aplicada a aterros sanitários com ênfase no estudo do fluxo de gás pela camada de cobertura, Descrição: Formar um banco de dados de solos com estudos geotécnicos para utilização em camada de base e cobertura de aterros e a estimativa do volume de gases emitidos pela camada de cobertura a partir do monitoramento de uma célula experimental de resíduos sólidos urbanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pabllo da Silva Araujo - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador.
-
2011 - 2012
Estudo de Parâmetros Geotécnicos: Estruturação de Banco de Dados a Partir de Caracterização Geotécnica Aplicada a Aterros Sanitários, Descrição: Formação de um banco de dados de solos da região, estudo de solos para utilização em camada de base e cobertura de aterros e o comportamento dos recalques em aterros de RSU a partir do monitoramento de uma célula experimental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pabllo da Silva Araujo - Integrante / Veruschka Escarião Dessoles Monteiro - Coordenador.
Prêmios
2015
1º Lugar na Olimpíada de Inovação da Paraíba (Categoria I - Ideia) - Utilização de drones para monitoramento das deformações verticais de aterros sanitários, UFCG.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário de Patos, UNIFIP, Engenharia Civil. , Rua Horácio Nóbrega - lado par, Belo Horizonte, 58704000 - Patos, PB - Brasil, Telefone: (83) 999373147
Experiência profissional
2017 - 2025
Faculdade Maurício de Nassau - Campina GrandeVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2017 - 2025
Faculdade Maurício de Nassau - Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor Pesquisador no Núcleo de Pesquisa em Engenharias Gerais (NPEG).
Atividades
-
08/2017 - 07/2025
Pesquisa e desenvolvimento, FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE.Linhas de pesquisa
-
02/2025 - 06/2025
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Digite o nome da disciplina ministrada a ser incluida e pressione a tecla ENTER, Sistemas Estruturais I (5NA)
-
02/2025 - 06/2025
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Digite o nome da disciplina ministrada a ser incluida e pressione a tecla ENTER, Estruturas em Concreto Armado (9NA), Projeto e Execução de Estradas e Rodovias (7NA)
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Concreto Armado (8NA), Topografia e Geoprocessamento (6NA)
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Topografia e Geoprocessamento (6MA)
-
02/2024 - 06/2024
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Estruturais II (7MA)
-
02/2024 - 06/2024
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas de Concreto Armado (9NA), Topografia Aplicada (7NA)
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Topografia (6MA)
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Concreto Armado (8NA), Fundamentos de Topografia (6NA)
-
02/2023 - 06/2023
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas em Concreto Armado (9NA), Topografia Aplicada (7NA), Fundações (9NA)
-
02/2023 - 06/2023
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Estruturais III (7MA)
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Concreto Armado (8NA), Fundamentos de Topografia (6NA)
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Topografia (6MA)
-
02/2022 - 06/2022
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas em Concreto Armado (9NA), Topografia Aplicada (7NA)
-
02/2022 - 06/2022
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Estruturais I (5MA)
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Topografia (6NA)
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Topografia (6NA)
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundações (9MA), Fundamentos de Geologia (5NA), Topografia Aplicada (7MA - 7NA)
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Estruturais III (7NA)
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Topografia (Turmas 6MA e 6NA)
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Topografia (Turma 6NA)
-
02/2020 - 06/2020
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundações (9MA), Fundamentos da Geologia (5NA), Topografia Aplicada (7MA - 7NA)
-
02/2020 - 06/2020
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Estruturais I (5NA)
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundações (Turma 9NA), Fundamentos da Topografia (Turmas 6MA e 6NA)
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Topografia (Turma 6NA)
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundações (Turmas 9MA e 9NA), Topografia Aplicada (Turmas 7MA e 7NA)
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Topografia (Turma 6NA)
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Topografia (Turmas 6MA e 6NA), Processos Construtivos (Turma 7NA), Estradas (Turmas 8MA e 8NA)
-
02/2018 - 06/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração e Planejamento de Obras (7MA - 7NA - 9MA - 9MB - 9NA - 9NB), Construção Civil (6NA), Hidrologia (5MA - 5NA), Processos Construtivos (7MA)
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Administração e Planejamento de Obras (9NA - 9NB), Estágio Supervisionado I (8MA - 8MB)
2026 - Atual
Centro Universitário de PatosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mediador Pedagógico, Carga horária: 12
2020 - Atual
Centro Universitário de PatosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Núcleo Docente Estruturante (NDE), Carga horária: 1
2020 - Atual
Centro Universitário de PatosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colegiado do Curso, Carga horária: 1
2019 - Atual
Centro Universitário de PatosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2025 - 2025
Centro Universitário de PatosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 10
Atividades
-
02/2026
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Resistência dos Materiais I (4 Período), Mecânica dos Solos I (7 Período), Estruturas de Concreto Armado II (9 Período), Planejamento e Controle das Construções (9 Período)
-
02/2026
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Estruturais II (5 Período), Topografia Aplicada à Arquitetura e Urbanismo (4 Período)
-
08/2019
Pesquisa e desenvolvimento, UNIFIP.Linhas de pesquisa
-
08/2025 - 12/2025
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas de Concreto Armado II (9 Período), Mecânica dos Solos I (7 Período), Resistência dos Materiais I (5 Período), Planejamento e Controle das Construções (9 Período)
-
08/2025 - 12/2025
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sistemas Estruturais II (5 Período), Topografia Aplicada à Arquitetura e Urbanismo (4 Período)
-
02/2025 - 06/2025
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas de Concreto Armado II (9 período), Mecânica dos Solos I (7 período), Resistência dos Materiais I (5 período)
-
08/2024 - 06/2025
Extensão universitária , UNIFIP.Atividade de extensão realizada, Mapeamento da capacidade de infiltração do solo em Patos PB.
-
08/2024 - 12/2024
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas de Concreto Armado II (9 Período), Mecânica dos Solos I (7 Período), Resistência dos Materiais I (5 Período)
-
02/2024 - 06/2024
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas de Concreto Armado II (9 Período), Mecânica dos Solos I (7 Período), Resistência dos Materiais I (5 Período)
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas de Concreto Armado II (9o Período), Mecânica dos Solos I (7o Período), Resistência dos Materiais I (5o Período), Trabalho de Conclusão de Curso I (9o Período), Trabalho de Conclusão de Curso II (10o Período)
-
02/2023 - 06/2023
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas de Concreto Armado II (9 Período), Mecânica dos Solos I (7 Período), Resistência dos Materiais I (5 Período)
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas de Concreto Armado II (Turma 9º Período), Mecânica dos Solos I (Turma 7º Período), Resistência dos Materiais I (Turma 5º Período)
-
11/2022 - 11/2022
Ensino, Especialização em Engenharia de Estruturas e Fundações, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projetos de Estruturas de Contenção
-
02/2022 - 06/2022
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas de Concreto Armado II (Turma 9º Período), Mecânica dos Solos I (Turma 7º Período), Resistência dos Materiais I (Turma 5º Período)
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estruturas de Concreto Armado II (Turma 9º Período), Mecânica dos Solos I (Turma 7º Período), Resistências dos Materiais I (Turma 5º Período)
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Mecânica dos Solos I (Turma 7º Período), Resistência dos Materiais I (Turma 5º Período)
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Mecânica dos Solos I (Turma 7º período), Resistência dos Materiais I (Turma 5º período)
-
02/2020 - 06/2020
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Higiene e Segurança no Trabalho (Turma 6º período), Resistência dos Materiais I (Turma 5º período)
-
04/2020 - 04/2020
Ensino, Especialização em Engenharia de Estruturas e Fundações, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Projetos de Estruturas de Contenção
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Resistência dos Materiais I (Turma 5º período)
2016 - Atual
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Engenheiro Conv. ECOSOLO/UFCG, Enquadramento Funcional: Engenheiro/Pesquisador do Monit. Ambiental, Carga horária: 10
2011 - Atual
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Integrante do Grupo de Geotecnia Ambiental (GGA).
2014 - 2016
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador da disc. Mecânica dos Solos Exp., Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Colaborador da disciplina Mecânica dos Solos Experimental para o curso de graduação em engenharia civil - 30 horas.
2012 - 2013
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: PIVIC - Voluntário, Carga horária: 20
2011 - 2012
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: PIVIC - Voluntário, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2015
Pesquisa e desenvolvimento, UFCG.Linhas de pesquisa
-
05/2017 - 09/2017
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão, Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Colaborador da Disciplina Mecânica dos Solos Experimental para o curso de graduação em engenharia civil - Turma 01 - Semestre 2017.1 - 30 horas.
-
10/2016 - 04/2017
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão, Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Colaborador da Disciplina Mecânica dos Solos Experimental para o curso de graduação em engenharia civil - Turma 04 - Semestre 2016.2 - 30 horas.
-
06/2016 - 10/2016
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão, Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Colaborador da Disciplina Mecânica dos Solos Experimental para o curso de graduação em engenharia civil - Turma 02 - Semestre 2016.1 - 30 horas.
-
02/2016 - 06/2016
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão, Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Colaborador da Disciplina Mecânica dos Solos Experimental para o curso de graduação em engenharia civil - Turma 04 - Semestre 2015.2 - 30 horas.
-
04/2015 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão, Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Colaborador da Disciplina Mecânica dos Solos Experimental para o curso de graduação em engenharia civil - Turma 01 - Semestre 2015.1 - 30 horas.
-
10/2014 - 03/2015
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão, Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Colaborador da Disciplina Mecânica dos Solos Experimental para o curso de graduação em engenharia civil - Turma 03 - Semestre 2014.2 - 30 horas.
-
02/2013 - 11/2014
Extensão universitária , UFCG.Atividade de extensão realizada, Ministração de aulas de matemática no Projeto de Extensão intitulado Pré-Vestibular Solidário.
-
08/2011 - 08/2013
Outras atividades técnico-científicas , Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão, Conselho de Educação, Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Aluno voluntário de iniciação científica - modalidade PIVIC.
2015 - 2019
GL CONSTRUCOES EIRELI - EPPVínculo: Responsável técnico, Enquadramento Funcional: Engenheiro civill
Outras informações:
Desempenho de cargo e função técnica; fiscalização de obra e serviço técnico; mensuração dos serviços executados na obra; supervisão, consultoria, assistência e assessoria técnica.
2017 - 2020
CONSTRUTORA ANDRADE E AMORIM LTDAVínculo: Responsável técnico, Enquadramento Funcional: Engenheiro civill
Outras informações:
Desempenho de cargo e função técnica; fiscalização de obra e serviço técnico; mensuração dos serviços executados na obra; supervisão, consultoria, assistência e assessoria técnica.
2012 - 2012
Iramiltos Sátiro: Assessoria e ProjetosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Cadista, Carga horária: 40
Outras informações:
Elaboração de projetos em AutoCAD, acompanhamento de projetos para Prefeituras Municipais, Instituições e Governo do Estado, oferecendo serviços na área técnica em edificações.
2014 - 2015
Davus Engenharia e IncorporaçõesVínculo: , Enquadramento Funcional: Estagiário da Construções de Edifícios, Carga horária: 30
Outras informações:
Acompanhamento de todos os processos inerentes a elaboração e estruturação do projeto executivo, realização de levantamentos quantitativos de materiais e de produção sob a orientação do engenheiro, fiscalização dos serviços de terceiros na obra, aprendizado dos processos construtivos, e interação com a equipe de operação e gestão da obra para monitoramento e controle de atividades.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pabllo da Silva Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?