Suelen Cristina da Silva

É Doutoranda em Linguística - UFMG, Mestre em Letras: Estudo da Linguagem - UFOP e graduada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa. É membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Dialetologia e Sociogeolinguística (GPDS-UFOP). Foi bolsista CAPES durante sua participação no PED- Letras (Projeto de Estímulo à Docência) na UFOP. Contatos: (31) 984574826 / Email: suelen.ufop@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras

2018 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O USO DOS PRONOMES DE SEGUNDA PESSOA NAS MESORREGIÕES CAMPO DAS VERTENTES E ZONA DA MATA DE MINAS GERAIS,
Eduardo Tadeu Roque Amaral.

Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem

2015 - 2017

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: A variação dos pronomes TU/VOCÊ na cidade mineira de Ressaquinha (MG),Ano de Obtenção: 2017
Clézio Roberto Gonçalves.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Letras: licenciatura em língua portuguesa

2010 - 2014

Universidade Federal de Ouro Preto
Bolsista do(a): Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2008 - 2009

Adjetivo - Centro Técnico de Ensino Profissional

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2005

Escola Estadual Aníbal de Freitas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Instalações Eletricas Industriais. (Carga horária: 180h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Sociolinguística /Dialetologia e Geolinguística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Letras.Um estudo da variação dos pronomes de segunda pessoa no Estado mineiro. 2019. (Seminário).

Semana de Eventos FALE - UFMG. "O uso dos pronomes de segunda pessoa do singular no falar Ressaquinhense. 2018. (Congresso).

III Diverminas - Encontro sobre a diversidade lingística em Minas Gerais. A variação Tu e Você no falar ressaquinhense. 2017. (Congresso).

II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A VARIAÇÃO TU/VOCÊ EM RESSAQUINHA (MG). 2016. (Congresso).

II SEMPO: SEMINÁRIO DE PESQUISA POSLETRAS: A LINGUAGEM SOBRE MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS.A VARIAÇÃO PRONOMINAL. 2016. (Seminário).

I Seminário de pesquisas sobre linguagens, culturas e identidades.Uma abordagem sociolinguística: a variação pronominal Tu/Você. 2016. (Seminário).

VI Seminário de Atividades Acadêmicas.Uma abordagem sociolinguística: a variação pronominal Tu/Você em Ressaquinha (MG). 2015. (Seminário).

24º FALE. Linguagem oral e escrita trabalhadas nas perspectivas da literatura de cordel e cinema.. 2013. (Congresso).

DESLUMBRANTE DIALÉTICA: O Brasil no Olhar de Elizabeth Bishop. Monitora do Congresso Internacional DESLUMBRANTE DIALÉTICA: O Brasil no Olhar de Elizabeth Bishop. 2011. (Congresso).

II Semana da conciência Negra. 2011. (Congresso).

XII Semana de Letras da UFOP. 2011. (Outra).

IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Monitora do IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. 2010. (Encontro).

XI Semana de Letras da UFOP. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adalcio Carvalho de Araujo

ARAÚJO, A. C.; ARGUS, Alfredo. A SANITIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO PARTE DO PROCESSO DE SAUDE MENTAL, FÍSICA E SOCIAL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Soélis Teixeira do Prado Mendes

MENDES, Soélis Teixeira do Prado; COELHO, M. S.; GONCALVEZ, C. R.. A variação dos pronomes tu/você na fala mineira de Ressaquinha/MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Soélis Teixeira do Prado Mendes

MENDES, Soélis Teixeira do Prado; GONCALVEZ, C. R.. A variação dos pronomes tu/você na fala mineira de Ressaquinha (MG). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aléxia Teles Duchowny

GONCALVES, C.; COELHO, M. S.;DUCHOWNY, A. T.. A variação dos pronomes TU/VOCÊ na fala mineira de Ressaquinha - MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Maria do Socorro Vieira Coelho

GONCALVES, C. R.; MENDES, S. T. P.; SILVA, S. C.;COELHO, Maria do Socorro Vieira. A variação dos pronomes tu/você na fala mineira de Ressaquinha. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem - UFOP) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Andressa Cristina Coutinho Barboza

Mediação entre projetos escolares e currículo no ensino de Língua Portuguesa; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Andressa Cristina Coutinho Barboza;

Eduardo Tadeu Roque Amaral

O uso dos pronomes de segunda pessoa nas mesorregiões Campo das Vertentes e Zona da Mata de Minas Gerais; Início: 2018; Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, Suelen C. ; GONCALVES, C. R. . A variação tu e você no falar ressaquinhense. CALETROSCÓPIO , v. v6, p. 87-100, 2018.

  • SILVA, Suelen C. ; GONCALVES, C. R. . A variação tu e você na fa mineira de Ressaquinha (MG). In: FRANCESCHINI, Lucelene Teresinha; LOREGIAN-PENKAL, Loremi. (Org.). SOCIOLINGUÍSTICA: estudos de variação e mudanças e atitudes linguísticas. 1eded.Guarapuava: Unicentro, 2018, v. v1, p. 22-32.

  • SILVA, Suelen C. . A VARIAÇÃO TU/VOCÊ EM RESSAQUINHA (MG): ESTUDOS PRELIMINARES. In: II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2016, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNL Sociolinguística, Dialetologia e Geografia Linguística. Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2016. v. XX. p. 71-82.

  • SILVA, Suelen C. . Retratos da Variação Tu/Você em Ressaquinha (MG). In: XIV Semana De Letras da UFOP, 2016, Mariana. Cadernos de Resumos XVI Semana de Letras da UFOP, 2016. p. 99-99.

  • SILVA, Suelen C. . A VARIAÇÃO TU/VOCÊ EM RESSAQUINHA (MG). In: II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2016, Rio de Janeiro. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos. Rio de Janeiro: Cadernos do CNLF, 2016. v. XX. p. 41.

  • SILVA, Suelen C. . UM ESTUDO DA VARIAÇÃO DOS PRONOMES DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR NO ESTADO MINEIRO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Suelen C. . 'O uso dos pronomes de segunda pessoa do singular no falar Ressaquinhense. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Suelen C. . A variação Tu e Você no falar ressaquinhense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Suelen C. . Uma Abordagem sociolinguística: a variação tu\você. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Suelen C. . A Variação Tu\Você em Ressaquinha (MG). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, Suelen C. . A Variação Pronominal na fala mineira de Ressaquinha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    A variação dos pronomes de segunda pessoa nas mesorregiões mineiras Campo das Vertentes e Zona da Mata, Descrição: Este trabalho, em andamento, faz parte de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudo Linguístico da Universidade Federal de Minas Gerais. Tal estudo é uma abordagem sociolinguística e tem como objetivo analisar a variação dos pronomes de segunda pessoa do singular(tu, você, ocê e cê) no Estado de Minas, mais especificamente, nas cidades Antônio Carlos, Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Carandaí, Santos Dumont e Ressaquinha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suelen Cristina da Silva - Coordenador / Eduardo Tadeu Roque Amaral - Integrante.

  • 2015 - 2017

    A variação dos pronomes TU/VOCÊ na fala mineira de Ressaquinha (MG), Descrição: A presente pesquisa é parte do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. O estudo em questão investigou a variação pronominal Tu/Você na cidade de Ressaquinha (MG). O corpus foi constituído por meio de entrevistas com falantes do município e foram submetidos ao tratamento estatístico através do programa computacional GoldVarb X. Foram utilizados os pressupostos teórico-metodológicos da teoria da Variação Mudança Linguística, preconizada por Weinreich, Labov e Herzog (1968), entre outros. Os resultados apontaram que o uso do pronome Tu na fala ressaquinhenses é favorecido, em ordem de relevância, pelos fatores "tipo de referência", "contexto sintático", "tipo de discurso" e "faixa etária". Conclui-se que o uso de Tu no município de Ressaquinha (MG) não é estigmatizado, mas sim de uso geral pelos falantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suelen Cristina da Silva - Integrante / Clézio Roberto Gonçalves - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    PIBID-PED-UFOP - Mediação entre projetos escolares e currículo no ensino de Língua Portuguesa, Descrição: Descrição: O PED Letras iniciado em 2012, é um projeto vinculado à Capes que funciona com uma parceria entre a UFOP e a Escola Estadual "Professor Soares Ferreira" (Mariana, MG). Seu objetivo principal é oferecer ao aluno de licenciatura em Letras uma reflexão aprofundada a respeito do trabalho com projetos na Educação Básica, mais especificamente, no segundo segmento do Ensino Fundamental. O principal interesse é criar um grupo de trabalho que discuta a importância do planejamento de projetos escolares, tendo em vista o currículo definido para uma determinada etapa da escolarização... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Suelen Cristina da Silva - Integrante / Mara Júnia de Assis - Integrante / Renata Maria de Oliveira Milagres - Integrante / Reginaldo Rodrigues da Silva - Integrante / Rejane Aparecida Cassiano - Integrante / Valmir Soares Junior - Integrante / Angela Dutra da Silva - Integrante / Natasha Castro - Integrante / Nayara Romagnoli - Integrante / Lívia Gomes - Integrante / Andressa Cristina Coutinho Barboza - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - 2017

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Mestranda em letras, Carga horária: 20

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Parceria entre a UFOP com a Escola Estadual Soares Ferreira - Ministração de aulas lúdicas voltadas para a leitura, interpretação de texto e literatura brasileira, tendo como foco os alunos do ensino fundamental II. Principal objetivo era aguçar a criatividade do aluno, fazendo-o interessar pela leitura, reforçando sua habilidade de compreensão e interpretação de texto.

    Atividades

    • 03/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2016 - 12/2016

      Estágios , Programa de Pós-graduação em Letras-Mestrado, .,Estágio realizado, Estágio realizado na disciplina de Sociolinguística da UFOP, com acompanhamento do professor orientador. Densenvolveu-se atividades como lecionar aulas, acompanhamento nas atividades avaliativas dos alunos e monitorias..

  • 2017 - 2017

    Escola Estadual Monsenhor Morais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professora de Língua Portuguesa, lecionando para o ensino fundamental para as seguintes séries (6º ao 9º)

  • 2016 - 2016

    Escola Estadual Monsenhor Morais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Professora de Língua Portuguesa do 9º ano/ Ensino Fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos/ Ensino Médio - Planejamento e ministração de aulas, estabelecendo mecanismo de avaliação, organizando registro de observações dos alunos e participando das atividades extraclasse.

  • 2017 - 2017

    Escola Estadual Padre Viegas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 17

    Outras informações:
    Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, com atuação nas séries (6º ao 9º).