Rafael Moraes Limongelli

Rafael Limongelli é Doutorando em Educação (UNICAMP), Mestre em Educação (UNIFESP, 2017), bacharel em Ciências Sociais (PUC, 2013) e técnico em Artes Cênicas (INDAC, 2008) e publicou o livro de poemas Cretino (Ed. Patuá, 2013) e Duna (Ed. Patuá, 2018), colabora com ensaios, artigos e poemas nas revistas Alegrar (SP), Texturas (SC), Córrego (SP) e Barril (BA). Desenvolve pesquisas, criticas e práticas em artes integradas, transitando entre dança, teatro, performance, literatura e artes visuais. Atualmente é curador do espaço multiartístico Capital 35 (SP) e articulador cultural da Rizoma Livros e da FLIPEI Festa Literária Pirata das Editoras Independentes. + rafaelimao.wixsite.com/site @ rafaelimao@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 12/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Educação

2019 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Fixo e Transitório Uma cartografia das práticas em educação em contextos de exposição de artes visuais entre 2006- 2016,
Orientador: Silvio Gallo

Mestrado em Pós-Graduação em Educação

2015 - 2017

Universidade Federal de São Paulo
Título: Horta da vida: uma cartografia entre adolescentes em conflito com a lei e uma experiência educacional,Ano de Obtenção: 2017
Prof. Dr. Alexandre Filordi de Carvalho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Adolescente em conflito com a lei; Deleuze; Guattari; Cartografia; Fundação CASA.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Graduação em Ciências Sociais

2009 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Os jovens não são da CASA
Orientador: Edson Passetti

Curso técnico/profissionalizante

2006 - 2008

Instituto de Arte e Ciência Escola de Atores

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Workshp de Trabalho Vocal. (Carga horária: 24h). , Oficina Cultural do Estado de São Paulo - Oswald de Andrade, OC OSWALD, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TOTORA, S. ; LIMONGELLI, R. M. ; OSORIO, S. ; CHAVES JUNIOR, W. W. . dessemana de Ciências Sociais : dispositivos de segurança em questão.. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Apresentação Pública de Pós Doutorado "Por que comer o bispo Sardinha? Oswald, educação e antropofagia. 2019. (Outra).

Curso de Formação em Gaia e Educação Difusa. 2019. (Oficina).

Da Cena do Contato ao Inacabamento da História - com exibição de trechos de filmes de contato entre cineastas brancos e povos indígenas. 2019. (Outra).

Do caos ao cais e vice-versa: intersecções entre Filosofia, Ciência e Arte.VOYAGE CIBORGUE SONORA # 1. 2019. (Encontro).

11a Conferência Internacional Deleuze e Guattari: Microrevoluções e políticas e desejo: máquinas de guerra contra os fascismos ? 2018. Viver em trânsito por territórios movediços. 2018. (Congresso).

11a Conferência Internacional Deleuze e Guattari: Microrevoluções e políticas e desejo: máquinas de guerra contra os fascismos ? 2018 CAMP. 2018. (Oficina).

Cartograma.MAB : Vizinhos, Projetos em parcerias. 2017. (Simpósio).

II Encontro Nacional da Rede de Educadores de Museus.Viver em trânsito. 2017. (Encontro).

III Simpósio Internacional de Arte e Educação. 2017. (Simpósio).

O Potencial das Artes e da Educação. 2017. (Oficina).

Conexões VI.Erro 447 - Cuidado palhaços na engrenagem. 2015. (Seminário).

V Congresso SOFELP. Devir-palhaço e formação de educadores. 2015. (Congresso).

VII Seminário Conexões Deleuze.Palhaços na Engrenagem - Erro 144. 2015. (Seminário).

VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.Uma possibilidade patética - educadores e palhaços. 2015. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

André Bocchetti

CARVALHO, A. F.;BOCCHETTI, André; PENNA, M. G. O.. Horta da vida: uma cartografia entre adolescentes em conflito com a lei e uma experiência educacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Marieta Gouvea de Oliveira Penna

CARVALHO, A.F.; TÓTORA, S. M. C.;PENNA, M. G. O.. Horta da vida: uma cartografia entre adolescentes em conflito com a lei e uma experiência educacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Marieta Gouvea de Oliveira Penna

CARVALHO, A.F.; BOCCHETTI, A.;PENNA, M. G. O.. Horta da vida: uma cartografia entre adolescentes em conflito com a lei e uma experiência educacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Alexandre Filordi de Carvalho

CARVALHO, Alexandre Filordi de; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira; TOTORA, S. M. C.. Horta da vida: uma cartografia entre adolescentes em conflito com a lei e uma experiência educacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Alexandre Filordi de Carvalho

CARVALHO, Alexandre Filordi de; BOCCHETTI, A.; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Horta da vida: uma cartografia entre adolescentes em conflito com a lei e uma experiência educacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Silvana Maria Corrêa Tótora

TÓTORA, Silvana Maria Corrêa; CARVALHO, Alexandre Filordi; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Horta da vida: uma cartografia entre adolescentes em conflito com a lei e uma experiência educacional. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo

Fixo e transitório: Uma cartografia das práticas em educação em contextos de exposição de artes visuais entre 2006-2016; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alexandre Filordi de Carvalho

Horta da vida: uma cartografia entre adolescentes em conflito com a lei e uma experiência educacional; 2017; Dissertação (Mestrado em Pós-Gradução em Educação) - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - campus Guarulhos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alexandre Filordi de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMONGELLI, R. M. . Soterramentos, raízes e ramificações. Linha Mestra , v. 35, p. 123-133, 2018.

  • LIMONGELLI, R. M. . Gemer a gramática da existência. Revista Barril Crítica em Artes Cênicas , v. 2, p. 1-8, 2017.

  • LIMONGELLI, R. M. . pensar-movimentar no impasse: dobra duras. Alegrar (Campinas) , v. 17, p. 1-1, 2016.

  • LIMONGELLI, R. M. ; CARVALHO, A. . Sobre infames - educadores e palhaços. Textura - ULBRA , v. 17, p. 182-196, 2015.

  • LIMONGELLI, R. M. . Palhaços na Engrenagem [e Erro 477 ? Maquina Emperrada. ]. Alegrar (Campinas) , v. 1, p. 10, 2015.

  • LIMONGELLI, R. M. . Viver em trânsito por territórios movediços - Uma cartografia das práticas em residência artístico-educativa no Sesc Pompeia em 2016-2017 in Rede de Redes [recurso eletrônico] ? diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil. 1. ed. São Paulo: , 2018. 411p .

  • LIMONGELLI, R. M. . Duna. 1. ed. São Paulo: Patuá, 2018. v. 100. 101p .

  • LIMONGELLI, R. M. . Cretino. 1/0. ed. São Paulo: Patuá, 2013. v. 1. 100p .

  • LIMONGELLI, R. M. . A educação como instrumento de desenvolvimento e seus descaminhos rendidos ao imperialismo burguês. PUCViva, São Paulo, , v. 35, p. 65 - 67, 02 ago. 2010.

  • LIMONGELLI, R. M. . PANE NA RODA-GIGANTE -A APROXIMAÇÕES ENTRE O GIRO AFETIVO E O GIRO EDUCACIONAL O RISCO DA ETERNA VOLTA AO INÍCIO E AS TENTATIVAS DE PRODUÇÃO DE DIFERENÇA. In: VIII Simpósio Internacional em Educação e Filosofia - Entre o governo das diferenças e os corpos ingovernáveis: potência da vida na educação, 2019, Marilia. PANE NA RODA-GIGANTE -A APROXIMAÇÕES ENTRE O GIRO AFETIVO E O GIRO EDUCACIONAL O RISCO DA ETERNA VOLTA AO INÍCIO E AS TENTATIVAS DE PRODUÇÃO DE DIFERENÇA, 2019.

  • LIMONGELLI, R. M. . Pane na roda-gigante ?a aproximações entre o​ giro afetivo e o giro educacional O risco da eterna volta ao início e as tentativas de produção ​de diferença. In: Simpósio Internacional em Educação e Filosofia (SIEF), 2019, Marília. Simpósio Internacional em Educação e Filosofia (SIEF), 2019.

  • LIMONGELLI, R. M. ; COELHO, O. P. . INCURÁVEIS ? normopatologização dos corpos jovens e descolonização da infância. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMONGELLI, R. M. . PANE NA RODA-GIGANTE -A APROXIMAÇÕES ENTRE O GIRO AFETIVO E O GIRO EDUCACIONAL O RISCO DA ETERNA VOLTA AO INÍCIO E AS TENTATIVAS DE PRODUÇÃO DE DIFERENÇA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMONGELLI, R. M. . Viver em trânsito por territórios movediços. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMONGELLI, R. M. . Viver em trânsito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMONGELLI, R. M. . Rastreando um Corpo Sem Órgãos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMONGELLI, R. M. . Viver em trânsito por territórios movediços. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMONGELLI, R. M. . MAB : Vizinhos, Projetos em parcerias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMONGELLI, R. M. . Soterramentos, raízes e ramificações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMONGELLI, R. M. . Horta da Vida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMONGELLI, R. M. . Palhaços na Engrenagem [e Erro 477 - Máquina Emperrada]. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMONGELLI, R. M. . Devir-palhaço e formação de educadores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMONGELLI, R. M. . Uma possibilidade patética - educadores e palhaços. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMONGELLI, R. M. . Os jovens não são da CASA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMONGELLI, R. M. . Um escrito que caminha. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMONGELLI, R. M. . A Tarefa. 2017; Tema: Estudo Público de Poesia. (Rede social).

LIMONGELLI, R. M. . O sangue, mesmo que não queira, corre o corpo todo.. 2013; Tema: Poesia Urbana. (Blog).

LIMONGELLI, R. M. . Criar e Inventar. 2013; Tema: Esse espaço é um possível na internet para as criacionices e inventividades que junto de alguns estudantes temos construído.. (Blog).

LIMONGELLI, R. M. ; COELHO, O. P. . Antifascismos, Anarquismo e Educação. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMONGELLI, R. M. . Ciclo de Conversação MAB Escola. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMONGELLI, R. M. . Como cultivar furos em muros. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMONGELLI, R. M. . Eterna Trilogia: retratos, paisagens e naturezas-mortas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

LIMONGELLI, R. M. . Moda no MAB: uma nova coleção no acervo. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

LIMONGELLI, R. M. . Exposição: Retrato ? Território da Fotografia. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

LIMONGELLI, R. M. . Retratos. 2017. (Editoração/Periódico).

LIMONGELLI, R. M. . O Pulo do Sapo. 2017. (Editoração/Periódico).

LIMONGELLI, R. M. . SHINE. 2017. Coreográfica.

LIMONGELLI, R. M. . Movimento para um homem só. 2016. Coreográfica.

LIMONGELLI, R. M. . RUIR. 2016. Performática.

LIMONGELLI, R. M. . O Caixeiro da Taverna. 2015. Teatral.

LIMONGELLI, R. M. . A Greve das Pernas Cruzadas. 2012. Teatral.

LIMONGELLI, R. M. . A Luz da Outra Casa. 2007. Audiovisual.

LIMONGELLI, R. M. . Diálogo das Sombras. 2007. Teatral.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2013

    Ee Prof Architiclino Santos

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II - Sociologia, Carga horária: 30

    Outras informações:
    EE Prof Architiclino Santos Professor de Educação Básica II - Sociologia

  • 2013 - 2013

    EE PEREIRA BARRETO

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II - Sociologia, Carga horária: 30

    Outras informações:
    EE Pereira Barreto Professor de Educação Básica II - Sociologia

  • 2010 - 2012

    Fundação CASA - SP

    Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II - Sociologia, Carga horária: 33, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Fundação C.A.S.A. ? Vila Leopoldina Professor de Educação Básica II - Sociologia, História, Geografia e Filosofia para Ensino Médio. Professor de Educação Básica II - História e Geografia para o Ensino Fundamental.

  • 2017 - 2018

    Fundação Armando Álvares Penteado

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contrato por Pessoa Fisica, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Ação educativa realizada junto ao Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado na exposição anual "Eterna Trilogia".

  • 2009 - 2010

    Cursinho Popular dos Alunos da PUC

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Educador de Sociologia, História e Teatro, Carga horária: 4

  • 2019 - Atual

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20