Cláudio Lúcio de Carvalho Diniz

Doutor em História Social no PPGHIS-UFRJ (concluído em setembro de 2012), possui graduação em história/bacharelado e história/licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto, pós-graduação lato sensu em metodologias do ensino superior pela Universidade Estadual de Goiás e mestrado em história social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência no campo da história e das humanidades em geral.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Dos diários de Alcides Arguedas: uma concepção melancólica da história e da vida
Orientador: Prof. Dr. Carlos Fico
Palavras-chave: Melancolia; América Latina.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em História Social

2003 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: "Fado tropical": a idéia de tristeza no Retrato do Brasil de Paulo Prado,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Prof. Dr. Carlos Fico
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Melancolia; Modernismo Paulista; Paulo Prado; Retrato do Brasil.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em metodologia do ensino superior

2000 - 2001

Universidade Estadual de Goiás
Título: Educação e Neoliberalismo
Orientador: Prof. Drª. Nádia Maria Vaz

Graduação em História/Bacharelado

1999 - 1999

Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação em História/Licenciatura

1994 - 1998

Universidade Federal de Ouro Preto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

capacitação técnico pedagógica de tutores para atuação em EAD. (Carga horária: 180h). , Instituto Educacional Santo Agostinho, IESA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DINIZ, C. L. C. . 1° Conferência Municipal da Igualdade Racial. 2017. (Outro).

DINIZ, C. L. C. . 1° Simpósio de Filosofia Política, Direito e Democracia. 2017. (Congresso).

DINIZ, C. L. C. . 1° Congresso de Iniciação Científica da Faculdade Santo Agostinho. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1° Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.O Brasil na década dos afrodescendentes. 2017. (Outra).

1° Simpósio de Filosofia Política, Direito e Democracia.Melancolia, esquecimento e memória no pensamento social latino americano. 2017. (Simpósio).

IV Fórum de ensino, pesquisa e extensão FASASETE.Direito à cidade, planejamento urbano e urbanismo: desafios modernos e contemporâneos sobre o acesso à cidade, à terra e à cidadania. 2017. (Seminário).

V Enadir - Encontro nacional de antropologia do Direito.Projeto Comunidade Quilombola da Pontinha: uma experiência de ensino, pesquisa e extensão no curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho de Sete lagoas ? resultados preliminares.. 2017. (Encontro).

Semana da Cultura Negra de Sete Lagoas.Africanidades: a África nossa de cada dia. 2016. (Seminário).

Dia Nacional da Consciência Negra.Arte, religiosidade e resistência negra no Brasil. 2015. (Outra).

3 Seminário Nacional de história da Historiografia.A historiografia melancólica: a idéia pessimista na América Latina (1900-1928). 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: André do Nascimento Peronico

DINIZ, C. L. C.. Mercado Municipal de Sete Lagoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Gabriela França Ribeiro

DINIZ, C. L. C.. Mulheres leitoras no século XIX. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Mariana Fonseca Fraga

DINIZ, C. L. C.. Festas, objetos e adereços: a cultura material no congado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Mariama Aparecida Machado Bonfim

DINIZ, C. L. C.. Turismo histórico cultural no ensino de hisitória. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Léia Regiane de Oliveira

DINIZ, C. L. C.. A fábrica e o processo civilizador: transformando trabalhadores em operários fabris. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Wélhia de Fátima Santos

DINIZ, C. L. C.. Tropeiros em Sete Lagoas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Taís Mendes da Silva

DINIZ, C. L. C.. Ditadura Militar e Igreja: o Gente Nova e a Juventude Operária Católica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Aureliana Cristina Barbosa Dias Lima

DINIZ, C. L. C.. A perspectiva freiriana para educação de jovens e adultos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Breno Alves Macedo

DINIZ, C. L. C.. Ensino de história e música. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Nehemias Flávio de Melo

DINIZ, C. L. C.. Pracinhas setelagoanos na Segunda Guerra Mundial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Leonardo Martins Ferreira

DINIZ, C. L. C.. A prostituição na rua Equador em Sete Lagoas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Aluno: Aline Sórice Machado

DINIZ, C. L. C.. Ex-votos mineiros. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Manoel Luiz Lima Salgado Guimaraes

GUIMARAES, M. L. L. S.; GOMES, A. M. C.; FICO, C.. "Fado tropical": a idéia de tristeza no Retrato do Brasil de Paulo Prado.. 2005. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nívea de Matos Lacerda

Cláudio Lúcio de Carvalho Diniz;LACERDA, N. M.. Crimes de Responsabilidade dos Prefeitos Municipais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - FACULDADES SANTO AGOSTINHO.

Marco Antonio Villela Pamplona

PAMPLONA, M. A. V.; AZEVEDO, Francisca; FICO, C.; SOUSA, J. J. V.; AMARAL, S. A. P.. Dos diários de Alcides Arguedas: uma concepção melancólica da história e da vida.. 2012. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marco Antonio Villela Pamplona

PAMPLONA, M. A. V.. Nos diários de Alcides Arguedas: uma concepção melancólica da história e da vida. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Fico da Silva Junior

FICO, Carlos. Fado tropical: a idéia de tristeza no Retrato do Brasil de Paulo Prado. 2005. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carlos Fico da Silva Junior

FICO, Carlos. Dos diários de Alcides Arguedas: uma concepção melancólica da história e da vida. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sérgio Alcides Pereira do Amaral

FICO, C.;ALCIDES, Sérgio; SOUZA, J. J. V.; PAMPLONA, M. A. V.; AZEVEDO, F.. Dos diários de Alcides Arguedas. Uma concepção melancólica da história e da vida. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Josiane de Morais Costa

Sete Lagoas entre trilhos: análise da sociedade ferroviária; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Claudio Lucio de Carvalho Diniz;

Rosinete Sousa Batista

Um olhar sobre a Tropicália; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Claudio Lucio de Carvalho Diniz;

Kamila Roberta Martins Souza e Patrícia Tomé Carvalho

Abordando o preconceito racial na educação infantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Claudio Lucio de Carvalho Diniz;

Neide Aparecida Abreu Dias Bispo

Clara Nunes: uma trajetória de sucesso; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Claudio Lucio de Carvalho Diniz;

Alex de Oliveira Duarte

O processo de consolidação do MERCOSUL; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Claudio Lucio de Carvalho Diniz;

Irene Máxima de Souza

"Pra ver a banda passar": uma história da banda de música Maestro Bráulio de Souza; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Claudio Lucio de Carvalho Diniz;

Milene Assis Correa

A passagem do trabalho escravo para o trabalho livre em Sete Lagoas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Centro Universitário de Sete Lagoas; Orientador: Claudio Lucio de Carvalho Diniz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nadia Maria Farias Vaz

Educação e sociedade de consumo; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS; Orientador: Nadia Maria Farias Vaz;

Carlos Fico da Silva Junior

?O grande rebanho que passa?: As raízes filosóficas da tristeza na obra de Paulo Prado; 2005; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Fico da Silva Júnior;

Carlos Fico da Silva Junior

O mal-estar no pensamento social latino americano (1899-1928); 2008; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Fico da Silva Júnior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DINIZ, C. L. C. . Melancolia, esquecimento e memória no pensamento social latino-americano. Revista Jurídica. Filosofia Política, Direito e Democracia , v. 1, p. 35-54, 2017.

  • DINIZ, C. ; DINIZ, C. L. C. . O aprendiz de Dom Quixote: uma página sobre Miguel de Unamuno no diário íntimo de Alcides Arguedas. Cadernos de Pesquisa do CDHIS (Online) , v. 27, p. 231-235, 2015.

  • DINIZ, C. ; DINIZ, C. L. C. . Confissões de Saturno: o diário melancólico de Alcides Arguedas. revista bilros , v. 3, p. 96-119, 2015.

  • DINIZ, C. L. C. . "Diagnóstico das nações": teorias raciais e Estado-nação no pensamento social latino-americano. Maestria (Sete Lagoas) , v. 1, p. 65-84, 2009.

  • DINIZ, C. L. C. . Ao leme a tristeza: a melancolia brasileira na obra de Paulo Prado. Pós-História , v. 13/14, p. 75-94, 2006.

  • DINIZ, C. L. C. ; ROCHA, P. H. B. (Org.) ; MAGALHAES, J. L. Q. (Org.) ; VIEIRA, L. L. (Org.) ; FERREIRA, M. M. (Org.) . História e direito:uma perspectiva historiográfica dos direitos sociais. 1. ed. Raleigh - north caroline: Lulu Publishing, 2019. v. 1. 231p .

  • DINIZ, C. L. C. . Dos diários de Alcides Arguedas: uma concepção melancólica da história e da vida. 1. ed. Riga: Novas edições acadêmicas, 2018. v. 1.

  • DINIZ, C. L. C. ; ROCHA, P. H. B. . "Como se fosse da família": uma análise histórica e jurídica do emprego doméstico no Brasil. In: Paulo Henrique Borges da Rocha; José Luiz Quadros de Magalhães; Cláudio Lúcio de Carvalho Diniz; Lucas Lolli Vieira; Marcelo Mesquita Ferreira. (Org.). História e direito: uma perspectiva historiográfica dos direitos sociais. 1ed.Raleigh - north caroline: Lulu Publishing, 2019, v. 1, p. 112-142.

  • DINIZ, C. L. C. . João Antônio de Avelar: tradição e modernidade. Sete Dias, 24 nov. 2017.

  • DINIZ, C. L. C. . Fábulas, fumaça e espelhos - o pacto entre Sandman e Shakespeare. neil gaiman brasil, p. ', 02 ago. 2014.

  • DINIZ, C. L. C. ; DINIZ, C. L. C. . The Sandman: o mal-estar da eternidade. neil gaiman brasil, p. 1 - 1, 31 jul. 2014.

  • DINIZ, C. L. C. . Leões do deserto. sobre livros.

  • DINIZ, C. L. C. . The Sandman: o mal-estar da eternidade. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . Fábulas, fumaça e espelhos: um pacto entre Sandman dos Perpétuos e William Shakespeare. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . A Palestina de Joe Ssacco. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . A ?poética do detalhe? em Persépolis de Marjane Satrapi. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . Marvel Comics: uma fábrica de super-heróis. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . Angelo Agostini e a primeira história em quadrinhos do Brasil. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . ?Entre duas águas?: a ambiguidade na obra de Maurício de Sousa. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . Rê Bordosa e o quadrinho underground no Brasil. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . Carlos Zéfiro e as histórias para ler com uma mão só. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . O hibridismo nas HQs brasileiras. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . A arte da guerra. Sobre livros.

  • DINIZ, C. L. C. . Relações étnico-raciais e educação escolar no Brasil. site do vereador Dalton Andrade.

  • DINIZ, C. L. C. . Deuses negros: uma história da criação do mundo. Sobre livros.

  • DINIZ, C. L. C. . Alan Moore e a disneyzação da cultura. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . História e literatura em Do inferno de Alan Moore. Sobre Livros.

  • DINIZ, C. L. C. . A historiografia melancólica: a idéia pessimista na América Latina (1900-1928). In: 3 Seminário Nacional de História da Historiografia, 2009, Mariana. Anais do 3º SNHH, 2009.

  • DINIZ, C. L. C. . As representações da melancolia no pensamento social latino americano (1900-1928). In: I Congresso Internacional de Estudos das Américas, 2008, Rio de Janeiro. mercado cultural - livro de resumos, 2008. v. 1. p. 7-285.

  • DINIZ, C. L. C. . O mal-estar na história do Brasil: Capistrano, Paulo Prado etc.. In: Seminário nacional de história da historiografia: historiografia brasileira e modernidade, 2007, Mariana - MG. Anais do seminário nacional de história da historiografia: historiografia brasileira e modernidade, 2007.

  • DINIZ, C. L. C. . Tristeza Tupiniquim: a idéia de tristeza no Retrato do Brasil de Paulo Prado. In: I Encontro Memorial do ICHS, 2004, Mariana. I Encontro Memorial do ICHS, 2004. v. 1.

  • DINIZ, C. L. C. . Construtores Coloniais: o trabalho do artífice em Minas setecentista.. In: V Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, 1997, Ouro Preto. V seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, 1997. v. 1.

  • DINIZ, C. L. C. . Sob o pó de Mafra: o "memorial do convento" de José Saramago. In: Minas Gerais: 300 anos, 1996, Mariana. Minas Gerais: 300 anos, 1997.

  • DINIZ, C. L. C. . Caio Fernando Abreu: nas margens da literatura. In: V Semana de Letras, 1996, Mariana. V Semana de Letras, 1996.

  • DINIZ, C. L. C. . Juventude, história e construção da identidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DINIZ, C. L. C. . Melancolia, esquecimento e memória no pensamento social latino americano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DINIZ, C. L. C. . Debate sobre a PEC 241/55. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DINIZ, C. L. C. . Semana da Consciência Negra: Diversidade e alteridade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DINIZ, C. L. C. ; DINIZ, C. ; DINIZ, C. L. C. . Cultura e história as relações étnico-raciais no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DINIZ, C. ; DINIZ, C. L. C. . História e autoritarismo no diário íntimo de Alcides Arguedas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DINIZ, C. L. C. . Um olhar sobre a melancolia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DINIZ, C. L. C. ; DINIZ, C. . Dos diários de Alcides Arguedas: uma concepção melancólica da história e da vida 2012 (Tese de doutorado).

  • DINIZ, C. L. C. . Fado Tropical: a idéia de tristeza no Retrato do Brasil de Paulo Prado. Rio de Janeiro 2005 (dissertação de mestrado).

  • DINIZ, C. L. C. . Educação e neoliberalismo nos Parâmetros Nacionais Curriculares 2001 (Monografia de pós-graduação).

  • DINIZ, C. L. C. . As cores da arte: as atividades sociais do artífice em Mariana setecentista. Mariana 1999 (Monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DINIZ, C. L. C. . Você sabe oque é, e como foi a ditadura militar no Brasil?. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DINIZ, C. L. C. . Vivi e o Zepelim. 2013. (Site).

DINIZ, C. L. C. . Melancolia: manual do usuário II. 2013. (Site).

DINIZ, C. L. C. . Sobre Quadrinhos: Leões do deserto. 2013. (Site).

DINIZ, C. L. C. . Um olhar sobre a resistência negra. 2012. (Site).

DINIZ, C. L. C. . Toca Raul!. 2012. (Site).

DINIZ, C. L. C. . Melancolia: manual do usuário (I). 2012. (Site).

DINIZ, C. L. C. . Tempos mais que modernos. 2011. (Site).

DINIZ, C. L. C. . A história para debaixo do tapete. 2011. (Site).

DINIZ, C. L. C. . Coisas. 2011. (Site).

DINIZ, C. L. C. . História: esquecimento e memória. 2011. (Site).

DINIZ, C. L. C. . Zumbilândia. 2011. (Site).

DINIZ, C. L. C. . Africanidades: a África nossa de cada dia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DINIZ, C. L. C. . Projeto Comunidade Quilombola da Pontinha. 2016. (Relatório de pesquisa).

DINIZ, C. L. C. . Arte e religiosidade afro-brasileira. 2008. .

DINIZ, C. L. C. . Desafios da África contemporânea. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

DINIZ, C. L. C. . História da África e Cultura Afro-brasileira. 2007. .

DINIZ, C. L. C. . A história da África na sala de aula: inclusão e identidade. 2007. .

DINIZ, C. L. C. . Tiradentes em Sete Lagoas. 2009.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional