Rui Aniceto nascimento Fernandes
Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2004) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2009). É Professor do Departamento de Ciências Humanas da FFP/UERJ, atuando na área de Ensino de História. Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/UERJ (2015-2018). Procientista da UERJ. Professor do Programa de Pós Graduação em História do Social (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Formação de Professores/UERJ e do Mestrado Profissional de História (ProfHistória). Membro do Conselho curador do Museu da Imigração da Ilha das Flores. Coordenador acadêmico do Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo.Membro do Comitê Científico e Consultivo do Ecomuseu Ilha Grande. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, Historiografia, História Regional do Brasil e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia brasileira, historiografia fluminense, história local e regional, história da educação, história cultural, ensino de história, educação patrimonial, museus, livros didáticos e manifestações culturais.
Informações coletadas do Lattes em 15/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História Social da Cultura
2005 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Historiografia e identidade fluminense. A escrita da história e os usos do passado no Estado do Rio de Janeiro entre as décadas de 1930 e 1950
, Ano de obtenção: 2009. Luís Reznik. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Historiografia; Identidade; Memória; Política.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em História
2002 - 2004
Universidade Federal Fluminense
Título: Construíndo o Folclore Fluminense: Intelectuais, educação e política no Estado do Rio Janeiro (1949-1961), Ano de Obtenção: 2004
Martha Campos Abreu.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Folclore Fluminense; Intelectuais; Educação; Projetos políticos; Identidade Fluminense.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil. Setores de atividade: Educação Superior.
Graduação em Licenciatura Plena em História
1997 - 2000
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Um santo nome. Histórias de São Gonçalo de Amarante.
Orientador: Célia Cristina Tavares da Silva
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Cultural.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de história.
Organização de eventos
ALMEIDA, G. R. ; FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; SILVA, I. P. P. ; AMBROZIAK, R. S. . VIII SEMINÁRIO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL - PPGHS. 2020. (Congresso).
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Religião e Arte. Arte sacra na Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante. 2016. (Exposição).
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; SETUBAL, C. M. . Belarmino de Mattos - 125 anos. Patrono do jornalismo gonçalense. 2016. (Exposição).
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; REZNIK, Luís ; SILVA, H. M. ; RIBEIRO, F. A. S. ; COSTA, J. C. O. ; NASCIMENTO, T. R. . Hospedarias de Imigrantes na América do Sul: Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. 2013. (Exposição).
TAVARES, C. C. S. ; LOURENCO NETO, S. ; PEREIRA, A. P. L. ; OLIVEIRA JUNIOR, C. M. ; CALAINHO, D. B. ; ROCHA, H. A. B. ; ALMEIDA, G. R. ; MELLO, M. T. B. ; SANTIAGO, A. M. ; FERNANDES, R. A. N. . XV Encontro Regional de História - Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas - CEPHAS/IHGB. O Museu da Imigração da Ilha das Flores. 2017. (Exposição).
V Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.Mesa Redonda: História, Patrimônio e Narrativas II. 2017. (Seminário).
V Seminário Interno do Programa de Pós Graduação em História Social.Mesa Redonda: Identidades e Políticas de Memória. 2017. (Seminário).
XII Encontro Regional de História Oral. Alteridade em tempos de (incertezas).Reconstruindo trajetórias, construindo sentidos. A história de dois prisioneiros alemães da I Guerra Mundial, no Brasil.. 2017. (Encontro).
Cultura e Formação.Oficina sobre História Local. 2009. (Oficina).
II Seminário História e historiografia.História e historiografia fluminense: A construção do Regional. 2009. (Seminário).
I Simpósio Ambiental do Leste Metropolitano do Rio de Janeiro.Notas para a história ambiental de São Gonçalo. Os processos de ocupação do território gonçalense. 2009. (Simpósio).
Oficinas de História.Diálogos entre o Ensino de História e a História local. 2009. (Oficina).
VI Encontro Estadual de Ensino de História..Dialogos entre o ensino de História e a História Local. 2009. (Oficina).
Formação Continuada: A leitura em suas diferentes dimensões. O prazer, a necessidade e o dever de ler.Um roteiro de viagem. Oficina para a escrita de projetos em História. 2008. (Oficina).
I Seminário Nacional de História da historiografia brasileira.Estudos Fluminenses. História e Identidade Regional na Faculdade Fluminense de Filosofia, 1953-1954. 2008. (Seminário).
Seminário Nacional Ensino de História. Memória e Historiografia.Um livro para contar a história fluminense. O primeiro Manual didático de história do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Seminário).
XIII Encontro Regional de História ANPUH-RIO. Identidades.A Renascença Fluminense. História e política na construção da identidade fluminense na década de 1920. 2008. (Encontro).
I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Corrigir um Desajustamento: Uma análise da implementação dos projetos varguistas para a educação no Estado do Rio de Janeiro (1937-1945). 2007. (Encontro).
Os Livros de História na Escola: trajetórias e usos..Formar cidadãos republicanos fluminenses. A Terra Fluminense de Coelho Neto e Olavo Bilac.. 2007. (Seminário).
VII Encontro Regional Sudeste de História Oral.Migrantes e históricos: diferentes experiências em uma cidade. 2007. (Encontro).
II Simpósio de Política e Cultura. Documentos e abordagens.Qual é o lugar da história regional na historiografia brasileira. 2006. (Simpósio).
I Seminário de História: Caminhos da historiografia contemporânea.Curso de Estudos Fluminenses: O lugar da história na configuração de um campo de reflexão intelectual sobre o Estado do Rio de Janeiro, na década de 1950. 2006. (Seminário).
XII Simpósio Regional de História: Usos do Passado.Colecionismo e história: Reflexões sobre a prática historiográfica de Alberto Lamego na década de 1910.. 2006. (Simpósio).
XXIII Simpósio Nacional. História: Guerra e Paz..Entre História e Folclore: Reflexões sobre a (re)construção da identidade fluminense nas décadas de 1940 e 1950. 2005. (Simpósio).
XI Encontro Regional de História Democracia e Conflito..Um acontecimento revelador: a inauguração do Hospital de São Gonçalo. 2004. (Encontro).
XXII Simpósio Nacional de História: História, acontecimento narrativa.A Comissão Fluminense de Folclore e a constituição de identidades fluminenses. 2003. (Simpósio).
VI Encontro Nacional de História Oral: Tempo e Narrativa.Memória local: Histórias de Vida no município de São Gonçalo.. 2002. (Encontro).
VI Encontro Nacional de História Oral: Tempo e Narrativa.Entre o oral e o escrito: Algumas considerações sobre a presença e utilização da oralidade nos relatos de folcloristas da dança de São Gonçalo. 2002. (Encontro).
VI Mostra de Extensão.Pôster: Memória e História Oral: Histórias de vida no município de São Gonçalo. 2002. (Encontro).
VI Mostra de Extensão..Pôster: Explorando a Iconografia Gonçalense: Fotografia e História. 2002. (Encontro).
X Encontro Regional de História: História e Biografias.Devoção popular e romanização no catolicismo brasileiro: Um estudo sobre o culto popular prestado ao bem aventurado Sao Gonçalo de Amarante no contexto da romanização do catolicismo brasileiro (1890-1960). 2002. (Encontro).
VII Semana de História: ?Entre o regional e o nacional: Conhecendo a História Fluminense?.Mini-curso: Aspectos da História de São Gonçalo.. 2001. (Encontro).
V Mostra de Extensão..Expositor, em conjunto, do plôter: ?Explorando a Iconografia Gonçalense: Fotografia e História?.. 2001. (Encontro).
Semana da História de São Gonçalo..São Gonçalo: entre o ?sagrado e o profano?. Culto oficial e a religiosidade popular em torno da devoção a São Gonçalo do Amarante. 2000. (Outra).
VI Semana de História: História e cultura na Antigüidade..O santo pagão: as influências pagãs-islâmicas no culto a São Gonçalo.. 2000. (Encontro).
I Seminário de História de São Gonçalo.Óbitos e batismos de negros em São Gonçalo. 1999. (Seminário).
Projeto Cultural São Gonçalo e os 500 anos do Brasil.Guias e fontes para a História de Sao Gonçalo.. 1999. (Seminário).
Seminário Regional A Questão das Relações raciais na educação.Oficina da Palavra/Poesia. Expositor.. 1997. (Oficina).
Participação em bancas
FERNANDES, R. A. N.; FREIRE, R. C. B. L.; RIBEIRO, F. A. S.. História local, memória e identidade: Bairro Guarani/Mundel (1950 a 2000). 2024. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; COSTA, C. M.; REZNIK, L.; BARCELOS, M. A.. Da presença indígena em Araruama às questões atuais: possibilidades pedagógicas.. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CARVALHO, F. G.;FERNANDES, R. A. N.; COSTA, W.. Expressões e impressões da história do meu lugar: Uma proposta de ensino de história local da Ilha do Governador. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
REZNIK, L.;FERNANDES, R. A. N.; BARCELOS, M. A.. emória e Patrimônio de São Gonçalo: uma proposta pedagógica de elaboração de um acervo por alunos da educação básica. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ABREU, M. C.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; VIANA, L.. Trabalhadores da freguesia de Nossa Senhora do Pilar na segunda metade XIX: Diálogo dos tempos: Ensino de História, Baixada Fluminense, História Local e Emancipações. 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
VIANA, L.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; PINHEIRO, M.. O ensino de História Local e de Educação Patrimonial na cidade de Paracambi/RJ: abordagens e reflexões para os anos finais do Ensino Fundamental.. 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; SANTOS, R. A.; GONCALVES, M. S.. Eugenia e imprensa. As representações e divulgações das ideias eugênicas no jornal A Noite e no Boletim de Eugenia nos anos 1920 e 1930. 2021. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; MAGALHAES, M. S.; MORAES, R. F.. O Rei do Triângulo. Liderança política de Júlio Cesário de Melo nos distritos de Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz, na década de 1920. 2021. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís; MELLO, J. S. B.. A BNCC e a definição de um currículo para a disciplina história. Análise das três versões da BNCC e a história a ser ensinada nos anos finais do Ensino Fundamental. 2021. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; DIAS, A.; MAGALHAES, M. S.. Território a ser explorado: proposta de um guia para os museus da Baixada Fluminense,. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CARVALHO, F. G.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; COSTA, W.. A história da cidade de Duque de Caxias. Entre oficinas e jogos. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SANTOS, F. V.; TEIXEIRA, C. B.; ALBERNAZ, M. P. G. L.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Matriz de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá: construção de um patrimônio histórico em uma freguesia rural do Rio de Janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís; MAGALHAES, M. S.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Educar para os Direitos Humanos: oficinas sobre violência policial em São Gonçalo, nos séculos XX e XXI,. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LIMA, I. S.; MELLO, J. S. B.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Olhar para cima e para os lados: uma proposta de ensino de história através de roteiros patrimoniais na cidade do Rio de Janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; LIMA, M. A. C.; SILVA, S. R. F.. Teologia da Libertação em São Gonçalo: da atuação da Pastoral da Juventude à formação da Comunidade Eclesial de Base do Morro do Jurumenha (1973-1987). 2020. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; ALMEIDA, M. R. C.; FREIRE, J. R. B.. Da arqueologia para a história: O lugar dos Índios no município de Araruama. 2019. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MAGALHAES, M. S.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Políticas de imigração no estado do Rio de Janeiro do início da República: debates parlamentares e experiência de recepção de imigrantes. 2018. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís; RIBEIRO, F. A. S.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. A retomada das políticas migratórias brasileiras entre 1907-1914. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís; RIBEIRO, F. A. S.; FONTES, P.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Memória e identidade do migrante nordestino em Duque de Caxias: a Feira de Caxias como parâmetro de resistência social e cultural. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Diálogos entre a história local e o ensino fundamental - 2 segmento. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, D. P.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; MELLO, J. S. B.. Metrô Linha 2: história local, memória escolar e educação patrimonial em uma escola do subúrbio carioca.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Memórias e histórias do CIEP 228 Brizolão Darcy Vargas: uma construção coletiva.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; MAGALHAES, M. S.; FERREIRA, J.. Entre páginas de jornais: as disputas políticas entre PSD e UDN em Nova Friburgo. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; ROCHA, H. A. B.; MELLO, J. S. B.. Contando a história do Pará. A disciplina Estudos Amazônicos e os livros didáticos 1990-2000. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; SILVA, C. A.; COSTA, C. M.; MELLO, J. S. B.. Memórias de Itaipú. Politicas de identidade e proteção ao patrimônio na vila de pescadores. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GONCALVES, M. A.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; NEMER, S.; QUELHAS, I. T. G.; DANTAS, C. V.. O cangaço no cordel e a constituição de uma identidade regionalista pelo migrante nordestino. 2015. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BAHIA, J. D.;FERNANDES, R. A. N.; BITTER, D.. Tem, Tem, a baianinha tem. de prática cotidiana, comida de orixás a patrimônio cultural.. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
QUELHAS, I. T. G.;FERNANDES, R. A. N.; SILVA, F. F.; BAHIA, J. D.. Negros, identidades, resistências e estratégias de inserção. Memórias e o Grêmio Recreativo de Ramos. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ROCHA, H. A. B.; MAGALHAES, M. S.;FERNANDES, R. A. N.; RANGEL, S. C.. A produção de uma memória sobre a melhoria da educação em Rio Bonito 1976-1982. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
QUELHAS, I. T. G.;FERNANDES, R. A. N.; MENDES, S. M. L. S.. Das cores da musica. O samba carioca do Grupo do Estácio (1928-1937). 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, S. L. P.;FERNANDES, R. A. N.; SANTOS, J. J. M.. Empreendedores da memória. Memória, identidade e representações sociais da cidade de São Gonçalo. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
GONCALVES, M. A.;FERNANDES, R. A. N.; QUELHAS, I. T. G.; MENDES, S. M. L. S.. No caminho dos mestres. Um estudo sobre Folia de Reis Nova Flor do Oriente, na segunda metade do século XX.. 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ROCHA, H. A. B.;FERNANDES, R. A. N.; MENDONCA, P. K.. Do sal ao sol. A construção social da imagem do turismo em Cabo Frio. 2011. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís; MAGALHAES, M. S.; TEIXEIRA, R. G.;FERNANDES, R. A. N.. O Estado Novo na esfera municipal. Nelson Correa Monteiro e o município de São Gonçalo (1940-1945). 2011. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, G. R.;FERNANDES, R. A. N.; Jorge Luís Rocha da Silveira. Os laranjais da cidade de Nova Iguaçu. Representações fotográficas de uma transformação (1929-1940). 2011. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CALAINHO, D. B.;FERNANDES, R. A. N.; MARTINS, M. F. V.. Do calabouço à elite da capitania. Estratégias e trajetórias sociais da família Gurgel do Amaral no Rio de Janeiro do século XVII. 2011. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORENO, A.;FERNANDES, R. A. N.; BARBOSA, W. D.. Letras Fluminenses. A quixotesca aventura de um jornal literário.. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.
FERNANDES, R. A. N.; CALABRE, L.; TAVARES, M. T. G.; ABREU, M. C.; SEMENSATO, C. A. G.; LIMA, D. R.. A construção de políticas culturais no Brasil, conselhos de cultura e participação social: O caso de São Gonçalo-RJ, entre 2004 e 2014. 2024. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, C. A.; MOTTA, M. M.; PAULA, C. Q.; COSTA, G. V. L.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. O fortalecimento da figura de Dona Yayá e a (re)produção da identidade nacional como elementos de resistência na luta pelo território: uma disputa de narrativas travada entre o Exército e a comunidade pesqueira Aldeia Imbuhy, Niterói- RJ. 2021. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís; MELLO, J. S. B.; CONCEICAO, L. B.; RIBEIRO, F. A. S.. Tempo e narrativas na história escolar. Práticas docentes e construção de saberes no segundo segmento do ensino fundamental. 2021. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís; GUIMARAES, L. M. P.; RIBEIRO, F. A. S.; BARROS, J. D.. Tensões e conciliações: a escrita da história local e o Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias (1971-2008). 2021. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MELLO, J. S. B.; SILVA, C. A.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; AGUIAR, L. B.; CUNHA, S. D. B. C.. Cultura e natureza na patrimonialização do litoral fluminense. 2020. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; GOMES, A. M. C.; MAGALHAES, M. S.; GRINBERG, L.. Eleições se vencem em campanhas? Uma análise da organização político-partidária do Rio de Janeiro através das disputas eleitorais da propaganda política e da trajetória do PSD-RJ (1945-1958). 2019. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
WEGNER, R.; ROCHA, A.; HABIB, P. A. B. B.;FERNANDES, R. A. N.. A eugenia na Manchester Fluminense: Elites políticas, práticas institucionais e apropriações populares (1930-1945). 2025. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.
ROCHA, H. A. B.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; GRIGOLETO, M. C.; HEYMANN, L. Q.. A atuação do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e as lutas pelo direito à memória. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís; GUIMARAES, L. M. P.; BARROS, J. A.. Instituto Histórico de Duque de Caxias. Um projeto de escrita da cidade. 1973-2002. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GONCALVES, M. A.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Educação e religião. Substitutivo Lacerda, projetos e ações católicas (1957-1961). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; CAMPOS, A.. Compartilhando ideias e tecendo o poder. Atuação dos intelectuais piauienses na Era Vargas, no Piauí (1930-1945). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MELLO, J. S. B.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. O meio ambiente como patrimônio: Preservação e Identidade nos discursos sobre o Tombamento do litoral fluminense. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís; MELLO, J. S. B.. Tempo e Narrativa na História Escolar: Práticas docentes e construção de saberes no Segundo Segmento do Ensino Fundamental. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís;FERNANDES, R. A. N.; GOMES, A. M. C.; MAGALHAES, M. S.. O Rio de Janeiro para além da cidade. Memória, Identidade e Política fluminense. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SOUSA, F. G.; PERUSSATTO, M. K.;FERNANDES, R. A. N.. A Pequena África: O Patrimônio Histórico como possibilidade de descolonizar o conhecimento. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CARVALHO, F. G.; COSTA, W.;FERNANDES, R. A. N.. Entre Memórias e saberes: A história do Instituto de Educação Carlos Pasquale. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; ABREU, M. C.; GOMES, A. M. C.. A preservação do patrimônio e a construção do passado nacional: Memória e poder no Brasil na década de 1930. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ABREU, M. C.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; VIANA, L.. Trabalhadores da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar na segunda metade do XIX: diálogos sobre escravidão, abolição e os mundos do trabalho.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.
VIANA, L.; PINHEIRO, M.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. O ensino de história local e a educação patrimonial: abordagens e reflexões sobre os sentidos e significados do patrimônio histórico na cidade de Paracambi. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; SANTOS, F. V.; TEIXEIRA, C. B.. A Matriz de Nossa Senhora da Apresentação de Irajá. Construção de um patrimônio histórico de uma freguesia rural do Rio de Janeiro. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CARVALHO, F. G.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; COSTA, W.. A história da cidade de Duque de Caxias. Entre oficinas e jogos didáticos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GONCALVES, M. A.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Trono e poder. Entre símbolos e expressões do Segundo Reinado no Império do Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; COSTA, C. M.. Pré-história de Araruama: Arqueologia e Memória. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; MELLO, J. S. B.. ?A História da minha terra?: Uma proposição didática de inclusão da história local no currículo de história no Ensino Médio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
COSTA, G. V. L.;FERNANDES, R. A. N.; MAGALHAES, F. S.. A nômade história cultural do Lundu no Atlântico Negro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís;FERNANDES, R. A. N.; RIBEIRO, F. A. S.; FONTES, P.. Memória e Identidade do migrante nordestinoem Duque de Caxias (RJ). 1943-1960. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís;FERNANDES, R. A. N.; SILVA, E. S.. A retomada das políticas migratórias entre 1907 e 1914. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Diálogos entre a história local e o ensino fundamental - 2 segmento. 2017.
SILVA, D. P.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; MELLO, J. S. B.. Metrô-Linha 2: reflexões sobre o ensino de História Local e Educação Patrimonial em uma escola do subúrbio carioca.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GONCALVES, M. A.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; ROCHA, H. A. B.. Da concepção do enredo à Sapucaí: os desfiles das escolas de samba como didática para o ensino de História em escolas de privação de liberdade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; MELLO, J. S. B.. Araruama: história local, patrimônio e memória.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Memórias e histórias do CIEP 228 Brizolão Darcy Vargas: uma construção coletiva.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DIAS, A.; BEZERRA, N.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; NASCIMENTO, A. P.. Patrimônio, memória e cultura afro brasileira na Baixada Fluminense. Pesquisa e ensino. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís; ROCHA, H.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. O lugar da história regional da escola. A identidade amazônica, a memória de professores e os livros didáticos. 1990-2000. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COSTA, C. M.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; GOMES, A. M. C.. O Museu Escolar e reflexões históricas. Usos e apropriações da memória no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; SILVA, C. A.; COSTA, C. M.. Itaipu, a vila e seus patrimônios. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BAHIA, J. D.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; BITTER, D.. Tem, Tem, a baianinha tem. de prática cotidiana, comida de orixás a patrimônio cultural.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; QUELHAS, I. T. G.; BAHIA, J. D.. O Grêmio Recreativo de Ramos: Memórias, representações e apropriações culturais num clube da Leopoldina.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, S. L. P.;FERNANDES, R. A. N.; SANTOS, J. J. M.. Memória e Identidade da cidade de São Gonçalo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
TAVARES, C. C. S.; CALAINHO, D. B.;FERNANDES, R. A. N.; FERREIRA, T. M. T. B. C.. Senhores de escravos e devotos do Santíssimo. Estudo sobre a Irmandade do Santíssimo na Paróquia de São José de Além Paraíba, no contexto da Zona da Mata Mineira.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
QUELHAS, I. T. G.;FERNANDES, R. A. N.; ABREU, M. C.. Das Cores da Música. Identidades, cultura popular e samba carioca no início do século XX (1917-1937). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GONCALVES, M. A.;FERNANDES, R. A. N.; QUELHAS, I. T. G.; ABREU, M. C.. No caminho dos mestres. um estudo sobre Folia de Reis Nova Flor do Oriente em São Gonçalo, na segunda metade do século XX.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ROCHA, H. A. B.;FERNANDES, R. A. N.; MAGALHAES, M. S.. A ampliação da rede escolar pública municipal de Rio Bonito. Uma questão política (1977-1982). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MORENO, A.;FERNANDES, R. A. N.; BARBOSA, W. D.. Letras Fluminenses. A quixotesca aventura de um jornal literário.. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes) - Universidade Federal Fluminense.
MAGALHAES, M. S.; REZNIK, Luís;FERNANDES, R. A. N.. O Estado Novo na esfera municipal. Nelson Corrêa Monteiro e o município de São Gonçalo (1940-1945). 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ROCHA, H. A. B.;FERNANDES, R. A. N.; GONCALVES, M. A.. Do sal ao sol. Transformações urbanas e identidade local no município de Cabo Frio (1950-1980).. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, G. R.;FERNANDES, R. A. N.; SILVEIRA, J. L. R.. Os laranjais da cidade de Nova Iguaçu. testemunhos fotográficos de uma transformação (1930-1940). 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MAGALHAES, M. S.;FERNANDES, R. A. N.; REZNIK, Luís. Política, conflitos e cisões na Paraíba (1910-1930). A presidência de João Pessoa.. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COSTA, C. M.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; WANDERLEY, S. M. A. I.. Uma visita de alunos cegos do Instituto Benjamin Constant ao Museu do Índio na década de 60. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GAIO, G. G. G.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; GONCALVES, M. A.. Passam os trens, ficam as histórias: os limites do processo de modernização e experiência de modernidade em Sumidouro/RJ.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
COSTA, C. M.; SILVA, D. P.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Trilhos de memórias: O bonde na construção da identidade do bairro de Santa Teresa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; COSTA, C. M.; ISOLAN, F. B.. O uso do cinema em sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Imigração japonesa em Cachoeiras de Macacu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Municipalização no contexto da redemocratização. O caso de Alcântara, 1994. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Remoção de favelas, no Rio de Janeiro, no Governo Negrão de Lima. 1966-1970. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GONCALVES, M. A.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; SILVA, D. P.. Negros, escravos e desclassificados sociais na região mineiradora no século XVIII. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CORREA, M. L.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Propaganda eleitoral na Primeira República. A Reação Republicana e outras experiências. 1921-1922. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
NEMER, S.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; TAVARES, L. E.. São Cristovão, realeza e realidade. História e transformações de um bairro.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MELLO, M. T. V. B.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Vila Isabel dos poetas, médicos e engenheiros. Olhando a Terra de Noel sobre a ótica da higiene pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Os valores atribuídos as ruínas da extinta Vila de Santo Antônio de Sá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. A Festa da Laranja em Itaboraí. Economia e Sociedade local. 1950-1980. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. De Hospedaria a Laareto. Questao sanitária e Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores na política de imigração do Rio de Janeiro. 1883-1900. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. .De Lavoura à Hairson. A presença do lavourismo na política gonçalense. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Modernisno no estado fluminense. O cenáculo ambulante dos boêmios e poetas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. O Estado como mediador. As políticas públicas urbanistas sodrelistas na capital fluminense. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Judaísmo messianico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Oliveira Vianna e a intelectualidade niteroiense. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Fazenda do Engenho Novo, um patrimônio histórico em São Gonçalo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; GONCALVES, M. A.. Incentivos à diversificação agrícola para desenvolver o comércio durante o Vice-Reinado do Marquês do Lavradio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MELLO, M. T. B.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. República, Benjamin Constant e sua participação política em um governo em crise. 1889-1891.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
OLIVEIRA JUNIOR, C. M.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Resistência cotidiana. Comportamento popular no Rio de Janeiro da Belle Époque.. 2013.
PEREIRA, A. C. H.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Os cortiços e o discurso literário. Transformações sociais e físicas na cidade do Rio de Janeiro na virada do século XIX para o XX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; CABRAL, M. A. S.. O ensino de história na Educação de Jovens e Adultos. O que ficou do que aprendi?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
GOMES, A. M.;FERNANDES, R. A. N.. Flanando por espaços proíbidos. João do Rio, religiosidade popular e identidade nacional.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; REZNIK, Luís. As mudanças da moda no Rio de Janeiro a capital da República. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; REZNIK, Luís. São Gonçalo 1960 e 1970: Declínio ou transformação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; LOURENCO NETO, S.. Rock and Roll. o descobimento do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; PEREIRA, A. C. H.. A construção da Guanabara e a ideia de fusão 1959-1960. Os embates sobre a fusão.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, G. R.;FERNANDES, R. A. N.. Associações de moradores em São Gonçalo. A UNIBAIRROS na década de 1980. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; GOES, J. R. P.. A influência de Lampião na consolidação do regionalismo nordestino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; GOES, J. R. P.. A Faculade de Formação de Professoresda UERJ e a política de cotas. O itinerário dos estudantes cotitas ingressos entre 2003 e 2007, do curso de história.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CORREA, M. L.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. A Politica revista combativa ilustrada. O Universo das crônicas de Coelho Neto.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MELLO, M. T. V. B.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. A vacinação anti varíólica no período joanino. 1805-1820. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, G. R.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. O auxílio dos escoteiros na tragédia do Gran Circus Norte Americano, Niterói, 1961. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SANGENIS, L. F. C.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Itaipu: Como veem os pescadores? Memória e conflito nos remanescentes do Recolhimento de Santa Teresa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
REZNIK, Luís;FERNANDES, R. A. N.. Memória e identidade. A Ilha das Flores a partir das representações dos seus antigos moradores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BARROS, J. J.;FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. A fronteira entre política e religião. Eleições municipais para a prefeitura de São Gonçalo no ano de 2004. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. Jongo do Sudeste: Patrimônio Cultural Brasileiro e elemento da construção de identidade na Comunidade São José da Serra.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. História e historiografia em Nova Iguaçu. A obra de Waldick Pereira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. A representação da elite carioca na obra literária "A Silveirinha" de Júlia Lopes de Almeida (1900/1930). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; GONCALVES, M. A.. A primeira vila do interior do recôncavo da Guanabara. A Vila de Santo Antônio de Sá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; REZNIK, Luís. A construção de um mito. Carlos Lacerda e o governo do Estado da Guanabara. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; ROCHA, H. A. B.. A Casa da Memória Nacional. Memória e História e dois tempos do IHGB. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; MOURA, R. S.. O significado do uso do uniforme na prática escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; LOURENCO NETO, S.. A experiência da imigração contada por imigrantes refugiados que chegaram na ilha das Flores, na década de 1950. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; GONCALVES, M. A.. D. João VI e as transformaões econômicas. Abastecimento de carnes verdes, implicações e soluções. 1808-1935. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO; ALMEIDA, G. R.. Caminhos Associativos. Movimento comunitário de São Gonçalo. 1983-2000. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Professor Substituto para a área de Teoria e Ensino de História - DHIS/IFCH. 2019. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO. Comissão de Avaliação da UERJ - Prêmio ProfHistória de Melhor Dissertação. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; ROCHA, H. A. B.; ALMEIDA, G. R.. Avaliação de candidatos ao Aproveitamento de Estudos, Transferência Interna e Transferência Externa. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ROCHA, H. A. B.; OLIVEIRA JUNIOR, C. M.;FERNANDES, R. A. N.. Seleção de Professor Substituto. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
LOURENCO NETO, S.; ROCHA, H. A. B.;FERNANDES, R. A. N.; ALMEIDA, G. R.; GODINHO, F.. Concurso de seleção para ingresso no curso de Mestrado em História Social - PPGHS/FFP/UERJ. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; CALAINHO, D. B.; GUERRA, M.; TEIXEIRA, F. C.. Prêmio de Melhor Monografia do Curso de Licenciatura em História. PUC-Rio/UERJ. 2010. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
FERNANDES, R. A. N.; GONCALVES, M. A.; CALAINHO, D. B.. Vestibular/2011. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
ALMEIDA, G. R.;FERNANDES, R. A. N.; MELLO, M. T. B.. Avaliação de Transferência Interna, Transferência Externa e Aproveitamento de Estudos para o curso de História do DCH/FFP/UERJ. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Entre lembranças e esquecimentos: o papel dos historiadores campistas na produção da memória regional, na primeira metade do século XX; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Corpus Christi, ontem e hoje; A festa do Corpo de Deus em terras gonçalenses; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
História local e letramento histórico; Usos e potencialidades; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
História local e sua possibilidades na rede municipal de Tanguá; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
"Índio" ainda existe? O Ensino da temática indígena e a história local mageense; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
História e memória de mulheres em São Gonçalo; Início: 2025; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
CARNAVAL DE CONGO DE MÁSCARAS EM RODA DÁGUA: IDENTIDADE, CULTURA, MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E DESENVOLVIMENTO LOCAL; Início: 2024; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
A PASTORAL DA JUVENTUDE DA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI: A DISPUTA DO CAMPO RELIGIOSO ENTRE PROGRESSISTAS E CONSERVADORES; Início: 2022; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
A CULTURA MATERIAL ESCOLAR COMO PATRIMÔNIO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GOVERNADOR ROBERTO SILVEIRA E AS TESSITURAS DOS SABERES ANTE À DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL; ; Início: 2022; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Mídia e violência Urbana: Uma análise das matérias policiais de O São Gonçalo; Início: 2021; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
São Gonçalo, história local e patrimônio: abordagens possíveis para o Ensino de História; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
História local, memória e identidade: Bairro Guarani/Mundel (1950 a 2000); 2024; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
A preservação do patrimônio e a construção do passado nacional: Memória e poder no Brasil na Década de 1930; 2024; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Da presença indígena em Araruama às questões atuais: possibilidades pedagógicas; ; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
A nação em exposição; A Exposição Nacional de História de 1881 no contexto das exposições universais; 2023; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
COMPRADE DOS SENHORES: A NOBREZA DA TERRA E OS LAÇOS DE COMPADRIO ENTRE ESCRAVOS NA FREGUESIA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE (1646-1668); 2022; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
O Rei do Triângulo; Liderança política de Júlio Cesário de Melo nos distritos de Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz, na década de 1920; 2021; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Canudos: um estudo sobre a representação nos livros didáticos (1997-2016); 2021; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Território a ser explorado: proposta de um guia para os museus da Baixada Fluminense,; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Eugenia e imprensa; As representações e divulgações das ideias eugênicas no jornal A Noite e no Boletim de Eugenia nos anos 1920 e 1930; 2021; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
O Rei do Triângulo; Liderança política de Júlio Cesário de Melo nos distritos de Campo Grande, Guaratiba e Santa Cruz, na década de 1920; 2021; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
O enfraquecimento da CEB da Jurumenha com a chegada de novas perspectivas religiosas; 2020; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Lucas Marinho Nunes Caminhos da música suburbana: Itinerários de educação patrimonial na Grande Madureira; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Paraty patrimônio cultural da humanidade; História local e oficinas de educação patrimonial; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Da arqueologia para a história: O lugar dos Índios no município de Araruama; 2017; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
História local no ensino fundamental; ; 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Memórias de Itaipú; política de identidades e proteção ao patrimônio na Vila de Pescadores; 2015; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
O cangaço no cordel e a constituição de uma identidade regionalista pelo migrante nordestino (1950-1980); 2015; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
No caminho dos mestres; Um estudo sobre Folia de Reis Nova Flor do Oriente em São Gonçalo, na segunda metade do século XX; ; 2012; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
A construção de políticas culturais no Brasil, conselhos de cultura e participação social: O caso de São Gonçalo-RJ, entre 2004 e 2014; 2024; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Uma longa história local e indígena na Região dos Lagos: Arqueologia, Patrimônio, Museu e Ensino; 2024; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Tempo e narrativas na história escolar; Práticas docentes e construção de saberes no segundo segmento do ensino fundamental; 2021; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
A BNCC e a definição de um currículo para a disciplina história; Análise das três versões da BNCC e a história a ser ensinada nos anos finais do Ensino Fundamental; 2021; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
O uso do cinema em sala de aula; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Imigração japonesa em Cachoeiras de Macacu; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Remoção de favelas, no Rio de Janeiro, no Governo Negrão de Lima; 1966-1970; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Municipalização no contexto da redemocratização; O caso de Alcântara, 1994; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
A Festa da Laranja em Itaboraí; Economia e sociedade local 1950-1980; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Modernismo no estado fluminense; O cenáculo ambulante dos boêmios e poetas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
O Estado como mediador; As políticas urbanísticas sodrelistas na capital fluminense; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
De Hospedaria a Lazareto; Questão sanitária e Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores nas políticas de imigração do Rio de Janeiro; 1883-1900; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Judaísmo messiânico; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
De Lavoura à Hairson; A presença do lavourismo na política gonçalense; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Os valores atribuídos as ruínas da extinta Vila de Santo Antônio de Sá; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Oliveira Vianna e a intelectualidade niteroiense; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Fazenda do Engenho Novo, um patrimônio histórico em São Gonçalo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Incentivos à diversificação agrícola para desenvolver o comércio durante o Vice-Reinado do Marquês do Lavradio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
O ensino de história na Educação de Jovens e Adultos; O que ficou do que aprendi?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
As mudanças da moda no Rio de Janeiro a capital da República; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
São Gonçalo 1960 e 1970: Declínio ou transformação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Rock and Roll; o descobimento do Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
A construção da Guanabara e a ideia de fusão 1959-1960; Os embates sobre a fusão; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
A influência de Lampião na consolidação do regionalismo nordestino; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
A Faculade de Formação de Professoresda UERJ e a política de cotas; O itinerário dos estudantes cotitas ingressos entre 2003 e 2007, do curso de história; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
A primeira vila do interior do recôncavo da Guanabara; A Vila de Santo Antônio de Sá; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Fazenda do Engenho Novo; Patrimônio e patrimonialização em São Gonçalo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Porto das Caixas e a experiência do sagrado; Memória e Identidade em Itaboraí; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
A construção de um mito; Carlos Lacerda e o governo do Estado da Guanabara; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
A representação da elite carioca na obra literária; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Jongo do Sudeste: Patrimônio Cultural Brasileiro e elemento da construção de identidade na Comunidade São José da Serra; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
História e historiografia em Nova Iguaçu; A obra de Waldick Pereira; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Caminhos Associativos; Movimento comunitário de São Gonçalo; 1983-2000; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
D; João VI e as Transformações econômicas; Abastecimento de carnes verdes, implicações e soluções; 1808-1835; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
(Re)descobrindo o Brasil pela história: escolanovismo, historiografia e ensino de história no Brasil dos anos 1920; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Escolanovismo, ensino e escrita da história, no Rio de Janeiro, na década de 1920; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Escolanovismo, ensino e escrita da história, no Rio de Janeiro, na década de 1920; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Quando a memória virou história; A construção da historiografia fluminense na década de 1920; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Quando a memória virou história; A construção da historiografia fluminense na década de 1920; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
(Re)descobrir o Brasil pela história; Escolanovismo, historiografia e ensino de história no Brasil dos anos 1920; 2022; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
História e Imprensa; Periodismo em São Gonçalo; 2022; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
História e Patrimônio: Igreja Matriz de São Gonçalo; 2021; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
(Re)descobrir o Brasil pela história; Escolanovismo, historiografia e ensino de história no Brasil dos anos 1920; 2020; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Escolanovismo, ensino e escrita da história, no Rio de Janeiro, na década de 1920; 2019; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Escolanovismo, ensino e escrita da história, no Rio de Janeiro, na década de 1920; 2019; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Escolanovismo, ensino de história e história regional no Rio de Janeiro, na década de 1920; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
História e Patrimônio: Igreja Matriz de São Gonçalo; 2018; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Igreja Matriz de São Gonçalo: História e Patrimônio; 2017; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Escolanovismo, ensino e escrita da história, no Rio de Janeiro, na década de 1920; 2017; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Escolanovismo, ensino e escrita da história, no Rio de Janeiro, na década de 1920; 2016; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Escolanovismo, ensino e escrita da história, no Rio de Janeiro, na década de 1920; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Quando a memória virou história; A construção da historiografia fluminense na década de 1920; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Motta; Modernismo Fluminense: Intelectuais e identidade no Estado do Rio de Janeiro (1917/1931); 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rui Aniceto Nascimento Fernandes;
Produções bibliográficas
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Um centenário a comemorar: Joaquim Manoel de Macedo e a Itaboraí de 1920. REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO DE JANEIRO , v. 31, p. 33-47, 2024.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Discurso de posse. REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO DE JANEIRO , v. 31, p. 133-141, 2024.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; NICOLAU, G. P. . Narrando experiências no tempo presente: A imigração de africanos para o Brasil. PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA , v. 81, p. 114-138, 2024.
-
FERNANDES, R. A. N. ; COSTA, J. C. O. . Refugiados congoleses em cidades periféricas um estudo de caso.. REVISTA TRANSVERSOS , v. 26, p. 113-128, 2022.
-
REZNIK, L. ; GONCALVES, P. C. ; FERNANDES, R. A. N. . Maria Izilda Santos de Matos: memóriaa, histórias e trajetória intelectual. PROJETO HISTÓRIA. REVISTA DO PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS DE HISTÓRIA , v. 73, p. 245-275, 2022.
-
FERNANDES, R. A. N. . (Re)descobrir o Brasil pela história. Escolanovismo, historiografia e ensino de história no Brasil dos anos 1920. ANAIS DA BIBLIOTECA NACIONAL , v. 141, p. 41-64, 2022.
-
FERNANDES, R. A. N. ; SETUBAL, C. M. . Imprensa gonçalense: um projeto em curso. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense: , v. 1, p. 173-188, 2022.
-
LAURENTINO, E. S. S. ; FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . O papel do Instituto Histórico na construção de memórias sobre a Baixada Fluminense (1971-2008). REVISTA MARACANAN , v. 26, p. 351-368, 2021.
-
DE PINTO, CARLOS EDUARDO PINTO ; DE ALMEIDA GONÇALVES, MÁRCIA ; NASCIMENTO FERNANDES, RUI ANICETO . UERJ 70. ESTUDOS IBERO-AMERICANOS , v. 47, p. e38999, 2021.
-
REZNIK, L. ; FERNANDES, R. A. N. . Luiz Palmier (1893-1955) e a conformação da São Gonçalo moderna. REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO DE JANEIRO , v. 28, p. 131-153, 2021.
-
ANICETO NASCIMENTO FERNANDES, RUI . Biografia, história e identidade. Gonçalo Gonçalves, os processos de colonização lusa nas terras guanabarinas e identidade local. LOCUS (UFJF) , v. 26, p. 235-260, 2020.
-
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, Luís ; COSTA, J. C. O. . Se o Rio é lusitano, por que a Ilha das Flores não o é? A receção de imigrantes portugueses no Rio de Janeiro (1883-1892). REVISTA PORTUGUESA DE HISTÓRIA , v. 50, p. 87-106, 2019.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; REZNIK, Luís . Política imigratória e recepção de imigrantes: a experiência da Ilha das Flores.. Navegar. Revista de Estudos de E/Imigração , v. 2, p. 77-107, 2016.
-
REZNIK, Luís ; FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Hospedarias de Imigrantes nas Américas: a criação da hospedaria da Ilha das Flores. História (São Paulo. Online) , v. 33, p. 234-253, 2014.
-
FERNANDES, R. A. N. . Aspectos da História de São Gonçalo através do registro fotográfico.. Imagens de São Gonçalo Fotografia e História Caderno Pedagógico, São Gonçalo, v. 1, p. 6-15, 2001.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Olhares sobre São Gonçalo II. 1. ed. São Gonçalo: Apologia Brasil, 2024. v. 1. 243p .
-
PACHECO, D. A. S. (Org.) ; SETUBAL, C. M. (Org.) ; FERNANDES, R. A. N. (Org.) . Itaboraí e independência do Brasil. História, memória, patrimônio cultural e celebrações (1822-2022). 1. ed. Itaboraí: Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense, 2023. v. 1. 237p .
-
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, L. ; CARVALHO, C. C. ; COSTA, J. C. O. ; MARQUES, G. S. C. ; SILVA, A. C. E. ; LEITE, V. M. . Imigração italiana no Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2022. v. 1. 116p .
-
FERNANDES, R. A. N. . Olhaes sobre São Gonçalo. Relatos dos séculos XVI ao XIX. 1. ed. São Gonçalo: Apologia Brasil, 2022. v. 1. 140p .
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Um ilustre desconhecido. Gonçalo Gonçalves, os processos de colonização lusa nas terras guanabarinas e identidade local. 1. ed. Cabo Frio: Visão Editora, 2020. v. 1. 119p .
-
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, Luís ; GONCALVES, M. A. ; PINTO, C. E. P. ; SILVA, C. B. . 70 anos. UERJ. 1950-2020. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2019. v. 1. 272p .
-
REZNIK, Luís (Org.) ; FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO (Org.) . Experiências da Imigração. São Gonçalo nos séculos XIX e XX.. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019. v. 1. 188p .
-
FERNANDES, R. A. N. ; SIQUEIRA, A. L. (Org.) ; MEDEIROS, C. (Org.) ; BARBOSA, J. L. (Org.) ; SILVA, M. O. (Org.) . Igreja Matriz São de Gonçalo. História e ações de recuperção de um patrimônio coletivo. 1. ed. São Gonçalo: UERJ-FFP, 2016. v. 1. 80p .
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; SILVA, H. M. . Por uma riobonitensiana. Guia de referências bibliográficas sobre Rio Bonito. 1. ed. Cabo Frio: Visão Editora, 2015. v. 1. 58p .
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; REZNIK, Luís (Org.) . Imigração no Brasil e a hospedaria da Ilha das Flores. 1. ed. São Gonçalo: FFP/UERJ, 2015. v. 1. 96p .
-
REZNIK, Luís ; GONCALVES, M. A. ; MAGALHAES, M. S. ; ROCHA, H. A. B. ; FERNANDES, R. A. N. . História e Patrimônio. Piraí. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014. v. 1. 156p .
-
FERNANDES, R. A. N. ; ROCHA, H. A. B. ; REZNIK, Luís ; MAGALHAES, M. S. ; GONCALVES, M. A. . História e patrimônio. Rio Bonito. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014. v. 1. 156p .
-
FERNANDES, R. A. N. ; ROCHA, H. A. B. ; REZNIK, Luís ; MAGALHAES, M. S. ; GONCALVES, M. A. . História e Patrimônio. Saquarema. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014. v. 1. 156p .
-
FERNANDES, R. A. N. ; ROCHA, H. A. B. ; REZNIK, Luís ; GONCALVES, M. A. ; MAGALHAES, M. S. . História e patrimônio. Cachoeiras de Macacu. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014. v. 1. 120p .
-
FERNANDES, R. A. N. ; ARAUJO, M. S. ; MOURA, R. S. ; COSTA, R. N. ; NOFUENTES, V. C. ; FREIRE, R. C. B. L. ; SILVA, H. M. ; NUNES, J. C. P. ; BARCELOS, M. A. ; SILVA, R. F. . São Gonçalo em perspectiva. Ensaios de histórias gonçalenses.. 1. ed. São Gonçalo: UERJ-FFP, 2013. 180p .
-
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, Luís ; GONCALVES, M. A. ; CONDURU, R. L. T. . Patrimônio cultural do Leste Fluminense. História e memória e Itaboraí, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Tanguá. 1. ed. Rio de Janeiro: Eduerj, 2013. v. 1. 541p .
-
FERNANDES, R. A. N. ; ROCHA, H. A. B. ; MAGALHAES, M. S. ; GONCALVES, M. A. ; REZNIK, Luís . História e patrimônio. Cachoeiras de Macacu. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 2012. 80p .
-
ROCHA, H. A. B. ; REZNIK, Luís ; MAGALHAES, M. S. ; GONCALVES, M. A. ; FERNANDES, R. A. N. . História e Patrimônio. Guapimirim. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 2012. 80p .
-
GONCALVES, M. A. ; MAGALHAES, M. S. ; REZNIK, Luís ; ROCHA, H. A. B. ; FERNANDES, R. A. N. . Caixa de história. Itaboraí. Guia do professor. 1. ed. São Gonçalo: UERJ-FFP, 2011. v. 1. 90p .
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; REZNIK, Luís ; CONDURU, R. L. T. . Plano de valorização da cultura local. Projeto de avaliação e valorização do Patrimônio Material de Itaboraí e Cachoeiras de Macacu.. 1. ed. São Gonçalo: UERJ-FFP, 2009. v. 1. 189p .
-
ROCHA, H. A. B. ; REZNIK, Luís ; MAGALHAES, M. S. ; GONCALVES, M. A. ; FERNANDES, R. A. N. . Caixa da História. Magé. Guia do professor. 1. ed. Rio de Janeiro: Imprinta Express, 2007. v. 1. 70p .
-
FERNANDES, R. A. N. ; GONCALVES, M. A. ; MAGALHAES, M. S. ; REZNIK, Luís ; ROCHA, H. . Caixa da História. São Gonçalo. Guia do professor. 1. ed. Rio de Janeiro: Imprinta Express, 2006. v. 1.
-
FERNANDES, R. A. N. . Um santo nome. Histórias de São Gonçalo de Amarante.. São Gonçalo: São Gonçalo Letras, 2004. 167p .
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; RUGGIERO, A. . Imigração italiana no Rio Grande do Sul. In: Luís Reznik. (Org.). História da Imigração no Brasil.. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2024, v. 3, p. 25-43.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; NICOLAU, G. P. . Imigração francesa no Rio de Janeiro. In: Luís Reznik. (Org.). História da Imigração no Brasil.. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2024, v. 3, p. 137-152.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; SILVA, E. S. . Imigração espanhola no Rio de Janeiro. In: Luís Reznik. (Org.). História da Imigração no Brasil.. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2024, v. 3, p. 177-190.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Dois centenários a comemorar. Entre celebrações, ações políticas e usos do passado (1920-1922). In: Deivid Antunes da Silva Pacheco, Cecília Maria Vianna Mattos Setubal; Rui Aniceto Nascimento Fernandes. (Org.). Itaboraí e independência do Brasil. História, memória, patrimônio cultural e celebrações (1822-2022). 1ed.Itaboraí: Instituto Histórico e Geográfico Itaborahyense, 2023, v. 1, p. 109-137.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . História ou lições de história. Os primeiros manuais de história fluminense para o ensino primário, na década de 1920. In: Diogo Roiz. (Org.). O Ensino de História no Brasil Republicano. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2021, v. 2, p. 33-55.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Fazenda do Engenho Novo: história e patrimônio em São Gonçalo. In: Marcelo Guerra Santos. (Org.). O rural em regiões metropolitanas: a Fazenda Engenho Novo, São Gonçalo. 1ed.Rio de Janeiro: EDUERJ, 2020, v. 1, p. 29-46.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; COSTA, J. C. O. . História da imigração (1830-1880). In: Luís Reznik. (Org.). História da Imigração no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2020, v. 1, p. 65-90.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; REZNIK, Luís ; COSTA, J. C. O. ; MARQUES, G. S. C. . Presença imigrante em cidade periférica: Um estudo de caso sobre o município de São Gonçalo. In: José Jobson de Andrade Arruda; Vera Lúcia Amaral Ferlini; Paulo Cesar Gonçalves; Pablo Oliver Mont Serrath. (Org.). Diásporas globais e migrações contemporâneas.. 1ed.São Paulo: Alameda, 2019, v. 1, p. 255-278.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; REZNIK, Luís ; COSTA, J. C. O. ; MARQUES, G. S. C. . Imigração em três tempos. Fluxos imigratórios em São Gonçalo. In: Luís Reznik; Rui Aniceto Nascimento Fernandes. (Org.). Experiências da Imigração. São Gonçalo nos séculos XIX e XX. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2019, v. 1, p. 5-21.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Os tempos de uma obra escolar. O estado do Rio de Janeiro de José Mattoso Maia Forte. In: Helenice Aparecida Bastos Rocha; Luís Reznik; Marcelo Souza Magalhães. (Org.). Livro didático de história. Entre políticas e narrativas. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2017, v. 1, p. 267-282.
-
FERNANDES, R. A. N. ; MEDEIROS, C. . Histórico. In: Rui Aniceto Nascimento Fernandes; André Luís Siqueira. (Org.). Igreja Matriz São de Gonçalo. História e ações de recuperção de um patrimônio coletivo. 1ed.São Gonçalo: UERJ-FFP, 2016, v. 1, p. 13-39.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; NUNES, J. C. P. ; SANTOS, V. S. M. . João Ferreira Goulart. In: Alzira Alves Abreu; Christiane Jalles de Paula. (Org.). Dicionario da política republicana do Rio de Janeior. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2014, v. 1, p. 541-541.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; NUNES, J. C. P. ; LOPES, R. H. . Francisco José da Costa Lima. In: Alzira Alves Abreu; Christiane Jalles de Paula. (Org.). Dicionario da política republicana do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2014, v. 1, p. 666-666.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; NUNES, J. C. P. . Gilberto Afonso Pires. In: Alzira Alves Abreu; Christiane Jalles de Paula. (Org.). Dicionario da política republicana do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2014, v. 1, p. 1054-1054.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; NUNES, J. C. P. ; LOPES, R. H. . Ernesto Francisco Ribeiro. In: Alzira Alves Abreu; Christiane Jalles de Paula. (Org.). Dicionario da política republicana do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2014, v. 1, p. 1147-1148.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; REZNIK, Luís . Entre o universal e o particular: a Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores.. In: Fernando de Sousa; Ismênia Martins; Lená Medeiros de Menezes; Izilda Matos; Jobson Arruda; Nazaré Sarges; Vera Ferlini. (Org.). Portugal e as migrações da Europa do Sul para a América do Sul.. 1ed.Porto: CEPESE, 2014, v. 1, p. 165-184.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; REZNIK, Luís ; SILVA, H. M. . A Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores: história e memória.. In: José Jobson de Andrade Arruda; Vera Lúcia Amaral Ferlini; Maria Izilda Santos de Matos; Fernando de Souza.. (Org.). De colonos a imigrantes: i(e)migração portuguesa para o Brasil.. 1ed.São Paulo: Alameda, 2014, v. 1, p. 367-382.
-
FERNANDES, R. A. N. ; SILVA, H. M. . Ilha das Flores e de histórias. In: FERNANDES, Rui Aniceto Nascimento; ARAÚJO, Marcelo; MOURA, Rogério Soares de. (Org.). São Gonçalo em perspectiva. Ensaios de histórias gonçalenses. 1ed.São Gonçalo: UERJ-FFP, 2013, v. 1, p. 25-46.
-
FERNANDES, R. A. N. . Notas para uma história ambiental de São Gonçalo.. In: Marcelo Guerra Santos. (Org.). Estudos ambientais em regiões metropolitanas. São Gonçalo. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2012, v. 1, p. 45-65.
-
FERNANDES, R. A. N. . Uma província em disputa. Como os fluminenses lidaram com a memória imperial na década de 1920.. In: GONÇALVES, Marcia de Almeida; MONTEIRO, Ana Maria; ROCHA, Helenice; REZNIK, Luís. (Org.). Qual o valor da históira hoje. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2012, v. 1, p. 132-150.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; REZNIK, Luís . Imigração: documentação, política e história.. In: Hugo Cancino; Rogelio de la Mora; Lená Medeiros de Menezes; Silvano Benito Moya.. (Org.). Miradas desde la Historia social y la Historia intelectual. America Latina en sus culturas: de los procesos independistas a la globalización.. 1ed.Córdoba: Centro de Estudios Históricos Prof. Carlos Segreti, 2012, v. 1, p. 213-224.
-
FERNANDES, R. A. N. . Estudos Fluminenses. A Faculdade Fluminense de Filosofia e a identidade regional. In: Lucia Maria Bastos Pereira das Neves; Lucia Maria Paschoal Guimarães; Marcia de Almeida Gonçalves; Rebeca Gontijo. (Org.). Estudos de historiografia brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2011, v. 1, p. 207-220.
-
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, Luís . Itaboraí, uma história. In: Rui Aniceto Nascimento Fernandes; Luís Reznik; Marcia de Almeida Gonçalves; Marcelo de Souza Magalhães; Helenice Rocha. (Org.). Caixa da história. Itaboraí. Guia do Professor. 1ed.São Gonçalo: UERJ-FFP, 2011, v. 3, p. 45-56.
-
FERNANDES, R. A. N. . Uma província em disputa. Como os fluminenses lidaram com a memória imperial na década de 1920. In: GONÇALVES, Marcia de Almeida; MONTEIRO, Ana Maria; REZNIK, Luís; ROCHA, Helenice. (Org.). Qual o valor da história hoje?. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2011, v. 1, p. 20-38.
-
FERNANDES, R. A. N. . Formar cidadãos republicanos fluminenses: A Terra Fluminense de Coelho Neto e Olavo Bilac. In: Hele Aparecida Bastos Rocha; Luís Rezni; Marcelo de Souza Magalhães. (Org.). A história na escola. Autores, livros e leituras.. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2009, v. 1, p. 71-89.
-
FERNANDES, R. A. N. . Um santo, um nome e várias histórias. In: PÉREZ, Carmen Lúcia Vidal; TAVARES, Maria Tereza Goudard; ARAÚJO, Mairce da Silva. (Org.). Memórias e patrimônios: Experiencias em formação de professores. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj, 2009, v. 1, p. 83-99.
-
FERNANDES, R. A. N. . Um livro para contar a história fluminense. O primeiro manual didático de história do estado do Rio de Janeiro.. In: GONTIJO, Rebeca; MAGALHÃES, Marcelo; ROCHA, Helenice. (Org.). A escrita da história escolar. Memória e historiografia. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2009, v. 1, p. 345-366.
-
FERNANDES, R. A. N. . São Gonçalo, uma história.. In: Rui Aniceto Nascimento Fernandes; Helenice Rocha; Márcia de Almeida Gonçalves Marcelo de Souza Magalhães; Luís Reznik.. (Org.). Caixa da História. São Gonçalo. Guia do professor. 1ed.Rio de Janeiro: Imprinta Express, 2006, v. 1, p. 58-63.
-
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, Luís . Luiz Palmier e a conformação da São Gonçalo moderna.. In: Luís Reznik. (Org.). O intelectual e a cidade. Luiz Palmier e a São Gonçalo moderna.. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj, 2003, v. , p. 13-31.
-
FERNANDES, R. A. N. . Luiz Palmier e o movimento folclórico fluminense. In: Luís Reznik. (Org.). O intelectual e a cidade. Luiz Palmier e a Sao Gonçalo moderna.. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj, 2003, v. , p. 33-43.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Cartões de visita. Jornal DAKI, São Gonçalo, 07 fev. 2021.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Canetas. Jornal DAKI, São Gonçalo, 31 jan. 2021.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Calendáriofilia. Jornal DAKI, São Gonçalo, 24 jan. 2021.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Morre uma palmeira histórica. Jornal DAKI, São Gonçalo, 14 dez. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Subsídios para a história do movimento trovadoresco em São Gonçalo. Suplemento Araça, São Gonçalo, 23 nov. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Camisas de times de futebol. Jornal DAKI, São Gonçalo, 01 nov. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Bibliofilia. Jornal DAKI, São Gonçalo, 25 out. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Dois gonçalenses entre poesias e uma polêmica niteroiense. Suplemento Araça, São Gonçalo, , v. 5, 16 out. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Chaveiros. Jornal DAKI, São Gonçalo, 11 out. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Bebidas. Jornal DAKI, São Gonçalo, 27 set. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Louça. Jornal DAKI, São Gonçalo, 20 set. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Flâmulas. Jornal DAKI, São Gonçalo, 13 set. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Um sonetista burlesco. Alfredo Silva. Suplemento Araça, São Gonçalo, 12 set. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Ficha de ônibus. Jornal DAKI, São Gonçalo, 06 set. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Filumenia. Jornal DAKI, São Gonçalo, 30 ago. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Telecartofilia. Jornal DAKI, São Gonçalo, 23 ago. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Cartofilia. Jornal DAKI, São Gonçalo, 16 ago. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Filatelia. Jornal DAKI, São Gonçalo, 09 ago. 2020.
-
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . São Gonçalo como objeto de colecionismo: Autografomania. Jornal DAKI, São Gonçalo, 02 ago. 2020.
-
FERNANDES, R. A. N. . As lições de Antônio Figueira de Almeida. História Regional e ensino de história no Rio de Janeiro, na década de 1920. In: XIV Encontro Regional de História, 2010, Rio de Janeiro. CD do XIV Encontro Regional de História.. Rio de Janeiro: ANPUH-Rio, 2010.
-
FERNANDES, R. A. N. . Escolanovismo, ensino de história e identidade regional. O lugar da história regional na formação escolar no estado do Rio de Janeiro, na década de 1920. In: II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro., 2010, Rio de Janeiro. Cd do II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.. Rio de Janeiro: Unirio, 2010.
-
FERNANDES, R. A. N. . Curso de Estudos Fluminenses: O lugar da história na configuração de um campo de reflexão intelectual sobre o Estado do Rio de Janeiro, na década de 1950.. In: I Seminário de história do ICHS. Caminhos da historiografia brasileira contemporânea., 2006, Mariana. I Seminário de história do ICHS. Caminhos da historiografia brasileira contemporânea. Anais.. Mariana: UFOP, 2006. v. 1. p. 1-10.
-
FERNANDES, R. A. N. . Colecionismo e História. Reflexões sobre a prática historiográfica de Alberto Lamego na década de 1910.. In: XII Encontro Regional de História da ANPUH-RIO. Usos do passado, 2006, Niterói. XII Encontro Regional de História da ANPUH-RIO. Usos do passado. Anais eletrônicos, 2006. v. 1. p. 1-10.
-
FERNANDES, R. A. N. . Entre História e Folclore: Reflexões sobre a (re)construção da identidade fluminense nas décadas de 1940 e 1950. In: XXIII Simpósio Nacional. História: Guerra e Paz., 2005, Londrina. Livro de Programas e Resumos do XXIII Simpósio Nacional. História: Guerra e Paz.. Londrina: Editora Mídia, 2005.
-
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, Luís . Um acontecimento revelador: A inauguração do Hospital de São Gonçalo. In: XI Encontro Regional de História Democracia e Conflito., 2004, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Regional de História Democracia e Conflito., 2004.
-
FERNANDES, R. A. N. . A Comissão Fluminense de Folclore e a constituição de identidades fluminense.. In: XXII Simpósio Nacional de História: História, acomtecimento narrativa, 2003, João Pessoa. Anais eletrônicos XXII Simpósio Nacional de História: História, acomtecimento narrativa. João Pessoa: ANPUH/Universidade Federal da Paraíba, 2003.
-
FERNANDES, R. A. N. . Entre o oral e o escrito: Algumas considerações sobre a presença e utilização da oralidade nos relatos de folcloristas da dança de Sao Gonçalo do Nordeste (1890-1960). In: VI Encontro Nacional de História Oral: Tempo e Narrativa, 2002, São Paulo. Anais do VI Encontro Nacional de História Oral: Tempo e Narrativa. São Paulo: ABHO/FFLCH, 2002.
-
FERNANDES, R. A. N. ; OLIVEIRA, Alix Pinheiro Seixas de ; COSTA, A. F. ; FLORES, M. M. . Memória local: Histórias de Vida no município de São Gonçalo. In: VI Encontro Nacional de História Oral: Tempo Narrativa, 2002, São Paulo. Anais do VI Encontro Nacional de História Oral: Tempo Narrativa. São Paulo: ABHO/FFLCH, 2002.
-
FERNANDES, R. A. N. . Devoção popular e romanização no catolicismo brasileiro: Um estudo sobre o culto popular prestado ao bem aventurado Sao Gonçalo de. In: X Encontro Regional de História: História e Biografias, 2002, Rio de Janeiro. Anais do X Encontro Regional de História: História e Biografias, 2002.
-
FERNANDES, R. A. N. . Como ensinar história no estado do Rio de Janeiro na década de 1920? Escolanovismo e ensino de história na História do Rio de Janeiro de Clodomiro Vasconcellos. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São PAulo. Programação eletrônica do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo: USP, 2011.
-
FERNANDES, R. A. N. . As lições de Antônio Figueira de Almeida. História regional e ensino de história no Rio de Janeiro, na década de 1920. In: XIV Encontro Regional de História, 2010, Rio de Janeiro. CD do XIV Encontro Regional de História. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010.
-
FERNANDES, R. A. N. . Escolanovismo, ensino de história e identidade regional. O lugar da história regional na formação escolar no estado do Rio de Janeiro, na década de 1920. In: II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2010, Rio de Janeiro. Livro de Programas e Resumos do II Encontro da História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: H. P. Comunicação, 2010. v. 1. p. 120-121.
-
FERNANDES, R. A. N. . A Renascença Fluminense. História, Memória e Identidade Regional na década de 1920. In: I Jornada de Estudos Fluminenses do Museu do Ingá., 2010, Niterói. Programação e resumo. I Jornada de Estudos Fluminenses do Museu do Ingá. Niterói: Museu do Ingá, 2010. p. 6-6.
-
FERNANDES, R. A. N. . Quando a memória virou história. A construção da historiografia fluminense na década de 1920. In: Seminário de História Social: Relações de poder e identidades, 2010, São Gonçalo. CD do Seminário de Historia Social: Relações de Poder e Identidades. São Gonçalo: PPGHS/UERJ, 2010.
-
FERNANDES, R. A. N. . Colecionismo e história: reflexões sobre a prática historiográfica de Alberto Lamego na década de 1910. In: XII Encontro Regiona de História. Usos do passado, 2006, Niterói. XII Encontro Regiona de História. Usos do passado. Resumos e programação.. Niterói: UFF/ANPUH, 2006. p. 70-70.
-
FERNANDES, R. A. N. . Curso de Estudos Fluminenses: O lugar da história na configuração de um campo de reflexão intelectual sobre o Estado do Rio de Janeiro, na década de 1950.. In: I Seminário de história do ICHS. Caminhos da historiografia brasileira contemporânea., 2006, Mariana. I Seminário de história do ICHS. Caminhos da historiografia brasileira contemporânea. Livro de Resumos.. Mariana: UFOP, 2006. v. 1. p. 45-46.
-
FERNANDES, R. A. N. . Qual é o lugar da história regional na historiografia brasileira.. In: II Simpósio de Política e Cultura ? Documentos e abordagens., 2006, Vassouras. II Simpósio de Política e Cultura ? Documentos e abordagens. Livro de Resumos.. Vassouras: Universidade Severino Sombra, 2006. v. 1. p. 90-90.
-
FERNANDES, R. A. N. . Entre História e Folclore: Reflexões sobre a (re)construção da identidade fluminense nas décadas de 1940 e 1950. In: XXIII Simpósio Nacional. História: Guerra e Paz., 2005, Londrina. Livro de Programas e Resumos do XXIII Simpósio Nacional. História: Guerra e Paz.. Londrina: Edirota Mídia, 2005. v. 1. p. 419-419.
-
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, Luís . Um acontecimento revelador: a inauguração do Hospital de São Gonçalo. In: XI Encontro Regional de História Democracia e Conflito., 2004, Rio de Janeiro. XI Encontro Regiona de História Democracia e Conflito. Livro de Resumos.. Rio de Janeiro: ANPUH-RJ/UERJ, 2004. p. 144-144.
-
FERNANDES, R. A. N. . A Comissão Fluminense de Folclore e a constituição de identidades fluminenses. In: XXII Simpósio Nacional de História: História, acontecimento narrativa, 2003, João Pessoa. XXII Simpósio Nacional de História: História, acomtecimento narrativa. Caderno de Programação e de Resumos. João Pessoa: ANPUH/Universidade Federal da Paraíba, 2003. v. 1. p. 94-94.
-
FERNANDES, R. A. N. ; OLIVEIRA, Alix Pinheiros Seixas de ; COSTA, Andrea F ; FLORES, Marilda M . Memória local: Histórias de Vida no município de São Gonçalo. In: VI Encontro Nacional de História Oral: Tempo e Narrativa, 2002, São Paulo. Livro de resumos VI Encontro Nacional de História Oral: Tempo e Narrtiva. São Paulo: ABHO/FFLCH, 2002. p. 40-40.
-
FERNANDES, R. A. N. . Entre o oral e o escrito: Algumas considerações sobre a presença e utilização da oralidade nos relatos de folcloristas da dança de Sao Gonçalo do Nordeste (1890-1960). In: VI Encontro Nacional de História Oral: Tempo e Narrativa, 2002, São Paulo. Livro de Resumos do VI Encontro Nacional de História Oral: Tempo e Narrativa. São Paulo: ABHO/FFLCH, 2002. p. 255-256.
-
FERNANDES, R. A. N. . Devoção popular e romanização no catolicismo brasileiro: Um estudo sobre o culto popular prestado ao bem aventurado Sao Gonçalo de Amarante no contexto da romanização do catolicismo brasileiro (1890-1960). In: X Encontro Regional de História: História e Biografias, 2002, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do X Encontro Regional de História: História e Biografias. Rio de Janeiro: ANPUH-RJ/IFCH/NAPE/DEPEXT-SR-3/UERJ, 2002. p. 60-60.
-
FERNANDES, R. A. N. . Registros paroquiais ou como (re)conhecer uma sociedade de outro tempo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, R. A. N. . História regional/local. Qual seu lugar na historiografia brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES, R. A. N. . Como ensinar história no estado do Rio de Janeiro na década de 1920? Escolanovismo e ensino de história na "História do Rio de Janeiro" de Clodomiro Vasconcellos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, R. A. N. . Uma província em disputa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, R. A. N. . Oficina de história local. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, R. A. N. . As lições de Antônio Figueira de Almeida. História Regional e ensino de história no Rio de Janerio, na década de 1920.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, R. A. N. . Escolanovismo, ensino de história e identidade regional. O lugar da história regional na formação escolar no estado do Rio de Janeiro, na década de 1920.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, R. A. N. . A Renascença Fluminense: História, memória e identidade regional na década de 1920.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES, R. A. N. . Quando a memória virou história. A contrução da historiografia fluminense na década de 1920. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, R. A. N. . Notas para uma história ambiental de São Gonçalo: Os processos de ocupação do território gonçalense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES, R. A. N. . Estudos Fluminenses. História e identidade regional na Faculdade Fluminense de Filosofia, 1953-1954. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES, R. A. N. . Um livro para contar a história fluminense.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Cidade Ilustrada. 2024.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . As inspirações cristãs e a atuação católica no Abrigo do Cristo Redentor. 2024.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; PACHECO, D. A. S. . Projeto de Lei de tombamento da fachada e do retábulo da Igreja Matriz de São Gonçalo. 2024.
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo. 2018. (Rede social).
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo. 2018. (Site).
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; REZNIK, Luís ; MARQUES, G. S. C. ; COSTA, J. C. O. ; LEITE, V. M. ; CARVALHO, C. C. . IMIGRAÇÃO NO BRASIL: HISTÓRIA, PASSADO E PRESENTE (PROINICIAR). 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; REZNIK, Luís ; MARQUES, G. S. C. ; COSTA, J. C. O. ; LEITE, V. M. . IMIGRAÇÃO NO BRASIL: HISTÓRIA, PASSADO E PRESENTE (SEMEDSG). 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REZNIK, Luís ; FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO ; MARQUES, G. S. C. ; COSTA, J. C. O. ; LEITE, V. M. . IMIGRAÇÃO NO BRASIL: HISTÓRIA, PASSADO E PRESENTE (FMN). 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERNANDES, R. A. N. . Ciclo de Palestras - 440 de São Gonçalo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, Luís ; COSTA, J. C. O. ; MARQUES, G. S. C. . A Hospedaria na imprensa: as representações da Ilha das Flores. 2019. (Exposição de Curta Duração).
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, Luís ; GONCALVES, M. A. ; PINTO, C. E. P. ; SILVA, C. B. . ESQUELE70 - 70 anos de UERJ.. 2019. (Exposição de Curta Duração).
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . I Ciclo de Estudos: Memória, história e patrimônio fluminense. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . II Ciclo de Estudos: Memória, História e Patrimônio Fluminense. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERNANDES, RUI ANICETO NASCIMENTO . Parecerista Ad Hoc - Eduerj. 2018. (Parecer de livro).
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, Luís ; COSTA, J. C. O. ; MARQUES, G. S. C. . Presença Imigrante em São Gonçalo. 2017. (Exposição de Curta Duração).
FERNANDES, R. A. N. ; REZNIK, Luís ; OLIVEIRA, Alix Pinheiro Seixas de . Luiz Palmier. O intelectual e a cidade. 2003 (Exposição Fotográfica) .
FERNANDES, R. A. N. . A fogueira em São Gonçalo. Ação Inquisitorial sobre cristãos novos gonçalenses.. 1999 (monografia) .
Projetos de pesquisa
-
2020 - Atual
História e Imprensa Local: A Gazeta de São Gonçalo (1913-1937), Descrição: A história da imprensa de São Gonçalo ainda está para ser escrita e muito já se perdeu. Trabalhos pioneiros foram realizados por Luiz Palmier, Godofredo Tinoco, Homero Guião e Maria Nelma de Carvalho Braga. Traçaram listagens com dados sumários relativos às datas de circulação e informações sobre os editores dos periódicos locais. A Gazeta de São Gonçalo foi o primeiro jornal local de periodicidade regular. Iniciou suas atividades, sob direção dos irmãos gêmeos Abílio e Belarmino de Mattos, em 1913 e circulou até 1937, quando Abilio de Mattos veio a falecer. Elegemos o jornal A Gazeta como objeto deste projeto acompanhando os atuais debates sobre a relação entre a história e a imprensa e também por compreender ser um conjunto importante para a construção da história local. Neste período São Gonçalo configurava-se como um importante polo industrial e agrícola do Estado do Rio de janeiro e passava por um processo de modernização pós emancipação político-administrativa. Buscamos também organizar, preservar e divulgar a Coleção do jornal A Gazeta de São Gonçalo em parceria com a Biblioteca Nacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Coordenador.
-
2019 - Atual
(Re)descobrir o Brasil pela história. Escolanovismo, historiografia e ensino de história no Brasil dos anos 1920, Descrição: Este projeto objetiva analisar a Coleção Resumo Didático, publicada pela Companhia Melhoramentos entre 1918 e 1932. Esta coleção configurou-se com um projeto editorial, vinculado aos princípios da Escola Nova, de renovação do ensino de história, no Brasil, a partir das histórias regionais. Para tal empreendimento foram arregimentados expoentes da historiografia nacional e/ou regional. Nesse sentido pretende-se compreender a associação dos princípios escolanovistas e o ensino de história assim como a historiografia de então engaja-se nesse projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Coordenador / Renato Coelho Barbosa de Luna Freire - Integrante / Ericka Delmiro Santos - Integrante / Carla Cristina da Silva Lavinas - Integrante / Janaina Santana Alves da Silva - Integrante / Carlos Henrique Milhono Campos - Integrante / Lucas Marinho Nunes - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Biblioteca Nacional - Bolsa.
-
2015 - 2019
Escolanovismo, ensino e escrita da história, no Rio de Janeiro, na década de 1920., Descrição: O movimento da Escola Nova se conformou como um propositor da renovação do papel da escola na sociedade brasileira assim como promotor de novas práticas e concepções pedagógicas. Os atuais estudos sobre o movimento privilegiam tais aspectos secundarizando a análise das influências na didática dos campos disciplinares específicos. Nesse sentido o projeto busca analisar as relações entre o escolanovismo e o ensino de história na década de 1920. Pretende-se investigar como os princípios escolanovistas influenciaram na produção da história escolar, elegendo como objeto de análise os livros de história da cidade do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro publicados na década de 1920. Pari passu, essa análise levará em consideração as concepções historiográficas em voga no período propugnada por historiadores icônicos e instituições como o IHGB. Buscar-se-á compreender como os historiadores que compuseram os livros de história da cidade e do estado do Rio de Janeiro associaram ambas influencias na construção de suas histórias voltadas para o público escolar, mormente, o primário. Seguindo esses princípios elegemos como estratégias de pesquisa o a) levantamento bibliográfico sobre a Reforma da Instrução no Distrito Federal e do Estado do Rio de Janeiro, na década de 1920; b) levantamento da legislação sobre o ensino das disciplinas escolares no Distrito Federal e do Estado do Rio de Janeiro, na década de 1920; c) inventário biográfico dos autores produtores dos livros da história da cidade e do estado do Rio de Janeiro, na década de 1920; e d) identificação e análise das características da produção historiográfica das obras destacadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Coordenador / Renato Coelho Barbosa de Luna Freire - Integrante / Caroline Cardoso Alexandre dos Santos - Integrante / Ericka Delmiro Santos - Integrante / Carla Cristina da Silva Lavinas - Integrante / Janaina Santana Alves da Silva - Integrante / Carlos Henrique Milhono Campos - Integrante / Lucas Marinho Nunes - Integrante / Yara Lanes Braido - Integrante / Mariana Ribeiro de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.
-
2015 - Atual
História e patrimônio: A Igreja Matriz de São Gonçalo, Descrição: A presente proposta tem como motivador uma parceria firmada entre a Igreja Matriz de São Gonçalo e o Grupo de Pesquisa História de São Gonçalo: Memória e Identidade. A comunidade paroquial tem como objetivo a recuperação do templo que, ao longo do século XX, sofreu inúmeras obras que lhe descaracterizam completamente. A UERJ é responsável pela pesquisa histórica que subsidiará o trabalho dos arquitetos e engenheiros. O catolicismo imprimiu marcas importantes na identidade local. Nesse sentido, o presente projeto objetiva identificar e analisar a importância do catolicismo na história gonçalense assim como subsidiar o processo de recuperação do templo da Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Coordenador / Rafael Navarro Costa - Integrante / Michele Agostinho Barcelos - Integrante / Guilherme dos Santos Cavotti Marques - Integrante / Eliana Santos da Silva Laurentino - Integrante / Cleisemery Campos da Costa - Integrante / Marcelo Macedo de Almeida - Integrante / Viviane Gomes Ribeiro - Integrante / Wallace Alves dos Santos - Integrante / Juarez de Almeida Moraes Júnior - Integrante / Alex da Costa e Silva - Integrante / Vanessa Mendonça Leite - Integrante / André Vinícius Fernandes Henriques - Integrante., Financiador(es): Igreja Matriz de São Gonçalo - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2014
Plano de Valorização da Cultura local, Descrição: Visa desenvolver ações para valorização da cultura local nos municípios de Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Rio Bonito e Tanguá: a) Avaliação e Valorização do Patrimônio Cultural Material/ Pesquisa e avaliação do patrimônio histórico material, visando o levantamento dos bens culturais locais, bem como a avaliação do seu valor cultural e indicando as melhorias pertinentes. b) Avaliação e Valorização do Patrimônio Cultural Imaterial/ Pesquisa para disseminação de informações acerca do patrimônio cultural imaterial da localidade. c) Oficinas de Capacitação em História e Cultura/ Realização de oficinas de Capacitação em História e Cultura visando sensibilizar a população destes municípios, preferencialmente a comunidade escolar e funcionários públicos municipais das secretarias de cultura, quanto aos vestígios do passado - materiais e imateriais - inscritos na paisagem local. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Integrante / Luís Reznik - Coordenador / Helenice Rocha - Integrante / Márcia de Almeida Gonçalves - Integrante / MArcelo de Souza Magalhães - Integrante / Roberto Luís Torres Conduru - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Modernismo Fluminense: Intelectuais e identidade no Estado do Rio de Janeiro (1917-1931), Descrição: Entre 1917 e 1931, na antiga capital fluminense, foram fundadas diversas agremiações que congregaram os intelectuais. São desse período a Academia Fluminense de Letras (1917), o Cenáculo Fluminense de História e Letras (1923), A Renascença Fluminense (1923-1930) e a Academia Niteroiense de Letras (1931). Essas instituições se queriam espaços de consagração dos expoentes da intelectualidade local. Os anseios modernistas, de (re)descoberta do Brasil, em uma de suas vertentes investia em estudos regionais. Nesse sentido esses intelectuais procuravam compreender quem era o fluminense, definir sua identidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Coordenador.
-
2010 - 2013
Quando a memória virou história. A construção da historiografia na década de 1920., Descrição: A historiografia celebra a década de 1920 como momento ímpar da história do Brasil por concentrar uma série de movimentos de contestação a ordem oligárquica vigente no Brasil na I República. Para o Estado do Rio de Janeiro é um momento crucial com a substituição de um grupo político, o nilismo, e a afirmação de outro, o sodrelismo. As mudanças ocorridas ensejavam novas reflexões sobre o estado e seu lugar no conjunto federativo. A história foi chamada a colaborar na composição deste novo cenário. Nesse momento há um intenso debate sobre a relação passado/presente e sobre o lugar da história na composição desses novos tempos. Resgata-se a imagem da Velha Província como momento fundador da pujança local retomada pelo novo grupo e a memória se tornou história. Foi exatamente nesse período que as primeiras histórias do Estado foram escritas associadas aos projetos políticos. A presente pesquisa vem analisando, nessa primeira etapa, as mensagens presidenciais, relatórios do Departamento de Instrução, e outros atos governamentais com o objetivo de compreender as ações e perspectivas desse novo grupo político que busca construir sua hegemonia nesse momento. Outro conjunto em análise é a historiografia produzida nesse momento procurando identificar as concepções de história, do trablaho do historiador, as fontes, temas, cronologias fixadas como significativas para a construção das narrativas históricas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2
-
2010 - 2011
Memória e História Oral: histórias de vida no município de São Gonçalo., Descrição: Com o objetivo de investigar aspectos da história recente do município de São Gonçalo e analisar os mecanismos da construção da memória na cidade, temos desenvolvido várias ações. Integramos a equipe que tem trabalhado na construção do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores participando das entrevistas de imigrantes e ex-funcionários da primeira hospedaria de imigrantes do país, sediada em São Gonçalo e atualmente como base naval. Alguns desses depoimentos já estão incorporados à home-page do Centro e farão parte de um vídeo institucional. Concluímos também duas pesquisas temáticas que tiveram como foco principal depoimentos. Luz del Fuego e a Ilha do Sol, analisa a relação da sociedade gonçalense com a fundadora da primeira colônia de naturismo do país, que viveu durante anos na Ilha do Sol, localizada em São Gonçalo e as marcas de sua trágica morte na memória coletiva local. Em Identidade e Cultura Negra em São Gonçalo, estudamos a trajetória das manifestações culturais negras no município. Desta foram a história oral tem se apresentado com um importante instrumento de construção da história local, carente de acervos documentais organizados e de conjuntos documentais preservados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Coordenador.
-
2010 - Atual
Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, Descrição: A Ilha das Flores, ilha do litoral gonçalense, hoje sedia o Comando da Tropa de Reforço dos Fuzileiros Navais, da Marinha do Brasil, foi abrigou, entre 1883 e 1966, a primeira Hospedaria de Imigrantes que existiu no país. Esta foi a porta de entrada de milhares de imigrantes de variadas nacionalidades. Para registrar e discutir essa história propusemos a construção de um Centro de Memória da Imigração. Participei do grupo que propôs o convênio institucional firmado entre a UERJ e a Marinha com tal finalidade e tenho acompanhado as pesquisas para o desenvolvimento das ações que visam instituir o Centro e abri-lo ao público.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Coordenador.
-
2005 - 2009
O livro didático como portador de um discurso historiográfico, Descrição: Desde 2005, participo do projeto O livro didático como portador de um discurso historiográfico, coordenado pela Profa. Dra. Magali Engel e pelo Prof. Dr. Luís Reznik, como parte das atividades do grupo de pesquisa Oficinas de História, sediado na Faculdade de Formação de Professores da UERJ e que reuni profissionais de diversas instituições universitárias: UFF, UFRJ, PUC-Rio, FFC e UFPA. O projeto conta com o apoio do CNPq, por meio do Edital Universal, e da FAPERJ, por meio do Programa de Apoio às Entidades Estaduais de Ciência e Tecnologia. O projeto tem como objetivo: 1) estimular a reflexão crítica acerca do papel do livro didático de História na construção do saber docente; 2) recuperar e discutir a dimensão historiográfica dos saberes veiculados pelos livros didáticos de História; 3) contribuir para a ampliação e a problematização da produção bibliográfica no âmbito do ensino de História; 4) criar espaços que promovam a efetiva interlocução entre a escola e a universidade; 5) investigar como o discurso historiográfico presente no livro didático é interpretado e apropriado por professores e alunos da escola fundamental. Para tanto, pretende-se promover uma aproximação produtiva entre o campo escolar e o acadêmico, por meio da realização de um Simpósio de Ensino e do Livro Didático de História, apresentando o resultado das pesquisas realizadas pelo grupo, que possam contribuir para questões relativas ao tema. Como subproduto do simpósio, será publicado um livro e será construída uma página do grupo Oficinas de História na Internet.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Integrante / Luís Reznik - Integrante / Márcia de Almeida Gonçalves - Integrante / MArcelo de Souza Magalhães - Integrante / Helenice Aparecida Bastos Rocha - Integrante / Magali Gouveia Engel - Coordenador / Rebeca Gontijo Teixeira - Integrante / Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro - Integrante / Selma Rinaldi de Mattos - Integrante / Mauro Cesar Coelho - Integrante / Martha Campos Abreu - Integrante / Everado Paiva Andrade - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2007
A invenção do lavourismo. Um estudo das práticas e representações políticas no município de São Gonçalo (1947-1975), Descrição: A trajetória de Joaquim de Almeida Lavoura (1913-1975) é uma porta para compreendermos as transformações vivenciadas pelo município de São Gonçalo na segunda metade do século XX. Tendo chegado naquela localidade ainda durante a sua infância, Joaquim Lavoura transformou-se na maior liderança política gonçalense entre os anos de 1950 e 1970. O lavourismo estabeleceu-se em um momento singular das transformações da cidade: a população da cidade quadruplicou entre 1950 e 1970 pelo grande número loteamentos que surgiram no município. O ambiente gonçalense é exemplar para a reflexão sobre o entrecruzamento entre política de massas e transformações urbanísticas em cidades periféricas às grandes capitais do país, na segunda metade do século XX. Essa pesquisa tem como objetivos: 1) investigar a história política no município de São Gonçalo, na segunda metade do século XX (constituição de lideranças, partidos e associações políticas, ações governamentais/ políticas públicas, funcionamento do legislativo, relações entre governo, imprensa, empresariado, trabalhadores e associações religiosas); 2) caracterizar os processos que levaram à invenção do lavourismo, em seu duplo viés, como estilo e como grupo político (e as aproximações entre lavourismo e janismo); 3) identificar as práticas e representações que se constituíram em torno dessa identidade política, compreendendo que o lavourismo sofreu um processo de permanente atualização entre 1955 e 1975; 4) identificar o impacto dos diferentes arranjos políticos nacionais na política local, através da comparação entre o período democrático, anterior a 1964, e o regime de exceção, que se consolida após o AI-5, em fins de 1968; 5) discutir as transformações urbanísticas ocorridas pela prática generalizada dos loteamentos (transformação de propriedades rurais em lotes urbanos), que tornaram, em três décadas, São Gonçalo em uma das áreas mais populosas do país; 6) avaliar o lugar do município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro,. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Integrante / Luís Reznik - Coordenador / Renato Coelho Barbosa de Luna Freire - Integrante / Rogério Soares de Moura - Integrante / Rafael Navarro Costa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.
-
2004 - 2007
Oficinas da história: elaboração de material didático para histórias locais, Descrição: projeto visa criar materiais didáticos focando as histórias locais do municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé, todos situados no estado do Rio de Janeiro. Tais materiais serão distribuídos para as escolas públicas dos municípios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Integrante / Luís Reznik - Coordenador / Márcia de Almeida Gonçalves - Integrante / MArcelo de Souza Magalhães - Integrante / Helenice Aparecida Bastos Rocha - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
-
2002 - 2005
O intelectual e a cidade: Luiz Palmier e a conformação da São Gonçalo moderna., Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a ação de um intelectual em meio às transformações modernizadoras de São Gonçalo, município periférico ao Distrito Federal. Luiz Palmier (1893-1955) se tornou figura emblemática em São Gonçalo, projetando-se tanto por sua obra como por sua participação na esfera pública. A década de 20, recém chegado à cidade, foi o "tempo de gestação": elabora um projeto para a "Futura São Gonçalo" e inscreve-se como um ilustre local. Estabelece uma rede de relações sociais através da imprensa e associações locais, culminando com a sua eleição para o Legislativo municipal. Os anos seguintes podem ser nomeados como "tempos de ação" (1930-1955). Em meio ao crescimento urbano industrial - São Gonçalo será reconhecido como a "Manchester" fluminense -, consolida-se o Estado local, através de maior intervenção do poder executivo na esfera pública. A municipalidade toma para si as tarefas de organização do espaço público e dos serviços essenciais para a população. Durante os anos 30, com ênfase para o período do Estado Novo (1937-1945), organizam-se serviços de saúde, assistência à maternidade e à infância e expandem-se as preocupações com as áreas da educação e da cultura. Luiz Palmier será o principal artífice da constituição de agências locais nas áreas da saúde, da educação e da assistência social. Analisar a ação de Palmier na transformação do município deve ser entendido como o cruzamento de dois eixos analíticos: a biografia do intelectual - valores e ações do homem público - e a gestação da modernidade gonçalense. Nestes termos pretendemos deslocar a ênfase que uma bibliografia tradicional concede ao caráter de "Manchester" para uma modernidade ancorada na organização do estado, nas ações do poder público local, particularmente nas áreas mencionadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Rui Aniceto Nascimento Fernandes - Integrante / Alix Pinheiro Seixas de Oliveira - Integrante / Luís Reznik - Coordenador / Fábio Nunes Machado - Integrante / Renato Coelho Barbosa de Luna Freire - Integrante / Rogério Soares de Moura - Integrante / Marcelo da Silva Araújo - Integrante / Rafael Navarro Costa - Integrante / Vanessa Carvalho Nofuentes - Integrante / Priscila Rodrigues Damasceno - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9
Prêmios
2020
Prêmio Cidadania Cultural - Troféu Juareis Mendes, Festival Literário de São Gonçalo - FLISGO.
2020
Prêmio de Reconhecimento do Mérito Cultural, Secretaria Municipal de Cultura de São Gonçalo.
2004
Concurso de monografias, Fundação de Artes de São Gonçalo/Secretaria Municipal de Cultura de São Gonçalo.
1999
Evadyr Molina de Monografias, Instituto de Memória, Pesquisas e Promoções Culturais (MEMOR) e Instituto Cultural Brasil-Estados Un.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo. , Rua Francisco Portela 1470, Patronato, 24435005 - São Gonçalo, RJ - Brasil, Telefone: (21) 37052227, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - 2015
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALOVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16
Atividades
-
01/2008 - 03/2015
Serviços técnicos especializados , Escola Municipal Anísio S. Teixeira.,Serviço realizado, Coordenação Pedagógica do Segundo Segmento do Ensino Fundametal.
-
07/2004 - 03/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil, História Geral
-
01/2006 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Escola Municipal Anísio S. Teixeira.,Serviço realizado, Coordenação Pedagógica da área de História e Geografia.
2002 - 2003
Prefeirua Municipal de Rio BonitoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor da Rede municipal de educação da cidade de Rio Bonito. Exercício de regência de turma no Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça
Atividades
-
02/2002 - 02/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, História Antiga, História do Brasil, História Medieval, História Moderna
2001 - 2014
Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16
Atividades
-
09/2001 - 02/2014
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil, História Geral
2000 - 2001
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica, concedida pela FAPERJ, ao projeto Políticas públicas de formação docente no estado do Rio de Janeiro - o caso de São Gonçalo. coordenado pela professora Doutora Clarice Nunes. Palavras-Chaves: Educação, Formação Docente, políticas públicas.
Desenvolvi pesquisas em locais de acervo, por exemplo o Jornal O São Gonçalo; visita de campo a instituições que dispunham da formação de professores no nível médio, por exemplo o Colégio Estadual Pandiá Calogenas, Colégio Municipal Presidente Castello Branco, realizei leituras teóricas, elaborei relatórios síntese de atividades, atas dos encontros semanais e textos sobre a pesquisas que costam do relatório de pesquisa da coordenadora.
Atividades
-
03/2000 - 02/2001
Estágios , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós Graduação Em Educação.,Estágio realizado, Bolsista de Iniciação Científica, bolsa concedida pela FAPERJ, ao projeto Políticas Públicas de formação docente no estado do Rio de Janeiro coordenado pela professora Doutora Clarice Nunes.
1999 - 2002
Externato Dr Albert SabinVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
03/1999 - 02/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, História Antiga, História Contemporânea, História do Brasil, História Medieval, História Moderna
2014 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
2010 - 2014
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Visitante lotado no Departamento de História da Faculdade de Formação de Professores.
2006 - 2010
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Técnico de Nível Superior - PROATEC, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsista do Programa de Apoio Técnico às Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão (PROATEC) assossiado a Linha de pesquisa "História de São Gonçalo: Memória e Identidade" que tem como coordenador o Professor Luís Reznik e, como orientadores, além do mesmo as professoras Alix Pinheiro Seixas de Oliveira e Marcia de Almeida Gonçalves.
2001 - 2005
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bosista, Enquadramento Funcional: Bosista Técnico de Nível Superior - PROATEC, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsista do Programa de Apoio Técnico às Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão (PROATEC) assossiado a Linha de pesquisa "História de São Gonçalo: Memória e Identidade" que tem como coordenador o Professor Luís Reznik e, como orientadores, além do mesmo as professoras mestres Alix Pinheiro Seixas de Oliveira, Haydée da Graça Ferreira Figueiredo e a professora doutora Marcia de Almeida Gonçalves.
2000 - 2000
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor de História Medieval orientado pela Professora Doutora Célia Cristina Tavares da Silva
1999 - 1999
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor de História Medieval orientado pela Professora Doutora Célia Cristina Tavares da Silva
1998 - 1999
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Estágio Interno Complementar do projeto "Laboratório de Pesquisa Histórica: Guia de Fontes para a História de São Gonçalo" orientado pela Professora Doutora Marcia de Almeida Gonçalves e Professor Doutor Luís Reznik
Atividades
-
03/2016
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais.,Cargo ou função, Coordenador de Graduação do Departamento de História.
-
03/2016
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de História I, Seminário Especial do Ensino de História I
-
03/2015
Direção e administração, Reitoria.,Cargo ou função, Coordenador Institucional do PIBID/CAPES/UERJ.
-
07/2023 - 12/2023
Ensino, BNCC, Novo Ensino Médio e Cultura Digital, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de TCC
-
08/2015 - 01/2016
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de História I, Laboratório de História, Seminário Especial em Ensino de História I
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de História I - turma 1, Estágio Supervisionado em História I - turma 2
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, História Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Social do Território
-
08/2014 - 02/2015
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de História I - Turma 1, Seminário Especial de Ensino de História I, Estágio Supervisionado de História I - Turma 2, Seminário Especila de Ensino de História II
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de História - Turma 1, Estágio Supervisionaldo de História - Turma 2, Prática de Ensino Específica I
-
08/2011 - 01/2012
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Fluminense
-
08/2011 - 01/2012
Ensino, História Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa em Território, Identidades e Representações
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de História do Brasil, Laboratório de Ensino II
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Ensino I
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, História Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Social do Território
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura Plena em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil II, Teoria da História II, Laboratório de Ensino I
-
03/2001 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Formação de Professores, Departemanto de Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa
-
03/2001 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Formação de Professores, Departemanto de Ciências Humanas.,Serviço realizado, Assessoria na identificação e catalogação do acervo iconográfico e de entrevistas do Grupo de Pesquisa História de São Gonçalo. Organização do acervo documental e administrativo do mesmo Grupo. Montagem de uma Biblioteca temática sobre história local.
-
03/2001 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Ciências Humanas.,Serviço realizado, Assessoria na identificação e catalogação do acervo iconográfico e de entrevistas do Grupo de Pesquisa História de São Gonçalo. Organização do acervo documental e administrativo do mesmo Grupo.
-
03/2001 - 12/2009
Extensão universitária , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Montagem, manutenção e ampliação de Banco de Imagens Digitalizadas. Montagem, manutenção e ampliação de um Banco de Entrevista. Produção de textos, legendas, organização de materiais para um site..
-
01/2001 - 12/2009
Extensão universitária , Faculdade de Formação de Professores, Departemanto de Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Manutenção e ampliação de Banco de Imagens Digitalizadas. Manutenção e ampliação de um Banco de Entrevistas. Produção de textos, legendas e outros materiais para um site. Produção de vídeos documentários..
-
03/2001 - 06/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa
-
04/2000 - 12/2000
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Ciências Humanas.,Estágio realizado, Monitoria de História Medieval orientado pela Professora Célia Cristina Tavares da Silva.
-
04/1999 - 12/1999
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Ciências Humanas.,Estágio realizado, Monitoria de História Medieval orientado pela Professora Célia Cristina Tavares da Silva.
-
04/1998 - 01/1999
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Ciências Humanas.,Estágio realizado, Laboratório de Pesquisa Histórica - Guia de Fontes para a História de São Gonçalo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rui Aniceto nascimento Fernandes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?