Suellen Mayara Péres de Oliveira
É graduada, mestre e doutora em História Social. Atua como professora, pesquisadora e extensionista na Universidade Federal da Integração Latinoamericana. Seu trabalho enfoca os saberes e as práticas da integração ambiental em regiões transfronteiriças, especialmente a trinacional (Foz do Iguaçu, Ciudad del Leste e Puerto Iguazu), analisando a territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É membra fundadora da Red de Expertos en Paradiplomacia e Internacionalización Territorial (REPIT), abordando o tema da Paradiplomacia ambiental e atuação paradiplomática das cidades de fronteiras em América Latina e Caribe. Atualmente pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da UNILA.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História Social
2010 - 2014
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: PASSAGEIROS EM TRÂNSITO: EXÍLIO E OUTRAS PASSAGENS NA FRONTEIRA DO IMPÉRIO DO BRASIL COM AS REPÚBLICAS DO RIO DA PRATA (1828-1852)
, Ano de obtenção: 2014. Fernando Vale Castro. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Região do Prata; Brasil; Exílio; relações diplomáticas.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Relações Internacionais.
Mestrado em História Social
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A Querela de clio na regiao do Prata e o Brasil, tensões e diálogos da escrita da história nos Iinstitutos Históricos e Geográficos (1838-1852), Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Manoel Luiz Lima Salgado Guimaraes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: prática epistolar; Institutos Histórico e Geográfico; identidades; Região do Prata; Império.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
Formação complementar
2013 - 2013
APLICAÇÃO DO METODO CASO NO ENSINO SUPERIOR. , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2010 - 2010
Workshop História Historiografia latino Americana. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2009 - 2009
Workshop: Cronótopos: alguns casos reais e extremo. , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
OLIVEIRA, S. M. P. ; RIBEIRO, L. ; FERREIRA, A. C. ; LUCKEMAN, M. . Empatia experience. 2018. (Exposição).
OLIVEIRA, S. M. P. ; PINTOR, E. ; NICOLAS, M. A. ; WELTER, A. C. . 1° Semana de Avaliação Institucional,. 2017. (Congresso).
Participação em eventos
III Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteiras. "A PARADIPLOMACIA DAS REGIÕES TRANSFRONTEIRIÇAS: O Caso do Consórcio Intermunicipal de Fronteiras (CIF)". 2020. (Congresso).
Encuentro de estudios sobre Paradiplomacia e Internacionalizacion territorial.Experiencias comparadas del Estudio de La Paradiplomacia. 2019. (Encontro).
Seminário Regional Mercosur Políticas Sociales en fronteras con enfoque en inc inclusión socio-produtiva.Experiências de extensión y articulación transfronteriza. 2019. (Seminário).
Workshop Reino Unido-Brasil sobre o Financiamento do Desenvolvimento Urbano Resiliente ao Clima.O plano municipal de mata Atlântica. 2019. (Oficina).
4º Seminário de Relações Internacionais.Ao redor de um mito: mulheres governantes e o nascimento do sistema internacional moderno. 2018. (Seminário).
4º Seminário de Relações Internacionais.As metodologias ativas de ensino e a promoção de acolhimento na universidade federal da integração latino-americana,. 2018. (Seminário).
4º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais.. 2013. (Encontro).
6 Seminário Brasileiro de História da Historiografia O giro linguistico e a historiografia: balanços e perspectivas.Cenas contemporâneas no século XIX? O poema manifesto de Alejandro Magariños y Cervantes para explicar a História de Montevidéu. 2012. (Seminário).
Fórum Regional de Relações Internacionais Sudeste: A importância da paradiplomacia dos entes subnacionais na Política Internacional.O bolivarianismo e as instituições de cooperação sulamericanas UNASUL MERCOSUL.. 2012. (Simpósio).
Jornada de Estudos históricos Manoel Salgado Guimarães.Interrogações sobre identidade e exílio: o papel ca comissão dos rgentinos exilados em Montevidéu1839. 2012. (Encontro).
Seminário Internacional "Barão do Rio Branco ? 100 anos de memória". 2012. (Seminário).
VII Semana de história política.O jogo diplomático do Império do Brasil nas margens do Rio da Prata. 2012. (Seminário).
X Encontro da ANPHLAC.?Interrogações sobre identidade e exílio: o papel da comissão dos argentinos exilados em Montevidéu, 1839?. 2012. (Seminário).
? 5º. Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia & história intelectual..Montevidéu, a nova tróia? Gêneros em disputa nos projetos de escrita da história da região do Prata (1839-1851).. 2011. (Seminário).
? VI Semana de História Política/ III Seminário Nacional de História: Política e Cultura e Política e Sociedade..Por uma poesia do passado : a releitura dos gêneros antigos na escrita da história da região do Prata (1843-1852).. 2011. (Seminário).
3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais: Governança Global e Novos Atores. 2011. (Encontro).
Encontros com o RI.Conflitos no Oriente Médio: Crise ou Revolução?. 2011. (Encontro).
Encontros com o RI.Relações entre Brasil e Angola. 2011. (Encontro).
Instruir, deleitar e mover:o ensino de história e Manoel Salgado. 2011. (Encontro).
VIII Simpósio de História Estado, Poder e Violência.?A Confederação argentina e a pátria distante: apontamentos sobre a partida dos emigrados rioplatenses (1828-1842)?. 2011. (Simpósio).
VI Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS Manoel Salgado.Apresentação: Montevidéu, a nova tróia? Gêneros em disputa nos projetos de escrita da história da região do Prata (1839-1851).. 2011. (Encontro).
XXVI Simpósio Nacional de História ?ANPUH 50 ANOS?.?A Confederação argentina e a pátria distante: apontamentos sobre a partida dos emigrados rioplatenses (1828-1842)?,. 2011. (Simpósio).
2º Simpósio do Grêmio de História da Escola Naval.Em busca das origens: as narrativas da Revolução de Maio dos exilados rioplatenses no Brasil(1842-1846). 2010. (Simpósio).
4º Seminário Naional de História da Historiografia.A querela de Clio na região do Prata e o Brasil. 2010. (Seminário).
III Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Historiografia e instituições - caminhos possíveis.Tensões e diálogos da escrita da história nos Institutos Históricos e Geográficos(1838-1852). 2010. (Seminário).
III Simpósio Impérios e Lugares do Brasil. Itinerários da pesquisa histórica: metódos, fontes e caminhos temáticos..Da busca pela origem à coleção ultramarina: o curioso roteiro de pesquisa dos. 2010. (Simpósio).
VIII Congresso de História da Região dos Lagos. Da busca pela origem à coleção ultramarina: o curioso roteiro de pesquisa dos rioplatenses na Real Biblioteca da corte do Rio de Janeiro (1842-1846). 2010. (Congresso).
V Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS.Ser estrangeiro em sua própria cultura ? Notas sobre o exílio dos rioplatenses e a passagem pelo Brasil(1829-1850). 2010. (Seminário).
V SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA/ II SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA E CULTURA, POLÍTICA E SOCIEDADE.A Querela de Clio na região do Prata e a circulação de panfletos no Brasil(1838-1852). 2010. (Seminário).
XIV Encontro Regional de História da Anpuh-rio: Memória e Patrimônio.Da busca pela origem à coleção ultramarina: o curioso roteiro de pesquisa dos rioplatenses na Real Biblioteca da corte do Rio de Janeiro (1842-1846). 2010. (Encontro).
3 Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?.Com talento e com vigor: a escrita da história da região do Prata em tempos de guerra. 2009. (Seminário).
II Seminário Internacional do CEO PRONEX. 2009. (Seminário).
IV Jornada de Estudos Históricos do PPGHIS..Correspondentes inusitados? Os sócios rioplatenses e o IHGB (1838-1860). 2009. (Encontro).
XXV Simposio Nacional de Historia.A querela em torno de clio na região do Prata: O Instituto Histórico e Geográfico Nacional. 2009. (Simpósio).
Diálogos e Aproximações.Da cordialidade entre vizinhos: os sócios platinos no IHGB. 2008. (Seminário).
II Seminário nacional de História da Historiografia.Uma república coroada? o império na visão dos sócios platenses do IHGB. 2008. (Seminário).
I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder.Correspondentes inusitados: Os Institutos Históricos e Geográficos da Região do Prata e o IHGB (1838-1860). 2008. (Seminário).
XIII Encontro de História da Anpuh-RJ.Distinções complementares: as representaçoes identitarias nos Institutos historicos e geográficos americanos. 2008. (Encontro).
XVI Encontro regional de História.A prática epistolar dos sócios do IHGB e seus correspondentes platinos(1838-1860). 2008. (Encontro).
Introdução à historiografia da Ciência. 2007. (Seminário).
I Simpósio Impérios e Lugares no Brasil: Território, Conflito e Identidade. 2007. (Simpósio).
I Simpósio Impérios e Lugares no Brasil : Território, Conflito e Identidade. 2007. (Simpósio).
Seminário do Centro de Memória da Educação Física:" Pesquisa Histórica: construindo caminhos metodológicos.Sobre saberes e práticas dos cirurgiões setecentistas: percursos para história do Corpo. 2007. (Seminário).
Seminário Nacional de História da Historiografia.Sobre passado, apologia e "doença" as crônicas historuigráficas de Sérgio Buarque de Holanda. 2007. (Seminário).
XV Seminário de iniciação cientifica da Ufop.Saberes e praticas dos cirurgioes: um estudo sobre os cuidados corporais na comarca de Vila Rica. 2007. (Seminário).
XXIV Simpósio Nacional de História História e Multidisciplinaridade: terrítórios e deslocamentos.Saberes e práticas dos cirurgiões: um estudo sobre os cuidados corporais na comarca de Vila Rica. 2007. (Simpósio).
I Seminário de História do ICHS- Caminhos da Historiografia Brasileira Comtemporânea.Capela Santo Antônio: Diálogos entre História e Arqueologia. 2006. (Seminário).
I Simpósio - Estado, Região e Sociedade. 2006. (Simpósio).
Oficina Literrária- Romance, Conto, Crônica, Memória, Biografia e Literatura, infantil e juvenil. 2006. (Oficina).
XIV Seminário de iniciação cientifica da Ufop.SABERES E PRÁTICAS DOS CIRURGIÕES: UM ESTUDO SOBRE OS CUIDADOS CORPORAIS NA COMARCA DE VILA RICA.. 2006. (Seminário).
XV Encontro Regional de História.Saberes e práticas dos cirurgiões : um estudo dos cuidados corporais na comarca de Vila Rica.. 2006. (Encontro).
Encontro Brasil- Portugal:Sociedades, Culturas e Formas de Governar no Mundo Português-séculos XVI a XVIII. 2005. (Encontro).
Formas, Sons, Cores e Movimento na Modernidade Atlântica- Europa, Américas e Africa. 2005. (Seminário).
I encontro de musicologia histórica. 2005. (Encontro).
Liturgias, símbolos e imagens: a era Vargas e as Novas abordagens da História Política. 2005. (Outra).
Simposio de Formação e Profissão Docente. 2005. (Simpósio).
I encontro Memorial do ICHS. 2004. (Encontro).
Memórias do Golpe- 40 anos depois. 2004. (Outra).
VII Ciclo de estudos da religião: Fé e conhecimento. 2004. (Outra).
Participação em bancas
OLIVEIRA, S. M. P.; DHENIN, M. P. P.; CORREA, P. G. P.. ?A ATUAÇÃO INTERNACIONAL DO ESTADO DO AMAPÁ: UM ESTUDO DAS REUNIÕES DA COMISSÃO MISTA TRANSFRONTEIRIÇA BRASIL-FRANÇA (1997-2019)?. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Fronteira) - Universidade Federal do Amapá.
SILVA, T. L.; ALVES, E. E. C.; GOMES, J. F.;OLIVEIRA, S. M. P.. REDES DE CIDADES ENQUANTO ESPAÇOS DE TRANSFERÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: Uma análise bibliográfica sobre a Rede Mercocidades e o seu Banco de Boas Práticas. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional) - Universidade Federal da Paraíba.
OLIVEIRA, S. M. P.; RICOBOM, G.; RAMINA, L. L. O.. Justicia de Transición en Uruguay: análisis desde la teoría crítica de los derechos humanos. 2017. Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
SILVA, P.; FRIGERI, F;OLIVEIRA, S. M. P.; DUARTE, G. Primaveras del Pensmiento Paraguayo: Ideários Pacifistas e Integracionistas en el sacerdote Ramón Talavera (1950-1960). 2016. Dissertação (Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
DIAS, C. L.; TVARDOVSKAS, L. S.; SANTOS, C. S.;OLIVEIRA, S. M. P.; SANTOS, D. V.. Maria do Carmo de Melo Rego: diário de uma mulher viajante do século XIX, a memória perpetuada na palavra escrita. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.
OLIVEIRA, S. M. P.; VIEIRA, G. O.; FERNANDEZ, P. D.. RELAÇÕES INTERNACIONAIS FRONTEIRIÇAS: PARADIPLOMACIA PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; FRIGERI, F; GUANAES, S.. PROCESSOS DE INTEGRACIÓN DE LOS PUEBLOS LATINOAMERICANOS: ALIANZA POLÍTICA DE LAS ARTICULACIONES DE MUJERES POPULARES EN AMERICA LATINA.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; RICOBOM, G.; MOREIRA, Júlio.. Violencias e inseguridades institucionalizadas: la baja de la edad de imputabilidad penal en uruguay y Brasil ( 2012-2016). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
RICOBOM, G.; CARVALHO, W.;OLIVEIRA, S. M. P.. Parlasul caminhos para a integração intercultural no MERCOSUL. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
CARVALHO, Rosana A.; COUTRIM, Rosa M.;OLIVEIRA, S. M. P.. ?Higiene e Educação escolar no século XIX: um estudo de caso das dissertações e teses defendidas no Brasil (1987-2009). 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.
DULCI, T. S.; BARROS, J. R.;OLIVEIRA, S. M. P.. ATUAÇÃO POLÍTICA DA BANDA SYSTEM OF A DOWN EM PROL DA CAUSA ARMÊNIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; FERNANDEZ, P. D.; ROMERO, F. G.. AS TRANSNACIONAIS AGROQUÍMICAS NO BRASIL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; SILVA, C.; GERALDO, E.. A LUTA PELOS DIREITOS TRABALHISTAS E SOCIAIS NO BRASIL ( 1930-1984). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; FRIGERI, F; OLIVEIRA, R. P.. PARAGUAY: EXTRANJERIZACIÓN Y CONCENTRACIÓN DE TIERRAS EN ALTO PARANÁ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; FRIGERI, F; PRADO, F. C.. LA DIPLOMACIA DE LOS PUEBLOS UNA ALTERNATIVA DE LA POLITICA EXTERIOR INDEPENDIENTE DEL ESTADO PLURINACIONAL DE BOLIVIA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; DULCI, T. S.; BARROS, J. R.; VIEIRA, G. O.. PANÓPTICO DO SISTEMA ONU: O INSTITUTO INTER-REGIONAL DE PESQUISA PARA CRIME E JUSTIÇA DAS NAÇÕES UNIDAS (UNICRI). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; VIEIRA, G. O.; GOMES, J. F.. LA GOBERNANZA LOCAL EN EL DEPARTAMENTO DE ALTO PARANÁ - PARAGUAY Y LOS POTENCIALES PARA LA TERRITORIALIZACIÓN DE LOS ODS.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; VIEIRA, G. O.; GOMES, J. F.. PARADIPLOMACIA E CIDADES DE FRONTEIRA: UM ESTUDO A PARTIR DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA FRONTEIRA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; HONORIO, K.; DIALLO, M. A.. O PAPEL DA ONU NA PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS MIGRANTES E REFUGIADAS DESACOMPANHADAS E SEPARADAS A PARTIR DA TEORIA DE REGIMES INTERNACIONAIS.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; DULCI, T. S.; NAKAYAMA, P.. A FORMAÇÃO DO ESTADO-NAÇÃO JAPONÊS E SUAS CONSEQUÊNCIAS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; FERNANDEZ, J. A.; GIMENEZ, H. M.. GUERRA, VIOLENCIA E INFANCIA. UMA PERSPECTIVA INTERNACIONAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; FERNANDEZ, J. A.; GIMENEZ, H. M.. BUENO, BARATO, BONITO: IMPACTO URBANO DEL AGRONEGOCIO EN LA (TRIPLE) FRONTERA BOM, BARATO, BONITO: IMPACTO URBANO DO AGRONEGÓCIO NA REGIÃO TRÍPLICE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; SILVA, C.; MENESES, G. G. L.. HISTÓRIA E ECOFEMINISMOS: A TRAJETÓRIA DE MOEMA VIEZZER NA AMÉRICA LATINA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
DULCI, T. S.;OLIVEIRA, S. M. P.; MAIA, F. P. S.. Os meios de comunicação e a construção do outro: representação das produções mediáticas estadunidenses na comunidade muçulmana da Tríplice Fronteira. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
DULCI, T. S.;OLIVEIRA, S. M. P.; WELLER, F.. VOLUNTARIADO, POLITICA E INTEGRACIÓN: UNA NUEVA CONCEPCIÓN DE LAS RELACIONES ESTADOS UNIDOS PARAGUAY. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
VIEIRA, G. O.; HONORIO, K.;OLIVEIRA, S. M. P.. Proteción Internacional de la persona humana en el ambito de las migraciones internacionales: El caso de migración salvadorena hacia Estados Unidos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
VIEIRA, G. O.; DIALLO, M. A.; LISBOA, M. T.;OLIVEIRA, S. M. P.. Presença do Brasil na UNIFIL-Força interna das nacoes unidas no Libano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
VIEIRA, G. O.; LISBOA, M. T.;OLIVEIRA, S. M. P.. Uma abordagem do terceiro mundo ao conceito de refugiado: Haitianos e venezuelanos no Brasil: Entre o Refúgio e proteção complementar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; VIEIRA, G. O.; ODDONE, N.. PARADIPLOMACIA EN FAVOR DE LA MIGRACIÓN INTERNACIONAL: LA PROTECCIÓN DE NIÑOS MIGRANTES EN SITUACIÓN DE VULNERABILIDAD POR LOS PODERES LOCALES. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
VIEIRA, G. O.; RIBEIRO, L.;OLIVEIRA, S. M. P.. A REDE LATINO-AMERICANA DE CATADORAS(ES) COMO ATOR GLOBAL: PERSPECTIVAS SUBALTERNAS DA TRANSFORMAÇÃO QUE VEM DO LIXO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
LISBOA, M. T.; DIALLO, M. A.;OLIVEIRA, S. M. P.. O HIV/AIDS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: SAÚDE GLOBAL E COOPERAÇÃO NO CASO DA SOCIEDADE MOÇAMBICANA DE MEDICAMENTO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
VIEIRA, G. O.;OLIVEIRA, S. M. P.; SZEKUT, A.. OS IMPACTOS DA NOVA LEI DE MIGRAÇÃO NA GESTÃO DA REDE DE ASSISTÊNCIA AOS MIGRANTES EM FOZ DO IGUAÇU.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; SCHNEIDER, E.; FERRO, S.. La participacion política de mujeres en paraguay: el caso del MKP y la democracia paritaria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; SCHNEIDER, E.; FRIGERI, F. Por la defensa territorial: comunidad, territorio y patriarcado. Un estudio de caso de la comunidad afroparaguaya kamba cuá de loma campamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; SCHNEIDER, E.; MOASSAB, A.. Cuerpas Gordas: gordofobia, feminismo y activismo de la gordura en Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; SCHNEIDER, E.; HONORIO, K.. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO INTERNACIONAL DE MULHERES ENTRE 2006-2015 ATRAVÉS DO OLHAR FEMINISTA E DECOLONIAL.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; SCHNEIDER, E.; HONORIO, K.. PARTICIPACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE LAS MUJERES EN EL ESPACIO PÚBLICO INTERNACIONAL EN LA TENTATIVA POR DESPATRIARCALIZAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; NAME, L.; Bastos, T.. Os megaeventos e a projeção internacional de imagem: A cidade do Rio de Janeiro em tempos de copa e olimpiadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
DULCI, T. S.; SILVA, M. A.;OLIVEIRA, S. M. P.. La gestión aduanera paraguaya (2003-2012). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; SOUZA, A.; DULCI, T. S.; ROSA, W.. Estéticas afro-americanas: o movimento hip hop no contexto da política internacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; SILVA, C.; SCHNEIDER, E.. Descolonizando las relaciones internacionales y Integración:sujeta mujer popular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; DULCI, T. S.; BORGES, F.. La identidad cultural del Sendero Luminoso y la represión de los Estados Unidos durante el gobierno de Alberto Fujimori. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; HONORIO, K.; VARGAS, F.. Migracion Sur-Sur en ele Mercosur: un estudio sobre la migracion de estudiantes paraguayos para la Unila-Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; DULCI, T. S.; BENEVUTO, J.. La identidad del Estado uruguayo y las negociaciones comerciales com Estados Unidos (2005-2007). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
OLIVEIRA, S. M. P.; DULCI, T. S.; OLIVEIRA, L. K.. Relaciones Paraguay-Brasil: tensiones, disputas geopolticas y la reaproximacion a partir del Tratato de Itaipu. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. Aliança EUA e Arábia Saudita:os motivos da aproximação durante a Guerra do Golfo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. Uma visão pós-colonial sobre a literatura brasileira e indiana e a cooperação política entre estados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. As Olímpiadas de Munique ao Rio : como o terrorismo e a diplomacia corporativa influenciaram a análise do risco no século XXI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. Como a Globalização influenciou as coleções de Alexandre Herchovicht e a formação de elementos híbridos da cultura entre os anos 2002 e 2012. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. As políticas nacionalistas da Venezuela e a relação com o setor do petróleo e gás. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. Abertura do upstream na indústria de petróleo no Brasil nos anos 1990. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. A estratégia de política externa brasileira no incidente da nacionalização de gás na Bolívia em 2006. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. Os movimentos sociais ambientais e o desastre de Fukushima. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. Análise do processo de internacionalização do evento São Paulo Fashion Week. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. A internacionalização da marca Zara a partir da década de 1980 em um contexto de um mercado internacional globalizado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. O Brasil e a fragilidade institucional do Mercosul. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. Relações Comerciais entre EUA e China: a preferência dos líderes a partir dos anos 70. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. A declaração unilateral de Independência de Kosovo: um caso entre a soberania, o reconhecimento e a legitimação internacional como estado.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. Europa e coexistência de identidades no Eurovision no período de 2001 a 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
SANTOS, D.;OLIVEIRA, S. M. P.; FIGUEREDO, V.. A padrinização da comunicaçõ e os seus reflexos na sociedde: como a Dior e a Gillete utilizam essa estratégia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.
OLIVEIRA, S. M. P.. III Encontro de Iniciação Científica da UNILA, comissão avaliadora da sessão de Relações Internacionais I. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Orientou
Análisis de la implementación de la agenda 2030 entre el departamento de alto Paraná-Paraguay y la región oeste Paraná - Brasil: Un estudio sobre la adaptación de una agenda global a las demandas locales transfronterizas; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Integração Contemporânea da América Latina - Ical) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);
Internacionalização Territorial Foz do Iguaçu; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);
O papel da mulher nipo brasileira; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);
O AUMENTO DO TRABALHO INFANTIL NA TRÍPLICE FRONTEIRA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);
Paradiplomacia e Juventudes; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);
Paradiplomacia ambiental das fronteiras irmãs do Mercosul; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNIVER; (Orientador);
Paradiplomacia para cooperação transfronteiriça; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O TRABALHO DOCENTE EM CONTEXTO SOCIAL DE VULNERABILIDADES EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Minuceli Paiva; OLHARES FEMININOS SOBRE A MEMÓRIA DA LUTA PELA TERRA NO EXTREMO OESTE DO PARANÁ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
MIGRAÇÃO E ESCOLA: UMA FRONTEIRA DE DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA CIDADE DE MEDIANEIRA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
TRANSNACIONALIDADE EM CONFLITO: ENTRE O PROTAGONISMO E ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO ESCOLAR; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino em História e América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Paradiplomacia ambiental: territorialização ODS no Paraguai; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
História da Migração Japonesa no Paraná; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
A UNICRI e o conceito de crime e justiça no sistema ONU; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
O MOVIMENTO É DAS MULHERES: MEMÓRIA E IDENTIDADE DAS CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM FOZ DO IGUAÇU; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
EL CONFLICTO DE ANGOSTURA DEL 2008 Y SU IMPACTO REGIONAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Paradiplomacia e o papel do mercocidades; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
"OS IMPACTOS DA NOVA LEI DEMIGRAÇÃO NA GESTÃO DA REDE DE ASSISTÊNCIA AOS MIGRANTES EM FOZ DO IGUAÇU; "; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
La gestión aduanera paraguaya (2003-2012); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Saberes e práticas da Paradiplomacia ambiental em regiões de fronteiras do Mercosul; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNIVER; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Vocação de semente; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Sentinelas da fronteira; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Fronteiras entre os lixos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
FRONTEIRAS ENTRE O LIXO: AS NARRATIVAS DOS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS SOBRE A REGIÃO DE FOZ DO IGUAÇU; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
FRONTEIRAS ENTRE O LIXO: AS NARRATIVAS DOS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS SOBRE A REGIÃO TRINACIONAL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
FRONTEIRAS ENTRE O LIXO: AS NARRATIVAS DOS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS SOBRE A REGIÃO TRINACIONAL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
SENTINELAS DA FRONTEIRA: NOTAS SOBRE O PAPEL DOS REPRESENTANTES DIPLOMÁTICOS NA FRONTEIRA PLATINA (1828-1852); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
ações de conservação e democratização do acervo Moema Viezzer; 2021; Orientação de outra natureza; (História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Lar sem Lixo; 2019; Orientação de outra natureza; (Ciência Política e Sociologia - Sociedade, Estado e Política Na América Lat) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Vocação de semente: ações de conservação e democratização do acervo Moema Viezzer; 2019; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNIVER; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Estágio Curricular não obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Oficinas de história; 2019; Orientação de outra natureza; (História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNIVER; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Oficinas de história; 2019; Orientação de outra natureza; (História - América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNIVER; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Oficina de História das Relações Internacionais; 2016; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
SIMULATINAS: programa de aprendizagem ativa na fronteira trinacional; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Observatório Ambiental: Implantação da Política Municipal de Resíduos Sólidos em Foz do Iguaçu; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil de Infraestrutura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Observatório Ambiental: Implantação da Política Municipal de Resíduos Sólidos em Foz do Iguaçu; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil de Infraestrutura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
SIMULATINAS: programa de aprendizagem ativa na fronteira trinacional; 2016; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
SIMULATINAS: programa de aprendizagem ativa na fronteira trinacional; 2016; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
SIMULATINAS: programa de aprendizagem ativa na fronteira trinacional; 2015; Orientação de outra natureza; (Relações Internacionais e Integração) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Suellen Mayara Péres de Oliveira;
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA VIEIRA, GUSTAVO ; PÉRES DE OLIVEIRA, SUELLEN MAYARA ; ABU ALI, JIHAD AHMAD . Cooperación transfronteriza en la región trinacional de Iguazú: informe del plan municipal de relaciones internacionales de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. REVISTA ESPAÑOLA DE DESARROLLO Y COOPERACIÓN , v. 49, p. 69-77, 2022.
-
SA, E. M ; OLIVEIRA, S. M. P. . O MOVIMENTO É DAS MULHERES: MEMÓRIA E IDENTIDADE DAS CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS EM FOZ DO IGUAÇU. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , v. 6, p. 102-113, 2019.
-
OLIVEIRA, S. M. P. ; VIEIRA, G. O. . COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA NA REGIÃO TRINACIONAL CIUDAD DEL ESTE-FOZ DOIGUAÇU-PUERTO IGUAZU: UM CALEIDOSCÓPIO PARADIPLOMÁTICO. Aldea Mundo , v. 46, p. 51-58, 2019.
-
OLIVEIRA, L. K. ; MAGNO, Bruno ; YACOVENCO, B. G. R. ; OLIVEIRA, S. M. P. ; FREITAS, P. . Análise de estruturas geopolíticas e de tendências de aumento da competição interestatal internacional: contribuições para a prospecção de cenários de ameaças à soberania brasileira sobre o Pré-Sal. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE DEFESA , v. 3, p. 139-176, 2017.
-
OLIVEIRA, Lucas Kerr ; OLIVEIRA, S. M. P. ; RODRIGUEZ YACOVENCO, B. G. ; MAGNO, B. ; FREITAS, P. . Análise de estruturas geopolíticas e de tendências de aumento da competição interestatal internacional: contribuições para a prospecção de cenários de ameaças à soberania brasileira sobre o Pré-Sal. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DE DEFESA , v. 3, p. 139-176, 2016.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . A Querela de Clio: As tensões e os diálogos entre os Institutos Históricos e Geográficos do Brasil e da região do Prata, 1838-1852.. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro , v. 173, p. 115-156, 2012.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Em busca das origens: as interpretações da Revolução de Maio nas narrativas dos rio-platenses. Navigator (Rio de Janeiro) , v. 6, p. 56-62, 2010.
-
OLIVEIRA, S. M. P. ; FERREIRA, A. C. (Org.) ; RIBEIRO, L. (Org.) ; ANGELI, J. P. (Org.) ; BORBA, R. (Org.) ; ASSIS, R. B. A. (Org.) ; PACHECO, R. B. D. (Org.) . Construindo a Política Municipal de Educação Ambiental : relatos de Coletivo Educador de Foz do Iguaçu. 1ª. ed. Foz do Iguaçu: Scriptoria, 2019. 96p .
-
BUARQUE, Virgínia A. C. (Org.) ; OLIVEIRA, S. M. P. (Org.) ; SILVA, Tatiana H. D. (Org.) . Memórias Urbanas: Mais Precioso que ouro. 1. ed. mariana: Edição do autor, 2007. v. 1. 40p .
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Montevidéu, a nova Tróia? Gêneros em disputa nos projetos da escrita da historia da regiãjavascript:void(0)o do Prata (1839-1851).. In: FERNANDES, Luis Estevam. (Org.). História da América :Historiografia e interpretações.. 1ed.Ouro Preto: EDUFOP, 2012, v. 1, p. 188-196.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . No Brasil, as águas são muitas, mas não são infinitas. Le Monde diplomatique, 31 jul. 2020.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . YPF repsol e o ideário da política argentina. O DIA, Rio de Janeiro, 20 abr. 2012.
-
OLIVEIRA, S. M. P. ; SOUZA, J. F. . A PARADIPLOMACIA DAS REGIÕES TRANSFRONTEIRIÇAS: O CASO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE FRONTEIRAS (CIF). In: III Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteiras, 2020, Foz do Iguaçu. III Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteiras, 2020. v. 1. p. 473-492.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . A formação da comissão dos argentinos exilados e a movimentação do exército libertador 1839-1841. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2013, São Paulo. Anais Eletrônicos do X Encontro Internacional da ANPHLAC, 2012.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Cenas contemporaneas no século XIX? IO poema manifesto de Alejandro Magariños y Cervantes 1846. In: 6 Seminário Brasileiro de História da Historiografia O giro linguistico e a historiografia: balanços e perspectivas, 2012. 6 seminário de história da historiografia O giro linguístico e a historiografia balanço e perspectivas, 2012.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . ?A Confederação argentina e a pátria distante: apontamentos sobre a partida dos emigrados rioplatenses (1828-1842)?. In: VIII Simpósio de História Estado, Poder e Violência, 2011, São Gonçalo. Anais do VI Simpósio de História: Revoluções, Repúblicas e Utopias, 2011.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Por uma poesia do passado: a releitura dos gêneros antigos na escrita da história da região do Prata (1843-1852).. In: ? VI Semana de História Política/ III Seminário Nacional de História: Política e Cultura e Política e Sociedade., 2011. VI Semana de História Política/ III Seminário Nacional de História: Política e Cultura e Política e Sociedade, 2011. v. s/v.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . A confederação argentina e a pátria distante: apontamentos sobre a partida dos emigrados rioplatenses 1828-1842. In: ? 5º. Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia & história intelectual., 2011. Título dos Anais:Anais do 5º Seminário Nacional de História e Historiografia: biografia e história intelectual; Volume:1; Nome do evento:5º Seminário Nacional de História e Historiografia: biografia e história intelectual, 2011.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Anais:ANAIS do XXVI Simpósio Nacional de História 'ANPUH 50 ANOS'.. In: XXVI Simpósio Nacional de História 'ANPUH 50 ANOS'., 2011. Anais:ANAIS do XXVI Simpósio Nacional de História "ANPUH 50 ANOS"..
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Da busca pela origem à coleção ultramarina: o curioso roteiro de pesquisa dos rioplatenses na Real Biblioteca da corte do Rio de Janeiro (1842-1846). In: XIV Encontro Regional de História da Anpuh-rio: Memória e Patrimônio, 2010. Anais do XIV Encontro regional da anpuh-rio Memória e Patrimônio, 2010.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . A Querela de Clio na região do Prata e o Brasil. In: 4º Seminário Naional de História da Historiografia, 2010. Caderno de resumos & Anais do 4º. Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente & usos do passado, 2010.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Tensões e diálogos da escrita da história nos Institutos Históricos e Geográficos(1838-1852). In: III Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições, 2010, Rio de Janeiro. Historiografia e Instituições, 2010.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Com talento e com vigor: a escrita da história da região do Prata em tempos de guerra. In: 3 Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?, 2009, Mariana. Anais do 3 Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a história?, 2009.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . A querela em torno de clio na região do Prata: O Instituto Histórico e Geográfico Nacional. In: XXV Simposio Nacional de Historia, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simposio Nacional de Historia, 2009.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Da cordialidade entre vizinhos: os sócios platinos no IHGB. In: Diálogos e Aproximações, 2008. Anais eletronicos do seminário de pesquisa de Pós graduação em História da UFRJ- Dialogos e Aproximações, 2008.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . A prática epistolar dos sócios do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro com seus. In: XVI Encontro Regional de História, 2008, Belo Horizonte. Encontro Regional de História (16.: 2008 jul. 20-25: Belo Horizonte, MG) Anais Eletrônicos e [CD-Rom] / XVI Encontro Regional de História; Luiz Carlos Villalta, Kátia Gerab Baggio, João Pinto Furtado, Organizadores. Belo Horizonte: ANPUH-MG, 2008., 2008.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Anais do I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder. In: I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder., 2008. Anais do I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições: Instituições, Cultura e Poder.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Entre bibliofilia e colecionismo: a operação historiográfica de Pedro de Angelis. In: . I Encontro de História do Imperio Brasileiro: Multiplas Visões: Cultura Histórica no Oitocentos, 2008, Joao Pessoa. I Encontro de História do Imperio Brasileiro: Multiplas Visões: Cultura Histórica no Oitocentos, 2008.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Uma República coroada? O Império na visão dos sócios platenses do IHGB. In: 2º. Seminário Nacional de História da Historiografia. A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas., 2008, Mariana. Caderno de resumos & Anais do 2º. Seminário Nacional de História da Historiografia.A dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas, 2008.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Sobre passado, apologia e. In: Seminário Nacional de História da Historiografia, 2007. Anais do Seminário Nacional de História da Histoirografia: historiografia brasileira e modernidade, 2007.
-
OLIVEIRA, S. M. P. ; TEDESCHI, D.M.R. ; SENA, T.C. . Capela de Santo Antônio: Diálogos entre Arqueologia e História. In: I Seminário de História do ICHS- Caminhos da Historiografia Brasileira Comtemporânea, 2006, Mariana. I Seminário de História: Caminhos da Historiografia Brasileira Contemporânea, 2006.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . O Jogo diplomático do Império do Brasil nas margens do Rio da Prata. In: VII Semana de história política, 2012. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política), 2012.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Por uma poesia do passado: a releitura dos gêneros antigos na escrita da história da região do Prata (1843-1852).. In: ? VI Semana de História Política/ III Seminário Nacional de História: Política e Cultura e Política e Sociedade., 2011. Caderno de resumos VI Semana de História Política/ III Seminário Nacional de História: Política e Cultura e Política e Sociedade, 2011.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . A confederação argentina e a pátria distante: apontamentos sobre a partida dos emigrados rioplatenses 1828-1842. In: VIII Simpósio de História: Estado, poder e violência., 2011, Rio de Janeiro. Anais do VI Simpósio de História: Revoluções, Repúblicas e Utopias, 2011.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Da busca pela origem à coleção ultramarina: o curioso roteiro de pesquisa dos. In: III Simpósio Impérios e Lugares do Brasil. Itinerários da pesquisa histórica: metódos, fontes e caminhos temáticos., 2010, Mariana. ITINERÁRIOS DA PESQUISA HISTÓRICA:, 2010.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . A Querela de Clio na região do Prata e a circulação de panfletos no Brasil(1838-1852). In: V SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA/ II SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA E CULTURA, POLÍTICA E SOCIEDADE, 2010. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política), 2010.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Da busca pela origem à coleção ultramarina: o curioso roteiro de pesquisa dos rioplatenses na Real Biblioteca da corte do Rio de Janeiro 1842-1846. In: XVI Encontro regional da Anpuh-Rio Memória e Patrimônio, 2010. XVI Encontro regional da Anpuh-Rio Memória e Patrimônio, 2010.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Com talento e com vigor: a escrita da história da região do Prata em tempos de guerra. In: 3 º Seminário de História da Historiografia: aprender com a história, 2009. Anais do 3 º Seminário de História da Historiografia: aprender com a história, 2009.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Da cordialidade entre vizinhos: os sócios platinos no IHGB. In: Diálogos e Aproximações, 2008. Diálogos e Aproximações caderno de resumo, 2008.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Uma república coroad? o Império na visão dos sócios platenses do IHGB. In: 2 º Seminário de História da Historiografia: a dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas, 2008. Anais 2 º Seminário de História da Historiografia: a dinâmica do historicismo: tradições historiográficas modernas, 2008.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Sobre passado, apologia e 'doença': as crônicas historiograficas de Sérgio Buarque de Holanda. In: Seminário de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade, 2007. caderno de resumos Seminário de História da Historiografia: historiografia brasileira e modernidade, 2007.
-
OLIVEIRA, S. M. P. ; ROSA., M. C. . SABERES E PRÁTICAS DOS CIRURGIÕES: UM ESTUDO SOBRE OS CUIDADOS CORPORAIS NA COMARCA DE VILA RICA.. In: XIV Seminário de iniciação cientifica da Ufop, 2006, Ouro Preto. XIV Seminário de iniciação cientifica da Ufop, 2006.
-
OLIVEIRA, S. M. P. . UNILA e suas práticas de integração solidária. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Oficina Metodologias ativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Compreendendo as ligações humanas e tornando prática a criação de uma cultura de paz. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Mediadora Simulação de Relações Internacionais: Conferência de São Francisco',. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Ao redor de um mito: mulheres governantes e o nascimento do sistema internacional moderno. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . As metodologias ativas de ensino e a promoção de acolhimento na universidade federal da integração latino-americana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, S. M. P. ; SANTOS, vANILDA ; BRAGA, M. O. F. . Mesa redonda: América Latina: uma leitura geopolítica do capitalismo contemporâneo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Machismo e a crise política brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . As metodologias ativas de ensino e apromoção de acolhimento na UNILA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, L. K. ; OLIVEIRA, S. M. P. . Tendencias Geopolíticas e Transformações sistêmica: considerações para a prospecção de cenáriso de Ameaças à Soberania Brasileira sobre o Prés Sal e Amazônia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Primavera venezuelana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Democracia e Dereitos Humanos na América Latina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . ?Os rumos da Venezuela?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . ?A Confederação argentina e a pátria distante: apontamentos sobre a partida dos emigrados rioplatenses (1828-1842)?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . ?A Confederação argentina e a pátria distante: apontamentos sobre a partida dos emigrados rioplatenses (1828-1842)?,. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Tensões e diálogos da escrita da história nos Institutos Históricos e Geográficos(1838-1852). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . A querela em torno de clio na região do Prata: O Instituto Histórico e Geográfico Nacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Com talento e com vigor: a escrita da história da região do Prata em tempos de guerra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, S. M. P. . Correspondentes inusitados? Os sócios rioplatenses e o IHGB (1838-1860). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, S. M. P. ; ROSA., M. C. . saberes e práticas dos cirurgiões: um estudo sobre os cuidados corporais na comarca de Vila Rica.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SARTORI, Maria Ester de Rosin ; OLIVEIRA, S. M. P. . Memórias de uma Mulher Viajante do Século XIX: Maria do Carmo de Mello Rego, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
OLIVEIRA, S. M. P. . I Semana Acadêmica de Relações Internacionais ( SARI) da UNILA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
OLIVEIRA, S. M. P. . Venezuelanos que moram no Brasil acompanham desdobramentos da política no país. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
OLIVEIRA, S. M. P. . Discurso de Obama apresentou poucas reformas sobre a questão da espionagem' Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/programas/show-da-noticia/2014/01/18/DISCURSO-DE-OBAMA-APRESENTOU-POUCAS-REFORMAS-SOBRE-A-QUESTAO-DA-ESPIONAGE. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OLIVEIRA, S. M. P. . ?Relações entre países não é afetada, diz Governo.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
OLIVEIRA, S. M. P. . ?Adiamento de visita de Dilma expõe tensão com Estados Unidos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
OLIVEIRA, S. M. P. . ?Saia justa na diplomacia?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
OLIVEIRA, S. M. P. . Balanço sobre a Jornada Mundial da Juventude, no repórter Rio. 2013.
OLIVEIRA, S. M. P. . os 40 anos do golpe militar no Chile rádio CBN Show de notícia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OLIVEIRA, S. M. P. . os 40 anos do golpe militar no Chile e 12 do 11 de setembro?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OLIVEIRA, S. M. P. . tensão no Oriente Médio e análise do novo chefe do Itamaraty. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OLIVEIRA, S. M. P. . ?a Jornada Mundial da Juventude foco no tema da Segurança?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OLIVEIRA, S. M. P. . A luta contra o ódio pela promoção do amor. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FERREIRA, W. ; OLIVEIRA, S. M. P. . Entrevista com José Murilo de Carvalho. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
OLIVEIRA, S. M. P. . Organização para a Libertação da Palestina apresenta queixa a ONU para denunciar a violação de trégua por Israel Leia mais: http://cbn.globoradio.globo.com/programas/show-da-noticia/2012/11/24/ORGANIZACAO-PARA-A-LIBERTACAO-DA-PALESTINA-APRESENTA-QUEIXA-A-ONU-PARA-DENUNCIAR-A-VIO.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BAETA, A. M. ; PILO, H. ; OLIVEIRA, S. M. P. ; SENA, T.C. ; TEDESCHI, D.M.R. . Patrimônio Arqueológico: Evidenciação e resgate do Patrimônio Arqueológico remanescente na aérea de entorno do imóvel identificado como. 2006. (Estágio no IPHAN -de Participação nos trabalhos de campo, levantamento e análise de fontes escritas.).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Saberes e práticas da Paradiplomacia ambiental em regiões de fronteiras do Mercosul, Descrição: O projeto investiga os saberes e as práticas da Paradiplomacia ambiental em regiões de fronteira do Mercosul, com objetivo de mapear saberes, ações e políticas ambientais integradas por meio da Paradiplomacia. A metodologia utilizada na pesquisa será o estudo de caso exploratório. Como resultado principal, espera-se diagnosticar atuação ambiental dos atores subnacionais fronteiriços, a fim de destacar a participação mercosulina na governança global ambiental, especialmente na territorialização da agenda 2030.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suellen Mayara Péres de Oliveira - Coordenador.
-
2018 - 2020
VOCAÇÃO DE SEMENTE: ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE VIDA DE MOEMA VIEZZER, Descrição: O projeto de pesquisa investiga a trajetória de vida de Moema Libera Viezzer, educadora popular, ecofeminista reconhecida pela facilitação internacional dos encontros que deram origem ao Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e a Carta da Terra. A biografia de Moema revela saberes e práticas dos grupos e movimentos sociais com quem ela trabalhou durante o exílio na década de 1970, como também no retorno ao Brasil no período da redemocratização, através da Rede Mulher de Educação. A metodologia da pesquisa será a história oral e pesquisa etnográfica participante. Espera-se que os depoimentos recolhidos sobre seu percurso de vida revele as redes de solidariedade entre os intelectuais latino-americanos, os movimentos sociais e as técnicas educativas criadas e praticadas por Moema ao longo de seus quase cinquenta anos trabalhando com grupos através do método da inteligência coletiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suellen Mayara Péres de Oliveira - Coordenador / Luciana Ribeiro - Integrante / Ana Cristina Ferreira - Integrante.
-
2016 - 2018
FRONTEIRAS ENTRE O LIXO: AS NARRATIVAS DOS TRABALHADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS SOBRE A REGIÃO TRINACIONAL, Descrição: O projeto apresentado propõe o estudo das narrativas dos trabalhadores e trabalhadoras de materiais recicláveis sobre a região da fronteira trinacional. A finalidade é investigar os conceitos e as identidades do grupo focal sobre os processos de integração regional, para valorizar as memórias de trabalhadores que constituem a parcela mais pobre da região e ao mesmo tempo contribuir para os estudos da integração social no Mercosul. A metodologia aplicada para a pesquisa será multidisciplinar com técnicas combinadas da história oral e da etnografia participante. Espera-se que através da pesquisa o repertório de significados e conceitos culturais da integração regional possa construir um campo de estudos decoloniais das Relações Internacionais, o qual estará comprometido com as relações antes do internacional, desse modo as vozes silenciadas pelo mainstream da disciplina poderão contribuir, ainda que epistemologicamente, para a concretização de um processo de integração mais social e não somente econômico na América Latina, especialmente no Mercosul. O projeto tem financiamento interno da UNILA e uma bolsa da fundação Araucária. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Suellen Mayara Péres de Oliveira - Coordenador / Petterson Gherlandi - Integrante / Leo Valdez - Integrante.
-
2014 - 2019
SENTINELAS DA FRONTEIRA: NOTAS SOBRE O PAPEL DOS REPRESENTANTES DIPLOMÁTICOS NA FRONTEIRA PLATINA (1828-1852), Descrição: O projeto de pesquisa investiga as práticas dos representantes diplomáticos do Império do Brasil, das Repúblicas Unidas do Rio da Prata e da República Oriental do Uruguai que atuaram na região platina entre os anos de 1828-1852. A análise da atuação das práticas diplomáticas revela as identidades mistas que se configuraram na fronteira e o circuito migrante entre as regiões. Através da abordagem contextualista aparece à cena: os conceitos, as táticas e as estratégias que estabeleceram os construtores dos Estados brasileiros, uruguaios e argentinos para controlar o trânsito migrante, como também uma leitura a contrapelo das fontes revela projetos políticos alternativos e hábitos culturais da fronteira que não poderiam pertencer às identidades nacionais legitimadas pelas narrativas oficiais dos estados fronteiriços. A pesquisa está baseada na hipótese de que os diplomatas que atuaram na região de fronteira fizeram parte da política de diferenças que acompanha o processo de construção do Estado-Nação, tornando a fronteira o espaço consagrado das diferenças culturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Suellen Mayara Péres de Oliveira - Coordenador / Fernanda Silva de Morais - Integrante / Fhrans Sales Gonçalves Alves - Integrante / Icaro de Lima Barroso Cavalcanti - Integrante / Franc Remy Pierres - Integrante / Roldy Julien - Integrante.
-
2010 - 2014
A querela de clio e o exílio dos rioplatenses no Brasil (1829-1852), Descrição: Esse projeto integra a pesquisa de doutorado, cuja temática investiga a experiência dos exilados rioplatenses, que se opuseram ao general Juan Manuel de Rosas entre 1829-1852. As vivências desses proscritos no Rio de Janeiro tangenciava as questões de representação política na região do Prata. Como a maioria deles fosse letrada, puseram seus projetos políticos a correr na corte, fazendo veicular manuscritos, poesias e panfletos de história ?contemporânea? da região do Prata. Investigar essa relação é objetivo principal da pesquisa, porque as possibilidades de integração e desintegração do Império do Brasil à história platina foram elaboradas pelos rioplatenses de diversas maneiras; ora dentro de uma oposição entre suas culturas, ora de aproximação. Conseqüentemente, esse jogo de representações culturais sugere uma agenda de investigação sobre a observação do outro como olhar no espelho, e do ser estrangeiro em tempos de guerra e definição das fronteiras nacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Suellen Mayara Péres de Oliveira - Coordenador.
Prêmios
2018
2º Lugar geral categoria sustentabilidade Innovacities projeto Desafio Lixo Zero, ABIPIR e Fundetec.
2018
1º Lugar do 2º concurso de Iniciação Científica em Relações Internacionais com o temaSENTINELAS DA FRONTEIRA: NOTAS SOBRE O PAPEL DOS REPRESENTANTES DIPLOMÁTICOS NA FRONTEIRA PLATINA, Associação Brasileira de Relações Internacionais.
2018
2º Lugar prêmio de Iniciação Científica Fronteiras entre o lixo: as narrativas dos trabalhadores de materiais recicláveis sobre a região trinacional, UNILA/ SEUNI.
2013
Rio Branco excelência em Ensino, Centros Acadêmicos de Relações Internaciaonais do Rio de Janeiro.
2012
Aprovada em 2º lugar no concurso para professor assistente em História das Relações Internacionais na UNILA dou 19/12/2012, UNILA.
2010
Aprovada em segundo lugar no concurso professor assistente de História da América Colonial, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
2007
PRÊMIO SIC MELHOR TRABALHO DA ÁREA DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO.
2007
Destaque do curso em licenciatura em História., UFOP.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Integração Latino-Americana. , ACS Hidrelétrica Itaipu, Jardim Itaipu, 85856970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil, Telefone: (45) 35767, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal da Integração Latino-AmericanaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora no curso de Relações Internacionais e Integração. Docente nas disciplinas de História das Relações Internacionais, Tópicos especiais em América Latina e colaboradora em Fundamentos da América Latina.
Atividades
-
10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação.Cargo ou função, membro suplente.
-
03/2017 - 12/2017
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História das Relações Internacionais II, Modernidades, estados nacionais e capitalismo na Europa, Topicos especiais em estudos estratégicos: análise de conjuntura, prospecção e projeção de cenários
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ética e Ciência
-
03/2016 - 12/2016
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos Especiais em estudos estratégicos: Análise de conjuntura, prospecção de projeção de cenários, Modernidades, estados nacionais e capitalismo na Europa, Fundamentos de América Latina III, Tópicos Especiais em História da América Latina Exílios políticos na América Latina, História das Relações Internacionais II
-
03/2015 - 12/2015
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de América Latina II, Fundamentos de América Latina III, Modernidades, estados nacionais e capitalismos na Europa, Pesquisa em Relaões Internacionais I, Tópicos especiais em estudos estratégicos: análise de conjuntura e projeção de cenários, História das Relações Internacionais II
-
12/2014 - 08/2015
Direção e administração, Coordenação de curso relações Internacionais e Integração.Cargo ou função, Coordenadora de curso.
-
06/2014 - 12/2014
Ensino, Relações Internacionais e Integração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de América Latina II, Pesquisa em Relações Internacionais, Tópicos em História da América Latina. Experiências de exílio em América Latina XIX e XX., Tópicos em Relações Internacionais: As relações sul-sul e os debates contemporâneos desde América Latina
2011 - 2014
Escola Superior de Propaganda e MarketingVínculo: Professor assistente, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplinas ministradas para a graduação em Relações Internacionais :
04/2011 a 06/2011
-Country Studies III Europa
0208/2011 a 12/2011
-Country Studies II América do Norte
- Laboratório de Pesquisa em Relações Internacionais II ( Estudos Culturais políticos e sociais no mundo contemporâneo
02/2012 a 06/2012
- Country Studies I América Latina
- História das Relações Internacionais moderna
08/2012 a 12/2012
-História das Relações Internacionais contemporânea
-Country Studies II América do Norte
02/2013 a 12/2013
- História das Relações Internacionais moderna
-História das Relações Internacionais contemporânea
- Organizações Internacionais
- Laboratório de Pesquisa em Relações Internacionais II (Construção de Cenários Internacionais)
02/2014 a 05/2014
História das Relações Internacionais moderna
-História das Relações Internacionais contemporânea
- Organizações Internacionais
-PGI. Orientação TCC 1
2007 - 2008
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico NacionalVínculo: ESTAGIÁRIA, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIA, Carga horária: 20
Atividades
-
11/2007 - 02/2008
Estágios , CASA SETECENTISTA- 13ª SUPERINTENDENCIA.Estágio realizado, as atribuições deste estágio são:higienização, identificação, catalogação e acondicionamento da documentação administrativa do Arquivo Histórico sob a guarda do IPHAN/Mariana/MG desde1948.
2010 - Atual
Ong ProcomeceVínculo: Professora de história, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 1
Outras informações:
O exercício do magistério presta serviço voluntário no curso pré-vestibular da ong Procomece em Santa Teresa.
2007 - 2007
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: bolsista voluntário, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 12
Outras informações:
Título do projeto de extensão : Inventário histórico do patrimônio material e imaterial do centro histórico de Mariana.
Resumo: O projeto pretende colaborar com a Associação dos Amigos do Centro Histórico de Mariana ? Amar Mariana ? na elaboração e na execução de Projetos de Restauro, Revitalização e Conservação do Patrimônio do Centro Histórico de Mariana.
2007 - 2007
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Programa de Monitoria, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 12
2006 - 2007
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: estudante, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação cientifica, Carga horária: 20
Outras informações:
A bolsa de iniciação cientifica é para desenvolver a pesquisa Saberes e praticas dos cirurgiões: Um estudo sobre os cuidados corporais na comarca de Vila Rica, orientada pela Professora Doutora Maria Cristina Rosa.
2010 - 2011
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: professor tutor, Enquadramento Funcional: professor Tutor, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina ministrada
História da América II.
2010 - 2014
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Outro PESQUISADOR, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Suellen Mayara Péres de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?