Adriana Mattos Clen Macedo

Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). É também Mestre (2007) e Doutora (2013) em História Social pela mesma instituição. Foi assistente das Seções de Pintura Estrangeira, Pintura Brasileira e Desenho do Museu Nacional de Belas Artes, onde participou de curadoria de exposições, organização de catálogos, elaboração de pesquisas e textos, além da catalogação de acervos arquivísticos e museológicos. Desenvolveu pesquisas para sobre artistas e coleções de pintura e desenho dos séculos dezenove e vinte. Atualmente, realiza pesquisas acerca das relações entre arte, memória e patrimônio e abordagens feministas e decoloniais em História da Arte. É Professora Adjunta de Teoria e História da Arte do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2008 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Método e escrita da história em Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1846-1938)
Maria Aparecida Rezende Mota. Palavras-chave: Benjamin Franklin Ramiz Galvão; Organização de acervos; Método histórico.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em História Social

2005 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: As corografias e a cultura histórica oitocentista,Ano de Obtenção: 2007
Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Corografias; Historiografia brasileira; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil.

Graduação em História

1999 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: (D)escrevendo o espaço nacional: as narrativas corográficas e a construção do Estado Imperial
Orientador: Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em I Encontro de Poéticas Contemporâneas. (Carga horária: 10h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2016 - 2016

Seminário Internacional Biblioteca Walter Benjamin. (Carga horária: 4h). , Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.

2014 - 2014

Arquitetura e Poder na Europa Napoleônica. (Carga horária: 9h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.

2010 - 2010

Arte Moderna e Contemporânea Brasileira. (Carga horária: 8h). , Museu Nacional de Belas Artes, MNBA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em As Ciências na História Brasileira. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Materializando o passado. (Carga horária: 14h). , Fórum de Ciência e Cultura, FCC - UFRJ, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em História e História da Ciência: uma convergência. (Carga horária: 8h). , Associação Nacional de História, ANPUH, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Memória e Patrimônio.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Museus.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Colecionismo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Feminismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MACEDO, A. M. C. ; SILVA, M. C. C. ; DUNAEVA, C. A. ; MARI, M. ; CRUZ, C. M. ; OLIVEIRA, E. D. G. ; CASTRO, V. M. P. ; ALVIM, P. A. ; OLIVEIRA, D. F. B. ; DANGELO, B. . IV Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte. 2018. (Outro).

MACEDO, A. M. C. ; XEXEO, P. M. C. ; LONG, L. ; OLIVEIRA, D. ; GUIGLEMETI, W. . Alegoria às Artes. Léon Pallière. 2016. (Outro).

FERNANDES, A. C. F. A. ; SOUZA, G. L. ; MACEDO, A. M. C. . III Colóquio de Teoria, Critica e História da Arte. 2016. (Congresso).

XEXEO, P. M. C. ; RIBEIRO, L. M. N. A. D. ; SILVA, D. B. ; MACEDO, A. M. C. ; GOMES, A. C. F. ; AZEVEDO, C. P. . Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea. 2013. (Exposição).

MACEDO, A. M. C. ; CRUZ, A. B. C. ; NOGUEIRA, S. A. ; PAULA, V. H. ; SAAVEDRA, R. F. ; SANTOS, J. ; SILVA, D. C. N. ; SOARES, A. E. . V Encontro de História de Piraí: panorama histórico da instituição de uma cultura ambiental no planeta. 2012. (Outro).

XEXEO, P. M. C. ; MACEDO, A. M. C. ; AZEVEDO, C. P. . Retratos da Brasilidade: Primeira Missa no Brasil. 2012. (Exposição).

XEXEO, P. M. C. ; ROCHA, C. ; SILVA, C. H. G. ; MACEDO, A. M. C. . Galeria de Arte Brasileira do Século XIX. 2011. (Exposição).

MACEDO, A. M. C. ; CRUZ, A. B. C. ; NOGUEIRA, S. A. ; SANTOS, J. ; SAAVEDRA, R. F. ; SOARES, A. E. ; SOUZA, C. E. D. ; PAULA, V. H. . III Encontro de História de Piraí: identidade(s) e ideia de nação. 2011. (Outro).

MOURA, Y. ; MACEDO, A. M. C. ; SILVA, C. H. G. . Coleção D. João VI. Acervo do Museu Nacional de Belas Artes. 2008. (Exposição).

MACEDO, A. M. C. ; CRUZ, A. B. C. ; NOGUEIRA, S. A. ; PAULA, V. H. ; SAAVEDRA, R. F. ; SANTOS, J. ; SILVA, D. C. N. ; SOARES, A. E. . V Encontro de História de Piraí: panorama histórico da instituição de uma cultura ambiental no planeta. 2012. (Outro).

MACEDO, A. M. C. ; CRUZ, A. B. C. ; NOGUEIRA, S. A. ; SANTOS, J. ; SAAVEDRA, R. F. ; SOARES, A. E. ; SOUZA, C. E. D. ; PAULA, V. H. . III Encontro de História de Piraí: identidade(s) e ideia de nação. 2011. (Outro).

FERNANDES, A. C. F. A. ; SOUZA, G. L. ; MACEDO, A. M. C. . III Colóquio de Teoria, Critica e História da Arte. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Trabalhos com fontes históricas e acervos. 2010. (Encontro).

XXVIII Colóquio Comitê Brasileiro de História da Arte. 2008. (Congresso).

Encontro de Historiografia e História Política. 2005. (Encontro).

II Simpósio Nacional de História Cultural. 2004. (Simpósio).

Seminário Internacional "Pós-Neoliberalismo III - Hegemonia e Resistência; Poderes e Contra-Poderes". 2002. (Seminário).

X Encontro Regional de História da Anpuh - História e Biografias. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Paulo Eduardo Lannes Souza

PEREIRA, D. C.;MACEDO, A. M. C.; NAKAGOME, P. T.. Memória, História e Melancolia em A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Diogo César Nunes da Silva

EWALD, A. P.;MACEDO, A. M. C.; VIEIRA, B. M.; LIMA, F. L.. Poesia e (des)esperança: utopia, tempo e subjetividade através da obra de Moacyr Félix. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Victor Velu Fonseca Zaiden Soares

FERNANDES, A. C. F. A.; SOUSA, C. B.;MACEDO, A. M. C.. Alteridade e decolonialidade no exercício da curadoria: Berlim e São Paulo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Erika Kimie Koyama

DUNAEVA, C. A.; MONZILAR, E. B.;MACEDO, A. M. C.. Mahku: arte contemporânea indígena Huni Kuin. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: André Luiz Ribeiro Vitorino

FERNANDES, A. C. F. A.;MACEDO, A. M. C.; OLIVEIRA, E. D. G.. Como tornar-se um colecionador contemporâneo em Brasília: um estudo de caso sobre a coleção Sérgio Carvalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lucas Josijuan Abreu Bacurau

FERNANDES, A. C. F. A.;MACEDO, A. M. C.; ALVIM, P. A.. Inserções em Circuitos Ideológicos, de Cildo Meireles: considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Betânia Martins Pitanga

SILVA, M. C. C.;MACEDO, A. M. C.; MARI, M.. O acervo artístico do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e o ideário modernista da construção de Brasília. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Laryssa Moraes dos Santos

GUNTHER, L.; DUNAEVA, C. A.;MACEDO, A. M. C.. Noticías populares: retratos ilustrados sobre a cotidianidade da violência contra a mulher. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rosamaria Gonçalves de Mello

GUNTHER, L.; DUNAEVA, C. A.;MACEDO, A. M. C.. Em busca de reconhecimento: mulheres artistas, representação feminina e os desafios de entrar para a história. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mateus Raynner André de Souza

CAMARGO, D. C. F.; CARVALHO, R. S. H.;MACEDO, A. M. C.. Corporeidade negra como local para discursos na arte afro-brasileira contemporânea. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Arthur Gomes Barbosa

ABREU, A. L. G.; BRITTO, C. C.;MACEDO, A. M. C.. Entre concreto e luz: o Masp ressignificado como suporte artístico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Taís Aragão de Almeida

OLIVEIRA, E. D. G.; GUNTHER, L.;MACEDO, A. M. C.. Arte Urbana: pixação, grafite e ciberespaço. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Larissa Fernandes Nogueira Gama

OLIVEIRA, E. D. G.; ABREU, A. L. G.;MACEDO, A. M. C.. O Mecenato na História da Arte Brasileira. Da Missão Francesa à Lei Rouanet. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juliana Insua Vazquez de Sá

SILVA, M. C. C.; DUNAEVA, C. A.;MACEDO, A. M. C.. Retratos de um soberano: A retratística oficial de Dom João VI em Portugal e no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Júlia Moana Ferreira da Nóbrega

DUNAEVA, C. A.; GUNTHER, L.;MACEDO, A. M. C.. Memória e poder: apagamento da mulher na arte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Nina Ricardo Dias da Costa

DANGELO, B.; SOUZA, G. L.;MACEDO, A. M. C.. As naturezas-mortas de Raphaelle Peale (1774-1825): ingredientes para uma narrativa visual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Shesna Lyra Conrado

REGIANI, R. M. S.; REGIANI, A. S.;MACEDO, A. M. C.. Livro de Visitas: o deslocamento do efeito Cubo Branco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tiago Guidi Gentil

REGIANI, R. M. S.; REGIANI, A. S.;MACEDO, A. M. C.. Pathos-Photum: fotografia na gênese da História da Arte, Antropologia e Psicanálise. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira

FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz; Mota, Maria Aparecida Rezende; Cortes, Norma; GUIMARÃES, Lúcia M Paschoal. Método e escrita da História em Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1845-1938). 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lúcia Maria Paschoal Guimarães

GUIMARAES, L. M. P.. Método e escrita da história em Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1846-1938). 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Norma Cortes Gouveia de Melo

GUIMARÃES, Manoel Salgado;CÔRTES, Norma.. As corografias e a cultura histórica oitocentista. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Norma Cortes Gouveia de Melo

GUIMARAES, Manoel Salgado;CÔRTES, Norma.. Descrevendo o espaço nacional: as narrativas corograficas na construção do Estado Imperial. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Norma Cortes Gouveia de Melo

MOTA, Ma Aparecida;CÔRTES, Norma.. Método e escrita da história em Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1846-1938). 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

MOTA, M. A. R.;GONÇALVES, M. A.; GUIMARAES, L.; CORTES, N.; BESSONE, T.. Método e escrita da história em Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1846-1938). 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

MOTA, M.A.R.; NEVES, L.M.B.P.;GONÇALVES, M. A.. Ramiz Galvão e a escrita da história na virada do século XX. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em PPGHIS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves

NEVES, Lúcia M. Bastos P.; Motta, Maria Aparecida R.; Gonçalves, Margareth de Almeida. Ramiz Galvão e a escrita da História na virada do século XX. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Aparecida Rezende Mota

MOTA, M. A. R.; GUIMARAES, L. M. P.; GONCALVES, M. A.; CORTES, N.; FERREIRA, T. M. T. B. C.. Método e escrita da História em Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1846-1938). 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Aparecida Rezende Mota

MOTA, M. A. R.; NEVES, L. M. B. P.; GONCALVES, M. A.. Método e escrita da História em Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1846-1938). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Danyella de Andrade Nogueira

Multiculturalidade ou falta dela no ensino das artes; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Raquel de Lima Meirelles

Arte Rupestre e Preservação do Sítio Arqueológico da Toca da Onça; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Yuri Sousa Farias

Relações politico-institucionais nos Programas Educativos de Brasília; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Adriana Mattos Clen Macedo;

Paulo Eduardo Lannes Souza

Arte Popular como Arte Contemporânea no acervo do Museu de Arte de Brasília; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Adriana Mattos Clen Macedo;

Alysson Barbosa Camargo

As cores da fotografia de Luiz Braga; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Adriana Mattos Clen Macedo;

Ana Victória Soraggi Lafetá

Pensando o mundo com as mãos: Anni Albers e a construção de conhecimento a partir da prática manual; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Adriana Mattos Clen Macedo;

Moara Iazlane Pacheco de Souza

Réplicas como patrimônio: o caso dos profetas de Aleijadinho; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Adriana Mattos Clen Macedo;

Matheus Barbosa Pereira

Formas de Rothko; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Adriana Mattos Clen Macedo;

Laura Teófilo Gonzalez

museu ocupação: a ruína como espaço de gestão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Adriana Mattos Clen Macedo;

Tiago Mascarenhas da Costa Marques

Ascensão e queda da Vila de Iguassú: uma análise sobre as relações entre periferia e capital no século XIX; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Mattos Clen Macedo;

Célio Diniz Ribeiro

Rock Brasileiro e Consciência Política nos anos 80; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Adriana Mattos Clen Macedo;

Yuri Marques Rodrigues da Silva

Patrimônio Imaterial e o registro fotográfico na Feira de Caruaru; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Adriana Mattos Clen Macedo;

Ludmylla Kristhina Barbosa de Oliveira

Além do pensamento modernista: influências das primeiras teorias patrimoniais na criação do SPHAN; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Teoria, Crítica e História da Arte) - Universidade de Brasília; Orientador: Adriana Mattos Clen Macedo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Manoel Luiz Lima Salgado Guimaraes

As corografias e a cultura histórica oitocentista; 2007; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Manoel Luiz Lima Salgado Guimaraes;

Manoel Luiz Lima Salgado Guimaraes

(D)escrevendo o espaço nacional: as narrativas corográficas na construção do Estado Imperial; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Manoel Luiz Lima Salgado Guimaraes;

Maria Aparecida Rezende Mota

Método e escrita da História em Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1846-1938); 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Maria Aparecida Rezende Mota;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACEDO, A. M. C. ; CALDEIRA, A. P. S. . Ramiz Galvão, historiador e bibliotecário: práticas e lugares da produção historiográfica no Brasil de fins do século XIX e início do século XX. História da Historiografia , v. 22, p. 42-58, 2016.

  • MACEDO, A. M. C. . Nada é, tudo foi ou será: sobre o vídeo de Yuri Firmeza. In: MIGLIACCIO, Luciano; PEDROSA, Adriano. (Org.). Entre Nós: Antologia. A figura humana no acervo do MASP. 1ed.São Paulo: MASP, 2017, v. , p. 126-131.

  • MACEDO, A. M. C. ; XEXEO, P. M. C. . A reinvenção do Classicismo: Alegoria às Artes, de Léon Pallière. In: Museu Nacional de Belas Artes. (Org.). Alegoria às Artes: Léon Pallière. 1ed.Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 2016, v. , p. 23-81.

  • MACEDO, A. M. C. . Artes visuais contemporâneas e patrimônio cultural brasileiro. In: Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, 2017, Campinas. Anais do XXVI Encontro da ANPAP: Memória e Inventações. Campinas: ANPAP; PUC-Campinas, 2017. p. 3013-3013.

  • MACEDO, A. M. C. ; FEITOSA, E. S. . Povoado do Moinho: o indivíduo quilombola em um espaço reconhecido. In: 25 Encontro da ANPAP. Arte: seus espaços e/em nosso tempo, 2016, Porto Alegre. Anais do 25 Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas. Porto Alegre: ANPAP, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. v. 25. p. 1247-1255.

  • MACEDO, A. M. C. . O Livro do Centenário (1500-1900) e o projeto de escrita da história na virada do século XX. In: IV Jornada da Estudos Históricos, 2009, Rio de Janeiro. Anais da IV Jornada de Estudos Históricos, 2009.

  • MACEDO, A. M. C. . A instituição da pesquisa histórica na Biblioteca Nacional através da administração de Ramiz Galvão e das colaborações de Capistrano de Abreu. In: II Seminário de Pós Graduandos em História das Instituições, 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário de Pós Graduandos em História das Instituições, 2009.

  • MACEDO, A. M. C. . As práticas naturalistas nas corografias oitocentistas. In: 10º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2005, Belo Horizonte. Anais do 10º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2005.

  • MACEDO, A. M. C. . Os críticos de arte no Brasil e a violência epistêmica contra as artistas mulheres. In: III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero (Mulheres e violências: interseccionalidades), 2016, Brasília. III Colóquio de Estudos Feministas e de Gênero (Mulheres e violências: interseccionalidades) [Caderno de Resumos]. Brasília: Centro Feminista de Estudos e Assessoria - CFEMEA, 2016. p. 10-10.

  • MACEDO, A. M. C. . A presença do ausente: Benjamin Franklin Ramiz Galvão (1846-1938). In: XVI Encontro Regional de História: Saberes e Práticas Científicas, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumo: XVI Encontro Regional de História: Saberes e Práticas Científicas. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2014. p. 429-430.

  • MACEDO, A. M. C. . Ramiz Galvão (1846-1938) e a escrita da história nos Anais da Biblioteca Nacional. In: IV Semana de História Política, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos (Semana de História Política, Seminário Nacional de História Política). 2009: UERJ; PPGH, 2009.

  • MACEDO, A. M. C. . O Livro do Centenário (1500-1900) e o projeto de escrita da história na virada do século XX. In: IV Jornada de Estudos Históricos, 2009, Rio de Janeiro. Anais da IV Jornada de Estudos Históricos, 2009.

  • MACEDO, A. M. C. . A escrita da história nos Anais da Biblioteca Nacional. In: 3 Seminário Nacional de História da Historiografia, 2009, Mariana. Anais do 3 Seminário Nacional de História da Historiografia. Ouro Preto: Edufop, 2009.

  • MACEDO, A. M. C. . A Exposição de História de 1881: do dever da memória à tarefa historiográfica. In: 2 Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008, Mariana. Caderno de Resumos e Anais do 2 Seminário Nacional de História da Historiografia. Ouro Preto: Edufop, 2008.

  • MACEDO, A. M. C. . As práticas naturalistas nas corografias oitocentistas. In: 10º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2005, Belo Horizonte. Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia/Caderno de resumos. São Paulo: Sociedade Brasileira de História da Ciência, 2005. p. p.116.

  • MACEDO, A. M. C. . Um estudo para Ácis e Galatea de Pompeo Batoni. Anuário do Museu Nacional de Belas Artes. , 2017.

  • MACEDO, A. M. C. . Ocupações urbanas experimentais: lotes vagos estão em toda parte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . Residência Artística no Pedregulho: as experiências [e as necessidades] dos complexos modos de existir. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . Nada é, tudo foi ou será: sobre o vídeo de Yuri Firmeza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, A. M. C. . Artes visuais contemporâneas e patrimônio cultural brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. ; XEXEO, P. M. C. . A reinvenção do classicismo: a Alegoria às Artes de Léon Pallière. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO, A. M. C. . Outros espaços de circulação: objetos artísticos na Exposição de História e Geografia do Brasil (1881). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . A crítica de arte contra a artista: reflexões sobre a desigualdade de gênero. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . Os críticos de arte no Brasil e a violência epistêmica contra as artistas mulheres. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . Biografia e esquecimento: o apagamento da figura do historiador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACEDO, A. M. C. . O Livro do Centenário (1500-1900) e o projeto de escrita da História na virada do século XX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . Ramiz Galvão (1846-1938) e a escrita da história nos Anais da Biblioteca Nacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . A Exposição de História de 1881: do dever da memória à tarefa historiográfica.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . A escrita da região nas corografias oitocentistas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . As corografias e a cultura histórica oitocentista. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . As práticas naturalistas nas corografias oitocentistas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . As corografias e a construção do Estado Imperial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . Reinventando a tradição: a cultura historiográfica no Brasil oitocentista. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, A. M. C. . Reiventando a tradição: a cultura historiográfica no Brasil oitocentista. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PORTINARI, J. C. ; GULLAR, F. ; XEXEO, P. M. C. ; GOMES, D. M. L. ; SANTOS, A. M. D. ; QUADROS, A. L. ; MACEDO, A. M. C. . Portinari: coleção Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro: MNBA; Artepadilla, 2014 (Pesquisa).

  • MOURA, Y. ; MACEDO, A. M. C. . Coleção D. João VI - Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 2008 (Pesquisa).

  • MACEDO, A. M. C. . Descrevendo o passado nacional: as narrativas corográficas na construção do Estado Imperial. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 2005 (Monografia de conclusão de curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACEDO, A. M. C. . Parecer ad hoc (Revista Ars Historica). 2014.

MACEDO, A. M. C. . Parecer ad hoc (Revista História da Historiografia). 2012.

MACEDO, A. M. C. . Boudin e Post em exposição no Museu Nacional de Belas Artes. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

XEXEO, P. M. C. ; PEDREIRA, A. M. M. ; MACEDO, A. M. C. . The First Mass in Brazil by Vitor Meireles. 2011. (Editoração/Livro).

XEXEO, P. M. C. ; PEDREIRA, A. M. M. ; MACEDO, A. M. C. . La Première Messe au Brésil de Vitor Meireles. 2011. (Editoração/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    História da Arte: estudos feministas e decoloniais, Descrição: A partir de solidificação de campo de estudos decoloniais e feministas em artes visuais, desde a década de 1980, surge a crítica de principais conceitos e mecanismos de construção da história da arte outrora hegemônica (atualmente, conceituada como patriarcal, eurocêntrica e colonialista). A história da arte, como campo de estudos teóricos, passa, desde a década de 1980, por uma revisão crítica que sugere pontos de vista diferenciados sobre a produção artística contemporânea e historicamente datada, no sentido de desconstrução de leituras conceituais anteriores, visando a inclusão e os questionamentos sobre a exclusão da produção artística de assim chamadas ?minorias?: grupos sociais que historicamente foram e continuam sendo excluídos do sistema das artes (DUVE 1989), exclusão esta repercutindo as situações de exclusão social, política e econômica das ?minorias? desde os primórdios do capitalismo e da colonização europeia do nosso continente. O surgimento de história da arte, como um campo teórico autônomo, sucede com o início da história moderna e é relacionado com a estruturação do sistema econômico capitalista na Europa no século XV. Desta maneira, a ressignificação contemporânea de história da arte é inserida dentro de estudos interdisciplinares que problematizam toda a história moderna e o sistema social, político e econômico atual de distintos pontos de vista teóricos, entre os quais se destacam decolonialidade e feminismo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Adriana Mattos Clen Macedo - Coordenador / Raquel de Lima Meirelles - Integrante / Cristina Antonioevna Dunáeva - Integrante / Igor Schmidt Teichmann Krieger - Integrante / Clara Giovana Reis Lima - Integrante / Gabriella Gomes Rendeiro - Integrante / Julianna Medeiros Lopes Garcia - Integrante / Pâmela Alves Cardoso - Integrante / Samara Correia da Cunha - Integrante.

  • 2017 - Atual

    memórias e patrimônios: outras histórias da arte, Descrição: Esse projeto de pesquisa propõe um confronto entre as narrativas do patrimônio cultural e da história da arte - uma vez que a universalidade de seus conceitos parecem estar longe de seu esgotamento - com as memórias e os saberes que constituem a exterioridade desse modelo epistemológico ocidental. Alguns exemplos são as produções e as manifestações tangíveis e intangíveis de comunidades rurais e urbanas, como é o caso da artes rupestres, indígenas, das expressões artísticas de quilombolas ou ainda do convívio entre pessoas que buscam novas significações para suas subjetividades através das suas criações artísticas. Os objetivos específicos consideram o seguintes pontos: a) Estudar as produções artísticas obliteradas pelo campo disciplinar da história da arte e pelos valores consagrados ao patrimônio cultural no Brasil; b) Estudar as relações entre memórias e produções artísticas no contexto brasiliense e em seu entorno com as narrativas historiográficas da arte e do patrimônio cultural. c) Investigar as possibilidades de decolonização das artes, dos museus e dos patrimônios envolvendo as diversidades e as articulações de memórias individuais e coletivas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Adriana Mattos Clen Macedo - Coordenador / Yuri Marques Rodrigues Silva - Integrante / Ludmylla Kristhina Barbosa de Oliveira - Integrante / Raquel de Lima Meirelles - Integrante.

  • 2008 - 2012

    Brasil e Portugal na Escrita da Geração de 1870: a instituição simbólico-literária da nação, Descrição: Trata-se de pesquisa cujo objetivo é identificar e comparar os modos através dos quais a nação brasileira e a nação portuguesa foram pensadas, representadas e oferecidas à leitura por intelectuais brasileiros e portugueses nas últimas décadas do século XIX.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriana Mattos Clen Macedo - Integrante / Maria Aparecida Rezende Mota - Coordenador / Rafaela Alves da Silva Balsinhas - Integrante / Daniel Gonçalves da Silva - Integrante / Tatiane Paiva Cova - Integrante / Fernando Santos Bercot - Integrante / Katherine Nunes de Azevedo - Integrante / Patricia da Silva Reis - Integrante / Vitor Guilherme Martins - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2001 - 2005

    Reinventando a tradição: a cultura historiográfica no Brasil oitocentista, Descrição: Estudo da recepção da tradição clássica pela cultura histórica no Brasil oitocentista. Objetivos: a) estudo das diferentes formas da cultura histórica no Brasil no século XIX. b) investigar a importância da tradição clássica para esta cultura histórica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Mattos Clen Macedo - Integrante / Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães - Coordenador / Rafael de Ameida Daltro Bosisio - Integrante / Henrique Sérgio de Araújo Batista - Integrante / Michelle de Almeida Dantas Bandeira - Integrante / Rodrigo Perez Oliveira - Integrante / Zilda Menezes Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Instituto de Artes Visuais. , Campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (061) 31071183, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2019

    Direção e administração, Instituto de Artes Visuais, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Teoria, Crítica e História da Arte.

  • 09/2015

    Ensino, Teoria, Crítica e História da Arte, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Literatura, Crítica e História da Arte no Brasil 1, Crítica e História da Arte no Brasil 2, Critica e História da Arte no Brasil 3, História da Arte no Brasil, Memória e Patrimônio, Laboratório de Teoria, Crítica e História da Arte 1

2014 - 2015

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 04/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Formação Sócio-Histórica do Brasil Contemporâneo, História da Arte e da Estética II, História da Arte III, História do Brasil República II, História Moderna II, Top. História da Arte e da Cultura I

2014 - 2015

Museu Nacional de Belas Artes

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 8

Outras informações:
Realização de pesquisas sobre a pintura "Alegorias às Artes" e dois retratos executados pelo artista Jean Léon Pallière Grandjean Ferreira (1823-1887), que pertencem ao acervo do MNBA e fazem parte do projeto de restauração dessas obras com recursos cedidos pelo Plano de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas.

2014 - 2014

Museu Nacional de Belas Artes

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 16

Outras informações:
Realização de pesquisas para o livro "Candido Portinari no Museu Nacional de Belas Artes", com lançamento previsto para novembro de 2014.

2010 - 2014

Museu Nacional de Belas Artes

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Ass. da Seção de Pintura Brasileira e Desenho, Carga horária: 30

Outras informações:
Participação nas atividades de desenvolvimento do trabalho de curadoria e pesquisa do acervo de Pintura Brasileira e Desenho do Museu Nacional de Belas Artes. Entre Julho de 2011 e Janeiro de 2013, atuou como pesquisadora no Projeto Plus Ultra, convênio entre a Universidade de São Paulo, a Universidade de Campinas, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o Museu Nacional de Belas Artes, coordenado pelo Prof. Dr. Luciano Migliaccio.

2007 - 2010

Museu Nacional de Belas Artes

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Ass. da Seção de Pintura Estrangeira, Carga horária: 30

Outras informações:
Revisão do inventário e catalogação do acervo artístico. Tarefas desenvolvidas: assistência à curadoria de exposições temporárias e permanentes; elaboração e revisão de roteiros e trilhas para audioguias; catalogação de obras e elaboração de laudos artísticos; produção de etiquetas e textos para exposições; realização e participação na produção de artigos especializados, catálogos e folders institucionais.

2011 - 2013

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora-tutora de Moderna I e II, Carga horária: 5

Outras informações:
Realização de atividades de tutoria das disciplinas de História Moderna I e II através do convênio com o Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ).

2010 - 2010

Museu da Imagem e do Som

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Analista de Catalogação de Acervo, Carga horária: 40

Outras informações:
Analista de catalogação do acervo textual do Museu da Imagem e do Som-RJ.

2001 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica, integrante do projeto "Reinventando a tradição: a cultura historiográfica no Brasil oitocentista", coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães.