Ana Claudia de Menezes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá (2012). Pós-graduação em "Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental", pela Universidade Estadual do Paraná, campus Paranaguá (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Anos Iniciais, Ensino Superior e Formação continuada de professores.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Psicomotricidade

2016 - Atual

Pós-Graduação Bagozzi

Especialização em Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico

2013 - 2015

Universidade Estadual do Paraná
Título: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE REGGIO EMILIA: REFLEXÕES E INSPIRAÇÕES PARA EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA
Orientador: Dra. Danielle Marafon

Graduação em pedagogia

2009 - 2012

Universidade Estadual do Paraná
Título: A disciplina de Literatura Infantil no curso de formação de professores: entre a arte literária e pedagógica.
Orientador: Dra. Danielle Marafon

Formação complementar

2011 - 2011

Libras - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 40h). , Serviço Social do Comércio PR, SESC, Brasil.

2009 - 2009

Libras - Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 40h). , Ministério Mãos que falam, MMF, Brasil.

2001 - 2002

Informática. (Carga horária: 120h). , @GM Informática, @GM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Pouco.

Libras

Compreende Pouco, Fala Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

IV EDEPE - Encontro de Pedagogia do Litoral Paranaense.História da Educação Infantil em Paranaguá: da assistência a educação ? rupturas e continuidades.. 2014. (Encontro).

EDUCERE 2013. VIVÊNCIAS DO PIBID DE PEDAGOGIA: ALFABETIZANDO ATRAVÉS DO LUDICO. 2013. (Congresso).

II Encontro PIBID/UNESPAR "Educação Básica e Superior: inter-relações para a produção do conhecimento".VIVÊNCIAS DO PIBID DE PEDAGOGIA: ALFABETIZANDO ATRAVÉS DO LÚDICO. 2013. (Encontro).

III ENCONTRO DE PEDAGOGIA DO LITORAL DO PARANÁ - I COLÓQUIO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 2013. (Encontro).

I Seminário Estadual da Educação Infantil do Litoral do Paraná. 2013. (Seminário).

4 Congresso Internacional de Educação: Políticas e Práticas Educacionais. A disciplina de literatura infantil no curso de formação de professores em Paranaguá: entre a arte literária e a pedagógica. 2012. (Congresso).

I ENLLIJ - Encontro de Leitura e Literaturas Infantil e Juvenil de Paranaguá. 2012. (Encontro).

II EDEPE Encontro de Pedagogia do Litoral do Paraná.ALFABETIZAR ATRAVÉS DO LÚDICO: BRINCADEIRA OU APRENDIZADO? VIVÊNCIAS DO PIBID DE PEDAGOGIA. 2012. (Encontro).

III Encontro de Psicologia e Educação: Implicações no Processo de Ensino Aprendizagem. 2012. (Encontro).

5ª Primavera dos Museus "A condição da mulher nos contos Infantis". 2011. (Outra).

Projeto Ler e criar "Roda de Leitura - Estética: Arte e a Natureza". 2011. (Oficina).

Seminário de formação de Educadores "Um Programa de Escola Sustentável". 2010. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Márcia A

MARAFON, D.;MENEZES, A. C.; CLARK, J. U.. do Nascimento Morais - Marly de Oliveira.O curso de formação de docentes em Paranaguá: analisando a disciplina de língua portuguesa e alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Leticia T

MARAFON, D.;MENEZES, A. C.; GAGNO, R.R.. Oliveira - Maiara Regina P. Soares.Organização do tempo e espaço na educação infantil - A experiencia da Reggio Emilia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Dairi Keli dos Santos Gonçalves - Marinelli C

MARAFON, D.;MENEZES, A. C.; GAGNO, R.R.. Serafim.Monteiro Lobato - Desvendando o sitio do pica-pau amarelo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Daniele C

MARAFON, D.;MENEZES, A. C.; CLARK, J. U.. da Silva - Karollyne Cristine G. da Silva.Alfabetização e letramento: utilizando o ludico como possibilidade da construção da autonomia da criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

Produções bibliográficas

  • MARAFON, D. ; MENEZES, A. C. . Alfabetizar com o lúdico: brincadeira ou aprendizado?: a experiência do PIBID de Pedagogia na UNESPAR - Campus Paranaguá. 1. ed. Gráfica e Editora Kaygangue Ltda, 2013. 60p .

  • MENEZES, A. C. ; MARAFON, D. . Vivências do PIBID de Pedagogia: alfabetizando através do lúdico. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013, Curitiba. Formação Docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar, 2013.

  • MENEZES, A. C. ; MARAFON, D. . Vivências do Pibid de Pedagogia: alfabetizando através do lúdico. In: II Encontro do Pibid/Unespar, 2013, Curitiba. Educação Básica e Ensino Superior: interrelações para a produção do conhecimento, 2013.

  • MENEZES, A. C. ; MARAFON, D. . A disciplina de literatura infantil no curso de formação de professores em Paranaguá: entre a arte literária e a pedagógica. In: 4 Congresso Internacional de Educação Pesquisa e Gestão, 2012, Ponta Grossa. Políticas e Práticas Educacionais, 2012.

Outras produções

MENEZES, A. C. ; FREIRE, T. N. M. . As concepções de infância e suas implicações no processo de organização curricular da Educação Infantil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEZES, A. C. . Educação ao Longo da Vida. 2010. .

MENEZES, A. C. . Cultura Urbana e Educação. 2010. .

MENEZES, A. C. . Formação Cultural de Professores. 2010. .

MENEZES, A. C. . A arte de ilustrar livros para crianças e Jovens. 2010. .

MENEZES, A. C. . Literatura e neoleitor. 2010. .

MENEZES, A. C. . Currículo, conhecimentos e cultura. 2010. .

MENEZES, A. C. . Juventude, saúde e comunicação. 2010. .

MENEZES, A. C. . Saúde e Educação: uma relação possível e necessária. 2010. .

MENEZES, A. C. . Cultura Digital e Escola. 2010. .

MENEZES, A. C. . Avaliação: um tem polemico. 2010. .

MENEZES, A. C. . Escola dê atenção às diferenças. 2010. .

MENEZES, A. C. . Edição Especial: Para pensar a América Latina. 2010. .

MENEZES, A. C. . Gestão Educacional para diversidade. 2010. .

MENEZES, A. C. . A TV pelo olhar de quem vê. 2010. .

MENEZES, A. C. . Educação e Investigação Científica. 2010. .

MENEZES, A. C. . Edição Especial: Comenio, a arte de ensinar e aprender. 2010. .

MENEZES, A. C. . Literatura e Cordel. 2010. .

MENEZES, A. C. . Cotidiano, imagens e narrativas. 2010. .

MENEZES, A. C. . Vulnerabilidade Social e Educação. 2010. .

MENEZES, A. C. . Edição Especial:Pró-infantil em debate. 2010. .

MENEZES, A. C. . Cultura Viva Escola Viva. 2010. .

MENEZES, A. C. . Linguagem Teatral e Práticas Pedagógicas. 2010. .

MENEZES, A. C. . Cinema e Educação: um espaço em aberto. 2010. .

MENEZES, A. C. . Edição Especial: A Copa na Africa do Sul. 2010. .

MENEZES, A. C. . Educação Integral e Intersetorialidade. 2010. .

MENEZES, A. C. . Museu e Escola: Educação formal e não-formal. 2010. .

MENEZES, A. C. . Educar na Biodiversidade. 2010. .

MENEZES, A. C. . Edição Especial: Segurança na escolas. 2010. .

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    As Práticas de Alfabetização e Letramento na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamenta, Descrição: Esta proposição busca oferecer uma oportunidade de atualização e aprofundamento nos estudos sobre o processo inicial da alfabetização e do letramento, necessários aos acadêmicos do curso de pedagogia e professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, entendemos a necessidade de rompimento de práticas educacionais fundamentadas em modelos tradicionais de ensino. No entanto, sabe-se que para garantir o processo de alfabetização em uma perspectiva de letramento, as práticas pedagógicas precisam estar organizadas em torno do trabalho com diferentes linguagens, gesto, fala, desenho, escrita, música, dança, por se constituírem como processos comunicativos que permitem a apreensão e construção de significados. É importante ressaltar, o papel decisivo do jogo e da linguagem, na compreensão da função simbólica e, portanto, no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. É por meio do jogo e do brinquedo que a criança aprende a conhecer a si própria e o mundo que a cerca. Brincando a criança cria situações imaginárias que reproduzem o real. No ato de brincar, de fazer-de-conta, a criança está desenvolvendo formas mais complexas de pensamento e de abstração, ou seja, passa a operar com significados desligados de objetos e ações aos quais estão habitualmente vinculados. A criança passa, então, a ser capaz de agir simbolicamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (50) . , Integrantes: Ana Cláudia de Menezes - Integrante / Danielle Marafon - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    As concepções de Infância e sua implicações no processo de organização curricular da Educação Infantil, Descrição: 1. Sistematizar e sintetizar as principais idéias propagadas pelos pensadores que tiveram a temática da infância em seus horizontes intelectuais; 2. Problematizar as potencialidades e os limites de tais idéias no processo de organização da Educação Infantil; A justificativa é de razão teórico-prática, pois objetivamos analisar as ideias de infância, porém, para discutir suas implicações nas próprias praticas pedagógicas da educação da criança pequena.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Ana Cláudia de Menezes - Integrante / Danielle Marafon - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Universidade Estadual do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Estadual do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Projeto de Alfabetização. O objetivo do projeto é alfabetizar de forma lúdica, com o uso de jogos e brincadeiras como subsídios metodológicos, compreendendo a necessidade de se repensar a prática escolar, e entendendo que o uso do lúdico na alfabetização vem de encontro ao fazer uso social da leitura e da escrita.

2011 - 2012

Universidade Estadual do Paraná

Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: voluntária, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2014 - 05/2015

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Metodologia da Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa, Políticas Educacionais, Práticas Pedagógicas IV, Princípios e Métodos da Alfabetização

2014 - 2014

Escola Evangélica Monte SIão

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 23

2015 - 2017

Serviço Social do Comércio PR

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 30

2011 - 2011

Serviço Social do Comércio PR

Vínculo: Educadora, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 25

Outras informações:
Atividades Exercidas: Educadora da Educação infantil, planejamento de aulas e temáticas, portfólios, pareceres. ? Atuou com crianças de 03 a 05 anos, organizando e promovendo atividades educativas, levando as crianças a se desenvolverem através de formas plásticas, musicais, corporais, conversação e de vivência em grupo, incentivando sua sociabilização, criatividade e autodeterminação. ? Desenvolveu conteúdos com base numa prática pedagógica conforme processo pedagógico do SESC Paraná, acompanhando e registrando o desempenho da criança. Desenvolveu atividades diárias com as crianças, estimulando o gosto pelo desenho, pintura, dança e música. ? Orientações sobre a importância e o valor nutritivo dos alimentos e quanto aos bons hábitos alimentares e de higiene. ? Participação em eventos comemorativos, organizando e atuando ativamente nas solenidades.

2010 - 2010

Serviço Social do Comércio PR

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Mediadora do curso Salto para o Futuro - formação continuada de professores. Professora da EJA.