Rodrigo Miranda

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN). Áreas de interesse: Organizações, Estratégia, Terceiro Setor, Cultura Organizacional, Sociologia, Ciência Política e Antropologia Cultural.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Administração de Empresas

2009 - 2013

Fundação Getúlio Vargas - SP
Título: Organização e Criação de Sentido em Indústrias Criativas na Cidade de São Paulo
, Ano de obtenção: 2013. Maria José Tonelli. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Administração

2003 - 2005

Universidade Federal de Uberlândia
Título: A gestão nos cursos pré-vestibulares alternativos : um olhar sobre o terceio setor no município de Uberlândia, Ano de Obtenção: 2005
Valdir Machado Valadão Júnior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Administração; Associações sem fins lucrativos; Educação.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Ciências Sociais

1997 - 2001

Universidade Federal de Uberlândia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Administração

1996 - 2003

Universidade Federal de Uberlândia

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Organização de eventos

MIRANDA, R. . Semana do Meio Ambiente. 2008. (Outro).

MIRANDA, R. . Ensino Responsável 2007. 2007. (Outro).

MIRANDA, R. ; Medeiros, C. R. O. . Caravana Social da Faculdade Politécnica de Uberlandia. 2006. (Outro).

Participação em eventos

10º CONGRESSO DO INSTITUTO FRANCO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA. As estratégias de negócios envolvendo mobile banking: pesquisas atuais e possibilidades de estudo.. 2019. (Congresso).

XXII Seminários de Administração da USP. Características comuns entre empreendedores sociais: uma análise fílmica de decumentários sobre empreendimentos de impacto social.. 2019. (Congresso).

XXII Seminários de Administração da USP. O caso cambridge analytica: poder, democracia e manipulação na sociedade em rede. In: XXII Seminários de Administração da USP, 2019, São Paulo. XXII SEMEAD, 2019.. 2019. (Congresso).

XXI Seminários de Administração da USP. Terceirização, precarização do trabalho e as ilegalidades nas relações trabalhistas: uma análise de processos trabalhistas envolvendo organizações do estado de Minas Gerais.. 2018. (Congresso).

XX SemeAd. CULTURA EMPREENDEDORA ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS: O CASO DA LIGA EMPREENDEDORA DE UBERLÂNDIA-MG. 2017. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. A escravidão moderna como uma prática de gestão: Discutindo o lado sombrio das organizações. 2015. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. Representações sociais dos estudantes de administração de uma universidade pública federal em relação ao crime de exploração de mão de obra escrava no Brasil.. 2014. (Congresso).

XXXVIII Encontro da ANPAD. O Processo de Organizar e sensemaking: o trabalho interpretativo em indústrias criativas. 2014. (Congresso).

Encontro Nacional da ANPAD. A GUERRA ENTRE GRAVADORAS E O PIRATE BAY: PODER, CONFLITO E SIMBOLISMO NA SOCIEDADE EM REDE.. 2010. (Congresso).

Seminários de Administração.A Gestão no Terceiro Setor. 2008. (Oficina).

Atividades Pedagógicas - 1o. semestre 2007. 2007. (Encontro).

Atividades Pedagógicas 2o semestre 2007. 2007. (Encontro).

III Encontro de Estudos EStratégicos.O discurso das Fundações Corporativas: Caminhos de uma "Nova" filantropia?. 2007. (Encontro).

Atividades Pedagogicas. 2006. (Encontro).

Atividades Pedagógicas - 1o. semestre. 2006. (Encontro).

X Colóquio Internacional de Poder Local.A gestão nos Cursos Pré-Vestibulares Alternativos: Um olhar sobre a gestão no Terceiro Setor no município de Uberlândia. 2006. (Outra).

VIII Encontro de Inciação cintentifica.A informática e o trabalho nas empresas no municipio de Uberlandia. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Débora Cristina Soares

SOARES, D. C.; OLIVEIRA, Cintia Rodrigues de;MIRANDA, R.; COUTO, F. F.. Compreendendo o State-corporate crime: Violações aos Direitos Humanos durante a pandemia de covid-19 em Minas Gerais. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Ana Flavia Martins Lima

OLIVEIRA, Cintia Rodrigues de;VALADÃO JÚNIOR, Valdir MachadoMIRANDA, R.; MAFRA, Flávia Luciana Naves. Organizações que matam: o necrocapitalismo da indústria mineradora de nióbio nas mesorregiões do Alto Paranaíba e Sul Goiano​. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Nathália Santos Franqueiro

OLIVEIRA, Cintia Rodrigues de; FAGUNDES, André Francisco de Alcântara;MIRANDA, R.; LIMA, Manolita Correia. Diásporas contemporâneas: as experiências de refugiados da violência e imigrantes econômicos em Uberlândia/MG. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Maria Paula Ferraz Calfat Duarte

Medeiros, C. R. O.; BARROS, Denise Franca; BUENO, Janaína M.;MIRANDA, R.. Pop-Management 15 anos depois: A incorporação do pop-management no trabalho de executivos de grandes empresas brasileiras. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Paloma Xavier Santos

MIRANDA, R.. Projeto de Layout - Um estudo de caso da Empresa EletroAntenas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Carlos Henrique Macedo júnior

MIRANDA, R.. Análise de Processos do Sistema Inteligente de Gerenciamento e Abastecimento de Medicamentos da Rede Pública Hospitalar: Um estudo de caso na Home Care medical Ltda.. 2007 - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Lexsandro Alves Camaxho

MIRANDA, R.. Avaliação de processos Organizacionais: o Caso da seçao de suprimentos da SM Saúde. 2007 - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Bruno Cesar Rabelo Rodrigues

MIRANDA, R.. Treinamento da Força de vendas da empresa Tradição Mineira. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Claudinara Santana

MIRANDA, R.Borges, Jacquelaine Florindo. Responsabilida Social Corporativa: uma proposta para a atuação da empresa Cocal Mir Alimentos na área de Formação profissional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Fenicia Mendes Cardoso Silveira

MIRANDA, R.Borges, Jacquelaine Florindo. A gestão por processos: desenhando o processo de produção da empresa Alumisouza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Talita Vieira Marcelino

MIRANDA, R.. Identificando a orientação da liderança em um buffet Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Ana Paula de Freitas Almeida

MIRANDA, R.. Pensando o Planejamento Estratégico na pequena empresa: o caso da Arte e Ciência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Daniel Bernardino de Almeida

MURADAS, M.Q.;MIRANDA, R.. O papel do plano cargo e salários. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.

Aluno: Jussara Tomás de Souza Moreira

Salomão, J. C.;MIRANDA, R.. A Higiene do Trabalho no ambiente físico de uma organização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.

Aluno: Cynthian Maria Munis Borges

Antunes, Daniel de Barros;MIRANDA, R.. A satisfação dos usuários dos serviços públicos da Prefeitura de Monte Cramelo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.

Aluno: DANILO ARAÚJO DINIZ

Salomão, J. C.;MIRANDA, R.. O conflito como fenômeno Organizacional: Identificação do estilo de administração de conflitos em uma equipe de gerentes de uma instituição bancária. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.

Aluno: Marlon Marcos Santos Gonzaga

Antunes, Daniel de Barros;MIRANDA, R.. O processo de decisão de Preços e suas determinações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.

Aluno: Ivaldo Fernandes Araújo

Salomão, J. C.;MIRANDA, R.. A Importância das relações interpessoas no contexto das organizações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.

Aluno: JULIANO MARÇAL

MURADAS, M.Q.;MIRANDA, R.. Apropriação dos custos fixos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Fundação Carmelitana Mário Palmério.

Aluno: Cláudia Freitas

MIRANDA, R.. Plano de ngócios: Apolo Industria de Cosméticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Aleirton Alves Severino

MIRANDA, R.. A responsabilidade Social no Praia Clube. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Raiz Gonçalves da Libertação

MIRANDA, R.. Plano de Negócios: Agência de Marketing Pessoal para executivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Paloma Silva Dias

MIRANDA, R.. Sistema de avaliação de desmpenho - BSC UNIBANCO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Douglas Rodrigues de Souza

MIRANDA, R.. A excelencia no atendimento ao cliente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Neilton Gonçalves Pinheiro

MIRANDA, R.. Avaliação do Nível de satisfação de clientes na NPREFORMAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Aluno: Glaucia Coelho O Lemes

MIRANDA, R.Medeiros, C. R. O.. Acreditaçao Hospitalar: Hospital Santa Catarina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia.

Orientou

Janaina Eveline Silva Tavares

Sistema de Gestão Ambiental; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade de Marketing e Negócios; (Orientador);

Carlos Adão da Silva

Recrutamento e Seleção; Início: 2008; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade de Marketing e Negócios; (Orientador);

Leidinéia Camargo Eugênio

TORNEI-ME UMA ESTUDANTE COM BAIXA VISÃO EM UM CURSO DE MESTRADO: A EDUCAÇÃO É REALMENTE PARA TODOS?; 2024; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, ; Orientador: Rodrigo Miranda;

Juliana Pereira de Assis

Programa de Integridade como instrumento de Governança Pública: uma análise do processo de implementação no Município de Uberlândia-MG; 2023; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, ; Orientador: Rodrigo Miranda;

Patricia Aparecida Soares

ANÁLISE DO PORTAL INSTITUCIONAL DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA QUANTO À PUBLICAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELACIONADAS ÀS ATIVIDADES LEGISLATIVAS E À RESPOSTA A SOLICITAÇÕES DE INFORMAÇÃO; 2023; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, ; Orientador: Rodrigo Miranda;

Talita Caroline de Lima

UM OLHAR SOBRE O QUADRO DE REFERÊNCIA ÉTICO DO ADMINISTRADOR: A PERCEPÇÃO DE FORMANDOS E RECÉM FORMADOS EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE SEUS VALORES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Rodrigo Miranda;

Rafael Gonçalves Abdala

COOPERATIVISMO E JOGOS DE PODER: ESTUDO DE CASO DA COOPERATIVA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE UBERLÂNDIA E REGIÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Rodrigo Miranda;

Marina Cavanha

Um Olhar Sobre A Saúde Psíquica De Professores De Uma Organização Pública Municipal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Rodrigo Miranda;

Willian de Oliveira Pereira

estudo de caso realizado na União atacado no departamento de entrega de motorista; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia; Orientador: Rodrigo Miranda;

Francielle Vanessa Ferreira

Análise de Processo de cobrança mensalidade POS - estudo de caso em uma empresa administradora de cartões; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia; Orientador: Rodrigo Miranda;

Letícia Mara Pereira Ferreira

Implantação de sistema ERP e seus impactos organizacionais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia; Orientador: Rodrigo Miranda;

Frederico Guimarães Simões

Administração de organizações de saúde; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia; Orientador: Rodrigo Miranda;

Séria Luiza de Carvalho

Processo de Licitação pública na Panayotes Isatsakis Engenharia e Construções; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia; Orientador: Rodrigo Miranda;

Leandro César Bernardes Cunha

Plano de Nigócios: BC CONSERVE - Conservadoras de condominios; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia; Orientador: Rodrigo Miranda;

Alessandra de Sousa

Avaliação da Satisfação no serviço púlbico: Um estudo de caso em uma autarquia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Faculdade Politécnica de Uberlândia; Orientador: Rodrigo Miranda;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, CINTIA RODRIGUES ; MIRANDA, RODRIGO . Territórios de morte:. GESTÃO E CONEXÕES , v. 13, p. 100-119, 2024.

  • OLIVEIRA, LUCILA BATISTA ; ASSIS, JULIANA PEREIRA DE ; OLIVEIRA, CÍNTIA RODRIGUES DE ; MIRANDA, RODRIGO . É UMA PANDEMIA! E AGORA? A ATUAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SPRINGFIELD PERANTE A COVID-19. REVISTA GESTÃO EM ANÁLISE (REGEA) , v. 12, p. 150, 2023.

  • FRANQUEIRO, NATHÁLIA SANTOS ; OLIVEIRA, Cintia Rodrigues de ; MIRANDA, RODRIGO . O Estrangeiro nas Diásporas Contemporâneas: Refugiados da Violência e Imigrantes Econômicos. SUBJETIVIDADES , v. 22, p. e12283, 2022.

  • Medeiros, C. R. O. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado ; MIRANDA, R. ; GALLEGO, E. S. . Diversidad organizacional en el proceso de fusión de una institución financiera. Dimensión Empresarial , v. 16, p. 79-91, 2018.

  • OLIVEIRA, ÉDER JÚNIO DE ; SILVA, JOÃO PAULO HENRIQUES LOPES ; SANTOS, MURILLO CÉSAR BARBOSA DOS ; MIRANDA, RODRIGO . Ética e Ensino de Administração: Um Referencial Protestante no Ensino de Administração. RAC. Revista de Administração Contemporânea (online) , v. 21, p. 730-742, 2017.

  • MEDEIROS, CINTIA RODRIGUES DE OLIVEIRA ; WIMMERSBERGER, DARLAN AGUSTO ; MIRANDA, RODRIGO . REVISITANDO MINTZBERG: FATOS E FOLCLORE NO TRABALHO GERENCIAL PELA PERSPECTIVA DE GESTORES DE UMA MULTINACIONAL. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios , v. 8, p. 86-122, 2016.

  • Medeiros, C. R. O. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado ; MIRANDA, R. ; LOPES, R. C. . Relações de dominação simbólica: estabelecidos e os outsiders no processo de fusão de uma instituição financeira. Gestão & Planejamento (Salvador) , v. 16, p. 29-43, 2015.

  • GONCALVES, C. A. ; Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. ; LOEBEL, E. . Líder-Herói: Uma Análise de Suas Características à Luz dos Estilos de Liderança.. CONNEXIO - REVISTA CIENTÍFICA DA ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS , v. 5, p. 51-70, 2015.

  • Medeiros, C. R. O. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado ; MIRANDA, R. . Culpada ou inocente? Comentários de internautas sobre crimes corporativos. RAE (Impresso) , v. 53, p. 617-628, 2013.

  • Medeiros, C. R. O. ; BETANHO, C. ; Borges, Jacquelaine Florindo ; MIRANDA, R. ; PAULA, V. A. F. . Online Social Networks and the New Organizational Spaces. Journal of Technology Management & Innovation , v. 8, p. 154-165, 2013.

  • Medeiros, C. R. O. ; Borges, Jacquelaine Florindo ; MIRANDA, R. . As Manifestações das Práticas Discursivas no Cotidiano das Fundações Corporativas. Revista Alcance (Online) , v. 18, p. 140-154, 2011.

  • GANDOLFI, M. R. C ; GANDOLFFI, P. E. ; Medeiros, C. R. O. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado ; MIRANDA, R. . Tecendo Novos Arranjos Sociais: um Estudo dos Impactos de um Empreendimento Solidário na Comunidade Rural Córrego do Açude.. Redes (Santa Cruz do Sul. Online) , v. 15, p. 152-171, 2010.

  • HUSADEL, A. E ; LAPPOLLI, E. M. ; Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. . Mar à Vista: Explorando as Estratégias da Familia Schürmann a Bordo de um Veleiro.. RECADM : Revista Eletrônica de Ciência Administrativa , v. 7, p. 1-14, 2008.

  • Borges, Jacquelaine Florindo ; MIRANDA, R. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado . O DISCURSO DAS FUNDAÇÕES CORPORATIVAS: CAMINHOS DE UMA "NOVA" FILANTROPIA?. RAE. Revista de Administração de Empresas , v. 47, p. 101-115, 2007.

  • FARIA, M. B. ; MIRANDA, R. ; SILVA, V. P. . O Caso Bella Cosméticos. In: Medeiros, C. R. O; Valadão Jr. V. M.; Paula, V. A. F. de. (Org.). Casos para Ensino: Articulando teoria e prática em Administração. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2014, v. , p. 7-257.

  • WIMMERSBERGER, D. A. ; CASTRO, L. A. M. ; SILVA, N. C. ; MIRANDA, R. . Açaí da terra: A energia do interior. In: Medeiros, C. R. O; Valadão Jr. V. M.; Paula, V. A. F. de. (Org.). Casos para Ensino: Articulando teoria e prática em Administração. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2014, v. , p. 223-236.

  • MIRANDA, R. . A guerra entre gravadoras e o Pirate Bay: poder, conflito e simbolismo na sociedade em rede.. In: Leonardo Caixeta C. Maia; Rodrigo Fernandes Malaquias. (Org.). Administração: teoria, prática e pesquisa. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2014, v. 2, p. 173-190.

  • MIRANDA, R. ; ABDALA, E. ; WIMMERSBERGER, D. A. ; SILVA, N. C. . O discurso da sustentabilidade: o que dizem as ações das empresas sustentáveis do Guia Exame de Sustentabilidade no período de 2002 a 2010?. In: Leonardo Caixeta C. Maial; Rodrigo Fernandes Malaquias. (Org.). Administração: Teoria, prática e pesquisa.. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2014, v. 2, p. 267-284.

  • GANDOLFI, M. R. C ; GANDOLFFI, P. E. ; MIRANDA, R. . Tecendo Novos Arranjos sociais: Um estudo dos impactos de um empreendimento solidário na comunidade rural córrego do açude. In: Valadão Jr, V. M; Medeiro, C. R. de O.. (Org.). Terceiro Setor e Economia Solidária: Estudos, pesquisas e reflexões. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2012, v. , p. 211-236.

  • Medeiros, C. R. O. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado ; MIRANDA, R. . Silêncio ou omissão? Uma análise pós-colonialista das melhores empresas para trabalhar no Brasil selecionadas pela revista Você S/A. In: Lucimar Antonio Cabral de Avila; Cintia Rodrigues de O. Medeiros.. (Org.). ADMINISTRAÇÃO: teoria, prática e pesquisa.. Uberlândia: EDUFU, 2011, v. , p. 253-281.

  • Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. . O significado do trabalho na Feirarte: o trabalho em si e fonte de satisfação.. In: Lucimar Antonio Cabral de Avila; Cintia Rodrigues de O. Medeiros.. (Org.). ADMINISTRAÇÃO: teoria, prática e pesquisa.. Uberlândia: Edufu, 2011, v. , p. 217-236.

  • NASCIMENTO, J. F. A. ; MIRANDA, R. . Dominação, ideologia gerencial e as doenças do trabalho: uma análise fílmica à luz da obra ?Whiplash: em busca da perfeição?. In: EnEPQ 2024, 2024, São Paulo. EnEPQ 2024, 2024.

  • FARIA, L. A. ; MIRANDA, R. ; SANTOS, K. B. . Anarquia não é bagunça, é organização! Contribuições do anarquismo para o ensino e pesquisa em administração através da análise de quatro produções cinematográficas contemporânea. In: EnEPQ 2024, 2024, São Paulo. EnEPQ 2024, 2024.

  • SOARES, P. A. ; MIRANDA, R. . Análise do Portal Institucional da Câmara Municipal de Uberlândia a partir do Índice de Transparência dos Portais Legislativos. In: EnADI, 2023, São Paulo. Anais do EnADI 2023, 2023.

  • DUARTE, J. C. ; MIRANDA, R. ; SANTOS, K. B. . A ajuda mútua como princípio organizativo na cozinha comunitária do Bairro Morada Nova em Uberlândia, Minas Gerais. In: XXVI SemeAD, 2023, São Paulo. Anais do XXVI SemeAD, 2023.

  • SANTOS, K. B. ; MIRANDA, R. . O Anarquismo nos Estudos Organizacionais Brasileiros: O Resgate De Teorias Alternativas Radicais ao Modelo Capitalista Vigente.. In: Encontro de Estudos Organizacionais, 2022, São Paulo. XI Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD. Maringá: Anpad, 2022.

  • EXTREMA, C.G. ; MIRANDA, R. . As Dificuldades De Adaptação Apresentadas Por Estudantes Migrantes De Um Curso De Administração no interior de Minas Gerais. In: XLVI Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2022, 2022, Versão On-line. XLVI Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2022. Maringá: Anpad, 2022.

  • SANTOS, K. B. ; MIRANDA, R. . Descobrindo o anarquismo através da obra de dois clássicos dos estudos organizacionais brasileiros.. In: XLVI Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2022, 2022, Versão On-line. XLVI Encontro da ANPAD ? EnANPAD 2022. Maringá: Anpad, 2022.

  • MELO, E. F. de ; OLIVEIRA, Cintia Rodrigues de ; MIRANDA, R. . Charges Jornalísticas Como Recurso Reflexivo: Humor Satírico Na Denúncia De Corrupção Política. In: 33º Enangrad, 2022, Itajaí. 33º Enangrad - Administração com propósito: O papel da Administração nos Desafios Emergentes, 2022.

  • MACHADO, G. A. ; OLIVEIRA, Cintia Rodrigues de ; MIRANDA, R. . Fanfics Corporativas: Da Hiper-Representação À Ruptura Performática. In: 33º Enangrad, 2022, Itajaí. 33º Enangrad Administração como Propósito. O papel da Administração nos Desafios Emergentes, 2022.

  • SANTOS, M. L. Dos ; MIRANDA, R. . O Protagonismo e a trajetória de mulheres negras no curso de administração: um estudo em uma universidade pública no interior de Minas Gerais.. In: Seminários De Administração da USP - Semead, 2021, São Paulo. Anais do XXIV Semead, 2021.

  • FRANQUEIRO, N. S. ; OLIVEIRA, Cintia Rodrigues de ; MIRANDA, R. . O Estrangeiro nas Diásporas Contemporâneas: Refugiados da Violência e Imigrantes Econômicos. In: Enanpad, 2021, São Paulo. Anais do Enanpad 2021, 2021.

  • SILVA, A. F. P da ; MIRANDA, R. . A Expressão Artística E A Violência Contra as Minorias: O que nos contam os Grafites Sobre Marielle Franco No Muro da Universidade Federal De Uberlândia-MG. In: EGEN, 2021, Uberlândia. Anais do III EGEN, 2021.

  • ALMEIDA, Gabriel Luiz Freitas ; MIRANDA, R. . O caso cambridge analytica: poder, democracia e manipulação na sociedade em rede.. In: XXII Seminários de Administração da USP, 2019, São Paulo. XXII SEMEAD, 2019.

  • ANDRADE, Gustado de Almeida ; MIRANDA, R. . Características comuns entre empreendedores sociais: uma análise fílmica de decumentários sobre empreendimentos de impacto social. In: XXII Seminários de Administração da USP, 2019, São Paulo. XXII SEMEAD, 2019.

  • MEDEIROS, Vinicius Araújo ; MIRANDA, R. . Terceirização, precarização do trabalho e as ilegalidades nas relações trabalhistas: uma análise de processos trabalhistas envolvendo organizações do estado de minas gerais.. In: XXI Seminários de Administração da USP, 2018, São Paulo. XXI SEMEAD, 2018.

  • VILELA, F.C. ; MIRANDA, R. . CULTURA EMPREENDEDORA ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS: O CASO DA LIGA EMPREENDEDORA DE UBERLÂNDIA-MG. In: XX SemeAd, 2017, São Paulo. XX Seminários de Administração da USP, 2017. v. 20.

  • SANTOS, MURILLO CÉSAR BARBOSA DOS ; SILVA, JOÃO PAULO HENRIQUES LOPES ; OLIVEIRA, ÉDER JÚNIO DE ; MIRANDA, R. . Ética e o ensino de Administração: um referencial protestante no ensino de administração. In: V Encontro de Ensino e Pesquisa Em Administração e Contabilidade, 2015, Salvador. VEnEPQ 2015, 2015.

  • MIRANDA, R. . O Processo de Organizar e sensemaking: o trabalho interpretativo em indústrias criativas. In: XXXVIII Encontro da ANPAD, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Encontro da ANPAD, 2014.

  • Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. . Com os olhos no passado: as possibilidades de um diálogo entre a teoria das organizações e Norbert Elias.. In: I Coloquio de Epistemologia e Sociologia da Administração, 2011, Florianópolis. I Coloquio de Epistemologia e Sociologia da Administração, 2011.

  • Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. ; RODRIGUES, H. G. ; OLIVEIRA, M. F. . Modelos de Gestão de Pessoas e Intraempreendedorismo: as melhores empresas para trabalhar no Brasil. In: VI Congresso do Instituto Franco Brasileiro de Administração de Empresas, 2011, Franca. VI Congresso do Instituto Franco Brasileiro de Administração de Empresas, 2011.

  • MIRANDA, R. . Microfinanças: um levantamento bibliográfico sobre o panorama mundial e local sobre a inclusão social através do acesso a serviços financeiros. In: Seminários em Administração FEA/USP, 2011, São Paulo. XIV SEMEAD ? Seminários em Administração FEA/USP, 2011.

  • Medeiros, C. R. O. ; BETANHO, C. ; Borges, Jacquelaine Florindo ; MIRANDA, R. ; PAULA, V. A. F. . Redes Sociais: hábitos de uso de estudantes universitários. In: ALTEC, 2011, Lima. XIV ALTEC, 2011.

  • Medeiros, C. R. O. ; BETANHO, C. ; Borges, Jacquelaine Florindo ; MIRANDA, R. ; PAULA, V. A. F. . As organizações e as redes sociais online: em busca de outros olhares sobre o espaço organizacional. In: ALTEC, 2011, LIMA. XIV ALTEC, 2011.

  • MIRANDA, R. ; ABDALA, E. ; WIMMERSBERGER, D. A. ; SILVA, N. C. . O discurso da sustentabilidade: o que nos diz as ações das empresas sustentáveis do guia exame de sustentabilidade no período de 2002 a 2010?. In: Seminários em Administração FEA/USP, 2011, São Paulo. XIV SEMEAD ? Seminários em Administração FEA/USP, 2011.

  • Medeiros, C. R. O. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado ; MIRANDA, R. . Dos Bastidores ao Espetáculo do Cirque Du Soleil: explorando a metáfora Polytheama .. In: EnEO Encontro de Estudos Organizacionais, 2010, Florianópolis. EnEO Encontro de Estudos Organizacionais, 2010.

  • ABDALA, E. ; MIRANDA, R. . Práticas de Gestão Sócio Ambiental em instituições financeiras Brasileiras: Uma análise de Conteúdo sobre o mimetismo a partir da perspectiva institucional.. In: Encontro Internacional sobre Gestão empresarial e Meio Ambiente, 2010, São Paulo. XII Encontro Internacional sobre Gestão empresarial e Meio Ambiente, 2010.

  • MIRANDA, R. . A Guerra Entre Gravadoras E O Pirate Bay: Poder, Conflito E Simbolismo Na Sociedade Em Rede. In: Encontro Nacional da ANPAD, 2010, Rio de Janeiro. XXXIV encontro da ANPAD, 2010.

  • HUSADEL, A. E ; LAPPOLLI, E. M. ; Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. . Mar à vista: o processo de formação da estratégia a bordo de um veleiro.. In: SEGET, 2009, Resende. SEGET, 2009.

  • HUSADEL, A. E ; LAPPOLLI, E. M. ; Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. . A Empresa Veleiro: Navegando no Contexto Empreendedor.. In: VI ENEMPRE, 2009, Lages. VI ENEMPRE, 2009.

  • Medeiros, C. R. O. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado ; MIRANDA, R. . Silêncio ou Omissão? Uma Análise Pós-colonialista dasMelhores Empresas para Trabalhar no Brasil Selecionadas pela REvista Exame Voce SA.. In: XI COLOQUIO INTERNACIONAL DE PODER LOCAL, 2009, Salvador. XI COLOQUIO INTERNACIONAL DE PODER LOCAL, 2009.

  • Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. . O significado do trabalho: o trabalho em si e fonte de satisfação.. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DO PONTAL DO TRIANGULO MINEIRO, 2009, Ituiutaba. I SIMPOSIO INTERNACIONAL DO PONTAL DO TRIANGULO MINEIRO, 2009.

  • Borges, Jacquelaine Florindo ; Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. . As Manifestações das práticas discursivas no codiano das Fundações Corporativas. In: V Encontro de Estudos Organizacionais, 2008, Belo Horizonte. V Encontro de Estudos Organizacionais, 2008.

  • Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. . A Produção de Sentido no Cotidiano das Fundações Corporativas. In: V Encontro de Estudos Organizacionais, 2008, Belo Horizonte. V Encontro de Estudos Organizacionais, 2008.

  • Borges, Jacquelaine Florindo ; MIRANDA, R. . Feitas para não durar: o papel das organizações temporárias em processos de institucionalização.. In: V Encontro de Estudos Organizacionais, 2008, Belo Horizonte. V Encontro de Estudos Organizacionais.

  • Borges, Jacquelaine Florindo ; Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. . Construção Social das Relações de Gênero e da Carreira Executiva: análise semiótica da presença de estereótipos na literatura gerencialista. In: XXXII ENANPAD, 2008, Rio de Janeiro. XXXII ENANPAD, 2008.

  • Medeiros, C. R. O. ; NOGUEIRA JR, Alirio Severo ; MIRANDA, R. . Corporate Entrepreneurship: uma análise da presença das dimensões da cultura nacional na Cultura Comercial do Grupo Algar.. In: XI SEMEAD, 2008, São Paulo. XI SEMEAD, 2008.

  • Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. ; NOGUEIRA JR, Alirio Severo . Revelando a dimensão estratégica da responsabilidade social empresarial: o caso do Grupo ALGAR.. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2008, Curitiba. XIX Enangrad, 2008.

  • Medeiros, C. R. O. ; MIRANDA, R. ; NOGUEIRA JR, Alirio Severo . Empreendimentos solidários: o caso da Lavanderia Lave Bem.. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2008, Curitiba. XIX Enangrad, 2008.

  • Borges, Jacquelaine Florindo ; MIRANDA, R. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado . O discurso das Fundações Corporativas: Caminhos de uma "Nova Filantropia.. In: III Encontro de Estudos Estratégicos, 2007, São Paulo. Resumo dos Trabalhos do III Encontro de Estudos Estratégicos, 2007.

  • MIRANDA, R. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado . A gestão nos cursos Pré-Vestibulares alternativos: um olhar sobre gestão no terceiro setor.. In: Colóquio Internacional sobre o Poder Local, 2006, Salvador. X Colóquio Internacional sobre o Poder Local. Salvador: CIAGS/UFBA, 2006. v. 01. p. 01-14.

  • BATISTA, Fernando G. De M. ; MIRANDA, R. . As estratégias de negócios envolvendo mobile banking: pesquisas atuais e possibilidades de estudo. In: 10º CONGRESSO DO INSTITUTO FRANCO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA, 2019, Uberlândia. 10º IFBAE, 2019.

Outras produções

MIRANDA, R. . Professor Rodrigo Miranda. 2015; Tema: Divulgação científica. (Rede social).

MIRANDA, R. . Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, R. . Como lidar com atos sutis de agressão.. 2022. .

MIRANDA, R. . Excelência na comunicação. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, R. . Carreira acadêmica em Administração. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, R. . Como se preparar para a Carreira Acadêmica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, R. . Habilidades de comunicação. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MIRANDA, R. . Habilidade de Comunicação para Líderes. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, R. . Habilidades de Comunicação para Líderes. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, R. . Habilidades de Comunicação para Líderes. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, R. . Metodologia Científica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, R. . Comunicação Organizacional. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, R. . Habilidades de Comunicação para Líderes. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, R. . Ética, Cidadania e Responsabilidade Social. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MIRANDA, R. . Habilidades de Comunicação para Líderes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, R. . Habilidades de Comunicação para Líderes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, R. . Habilidades de Comunicação para Líderes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MIRANDA, R. . A informática Faciliando a Aprendizagem. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Mapeamento Das Indústrias Criativas No Município De Uberlândia -MG., Descrição: No setor estudado podem-se encontrar organizações de natureza diversas que produzem bens e serviços enquadrados como parte da indústria criativa. Essas organizações apresentam alto poder simbólico e ideológico que se cristalizam em seus produtos (BENDASSOLLI et al., 2009). Diante da diversidade de organizações que compõem a indústria criativa, optamos por definir como sujeitos da pesquisa gestores e profissionais de organizações caracterizadas como pertencentes à indústria criativa, sem definir um tipo específico de empresa. Todas essas atividades se enquadram nas atividades relacionadas às atividades centrais das indústrias criativas segundo o estudo da FIRJAN (2012). Cidade Pólo do Triângulo Mineiro, Uberlândia é a terceira cidade do Estado de Minas Gerais em população, com mais de 600 mil habitantes. É um dos municípios que mais se desenvolve e fortalece a economia do país, e está localizada em uma posição geográfica estratégica na região central do Brasil. Estima-se que num raio de 600 km existam 78 milhões de consumidores representando 50% do PIB brasileiro. A Cidade de Uberlândia tem apresentado, nos últimos anos, um crescimento significativo em termos de desenvolvimento econômico, o que ocorre não somente em função das empresas produtoras de bens e serviços tradicionais. Aliado a esse crescimento, existe também a participação de organizações cujos produtos e serviços são consumidos não pela sua utilidade funcional, mas, pelo significado que os consumidores constroem acerca do produto gerado. Apesar desse cenário, não existem levantamentos sobre a indústria criativa em Uberlândia, quanto as dimensões sociais e culturais, bem como os reflexos sobre o desenvolvimento da cidade. Ainda, atualmente a cidade conta com vários cursos que formam profissionais para o setor. Cursos que são oferecidos por instituições públicas e privadas e que formam profissionais para atuação nas atividades centrais da econômica criativa segundo a FIRJAN (2012). Existem hoje na Universidade Federal de Uberlândia os cursos de Artes plásticas, Artes Cênicas, Arquitetura e urbanismo, Design de interiores, Jornalismo e Música. Em outras faculdades do município existem cursos de Design de Interiores, Publicidade e propaganda e Moda. Além de vários outros cursos profissionalizantes que são ministradas por outras instituições. Considerando o tema e a contextualização da pesquisa, estabelecemos a seguinte questão orientadora: como se configura a indústria criativa no município de Uberlândia no ano de 2014? O Objetivo geral deste estudo é mapear a atuação das organizações da economia criativa no município de Uberlândia ? MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo Miranda - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2009

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 40

2002 - 2004

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2009

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estratégia Empresarial, Tópicos Especiais em Recursos Humanos 2, Teoria Geral da Administração

  • 02/2008 - 07/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

  • 02/2008 - 07/2009

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ciência Política

  • 02/2008 - 07/2009

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

  • 10/2007 - 01/2008

    Ensino, contabilidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

  • 10/2007 - 01/2008

    Ensino, Arquitetura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Cultura Urbana

  • 10/2007 - 01/2008

    Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural

  • 02/2003 - 12/2003

    Ensino, contabilidade, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

  • 06/2002 - 12/2003

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Política

  • 06/2002 - 12/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia

2008 - 2009

Faculdade de Marketing e Negócios

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2008

    Direção e administração, Coordenação de Estágios.,Cargo ou função, Coordenador de Estágio Supervisionado em Administração.

  • 02/2008

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio Supervisionado, Gestão e Análise de Processos, Responsabilidade Social e Gestão Ambiental

  • 01/2008

    Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Científico

  • 10/2007

    Direção e administração, Coordenação de Cursos.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Administraçao.

  • 10/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação - CPA.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA.

  • 03/2008 - 03/2008

    Extensão universitária , Núcleo de Extensão Uniessa.,Atividade de extensão realizada, A Internet como facilitadora da aprendizagem dos estudantes de Administração.

  • 11/2007 - 11/2007

    Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários em Gestão - Gestão do Terceiro Setor

2005 - 2007

FACULDADE POLITECNICA DE UBERLÂNDIA

Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

  • 08/2005 - 10/2008

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Processos, Gestão do Terceiro Setor, Organizações e Sociedade

  • 08/2007 - 10/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação.,Cargo ou função, Membro do voluntário da Comissão Própria de Avaliação CPA.

  • 02/2006 - 10/2007

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Geral, Gestão de Projetos, Gestão do Terceiro Setor

2005 - 2006

Fundação Carmelitana Mário Palmério

Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2005 - 01/2007

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão Estratégica, Fundamentos da Adminsitração, Teorias da Administração

2005 - 2005

Centro Universitário de Patos de Minas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Outras informações:
Curos de Pós-Graduação Latu Sensu em Gestão Empresarial. 28 h/a

Atividades

  • 04/2005 - 05/2005

    Ensino, Pós-graduação Latu sensu em Gestão Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Novas Tendências na Administração