Fernando Martins de Castro Chaib
Doutor em Música/Performance pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, foi bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. Concluiu o seu Mestrado também em Música/Performance na mesma universidade e Bacharelado em Percussão pelo Instituto de Artes da UNESP, sendo ex-integrante do Grupo PIAP (Bolsista PAE). É vencedor de prêmios como solista e camerísta em países como Itália, Portugal e Brasil. Recebeu prêmios do Governo Federal (Funarte/Petrobras, MinC) e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Goiás. Vem atuando como solista diante de orquestras na Europa e no Brasil. Faz direção musical (trilha original) de espetáculos de teatro em cartaz na cidade de São Paulo. Teve arranjos e composições estreados e/ou gravados pelo Grupo Durum Percussão Brasil e Grupo PIAP. Possui CD?s gravados com orquestras (Brasil, Portugal e Taiwan) e importantes grupos de música de câmara do Brasil, realizando vários concertos. Fundou o Grupo Durum Percussão Brasil, realizando concertos por países da América do Sul e Europa, além da gravação do CD Dimensões. Fundou e dirigiu o Simantra Grupo de Percussão (Portugal) com o qual venceu prêmios e realizou concertos. É responsável por estreias e primeiras audições em Portugal, Espanha, Venezuela e Brasil de obras de compositores como Stockhausen, Mantovani, Zampronha, López López, Stasi e De Mey. Possui artigos científicos publicados nos principais periódicos dedicados à música no Brasil e em ATAS de congressos no país e exterior. Tem realizado concertos em países como Alemanha, Áustria, Itália, Espanha, Portugal, Hong-Kong, Macau, Taiwan e Venezuela. Em 2013 atuou como professor convidado (Bolsista FUNARTE) do curso de percussão do Instituto de Artes da UNESP além de ter sido professor de Percussão na Faculdade Integral Cantareira e membro do Kontakte DUO e Grupo Durum Percussão Brasil. Entre 2014 e 2015 foi professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), onde ajudou a desenvolver o Laboratório de Percussão do IFG (LaPe), sendo coordenador do Núcleo de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão do IFG. Atualmente é Professor de Percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). www.fernandochaib.com
Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Música
2009 - 2012
Universidade de Aveiro
Título: O Gesto na Performance em Percussão: Uma abordagem sensorial e performativa.
Orientador: Prof. Dr. Evgueni Zoudilkine
Coorientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Di Stasi. Bolsista do(a): Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, Portugal. Palavras-chave: percussão; Performance; Gesto; influência; sensação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Mestrado em Música Performance
2005 - 2007
Universidade de Aveiro
Título: Exploração Timbrica no Vibrafone: Análise Interpretativa da obra Cálculo Secreto, de José Manuel López López, Ano de Obtenção: 2007
Orientador: Dr.Evgueni Zoudilkine, Co-orientador Dr. Carlos Di Stasi
Palavras-chave: análise; exploração timbrica; interpretação; vibrafone.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Graduação em Música - Bacharelado em Percussão
2001 - 2005
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Grupo PIAP - Grupo de Percussão da UNESP
Orientador: Dr.John Edward Boudler
Bolsista do(a): Universidade Estadual Paulista, UNESP, Brasil.
Formação complementar
2019 - 2019
Faculdade de Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018 - 2018
Zeltsman Marimba Festival on Tour. (Carga horária: 8h). , Boston Conservatory at Berklee, BCB, Estados Unidos.
2017 - 2017
Master Classe de Marimba com Nancy Zeltsman. (Carga horária: 3h). , Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, SFGP, Portugal.
2017 - 2017
Master Classe de Percussão com Manuel Campos. (Carga horária: 3h). , Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, SFGP, Portugal.
2017 - 2017
Master Classe de Percussão com Niek Klein Jan. (Carga horária: 3h). , Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, SFGP, Portugal.
2012 - 2012
Master Classe com Duo Ello. (Carga horária: 3h). , VI Festival Internacional de Percussão Tomarimbando, SFGP, Portugal.
2012 - 2012
Master Classe com Christian Dierstein. (Carga horária: 6h). , VI Festival Internacional de Percussão Tomarimbando, SFGP, Portugal.
2011 - 2011
7th International Academy for Comtemporary Music. (Carga horária: 42h). , Impuls Academy, I A, Austria.
2010 - 2010
45º Internationale Ferienkurse fur Neue Musik. (Carga horária: 56h). , Internationale Musikinstitut Darmstadt, IMD, Alemanha.
2009 - 2009
Jornada de Capacitação do Guri Santa Marcelina. (Carga horária: 14h). , Projeto Guri Santa Marcelina, OSC SANTA MARCEL, Brasil.
2009 - 2009
Master Classe com Andrew Channing e Paulo Neto. (Carga horária: 24h). , Drumming Grupo de Percussão, DRUMMING GP, Portugal.
2009 - 2009
Master Classe com Glen Velez. (Carga horária: 6h). , Drumming Grupo de Percussão, DRUMMING GP, Portugal.
2009 - 2009
Master Classe com Jeffrey Davis. (Carga horária: 6h). , Drumming Grupo de Percussão, DRUMMING GP, Portugal.
2007 - 2007
VI Estágio de Orquestra. (Carga horária: 26h). , Conservatório Musical de Águeda, CMA, Portugal.
2006 - 2006
Master Classe com Neil Grover. (Carga horária: 4h). , Conservatorio di Musica di Fermo - Itália, CMF, Itália.
2006 - 2006
Master Classe com John Beck. (Carga horária: 4h). , Conservatorio di Musica di Fermo - Itália, CMF, Itália.
2003 - 2003
XXV Curso Internacional de Verão de Brasília. , Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em XX Oficina de Música de Curitiba. (Carga horária: 60h). , Fundação Cultural de Curitiba, FCC, Brasil.
2001 - 2001
II Festival Música nas Montanhas. , Prefeitura de Poços de Caldas, PPC, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Licenciatura em Música. (Carga horária: 5h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2000 - 2000
XXII Curso Internacional de Verão. , Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
1999 - 1999
XXI Curso Internacional de Verão de Brasília. , Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
1998 - 1998
XX Curso Internacional de Verão. (Carga horária: 80h). , Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Organização de eventos
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. ; S, CP . 1º Circuito de Percussão para Crianças em Belo Horizonte. 2024. (Festival).
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . X Mostra de Percussão da UFMG. 2024. (Festival).
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . IX Mostra de Percussão da UFMG. 2023. (Festival).
CHAIB, FERNANDO . VIII Mostra de Percussão da UFMG. 2022. (Festival).
ROCHA, F. ; CHAIB, F. . II Congresso Brasileiro de Percussão. 2019. (Congresso).
CHAIB, F. ; Bernat, M. . Master Classe de Percussão - Prof. Miquel Bernat. 2017. (Outro).
CHAIB, F. ; Bernat, M. . Concerto 1 Miquel Bernat - Organização. 2017. (Concerto).
CHAIB, F. ; Bernat, M. . Concerto 2 Miquel Bernat - Organização. 2017. (Concerto).
CHAIB, F. ; Bernat, M. . Palestra de Miquel Bernat - Lançamento do livros "Estudos de Concerto para Marimba". 2017. (Outro).
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; UFMG, G. P. . VI Mostra de Percussão da UFMG. 2017. (Festival).
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. ; Horey, S. . Palestra "Holistic Awareness for the Modern Percussion Artist/Teacher" - Dr. Scott Horey. 2016. (Outro).
CHAIB, F. ; Horey, S. ; UFMG, G. P. . Concerto - Scott Horey. 2016. (Concerto).
CHAIB, F. ; Horey, S. ; UFMG, G. P. . Master Classe de Percussão - Prof. Dr. Scott Horey. 2016. (Outro).
CHAIB, FERNANDO ; ROCHA, F. . V Mostra de Percussão da UFMG. 2016. (Outro).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Espetáculo Água Mãe Água - Concerto II. 2012. (Concerto).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto Simantra Grupo de Percussão. 2011. (Concerto).
CHAIB, F. . Audição de Alunos de Percussão do Conservatório de Música David Souza. 2011. (Concerto).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto Simantra Grupo de Percussão. 2010. (Concerto).
CHAIB, F. . Concerto Simantra Grupo de Percussão. 2010. (Concerto).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Grupo Durum. 2009. (Concerto).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Grupo Durum. 2009. (Concerto).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto Simantra Grupo de Percussão. 2009. (Concerto).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Lançamento CD Dimensões. 2008. (Concerto).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Lançamento CD Dimensões. 2008. (Concerto).
CHAIB, F. . Concerto Solo. 2008. (Concerto).
CHAIB, F. . Concerto de conclusão de Mestrado. 2007. (Concerto).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Grupo Durum. 2007. (Concerto).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Grupo Durum. 2007. (Concerto).
CHAIB, F. . Concerto Solo. 2006. (Concerto).
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Grupo PIAP. 2005. (Concerto).
CHAIB, F. . Concerto Solo - Formatura. 2004. (Concerto).
CHAIB, F. ; ASSAD, P. . Concerto Duo Assad&Chaib. 1999. (Concerto).
CHAIB, F. ; Grupo Baião de Dois . Concerto Baião de Dois. 1997. (Concerto).
Participação em eventos
48º Percussion Arts Society International Convention. Performance musical. 2023. (Congresso).
Mostra de Produtos de Extensão. Xilorido, o Xilofone Colorido. 2023. (Exposição).
II Semana Internacional de MUSICOTERAPIA. Como potencializar a Socialização do Conhecimento em MT. 2021. (Congresso).
VI Ciclo de Formação de Editores do Portal de Periódicos UFMG.?Roda de Conversa sobre Boas Práticas Editoriais?. 2021. (Encontro).
18ª Jornada de Extensão da UFMG. 2019. (Seminário).
XXVII Semana do Conhecimento da UFMG.A Natureza no Palco: a água como fonte de exploração tímbrica no repertório percussivo. 2018. (Outra).
8º Seminário de Pesquisa na Graduação - EMAC/UFG.O CONCEITO DE METÁFORA COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO INTERPRETATIVA DA OBRA ROGOSANTI DE JAMES WOOD. 2017. (Seminário).
II Jornada de Pesquisa em Arte - Edição Internacional - do IA/UNESP.Percussão: Gesto e Imagem. 2017. (Encontro).
IV Festival da Música Contemporânea Brasileira - Concerto Solo.Recycling Gestures. 2017. (Encontro).
VI Festival da Música Contemporânea Brasileira - Comunicação Oral.Recycling gestures ? Zampronha perc-ativo. 2017. (Encontro).
XV Jornada de Extensão - Tecnologias e Sociedade: Contribuições da Extensão.Concerto do Grupo de Percussão da UFMG. 2016. (Encontro).
V Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG.Concerto GruLaPe - Formação de Público. 2015. (Seminário).
II Festival Internacional de Música - Percussão Contemporânea.Projetos de Pesquisa na Área de Performance em Percussão. 2014. (Outra).
SIMCAM 10 - Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Atitude Gestual como agente cognitivo na música escrita para percussão. 2014. (Simpósio).
X Festival Gastronômico do IFG.Concerto de Encerramento - GruLaPe. 2014. (Encontro).
XXXV CNMAC. Aplicação da Análise Fatorial de Correspondências (AFC) na Avaliação da Influência do Gesto na Performance Musical em Percussão. 2014. (Congresso).
GuimaraMUS 2012. O gesto na performance percussiva: uma abordagem técnica, interpretativa e expressiva. 2012. (Congresso).
Research Day.The influence of gesture in percussion: a performativity approach from preliminary results of a sensory experience. 2012. (Encontro).
SIMCAM 8 - Simpósio de Cognição e Artes Musicais.A influência do gesto em percussão: abordagem performativa a partir de resultados preliminares de um experimento sensorial.. 2012. (Simpósio).
VI Festival Internacional de Percussão Tomarimbando.Concerto Simantra Grupo de Percussão. 2012. (Encontro).
15h WASBE Conference - International Band Festival. Concerto União Filarmónica do Troviscal. 2011. (Congresso).
Impuls - 7th International Ensemble and Composers Academy for Contemporary Music - Graz - Austria.Concerto. 2011. (Outra).
PERFORMA'11 - Encontros de Investigação em Performance. A influência do gesto na performance percussiva: Apresentação de uma metodologia.. 2011. (Congresso).
V Festival Internacional de Percussão Tomarimbando.Concerto Kuniko Kato e Simantra Grupo de Percussão. 2011. (Encontro).
XXXIII Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.Concerto da Orquestra Sinfônica da Póvoa de Varzim. 2011. (Outra).
45º Internationale Ferienkurse fur Neue Musik.Concerto. 2010. (Encontro).
Facyl - 6º Festival Internacional de Las Artes de Castilla y Leon.Concerto com Edson Zampronha. 2010. (Encontro).
IV Festival Internacional de Percussão Tomarimbando.Concerto Grupo Durum Percussão Brasil. 2010. (Encontro).
CIANTEC'09 - III Congresso Internacional de Arte, Novas Tecnologias e Comunicação: Arte, Ciência e Tecnologia. Concerto Simantra Grupo de Percussão. 2009. (Congresso).
Post-ip 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança. Vibraphone: timbrical laboratory for composers and performers. 2009. (Congresso).
I Festival Internacional de Percussão Tomarimbando.Concerto Grupo Durum Percussão Brasil. 2007. (Encontro).
IV Festival Todos Los Tambores del Mundo.Concerto Grupo Durum Percussão Brasil. 2007. (Encontro).
IV Giornate della Percussione ? PAS Italy.Concerto Solo. 2006. (Encontro).
I Festival Internacional de Música da UNICAMP.Concerto Café com Música. 2005. (Encontro).
II Encontro Internacional de Percussão de Tatuí.Concerto Grupo Durum Percussão Brasil. 2005. (Encontro).
I PERCUBA.Concerto Grupo Durum Percussão Brasil. 2005. (Encontro).
10º Seminário e Assembléia Geral do Fórum Latino-americano de Educação Musical.Concerto Grupo PIAP. 2004. (Seminário).
1º Festival Internacional de Música de BH.Concerto Grupo PIAP. 2004. (Encontro).
I Encontro Internacional de Percussão de Tatuí.Concerto Grupo PIAP. 2004. (Encontro).
Dia da Percussão 2003 - PAS Brasil.Concerto Grupo PIAP. 2003. (Encontro).
Dia da Percussão 2001 - PAS Brasil.Concerto Grupo PIAP. 2002. (Encontro).
II Ritmos da Terra.Concerto Grupo PIAP. 2002. (Encontro).
XXXIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Concerto Grupo PIAP. 2001. (Simpósio).
Participação em bancas
Montandon, Maria Isabel; Beineke, Viviane;CHAIB, FERNANDO; PUIG, D. F.. REPERTÓRIO PARA GRUPO DE PERCUSSÃO INICIANTE : UMA TRILHA POR MEIO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília.
CHAIB, FERNANDO; ROCHA, F.; Santos, B.. PERCUSSÃO MÚLTIPLA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: estudo sobre seu ensino e performance nos programas de graduação em percussão. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, FERNANDO; Borém, F.; LEME, J. A.. A FESTA RÍTMICA DE PAULO PAULELLI Padrões rítmicos, polirritmias e modulação métrica nas conduções do contrabaixista. 2023. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, FERNANDO; Freira, M.; Fernandes, T.. O gesto corporal na performance da flauta: estudo sobre o gesto auxiliar. 2022.
CHAIB, F.; BELÈM, A.; ZAMPRONHA, E.; ASSIS, A. C.; REIS, C.. O GESTO CORPORAL NA PERFORMANCE PIANÍSTICA: UM OLHAR INTERPRETATIVO SOBRE UMA SELEÇÃO DE OBRAS DO SÉCULO XX. 2020. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; ROCHA, F.; Santos, B.. A Polirritmia Aplicada na Bateria: Práticas e Estudos para a Performance. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; ROCHA, F.; NONATO, A.; SACRAMENTO, J.. ARRANJOS DE TRÊS CANÇÕES DO GRUPO OS TINCOÃS: A POLIRRITMIA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS RÍTMICOS AFRO-RELIGIOSOS NO CONTEXTO DA PERCUSSÃO MÚLTIPLA SOLO. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; ROCHA, F.; Santos, B.. Elementos técnicos e musicais do berimbau de Naná Vasconcelos. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; ROCHA, F.; SACRAMENTO, J.. Recital de Defesa de Mestrado de Érica Sá. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; ROCHA, F.; Santos, B.. Recital de Defesa de Mestrado de José Henrique Soares Viana. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; ROCHA, F.; Santos, B.. Recital de Defesa de Mestrado de Bruno de Aguiar. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Oliveira, F.; Santos, B.;CHAIB, F.. Música Cênica Para Percussão: Abordagem Conceitual-Interpretativa e análise interpretativa da obra Lost and Found, de Frederic Rzewski. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.
CHAIB, F.; Oliveira, F.; COSTA, C. H. C. R.; CAMPOS, C.. Preparação e Performance de obras para percussão e mediação tecnológica: questões e relações entre percussionista e o live eletronics. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.
CHAIB, F.; Santos, B.; Oliveira, F.. Recital de Defesa de Mestrado de Kemuel Kesley dos Santos. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.
CHAIB, F.; Oliveira, F.; COSTA, C. H. C. R.; CAMPOS, C.. Recital de Defesa de Mestrado de Breno Gervásio Bragança. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.
CHAIB, FERNANDO; ROCHA, F.; STASI, C.. A atuação multifacetada do percussionista: desafios de performance em três obras para percussão solo. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Oliveira, F.; Cardoso, A.;CHAIB, F.. Sete Obras Brasileiras Inéditas para percussão: concepção, colaboração e o processo de criação de solos para instrumentos marginalizados. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.
Cardoso, A.; Oliveira, F.;CHAIB, F.. Particularidades da Percussão Múltipla na Música Solo e de Câmara Mista de Iannis Xenakis. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás.
CHAIB, F.; ROCHA, F.; Verzoni, M.. PERCUSSÃO TEATRAL EM KAGEL: performance e representação. 2019. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ROCHA, F.; Ricardo Bologna;CHAIB, F.; Monteiro, L.. Prática Instrumental Avançada II. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, FERNANDO; ROCHA, F.. PERCUSSÃO MÚLTIPLA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: estudo sobre seu ensino e performance nos programas de graduação em percussão. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Montandon, Maria Isabel; Beineke, Viviane;CHAIB, FERNANDO; PUIG, D. F.. REPERTÓRIO PARA GRUPO DE PERCUSSÃO INICIANTE: UMA TRILHA POR MEIO DA MÚSICA CONTEMPORÂNEA. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de Brasília.
CHAIB, F.; Borém, F.; LEME, J. A.. A FESTA RÍTMICA DE PAULO PAULELLI estudo de padrões rítmicos nas conduções de samba ao contrabaixo. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Freira, M.; Fernandes, T.;CHAIB, FERNANDO. O movimento corporal na performance da flauta: estudo sobre o gesto auxiliar inicial. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; Cardassi, L.; Acastro Egg, A.. A experimentação musical na situação colaborativa intérprete/compositor como estratégia de emancipação da música de concerto com instrumentos brasileiros de percussão. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual do Paraná.
ROCHA, F.;CHAIB, F.. Elementos técnicos e musicais do berimbau de Naná Vasconcelos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; BELÈM, A.; REIS, C.. O GESTO CORPORAL NA PERFORMANCE PIANÍSTICA: UM OLHAR INTERPRETATIVO SOBRE UMA SELEÇÃO DE OBRAS DO SÉCULO XX. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; ROCHA, F.; NONATO, A.. Padrões rítmicos do Candomblé na Percussão Múltipla:produção de arranjos das canções Cordeiro de Nanã e Na Beira do Mar, do Grupo Tincoãs. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; ROCHA, F.. A Polirritmia Aplicada na Bateria: Práticas e Estudos para a Performance. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; Prada, T.; Palhares, T. H.. O GESTO MUSICAL E A BATERIA ACÚSTICA NA MÚSICA CONTEMPORÂNEA DE CONCERTO: UMA ANÁLISE DA OBRA CHRONOS X DE ROBERTO VICTORIO. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso.
CHAIB, F.; ROCHA, F.. A atuação multifacetada do percussionista: Desafios de performance em três obras para percussão solo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Oliveira, F.; Cardoso, A.;CHAIB, F.. Preparação e Performance das obras para percussão e mediação tecnológica: questões e relações entre percussionista e o live-electronics. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.
CHAIB, F.; Oliveira, F.; Lacerda, J.; COSTA, C. H. C. R.. Música Cênica Para Percussão: Uma Abordagem Estética e Conceitual. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.
CHAIB, F.; Oliveira, F.; Cardoso, A.. Recital de Qualificação de Kemuel Kesley Ferreira dos Santos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.
Oliveira, F.; Cardoso, A.;CHAIB, FERNANDO. Recital de Qualificação de Lorena Brabo Pacheco. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.
CHAIB, F.; Oliveira, F.; COSTA, C. H. C. R.. A performance das obras para percussão solo do Yoshihisa Taira: um olhar comparativo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.
CHAIB, F.; Oliveira, F.; Cardoso, A.. Recital de Qualificação de Clênio Henrique. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Goiás.
PAREJO, E.;CHAIB, F.; MACHADO, A.. A Percussão como prática musical no Ensino Fundamental I. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Superior de Música) - Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo.
CHAIB, FERNANDO; ROCHA, F.. Recital de Meio de Curso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, FERNANDO; ROCHA, F.. Recital de Meio de Curso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, FERNANDO; ROCHA, F.. Recital de Meio de Curso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, FERNANDO; ROCHA, F.. Recital de Meio de Curso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; Oliveira, F.; Monteiro, A.. O CONCEITO DE METÁFORA COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO INTERPRETATIVA DA OBRA ROGOSANTI DE JAMES WOOD. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Goiás.
LUCAS, Juliano;CHAIB, FERNANDO; CAVENDISH, Jarbas. Tirando Música de Ouvido: Uma Proposta de visualização harmônica no imaginário do contrabaixista popular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Gil, R.;CHAIB, FERNANDO; Labrada, L.. A Luteria como proposta pedagógica para o ensino em música: oficinas de construção de instrumentos de percussão em ambiente formal e informal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Gil, R.; Labrada, L.;CHAIB, FERNANDO. O Ensino da Percussão Popular nas Escolas e Projetos de Arte e Educação em Goiânia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
CHAIB, F.; ROCHA, F.; Queiroz, A.. Membro Titular Comissão Julgadora de Concurso Professor Substituto - Bateria/Percussão Popular. 2019. Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; Resende, M.A; Guimarães, A. C.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso Público para provimento de cargo do Magistério Superior ? CPD 071/2016, na área de Percussão Musical, para o Departamento de Música (DMUSI). 2016. Universidade Federal de São João Del-Rei.
Lunsqui, L. R.;CHAIB, F.; AMATO, L.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso Professor Substituto na UNESP. 2014. Instituto de Artes da UNESP.
CHAIB, F.; Mestrinel, F.; SILVA, L.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso Público para Concurso Público para provimento de cargo do Magistério Superiorna UNILA. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Victorio, R.;CHAIB, F.; Pereira, F. V.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso Público Concurso Público para provimento de cargo do Magistério Superior na UFMT. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso.
CHAIB, FERNANDO; Camargo, Luciano. Parecerista do FAC DF. 2022. Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
CHAIB, F.. Parecerista Projeto "Minas Arte em Casa" CATEGORIA ? MÚSICA ERUDITA - ALMG. 2020. Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
CHAIB, F.; Lemos, D.; Fritzen, A.. Parecerista da Fundação Catarinense de Cultura - FCC. 2020. Fundação Catarinense de Cultura.
CHAIB, F.. Parecerista do 6º Nas Nuvens... Congresso de Música. 2020. Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; Lemos, D.. Parecerista do Edital 11/2020 Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura - Ponta Grossa (PR). 2020. Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa.
CHAIB, F.. Parecerista da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural. 2020. Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.
CHAIB, F.. Parecerista Projeto Ocupações Artísticas - Teatro da ALMG. 2019. Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Oliveira, J.P.;CHAIB, FERNANDO; Santiago, P. F.. Comissão Avaliadora de Teses do PPGMUS/UFMG. 2019. Universidade Federal de Minas Gerais.
OLIVEIRA, A.;CHAIB, F.. Comissão Avaliadora Trabalhos de Extensão - Semana do Conhecimento. 2019. Universidade Federal de Minas Gerais.
CHAIB, F.; MONTEIRO, Ricardo.; DIAS, A.. Presidente do Júri do II Concurso Internacional de Vibrafone do XI Festival Internacional de Percussão Tomarimbando - Portugal. 2017. Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
CHAIB, FERNANDO; Victorio, R.; Gil, R.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Programa Caixa Cultural. 2015. Caixa Econômica Federal.
Orientou
Estratégias de estudos de percussão; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);
Instrumentos brasileiros em obras solo de percussão múltipla; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
O Cavaquinho Solo; Início: 2023; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);
Obra Aberta e Música Cênica: O papel de compositor do percussionista; Início: 2020; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);
Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);
Grupo de Percussão da UFMG; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Minas Gerais; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);
Grupo de Percussão da UFMG; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Minas Gerais; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
O movimento corporal na performance da flauta: estudo sobre o gesto auxiliar inicial; 2023; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
A FESTA RÍTMICA DE PAULO PAULELLI Padrões rítmicos, polirritmias e modulação métrica nas conduções do contrabaixista; 2022; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
O GESTO CORPORAL NA PERFORMANCE PIANÍSTICA: UM OLHAR INTERPRETATIVO SOBRE UMA SELEÇÃO DE OBRAS DO SÉCULO XX; 2021; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
ARRANJOS DE TRÊS CANÇÕES DO GRUPO OS TINCOÃS: A POLIRRITMIA A PARTIR DA UTILLIZAÇAO DE ELEMENTOS RÍTMICOS AFRO-RELIGIOSOS NO CONTEXTO DA PERCUSSÃO MÚLTIPLA SOLO; 2019; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Música Cênica Para Percussão: Abordagem Conceitual-Interpretativa e análise interpretativa da obra Lost and Found, de Frederic Rzewsky; 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
A Teatralidade na Performance Percussiva: uma abordagem criativa; 2023; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Recital de Formatura; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Recital de Formatura de Rafael Zeringota; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Recital de Formatura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
TIRANDO MÚSICA DE OUVIDO: Uma Proposta de visualização harmônica no imaginário do contrabaixista popular; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Recital de Formatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Bacharelado em Percussão) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Recital de Formatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Bacharelado em Percussão) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Recital de Formatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música - Bacharelado em Percussão) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
A TÉCNICA PIANÍSTICA NO SÉCULO XX: uma abordagem a partir da performance de ?First Construction? e ?Second Construction? de J; Cage; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Grupo de Percussão da UFMG; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Música - Instrumentos de Corda, Sopro e Percussão) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento de mecanismo a pedal para controle do water-gong; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Desenvolvimento de desenhos e produção de manual para inovação tecnológica e construção de protótipos instrumentais facilitadores para a performance percussiva; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento tecnológico de protótipos para o melhoramento da performance percussiva; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Design) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento de mecanismo a pedal para tambores com sistema de esteira; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
A Natureza no Palco: A água como fonte sonora e de exploração tímbrica no repertório percussivo; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Grupo de Percussão da UFMG; 2022; Orientação de outra natureza; (Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG; 2021; Orientação de outra natureza; (Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG; 2021; Orientação de outra natureza; (Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Bolsa de Extensão - Grupo de Percussão da UFMG; 2019; Orientação de outra natureza; (Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Bolsa de Extensão - Grupo de Percussão da UFMG; 2019; Orientação de outra natureza; (Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Martins de Castro Chaib;
Produções bibliográficas
-
MARTINS DE CASTRO CHAIB, FERNANDO ; BRAGA LEANDRO, CHARLES AUGUSTO ; CÉSAR, LEANDRO ; SILVA, TIAGO ALEXANDRE . Desenvolvimento e Construção do Sistema de Controle de Esteira por Pedal - SICESP2020. REVISTA VÓRTEX , v. 11, p. 1-31, 2023.
-
CHAIB, FERNANDO ; LEANDRO, C. A. B. ; SILVA, Leandro ; SILVa, T. A. . Desenvolvimento e Construção do Sistema de Abafamento de Crotales - SACRO2020. REVISTA VÓRTEX , v. 10, p. 1-32, 2022.
-
MARTINS DE CASTRO CHAIB, FERNANDO ; Labrada, L. ; LEANDRO, C. A. B. . Tornando possível o impossível ideias e soluções performativas em algumas obras percussivas de Iannis Xenakis. PER MUSI (ONLINE) , v. 43, p. 1-19, 2022.
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Gil, R. ; SILVa, T. A. ; SILVA, Leandro . Desenvolvimento e construção do Sistema de Controle por Pedal de Placas Metálicas - SICPPLAM2020. MÚSICA HODIE , v. 21, p. 01/e67544-30, 2021.
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Gil, R. ; SILVA, Leandro ; SILVa, T. A. . Desenvolvimento e Construção do Sistema de Baquetas para Pequenos Instrumentos Suspensos - SIBAPIS2020. REVISTA VÓRTEX , v. 9, p. 1-29, 2021.
-
CHAIB, F. ; Gil, R. ; Oliveira, F. . Repertório para Sixxen: a (re)definição de um novo instrumento através da composição. PER MUSI (ONLINE) , v. 40, p. 1-22, 2020.
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, D. . Exploração tímbrica no Water-Gong: realização de análises espectrais em modelos diversos. MÚSICA HODIE , v. 19, p. 1-22, 2019.
-
CHAIB, F. ; Gil, R. ; Oliveira, F. . Considerações históricas, estruturais e características sobre o instrumento Sixxen, de Iannis Xenakis. PER MUSI (ONLINE) , p. 1-21, 2018.
-
CHAIB, FERNANDO ; CHAIB FILHO, HOMERO ; CATALÃO, JOÃO . Gesto na performance da percussão, Parte 1: análise percentual de dados experimentais. Per Musi (UFMG) , v. 00, p. 31-59, 2015.
-
CHAIB, FERNANDO ; CHAIB FILHO, HOMERO ; CATALÃO, JOÃO . Gesto na performance da percussão, Parte 2: análise fatorial de correspondências de dados experimentais. Per Musi (UFMG) , v. 00, p. 60-73, 2015.
-
CHAIB, F. . Três perspectivas gestuais para uma performance percussiva: técnica, interpretativa e expressiva. Per Musi (UFMG) , p. 159-181, 2013.
-
CHAIB, F. . Vibrafone: uma fonte de coloridos sonoros. Per Musi (UFMG) , p. 57-72, 2012.
-
CHAIB, F. . Let Vibrate - Um breve e panorama sobre o Vibrafone na música do século XX. Opus (Belo Horizonte. Online) , v. 14, p. 50-64, 2008.
-
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão (versão impressa). 1. ed. Belo Horizonte: Selo Minas de Som, 2024. v. 1. 126p .
-
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão (versão eBook). 1. ed. Belo Horizonte: Selo Minas de Som, 2024. v. 1. 125p .
-
CHAIB, F. ; ROCHA, F. . Caderno de Resumos do II Congresso Brasileiro de Percussão (versão impressa). 1. ed. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2019. v. 01. 162p .
-
CHAIB, F. ; ROCHA, F. . Caderno de Resumos do II Congresso Brasileiro de Percussão (versão e-book). 1. ed. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2019. v. 1. 162p .
-
CHAIB, F. ; ROCHA, F. . ANAIS do II Congresso Brasileiro de Percussão (versão e-book). 1. ed. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2019. v. 1. 388p .
-
CHAIB, F. ; Sacramento, A. . Um Olhar sobre performance enquanto expressão artística em música, referenciando John Cage, Mauricio Kagel e François Sarhan. In: Fausto Borém, Luciana Monteiro de Castro Eduardo Campolina. (Org.). DIÁLOGOS MUSICAIS NA PÓS GRADUAÇÃO PRÁTICAS DE PERFORMANCE. 1ed.Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2021, v. 6, p. 169-199.
-
CHAIB, F. ; Brasil, E. . A Rítmica do contrabaixista Paulo Paulelli no samba Maracangalha de Dorival Caymmi. In: Fausto Borém; Luciana Monteiro de Castro; Eduardo Campolina. (Org.). DIÁLOGOS MUSICAIS NA PÓS GRADUAÇÃO PRÁTICAS DE PERFORMANCE. 1ed.Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2021, v. 6, p. 124-151.
-
CHAIB, F. ; NABACK, A. T. . O Gesto corporal na performance da flauta transversal: proposta de categorização através de uma revisão da literatura. In: Fausto Borém, Luciana Monteiro de Castro, Eduardo Campolina. (Org.). DIÁLOGOS MUSICAIS NA PÓS GRADUAÇÃO PRÁTICAS DE PERFORMANCE. 1ed.Belo Horizonte: Escola de Mùsica da UFMG, 2021, v. 6, p. 277-290.
-
CHAIB, F. ; Calan, N. . Relações entre o modelo teórico de obra aberta de Umberto Eco e música cênica1 para percussão, a partir de trechos da obra Toucher (Vinko Globokar). In: Fausto Borém; Luciana Monteiro de Castro; Eduardo Campolina. (Org.). DIÁLOGOS MUSICAIS NA PÓS GRADUAÇÃO PRÁTICAS DE PERFORMANCE. 1ed.Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2021, v. 6, p. 229-250.
-
CHAIB, F. ; Sá, Érica . Incorporando polirritmias através da prática de ritmos afro-brasileiros. In: Fausto Borém; Luciana Monteiro de Castro. (Org.). Diálogos Musicais na Pós-Graduação: Práticas de Performance. 1ed.Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2018, v. 3, p. 334-345.
-
S, CP ; CHAIB, FERNANDO . Universo Lúdico. Veja São Paulo, Brasil, p. 42 - 42, 12 jan. 2025.
-
MARTINS DE CASTRO CHAIB, FERNANDO . O Tempo - 'Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão' tem apresentação gratuita no fim de semana. O Tempo, online, 14 ago. 2024.
-
CHAIB, F. . CD Grupo DURUM. Revista Concerto, São Paulo, p. 51 - 51, 03 ago. 2009.
-
CHAIB, F. . Tomarimbando Toma Tomar (artigo) - Portugal. Jornal Cidade de Tomar, Tomar, p. 33 - 33, 15 jun. 2007.
-
CHAIB, F. ; Gil, R. ; LEANDRO, C. A. B. . Inovação tecnológica para percussão: apresentação de quatro protótipos para o melhoramento/auxílio da performance percussiva. In: IV Congresso Brasileiro de Percussão, 2024, São Paulo. ANAIS do IV Congresso Brasileiro de Percussão. São Paulo: Grupo PIAP, 2024. p. 01-13.
-
CHAIB, F. ; Labrada, L. . Making possible the impossible:performance ideas and solutions in some Xenakis percussion works. In: Centenary International Symposium Xenakis22, 2022, Atenas. Proceedings of Centenary International Symposium Xenakis22. Atenas: Spyridon Kostarakis, 2022. v. 01. p. 297-308.
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, D. . TIMBRE EXPLORATION ON WATER-GONG: SPECTRAL ANALYSIS IN SEVERAL MODELS. In: International Music and Sciences Symposium, 2019, Istambul. International Music and Sciences Symposium Proceedings. Istambul: Istanbul Technical University Press, 2019. v. 01. p. 161-179.
-
MARIN, J. ; CHAIB, F. ; BELÈM, A. . Reflexões a respeito do gesto corporal como inovador tímbrico a partir de obras selecionadas do repertório para piano de Henry Cowell. In: XXIX CONGRESSO DA ANPPOM - PELOTAS/RS, 2019, Pelotas. XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ? Pelotas - 2019, 2019. p. 01-10.
-
CHAIB, F. ; Sá, Érica . Incorporando polirritmias através da prática de ritmos afro-brasileiros. In: XXVIII Congresso da ANPPOM, 2018, Manaus. Caderno de Resumo e ANAIS. Belo Horizonte: ANPPOM, 2018. p. 1-11.
-
CHAIB, F. . Recycling Gestures - Zampronha Perc-Ativo. In: IV Festival de Música Contemporânea Brasileira, 2017, Campinas. IV Festival de Música Contemporânea Brasileira. São José do Rio Preto: sintonizecultura, 2017. v. 4. p. 1-20.
-
CHAIB, F. ; Gil, R. ; Oliveira, F. ; Percinio, C. ; Labrada, L. . O desenvolvimento de um projeto em torno da construção de sixxen: descrição, subprojetos, resultados e desenvolvimento de protótipos. In: ISBN: 978-85-92936-03-7, 2017, Campinas. I Congresso Brasileiro de Percussão. Campinas: IA/UNICAMP, 2017. v. 1. p. 146-157.
-
CHAIB, F. ; CHAIB FILHO, H. . Aplicação da Análise Fatorial de Correspondências (AFC) na Avaliação da Influência do Gesto na Performance Musical em Percussão. In: XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2015, Natal. ANAIS do XXXV CNMAC, 2015. v. 5. p. 325-332.
-
CHAIB, FERNANDO ; CHAIB FILHO, H. ; CATALAO, J. ; Labrada, L. . The Influence of Gesture on the Percussive Performance: Descriptive Analysis of Experimental Data ? Part I ? Percentage Approach (Montreal, Canada). In: Transplanted Roots: Percussion Research Symposium, 2015, Montreal. Transplanted Roots: Percussion Research Symposium. Montreal: Universidade de Montreal, 2015. v. 01. p. 46-64.
-
CHAIB, FERNANDO ; Gil, R. ; Oliveira, F. ; PENA, J. L. O. . Historical background, structural characterization and repertoire constitution with the creation of Sixxen by Iannis Xenakis (Montreal, Canada). In: Transplanted Roots: Percussion Research Symposium, 2015, Montreal. Transplanted Roots: Percussion Research Symposium. Montreal: Universidade de Montreal, 2015. v. 01. p. 65-80.
-
KESLEY, K. ; CHAIB, F. ; Oliveira, F. ; Gil, R. . Processos de adaptação de uma tradução de texto como parte da preparação interpretativa da obra cênico musical Graffitis, de George Apperghis.. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2015, Goiânia. SEMPEM - ANAIS. Goiânia: Franco Jr. Leonel, 2015. p. 90-99.
-
CHAIB, FERNANDO ; CHAIB FILHO, HOMERO . Aplicação da Análise Fatorial de Correspondências na Avaliação da Influência do Gesto na Performance Musical em Percussão[4]. In: XXXV CNMAC Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2015. v. 3.
-
CHAIB, F. ; Gil, R. ; Oliveira, F. ; Pena, J. . Iannis Xenakis e a Construção de Sixxen: Os desafios na pesquisa sonora de instrumentos microtonais em metal para percussão. In: 5º Ciclo de Palestras Música e Ciência - 5º Musicien, 2014, Cuiabá. 5º Ciclo de Palestras Música e Ciência. Cuiabá: UFMT, 2014. v. 1. p. 25-34.
-
CHAIB, F. . Atitude Gestual como agente cognitivo na música escrita para percussão. In: X Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM, 2014, Campinas. X SIMCAM. Campinas: ABCogmus, 2014. v. 10.
-
CHAIB, FERNANDO ; CHAIB FILHO, H. ; CATALÃO, JOÃO . A influência do gesto na performance em percussão: Análise percentual de dados experimentais. In: IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2013, Belém. Anais do IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais ? 2013. Belém: Universidade Federal do Pará, 2013. p. 149-160.
-
CHAIB, FERNANDO ; CHAIB FILHO, H. ; CATALÃO, JOÃO . A influência do gesto na performance em percussão: Análise fatorial de correspondências sobre dados experimentais. In: IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2013, Belém. ANAIS do IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais - 2013. Belé,: Universidade Federal do Pará, 2013. p. 161-173.
-
CHAIB, F. ; CATALAO, J. ; CHAIB FILHO, H. . A influência do gesto em percussão: abordagem performativa a partir de resultados preliminares de um experimento sensorial.. In: SIMCAM 8, 2012, Florianópolis - SC. ANAIS do SIMCAM 8. Florianópolis: Maurício Dottori, 2012. p. 238-252.
-
CHAIB, F. . A Influência do Gesto na Performance Percussiva - Apresentação de uma Metodologia. In: PERFORMA'11 - Encontros de Investigação em Performance, 2011, Aveiro. Performa'11. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2011. v. 3.
-
CHAIB, F. ; SILVa, T. A. ; CRUZ, A. V. D. . Desenvolvimento e construção do sistema de controle por pedal de placas metálicas - SICPPLAM2020. In: 6º Nas Nuvens... Congresso de Música, 2020, Belo Horizonte. 6º Nas Nuvens... Congresso de Música. Belo Horizonte: UFMG, 2020. p. 1-7.
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, D. . Timber exploration on Water-Gong: spectral analysis in several models. In: International Music and Sciences Symposium, 2019, Istambul. Music and Sciences Symposium. Istambul, 2019. p. 63-63.
-
CHAIB, F. ; Sá, Érica . Percussão múltipla solo na música popular: arranjo da canção Cordeiro de Nanã, do grupo Os Tincoãs. In: II Congresso Brasileiro de Percussão, 2019, Belo Horizonte. ANAIS do II Congresso Brasileiro de Percussão. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2019. p. 237-246.
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, D. . Exploração Tímbrica no water-gong: Análise sonora em modelos diversos. In: II Congresso Brasileiro de Percussão, 2019, Belo Horizonte. ANAIS do II Congresso Brasileiro de Percussão. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2019. p. 74-84.
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Fernandes, C. H. ; SILVa, T. A. . Desenvolvimento de um protótipo de mecanismo abafador para crotales controlado por pedal. In: II Congresso Brasileiro de Percussão, 2019, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2019. p. 58-60.
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, D. . Exploración Timbrica en el Water-Gong: realización de análisis espectrales en modelos diversos. In: JIMUS: Jornadas de Investigación en Música, 2018, La Plata, Buenos Aires. EXPERIENCIA, PRODUCCIÓN Y PENSAMIENTO Libro de resúmenes de las Jornadas de Investigación en Música. La Plata, Buenos Aires: Universidad Nacional de La Plata, 2018. p. 114-117.
-
CHAIB, F. . O gesto na performance percussiva: uma abordagem técnica, interpretativa e expressiva.. In: GuimaraMUS 2012, 2012, Guimarães. GuimaraMUS 2012. Guimarães: Sociedade Musical de Guimarães, 2012. v. 4. p. 10-14.
-
CHAIB, F. . Vibrafone: laboratório timbrico para compositores e intérpretes. In: Post-ip 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança, 2009, Aveiro. Post-ip 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança1. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009.
-
CHAIB, FERNANDO ; LEANDRO, C. A. B. ; Gil, R. . Inovação tecnológica para percussão: apresentação de quatro protótipos para o melhoramento/auxílio da performance percussiva. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAIB, F. ; Labrada, L. . Making possible the impossible: performative ideas and solutions in some Xenaki's percussion works. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, D. . Exploração Tímbrica no water-gong: Análise sonora em modelos diversos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; SILVa, T. A. . Desenvolvimento de um protótipo de mecanismo abafador para crotales controlado por pedal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Sá, Érica ; CHAIB, F. . Percussão múltipla solo na música popular: arranjo da canção Cordeiro de Nanã, do grupo Os Tincoãs. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAIB, F. . Música Cênica e Música Cênica para Percussão: Conceitualizações e Abordagem Performativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAIB, F. ; Sá, Érica . Incorporando polirritmias através da prática de ritmos afro-brasileiros. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAIB, F. ; Santos, D. . A Natureza no Palco: A água como fonte sonora e de exploração tímbrica no repertório percussivo - XXVII Semana do Conhecimento da UFMG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, D. . A Natureza no Palco: A água como fonte sonora e de exploração tímbrica no repertório percussivo - XI Seminário de Música Brasileira da ESMU - UEMG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. . Exploración Timbrica en el Water-Gong: realización de análisis espectrales en modelos diversos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CHAIB, F. . 'Recycling Gestures - Zampronha Perc-Ativo' - IV Festival da Música Contemporânea Brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAIB, F. . 'Gesto e Música para Percussão' - VivaMúsica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAIB, F. ; Gil, R. ; Oliveira, F. ; Percinio, C. . O desenvolvimento de um projeto em torno da construção de sixxen: descrição, subprojetos, resultados e desenvolvimento de protótipos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAIB, FERNANDO ; CHAIB FILHO, H. ; CATALAO, J. ; Labrada, L. . The Influence of Gesture on the Percussive Performance: Descriptive Analysis of Experimental Data ? Part I ? Percentage Approach (Montreal, Canada). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAIB, F. . Atitude Gestual como agente cognitivo na música escrita para percussão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CHAIB, F. ; Oliveira, F. ; Gil, R. . Projetos de Pesquisa na Área de Performance em Percussão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAIB, F. ; CHAIB FILHO, H. . Aplicação da Análise Fatorial de Correspondências (AFC) na Avaliação da Influência do Gesto na Performance Musical em Percussão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAIB, F. . A influência do gesto em percussão: abordagem performativa a partir de resultados preliminares de um experimento sensorial.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CHAIB, F. ; Santos, B. . O Grotesco em Domus Aurea de Edmund Campion: Uma Visão de um Intérprete. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAIB, F. . O gesto na performance percussiva: uma abordagem técnica, interpretativa e expressiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAIB, F. . Pôster - The Influence of gesture in percussion performance: a performative approach from preliminary results of a sensory experience. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAIB, F. . O gesto na performance percussiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHAIB, F. . Post-ip - Post in Progress (O Vibrafone como Laboratório Tímbrico). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CHAIB, F. . Tocar ou Batucar? Percussão é pra Brincar. 2014.
CHAIB, F. ; Rodrigues, R. ; Leal, L. ; Eterno, M. ; Mendonça, R. ; Gaioso. M. ; Valoz, F. ; Costa, C. . Núcleo de Desenvolvimento Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Musica do IFG. 2014.
CHAIB, F. . Percussão: Aprendizado Musical e Diversão. 2013.
CHAIB, FERNANDO ; S, CP ; CASTRO, K. . Metrópolis. 2025.
MARTINS DE CASTRO CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Rádio UFMG Educativa - 1° Circuito de Percussão para crianças é apresentado em EMEIS e teatros da cidade. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINS DE CASTRO CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Agenda - Rede Minas. 2024.
MARTINS DE CASTRO CHAIB, FERNANDO . Rádio América - INSTRUMENTOS COM MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. . Cesta de Cultura 12 - Autêntica FM 106,7. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. ; DAMASCENO, A. P. . Cesta de Cultura ep. 18 - Professor de Música Fernando Chaib. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. . Grupo de Percussão da UFMG inicia série de concertos didáticos nas EMEIs de BH. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. . Grupo percussivo ¿Silencie? utliza a água como 'instrumento' em espetáculo em BH. 2022. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Santos, D. . Entrevista TV UFMG - XXVII Semana do Conhecimento. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
UFMG, G. P. ; CHAIB, F. . Grupo de Percussão da UFMG em Concertos Canal FUTURA - no prelo. 2016.
Gil, R. ; CHAIB, F. ; Percinio, C. . Pesquisadores do IFG inovam em instrumento musical. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Gil, R. ; CHAIB, F. ; Percinio, C. . O Mundo em Sua Casa. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. ; G.P, I. . Escolas estaduais recebem concertos didáticos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; G.P, I. . Escolas estaduais recebem o espetáculo ?Tocar ou Batucar? Percussão é pra brincar?!. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Mosteiro de Alcobaça vibra ao som de Simantra. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Cistermúsica recebe música para percussão. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Simantra GP ; AVEIRO, Cia. Dança. . Simantra homenageia John Cage. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Entre o Surrealismo e a percussão há um auditório de distância. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Faz de Conta (Antena 1 - RTP). 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Simantra Grupo de Percussão Monta Laboratório Artístico no Mosteiro de Alcobaça. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Pauta 02 - Simantra Grupo de Percussão foi o Grande Vencedor da 2ª Edição do CIMCA. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Simantra Apresentou Concerto Inédito na Fundação Lapa do Lobo. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Simantra Vence Concurso Internacional. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Trio do DeCA vence concurso em Alcobaça. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Aveirenses vencem concurso internacional de música. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Simantra Grupo de Percussão brilhou no Concerto de Laureados do CIMCA. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Baltar Cassola Guitar Duo . Carmem Miranda em jeito de Homenagem. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Grupo Durum ; CHAIB, F. . Grupo Durum abre programação musical 2011 no SESI. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. . Percussão Contemporânea no Departamento de Comunicação e Arte da UA. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; ZAMPRONHA, E. . Experimentos Electroacústicos. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Baltar Cassola Guitar Duo ; CHAIB, F. . Baltar Cassola Guitar Duo & Fernando Chaib. 2010.
Simantra GP ; CHAIB, F. . Grupo estreia peça em Portugal. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Lançamento de Cds - Durum Percussão Brasil - Dimensões. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. . Entrevista com o Grupo Durum Percussão Brasil. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. . Manhã Cultura com Marta Fonterrada. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. . Música Clássica. 2008.
CHAIB, F. . Fernando Chaib vence. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. . Durum de Brasil en el Festival Internacional Todos Los Tambores del Mundo. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . O percussionista está sempre a descobir novas maneiras de fazer música. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Grupo Durum ; CHAIB, F. . Durum Dum Dum. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Grupo Durum ; CHAIB, F. . 1º Festival de Percussão de Tomar. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. . Esta vitória poderá abrir novas portas. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. . Aluno da UA premiado em concurso internacional de percussão. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. . Days of Percussion and International Competition in Italy. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Grupo Durum ; CHAIB, F. . Grupo Durum toca na Sala Milton de Lemos da UFPel. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Grupo Durum ; CHAIB, F. . Grupo Durum no Conservatório. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Grupo Durum ; CHAIB, F. . Grupo Durum no 'Convite à Música'. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Grupo Durum ; CHAIB, F. . Grupo Durum se apresenta hoje. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Grupo Durum ; CHAIB, F. . O Luzamor é palco para o 'Projeto Circulação de Música de Concerto da Funarte'. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; BCSP ; Grupo Durum . STV na Dança. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHAIB, F. ; BCSP ; Grupo Durum . A Linha Curva no Municipal. 2005. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Grupo PIAP ; CHAIB, F. . Música Universal. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CLAR ; CHAIB, F. . Nenhum Alguém em Lugar Algum: Peça Expressionista mostra uma São Paulo Caótica. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Berço de Talentos. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. . Percussão. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. . Música em Cena - Solos de Percussão. 2003.
Grupo PIAP ; CHAIB, F. . Percussão no Centro do Palco. 2001. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
CHAIB, F. . Impact(o). 2015; Tema: Grupo de Percussão Impact(o). (Site).
CHAIB, F. . Fernando Chaib. 2013; Tema: Fernando Chaib - Carreira Artística. (Site).
CHAIB, FERNANDO . Per Musi Revista Acadêmica de Música. 2025. (Editoração/Periódico).
CHAIB, FERNANDO . Per Musi Revista Acadêmica de Música. 2024. (Editoração/Periódico).
CHAIB, FERNANDO . Per Musi Revista Acadêmica de Música. 2023. (Editoração/Periódico).
CHAIB, F. . Oficina n.2 'Como tocar o Xilorido'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAIB, F. . Oficina n.3 'Como tocar o Xilorido'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAIB, F. . Oficina n.4 'Como tocar o Xilorido'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAIB, F. . Oficina n.5 'Como tocar o Xilorido'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAIB, F. . Oficina n.6 'Como tocar o Xilorido'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAIB, F. . Oficina n.7 'Como tocar o Xilorido'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAIB, F. . Oficina n.8 'Como tocar o Xilorido'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAIB, FERNANDO . Festival Internacional de Inverno Musicarium. 2022. .
CHAIB, F. . Oficina n.1 'Como tocar o Xilorido'. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAIB, FERNANDO . Per Musi Revista Acadêmica de Música. 2022. (Editoração/Periódico).
CHAIB, FERNANDO . Per Musi revista Acadêmica de Música. 2021. (Editoração/Periódico).
CHAIB, F. . Master Classe & Group Lessons on Zeltsman Marimba Festival on Tour. 2018. .
CHAIB, F. . Classes de Perfeccionamiento de Percusión. 2018. .
CHAIB, F. . Master Classe de Percussão no XI Festival Internacional de Percussão Tomarimbando - Tomar, Portugal. 2017. .
CHAIB, F. . Master Classe de Percussão. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CHAIB, F. . Master Classe de Vibrafone. 2016. .
CHAIB, F. . Master Classe de Percussão Múltipla. 2016. .
CHAIB, F. . Master Classe de Grupos de Percussão. 2016. .
CHAIB, F. . Master Classe no VII Fesrival de Percussão 02 de Julho - PROEX UFBA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAIB, FERNANDO . Master Classe de Vibrafone. 2015. .
CHAIB, FERNANDO . Master Classe com Performance. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CHAIB, F. . Master Classe de Percussão na UNICAMP. 2014. .
CHAIB, F. . Master Classe de Percussão na UFRN. 2014. .
CHAIB, F. . Master Classe de Percussão na UFBA. 2014. .
CHAIB, F. . Master Classe - Conservatorio Brasileiro de Musica - Centro Universitário. 2013. .
CHAIB, F. ; ZANON, F. . Professor no 44º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. 2013. .
CHAIB, F. . Master Classe de Percussão na Fundação Carlos Gomes - PA. 2013. .
CHAIB, F. . Professor no 4º Festival Café com Música. 2012. .
CHAIB, F. . Master Classe Ministrado no IA/UNESP. 2008. .
Grupo Durum ; CHAIB, F. . Master Classe de Percussão Ministrado em Portugal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . 2º Master Classe Ministrado no IV Festival Todos los Tambores del Mundo - Venezuela. 2007. .
CHAIB, F. . Master Classe Ministrado no 1º Festival Internacional de Percussão ?Tomarimbando? - Portugal. 2007. .
CHAIB, F. ; Grupo Durum . 1º Master Classe Ministrado no IV Festival Todos los Tambores del Mundo - Venezuela. 2007. .
CHAIB, F. . 1º Master Classe de Ritmos Brasileiros - Portugal. 2005. .
CHAIB, F. . 2º Master Classe de Ritmos Brasileiros - Portugal. 2005. .
CHAIB, F. ; Simantra GP ; AVEIRO, Cia. Dança. . Dream - Portugal. 2012. Coreográfica.
CHAIB, F. ; Quorum Ballet ; Simantra GP . Espetáculo Perspectivas - Portugal. 2010. Coreográfica.
CHAIB, F. ; CLAR . Ubu Presidente - Brasil. 2005. Teatral.
CHAIB, F. ; Grupo Durum ; BCSP . A Linha Curva - Brasil. 2005. Coreográfica.
CHAIB, F. . Nenhum Alguém em Lugar Algum - Brasil. 2004. Teatral.
CHAIB, F. . Espetáculo Cia. Circodança Suzie Bianchi. 2004. Circense.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Concerto Viva Música - Grupo de Percussão da UFMG. 2025. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, B. ; CASTRO, K. . O Sítio do Vovô Hermeto - 8 apresentações SESC Av. Paulista. 2025. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, B. ; CASTRO, K. . O Sítio do Vovô Hermeto - 10 apresentações no Recrei nas Férias. 2025. Arranjo.
CHAIB, FERNANDO ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, B. ; CASTRO, K. . O Sítio do Vovô Hermeto - SESC Sorocaba. 2025. Arranjo.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão - Museu da PUC. 2025. Outra.
CHAIB, FERNANDO ; UFT . Animatógrafo. 2025. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Grupo de Percussão da UFMG - Viva Música. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Grupo de Percussão da UFMG - 23ª Jornada de Extensão da UFMG. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão. 2024. Registro Fonográfico.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . 'Caxixinho e seus amigos no mundo da Percussão' - EMEI Vila Estrela. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . 'Caxixinho e seus amigos no mundo da Percussão' - EMEI Universitário. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . 'Caxixinho e seus amigos no mundo da Percussão' - EMEI Solar Rubi. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . 'Caxixinho e seus amigos no mundo da Percussão' - EMEI Pindorama. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . 'Caxixinho e seus amigos no mundo da Percussão' - EMEI Venda Nova. 2024. Interpretação.
MARTINS DE CASTRO CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão - Teatro Marília. 2024. Interpretação.
MARTINS DE CASTRO CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. ; SOM, S. M.Selo Minas de Som . Lançamento do Livro/Álbum Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão. 2024. Publicação de Partitura.
MARTINS DE CASTRO CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Concerto de Encerramento da X Mostra de Percussão da UFMG. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; S, CP ; CASTRO, K. . O Sítio do Vovô Hermeto - 1ª apresentação. 2024. Arranjo.
CHAIB, FERNANDO ; CASTRO, K. ; S, CP . O Sítio do Vovô Hermeto - 2ª apresentação. 2024. Arranjo.
CHAIB, FERNANDO ; CASTRO, K. ; S, CP . O Sítio do Vovô Hermeto - 3ª apresentação. 2024. Arranjo.
CHAIB, FERNANDO ; CASTRO, K. ; S, CP . O Sítio do Vovô Hermeto - 4ª apresentação. 2024. Arranjo.
CHAIB, FERNANDO ; CASTRO, K. ; S, CP . O Sítio do Vovô Hermeto - 5ª apresentação. 2024. Arranjo.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Grupo de Percussão da UFMG - IV Congresso Brasileiro de Percussão. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão - Museu Abílio Barreto. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Saggin, D. ; MUSICALE, Orquestra Anima MusicaleO. A. ; BRANDAO, M. . Catedral de Luz - Espetáculos 1 a 3. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Saggin, D. ; BRANDAO, M. ; MUSICALE, Orquestra Anima MusicaleO. A. . Catedral de Luz - Espetáculos 4 a 7. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Saggin, D. ; BRANDAO, M. ; MUSICALE, Orquestra Anima MusicaleO. A. . Catedral de Luz - Espetáculos 8 a 11. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Saggin, D. ; BRANDAO, M. ; MUSICALE, Orquestra Anima MusicaleO. A. . Catedral de Luz - Espetáculos 12 a 15. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Saggin, D. ; BRANDAO, M. ; MUSICALE, Orquestra Anima MusicaleO. A. . Catedral de Luz - Espetáculos 16 a 19. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Saggin, D. ; BRANDAO, M. ; MUSICALE, Orquestra Anima MusicaleO. A. . Catedral de Luz - Espetáculos 20 a 23. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Saggin, D. ; BRANDAO, M. ; MUSICALE, Orquestra Anima MusicaleO. A. . Catedral de Luz - Espetáculos 24 a 26. 2024. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Concerto Projeto Ouver: Música no Ensino Médio. 2023. Outra.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Concerto 1 - Recepção de Calouros a UFMG. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Concerto 2 - Recepção de Calouros a UFMG. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Concerto 1 - MÚSICA NA SALA DE AULA CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Concerto 2 - MÚSICA NA SALA DE AULA CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Concerto Viva Música. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Concerto 3 - MÚSICA NA SALA DE AULA CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Concerto 4 - MÚSICA NA SALA DE AULA CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . 'Caxixinho e seus amigos no mundo da Percussão' - EMEI Minaslândia. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . 'Caxixinho e seus amigos no mundo da Percussão' - EMEI Miramar. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . 'Caxixinho e seus amigos no mundo da Percussão' - EMEI Solimões. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . 'Caxixinho e seus amigos no mundo da Percussão' - EMEI Marta Nair Ribeiro. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . 'Caxixinho e seus amigos no mundo da Percussão' - EMEI Alaíde Lisboa. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . 'Caxixinho e seus amigos no mundo da Percussão' - EMEI Alaíde Lisboa. 2023. Interpretação.
UFMG, G. P. ; CHAIB, FERNANDO . Concerto 5 - MÚSICA NA SALA DE AULA CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Santos, B. ; LEANDRO, C. A. B. ; CASTRO, K. . O Sítio do Vovô Hermeto - estreia SESC Palladium. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Santos, B. ; LEANDRO, C. A. B. ; CASTRO, K. . O Sítio do Vovô Hermeto - concerto 1 Yupi!. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; CASTRO, K. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, B. . O Sítio do Vovô Hermeto - concerto 2 Yupi!. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; CASTRO, K. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, B. . O Sítio do Vovô Hermeto . concerto 3 Yupi!. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; CASTRO, K. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, B. . O Sítio do Vovô Hermeto - concerto 4 Yupi!. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Santos, B. ; CASTRO, K. ; LEANDRO, C. A. B. . O Sítio do Vovô Hermeto - pré estreia Teatro Marília. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Santos, B. ; LEANDRO, C. A. B. ; S, CP . O Sítio do Vovô Hermeto - CCBB BH. 2023. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto de 25 anos do Grupo de Percussão da UFMG. 2023. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO . Concerto de Abertura da IX Mostra de Percussão da UFMG. 2023. Diversas.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão - CCBB BH. 2023. Diversas.
CHAIB, FERNANDO ; Bittencourt, L. A. . Performance 48º Percussive Arts Society International Conference (PASIC). 2023. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; Santos, B. ; LEANDRO, C. A. B. . Espetáculo 1 - Sons das Águas: da natureza ao palco. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; ROCHA, F. ; Santos, B. . Espetáculo 2 - Sons das Águas: da natureza ao palco. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, B. . Espetáculo 3 - Sons das Águas: da natureza ao palco. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; LEANDRO, C. A. B. ; Santos, B. . Espetáculo 4 - Sons das Águas: da natureza ao palco. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; Santos, B. ; LEANDRO, C. A. B. ; ROCHA, F. ; Bittencourt, L. A. . Espetáculo 5 - Sons das Águas: da natureza ao palco. 2022. Outra.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 1 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 2 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 3 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 4 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 5 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 6 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 7 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 8 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 9 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 10 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 11 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 12 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 13 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 14 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 15 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 16 - Série Concertos Didáticos do Grupo de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; Santos, B. ; LEANDRO, C. A. B. . Concerto Semana do Meio Ambiente - Inhotim. 2022. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO . Concerto no Festival Internacional de Inverno Musicarium. 2022. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. ; S, CP . Concerto de Abertura da VIII Mostra de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. . Concerto de Encerramento da VIII Mostra de Percussão da UFMG. 2022. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; sonante 21 . Concerto de Abertura Temporada 2020 - Conservatório da UFMG. 2020. Interpretação.
UFMG, G. P. ; CHAIB, F. . Concerto 1 de Recepção aos Calouros - Reitoria UFMG. 2020. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Concerto 2 de Recepção aos Calouros - Reitoria UFMG. 2020. Interpretação.
UFMG, G. P. ; CHAIB, F. ; ROCHA, F. . CD Grupo de Percussão da UFMG 20 Anos. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. ; Hartenberger, R. . Concerto de Abertura do II Congresso Brasileiro de Percussão. 2019. Interpretação.
UFMG, G. P. ; CHAIB, F. . Concerto II CBP - Grupo de Percussão da UFMG. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; UFMG, G. P. . Lançamento do CD 20 Anos do Grupo de Percussão da UFMG. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Timóteo. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Conselheiro Lafaiete - concerto 1. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; UFMG, G. P. . Concerto VivaMúsica - Grupo de Percussão da UFMG. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Conselheiro Lafaiete - concerto 2. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Conselheiro Lafaiete - concerto 3. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Conselheiro Lafaiete - concerto 4. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Diamantina - concerto 1. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Diamantina - concerto 2. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Diamantina - concerto 3. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Diamantina - concerto 4. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Tiradentes - concerto 1. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Tiradentes - concerto 2. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Tiradentes - concerto 3. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Série Concertos Didáticos - Ao Cair da Tarde - UFMG. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; sonante 21 . Série Vertentes - Grupo Sonante 21 - Conservatório da UFMG. 2019. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Grupo de Percussão da UFMG celebra 20 anos - Verão Arte Contemporânea VAC. 2018. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. ; ROCHA, F. . Grupo de Percussão da UFMG celebra 20 anos e homenageia Esdras Ferreira (Neném). 2018. Interpretação.
CHAIB, F. ; Z. Nancy . Concerto Zeltsman Marimba Festival On Tour Boston 2018 Faculty Showcase. 2018. Interpretação.
CHAIB, F. ; Tort, C. . Concerto Solo Zeltsman Marimba Festival On Tour Boston 2018. 2018. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; UFMG, G. P. . Concerto Projeto VivaMúsica - Grupo de Percussão da UFMG. 2018. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. . Audição da Classe de Percussão da UFMG. 2018. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Solo - Universidad de La República - Montevideo, Uruguai. 2018. Interpretação.
CHAIB, F. ; UDELAR, G.P. . Concerto Grupo de Percusión de UDELAR. 2018. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; UFMG, G. P. ; Malleta, E. . Carmina Burana - Uma Cantata Cênica - Série de três apresentações. 2017. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; UFMG, G. P. . Sonante 21 e Grupo de Percussão da UFMG, Steve Reich 80 anos - CCBB. 2017. Interpretação.
CHAIB, F. ; ZAMPRONHA, E. . Concerto Solo no IV Festival de Música Contemporânea Brasileira. 2017. Interpretação.
UFMG, G. P. ; CHAIB, F. ; ROCHA, F. . Sonante 21 e Grupo de Percussão da UFMG, Setev Reich 80 anos - Conservatório de Música da UFMG. 2017. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; UFMG, G. P. . Concerto Grupo de Percussão da UFMG - 48º ForProEx Sudeste 2017. 2017. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Solo Projeto VivaMúsica. 2017. Interpretação.
CHAIB, F. ; G.P, I. . Concerto Impact(o) - Grupo de percussão - VII Simpósio Internacional de Musicologia - EMAC UFG. 2017. Interpretação.
UFMG, G. P. ; CHAIB, F. ; ROCHA, F. . Concerto do Grupo de Percussão da UFMG no VivaMúsica. 2017. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Solo do XI Festival Internacional Tomarimbando - Tomar, Portugal. 2017. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Solo Percussão: Gesto e Imagem. II Jornada de Pesquisa em Arte - Edição Internacional - do Instituto de Artes da UNESP. 2017. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. . Recital da Classe de Percussão da UFMG. 2017. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; UFMG, G. P. . Concerto do Grupo de Percussão da Pós Graduação da UFMG na VI Mostra de Percussão da UFMG. 2017. Outra.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; UFMG, G. P. . Concerto do Grupo de Percussão da UFMG no VivaMúsica - VI Mostra de Percussão da UFMG. 2017. Outra.
G.P, I. ; CHAIB, F. ; GOIAS, O. O. F. . Concerto para Sixxen e Orquestra - OFG e Grupo Impact(o). 2017. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. . Concerto do Grupo de Percussão da UFMG - XV Jornada de Extensão - Tecnologias e Sociedade: Contribuições da Extensão - Pró-Reitoria de extensão da UFMG -. 2016. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Solo 10º Encuentro Internacional de Percusion de Santiago - Universidad Catolica de Chile. 2016. Interpretação.
CHAIB, F. ; ROCHA, F. ; UFMG, G. P. . Concerto Grupo de Percussão da UFMG - Viva Música. 2016. Interpretação.
CHAIB, F. ; Filarmônica, O.F.M.G . 1 - Músico Convidado em Concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 2016. Interpretação.
UFMG, G. P. ; CHAIB, F. . Concerto do Grupo de Percussão da UFMG no 'UFOP Convida'. 2016. Interpretação.
Horey, S. ; CHAIB, F. . Concerto Scott Horey - Participação Especial. 2016. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Solo - VII Festival de Percussão 02 de Julho - PROEX UFBA. 2016. Interpretação.
UFMG, G. P. ; CHAIB, F. ; ROCHA, F. . Concerto I de Recepção aos Calouros - Grupo de Percussão da UFMG - CAD 1. 2016. Interpretação.
UFMG, G. P. ; CHAIB, F. ; ROCHA, F. . Concerto II de Recepção aos Calouros - Grupo de Percussão da UFMG - CAD 1. 2016. Interpretação.
CHAIB, F. ; Viva, O.M. . Música nas Américas - Concerto 1. 2016. Interpretação.
Viva, O.M. ; CHAIB, F. . Música nas Américas - Concerto 2. 2016. Interpretação.
CHAIB, F. ; G.P, I. . Impact(o) dadaísta - DADASPringBrazil. 2016. Interpretação.
UFMG, G. P. ; CHAIB, FERNANDO ; Lírico, C. ; Antonio, L. . Carmina Burana com Coral Lírico de Minas Gerais. 2016. Interpretação.
CHAIB, F. ; G.P, I. . Concerto Impact(o) no XII Canto da Primavera. 2016. Interpretação.
CHAIB, F. ; Filarmônica, O.F.M.G . 2 - Músico Convidado em Concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 2016. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFMG, G. P. . Carmina Burana - Uma Cantata Cênica. 2016. Interpretação.
IFG, GruLaPe. ; CHAIB, F. ; Gil, R. ; Labrada, L. . Concerto I Simpósio Internacional de Pesquisa Investigativa do IFG. 2015. Interpretação.
CHAIB, F. ; Gil, R. ; Labrada, L. . Concerto dos Alunos de Percussão do 1º, 2º e 4º do curso Técnico do IFG. 2015. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; Gil, R. ; IFG, Gru. La. Pe. . Concerto Semana de Abertura do Curso de Letras do IFG. 2015. Interpretação.
CHAIB, F. ; IFG, G. . Concerto no V Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG. 2015. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO . Master Classe com Performance - V Festival 02 de Julho. 2015. Interpretação.
CHAIB, FERNANDO ; G.P, I. . Concerto no XV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2015. Interpretação.
GOIAS, O. O. F. ; CHAIB, FERNANDO . CD Obras de Guerra-Peixe - Orquestra Filarmônica de Goiás. 2015. Registro Fonográfico.
CHAIB, F. ; Gil, R. ; Oliveira, F. ; Caire, L. ; Labrada, L. ; Percinio, C. . Concerto Sonatas Estelares. 2015. Interpretação.
CHAIB, F. ; G.P, I. . Concerto Multi-Faces. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Oliveira, F. ; Gil, R. ; Percinio, C. . Concerto Impact(o) - Série Quinta Justa. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. . Mini-Concerto Solo. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Oliveira, F. ; Gil, R. ; Caire, L. . Concerto Didático I e II - Tocar ou Batucar? Percussão é pra brincar. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Oliveira, F. ; Gil, R. ; Caire, L. . Concerto Didático III e IV - Tocar ou Batucar? Percussão é pra brincar. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Oliveira, F. ; Gil, R. . Concertos Didáticos IX, X, XI, XII e XIII. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Oliveira, F. ; Gil, R. ; Percinio, C. . Concerto - XIV SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Oliveira, F. ; Gil, R. ; Caire, L. . Concerto Didático V e VI - Tocar ou Batucar? Percussão é pra brincar. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Gil, R. ; Oliveira, F. ; Caire, L. . Concerto Didático VII e VIII - Tocar ou Batucar? Percussão é pra brincar. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Oliveira, F. ; Gil, R. ; Percinio, C. ; Caire, L. . Concerto Impact(o) - Conexão Samambaia. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Gil, R. . Concerto GruLaPe - Série Quinta Justa. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; G.P, I. . Concerto Impact(o) com Kleber Damaso e Vibiane Domingues. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Gil, R. . Concerto GruLaPe - X Festival Gastronômico do IFG. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Gil, R. ; Oliveira, F. ; Caire, L. . Concerto Didático IX e X - Tocar ou Batucar? Percussão é pra brincar. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; Damaso, K. ; G.P, I. . Concerto no XII Festival das Artes do IFG. 2014. Interpretação.
G.P, I. ; CHAIB, F. . Concerto Impact(o) no FUGA 7. 2014. Interpretação.
CHAIB, F. ; PAULO, O. O. S. E. S. . CD Suite Citá de Sergei Prokofiev - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. 2014. Registro Fonográfico.
CHAIB, F. ; C. Natali . Concerto Kontakte DUO - SESC Santana. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Grupo PIAP. 2013. Interpretação.
Grupo PIAP ; CHAIB, F. . Concerto Grupo PIAP. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; Ricardo Bologna ; GIANESELLA, E. . Concerto Grupo de Percussão do 44º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; C. Natali . 1º Concerto - Percussão: Aprendizado musical e diversão. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; C. Natali . 2º Concerto - Percussão: Aprendizado musical e diversão. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; C. Natali . 3º Concerto - Percussão: Aprendizado musical e diversão. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; C. Natali . 4º Concerto - Percussão: Aprendizado musical e diversão. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; C. Natali . 5º Concerto - Percussão: Aprendizado musical e diversão. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; C. Natali . 6º Concerto - Percussão: Aprendizado musical e diversão. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; C. Natali . 7º Concerto - Percussão Aprendizado musical e diversão. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; C. Natali . 8º Concerto - Percussão Aprendizado musical e diversão. 2013. Interpretação.
Grupo PIAP ; CHAIB, F. . Concerto Grupo PIAP - Festival Arte UniverCidade. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP ; STASI, C. . Concerto Grupo PIAP - XXIV Festival Ritmo e Som. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; ZAMPRONHA, E. . Performance Solo no XXIV Festival Ritmo e Som. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP ; STASI, C. . Concerto Grupo PIAP - Duos, Trios, Quartetos. 2013. Outra.
CHAIB, F. ; C. Natali . Concerto XX Bienal FUNARTE de Música Contemporânea. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; C. Natali . Concerto Kontakte Duo - V Encontro de Percussão Festa do Ritmo. 2013. Interpretação.
Grupo PIAP ; CHAIB, F. . Concerto Grupo PIAP. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Grupo PIAP. 2013. Interpretação.
CHAIB, F. ; Suto, F. . Recital Classe de Percussão do 5º Semestre da Faculdade Cantareira. 2013. Outra.
CAVALCANTI, P. ; CHAIB, F. . CD Frevox - Péricles Cavalcanti. 2013. Registro Fonográfico.
CHAIB, F. ; Simantra GP . Espetáculo Água Mãe Água - Concerto I - Portugal. 2012. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP . Espetáculo Água Mãe Água - Concerto II - Portugal. 2012. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP ; ELLO, Duo . Concerto Duo Ello e Simantra Grupo de Percussão - Portugal. 2012. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto no Cine Teatro Alba - Portugal. 2012. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto XX Cístermúsica - Portugal. 2012. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP ; AVEIRO, Cia. Dança. . Concerto no VI Festival Internacional de Percussão Tomarimbando - Portugal. 2012. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto Guimarães - Capital Europeia da Cultura - Portugal. 2012. Interpretação.
CHAIB, F. . Recital-Defesa de Doutoramento - Portugal. 2012. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP ; MYCKA, K. . Concerto Katarzyna Mycka e Simantra Grupo de Percussão - Portugal. 2012. Interpretação.
CHAIB, F. ; Santos, B. ; CMDS, G. P. . Recital das Classes de Conjunto. 2012. Interpretação.
CHAIB, F. ; Santos, B. . III Audição da Classe de Percussão. 2012. Interpretação.
CORREIA, H. ; CHAIB, F. . CD Magala Invisível - Fadomorse. 2012. Registro Fonográfico.
CHAIB, F. ; Foster M. ; Ensemble Academy of Impuls . Ensemble Academy of Impuls'11 - 7th International Ensemble and Composers Academy for Contemporary Music - Áustria. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; Percussion Ensemble of Impuls Academy . Percussion Ensemble of Impuls'11 - 7th International Ensemble and Composers Academy for Contemporary Music - Austria. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. . Solo Performance Impuls'11 - 7th International Ensemble and Composers Academy for Contemporary Music - Austria. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto Simantra Grupo de Percussão - Portugal. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto de Laureados CIMCA'11 - Portugal. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Ritmos Percussivos - São Paulo. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . SESI Música 2011 - São Paulo. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . SESI Música 2011 - Sorocaba. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . SESI Música 2011 - Itapetininga. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto Simantra Grupo de Percussão - Portugal. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; UFT . 1º Concerto WASBE 2011 - Taiwan. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFT . 2º Concerto WASBE 2011 - Taiwan. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFT . Concerto UFT Macau Band Fair 2011 - Macau. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFT . Concerto UFT - Hong Kong. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . SESI Música 2011 - Birigui. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . SESI Música 2011 - Santos. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Simantra GP ; K.K . Concerto Kuniko Kato e Simantra Grupo de Percussão - Portugal. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; OSPV . Concerto da Orquestra Sinfônica da Póvoa de Varzim - Portugal. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Solo - Portugal. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; Baltar Cassola Guitar Duo . Espetáculo Rio de Janeiro - Tardes Cariocas. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; Baltar Cassola Guitar Duo . Concerto Rio de Janeiro 1920 - Tributo a Carmem Miranda - Portugal. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; BaltarCassola Guitar Duo . Espetáculo Rio de Janeiro 1920 - Homenagem à música brasileira - Portugal. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; UFT . IX Encontro Ibérico de Bandas. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; Santos, B. . Audição da Classe de Percussão. 2011. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Grupo Durum - Centro Cultural São Paulo. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; UFT . CD Concerto em Taiwan - WASBE 2011 - UFT (Portugal). 2011. Registro Fonográfico.
CHAIB, F. ; TEIXEIRA, L. ; MONTEIRO, Ricardo. ; CARVALHO, L. . Concerto Pour Trois Percussions et Orchestre D´Harmonie - Portugal. 2010. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto Bar do Estudante - Portugal. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; ZAMPRONHA, E. . Concerto no XIX Festival Internacional de Musica de Salamanca - Espanha. 2010. Interpretação.
CHAIB, F. ; BaltarCassola Guitar Duo . Concerto Rio de Janeiro 1920 - Portugal. 2010. Interpretação.
CHAIB, F. ; ZAMPRONHA, E. . Concerto no VI Festival Internacional de Las Artes de Castilla & Leon - Espanha. 2010. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto Universidade de Évora - Portugal. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Simantra GP ; ZAMPRONHA, E. . Concerto IV Festival Internacional de Percussão Tomarimbando - Portugal. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto IV Festival Internacional de Percussão Tomarimbando - Portugal. 2010. Interpretação.
CHAIB, F. ; Bernat, M. . Percussion Class Workshop Concert - 45º Internationale Ferienkurse Fur Neue Musik - Alemanha. 2010. Interpretação.
CHAIB, F. . Chamber Music Trio do 45º Internationale Ferienkurse Fur Neue Musik - Alemanha. 2010. Interpretação.
CHAIB, F. ; OFB . Concerto Pour Vibraphone et Orchestre à Cordes - Portugal. 2010. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Solo - Festivais de Outono '10 - Portugal. 2010. Interpretação.
CHAIB, F. ; Beneti, A. ; Bittencourt, L. A. ; Fortunato, C. ; Quarteto kanakali . Concerto Quarteto Kanakali - Festivais de Outono '10 - Portugal. 2010. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Música no Museu. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto I Centro Cultural São Paulo. 2009. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto II Centro Cultural São Paulo. 2009. Interpretação.
CHAIB, F. ; OFB . Concerto José Carreras e Orquestra Filarmonia das Beiras - Portugal. 2009. Interpretação.
CHAIB, F. ; Simantra GP . Concerto no Ciantec'09 - Portugal. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto SESC Pinheiros. 2009. Interpretação.
CHAIB, F. ; Baltar Cassola Guitar Duo . Concerto Rio de Janeiro 1920 - Portugal. 2009. Interpretação.
CHAIB, F. ; Baltar Cassola Guitar Duo . Concerto no Festival Caminha em Música'09 - Portugal. 2009. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Grupo Durum. 2009. Interpretação.
Percorso Ensemble ; CHAIB, F. ; Ricardo Bologna . CD Música Plural - Percorso Ensemble. 2009. Registro Fonográfico.
CHAIB, F. ; OFB . CD Sinfonias n. 3 e n. 4 de António Victorino D'Almeida - Orquestra Filarmonia das Beiras (Portugal). 2009. Registro Fonográfico.
CHAIB, F. . Concerto Solo. 2008. Interpretação.
Grupo Durum ; OER ; CHAIB, F. . Concerto 100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil. 2008. Interpretação.
Grupo Durum ; CHAIB, F. . Concerto Grupo Durum Percussão Brasil. 2008. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . 1º Concerto de lançamento CD Dimensões. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).
Grupo Durum ; CHAIB, F. . 2º Concerto de lançamento CD Dimensões. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Grupo Durum - XI Festival da Livre Expressão Musical. 2008. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . 1º Concerto - Circuito de Aulas-Espetáculo. 2008. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . 2º Concerto - Circuito de Aulas-Espetáculo. 2008. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . 3º Concerto - Circuito de Aulas-Espetáculo. 2008. Interpretação.
Grupo Durum ; CHAIB, F. . CD Dimensões. 2008. Registro Fonográfico.
CHAIB, F. . Concerto de Conclusão de Mestrado - Portugal. 2007. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . 3º Concerto no IV Festival Internacional Todos Los Tambores del Mundo - Venezuela. 2007. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . 1º Concerto no IV Festival Internacional Todos Los Tambores del Mundo - Venezuela. 2007. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . 2º Concerto no IV Festival Internacional Todos Los Tambores del Mundo - Venezuela. 2007. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto no I Festival Internacional de Percussão Tomarimbando - Portugal. 2007. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Festivais de Outono Aveiro´ 07 - Portugal. 2007. Interpretação.
CHAIB, F. ; SOUSA, D. . Participação Recital de Flauta de David Sousa - Portugal. 2007. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Grupo Durum - Centro Cultural São Paulo. 2007. Apresentação de Obra (para compositores).
Grupo PIAP ; CHAIB, F. ; BOUDLER, J. E. . CD Sympathia. 2007. Registro Fonográfico.
CHAIB, F. . Concerto no IV International Percussion Competition PAS Italy - Itália. 2006. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Solo - Portugal. 2006. Interpretação.
CHAIB, F. ; Performa Ensemble . Concerto Festivais de Outono Aveiro´ 06 - Portugal. 2006. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Grupo Durum. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; CERVO, D. ; Grupo PIAP ; BOUDLER, J. E. . CD Toronubá. 2006. Registro Fonográfico.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP ; AZEVEDO, S. . Concerto Luzes da Primavera. 2005. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto no 1º PERCUBA. 2005. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Sons Percussivos. 2005. Interpretação.
CHAIB, F. . I Festival Internacional de Música da Unicamp - Café Concerto. 2005. Interpretação.
CHAIB, F. ; G.R.C.S.E.S.A.T . Desfile das Escolas de Samba de São Paulo - Acadêmicos do Tucuruvi. 2005. Interpretação.
G.R.C Escola de Samda Leandro de Itaquera ; CHAIB, F. . Desfile das Escolas de Samba de São Paulo - Leandro de Itaquera. 2005. Interpretação.
CHAIB, F. ; MENINOSclasse de percussão do CEU Meninos, C. P. C. . Projeto Música. 2005. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Grupo Durum - 2o Encontro Internacional de Percussão de Tatuí. 2005. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Concerto Grupo Durum. 2005. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Durum . Percussão nas Terças Musicais. 2005. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Solo - Formatura. 2004. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concertos Matinais. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Carmina Burana. 2004. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Sons Percussivos. 2004. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . 1º Festival Internacional de Música de BH. 2004. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto no 1º Encontro de Música de Câmara de Tatuí. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . 10º Fórum Latino-Americano de Educação Musical. 2004. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Especial. 2004. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto no Ritmos da Terra - Mostra Internacional de Percussão. 2004. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Grupo PIAP. 2004. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto Solo - 7º Studio de Música. 2004. Interpretação.
CHAIB, F. ; Prado, Leopoldo ; Appezzato, Ricardo . Recital de Formatura - Leopoldo Prado. 2004. Interpretação.
CHAIB, F. . Recital Solo - Prêmio do I Festival Jovens Intérpretes. 2003. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Grupo PIAP. 2003. Interpretação.
CHAIB, F. ; ENGELS, G. . Orquestra do XXV Curso Internacional de Verão da EMB. 2003. Interpretação.
CHAIB, F. ; GOULART, G. . Grupo de Percussão do XXV Curso Internacional de Verão da EMB. 2003. Interpretação.
CHAIB, F. ; ESSI, N. . Concerto Trilhas. 2003. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Grupo PIAP. 2003. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Dia da Percussão 2003 - PAS do Brasil. 2003. Interpretação.
CHAIB, F. ; VEIGA, F. . Recital de Formatura - Felipe Veiga. 2003. Interpretação.
CHAIB, F. ; VEIGA, F. ; SALLES, A. . 5º Estudio de Música. 2002. Interpretação.
CHAIB, F. ; DANCIA ; Grupo PIAP . Concerto Grupo PIAP. 2002. Interpretação.
CHAIB, F. ; FERREIRA, O. . Concerto de Encerramento do XX Oficina de Música de Curitiba. 2002. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto no Ritmos da Terra - Mostra Internacional de Percussão. 2002. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP ; BOUDLER, J. E. . Concerto Grupo PIAP. 2002. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Grupo PIAP - Concerto no Auditório do IA/UNESP. 2002. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Dia da Percussão 2001. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Música na Escola de Música - Universidade Federal de Goiás. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . 18º Festival Nacional Ritmo e Som da UNESP. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . CAPES - Programa Musicistas de Aperfeiçoamento em Música. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; MONTANHAS, G. P. F. M. N. . Concerto II - II Festival Música nas Montanhas. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; ZANON, F. . Concerto I - II Festival Música nas Montanhas. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; TULIO, E. . Concerto III - II Festival Música nas Montanhas. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; MONTANHAS, G. P. F. M. N. . Concerto IV - II Festival Música nas Montanhas. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Grupo PIAP. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Reciclart. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . 2ª Bienal de Arte e Cultura. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . XXXIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Grupo PIAP. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Projeto Terças Musicais. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . Concerto Semana no Meio Ambiente. 2001. Interpretação.
CHAIB, F. ; ASSAD, P. ; ASSAD&CHAIB DUO . Concerto Assad & Chaib - Jogo de Cena. 2000. Interpretação.
CHAIB, F. . Classe de Percussão do XXII Curso Internacional de Verão da EMB. 2000. Interpretação.
CHAIB, F. ; ESCOBAR, A. . Orquestra do XXII Curso Internacional de Verão da EMB. 2000. Interpretação.
CHAIB, F. . Show de Alunos do XXII Curso Internacional de Verão da EMB. 2000. Interpretação.
CHAIB, F. ; ESCOBAR, A. . Concerto de Encerramento do XXII Curso Internacional de Verão da EMB. 2000. Interpretação.
CHAIB, F. ; Orquestra Sinfônica do teatro Nacional Cláudio Santoro . CD Sinfonias Brasil 500 Anos - Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. 2000. Registro Fonográfico.
CHAIB, F. ; ASSAD, P. . Duo Assad & Chaib. 1999. Interpretação.
CHAIB, F. ; BAHIA, M. . Show de Alunos do XXI Curso Internacional de Verão da EMB. 1999. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto da Classe de Percussão do XXI Curso Internacional de Verão da EMB. 1999. Interpretação.
CHAIB, F. ; CEDÍCIAS, D. . Big Band do XXI Curso Internacional de Verão da EMB. 1999. Interpretação.
CHAIB, F. ; GIANESELLA, E. . Concerto da Oficina de Arranjo do XXI Curso Internacional de Verão da EMB. 1999. Interpretação.
CHAIB, F. ; Orquestra Sinfônica da EMB . Série Toccata - Orquestra Sinfônica da EMB. 1999. Interpretação.
CHAIB, F. ; GIANESELLA, E. . 1º Concerto do Grupo de Percussão do XXI Curso de Verão da EMB. 1999. Interpretação.
CHAIB, F. ; GIANESELLA, E. . 2º Concerto do Grupo de Percussão do XXI Curso de Verão da EM. 1999. Interpretação.
CHAIB, F. ; ASSAD, P. . Concerto Duo de Piano e Percussão. 1999. Interpretação.
CHAIB, F. ; BAPTISTA, R. . Show dos Grupos de Música Popular. 1998. Interpretação.
CHAIB, F. ; CÉSAR, E. . Orquestra Sinfônica da EMB. 1998. Interpretação.
CHAIB, F. ; CEDÍCIAS, D. . Big Band do XX Curso Internacional de Verão da EMB. 1998. Interpretação.
CHAIB, F. . II Show de Alunos do XX Curso Internacional de Verão da EMB. 1998. Interpretação.
CHAIB, F. . Concerto dos Alunos de Percussão. 1998. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Baião de Dois . Recital de Alunos. 1997. Interpretação.
CHAIB, F. ; AQUINO, M.F. . Núcleo de Música Popular. 1997. Interpretação.
CHAIB, F. ; AQUINO, M.F. . Grupo de Música Popular da EMB. 1997. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Baião de Dois . Concerto II Grupo Baião de Dois. 1997. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Baião de Dois . Concerto I Grupo Baião de Dois. 1997. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo Baião de Dois . Show "Tá Bom Assim, Zequinha?". 1996. Interpretação.
CHAIB, F. ; AQUINO, M.F. . Banda de MPB da EMB - Turno Matutino. 1996. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo de Música Popular da EMB . Grupo de Música Popular da EMB. 1995. Interpretação.
CHAIB, F. ; Grupo de Música Popular da EMB . Happy Hour - Grupo de Música Popular da EMB. 1995. Interpretação.
CHAIB, F. . Composição da obra ECO´S. 2006 (Composição musical).
CHAIB, F. ; CAVALCANTI, P. . CD Frevox - Péricles Cavalcanti. 2013 (Gravação de CD) .
CHAIB, F. ; CAVALCANTI, P. . LIVRO/CD - O CANTO DAS MUSAS. 2012 (Livro/CD) .
CHAIB, F. ; CORREIA, H. . CD Fadomorse Magála Invisível. 2012 (Gravação de CD "Fadomorse Magála Invisível") .
CHAIB, F. ; UFT . CD WASBE 2011 Uniao Filarmonica do Troviscal. 2011 (Gravação de CD ao Vivo da Banda da Uniao Filarmonica do Troviscal) .
CHAIB, F. ; OFB . CD Sinfonias III e IV de Antonio Vitorino D'Almeida. 2009 (Gravação de CD da Orquestra Filarmonia das Beiras) .
CHAIB, F. ; Percorso Ensemble . CD Música Plural. 2009 (Gravação de CD do Percorso Ensemble) .
CHAIB, F. ; Grupo Durum . CD Dimensões. 2008 (Gravação de CD do Grupo Durum Percussão Brasil) .
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . CD Sympathia. 2007 (Gravação de CD do Grupo PIAP) .
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . CD Toronubá - A música de Dimitri Cervo. 2007 (Gravação de CD de Dimitri Cervo) .
CHAIB, F. ; Grupo PIAP . CD Cachuera de Música. 2007 (Gravação de CD ddo Espaço Cachuera) .
CHAIB, F. ; Grupo Durum ; BCSP . DVD STV na Dança. 2005 (Gravação de DVD do Balé da Cidade de São Paulo) .
CHAIB, F. ; Orquestra Sinfônica do teatro Nacional Cláudio Santoro . CD 5 Sinfonias Brasil 500 anos. 2000 (Gravação de CD da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro) .
CHAIB, F. ; Orquestra Sinfônica do teatro Nacional Cláudio Santoro . CD Dia da Cultura - Os Imigrantes e a música. 2000 (Gravação de CD da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro) .
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
A Natureza no Palco: A água como fonte sonora e de exploração tímbrica no repertório percussivo., Descrição: Por ser uma arte recente que ainda não atingiu um século de produção, a música escrita para percussão no Ocidente exige sistematicamente do músico percussionista novas soluções para problemas de performance encontrados no seu repertório. A música contemporânea para percussão é laboratorial e o percussionista precisa a todo instante pensar saídas estratégicas para a performance de obras escritas para essa família de instrumentos. Dentre as diversas possibilidades de exploração tímbrica e de fontes sonoras do universo percussivo, chama-nos a atenção o uso da água em obras de compositores consagrados como John Cage, Tan Dun e Vinko Globokar, através da manipulação de instrumentos como gongos chineses, pratos, agogôs, sinos, copos e até o próprio corpo humano. Tal prática não possui uma sistematização pedagógica ou artística que permita ao intérprete percussionista compreender como manipular o elemento água bem como realizar a exploração tímbrica de instrumentos de percussão submersos. Apesar dos compositores referidos, poucos são os que se arriscam a utilizarem a água como fonte sonora ou recurso de exploração tímbrica, talvez pela escassez de informações a respeito. Desta forma, este trabalho tem como principal objetivo realizar um mapeamento das obras para percussão que se utilizam desse recurso, ilustrando as técnicas e instrumentos utilizados. Após uma pesquisa bibliográfica, selecionaremos pelo menos três obras de referência do repertório, afim de analisarmos e demonstrarmos as técnicas sobre certos instrumentos percussão para sua exploração tímbrica na água bem como a utilização da própria água como fonte sonora. Realizaremos gravações em áudio sobre os distintos instrumentos a serem utilizados com o intuito de percebermos os resultados sonoros obtidos dos mesmos na água. A pesquisa é de abordagem qualitativa e sua metodologia envolve pesquisa bibliográfica e entrevista; levantamento de dados através de gravações dos instrumentos e sua análise espectral; análise técnico-interpretativa das obras selecionadas. O projeto será considerado bem executado ao conseguirmos contribuir para a melhoria da performance do percussionista, bem como para a produção de novas obras que se utilizem do elemento água. Como produto final esperamos amenizar a escassez de material bibliográfico sobre esse assunto específico através da publicação de artigos em periódicos Qualis A da CAPES, apresentação de trabalhos em eventos científicos no Brasil, além da performance de um concerto contendo as obras analisadas, afim de demonstrar na prática os resultados da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa / Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, observamos problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras ou em práticas de musicalização. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e professor de percussão, permitindo otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução e ensino destinados à música que envolve instrumentos de percussão. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2018
Núcleo de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em Percussão do IFG, Descrição: Núcleo de pesquisa interinstitucional (em parceria com a UFG) tendo como subáreas a Performance, o Ensino de Instrumentos Musicais e a Inovação Tecnológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / José Pena - Integrante / Catarina Percinio - Integrante / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro / Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Secretaria de Cultura do Estado de Goiás - Auxílio financeiro / Fundação Nacional de Artes - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 20
-
2014 - 2015
A construção de instrumentos microtonais em metal para percussão: Os desafios da construção do primeiro Sixxen brasileiro para a interpretação de obras de referência, Descrição: Prospectar e desenvolver tecnologia para construção de instrumentos musicais percussivos microtonais, fundamentada na pesquisa de sonoridade de metal em diferentes formatos específicos (Sixxen, simantra de metal e bloco de metal), visando a preparação e execução de diferentes obras artísticas inéditas no Brasil, e publicação dos resultados do processo na forma de relatório final, artigo(s) e um manual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / José Pena - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
Projetos de desenvolvimento
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento tecnológico de protótipos para o melhoramento da performance percussiva, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento tecnológico de protótipos para o melhoramento da performance percussiva, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento tecnológico de protótipos para o melhoramento da performance percussiva, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento tecnológico de protótipos para o melhoramento da performance percussiva, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento tecnológico de protótipos para o melhoramento da performance percussiva, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2019 - Atual
Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento tecnológico de protótipos para o melhoramento da performance percussiva, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2019 - 2022
Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento tecnológico de protótipos para o melhoramento da performance percussiva, Descrição: Desenvolvimento tecnológico de protótipos a partir de quatro mecanismos que auxiliem a execução de instrumentos de percussão e melhorem a performance do percussionista. Tais mecanismos servirão para: acionamento por pedal da esteira da caixa-clara; controle por pedal de placas metálicas na água; abafamento por pedal de crotales; acionamento de baquetas e instrumentos pequenos por alavanca. Objetivos Específicos: 1 - Gerar patentes sobre a produção e incrementos dos protótipos desenvolvidos; 2 - Prover ao músico percussionista mecanismos/acessórios e aplicativos que otimizem montagens e melhorem a sua performance nas atividades musicais; 3 Oferecer à comunidade musical (compositores e intérpretes) recursos de desenvolvimento performativo potencializando composições inéditas, partindo do princípio que o percussionista poderá atingir diferentes níveis de performance do acostumado ao utilizar-se dos materiais desenvolvidos; 4 Contribuir de forma teórico-prática com a comunidade divulgando o processo de criação através da publicação de um manual prático de construção dos protótipos, detalhando o material utilizado, desenho dos projetos e construção, contendo ilustrações e exemplos em arquivos midi. 5 Apresentar os resultados práticos através da realização de um concerto, bem como sua documentação em vídeo, demonstrando a utilização dos materiais desenvolvidos e sua função prática na performance; 6 Dinamizar a mão de obra especializada da região ao criar parcerias de construção e produção de material para os mecanismos e aplicativos desenvolvidos com construtores, programadores e luthiers; 7 Submeter artigos para publicação e apresentação referentes ao trabalho desenvolvido em revistas indexadas (Qualis A), congressos, simpósios e encontros da comunidade acadêmica e científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11
-
2016 - 2022
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12
-
2014 - Atual
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
-
2019 - 2022
Construção e Inovação Instrumental para Percussão: desenvolvimento tecnológico de protótipos para o melhoramento da performance percussiva, Descrição: Desenvolvimento tecnológico de protótipos a partir de quatro mecanismos que auxiliem a execução de instrumentos de percussão e melhorem a performance do percussionista. Tais mecanismos servirão para: acionamento por pedal da esteira da caixa-clara; controle por pedal de placas metálicas na água; abafamento por pedal de crotales; acionamento de baquetas e instrumentos pequenos por alavanca. Objetivos Específicos: 1 - Gerar patentes sobre a produção e incrementos dos protótipos desenvolvidos; 2 - Prover ao músico percussionista mecanismos/acessórios e aplicativos que otimizem montagens e melhorem a sua performance nas atividades musicais; 3 − Oferecer à comunidade musical (compositores e intérpretes) recursos de desenvolvimento performativo potencializando composições inéditas, partindo do princípio que o percussionista poderá atingir diferentes níveis de performance do acostumado ao utilizar-se dos materiais desenvolvidos; 4 − Contribuir de forma teórico-prática com a comunidade divulgando o processo de criação através da publicação de um manual prático de construção dos protótipos, detalhando o material utilizado, desenho dos projetos e construção, contendo ilustrações e exemplos em arquivos midi. 5 − Apresentar os resultados práticos através da realização de um concerto, bem como sua documentação em vídeo, demonstrando a utilização dos materiais desenvolvidos e sua função prática na performance; 6 − Dinamizar a mão de obra especializada da região ao criar parcerias de construção e produção de material para os mecanismos e aplicativos desenvolvidos com construtores, programadores e luthiers; 7 − Submeter artigos para publicação e apresentação referentes ao trabalho desenvolvido em revistas indexadas (Qualis A), congressos, simpósios e encontros da comunidade acadêmica e científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11
-
2016 - 2022
Construção e inovação instrumental para Percussão: incrementação e desenvolvimento tecnológico de protótipos, Descrição: Dentre as diversas questões que circundam o fazer musical percussivo, quatro problemas recorrentes em performances e presentes em diversas obras foram observados e elencados: 1) manipulação da esteira de caixaclara; 2) manipulação de placas metálicas na água (gongos, tamtams, pratos, folhas de zinco, etc.); 3) abafamento de discos de metal pequenos ressonantes (crotales); 4) execução e troca de múltiplas baquetas e pequenos instrumentos. Desta forma, o presente projeto pretende desenvolver protótipos e incrementos de mecanismos instrumentais que auxiliem o percussionista e permitam otimizar e/ou melhorar a sua performance na execução de obras destinadas ao seu repertório. É intuito do projeto gerar patentes sobre essas produções de inovação tecnológica em música. Será realizada uma revisão bibliográfica sobre mecanismos e acessórios instrumentais percussivos, bem como de patentes nessa área. Realizaremos um concerto no final da pesquisa utilizando os protótipos desenvolvidos em obras de referência do repertório, atestando a funcionalidade dos mesmos. A produção de um manual e submissão de artigos para publicação em periódicos indexados (Qualis A1),detalhando o processo de desenvolvimento e construção dos protótipos, assim como o resultado final de todo o processo de produção é também um objetivo desta pesquisa. O projeto é interinstitucional e contará com pesquisadores da UFMG (coordenação), UFOP e IFG (instituições parceiras).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Coordenador / Ronan Gil - Integrante / Charles Augusto Braga Leandro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12
-
2014 - 2016
Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais, Descrição: Inovação na produção de Frame, Pedal, Motor e Tubos Ressonadores para instrumentos de teclados de percussão: Construção e desenvolvimento de peças incrementais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Martins de Castro Chaib - Integrante / Fabio Oliveira - Integrante / Ronan Gil - Coordenador / Leonardo Labrada - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Auxílio financeiro.
Prêmios
2021
Prêmio Destaque de Extensão - 30ª Semana do Donhecimento da UFMG, Pro-Reitoria de Pesquisa - UFMG.
2020
Lei Municipal de Incentivo à Cultura - FUNDO, Prefeitura de Belo Horizonte.
2018
Prêmio de Relevância Acadêmica - 27ª Semana do Conhecimento da UFMG, Pro-Reitoria de Pesquisa - UFMG.
2015
1º Lugar no Concurso Público para provimento de vaga do Magistério Superior - Curso de Música Bacharelado em Percussão da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
2014
Fundo de Arte e Cultura de Goiás - Eventos de Difusão Musical, Seceretaria de Estado da Cultura de Goiás.
2014
Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos 2014, FUNARTE.
2013
Prêmio FUNARTE de Concertos Didáticos 2013, FUNARTE.
2012
Bolsa FUNARTE de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música, Fundação Nacional das Artes - Funarte.
2011
1º Prêmio no CIMCA'11 - II Concurso Internacional de Música de Câmara, Academia de Música de Alcobaça.
2007
PAC 09 - Produção e Gravação de CD, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
2006
First Prize in Vibraphone - IV International Percussion Competition, PAS (Percussive Arts Society) - Italy.
2006
PAC 27 - Projetos Itinerantes de Mostras de Música, Secteraria de Estado da Cultura de São Paulo.
2006
Prêmio Funarte Circulação Música de Concerto, Funarte/Petrobras.
2006
Prêmio Funarte Concerto Didático nas Escolas, Funarte/Petrobras.
2003
Vencedor do I Festival Jovens Intérpretes, Centro Cultural São Paulo.
2003
Prêmio APCA Melhor Grupo de Música de Câmara, APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música. , Avenida Presidente Antônio Carlos - de 4201 a 6499 - lado ímpar, Campus UFMG, 31270010 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34094700, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
12/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Música.,Linhas de pesquisa
2014 - 2015
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor de Percussão dos cursos de Licenciatura em Música e Técnico Tecnológico.
2014 - Atual
Núcleo de Excelência para o Ensino, Pesquisa e Performance em PercussãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Líder
2014 - Atual
Universidade Federal de GoiásVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da Pós Graduação em Música, Carga horária: 4
Outras informações:
Ofereço as disciplinas:
1 - "O gesto na performance musical"
2 - Estudo Individual Orientado do Instrumento
3 - Orientação de Monografia no Mestrado
2013 - 2013
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Estagiário em Direção do Grupo PIAP, Carga horária: 20
Outras informações:
Exerce a condição auxiliar na direção bem como reger o Grupo PIAP, além de dar aulas para os alunos de percussão do curso de Bacharelado em Percussão do Instituto de Artes da UNESP.
Atividades
-
12/2012
Estágios , Instituto de Artes.,Estágio realizado, Especialização em Direção de Grupos de Percussão.
2013 - 2013
ASSOCIACAO JOAO MEINBERG DE ENSINO DE SAO PAULOVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Percussão, Carga horária: 3
2008 - 2009
Projeto Guri Santa MarcelinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6
2011 - 2012
Conservatório de Música David SousaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Percussão, Carga horária: 12
2014 - Atual
Orquestra Sinfônica do Estado de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Músico Convidado, Carga horária: 20
2013 - 2013
Orquestra Sinfônica do Estado de São PauloVínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Músico Convidado, Carga horária: 20
2008 - 2008
Orquestra Sinfônica do Estado de São PauloVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Músico Convidado, Carga horária: 20
2005 - 2005
Orquestra Sinfônica do Estado de São PauloVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Músico Convidado, Carga horária: 20
2008 - 2009
Projeto GuriVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 9
Outras informações:
Projeto Guri da Associação de Cultura e Educação
2009 - 2012
Simantra Grupo de PercussãoVínculo: Membro Fundador, Enquadramento Funcional: Direção Artística e Instrumentista, Carga horária: 10
2004 - 2009
Orquestra Sinfonica da Universidade de São PauloVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: músico convidado, Carga horária: 20
1999 - 2001
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio SantoroVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: músico convidado, Carga horária: 20
Outras informações:
Ver o encarte do CD Brasil 500 Anos para atestar o meu trabalho durante o ano 2000 nessa orquestra.
2004 - 2004
Orquestra Sinfônica do ParanáVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: músico convidado, Carga horária: 20
2001 - 2002
Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico Percussionista, Carga horária: 6
2002 - 2003
Banda Sinfônica Jovem do Estado de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico Percussionista, Carga horária: 6
2003 - 2005
Canhoto Laboratório de Artes da RepresentaçãoVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Diretor Musical, Carga horária: 15
2005 - 2005
CEU Meninos (SP)Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Artista Orientador, Carga horária: 6
1999 - 2000
Orquestra Sinfônica da Regional de Ensino de CeilândiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Timpanista
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Martins de Castro Chaib e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?