Claudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda

Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (2018). Possui o Professional Diploma in Dance Studies (1998, revalidado com equivalência em Mestrado em Artes, na Área de Artes Cênicas, pela UNICAMP) e o Independent Study Programme Certificate (1999), ambos pelo Laban Centre for Movement and Dance, Londres (RU). Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Professor Adjunto do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Dança como coreógrafo, bailarino, professor e pesquisador.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Cênicas

2014 - 2018

Universidade Federal da Bahia
Título: Contraespaços entre dança e arquitetura: uma perspectiva coreológica da obra de Zaha Hadid
Orientador: em Coventry University ( Natalie Garrett Brown)
com Ciane Fernandes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Dança; Arquitetura; Coregrafia; Processo Criativo; Prática como Pesquisa.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Cênicas. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Arquitetura.

Mestrado em Professional Diploma in Dance Studies

1997 - 1998

Laban Centre for Movement and Dance, -
Título: Towards an Amorphous Dance: an Interdisciplinary Approach Involving Movement Analysis, Technique, Historical Investigation, Choreographic Creation and Dance Teaching,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Veronica Jobbins
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dança; Corpo; Análise do Movimento; Coreografia; História da Dança; Ensino da Dança. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Independent Study Programme Certificate

1998 - 1999

Laban Centre For Movement and Dance
Título: Dislocated/ The Aperture Shuts
Orientador: Veronica Jobbins
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Bacharelado em Dança

2005 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Representações de Masculinidade na Dança e no Esporte: Um Olhar sobre a Obra "Jeux" de Vaslav Nijinsky
Orientador: Victor Andrade de Melo
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Curso de Cotidiano da Sala de Aula: Estratégias de Ensinagem. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Introdução ao Body-Mind Centering. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2012 - 2012

Dança ? Princípios em Movimento. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio Pernambuco, SESC PERNAMBUCO, Brasil.

2012 - 2012

A Formação do Artista-Professor na Universidade. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

Dança-Educação. (Carga horária: 20h). , Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.

2010 - 2010

Treinamento de Integração para Novos Docentes. (Carga horária: 17h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2010 - 2010

Palestra com o Professor. (Carga horária: 2h). , São Paulo Companhia de Dança, SPCD, Brasil.

2006 - 2006

Dança e Presença Performativa (Ramsay Burt). (Carga horária: 8h). , Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro, UNIVERCIDADE, Brasil.

2006 - 2006

Workshop/audição Dança Modular (João Saldanha). (Carga horária: 80h). , Serviço Social do Comércio/ RJ, SESC, Brasil.

2006 - 2006

Residência Artística Dança e Tecnologia. , Centro Apolo-Hermilo/ Prefeitura da Cidade do Recife, APOLO-HERMILO, Brasil.

2005 - 2005

Dinâmica e Musicalidade do Movimento (D. Namura). (Carga horária: 8h). , Centro Cultural dos Correios/RJ, CORREIOS, Brasil.

2005 - 2005

Residência Orientação Coreográfica (J. Burrows). (Carga horária: 30h). , Panorama Rio Dança / Serviço Social do Comércio/RJ, SESC, Brasil.

2004 - 2004

O Corpo Pensante (Vera Mantero). (Carga horária: 20h). , Instituto Itaú Cultural (SP) / Paço Imperial (RJ), ITAÚ CULTURAL, Brasil.

2002 - 2002

Residência Artística "AND" (Gary Stevens). (Carga horária: 78h). , Panorama RioArte de Dança / Centro de Arte Hélio Oiticica, HÉLIO OITICICA, Brasil.

2002 - 2002

Práticas, Figuras e Mitos da Comunidade na Dança. (Carga horária: 7h). , Teatro Maison de France / Grupo de Estudos em Dança (RJ), CED/RJ, Brasil.

2002 - 2002

Improvisação (Paulo Mantuano). (Carga horária: 16h). , Espaço Café Cultural Petrobrás Rio de Janeiro, CAFÉ CULTURAL, Brasil.

2002 - 2002

Dança Contemporânea (Maria Alice Poppe). (Carga horária: 16h). , Espaço Café Cultural Petrobrás Rio de Janeiro, CAFÉ CULTURAL, Brasil.

2002 - 2002

Aplicação dos Bartenieff Fundamentals (M. Soares). (Carga horária: 2h). , Encontro Laban 2002, ENCONTRO LABAN, Brasil.

2002 - 2002

Dança Contemporânea (Márcia Milhazes). (Carga horária: 16h). , Espaço Café Cultural Petrobrás Rio de Janeiro, CAFÉ CULTURAL, Brasil.

2002 - 2002

Aspectos Qualitativos da Dança (Rosemary Brandt). (Carga horária: 2h). , Encontro Laban 2002, ENCONTRO LABAN, Brasil.

2002 - 2002

Dança Contemporânea (Márcia Rubin). (Carga horária: 16h). , Espaço Café Cultural Petrobrás Rio de Janeiro, CAFÉ CULTURAL, Brasil.

2001 - 2001

Curadoria em Dança (Roberto Pereira). (Carga horária: 6h). , Instituto Itaú Cultural (SP) / Fundação Joaquim Nabuco (PE), ITAÚ CULTURAL, Brasil.

2000 - 2000

Dança e Improvisação (Cristiana Morganti). (Carga horária: 40h). , Centro Apolo-Hermilo/ Prefeitura da Cidade do Recife, APOLO-HERMILO, Brasil.

1999 - 1999

Dança Solo (Susanne Linke). (Carga horária: 40h). , Internationale Sommertanzwochen Wien, _, Austria.

1999 - 1999

Dança Contemporânea (Jean-Yves Ginnoux). (Carga horária: 10h). , Internationale Sommertanzwochen Wien, _, Austria.

1998 - 1998

Dança Contemporânea (Rui Horta). (Carga horária: 15h). , Tanzwerkstatt Europa, TANZWERKSTATT, Alemanha.

1998 - 1998

Coreografia (Pierre Droulers). (Carga horária: 20h). , Tanzwerkstatt Europa, TANZWERKSTATT, Alemanha.

1997 - 1997

Dança Contemporânea (Debora Colker). (Carga horária: 12h). , Teatro do Parque / Prefeitura da Cidade do Recife, TEATRO DO PARQUE, Brasil.

1997 - 1997

Dança Contemporânea (Dudude Herrmann). (Carga horária: 15h). , II Festival de Dança do Recife, _, Brasil.

1995 - 1995

Tai Chi Chuan (Julio Kushida). (Carga horária: 96h). , Associação Pernambucana de Wu Shu Kung Fu e Tai Chi Chuan, _, Brasil.

1994 - 1994

Dança Contemporânea (Lisa Dalton / Austin Hartel). (Carga horária: 15h). , Teatro do Parque / Prefeitura da Cidade do Recife, TEATRO DO PARQUE, Brasil.

1994 - 1994

Laban (Maria Eduarda Gusmão). (Carga horária: 15h). , Escola de Dança, Recife, _, Brasil.

1994 - 1994

Dança Contemporânea (Marie Louise Thiele). (Carga horária: 6h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

1992 - 1994

Ballet Clássico (Marisa Queiroga). (Carga horária: 558h). , Escola de Dança, Recife, _, Brasil.

1993 - 1993

Dança Contemporânea (S. Eldridge / S. Simões). (Carga horária: 15h). , Academia Nelma Guerra, _, Brasil.

1991 - 1991

Interpretação Teatral (João Denys). (Carga horária: 40h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

1991 - 1991

Interpretação Teatral (Manoel Constantino). (Carga horária: 120h). , Espaço Cultural Arteviva, _, Brasil.

1990 - 1991

Dança Contemporânea (Airton Tenório). (Carga horária: 204h). , Academia Carol Lemos Dançarte, _, Brasil.

1990 - 1990

Iniciação à Interpretação Teatral (Valdi Coutinho). (Carga horária: 60h). , Espaço Cultural Arteviva, _, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Coreografia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Execução da Dança.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança/Especialidade: Ensino da Dança.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LACERDA, C. M. C. L. . Pesquisa em Dança Contraespaço. 2016. (Outro).

LACERDA, C. M. C. L. . XXVI Encontro Nacional de Pró-Reitores de Graduação. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Conferência Nacional LABAN 2018 BRASIL.Contraespaços entre dança e arquitetura: uma perspectiva coreológica da obra de Zaha Hadid. 2018. (Outra).

VI Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação. Criando Contraespaços. 2018. (Congresso).

X Congresso da ABRACE ? Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Transversalidades entre Dança e Arquitetura. 2018. (Congresso).

X Congresso da ABRACE ? Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduaçnao em Artes Cênicas. A Prática como Pequisa através da Arte do Movimento. 2018. (Congresso).

Congresso IFTR (International Federation for Theatre Research) 2017. Affective migrations in the dance making inspired by the architecture of Zaha Hadid. 2017. (Congresso).

URBARTE ? I Encontro de arte, cidade e teatro.Explorando a dança que emerge. 2017. (Encontro).

6º Seminário de Pesquisas em Andamento da USP.A criação em dança contemporânea a partir de uma leitura coreológica da arquitetura de Zaha Hadid. 2016. (Seminário).

VIII Congresso da ABRACE ? Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Pesquisa em dança: por uma questão de fortalecimento. 2014. (Congresso).

VII Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas ? ABRACE.Polifonias Deslizantes: a obra de William Forsythe pelo viés da teoria da desconstrução. 2013. (Outra).

III Seminário Nacional SESC de Arte-Educação. 2012. (Seminário).

II Seminário Dança Teatro Educação.Espaçamento: experienciar a experimentação. 2012. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa em Arte.Dança e Desconstrução ? 1ª parada: Meg Stuart, dançando estados. 2012. (Seminário).

IV Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos Superiores de Dança.O Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco. 2012. (Outra).

V EXPOUFPE.Curso de Licenciatura em Dança da UFPE. 2012. (Outra).

VII Congresso da ABRACE ? Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Experimentações em relação no espetáculo Espaçamento. 2012. (Congresso).

III Fórum Nacional de Coordenadores de Cursos Superiores de Dança.O Curso de Licenciatura em Dança na UFPE. 2011. (Outra).

I Seminário de Pesquisa em Arte. 2011. (Seminário).

VI Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista: uma pesquisa artístico-teórica em dança. 2011. (Outra).

III EXPOUFPE.Curso de Licenciatura em Dança da UFPE. 2010. (Outra).

II Seminário Nacional Sesc de Arte-Educação. 2010. (Seminário).

Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco.Linguagem: Contribuições para a Criação e Aprendizado da Dança. 2009. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Carolina Lobo Montenegro

LACERDA, C. M. C. L.; PINHEIRO, F. B; MARQUES, R. R.. O Corpo Câmera. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação.

Aluno: Kétula Ghislaine Correa da Silva

LACERDA, C. M. C. L.; SIQUEIRA JUNIOR, A. J.. A arte/dança como meio de enfrentamento a violência, criminalidade e vulnerabilidades sociais da juventude contemporânea. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação.

Aluno: Cirlanny do Nascimento Silva

LACERDA, C. M. C. L.; SILVA, E. M. A.; MARQUES, R. R.. Capoeira de Salão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação.

Aluno: Laíse Adriana de brito

LACERDA, C. M. C. L.; LOPES, J. S.; OLIVEIRA, V. M. M.. O En Dehors e o Balé Clássico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação.

Aluno: Suellen Albuquerque Lira

LACERDA, C. M. C. L.; GUIMARAES, M. C. A.; SIQUEIRA JUNIOR, A. J.. Retroalimentação: uma proposta para o ensino da dança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paulo André Aguiar de Santana Filho

LACERDA, C. M. C. L.; GUIMARAES, M. C. A.; PONTES, F. B.. Transversalidades nas Práxis do Artista Educador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Gabriella Beltrão Vaz

LACERDA, C. M. C. L.; GUIMARAES, M. C. A.; SIQUEIRA JUNIOR, A. J.. A Dança Cristã no Recife. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jessica Ferreira de Carvalho

LACERDA, C. M. C. L.; GUIMARAES, M. C. A.; ARAUJO, M. V. B.. A Dança na Infância: propostas metodológicas para o ensino de baby-class. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco.

LACERDA, C. M. C. L.; DANTAS, M. F.; GREBLER, M. A. S.. Concurso público para magistério superior ? UFPE ? Edital 45/2018. 2019. Universidade Federal de Pernambuco.

LACERDA, C. M. C. L.; SIQUEIRA JUNIOR, A. J.; SILVA, I. A.. Presidente da Banca Examinadora da Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto ? Edital nº 29/2018. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

LACERDA, C. M. C. L.; PONTES, F. B.; SANTANA, G. S. C.. Membro Titular da Comissão Examinadora da Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto, Área Pedagogia da Dança, Subárea Metodologia do Ensino da Dança e Estudos do Movimento. 2016. Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação.

LACERDA, C. M. C. L.; GEHRES, A. F.; CAMARGO, R.. Membro Titular da Comissão Examinadora da Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto, Área Técnicas e Práticas da Dança. 2015. Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação.

LACERDA, C. M. C. L.; SILVA, E. M. A.; GABRIELLI, M. A.. Presidente da Comissão Examinadora da Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto, Área Pedagogia da Dança, subárea Dança Popular e Metodologia da Dança. 2015. Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação.

LACERDA, C. M. C. L.; SIQUEIRA JUNIOR, A. J.; BARRETO, L. D.. Concurso para Professor Substituto do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da UFPE. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

LACERDA, C.M.C.L.; PONTES, F. B.; SIQUEIRA JUNIOR, A. J.; FERREIRA, P. H.; TENÓRIO, A.; ARAUJO, M. V. B.. Membro da comissão avaliadora do Teste de Habilidade Específica do vestibular do Curso de Dança da UFPE. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

LACERDA, C. M. C. L.; FERREIRA, P. H.; QUEIROGA, M.; CAMPOS, I.; ASFORA, M.. Comissão Julgadora dos Espetáculos de Dança do 19º Janeiro de Grandes Espetáculos. 2013. XIX Festival Janeiro de Grandes Espetáculos.

ARRAIS, I. C. P. A.;LACERDA, C. M. C. L.; ARAUJO, M. V. B.. Comissão Setorial de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

ARRAIS, I. C. P. A.;LACERDA, C. M. C. L.; ARAUJO, M. V. B.. Comissão Setorial de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

ARRAIS, I. C. P. A.;LACERDA, C. M. C. L.; ARAUJO, M. V. B.. Comissão Setorial de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

LIMA JUNIOR, C. N. S.;LACERDA, C. M. C. L.; MARQUES, R. R.. Comissão Setorial de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

MARQUES, R. R.;LACERDA, C. M. C. L.; PEKALA, M. F. Z.. Comissão Setorial de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

LACERDA, C. M. C. L.; GORKI, G.; SANTOS, D.; SILVA, L. R.; DUQUE, H.. Janeiro de Grandes Espetáculos. 2010. Associação dos Produtores de Artes Cênicas do Estado de Pernambuco.

LACERDA, C. M. C. L.; ARAUJO, M. V. B.; GUIMARAES, M. C. A.. Banca Examinadora da prova específica de dança (teste de aptidão) do vestibular 2011 da UFPE. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

LACERDA, C. M. C. L.. Banca Examinadora da prova específica de dança (teste de aptidão) do vestibular 2010 da UFPE. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

LACERDA, C. M. C. L.. Banca Examinadora da prova específica de dança (teste de aptidão) do vestibular 2009 da UFPE. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Carolina de Souza Bierrenbach

FERNANDES, C.;BIERRENBACH, A. C. S; AMOROSO, Daniela Maria; DANTAS, Mônica F.; GREBLER, Maria Albertina. Contraespaços entre dança e arquitetura: uma perspectiva coreológica da obra de Zaha Hadid. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Daniela Maria Amoroso

AMOROSO, D. M.; FERNANDES, C.. Contraespaços entre dança e arquitetura: uma perspectiva coreológica da obra de Zaha Hadid. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Maria Albertina Silva Grebler

GREBLER, M. A. S.; FERNANDES, C.; AMOROSO, Daniela Maria. Contra espaços entre Dança e Arquitetura: uma perspectiva cronológica da obra de Zaha Hamid. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica) - Universidade Federal da Bahia.

Maria Albertina Silva Grebler

GREBLER, M. A. S.; FERNANDES, C.; AMOROSO, Daniela Maria. O Lugar da Arte do Movimento: a criação em dança contemporânea a partir de uma leitura coreológica da arquitetura de Zaha Hadid. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênica) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Gorete de Sousa Ramalho Medeiros

A Importância da Educação Somática para Manter a Saúde e a Expressividade e Promover as Trocas de Saberes em Dança; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação; (Orientador);

Cirlanny do Nascimento Silva

Capoeira de Salão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Laíse Adriana de brito

O En Dehors e o Balé Clássico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Ana Carolina Lobo Montenegro

O Corpo Câmera; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Laila Côvo Farias

Balé Clássico e Dança Criativa para Crianças: uma metodologia do ensino da dança através do movimento expressivo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Paula Caroline Cordeiro Torres

A Importância de Trabalhar os Fatores de Movimento de Laban e os Padrões Neurológicos Básicos Propostos por Bartenieff e sua Contribuição para o Desenvolvimento Educacional e Motor da Criança; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Stefany Gomes Ribeiro

A Importância da Criação em Dança no Fazer Artístico-pedagógico para Pessoa Idosa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Suellen Albuquerque Lira

Retroalimentação: uma proposta para o ensino da dança; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Irla Silva Avelino Bezerra

Orientação de monitoria da disciplina Estudos do Movimento 1; 2019; Orientação de outra natureza; (Curso de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco ? Centro de Artes e Comunicação; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Evelyn Stephany Santos da Cruz

Monitoria da disciplina Estudos do Movimento 4; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco/PROACAD; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Adriana Katarina Justino dos Santos

Monitoria da disciplina Estudos do Movimento 4; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Adriana Katarina Justino dos Santos

Monitoria da disciplina Estudos do Movimento 1; 2012; Orientação de outra natureza; (Dança) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Gabriella Beltrão Vaz

Monitoria da disciplina Oficina de Dança 3; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco/PROACAD; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Suellen Albuquerque Lira

Monitoria da disciplina Oficina de Dança 3; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco/PROACAD; Orientador: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Victor andrade de Melo

Representações da masculinidade na dança e no esporte: um olhar sobre a obra Jeux de Vaslac Nijinski; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Victor Andrade de Melo;

Victor andrade de Melo

Esporte e arte: relações entre esporte e dança; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Victor Andrade de Melo;

Victor andrade de Melo

Esporte e arte: relações entre esporte e dança; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Victor Andrade de Melo;

Ciane Fernandes

Contraespaços entre dança e arquitetura: uma perspectiva coreológica da obra de Zaha Hadid; 2018; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ciane Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LACERDA, C.M.C.L. . Contraespaços entre dança e arquitetura: relato de processo de pesquisa de/em criação em dança. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online) , v. 17, p. 91-115, 2018.

  • LACERDA, C. M. C. L. . A imaginação corporal, espacial e de movimento informando a criação em dança inspirada pela arquitetura de Zaha Hadid. REPERTÓRIO: TEATRO & DANÇA (ONLINE) , v. 31, p. 236-259, 2018.

  • LACERDA, C.M.C.L. . Pina Bausch e o Wuppertal Tanztheater: Desestruturando e Confrontando Polaridades. Moringa - Artes do Espetáculo (UFPB) , v. 7, p. 141-163, 2016.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Dança e Desconstrução: olhando para a obra de Pina Bausch, William Forsythe e Meg Stuart. Cartema , v. 2, p. 39-62, 2013.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Meg Stuart: dançando estados. Revista Cena , v. 13, p. 435321849511PB1, 2013.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Experienci-Ações em Labilidade. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA) , v. 31, p. 79-94, 2013.

  • MELO, V. A. ; LACERDA, C. M. C. L. . Masculinidade, Dança e Esporte: "Jeux" (Nijinsky, 1913), "Skating Rink" (Borlin, 1922) e "Le Train Bleu" (Nijinska, 1924). Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 30, p. 45-62, 2009.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Cri-ação em Dança: Corpos que Importam. Eita (Recife) , v. ano 2, p. 39-41, 2009.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Dança amorfa: criações e inversões. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA) , v. 19, p. 15-43, 2008.

  • Victor Andrade de Melo ; Mônica Borges Monteiro ; Fábio Faria Peres ; Carlos Augusto Santana Pereira ; Linair Maria Campos ; Mônica Carvalho Silva ; Bianca Castro Vieira ; Isabela Maria Azevedo Buarque Gama ; Michele Cabral ; LACERDA, C. M. C. L. ; Diogo Baptista Pereira ; Juliana Garcia Ramos . O projeto "esporte e arte: diálogos": a construção de um banco de dados. Pensar a Prática (UFG) , v. 10, p. 169-187, 2007.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Pesquisa Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista. 01. ed. Recife: Edição do Autor, 2011. v. 01. 80p .

  • LACERDA, C. M. C. L. . Representações de Masculinidade na Dança e no Esporte: um Olhar sobre Nijinsky e Jeux. 1. ed. Recife: O Autor, 2010. v. 1. 159p .

  • LACERDA, C. M. C. L. . Dança e Desconstrução ? 2ª Parada: William Forsythe, polifonias deslizantes. In: Gabriela Santana; Marcondes Lima; Maria Acselrad; Maria Betânia e Silva. (Org.). Pesquisa e Extensão: diálogos em Artes Visuais, Dança e Teatro. 1ed.Recife: Editora da UFPE, 2016, v. 1, p. 43-60.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento: experienciar a experimentação. In: Rosa Primo; Denise Parra. (Org.). Seminário Dança Teatro Educação - Invenções do Ensino em Arte. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2014, v. , p. 94-106.

  • MELO, V. A. ; LACERDA, C. M. C. L. . Masculinidade e dança, masculinidade e esporte: relações. In: Jorge Dorfman Knijnik. (Org.). Gênero e Esporte: masculinidades e feminilidades. 1ed.Rio de Janeiro: Apicuri, 2010, v. 1, p. 111-136.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Dança e Arquitetura. DOC.arq, Juiz de Fora-MG, p. 38 - 39, 01 abr. 2014.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Transversalidades entre dança e arquitetura. In: X Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas ? ABRACE, 2018, Natal. Anais do X Congresso da ABRACE. Campinas: ABRACE, 2018.

  • LACERDA, C. M. C. L. ; FERNANDES, C. ; SCIALOM, M. ; SASTRE, C. . A Arte do Movimento na Prática como Pesquisa. In: X Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas ? ABRACE, 2018, Natal. Anais do X Congresso da ABRACE. Unicamp: ABRACE, 2018.

  • LACERDA, C.M.C.L. . Criando e escrevendo dança estimulado pela arquitetura de Zaha Hadid. In: IX Congresso da ABRACE ? Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2017, Uberlândia. Anais do IX Congresso da ABRACE. Uberlândia: Memória ABRACE, 2017. v. 1. p. 692-710.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Pesquisa em dança: por uma questão de fortalecimento. In: VIII Congresso da ABRACE ? Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2014, Belo Horizonte. Anais ? VIII Congresso da ABRACE, 2014.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Experimentações em Relação no Espetáculo Espaçamento. In: VII Congresso da ABRACE ? Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2012, Porto Alegre. Memória Abrace Digital. Porto Alegre: Memória ABRACE Digital, 2012.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista: uma pesquisa artístico-teórica em dança. In: VI Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2011, Porto Alegre. Memória Abrace Digital. Porto Alegre: Portal ABRACE, 2011.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Polifonias Deslizantes: a obra de William Forsythe pelo viés da teoria da desconstrução. In: VII Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2013, Belo Horizonte. Anais ? VII Reunião Científica ABRACE. Belo Horizonte: Memória ABRACE, 2013.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista: uma pesquisa artístico-teórica em dança. In: VI Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2011, Porto Alegre. Resumos de Artigos para a VI Reunião Científica, 2011.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Representações de Masculinidade na Dança e no Esporte: Um Olhar sobre Jeux de Vaslav Nijinsky. In: Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ ? Anais do IV Seminário Interno do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

  • LACERDA, C. M. C. L. . Pesquisa, Criação e Aventuras na Dança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Criando Contraespaços. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Contraespaços entre dança e arquitetura: uma perspectiva coreológica da obra de Zaha Hadid. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C.M.C.L. ; FERNANDES, C. ; SCIALOM, M. ; SASTRE, C. . A Prática como Pequisa através da Arte do Movimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LACERDA, C.M.C.L. . Transversalidades entre Dança e Arquitetura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Affective migrations in the dance making inspired by the architecture of Zaha Hadid. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, C.M.C.L. . Explorando a dança que emerge. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, C. M. C. L. . A criação em dança contemporânea a partir de uma leitura coreológica da arquitetura de Zaha Hadid. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Pesquisa em dança: por uma questão de fortalecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Conversando sobre dança: entre o pensamento e a experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Polifonias Deslizantes: a obra de William Forsythe pelo viés da teoria da desconstrução. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Dança e Desconstrução ? 2ª Parada: William Forsythe, Polifonias Deslizantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento: experienciar a experimentação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Dança e Desconstrução ? 1ª parada: Meg Stuart, dançando estados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Experimentações em relação no espetáculo Espaçamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Os Caminhos da Performance nas Linguagens Artísticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista: uma pesquisa artístico-teórica em dança. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Representações de Masculinidade na Dança e no Esporte: um Olhar sobre a Obra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Representações de Masculinidade na Dança e no Esporte: um Olhar sobre a Obra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Representações de Masculinidade na Dança e no Esporte: um Olhar sobre a Obra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Representações de Masculinidade na Dança e no Esporte: um Olhar sobre a Obra "Jeux" de Vaslav Nijinsky. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Representações de Masculinidade na Dança e no Esporte: um Olhar sobre a Obra. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Representações de Masculinidade na Dança e no Esporte: um Olhar sobre a Obra. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Seminário sobre Dança. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Teatro Físico: Mapeando suas Origens. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LACERDA, C. M. C. L. . Trabalhando com Exposição Física na Dança Contemporânea em Espaços Externos. Natal: ABRACE, ANPAP e ANPPOM, 2016. (Tradução/Artigo).

  • FERNANDES, C. ; LACERDA, C. M. C. L. . The Moving Researcher: Laban/Bartenieff movement analysis in performing arts education and creative arts therapies. Londres e Filadélfia: Jessica Kingsley Publishers, 2015 (Revisão em inglês).

  • FERNANDES, C. ; LACERDA, C. M. C. L. . How does 'What Moves Us' move itself? Authentic Variations, Crystal Patterns, and Somatic-Performative Reasearch. Nova York, 2012. (Tradução/Artigo).

  • FERNANDES, C. ; LACERDA, C. M. C. L. . O Corpo em Movimento: O Sistema Laban/Bartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas. São Paulo: Annablume, 2006 (Co-revisão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LACERDA, C. M. C. L. . Entrevista ao noticiário NETV. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LACERDA, C. M. C. L. . Entrevista ao Programa Revista Difusora da Rádio Frei Caneca FM. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LACERDA, C. M. C. L. . Entrevista ao Programa Salada Pop da Rádio Frei Caneca FM. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LACERDA, C. M. C. L. . Entrevista ao Programa Tema Livre da Rádio Folha FM. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LACERDA, C. M. C. L. . Programa de Rádio Conexão UFPE Saúde. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LACERDA, C. M. C. L. . Relatório Parcial da Pesquisa 'Reconhecendo Contraespaços'. 2019. (Relatório de pesquisa).

LACERDA, C. M. C. L. . Residência Contraespaço. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Relatório Final da Pesquisa 'Dança e Desconstrução'. 2013. (Relatório de pesquisa).

LACERDA, C. M. C. L. . Improvisação e Criação em Dança Contemporânea. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança em Vão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança e Desconstrução. 2012. (Relatório de pesquisa).

LACERDA, C. M. C. L. . V EXPOUFPE. 2012. (Professor).

LACERDA, C. M. C. L. . Pós Graduação Lato Sensu em Dança. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LACERDA, C. M. C. L. . Mesa Redonda Artes Cênicas e Outras Artes. 2011. (Palestrante).

LACERDA, C. M. C. L. . Mesa Redonda Novos Perfis Curriculares. 2011. (Palestrante).

LACERDA, C. M. C. L. . XII Feira de Profissões do Colégio Salesiano. 2011. (Professor).

LACERDA, C. M. C. L. . Pós Graduação Lato Sensu em Dança. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

LACERDA, C. M. C. L. . III EXPOUFPE. 2010. (Coordenador).

LACERDA, C. M. C. L. . XI Feira de Profissões do Colégio Salesiano. 2010. (Professor).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança Contemporânea: Técnica e Improvisação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança Contemporânea. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança Contemporânea. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Esporte e Arte: Artes Cênicas. 2008. (Relatório de pesquisa).

LACERDA, C. M. C. L. . Laboratório de Composição Coreográfica. 2007. .

LACERDA, C. M. C. L. . Esporte e Arte: Artes Cênicas. 2007. (Relatório de pesquisa).

LACERDA, C. M. C. L. . Análise do Movimento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Trabalhando o Corpo Pensante-Criativo: Dança Contemporânea e Improvisação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Trabalhando o Corpo Pensante-Criativo: Dança Contemporânea e Improvisação. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Movimento e Dança: Improvisação e Criação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Movimento e Dança: Improvisação e Criação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Movimento e Dança: Improvisação e Criação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança Contemporânea. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Trabalhando o Corpo Pensante-Criativo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Trabalhando o Corpo Pensante-Criativo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Trabalhando o Corpo Pensante-Criativo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança Contemporânea. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Ritmo. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança Contemporânea. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança Contemporânea. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança Contemporânea. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança Contemporânea. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança Contemporânea. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Dança Contemporânea. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Introdução à Coreologia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LACERDA, C. M. C. L. . Debatedor. 2000. (Debatedor dos Espetáculos de Dança).

LACERDA, C. M. C. L. . Transiterrifluxório. 2019. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Transiterrifluxório. 2019. Coreográfica.

LACERDA, C.M.C.L. . Transiterrifluxório. 2018. Coreográfica.

LACERDA, C.M.C.L. . Transiterrifluxório. 2018. Coreográfica.

LACERDA, C.M.C.L. . Transiterrifluxório. 2018. Coreográfica.

LACERDA, C.M.C.L. . Transiterrifluxório. 2018. Coreográfica.

LACERDA, C.M.C.L. ; SÃO BENTO, Cláudia G. ; TENÓRIO, A. ; Isabel Ferreira Dantas . Em Comum. 2018. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Transiterrifluxório. 2018. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Transiterrifluxório. 2018. Coreográfica.

LACERDA, C.M.C.L. . Transiterrifluxório. 2017. Coreográfica.

LACERDA, C.M.C.L. . Transiterrifluxório. 2017. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. ; FIGUEIREDO, J. E. ; LOPES, J. S. ; RIBEIRO, S. G. ; SANTANA, O. M. ; LIMA, C. V. F. M. . Pesquisa em Dança Contraespaço. 2016. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Mostra de finalização da Residência Contraespaço. 2016. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Pesquisa em Dança Contraespaço. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Pesquisa em Dança Contraespaço. 2015. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. ; FIGUEIREDO, J. E. ; LOPES, J. S. ; RIBEIRO, S. G. ; SANTANA, O. M. ; LIMA, C. V. F. M. . Pesquisa em Dança Contraespaço. 2015. Coreográfica.

FERNANDES, C. ; LACERDA, C. M. C. L. . Gebo δ (Diferença). 2014. Performática.

ROBATTO, L. ; LACERDA, C. M. C. L. . Processo Compartilhado. 2014. Diversas.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2014. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2014. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2014. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2014. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2014. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2014. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2013. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2013. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2013. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2013. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2013. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. ; RIBEIRO, S. G. . Intro. 2012. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Pesquisa Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista. 2011. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2011. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2011. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2011. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Espaçamento. 2011. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Pesquisa Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista. 2011. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Real/Duplo. 2010. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deserto Aresta. 2008. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deserto Aresta. 2008. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Interregnum. 2008. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Vento Poeira Larva. 2008. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado-Relocado. 2008. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Interregnum. 2006. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Vento Poeira Larva. 2006. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Bolhas em Interface. 2006. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Bolhas em Interface. 2006. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Bolhas em Interface. 2005. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Vento Poeira Larva. 2005. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Bolhas em Interface. 2005. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . A Cidade no meu Corpo. 2005. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado-Relocado. 2004. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado-Relocado. 2004. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Dual. 2004. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado-Relocado. 2003. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado-Relocado. 2003. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 2003. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Instalação de Movimento. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . O Diafragma Fecha. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . A Cidade no meu Corpo. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Dual. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . O Diafragma Fecha. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . A Cidade no meu Corpo. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . O Diafragma Fecha. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . O Diafragma Fecha. 2002. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . A Cidade no meu Corpo. 2001. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Interferência Amorfa sobre Ponte da Boa Vista. 2001. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . A Cidade no meu Corpo. 2001. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 2001. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 2001. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . O Diafragma Fecha. 2001. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado-Relocado. 2001. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . A Cidade no meu Corpo. 2001. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 2001. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Dual. 2000. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 2000. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . O Diafragma Fecha. 2000. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 2000. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 2000. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . O Diafragma Fecha. 1999. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Deslocado. 1999. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . Dislocated. 1999. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . The Aperture Shuts. 1999. Coreográfica.

LACERDA, C. M. C. L. . The Aperture Shuts. 1999. Coreográfica.

PORTO FILHO, G. ; LACERDA, C. M. C. L. ; SILVA, J. . Housing. 2012. Performance.

LACERDA, C. M. C. L. . Entrevista. 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Reconhecendo Contraespaços, Descrição: Trata-se de uma verificação dos efeitos da pesquisa de Doutorado em Artes Cênicas realizada na Universidade Federal da Bahia, iniciada em março de 2014 e defendida em 23 de janeiro de 2018, com a "coreotese" intitulada Contraespaços entre dança e arquitetura: uma perspectiva coreológica da obra de Zaha Hadid, e a reflexão e o tratamento desses efeitos com vistas à futura publicação da tese em livro. Serão verificadas as reações (questionamentos, comentários, sugestões, etc.) surgidas em apresentações posteriores à defesa, em palestras, seminários, congressos, conversas e outros eventos e em apresentações artísticas do trabalho oriundo da pesquisa de doutorado. Integra o Grupo de Pesquisa Arte, Cultura e Memória, na linha de pesquisa Teoria das Artes Plásticas e Cênicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Dança e Arquitetura, Descrição: Dança e Arquitetura (UFPE ? proc. nº 23076.031854/2013-82). O ponto de partida para esta pesquisa é a relação entre dança contemporânea e o trabalho arquitetônico e visões sobre arquitetura, arte e vida de Zaha Hadid, arquiteta iraniana radicada na Inglaterra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Dança e Desconstrução, Descrição: Dança e Desconstrução (UFPE ? Processo nº 23076.026443/2010-22) Este projeto tem por objetivo interrelacionar a criação em dança e a teoria da desconstrução do filósofo francês Jacques Derrida, num diálogo entre as áreas dos Estudos da Dança, Estudos Coreológicos / Sistema Laban e Filosofia. Pretende-se aprofundar a teoria da desconstrução e conceitos correlatos de Jacques Derrida, assim como o privilégio por ele conferido às forças em detrimento da forma, ideia compartilhada por Gilles Deleuze, e investigar os aspectos nos quais a ferramenta da desconstrução foi utilizada pelos coreógrafo(a)s contemporâneos Pina Bausch, William Forsythe e Meg Stuart, em termos de procedimentos criativos, propostas cênicas e abordagem do corpo dançante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista, Descrição: Pesquisa artístico-teórica subsidiada pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura ? Funcultura (2009). Sua proposta foi dar aprofundar as explorações das relações entre a dança e a arquitetura desconstrutivista, fazendo um cruzamento entre esses dois meios, tendo o espaço como fator em comum, trazendo para a dança a materialidade, a estaticidade e o objetivo primeiramente funcional da arquitetura e, para a arquitetura, o corpo, o movimento, a temporalidade, a efemeridade e o objetivo deliberadamente estético da dança. O lugar para este cruzamento de propriedades foi o(s) corpo(s) no espaço. Esse projeto de pesquisa originou dois produtos: o espetáculo de dança Espaçamento (2011) e o livro Pesquisa Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista (2011).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda - Coordenador / Jefferson Elias de Figueirêdo - Integrante / Juliana Siqueira Lopes - Integrante., Financiador(es): Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Outra.

  • 2009 - 2009

    Des-com-po-si-ção, Descrição: Pesquisa artístico-teórica subsidiada pelo Prêmio Fomento à Produção das Artes Cênicas (2008), da Prefeitura da Cidade do Recife, desenvolvida independentemente em 2009. Esta pesquisa constitui a segunda parte do que chamamos de Trilogia da Arquitetura Desconstrutivista, que reúne estudos teóricos e imagéticos, assim como obras coreográficas, que tiveram como ponto de partida a relação entre a arquitetura desconstrutivista e a dança. Nesta pesquisa, aprofundamos os estudos sobre a teoria da desconstrução e outros conceitos de Jacques Derrida, sobre a arte minimalista e suas relações com a dança contemporânea. Da pesquisa, resultou um ensaio escrito e um estudo coreográfico homônimo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda - Coordenador., Financiador(es): Prefeitura da Cidade do Recife - Outra.

  • 2006 - 2007

    Esporte e Arte: Diálogos, Descrição: Projeto liderado e orientado pelo Prof. Dr. Victor Andrade de Melo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos e Programa de Pós-Graduação em História Comparada/ Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Integrei este projeto como recipiente do PIBIC, com orientação do referido professor, entre maio de 2006 e dezembro de 2007, pesquisando e catalogando obras de dança que tivessem o esporte como tema, componente ou referência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda - Integrante / Mônica Borges Monteiro - Integrante / Fábio Faria Peres - Integrante / Carlos Augusto Santana Pereira - Integrante / Linair Maria Campos - Integrante / Mônica Carvalho Silva - Integrante / Bianca Castro Vieira - Integrante / Isabela Maria Azevedo Buarque Gama - Integrante / Michele Cabral - Integrante / Diogo Baptista Pereira - Integrante / Juliana Garcia Ramos - Integrante / Victor A. de Melo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Bolsa de Doutorado, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2011

Melhor Bailarino - Janeiro de Grandes Espetáculos, APACEPE - Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco.

2008

Prêmio Fomento às Artes Cênicas, Prefeitura da Cidade do Recife.

2008

Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, FUNARTE - Fundação Nacional de Artes.

2006

Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, FUNARTE - Fundação Nacional de Artes.

2006

Bolsa de Iniciação Científica, CNPq.

2002

Prêmio "Destaque em Dança" em 2001, SATED/PE - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Pernambuco.

2002

Prêmio Destaque 2001 (prêmio em conjunto pelo projeto Visões Contemporâneas do Recife), APACEPE - Associação dos Produtores de Artes Cênicas do Estado de Pernambuco.

1997

Bolsa APARTES - Aperfeiçoamento em Artes no Exterior, CAPES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2011

    Pesquisa Independente, _

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2010 - 2011

    Pesquisa independente

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Exerceu o cargo de Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Dança no período entre 01/06/2010 a 31/05/2012 (Processo nº 23076.019362/2010-76). Reconduzido no cargo de Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Dança por 02 (dois) anos, a exercer o mesmo até 31/05/2014 (Processo nº 23076.027664/2012-80). Membro da Comissão Permanente de Arte e Cultura do Centro de Artes e Comunicação ? CAC, desde 21/06/2012.

    Atividades

    • 07/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Artes e Comunicação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Arte e Cultura do Centro de Artes e Comunicação.

    • 05/2010

      Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística.,Cargo ou função, Vice-Coordenador de Curso.

    • 03/2010

      Ensino, Licenciatura em Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, 2010.1: AR538 Introdução à Dança, Turma A4, 30h, 2010.1: AR543 Estudos do Movimento 2, Turma A4, 30h, 2010.1: AR544 Oficina de Dança 2, Turma A4, 60h, 2010.2: AR225 Oficina de Dança, Turma A1, 60h, 2010.2: AR547 Estudos do Movimento 3, Turma A4, 30h, 2010.2: AR548 Oficina de Dança 3, Turma A4, 60h, 2011.1: AR225 Oficina de Dança, Turma A2, 60h, 2011.1: AR538 Introdução à Dança, Turma A4, 30h, 2011.1: AR550 Estudos do Movimento 4, Turma A4, 30h, 2011.1: IN725 Metodologias do Ensino da Dança 3, Turma A4 (60h, compartilhado com Profª Márcia Virgínia), 30h, 2011.2: AR548 Oficina de Dança 3, Turma A4, 60h, 2011.2: AR553 Estudos do Movimento 5, Turma A4, 30h, 2012.1: AR542 Oficina de Dança 1, Turma A4, 60H, 2012.1: AR550 Estudos do Movimento 4, Turma A4, 30h, 2012.1: AR556 Criação em Dança 1, Turma A4, 60h, 2012.2: AR541 Estudos do Movimento 1, Turma A4, 30h, 2012.2: AR553 Estudos do Movimento 5, Turma A4, 30h, 2012.2: AR548 Oficina de Dança 3, Turma A4, 60h, 2013.1: AR556 Criação em Dança, 1, Turma A4, 60h, 2013.1: AR550 Estudos do Movimento 4, Turma A4, 30h, 2013.1: AR551 Oficina de Dança 4, Turma A4, 60h

    • 04/2010 - 03/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística, .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2009

    Prefeitura da Cidade do Recife

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2008 - 2009

    Espaço Companhia dos Homens, _

    Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Livre -Dança Contemporânea, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professor de Curso Livre regular de Dança Contemporânea.

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista Iniciação científica, Enquadramento Funcional: bolsista de pesquisa, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Pesquisa no projeto "Esporte e Arte", na área de dança, sob orientação do Prof. Dr. Victor Andrade de Melo

  • 2004 - 2004

    Espaço Alma, _

    Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Livre -Dança Contemporânea, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professor de Curso Livre regular de Dança Contemporânea.

  • 2003 - 2003

    Estúdio da Companhia de Dança Deborah Colker, _

    Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Livre -Dança Contemporânea, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professor de Curso Livre regular de Dança Contemporânea.

  • 2002 - 2003

    TEX Studio de Dança, _

    Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Livre -Dança Contemporânea, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professor de Curso Livre regular de Dança Contemporânea.

  • 2001 - 2002

    Studio de Danças, _

    Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Livre -Dança Contemporânea, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professor de Curso Livre regular de Dança Contemporânea.

  • 2001 - 2001

    Espaço Experimental, _

    Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Professor de Curso Livre -Dança Contemporânea, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professor de Curso Livre regular de Dança Contemporânea.

  • 2001 - 2001

    Compassos Companhia de Dança, _

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor de Dança Contemporânea, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Professor regular de Dança Contemporânea.

  • 1999 - 2000

    Cais do Corpo Companhia de Dança, _

    Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Bailarino, Carga horária: 9

    Outras informações:
    Bailarino integrante da Cais do Corpo Companhia de Dança (direção: Maria Eduarda Gusmão).

  • 1998 - 1999

    Ground Effect Physical Theatre, _

    Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Bailarino, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Bailarino integrante do grupo Ground Effect Physical Theatre (direção: Aneta Novak-Marcus), sediado em Londres/GB.

  • 1992 - 1997

    Companhia dos Homens, _

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bailarino, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Bailarino integrante da Companhia dos Homens (direção: Airton Tenório)

  • 1990 - 1992

    Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, _

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor de Inglês.