Fernanda Machado da Cunha

Psicóloga formada pela Faculdade Ruy Barbosa em 2005.1, especialista em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung pela UFBA em 2021, pós-graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade Social da Bahia em 2009.Psicóloga organizacional e do Trabalho, tendo atuado na Bosch e na FORD. Psicóloga clínica, docente do Curso de Psicologia na UNIFACS, professora de curso de extensão em psicologia analítica.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização Teoria Analítica de Carl Gustav Jung

2019 - 2021

Universidade Federal da Bahia
Título: A experiência da invalidez: um convite a individuação

Especialização em MBA em Psicologia Organizacional

2010 - 2012

Faculdade Social da BAhia
Título: Construindo a Cultura Oganizacional através da Terapia Empresarial
Orientador: Celia Urpia

Graduação em Psicologia

2001 - 2006

Faculdade Ruy Barbosa
Título: Mulheres Negras: Uma reflexão sobre auto estima frente as questões raciais na mídia.
Orientador: Conceição Casulari

Formação complementar

2007 - 2007

Gestão de Pessoas. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC-BA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Participação em eventos

Workshop Saúde do Trabalharo.Saúde do Trabalhador. 2010. (Outra).

IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. 2005. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Maiana Gonzaga Cardoso

CUNHA, F. M.. A atuação do psicólogo na mediação de conflitos organizacionais. 2017 - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Marcelle Cristine Motta Pontual

CUNHA, F. M.. Geração Y: Perfil dentro de organizações, carreira e retenção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Sabrina Moreira do Bonfim

CUNHA, F. M.. Saúde mental do Trabalhador e o afastamento do exercício profissional: o papel do psicólogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Aluno: Camila Santos de jesus

CUNHA, F. M.. Sofrimento no trabalho: a contribuição do psicólogo para ressignificação do sofrimento psíquico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Jorge Amado.

Produções bibliográficas

  • Cátia Ribeiro ; Daniela Araújo ; MESQUITA, E. ; CUNHA, F. M. ; CARREIRO, J. ; CAL, L. . Interdisciplinaridade no contexto hospitalar. CIENTE-FICO.COM (IMPRESSO) , v. 1, p. 175-178, 2004.

  • CUNHA, F. M. . MÊS PSI 2024 ?QUEM É A/O PSICÓLOGA/O BAIANA/O?? QUEM É A/O PSICÓLOGA/O BAIANA/O? através da discussão sobre A interseccionalidade: As questões de gênero,raça e classe na atuação e formação dos profissionais em Psicologia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CUNHA, F. M. . Um Olhar Junguiano para minorias na contemporaneidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

CUNHA, F. M. . Demissões Voluntárias. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Robert Bosch Limitada. , Rua Via Centro, CIA, 43700000 - Simões Filho, BA - Brasil, Telefone: (71) 21074290, Ramal: 4290

Experiência profissional

2021 - Atual

Robert Bosch Limitada

Vínculo: autónoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica

Outras informações:
Atendimento psicoterapêutico a crianças, adolescentes e adultos; Vivências terapêuticas, utilizando técnicas de meditação, cura da criança interior, facilitadora de grupos.

2016 - 2021

Robert Bosch Limitada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de RH, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pelas atividades da área de desenvolvimento de pessoal; Acolhimento de trabalhadores; Palestras de bem-estar e saúde mental; Grupos de meditação; Idealizadora do programa I Belong voltado para recebimento de trabalhadores que retornam do INSS;

2014 - 2016

Robert Bosch Limitada

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Recursos Humanos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Planejamento Estratégico das contratações de grande volume; ? Supervisão das atividades de Recrutamento e Seleção, bem como o planejamento dos mesmos junto ao cliente; ? Elaboração de seleções por competência; ? Acompanhamento do desenvolvimento e treinamento necessários para garantir a melhoria da performance de todos; ? Participação do Comitê para Implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração; ? Supervisão das atividades de admissão, demissão, controle de benefício; ? Avaliação de Desempenho; ? Gestão dos Programas de: Qualidade de Vida, Integração de Novos Colaboradores, Formação de Líderes e Programa de Estagio; ? Análise de Indicadores, turnover, absenteísmo, dentre outros ? Relatórios gerenciais.

2016 - Atual

Benteler

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de RH, Carga horária: 40

2021 - Atual

Clínica de Psicologia

Vínculo: Autonoma, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 30

2022 - Atual

Universidade Salvador

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: educador, Carga horária: 20