Ewerson Valmor Klettenberg
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) e Pós Graduação "lato sensu" em Engenharia de Produção (2006) pela mesma IES. Pós Graduado "lato sensu" pelo Instituto Exitus - Especialização em MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade - e formado em Black Belt Six Sigma pela ESNT - Escola Superior de Negócios e Tecnologia ? ambos em 2014. Conclui o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas na UFSC - Joinville na linha de pesquisa sobre Novos Materiais. Atualmente é Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica e também docente do Centro Universitário Católica de Santa Catarina - Joinville.
Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas
2016 - 2018
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: AVALIAÇÃO DA ADIÇÃO DE PÓ DE ALUMÍNIO COMO AGENTE GERADOR DE POROS DE UMA ARGAMASSA GEOPOLIMÉRICA,Ano de Obtenção: 2018
Luciano Senff.Coorientador: Derce de Oliveira Souza Recouvreux. Palavras-chave: Metacaulim; Geopolímeros; Porosidade; Reologia.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Novos Materiais. Setores de atividade: Construção de edifícios.
Especialização em MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade
2013 - 2014
Instituto Exitus
Título: Estudo de variação da demanda de produtos acabados - Estudo de Caso em uma montadora.
Orientador: André Luís Almeida Bastos
Especialização em Pós Graduação em Engenharia de Produção
2005 - 2006
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Aplicação do Sistema de Produção Puxado - KANBAN
Orientador: José Luiz Mendes
Graduação em Engenharia Mecânica
1996 - 2002
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Relatório de Estágio Curricular
Orientador: Wilson Jose Mafra
Curso técnico/profissionalizante em Mecânica Geral
1992 - 1992
Formação complementar
2015 - 2016
Avaliação e Reestruturação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Joinville, CATÓLICA SC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Gestão da Rotina à Excelência Operacional. (Carga horária: 2h). , TOOP Consultoria e Treinamento, T.C.T, Brasil.
2014 - 2014
Formação Docente Continuada. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Joinville, CATÓLICA SC, Brasil.
2014 - 2014
CIPA. (Carga horária: 20h). , Coral Medicina e Segurança Ltda, CORAL, Brasil.
2014 - 2014
Gerenciando NTEP /FAP. (Carga horária: 8h). , Proteções Públicas Ltda, PPL, Brasil.
2014 - 2014
Formação em Black Belt - Six Sigma. (Carga horária: 160h). , Escola Superior de Negócios e Tecnologia, ESNT, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Administração do Tempo. (Carga horária: 20h). , Fundação de Estudos do Mar, FEMAR, Brasil.
2012 - 2012
Máquinas e Ferramentas. (Carga horária: 8h). , ASTROTEC, ASTROTEC, Brasil.
2012 - 2012
PVC, o plástico versátil. (Carga horária: 8h). , Braskem, BRASKEM, Brasil.
2003 - 2011
Gestão de RH. (Carga horária: 80h). , Whirlpool Latin America, WLA, Brasil.
2009 - 2009
Auditor Interno do Sistema de Gestão Integrado. (Carga horária: 40h). , Bureal Veritas, BUREAU VERITAS, Brasil.
2008 - 2009
Liderança Lean. (Carga horária: 120h). , Whirlpool Latin America, WLA, Brasil.
2007 - 2007
Processos de Termoformagem. (Carga horária: 18h). , Whirlpool Latin America, WLA, Brasil.
2006 - 2006
Lean Para Lideranças. (Carga horária: 48h). , Whirlpool Latin America, WLA, Brasil.
2005 - 2005
Manutenção `Produtiva Total - TPM. (Carga horária: 48h). , Whirlpool Latin America, WLA, Brasil.
2005 - 2005
Gestão da Qualidade - Mistake Proofing. (Carga horária: 32h). , Whirlpool Latin America, WLA, Brasil.
2005 - 2005
Pulls System. (Carga horária: 40h). , Whirlpool Latin America, WLA, Brasil.
2005 - 2005
Pulls System. (Carga horária: 40h). , Whirlpool Latin America, WLA, Brasil.
2005 - 2005
Cell Disign - Layout Celular. (Carga horária: 40h). , Whirlpool Latin America, WLA, Brasil.
2004 - 2004
Oratória - Técnicas de Apresentação. (Carga horária: 16h). , Bureal de Comunicações e Eventos Ltda, BUREAU, Brasil.
2004 - 2004
Formação de CIPEIROS - CIPA. (Carga horária: 20h). , Whirlpool Latin America, WLA, Brasil.
2004 - 2004
Gestão da Qualidade - Mistake Proofing. (Carga horária: 24h). , Whirlpool Latin America, WLA, Brasil.
2004 - 2004
Relações Trabalhistas e Sindicais. (Carga horária: 16h). , HGM Consultores, HGM CONSULTORES, Brasil.
2004 - 2004
FMEA - Failure Mode & Effect Analysis. (Carga horária: 24h). , OIS Consultoria e Treinamento, OIS, Brasil.
2002 - 2002
Prática do Gerenciamento da Rotina Base Gerencial. (Carga horária: 24h). , FDG - Fundação de Desenvolvimento Gerencial, FDG, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em AutoCad 2D Básico. (Carga horária: 24h). , Fundação Instituto Tecnológico de Joinville, FITEJ, Brasil.
1992 - 1992
Melhoramento de Métodos de Trabalho. (Carga horária: 16h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Professor.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação/Especialidade: Maquinas de Usinagem e Conformação.
Participação em eventos
FECITEJ - Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Joinville.Automatização de estufas de Hidroponia. 2015. (Seminário).
Gestão da Rotina à Excelência Operacional - Onde sua Empresa quer estar?:. 2015. (Seminário).
III Seminário de Iniciação Científica da Católica de Joinville.A DIGNIDADE HUMANA DA MULHER DIANTE DO PROJETO DE LEI 478_2007. 2015. (Seminário).
III Seminário de Iniciação Científica da Católica de Joinville.O ALINHAMENTO DA GESTÃO DE RH COM A GESTÃO DE NEGÓCIO DA EMPRESA XX. 2015. (Seminário).
III Seminário de Iniciação Científica da Católica de Joinville.DEMOCRACIA E PARTIDOS POLÍTICOS. 2015. (Seminário).
V Fórum de Gestores de Instituições de Engenaria. 2015. (Seminário).
FECITEJ - Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Joinville. Análise da Eficiência de Combustão em Motores Utilizados em sistemas de Estacionários.. 2014. (Feira).
I Seminário de Iniciação Científica e Extensão.Análise da Eficiência de Combustão em Motores Utilizados em sistemas de Estacionários.. 2013. (Seminário).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Joinville. , Rua Visconde de Taunay, 427, Atiradores, 89203005 - Joinville, SC - Brasil, Telefone: (47) 31459735, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Centro Universitário ? Católica de Santa Catarina em Jaraguá do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Católica de Santa Cataria em Joinville - SC. Como atribuições: ? elaborar o plano de ação do curso; ? coordenar a elaboração, a implementação e o aperfeiçoamento contínuo do Projeto Pedagógico do curso; ? exercer a supervisão didático-pedagógica do curso e zelar pela qualidade do ensino; ? propor alterações de currículo, de ementas e de regulamentos referentes ao curso, submetendo-os à aprovação dos órgãos competentes; ? representar o curso no âmbito de sua competência; ? participar ativamente do processo de divulgação do curso; ? supervisionar o cumprimento da integralização curricular, a execução dos conteúdos programáticos, calendário acadêmico, horários de aulas e o cumprimento das ações de registros acadêmicos no âmbito do curso; ? acompanhar o desempenho do corpo docente; ? empenhar-se pelo bom desempenho do curso nas avaliações externas; ? incentivar a iniciação à pesquisa e à extensão na área do curso; ? zelar pela ordem e disciplina no âmbito do curso; ? acompanhar, junto aos diversos setores, as informações gerenciais inerentes ao seu curso, tais como, evasão e rendimento acadêmico, dentre outras, propondo ações; ? esclarecer os alunos, quando solicitado, no que se refere a sua vida acadêmica; ? coordenar as reuniões do Colegiado de Curso, no mínimo uma vez por semestre; ? planejar as necessidades de infraestrutura, de pessoal e de apoio às atividades acadêmicas do curso; ? subsidiar a Pró-Reitoria Acadêmica sobre a contratação, abertura de processo administrativo disciplinar, dispensa, afastamento ou demissão de pessoal ligado ao curso; ? elaborar o orçamento de gastos anual do curso e gerernciar
2013 - 2016
Centro Universitário ? Católica de Santa Catarina em Jaraguá do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Compor o quadro docente da Católica de Santa Catarina em Joinville, assessorar os coordenadores dos cursos de Engenharias (Mecânica, Civil, Elétrica e de Produção). Principais atribuições como assessor são atendimento aos alunos, atualizar e desenvolver novos laboratórios para os cursos, em especial ao de Engenharia Mecânica, dentre outros processos administrativos. Ministro as disciplinas: - Introdução à Engenharias; - Sistemas de Qualidade; - Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - Sistemas Produtivos I; - Ferramentas da Qualidade; - Engenharia da Sustentabilidade; - Mapeamento do fluxo de valor de cadeias produtivas.
2012 - 2013
Interporti Logistica SAVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Supervisor de Operações, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável por coordenar as atividades operacionais características da distribuição e organização de produtos e proporcionar suporte de maneira estratégica ao gerente, visando a melhoria dos processos e indicadores da operação. Desenvolver procedimentos operacionais buscando padronizar as atividades em busca de minimizar e até eliminar os erros pertinentes as operações logísticas e assim atender de forma mais robusta e com qualidade a necessidades dos clientes.
2011 - 2012
Marcegaglia do Brasil LtdaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Encarregado de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Responsável pelo controle de produção e gestão dos processos e grupos de pessoas. Coordenar e estruturar as ações de implementação e manutenção de atividades de produção, treinar e orientar equipe de trabalho, distribuir, acompanhar e avaliar execução das atividades, esclarecer dúvidas, administrar recursos, participar da seleção, contratação e demissão de pessoal, providenciar manutenção quando necessário. Como proposta de trabalho o ganho da produtividade e redução do índice de manutenção corretiva dos equipamentos e máquinas.
2002 - 2011
Multibras S/A EletrodomésticosVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Experiência em gerenciar processos de fabricação e grupos de pessoas, responsável por assegurar que os processos sejam seguidos conforme padrões pré-estabelecidos, otimizando e potencializando de forma eficaz os recursos humanos e materiais. Atuar no desenvolvimento e adequações dos processos para absorverem as mudanças dos projetos atendimento aos pré-requisitos. Supervisionar, orientar e treinar equipe na linha de produção. Distribuir, acompanhar e avaliar a execução das atividades, esclarecendo dúvidas e administrando recursos pelas diversar áreas de atuação neste período.
1999 - 1999
COLÉGIO ESTADUAL PLACIDO OLIMPIO DE OLIVEIRAVínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Lecionar aulas de matemática para alunos de 1º e 2º grau (vinte horas semanais). Elaborar e aplicar provas e teste ou outros métodos usuais de avaliação de conhecimentos. Realizar pesquisas e estudos para acompanhar a evolução das ciências.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ewerson Valmor Klettenberg e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?