Cláudio Leinig Pereira da Cunha
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1974), Mestrado em Cardiologia pela Universidade Federal do Paraná (1977) e Doutorado em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Realizou Research Fellowship em Doenças Cardiovasculares na Mayo Clinic, Rochester - MN, USA (1978-79). Professor Titular de Cardiologia da Universidade Federal do Paraná, participa do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna da UFPR. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecocardiografia, Hipertensão Arterial, Doença Coronariana e Valvopatias.
Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado Em Cardiologia
1977 - 1980
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Efeito do Exercício Isométrico e da Nitroglicerina na Dinâmica Ventricular Esquerda.Um Estudo com Ecocardiogramas Analisados por Computador em Pacientes com cardiopatia Coronária
Mestrado em Mestrado Em Cardiologia
1976 - 1977
Universidade Federal do Paraná
Título: Infarto Agudo do Miocárdio:Estudo Evolutivo de 640 Pacientes,Ano de Obtenção: 1977
Especialização - Residência médica
1975 - 1976
Universidade Federal do Paraná
Residência médica em: Clínica MédicaNúmero do registro: . Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
1978 - 1979
Research Fellowship. (Carga horária: 3640h). , Mayo Clinic Minnesota, MCM, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Cardiologia.
Organização de eventos
CUNHA, C.L.P. . XXIII CURSO DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA TORÁCICA E CARDIOVASCULAR DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR. 2007. (Congresso).
CUNHA, C.L.P. . COMISSÃO CIENTÍFICA DO XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOCARDIOGRAFIA. 2007. (Congresso).
CUNHA, C.L.P. . XXI Curso de Cardiologia e Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Hospital de Clínicas. 2006. (Outro).
CUNHA, C.L.P. . XXII Curso de Cardiologia Cirurgica Tóracica e Cardiovascular do Hospital de Clínicas. 2006. (Outro).
Participação em eventos
XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOCARDIOGRAFIA E I SIMPÓSIO DO DEPARTAMENTO DE IMAGEM DA SBC. HVE E Coração do Atleta o Ecocardiograma na Hipertensão Arterial: Diagnóstico e Implicações Clínicas. 2009. (Congresso).
XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOCARDIOGRAFIA I SIMPÓSIO DO DEPARTAMENTO DE IMAGEM DA SBC. Sessão Como eu faço: HP e Análise da Função do VD. 2009. (Congresso).
63º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA. Melhores Temas Livres Orais - Métodos Diagnósticos. 2008. (Congresso).
63º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA. Ecocardiografia. 2008. (Congresso).
63º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA. Passado, presente e futuro da doença aterosclerótica multivascular: abordagem e tratamento ( Past, presente, and future of multivessel disease: Assessment & management. 2008. (Congresso).
I JORNADA CIENTÍFICA DO DEPARTEMENTO DE CLÍNICA MÉDICA.Medicina Cardiovascular. 2008. (Outra).
PRÉ CONGRESSO DO DEPARTAMENTO DE ECOCARDIOGRAFIA. ECOCARDIOGRAFIA NA IC. 2008. (Congresso).
SIMPOSIO PARANAENSE DE IMAGEM EM CARDIOLOGIA.Metodos de Imagem na Doença Arterial Coronariana. 2008. (Simpósio).
SIMPÓSIO PARANAENSE DE IMAGEM EM CARDIOLOGIA. 2008. (Simpósio).
SIMPÓSIO PARANAENSE DE INSIFICI~ENCIA CORONARIANA.Exames Diagnósticos para Investigação de DAC - O que há de novo e Aplicável na prática diária em relação?. 2008. (Simpósio).
SIMPÓSIO PARANAENSE DE INSUFICIÊNCIA CORONARIANA. 2008. (Simpósio).
WORLD CONGRESS PF CARDIOLOGY 2008. 2008. (Congresso).
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOCARDIOGRAFIA. 2008. (Congresso).
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOCARDIOGRAFIA. Desafios em Ecocardiografia. 2008. (Congresso).
XX CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOCARDIOGRAFIA. Valvulopatias. 2008. (Congresso).
19º CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOCARDIOGRAFIA. FRAÇÃO DE EJEÇÃO DO VENTRÍCULO ESQUERDO: QUAL O SIGNIFICADO DOS VÁRIOS MÉTODOS. 2007. (Congresso).
24º CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DA SOCERJ. 2007. (Congresso).
2nd LATIN AMERICAN CARDIOVASCULAR SYMPOSIUM: MANAGEMENT OF CHRONIC HEART FAILURE WITH BETA-BLOCKADE. 2007. (Simpósio).
56th ANNUAL SCIENTIFIC SESSION OF THE AMERICAN COLLEGE OF CARDIOLOGY. 2007. (Congresso).
62º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. CASO CLÍNICO EM ECOCARDIOGRAFIA. 2007. (Congresso).
PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM CARDIOLOGIA.SÍNDROME METABÓLICA. 2007. (Seminário).
SIMPOSIO DE FIBRILAÇÃO ATRIAL DO HOSPITAL ECOVILLE.TERAPEUTICA ATUAL DA FIBRILAÇÃO ATRIAL. 2007. (Simpósio).
SIMPÓSIO PARANAENESE DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA.COLÓQUIO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA. 2007. (Simpósio).
SIMPOSIO PARANAENSE DE IMAGENS EM CARDIOLOGIA.NOVOS METODOS EM CARDIOLOGIA E CORONARIOPATIA. 2007. (Simpósio).
X CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CARDIOLOGIA. ESTENOSE AÓRTICA ASSINTOMÁTICA:QUANDO INDICAR CIRURGIA. 2007. (Congresso).
XV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASLEIRA DE HIPERTENSÃO. 2007. (Congresso).
XXVIII CONGRESSO DA SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2007. (Congresso).
61º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Papel da ecocardiografia no diagnóstico e auxilio a terapeutica na Insuficiencia Cardiaca Diastólica. 2006. (Congresso).
61º Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2006. (Congresso).
I Encontro de Especialistas em Fatores de Risco Cardiometabólico. 2006. (Encontro).
I Simpósio DERC Micromed. 2006. (Simpósio).
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Sistema Renina Agiotensina Aldosterona Encontro de Especialista. 2006. (Congresso).
IX Congresso Sul Brasileiro de Cardiologia. Valvopatias e Endocardite Infecciosa Visão para o Clínico Valvopatia Mitral Assintomática como investigar e quando intervir. 2006. (Congresso).
IX Congresso Sul Brasileiro de Cardiologia. Valvopatias e Endocardite Infecciosa Visão para o Clínico Abordagens Cirurgicas Atuais. 2006. (Congresso).
Simpósio Internacional de Cardiologia Invasiva. 2006. (Simpósio).
Simpósio Paranaense de Ecocardiografia.Analise Ecocardiografia do Remodelamento Ventricular Esquerdo. 2006. (Simpósio).
Simposio Paranaense de Insuficiencia Coronária.Padrão Ouro na prevenção da Insuficiência Coronariana. 2006. (Simpósio).
Simposio Paranaense de Insuficiencia Coronária.Padrão Ouro na Prevenção de Insuficiência Coronariana. 2006. (Simpósio).
VI Congresso Alagoano de Cardiolgia. 2006. (Congresso).
VI Congresso Alagoano de Cardiolgia. 2006. (Congresso).
V Simpósio do Departamento de Eletrofisiologia e Estimulação Cardiaca NN DEECANN. 2006. (Simpósio).
WIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Sistema Renina Angiotensinaaldosterona Estado da Arte. 2006. (Congresso).
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2006. (Congresso).
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2006. (Congresso).
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Genética e Terapia em Doenças Cardiovasculares. 2006. (Congresso).
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Casos Clinicos e Estado da Arte Insuficiencia Cardiaca Congestiva. 2006. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. Quantificação da Função Cardíaca - Papel da Ecocardiografia na Avaliação do Remodelamento Ventricular. 2006. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. 2006. (Congresso).
XVIII Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. Sessão de Temas Livres. 2006. (Congresso).
XVII Jornada Norte Nordeste de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. 2006. (Congresso).
XXI Curso de Cardiologia e Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Hospital de Clínicas.Comportamento Endotelial na Aterosclerose Coronária. 2006. (Outra).
XXI Curso de Cardiologia e Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Hospital de Clínicas.Avanços Atuais no tratamento da insuficiência Coronária. 2006. (Outra).
XXIV Congresso da Sociedade Norte Nordeste de Cardiologia. 2006. (Congresso).
XXVII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 2006. (Congresso).
XXVIII Congresso da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular Norte Nordeste. 2006. (Congresso).
60º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2005. (Congresso).
Congresso Internacional de Cardiologia do Paraná. Hipertensão Arterial. 2005. (Congresso).
Congresso Internacional de Cardiologia do Paraná. Insuficiencia Cardíaca com o tema Avaliação não invasiva. 2005. (Congresso).
Congresso Internacional de Cardiologia do Paraná. 2005. (Congresso).
Simposio Paranaense de Insuficiencia Coronária. 2005. (Simpósio).
Simposio Paranaense de Insuficiencia Coronária.Dislipidemia na Síndrome metabólica. 2005. (Simpósio).
20th Scientific Meeting of the International Society of Hypertension. 2004. (Simpósio).
32º Congresso Paranaense de Cardiologia. 2004. (Congresso).
32º Congresso Paranaense de Cardiologia. Ecodopplercardiografia - Quais os novos avanços e qual a real utilidade na prática clínica. 2004. (Congresso).
32º Congresso Paranaense de Cardiologia. A positividade do Tilt test modifica com a redução do tempo de inclinação basal ( de 45 para 30 minutos) quando seguida de nitro? Análise Randomizada. 2004. (Congresso).
32º Congresso Paranaense de Cardiologia. Banca da Sessão de Temas Livres. 2004. (Congresso).
58º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Intolerância Ortostática em Portadores de Fibrilação Atrial Paroxística. 2004. (Congresso).
58º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Comissão Julgadora Nacional de Temas Livres e Orais e Murais do Congresso. 2004. (Congresso).
58º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Análise Comparativa da Eficácia do Tratamento não Farmacológico entre Pacientes com resposta Vasovagal e a Síndrome da Taquicardia Postural Ortostática ao teste de Inclinação. 2004. (Congresso).
58º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Avaliação da Correlação entre Sintomas e Positividade ao Teste de Inclinação de Pacientes com Síndrome ou Pré-síncope. 2004. (Congresso).
59º Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Tendencia da mortalidade por doenças isquêmicas do coração na cidade de curitiba. 2004. (Congresso).
59º Congresso da Siciedade Brasileira de Cardiologia. A positividade do tilt test modifica com a redução do tempo de inclinação basal ( 45 para 30 minutos) quando sensibilizado com nitroglicerina? Análise Randomizada. 2004. (Congresso).
59º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Na indicação da ressincronização ventricular. 2004. (Congresso).
59º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Cardiologia Geral II. 2004. (Congresso).
59º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Análise da Variabilidade da frequência cardíaca entre os vários tipos de resposta positiva ao Tilt Test. 2004. (Congresso).
59º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2004. (Congresso).
59º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Tendencia da mortalidade por doenças isquêmicas do coração na cidade de curitiba 1980 a 1998. 2004. (Congresso).
II Jornada Sul de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.A implantação das CBHPM no Sul. 2004. (Outra).
II Simpósio Catarinense de Unidades de Dor Torácica.Discussão de Casos Clínicos. 2004. (Simpósio).
I Simpósio Científico INC.Emergencias em Cardiologia. 2004. (Simpósio).
Simposio Cientifico em Comemoração aos 30 anos do Hospital do Coração.A Importancia da Pesquisa da Viabilidade Miocardica no Paciente com Miocardiopatia. 2004. (Simpósio).
Simpósio Paranaense de Ecocardiografia. 2004. (Simpósio).
Simpósio Paranaense de Ecocardiografia.Novos Índices de avaliação da função sistólica do VE. 2004. (Simpósio).
VI Congresso Brasileiro de Clínica Médica. Hipertensão e Proteção Terapêutico. 2004. (Congresso).
VI Congresso Paranaense de Clínica Médica. Os Novos Paradigmas no atendimento da aterosclerose. 2004. (Congresso).
VI Congresso Paranaense de Clínica Médica. 2004. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Medicina Intenciva VIII Forum Latino Americano de Ressuscitação e Emergências Cardiovasculares. Síndrome Coronariana Aguda de Alto Risco e IAM sem supra de ST. 2004. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva VII Forum Latino Americano de Ressuscitação e Emergências Cardiovasculares. 2004. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Ecocardioagrafia. Ressincronização ventricular e novas tecnologias ( strain, strain rate) na prática cardiológica. 2004. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. 2004. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. Abordagem Sistematizada A2. 2004. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. Função Cardíaca e doença coronária. 2004. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. Melhores Temas Livres. 2004. (Congresso).
XVI Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. Eco Adulto. 2004. (Congresso).
31º Congresso Paranaense de cardiologia. Análise comparativa da Eficácia do tratamento não farmacológico entre pacientes com ortostática ao teste de inclinação. 2003. (Congresso).
31º Congresso Paranaense de Cardiologia. 2003. (Congresso).
31º Congresso Paranaense de Cardiologia. Avaliação da correlação entre sintomas e positividade ao teste de inclinação de pacientes com sintomas síncope ou pré-síncope. 2003. (Congresso).
31º Congresso Paranaense de Cardiologia. Alterações dos Anéis Atrioventriculares em pacientes portadores de fibrilação atrial paroxística isolada. 2003. (Congresso).
31º Congresso Paranaense de Cardiologia. Hipertensão Arterial. 2003. (Congresso).
31º Congresso Paranaense de Cardiologia. Debatedor de Apresentação dos Temas Livres. 2003. (Congresso).
58º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualização em dissecção da aorta. 2003. (Congresso).
58º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Estudo da Homocisteína em peciantes com Doença Arterial Coronariana. 2003. (Congresso).
58º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualização em dissecação da aorta. 2003. (Congresso).
III Simpósio Paranaense de Insuficiência Coronária.Discussão de Casos Clínicos. 2003. (Simpósio).
III Simpósio Paranaense de Insuficiência Coronária. 2003. (Simpósio).
II Simposio Paranaense de Insuficiência Cardíaca. 2003. (Simpósio).
II Simpósio Paranaense de Insuficiência Cardíaca.Uso dos novos marcadores no Diagnóstico Prognóstico e Tratamento. 2003. (Simpósio).
Programa de Educação Permanente dos Departamentos Síndrome Metabólica Hipertensiva. 2003. (Outra).
Seminário Integrado Ciencias da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. 2003. (Seminário).
Simposio Paranaense de Ecocardiografia. 2003. (Simpósio).
Simpósio Paranaense de Ecocardiografia.Abordando o tema Insuficiência Aórtica. 2003. (Simpósio).
Simpósio Paranaense de Ecocardiografia.Diagnóstico da Insuficiência Coronariana. 2003. (Simpósio).
VI Reunião Cientifica da Associação Médica do Paraná.Novas Contribuições do VII JNC. 2003. (Outra).
XIII Reunião Cientifica da Associação Médica do Paraná.Hipertensão Arterial Novas Contribuições do VII JNC. 2003. (Outra).
XI Reunião Científica da Associação Médica do Paraná.Novas Diretrizes no Manejo da Hipertensão Arterial. 2003. (Outra).
XIV Reunião Científica da Associação Médica do Paraná.Novas Diretrizes no Manejo da Hipertensão. 2003. (Outra).
X Simpósio Paranaense de Cardiogeriatria.Abordando o Tema Cardiopatia e Diabetes Mellitus. 2003. (Simpósio).
X Simpósio Paranaense de Cardiogeriatria. 2003. (Simpósio).
XV Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. Função Ventricular Indice de performance miocárdica ( Tei Index ) qual seu real valor. 2003. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. 2003. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. Futuro da Ecocardiografia para onde vamos. 2003. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. Valvopatias Avaliação quantitativa da insuficiencia aórtica quando como e por que fazer ?. 2003. (Congresso).
XVII Curso de Cardiologia e Cirurgia Torácica e Cardiovascular Hospital de Clínicas.Diagnostico na Valvopatia Mitral. 2003. (Outra).
XXXVII Jornada Médica Descentralizada da Associação Médica do Paraná e XI Jornada Médica Descentralizada do Conselho Regional de Medicina.Hipertensão Arterial: Novas Contribuições do VII JNC. 2003. (Outra).
Desafios em Cardiologia. 2002. (Outra).
Programa Nacional de Atualização em Mapa e Hipertensão. 2002. (Outra).
Stardardization of Blood Pressure Measurement.Membro Efetivo. 2002. (Outra).
VIII Curso de Arritmias Cardíacas. 2002. (Outra).
XI Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2002. (Congresso).
XI Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia. 2002. (Outra).
XIV Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. Congressista. 2002. (Congresso).
XVI Curso de Cardiologia e Cirurgia Torácica e Cardiovascular.Membro Efetivo. 2002. (Outra).
XXX Congresso Paranaense e VI Congresso Sul Brasileiro de Cardiologia. Membro Efetivo. 2002. (Congresso).
29o. Congresso Paranaense de Cardiologia. 2001. (Congresso).
29o. Congresso Paranaense de Cardiologia. Palestrante. 2001. (Congresso).
Curso Básico de Internet para o Cardiologista. 2001. (Outra).
I Congresso de Acadêmicos de Medicina da Associação Médica Brasileira. Moderador de Colóquio. 2001. (Congresso).
II Simpósio de Cardiologia do Hospital Santa Cruz. 2001. (Simpósio).
II Simpósio de Cardiologia do Hospital Santa Cruz.Palestrante. 2001. (Simpósio).
I SImpósio das Síndromes Coronarianas Agudas. 2001. (Simpósio).
I Simpósio Paranaense de Insuficiência Coronária. 2001. (Simpósio).
LVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Palestrante da Mesa Redonda. 2001. (Congresso).
LVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Coordenador Mesa Redonda. 2001. (Congresso).
LVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2001. (Congresso).
Reunião Clínica do Departamento de Clínica Médica.Palestrante. 2001. (Outra).
Scientific Sessions. 2001. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Clínica Médica. 2001. (Congresso).
VI Curso de Arritmias Cardíacas. 2001. (Outra).
VIII Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular. 2001. (Congresso).
VIII Simpósio Paranaense de Cardiogeriatria. 2001. (Simpósio).
VIII Simpósio Paranaense de Cardiogeriatria.Moderador da Mesa Redonda. 2001. (Simpósio).
XIII Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. 2001. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Ecocardiografia. Integrante - Módulos Interativos. 2001. (Congresso).
XV CUrso de Cardiologia e Cirurgia Toracica e Cardiovascular. 2001. (Outra).
XV Curso de Cardiologia e Cirurgia Torácica e Cardiovascular. 2001. (Outra).
XV Curso de Cardiologia e Cirurgia Torácica e Cardiovascular. 2001. (Outra).
Participação em bancas
CUNHA, C.L.P.. Evidência de Melhora do Acometimento Miocárdio em Crianças com Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) Tratadas com Terapia HAART: Estudo Ecocardiográfico. 2008. Dissertação (Mestrado em Medicina) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CUNHA, C.L.P.. Determinação das Concentrações Séricas da lectina ligante de manose ( MBL) e da proteína C-reativa ( CRP) em portadores da doença de chagas crônica. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. INSUFICIENCIA CARDÍACA: CARACTERISTICAS E IMPACTO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM E MONITORIZAÇÃO TELEFÔNICA NA FREQUENCIA DE INTERNAMENTOS E QUALIDADE DE VIDA. 2007. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Avaliação do Teste de Inclinação Sensibilizado com Nitroglicerina em Distintos Tempos de Fase Basal: 30 Minutos versus 45 Minutos. 2006.
CUNHA, C.L.P.. Intolerância Ortostática em Pacientes com Fibrilação Atrial Isolada Paroxística ou Persistente. 2006.
CUNHA, C.L.P.. Estudo prospectivo duplo-cego cruzado do chá verde ( Camellia sinensis) nas dislipidemias. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Avaliação da concentração plasmática do produto proteico de oxidação avançada ( AOPP) e da proteína creativa de alta sensibilidade ( hs-PCR) em pacientes com doença reumática valvular crônica. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Estudo Ecocardiográfico evolutivo das alterações anátomo funcionais do coração em obesos mórbidos submetidos à cirurgia bariátrica. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Vivência de Perdas: Relação entre eventos significativos, luto e depressão em pacientes internados com doença arterial coronariana. 2008. Tese (Doutorado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal de São Paulo.
CUNHA, C.L.P.. Avaliação Ecocardiográfica de Pacientes Portadores de Doença Renal Crônica em Hemodiálise: Valor dos Novos Índices de Função Diastólica do Ventrículo Esquerdo. 2006.
CUNHA, C.L.P.. Alterações sequenciais da deformação miocárdica longitudinal e radial(strain/strain rate) e das velocidades do Doppler tecidual pulsado em neonatos normais. 2006. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
CUNHA, C.L.P.. Importância da ecocardiografia com contraste por microbolhas em imagem fundamental na valiação de pacientes sob ventilação mecânica no período pós operatório de cirurgia cardíaca. 2006. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
CUNHA, C.L.P.. Acurácia diagnóstica da ecocardiografia sob estresse associada ao estudo da perfusão miocárdica com contraste na avaliação da isquemia miocárdica: estudo compativo entre adenosina e dobutamina. 2005. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
CUNHA, C.L.P.. Valvoplastia Mitral Percutânea com balão de inoue versus comissurótomo metálico resultados imediatos e seguimento de 6 meses e 3 anos de um estudo randomizado. 2003. Tese (Doutorado em MEDICINA) - Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Estudo de Marcadores Prognósticos Clínicos e Doppler - Ecocardiográficos na Miocardiopatia dilatada Chagásica. 2003. Tese (Doutorado em Infectologia e Medicina Tropical) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CUNHA, C.L.P.. Caracterização Ultra Sônica tecidual miocárdica em pacientes com doença de Chagas. 2002. Tese (Doutorado em Medicina (Clínica Médica)) - Universidade de São Paulo.
CUNHA, C.L.P.. Valor da ecocardiografia de perfusão miocárdica com contrate fluorocarbonado administrado por infusão endovenosa periférica contínua na avaliação de viabilidade miocárdica em pacientes submetidos a angioplatia transluminal coronariana: comparação com a ecocardiografia de estresse com dobutamina. 2001. Tese (Doutorado em Cardiologia) - Universidade de São Paulo.
CUNHA, C.L.P.. Concurso Para o Provimento do Cargo de Professor Titular da Universidade Estadual Paulista. 2008. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
CUNHA, C.L.P.. Concurso Docente do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná. 2008. Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Concurso de Residência Médica em Cardiologia Departamento de Clínica Médica. 2008. Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Concurso Publico Para Professor Adjunto em Cardiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CUNHA, C.L.P.. Concurso para Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da Universidade Estadual de Londrina. 2007. Universidade Estadual de Londrina.
CUNHA, C.L.P.. Concurso Publico Para Residencia Medica Em Cardiologia Do Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná. 2007. Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Concurso Professor Substituto. 2004. Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Monitoria. 2004. Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Concurso Publico Departamento de Clínica Médica. 2003. Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Residencia Médica Cardiologia. 2003. Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Bolsa Extensão da Morte Súbita. 2004. Universidade Federal do Paraná.
CUNHA, C.L.P.. Comissão Julgadora Nacional de Temas Livres Orais e Murais do 58º Congresso da Sociedade Brasileira de cardiologia. 2003. Sociedade Brasileira de Carcinologia.
Orientou
Anormalidades cineangiocoronariograficas em pacientes com isquemia miocárdica à cintilografia perfusional e coronárias sem lesõs obstrutivas: estudo descritivo; 2007; Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Estudo prospectivo duplo-cego cruzado do chá verde (Camellia sinensis) nas dislipidemias; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Avaliação do Teste de Inclinação Sensibilizado com Nitroglicerina em distintos tempos de fase basal: 30 minutos versus 45 minutos; 2006; Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Intolerância ortostática em pacientes com Fibrilação Atrial Paroxística; 2006; Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Estudo Ecocardiográfico Evolutivo das Alterações Anátomo-Funcionais do Coração em Obesos Mórbidos Submetidos À Cirurgia Bariátrica; 2004; Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
AVALIAÇÃO CARDIOLÓGICA NA ESCLEROSE SISTÊMICA: Um estudo clínico, eletrocardiográfico, radiológico e Dopplerecocardiográfico; 2000; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Contribuição de novos marcadores bioquímicos para o Diagnóstico do Infarto do Miocárdio; 2000; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Ecocardiografia Transesofágica na Pesquisa de Fonte Embolígena Cardíaca; 2000; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Análise comparativa de imagens em Cintilografia Miocárdica de Perfusão utilizando Teste Farmacológico com Adenosina em protocolos de infusão de 3 e 6 minutos; 1999; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Influência da Qualidade do Sono no Descenso Noturno da Pressão Arterial; 1998; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Alterações morfológicas na árvore pulmonar após cirurgia clássica de Blalock-Taussig; 1998; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Contribuição da abordagem coletiva no tratamento da hipertensão arterial; 1998; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Ecocardiograma sob exercício isométrico e cicloergometria na Forma Indeterminada da Doença de Chagas; 1997; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Alteração do Perfil Lipídico durante a terapia anti-hipertensiva com Hidroclorotiazida: contribuição da reposição oral de potássio; ; 1997; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
MIOCARDIOPATIA DILATADA NA INFÂNCIA: Estudo evolutivo clínico, radiológico, eletrocardiográfico e ecocardiográfico; 1997; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Coorientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Angioplastia Coronariana Transluminal Percutânea Primária no Infarto Agudo do Miocárdio por Oclusão Uniarterial das Coronárias Direita ou Descendente Anterior; 1997; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Uso do Corticosteróide na Infecção Grave de Origem Peritoneal por bactérias Gram-Positivas e Gram-Negativas, experimentalmente induzida em camundongos; 1996; Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Valvoplastia Mitral Percutânea por Cateter-Balão na Gestante com Estenose Mitral; 1996; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Apolipoproteinas A-1 e B, Perfil lipídico e outros Fatores de Risco para Doença Aterosclerótica em Profissionais da Saúde na cidade de Curitiba -PR; 1996; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Estudo de 500 casos de Febre Reumática na Cidade de Curitiba: Aspectos clínicos e epidemiológicos; 1996; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Hipertensão Arterial Limítrofe: Análise do comportamento pressórico através da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 horas - MAPA 24 horas; 1995; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Estudo da Função Sistólica e Diastólica do Ventrículo Esquerdo pela Ecocardiografia de Estresse na Forma Indeterminada da Doença de Chagas; 1995; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Estudo Crítico do Índice Prognóstico Apache II; 1994; Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Estudo do Padrão de Desenvolvimento do Coração Fetal através da Ecocardiografia; 1992; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
ISQUEMIA MIOCÁRDICA SILENCIOSA EM MOTORISTAS DE TÁXI NA CIDADE DE CURITIBA: Avaliação clínica, laboratorial, ergométrica, monitorizaçao eletrocardiográfica contínua e cineangiocoronariográfica; 1992; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Aspectos Bioquímicos e Comportamentais em Trabalhadores de Turnos de Revezamento; Estudo Prospectivo em uma Refinaria de Petróleo; ; 1992; Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
ESTUDO CLÍNICO DA CARDITE REUMÁTICA ATIVA; 1991; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
A EMBOLIA CEREBRAL CARDIOGÊNICA NAS DOENÇAS CEREBROVASCULARES ISQUÊMICAS; Estudo clínico, ecocardiográfico e tomográfico; ; 1988; Dissertação (Mestrado em Medicina (Cardiologia)) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA; Estudo clínico, cicloergométrico, ecocardiográfico, antes e após tratamento com Propranolol e Verapamil; 1987; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Cardiologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
O CORAÇÃO NO HIPERTIREOIDISMO; Estudo clínico, eletro e ecocardiográfico antes e após o tratamento; 1984; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Cardiologia) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
HOMOCISTEINA E DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA: Estudo em 195 pacientes submetidos a Cinecoronariografia; 1997; Tese (Doutorado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná,; Orientador: Cláudio Leinig Pereira da Cunha;
Produções bibliográficas
-
VITOLA, J. V. ; WANDERLEY, M. R. B. ; CERCI, R. J. ; PEREIRA NETO, C. C. ; KORMANN, O. ; FRANCA NETO, O. ; SILVA, J. A. ; da Cunha C L . 10.1007/s12350-015-0156-x. JOURNAL OF NUCLEAR CARDIOLOGY , v. 23, p. 1291-1300, 2016.
-
MENEZES, IGOR ALEXANDRE CÔRTES DE ; SANTOS, MÁRCIO ROBERTO VIANA ; CUNHA, CLÁUDIO LEINIG PEREIRA DA . Evaluation of Endothelial Function on Atherosclerosis using Perfusion Index from Pulse Oximeter. Arquivos Brasileiros de Cardiologia (Impresso) , v. 102, p. 237-244, 2014.
-
KNOPFHOLZ, JOSÉ ; DISSEROL, CAIO CÉSAR DINIZ ; PIERIN, ANDRESSA JARDIM ; SCHIRR, FERNANDA LETÍCIA ; STREISKY, LARISSA ; TAKITO, LILIAN LUMI ; MASSUCHETO LEDESMA, PATRÍCIA ; FARIA-NETO, JOSÉ ROCHA ; OLANDOSKI, MARCIA ; DA CUNHA, CLAUDIO LEINIG PEREIRA ; BANDEIRA, ANTONIO MILTON . Validation of the Friedewald Formula in Patients with Metabolic Syndrome. Cholesterol , v. 2014, p. 1-5, 2014.
-
BORSOI, R. ; CUNHA, C.L.P. ; BARONCINI, L. A. V. . Ocurrence of Myocardial Ischemia in Patients undergoing Pharmacologic Stress Echocardiography: The Impact of Type-D Personality. INTERNATIONAL JOURNAL OF PREVENTIVE MEDICINE , v. 5, p. 895-99-99, 2014.
-
KNOPFHOLZ, JOSÉ ; RADOMINSKI, R. ; ALESSI, Alexandre ; WARZAWIAK, D. ; OLANDOSKI, M. ; FARIA-NETO, JOSÉ ROCHA ; CUNHA, CLÁUDIO LEINIG PEREIRA DA . Esteatose hepática e calcificação coronariana em pacientes assintomáticos portadores de síndrome metabólica. Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica , v. 10, p. 11-14, 2012.
-
CUNHA, C.L.P. . Myocardial perfusion imaging is a strong predictor of death in women. JACC-CARDIOVASC IMAG , v. 4, p. 880-888, 2011.
-
Fadel MVT ; CUNHA, C.L.P. ; REPKA, J. C. ; LEAO, M. T. C. . Inadequate timing between corticosteroid and antibiotics applications increases mortality due to sepsis. The Brazilian Journal of Infectious Diseases , v. 12, p. 416-422, 2008.
-
Luiz de Castro Bastos ; CUNHA, C.L.P. . Anormalidades cineangiocoronariograficas em pacientes com isquemia miocárdica à cintilografia perfusional e coronárias sem lesões obstrutivas: Estudo Descritivo. Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva , v. 15, p. 52-60, 2007.
-
SILVA, M. A. ; NADALIN, E. ; KRAEMER, A. ; BERARDI, G. R. M. ; JORGE, J. C. M. ; CUNHA, C.L.P. . Ablação por Catéter com Radiofrequenciaa de Vias Acessórias Esquerdas por Abordagem Transeptal. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 86, p. 331-335, 2006.
-
CUNHA, L. C. B. P. ; CUNHA, C.L.P. ; SOUZA, Admar Moraes de ; CHIMNACIO NETO, N. ; PEREIRA, R. S. ; SUPLICY, H. L. . Estudo Ecocardiográfico Evolutivo das Alterações Anátomo-Funcionais do Coração em Obesos Submetidos à Cirurgia Bariátrica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 87, p. 615-622, 2006.
-
CUNHA, C.L.P. . Ecocardiografia com Contraste. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 87, p. 197-199, 2006.
-
ULTRAMARI, F. T. ; BUENO, R. R. L. ; CUNHA, C.L.P. ; ANDRADE, P. M. P. ; NERCOLINI, D. C. ; Tarastchuk JC ; GUERIOS, E. E. . Nefropatia induzida pelos meios de contraste radiológico após cateterismo cardíaco diagnóstico e terapêutico. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 87, p. 72-82, 2006.
-
DANIEL, E. ; GERMINIANI, Helio ; NAZARENO, E. R. ; BRAGA, S. V. ; CUNHA, C.L.P. . Tendência da mortalidade por doenças isquêmicas do coração na cidade de Curitiba - Brasil. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 85, p. 100-104, 2005.
-
CUNHA, C.L.P. ; FURLAN, L.H.P. ; MEHTA, N. ; TAVORA, M. Z. P. . Associação de prolapso da valva mitral em pacientes com tilt test positivo. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 83, p. 28, 2004.
-
CUNHA, C.L.P. ; DANIEL, E. . Tendência da mortalidade por doenças isquêmicas do coração na cidade de Curitiba de 1980 a 1998. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 83, p. 32, 2004.
-
CUNHA, C.L.P. . Análise da variabilidade da frequência cardíaca entre os vários tipos de resposta positiva ao Tilt Teste. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 83, p. 114, 2004.
-
CUNHA, C.L.P. ; FURLAN, L.H.P. ; MEHTA, N. ; TAVORA, M. Z. P. . A positividade do Tilt test modifica com a redução do tempo de inclinação basal ( de 45 para 30 minutos) quando sensibilizado com nitroglicerina Análise randomizada. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 83, p. 150, 2004.
-
CUNHA, C.L.P. ; CAUDURO, S. . Strain miocárdico novo metodo para avaliação da disfunção diastólica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 83, p. 53, 2004.
-
CUNHA, C.L.P. ; MEHTA, N. ; TAVORA, M. Z. P. ; SMITH, D.L. . Análise comparativa da eficácia do tratamento não farmacológico entre pacientes com resposta vasovagal e a síndrome da taquicardia postural otostática ao teste de inclinação. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 81, p. 19, 2003.
-
CUNHA, C.L.P. ; MEHTA, N. ; TAVORA, M. Z. P. ; FURLAN, L.H.P. . Intolerancia ortostática em portadores de fibrilação atrial paroxística. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 81, p. 145, 2003.
-
CUNHA, C.L.P. ; SOUZA, Admar Moraes de . Estudo da Homocisteína em pacientes com doenças arterial coronariana documentada por cinconariografia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 81, p. 39, 2003.
-
CUNHA, C.L.P. ; MEHTA, N. ; TAVORA, M. Z. P. ; SMITH, D.L. . Avaliação da correlação entre sintomas e positividadade ao teste de inclinação de pacientes com síncope ou pré síncope. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 81, p. 69, 2003.
-
CUNHA, C.L.P. . Há novos fatores de risco para a Doença Arterial Coronariana. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 81, p. 113, 2003.
-
CUNHA, C.L.P. ; ALESSI, Alexandre ; ALESSI, Cristiane ; PIANA, Edson Rogerio ; ASSIS, Márcia ; OLIVEIRA, Luciano Rodrigo . Influence of Quality of Sleep on the Nocturnal Decline in Blood Pressure During Ambulatory Blood Pressure Monitoring. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 78, n.2, p. 218-223, 2002.
-
CUNHA, C.L.P. ; GASPERIN, Carlos Alberto ; GERMINIANI, Helio ; FACIN, Carlos Roberto ; SOUZA, Admar Moraes de . Análise dos Critérios Eletrocardiográficos para Determinação de Sobrecarga Ventricular Esquerda. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 78, n.1, p. 59-71, 2002.
-
NERCOLINI, D. C. ; BUENO, R. R. L. ; CUNHA, C.L.P. ; GUERIOS, E. E. ; Tarastchuk JC ; PACHECO, A. L. ; GERMINIANI, Helio . Percutaneous mitral balloon valvuloplasty in pregnant women with mitral stenosis. Catheterization and Cardiovascular Interventions , v. 57, p. 318-322, 2002.
-
CUNHA, C.L.P. ; ALESSI, Cristiane ; ALESSI, Alexandre . Análise Comparativo de Imagens em Cintolografia Miocárdica de Perfusão Utilizando Adenosina em Protocolos de Infusão de 3 a 6 mintuos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 79, p. 08, 2002.
-
CUNHA, C.L.P. ; HANNA-SOBRINHO, M. I. ; MESSIAS-REASON, I. J. . Ativação do Sistema Complemento no Infarto Agudo do Miocárdio. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 79, p. 14, 2002.
-
CUNHA, C.L.P. ; OLIVEIRA, M. R. P. . Prevalência dos fatores de Risco para as doenças Cardiovasculares na população de curitiba. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 79, p. 18, 2002.
-
CUNHA, C.L.P. ; OLIVEIRA, M. R. P. . Análise Epidemiológica dos fatores de risco associados a hipertensão arterial na populaçõ de Curitiba. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 79, p. 43, 2002.
-
CUNHA, C.L.P. ; LEMKE, W. ; PINTON, R. C. . Constribuição da Ecocardiografia Transesofágica na pesquisa de fonte embolígena. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 79, p. 97, 2002.
-
GUERIOS, E. E. ; SOUZA, Admar Moraes de ; CUNHA, C.L.P. ; OLIVEIRA, P. F. . Anomalia de Ebstein no Idoso. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 68, p. 39-42, 1997.
-
TORRES, R. P. ; CUNHA, C.L.P. ; MIYAGUE, N. I. . Febre Reumática na Cidade de Curitiba. Aspectos clínicos e epidemiológicos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 69, p. 121, 1997.
-
NERCOLINI, D. C. ; BUENO, R. R. L. ; ANDRADE, P. M. P. ; CUNHA, C.L.P. ; LOURES, D. R. R. . Valvoplastia mitral percutânea por cateter-balão na gestante com Estenose Mitral. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 69, p. 74, 1997.
-
STIER JR., A. L. ; OLIVEIRA, P. F. ; CUNHA, C.L.P. . Qual o significado da depressão recíproca do segmento ST no Infarto Agudo do Miocárdio tratado com trombolítico. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 67, p. 91, 1996.
-
STIER JR., A. L. ; OLIVEIRA, P. F. ; CUNHA, C.L.P. . O valor do eletrocardiograma na avaliação do resultado do tratamento trombolítico endovenoso do infarto agudo do miocárdio. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 67, p. 84, 1996.
-
CARVALHO, R. G. ; LOURES, D. R. R. ; CUNHA, C.L.P. . Abscessos cardíacos em Endocardite Infecciosa. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 67, p. 85, 1996.
-
LOURES, D. R. R. ; CUNHA, C.L.P. ; CARVALHO, R. G. . Complicações neurológicas na Endocardite Infecciosa. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 67, p. 107, 1996.
-
CUNHA, C.L.P. ; URBANETZ, L. A. ; SOUZA, Admar Moraes de ; CUNHA, Gastão Pereira da . Evolutive Doppler Echocardiographic changes in the Indeterminate Phase of Chagas' Disease. European Heart Journal , v. 14, p. 135, 1993.
-
CUNHA, C.L.P. ; COSTA, M. L. ; TEMPORAL, J. . Avaliação do crescimento cardíaco fetal atraves da ecocardiografia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 59, p. 138, 1992.
-
WOLLMANN JR., D. ; STIER JR., A. L. ; CUNHA, C.L.P. ; OLIVEIRA, P. F. ; COSTA, I. A. . Endocardite Infecciosa: análise atualizada e determinantes clínicos para a indicação do tratamento cirúrgico na fase aguda. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 59, p. 216, 1992.
-
CUNHA, C.L.P. ; SOUZA, Admar Moraes de ; URBANETZ, L. A. ; CUNHA, Gastão Pereira da . Avaliação Doppler Ecocardiográfica da função diastólica na forma indeterminada da Doença de Chagas. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 55, p. 139, 1990.
-
MIYAGUE, N. I. ; TORRES, R. P. ; MADUREIRA, J. R. A. ; CUNHA, C.L.P. . Estudo durante a fase aguda da Cardite Reumática. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 55, p. 94, 1990.
-
GERMINIANI, Helio ; BUENO, R. R. L. ; ANDRADE, P. M. P. ; CUNHA, C.L.P. ; SOUZA, Admar Moraes de . Resultados imediatos da valvoplastia mitral com cateter-balão em gestantes. Experiência inicial.. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 53, p. 170, 1989.
-
COSTA, I. A. ; CUNHA, C.L.P. ; SOUZA, Admar Moraes de . Cirurgia conservadora na Endocardite Bacteriana aguda da valva tricúspide. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular , v. 3, p. 125-129, 1988.
-
WESTPHAL, R. J. ; CUNHA, C.L.P. ; SOUZA, Admar Moraes de . Tempo de relaxamento isovolumétrico na Cardiomiopatia Hipertrófica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 51, p. 37, 1988.
-
OLIVEIRA, P. F. ; HANNA-SOBRINHO, M. I. ; CUNHA, Gastão Pereira da ; CUNHA, C.L.P. ; COSTA, I. A. . Endomiocardiofibrose: Diagnóstico e cirurgia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 51, p. 93, 1988.
-
WESTPHAL, R. J. ; CUNHA, C.L.P. ; SOUZA, Admar Moraes de . Análise do movimento sistólico anterior da valva mitral na Cardiomiopatia Hipertrófica pré e pós uso de Propranolol e Verapamil. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 51, p. 121, 1988.
-
ALMEIDA, A. E. M. ; CUNHA, C.L.P. ; CUNHA, Gastão Pereira da . Estudo ecocardiográfico em repouso e exercício isométrico na Doença de Chagas sem cardiopatia aparente. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 51, p. 125, 1988.
-
PRECOMA, D. B. ; SOUZA, Admar Moraes de ; CUNHA, C.L.P. . Embolismo cardiogênico e Doenças Cerebro-vasculares isquêmicas. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 49, p. 40, 1987.
-
MONTEIRO, I. C. ; COSTA, S. M. C. ; CUNHA, C.L.P. ; CUNHA, Gastão Pereira da . Avaliação do risco cardiovascular em pacientes idosos submetidos a cirurgia não-cardíaca de grande porte. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 47, p. 37, 1986.
-
SUGITA, M. ; CUNHA, C.L.P. ; LACERDA JR., F. S. ; SOUZA, Admar Moraes de ; CUNHA, Gastão Pereira da . Avaliação cardiológica não-invasiva no idoso com sopro sistólico. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 47, p. 37, 1986.
-
WESTPHAL, R. J. ; SOUZA, Admar Moraes de ; CUNHA, C.L.P. . Avaliação ecocardiográfica da Cardiomiopatia Hipertrófica Obstrutiva tratada com Verapamil e Propranolol. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 47, p. 144, 1986.
-
CUNHA, C.L.P. ; SOUZA, Admar Moraes de ; SUGITA, M. ; COSTA, I. A. ; CUNHA, Gastão Pereira da . Valor da Ecocardiografia na avaliação da Insuficiência Aórtica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 45, p. 142, 1985.
-
CUNHA, C.L.P. ; SOUZA, Admar Moraes de ; STIER JR., A. L. ; COSTA, I. A. . Endocardite Infecciosa mural diagnosticada por ecocardiograma bidimensional. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 45, p. 134, 1985.
-
LACERDA JR., F. S. ; GANDARILLA, J. B. ; CUNHA, C.L.P. . Crescimento ventricular esquerdo na Valvopatia Aórtica: avaliação comparativa entre o eletrocardiograma e o ecocardiograma. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 45, p. 142, 1985.
-
SOUZA, Admar Moraes de ; CUNHA, C.L.P. ; GRAF, H. ; NICLEWICZ, E. D. ; CUNHA, Gastão Pereira da . Avaliação ecocardiográfica da função ventricular esquerda no Hipertireoidismo. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 43, p. 125, 1984.
-
SOUZA, Admar Moraes de ; CUNHA, C.L.P. ; NICLEWICZ, E. D. ; GRAF, H. ; CUNHA, Gastão Pereira da . Alterações eletrocardiográficas no Hipertireoidismo. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 41, p. 68, 1983.
-
SIQUEIRA-FILHO, A. G. ; CUNHA, C.L.P. ; GIULIANI, E. R. ; SILVA, J. A. . O ecocardiograma no atleta. Análise computadorizada da função ventricular esquerda em jogadores profissionais de futebol. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 39, p. 21-29, 1982.
-
CUNHA, C.L.P. ; CALLAHAN, J. A. ; GIULIANI, E. R. . Achados ecofonocardiográficos na disfunção de próteses valvares cardíacas - análise de 114 casos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 39, p. 55, 1982.
-
CUNHA, Gastão Pereira da ; CUNHA, C.L.P. . O Probucol no tratamento da hipercolesterolemia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 37, p. 63-66, 1981.
-
SIQUEIRA-FILHO, A. G. ; CUNHA, C.L.P. ; TAJIK, A. J. ; SEWARD, J. B. ; SCHATTENBERG, T.S. ; GIULIANI, E. R. . M-mode and two-dimensional echocardiographic features in cardiac amyloidosis. Circulation (New York) , v. 63, p. 188-196, 1981.
-
CUNHA, C.L.P. ; GIULIANI, E. R. . Efeito do exercício isométrico e da nitroglicerina na dinâmica ventricular esquerda. Uma análise ecocardiográfica computadorizada na cardiopatia coronária. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 37, p. 61, 1981.
-
CUNHA, C.L.P. ; GIULIANI, E. R. ; FUSTER, V. ; BRANDENBURG, R. O. ; MCGOON, D. C. . Ecocardiograma pré-operatório como indicador prognóstico na cirurgia da insuficiência mitral. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 34, p. 58, 1980.
-
CUNHA, C.L.P. ; FUSTER, V. ; BRANDENBURG, R. O. ; SEWARD, J. B. ; MCGOON, D. C. ; GIULIANI, E. R. . Cirurgia na Insuficiência Aórtica: Ecocardiograma pré-operatório como indicador prognóstico. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 34, p. 57, 1980.
-
CUNHA, C.L.P. ; TAJIK, A. J. ; SEWARD, J. B. ; SIQUEIRA-FILHO, A. G. ; SCHATTENBERG, T.S. ; GIULIANI, E. R. . Ecocardiografia bidimensional na Amiloidose Cardíaca. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 34, p. 69, 1980.
-
CUNHA, C.L.P. ; GIULIANI, E. R. ; CALLAHAN, J. A. ; PLUTH, J. R. . Echophonocardiographic findings in patients with prosthetic heart valve malfunction. Mayo Clinic Proceedings , v. 55, p. 231-242, 1980.
-
CUNHA, C.L.P. ; GIULIANI, E. R. ; FUSTER, V. ; SEWARD, J. B. ; BRANDENBURG, R. O. ; MCGOON, D. C. . Preoperative M-mode echocardiography as a predictor of surgical results in chronic aortic insufficiency. Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery , v. 79, p. 256-265, 1980.
-
CUNHA, C.L.P. ; GIULIANI, E. R. ; FUSTER, V. ; BRANDENBURG, R. O. ; MCGOON, D. C. . Pre-operative M-mode echocardiography as a predictor of surgical results inchronic mitralinsufficiency. The American Journal of Cardiology , v. 45, p. 156, 1980.
-
CUNHA, C.L.P. ; TAJIK, A. J. ; SEWARD, J. B. ; SIQUEIRA-FILHO, A. G. ; SCHATTENBERG, T.S. ; GIULIANI, E. R. . Characteristic two-dimensional echocardiographic appearance of amyloid heart disease. Circulation (New York) , v. 59, p. 11-18, 1979.
-
CUNHA, C.L.P. ; SUTTON, M. S. J. ; GIULIANI, E. R. . Computerized analysis of echocardiogram in coronary heart disease: The effect of isometric handgrip exercise on left ventricular wall dynamics. Clinical Research and Regulatory Affairs , v. 27, p. 161, 1979.
-
CUNHA, C.L.P. ; GIULIANI, E. R. ; FUSTER, V. ; SEWARD, J. B. ; BRANDENBURG, R. O. . Surgery for aortic insufficiency: Value of M-mode echocardiography as a prognostic indicator. The American Journal of Cardiology , v. 43, p. 406, 1979.
-
CUNHA, C.L.P. ; CUNHA, Gastão Pereira da ; ZUTTERE, D. . Emprego da amiodarona no tratamento das disritmias cardíacas. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 31, p. 2, 1978.
-
CUNHA, C.L.P. ; CUNHA, Gastão Pereira da ; ROCHA, A. L. M. ; LUZ, P. L. . Estudo evolutivo de 640 pacientes com Infarto do Miocárdio. Mortalidade em 5 e 10 anos após a crise aguda. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 30, p. 362, 1977.
-
CUNHA, Gastão Pereira da ; CUNHA, C.L.P. ; LUZ, P. L. . Normalização da morfologia eletrocardiográfica após o infarto do miocardio. Análise de 28 casos. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 30, p. 362, 1977.
-
ROCHA, A. L. M. ; OLIVEIRA, P. F. ; CUNHA, Gastão Pereira da ; CUNHA, C.L.P. . Infarto do Miocárdio abaixo de 20 anos. Apresentação de 2 casos: uma cinecoronariografia normal.. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 30, p. 363, 1977.
-
LUZ, P. L. ; OLIVEIRA, P. F. ; CUNHA, C.L.P. ; CUNHA, Gastão Pereira da . Determinantes hemodinâmicas da evolução tardia pós-infarto do miocárdo. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 30, p. 364, 1977.
-
CUNHA, Gastão Pereira da ; CUNHA, C.L.P. ; MARANHAO, M. F. ; SILVA-JR., O. G. . Maleato de Perhexiline como anti-arritmico na cardiopatia chagásica crônica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 29, p. 255, 1976.
-
CUNHA, Gastão Pereira da ; CUNHA, C.L.P. ; ROCHA, A. L. M. ; CAMPELO, A. P. . A lidoflazina na Doença Coronária. Sua ação sobre mitocôndrias isoladas. Arquivos Brasileiros de Cardiologia , v. 27, p. 337-345, 1974.
-
CUNHA, C.L.P. . Endocardite Infecciosa. In: Alvaro Réa Neto; Angelo Luiz Tesser; Silva Sobrinho. (Org.). Medicina de Emergência e Medicina Intensiva. Curitiba: Knowmed. Editoração e Sistemas Ltda, 1996, v. , p. -.
-
CUNHA, C.L.P. ; ZÉTOLA, Vhf . Alterações Cardiológicas e Doença Cerebrovascular. In: Gagliardi, RJ. (Org.). Doenças Cerebrovasculares:Condutas. São Paulo: Geográfica e Editora, 1996, v. , p. -.
-
CUNHA, C.L.P. ; CARVALHO, F ; CUNHA, Gastão Pereira da . Prevenção da Aterosclerose na Infância. In: Macruz,R; Snitcowsky, R. (Org.). Cardiologia Pediátrica. São Paulo: , 1983, v. , p. 645-653.
-
CUNHA, C.L.P. ; CUNHA, Gastão Pereira da . A Hipertensão Arterial Complicada e seu Tratamento. In: Benchimol, A.A; Schlsesinger,P.;. (Org.). Enciclopédia Médica Brasileira - Cardiologia. Rio de Janeiro: E. Manole, 1981, v. 2, p. 1-15.
-
CUNHA, C.L.P. . O Dia do Médico. Gazeta do Povo, Curitiba-Pr, 18 out. 2002.
-
CUNHA, C.L.P. . Considerações sobre o Ensino Médico. Jornal da Associação Médica do Paraná, Curitiba-PR, 04 jun. 2002.
-
SMITH, D.L. ; TAVORA, M. Z. P. ; MEHTA, N. ; ORTIZ, M. R. ; CUNHA, C.L.P. . AVALIAÇÃO DE INTOLERANCIA ORTOSTATICA POR MEIO DE TILT TESTE EM PACIENTES COM FIBRILAÇÃO ATRIAL PAROXISTICA:ISOLADA VERSUS HIPERTENSÃO ARTERIAL. In: 62° CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA, 2007, SÃO PAULO. ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. RIO DE JANEIRO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2007. v. 89. p. 59-59.
-
ORTIZ, M. R. ; TAVORA, M. Z. P. ; MEHTA, N. ; SMITH, D.L. ; CUNHA, C.L.P. . É POSSIVEL PREDIZER A LOCALIZAÇÃO PELO ECG DE VIAS ANÔMALAS COM PRÉ-EXCITAÇÃO VENTRICULAR SUBMETIDAS À ABLAÇÃO NO INTERIOR DA VEIA CARDÍACA MÉDIA?. In: 62º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA, 2007, SÃO PAULO. ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. RIO DE JANEIRO: SOCIEDADE BRASILEIRA DA CARDIOLOGIA, 2007. v. 89. p. 116-116.
-
ORTIZ, M. R. ; TAVORA, M. Z. P. ; MEHTA, N. ; SMITH, D.L. ; CUNHA, C.L.P. . PODE-SE SUGERIR A LOCALIZAÇÃO EPICÁRDICA DE VIAS ANOMALAS POSTERIOR PELA ANALISE DO ELETROCARDIOGRAMA?. In: 62º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA, 2007, SÃO PAULO. ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. RIO DE JANEIRO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2007. v. 89. p. 173-173.
-
ORTIZ, M. R. ; TAVORA, M. Z. P. ; MEHTA, N. ; SMITH, D.L. ; CUNHA, C.L.P. . ABLAÇÃO DE TAQUICARDIA SINUSAL INAPROPRIADA- MODULAÇÃODO NÓ SINUSAL UTILIZNDO O SISTEMA CARTO XP. In: 62º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA, 2007, SÃO PAULO. ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. RIO DE JANEIRO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2007. v. 89. p. 96-96.
-
CUNHA, C.L.P. ; GERMINIANI, Helio ; MEHTA, N. ; ORTIZ, M. R. ; TAVORA, M. Z. P. . ABLAÇÃO POR RADIOFREQUENCIA DE FIBRILAÇÃO ATRIAL PELA TECNICA DE ISOLAMENTO ELETRICO DAS VEIAS PULMONARES PELO CARTO XP. In: 62º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA, 2007, SÃO PAULO. ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. RIO DE JANEIRO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2007. v. 89. p. 69-69.
-
CUNHA, C.L.P. . O TESTE DE INCLINAÇÃO TEM A MESMA POSITIVIDADE QUANDO REALIZADO COM DIFERENTES DOSES DE NITROGLICERINA. In: 63º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2008, Curitiba. Sociedade Brasileira de cardiologia, 2008. v. 91.
-
CUNHA, C.L.P. . FLUTTER ATRIAL MIMETIZANDO TAQUICARDIA VENTRICULAR NO ELETROCARDIOGRAMA. In: 63º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2008, Curitiba. Sociedade Brasileira de cardiologia. v. 91.
-
CUNHA, C.L.P. . ABLAÇÃO POR RADIOFREQUENCIA DE FIBRILAÇÃO ATRIAL PAROXÍSTICA OU PERSISTÊNCIA PELO ISOLAMENTO ELÉTRICO E ANATÔMICO PELO SISTEMA CART-XP. In: 63º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2008, Curitiba. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2008. v. 91.
-
CUNHA, C.L.P. . PROTOCOLOS DE CÉLULA TRONCO. In: XXIII CURSO DE CARDIOLOGIA E CIRURGIA TORÁCICA E CARDIOVASCULAR DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR, 2007, CURITIBA. ANAIS DO EVENTO. CURITIBA: HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR, 2007.
-
CUNHA, C.L.P. . ATUALIZAÇÃO EM ECOCARDIOGRAFIA. In: 62º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA, 2007, SÃO PAULO. ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. RIO DE JANEIRO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2007. v. 89. p. 101-101.
-
CUNHA, C.L.P. . AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO SISTOLICA PELA DOPPLER ECOCARDIOGAFIA. In: 62º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA, 2007, SÃO PAULO. ARQUIVOS BRASILEIROS DE CARDIOLOGIA. RIO DE JANEIRO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA, 2007. v. 89. p. 156-156.
-
CUNHA, C.L.P. . NOVOS DESAFIOS NA REDUÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR. In: SIMPÓSIO PARANAENSE DE CARDIOLOGIA PREVENTIVA, 2007, CASCAVEL, PR. ANAIS DO EVENTO. CURITIBA: SOCIEDADE PARANAENSE DE CARDIOLOGIA, 2007.
-
CUNHA, C.L.P. . VALVOPATIA. In: 35º CONGRESSO PARANAENSE DE CARDIOLOGIA, 2007, MARINGÁ, PR. ANAIS DO EVENTO. CURITIBA: SOCIEDADE PARANAENSE DE CARDIOLOGIA, 2007.
-
CUNHA, C.L.P. . Avanços Atuais no Tratamento da Insuficiencia Coronária. In: XXI Curso de Cardiologia e Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Hospital de Clínicas, 2006, Curitiba. Anais de congresso, 2006.
-
CUNHA, C.L.P. . Valvopatias e Endocardite Infecciosa Visão para o Clínico Valvopatia Mitral Assintomática como investigar e quando intervir. In: IX Congresso Sul Brasileiro de Cardiologia, 2006, Londrina. Anais de congresso, 2006.
-
CUNHA, C.L.P. . Padrão Ouro na Prevenção da Insuficiencia Coroniariana. In: Simposio Paranaense de Insuficiencia Coronária, 2006. Anais de congresso, 2006.
-
CUNHA, C.L.P. . XIv Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. In: XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2006, Curitiba. Casos Clínicose e Estado da Arte Insuficiencia Cardiaca Congestiva, 2006.
-
CUNHA, C.L.P. . Sistema Renina Angiotensina Aldosterona. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, 2006, Curitiba. Anais de Congresso, 2006.
-
CUNHA, C.L.P. . Papel da Ecocardiografia no diagnostico e auxilio à terapeutica na Insuficiencia Cardiaca Diastolica. In: 61º Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2006, Recife. Anais de Congresso, 2006.
-
CUNHA, C.L.P. . Analise Ecocardiografia do Remodelamento Ventricular Esquerdo. In: Simpósio Paranaense de Ecocardiografia, 2006. Anais de congresso, 2006.
-
CUNHA, C.L.P. . A Importancia da Pesquisa da Viabilidade Miocardica no Paciente com Miocardiopatia. In: Simposio Cientifico em Comemoração aos 30 anos do Hospital do Coração, 2004, Curitiba. Anais de congresso, 2004.
-
CUNHA, C.L.P. . Cardiologia Geral I. In: 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2004, Curitiba. Anais de Congresso, 2004.
-
CUNHA, C.L.P. . Como eu faço: HP e Análise da Função do VD. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CUNHA, C.L.P. . HVE e Coração do Atleta Tema: O Ecocardiograma na Hipertensão Arterial: Diagnóstico e Implicações Clínicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
CUNHA, C.L.P. . IV Curso de Emergências Cardiológicas da Liga Acadêmcia do Coração da UFPR e do Serviço de Cardiologia do HC-UFPR. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CUNHA, C.L.P. . XXI Curso de Cardiologia e Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Hospital de Clínicas da UFPR. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CUNHA, C.L.P. . II Curso de Emergências cardiológicas da Liga Acadêmica do Coração - UFPR. 2006. .
CUNHA, C.L.P. . 7º Curso Básico de Arritmias. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CUNHA, C.L.P. . Grupo Especializado na Cardiorenoproteção. 2006. (Revalidação Título de Especialista).
CUNHA, C.L.P. . Hipertensão Arterial e Fontes Cardioembólicas. 2004. .
CUNHA, C.L.P. . Hipertensão Arterial. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CUNHA, C.L.P. . Doenças Cardiovasculares e Diabetes. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CUNHA, C.L.P. . XIX Curso de Cardiologia e Cirurgia Toracica e Cardiovascular. 2004. .
CUNHA, C.L.P. . XIX Curso de Cardiologia e Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Hospital de Clínicas da UFPR. 2004. .
CUNHA, C.L.P. . Curso Nacional de Reciclagem em Cardiologia da SBC. 2004. .
CUNHA, C.L.P. . XVII Curso de Cardiologia e Cirurgia Torácica e Cardiovascular Hospital de Clínicas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CUNHA, C.L.P. . XL Curso Básico de Eletrocardiografia IV Curso Básico de Arritmias Cardíacas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CUNHA, C.L.P. . Novas Diretrizes no manejo da hipertensão Arterial. 2003. .
CUNHA, C.L.P. . Avaliação de Fatores de Risco Para Infarto do Miocárdio. 2003. .
CUNHA, C.L.P. . Hipertensão Arterial Tratamento. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
Análise crítica dos Testes Ergométricos e Ecocardiogramas nos pacientes com Doença de Chagas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Descrição: Estudo retrospectivo dos testes ergométricos e ecocardiogramas dos pacientes com Doença de Chagas, visando avaliar a contribuição destes exames na condução clínica dos pacientes, assim como riscos potenciais da realização dos mesmos (testes ergométricos e ecocardiograma sob estresse). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cláudio Leinig Pereira da Cunha - Coordenador.
-
2010 - Atual
AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO ENDOTELIAL DE SERES HUMANOS EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE UTILIZANDO O ÍNDICE DE PERFUSÃO DERIVADO DA OXIMETRIA DE PULSO, Descrição: O impacto das doenças cardiovasculares no mundo moderno é amplo e visível em termos de saúde individual e pública. Apesar dos avanços das últimas décadas, a demanda por métodos de avaliação diagnóstica e terapêutica mais acurados se faz premente. As técnicas de avaliação da função endotelial de seres humanos têm se mostrado promissoras nesse panorama, com evidências científicas expressivas com relação ao potencial de tais técnicas com relação à avaliação e acompanhamento de pacientes em risco de/ou com doenças ateroscleróticas estabelecidas. Entretanto, o alto custo e dificuldades técnicas específicas de tais métodos dificultam a disseminação pela prática clínica diária. Nesse cenário, o presente projeto visa caracterizar o índíce de perfusão da oximetria de pulso, como possível método de avaliação da função endotelial em pacientes ingressos na atenção primária a saúde .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cláudio Leinig Pereira da Cunha - Coordenador / Igor Alexandre Côrtes de Menezes - Integrante.
Prêmios
1974
Prêmio Nilo Cairo (1º LUGAR NO CURSO DE MEDICINA), Universidade Federal do Paraná.
1974
Prêmio Hildebrando de Araujo (1º LUGAR NO 5º ANO MÉDICO), Universidade Federal do Paraná.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica Médica. , Rua General Carneiro, 181 - 10 andar, Alto da Glória, 80060-150 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 32628664, Fax: (41) 32628479, URL da Homepage:
Experiência profissional
1978 - Atual
Universidade Federal do ParanáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor Titular em Cardiologia no Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná, classificado em primeiro lugar no concurso
Atividades
-
12/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Iniciação Científica, .,Linhas de pesquisa
-
01/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Iniciação Científica, .,Linhas de pesquisa
-
05/1999
Direção e administração, Setor de Ciências da Saúde, Departamento de Clínica Médica.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Clínica Médica.
-
01/1990
Ensino, Medicina Interna, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Medicina Interna III - Emergências Médicas
-
01/1980
Ensino, Curso de Especialização Em Cardiologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cardiologia Clínica, Métodos Diagnósticos em Cardiologia, Medicina Interna III - Emergências Médicas
-
09/1978
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cardiologia e Angiologia, Clínica Médica e Cirúrgica I
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Cláudio Leinig Pereira da Cunha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?