José Roberto Pereira de Sousa

LICENCIADO em Ciências Biológicas (UEMA, 1995); BACHAREL em Direito (FACIMP, 2009); MESTRE em Zoologia (UFPA-MPEG, 2008) e DOUTOR em Zoologia - Conservação e Ecologia (UFPA-MPEG, 2014). Professor Adjunto III da Universidade Estadual do Maranhão - Centro de Ciências Agrárias, Campus de São Luís, MA. Bolsista de produtividade institucional (UEMA). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Agricultura e Ambiente da UEMA. Membro das Sociedades: Brasileira de Entomologia e Entomológica do Brasil. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ecologia de Dípteros, atuando principalmente nos seguintes temas: Inventários e Ecologia de comunidades de dípteros necrófagos (Famílias Calliphoridae e Sarcophagidae); Conservação e indicadores de biodiversidade.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em ZOOLOGIA (CONCEITO CAPES 5)

2010 - 2014

Universidade Federal do Pará / Museu Paraense Emílio Goeldi
Título: Comunidades de Moscas Calliphoridae e Sarcophagidae (Diptera,Oestroidea) no estado do Maranhão: Diferenças entre as zonas fitogeográficas e influência dos fatores ambientais e antrópicos.
Maria Cristina Esposito. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil. Palavras-chave: Moscas varejeiras; Heterogeneidade ambiental; Impacto antrópico; Califorídeos; Sarcofagídeos.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia. Setores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Mestrado em ZOOLOGIA (CONCEITO CAPES 5)

2006 - 2008

Universidade Federal do Pará / Museu Paraense Emílio Goeldi
Título: A fauna de califorídeos e sarcofagídeos (Insecta, Diptera) das matas e clareiras com diferentes coberturas vegetais da base de extração petrolífera, bacia do rio Urucu, Coari, Amazonas.,Ano de Obtenção: 2008
Maria Cristina Esposito.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Entomologia, Levantamento de Insetos, Ecologia de.

Especialização em Gestão e Manejo Ambiental Em Sistemas Florestais

2002 - 2004

Universidade Federal de Lavras
Título: Contribuição ao Estudo do Licenciamento Ambiental no Municipio de Imperatriz, Estado Maranhão : Ênfase sobre o Licenciamento dos Postos de Abastecimento de Combustiveis
Orientador: Adriano Garcia de Souza

Especialização em Manejo Integrado de Pragas e Receituario Agronômic

2000 - 2001

Universidade Federal de Lavras

Especialização em Metodologia do Ensino Superior

1998 - 2000

Universidade Estadual do Maranhão
Título: A Educação Ambiental Como Fator de Qualidade de Vida e Instrumento no Controle Epidemiológico de Dengue no Bairro Parque Anhanguera, Imperatriz - Maranhão
Orientador: Antonio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho

Especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Biologia

1997 - 1997

Faculdade de Ciências e Letras de Araras
Título: A importância da alimentação no processo ensino aprendizagem
Orientador: Profa. Marilene de Sá Cadei

Graduação em Direito

2002 - 2009

Faculdade de Imperatriz
Título: A tutela jurídica do meio ambiente no município de Imperatriz, Maranhão
Orientador: Heinz Fábio Rahmig

Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena

1990 - 1995

Universidade Estadual do Maranhão
Título: Contribuição ao Estudo Epidemiológico da Malária no Municipio de Imperatriz, Estado Maranhão
Orientador: Antonio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Entomologia Forense: Insetos e Crimes. (Carga horária: 10h). , Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Castilla Curso de Idiomas, CASTILLLA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia / Subárea: Diversidade de moscas na Amazônia..

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia / Subárea: Moscas Bioindicadoras de impactos antrópicos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia / Subárea: Dinâmica e Conservação da Biodiversidade Amazônica..

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia / Subárea: Ecologia e Conservação de Dípteros..

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X CONGRESSO LATINO - AMERICANO DE ENTOMOLOGIA. Sinantropia de Calliphoridae e Sarci=ophagidae (Diptera, Oestroidea) na região Tocantina do Maranhão, Brasil. 2018. (Congresso).

XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA. Sinantropia de Calliphoridae e Sarci=ophagidae (Diptera, Oestroidea) na região Tocantina do Maranhão, Brasil. 2018. (Congresso).

I SEMINÁRIO DE SAÚDE PÚBLICA DA REGIÃO TOCANTINA.Doenças tropicais: O que sabemos e o que precisamos saber ?.Dengue, Zica e Chikungunya: desafos para o controle e ações de promoções da saúde da população na mesorregião. 2016. (Seminário).

IV SIMPOSIO DE BIOLOGIA DA REGIÃO TOCANTINA.DIAGNÓSTICO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS FEIRANTES COM RELAÇÃO AOS INCÔMODOS PROVOCADOS PELAS MOSCAS VAREJEIRAS NAS FEIRAS LIVRES DA CIDADE DE IMPERATRIZ-MA.. 2016. (Simpósio).

XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. 2012. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. 2010. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia. 2010. (Congresso).

II Encontro de Estudantes de Direito da Região Tocantina. 2009. (Encontro).

II Simpósio de Politicas Públicas e Ambientais. 2009. (Simpósio).

V Seminário de Direito da FACIMP (Faculdade de Imperatriz). 2009. (Seminário).

XXI Seminário de Iniciação Cientifica da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão).A FAUNA DE CALIFORÍDEOS (INSECTA, DIPTERA) EM AMBIENTES DE MATAS E DE CERRADOS DO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO.. 2009. (Seminário).

I Seminário de Direito da UFMA (Universidade Federal do Maranhão). 2008. (Seminário).

IV Seminário de Direito da FACIMP (Faculdade de Imperatriz). 2008. (Seminário).

IX Seminário de Divulgação da Produção Científica da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão).A fauna de califorideos e sarcofagideos (Insecta, Diptera) das matas e clareiras com diferentes coberturas vegetais da base de extração petrolífera, bacia do rio Urucu, Coari, Amazonas. 2008. (Seminário).

X Encontro Estadual dos Estudantes de Direito do Tocantins (Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas). 2008. (Encontro).

59 Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).A diversidade e abundância de dipteros muscóideos (Insecta,Diptera) de clareiras e matas da região da bacia do rio Urucu, Coari, Amazonas.. 2007. (Outra).

Simpósio de Conservação de Biodiversidade em Paisagens Florestais Antropizadas (Museu Paraense Emilio Goeldi; Lancaster University). 2007. (Simpósio).

XIX Seminário de Iniciação Cientifica da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão).Levantamento preliminar de califorídeos (Insecta, Diptera) em área impactada ao longo da ferrovia Norte-Sul, Imperatriz, Ma.. 2007. (Seminário).

II Seminário de Direito da FACIMP (Faculdade de Imperatriz). 2005. (Seminário).

I Seminário de Direito da FACIMP (Faculdade de Imperatriz). 2004. (Seminário).

XLIV Congresso Nacional de Botânica. 1993. (Congresso).

XII Congresso Latino Americano de Zoologia. 1992. (Congresso).

XIX Congresso Brasileiro de Zoologia. 1992. (Congresso).

Seminário Nacional em Defesa da Amazônia. 1990. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thiago Oliveira Rodrigues

ROUSSEAU, G. X.;SOUSA, J R P; MOURA, E. G.. Efeito de Diferentes Modelos de Restauração Ecológica Sobre a Macrofauna do Solo na Amazônia Orientall. 2018. Dissertação (Mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Elioneto de Sousa Lima

SOUSA, J R P; SOUZA, J. R; BATISTA, Michela Costa. Estrutura da Comunidade de Dípteros Necrófagos (Insecta:Calliphoridae e Sarcophagidae) em Paisagens do Oeste Maranhense. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Eudoxio Gomes dos Santos Junior

SOUSA, J R P; SOUZA, J. R; BATISTA, Michela Costa. Moscas Varejeiras (Diptera: Calliphoridae) Como Bioindicadores de Metais Potencialmente Tóxicos em Àreas Antropizadas no Cerrado Maranhense. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: LUANA SILVA BITTENCOURT

SOUSA, José Roberto Pereira de. Estudo da Diversidade de Organismos Zooplânctônicos Associados ao Processo de Degradação do Riacho Cacau no Trecho Urbano de Imperatriz, Maranhão.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Química Ambiental) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Michela Costa Batista

SOUSA, José Roberto Pereira de. O uso de Organismos Zooplanctônicos como Bioindicadores da Qualidade de Água. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Química Ambiental) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Janaires Cazais Corrêa

SOUSA, José Roberto Pereira de. Variação Nictimeral na Comunidade de Rotifera no Trecho Urbano do Rio Cacau, na Cidade de Imperatriz, Maranhão. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Química Ambiental) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Célio Pereira Conceição da Silva

OLIVEIRA, J. D.;SOUSA, J R P; OLIVEIRA, F. S.. Moscas Varejeiras (Diptera:Calliphoridae) Como Bioindicadores e Acumuladores de Metais Potencialmente Tóxicos em Áreas Antropizadas na Região Oeste do Maranhão, Nordeste do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.

Aluno: Valéria de Araújo Santos

SOUSA, J R P; CARVALHO, A. E. F. B.; SILVA, M. F.. Diversidade de dípteros (Brachycera) e de califorídeos (Diptera, Calliphoridae) em ambientes de floresta e pastagem na região sul maranhense.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Taiane Oliveira Marinho Barros

SOUSA, J R P; SILVA, M. F.; CARVALHO, A. E. F. B.. A Fauna de sarcofagídeos (Díptera, Oestroidea) em ambientes de Pastagem, Capoeira e Floresta do Município de Estreito, Maranhão.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Talismã Cristina de Lima Sousa

SOUSA, J R P; SILVA, M. F.; MENDES, Francisco Geovanny Negreiros. A fauna de moscas das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae (Diptera, Oestroidea) em três ambientes (urbano, rural e florestal) dno município de Imperatriz, Maranhão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Sara Alves Pereira

SOUSA, J R P; SILVA, M. F.; MENDES, Francisco Geovanny Negreiros. A fauna de califorídeos (Díptera, Oestroidae) em ambientes de pastagem, capoeira e floresta do município de Estreito, Maranhão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Kallyl Gleidson da Cruz Aguiar

SOUSA, J R P; SILVA, M. F.; CARVALHO, A. E. F. B.. A fauna de dípteros (Brachycera) em duas zonas fitogeográficas (cerrado e mata de cocais) no estado do Maranhão.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Vanessa Santiago Araujo

SOUSA, José Roberto Pereira de; CARVALHO, A. E. F. B.; SILVA, M. F.. A Fauna de Califorideos (Insecta, diptera) em dois ambientes antropizados ao longo de um trecho da ferrovia norte sul, Imperatriz, Ma.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Ranney Alves de Oliveira

SILVA, M. F.;SOUSA, José Roberto Pereira de; CARVALHO, A. E. F. B.. Levantamento de gêneros de Bacillariophyceae (Bacillariophyta) no médio Tocantins na cidade de Imperatriz - MA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Régia Simony Braz da Silva

SILVA, M. F.;SOUSA, José Roberto Pereira de; CARVALHO, A. E. F. B.. Levantamento de gêneros de Coscinodiscophyceae (Bacillariophyta) do médio Tocantins na cidade de Imperatriz.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Jucyele de Sousa Ribeiro

SOUSA, José Roberto Pereira de; CARVALHO, A. E. F. B.; SILVA, M. F.. A fauna de califorideos (Insecta, Diptera) de três áreas localizadas na zona rural do municipio de imperatriz, MA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Alysson Aires Resende

SOUSA, José Roberto Pereira de; SILVA, M. F.; Silva, Emanuel Lima da. Estudo Ecológico e Epidemiológico de Larvas de Aedes aegypti na Zona Urbana do Municipio de Imperatriz - Ma.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Michela Costa Batista

SOUSA, José Roberto Pereira de; SILVA, M. F.; NASCIMENTO, I. O.. Levantamento da Entomofauna Existente em Uma Área da Reserva Florestal do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, Imperatriz - Ma.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: LUANA SILVA BITTENCOURT

SOUSA, José Roberto Pereira de; SILVA, M. F.; CARVALHO, A. E. F. B.. Caracterização da Comunidade Zooplanctônica (Rotifera; Crustacea) no Trecho Urbano do Rio Cacau na Cidade de Imperatriz, Ma.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Suzana de Souza Sanglard Silva

SOUSA, José Roberto Pereira de; CARVALHO, A. E. F. B.; SILVA, M. F.. Levantamento da Entomofauna Existente em Duas Subáreas da Ilha de Serra Quebrada, Localizada no Rio Tocantins Entre os Municípios de Governador Edson Lobão - Ma e Itaguatins - To.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Clayton Marinho dos Santos

SOUSA, José Roberto Pereira de; ALMEIDA JUNIOR, J. P.; SILVA, M. F.. A Legislação Ambiental e a Sua Aplicação na Resolução dos Problemas Ambientais nos Municípios de Imperatriz e João Lisboa - Ma.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Halina Cristina Cruz Carvalho; Thaisa Raianne de S

SOUSA, José Roberto Pereira de; NUNES, S. E. A.; SILVA, M. F.. Costa.Diagnóstico e Estudo Sobre a Incidência de Malformações Congênitas na Maternidade Pública de Imperatriz - Ma, no Período Compreendido Entre 2001e 2003.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Flávia de Castro Sousa

SOUSA, José Roberto Pereira de; FRAZAO, A. A. B.; ALMEIDA JUNIOR, J. P.. Incidência e os Aspectos Clínicos de Microorganismos Patogênicos da Flora Vaginal das Mulheres Assistidas Pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher em Imperatriz - Ma.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Jullys Allan Guimarães Gama

SOUSA, José Roberto Pereira de; ALMEIDA JUNIOR, J. P.; NASCIMENTO, I. O.. Levantamento Epidemiológico da Leishmaniose Visceral (L.V) Relacionado Com a Distribuição Sazonal do Lutzomia longipalpis (Diptera; Psycodidae) no Município de Imperatriz, Estado do Maranhão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Francisco Geovanny Negreiros Mendes

SOUSA, José Roberto Pereira de; FRAZAO, A. A. B.; SILVA, M. F.. Estudo do Comportamento de Reprodução e Tempo de Desenvolvimento de Betta splendens ( anabantideos) Criado em Cativeiro.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Fabiola Almeida Sousa Gomes

SOUSA, José Roberto Pereira de. Levantamento da Avifauna da Lagoa das Garças, Imperatriz - Maranhão.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Antonilde Lopes Oliveira; Luciana Maria Sousa de Alencar

SOUSA, José Roberto Pereira de; NASCIMENTO, I. O.; SILVA, S. C. E.. A Educação Ambiental Como Estrategia de Controle Epidemiológico do Mosquito Aedes aegypti ( Diptera, Culicidae) no Bairro Santa Rita, Imperatriz - Ma.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Ivanice Candido Lima

SOUSA, José Roberto Pereira de. Estudo Ecológico da Incidência de Insetos Praga em Quatro Propriedades Rurais Localizadas nos Municipios de Imperatriz, Açailândia, Cidelândia e Vila Nova dos Martírios, Estado do Maranhão.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Gilmara Costa Silva Belissi

SOUSA, José Roberto Pereira de; Silva, Emanuel Lima da; MOREIRA, B. Q.. A Educação Ambiental Como um Fator de Preservação na Reserva do 50º BIS, em Imperatriz - Ma.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Adélia Farias Aguiar Aquino

SOUSA, José Roberto Pereira de; CARVALHO, A. E. F. B.; AGUIAR, O. R. G.. Cupim ( Insecta, Isoptera): Praga de Madeira e Edificações na Região de Porto Franco - Maranhão. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Eva Carvalho de Araújo

SOUSA, José Roberto Pereira de; Silva, Emanuel Lima da; FRAZAO, A. A. B.. O Potencial da Minhocultura. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: José Ribamar Borges da Silva

SOUSA, José Roberto Pereira de; CARVALHO, A. E. F. B.; Silva, Emanuel Lima da. Análise da Variação Espaço - Temporal do Zooplâncton ( Rotifera, Crustacea) e Sua Correlação Como Bio- Indicador de Poluição em um Trecho do Riacho Cacau, Imperatriz - Ma.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Raquel Rodrigues dos Santos Silva

SOUSA, José Roberto Pereira de; FRAZAO, A. A. B.; Silva, Emanuel Lima da. Uso Alternativo do Limão no Municipio de Imperatriz - Ma. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Ana Célia Ferreira Barros

SOUSA, José Roberto Pereira de; Silva, Emanuel Lima da; NASCIMENTO, I. O.. Incidência de Culicídios ( Insecta, Diptera) na Área de Influência do Córrego Bacuri - Bairro Bacuri, Imperatriz - Ma.. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: José Osmena Sales Silva

SOUSA, José Roberto Pereira de; CARVALHO, A. E. F. B.; Silva, Emanuel Lima da. Aspectos da Cultura do Mamoeiro ( Carica papaya L. ) Com Ênfase no Tratamento Reprodutivo e Controle de Pragas e Doenças. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão.

SOUSA, José Roberto Pereira de; GUERRA, R. M. S. N.; BARROSO, C.. Comissão Examinadora do Seletivo Para Professor Substituto da Disciplina Zoologia Agricola do Curso de Agronomia do CESI- UEMA, Imperatriz - Ma.. 2003. Universidade Estadual do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Inocêncio de Sousa Gorayeb

ESPOSITO, M. C.; Juen, L.; Contrera, F. A. L.;GORAYEB, I. S.; Fernandes, J.A.M.. A fauna de califorídeos (Diptera: Ostroidea) em diferentes zonas fitogeográficas do estado do Maranhão. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Zoologia Museu Goeldi e Ufpa) - Museu Paraense Emílio Goeldi.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Joelson Gomes de Oliveira

MOSCAS CALLIPHORIDAE ASSOCIADAS A BABAÇUAIS EM DIFERENTES FITORREGIÕES DO ESTADO DO MARANHÃO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Mydilany Carneiro Fernandes

MOSCAS SARCOPHAGIDAE (INSECTA, DIPTERA) ASSOCIADAS A BABAÇUAIS EM DIFERENTES FITORREGIÕES DO ESTADO DO MARANHÃO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

LEONARDO CUNHA ROCHA

EFEITO DA COBERTURA VEGETAL, USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E FOGO SOBRE AS COMUNIDADES DE MOSCAS NECRÓFAGAS (DIPTERA: CALLIPHORIDAE E SARCOPHAGIDAE) NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS-MA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Eudoxio Gomes dos Santos Junior

UTILIZAÇÃO DE MOSCAS COMO BIOINDICADORES DE METAIS POTENCIALMENTE TÓXICOS EM DUAS ÁREAS ANTROPIZADAS (DESTINADAS COMO LIXÃO MUNICIPAL) NO MUNICÍPIO DE BALSAS-MA; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Danielle Lopes Aguiar

ESTRUTURA DA COMUNIDADE DÍPTEROS NECRÓFAGOS (SARCOPHAGIDAE) EM DIFERENTES SISTEMAS DE PASTAGEM NO OESTE MARANHENSE: IMPLICAÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE; ?; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Kelyane da Costa Silva Menezes

SINANTROPIA DE CALIFORÍDEOS (DIPTERA, OESTROIDEA) NA MESORREGIÃO OESTE MARANHENSE; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Margarida maria lima carvalho

Moscas Urbanas do Conjunto Cidade Operária, São Luis ? MA: Orientação para Feirantes e Comunidade do Entorno das Feiras Livres Sobre as Formas de Controle das Principais Espécies; ; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Andressa Almeida Costa

Moscas Urbanas do Conjunto Cidade Operária, São Luis ? MA: Orientação para Feirantes e Comunidade do Entorno das Feiras Livres Sobre as Formas de Controle das Principais Espécies; ; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Maranhão; uema; (Orientador);

Elioneto de Sousa Lima

COMUNIDADES DE DÍPTEROS NECRÓFAGOS DAS FAMÍLIAS CALLIPHORIDAE E SARCOPHAGIDAE (DIPTERA, OESTROIDEA) EM DIFERENTES PAISAGENS DO OESTE MARANHENSE; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão,; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Talismã Cristina de Lima Sousa

ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA GENÉTICA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

FERNANDO LELIS XAVIER

AVALIAÇÃO DE DUAS TÉCNICAS DE COMPOSTAGEM (MÉTODO DE BOKASHI E ACELERADOR DE COMPOSTAGEM) UTILIZANDO SOJA DETERIORADA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Residuos Sólidos e Efluentes Urbanos) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

JAIRO HENRIQUE CARVALHO

PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM EMPREENDIMENTOS LICENCIADOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Residuos Sólidos e Efluentes Urbanos) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Valéria de Araújo Santos

LOGISTA REVERSA: ESTUDO DE CASO NAS VIDRAÇARIAS DE IMPERATRIZ - MA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Residuos Sólidos e Efluentes Urbanos) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Jeovania Oliveira Lima

LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA DIPTEROFAUNA DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS (MA): INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES ANTRÓPICAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Jackson da Costa Barros

ESTUDO DAS COMUNIDADES DE MOSCAS NECRÓFAGAS (CALLIPHORIDAE E SARCOPHAGIDAE) COMO FERRAMENTA NA AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE ÁREAS DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS -MA; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

LEONARDO CUNHA ROCHA

ESTUDO DAS COMUNIDADES DE MOSCAS SAPRÓFAGAS (CALLIPHORIDAE E SARCOPHAGIDAE) COMO FERRAMENTA NA AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS PRESERVAÇÃO PERMANENTE, NO MUNÍCIPIO DE ESTREITO, MA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA) - Universidade Estadual da Região Tocantina do MA; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Karla Mariane Feitosa Silva

Fauna de moscas Calliphoridae (Diptera, Oestroidea) em diferentes biomas do Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Iscarlati Aleixo Pereira

PREVALÊNCIA E ESTUDO DE FATORES ASSOCIADOS À DOAÇÃO DE SANGUE NO HEMONÚCLEO DE IMPERATRIZ, MARANHÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Valéria de Araújo Santos

Diversidade de dípteros (Brachycera) e de califorídeos (Diptera, Calliphoridae) em ambientes de floresta e pastagem na região sul maranhense; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Kallyl Gleidson da Cruz Aguiar

A fauna de dípteros (Brachycera) em duas zonas fitogeográficas (cerrado e mata de cocais) no estado do Maranhão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Talismã Cristina de Lima Sousa

A fauna de moscas das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae (Diptera, Oestroidea) em três ambientes (urbano, rural e florestal) dno município de Imperatriz, Maranhão; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Sara Alves Pereira

A fauna de califorídeos (Díptera, Oestroidae) em ambientes de pastagem, capoeira e floresta do município de Estreito, Maranhão; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Taiane Oliveira Marinho Barros

A Fauna de sarcofagídeos (Díptera, Oestroidea) em ambientes de Pastagem, Capoeira e Floresta do Município de Estreito, Maranhão; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Vanessa Santiago Araujo

A fauna de califorideos (Insecta, Diptera) em dois ambientes antropizados ao longo de um trecho da ferrovia norte sul, Imperatriz, Ma; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Jucyele de Sousa Ribeiro

A fauna de califorideos (Insecta, Diptera) em propriedades rurais do municipio de Imperatriz, Ma; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Thays Rodrigues

Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental dos Pescadores do Rio Tocantins, Pertencentes às Colônias de Carolina, Porto Franco e Imperatriz, Estado do Maranhão; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Michela Costa Batista

Levantamento da Entomofauna Existente em Uma Área da Reserva Florestal do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, Imperatriz - Ma; 2005; 85 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Alysson Aires Resende

Estudo Ecológico e Epidemiológico de Larvas de Aedes aegypti na Zona Urbana do Município de Imperatriz - Ma; ; 2005; 70 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Suzana Sanglard

Levantamento da Entomafauna existente em duas subáreas da Ilha de Serra Quebrada, localizada no Rio Tocantins entre os municipios de Governador Edson Lobão - MA e Itaguatins - TO; ; 2005; 85 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

HALINA CRISTINA CRUZ CARVALHO

Diagnóstico e Estudo Sobre a Incidência de Malformações Congênitas na Maternidade Pública de Imperatriz - Ma, no Período Compreendido Entre 2001 e 2003; ; 2004; 93 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Clayton Marinho dos Santos

A Legislação Ambiental e a Sua Aplicação na Resolução dos Problemas Ambientais nos Municípios de Imperatriz e João Lisboa - Ma; 2004; 61 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Francisco Geovanny Negreiros Mendes

Estudo do Comportamento de Reprodução e Tempo de Desenvolvimento de Betta splendens (anabantídeos) Criado em Cativeiro; ; 2003; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Fabiola Almeida Sousa Gomes

Levantamento da Avifauna da Lagoa das Garças, Imperatriz - Maranhão; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Antonilde Lopes Oliveira

A Educação Ambiental Como Estrategia de Controle Epidemiológico do Mosquito Aedes aegypti ( Diptera, Culicidae) no Bairro Santa Rita, Imperatriz - Ma; 2002; 110 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Ivanice Candido Lima

Estudo Ecológico da Incidência de Insetos Praga em Quatro Propriedades Rurais Localizadas nos Municípios de Imperatriz, Açailândia, Cidelândia e Vila Nova dos Martírios, Estado do Maranhão; ; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Gilmara Costa Silva Belissi

A Educação Ambiental Como Fator de Preservação da Reserva do 50ºBIS, em Imperatriz, Ma; ; 2001; 81 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Ana Célia Ferreira Barros

Incidência de Culicideos ( Insecta, Diptera) na Área de Influência do Córrego Bacuri, Bairro Bacuri, Imperatriz, Ma; 1998; 51 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Danielle Lopes Aguiar

ESTRUTURA DA COMUNIDADE DÍPTEROS NECRÓFAGOS (CALLIPHORIDAE) EM DIFERENTES SISTEMAS DE PASTAGEM NO OESTE MARANHENSE: IMPLICAÇÕES PARA A CONSERVAÇÃO E BIODIVERSIDADE; ?; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Zootecnia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

JACKSON COSTA BARROS

?LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA DIPTEROFAUNA DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS (MA): INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES ANTRÓPICAS?; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Maranhão, uema; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

LEONARDO CUNHA ROCHA

?ESTUDO DAS COMUNIDADES DE MOSCAS CALLIPHORIDAE E SARCOPHAGIDAE) EM DIFERENTES FITOFISIONOMIAS DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS (MA)?; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Vinicius Rocha da Silva

?SINANTROPIA DE CALIFORÍDEOS E SARCOFAGÍDEOS (DIPTERA, OESTROIDEA) NOS MUNICIPIOS DE IMPERATRIZ, JOÃO LISBOA E SENADOR LA ROQUE, MARANHÃO?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Maranhão, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

JACKSON COSTA BARROS

ESTUDO DAS COMUNIDADES DE MOSCAS SAPRÓFAGAS (CALLIPHORIDAE E SARCOPHAGIDAE) COMO FERRAMENTA NA AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE ÁREAS DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS (MA); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

LEONARDO CUNHA ROCHA

ESTUDO DAS COMUNIDADES DE MOSCAS SAPRÓFAGAS (CALLIPHORIDAE E SARCOPHAGIDAE) COMO FERRAMENTA NA AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS PRESERVAÇÃO PERMANENTE, NO MUNICIPIO DE ESTREITO, MA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Kallyl Gleidson da Cruz Aguiar

Sinantropia de sarcofagídeos (Diptera, Oestroidea) no município de Imperatriz, Maranhão; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Talismã Cristina de Lima Sousa

Sinantropia de califorídeos (Diptera, Oestroidea) no município de Imperatriz, Maranhão; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Dalmo Matos Costa

A fauna de sarcofagídeos em áreas de cerrado e matas do municipio de Imperatriz, Ma; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciencias Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Elaine Caroline de Sousa Barros

A fauna de califorideos em áreas de cerrados e matas do municipio de Imperatriz, Ma; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biologia Licenciatura Plena) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Vinicius Rocha da Silva

Moscas Urbanas da Cidade de Imperatriz-MA:Orientação para feirantes e comunidades do entorno das feiras livres sobre as formas de controle das principais espécies; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Roberto Pereira de Sousa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2017 CARVALHO FILHO, F. S. ; SOUSA, José Roberto Pereira de ; ESPOSITO, M. C. . A new species and new records of Oxysarcodexia Townsend (Diptera: Sarcophagidae) from Brazil. REVISTA BRASILEIRA DE ENTOMOLOGIA , v. 61, p. 349-353, 2017.

  • 2017 SILVA, V. R. ; SOUSA, J R P de . Moscas Sinantrópicas das Feiras Livres de Imperatriz-MA: Orientação para feirantes sobre as formas de controle das principais espécies. Revista Práticas em Extensão, UEMA , v. 01, p. 57-61, 2017.

  • 2016 SOUSA, J R P ; CARVALHO FILHO, F S ; JUEN, L. ; ESPOSITO, M. C. . Evaluating the Effects of Different Vegetation Types on Necrophagous Fly Communities (Diptera: Calliphoridae; Sarcophagidae): Implications for Conservation. Plos One , v. 11, p. e0164826, 2016.

  • 2015 SOUSA, J R P ; CARVALHO FILHO, F S ; ESPOSITO, M C . Distribution and Abundance of Necrophagous Flies (Diptera: Calliphoridae and Sarcophagidae) in Maranhao, Northeastern Brazil. Journal of Insect Science (Online) , v. 15, p. 70-70, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUSA, José Roberto Pereira de . Introdução ao Manejo Integrado de Pragas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, José Roberto Pereira de . Educação Ambiental. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Estudos dos aspectos biológicos e genéticos do Babaçu em diferentes fitorregiões (Cerrado, Floresta Amazônica, Mata de Cocais e Campos de Baixada) do estado do Maranhão., Descrição: Este estudo objetiva produzir conhecimentos científicos acerca dos aspectos biológicos, ecológicos e genéticos do babaçu em diferentes fitorregiões (Cerrado, Floresta Amazônica, Mata de Cocais e Campos de Baixada) do estado do Maranhão, visando a valorização e a manutenção dessa palmeira nativa como estratégia para o desenvolvimento sócio econômico, bem como base para a formulação de políticas públicas voltadas para a conservação ambiental. ? Estudar a composição e os padrões de riqueza e abundância das espécies de Himenópteros solitários que nidificam em cavidades e Dípteros necrófagos das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae em ambientes de babaçuais naturais localizados nas quatro grandes fitorregiões (Floresta Amazônica, Cerrado, Campos de baixada e Mata de Cocais) do estado do Maranhão. ? Estudar a dinâmica populacional da comunidade de himenópteros solitários que usam ninhos-armadilha para procriar-se em ambientes de babaçuais naturais localizados nas quatro grandes fitorregiões (Floresta Amazônica, Cerrado, Campos de baixada e Mata de Cocais) do estado do Maranhão. ? Avaliar o efeito da integridade das áreas de babaçuais localizados nas quatro grandes fitorregiões (Floresta Amazônica, Cerrado, Campos de baixada e Mata de Cocais) do estado do Maranhão, sobre a fauna de dípteros necrófagos e himenópteros solitários. ? Verificar a possibilidade de utilizar estes táxons (himenópteros solitários e dípteros necrófagos) como bioindicadores da qualidade dos babaçuais localizados nas quatro grandes fitorregiões (Floresta Amazônica, Cerrado, Campos de baixada e Mata de Cocais) do estado do Maranhão; ? Verificar a área atual, de ocorrência dos babaçuais e estimar a quantidade de carbono aprisionado na biomassa das plantas de babaçu; ? Avaliar os teores totais e fracionamentos de C nos solos, em diferentes regiões com ocorrência de babaçu no Estado do Maranhão; ? Estimar as emissões de GEE (CO2, N2O e CH4) emitidos pelo solo e CH4 emitido pelos animais via fermentação entérica), em diferentes regiões com ocorrência de babaçu no Estado do Maranhão; ? Modelar o fluxo de GEE, nos diferentes ambientes, em diferentes regiões com ocorrência de babaçu no Estado do Maranhão; ? Conhecer o complexo de espécies do babaçu em nível populacional com uso de ferramentas morfológicas e moleculares, a fim de aumentar o conhecimento sobre esta planta e com este conhecimento gerar subsidio para o uso sustentável e consequentemente contribuir com o desenvolvimento econômico visando o aproveitamento e a agregação de valor aos seus produtos; ? Gerar dados que possam subsidiar políticas públicas para o estado, voltadas para as questões de mudanças climáticas e pagamento por serviços ambientais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Integrante / Michela Costa Batista - Integrante / Maria Cristina Esposito - Integrante / JORGE DINIZ DE OLIVEIRA - Integrante / Fábio Afonso Mazzei Moura de Assis Figueiredo - Coordenador / Deborah Guerra Barroso - Integrante / Luciano Cavalcante Muniz - Integrante / Maria Claudene Barros - Integrante / Marcos Miranda Toledo - Integrante / Fabrício Brito Silva - Integrante / Diana Signor Deon - Integrante / Carlos Leandro de Oliveira Cordeiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Redução das assimetrias regionais da Pós-graduação em Ciências Agrárias: Cooperação Acadêmica entre os Programas de Pós-graduação em Produção Vegetal (UENF-RJ), Produção Vegetal (UFT-TO) e Agricultura e Ambiente (UEMA-MA), Descrição: A perspectiva com a proposta é integrar três PPGs, de três regiões do Brasil (Norte, Sudeste e Nordeste), em torno do eixo das Ciências Agrárias. A integração dar-se-á por meio de missões de docência para complementação de disciplinas dos cursos envolvidos, oportunidades para discentes complementarem sua formação em outros programas e criação de novas linhas de pesquisas. Como resultados direto dessa integração, se dará a formação de recursos humanos em áreas estratégicas e o crescimento dos programas para mudança de nível de avaliação da CAPES. Mais especificamente, as pesquisas serão direcionadas às áreas de Cultura de tecidos de espécies florestais e agronômicas; Recuperação de áreas degradadas; e Ecologia e controle biológico de pragas. Isto é visível através das linhas de pesquisas dos programas e do corpo docente, que permite complementação em nível de ensino e pesquisa, permitindo intercâmbio tecnológico e, consequentemente, favorecendo a consolidação de PPGs em fase de estabelecimento como é o caso dos PPGs em Agricultura e Ambiente-UEMA, bem como a consolidação do PPG em Produção Vegetal-UFT. A partir desta cooperação, grande oportunidade será criada para os Pós-Graduandos e Docentes envolvidos no desenvolvimento científico através do contato com professores de três programas de pós-graduação. Para o atendimento dos objetivos de pesquisa serão desenvolvidos os seguintes subprojetos: Ecologia de Comunidades de Dípteros Necrófagos na Região Sul Maranhense: Diferenças entre as Fitofisionomias e Influência das Atividades Antrópicas; Estrutura da Comunidade Entomofaunística em Diferentes Sistemas de Pastagem no Oeste Maranhense: Implicações para a Conservação e Biodiversidade; Ecologia alimentar de inimigos naturais generalistas em áreas do Bioma Amazônia no Estado do Maranhão: subsídios para o desenvolvimento de estratégias de controle biológico conservativo; Ecofisiologia e fitossociológia da vegetação arbórea em áreas antropizadas pelo fogo: um estudo de caso no Parque Nacional da Chapada das Mesas; Micropropagação e Composição Química do Óleo Essencial de Espécies da Região Amazônica; Atributos físicos, químicos e biologicos da qualidade de solos degradados pela ação antrópica; Capacidade fotossintética, relações hídricas e crescimento de bananeiras cultivadas em biorreatores de imersão temporária sob enriquecimento de co2 e concentração de sacarose no meio de cultivo; Crescimento e ecofisiologia de bacurizeiro cultivados em biorreatores de imersão temporária sob enriquecimento de co2; Ensaios ecotoxicológicos com espécies nativas de macroinvertebrados para biomonitoramento dos ecossistemas de água doce do Estado do Tocantins: Análise de Risco de sistemas sujeitos a pressão agrícola; Imunossupressão como estratégia para viabilizar o uso de fungos entomopatogênicos no controle de formigas-cortadeiras; Desempenho de cultivares de soja semeadas sob pastagens degradadas; Efeitos Ecológicos de Inseticidas Microbianos nos Ecossistemas Lóticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Integrante / Michela Costa Batista - Integrante / JORGE DINIZ DE OLIVEIRA - Integrante / Fábio Afonso Mazzei Moura de Assis Figueiredo - Coordenador / Luciana Aparecida Rodrigues - Integrante / Deborah Guerra Barroso - Integrante / Alessandro Coutinho Ramos - Integrante / FERRAZ, TIAGO MASSI - Integrante / Eliemar Campostrini - Integrante / Alinne da Silva - Integrante / Rodrigo Ribeiro Fidelis - Integrante / Francisco Eduardo Aragão Catunda Junior - Integrante / Joseane Rodrigues de Souza - Integrante / Claudete Santa-Catarina - Integrante / Richard Ian Samuels - Integrante / Renato de Almeida Sarmento - Integrante / Amadeu Mortágua Velho da Maia Soares - Integrante / Danival José de Souza - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    SINANTROPIA DE MOSCAS NECRÓFAGAS DAS FAMÍLIAS CALLlPHORIDAE E SARCOPHAGIDAE (DIPTERA, OESTROIDEA) NA MESORREGIÃO SUL MARANHENSE, Descrição: A sinantropía tem sido estudada do ponto de vista essencialmente ecológico, procurando-se evidenciar o resultado da influência humana sobre a fauna original de determinado ambiente. Os dípteros muscóideos são um grupo onde podemos observar a sinantropía como um fenômeno particularmente comum, tendo sido classificados como sinantrópicas, toda mosca que mostre algum tipo, obrigatório ou facultativo, de relação ecológica com o homem.Diante disto, propõe-se a realização deste estudo objetivando o conhecimento das principais espécies sinantrópicas das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae, bem como do grau de sinantropia de cada uma das espécies, na Mesorregião Sul Maranhense.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Coordenador / Maria Cristina Esposito - Integrante / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante / CÉLIO PEREIRA CONCEIÇÃO DA SILVA - Integrante / LEONARDO CUNHA ROCHA - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Comunidade de Himenópteros Solitários e Dípteros Necrófagos em Diferentes Sistemas de Pastagem no Oeste Maranhense: Implicações para a Conservação e Biodiversidade, Descrição: O Maranhão possui o segundo maior rebanho bovino do Nordeste, com 7.508 milhões de cabeças de gado e a pecuária compõe 22% do PIB regional agropecuáriom (SAGRIMA, 2015). Essa atividade é realizada de forma extensiva no estado, ocupando grandes extensões de terra, gerando desmatamento e perda de biodiversidade (Rocha, 2015). A crescente preocupação com a perda da biodiversidade e, consequentemente dos serviços ambientais que esta gera, tem levado a uma busca produção, e também por meios de avaliar a conservação de espécies nesses sistemas. A utilização de organismos considerados bioindicadores é uma ferramenta potencial de diferentes sistemas de pastejo na conservação de espécies. O objetivo desse projeto é avaliar o impacto de dois sistemas de pastagens (pastagem de Pastagem e FlorestaSSF) utilizados na Região Oeste do Maranhão sobre a composição e padrões de riqueza e abundância das espécies bioindicadoras de himentópteros abelhas) que nidificam em cavidades (Insecta: Hymenoptera) e de dípteros necrófagos das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae, para verificar o potencial de biodiversidade. O estudo será realizado em fazendas e em áreas de floresta localizados na Região Oeste do estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Imperatriz, Francisco do Brejão. As espécies de himenópteros solitários serão coletados utilizando a técnica de ninhosarmadilha (Tscharntke et al., 1998) feitos com internódios necrófagos das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae serão coletados com armadilhas específicas (Ferreira, 1978) utilizando pulmão bovino como isca.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Integrante / Michela Costa Batista - Coordenador / Maria Cristina Esposito - Integrante / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante / Adenir Vieira Teodoro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Estrutura da Comunidade Entomofaunística (Himenópteros Solitários, Dípteros Necrófagos, Odonatas, Heteropteras e Coleopteras) em Diferentes Sistemas de Pastagem no Oeste Maranhense: Implicações para a Conservação e Biodiversidade., Descrição: São conhecidos os efeitos negativos da homogeneização das paisagens sobre a biodiversidade. Em áreas antropizadas, como por exemplo, áreas de pastagens, geralmente existem poucas espécies respondendo por quase toda a abundância, panorama igual ao modelo série geométrica de Wittaker, que é característico de uma taxocenose pobre em espécies, com alta dominância e baixa equitabilidade. No grupo dos insetos, qualquer nuance de alteração do habitat ou das comunidades possui potencial de afetar alguma espécie sensível ou especializada, pois a variedade de processos que ameaçam esses organismos é imensa. Diferentes organismos podem ser usados como indicadores para avaliar a biodiversidade, entre eles, vespas e abelhas solitárias, os dípteros necrófagos, os Odonatas, os Heteropteras e os Besouros escarabeídos No Maranhão a pecuária é realizada de forma extensiva no estado, ocupando grandes extensões de terra, gerando desmatamento e perda da biodiversidade. Para alcançar a sustentabilidade, a pecuária precisa ter no seu alicerce o Manejo Sustentável das Pastagens, de forma a garantir de forma natural sustentável, em qualidade e quantidade, a alimentação dos animais que está na base da pirâmide da produção pecuária. O sistema integrado de pastagem e floresta (SSF) é uma alternativa na produção pecuária, que vem sendo bastante difundida por promover a diversificação nas áreas de cultivo de pastagem trazendo vantagens econômicas e ecológicas. O SSF é um tipo de Sistema Agroflorestal (SAF) onde a pastagem de gramínea pode ser cultivada concomitantemente com espécies arbóreas e/ou arbustivas. Esse sistema melhora o microclima para os animais criados, ajuda a melhorar a fertilidade do solo, e a diminuir os gastos com insumos, e pode aumentar e conservar a biodiversidade. Dessa forma, nosso objetivo é avaliar o papel dos SSF?s como uma alternativa para amenizar a perda de biodiversidade na Região Oeste do Maranhão. Para tanto, pretende-se comparar dois sistemas de cultivo de pastagem, o convencional e o SSF, em relação a composição de espécies, riqueza e abundância de espécies de Vespas e Abelhas solitárias, Dípteros necrófagos, Odonatas, Heteropteros e Besouros escarabaeideos, usando uma área de floresta como controle positivo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Coordenador / Michela Costa Batista - Integrante / Maria Cristina Esposito - Integrante / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante / Leandro Juen - Integrante / MAURICÉLIA FERREIRA ALMEIDA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    APERFEIÇOAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE, Descrição: O objetivo da presente proposta é proporcionar melhores condições de trabalho a discentes e docentes do PPG em Agricultura e Ambiente, visando um incremento na qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa envolvidos e todos os pesquisadores (Docentes Permanentes e colaboradores) de forma a consolidar o Programa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Coordenador / JORGE DINIZ DE OLIVEIRA - Integrante / TIAGO MASSI FERRAZ - Integrante / Fábio Afonso M. M. de Assis Figueired - Integrante / Mario Luiz R. Mesquita - Integrante / Alinne da Silva - Integrante / Anatércia Ferreira Alves - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    SINANTROPIA DE CALIFORÍDEOS E SARCOFAGÍDEOS (DIPTERA, OESTROIDEA) NA MICRORREGIÃO DE IMPERATRIZ, MA, Descrição: A sinantropía tem sido estudada do ponto de vista essencialmente ecológico, procurando-se evidenciar o resultado da influência humana sobre a fauna original de determinado ambiente. Estudos indicam que determinada perturbação ecológica, como o transporte da matéria biológica das matas e dos campos cultivados em direção às cidades, pode gerar um aumento da biomassa de animais que antes não pertenciam a esse bioma, por encontrarem nesse ambiente, condições adequadas para seu desenvolvimento. Os dípteros muscóideos são um grupo onde podemos observar a sinantropía como um fenômeno particularmente comum, tendo sido classificados como sinantrópicas, toda mosca que mostre algum tipo, obrigatório ou facultativo, de relação ecológica com o homem. As moscas sinantrópicas são aquelas que aproveitam as condições criadas pelo homem para seu desenvolvimento. Dessa forma, foi criado o índice de sinantropía para determinar o grau de associação dos dípteros muscóides com o homem. Este índice é baseado na bionomia e comportamento das moscas, e leva em conta tanto fatores de ordem econômica e médico-sanitária, como também aspectos ecológicos. Os dípteros califorídeos e sarcofagídeos são por excelência, organismos que se distinguem, permanentemente, como potenciais veiculadores de patógenos, atuando como agentes mecânicos e/ou biológicos, e, causadores de miíases, embora também possam representar alternativas instrumentais, ao participarem da solução de investigações crimina. Na Microrregião de Imperatriz, Mesorregião Oeste Maranhense, devido a uma forte pressão antrópica exercida nos seus ambientes naturais nas últimas décadas, como por exemplo, atividades agropecuárias, projetos agroflorestais, houve uma drástica redução das áreas preservadas. Aliado a esta perda de habitats preservados, existe ainda o problema da perda da fauna associada a estes ambientes, bem como a possível mudança de hábito das espécies sinantrópicas. Diante disto, propõe-se a realização deste estudo objetivando o conhecimento das principais espécies sinantrópicas das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae, bem como do grau de sinantropia de cada uma das espécies, na Microrregião de Imperatriz.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Coordenador / Maria Cristina Esposito - Integrante / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante / kALLYL GLEIDSON DA CRUZ AGUIAR - Integrante / TALISMÃ CRISTINA DE LIMA SOUSA - Integrante / VALÉRIA DE ARAÚJO SANTOS - Integrante / JACKSON COSTA BARROS - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Comunidades de Dípteros do Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA): Diferenças entre as Fitofisionomias e Influência das Atividades Antrópicas., Descrição: O Maranhão aparece no cenário nacional como uma das áreas de maior diversidade animal e vegetal, por sua extensão territorial e posição estratégica de confluência dos biomas Amazônia, Cerrado e Caatinga. Dessa forma, é esperado que haja grande heterogeneidade nas formações do Cerrado maranhense, por ser uma região ecotonal, com ocorrência de manchas de Caatinga na sua porção leste e vegetação Amazônica na região oeste. Estudos têm demonstrado que a diversidade das comunidades de artrópodes está relacionada à complexidade estrutural do habitat, já que em ambientes mais complexos estruturalmente há maior número de espécies devido a uma maior oferta de habitat para esses organismos, mais refúgios contra predadores, maior disponibilidade de sítios para nidificação e recursos alimentares. No caso dos insetos, por exemplo, qualquer nuance de alteração do habitat ou das comunidades possui potencial de afetar alguma espécie sensível ou especializada, pois a variedade de processos que ameaçam esses organismos é imensa. Muitas espécies de insetos pertencentes à ordem Diptera são típicas de regiões florestais, no entanto, a dinâmica populacional de espécies silvestres devido aos efeitos antrópicos vem sofrendo modificações apresentando dessa forma, elevada capacidade de se adaptarem às condições ecológicas criadas pelo homem. Dessa forma, o Parque Nacional da Chapada das Mesas que se localiza na região Sul do Maranhão, tem um importantíssimo valor para a manutenção da biodiversidade brasileira, uma vez que atua como ecótono entre três biomas: Cerrado, Amazônia e Caatinga. Neste projeto propomos caracterizar a fauna de dípteros, bem como verificar os efeitos das alterações antrópicas, nas diferentes fitofisionomias presentes no Parque Nacional Chapada das Mesas, Maranhão. Para isto serão estabelecidos 20 sítios (10 naturais e 10 antropizados). As coletas serão trimestrais e realizadas em 12 meses (2015 e 2016).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Coordenador / Maria Cristina Esposito - Integrante / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante / kALLYL GLEIDSON DA CRUZ AGUIAR - Integrante / TALISMÃ CRISTINA DE LIMA SOUSA - Integrante / VALÉRIA DE ARAÚJO SANTOS - Integrante / JACKSON COSTA BARROS - Integrante / MARIA EDUARDA PEREIRA DE MATOS - Integrante / MARIA KARINE FERNANDES DE SOUSA - Integrante / CÉLIO PEREIRA CONCEIÇÃO DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Ecologia e Biologia de dípteros saprófagos., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Cristina Esposito em 10/02/2015., Descrição: Os objetivos são: levantar as espécies de dípteros califorídeos e sarcofagídeos na Amazônia; descrever os padrões temporais e espaciais de abundância destes em diferentes ambientes (naturais e impactados); identificar e descrever a biologia das espécies com interesse para entomologia forense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Integrante / Maria Cristina Esposito - Coordenador / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante.

  • 2013 - Atual

    A fauna de moscas saprófagas de uma unidade de conservação do Centro de Endemismo de Belém, Pará, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Cristina Esposito em 10/02/2015., Descrição: O objetivo deste estudo será o de realizar um inventário e avaliar a abundância, riqueza e diversidade de dípteros saprófagos das famílias Calliphoridae e Sarcophagidae em vários ambientes do PEUt. As informações geradas sobre a comunidade destas famílias de Diptera nesta Unidade de Conservação, adjacente a um centro urbano e sob intensa pressão antrópica, poderão servir de base na definição de políticas públicas para conservação e manejo desta e de outras unidades. Além disso, como as coletas serão realizadas por meio de coletas padronizadas, os dados gerados poderão ser comparáveis com os de outros estudos realizados em outras unidades de conservação e de outros centros de endemismo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Integrante / Maria Cristina Esposito - Coordenador / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Riqueza e diversidade de moscas saprófagas como instrumento do monitoramento da fauna no complexo Agropalma, Pará., Descrição: O objetivo do projeto é avaliar o efeito do plantio de palma de dendê (Elaeis guineensis Jacq.) sobre a riqueza, composição e abundância da fauna de moscas saprófagas (Calliphoridae e Sarcophagidae) na área da Empresa AGROPALMA a fim de fornecer informações sobre protocolos estruturados de monitoramento da fauna nas áreas do grupo Agropalma, bem como apresentar a distribuição das espécies em áreas naturais e áreas usadas para plantação de dendê.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Integrante / Maria Cristina Esposito - Integrante / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante / Leandro Juen - Coordenador / Ana Cristina Mendes de Oliveira - Integrante / Luciano F. A. Montag - Integrante / Felipe Andrés León Contrera - Integrante.

  • 2010 - Atual

    A fauna de califorideos e sarcofagídeos (Diptera, Oestroidea) em três diferentes zonas fitogeográficas do Estado do Maranhão., Descrição: Estudar a fauna de califorideos e sarcofagídeos do Estado do Maranhão visando o entendimento dos padrões de estruturação das comunidades nas diferentes zonas fitogeograficas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Coordenador / Maria Cristina Esposito - Integrante / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    A Fauna de Califorídeos (Insecta, Diptera) em ambientes de Matas e de Cerrados do Município de Imperatriz, Maranhão., Descrição: Propõe-se neste projeto estudar a composição, abundância, riqueza e diversidade da fauna de Califorídeos em áreas dos ambientes de matas e cerrado do município de Imperatriz, Ma, e ainda avaliar a possibilidade destas moscas funcionarem como parâmetros de indicação do estado de conservação das áreas estudadas nestes ambientes. Este estudo terá como universo amostral 16 áreas, sendo 8 áreas preservadas (4 de matas e 4 de cerrado) e 8 áreas antropizadas (4 de matas e 4 de cerrado). Serão realizadas 4 coletas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Coordenador / Dalmo Matos Costa - Integrante / Elaine Caroline de Sousa Barros - Integrante / Paulo Roberto Menezes Garcia - Integrante.

  • 2009 - 2010

    A Fauna de Sarcofagídeos (Insecta, Diptera) em ambientes de Matas e de Cerrados do Município de Imperatriz, Maranhão., Descrição: Propõe-se neste projeto estudar a composição, abundância, riqueza e diversidade da fauna de Sarcofagídeos em áreas dos ambientes de matas e cerrado do município de Imperatriz, Ma, e ainda avaliar a possibilidade destas moscas funcionarem como parâmetros de indicação do estado de conservação das áreas estudadas nestes ambientes. Este estudo terá como universo amostral 16 áreas, sendo 8 áreas preservadas (4 de matas e 4 de cerrado) e 8 áreas antropizadas (4 de matas e 4 de cerrado). Serão realizadas 4 coletas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Coordenador / Dalmo Matos Costa - Integrante / Elaine Caroline de Sousa Barros - Integrante / Paulo Roberto Menezes Garcia - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Programa de Monitoramento do Meio Biótico da Mineração Alcoa, Município de Juruti, Pará., Descrição: Inventário da fauna de dipteros saprófagos na área de exploração da Alcoa no município de Juruti e comparar os padrões de abundância, riqueza e diversidade da fauna nas áreas de ambientes abertos, matas secundárias e matas primárias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Integrante / Maria Cristina Esposito - Coordenador / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante.

  • 2006 - 2012

    Dinâmica de Clareiras sob o Impacto da Exploração Petrolífera (DICLA-CTPETRO), Município de Coari, Amazonas., Descrição: Caracterização da estrutura e dinâmica das comunidades de animais ocupando clareiras artificiais oriundas das atividades de exploração petrolífera e floresta adjacente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Roberto Pereira de Sousa - Integrante / Ivaneide de Oliveira Nascimento - Integrante / Maria Cristina Esposito - Integrante / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante / Marlucia Bonifácio Martins - Integrante / Alexandre Bragio Bonaldo - Integrante / Teresa Cristina S. Ávila Pires - Integrante / Alexandre Luis Padovan Aleixo - Integrante / Maria Cristina dos Santos Costa - Integrante / Ana Lúcia da Costa Prudente - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias. , CDD São Luís, Jardim São Cristóvão, 65055970 - São Luís, MA - Brasil - Caixa-postal: 09, Telefone: (98) 32454771, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2001 - Atual

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1999 - 2000

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2017

      Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia (60 h), Entomologia (60 h)

    • 04/2017

      Direção e administração, Centro de Estudos Superiores de Balsas, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente - PPGAA.

    • 04/2017

      Ensino, Agricultura e Ambiente, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia dos Ecossistemas Tropicais (60 h), Artrópodes e Serviços Ecossistêmicos (60 h), Seminário (15 h)

    • 04/2015 - 12/2016

      Ensino, Gestão de Residuos Sólidos e Efluentes Urbanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Curso de Especialização em Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes Urbanos e Industriais; Disciplina: Legislação Ambiental

    • 09/2014 - 12/2016

      Direção e administração, Departamento de Química e Biologia, .,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Biologia Prof. Warwick Kerr.

    • 05/2009 - 12/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química e Biologia, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Criação dos Núcleos Tecnicos de Pesquisa e Extensão do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Núcleo de Estudos Biológicos); (Núcleo de Estudos de Ciências Agrárias) e (Núcleo de Estudos em Química).

    • 08/2008 - 12/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Química e Biologia, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2001 - 12/2016

      Ensino, Ciências Biologia Licenciatura Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EMBRIOLOGIA GERAL (60 H), FISIOLOGIA ANIMAL (60 H), ZOOLOGIA GERAL (60 H), ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS (90 H), ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS (90 H)

    • 01/2001 - 12/2016

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Etologia (60 h), Invertebrados Acelomados e Pseudocelomados (90 h), Invertebrados Celomados (90 h), Zoologia dos Invertebrados Inferiores(60 h)

    • 01/2010

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Curso de Especialização em Ciências Biológicas; Disciplina: Entomologia

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Agrária (60 h)

  • 2010 - 2014

    Universidade Federal do Pará / Museu Paraense Emílio Goeldi

    Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado

  • 2010 - 2014

    Museu Paraense Emílio Goeldi

    Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação - Doutorado

  • 2006 - 2008

    Museu Paraense Emílio Goeldi

    Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação - Mestrado

  • 2001 - 2004

    Secretaria Municipal do Meio Ambiente

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

    Outras informações:
    Foi exercido neste período atividade pertinente à Administração e Consultoria Técnica ás coordenações

    Atividades

    • 01/2001 - 12/2004

      Direção e administração, Prefeitura Municipal de Imperatriz, .,Cargo ou função, Secretário adjunto.