Ronaldo Menegaz

Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade do Brasil Atual Ufrj(1959), especialização em Especialização Em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade do Brasil Atual Ufrj(1960), especialização em Curso de Crítica Textual pelo Instituto Nacional do Livro(1963), especialização em Curso de Português Superior pela Universidade de Lisboa(1969), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1993) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1998). Atualmente é Lexicógrafo da Academia Brasileira de Letras e Professor Pesquisador do Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas. Atuando principalmente nos seguintes temas:teatro, renascimento, auto.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)

1995 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O teatro de Camões:uma convergência
Cleonice Seroa da Mota Berardinelli. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: teatro; renascimento; auto.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.

Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)

1989 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Maria Elisabeth Graça de Vasconcelos
Palavras-chave: Idade Média; exemplo; retórica.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Especialização em Curso de Português Superior

1969 - 1969

Universidade de Lisboa
Bolsista do(a): Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Especialização em Curso de Crítica Textual

1963 - 1963

Instituto Nacional do Livro

Especialização em Especialização Em Língua e Literatura Espanhola

1960 - 1960

Universidade do Brasil Atual Ufrj

Graduação em Letras Neolatinas

1956 - 1959

Universidade do Brasil Atual Ufrj

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Filologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MENEGAZ, R. . II Encontro de Centros de Estudos Portugueses. 1994. (Congresso).

MENEGAZ, R. . II Reunião da Associação de Bibliotecas Nacionais de Ibero-América. 1991. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jarcélen Thaís Teixeira Ribeiro

MENEGAZ, R.; COUTINHO, A. M.; MARGATO, Izabel. A ironia como estratégia narrativa: uma análise do Regresso Adiado de Manuel Rui. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Márcia Maria Ferreira do Nascimento Feitosa

COUTINHO, A. M.;MENEGAZ, R.; DANGELO, B.. Palavra: uma arma eficiente de denúncia e luta pela construção da identidade. Uma leitura de Regresso Adiado de Manuel Rui. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Reynaldo Luiz Dias Ferreira

MENEGAZ, R.. Honra versus Paixão, o adultério na visão do intelectual Eça de Queirós. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Cristina dos Santos Pereira

MENEGAZ, R.. Portugal e Angola: imagens pós-coloniais na ficção de António Lobo Antunes. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Pereira Vicente

MENEGAZ, R.. Dois diálogos no REnasciemnto Português: João de Barros e Gândavo. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Aline Rodrigues Gomes

MENEGAZ, R.. Carlos Oliveira: nas ruínas da liberdade - alguns retratos do Neo-realismo em Casa na duna e Uma abelha na chuva. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Vinicius Fiúza Coutinho

MENEGAZ, R.; COUTINHO, A. M.; MARGATO, Izabel. Nas malhas do texto: verdade e poder n'O Delfim, de José Cardoso Pires. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Helenice Nazaré da Cunha Silva

MENEGAZ, R.. A rede de palavras e a máscara de Imperador em Dinossauro Excelentíssimo. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: André Luiz Alves Caldas Amora

MENEGAZ, R.; BERARDINELLI, Cleonice; DINIZ, Julio. A irrealização do eu: o ser-quase na lírica de Mário de Sá-Carneiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria do Carmo Facó Soares

MENEGAZ, R.; BERARDINELLI, Cleonice. Reverberações whitmanianas no universo de Pessoa. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Monique Cordeiro Figueiredo Mendes

MENEGAZ, R.. A figura feminina em construção na Litertura Portuguesa: repensando a ficção em Capitães e Abril. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Regina Celia da Silva

MENEGAZ, R.. Crônicas de Lobo Antunes: traços do humano na escrita de um intelectual. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Montenegro de Carvalho Rego

MENEGAZ, R.. Encenações e Transgressões em Eça de Queirós: uma leitura de O Primo Basílio e os Maias.. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Lúcia de Vasconcellos

MENEGAZ, R.. Espírito Solar: Modelo Almada de ingenuidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Vidal Costa

MENEGAZ, R.; MARGATO, Izabel; BERARDINELLI, Cleonice. Nome de Guerra: o Moderno Mundo Português de Almada Negreiros.. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Villela Lima da Costa

MENEGAZ, R.; BERARDINELLI, Cleonice; SIMAS, Mônica. Ruy Cinatti: O Engenheiro das Flores. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luís Fernando de Moraes Barros

MENEGAZ, R.. Amores de uma bem-maridada: O Auto dos Enfatriões entre o lírico e o cômico.. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jobson Lopes dos Santos

MENEGAZ, R.; MARGATO, Izabel; FIGUEIREDO, Vera Follain de. A Escrita como Exercício de Contrapoder: uma análise de O Manual dos Inquisidores, de António Lobo Antunes.. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria das Graças Ferraz

MENEGAZ, R.. Vasco da Gama entre Os Lusíadas e Peregrinação de Barnabé das Índias: Um estudo comparativo do processo de heroicização. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cléa Moreira de Oliveira

MENEGAZ, R.. Lisboa: inspiração surreal na poesia de Cesário Verde. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Helen Araújo Mehl

MENEGAZ, R.. Antero de Quental: uma trajetória com Deus. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luís Cláudio Walker de Medeiros

MENEGAZ, R.. Índice de Vocábulos do Auto da Ave Maria, de António Prestes.. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Roberto Sampaio Fraga

MENEGAZ, R.. Ricardo Reis: uma leitura do heterônimo neoclássico de Fernando Pessoa.. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila do Valle Fernandes

MENEGAZ, R.. A leitura de um recurso: A poética política do ser português a partir do pensamento de Eduardo Lourenço.. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo José Paz Ferreira Barreto

MENEGAZ, R.. Fernando Pessoa e Orpheu: A construção de uma realidade poética sob a ótica da modernidade.. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Thais Mello dos santos

MENEGAZ, R.. Almada Negreiros e a reinvenção do mundo.. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira

MENEGAZ, R.. A poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Lara Nogueira da Silva Leal

MENEGAZ, R.; MARGATO, Izabel; COUTINHO, A. M.. O "Remorso do Tempo" ou como escrever a liberdade. Uma leitura da relação entre escritor e vida pública em Portugal no século XX. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Alexandre de Carvalho Xavier

MENEGAZ, R.; MARGATO, Izabel; COUTINHO, A. M.. Eça de Queirós Intelectual: a literatura e o projeto de. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: MAURÍCIO GOMES DE MATOS

MENEGAZ, R.; SANTOS, Gilda Conceição. O Príncipe dos poetas de seu tempo. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo José Paz Ferreira Barreto

MENEGAZ, R.; MARGATO, Izabel; BERARDINELLI, Cleonice; BASTOS, Liliana; WENECK, Maria Helena; GOMES, Renato Cordeiro; SANTOS, Gilda da Conceição. Fernando Pessoa e Orpheu: Mitos da Modernidade Gênese do Real através da Poesia. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Montaury Baptista Coutinho

MENEGAZ, R.; MARGATO, Izabel; GOMES, Renato Cordeiro; FOLLAIN, Vera Lúcia; BERARDINELLI, Cleonice; CUNHA, Eneida Leal. Testemunho e Ficção: os lugares da fala na obra de António Lobo Antunes. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Roberto Pires Campos

MENEGAZ, R.. Fato e ficção em Lendas e Narrativas de Alexandre Herculano. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: César Nardelli Cambraia

MENEGAZ, R.. Livro do Isaac: Edição e glossário.. 2000. Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Claudia Fernanda Chigres

MENEGAZ, R.. Os modos do tempo: a Memória de Camões.. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Elizabeth Dias Martins

MENEGAZ, R.. Fragmento à Unidade: A Lição de Gnose Almadiana.. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávia Maria Schlee Eyler

MENEGAZ, R.. Gil Vicente e o mundo em desconcerto.. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carlos Roberto Pires Campos

MENEGAZ, R.; BERARDINELLI, Cleonice; MARGATO, Izabel; CARDOSO, Marília; RIBEIRO, Francisco; COCO, Pina; PEREIRA, Luci. Fato e Ficção nas Lendas e Narrativas de Alexandre Herculano. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo José Paz Ferreira Barreto

MENEGAZ, R.. Orpheu: caleidoscópio da modernidade - a poesia como realidade.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Suely do Espírito Santo

MENEGAZ, R.. A poética da miséria: um estudo comparativo entre Gaibéus de Alves Redol e As Vinhas da Ira de John Steinbeck.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

MENEGAZ, R.. Comissão Julgadora do concurso para o cargo de Professor Doutor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. 2003. Universidade de São Paulo.

MENEGAZ, R.. Comissão Julgadora do concurso para o cargo de Professor Doutor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. 2003. Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

EDWALDO MACHADO CAFEZEIRO

CAFEZEIRO, Edwaldo. O teatro de Camões: uma convergência. 1998. Tese (Doutorado em Literatura portuguesa) - Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vilma Sant Anna Areas

Arêas, Vilma. O Teatro de Camões: uma convergência. 1998. Tese (Doutorado em Sem Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Izabel Margato

MENEGAZ, Ronaldo;MARGATO, Izabel. Exame de Qualificação para o Doutorado. 1997. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bernardo Elizeu de Queiroz Monteiro

As Naus em fragmentos: uma questão portuguesa; 2009; Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ronaldo Menegaz;

Maria de Lourdes Morgado Coelho

Um Mergulho na Ficção da História; 2009; Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ronaldo Menegaz;

Angela Lauand Bonze Teixeira

Camilo Castelo Branco: Calisto Elói e Silvestre Silva, passageiros da diferença; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ronaldo Menegaz;

Kátia Regina da Costa Santos

As personagens negras no teatro quinhentista português à luz dos 500 anos do descobrimento do Brasil; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Menegaz;

Suely do Espírito Santo

O universo feminino em Eça de Queirós:um recorte social de quadros e cenas; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ronaldo Menegaz;

Suely do Espírito Santo

A Poética da Miséria: um estudo comparativo entre Gaibéus, de Alves redol e As Vinhas da Ira, de John Steinbeck; 2004; 272 f; Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ronaldo Menegaz;

Sandra Regina Figueiredo de Farias

Miguel Torga: do Português ao Universal; 2004; 264 f; Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ronaldo Menegaz;

Maria do Céu Batista Martins Bahiense

O Visionarismo profético de Antônio Vieira; 2004; 126 f; Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Ronaldo Menegaz;

Stwar Catanzaro da Silva

Frei Luis de Souza; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Ronaldo Menegaz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cleonice Seroa da Motta Berardinelli

O Teatro de Camões: Uma Convergência; 1998; Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleonice Seroa da Motta Berardinelli;

Marlene Soares dos Santos

O Discurso Alegórico no "Horto do Esposo"; 1992; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Letras Vernáculas) - Faculdade de Letras da UFRJ,; Coorientador: Marlene Soares dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENEGAZ, R. . O manuscrito do Dicionário da Língua tupi de Gonçalves Dias, do Real Gabinete Português de Leitura. Convergência Lusíada , v. 21, p. 294-299, 2005.

  • MENEGAZ, R. . Poética e metapoética no Teatro de Camões. Revista Camoniana , São Paulo, v. 15, p. 113-132, 2004.

  • MENEGAZ, R. . A permanência da novelística cavaleiresca no teatro de Gil Vicente. Semear (PUCRJ) , Rio de Janeiro, v. 8, p. 167-175, 2003.

  • MENEGAZ, R. . O Livro de Isaac: de Alcobaça à Biblioteca Nacional. Convergência Lusíada , Rio de Janeiro, v. 19, p. 377-384, 2002.

  • MENEGAZ, R. . O Auto de Filodemo: dos Romances de Cavalaria à Expressão Maneirista. Revista Camoniana , São Paulo, v. 11, p. 69-90, 2002.

  • MENEGAZ, R. ; ZAHER, C. . Biblioteca Digital de Acervos Raros: uma rede brasileira. Leituras (Lisboa) , Lisboa, v. 9-10, p. 293-310, 2002.

  • MENEGAZ, R. . O Indesejado, de Jorge de Sena: O Rei que foi apenas um Homem.. Semear (PUCRJ) , Rio de Janeiro, v. 6, p. 335-357, 2002.

  • MENEGAZ, R. . Itaparica ou Camões no Brasil Colônia.. Convergência Lusíada , Rio de Janeiro, v. 18, p. 300-307, 2001.

  • MENEGAZ, R. . Os Lusíadas, Do Livro À Obra: A Contribuição de Cesário Verde. Semear (PUCRJ) , Rio de Janeiro, v. 5, p. 259-277, 2001.

  • MENEGAZ, R. . A Capital,uma colagem modernista sobre um fundo de arcaicas realidades. Semear (PUCRJ) , Rio de Janeiro, v. 3, p. 213-220, 1999.

  • MENEGAZ, R. . A busca de si mesmo no outro:as terras do Preste João. Semear (PUCRJ) , Rio de Janeiro, v. 2, p. 163-185, 1998.

  • MENEGAZ, R. . Cesário Verde e Álvaro de Campos: visões da modernidade frustrada. Convergência Lusíada , Rio de Janeiro, v. 1, p. 205-227, 1997.

  • MENEGAZ, R. . Auto do Filodemo: o discurso antipetrarquista de Duriano. Semear (PUCRJ) , Rio de Janeiro, v. 1, p. 189-196, 1997.

  • MENEGAZ, R. . As memórias de Thiers Martins Moreira em O menino e o palacete e Os seres. Anais da Biblioteca Nacional , Rio de Janeiro, v. 113, p. 125-136, 1995.

  • MENEGAZ, R. . Descrição da Ilha de Itaparica. Anais da Biblioteca Nacional , Rio de Janeiro, v. 107, p. 7-32, 1991.

  • MENEGAZ, R. ; ALVES, M. A. M. . Depósito legal: esperançla ou realidade. Revista de Biblioteconomia de Brasília , Brasília, v. 1, p. 35-44, 1987.

  • MENEGAZ, R. . A correspondência passiva do General Bohm. Anais da Biblioteca Nacional , Rio de Janeiro, v. 103, p. 3-326, 1984.

  • MENEGAZ, R. . O Auto de El-Rei Seleuco, de Camões. Revista Dionysos, Rio de Janeiro, v. 19 -21, p. 25-58, 1972.

  • MENEGAZ, R. (Org.) . Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Academia Brasileira de Letras, 2008. v. 1.

  • MENEGAZ, R. ; HUE, Sheila Moura . A Primeira História do Brasil. História da Província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil.. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. v. 1. 186p .

  • MENEGAZ, R. ; BERARDINELLI, Cleonice . Teatro de António Ribeiro Chiado - Autos e Práticas. 1. ed. Porto: Lello e Irmão, 1994. v. 1. 373p .

  • MENEGAZ, R. . Livro de Isaac de Nínive (séc. XV). 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1994. v. 1. 467p .

  • MENEGAZ, R. . Vocabulário de Miscelânea de Garcia de Rezende. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1994. v. 1. 335p .

  • MENEGAZ, R. ; OLIVEIRA, I. C. . Indice dos Anais da Biblioteca Nacional. 1. ed. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1980. v. 1. 143p .

  • MENEGAZ, R. ; BERARDINELLI, Cleonice . Autos de Antônio Ribeiro Chiado. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro Rio de Janeiro, 1968. v. 1. 150p .

  • MENEGAZ, R. . Na Derrota de As Naus, de António Lobo Antunes, a Imagem de um Velho Portugal. In: Izabel Margato. (Org.). Figuras da Lusofonia. Cleonice Berardinelli. Lisboa: Instituto Camões, 2002, v. , p. 142-149.

  • MENEGAZ, R. . Equador: tragédia e silêncio nas ilhas do cacau. In: XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa, 2005, Niterói. Newbooks Editoração Eletrônica Ltda-ME, 2005.

  • MENEGAZ, R. . António Nobre e a Identidade Portuguesa.. In: XVII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa., 2001, Belo Horizonte. Encontros Prodigiosos. Anais do XVII Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa.. Belo Horizonte: FALE / UFMG, 2001. v. v.2. p. 1054-1061.

  • MENEGAZ, R. . Do falar negregado ao silêncio tramado, no percurso do auto quinhentista à tragédia moderna. In: A Palavra Silenciada Estudos de Literatura Portuguesa e Africana, 2001, Niterói. A Palavra Silenciada Estudos de Literatura Portuguesa e Africana. Niterói: Vício de Leitura, 2001. p. 211-219.

  • MENEGAZ, R. . Gil Vicente e O Índice de 1551. In: Congresso Internacional de Cultura e Literatura Ibero-Americana, 1996, Divinópolis. Anais do Congresso Internacional de Cultura e Literatura Ibero-Americana. Divinópolis: Universidade do Estado de Minas Gerais, 1996. v. 1. p. 18-21.

  • MENEGAZ, R. . Da Costa d' África ao Teatro Popular de Quinhentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGAZ, R. . Dois textos do século XVIII. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . Equador: Tragédia e Silêncio nas ilhas do cacau.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . A edição do Teatro de António Ribeiro Chiado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . O dicionário de tupi de Gonçalves Dias: o manuscrito do Real Gabinete. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGAZ, R. . O dicionário de tupi de Gonçalves Dias: o manuscrito do Real Gabinete.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGAZ, R. . Projetos Lingüísticos e Literários da Academia Brasileira de Letras.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGAZ, R. . Livro de Isaac: de Alcobaça à Biblioteca Nacional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . Do falar negregado ao silêncio tramado no percurso do auto quinhentista à tragédia moderna.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . Na derrota de As Naus, de António Lobo Antunes,a imagem de um velho Portugal. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . Eurico, o presbítero , um relato de fundação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . António Nobre e a identidade portuguesa. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . As terras do Preste João: um relato decepcionante. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . De Sósia a Mário:uma leitura dos Enfatriões. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . Coleções de Corespondência na Biblioteca Nacional. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . Camões revisitado na obra dramática. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . Gil Vicente e o Indice de 1551. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . Aspectos da sociedade quinhentista no teatro do Chiado. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . A Literatura Portuguesa no Século XV e a herança clássica. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . Doutrina, fábulas e exemplos na Idade Média. 1991. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . Para uma edição do Livro de Isaac. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGAZ, R. . As memórias de Thiers Martins Moreira em- O Menino e o Palacete e -Os Seres . 1985. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGAZ, R. . António de Morais Silva - Verbete. Rio de Janeiro 2007 (resenha).

  • MENEGAZ, R. . Estudos Camonianos. Lisboa: Edições Cosmos, 2001 (resenha).

  • MENEGAZ, R. . Vinte estampas de Corot com um estudo de Paul Valery. Florianópolis: Noa-Noa, 1989. (Tradução/Livro).

  • MENEGAZ, R. . Expedição Langsdorff ao Brasil 1821-1829. Rio de Janeiro: Alumbramento/ Livroarte, 1988 (editoração).

  • MENEGAZ, R. . Brasília. Rio de Janeiro-Brasília: Alumbramento, 1986 (editoração).

  • MENEGAZ, R. . Jorge Amado. Fotobiografia. Rio de Janeiro- Salvador: Alumbramento, 1986 (editoração).

  • MENEGAZ, R. . Caymmi som Imagem e Magia. Rio de Janeiro: Sargaço Produções Artísticas, 1985 (editoração).

  • MENEGAZ, R. . A imagem de Mário. Textos extraídos da obra de Mário de Andrade. rio de Janeiro: Alumbramento, 1984 (editoração).

  • MENEGAZ, R. . Passos da Paixão. O Aleijadinho. Rio de Janeiro: Alumbramento, 1984 (editoração).

  • MENEGAZ, R. . Albert Eckout. Pintor de Maurício de Nassau no Brasil 1981 (editoração).

  • MENEGAZ, R. . Brasil Festas Populares. Rio de Janeiro: Livroarte, 1980 (editoração).

  • MENEGAZ, R. . Portinari o menino de Brodósqui. Rio de Janeiro: Livroarte, 1979 (editoração).

  • MENEGAZ, R. ; CAFEZEIRO FILHO, E. . As Rimas de Camões. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1974 (editoração).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MENEGAZ, R. . CD-ROM - Tráficos de Escravos no Brasil. 2004.

MENEGAZ, R. . XX Encontro de Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa. 2005. (Coordenação de Mesa Redonda).

MENEGAZ, R. . Sessão de Comunicações. 2000. (Coordenação de Mesa Redonda).

MENEGAZ, R. . Sessão de Comunicações. 1999. (Coordenação de Mesa Redonda).

MENEGAZ, R. . Machado de Assis e a ironia. 1999. (Coordenação de Mesa Redonda).

MENEGAZ, R. . É preciso ser absolutamente moderno?. 1998. (Coordenação de Mesa Redonda).

MENEGAZ, R. . Cidades em diálogo: leitura e experiência urbana. 1997. (Coordenação de Mesa Redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2004

    CD-ROM - Tráficos de Escravos no Brasil, Descrição: CD-ROM da Fundação Biblioteca Nacional dentro do Projeto "Tráfico de Escravos", da UNESCO, Infomation Society Division Memory of the World.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ronaldo Menegaz - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2003 - 2004

    Elaboração da edição do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, Descrição: Editar periodicamente o VOLP é uma das atribuições da ABL. Essa quarta edição do VOLP, de 2004, procurou refletir os variados registros da norma culta do português contemporâneo falado e escrito no Brasil. Partindo da terceira edição, de 1999, a nova edição recebeu acréscimos e correções, com a eliminação de arcaísmos e palavras fora de uso e a adição de informações sobre prosódia, distinção de homônimos e parônimos, além, é claro de classe gramatical dos termos registrados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ronaldo Menegaz - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2003 - Atual

    Elaboração do Dicionário da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, Descrição: Desde sua fundação em 1896, a Academia Brasileira de Letras tem como uma de suas metas a edição e um Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Três tentativas já foram malogradas. A Comissão Acadêmica encarregada de levar a termo o projeto quer que, contrariando a tradição lexicográfica da língua portuguesa, esse novo dicionário parta de um fundo lexical obtido do levantamento de 5.000 obras de escritores brasileiros, portugueses e africanos de expressão portuguesa e reflita em sua nominata o uso culto e literário da língua. Uma equipe de lexicógrafos, da qual faço parte, realiza presentemente o levantemanto do léxico com o indispensável emprego dos recusos da informática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ronaldo Menegaz - Integrante / Rita Moutinho - Integrante / Cláudio Mello Sobrinho - Integrante / Débora Garcia reston - Integrante / Dylma Bezera - Integrante / Sergio Pachá - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2004

Homenagem especial na colação de grau, Alunos de Graduação - Departamento de Letras da PUC-Rio.

1998

Paraninfo, Alunos de Graduação - Departamento de Letras.

1997

Paraninfo, Alunos de Graduação - Departamento de Letras.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Letras. , Marquês de São Vicente, 225, Gávea, 22453900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 5299209, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista Professor Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador

  • 2003 - Atual

    Academia Brasileira de Letras

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Lexicógrafo, Carga horária: 0

  • 2001 - 2001

    Real Gabinete Português de Leitura

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de núcleo, Carga horária: 2

    Atividades

    • 04/2001 - 12/2001

      Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Coordenação do Núcleo - Manuscritos e Autógrafos.

  • 1994 - 1995

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Curso dado no primeiro período 2008, na pós-graduação - Teatro Português: tradição e ruptura. Curso dado no segundo período 2008, na pós-graduação - viagens e descobrimentos: narrativas documentais e ficcionais. Participação na banca de seleção de candidatos do Programa de Pós-graduação do Departamento de Letras da PUC-Rio, em junho de 2008.

    Atividades

    • 06/2006 - 12/2006

      Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro: Tradição e Cultura

    • 03/2000 - 07/2001

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa dos Primórdios ao Renascimento

    • 06/1999 - 07/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Letras.,Linhas de pesquisa

    • 03/2000 - 12/2000

      Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Texto, contexto, intertexto na Literatura Portuguesa, Teatro Português: tradição e ruptura

    • 03/1999 - 12/1999

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa _ Primórdios ao Renascimento, Literatura portuguesa Séc. XVII _ XIX

    • 03/1999 - 12/1999

      Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Mitos e imagens de identidade no moderno romance português, A literatura de viagens

    • 08/1998 - 12/1998

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa _ Primórdios ao Renascimento, Literatura Portuguesa _ Séc. XVII _ XIX

    • 08/1998 - 12/1998

      Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teatro Português - Tradição e ruptura: Gil Vicente, Camões e Chiado

    • 03/1994 - 03/1995

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linhas mestras da lit.port._poesia, Linhas mestras da lit. port. _ prosa

  • 1968 - 1968

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4

    Atividades

    • 03/1968 - 12/1968

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Portuguesa

  • 1967 - 1967

    Faculdade de Filosofia de Valença

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4

    Atividades

    • 03/1967 - 12/1967

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Francesa

  • 1956 - 1991

    Fundação Biblioteca Nacional

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Culturais, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2000 - 01/2003

      Direção e administração, Departamento de Processos Técnicos, .,Cargo ou função, Assessor.

    • 07/1990 - 12/1990

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretor Interino da Biblioteca Nacional.

    • 03/1987 - 07/1990

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Assessor da Diretora Geral.

    • 08/1986 - 06/1987

      Direção e administração, .,Cargo ou função, Diretor adjunto.

  • 1956 - 1974

    Instituto Nacional do Livro

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Preparador de textos, Carga horária: 40