Lourenço Zancanaro

Professor da Universidade Estadual de Londrina desde 9981. Graduado em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (1979. Mestre em Filosofia Social pela (PUCCAMP) Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990). Doutor em Filosofia da Educação pela (UNICAMP) Universidade Estadual de Campinas (1999. Professor Associado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) até setembro de 2011 e professor Sênior da mesma universidade até julho de 2012. Trabalhou no programa de Mestrado em Educação de 2002 a 2012 orientando sobre temas: Ética e Educação; no Programa de Mestrado em Filosofia em 2010 e 2011 na Linha de Pesquisa: Ética e Filosofia Política. Atuou por mais de 10 anos no Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Bioética quando se aposentou. Atualmente é professor em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Gestão e Organização de Escola das disciplinas: Bases filosóficas e éticas da educação; Cursos na área de saúde: Bioética; nos cursos de Docência: A ética na educação. A Linha de Pesquisa em que mais desenvolveu trabalhos está ligada ao tema ética da responsabilidade cuja origem remonta da Tese de Doutorado na Unicamp: O conceito de responsabilidade em Hans Jonas .

Informações coletadas do Lattes em 05/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1995 - 1999

Universidade Estadual de Campinas
Título: O conceito de responsabilidade em Hans Jonas
Orientador: Dr Newton Aquiles Von Zubem
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ética; Responsabilidade; Tecnologia; Educação; Futuro.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação / Especialidade: Ética de Responsabilidade na Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Filosofia Social

1987 - 1990

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Orientador: Dr Francisco Fontanella
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Filosofia; Cultura; Ciência.

Especialização em Filosofia Brasileira

1983 - 1985

Universidade Estadual de Londrina
Orientador: Dr Ricardo Velez Rodrigues

Especialização em Estudos Brasileiros

1981 - 1982

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Orientador: Dr Amaral Gurgel

Graduação em Filosofia

1975 - 1979

Faculdades Associadas do Ipiranga

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Bioética/Especialidade: Fundamentos de Ética e de Bioética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Ética na Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética/Especialidade: Ética no Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Geral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: TCC Trabalho de Conclusão de Curso.

Participação em eventos

Formação continuada - Município de Londrina.Ética e Educação. 2011. (Seminário).

I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente. VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado.O sistema patrimonial Luso-Brasileiro: suas consequências sobre a educação. 2011. (Encontro).

XII Semana da Educação - Filosofia e Educação: Contrapontos - III Simpósio de Pesquisa de Pós-Graduação em Educação.A Educação como um processo de humanização: o problema da Educação no Brasil. 2010. (Simpósio).

IV Encontro de Bioética de Londrina e I Encontro Paranaense de Bioética -Questões ambientais e a vida futura do planeta..Bases filosóficas da relação homem e meio ambiente. 2010. (Encontro).

XII Semana de Educação. III Simpósio de Pesquisa da Pós Graduação em Educação. Filosofia e Educação: Pontos e contra-Pontos.POSTURA PERFORMATIVA X POSTURA OBJETIVANTE: DA SUPERAÇÃO DA. 2010. (Encontro).

I Colóquio Hans Jonas - A ética da responsabilidade em discussão.Os fundamentos da ética de Jonas. 2010. (Outra).

Congresso Brasileiro de Bioética. O consenso em Habermas. 2009. (Congresso).

Sobre ética em pesquisa.Ética em pesquisa em humanidades em Ciências Sociais. 2009. (Seminário).

II Seminário Nacional de Filosofia comtemporânea: a subjetividade em questão.Racionalidade Comunicativa e educação escolarizada. 2009. (Seminário).

Semana Pedagógica.Ética e Educação. 2009. (Outra).

ANPEDSUL. ÉTICA DO DISCURSO E EDUCAÇÃO: UM DIALOGO CONTRA A CRISE. 2008. (Congresso).

VII SEPECH - Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas.A eutanásia voluntária vista a partir do princípio de autonomia em Kant. 2008. (Seminário).

Encontro Anual de Iniciação Científica.A EUGENIA LIBERAL COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO DA VIDA E OS DIREITOS HUMANOS. 2008. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Direito Constitucional e Cidadania. Direito fundamental à educação. 2007. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Bioética; I Congresso Mundial Extraordinário da Sociedade Internacional de Bioética; I Congresso da REDBIOÉTICA / UNESCO. Antropocentrismo ou Ecocentrismo. 2007. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Bioética; I Congresso Mundial Extraordinário da Sociedade Internacional de Bioética; I Congresso da REDBIOÉTICA / UNESCO. Bioética, Educação e Crise de Valores. 2007. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Educação - Educere - SABERES DOCENTES. Sobre a ética: da educação para a virtude na Grécia como busca do ethos público.. 2007. (Congresso).

II Bioética Londrina.Antropocentrismo X Ecocentrismo. 2007. (Simpósio).

II Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação dos Programas das IES do Estado do Paraná. 2007. (Simpósio).

Cinema e Psicanálise.Violência: uma visão ética. 2007. (Oficina).

Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação - FOPROF SUL.Ética em pesquisa nas Ciências Sociais e Humanas. 2007. (Encontro).

I Semana de Sociologia e Filosofia do Colégio Estadual Olavo Bilac: "Conhecer, refletir e agir com interdisciplinariedade".Contextualização da Bioética. 2007. (Outra).

II Semana de Filosofia e Sociologia do Colégio Estadual Marcelino Champagnat:.Ética e o mundo moderno. 2007. (Outra).

II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - confluências.Razão comunicativa e educação. 2006. (Seminário).

Encontro de Bioética: Santa Casa de Londrina - BIOISCAL.Bioética e doação de Órgãos. 2006. (Encontro).

XVEAIC Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro de Pesquisa da UEPG.Participação como consultor. 2006. (Encontro).

VIII Encontro Paranaense de Genética - genética, ambiente e sociedade.A ética na investigação científica. 2006. (Encontro).

IV Encontro Luso-Brasileiro de Bioética; II Fórum Brasileiro de Enfermagem; II Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem..Bioética, Direitos Humanos e Vulnerabilidade. 2006. (Encontro).

IV Encontro Luso-Brasileiro de Bioética. 2006. (Encontro).

IV Semana de Secretariado Executivo.Ética Organizacional: o posicionamento para o profissional de Secretariado Executivo. 2006. (Outra).

Metodologia do Ensino da Bioética: CIB-BIO&SÛR. 2006. (Outra).

Vi Congresso Brasileiro de Bioética I Congresso de Bioética del Mercosur e Forum da Redebioética/UNESCO. VI Congresso Brasileiro de Bioética. 2005. (Congresso).

VI Simpósio de Filosofiae Ciência - Universidade e Contemporaneidade: produção do conhecimento e formação profissional. O processo de inclusão social na sociedade atual. 2005. (Congresso).

Seminário de Bioética e Biossegurança. O princípio da responsabilidade em ética na pesquisa. 2005. (Congresso).

I Jornada de Filosofia e Direitos Humanos.Bioética e Direitos Humanos. 2005. (Seminário).

II Semana Jurídica de Primevera do Leste.Bioética e Direito. 2005. (Simpósio).

I Ciclo de Estudos de Direito Constitucional e Cidadania do Norte do Paraná.Bioética e Direitos Humanos. 2005. (Simpósio).

Comitê de Ética em Pesquisa/CNPQ.Questões éticas relacionadas aos avanços tecnológicos. 2005. (Oficina).

Aula inaugural para o Curso de Graduação em Matemática.Ética como condição para a cidadania. 2005. (Outra).

VI Congresso Londrinense de Biologia Aplicada à Saúde e I Simpósio Paranaense de Patologia Experimental. VI Congresso Londrinense de Biologia Aplicada à Saúde e I Simpósio Paranaense de Patologia Experimental. 2004. (Congresso).

VI Congresso Londrinense de Biologia Aplicada à Saúde e I Simpósio Paranaense de Patologia Experimental. VI Congresso Londrinense de Biologia Aplicada à Saúde e I Simpósio Paranaense de Patologia Experimental. 2004. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas e I Mostra de Projetos de Extensão do CCH.III Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas e I Mostra de Projetos de Extensão do CCH. 2004. (Seminário).

III Semináriode Pesquisa em Ciências Humanas e I Mostra de Projetos de Extensão do CCH.III Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas e I Mostra de Projetos de Extensão do CCH. 2004. (Seminário).

V Semana do Meio Ambiente: O Ambiente eo cotidiano.V Semana do Meio Ambiente. 2004. (Simpósio).

II Simpósio Internacional de Bioética da ISCAL.II Simpósio Internacional de Bioética da ISCAL. 2004. (Simpósio).

XIII Encontro Anual de Iniciação Científica do Estado do Paraná.EAIC - XIII Encontro Anual de Iniciação Científica. 2004. (Encontro).

XIII Encontro Anual de Iniciação Científica do Estado do Paraná.EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica. 2004. (Encontro).

XIII Encontro Anual de Iniciação Científica do Estado do Paraná.EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica. 2004. (Encontro).

VII Jornada de Farmácia e Análises Clínicas de Londrina e I Encontro de Farmácia Industrial.VII Jornada de Farmácia e Análises Clínicas de Londrina e I Encontro de Farmácia Industrial. 2004. (Encontro).

Ética nas pesquisas.Questões éticas nas pesquisas com seres humanos. 2003. (Seminário).

XIV Simpósio sobre Comunicação e Cultura no Teceiro Mundo.XIV Simpósio sobre Comunicação e Cultura no Terceiro Mundo. 2003. (Simpósio).

Encontro Paranaense de Ética.Encontro Paranaense de Ética. 2003. (Encontro).

XIV Jornada de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Paraná e I Jornada do Comitê de Bioética do HUNP.XIV Jornada de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Paraná e I Jornada do Comitê de Bioética do HURNP. 2003. (Encontro).

Semana Filosófica: 10 anos do Curso de Filosofia da UEL.10 Anos do Curso de Filosofia da UEL. 2003. (Encontro).

Ciclo de Cinema.Ciclo de Cinema. 2003. (Outra).

Formação de Professores.Bioética e Educação. 2003. (Outra).

SIXTH WORLD CONGRESS OF BIOETHICS. O "dever" e o "poder" na ética de responsabilidade com o futuro.. 2002. (Congresso).

SIXTH WORLD CONGRESS OD BIOETHICS. Bioética e Direitos Humanos. 2002. (Congresso).

SIXTH WORLD CONGRESS OF BIOETHICS. Compaixão. 2002. (Congresso).

SIXTH WORLD CONGRESS OF BIOETHICS. Jornalismo cidadão: uma perspectiva bioética. 2002. (Congresso).

IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.A dimensão pedagógica da responsabilidade. 2002. (Seminário).

VI Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira.VI Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira. 1999. (Encontro).

II Encontro sobre Filosofia e Modernidade.II Encontro sobre Filosofia e Modernidade. 1999. (Encontro).

III Jornada de Bioética do HUNP e 60ª Semana Brasileira de Enfermagem da UEL..III Jornada de Bioética do HUNP e 60ª Semana Brasileira de Enfermagem da Uel. 1999. (Outra).

I Semana de Leituras Contemporâneas de Política.I Semana de Leituras Contemporâneas de Política. 1999. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Natália Branco Lopes

ZANCANARO, L.; HENNING, Leoni Maria Padilha; PIZZI, Jovino. Educação Escolar Comunicativa: um possvel caminho para a formação da cidadania. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Marco Antônio Oliveira Nunes

ZANCANARO, L.; TAAN, R.; GARCIA, Bianco Zalmora. Autonomia comopressuposto ético para a educação: uma leitura de Paulo Freire. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Thais Watanabe

MELO,José Joaquim Pereira;ZANCANARO, L.; GASPARIM, J. L.. Sêneca e a Educação para a formação do sábio. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Carlos Francisco de Paula Nadalin

HENNING, Leoni Maria Padilha;ZANCANARO, L.. Por uma propedêutica poética no ensino de Filosofia para crianças e jovens. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: João Altair Soares dos Santos

KEIM. Ernesto Jacob;ZANCANARO, L.. Contribuições de Wilhelm Reich para a educação - visando a profilaxia da neurose. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Aluno: Camila /Rocha

ZANCANARO, L.; VOLPATO, Rosangela; REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos. Contribuições da ética da responsabilidade para a educação ambiental. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Roberto Rossi

FACHIM, Zulmar; GORNI, D. A. P.;ZANCANARO, L.. A criança e a educação: ressignificando a cidadania na infância. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Priscila Sibim de Oliveira

OLIVIERA, Terezinha;ZANCANARO, L.; SFORNI, Marta Sueli de Faria. Alcuíno e a educação de governantes. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Raquel Franco Ferronato

BATISTA, Cleide Vitor Mussini; MARTINS, J. B.;ZANCANARO, L.. A fundamentação jurídica do direito de brincar. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Márcia Bastos de Almeida

VOLPATO, Rosangela;ZANCANARO, L.; KEIM. Ernesto Jacob. A complexidade em Edgard Morin e a Educação: um metaponto de vista no processo de formação de valores. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Walace Soares de Oliveira

OLIVIERA. Walace Soares de; HENNING, Leoni Maria Padilha; SOUZA, S. M. R.;ZANCANARO, L.. Educação filosófica: elementos para a construção da cidadania. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Jonas Bach Junior

BAIBICH-FARIA, Tânia Maria;ZANCANARO, L.. Educação Ecológica por meio da Estética na Pedagogia Waldorf. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Débora Giseli Bernardo

TOLETO, C. A. A.;ZANCANARO, L.; GASPARIM, J. L.. Juan Luis Vives (1492 - 1540) e os ideais humanistas de Educação na aurora da modernidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Luzia Gradini Cabreira

BARROS, E. J.; GASPARIM, J. L.;ZANCANARO, L.. O ensino à distância e a nova mídia - Análise do processo educacional mediado por tutores e aparato tecnológico em Londrina/Pr. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Maria Ruth Sartori da Silva

MIRANDA, M. F.; GRINSPUN, M. P. S. Z.;ZANCANARO, L.. Orientação Educacional - Encontros e desencontros. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Doralice Conceição Pizzo Diniz

GORNI, D. A. P.; SILVA JUNIOR, C. A.;ZANCANARO, L.. Gestão democrática da Escola Pública. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Flávio Donizete Batista

ZANCANARO, L.; BERTAN, L.; MARTINS, J. B.. A dimensão ético-pedagógica da educação para a responsabilidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Diógens Gonçalves de Carvalho

ZANCANARO, L.; BERTAN, L.; CARUSO, I. A.. Ética no cotidiano escolar. 2004. Dissertação (Mestrado em Praxis pedagógica e Gestão educacional) - Universidade o Oeste Paulista.

Aluno: Ângela Galizzi Vieira Gomide

ZANCANARO, L.; SILVA JUNIOR, C. A.; GORNI, D. A. P.. BOLSA ESCOLA: Limites e possibilidades de um progrma implantado em Londrina. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Osmar Henrique Moura da Silva

ZANCANARO, L.. Aplicando um instrumento analítico-pedagógico baseado numa metáfora Lakatosiana em cinemática angular. 2003 - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: José Carlos Iglesias

ZANCANARO, L.. Uma ética cristã da responsabilidade. 2003 - Faculdade Teológica Sul Americana.

Aluno: Margareth Anna Zekveld Daher

ZANCANARO, L.. Moda: Uma questão de Educação? Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos Norteadores.. 2001 - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Regiane Regina Ribeiro

PINHEIRO, José Amálio de Branco; SALLES, Cecilia Almeida;ZANCANARO, L.; CONTANI, M. L.; MARTINS, Renato. A utilização de processos midiáticos na escola: um olhar redimensionador na interface comunicação: o programa Veja na sala de aula. 2007. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Renato Rodrigues Martins

ZANCANARO, L.. Terceira linguagem e mediação: da certeza à crise nos relacionamentos de uma organização. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Raymundo de Lima

PILETTI, N.;ZANCANARO, L.; BEISEGEL, C. R.; BOTO, C. J. M. C. R.; PRAXEDES, W. L. A.. A Educação no Brasil: o pensamento e a atuação de José Mário Pires Azanha. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Neusa de Queiroz Santos

ZANCANARO, L.. Uso indiscriminado de antibióticos e a ecologia da bactéria-antibiótico-resistentes associadas à problemática da infecção hospitalar: conhecimento e prática de profissionais de saúde analisado à luz da responsabilidade de Hans Jonas.. 2002. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Wilson Correia Neto

ZANCANARO, L.; CENCI, E. M.; MACHADO, J. A. L.. Tecnologia e responsabilidade em Hans Jonas. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Moderna Aspectos Éticos e Políticos) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Amilton dos Santos

Muller, M. C.; CENCI, E. M.;ZANCANARO, L.. O discutido a partir de Hannah Arendt. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Moderna e Contemporâne) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Francislaine Brasil Cenci

ZANCANARO, L.; ALBERTUNI, Carlos Alberto; DINIZ, Maria Nilza. Bioética e saúde menstal: Diálogos à partir dos princípios éticos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Moderna e Contemporâne) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Juliano Brambilla Neri

GARCIA, Bianco Zalmora; CENCI, E. M.;ZANCANARO, L.. Liberdade e obrigatoriedade moral. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Política e Jurídica) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Dante Henrique Mantovani

GARCIA, Bianco Zalmora; CENCI, E. M.;ZANCANARO, L.. A ética humanista nos ensaios de Montaigne: apontamentos para discussão de paragimas na Filosofia do Direito. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Política e Jurídica) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Angela Cristina de Freitas Soares

ZANCANARO, L.. O atendimento odontológico a pacientes com HIV/AIDS e a ética do cuidado. 2007 - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fernanda Carolina Vaz

ZANCANARO, L.; GARCIA, Bianco Zalmora; SANTOS, Volnei Edson. Análise dos conteúdos filosóficos no progrma de filosofia para crianças de Lipman. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Moderna e Contemporâne) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Eliana Aparecida Gabriel

GARCIA, Bianco Zalmora;ZANCANARO, L.; MARCONDES, Marta. Educação e desigualdade social em Rousseau. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Moderna e Contemporâne) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Carlos Francisco de Paula Nadalim

PAVÃO, Aguinaldo;ZANCANARO, L.; DONAT, Mirian. Considerações sobre o prefácio A e B da crítica da razão pura. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Moderna e Contemporâne) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Olívia Helena Moreira

ZANCANARO, L.. A formação do Estado Brasileiro: uma questão ética. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Moderna e Contemporâne) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Silvana Marcia Saris

ZANCANARO, L.. Pensando um novo conceito de cidadania. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Moderna e Contemporâne) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Eugênia Maria Veloso de Araújo

ZANCANARO, L.. A boa vontade e o dever em Kant - Uma análise da Fundamentação de Metafísica dos Costumes, nos limites da primeiro e segunda seções. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Moderna e Contemporâne) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Maria Terezinha Meira Lopes Monteiro

ZANCANARO, L.. Desenvolvimento tecnológico e as consequências na subjetividade: um olhar bioético. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Walkíria Benedeti Cardoso de Araújo

ZANCANARO, L.. A indissociabilidade entre Bioéticae Direito. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Cristiana Castello Branco Nascimento

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. A participação de crianças e adolescentes em pesquisas científicas: dilema ético. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Vânia Iramar Carollo Ramos da Silva

ZANCANARO, L.. Importância do respeito e da autonomia na privacidade das informações no Programa de Saúde da Família. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Elton Fogaça da Costa

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. A alteridade. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Tharsila Viana Chaves

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Bioética como teoria da vida bem sucedida. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Silvana Marcia Saris

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. A bioética e os deveres com os animais. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Mércia Eugênia de Alencar Preto

ZANCANARO, L.; CENCI, E. M.; BAWART, C.. A ética das virtudes: uma análise segundo Alasdair MacIntyre. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Moderna e Contemporâne) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Lauana Bolzani Viana Rosa

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Em busca do cuidar e do cuidado. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Luiz Enrique Dall'Antonia

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. A bioética no universo de atuação profissional na área de Química. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Claudinei da Costa

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Bioética e endocrinologia pedriátrica: uma reflexão sobre o uso do hormônio de crescimento em crianças baixas normais. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Tharsila Viana Chaves

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Bioética como doutrina da vida bem sucedida. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Silvia BenaducenCasella

ZANCANARO, L.; PROTA, L.; SIQUEIRA, J. E.. Direito e moral à ótica de Jurgem Habermas em direito e democracia entre a facticidade e validade. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Sérgio Xavier de Camargo

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. A filosofia de Kant e as políticas públicas de saúde: A bioética na construção da equidade. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Maria Inês Castanzi

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. O serço religioso como instrumento de humanização no atendimento hospitalar. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Sueli Tsuha Massaoka

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; COSTA, E. M. O. D.. Bioética e odontologia na proposta da saúde da família. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Virgínia Lopes Sampaio

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; THONSON, Z.. Ética e aleitamento materno. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Melissa Calhono Rodrigues

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. O princípio da precaução e as inovações científicas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Melissa Calhono Rodrigues

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. O princípio da precaução e as inovações científicas. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Alda Maria Campos

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Bioética e urbanismo - A existência de muros sociais. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Grazziela Samantha Perez

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Realidade da Farmácia Brasileira, Atenção farmacêutica e automedicação. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Jane Cristina Conzanti

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Algumas considerações sobre a dignidade humana e da eutanásia. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: maria Sueli Benassi

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Mulheres intervindo na realidade para mudar a realidade. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Luis Javier Miranda Mc Nally

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Organizações não-governamentais um novo paradigma ético-social. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Juliano Tutida

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Odontologia para bebês: reflexões sobre um fato ocorrido. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Iramar Joelson Machado de Lima

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Reflexões sobre o problema da fome no Brasil. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fábia Helena Moraes Soares de Almeida

ZANCANARO, L.; SIQUEIRA, J. E.; PROTA, L.. Bioética e reforma psiquiátrica. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Allan Marques do Rosário

ZANCANARO, L.. A soberania em Hobbes. 2003 - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Leonardo de Azevedo

NETO, Joaquim Moraes; ALBERTUNI, Carlos Alberto;ZANCANARO, L.. A gênese da idéia: pressupostos teóricos e metodológicos da teoria das formas ideais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Thiago Martins Monteiro

ZANCANARO, L.; ALBERTUNI, Carlos Alberto; FELDHAUS, C.. A bioética `luz do personalismo de Elio Sgreccia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Vinicius Foderario

PAVÃO, Aguinaldo;ZANCANARO, L.; BAWART, C.. Autonomia da vontade em Kant. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Marcel Henrique de Souza

SANTOS, E. S.;ZANCANARO, L.; NALLI, M. A.. Mach e a justificativa freudiana da psicanálise como ciência natural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Juliano Basílio Gonçalves

DONAT, Mirian; PAVÃO, Aguinaldo;ZANCANARO, L.. Investigação acerca da liberdade me John Locke. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Venssa Lucas Paixão

BAWART, C.; CENCI, E. M.;ZANCANARO, L.. O problema do mal em Santo Agostinho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Carlos Eduardo Belote

NALLI, M. A.; SANTOS, Volnei Edson;ZANCANARO, L.. A antropologia e a produção do humano em Peter Sloterdyk. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Diegom Tony Dias

BAWART, C.; MENEZES E SILVA, Christini Margareth;ZANCANARO, L.. O Método Socrático no Diálogo de Platão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Simone Oliveira Lopes

CENCI, E. M.; BAWART, C.;ZANCANARO, L.. O conceito de Justiça no Livro VI da Ética a Nicômaco. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Cesar Salim Abujanra

DURÃO, Aulton Barbieri;ZANCANARO, L.; CENCI, E. M.. Moral e direito de estado em Kant. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ellen Marianna de Santana

SANTOS, Volnei Edson;ZANCANARO, L.; WEBER, José Fernandes. O fundamento Moral em Arthur Schopenhauer. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ricardo M

PAVÃO, Aguinaldo; CENCI, E. M.;ZANCANARO, L.. Santos.O Progresso Moral na Filosofia da História de Kant. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Rafael A

GARCIA, Bianco Zalmora; CENCI, E. M.;ZANCANARO, L.. de Santana.A religião no processo de constituição da modernidade no pensamento de Jü Habermas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Vera Squilace

GARCIA, Bianco Zalmora; CENCI, E. M.;ZANCANARO, L.. O desafio da comunicação na Educação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Daniela Fernandes da Silva

SILVA, Daniela Fernandes da;ZANCANARO, L.. Sobre aimputabilidade e liberdade na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Vanessa Cristina do Rio

RIO, Vanessa Cristina do;ZANCANARO, L.. Sujeito enquanto corpo e disciplina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Lílian Cantelle

CANTELLE, Lilian;ZANCANARO, L.. O homem máquina e a moral cartesiana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Dinamar Aparecida dos Santos Fernandes

FERNANDES, Dinamar Aparecida dos Santos;ZANCANARO, L.. Dever e liberdade em Kant. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fátima Nehyta de Quadros

ZANCANARO, L.; CENCI, E. M.; HANSEN, G.. Antropologia Orteguina: uma breve aboradagem sobre o homem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Peterson Antonio Olak Daniel

ZANCANARO, L.; CENCI, E. M.; NALLI, M. A.. Angústia e liberdade me Kierkegaard. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina.

GARCIA, Bianco Zalmora;ZANCANARO, L.. Filosofia/Metodologia e Prática do Ensino de Filosofia. 2007. Universidade Estadual de Londrina.

NEVES, Fátima Maria; RODRIGUES, Elaine;ZANCANARO, L.. Fundamentos da Educação. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

DURÃO, Aylton Barbieri;ZANCANARO, L.; BRANDÃO, Carlos Eduardo. Filosofia/Filosofia Medieval. 2007. Universidade Estadual de Londrina.

ZANCANARO, L.. Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor. 2006. Universidade Estadual de Londrina.

ZANCANARO, L.. Banca de Concurso Públida da Universidade de Passo Fundo. 2005. Universidade de Passo Fundo.

ZANCANARO, L.. Fundamentos da Educação. 2003. Universidade Estadual de Londrina.

ZANCANARO, L.. Filosofia da Educação. 2003. Universidade Estadual de Londrina.

ZANCANARO, L.. Filososfia Geral e Problemas metafísicos. 2002. Universidade Estadual de Londrina.

ZANCANARO, L.. Comissão Especial para Análise de Pedidos de Inscrição de Concurso Público. 2002. Universidade Estadual de Londrina.

ZANCANARO, L.. Fundamentos da Educação. 2000. Universidade Estadual de Londrina.

ZANCANARO, L.. Concurso Público para admissão de Docente. 1998. Universidade Estadual de Londrina.

ZANCANARO, L.. Comissão Examinadora de Seleção do Programa de Mestrado em Educação. 2006. Universidade Estadual de Londrina.

ZANCANARO, L.. Comissão Examinadora de Seleção do Programa de Mestrado em Educação. 2005. Universidade Estadual de Londrina.

ZANCANARO, L.. Comissão Examinadora de Seleção do Programa de Mestrado em Educação. 2004. Universidade Estadual de Londrina.

ZANCANARO, L.. Comissão Examinadora de Seleção do Programa de Mestrado em Educação. 2003. Universidade Estadual de Londrina.

Orientou

José Adir Lins Machado

A dinâmica moral em MacIntyre: o conflito das racionalidades; 2012; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Sérgio de Goes Barbosa

Responsabilidade social: Ética ou estética - Um desafio para a Edicação no Brasil; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Denise Aparecida Cavallini Panont

O patrimonialismo no Brasil e suas consequências para a educação; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Marco Antônio Oliveira Nunes

Autonomia como presuposto ético para a educação; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Natália Branco Lopes

Educação Escolar Comunicativa: um possvel caminho para a formação da cidadania; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Reginaldo Von Zubem

Educação e Ética Planetária no Contexto da Globalização; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Edi Carlos Aparecido Marques

Diálogo na escola: investigação acerca da aplicação da Ética do Discurso em Habermas contra i indisciplina e a violência nas escolas brasileiras; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Lourenço Zancanaro;

João Vicente Hadich Ferreira

Sobre ética, política e a educação: reflexões para uma práxis pedagógica emancipadora diante de uma tradição patrimonialista; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Natalia Franco Lopes

A ação comunicativa no espaço escolar: da superação da ruptura entre teoria e prática à formação da cidadania; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Camila Rocha

Contribuições da ética da responsabilidade para a educação ambiental; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Roberto Rossi

A criança como sujeito de direitos e a educação: construindo e ressignificando a cidadania na infância; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Flávio Ramos Mendes

Tecnologia e a construção do conhecimento na sociedade da informação; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Raquel Maria Biral Faconti

O pensar, o agir e o viver do professor: sua teoria e prática em relação aos portadores de necessidades especiais; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Maria José Ruiz

Ação comunicativa e o agir pedagógico em Habermas; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Flávio Donizete Batista

A dimensão ético-pedagógica da educação para a responsabilidade; 2004; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Nilva Oliveira Brito dos Santos

Projeto político-pedagógico: as interfaces da teoria e da ação dos atores sociais da escola; 2004; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Anaísa Catucci da Silva

A bioética e a prática da narrativa jornaliística; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Marcelo Sugeta

Entendendo a bioética como suporte da cidadania; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Cíntia Chiarelli

Comunicação e bioética: uma visão multidisciplinar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Olinda Hatsumi Massae

A perspectiva cristã do meio ambiente; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

André Alves dos Santos

Os fundamentos da Bioética segundo H; T; Engelhardt; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Sheslaine de Souza

Os discursos de adesão ao tratamento de AIDS: uma reflexão ética; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Silvana Marcia Saris

Pensando um novo conceito de cidadania; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Moderna e Contemporâne) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Olívia Helena Moreira

A formação do Estado Brasileiro: uma questão ética; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Moderna e Contemporâne) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Lauana Bolzani Viana Rosa

E busca do cuidar e do cuidado; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

José Luis Bordini

Relação profissional de saúde paciente no tratamento da dor; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Maura Veronesi

Clonagem humana: do temor à responsabilidade; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Edmara Cláudio da Silva Vicentini

O paciente com AIDS e o papel do cuidador; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Amarilis da Silva

Estado patrimonial brasileiro - uma análise de Raymundo Faoro; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Renata K Florentino

Bioética: uma análise sobre seus fundamentos; 2001; 21 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Maria Graça Rodrigues

Stress do Cuidador; 2001; 23 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Elza H T Anami

Implicações Éticas do Conceito de Morte Encefálica; ; 2001; 30 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Patrícia Z Heitzmann

Jornalismo Cidadão: uma perspectiva bioética; ; 2001; 35 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Estela M Casagrande

Gravidez na Adolescência; 2001; 25 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Gilvan A Gomes

Compaixão; 2001; 40 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Elcio Rosas

Pensando a Ética no Brasil; 2001; 28 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

João Luiz Calegari

Ética e Tecnologia: Responsabilidade e Desafios; 2001; 33 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Marivaldo Gouveia

Infância Tímida: Postura Evangélica Perante a Escravidão no Século XIX; 2001; 34 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Flávio D Batista

Relações Pedagógicas e Ação Comunicativa de Habermas: Possibilidade de uma escola aprendente solidária; 2001; 36 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Iria Roberta Stauf Freotas

A bioética nas relações interpessoais; 2000; 19 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bioética) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Jaqueline Bergara kuramoto

Bioética e Direitos Humanos; 2000; 41 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

José Carlos Iglesias

A heurística do temos na ética da preservação de Hans Jonas; 2000; 30 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Juranda Maia de Miranda

Tecnociência, autonomia e dignidade humana na área da saúde; 2000; 23 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Cássia Regina Rodrigues Nunes

A contribuição da teoria da ação comunicativa de Habermas para as metodologias ativas de aprendizagem; 2000; 24 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

AMAURI PORTO NUNES

As implicações éticas na manipulação genética em seres humanos segundo o princípio da responsabilidade de Hans Jonas; 2000; 21 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Luiza Aparecida da Silva

Um exame dos fundamentos de ética e bioética; 2000; 19 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Lígia Beatriz Franco Cardozo Carneiro

Bioética e Direito; 2000; 25 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Antonio Cesarino

Ética na Educação: Uma condição para a cidadania; 1999; 25 f; Monografia - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

FRANCIELI REGINA DA SILVA

Bioética: eutanásia em questão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Flávia Aparecida Reche Cellano

Considrações acerca da objetividade moral e do pluralismo moral; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Marco Antônio Oliveira Nunes

A eutanásia frente ao conceito de autonomia em Kant; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Bruna Maria Ribeiro

A moralidade nas ações por dever em Kant; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Aparecido Teles de Matos

Ética como um instrumento de reflexão sobre a ciência; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Carlos Guilherme Fortes

Sartre e o existencialismo: relendo para não esquecer; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Adyr Garcia Ferreira Neto

Do Estado de Natureza ao Governo Civil em John Locke; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

José Adir Lins Machado

O problema da alma em santo Agostinho; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Daniel Moraes Carlos

Pressupostos filosóficos da filosofia para crianças: J; DEWEY e M; Lipmann; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Fátima Nehyta de Quadros

Antropologia Orteguiana: uma breve abordagem sobre o homem; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Vanessa dos Santos Maciel

O princípio da responsabilidade de Hans Jonas frente ao meio ambiente; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Vanuza Trancoso

A educação moral em Kant; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Vinícius Federário

Import^rncia da Educação prática para a formação do caráter moral em Kant; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, UEL; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Sergio Fonseca

Eduação para a liberdade; uma perspectiva kantiana; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Vanuza Trancoso

Fundamentos da Educação Moral em Kant; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Vanuza Trancoso

A EUGENIA LIBERAL COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO DA VIDA E OS DIREITOS HUMANOS; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Marco Antônio Oliveira Nunes

A EUTANÁSIA FRENTE O CONCEITO DE AUTONOMIA EM KANT; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Tiago Vieira

Fundamentos filosóficos da bioética; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Vanusa Maria da Conceição Silva Troncoso

Direitos Humanos; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Alison Vander Mandeli

A tecnologia sob o olhar dos fundamentos da ética; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Flaicon José B dos Santos

Bioética e Vulnerabilidade Social; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Fábio Feitosa A

da Silva; Bioética e Direitos Humanos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação Araucária; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Rodrigo Augusto Rosa

Bioética e tecnologia; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Ricardo Machado Santos

Bioética e dignidade humana; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, UEL; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Márcio Pires

Ética, trannsversalidade e complexidade na educação; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Rodrigo Augusto Rosa

As bases filosóficas da educação positivista na tradição educacional brasileira; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Ricardo Machado Santos

Os pressupostos filosóficos e políticos da tradição política positivista no Brasil: 1860 a 1964; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Márcio Pires

A ética enquanto tema trnsversal na realidade escolar de Londrina, Paraná: críticas e propostas; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Dinaldo Bessani

As novas tecnologias e a necessidade da criação de múltiplas modalidades de alfabetização pera a sociedade multicultural; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, UEL; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Dinaldo Bessani

As narratvas enquanto modeladoras dos valores e condutas sociais; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Márcio Pires

Ética e interdisciplinaridade: uma análise a partir do paradigma da complexidade; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lourenço Zancanaro;

Produções bibliográficas

  • ZANCANARO, L. . Por uma ética do cuidado e da responsabilidade. IHU On-Line (UNISINOS. Impresso) , v. 371, p. 22-24, 2011.

  • ZANCANARO, L. . Singularidades e dificuldades do pensamento de Hans Jonas. Revista Dissertatio de Filosofia , v. 32, p. 119-137, 2010.

  • MACHADO, J. A. L. ; ZANCANARO, L. . O potencial ameaçador da técnica em Heidegger e em Hans Jonas. Boletim - Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL) , v. 59, p. 135-148, 2010.

  • FODERARIO, V. E. ; ZANCANARO, L. . A impotância da educação prática para a formação do caráter moral. Revista bioethikos , v. 4, p. 38-43, 2010.

  • ZANCANARO, L. . Bioética e Biotecnologia. Prima Facie (Faro) , v. 1, p. 75-83, 2008.

  • ZANCANARO, L. . Ética ambiental e responsabilidade antropocósmica. Philosophica (Lisboa) , v. 29, p. 125-143, 2007.

  • MARQUES, Edi Carlos Aparecido ; ZANCANARO, L. . A ética do discurso e a educação em crise. Revista de Estudos Universitárias (Sorocaba) , v. 33, p. 123-141, 2007.

  • ZANCANARO, L. . Bioética e Educação: um novo desafio para a escola. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 29, n.29, p. 411-417, 2005.

  • DINIZ, D. C. P. ; ZANCANARO, L. . A dimensão pedagógica da prudência na formação do homem virtuoso, segundo Aristóteles. Crítica (UEL) , lONDRINA, v. 9, n.29/30, p. 291-302, 2004.

  • ZANCANARO, L. . Responsabilidade ética com a natureza na ótica de Hans Jonas. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 26, n.3, p. 440-451, 2002.

  • ZANCANARO, L. . Ética de responsabilidade para o agir tecnológico a partir de Hans Jonas. Cadernos de Filosofia (Maringá) , Maringá - Pr, v. 3, n.3, p. 55-70, 2000.

  • ZANCANARO, L. . Cuidando do futuro da vida humana - a ética da responsabilidade de Jonas. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 24, n.4, p. 310-320, 2000.

  • ZANCANARO, L. . A influência de Heidegger no pensamento de Hans Jonas. Crítica (UEL) , 1999.

  • ZANCANARO, L. . Bioética - O ideal de pessoa humana. Akrôpolis, Umuarama, v. 28, n.6, p. 03-08, 1999.

  • ZANCANARO, L. ; ZANCANARO, L. . Fundamentos éticos da responsabilidade. Crítica (UEL) , Londrina, v. 1, n.3, p. 263-271, 1996.

  • ZANCANARO, L. . A reabsorção da circunstância em Ortega y Gasset: Como pensar uma filosofia brasileira. Terra e Cultura, Londrina, n.15, p. 60-64, 1992.

  • ZANCANARO, L. . Trajetória filosófica de Miguel Reale. Reflexão (Campinas) , Campinas, n.42, p. 120-130, 1988.

  • SANTOS, Robinson dos (Org.) ; OLIVEIRA, J. (Org.) ; ZANCANARO, L. (Org.) . Ética para a civilização tecnológica: em diálogo com Hans Jonas. 1. ed. São Paulo: São Camilo, 2011. v. 1. 310p .

  • ZANCANARO, L. (Org.) . BIOÉTICA - estudoss e reflexões 3. 1. ed. Londrina - Pr: Edições CEFIL, 2002. v. 1. 270p .

  • ZANCANARO, L. (Org.) . Bioética Estudos e Reflexões 2. 1. ed. Londrina: Editora UEL, 2001. v. 1. 354p .

  • ZANCANARO, L. (Org.) . Bioética - estudos e reflexões. 1. ed. Londrina - Pr: EDUEL - Editora da UEL, 2000. v. 1. 316p .

  • ZANCANARO, L. . Singularidades e dificuldades do pensamento de Hans Jonas. In: Zancanaro, Lourenço; Oliveira, Jelson; Santos, Robinson dos. (Org.). Ética para a civilização tecnológica: em diálogo com Hans Jonas. 1ed.São Paulo: São Camilo, 2011, v. 1, p. 79-96.

  • ZANCANARO, L. . Os fundamentos da responsabilidade: valores éticos e Educação. In: HENNING, Leoni Maria Padilha. (Org.). Pesquisa, ensino e extensão no campo filosófico educacional possibilidades presentes no contexto universitário. 1ed.Londrina: EDUEL, 2010, v. 1, p. 99-125.

  • ZANCANARO, L. . A ética da responsabilidade com o futuro: uma dimensão pedagógica. In: Fernando Oliveira Noal; Valdo Hermes de Lima Barcelos. (Org.). Educação ambiental e cidadania - Cenários Brasileiros. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010, v. , p. 56-81.

  • ZANCANARO, L. . Bioética, Direitos Humanos e Vulnerabilidade. In: BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de; ZOBOLI, Elma. (Org.). Bioética, Vulnerabilidade e Saúde. 1ed.São Paulo: Idéias & Letras, 2007, v. , p. 46-60.

  • FREIRE, Ana Maria Araújo ; BARCELOS, Valdo Hermes de Lima ; ZANCANARO, L. ; NOAL, Fernando Oliveira . A ética da responsabilidade com o futuro: uma dimensão pedagógica. Educação Ambiental e Cidadania. IIed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007, v. 1, p. 57-81.

  • ZANCANARO, L. . Bioética e Educação: um novo desafio para a escola. In: PESSINI, Leocir; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. (Org.). Bioética Longevidade humana. 1ed.São Paulo: Edições Loyola, 2006, v. 1, p. 161-176.

  • ZANCANARO, L. . A teoria da responsabilidade de Hans Jonas. In: CARVALHO, José Maurício de (Org). (Org.). Problemas e teorias da ética contemporânea. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, v. 1, p. 187-220.

  • ZANCANARO, L. . A ética de responsabilidade com o futuro: uma dimenssão pedagógica. In: NOAL, Fernando Oliveira; BARCELOS, Valdo Hermes de Lima. (Org.). Euducação Ambiental e Cidadania - cenários brasileiros. 1ed.Santa Cruz do Sul - RS: EDUNISC, 2003, v. 1, p. 57-81.

  • ZANCANARO, L. ; VICENTINI, E. C. S. . O paciente com AIDS e o papel do cuidador. In: Lourenço Zancanaro; Leonardo Prota; José Eduardo Siqueira. (Org.). BIOÉTICA - estudos e reflexões. 1ed.Londrina - Pr.: Edições CEFIL, 2002, v. , p. 138-149.

  • ZANCANARO, L. . Ética da responsabilidade antropocósmica. In: Fernando Noal. (Org.). Construção do saber urbano ambiental - a caminho da interdisciplinaridade. Londrina - Pr: Edições CEFIL, 2002, v. 1, p. -.

  • ZANCANARO, L. . A Ética da responsabilidade de Hans Jonas. In: BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de; PESSINI, Leo.. (Org.). Bioética - Alguns desafios. 1ed.São Paulo: Edições Loyola, 2001, v. 1, p. 137-159.

  • ZANCANARO, L. ; GOMES, G. A. . Compaixão. In: Lourenço Zancanaro. (Org.). Bioética Estudos e Reflexões 2. 1ed.Londrina: EDUEL, 2001, v. 1, p. -.

  • ZANCANARO, L. ; CASAGRANDE, E. M. . Gravidez na Adolescência. In: Lourenço Zancanaro. (Org.). Bioética Estudos e Reflexões 2. 1ed.Londrina: EDUEL, 2001, v. 1, p. -.

  • ZANCANARO, L. ; ANAMI, E. H. T. . Implicações Éticas do Conceito de Morte Encefálica. In: Lourenço Zancanaro. (Org.). Bioética Estudos e Reflexões 2. 1ed.Londrina: Editora UEL, 2001, v. 1, p. -.

  • ZANCANARO, L. ; HEITZMANN, P. Z. . Jornalismo Cidadão: Uma Perspectiva Bioética. In: Lourenço Zancanaro. (Org.). Bioética Estudos e Reflexões 2. 1ed.Londrina: EDUEL, 2001, v. 1, p. -.

  • ZANCANARO, L. . O Significado do Dever na Ética do Futuro. In: HANSEN, Gilvan Luiz; CENCI, Elve Miguel. (Org.). Racionalidade, Modernidade e Universidade. 1ed.Londrina: Edições CEFIL - Ed. UEL, 2000, v. 1, p. 80-94.

  • ZANCANARO, L. ; KURAMOTO, J. B. . Bioética e Direitos Humanos. In: Lourenço Zancanaro; José Eduardo de Siqueira; Leonardo Prota. (Org.). Bioética: estudos e reflexões. 1ed.Londrina: editora UEL, 2000, v. 1, p. 3-40.

  • ZANCANARO, L. ; IGLESIAS, J. C. . A Heurística do Temor na Ética da Preservação de Hans Jonas. In: Lourenço Zancanaro; José Eduardo de Siqueira; Leonardo Prota. (Org.). Bioética: estudos e reflexões. 1ed.Londrina: editora UEL, 2000, v. 1, p. 71-100.

  • ZANCANARO, L. ; MIRANDA, J. M. . Tecnociência, Autonomia e Dignidade Humana na Área da Saúde. In: Lourenço Zancanaro; José Eduardo de Siqueira; Leonardo Prota. (Org.). Bioética: estudos e reflexões. 1ed.Londrina: editora UEL, 2000, v. 1, p. 101-116.

  • ZANCANARO, L. ; NUNES, A. P. . As Implicações Éticas da Manipulação Genética em Seres Humanos Segundo o Princípio da Responsabilidade de Hans Jonas. In: Lourenço Zancanaro; José Eduardo de Siqueira; Leonardo Prota. (Org.). Bioética: estudos e reflexões. 1ed.Londrina: editora UEL, 2000, v. 1, p. 117-134.

  • ZANCANARO, L. ; FREOTAS, I. R. S. . A Bioética nas Relações Interpessoais. In: Lourenço Zancanaro; José Eduardo de Siqueira; Leonardo Prota. (Org.). Bioética: estudos e reflexões. 1ed.Londrina: editora UEL, 2000, v. 1, p. 167-184.

  • ZANCANARO, L. ; NUNES, C. R. R. . A Ética da Comunicação de Habermas e as novas Metodologias de Ensino. In: Lourenço Zancanaro; José Eduardo de Siqueira; Leonardo Prota. (Org.). Bioética: estudos e reflexões. 1ed.Londrina: editora UEL, 2000, v. 1, p. 185-204.

  • ZANCANARO, L. . Importância da Cidadania. Folha de Londrina, Londrina, p. 2 - 2, 25 out. 2004.

  • LOPES, Natália Franco ; ZANCANARO, L. . Postura performativa X postura objetivante: superação da ruptura entre teoria e prática à formação da cidadania no espaço escolar. In: XII Semana da Educação - Filosofia e Educação: Contrapontos - III Simpósio de Pesquisa de Pós-Graduação em Educação, 2010, Londrina. Anais da XII Semana da Educação da UEL. Filosofia e Educação: Contrapontos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010. p. 1-16.

  • HADICH, João Vicente ; ZANCANARO, L. . SOBRE A ÉTICA: da educação para a virtude na Grécia. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, 2007, Curitiba. VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE -. Coritiba: Pontifícia Universidade Católica do Parana, 2007. v. CD-ROM. p. 800-812.

  • MARQUES, Edi Carlos Aparecido ; ZANCANARO, L. . MOTIVAR PARA A AUTONOMIA NA ESCOLA: UMA ALTERNATIVA. In: VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2007, Curitiba. VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba: Editora Marcelino Champangat, 2007. v. CD-ROM. p. 1340-1353.

  • RUIZ, Maria José ; ZANCANARO, L. . Razão comunicativa e educação. In: II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - confluências, 2006, Santa Maria. Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências. Santa Maria - RS: Universidade de Santa Maria, 2006. v. 1. p. 1-12.

  • ZANCANARO, L. . Bioética, Direitos Humanos e Vulnerabilidade. In: IV Encontro Lus-Brasileiro de Bioética, 2006, São Paulo. IV Encontro Luso-Brasileiro de Biétia; II Fórum Brasileiro de Bioética; II Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem.. São Paulo: São Camilo, 2006. v. 1. p. 1-12.

  • SANTOS, N. DE O. DOS ; ZANCANARO, L. . Projeto político pedagógico: As interfaces do pensamento e da ação dos atores sociais da escola.. In: Seminário de Pesquisa da Região Sul: V AMPEd Sul, 2004, Curitiba. Seminário de Pesquisa da Região Sul:ANPEd Sul. Curitiba: Gráfica Universitária Champangnat, 2004. v. 1. p. 1-15.

  • ZANCANARO, L. . A dimensão ético-pedagógica da responsabilidade paterna e política. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul: V ANPEd Sul, 2004, Curitiba. Seminário de Pesquisa da Região Sul; ANPEd Sul. Curitiba: Gráfica Universitária Champagnat, 2004. v. 1. p. 1-12.

  • SILVA, M. R. S. ; ZANCANARO, L. . O agir comunicativo e o orientador educacional. In: Seminário de Pesquisa em Educação: V ANPEd Sul, 2004, Curitiba. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul: V ANPEd Sul. Curitiba: Gráfica Universitária Champagnat, 2004. v. 1. p. 1-12.

  • ZANCANARO, L. . A novas exigências éticas para o mundo tecnológico. In: Encontro Paranaense de Ética, 2003, Umuarama. Anais/Encontro Paranaense de Ética Tema: Etica nas relações humanas. Umuarama: Cordenadora de Editoração e Divulgação científica /Universidade Paranaense, 2003. v. 1. p. 09-16.

  • ZANCANARO, L. . O Culturalismo em Miguel Reale. In: VI Congresso Brasileiro de Filosofia, 1999, São Paulo, 1999.

  • ZANCANARO, L. . Filosofia da História em Eduardo Soveral. In: III Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira, 1994, Londrina. III Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira. Londrina: Editora Gráfica Cotação, 1994. v. 1. p. 83-90.

  • ZANCANARO, L. . O ensino da filosofia no Norte do Paraná. In: III Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira, 1994, Londrina. III Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira. Londrina: Editora e Gráfica Cotação, 1994. v. 2. p. 39-44.

  • ZANCANARO, L. . O Ensino da Filosofia Brasileira no Norte do Paraná. In: II Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira, 1991, Londrina. II Encontro Nacional de Professores e Pesquisadores da Filosofia Brasileira. Londrina: Editora Gráfica Cotação, 1991. v. 1. p. 138-144.

  • ZANCANARO, L. . Ética na investigação genética. In: VIII Encontro Paranaense de Genética - Genática, Ambiente e Sociedade, 2006, Maringá. VIII Encontro Paranaense de Genética - Genética, ambiente e sociedade. Maringá - Pr.: Clichetec Gráfica Editora, 2006. v. 1. p. 32-34.

  • ROSA, R. A. ; ZANCANARO, L. . Aspectos filosóficos da tecnociência. In: XV EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Encontro de Pesquisa da UEPG, 2006, Pontra Grossa. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Ponta Grossa: UEPG, 2006. v. 1. p. 1-3.

  • BARBOSA, Ségio de goes ; ZANCANARO, L. . Responsabilidade social na Educação. In: XII Semana da Educação - Filosofia e Educação: Contrapontos - III Simpósio de Pesquisa de Pós-Graduação em Educação, 2010, Londrina. Anais da XII Semana da Educação da UEL. Filosofia e Educa'~ao: Contrapontos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010. p. 1.

  • PANONT, D. ; ZANCANARO, L. . O problema da corrupção no Brasil e a educação. In: XII Semana da Educação - Filosofia e Educação: Contrapontos - III Simpósio de Pesquisa de Pós-Graduação em Educação, 2010, Londrina. Anais da XII Semana da Educação da UEL. Filosofia e Educação: Contrapontos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010. p. 1.

  • ZANCANARO, L. . Os avanços tecno-científicos e as possibilidades ideológicas. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO de BIOÉTICA, I CONGRESSO de BIOÉTICA del MERCOSUR e FÓRUM DA REDBIOÉTICA/UNESCO, 2005, Foz do Iguaçu. Anais do Vi Congresso Brasileiro de Bioética - I Congresso de Bioética del Mercossur. São Paulo: Edições Loyola, 2005. v. 1. p. 192-192.

  • SARIS, S. M. ; ZANCANARO, L. . A bioética e os deveres com os animais. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO de BIOÉTICA, I CONGRESSO de BIOÉTICA del MERCOSUR e FÓRUM DA REDBIOÉTICA/UNESCO, 2005, Foz do Iguaçu. Anais do Vi Congresso Brasileiro de Bioética - I Congresso de Bioética del Mercosur. São Paulo: Eições Loyola, 2005. v. 1. p. 170-170.

  • CHAVES, T. V. ; ZANCANARO, L. . Bioética como doutrina da vida bem sucedida. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO de BIOÉTICA, I CONGRESSO de BIOÉTICA del MERCOSUR e FÓRUM DA REDBIOÉTICA/UNESCO, 2005, Foz do Iguaçu. Anais do VI Congresso Brasileiro de Bioética - I Congresso de Bioética del Mercosur. São Paulo: Edições Loyola, 2005. v. 1. p. 79-79.

  • PAULO NETO, A. ; ZANCANARO, L. . Direitos humanos, dignidade humana e a biotecnologia. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO de BIOÉTICA, I CONGRESSO de BIOÉTICA del MERCOSUR e FÓRUM DA REDBIOÉTICA/UNESCO, 2005, Foz do Iguaçu. Anais do Vi Congresso de Bioética e _ I Congresso de Bioética del Mercossur. São Paulo: Edições Loyola, 2005. v. 1. p. 242-242.

  • PAULO NETO, A. ; ZANCANARO, L. . Liberdade, responsabilidade e biotecnologia. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO de BIOÉTICA, I CONGRESSO de BIOÉTICA del MERCOSUR e FÓRUM DA REDBIOÉTICA/UNESCO, 2005, Foz do Iguaçu. Anais do VI Congresso de Bioética - I Congresso de Bioética del Mercosur. Foz do Iguaçu: Edições Loyola, 2005. v. 1. p. 243-243.

  • PAULO NETO, A. ; ZANCANARO, L. . A moralidade e a clonagem humana. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO de BIOÉTICA, I CONGRESSO de BIOÉTICA del MERCOSUR e FÓRUM DA REDBIOÉTICA/UNESCO, 2005, Foz do Iguaçu. Anais do VI Congresso Brasileiro de Bioética - I Congresso de Bioética del Mercosur. Foz do Iguaçu: Eidições Loyola, 2005. v. 1. p. 243-243.

  • PIRES, M. ; ZANCANARO, L. . Ética, transversalidade e complexidade na educação. In: XIV ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAIC, 2005, Guarapuava. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Guarapuava: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, 2005.

  • ROSA, R. A. ; ZANCANARO, L. . As bases filosóficas da educação positivista na tradição educacional brasileira. In: XIV ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAIC, 2005, Guarapuava. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Guarapuava: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, 2005.

  • SANTOS, R. M. ; ZANCANARO, L. . XIV ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAIC. In: XIV ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAIC, 2005, Guarapuava. Encontro Anual de Iniciação Científica ... Encontro de Pesquisa da UEPG (CD-Rom). Guarapuava: UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste, 2005.

  • SILVA, M. R. S. ; ZANCANARO, L. . O processo de inclusão escolar na sociedade atual. In: VI Simpósio de Filosofiae Ciência - Universidade e Contemporaneidade: produção do conhecimento e formação profissional, 2005, Marília. VI Simpósio de Filosofia da Ciência - Unesp - Campus Marília, 2005. v. 1.

  • ZANCANARO, L. ; SANTOS, R. M. ; ROSA, R. A. ; PONTI, T. C. . O progresso da história em Kant como progresso moral. In: I Simpósio Nacional de Filosofia sobre ética, política e linguagem - Sinafepol, 2004, Londrina. Anais - Simafepol. Londrina, 2004. v. 1.

  • ZANCANARO, L. ; SOUZA, J. R. . A Ética Antropocósmica de Hans Jonas. In: X Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2001, Ponta Grossa. Anais do X Encontro Anual de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2001. v. 1. p. 220-221.

  • ZANCANARO, L. . Por uma ética da responsabilidade. In: III Congresso Brasileiro de Bioética, 2000, Porto Alegre. Programa e Anais. Porto Alegre - RS: Edições PUCRGS, 2000. v. 3. p. 27-27.

  • PANONT, D. ; ZANCANARO, L. . O sistema patrimonial Luso-Brasileiro: suas consequências sobre a educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NUNES, Marco Antonio Oliveira ; ZANCANARO, L. . O CONCEITO DE AUTONOMIA EM KANT FRENTE AOS DESAFIOS TECNOCIENTÍFICOS: A EUTANÁSIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TRANCOSO, Vanuza ; ZANCANARO, L. . A EUGENIA LIBERAL COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO DA VIDA E OS DIREITOS HUMANOS.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARQUES, Edi Carlos Aparecido ; ZANCANARO, L. . ÉTICA DO DISCURSO E EDUCAÇÃO: UM DIALOGO CONTRA A CRISE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZANCANARO, L. . Bioética, Educação e Crise de Valores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZANCANARO, L. . Declaração Universal do Genoma Humano e Direitos Humanos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZANCANARO, L. . Bioética e Direitos humanos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANCANARO, L. . Bioética e Educação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANCANARO, L. . O princípio da responsabilidade na ética. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANCANARO, L. . O poder e o dever na ética de responsabilidade dom o futuro.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZANCANARO, L. ; RODRIGUES, G. . A ética antropocósmica de Hans Jonas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZANCANARO, L. ; RODRIGUES, G. . O princípio de responsabilidade de Hans Jonas como princípio ecológico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ZANCANARO, L. . A Dimensão Pedagógica da Responsabilidade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANCANARO, L. . Ética e Cidadania. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANCANARO, L. . Uma Ética para o Agir Tecnológico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANCANARO, L. . Ética e Educação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANCANARO, L. . Ética na Educação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANCANARO, L. . O Culturalismo em Miguel Reale. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANCANARO, L. . O Ideal de Pessoa Humana. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANCANARO, L. . Revista de Estudos Universitários. Sorocaba, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

ZANCANARO, L. . Reunião Técnica do Processo de Seleção de Projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). 2007.

ZANCANARO, L. . Consultor Científico no XVI Encontro Anual de Iniciação Científica - Maringá - Pr.. 2007.

ZANCANARO, L. . Comitê Assessor do Programa de Iniciação Científica - PROIC - UEL. 2007.

ZANCANARO, L. . Comitê Assessor do Programa de Iniciação científica - PROIC/UEL, na área de Ciências Humanas. 2006.

ZANCANARO, L. . Consultor ad hoc de Revista Brasileira de Bioética. 2006.

ZANCANARO, L. . Consultor Ad hoc, da análise de trabalhos e pôsteres propostos para apresentação no IV Seminário da Região Sul. 2002.

ZANCANARO, L. . Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. 2007.

ZANCANARO, L. . Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. 2006.

ZANCANARO, L. . Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. 2005.

ZANCANARO, L. . Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. 2004.

ZANCANARO, L. . Membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos. 2003.

ZANCANARO, L. . Bases filosoficas e Éticas da Educação. 2009. .

ZANCANARO, L. . Bases Filosóficas e Éticas da Educação. 2008. .

ZANCANARO, L. . Bases Filosóficas e Éticas da Educação. 2007. .

ZANCANARO, L. . Ética. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZANCANARO, L. . Ética no Esporte. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. . Contúdos de Filosofia para o Vestibular da UEL. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. . Fundamentos Filosóficos na Ética. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZANCANARO, L. . Ética no Brasil . 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZANCANARO, L. . Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZANCANARO, L. . A filosofia e seu ensino. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. . Ética e Educação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. . Bioética. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. . O ideal de pessoa humana. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. . Ética na Educação. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. . Bases Filosóficas e Psicossociais da educação. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ZANCANARO, L. . Ética. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. . Ética e os Parâmetros Curriculares Nacionais. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. . Ética e os parâmetros educacionais. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. . Filosofia no Segundo Grau. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. . Ética na pós-modernidade. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ZANCANARO, L. ; PROTA, L. ; SANCHES, M. . Os vulneráveis morais. 2004 (Mesa Redonda) .

ZANCANARO, L. . Ética Aplicada à Gestão Universitária. 2001 (Mesa Redonda) .

ZANCANARO, L. . I Semana de Ética e Bioética da Universidade Estadual de Londrina. 2001 (Mesa Redonda) .

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    Ética e Educação, Descrição: Com a ética focalizamos a reflexão sobre o fenômeno da vida como algo existencial, como ser existente num mudo repleto de contradições e não como algo puramente biológico. Constatamos a existência de formas diversas de vida, de costumes, bem como modos diferentes de consideração dos aspectos éticos. Existimos num mundo cercado de pluralidade moral, de valores e diferenças culturais e ideológicas. É neste espaço que a ética está inserida e deve ser compreendida. Desta mesma forma todo educador está imbuído de princípios e idéias norteadoras de sua ação. Para se falar desses princípios ou idéias educacionais é preciso fazer uma análise e uma revisão da práxis pedagógica, seja ela consciente ou inconsciente. Alimentamos, agimos e praticamos ideologias a todo o momento, sem nem saber o que fazemos ou simplesmente desconhecemos sua origem. Falar da educação, de seus problemas e sua importância é falar do homem, de suas aflições, angústias, necessidades, realizações e esperanças. Seja qual for a tendência pedagógica que seguimos ou a escola filosófica que expressamos, sempre carregamos conosco uma determinada concepção de homem. Daquilo que pensamos do homem, de como o queremos, de como o concebemos, vão determinar nosso procedimentos na educação. Se quisermos o homem livre lutaremos para isso, se concebermos o homem sem liberdade continuaremos com nossas formas massificadoras de fazer educação (NOGARO, 1992). Nesse sentido, desejamos pensar a ética não como uma reflexão desenvolvida somente no âmbito do dever-ser, mas como ação transformadora, como política pública. A sociedade é o espaço onde ela deve acontecer. Desta maneira os reflexos se darão em todas as dimensões da vida, pois o respeito pela vida caminha para todas as direções. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2005 - 2008

    Os avanços técno-científicos: bioética e biotecnologia, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo evidenciar os progressos, as ambivalências e os desafios éticos oriundos dos avanços de tecnociência. Investigar as questões éticas decorretentes dos progresos científicos. O temo bioética focalizará a reflexão ética no fenômeno da vida. Constatamos que existem formas diversas de vida e modos diferentes de considerção dos aspectos éticos com ela relacionados. Destacamos alguns: ética ambiental, os deveres para com os animais, a ética do desenvolvimento, a ética da vida humana relacionada com o uso adequado e o abuso das diversas biotecnologias e seus impactos na educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Lourenço Zancanaro - Coordenador / Ricardo Machado Santos - Integrante / Rodrigo A. Rosa - Integrante / Fábio Feitosa A. da Silva - Integrante / Flaicon José dos Santos - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2002 - 2004

    A expressão do pensamento pedagógico brsileiro na realidade histórica da educação na cidade de Londrina, Paraná, Descrição: O objetivo da pesquisa foi documentar a história do pensamento pedagógico concretizado na educação escolar efetivada da cidade de Londrina, Paraná. Reunir dados históricos sobre o pensamento pedagógico que tem perpassado a educação escolar na cidade de Londrina. Registrar a expressão do pensamento pedagógico brasileiro nos diversos momentos históricos da educação escolar em Londrina. Analisar a reelaboração do pensamento pedagógico brasileiro nas redes Estadual, Municipal e em estabelecimentos particulares de educação escolar em Londrina. Verificar as inter-relações entre os diversos níveis da educação escolar em Londrina e contribuir com subsídios históricos relevantes à formação científica e acadêmica dos interessados em estudar a história da educação londrinense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lourenço Zancanaro - Coordenador / Ricardo Machado Santos - Integrante / Rodrigo A. Rosa - Integrante / Márcio Pires - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. , Rodovia Celso Garcia Cid, km. 380, Campus Universitário, 86038-440 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 791, Telefone: (43) 33714486, Ramal: 4486, Fax: (43) 33374041, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - 2011

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professo Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1981 - Atual

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/2000

    Direção e administração, Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.,Cargo ou função, Vice Chefe de Departamento.

  • 02/2000

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral, Fundamentos de Ética para Bioética, Ética, Ética no Brasil

  • 02/2000

    Ensino, Filosofia Moderna Aspectos Éticos e Políticos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Ética

  • 01/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 01/2000

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Ética para Bioética, Ética, Ética no Brasil

  • 01/2000

    Ensino, Bioética, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ética (Especialização em pensamento Brasileiro)

  • 05/1999 - 06/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.,Linhas de pesquisa

1986 - 1994

Centro de Estudos Superiores de Londrina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 18

Atividades

  • 12/1991 - 12/1994

    Direção e administração, Departamento de Educação, Educação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/1986 - 02/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação