Olga Ribeiro de Aquino
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1970), mestrado em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ludicidade, práticas escolares, crianças, brincar e arte-educação.
Informações coletadas do Lattes em 23/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
1995 - 1999
Universidade Metodista de Piracicaba
Título: A Sensibilidade Estética na Aprendizagem
Francisco Kock Fontanella. Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem Estética; Tempo e Espaço.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Desenvolvimento Humano. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Metodologia de Ensino
1987 - 1991
Universidade Estadual de Campinas
Orientador: Sarita Moysés Afonso
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Crianças; Professores; Imagens de Escola.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Desenvolvimento Humano. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior
1980 - 1981
Universidade Estadual de Londrina
Orientador: Claudio Antonio Simon
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática Geral.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do Ensino Superior.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Participação em bancas
AQUINO, O. R.; VITALIANO, C. R.; YAEGASHI, S. F. R.. Resgate das Memórias lúdicas de educadores do ensino fundamental I, em uma escola privada de Maringá-PR. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. Educação Ambiental com Arte: Experiências de Vida. 2004. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.; ZAMBERLAN, M. A. T.; LARA, A. M. B.. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: relato e uma experiência como subsídio para mudança curricular. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. O direito à Educação no Brasil Império: a realidade do branco pobre na Província do Paraná. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. O desenvolvimento do sentimento de infância: da Creche ao Centro de Educação Infantil. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Pedagógico em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. A utilização da ludicidade como princípio pedagógico em aulas de Educação Física. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física na Educação Básica) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. Estratégias de leitura de alunos universitários. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. Jogos e brincadeiras tradicionais nas aulas de Educação Física em Escolas Municipais de Londrina de 1ª a 4ª séries. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física na Educação Básica) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. Disponibilidade de brinquedos e o brincar-imaginativo em crianças de uma creche filantrópica da cidade e Londrina. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Pedagógico em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. A contribuição da literatura infantil para a construção do conhecimento da criança. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Pedagógico em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. A educação entre o prazer e a utilidade: o pensamento filosófico-pedagógico de Rubem Alves. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. OEnsino Médio:: os efeitos das reformas da década de 90. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. Políticas públicas para a Educação Infantil: uma contradição expressa no cotidiano escolar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. O espaço e o tempo do brincar: diferenças entre protagonistas rurais e urbanos. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Pedagógico em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. A espacialidade e tatilidade dos alunos. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. Formação do profissional de Educação Infantil. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. O estudo das concepções de avaliação concebida pelos professores: a caminho de uma nova cultura da educação infantil. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. A Educação Infantil na Década de 90: Algumas Reflexões sobre sua Viabilidade em Tempos de Ajustes Neoliberais. 2004. Outra participação, Universidade Estadual de Maringá.
AQUINO, O. R.. Banca Avaliadora no Processo de Transposição Interníveis (Prof. Dra. Maria Aparecida Trevisan Zamberlan). 2004. Universidade Estadual de Londrina.
AQUINO, O. R.. Processo Seletivo Público de Docente Temporário para Área/Subárea: Séries Iniciais. 2006. Universidade Estadual de Londrina.
Orientou
Projetos e vivências lúdicas trabalhados em duas escolas londrinenses: um ohar transdisciplinar (provisório); Início: 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);
A criatividade e o lúdico: uma experiência de ensino e aprendizagem em arte com a criança da 1ª série do Ensino Fundamental I; Início: 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);
Resgate das Memórias lúdicas de educadores do ensino fundamental I, em uma escola privada de Maringá-PR; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Vivências lúdicas nas aulas de Matemática: uma proposta pedagógica com alunos do Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries) em uma escola particular de Londrina; 2006; 166 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Jogos eletrônicos sob o olhar de mediadores do conhecimento - a virtualização do brincar na perspectiva dos professores de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental I de uma Escola Confessional de Maringá/PR; 2006; 214 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Um olhar voltado ao lúdico e à pedagogia do movimento humano em uma concepção desportiva: uma experiência vivenciada ao lado de crianças das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental I; 2005; 178 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Vivenciando novos espaços: uma experiência de ensino e aprendizagem em Arte com crianças da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental; 2003; 198 f; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
A educação dramática: o espaço do corpo e os processos da linguagem poética na construção do sujeito contemporâneo; 2006; 50 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Análise do intervalo monitorado: um estudo de caso da Escolas Pontual - Centro de Ensino Londrinense; 2006; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Os jogos no ensino de Língua Inglesa para crianças de 5ª e 6ª séries do Ensino fundamental em um Instituto de Línguas em Londrina; 2006; 92 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Jogo: uma estratégia ludopedagógica em salas de contraturnos; 2005; 82 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Lúdico: desafios e descobertas relacionados à formação e à prática do professor na Educação Infantil; 2005; 96 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Pedagógico em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
A lâmpada mágica da Educação Infantil: onde estão nossos gênios? Brincando?; 2005; 84 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Pedagógico em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
A Avaliação e a Contribuição do Lúdico para o Desenvolvimento Infantil; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Avaliando a Prática Lúdica Professoral voltada à Construção do Conhecimento; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Avaliação Escolar) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
A criança frente a uma obra de arte e mediação sensível de um educador; 2000; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
O lúdico em sala de aula; 1996; 57 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
A arte não é uma criação esteriotipada: uma experiência em nível de sala de aula; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes) - Faculdade de Belas Artes de Curitiba; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Arte: uma libertação humana; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes) - Faculdade de Belas Artes de Curitiba; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Tapete Raiolo - um resgate histórico; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Artes) - Faculdade de Belas Artes de Curitiba; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
O Lúdico na Sala de Aula; 1993; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia da Ação Docente) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Jogo, Brinquedo e Brincadeira: olhares semelhantes ou divergentes?; 2004; 45 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
O Brincar e sua Contribuição para a Zona Proximal de Desenvolvimento Infantil; 2004; 17 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
O Brincar e sua Contribuição para a Zona Proximal de Desenvolvimento Infantil; 2004; 17 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Por Uma Escola Mais Lúdica: Aprender e Ensinar por Meio do Brincar; 2004; 27 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Por Uma Escola Mais Lúdica: Aprender e Ensinar por Meio do Brincar; 2004; 27 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Brincando no Mundo Encantado das Palavras: formamos verdadeiros leitores; 2004; 17 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Recreio Escolar: Um momento lúdico?; 2004; 45 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Dia do Brinquedo: Espaço Físico x Faz-de-Conta; 2004; 23 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
A Produção de Textos Lúdicos: Uma proposta de Intervenção; 2004; 45 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Espaços Educacionais e de Desenvolvimento Lúdico; 2004; 27 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Avaliação da Aprendizagem no Contexto da Ludicidade; 2004; 30 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
JOGOS ELETRÔNICOS: uma concepção moderna do Lúdico segundo professores de 4º ano de uma Escola Confessional de Cambé; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Olga Ribeiro de Aquino;
Produções bibliográficas
-
AQUINO, O. R. . O faz-de-conta e suas inter-faces com o pensamento simbólico infantil (no prelo). Olhar de Professor (UEPG) , Ponta Grossa, v. 9, n.1, p. 1-12, 2006.
-
AQUINO, O. R. ; CABREIRA, L. G. . Jogos eletrônicos: coadjuvantes do processo de aprendizagem no contexto de uma escola particular - Maringá-PR (no prelo). Educação em Revista (UFMG) , Marília, v. 7, p. 1-15, 2006.
-
LUGLE, Andréia Maria Cavaminami ; AQUINO, O. R. . Vivências lúdicas nas aulas de Matemática: uma proposta pedagógica com alunos do Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries) em uma escola particular de Londrina/PR (no prelo). Olhar de Professor (UEPG) , Ponta Grossa, v. 9, n.1, p. 1-13, 2006.
-
AQUINO, O. R. . A Sensibilidade Estética na Aprendizagem. Revista Comunicações Caderno de Programa de Pós Graduação Educação, Universid Metodista Piracicaba, v. I, p. 87-93, 1999.
-
AQUINO, O. R. . Da paixão pela Arte/Educação. Revista da Universidade Estadual de Ponta Grossa, p. 160-160, 1996.
-
AQUINO, O. R. . Equipe de Pesquisa e Estudos para Melhoria da Comunicação e Expressão - EPEMECE. Revista Comunicações Caderno de Programa de Pós Graduação da Unimep, UNIMEP, v. 2, p. 64-70, 1996.
-
AQUINO, O. R. (Org.) ; PASCHOAL, J.D. (Org.) . Lúdico - criança e educador(a) da infância: novos olhares (provisório). 1. ed. x: xx, 2006. v. 1. 230p .
-
AQUINO, O. R. . Reconstruindo caminhos. In: Jaqueline Delgado Paschoal. (Org.). Trabalho pedagógico na educação infantil. Londrina: Humanidades, 2007, v. 1, p. -.
-
AQUINO, O. R. . Processos relacionados à formação de professores para a educação infantil. In: Jaqueline Delgado Paschoal. (Org.). Trabalho pedagógico na educação infantil. Londrina: Humanidades, 2007, v. 1, p. -.
-
AQUINO, O. R. ; PASCHOAL, J.D. . Um retrato do educador infantil na atualidade. In: Olga Ribeiro de Aquino; Jaqueline Delgado Paschoal. (Org.). Lúdico... criança e educador(a) da infância - novos olhares (provisório). 1ed.x: x, 2006, v. 1, p. 1-20.
-
AQUINO, O. R. ; PASCHOAL, J.D. . Reconstruindo caminhos e processos relacionados à formação de professores para Educação Infantil. In: Olga Ribeiro de Aquino; Jaqueline Delgado Paschoal;. (Org.). Lúdico... criança e educador(a) da infância - novos olhares (provisório). 1ed.x: x, 2006, v. 1, p. 1-35.
-
AQUINO, O. R. . O faz-de-conta e sua contribuição à construção do pensamento simbólico. In: Olga Ribeiro de Aquino; Jaqueline Delgado Paschoal. (Org.). Lúdico... criança e educador(a) da infância - novos olhares (provisório). 1ed.x: x, 2006, v. 1, p. 1-30.
-
BENEVIDE, Vanderlice ; AQUINO, O. R. . Criatividade e aprendizagem infantil - um estudo voltado à Primeira Série do Ensino Fundamental I em duas escolas londrinenses. In: IX Semana de Educação da UEL - Política e gestão da Educação: dilemas e perspectivas, 2007, Londrina. Anais. Londrina, 2007. v. 1. p. 1-8.
-
BENEVIDE, Vanderlice ; AQUINO, O. R. . Criatividade e aprendizagem: um olhar ao processo ludocriativo da criança. In: VII EDUCERE - Congresso Nacional de Educação - Saberes Docentes, Edição Internacional, e V Encontro NAcional sobre Atendimento Escolar/Hospitalar, 2007, Curitiba. Anais. Curitiba, 2007. v. 1. p. 1-12.
-
BENEVIDE, Vanderlice ; AQUINO, O. R. . Impacto das imagens visuais na construção do conhecimento e no desenvolvimento infantil. In: III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia: Coletividade e Subjetividade na Sociedade Contemporânea, 2007, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 2007. v. 1. p. 1-10.
-
AQUINO, O. R. ; BRANDÃO, L. A. . Projeto e transdisciplinaridade. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: História, Compromissos e Perspectivas, 2007, São João Del Rei. ABRAPEE. São João Del Rei, 2007. v. 1. p. 1-15.
-
AQUINO, O. R. ; BRANDÃO, L. A. . A dinâmica do pedagógico - um retrato da relação/construção de conhecimento pautado na ludicidade e transdisciplinaridade em sala de aula. In: VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: História, Compromissos e Perspectivas, 2007, São João Del Rei. ABRAPEE. São João Del Rei, 2007. v. 1. p. 1-15.
-
AQUINO, O. R. . O faz-de-conta e a sua contribuição à construção do pensamento simbólico. In: II Congresso Internacional de Psicologia e VII Semana de Psicologia da UEM - Psicologia: Sociedade e saberes em transformação, 2005, Maringá. Anais. Maringá: Editora da UEM, 2005. v. 1. p. 1-12.
-
AQUINO, O. R. ; LUGLE, Andréia Maria Cavaminami . O Lúdico presente nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental II, 5ª Série/2004. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. Maringá: UEM, 2004.
-
AQUINO, O. R. ; CABREIRA, L G ; CONCEIÇÃO, L M . RECREIO: Um Espaço Lúdico para a Livre Expressão de Alunos e Professores. In: I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano, 2004, Maringá. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. Maringá: UEM, 2004.
-
AQUINO, O. R. ; CURY, R. . O Jogo de Regras e o Adolescente. In: VI Semana da Educação, III Mostra de Estágio, II Conferência de Educação Infantil, 2004, Londrina. VI Semana da Educação, III Mostra de Estágio, II Conferência de Educação Infantil. Londrina: EDUEL, 2004.
-
AQUINO, O. R. . Da Ludicidade no Cotidano Escolar - Ao Sistema Simbólico. In: I Congresso Brasileiro de Formação de Professor: Passado, Presente e Futuro, 2003, São Paulo. I Congresso Brasileiro de Formação de Professor: Passado, Presente e Futuro - Resumos, 2003.
-
AQUINO, O. R. ; RAMPINI, A. P. . Vivenciando um novo espaço: Uma Experiencia de Ensino com Crianças da 3ª e 4ª Séries do Ensino Fundamental. In: 17º Seminário Nacional de Arte-Educação, 2003, Montenegro. Anais do 17º Seminário Nacional de Arte-Educação, 2003.
-
CABREIRA, L. G. ; AQUINO, O. R. . Jogos eletrônicos - análise de seus efeitos na saúde de crianças. In: I Congresso Internacional de Saúde e V Seminário Científico do CCS - Olhares sobre a Saúde / Comprometimento Multiprofissional, 2005, Maringá. Anais. Maringá: Ed. da UEM, 2005. v. 1. p. 1-2.
-
CABREIRA, L. G. ; AQUINO, O. R. . Jogos eletrônicos: fios da história de um brinquedo que reinventou o brincar. In: II Seminário Internacional de História; XI Seminário do Departamento de História; II Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História; II Seminário da Produção do Espaço urbano Regional - Configuraçãoes de Olhares, 2005, Maringá. Caderno de Programação e Resumos. Maringá: Ed. da UEM, 2005. v. 1. p. 102-103.
-
VIOLATO, P. R. S. ; AQUINO, O. R. . O lúdico e a pedagogia do movimento em uma concepção desportiva: uma experiência vivenciada ao lado de crianças de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental I. In: VIII Congresso Estadual sobre Formação de Professores, 2005, Águas de Lindóia. Anais, 2005. v. 1. p. 1-13.
-
AQUINO, O. R. ; OTTONI, T P M E . Jogos. . . Brincadeiras. . . Brinquedos: Em Escola de Educação Infantil. In: Congresso de Educação da UNISSO - Formação de Educadores, 2004, Sorocaba, 2004.
-
AQUINO, O. R. ; NUNES, A P F ; FERREIRA, A. P. . O Jogo de Faz-de Conta e a Criança. In: VI Semana da Educação, III Mostra de Estágio, II Conferência de Educação Infantil, 2004, Londrina. VI Semana da Educação, III Mostra de Estágio, II Conferência de Educação Infantil, 2004.
-
AQUINO, O. R. ; CABREIRA, L. G. . Jogos eletrônicos: fios da história de um brinquedo que reinventou o brincar. In: II Seminário Internacional de História; XI Seminário do Departamento de História; II Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em História; II Seminário da Produção do Espaço urbano Regional - Configuraçãoes de Olhares, 2005, Maringá. Caderno de Programação e Resumos. Maringá: Eduem, 2005. v. 1. p. 102-103.
-
AQUINO, O. R. ; FERREIRA, A. P. ; TAMURA, C. ; DIAS, S. N. . A Literatura, o Jogo, a Música e o Teatro: uma experiência vivida com cirnaças do pré A de uma Escola Municipal de Londrina. In: VI Semana da Educação, III Mostra de Estágio, II Conferência de Educação Infantil, 2004, Londrina. VI Semana da Educação, III Mostra de Estágio, II Conferência de Educação Infantil - Resumos, 2004.
-
AQUINO, O. R. ; SANTOS, L. M. . Literatura Infantil: A Hora do Conto. In: VI Semana da Educação, III Mostra de Estágio, II Conferência de Educação Infantil, 2004, Londrina. VI Semana da Educação, III Mostra de Estágio, II Conferência de Educação Infantil, 2004.
-
AQUINO, O. R. ; DALPOSO, G. ; FRANCHELLO, K. . Resgatando o significado de Higiene através do Lúdico - uma vivência com crianças de uma escola de Educação Infantil. In: VI Semana da Educação, III Mostra de Estágio, II Conferência de Educação Infantil, 2004, Londrina. VI Semana da Educação, III Mostra de Estágio, II Conferência de Educação Infantil, 2004.
-
AQUINO, O. R. ; FERREIRA, A. P. ; DOMINGUES, L. R. . Construindo com as Crianças Novos Sentidos de Vida. In: II Mostra de Estágio em Suas Várias Modalidades, 2003, Londrina. Anais da II Mostra de Estágio em Suas Várias Modalidades, 2003.
-
BENEVIDE, Vanderlice ; AQUINO, O. R. . Criatividade e aprendizagem infantil - um estudo voltado à Primeira Série do Ensino Fundamental I em duas escolas londrinenses. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BENEVIDE, Vanderlice ; AQUINO, O. R. . Criatividade e aprendizagem: um olhar ao processo ludocriativo da criança. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BENEVIDE, Vanderlice ; AQUINO, O. R. . Impacto das imagens visuais na construção do conhecimento e no desenvolvimento infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CABREIRA, L. G. ; AQUINO, O. R. . Jogos eletrônicos - análise de seus efeitos na saúde de crianças. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CABREIRA, L. G. ; AQUINO, O. R. . Jogos eletrônicos - fios da história de um brinquedo que reinventou o brincar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AQUINO, O. R. ; SANTOS, L. M. . Crianças Produzindo Textos Relacionados com a Hora do Conto (PÔSTER). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AQUINO, O. R. ; LUGLE, Andréia Maria Cavaminami . Jogos Envolvendo a Matemática (Pôster). 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AQUINO, O. R. ; CABREIRA, L. G. . Jogos eletrônicos: uma concepção moderna do lúdico sob um enfoque sócio-interacionista (Pôster). 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AQUINO, O. R. . Jogo, brinquedo e brincadeira no contexto dos TCC do Curso de Educação Física. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AQUINO, O. R. . O Brincar através da Ludoterapia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AQUINO, O. R. . O Shopping Center Catuaí e as brincadeiras de um grupo teen. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AQUINO, O. R. . Gestão Democrática. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AQUINO, O. R. . O Norte do Todo de uma Escola. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
AQUINO, O. R. . O Velho e o Novo Professor. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
AQUINO, O. R. . A Ludicidade no cotidiano escolar. 2002.
AQUINO, O. R. . Brincar. Representar, Jogar em duas salas de aula de Educação Infantil. 2002.
AQUINO, O. R. . A função reprodutora/criadora da linguagem das Artes Plásticas - um olhar a prática educativa sobre enfoque sócio-cultural. 2002.
AQUINO, O. R. . Na roda da ciranda: crianças em movimento. 2002.
AQUINO, O. R. . O Lúdico na Arte. 2002.
AQUINO, O. R. . O artístico. . . O lúdico na aprendizagem - vividos e construídos por uma doutoranda do PPGE/UNIMEP em 1999. 1999.
BRANDÃO, L. A. ; AQUINO, O. R. . Projetos transdisciplinares e vivências lúdicas: desafios, caminhos e contribuições à educação infantil. 2007. (Relatório de pesquisa).
AQUINO, O. R. ; FIDELIS, I A. . Aperfeiçoamento de Docente do Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries): refletindo a Educação-Matemática. 1996 (Educação) .
AQUINO, O. R. ; ALVARENGA, G. M. . Repensando a Seleção para o Magistério do Ensino Fundamental. 1996 (Educação) .
AQUINO, O. R. . Sala de Aula - um espaço para redescobrir conceitos matemáticos e lingüísticos. 1995 (Educação) .
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2008
Educação formal e criatividade humana - um estudo voltado à arte na Primeira Série do Ensino Fundamental I em uma escola pública londrinense, Descrição: Volta-se à ação/mediação de uma professora/atora ligada à arte plástica e trabalhada com, ao lado de crianças/atoras, de 6 e 7 asnos de idade, visando ainda a estudar possíveis fatores (dialógicos, olhares expressando diferentes estímulos, entre outros) que podem interferir no processo de criação infantil. Buscamos também apoio teórico em autores que exploram, no sentido científico, temáticas relacionadas ao ensino da arte ((plástica, visual) à criatividade humana e à educação escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Olga Ribeiro de Aquino - Coordenador / Vanderlice Benevide - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - Atual
A Ludicidade no cotidiano escolar - Fase II, Descrição: Visa a estudar as representações de professores da infância sobre suas brincadeiras e jogos praticados na meninice, adolescência e fase de escolarização, para referenciar ainda mais a vital importância do Brincar para a construção do pensamento simbólico humano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Olga Ribeiro de Aquino - Coordenador / Andréia Maria Cavaminami Lugle - Integrante / Sandra Luciane França - Integrante / Luciana Adário Brandão - Integrante / Luciana Grandini Cabreira - Integrante / Vanderlice Benevide - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina - Bolsa., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 9
-
2002 - 2004
A ludicidade no cotidiano escolar: uma avaliação da prática de professores da educação informal e primeiras séries do ensino fundamental, Descrição: A pesquisa visa a situar o lúdico e sua ressignificação através do resgate do sentido de brincar e imaginar, ou seja, da brincadeira livre e estruturada; estudar a ludicidade nos contextos escolares amostrados, seja pela memória das experiências lúdicas, seja pela análise de produções lúdicas: jogos, brinquedos, etc... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Olga Ribeiro de Aquino - Coordenador., Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 15
-
2000 - 2001
A sensibilidade estética na aprendizagem, Descrição: A sensibilidade estética na aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Olga Ribeiro de Aquino - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação. , Rod. Celso Garcia Cid, Km 380 - PR 445, Campus Universitário, 86051-990 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001, Telefone: (43) 33714338, Fax: (43) 33714665, URL da Homepage:
Experiência profissional
1983 - Atual
Universidade Estadual de LondrinaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor(a) Associado, Nível AC-A. Portaria nº 1253, de 23 mar/2004 Lei Estadual nº 11.713/97 - Paraná e Instrução de Serviço nº 01/97 da Universidade Estadual de Londrina
Atividades
-
01/2005
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Criança, o Lúdico e Formação do Educador
-
10/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Atividade realizada, Membro/Suplente da Comissão Examinadora da Seleção do Programa de Mestrado em Educação.
-
04/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro Coordenador(a) da Comissão de Pós-Graduação.
-
03/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa
-
01/2004
Ensino, Trabalho Pedagógico em Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Contribuição do Jogo para o Desenvolvimento da Criança
-
01/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Atividade realizada, Membro Co-participante e Efetivo do Colegiado de Docentes do Programa de Mestrado em Educação UEL.
-
01/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Atividade realizada, Membro/Titular da Comissão Examinadora (de alunos(as) do Curso de Especialização em Trabalho Pedagógico em Educação Infantil; Portaria nº 05697, de 11 de novembro de 2004, da Pro-Reitora de Pesquisa e Pós - Graduação.
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro/Suplente do Programa de Mestrado em Educação UEL/2004..
-
03/2001
Direção e administração, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Curso de Especialização em Metodologia da Ação Docente.
-
03/2001
Ensino, Metodologia da Ação Docente, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Ensino
-
03/2001
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Serviço realizado, Membro do Colegiado do Curso de Ciências Sociais (Especialização.
-
03/2001
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Serviço realizado, Membro do Colegiado do Curso de Psicologia.
-
03/2001
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Atividade realizada, Iniciação e Co-participante do Programa de Mestrado em Educação.
-
01/1983
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Didática Geral
-
11/2004 - 01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Membro/Titular da Comissão Organizadora e Examinadora do Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, do Programa de Mestrado.
-
01/2000 - 12/2004
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Brinquedo e Formação do Educador
-
10/2004 - 11/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Serviço realizado, Emissão de Parecer para Inclusão da Docente Cleide Vitor M Batista no Programa de Pós-Graduação em Educação.
-
01/2004 - 03/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Atividade realizada, Presidente da Banca Avaliadora no processo de Transposição Interníveis (de Prof. Associada A para B - Portaria CECA nº 065/2004 de 02 de dezembro de 2004).
-
01/2000 - 01/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa
-
04/2001 - 06/2001
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Atividade realizada, Membro da comissão Especial que analisa os pedidos de inscrição ao Concurso Público para provimento do cargo de Professor - Portaria 2575 de 24/04/2001.
-
01/2000 - 06/2000
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Serviço realizado, Membro da Comissão Temporária de Análise de Currículo para o Mestrado em Educação.
-
03/1989 - 12/1999
Extensão universitária , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Atividade de extensão realizada, Membro co-participante da criação do espaço LUDOTECA-UEL.
-
03/1991 - 06/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa
-
03/1996 - 12/1996
Extensão universitária , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Atividade de extensão realizada, Integração da UEL com o Ensino de 1º e 2º graus.
-
03/1994 - 12/1996
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Olga Ribeiro de Aquino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?