Raquel da Silva Meira Fortes
Graduada no Curso Pedagogia - Licenciatura Plena (ano de 2001). Pós- graduada , título de Especialista em Educação Escolar (ano de 2005), ambos pelo Centro Universitário Moura Lacerda,situado na cidade de Ribeirão Preto - SP. Aprovada no exame de proficiência em Inglês pelo Sistemas de Avaliação Linguística TESE PRIME do qual me foi conferido o Certificado de Proficiência em Leitura de Textos em Inglês (TEAP). Atuação como coordenadora pedagógica nas Casas de Betania, Instituição Filantrópica mantenedora de uma Creche e Escola de Educação Infantil(ano 2001 a 2005), como docente no Ciclo Básico Inicial (Ensino de Nove Anos) do SESI - Serviço Social da Indústria (ano 2005 a 2008) e na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ribeirão Preto/SP, como docente no Ensino Fundamental. (processo seletivo professora emergencial ano de 2007 a 2009), na Prefeitura Municipal de Cravinhos (processo seletivo professora emergencial ano 2010) e na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ribeirão Preto/SP, como docente efetiva no Ensino Fundamental I (ano 2008). Participação organização de Simpósios, apresentação de trabalhos em Seminários sobre Educação Infantil na área de Formação de Professores e Currículo. Aprovada em 05/2011, no Curso Tutorial de Professores em EAD, pela Fundação Getúlio Vargas - FGVOnline. Atuou como pesquisadora na linha de pesquisa "Discurso: Sentido, Comunicação e Representação" e do Projeto "A rotina, o acontecimento, a estesia em textos narrativos contemporâneo", desenvolvidos pela Profª Drª Vera Lúcia R. Abriata na Universidade de Franca(UNIFRAN). Apresentou XVI Congreso Internacional de la Associacion de Linguistica y Filologia de la América Latina (ALFAL), em Acalá de Henares, Espanha, o trabalho "O Percurso Passional do ator Beatriz", na obra Um Erro Emocional, de Cristovão Tezza (2011). Atualmente sou aluna do Curso de pós-graduação em Educação Especial Inclusiva/ Atendimento Educacional Especializado - AEE, ministrado pela Instituição UCAMPROMINAS e do Curso de Libras do Centro de Atendimento ao Surdo-CAS. Professora voluntária no ensino de Língua Portuguesa para Surdos Adultos no mesmo Centro de Atendimento ao Surdo-CAS, professora do 1º ano do Ensino Fundamental I (tarde) e professora de Língua Portuguesa para surdos no Atendimento Educacional Especializado (manhã), ambos na Rede Municipal da cidade de Ribeirão Preto.
Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em Educação Escolar
2002 - 2005
Centro Universitário Moura Lacerda
Título: "As Repercussões em Sala de Aula do Prgrama de Formação Contínua de professores: ciências naturais em questão"
Orientador: Natalina Aparecida Laguna de Sicca
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
II SELINFRAN - Seminário de PESQUISA EM Linguística da UNIFRAN. Estudos Linguísticos em Perspectiva.Um estudo das paixões em Um erro emocional de Cristovão Tezza. 2011. (Seminário).
XVI Congresso Internacional de la ALFAL. O percurso passional do ator. 2011. (Congresso).
58º SEMINÁRIO DO GEL. 2010. (Seminário).
6 º ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE PROFESSORES PESQUISADORES.A CONSTRUÇÃO DO ATOR FEMINO EM LETRA DE MULHERES DE ATENAS. 2010. (Encontro).
CENTRO E PERIFERIA - POSICIONAR-SE NO CAMPO DISCURSIVO POLÍTICO (PROFERIDA POR DOMINIQUE MAINGUENEAU. 2010. (Outra).
DISCURSO, CORPUS E TEXTO - UMA PROPOSTA SEMIOLINGUÍTICA (PROFERIDA PELO PROF. DR. EDWARD LOPES). 2010. (Outra).
I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA DA UNIFRAN - SELINFRAN. 2010. (Seminário).
LINGUAGENS, DISCURSOS DESIGN INFORMAÇÃO: AS TECNOLOGIAS INTELIGENTES COMO AGENTES DE COMUNICAÇÃO PARA ROMPER FRONTEIRAS NO DESENVOLVIMENTO HUMANO. 2010. (Outra).
PRINCÍPIOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: O TEXTO CIENTÍFICO E A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. 2010. (Outra).
Produções bibliográficas
-
2010 FORTES, R. S. M. ; ABRIATA, V. L. R. . A construção do Ator feminino na letra de" Mulheres de Atenas". Revista Investigação , v. 10, p. 84-84, 2010.
-
FORTES, R. S. M. . O percurso passional do ator "Beatriz" no romance Um erro emocional. In: XVI CongrEsso Internacional da ALFAL, 2011, Alcalá de Henares. Livro de resumos do XVI Congresso Internacional ALFAL. Acala de Henares. p. 286-286.
-
FORTES, R. S. M. . O percurso passional do ator "Paulo" no romance Um erro emocional. In: X miniENAPOL DE SEMIÓTICA, 2011, São Paulo. X miniENAPOL DE SEMIÓTICA, 2011. p. 2-2.
-
FORTES, R. S. M. . Um estudo das paixões em "Um erro emocional"de Cristóvão Tezza. In: II Selinfran: Seminário de PESQUISA EM Linguística da UNIFRAN. Estudos Lingísticos em Perspectiva, 2011, Franca. elinfran: Seminário de PESQUISA EM Linguística da UNIFRAN. Estudos Linguísticos em Perspectiva, 2011. v. 2. p. 8-8.
-
FORTES, R. S. M. . Os estados de alma do ator "Beatriz"em Um erro emocional. In: I SILTED, 2011, Franca. Caderno de Resumos do I SILTED:Linguagens,tecnologias, práticas de leitura e escrita: convergências., 2011. v. 1. p. 44-44.
-
FORTES, R. S. M. ; ABRIATA, V. L. R. . A construção do ator feminino em letra de Mulheres de Atenas. In: 6º Encontro de Iniciação Científica e de Professores Pesquisadores, 2010, Franca-SP. Revista Investigação. FRANCA/SP: UNIFRAN, 2010. v. 10. p. 84-84.
-
FORTES, R. S. M. . O ator feminino na letra de Mulheres de Atenas. In: IX miniEnapol, 2010, São Paulo. Literatura e Feminismo, 2010. p. 2-2.
-
FORTES, R. S. M. . O percurso passional do ator "Beatriz" no romance Um erro emocional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FORTES, R. S. M. . Um estudo das paixões em "Um erro emocional" de Cristóvão Tezza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FORTES, R. S. M. ; ABRIATA, V. L. R. . A CONSTRUÇÃO DO ATOR FEMININO EM LETRA DE MULHERES DE ATENAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FORTES, R. S. M. . PROJETO BRINCANDO COM A TERRA: REPERCUSSÕES DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SICCA, P. D. N. A. L. ; FORTES, R. S. M. . AS REPERCUSSÕES EM SALA DE AULA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRIMAVERA EM QUESTÃO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FORTES, R. S. M. . FORMAÇÃO CONTINUADA E A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: CIÊNCIAS NATURAIS EM QUESTÃO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FORTES, R. S. M. . FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM QUESTÃO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SICCA, P. D. N. A. L. ; FORTES, R. S. M. . RAÇAS E ETNIAS NO CURRÍCULO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Prefeitura Municipal de Ribeirão PretoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 22
2010 - 2010
PREFEITURA MUNICIPAL CRAVINHOSVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EMERGENCIAL PEB I, Carga horária: 25
2007 - 2009
Prefeitura Municipal de Ribeirão PretoVínculo: Professora Emegencial, Enquadramento Funcional: Professora I, Carga horária: 25
2005 - 2008
Sesi sertãozinhoVínculo: EFETIVA, Enquadramento Funcional: DOCENTE CICLO INICIAL, Carga horária: 20
2001 - 2005
CASAS DE BETÂNIAVínculo: COORDENADORA PEDAGOGICA, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGOGICA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raquel da Silva Meira Fortes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?