Enio Funchal
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Positivo, nos Cursos de graduação e pós graduação em Fisioterapia. Especialista em Educação Especial e Fisioterapia em geriatria. É Mestre em Educação pela PUCPR ( 2003). Tem experiência em fisioterapia nas áreas de neuropediatria, geriatria, fisioterapia hospitalar, reumatologia, ginecologia e obstetrícia e saúde coletiva. Atualmente atua à nível hospitalar em Fisioterapia Obstétrica e neonatologia no Hospital Alto Maracanã em Colombo. A nível ambulatorial mantém atividades em neuropediatria, geriatria e reumatologia. Desenvolve atividades junto ao PSF vinculada à US no Município de Curitiba, PR. Tem consultório particular de fisioterapia em Curitiba -PR. Formação atual em Osteopatia , encopntra-se no quarto ano na Escuela de Osteopatia de Madrid.
Informações coletadas do Lattes em 23/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em pedagogia universitária
2002 - 2003
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: O ENFOQUE HUMANÍSTICO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA: UMA NOVA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR,Ano de Obtenção: 2004
Lilian anna Wachowicz.Bolsista do(a): Pontifíci Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil. Palavras-chave: humanística; formação; fisioterapia.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Educação.
Formação complementar
2011 - 2011
Elaboração de material em power point para aula un. (Carga horária: 4h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2011 - 2011
Planejamento pedagógico da Universidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2009 - 2009
O uso da sala do futuro. (Carga horária: 6h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2008 - 2008
metodologia do ensino superior. (Carga horária: 15h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em metodologia da educação superior. (Carga horária: 4h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.
2003 - 2003
Décimo segundo curso de interpretação das normasNB. (Carga horária: 20h). , pontifícia universidade católica do paraná, PUCPR, Brasil.
2003 - 2003
Curso de capacitação de gestores. (Carga horária: 16h). , pontifícia universidade católica do paraná, PUCPR, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Aleitamento materrno- iniciativa hospital amigo da. (Carga horária: 20h). , pontifícia universidade católica do paraná, PUCPR, Brasil.
1997 - 1998
Extensão universitária em Facilitação neuro muscular proprioceptiva- método. (Carga horária: 120h). , pontifícia universidade católica do paraná, PUCPR, Brasil.
1992 - 1992
Reabilitação pulmonar. (Carga horária: 12h). , pontifícia universidade católica do paraná, PUCPR, Brasil.
1991 - 1991
autismo: visão multidisciplinar. (Carga horária: 12h). , memnom profissionais de acessoria, MEMNOM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Organização de eventos
FUNCHAL, E. . Encontro de Fisioterapia da PUCPR - 20 ANOS DO CCCCCCURSO DE FISIOTERAPIA. 2000. (Congresso).
FUNCHAL, E. . II feira de cursos PUCPR. 2000. (Exposição).
Participação em eventos
21º Congresso Brasileiro de Perinatologia. 2012. (Congresso).
IV congresso Acadêmico de Fisioterapia. Spiral taping. 2008. (Congresso).
III encontroa da Fisioterapia em saúde coletiva.. 2007. (Seminário).
XV Seminário de profissões.Fisioterapia. 2006. (Oficina).
Congresso acadêmico de fisioterapia. Fisioterapia respiratória em paralisia cerebral. 2005. (Congresso).
Congresso acadêmico de Fisioterapia. Fisioterapia desportiva. 2005. (Congresso).
II Curso de aleitamento materno - GIUAMA.Aspectos fisioterapêuticos no aleitamento materno. 2005. (Oficina).
Semana acadêmica de fonoaudiologia.Alergia: avaliação e tratamento de vias aéreas superiores. 2005. (Encontro).
V encontro PUCPR Universidade amiga da amamentação.Facetas multidisciplinares do aleitamento materno - postura corporal na amamentação. 2004. (Encontro).
Congresso internacional de especialidades pediátricas. Assistência respiratória global - fisioterapia respiratória. 2000. (Congresso).
Encontro de fisioterapia da PUCPR - 20 anos de curso.Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia. 2000. (Encontro).
XIII Congresso de saúde das polícias Militares e VI Congresso da academia nacional de saúde das polícias militares do Brasil. Cinesioterapia respiratória na paralisia cerebral. 2000. (Congresso).
II jornada acadêmica de fisioterapia.O método kabat na fisioterapia para gestantes. 1999. (Seminário).
III Semana de psicologia da PUCPR..Autismo em cianças. 1998. (Seminário).
I jornada acadêmica de Fisioterapia.Fisioterapia em gestantes. 1998. (Outra).
Aperfeiçoamento em pacientes especiais.Fisioterapia. 1995. (Oficina).
II encontro de gestantes.Atividade física para gestantes. 1993. (Oficina).
I Congresso das instituições de deficência mental e psicose infantil e III Simpósio de Educação Especial de Bauru. 1992. (Simpósio).
I Congresso de educação especial de Bauru. 1992. (Congresso).
II encontro de fisioterapia e I sinpósio nacional de fisioterapia aplicada à traumato-ortopedia e medicina desportiva.Fisioterapia nas lesões do ombro. 1992. (Simpósio).
VIII encontro tempo livre.Educação especial. 1992. (Encontro).
VII jornada paranaense - IV jornada metropolitana de geriatria e gerontologia - III Simpósio Brasileiro sobre acidentes com idosos e I forum paranaense de gerontologia social.Diretrizes básicas de atendimento ao idoso - atuação fisioterapêutica. 1992. (Simpósio).
VI Simpósio internacional de Fisioterapia Respiratória.Fisioterapia respiratyória em pacientes com espasticidade. 1992. (Simpósio).
VI Simpósio Internacional de fisioterapia respiratória. 1992. (Simpósio).
III encontro tempo livre.Educação especial. 1991. (Encontro).
Sindrome de Rett e Autismo. 1991. (Oficina).
Curso de aprefeiçoamento para auxiliares de enfermagem.Fisioterapia. 1989. (Oficina).
Jornada de pneumologia pediátrica. 1986. (Simpósio).
Participação em bancas
FUNCHAL, E.. Qualidade de vida e aspectos sócio-econômicos de pacientes de um centro de atenção psicossocial `lccol e drogas (CAPS) em Curitiba. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em saúde da Família) - Faculdade Evangélica do Paraná.
FUNCHAL, E.. Avaliação da funcionalidade de idosos restritos ao leito, residentes na área de abrangência de uma unidade de saúde da família no município de Curitiba, Brasil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em saúde da Família) - Faculdade Evangélica do Paraná.
FUNCHAL, E.. cinesioterapia sensório motora. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná.
FUNCHAL, E.. A interação sensorial como meio terapêutico em criança de 0 a 2 anos com atraso motor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná.
FUNCHAL, E.. A influência de varizes no puerpério imediato em uma maternidade de Colombo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná.
FUNCHAL, E.. Schewschik, Evandro S. Oliveira e Isaura V. Moreira.Tecnologia assistida associada ao tratamento da cinesioterapia em crianças com paralisia cerebral. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná.
FUNCHAL, E.. Haluc.Estudo comparativo entre avaliação leiga e profissional utilizando o PEDI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná.
FUNCHAL, E.. Estudo do conceito Bobath à cinesioterapia respiratória e à hidroterapia, conceito Halliwick, em pacientes com PC que apresentam reflexo tônico labiríntico, em uma instituição na cidade de Curitiba, entre os anos 2009 e 2010.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná.
FUNCHAL, E.. Avaliação da sobrecarga objetiva e subjetiva em cuidadores de pacientes geriátricos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo.
FUNCHAL, E.. Perfil dos usuários cadastrados em um programa de home care e análise da eficácia das orientações fisioterapêuticas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo.
FUNCHAL, E.. Efeito dos movimentos de pilates da marcha de pacientes com doença de parkinson. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo.
FUNCHAL, E.. Efeitos dos movimentos de piloates na marcha de pacinetes com doença de Parkinson. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo.
FUNCHAL, E.. analisar a intervenção da fisioterapia na maturação da fístula artério venosa no paciente em hemodiálise.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo.
FUNCHAL, E.. Análise da Pimáx e Pemáx em um pacinete com Síndrome de werdnig Hoffman - um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo.
ALMEIDA, K. A. K. E. S. L.;FUNCHAL, E.. A osteoporose na lesão Medular. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo.
DAMIN, D. Z. O. E. S.;FUNCHAL, E.. Medida das pressões respiratórias máximas em indivíduos portadores de HIV. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo.
FUNCHAL, E.. reabilitação na sarcopenia em idosos institucionalizados. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Faculdade Dom Bosco - Campus Mercês.
FUNCHAL, E.. Reabilitação na presbiataxia no idoso institucionalizado, um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Faculdades Integradas Dom Bosco.
enio funchal;FUNCHAL, E.. Tratamento fisioterapêutico utililizando pompage em paciente portador de distúrbio bipolar com sequela de distonia causada por carbonato de lítio. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Faculdades Integradas Dom Bosco.
FUNCHAL, E.; ALMEIDA, K. A. K. E. S. L.. A intervenção atraves da psicomotricidade em crianças com idade cronológica de quatro anos que apresentam diagnóstico de atraso no desenvolvimento motor. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Faculdades Integradas Dom Bosco.
Souza, Adriana ;FUNCHAL, E.. Desenvolvimento motor normal em crianças institucionalizadas de 0 a 2 anos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo.
Martins, daiane Cristine ;FUNCHAL, E.. Análise dos valores da Reobase, da cronaxia e da acomodação do estrodiagnóstico dos músculos gastrocnêmio e tibial anterior de pacientes com espasticidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo.
FUNCHAL, E.; FERNANDES, A. P. V. E. T. L.. Análise da postura de uma criança portadora de paralisia cerebral e síndrome de west, por meio da equoterapia: um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo.
FUNCHAL, E.. Estimulação precoce de crianaças prematuras com araso no desenvolvimento motor normal, baseado no tratamento neuroevolutivo- conceito bobath. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Faculdades Integradas Dom Bosco.
ivana griboggi;FUNCHAL, E.. Atuação da fisioterapia na lombalgia gestacional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - Faculdades Integradas Dom Bosco.
MARTINS, S. B.;FUNCHAL, E.. Ergonomia. 1998. pontifícia universidade católica do paraná.
FUNCHAL, E.. Cinesioterapia neuro-sensório-motora. 1998. pontifícia universidade católica do paraná.
Orientou
fisioterapia obstétrica; Início: 2003; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; (Orientador);
Atuação da Fisioterapia na fase ativa do trabalho de parto, em mulheres primíparas e multíparas, na faixa etária de 18 a 35 anos, em uma maternidade da região metropolitana de Curitiba; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Obstetrícia) - Pontifíci Universidade Católica do Paraná; Orientador: Enio Funchal;
Gestante, exercícios físicos assistidos e o fisioterapeuta: uma revisaõ bibliográfica; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Obstetrícia) - Pontifíci Universidade Católica do Paraná; Orientador: Enio Funchal;
realização de tratamento no puerpério tardio para estrias abdominais ocorridas durante a gestação pelo método de eletroestimulação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em fisioterapia em obstetrpicia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
mota; Incontinência Urinária e acupuntura: tratamento sob a visão da medicina oriental e da medicina tradicional chinesa; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em fisioterapia em obstetrpicia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Análise da qualidade de vida em mulheres primíparas e multpiparas, no pós parto normal e cesariana; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em fisioterapia em obstetrpicia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
estudo dos efeitos dos exercícios respiratórios em gestantes no período pré natal, como fator de redução das queixas de dispnéia e melhora da ventilação pulmonar; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em fisioterapia em obstetrpicia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
A atuaçlão da fisioterapia no atendimento pós natal em mulheres com dificuldade no processo de amamentação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em fisioterapia em obstetrpicia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Atuação da Fisioterapia no puerpério imediato, com atuação à saúde física e emocional para mães e bebês; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em fisioterapia em obstetrpicia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
A importância da integração do fisioterapeuta especialista em obstetrícia nas maternidades; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em fisioterapia em obstetrpicia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Estudo de caso utilizando, como recurso, os princípios da facilitaação neuromuscular proprioceptiva, na reabilitação pulmonar em pacientes portadores de doença pulmonar obstretícia; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
estudo comparativo do índice de apgar de crianças nascidas de parto normal e cesariana em uma Maternidade da região metropolitana de Curitiba; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Pontifíci Universidade Católica do Paraná; Orientador: Enio Funchal;
Avaliação da acessibilidade de um cadeirante em supermercado de Curitiba; análise comparativa; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Atuação da fisioterapia na fase ativa do trabalho de parto; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Aplicação de drenagem linfática manual em membros inferiores de gestantes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Barros, Paôlla D; Castro, Patrícia A; Van Den; Efeito da atuação da fisioterapia durante a fase ativa do parto normal; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Bencz; Análise dos efeitos dos exercícios de estabilização central nos músculos do assoalho pelvico de mulheres com incontinência urinária de esforço; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo; Orientador: Enio Funchal;
Estudo dos benefícios da técnica shantala na qualidade do sono em bebês de 4 a 24 meses; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Análise da incidência da incontinência urinária de esforço em mulheres durante o último trimestre gestacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
setudo comparativo do trabalho de parto em pacientes que foram submetidas ao atendimento fisioterapêutico e as que não receberam acompanhamento fisioterapêutico em ambientes hospitalizados distintos no ano de 2008; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Análise fisioterapêutica dos possíveis ganhos neuromotores utilizando os princípios da facilitação neuromuscular proprioceptiva em um paciente portador de paralisia cerebral do tipo quadriplegia espástica moderada com deficiência mental moderada associada -0 um estudo de caso; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Estudo comparativo do puerpério imediato entre o pós parto normal e o pós parto cesariana, quanto as principais complicações e queixas álgicas em pacientes internadas em um hospital maternidade da região metropolitana de curitiba; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
A atuação da fisioterapia durnate a sessão de de hemodiálise; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo; Orientador: Enio Funchal;
; Aplicação do laser de Asga para acelerar o processo de cicatrização da incisura cesariana em puéroaras na faixa etária de 18 a 40 anos do hospital Matrnidade Alto Maracanã da cidade de Colombo no período de março a maio de 2007; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Qual a influência que a prática de exercícios terapêuticos associados a orientação realizada com gestantes a partir do segundo trimestre gestacional podem oferecer a predomi´nância do parto normal; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Aplicação de protocolo de tratamento fisioterapêutico em uma criança com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo diplegia espástica moderada, utilizando os princípios do método bobath, objetivando o segundo nível do controle motor, dando ênfase a melhora da posição sentada: um estudo de caso; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo; Orientador: Enio Funchal;
Santos, Cristiane Ochinski, Luc; Análise do uso do laser terapêutico no coto umbilical de recém-natos no hospital Maternidade Alto maracanã - Colombo, Paraná; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Os benefícios da atuação fisioterapêutica nas fases ativa e tardia do trabalho de parto em parturientes do hospitaal Maternidade Alto Maracanã; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
O uso da ducha aquecida como recurso hidroterapêutico durnate o período de dilatação em primíparas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
A importância da fisioterapia no pré; péri e pós natal, quanto ao preparo da mama, o aleitamento materno e prevenindo as principais complicações da amamentaação, na maternidade Alto Maracanã, no município de Colombo, em 2006; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Utilização da bola suiça como recurso fisioterapêutico em parturientes primíparas entre 18 e 30 anos, com o objetivo de reduzir o tempo de permanência na fase ativa do trabalho de parto, no hospital maternidade Alto Maracnã, município de Colombo Paraná, no ano de 2006; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
tratamento Fisioterapêutico aplicado pela técnica Shantala em crianças HIV positiva; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Proposta de atendimento fisioterapêutico em pacientes portadores de sindrome de rett; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - Universidade Positivo; Orientador: Enio Funchal;
Aplicaçãodo laser Arseneto de Galio na fissiura mamilar, em mulheres na faiza etária de 16 a 36 anos, em mperíodo pós natal, no hospital Maternidade Alto Maracanã da cidade de Colombo-PR; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
A atuação da fisioterapia na lombalgia através da cinesioterapia no período pré-natal, a partir do segundo trimestre de gestação; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
trabalho de conclusão do curso de fisioterapia; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Barreiras arquitetonicas para cadeirantes; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em fisioterapia) - pontifícia universidade católica do paraná; Orientador: Enio Funchal;
Produções bibliográficas
-
FUNCHAL, E. . Formação Humanistica do profissional Fisioterapeuta. Fisioterapia em Movimento, 2003.
-
FUNCHAL, E. . prevenção da osteoporose em bancários. fisioterapia em movimento, curitiba, 1995.
-
FUNCHAL, E. . Quero colo !. jornal gazeta do povo - caderno viver bem, curitiba - pr, p. 28 - 29, 30 mar. 2008.
-
FUNCHAL, E. . parto humanizado - a atuação da fisioterapia. Revista do crefito 8.
-
FUNCHAL, E. . Fisioterapia respiratória em pacientes com espasticidade. In: VI Simpósio internacional de Fisioterapia Respiratória, 1992, Curitiba. Fisioterapia respiratória em pacinets com espasticidade, 1992.
-
FUNCHAL, E. . Cuidados no manuseio do recém-nato em casa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FUNCHAL, E. ; FUNCHAL, E. . Atuação do fisioterapeuta na sala de parto com o bebê prematuro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FUNCHAL, E. . O serviço de Fisioterapia do Hospital Alto Maracanã. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
FUNCHAL, E. . fisioterapia na gestação. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FUNCHAL, E. . atuação da fisioterapia no aleitamento materno. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Introdução ao Spiral taping. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Introdução a facilitação neuromuscular proprioceptiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Aleitamento materno. 2011. .
FUNCHAL, E. . Cinesioterapia: abordagem prática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Aleitamento materno. 2010. .
FUNCHAL, E. . Educação inclusiva-educando na Diversidade - Inclusão, Desenvolvimento e Aprendizagem dos educandos com deficiência física/neuro-motora. 2010. .
FUNCHAL, E. . Estudo da motricidade humana no desenvolvimento de educandos com necessidades especiais. 2010. .
FUNCHAL, E. . Introdução à Facilitação neuromuscular proprioceptiva. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Introdução ao Spiral Tapping. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Facilitação neuromuscular proprioceptiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Introdução á facilitação neuro,muscular proprioceptiva. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Introdução à facilitação neuromuscular proprioceptiva. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Introdução à facilitação neuromuscular proprioceptiva. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Introdução à Facilitação neuromuscular propioceptiva - método kabat. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Introdução à Facilitação nuromuscular propioceptiva - Método Kabat. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Introdução à facilitação neuromuscular propriocptiva - método Kabat. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Introdução à facilitação neuromuscular proprioceptiva. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Fisioterapia respiratória em paralisia cerebral. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Fisioterapia respiratória em pacientes com alteração de tônus. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Fisioterapia para o recém nato. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FUNCHAL, E. . Fisioterapia respiratória em pacientes com alteração do tônus muscular. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
pontifícia universidade católica do paraná, curso de fisioterapia. , rua imaculada conceição, 1155, prado velho, 80215-901 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (041) 3301515, URL da Homepage:
Experiência profissional
2005 - Atual
Hospital Maternidade Alto MaracanãVínculo: prestador de serviço -, Enquadramento Funcional: gestor do serviço de Fisioterapia, Carga horária: 12
2002 - Atual
Universidade PositivoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor curso de fisioterapia, disciplinas de saúde comunitária. Professor curso de fisioterapia disciplina fisioterapia em geriatria e gerontologia. Coordenador ambulatório de neuropediatria.
Atividades
-
07/2006
Ensino, fisioterapia em geriatria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fisioterapia nas alterações ósteoarticulares do idoso
-
06/2006
Ensino, fisioterapia em neuropediatria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fisioterapia em paralisia cerebral
-
09/2004
Ensino, fisioterapia em traumato ortopedia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Facilitação neuromuscular proprioceotiva- método kabat
-
07/2002
Ensino, fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia aplicada a geriatria e reumatologia, saúde comunitária
2002 - Atual
Sociedade Paranaense de CulturaVínculo: Fisioterapeuta prestador de se, Enquadramento Funcional: contrato prestação de serviço autonomo, Carga horária: 12
Outras informações:
Coordenadpr dp serviço de Fisioterapia do Hospital maternidade Alto maracanã de Colombo, responsável pelo projeto materno infantil, vinculado ao Curos de Fisioterapia da PUCPR.
Atividades
-
02/2002
Serviços técnicos especializados , Hospital maternidade Alto Maracanã, .,Serviço realizado, Prestação de serviço de fisioterapia em obstetrícia, responsável pelo projeto de assistência materno infantil vinculado ao Curso de fisioterapia da PUCPR.
2000 - Atual
Instituto Brasileiro de Pós Graduação e ExtensãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado
Atividades
-
02/2000
Ensino, Especialização em fisioterapia em traumato-ortoped, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Facilitação neuro muscular proprioceptiva
2000 - Atual
Instituto latino americano de pós graduaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado
Atividades
-
02/2002
Ensino, Educação especial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Determinantes etiológicos e sexuais das excepcionalidades
1991 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2002
Estágios , curso de fisioterapia, .,Estágio realizado, fisioterapia no hopital e maternidade nossa senhora da luz do pinhais.
-
02/1991
Ensino, fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ginecologia e obstetrícia, pediatria
-
05/2002 - 05/2002
Ensino, especialização em odontopediatria, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fisioterapiam para o recém nato
-
03/2001 - 03/2001
Ensino, Fisioterapia na traumatologia do adulto, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Noções do método facilitação neuromuscular proprioceptiva
-
07/2000 - 07/2000
Ensino, Especialização em fisioterapia em gerontologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, fisioterapia nas doenças do aparelho locomotor no idoso
-
09/1998 - 09/1998
Ensino, Especialização em cinesioterapia neuro-sensório mo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estágios em neurologia infantil e do adulto
-
02/1993 - 11/1995
Ensino, fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia preventiva I e II
-
02/1991 - 11/1993
Ensino, fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia aplicada a reumatologia
1988 - 1989
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CAJURUVínculo: fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: funcionário do setor de fisioterapia, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Enio Funchal e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?