Mariana da Costa Santos
Possui Graduação em Pedagogia Bilíngue pela Instituto Nacional de Educação dos Surdos (2015). Atualmente Professora pela FAETEC (2020).
Informações coletadas do Lattes em 30/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Pedagogia
2011 - 2014
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Título: A importância da tecnologia voltada para o ensino do aluno surdo.
Orientador: Tiago da Siva Ribeiro
Formação complementar
2019 - 2019
Extensão universitária em CURSO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO ACADÊMICOS. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2019 - 2019
Curso de orientação mercado de trabalho. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2017 - 2017
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE INSTRUTORES- NIVEL 1. (Carga horária: 50h). , CENTRO DE ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA, CELSB, Brasil.
2017 - 2017
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE INSTRUTORES - NÍVEL 2. (Carga horária: 50h). , CENTRO DE ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA,, CELBS, Brasil.
2016 - 2016
Língua Inglesa. (Carga horária: 120h). , Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Participação em eventos
UFCG: AULÃO ACADÊMICO EM LIBRAS,.Curricularização da Libras como primeira língua.. 2022. (Simpósio).
Universidade Federal de Pernambuco -.??II Live comemorativa ao mês de aniversário da Lei de Libras. 2022. (Seminário).
Associação Cultural ÉDOUARD HUET - ACEH.OS DESAFIOS DO DOCENTE EM LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR PARA OUVINTES: O DESPERTAR DE VOCAÇÕES E O PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA LIBRAS NO AGRESTE PERNAMBUCANO: POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO. 2020. (Outra).
INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS.apresentação da Live intitulada ?Novas Tecnologias e Educação?. 2020. (Seminário).
Integrando - CURSO DE LIBRAS.Negritude: As interfaces de atuação do interprete negro. 2020. (Oficina).
2º ENCONTRO DAS MULHERS SURDA.PARTICIPAÇÃO DA LUCIANA LUNA - PALESTRANTE. 2019. (Encontro).
GRUPO DE TRABALHO.EIXO DE ENSINO FUNDAMENTAL DO III ENCONTRO ESTADUAL SOBRE ENSINO DE LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2 PARA CRIANÇA E ADOLESCENTES OUVINTES. 2019. (Oficina).
XI Colóquio de Surdos.Protagonismo e Empoderamento: Refletindo sobre o Ser Surdo?.. 2019. (Seminário).
SEMINÁRIO NACIONAL DO INES EDUAÇÃO DE SURDO.POLÍTICAS E PRÁTICAS. 2017. (Seminário).
CENTRO DE VISTIAÇÃO AMBIENTAL DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DA ALEGRIA.ETE ALERGIA. 2015. (Oficina).
FÓRUM PERMANTE DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SURDEZ DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOS SURDOS.SURDEZ E TECNOLOGIA ? NOVOS CAMINHOS MULTIDISCIPLINARES. 2014. (Seminário).
XXI CONGRESSO INTERNACIONAL E NO XIX SEMINÁRIO NACIONAL DO INES. ?INSTITUIÇÕES SECULARES DE EDUCAÇÃO DE SURDOS ? TRAJETÓRIO E ATUAIS. 2014. (Congresso).
FESTICINE FESTIVAL DE CINEMA DO INES.- 1ª FESTIVAL DE CINEMA DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDO. 2012. (Seminário).
VIII ENCONTRO DE PAIS DE SURDOS DO ESTADO DE RIO DE JANEIRO DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOS SURDOS.?EDUCAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO. 2012. (Seminário).
FÓRUM PERMANTE DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SURDEZ DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOS SURDOS.TRABALHO TERAPÊUTICO E EDUCACIONAL COM CRIANÇA IMPLANTADA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E OFICINA DE LEITURA E ESCRITA. 2011. (Seminário).
FÓRUM PERMANTE DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E SURDEZ DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOS SURDOS.PRÁTICA PEDAGÓGICA NO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NOTURNO DO INES ? SEFN. 2011. (Seminário).
III SEMANA PEDAGÓGICA ?EDUAÇÃO.POLÍTICA PÚBLICA, PESQUISA E PRÁTICAS DOCENTES EM DIFERENTES CONTEXTOS SÓCIO-CULTURAIS ? INES. 2011. (Seminário).
CDTE- TECNOLOGIA EDUACIONAL.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO COTIDIANO ESCOLA. 2009. (Encontro).
CEAG.1 SEMANA DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO. 2009. (Seminário).
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - TERESOPOLIS. OLIMPEDE. 2009. (Olimpíada).
SupTi: Subsecretária de Recurso Humano e Tecnologia.CONHECENDO a TV ESCOLA. 2008. (Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2017
Prefeitura municipal de GuapimirimVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Já auxiliei um aluno surdos dentro sala de aula no Pré escolar.
2020 - Atual
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Instutora de libras, Carga horária: 12
Outras informações:
Atualmente é curso profionalizante no libras.
2021 - 2021
Colégio Estadual Alcindo GuanabaraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE LIBRAS, Carga horária: 2
Outras informações:
Projeto: Oficina de LIBRAS. ensinei a dar aula para alunos ouvintes.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariana da Costa Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?