Pedro da Silva Barbosa

Pedro Barbosa é formado em jornalismo, com ênfase em Jornalismo e Multimeios, pela Unisinos (2011) e Mestre em Comunicação - Linha de Pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas pela Unisinos (2014). Entre 2012 e 2013 trabalhou como repórter nas editorias Geral e on-line no Jornal NH. Recebeu o Prêmio Jornalismo da 43 Operação Golfinho 1 lugar na categoria Jornalismo Impresso, com o texto Os campeões de resgate, escrito em coautoria com o jornalista Marcelo Kervalt. Possui mais de 20 anos de experiência em planejamento gráfico e editoração, com foco na criação de materiais impressos e digitais (diagramação de revistas, jornais, livros, cartilhas, cartões de visita, folders, e-books, edição de vídeos e artes para redes sociais). Além disso, atua com os seguintes temas: jornalismo, convergência digital, indústria criativa, redes sociais na internet, esporte, política, tecnologia e inovação. Em 2015 foi professor de Produção Gráfica no curso de Publicidade e Propaganda na Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves - CNEC. Entre 2017 e 2018 trabalhou como coordenador de comunicação na Secretaria de Minas e Energia, tendo participado de projetos de inovação e gestão do conhecimento dos ecossistemas de inovação do estado do RS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. Entre 2019 e 2022 atuou como coordenador de Comunicação no Parque Tecnológico São Leopoldo - Tecnosinos. Aprendeu que pivotar é mudar de direção e testar novas hipóteses, com base na experiência adquirida. Também conheceu o fascinante mundo do empreendedorismo, das startups, da inovação e tecnologia. Fez relacionamento com a imprensa, produção de conteúdo (matérias sobre os projetos do Parque, ações do Ecossistema de Inovação da Unisinos, campanhas solidárias na pandemia, criação de novos talentos em tecnologia, com startups de agronegócio, biotecnologia, foodtechs, softwares, segurança cibernética, projetos na Aliança para Inovação - UFRGS, PUCRS e UNISINOS) e criação digital.

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências da Comunicação

2012 - 2014

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A morte como acontecimento na web: O caso Amin Khader e a zona de tensão no ambiente virtual
, Ano de Obtenção: 2014.Christa Liselote Berger Ramos Kuschick.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Linguagem e Práticas Jornalísticas.

Especialização em andamento em MBA em Design Digital e Branding

2024 - Atual

Centro Universitário Internacional

Graduação em Jornalismo

2001 - 2011

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A credibilidade jornalística na web - O caso Cala Boca Galvão e o ambiente virtual (Aprovado com Distinção)
Orientador: Thaís Helena Furtado
Bolsista do(a): Projeto Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Curso Grandes Investimentos: pessoas, finanças & negócios. (Carga horária: 9h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2020 - 2020

Jornalismo na Pandemia: Cobertura da COVID-19 agora e no futuro. (Carga horária: 25h). , University of Texas at Austin, UT Austin, Estados Unidos.

2020 - 2020

Reaprendizagem Criativa. (Carga horária: 20h). , Keep Learning School, KLS, Brasil.

2017 - 2017

Introdução à programação: Python para jornalistas. (Carga horária: 25h). , University of Texas at Austin, UT Austin, Estados Unidos.

2017 - 2017

Videojornalismo: narrativas visuais para plataformas digitais. (Carga horária: 25h). , University of Texas at Austin, UT Austin, Estados Unidos.

2012 - 2012

Curso de Inglês Yazigi - CEP4. (Carga horária: 40h). , Instituto de Idiomas Yázigi (RS), YÁZIGI, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Inglês Yazigi - CEP2 Plus Intensivo. (Carga horária: 30h). , Instituto de Idiomas Yázigi (RS), YÁZIGI, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Inglês Yazigi - CEP3. (Carga horária: 30h). , Instituto de Idiomas Yázigi (RS), YÁZIGI, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso de Roteiro para Cinema. (Carga horária: 30h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Finalização e Fechamento em Arquivo Digital. (Carga horária: 28h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1998 - 1998

Curso de Espanhol Módulo II. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Imbé, PMI, Brasil.

1998 - 1998

Curso de Espanhol Módulo I. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Imbé, PMI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, P. S. ; FURTADO, T. H. . A credibilidade jornalística na web - o caso 'Cala a bora Galvão' e o ambiente virtual. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom, 2012, Fortaleza (CE). Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom. Fortaleza (CE), 2012. v. 1.

  • BARBOSA, P. S. . A fabricação do acontecimento na web - O caso A Voz do Rio Grande e o ambiente virtual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Prêmios

2013

Prêmio Jornalismo da 43ª Operação Golfinho - 1º lugar na categoria Jornalismo Impresso, Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

2008

Set Universitário, PUCRS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2022

Parque Tecnológico São Leopoldo - Tecnosinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Comunicação, Carga horária: 40

2019 - 2019

Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (RS)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Comunicação, Carga horária: 40

2017 - 2018

Secretaria de Minas e Energia do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Comunicação, Carga horária: 40

2015 - 2016

Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação - Bancada do PSDB, Carga horária: 40

2014 - 2015

Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação - Dep. Lucas Redecker, Carga horária: 40

Outras informações:
Assessor de Comunicação no gabinete do deputado estadual Lucas Redecker

2009 - 2011

Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ass. de Comunicação Dep. Nelson Marchezan Jr., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gabinete do deputado Nelson Marchezan Júnior

2015 - 2016

Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível II, Carga horária: 4

2012 - 2013

Jornal Nh

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30

2011 - 2012

Câmara dos Deputados

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Ass. Comunicação - Dep. Nelson Marchezan Jr., Carga horária: 40

Outras informações:
Escritório Parlamentar Deputado Federal Nelson Marchezan Júnior - Porto Alegre/RS

2008 - 2009

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Diagramador/repórter, Carga horária: 20

Outras informações:
Agência Experimental Comunicação - AGEXCOM - Unisinos

2006 - 2007

Prefeitura Municipal de Imbé

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2006

Escritório Regional da RBS Jornal do Litoral Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diagramador freelancer, Carga horária: 20

2001 - 2005

Jornal Dimensão

Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: diagramador, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.