Paulo de Nóbrega
bacharel e licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - FFLCH/USP (1988), Mestre em Educação pelo PPGE/CED da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006). Professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Experiência na área de Educação (história da educação, sociologia da educação e grupos escolares).
Informações coletadas do Lattes em 14/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2002 - 2006
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Poder Oligárquico, Nacionalização de Imigrantes e Ensino Público: Modernização do Ensino Primário em Santa Catarina (1910-1930)
, Ano de obtenção: 2006. Maria das Dores Daros. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História da Educação; Política; Formação; Primeira República.
Mestrado em PPGE-CED-UFSC
1998 - 2000
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Ensino Público, Nacionalidade e Controle Social: Política Oligárquica em Santa Catarina na Primeira República. 1900-1922
, Ano de Obtenção: 2000.Maria das Dores Daros.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História da Educação; Formação; Política.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil. Setores de atividade: Educação.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Organização de eventos
NOBREGA, P. . XXI Semana de Pedagogia. 2013. (Congresso).
NOBREGA, P. . XVII Semana de Pedagogia e IV Seminário de Educação do Centro-Oeste. 2009. (Outro).
NOBREGA, P. . XVII Semana de Pedagogia e IV Seminário de Educação do Centro-Oeste. 2009. (Outro).
NOBREGA, P. . V Encontro Paranaense de Pesquisadores em Hotelaria e Turismo e VII FITUR: turismo e transformações econômicas globais. 2009. (Outro).
NOBREGA, P. . XVI Semana de Pedagogia e III Seminário de Educação do Centro-Oeste do Paraná - SECOP. 2008. (Outro).
NOBREGA, P. . XVI Semana de Pedagogia e III Seminário de Educação do Centro-Oeste do Paraná - SECOP. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Seminário Internacional Estado, Violência e Luta de Classes. 2013. (Seminário).
XXI Semana de Pedagogia, II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e II Encontro Pibid Diversidade.Von Martius e as "raças" na formação da nação brasileira. 2013. (Seminário).
XXI Semana de Pedagogia, II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e II Encontro PIBID Diversidade.Von Martius e as "raças" na formação da nação brasileira. 2013. (Seminário).
Capacitação de Professores para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.Capacitação de Professores para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. 2009. (Oficina).
VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas.O Estado-Nação e as Políticas de Nacionalização na Primeira República. 2009. (Seminário).
XVII Semana de Pedagogia e IV Seminário de Educação do Centro-Oeste.A Filosofia Positiva de Augusto Comte e as Ciências Sociais. 2009. (Seminário).
XVI Semana de Pedagogia e III Seminário de Educação do Centro-Oeste.Projeto de Pesquisa: instrução pública e hegemonia no contexto oligárquico da Primeira República (1889-1930). 2008. (Seminário).
28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2005. (Congresso).
2ª Semana de Formação e Planejamento para os Professores.2ª Semana de Formação e Planejamento para os Professores. 2005. (Outra).
I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. 2004. (Congresso).
Ciclo de debates.A educação em Santa Catarina na Primeira República: inclusões e exclusões. 2003. (Encontro).
Narrativas da modernidade: campos e canteiros da pesquisa histórica.I Seminário Internacional de História/ IX Seminário de Pesquisa em História do DHI. 2003. (Seminário).
Na contra corrente da universidade operacional.Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2002. (Seminário).
24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 24ª Reunião Anual da Anped. 2001. (Congresso).
25 Anos do Programa de Pós-Graduação em Educação: Resgate, Situação Atual e Perspectivas.25 Anos do Programa de Pós-Graduação em Educação: Resgate, Situação Atual e Perspectivas do Centro de Ciências da Educação da UFSC. 1999. (Seminário).
XX Simpósio Nacional de História. História: Fronteiras.XX Simpósio Nacional de História. História: Fronteiras - ANPUH. 1999. (Seminário).
Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 1998. (Seminário).
O Direito à Memória. Patrimônio Histórico e Cidadania. Patrîmônio Histórico e Cidadania. 1991. (Congresso).
I Congresso Brasileiro de Epidemiologia. I Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 1990. (Congresso).
Memória, História e Identidade Nacional.Memória, História e Identidade Nacional. 1989. (Seminário).
República & Coisas do Povo.República & Coisas do Povo. 1989. (Simpósio).
Simpósio Internacional: A Revolução Francesa e seu Impacto na América Latina.Simpósio Internacional: A Revolução Francesa e seu Impacto na América Latina. 1989. (Simpósio).
I Congresso Internacional sobre Inquisição. I Congresso Internacional sobre a Inquisição. 1987. (Congresso).
Introdução ao Estudo do Método Dialético. 1986. (Oficina).
Participação em bancas
NOBREGA, P.. Retrato do Trabalho e Educação em Guarapuava-PR - Tempo do Trabalho e do Trabalhador/Estudante do Ensino Noturno da Educação Básica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Representações Sociais sobre os direitos dos animais: subsídios para a formulação de políticas de proteção aos animais de companhia e de combate ao abandono de cães e gatos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.
NOBREGA, P.. A Propriedade Intelectual na Universidade Estadual de Maringá (2002-2010). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.
NOBREGA, P.. Representações sociais sobre a violência nas escolas do campo do município de Cascavel, Paraná. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.
NOBREGA, P.. Educação para o trabalho precarizado: uma análise da reforma trabalhista como limite da proposta de educação da burguesia industrial. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação- linha Mudanças no mundo do trabalho) - Universidade Federal do Paraná.
NOBREGA, P.. Retrato do Trabalho e Educação em Guarapuava-PR: Tempo do Trabalho e do Trabalhador/Estudante do Ensino Noturno da Educação Básica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Análise das propostas de reforma trabalhista e de educação para o mercado de trabalho da Confederação Nacional da Indústria - CNI: uma proposta de educação articulada a uma proposta de intensificação da precariedade deste mesmo mercado de trabalho. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação- linha Mudanças no mundo do trabalho) - Universidade Federal do Paraná.
NOBREGA, P.NOBREGA, P.. O Ensino Profissionalizante na Perspectiva da Ditadura Militar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. O Ensino Primário Público em Curitiba entre 1900 e 1930. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Os Primeiros Jardins da Infância Públicos do Estado do Paraná. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Contribuições do Método Paulo Freire para EJA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Violência Simbólica e Educação, segundo Pierre Bourdieu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. A Lei 5692/71 e o Ensino Profissional sob o Regime Militar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. As Lições de Coisas e a Educação Elementar Brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Introdução ao Pensamento Pedagógico de Comênio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Aspectos Sociais da Formação de Nível Superior de Docentes nas Décadas de 1970 e 1980 no Município de Pitanga. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Altas Habilidades/Superdotação na Atualidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. A Implantação do Programa Mais Educação no Município de Pitanga-Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. A Importância do Lúdico na Aprendizagem e no Desenvolvimento Infantil: uma pesquisa em uma CMEI do município de Pitanga-PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. História e Cultura Escolar do Educandário Nossa Senhora de Belém (1956-1968). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Vulnerabilidade Social e Percepção de Risco Social em Adolescentes de uma Escola de Periferia de Guarapuava. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. As Cartas do Cárcere: Princípios Educativos de Antonio Gramsci. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. O Moderno Príncipe do Educador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Desenvolvimento Psicomotor de crianças de 0 a 5 anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. A supressão da disciplina de História no 1o. Grau durante a Ditadura Militar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. A importância do estilo breakdance e do movimento hip hop na formação humana: uma análise do grupo de hip hop de Guarapuava. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Desenvolvimento Psicomotor de crianças de 0 a 5 anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. O livro didático de história durante a Ditadura Militar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: avanços no diagnóstico e tratamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento do Cargo de Professor de Ensino Superior Não Titular da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná. 2009. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Banca de Avaliação de Desempenho Docente para Elevação de Nível. 2009. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Avaliação de Desempenho Docente para Ascensão de Nível. 2009. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
NOBREGA, P.. Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2008. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Orientou
A EDUCAÇÃO E MODERNIZAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE GUARAPUAVA NA DÉCADA DE 1950; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Coorientador);
A evolução da escola primária republicana no município de Guarapuava entre 1910 e 1930; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);
Os primórdios da escola primária republicana no município de Goioxim; Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);
Os primórdios da escola primária republicana no município de Guarapuava (1889-1910); Início: 2010; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);
A; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Coorientador: Paulo de Nobrega;
A educação de jovens e adultos privados de liberdade: realidade e desafios; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, ; Orientador: Paulo de Nobrega;
O Ensino Primário Público em Curitiba entre 1900 e 1930; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Os Primeiros Jardins da Infância Públicos do Estado do Paraná; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Violência Simbólica e Educação, segundo Pierre Bourdieu; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
A Lei 5692/71 e o Ensino Profissional sob o Regime Militar; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
As Lições de Coisas e Educação Elementar Brasileira; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Contribuições do Método Paulo Freire para EJA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Introdução ao Pensamento Pedagógico de Comênio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Aspectos Sociais da Formação de Nível Superior das Docentes da Décadas de 1970 e 1980 no Município de Pitanga; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
As missões no Brasil Colônia: dominação e violência cultural; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
MOBRAL: Movimento Brasileiro de Alfabetização; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
O embate do ensino público versus o ensino privado na Era Vargas (1930-1937); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
A educação brasileira no governo constitucional de Getúlio Vargas (1934-1937): uma análise contextual; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
A formação de professores para a educação infantil na Era Vargas (1930-1945); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
A República Democrática e a Escola Normal Paranaense (1945-1964); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Relações entre educação e trabalho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
A formação de professores para a educação infantil na Era Vargas (1930-1945); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
A estrutura do regime militar e sua ideologia educacional (1964-1968); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Uma história da formação dos grupos escolares no Brasil (1889-1930); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
A cultura indígena no Brasil a partir dos estudos sociológicos de Florestan Fernandes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
As escolas primárias no município de Pitanga na primeira década do regime militar (1964-1974); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Herança e escolarização: um estudo de caso em Guarapuava/PR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Educação Infantil e Violência: limites e possibilidades; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Introdução ao Pensamento Educacional de Paschoal Lemme; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Pierre Bourdieu e a Educação; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
O pensamento social e educacional de Florestan Fernandes; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
O pensamento social e educacional de Fernando de Azevedo; 2012; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
O Pensamento Educacional de Rui Barbosa e as Lições de Coisas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Escola e Cultura no Pensamento de Antonio Gramsci; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Qual a contribuição do PDE para a formação continuada dos professores da região do município de Guarapuava; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;
Produções bibliográficas
-
NOBREGA, P. . A Expansão da Escola Primária Republicana Paranaense em Números: Quantidade X Qualidade (1900-1930). Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 13, p. 99-118, 2014.
-
NOBREGA, P. ; CAVALCANTE, R.G. ; MELO, A. . Inovação tecnológica e projeto educacional do empresariado industrial brasileiro: uma análise crítica. Trabalho Necessário , v. 10, p. 01, 2012.
-
NOBREGA, P. . Escola Normal, Ciência e Nacionalidade na Primeira República. Série Pesquisa 1, Florianópolis, 2002.
-
NOBREGA, P. ; GONCALVES, A. N. (Org.) ; GONCALVES JUNIOR, E. B. (Org.) . História, Ensino e Políticas: estudos sobre educação do Paraná. 1. ed. Guarapuava: apprehendere, 2019. v. 1. 154p .
-
NOBREGA, P. . Arquitetura, Higienismo e Ensino nos Primeiros Grupos Escolares do Paraná (1903-1923). In: Paulo de Nobrega. (Org.). História, Ensino e Políticas: estudos sobre educação no Paraná. 1ed.Guarapuava: Apprehendere, 2019, v. 1, p. 101-141.
-
NOBREGA, P. . A Expansão da Escola Primária Republicana Paranaense em Números: Quantidade x Qualidade. In: Paulo de Nobrega. (Org.). História, Ensino e Políticas: estudos sobre a educação no Paraná. 1ed.Guarapuava: Apprehendere, 2019, v. 1, p. 73-100.
-
NOBREGA, P. . O Laicismo às Avessas: Escola Republicana, Hegemonia Católica. In: Ernando Brito Gonçalves Junior. (Org.). Educação em perspectiva crítica: inquietudes, análises e experiências. 1a.ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 1-301.
-
NOBREGA, P. . Contribuições de dissertações do PPGE-CED-UFSC para o estudo da história da educação em Santa Catarina (1890-1940): uma abordagem na longa duração. In: Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin; Marilene Dandolini Raupp; Zenilde Durli. (Org.). Professores para a escola catarinense: contribuições teóricas e processos de formação. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2005, v. 1, p. 109-138.
-
NOBREGA, P. . Grupos Escolares: Modernização do ensino e poder oligárquico. In: Norberto Dallabrida. (Org.). Mosaico de escolas. Florianópolis: Cidade Futura, 2003, v. , p. 253-280.
-
NOBREGA, P. . O Estado-Nação e as Políticas de Nacionalização na Primeira República. In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", 2009, Campinas/SP. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil", 2009.
-
NOBREGA, P. . Fontes para uma História da Educação Brasileira: uma abordagem na longa duração (1890-1940). In: 28ª Reunião Anual da anped, 2005, Caxambu. 40 anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil. Rio de Janeiro: anped, 2005.
-
NOBREGA, P. . Orestes Guimarães e as questões Educacionais de sua época: da direção do Colégio Municipal de Joinville à Reforma do Ensino Catarinense de 1911. In: 24ª Reunião Anual da Anped, 2001, Caxambu. 24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. Rio de Janeiro: Anped, 2001. p. 159-159.
-
NOBREGA, P. . Grupos Escolares Paulistas: Magistério: Profissão Feminina; Direção: Profissão Masculina (1907-1919). In: XXIX Semana de Pedagogia: Quem Educa o Educador? A Pedagogia na Construção de uma Educação Transformadora, 2022, Guarapuava. XXIX Semana de Pedagogia: Quem Educa o Educador? A Pedagogia na Construção de uma Educação Transformadora, 2022.
-
NOBREGA, P. . Ensino Laico e Ensino Religioso no Paraná Republicano (1910-1920). In: X Seminário de História da Educação, 2014, Rio Claro. Anais do X Seminário de História da Educação, 2014.
-
NOBREGA, P. . Projeto de Pesquisa: instrução pública e hegemonia no contexto oligárquico da Primeira República. In: XVI Semana de Pedagogia e III Seminário de Educação do Centro-Oeste do Paraná, 2008, Guarapuava. Mudança no Mundo do Trabalho e Formação de Professores.
-
NOBREGA, P. . Fontes para uma história da educação brasileira: uma abordagem na longa duração (1890-1940) (resumo). In: 28ª Reunião Anual da ANPED, 2005, Caxambu. 40 Anos da Pós-Graduação em Educação no Brasil. Rio de Janeiro: ANPED, 2005. p. 153-153.
-
NOBREGA, P. . Sociedade civil, estado, política educacional e urbanização em Santa Catarina na Primeira República. In: I Seminário Internacional de História/ IX Seminário de Pesquisa em História do DHI, 2003, Maringá. Narrativas da modernidade: campos e canteiros da pesquisa histórica. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2003.
-
NOBREGA, P. . A reorganização da Instrução Pública Primária Catarinense de 1911. In: 4 o. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2002, Florianópolis. Na contracorrente da universidade operacional, 2002.
-
NOBREGA, P. . A Escola Normal Catarinense, os Grupos Escolares e a Política Republicana: 1900-1920. In: Seminário de 25 anos do Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Educação da UFSC: Resgate, Situação Atual e Perspectivas, 1999, Florianópolis. Seminário 25 anos do Programa de Pó-Graduação do Centro de Ciências da Educação da UFSC: Resgate, Situação Atual e Perspectivas. Florianópolis: CED-UFSC, 1999.
-
NOBREGA, P. . Grupos Escolares Paulistas: Magistério: Profissão Feminina; Direção: Profissão Masculina (1907-1919). 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOBREGA, P. . História, Currículo e Modernidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOBREGA, P. . I Ciclo de Palestras sobre História, Educação e Cidadania. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NOBREGA, P. . Von Martius e as 'raças' na formação da nação brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOBREGA, P. . O Estado-Nação e as Políticas de Nacionalização na Primeira Republica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NOBREGA, P. . Projeto de Pesquisa: instrução pública e hegemonia no contexto oligárquico da Primeira Republica (1889-1930). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
NOBREGA, P. . Programa de Aprimoramento para Profissionais de Nivel Superior na Área de Saúde Coletiva. 1991.
NOBREGA, P. . Oficina de História. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NOBREGA, P. . História e Política da Formação de Professores em Santa Catarina (Conferêncista - Mesa Redonda). 2005 (Conferência) .
NOBREGA, P. . Seminário de Pesquisa Formação de Professores: História, Políticas e Práticas (participação nas comissões organizadora e científica). 2005 (Participação em Comissão Organizadora e Científica de Seminário de Pesquisa) .
NOBREGA, P. . Seminário de Pesquisa Formação de Professores: História, Políticas e Práticas. (participação em comissão científica). 2005 (Participação em Comissão Científica de Seminário) .
NOBREGA, P. . Os grupos escolares em Santa Catarina na Primeira República. 2003 (Ciclo de debates: A educação em Santa Catarina na Primeira República: inclusões e exclusões) .
NOBREGA, P. . Os grupos escolares e a Reforma de 1911 em Santa Catarina. 2003 (Conferência) .
NOBREGA, P. . Sociedade civil, estado, política educacional e urbanização em Santa Catarina na Primeira República (Comunicação). 2003 (Comunicação de Pesquisa) .
Prêmios
2002
Primeiro lugar em concurso público para professor, Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Centro-Oeste. , Rua Presidente Zacarias, 875, Santa Cruz, 85015-430 - Guarapuava, PR - Brasil, Telefone: (42) 36211057
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2005
Universidade do Estado de Santa CatarinaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 12
Atividades
-
08/2004 - 12/2005
Ensino, Pedagogica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática de Estudos Sociais para as séries iniciais, História da Educação I, História da Educação II, História da Educação III
2001 - 2002
Instituto Santanense de Educação Superior - Unisant'AnnaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2001 - 08/2002
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática para História, História do Brasil Colonial
-
02/2001 - 08/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, .Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de História.
1985 - 2008
Secretaria de Estado da Educação de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II - Efetivo, Carga horária: 22
Outras informações:
Professor Efetivo (concursado) desde 07/02/95.
Atividades
-
03/1985 - 04/2008
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.Atividade realizada, Professor de História.
1990 - 2001
Secretaria Municipal da Educação de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular de Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Atividades
-
03/1990 - 03/2001
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, Secretaria Municipal da Educação de São Paulo.Atividade realizada, Professor de História.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo de Nóbrega e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?