OSVANDA SILVA DE MOURA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR-2006), com TCC em Ciclagem de Nutrientes e Produção de Serapilheira. Mestrado em Botânica Tropical - Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG-2010), com trabalho sobre Bryophyta e Marchantiophyta da Ilha do Combu, Belém, Pará. Doutorado em Botânica pela Universidade de Brasília (UNB), trabalhando com Taxonomia e Filogenia dos gêneros Chryso-hypnum Hampe e Mittenothamnium Henning (Hypnaceae) para o Neotrópico. Doutorado sanduíche no New York Botanical Garden, desenvolvendo identificação das amostras de Chryso-hypnum e Mittenothamnium, bem como confeção de Lâminas do material observado. Tem experiência na área de Botânica geral, atuando em Taxonomia de Criptógamas (Briófitas e Macrofungo), além de trabalhar com Plantas Medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), no estado de Rondônia. Faz parte dos seguintes grupos de pesquisas: Laboratório de Ensino de Ciências (EDUCIÊNCIAS)) e Biotecnologia e Educação Aplicadas à Saúde Única: Pesquisa e Conhecimento de Excelência na Amazônia Ocidental/Oriental (CONEXAO), do(a) Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora efetiva do Magistério Superior no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho, Vice Coordenadora do Projeto Smartscópio, Vice coordenadora do Projeto Casa verde (Viveiro Educativo da Unir), membro docente do Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso dos Recursos Naturais (PPGReN); Vice curadora do Herbário RON, Membro do Colegiado do Comitê de Ética (CEP) e membro do Comitê Assessor de Pesquisa. E-mail: osvanda.silva@unir.br

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Taxonomia de Chryso-hypnum Hampe e Mittenothamnium Henning (Hypnaceae)

2014 - 2015

New York Botanical Garden
Título: Taxonomia e Filogenia dos gêneros Chryso-hypnum e Mittenothamnium para o Neotrópico
Orientador: Paulo Eduardo Aguiar Saraiva Câmara
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Chryso-hypnum; Mittenothamnium.Grande área: Ciências Biológicas

Doutorado em Botânica

2012 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: Revisão Taxonômica e Filogenia dos gêneros Chryso-hypnum Hampe e Mittenothamnium Hennings (Hypnaceae), para o Brasil
Orientador: Paulo Eduardo Aguiar Saraiva Câmara
Coorientador: Willian R. Buck. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Chryso-hypnum; Mittenothamnium; Filogenia; Taxonomia; Papilas; Esporos. Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Botânica Troopical

2008 - 2010

Museu Paraense Emílio Goeldi
Título: Diversidade e Aspectos Ecológicos da Brioflora (Bryophyta e Marchantiophyta) da Ilha do Combu, Belém, Pará, Brasil
, Ano de Obtenção: 2010.Anna Luiza Ilkiu-Borges.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Bryophytes Taxonomy.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Ciências Biológicas

2001 - 2006

Fundação Universidade Federal de Rondônia
Título: Dinâmica de Serapilheira e Ciclagem de Nutrientes numa Floresta Secundária no Parque Municipal de Porto Velho, Rondônia
Orientador: Antônio Laffayete Pires da Siveira

Formação complementar

2020 - 2020

Introdução aos Fungos: Uma abordagem a saúde humana e animal. (Carga horária: 10h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.

2020 - 2020

Ensino Híbrido. (Carga horária: 20h). , Professor Antenado - PixaFlow, PF, Brasil.

2020 - 2020

Sala de Aula STEAM. (Carga horária: 20h). , Outras, OUTRAS, Brasil.

2020 - 2020

Sequenciamento e Diagnóstico Molecular do Novo Coronavírus. (Carga horária: 3h). , Universidade do Câncer, UC, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Pesquisador em Ciências da Educação: Tecnologias na Educação. (Carga horária: 150h). , Instituto de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Arcos, IFMG, Brasil.

2019 - 2019

Metodologias de Aprendizagem Ativa. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2014 - 2014

English as a Second Language Program. (Carga horária: 48h). , New York Language Center, NYLC, Estados Unidos.

2011 - 2011

Identificação de Plantas. (Carga horária: 16h). , Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.

2009 - 2009

BRAMHS. (Carga horária: 40h). , Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária do Pará, EMBRAPA, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Sistemática Filogenética. (Carga horária: 40h). , Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.

2002 - 2003

Inglês. (Carga horária: 250h). , Skill Curso de Inglês e Espanhol, SKILL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Filogenia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia de Musgos e Hepáticas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia de Licófitas e Monilófitas (Samambaias).

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Florística.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ensino de Ciências.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Micologia.

Organização de eventos

Moura, Osvanda S. . 11ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE - O HOMEM E SEUS RESÍDUOS. 2018. (Outro).

CONCEICAO, N. ; LOPES, C. B. ; Viana, M. M. S. ; MOURA, O. S. de . II Colóquio de Biologia. 2017. (Outro).

MOURA, O. S. de ; CAMARA, P. ; Ivar do Sul . APECS-Brasil: Legado e perspectivas do Protocolo de Madrid. 2016. (Outro).

Participação em eventos

X Congresso Brasileiro de Micologia. LEVANTAMENTO TAXONÔMICO DE MACROFUNGOS NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE PORTO VELHO - RONDÔNIA. 2024. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Micologia. POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DA ESPÉCIE Pycnoporus sanguineus (POLYPORACEAE): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. 2024. (Congresso).

X Congresso nacional de Micologia. FUNGOS ECTOMICORRÍZICOS ASSOCIADOS A ESPÉCIE Eucalyptus dunnii COM RELAÇÃO AO CRESCIMENTO NOS ÚLTIMOS ANOS (2001-2017): UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2024. (Congresso).

X Congresso nacional de Micologia. LEVANTAMENTO TAXONÔMICO DE MACROFUNGOS NO CAMPUS JOSÉ RIBEIRO FILHO (UNIR), PORTO VELHO, RONDÔNIA. 2024. (Congresso).

I CONGRESSO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA (NCET). Palestra sobre PIBID e a formação Docente. 2023. (Congresso).

I Simpósio De Saúde Única de Igarapés Urbanos. 2023. (Simpósio).

71º Congresso Nacional de Botânica. O USO DO SMARTSCÓPIO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AUXILIAR NAS AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA. 2021. (Congresso).

71º Congresso Nacional de Botânica. 2021. (Congresso).

71º Congresso Nacional de Botânica. AS BRIÓFITAS DO HERBÁRIO RONDONIENSE JOÃO GERALDO KUHLMANN (RON), PORTO VELHO, RONDÔNIA. 2021. (Congresso).

Covid-19: Vacinação e o Impacto da Pandemia na Saúde Mental. 2021. (Encontro).

I Simpósio de Biodiversidade, Conservação e Uso Sustentável de Plantas, Algas e Fungos Amazônicos,.DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL (E-BOOK) PARA ATIVIDADESPRÁTICAS EM SALA DE AULA, UTILIZANDO O AQUÁRIO COMOFERRAMENTA PEDAGÓGICA. 2021. (Simpósio).

I Simpósio de Biodiversidade, Conservação e Uso Sustentável de Plantas, Algas e Fungos Amazônicos,. 2021. (Simpósio).

4º CONABIO. 2020. (Congresso).

APECS-Brasil - XXIV Semana Polar Internacional. 2020. (Outra).

I International Amazon Research Congress: Building a collaborative network. The Fantastic World of Bryophytes. 2020. (Congresso).

Apecs Brasil. 2019. (Outra).

IV COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR: E-COLEE.O uso de tecnologias digitais como ferramenta didática no ensino interdisciplinar sobre o sistema circulatório: a frequência cardíaca a um clique de distânci. 2019. (Outra).

IV COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR: E-COLEE.Investigação sobre o uso das competências e habilidades em mini aulas, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 2019. (Outra).

IV COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR: E-COLEE.Estudo do meio e uso de metodologias ativas para o conhecimento em botânica na disciplina Estágio Supervisionado de Docência II. 2019. (Outra).

MOSTRA DE CURSOS DA UNIR. MOSTRA DE CURSOS DA UNIR. 2019. (Exposição).

III Colóquio de Biologia - Origem e Evolução: o estudo da vida em todos os seus aspectos.III Colóquio de Biologia - Origem e Evolução: o estudo da vida em todos os seus aspectos. 2018. (Outra).

Semana do Meio Ambiente: O homem e seus resíduos.SEMA: O homem e seus resíduos. 2018. (Outra).

Capacitação IFRO-SEI 2.6. Colorado.Capacitação IFRO-SEI 2.6. Colorado do Oeste 2017. 2017. (Outra).

II Colóquio de Biologia.II Colóquio de Biologia. 2017. (Outra).

IV Simpósio Apecs - Brasil, Legados e perspectivas do Protocolo de Madrid. 2016. (Simpósio).

66º Congresso Nacional de Botânica. O GÊNERO MITTENOTHAMNIUM HENNING (HYPNACEAE), PARA O NEOTRÓPICO. 2015. (Congresso).

66º Congresso Nacional de Botânica. O GÊNERO CHRYSO-HYPNUM HAMPE (HYPNACEAE), PARA O NEOTRÓPICO. 2015. (Congresso).

65º Congresso Nacional de Botânica. COMPARAÇÃO MORFOLÓGICA, USANDO MEV, ENTRE OS GÊNEROS CHRYSO-HYPNUM HAMPE E MITTENOTHAMNIUM HENNINGS (HYPNACEAE), PARA O BRASIL. 2014. (Congresso).

64º Congresso Nacional de Botânica. FILOGENIA MOLECULAR DO GÊNERO CHRYSO-HYPNUM HAMPE (HYPNACEAE), PARA O BRASIL. 2013. (Congresso).

64º Congresso Nacional de Botânica. SERÁ REALMENTE VERDADE O AXIOMA ?MUSGOS PLEUROCÁRPICOS SÃO ABUNDANTES EM REGIÕES DE MATA DE GALERIA??. 2013. (Congresso).

61º Congresso Nacional de Botânica. Brioflora (Bryophyta e Marchantiophyta) da Ilha do Combu, Belém, Pará, Brasil. 2010. (Congresso).

Apecs Brasil. 2010. (Outra).

Estudos Demográficos de Briófitas na Amazônia. Estudos Demográficos de Briófitas na Amazônia. 2010. (Congresso).

Museu Goledi de Portas abertas.Museu Goledi de Portas abertas. 2010. (Outra).

60º Congresso nacional de Botânica. Diversidade e Aspectos Ecológicos da Brioflora (Bryophyta e Marchantiophyta) da ilha do Combu, Belém, Pará, Brasil. 2009. (Congresso).

59° Congresso Nacional de Botânica. Licophyta da Província Petrolífera de Urucu, Município de Coari, estado do Amazonas, Brasil. 2008. (Congresso).

57° Congresso Nacional de Botânica: Biodiversidade: Conservação e Uso.. Ocorrências de Monilófitas na Reserva do Parque Estadual Guajará-Mirim, Estado de Rondônia, Brasil.. 2006. (Congresso).

V Semana de Biologia. 2004. (Seminário).

5° Encontro Nacional de Biólogos. 2003. (Congresso).

Curso de AutoCad Básico. 2003. (Outra).

Importância da Anatomia Vegetal nos Aspectos: Ambiental, farmacológico e Taxonômico. 2003. (Encontro).

IV Semana de Biologia. 2003. (Seminário).

3° Semana de Biologia. 2002. (Seminário).

Avaliação do Estado Nutricional de Populações Indígenas. 2002. (Outra).

Fundamentos de Epidemiologia e Sistemas de Informação em Saúde. 2002. (Outra).

III Congresso de Direito Ambiental do Estado de Rondônia. 2002. (Congresso).

Introdução a Antropologia Médica. 2002. (Outra).

Introdução a Etnologia Indígena de Rondônia. 2002. (Outra).

Introdução à Saúde Indígena. 2002. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Doraci Brito de Souza

Lima, R.A.;MOURA, O. S. de; LIMA, J. P. S.; Silva, V.V.. ESTUDO ETNOBOTÂNICO: SABERES POPULARES SOBRE PLANTAS MEDICINAIS EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA NO SUL DO AMAZONAS. 2025. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - UFAM) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Rayla Beatriz da Silva Santos

Lima, R.A.;MOURA, O. S. de; Nogueira, E. M. L.. ASTECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTODA PANDEMIA DE COVID-19 EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE COARI-AM. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciencias e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: ROSINEIDE CAMPOS CHAVES

Lima, R.A.;MOURA, O. S. de; Silva, V.V.. USO E CONHECIMENTO TRADICIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELOS MORADORES DA COMUNIDADE PRAIA DO GADO, LÁBREA-AM. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Kesia da Silva Gonçalves

SILVEIRA, A. L. P.;MOURA, O. S. de; oliveira, H.M.. Flora de Rondônia: Hymenophyllaceae (Polypodiopsida). 2024. Dissertação (Mestrado em CONSERVAÇÃO E USO DE RECURSOS NATURAIS) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: GABRIANE DA SILVA MATOS

Lima, R.A.;MOURA, O. S. de; Silva, V.V.. ETNOBOTÂNICA E A BIODIVERSIDADE DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS COMO BIOINDICADORAS DE POLUIÇÃO EM COMUNIDADES NO ALTO SOLIMÕES, AMAZONAS, BRASIL. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - UFAM) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: GABRIANE DA SILVA MATOS

Lima, R.A.; Silva, V.V.;MOURA, O. S. de. Etnobotânica e a biodiversidade de macrófitas aquáticas como bioindicadoras de poluição em comunidades no altosolimões, amazonas, Brasil. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - UFAM) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Rayla Beatriz da Silva Santos

Lima, R.A.;MOURA, O. S. de; Silva, V.V.. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE COARI-AM. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH)) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: ANDRÉ RIBEIRO MANUIAMA

Lima, R.A.;MOURA, O. S. de; Silva, V.V.. A BIODIVERSIDADE E O CONHECIMENTO ETNOHERPETOLÓGICO DE UMA POPULAÇÃO RIBEIRINHA EM ATALAIA DO NORTE, AMAZÔNIA, BRASIL. 2022. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - UFAM) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Jéssica Pollyana Celeste Santana Costa

Lima, R.A.;MOURA, O. S. de; MENEZES, J. A.; SILVA, J. F.. PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DECIÊNCIAS NATURAIS ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM".. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH)) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: LUCAS RAMOS AGUIAR

Lima, R.A.;MOURA, O. S. de; Silva, V.V.. ECOTURISMO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO NORTE. 2022. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - UFAM) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Luiz Carlos Michilis de Carvalho

Lima, R.A.;MOURA, O. S. de; MENEZES, J. A.. O ENSINO DE CIÊNCIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH)) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Anita Yris Garcia Mendoza

LIMA, J. P. S.;MOURA, O. S. de; Silva, V.V.. LEVANTAMENTO DE FUNGOS DO FILO BASIDIOMYCOTA E ETNOMICOLOGIA NA RESERVANATURAL DE PALMARI NO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE-AM?. 2022. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - UFAM) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: SANDRA NÚBIA DE SOUZA

Lima, R.A.; Silva, V.V.;MOURA, O. S. de. Contexto socioambiental e percepção da doença de chagas no Alto Solimões, Amazonas. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH)) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Genis dos Santos e Silva

CAMPANHARO, M.;MOURA, O. S. de; Rocha, R. B.. Interação genótipo e ambiente para teores de nutrientes nas folhas de cafeeiros Coffea canephora. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso dos Recursos Naturais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: FABIANA IMBERTI LIUTH

Júnior, A.S.; Carvalho, D.S.;Moura, Osvanda S.. EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA: INVESTIGANDO TIPOS CELULARES E A FORMAÇÃO CIDADÃ NOCOTIDIANO DE ADOLESCENTES EM JI-PARANÁ, RO. 2021.

Aluno: FABIANA IMBERTI LIUTH

Júnior, A.S.; Carvalho, D.S.;MOURA, O. S. de. Experimentação Problematizadora para aprendizagem de fundamentos de citologia: uma proposta humanizadora ? do biológico ao social. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica em) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Felipe Sant' Anna Cavalcante

LIMA, J. P. S.;MOURA, O. S. de; Silva, V.V.. A Biodiversidade de Macrofungos (Basidiomycota) e a Etnomicologia no Sudoeste da Amazônia. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: LEONARDO CARVALHO ALVES

Costa, H.S.; Lima, R.A.;MOURA, O. S. de. O ENSINO DE BIOTECNOLOGIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO AMAZONAS. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciencias e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Larissa de Souza Saldanha

Lima, R.A.; Leal. F.S.F.;Moura, Osvanda S.. Levantamento Etnobotânico da Brioflora e os Aspectos Socioambientais em Humaitá - AM, Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Felipe Sant?Anna Cavalcante

Scudeller, V.V.;MOURA, O. S. de; COSTA, F. S.; QUERINO, J. K.; LIMA, J. P. S.; SILVA, C. A.. Etnobotânica Amazônica: Estratégias de Vida, uso e Conservação de Plantas Medicinais por Comunidades locais no Amazonas. 2025. Tese (Doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO AMBIENTE ESUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA- PPG) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: MILENA EVANGELISTA DOS SANTOS Estudos

Valente, E.B.; Peralta, D. F.; Bastos, C.J.P.;MOURA, O. S. de; Pereira, M.R.. Estudos Sistemáticos com a Família Sematophyllaceae Broth. com ênfase nos gêneros Jirivanaea (Müll. Hal.) U. B. Desmukh & Rathor e Aptychopsis (Broth.) M. Fleisch. no Brasil. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Botânica) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Adeilza Felipe Sampaio

MANZATTO, A. G.; Bastos, W.R.; Rocha, R. B.;Moura, Osvanda S.; Pansini, S.. Efeito das Variáveis Ambientais Sobre o Padrão de Distribuição nas Assembleias de Epífitas, Videiras Nômades e Lianas em Floresta de Terra Firme no Interflúvio Purus/Madeira, Rondônia, Brasil. 2020. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Felipe Sant?anna Cavalcante

Scudeller, V.V.;MOURA, O. S. de; SILVA, C. A.; COSTA, F. S.. ? Etnobotânica Amazônica:estratégias de vida, uso e conservação de plantas Medicinais?.. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO AMBIENTE ESUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA- PPG) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Adeilza Felipe Sampaio

MOURA, O. S. de; Pansini, S.; Rocha, R. B.. ?Efeitos das variáveis ambientais nas Assembleias de epífitas, videiras nômades e lianas em Floresta de terra firme no Interflúvio Purus-Madeira, Rondônia, Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia) - Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal.

Aluno: Danielle Mendonça Pinto

DORIA, C. R. C.;MOURA, O. S. de; Sganderla, G.C.. A CIÊNCIA CIDADÃ COMO FERRAMENTA PARA GESTÃO DOS RECURSOS PESQUEIROS NA BACIA DO MADEIRA.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso dos Recursos Naturais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: CARMEN MALAFAIA SILVA

Lima, R.A.;MOURA, O. S. de; SOUZA, A. L.. A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável em escolaspúblicas no Alto Solimões. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - UFAM) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Carolina Wagner

Lima, R.A.; Silva, V.V.;MOURA, O. S. de. Caracterização do solo-vegetação de uma área de transição de floresta-savana na Amazônia Ocidental. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - UFAM) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: ROSINEIDE CAMPOS CHAVES

Lima, R.A.; Silva, V.V.;MOURA, O. S. de. Levantamento florístico e sua relação solo-vegetação em uma área de transição de floresta-savana no Parna Mapinguari na Amazônia ocidental. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - UFAM) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: BERNARDO JEOVÁ COSTA RIBEIRO

Lima, R.A.; Silva, V.V.;MOURA, O. S. de. Utilização da composição nutricional do açaí (Euterpe oleracea Mart.) para abordar conceitos de química em uma escola pública no município de Codajás-AM. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - UFAM) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Anita Yris Garcia Mendoza

LIMA, J. P. S.;MOURA, O. S. de; Silva, V.V.. LEVANTAMENTO DE FUNGOS DO FILO BASIDIOMYCOTA E ETNOMICOLOGIA NA RESERVA NATURAL DE PALMARI NO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE-AM.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: JÉSSICA POLLYANA CELESTE SANTANA

Lima, R.A.;MOURA, O. S. de; Silva, V.V.. O Ensino de Ciências através do Ensino Remoto Emergencial em tempos de Pandemia: Desafios e Possibilidades em Escolas Públicas do Município de Humaitá-AM. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencias e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Felipe Sant' Anna Cavalcante

Campos, M.C.C.; Silva, V.V.;Moura, Osvanda S.. A percepção Ambiental e a Etnomicologia de Macrofungos (Basidiomycota), no Sul do Amazonas, Brasil. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Reinato Andrade Tembo Xavier

Lima, R.A.; Silva, V.V.;Moura, Osvanda S.. Uso, Resgate e Preservação de Plantas Medicinais na Comunidade de Cristolândia, Humaitá-AM. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: LEONARDO CARVALHO ALVES

Costa, H.S.;Moura, Osvanda S.; Lima, R.A.. O Ensino de Biotecnologia em uma Universidade Pública no Sul do Amazonas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: MARIA FRANCISCA BATISTA DA SILVA GUIMARÃES

SGANDERLA, G. C. S.; Souza, L.S.;MOURA, O. S. de. ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIR, E DA CONTRIBUIÇÃO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Igor da Silva dos Santos

SILVA, R. S.;MOURA, O. S. de; KOGA, M. L.. Briófitas das cachoeiras de Wanderlândia , Tocantins Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal de Tocantins.

Aluno: Lorran Samaritano Lopes

MESSIAS, M. R.;MOURA, O. S. de; SGANDERLA, G. C. S.. Carnívoros de médio e grande porte em áreas sob manejo florestal de baixo impacto no Arco do Desmatamento, Cujubim, Rondônia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Jéssica da Silva Pereira

SILVEIRA, A. L. P.; Ribeiro, S.B.;MOURA, O. S. de. ESTUDO ETNOBOTÂNICO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA, COSTA MARQUES, RONDÔNIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Henny Pabline Nunes Mamedes

Guterres, S.B.;MOURA, O. S. de; Oliveira, A.C.G.. Aplicação de aula virtual sobre funções orgânicas usando storytelling e contextualização em escola de Porto Velho, RO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Jaíne Dias Gordo

Andrade, S.C.; Carvalho, D.S.;MOURA, O. S. de. LEVANTAMENTO DE ANGIOSPERMAS EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA AMAZÔNICA DE UMA LOCALIDADE DO ESTADO DE RONDÔNIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste.

Aluno: CRISTINA MOREIRA DA SILVA

Andrade, L.C.A.; Souza, L.S.;MOURA, O. S. de. Perfil dos Professores de Rondônia: Área de formação e atuação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: GRAZIELA ARAÚJO DOS SANTOS,

Andrade, L.C.A.;MOURA, O. S. de; Araújo, P. P.. Metodologias Ativas Empregadas no Ensino de biologia ? Uma análise cienciométrica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: JOELMA DE FÁTIMA OLIVEIRA PACHECO

Mesquita, E.A.;MOURA, O. S. de; Costa, R.D.S.. Neoplasias mais incidentes em Rondônia e a Necessidade de uma Educação Preventiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: LORAINNY CAROLINA LUCENA DE SOUZA

Sganderla, G.C.;MOURA, O. S. de; Souza, L.S.. Abordagem dos resíduos sólidos em educação ambiental - uma proposta de material didático. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Lorena Lima Bastos

Andrade, L.C.A.;Moura, Osvanda S.; Guterres, S.B.. Percepção Ambiental com o Auxílio do Celular: Uma proposta com alunos da E.E.E.F.M. Prof. Eduardo Lima e Silva - Porto Velho (RO). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Vandira Valendorff Rech

Fronza, V.;MOURA, O. S. de. Dificuldades de Aprendizagem: um estudo sobre os aspectos e estratégias de intervenção no contexto escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: SIUMARA MOTA VAZ

Castro, M. A. O;MOURA, O. S. de. O ensino das Ciências Biológicas em interface com o cotidiano do aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Eliane Natalina Gama

MOURA, O. S. de; Almeida, J. E.de. A importância das aulas práticas de laboratório no ensino de biologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Ismael Petry

Almeid, J. E;MOURA, O. S. de. Relato de experiência: organização da 1ª feira de ciência e do conhecimento da escola Dom João VI, em Colorado do Oeste-RO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Jaini Aparecida Possamai Machado

MOURA, O. S. de; Magalhães, A. N.. Ensino de Ciências: Perspectivas quanto a docência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Rosane Hosana de Freitas

MOURA, O. S. de; Almeid, J. E. Relevância da Utilização derecursos didáticos para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Polyana Rodrigues da Costa

Aguiar, V. F.;MOURA, O. S. de. Diversidade Sexual: Perspectivas e Desafios Sentidos pelos Alunos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste.

Aluno: Anderson Lopes Klipel

MOURA, O. S. de; PARIZOTTO, R. S.. CHECKLIST DE PIPERACEAE NO SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA, BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: SILVANA DE FÁTIMA ENGELMANN

MOURA, O. S. de; MULER, R. A. S.. LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE FABACEAE NO PARQUE ESTADUAL CORUMBIARA, RONDÔNIA, BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Aluno: Margarete Brandão

Oliveira, M. T.;Moura, Osvanda S.. Briófitas Epífitas: uma análise da composição em gradiente vertical, em Área de Manejo Florestal Sustentável, Mato Grosso, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso.

SANTANA, SABRINA DA SILVA; SILVA, R. C.;MOURA, O. S. de. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto do Edital nº 1/2019/COL - CGAB/IFRO,. 2019. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Moura, Osvanda S.. avaliadora de trabalhos apresentados no VIII Mostra de Práticas de Ensino de Ciências. 2019. Universidade Federal de Rondônia.

Moura, Osvanda S.. 8º SIC: Seminário de Iniciação Científica. 2018. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Orientou

Diego Maicon Penha Batista

ETNOBOTÂNICA: USO E PERCEPÇÕES DE DUAS COMUNIDADES AFRORELIGIOSAS DE PORTO VELHO-RO; ; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso dos Recursos Naturais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);

Thalyne do Amparo de Bem Vieira

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TERRA INDÍGENA URU EU WAU WAU, EM MIRANTE DA SERRA - RONDÔNIA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso dos Recursos Naturais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);

JOELMA DE FÁTIMA OLIVEIRA PACHECO

Ecologia e Biodiversidade da Brioflora do Parque Natural Municipal de Porto Velho, Rondônia; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso dos Recursos Naturais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);

Lorena Lima Bastos

LEVANTAMENTO DE BRIÓFITAS COMO BIOINDICADORAS DE METAIS PESADOS EM PORTO VELHO - RO; ; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Conservação e Uso dos Recursos Naturais) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Maria Solangia da Silva Costa

MUSGOS PLEUROCÁRPICOS DO HERBÁRIO RONDONIENSE JOÃO GERALDO KUHLMANN-RON; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);

SARA CRISTINA DE OLIVEIRA DA CRUZ MALAQUIAS

O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA POR MEIO DE ANIMAÇÕES EM GIF, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);

Flávio Filipe Barros Prestes

Levantamento Taxonômico de Macrofungos na Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus José Ribeiro Filho, Porto Velho - Rondônia; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Laís Guastovara David

Levantamento Taxonômico de Macrofungos no Parque Natural Municipal de Porto Velho ? Rondônia; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ornella dos Santos Sousa

Comportamento territorial, doméstico e reprodutivo de espécies de Ciclídeos anões amazônicos em aquário de água doce; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Lorena Lima Bastos

LEVANTAMENTO DE BRIÓFITAS COMO BIOINDICADORAS DE METAIS PESADOS, EM PORTO VELHO - RO; 2023; Dissertação (Mestrado em CONSERVAÇÃO E USO DE RECURSOS NATURAIS) - Universidade Federal de Rondônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Laís Guastovara David

LEVANTAMENTO TAXONÔMICO DE MACROFUNGOS NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE PORTO VELHO ?RONDÔNIA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

SARA CRISTINA DE OLIVEIRA MALAQUIAS

O USO DE GIFS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS EBIOLOGIA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Edverdison Rodrigues de Almeida

Atropelamento de animais silvestres no Cone Sul de Rondônia: Implicações na perda da Biodiversidade Amazônica Local; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Paulo Henrique de Oliveira Felippe

Avaliação da eficácia de extratos de Psidium guajava L; , Sansevieria trifasciata Prain, Citrus x limonia Osbeck, Cecropia pachystachya Trécul; e Piper aduncum L; , no controle de formigas cortadeiras do Cone Sul de Rondônia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

JÉSSICA MARTINS GONÇALVES

Cinco Novos registros de Orchidaceae A; JUSS; para o Cone Sul do Estado de Rondônia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Jackeline dos Santos Gonçalves

Herbário COOE, Importância como ferramenta de estudo e Conservação da Biodiversidade Vegetal de Rondônia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Cassiane Barroso dos Anjos

CONHECIMENTO BOTÂNICO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO, ABORDANDO A DISTRIBUIÇÃO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Aline de Castro

A importância do uso de recursos didáticos nas aulas de ciências/biologia; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Marluce de Oliveira Lima

Avaliação da eficácia de extratos aquosos de Citrus limon, Cymbopogon winterianus, Azadirachta indica e Cinnamomum zeylanicum no controle de térmitas no Cone Sul de Rondônia; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Eliane Gonçalves de Melo

A importância e o uso de plantas alimentícias não convencionais (PANCS): características funcionais e principais utilizações na alimentação humana; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Jociélly Nogueira da Silva

Ensino de Biologia na educação de jovens e adultos (EJA): Análise nos encontros nacionais de pesquisas em educação em ciências - ENPEC; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Nilciana Rodrigues Caldas

O conhecimento, as dúvidas e a educação recebida sobre sexualidade com alunos do Ensino Médio, em Colorado do Oeste (RO); ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Mariana Yerdliska de Oliveira

Reutilização de óleo residual de cozinha para produção de sabão: alternativa de redução de custos na unidade de produção animal II,, IFRO, campus Colorado do Oeste-RO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Emanuel Victor Bastos da Fonseca

Avifauna do Ifro, Campus Colorado do Oeste-RO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

AMANDA GABRIELE DE SOUZA GONÇALVES FERNANDES

Pteridaceae Reichb; do tercho de floresta de Terra Firme no Interflúvio Purus/Madeira; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Gean Carlos de Souza Albuquerque

Levantamento da brioflora pleurocárpica de fragmentos da área de Reserva legal do IFRO, campus Colorado do Oeste-RO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Vanessa Ferreira de Menezes

EFICÁCIA IN VITRO DE EXTRATOS ANACARDIUM OCCIDENTALE, MORINDA CITRIFOLIA E PIPER ADUNCU NO CONTROLE DE AMBLYOMMA CAJENNENSE (FABRICIUS, 1787) (ACARI: IXODIDAE); ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

LAURA NICOLI RESENDE

Levantamento Taxonômico de Macrofungos da família Marasmiaceae (Agaricomycetes), no Parque Natural Municipal de Porto Velho ? Rondônia; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Thayson Araujo Canela

Desenvolvimento de um manual (e-book) para atividades práticas em sala de aula, utilizando o aquário como ferramenta pedagógica; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Mikaele Vieira Bentes

Adaptações de macrófitas aquáticas, em aquário de água doce, submersas à absorção do carbono; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Jaíne Dias Gordo

AMPLIAÇÃO DA COLEÇÃO E MANUTENÇÃO DO HERBÁRIO COOE, COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL DE RONDÔNIA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Jackeline dos Santos Gonçalves

Levantamento da Flora do Parque Municipal Corumbiara, Rondônia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Paulo Henrique de Oliveira Felippe

Avaliação da Eficácia de Extratos de Psidium guajavaL; , Sanseviera trifasciata Prain, Citrus x limonia Osbeck, Cecropia pachystachya Trécul e Piper aduncum L; , no controle de formigas cortadeiras do Cone Sul de Rondônia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Nilciana Rodrigues Caldas

Estágio Supervisionado de Ensino - Ciências Biológicas; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Gabriela de Oliveira Soares

Estágio Supervisionado de Ensino - Ciências Biológicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Angélica Aparecida de Abreu

Estágio Supervisionado de Ensino - Ciências Biológicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Eliane Gonçalves de Melo

Estágio Supervisionado de Ensino - Ciências Biológicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Mariana Yerdliska de Oliveira

Estágio Supervisionado de Ensino - Ciências Biológicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Thais Gabrieli Lucas Tavares

Estágio Supervisionado de Ensino - Ciências Biológicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Jociélly Nogueira da Silva

Estágio Supervisionado de Ensino - Ciências Biológicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Tatiane Fernandes

Estágio Supervisionado de Ensino - Ciências Biológicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Vandira Valendorff Rech

Estágio Supervisionado de Ensino - Ciências Biológicas; 2018; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste; Orientador: Osvanda Silva de Moura;

Produções bibliográficas

  • Prestes, F.F.B. ; David, L.G. ; CAVALCANTE, F. S. ; Lima, R.A. ; MOURA, O. S. de . FUNGOS ECTOMICORRÍZICOS ASSOCIADOS A ESPÉCIE Eucalyptus dunnii COM RELAÇÃO AO SEU CRESCIMENTO NOS ÚLTIMOS ANOS (2001-2017): UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. XVIII, p. 535-545, 2025.

  • Prestes, F.F.B. ; David, L.G. ; Nascimento, V.M.B. ; Resende, L.N. ; CAVALCANTE, F. S. ; Lima, R.A. ; MOURA, O. S. de . Macrofungos da Família Agaricaceae encontrados em guias ilustrados (fotografia) para a identificação de espécies. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. XVIII, p. 579-594, 2025.

  • SILVA, I. A. ; MOURA, O. S. de . Restauração ecológica (RAD em app) em um período de dois anos dentro do campus do IFRO em Colorado do Oeste ? RO. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. XVIII, p. 562-578, 2025.

  • David, L.G. ; Aguiar, J.S. ; Prestes, F.F.B. ; Nascimento, V.M.B. ; Resende, L.N. ; CAVALCANTE, F. S. ; Lima, R.A. ; MOURA, O. S. de . Diversidade e importância dos Macrofungos em Unidades de Conservação no Brasil: Uma revisão bibliográfica integrativa dos últimos nove anos (2015-2024). Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. XVIII, p. 546-561, 2025.

  • David, L.G. ; Aguiar, J.S. ; Prestes, F.F.B. ; CAVALCANTE, F. S. ; MOURA, O. S. de . POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DA ESPÉCIE Pycnoporus sanguineus (POLYPORACEAE): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. XVIII, p. 496-510, 2025.

  • Albuquerque, G. C. S. ; Lima, R.A. ; MOURA, O. S. de . Musgos pleurocárpicos do IFRO, campus Colorado do Oeste, Rondônia, Brasil. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. 17, p. 530-564, 2024.

  • Lima, M. O. ; Lima, R.A. ; MOURA, O. S. de . Avaliação da eficácia de extratos botânicos no controle de térmitas, cone sul de Rondônia. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. 17, p. 588-602, 2024.

  • BENTES, M. V. ; Lima, R.A. ; MOURA, O. S. de . Plantas aquáticas da região norte (Brasil): um levantamento bibliográfico integrativo. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. 17, p. 633, 2024.

  • MALAQUIAS, S. C. O. ; Lima, R.A. ; MOURA, O. S. de . O USO DE GIFs COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO. AMAzônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação , v. 17, p. 903-936, 2024.

  • Ribeiro, B.J.C. ; MOURA, O. S. de ; Menezes, J.A. ; Lima, R.A. . A BIOQUÍMICA DO AÇAÍ: UTILIZANDO UM FRUTO REGIONAL PARA ABORDAR CONCEITOS DE QUÍMICA. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 10, p. 336-348, 2024.

  • Aguiar, L.R. ; CAMPOS, M. C. C. ; Silva, V.V. ; MOURA, O. S. de ; Lima, R.A. . A PERCEPÇÃO DO ECOTURISMO POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente , v. XVI, p. 79-94, 2023.

  • Melo, E. G. ; Lima, R.A. ; SAMPAIO, A. F. ; SILVA, I. A. ; MOURA, O. S. de . O RESGATE E O USO DE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS: CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS E PRINCIPAIS UTILIZAÇÕES NA ALIMENTAÇÃO HUMANA. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente , v. XVI, p. 215-231, 2023.

  • DIOGO, K. V. A. ; SALDANHA, L. S. ; CHAVES, R. C. ; MOURA, O. S. de ; Lima, R.A. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE BRIÓFITAS EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ, AMAZONAS. AMAzônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação , v. 17, p. 314, 2023.

  • CAVALCANTE, F. S. ; MENDOZA, A. Y. G. ; MOURA, O. S. de ; CAMPOS, M. C. C. ; LIMA, J. P. S. . ETNOMICOLOGIA NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA: CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO. REVISTA VALORE , v. 7, p. 1-14, 2022.

  • MOCHON, A. A. A. ; MOURA, O. S. de ; Lima, R.A. ; ALMEIDA, J. E. . UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS FILHOS. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 9, p. 361-378, 2022.

  • Saldanha, L. de S. ; MOURA, O. S. de ; Lima, R.A. . Briology Studies in the Northern Region. CIÊNCIA E NATURA , v. 44, p. 1-40, 2022.

  • Almeida, E. R. ; Lima, R.A. ; SILVA, I. A. ; MOURA, O. S. de . LEVANTAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES ATROPELADOS NO CONE SUL DE RONDÔNIA: IMPLICAÇÕES NA PERDA DA BIODIVERSIDADE AMAZÔNICA LOCAL. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. XIII, p. 171-182, 2021.

  • MOURA, O. S. de ; Gonçalves, J. dos S. ; Lima, R.A. ; Gordo, J. D. ; Gonçalves, J. M . HERBÁRIO COOE: IMPORTÂNCIA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL DE RONDÔNIA. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente , v. XIII, p. 183-199, 2021.

  • Anjos, C.B. dos ; MOURA, O. S. de ; Bigio, N.C. . A PERCEPÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO. REH-REVISTA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES , v. II, p. 609-631, 2021.

  • Gonçalves, J. M ; Koch, A. K. ; Tavares, B. L. ; Silva ; MOURA, O. S. de . Cinco novos registros de Orchidaceae A. Juss. para o estado de Rondônia. South American Journal of Basic Education Technical and Technological , v. 8, p. 59-69, 2021.

  • Lima, R.A. ; SALDANHA, L. S. ; CAVALCANTE, F. S. ; PINTO, M. N. ; MOURA, O. S. de . O ESTUDO DAS BRIÓFITAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE HUMAITÁ-AM. Educamazônia , v. XXIV, p. 218-232, 2020.

  • RECH, V. V. ; Moura, Osvanda S. ; Lima, R.A. ; Almeida, J. E.de . DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA CONTRIBUIÇÃO SOBRE ASPECTOS E ESTRATÉGIAS DO ÂMBITO ESCOLAR. RECH - Revista Ensino de Ciências e Humanidades â013Cidadania, Diversidade e Bem Estar , v. IV, p. 164-178, 2020.

  • RECH, V. V. ; COSTA, P. R. ; MOURA, O. S. de ; Lima, R.A. ; BOLSONI, M. V. S. . CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR. RECH-Revista Ensino de Ciências e Humanidades â013 Cidadania, Diversidade e Bem Estar , v. IV, p. 179-190, 2020.

  • SAMPAIO, A. F. ; MOURA, O. S. de ; MANZATTO, A. G. ; FERNANDES, A. G. S. G. . Pteridaceae Reichb. de uma floresta de terra firme na Amazônia Sul Ocidental, Rondônia, Brasil. BIOTA AMAZÔNIA , v. 10, p. x-y, 2020.

  • SAMPAIO, A. F. ; Andrade, R.T.G. ; ZUQUIM, G. ; Cunha, M.F.M. ; Oliveira, A.E. ; Cabral. G.S. ; MOURA, O. S. de ; Pansini, S. ; MANZATTO, A. G. . FERNS AND LYCOPHYTES OF CUNIÃ ECOLOGICAL STATION, SOUTH-WESTERN AMAZONIA, BRAZIL. AMERICAN FERN JOURNAL , v. 2, p. 71, 2019.

  • BFG - The Brazil Flora Group ; Moura, Osvanda S. . Brazilian Flora 2020: Innovation and collaboration to meet Target 1 of the Global Strategy for Plant Conservation (GSPC). RODRIGUÉSIA (IMPRESSO) , v. 69, p. 1513-1527, 2018.

  • RODRIGUES, A. A. ; VASCONCELOS FSebastião Carvalho Vasconcelos FilhoILHO, S. C. ; RODRIGUES, D. A. ; MOURA, O. S. de ; VASCONCELOS, J. M. . Bryophytes in Areas Subject to Exposure to Sulfur Dioxide. AUSTRALIAN JOURNAL OF BASIC AND APPLIED SCIENCES , v. 9, p. 366-372, 2015.

  • MOURA, O. S. de ; ILKIU-BORGES, A. L. ; BRITO, E. S. . Brioflora (Bryophyta e Marchantiophyta) da Ilha do Combu, Belém, PA, Brasil. HOEHNEA , v. 40, p. 143-165, 2013.

  • MOURA, O. S. de ; ILKIU-BORGES, A. L. ; REINER-DREHWALD, M. E. . A new species of Lejeunea Lib. (Lejeuneaceae) from Low Várzea forest in lower Amazon (Pará, Brazil). NOVA HEDWIGIA , p. 197-202, 2012.

  • MENDOZA, A. Y. G. ; MOURA, O. S. de ; Silva, V.V. ; Lima, R.A. ; LIMA, J. P. S. . A ETNOMICOLOGIA NA RESERVA NATURAL DE PALMARI, ALTO SOLIMÕES, AMAZÔNIA BRASILEIRA. In: Carvalho Neto, Moisés Felix de. (Org.). QUINTAIS AGROFLORESTAIS DO ALTO SOLIMÕES: OS TERREIROS DA AGROBIODIVERSIDADE NA FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL-PERU-COLÔMBIA. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena, 2025, v. 1, p. 27-43.

  • MENDOZA, A. Y. G. ; MOURA, O. S. de ; Silva, V.V. ; Lima, R.A. ; LIMA, J. P. S. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO LOCAL DA RESERVA NATURAL DE PALMARI, ALTO SOLIMÕES, AMAZÔNIA BRASILEIRA. In: Carvalho Neto, Moisés Felix de. (Org.). QUINTAIS AGROFLORESTAIS DO ALTO SOLIMÕES: OS TERREIROS DA AGROBIODIVERSIDADE NA FRONTEIRA AMAZÔNICA BRASIL-PERU-COLÔMBIA. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena, 2025, v. 1, p. 44-58.

  • SGANDERLA, G. C. S. ; MOURA, O. S. de ; SOUSA, A. A. ; ANDRADE, L. C. A. ; YOSHINO, K. . SMARTSCÓPIO: DIVULGAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MICROSCOPIA DE BAIXO CUSTO, DESPERTANDO A CURIOSIDADE E TRANSFORMANDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. In: Jusiany Pereira da Cunha dos Santos; Elizabeth Antônia Leonel de Moraes Martines. (Org.). Metodologias Ativas: estudo e reflexões sobre ensino e aprendizagem em tempos de incerteza e desafios. 1ed.Linha Cordilheira: Editora Schreiben, 2023, v. , p. 109-122.

  • Alves, L.C. ; Costa, H.S. ; Lima, R.A. ; MOURA, O. S. de . Ensino e formação docente numa perspectiva interdisciplinar. In: Aldair Oliveira de Andrade; Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira; Eulina Maria Leite Nogueira, Renato Abreu Lima; Valmir Flores Pinto. (Org.). PARÂMETROS NORMATIVOS E DIRETRIZES INSTITUCIONAL PARA ENSINAR BIOTECNOLOGIA EM UM CURSO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE HUMAITÁ-AM. 1ed.Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2021, v. 1, p. 19-36.

  • Felippe, P. H. O. ; SILVA, I. A. ; SAMPAIO, A. F. ; MOURA, O. S. de . Avaliação da eficácia de extratos de limão-cravo, espada-de-são-jorge, embaúba, pimenta-de-macaco e goiabeira, no controle de formigas cortadeiras (Atta sexdens rubropilosa Forel). In: Marcos Silveira; Edson da Silva; Renato Abreu Lima. (Org.). Biodiversidade e Biotecnologia no Brasil 2. 577ed.Rio Branco: Stricto Senso, 2020, v. 2, p. 90-101.

  • MOURA, O. S. de . Levantamento florístico de Nhamundá Mapuera, Floresta Estadual de Trombetas. In: Ivaneide Bandeira Cardozo; Israel Correa do Vale Junior. (Org.). Etnozoneamento da porção paraense das terras indígenas Trombetas-Mapuera e Nhamundá-Mapuera. 1ed.Porto Velho: EDUFRO, 2012, v. , p. 1-200.

  • Bastos, L.L. ; MOURA, O. S. de . 'LEVANTAMENTO DE BRIÓFITAS COMO BIOINDICADORAS DE METAIS PESADOS, PORTO VELHO ? RO'. In: I Simpósio de Saúde Única de Igarapés Urbanos de Rondônia., 2023, PORTO VELHO. Simpósio de Saúde Única de iagarapés Urbanos. Porto velho, 2023. v. 1. p. 1-119.

  • Sousa, O.S. ; MOURA, O. S. de . OBSERVAÇÕES DO COMPORTAMENTO TERRITORIAL E REPRODUTIVO DE ALGUMAS ESPÉCIES DE CICLÍDEOS ANÕES AMAZÔNICOS EM AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE. In: II International Amazon Research Congress: Research during the covid-19 pandemic, 2021, Porto Velho. Anais do International Amazon Research Congress: Research during the Covid-19 pandemic - 2021. Porto Velho: Even3, 2021. v. 1. p. 1-5.

  • David, L.G. ; Prestes, F.F.B. ; Aguiar, J.S. ; MOURA, O. S. de . POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DA ESPÉCIE Pycnoporus sanguineus (POLYPORACEAE): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTEGRATIVA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. In: X Congresso Brasileiro de Micologia, 2024, Belo Horizonte / MG. X Congresso Brasileiro de Micologia, 2024.

  • David, L.G. ; Prestes, F.F.B. ; MOURA, O. S. de . LEVANTAMENTO TAXONÔMICO DE MACROFUNGOS NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE PORTO VELHO - RONDÔNIA. In: X Congresso Brasileiro de Micologia, 2024, Belo Horizonte / MG. X Congresso Brasileiro de Micologia, 2024.

  • Prestes, F.F.B. ; David, L.G. ; MOURA, O. S. de . LEVANTAMENTO TAXONÔMICO DE MACROFUNGOS NO CAMPUS JOSÉ RIBEIRO FILHO (UNIR), PORTO VELHO, RONDÔNIA. In: X Congresso Brasileiro de Micologia, 2024, Belo Horizonte / MG. X Congresso Brasileiro de Micologia, 2024.

  • Prestes, F.F.B. ; MOURA, O. S. de . FUNGOS ECTOMICORRÍZICOS ASSOCIADOS A ESPÉCIE Eucalyptus dunnii COM RELAÇÃO AO CRESCIMENTO NOS ÚLTIMOS ANOS (2001-2017): UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: X Congresso Brasileiro de Micologia, 2024, Belo Horizonte / MG. X Congresso Brasileiro de Micologia, 2024.

  • Costa, M.S.S. ; MOURA, O. S. de . As Briófitas do Herbário Rondoniense João Geraldo Kuhlmann (RON), Porto Velho, Rondônia.. In: 71º Congresso Nacional de Botânica, 2021, Goiânia. 71º Congresso Nacional de Botânica. Goiânia: Cegraf UFG, 2021. v. 1. p. 584-584.

  • MOURA, O. S. de ; Sganderla, G.C. ; Andrade, L.C.A. . O uso do Smartscópio como ferramenta didática para auxiliar nas aulas práticas de botânica. In: 71º Congresso Nacional de Botânica, 2021, Goiânia. 71º Congresso Nacional de Botânica. Goiânia: Cegraf UFG, 2021. v. 1. p. 397-398.

  • Gonçalves, J. M ; Gonçalves, J. dos S. ; Silva ; MOURA, O. S. de ; Almeida, R. F . Malpighiaceae no Cone Sul de Rondônia, Brasil. In: 69º Congresso Nacional de Botânica, 2018, Cuiabá, MT. 69º Congresso Nacional de Botânica, XII Encontro de Botânicos do Centro Oeste, 2018.

  • Gordo, J. D. ; MOURA, O. S. de . Herbário COOE, importância como fonte de pesquisa e conservação da biodiversidade vegetal de RO. In: 69º Congresso Nacional de Botânica, 2018, Cuiabá, MT. 69º Congresso Nacional de Botânica, XII Encontro de Botãnicos do Centro-Oeste, 2018.

  • Gonçalves, J. dos S. ; Gonçalves, J. M ; MOURA, O. S. de ; Silva . LEVANTAMENTO DA FLORA DO PARQUE ESTADUAL CORUMBIARA/RONDÔNIA. In: 69º Congresso Nacional de Botânica e XII Encontro de Botânicos do Centro Oeste, 2018, Cuiabá. 69º Congresso Nacional de Botânica e XII Encontro de Botânicos do Centro Oeste, 2018.

  • MOURA, O. S. de ; CAMARA, P. . GÊNERO CHRYSO-HYPNUM HAMPE (HYPNACEAE) PARA NEOTRÓPICO. In: 66º Congresso Nacional de Botânica: botânica em transformação, 2015, Santos, SP. 66º Congresso Nacional de Botânica: botânica em transformação, 2015.

  • MOURA, O. S. de ; CAMARA, P. . O GÊNERO MITTENOTHAMNIUM HENNING (HYPNACEAE) PARA NEOTRÓPICO. In: 66º Congresso Nacional de Botânica: botânica em transformação, 2015, Santos, SP. 66º Congresso Nacional de Botânica: botânica em transformação, 2015.

  • CAMARA, P. ; MOURA, O. S. de . COMPARAÇÃO MORFOLÓGICA, USANDO MEV, ENTRE OS GÊNEROS CHRYSO-HYPNUM HAMPE E MITTENOTHAMNIUM HENNINGS (HYPNACEAE), PARA O BRASIL. In: 65º Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador. 65º Congresso Nacional de Botânica. Botânica na América Latina: conhecimento, interação, difusão, 2014.

  • MOURA, O. S. de ; SOUZA, R. V. . SERÁ REALMENTE VERDADE O AXIOMA ?MUSGOS PLEUROCÁRPICOS SÃO ABUNDANTES EM REGIÕES DE MATA DE GALERIA??. In: 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. 64º Congresso Nacional de Botânica, botânica sempre viva, 2013.

  • MOURA, O. S. de ; CAMARA, P. . FILOGENIA MOLECULAR DO GÊNERO CHRYSO-HYPNUM (HYPNACEAE), PARA O BRASIL. In: 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. 64º Congresso Nacional de Botânica, botânica sempre viva, 2013.

  • MOURA, O. S. de ; ILKIU-BORGES . Brioflora (Bryophyta e Marchantiophyta) da Ilha do Combu, Belém, Pará. In: 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. Diversidade Vegetal Brasileira: Conhecimento, Conservaçaõ e Uso, 2010.

  • MOURA, O. S. de ; Martins, Ana Claudia Tavares ; ILKIU-BORGES . Bryophyta e Marchantiophyta em Floresta de várzeas manejadas e não manejadas. In: 61º Congresso Nacional de Botânica, 2010, Manaus. Diversidade Vegetal Brasileira: Conhecimento, Conservação e Uso, 2010.

  • MOURA, O. S. de ; ILKIU-BORGES . Diversidade e Aspectos Ecológicos da Brioflora (Bryophyta e Marchantiophyta) da Ilha do Combu, Belém, Pará, Brasil. In: 60º Congresso Nacional de Botânica, 2009, Feira de Santana. 32ª Reunião Nordestina de Botãnica e 29ª Encontro Regional de Botânicos, 2009.

  • MOURA, O. S. de ; SAMPAIO, A. F. ; PIETROBOM, M. R. . Monilófitas do Campus da Universidade Federal de Rondônia, município de Porto Velho, Rondônia, Brasil (Hymenophyllaceae). In: 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal - RN. Atualidades, desafios e perspectivas da Botãnica no Brasil, 2008.

  • MOURA, O. S. de ; PIETROBOM, M. R. . Lycophyta da Província Petrolífera de Urucu, município de Coari, estado do Amazonas, Brasil. In: 59º Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal - RN. Atualidades, desafios e perspectivas da Botãnica no Brasil, 2008.

  • MOURA, O. S. de ; SILVEIRA, A. L. P. ; SAMPAIO, A. F. ; PIETROBOM, M. R. . Ocorrência de Monilófitas na Reserva do Parque Estadual de Guajará-Mirim, Estado de Rondônia, Brasil. In: 57º Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. Os avanços da botânica no início do século XXI. Porto Alegre: Sociedade Botânica do Brasil, 2006.

  • MOURA, O. S. de ; SILVEIRA, A. L. P. ; CHAGAS, F. L. ; MENDONCA, I. A. . Dinâmica de Serapilheira em uma Floresta Secundária no Parque Natural Municipal de Porto Velho, Rondônia.. In: 57° Congresso Nacional de Botânica: Biodiversidade: Conservação e Uso., 2006, Gramado. Os Avanços da Botânica no Início do Século XXI. Porto Alegre: Sociedade Botânica do Brasil, 2006.

  • MOURA, O. S. de ; SILVEIRA, A. L. P. ; CHAGAS, F. L. ; MENDONCA, I. A. . Ciclagem de Nutrientes em uma Floresta Secundária, no Parque Natural Municipal de Porto Velho, Rondônia.. In: 57° Congresso Nacional de Botânica: Biodiversidade: Conservação e Uso., 2006, Gramado. Os Avanços da Botânica no Século XXI. Porto Alegre: Sociedade Botânica do Brasil, 2006.

  • SAMPAIO, A. F. ; MOURA, O. S. de ; MANZATTO, A. G. ; FERNANDES, A. G. S. G. . Pteridaceae Reichb. de uma floresta de terra firme na Amazônia Sul Ocidental, Rondônia, Brasil. BIOTA AMAZÔNIA , 2020.

  • MOURA, O. S. de . The Fantastic World of Bryophytes. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, O. S. de . Importância de produtos naturais de origem amazônica nas diferentes áreas de Biologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, O. S. de ; Ilkiu-Borges . Brioflora (Bryophyta e Marchantiophyta) da ilha do Combu, Belém, Pará, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, O. S. de ; Ilkiu-Borges ; Martins, Ana Claudia Tavares . Bryophyta e Marchantiophyta em Florestas de Várzea Manejada e Não manejada da ilha do Combu, Belém, Pará, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, O. S. de ; ILKIU-BORGES, A. L. . Diversidade e Aspectos ecológicos da Brioflora (Bryophyta e Marchantiophyta) da ilha do Combu, Belém, Pará, Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, O. S. de ; PIETROBOM, M. R. . Lycophyta da província Petrolífera de Urucu, município de Coari, estado do Amazonas, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, O. S. de ; SAMPAIO, A. F. ; PIETROBOM, M. R. . Monilófitas do campus da Universidade Federal de Rondônia, município de Porto Velho, Rondônia, Brasil : Hymenophyllaceae. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, O. S. de ; SILVEIRA, A. L. P. ; CHAGAS, F. L. ; MENDONCA, I. A. . Ciclagem de nutrientes em uma Floresta Secundária no Parque Natural Municipal de Porto Velho, Rondônia.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, O. S. de ; SILVEIRA, A. L. P. ; CHAGAS, F. L. ; MENDONCA, I. A. . Dinâmica de Serapilheira em uma Floresta Secundária no Parque Natural Municipal de Porto Velho, Rondônia.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, O. S. de ; SILVEIRA, A. L. P. ; PIETROBOM, M. R. ; SAMPAIO, A. F. . Ocorrências de Monilófitas no Parque Estadual Guajará-Mirim, Rondônia, Brasil.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MOURA, O. S. de . Diagnóstico Etnoambiental Participativo da Terra Indígena Zoró. 2011.

MOURA, O. S. de . Etnozoneamento da porção paraense das Terras indígenas Trombetas Mapuera, Nhamundá Mapuera e áreas ocupadas por povos indígenas na Floresta Estadual de Trombetas. 2011.

MOURA, O. S. de . Criptógamas da Ilha da Trindade, um estudo Filogenético e Biogeográfico. 2013.

Andrade, L.C.A. ; MOURA, O. S. de . pibi.rp. 2021; Tema: Pibid e Residência Pedagógica da Universidade Federal de Rondônia. (Rede social).

Faria, A. L. ; Mundim, J. V. ; Moura, Osvanda S. ; Soares, A. E. . Flora do Brasil 2020 - Erpodiaceae. 2016; Tema: Monografia da Família Erpodiaceae (Bryophytes). (Site).

Faria, A. L. ; Mundim, J. V. ; Moura, Osvanda S. ; Soares, A. E. . Flora do Brasil 2020 - Leucodontaceae. 2016; Tema: Família Leucodontaceae (Bryophytes). (Site).

Faria, A. L. ; Mundim, J. V. ; Moura, Osvanda S. ; Soares, A. E. . Flora do Brasil 2020 - Racopilaceae. 2016; Tema: Família Racopilaceae (Bryophyrtes). (Site).

Soares, A. E. ; Faria, A. L. ; Mundim, J. V. ; Moura, Osvanda S. . Flora do Brasil 2020 - Regmatodontaceae. 2016; Tema: Família Regmatodontaceae (Bryophyrtes). (Site).

Moura, Osvanda S. ; Gordo, J. D. . AMPLIAÇÃO DA COLEÇÃO E MANUTENÇÃO DO HERBÁRIO COOE, COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL DE RONDÔNIA. 2018. (Relatório de pesquisa).

Moura, Osvanda S. ; Gonçalves, J. dos S. . LEVANTAMENTO DA FLORA DO PARQUE MUNICIPAL CORUMBIARA ? RO. 2018. (Relatório de pesquisa).

Moura, Osvanda S. ; Felippe, P. H. O. . AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE EXTRATOS DE PLANTAS CONSIDERADAS PRAGAS NO CONTROLE DE INSETOS NO CONE SUL DE RONDÔNIA. 2018. (Relatório de pesquisa).

Moura, Osvanda S. . Uso e manejo de ervas daninhas com enfoque em algumas famílias botânicas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Moura, Osvanda S. . O Fantástico Mundo das Briófitas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOURA, O. S. de . Conheça o fantástico mundo das Briófitas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOURA, O. S. de . Diversidade e Aspectos Ecológicos das Áreas Indígenas Trombeta Mapuera e Nhamundá Mapuera, Pará, Brasil. 2011. (Relatório de pesquisa).

MOURA, O. S. de . Caracterização das Áreas de Preservação Permanente. 2011. (Relatório de pesquisa).

MOURA, O. S. de . Diagnóstico Etnoambiental Participativo da Terra Indígena Zoró. 2011. (Relatório de pesquisa).

ILKIU-BORGES, A. L. ; MOURA, O. S. de . Perda da Biodiversidade no Centro Endemismo Belém (Samambaias ocorrentes no centro endemismo Belém). 2011. (Bolsa).

MOURA, O. S. de . Coleta e herborização de Material Botânico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MOURA, O. S. de . Ecologia da Amazônia. 2006. (Monitora).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Pesquisa e Conhecimento de Excelência da Amazônia Ocidental/Oriental em Biodiversidade, Biotecnologia, Biometeorologia e Toxicologia Aplicadas à Saúde Única (INCT-CONEXAO BIO3TOX), Descrição: INCT-CONEXAO aprovado na CHAMADA CNPq/SECTICS/CAPES/FAPs N 46/2024 - Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - INCT, Processo CNPq 408474/2024-6, vigência de 05/2025 a 05/2030, recursos concedidos R$ 13.480.749,36. Resumo: As mudanças climáticas e a intensificação de eventos ambientais extremos têm amplificado os desafios relacionados às Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) e/ou Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs), impactando negativamente a saúde pública, a economia e os ecossistemas. Nesse contexto, o monitoramento biometeorológico humano, animal e vegetal surge como ferramenta essencial para compreender os riscos associados à saúde única, permitindo a identificação de fragilidades, a preservação ambiental e o aproveitamento sustentável da biodiversidade amazônica para aplicações biotecnológicas. Alinhado a esses objetivos, este INCT-CONEXAO propõe estratégias para prever, mitigar e gerir os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade e na saúde única, fortalecendo a resiliência das comunidades amazônicas vulneráveis, subsidiando iniciativas bioeconômicas e biotecnológicas, e fomentando o protagonismo dos "povos da floresta" na preservação ambiental, em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável. O INCT-CONEXAO conta com a participação formal de 86 instituições em 16 países (Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Equador, França, Guiana Francesa, Inglaterra, México, Paraguai, Panamá, Peru e Portugal). Envolve 35 instituições da Amazônia Legal (com 136 membros de equipe, representando 71,5 do total de pesquisadores), 13 do sudeste, 7 do nordeste, 5 do centro-oeste e 16 instituições estrangeiras (com 22 pesquisadores). Os 190 pesquisadores estão cadastrados na plataforma PICC/CNPq com a descrição de suas responsabilidades no projeto, destacando suas competências/habilidades que estão plenamente alinhadas ao objeto geral e específicos, garantindo a exequibilidade da proposta e cumprimento das metas. Com a participação de 31 pesquisadores Produtividade Pesquisa/DT (10 PQ-1 e 21 PQ/PD-2) do CNPq e 26 pesquisadores Líderes de Laboratórios Associados (LLAs), sendo 2 do NE, 1 do CE, 5 do SE e 18 LLAs da Amazônia Legal... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Integrante / Andreimar Martins Soares - Coordenador / João Paulo Assis Gobo - Integrante.

  • 2024 - Atual

    TAXONOMIA E DIVERSIDADE DE FUNGOS EM RONDÔNIA - Levantamento Taxonômico de Macrofungos da família Marasmiaceae (Agaricomycetes), no Parque Natural Municipal de Porto Velho Rondônia, Descrição: Coletar e identificar os fungos da Família Marasmiaceae coletados no Parque Natural de Porto Velho, Rondônia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Laura Nicoli Resende - Integrante., Financiador(es): Fundação Universidade Federal de Rondônia - Bolsa.

  • 2024 - Atual

    TAXONOMIA E DIVERSIDADE DE FUNGOS EM RONDÔNIA - Família Marasmiaceae, Descrição: Coletar, identificar e descrever as espécies da família Marasmiaceae coletadas no Parque Natural de Porto Velho - RO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Laura Nicole Resende - Integrante., Financiador(es): Fundação Universidade Federal de Rondônia - Bolsa.

  • 2023 - Atual

    PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, RONDÔNIA: RIQUEZA E CARACTERIZAÇÃO DAS PANCs NATIVAS E EXÓTICAS., Descrição: Conhecer, listar, identificar e apresentar os valores nutricionais e importância das PANCs para comunidade local e escola de educação Básica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    TAXONOMIA E DIVERSIDADE DE FUNGOS EM RONDÔNIA, Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar a taxonomia e biodiversidade de macrofungos em Rondônia, especificamente no Campus José Ribeiro Filho e no Parque Natural de Porto Velho, permitindo assim sistematizar informações da diversidade de fungos encontradas nestes locais, bem como analisar se há novas ocorrências das espécies de fungos ocorrentes no estado, bem como: ? Inventariar e descrever taxonomicamente as espécies de fungos presentes no Campus José Ribeiro Filho (UNIR) e no Parque Natural Municipal de Porto Velho (RO); ? Informar possíveis novas ocorrências para o estado de Rondônia; ? Montar um banco de dados com fotografias do habitat das espécies reportadas; ? Ampliar, o conhecimento acerca da biodiversidade fúngica do estado; ? Analisar as informações e/ou alternativas a respeito da Preservação e Conservação desse grupo, de acordo com a Área de Tecnologia para Desenvolvimento Sustentável (Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC); ? Apresentar palestras e/ou oficinas, nas escolas de educação básica, referentes a identificação e conhecimento sobre algumas amostras de funga de Rondônia; ? Auxiliar e induzir os alunos de graduação a desenvolverem pesquisas a partir do tema proposto e consequentemente aprenderem sobre taxonomia, descrição, ecologia, dinâmicas, procedimentos, dados, etc., estimulando seu processo de ensino aprendizagem, e fazendo com que eles adquiram uma aprendizagem significativa e científica; ? Desenvolver levantamento bibliográfico integrativo referente a cada plano de trabalho, apresentando ao menos uma pergunta norteadora definida relacionada ao tema, bem como exibir resultados em formato de tabelas, quadros ou gráficos elaborados a partir dos dados ainda que utilizando apenas análises estatísticas descritivas básicas; ? Divulgar informações científicas, do tema proposto, através da abertura de um Instagram oficial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    Levantamento Taxonômico de Macrofungos na Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus José Ribeiro Filho, Porto Velho - Rondônia, Descrição: Este trabalho tem como objetivos realizar um levantamento taxonômico da diversidade de macrofungos presentes no Campus José Ribeiro Filho, permitindo assim sistematizar informações referentes a esse grupo encontrados na Unir, bem como 1) listar possíveis novas ocorrências para o estado, 2) buscar informações e /ou alternativas a respeito da conservação desse grupo, 3) Montar um banco de dados com fotos dos espécimes e seu habitat e substratos de ocorrência, 4) Realizar um levantamento bibliográfico integrativo com um tema referente a este grupo de organismo, 5) Divulgar os conhecimentos deste grupos através da rede social Instagram e 6) Quando possível, realizar palestras e/ou oficinas acerca dos conhecimentos morfológicos desse grupo, nas escolas de Educação Básica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Flávio Filipe Barros Prestes - Integrante., Financiador(es): Fundação Universidade Federal de Rondônia - Bolsa.

  • 2022 - Atual

    Levantamento Taxonômico de Macrofungos no Parque Natural Municipal de Porto Velho ? Rondônia, Descrição: O presente trabalho tem como objetivos realizar um levantamento taxonômico de macrofungos presentes no Parque Natural de Porto Velho Rondônia, assim como 1) listar possíveis novas ocorrências para o estado, 2) buscar informações e /ou alternativas a respeito da conservação desse grupo, especialmente no Parque que é considerada uma UC, 3) Montar um banco de dados com fotos dos espécimes e seu habitat e substratos de ocorrência do Parque, 4) Abrir uma rede social de divulgação científica, e conhecimentos específicos desse grupo de fungos , 4) Realizar um levantamento bibliográfico integrativo com um tema referente a este grupo de organismo e 5) Realizar palestras e/ou oficina sobre os fungos, em algumas escolas de Educação Básica de Porto Velho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Laís Guastovara David - Integrante., Financiador(es): Fundação Universidade Federal de Rondônia - Bolsa.

  • 2022 - Atual

    Subprojeto Interdisciplinar de Ciências - Biologia e Química PROGRAD/UNIR., Descrição: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Ciclo 2022 a 2024. Coordenadora de Área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (32) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    Biodiversidade da Brioflora do Parque Natural Municipal de Porto Velho Rondônia., Descrição: Objetivo geral: Identificar taxonomicamente as espécies de briófitas da Floresta Ombrófila Aberta do Parque Natural de Porto Velho - RO. bem como 1) Identificar a riqueza de espécies, diversidade, composição florística, formas de vida e grupos ecológicos, 2) Determinar a prevalência de espécies de briófitas na área de estudo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Joelma de Fátima Oliveira Pacheco - Integrante.

  • 2021 - Atual

    LEVANTAMENTO DE BRIÓFITAS COMO BIOINDICADORAS DE METAIS PESADOS EM PORTO VELHO - RO., Descrição: Um dos principais bioindicadores das condições ambientais são as briófitas, apresentando uma característica bastante interessante de adsorção de metais, que viabilizam a acumulação dos mesmos em suas células, tornando-as excelentes indicadoras da presença de metais pesados. Este trabalho tem como objetivos, realizar a identificação de briófitas encontradas em fragmentos florestais e área urbana com presença de igarapés, no município de Porto Velho, Rondônia, como potenciais bioindicadoras de metais pesados. As amostras coletadas serão identificadas através de referências específicas e, as análises químicas, serão realizadas de forma terceirizada, pela empresa Venturo (SP). Espera-se entender, no final deste estudo, quais as principais espécies de briófitas são encontradas próximos aos igarapés, nas áreas de estudo, bem como compreender quais das amostras reportadas apresentam-se como bioindicadoras de metais pesados /poluentes, contribuindo, assim, com o conhecimento da diversidade da brioflora da região amazônica e do estado de Rondônia, bem como para o conhecimento e importância sobre as espécies consideradas bioindicadoras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Lorena Lima Bastos - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Utilização de aquário (de água doce) como instrumento de pesquisa e aprendizagem interdisciplinar nas aulas de Ciências e Biologia., Descrição: A educação no país sempre sofreu diversos questionamentos e é visível a necessidade de mudanças no processo de ensino aprendizagem. As aulas práticas interdisciplinares podem ser uma alternativa para melhorias significantes neste processo. O aquário no ambiente acadêmico é uma excelente ferramenta pedagógica, pois pode proporcionar a introdução de temas complexos através de atividades simples, além disso, o aquário pode servir para o desenvolvimento do conhecimento científico, através de inúmeras pesquisas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Ornella dos Santos Sousa - Integrante., Financiador(es): Fundação Universidade Federal de Rondônia - Bolsa.

  • 2020 - 2022

    Subprojeto Interdisciplinar de Ciências - Biologia e Química PROGRAD/UNIR., Descrição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Ciclo 2021 a Abril de 2022 - Coordenadora de Área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    Atropelamento de animais silvestres no Cone Sul de Rondônia: implicações na perda da biodiversidade Amazônica local, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo identificar a existência de atropelamentos de animais silvestres no Cone Sul de Rondônia, a fim de evitar ou reduzir a mortalidade da fauna amazônica. O presente estudo foi realizado na BR 435, estado de Rondônia, estendendo-se nos municípios de Cerejeiras a Vilhena. Cada animal encontrado foi fotografado e retirado da via para evitar nova contagem. Os animais encontrados foram identificados ao nível taxonômico específico e os locais onde os animais atropelados foram encontrados tiveram as coordenadas geográficas tomadas através de GPS. Foram registrados um total de três espécies atropeladas, e uma espécie rara encontrada morta na zona urbana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Edverdison Rodrigues de Almeida - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Reutilização de óleo residual de cozinha para produção de sabão: alternativa de redução de custos na unidade de produção animal ii, do ifro, campus Colorado do Oeste-RO, Descrição: o objetivo desta pesquisa é verificar o custo benefício na fabricação do sabão caseiro, a partir do óleo usado no refeitório do Instituto Federal, Campus Colorado do Oeste-RO, que após ser confeccionado, foi utilizado no setor de Produção Animal II. No período de 08 a 22 de setembro de 2018, utilizando um galão de 20 litros, foi realizada a coleta do óleo de cozinha usado, totalizando 15 dias de coleta. Em seguida foram confeccionados os sabões (líquido e em barra), utilizando duas receitas distintas (quente e frio). A receita do sabão líquido rendeu aproximadamente 80 litros, e o custo para a fabricação foi de R$ 43,96 (R$ 0,54 por litro). Já o sabão em barra, rendeu 56 pedaços, tendo em média 250 gramas a unidade, um custo de R$29,60 (R$ 0,52 por unidade). Esse valor está bem abaixo quando comparado com o valor gasto pelo instituto (R$ 68,20 por mês, totalizando R$ 818,40 anual).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Mariana Yerdliska de Oliveira - Integrante.

  • 2018 - 2018

    A Importância do Uso de Recursos Didáticos nas Aulas de ciências e biologia., Descrição: Existem vários recursos que podem ser usados, tornando as aulas mais cativantes aos olhos do aluno e contribuindo para que este tenha interesse pelo conteúdo abordado. Muitos professores não fazem uso desses recursos por vários motivos, tais como a falta de infra-estrutura da escola, falta de tempo, entre outros. Nesta perspectiva, o trabalho teve como objetivo mostrar a importância do uso de recursos didáticos no ensino de ciência e biologia. O trabalho tratou-se de um levantamento bibliográfico, assim foram analisados diferentes artigos e outras publicações para que obtivesse os resultados. Como resultado, verificou-se que os recursos didáticos têm papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, sendo de grande importância, pois podem despertar o interesse dos alunos, incentivando-os a serem mais participativos nas aulas de ciências e biologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Aline de Castro - Integrante.

  • 2018 - 2018

    ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA ANÁLISE NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ? ENPEC, Descrição: O trabalho faz um levantamento sobre as pesquisas a respeito do ensino de Biologia no contexto da Educação de Jovens e Adultos, educação esta que vem aos poucos ganhando espaço em discussões educacionais, no contexto brasileiro, mesmo que ainda sejam poucas as contribuições voltadas para esse segmento. A análise os trabalhos relacionados à EJA, foi feita por meio das pesquisas apresentadas nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), para assim verificar a produção sobre o tema ao longo dos anos. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise categorial. Os resultados apontam que, no que tange ao ensino de Biologia na EJA, são poucas as produções destinas a problematizar aspectos relativos à natureza dessa modalidade de ensino, suas especificidades e problemas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Jociélly Nogueira da Silva - Integrante.

  • 2018 - 2018

    A importância e o uso de plantas alimentícias não convencionais (PANCS), em Colorado do Oeste (RO): características funcionais e principais utilizações na alimentação humana., Descrição: O presente trabalho tem como objetivos: 1) apresentar algumas espécies de plantas alimentícias não convencionais (PANCS) mais utilizadas no município de Colorado do Oeste (RO); 2) Informar as características nutricionais e funcionais dessas PANCS; e 3) Entender de que forma ocorre o consumo das PANCS na alimentação humana, contribuindo assim para a disseminação de conhecimento a respeito do tema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Eliane Gonçalves de Melo - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Avaliação da eficácia de extratos aquosos de Citrus limon, Cymbopogon winterianus, Azadirachta indica e Cinnamomum zeylanicum no controle de térmitas (cupins) no cone sul de Rondônia, Descrição: O presente trabalho teve como objetivo investigar, a eficácia de extratos aquosos de Citrus limon, Cymbopogon winterianus, Azadirachta indica e Cinnamomum zeylanicum no controle de térmitas (cupins) no cone sul de Rondônia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Marluce de Oliveira Lima - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2019

    LEVANTAMENTO DA FLORA DO PARQUE MUNICIPAL CORUMBIARA ? RO, Descrição: O Parque Municipal Corumbiara está entre as unidades de conservação do estado mais preservadas, com mais 424 mil hectares na fronteira de Rondônia com a Bolívia, o Parque é o único da região com predominância de biomas de áreas de Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica e abrange os municípios de Cerejeiras, Pimenteiras e Alto Alegre dos Parecis, mais o entorno de microrregiões como Corumbiara e Alta Floresta. Objetivos: Conhecer a diversidade florística do Parque Estadual de Corumbiara; ? Coletar, herborizar, identificar e preservar material botânico testemunho; Determinar os ambientes de ocorrência das espécies; Contribuir com novos registros de espécies para o estado de Rondônia; Descrição de espécies novas para a ciência; Produzir uma lista de espécies ocorrentes no Parque Municipal Corumbiara; Reconhecer as espécies que são indicativas dos biomas presentes no Parque; Contribuir com informações de florescimento e frutificação das espécies; Elaborar chave de identificação botânica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Francismeire Bonadeu - Integrante / Jackeline dos Santos Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Pró Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2018

    AMPLIAÇÃO DA COLEÇÃO E MANUTENÇÃO DO HERBÁRIO COOE, COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL DE RONDÔNIA, Descrição: A utilização dos herbários como acervos vegetacionais são imprescindíveis, pois a partir de informações através de coletas, levantamento dos espécimes que constam nos herbários é possível conhecer as espécies ocorrentes para Rondônia, assim como suas funções, habitats preferenciais, entre outras informações relevantes. Objetivos: Buscar ferramentas para ampliação e auxiliar na organização do herbário de Colorado do Oeste; Desenvolver atividades para a ampliação do conhecimento da flora regional e do acervo do herbário através de coleta e identificação taxonômica de plantas; Manutenção e organização do acervo já existente; Apoiar as atividades de pesquisa taxonômica; Realizar o intercâmbio (permuta) com outros herbários; Atender uma demanda local de pesquisadores, alunos entre outros interessados em informações botânicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Jaíne Dias Gordo - Integrante / Jackeline dos Santos Gonçalves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Pró Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2018

    AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE EXTRATOS DE PLANTAS CONSIDERADAS PRAGAS, NO CONTROLE DE INSETOS NO CONE SUL DE RONDÔNIA, Descrição: Os trabalhos que avaliam as atividades de plantas brasileiras com ação formicida, ainda são considerados escassos principalmente na avaliação contra artrópodes , mas há o reconhecimento pela população do poder de extratos de plantas na diminuição ou mesmo eliminação destas pragas. Assim a partir desse conhecimento iniciaram-se estudos com extratos de plantas como alternativas para os formicidas sintéticos comercializados como iscas. Atualmente estudos nesta área são necessários principalmente juntos aqueles que praticam a agricultura familiar. Assim, este trabalho objetiva investigar o potencial dos extratos vegetais buscando produtos naturais com ação contra Formigas que atacam principalmente os cultivos de olericultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Paulo Henrique de Oliveira Felippe - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2018

    O CONHECIMENTO, AS DÚVIDAS E A EDUCAÇÃO RECEBIDA SOBRE SEXUALIDADE COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO, NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PAULO DE ASSIS RIBEIRO EM COLORADO DO OESTE, RONDÔNIA, Descrição: É papel de a educação proporcionar orientação aos jovens para que assim, através da colocação do sexo em discurso na escola, haja um complexo aumento do controle dos indivíduos sobre a relação que estabelecem com a sua sexualidade. Dessa maneira a pesquisa objetivou verificar quais são e como são esclarecidas as dúvidas dos discentes adolescentes sobre Sexualidade Humana nas escolas. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, e utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa alunos entre 16 a 18 anos. Através das informações obtidas pelos gráficos demonstrativos, podemos analisar que 84% dos entrevistados são do sexo feminino e apenas 16% do sexo masculino. Observou-se que quando o assunto é relacionado à sexualidade, ambos os sexos preferem adquirir informações na internet ao invés de obter o conhecimento ou tirar dúvidas com os próprios pais ou professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Lucimar Freitas Novais - Integrante / Nilciana Caldas Rodrigues - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Levantamento da brioflora pleurocárpica de fragmentos da área de Reserva legal do IFRO, campus Colorado do Oeste-RO, Descrição: Este trabalho tem como objetivos: 1) fazer o levantamento brioflorístico de um fragmento de floresta Ombrófila Aberta de terras baixas localizado no Instituto Federal de Rondônia campus Colorado do Oeste; 2) observar se há ou não novas ocorrências de espécies para o estado de Rondônia; 3) Fazer a descrição, distribuição geográfica e indicação dos substratos onde as amostras foram coletas e 4) Expandir o número de registros dentro da região do estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Adeilza Felipe Sampaio - Integrante / Gean Carlos de Souza Albuquerque - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2018

    INVENTÁRIO DA AVIFAUNA DO IFRO, CAMPUS COLORADO DO OESTE (RO), Descrição: Com relação aos estudos de levantamento da Avifauna, ainda são incipientes, dificultando a tomada de decisões sobre a conservação da biodiversidade regional. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Colorado do Oeste. Os fragmentos estudados são característicos do bioma amazônico, compostos mais especificamente pela formação florestal Ombrófila densa. Ao total foram encontradas 130 espécies de aves, distribuídas em 35 famílias e 20 ordens, sendo a família Thraupidae com maior número de espécies (11), seguido pela família Accipitridae (10), e a família Tyrannidae (8). O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento da Avifauna rondoniense e fomentar políticas para a conservação ornitológica regional e maiores estudos sobre a dinâmica deste grupo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Emanuel Victor Bastos da Fonseca - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Pteridaceae Reich. de um trecho de floresta de Terra Firme no Interflúvio Prus/Madeira, Descrição: Este estudo visa amenizar a lacuna do conhecimento florísticos e taxonômicos da família Pteridaceae, através dos seguintes objetivos: 1) Fazer o levantamento florístico da família Pteridaceae para o estado de Rondônia; 2) Circunscrever as espécies registradas na Estação Ecológica do Cuniã, Porto Velho, no estremo norte de Rondônia; 3) Elaborar através de chaves de identificação, ilustrações, padrão de distribuição geográfica, formas de vida e ambientes de ocorrência sobre espécies reportadas; 4) Mostrar tipos de substratos dos solos onde as mesmas podem ser encontradas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Integrante / Adeilza Felipe Sampaio - Coordenador / Amanda Gabriele de Souza Gonçalves Fernandes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2019

    CINCO NOVOS REGISTROS DE ORCHIDACEAE A.JUSS. PARA O CONE SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA, BRASIL., Descrição: É de suma importância o estudo da família Orchidaceae, pois além de ser uma família de complexa identificação, existem poucos estudos sobre ela no estado de Rondônia. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a família em questão e também conhecer um pouco da flora local, neste trabalho objetivou-se investigar o levantamento florístico-taxonômico as espécies de Orchidaceae na região do Cone sul de Rondônia. As coletas foram realizadas nos municípios de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Cabixi e Vilhena no período de Maio de 2016 a Março de 2019. Todas as amostras foram depositadas no Herbário COOE, do Instituto Federal de Rondônia, Campus Colorado do Oeste. Neste trabalho foram observados cinco novos registros de Orchidaceae para o estado de Rondônia,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Coordenador / Francismeire Bonadeu - Integrante / Jéssica Martins Gonçalves - Integrante / Ana Kelly Koch - Integrante / Bárbara Laura Tavares - Integrante.

  • 2016 - Atual

    FLORA DO BRASIL MONOGRAFADA, Descrição: Em 2010, a Lista de espécies de Plantas e Fungos do Brasil (Lista do Brasil) disponibilizou pela primeira vez uma enumeração das espécies da flora brasileira, um grande passo para contribuir com o conhecimento de nossa biodiversidade, coincidindo com o compromisso assumido frente à GSPC (Estratégia Global para a Conservação de Plantas), confirmando que o Brasil possui a maior diversidade e endemismo vegetal e de fungos do mundo. Organizando e conferindo dados fornecidos eletronicamente, até 2015 mais de 500 cientistas participaram de atualizações anuais desta lista dinâmica. A projeto Lista do Brasil foi encerrado em 2015 com a publicação do volume 66 da revista Rodriguésia, onde uma grande sintese do conhecimento das plantas, algas e fungos do Brasil é apresentada. Uma das metas da GSPC para 2020 é a compilação da Flora Mundial. O presente projeto visa agilizar a sistematização e descrição das plantas e fungos atualmente descritos e confirmados na Lista do Brasil, possibilitando identificação e comparação acuradas e o refinamento dos conceitos de espécie existentes no momento. O projeto Flora do Brasil 2020 irá atender demandas internas, fornecendo informação sobre plantas ameaçadas para planos de ação, bem como sua presença e caracterização em áreas protegidas, e fundamentar o conhecimento dos usos de espécies de plantas como outras fontes alternativas de alimento, combustível e outros materiais. Busca-se incrementar de forma dinâmica uma base de conhecimento de alta qualidade, integrando pesquisadores do Brasil e do mundo, e disponibilizá-lo eletronicamente, facilitando o acesso e projetando um avanço científico na área de taxonomia. Assim como na Lista do Brasil, a liderança brasileira poderá ser adotada como exemplo por outros países megadiversos comprometidos com metas internacionais semelhantes. Famílias trabalhadas nesse projeto: Erpodiaceae, Leucodontaceae, Racopilaceae e Regmatodontaceae.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Integrante / Rafaela Campostrini Forzza - Coordenador / Allan Laid Faria - Integrante / Júlia Viegas Mundim - Integrante / Abel Eustáquio Soares - Integrante.

  • 2012 - 2016

    Revisão Taxonômica e Filogenia dos gêneros Chryso-Hypnum Hampe e Mittenothamnium Hennings (Hypnaceae) , para Neotrópicos, Descrição: O projeto visou desenvolver 1) Revisão taxonômica e identificação dos gêneros Chryso-Hypnum e Mittenothamnium (Hypnaceae) do Neoteopico, 2) Revisar quantas e quais são as espécies de cada um desses dois gêneros, 3) Desenvolver um estudo filogenético usando marcadores para tentar estabelecer relações moleculares dos dois tipos de gêneros. 4) Compreender a morfologia dos dois gêneros, explorando outros caracteres, incluindo o máximo de dados morfológicos, além de estudar a morfologia das células prorulosas, pseudoparafilas, através de microscopia eletrônica de varredura (MEV).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Integrante / Paulo Câmara - Coordenador / Willian R. Buck - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, Descrição: O projeto visa atender a diversidade e os aspectos ecológicos das espécies de Briófitas, Licófitas e ,Monilofitas no Centro de Endemismo Belém (PA), bem como fazer a pesquisa bibliográfica e coleções de herbários, por meio de pesquisas adicionais e informações sobre seu estado de conservação. Para samambaias, no banco de dados, estão incluídos 1082 espécimes citadas na literatura, coleção de MG e coleções recentes. Do total de 132 espécies de samambaias e licófitas, estão distribuídas em 54 gêneros e 20 famílias que ocorrem no Centro de Endemismo Belém. Para briófitas foram identificados 231 espécies de briófitas, distribuídas em 84 gêneros e 28 famílias. Destes, 104 são hepáticas e 127 musgos. Os musgos são distribuídas em 47 gêneros e 20 famílias, das quais as mais significativas foram Calymperaceae (34 spp.), Sematophyllaceae (25 spp.) e Fissidentaceae (11 spp.). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Integrante / Anna Luiza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2010

    Diversidade e aspectos ecológicos das briófitas (Bryophyta and Marchantiophyta) da Ilha Combu, Belém (Pará), Brasil, Descrição: Conhecimento das briófitas em ilhas fluviais, bem como a riqueza de informações, composição e similaridade florística entre a floresta manejada e não manejada. No estuário do Pará os estudos ainda são incipientes. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar as briófitas da ilha Combu, em Belém, Pará, pela riqueza de espécies e número de ocorrência de musgos e hepáticas, fornecendo dados sobre a distribuição geográfica das espécies no Brasil, comentários morfológicas, taxonômicas e ecológicas bem como fazer um estudo comparativo das briófitas entre várzea manejadas e não manejadas, tendo em conta parâmetros como a riqueza, a composição florística e substrato. 72 espécies de briófitas foram coletadas, 45 hepáticas e 27 musgos. Quatro espécies são novos registros para o estado do Pará e, possivelmente, uma é nova para a ciência. No que diz respeito substratos, a maioria das espécies é corticícola, seguido por epíxilas e epífilas. Apenas uma espécie ocorreu em cupinzeiro. Em relação as guildas de tolerância, as espécies generalistas (33 spp.) predominaram em ambos os estudados, seguido por epifítas de sombra (18 spp.) e epífitas de ambientes ensolarados (16 spp.). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Osvanda Silva de Moura - Integrante / Anna Luiza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Ciências Biológicas- Campus de Porto Velho. , BR 364, KM 9,5, Zona rural, 76801059 - Porto Velho, RO - Brasil, Telefone: (69) 21822100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Vínculo: Integrante Projeto Flora 2020, Enquadramento Funcional: Integrante Projeto Flora Brasil 2020

Outras informações:
o ano de 2010, o Brasil conseguiu cumprir a Meta 1 estabelecida pela Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC-CDB), com a publicação do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil (veja Publicações Relacionadas acima) e com o lançamento da primeira versão online da Lista de Espécies da Flora do Brasil. Este marco para a botânica brasileira só foi possível devido ao empenho de mais de 400 taxonomistas, brasileiros e estrangeiros, que trabalharam em uma plataforma, onde as informações sobre a nossa flora eram incluídas e divulgadas em tempo real. Com grande entusiasmo apresentamos, em 2016, o novo sistema do projeto da Flora do Brasil 2020, que objetiva cumprir a Meta 1 estabelecida pela GSPC-CDB para 2020, com a divulgação de descrições, chaves de identificação e ilustrações para todas as espécies de plantas, algas e fungos conhecidos para o país. O projeto Flora do Brasil 2020 é parte integrante do Programa Reflora e está sendo realizado com o apoio do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). Conta no momento com quase 700 pesquisadores trabalhando em rede para a elaboração das monografias.

Atividades

  • 07/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Laboratorio de Botanica Estrutural - Coordenadoria de Pesquisas.,Linhas de pesquisa

2012 - 2016

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna bolsista de doutorado, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Criptógamas : Musgos e Hepáticas

2008 - 2010

Museu Paraense Emílio Goeldi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2019

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Sistemática e Taxonomia Filogenética Biologia e Sistemática Vegetal II

2019 - 2019

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Botânica e Sistemática Vegetal

2019 - 2019

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Anatomia e Morfologia Vegetal

2019 - 2019

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora voluntária prestará o trabalho de Pesquisa e Extensão, como: Projeto Levantamento da Flora do Parque Municipal Corumbiara, Rondônia; Herbário COOE, importância como ferramenta de estudo e conservação da biodiversidade vegetal de Rondônia (Este projeto é interdisciplinar, tendo em vista que muitos alunos da biologia e agronomia precisam do conhecimento acerca das amostras botânicas de Rondônia para atividades de alguns professores. Além disso, o Herbário também serve para visitação e conhecimento dos alunos do Ensino Médio e Fundamental tanto do Ifro quanto das escolas municipais de Colorado) e Levantamento e Taxonomia de macrofungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota no Cone Sul de Rondônia.

2017 - 2019

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Direção e Administração, Enquadramento Funcional: Curadora do Herbário COOE

2017 - 2019

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Membro do Colegiado de Curso, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Participação nas discussões da reformulação do PCC do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

2018 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Biologia e Sistemática Vegetal II Sistemática e Taxonomia Filogenética Ecologia de Populações

2018 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Anatomia e Morfologia Vegetal Botânica e Sistemática Vegetal

2018 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Anatomia e Morfologia Vegetal

2018 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Paleontologia Biologia e Sistemática Vegetal I

2018 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Botânica e Sistemática Vegetal

2018 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Anatomia e Morfologia Vegetal

2017 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Biologia e Sistemática Vegetal I Anatomia e Morfologia Vegetal Ecologia de Populações

2017 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Anatomia e Morfologia Vegetal Botânica e Sistemática Vegetal

2017 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Membro Colegiado do Curso, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Atribuir aos professores a responsabilidade pela inclusão de referências bibliográficas básicas e complementares nas ementas das disciplinas constantes no ementário de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas deste Campus.

2017 - 2017

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Anatomia e Morfologia Vegetal Botânica e Sistemática Vegetal

2017 - 2017

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ensino, Biologia, Nível: Ensino Médio Disciplinas ministradas: Biologia: Composição química das células Biologia: Genética e Biotecnologia na atualidade

2017 - 2017

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 60

Outras informações:
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Biologia e Sistemática Vegetal II Sistemática e Taxonomia Filogenética Genética de Populações

Atividades

  • 04/2019 - 04/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Rondônia - Campus de Colorado do Oeste.,Linhas de pesquisa

  • 02/2019 - 03/2019

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia e Sistemática Vegetal II, Sistemática e Taxonomia Filogenética

  • 02/2019 - 03/2019

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica e Sistemática Vegetal

  • 02/2019 - 03/2019

    Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia e Morfologia Vegetal

  • 04/2017 - 03/2019

    Extensão universitária , Instituto Federal de Rondônia - Campus de Colorado do Oeste.,Atividade de extensão realizada, Membro do Colegiado dos Cursos de Biologia, Zootecnia e Agronomia..

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Paleontologia, Biologia e Sistemática Vegetal I

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica e Sistemática Vegetal

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia e Morfologia Vegetal

  • 02/2018 - 08/2018

    Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia e Morfologia Vegetal

  • 02/2018 - 08/2018

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia e Sistemática Vegetal II, Sistemática e Taxonomia Filogenética

  • 02/2018 - 08/2018

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Botânica e Sistemática Vegetal

  • 09/2017 - 01/2018

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia e Morfologia Vegetal, Botânica e Sistemática Vegetal

  • 09/2017 - 01/2018

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia e morfologia Vegetal, Biologia e Sistemática Vegetal I, Ecologia de populações

  • 04/2017 - 08/2017

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia e Sistemática Vegetal II, Sistemática e Taxonomia Filogenética, Genética de Populações

  • 04/2017 - 08/2017

    Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia e Morfologia Vegetal, Botânica e Sistemática Vegetal

2019 - Atual

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Professora - EAD, Enquadramento Funcional: Professora - EAD, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2011 - 12/2011

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dispersão Plantas e Fungos

  • 06/2011 - 12/2011

    Ensino, Ciências Naturais - Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e legislação profissional. Deontologia, eixo Biologia Sociedade e Conhecimento - BSC,

2017 - Atual

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste

Vínculo: Integrante Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Integrante Grupo de Pesquisa - ProBio, Carga horária: 20

Outras informações:
Pretende-se com as atividades e ações realizadas pelo Grupo ProBIO: - produzir informações relevantes acerca da fitoquímica da flora da região Amazônica no Estado de Rondônia - avaliar a atividade biológica dos óleos essenciais e compostos majoritários e minoritários de plantas Amazônicas sobre insetos praga, e microrganismos na indústria de alimentos e na agricultura, visando a buscas por novos princípios ativos; - difundir estas informações em congressos, artigos científicos em revistas de impactos e através da extensão universitária; - desenvolver tecnologias tais como inseticidas, e outros pesticidas visando produtos que ofereçam efetividade, segurança para o aplicador, compatibilidade com o meio ambiente e rentabilidade. - desenvolver tecnologias através de sistemas de embalagens ativas antimicrobianas com óleos essenciais e testar sua atividade in vitro e in vivo. - possibilitar aos discentes envolvidos a iniciação científica e o contato com o desenvolvimento tecnológico.

2017 - Atual

Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste

Vínculo: Integrante Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Grupo de Pesquisa Ciência e Alimentos, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuação em projetos para o desenvolvimento regional para as agroindustrias alimentícias, quanto inovações tecnológicas priorizando a qualidade e a produção de alimentos seguros.

Atividades

  • 06/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, IFRO, Campus Colorado do Oeste.,Linhas de pesquisa

  • 06/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, IFRO, Campus Colorado do Oeste.,Linhas de pesquisa

2019 - Atual

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 10

2019 - Atual

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho do CONUC, Carga horária: 10

2019 - Atual

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê Assessor de Pesquisa, Carga horária: 10

2019 - Atual

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice Curadora do Herbário RON, Carga horária: 10

2019 - 2020

Fundação Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação do Laboratório EDUCIÊNCIA, Carga horária: 10