Alexandre de Azevedo Olival

Médico veterinário, com pós graduação na área de Nutrição e Produção Animal e Epidemiologia Experimental e Aplicada as Zoonoses. Desde 1999 atua no Instituto Ouro Verde, organização não governamental que apoia agricultores familiares na região do Portal da Amazônia, Brasil, coordenando ações ligadas a agroecologia e economia solidária. Atuou como consultor junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), coordenando a realização de estudos de cadeias produtivas nas regiões Norte e Centro Oeste do Brasil. Desde 2014 é professor junto a Universidade do Estado de Mato Grosso, coordenando o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Agroecologia (NAFA). É professor e pesquisador junto ao programa de pós graduação em Biodiversidade em agroecossistemas amazônicos. Coordenador do grupo de pesquisa em resiliência da agricultura familiar no norte de Mato Grosso. Linha de pesquisa focada no uso de espécies nativas como estratégia resiliência socioecológica da agricultura familiar na Amazônia.

Informações coletadas do Lattes em 19/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses

2003 - 2006

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Título: Avaliação de um programa educativo de rádio sobre tuberculose bovina no município de Carlinda, MT: resultados, efeitos e impactos
, Ano de obtenção: 2006. Sonia Regina Pinheiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: comunicação rural; educação em saúde; rádio; tuberculose; avaliação.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva / Especialidade: Saúde Animal (Programas Sanitários). Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.

Mestrado em Nutrição Animal

2001 - 2002

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Título: Avaliação da qualidade do leite de pequenos produtores do município de Pirassununga submetidos a um programa educativo, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Luis Fernando Laranja da Fonseca
Palavras-chave: extensão rural; qualidade do leite; contagem de células somáticas; contagem bacteriana total.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Medicina Veterinária Preventiva. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Produção Animal, Inclusive Serviços Veterinários.

Especialização em Gestão Colaborativa de Sistemas Sócio-Ecológicos

2011 - 2013

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: RESILIÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO DE FRONTEIRA AGRÍCOLA MATO GROSSENSE?ATO GROSSENSE
Orientador: Wendy-Lin Bartels

Graduação em Medicina Veterinária

1996 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Relatório de Estágio Supervisionado - Área: Produção Animal
Orientador: Luis Fernando Laranja da Fonseca

Formação complementar

2011 - 2013

GESTÃO COLABORATIVA DE SISTEMAS SÓCIO-ECOLÓGICOS COMPLEXOS NA AMAZÔNIA BRAS. (Carga horária: 320h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Extensão Rural.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: Produção Animal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária / Subárea: Organização Social.

Organização de eventos

OLIVAL, A. A. ; OLIVAl, A. A. S. ; LEITE, M. L. M. V. . Resiliência de sistemas de produção a pasto na agricultura familiar. 2022. (Outro).

MIGUEL, G. Z. ; OLIVAl, A. A. S. ; OLIVAL, A. A. . Árvores e Pastagem: fortalecendo a resiliência dos sistemas familiares de produção animal. 2022. (Outro).

MORAIS, J. P. G. ; Campana, M. ; OLIVAL, A. A. ; OLIVAl, A. A. S. . Resiliência dos sistemas de produção a pasto na agricultura familiar. 2022. (Outro).

OLIVAL, A. A. ; OLIVAl, A. A. S. ; BOGO, A. C. F. . Encontro Regional dos Comitês de Avaliação de Crédito do Banco Comunitário Raiz. 2022. (Outro).

DE AZEVEDO OLIVAL, ALEXANDRE . Desafios e estratégia para uma pecuária sustentável no Portal da Amazônia: o uso de espécies arbóreas nativas como estratégia de resiliência e produtividade da pecuária. 2022. (Outro).

DE AZEVEDO OLIVAL, ALEXANDRE ; MORAIS, V. A. ; CAIONE, G. ; FERNANDES, J. M. ; MORAS FILHO, L. O. . V Seminário de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Mato-grossense Amazônia em época de transformações: da floresta para as grandes culturas. 2018. (Congresso).

FERNANDES, J. M. ; OLIVAL, A. A. ; Laluce, C. R. H. . IX Semana da Biologia e I Seminário do Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia. 2016. (Outro).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; FONSECA, Luís Fernando Laranja da ; MICOL, Laurent . Organização do Seminário de Implementação do programa de Gestão Territorial Rural (GESTAR) no território do Portal da Amazônia.. 2004. (Outro).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; FONSECA, Luis Fernando Laranja da ; CARVALHO, Marcelo Pereira de ; SANTOS, Marcos Veiga dos . Organização do Congresso Panamericano de Qualidade do Leite e Controle de Mastite. 2002. (Congresso).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; MORAIS, Jozivaldo P de . Organização do I Curso a distância em Bovinos Leiteiros. 2002. (Outro).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; FONSECA, Luís Fernando Laranja da ; CARVALHO, Marcelo Pereira de ; SANTOS, Marcos Veiga dos . II Congresso Panamericano de Qualidade do Leite e Controle de Mastite. 2002. (Congresso).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; CARVALHO, Marcelo Pereira de ; FONSECA, Luís Fernando Laranja da ; SANTOS, Marcos Veiga dos . Simpósio Internacional sobre Produção Intensiva de Leite. 2001. (Congresso).

FONSECA, Luis Fernando Laranja da ; ANDRADE, Stéfano Juliano de ; CARVALHO, Marcelo Pereira de ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Simpósio Internacional sobre Produção Intensiva de Leite. 1999. (Outro).

Participação em eventos

X Congresso Brasileiro de Sistemas Agrofloredtais. Caracterização de sistemas agroflorestais implantados com muvuca de sementes na região Norte do estado de Mato Grosso. 2016. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Sistemas Agrofloredtais. Potencial de utilização de espécies arbóreas na alimentação de ruminantes. 2016. (Congresso).

II Seminário de Economia Popular Solidária.II Seminário de Economia Popular Solidária. 2006. (Seminário).

Oficina de nivelamento para os consultores da Rede Nacional de Colaboradores.Oficina sobre planejamento e gestão social dos territóris rurais. 2006. (Oficina).

3a. oficina de capacitação para realização de estudos propositivos.Oficina de capacitação para realização de estudos propositivos.. 2005. (Oficina).

Oficina de Estatégias de Dinamização de Economias de Territórios..Oficina de Estatégias de Dinamização de Economias de Territórios.. 2005. (Oficina).

Oficina de formação de agentes de desenvolvimento territorial.Oficina de formação de agentes de desenvolvimento territorial. 2005. (Oficina).

Oficina de Planejamento e Gestão Social.Oficina de Gestão Social de Territorios. 2005. (Oficina).

Seminário Regional sobre Educação do Campo - Centro Oeste.Seminário Regional sobre Educação do Campo. 2005. (Seminário).

I Semana Alta Florestente de Teatro.Seminário para discussão do teatro como forma de educação comunitária.. 2004. (Seminário).

Seminário sobre Educação no Campo.Seminário para intercâmbio de experiências sobre educação no campo. 2004. (Seminário).

Congresso de Higienistas de Alimentos. Congresso para a discussão de políticas e procedimentos para a garantia da saúde pública no tocante a higiene alimentar.. 2003. (Congresso).

II Congresso Internacional do Leite. Congresso para discussão das políticas públicas que envolvem a produção de leite no Brasil, com ênfase à sustentabilidade da produção.. 2003. (Congresso).

VI Simpósio Internacional de Produção Intensiva de Leite.Simpósio para a discussão das técnicas de produção de leite e estratégias de desenvolvimento para o setor leiteiro.. 2003. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Medcina Veterinária. Congresso para discussão dos pontos relativos ao trabalho do médico veterinário no Brasil.. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: José Carlos Dias Santos

MAKISHI, F.; AUGUSTO, H. A.;OLIVAL, A. A.. AGRICULTURA FAMILIAR E ATER: O CASO DA HORTIFRUTICULTURA NAS COMUNIDADES DO TAQUARIL E DA REGIÃO DO PENTÁUREA EM MONTES CLAROS-MG. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Carolina França Bogo

CAIONE, G.; SOUZA, S. E. X. F.; CAMILO, M. A.;OLIVAL, A. A.. EFEITOS DO PEQUIZEIRO EM PARÂMETROS DE BEM-ESTAR ANIMAL E QUALIDADE DO SOLO EM SISTEMA SILVIPASTORIL NA AMAZÔNIA MATOGROSSENSE. 2023. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: RENATO ANDERSON FELITO

MORAIS, V. A.;OLIVAL, A. A.; NASCIMENTO, A. F.; BARROS, F. V.. Interações ecológicas em pastagens arborizadas na região amazônica. 2023. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Cleomar Atilio Cigolini

OLIVAL, A. A.. POLÍTICAS PÚBLICAS: limites e potencialidades para o desenvolvimento da Agricultura Familiar em município da Amazônia Meridional. 2022. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

OLIVAL, A. A.. Aprendizagem para resiliência socioecológica de comunidades rurais: sistema de indicadores a partir de uma escola do campo. 2022. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: RENATO ANDERSON FELITO

OLIVAL, A. A.. INTERAÇÕES ECOLÓGICAS EM PASTAGENS ARBORIZADAS NA REGIÃO AMAZÔNICA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jôine Cariele Evangelista do Vale

WEHIS, M. L.; RUEDELL, C. M.;OLIVAL, A. A.. Percepção dos agricultores sobre os impactos da chegada da soja no assentamento São Pedro, Paranaíta-MT. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Luan Cândido da Silva

SCHONINGER, E. L.; CAIONE, G.;OLIVAL, A. A.. Componentes da produção e produtividade de grãos de variedades de milho em função da adubação potássica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Felipe Alan Valiguski

SCHONINGER, E. L.; CAIONE, G.;OLIVAL, A. A.. Doses de Potássio no desenvolvimento de três cultivares de milho no norte do estado de Mato Grosso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rafael Pereira de Paula

OLIVAL, A. A.; OLIVEIRA, R. E.; WEIHS, M. L.. Estratégia de adaptação dos agricultores familiares do assentamento Veraneio, Nova Canaã do Norte/ Colíder, MT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Felipe Alan Cari Moro

OLIVAL, A. A.; ROCHA, A. M.; YAMASHITA, O. M.. Perdas e qualidade da carne em más práticas do bem esta animal em frigorífico do município de Alta Floresta-MT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Paula Ponteli Fernandes Costa

VIDAL, E.; MENDES, F. B. G.;OLIVAL, A. A.. Avaliação de Sistema Agroflorestais implantados com "muvuca de sementes" na Região Norte do Estado do Mato Grosso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jennyfer Lopes Rodrigues

OLIVAL, A. A.; ROBOREDO, D.; SILVA, E. D. R.. Potencial de utilização de espécies arbóreas na alimentação de ruminantes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Débora do Carmo de Rezende

OLIVAL, A. A.. Agricultura familiar no território Portal da Amazônia: algumas alternativas possíveis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Luiz Carlos Spicalski Junior

ROCHA, Vander de Freitas;OLIVAL, A. A.. Caracterização de quintais agroflorestais sob a perspectiva de agricultores do setor Nazareth, Carlinda, MT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Anderson Rogerio Lopes

OLIVAL, Alexandre de Azevedo. Saberes e práticas tradicionais no manejo e conservação de sementes na agricultura familiar, assentamento Jacamim, Alta Floresta, MT. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Daniele Costa

OLIVAL, Alexandre de Azevedo. Política pública para o desenvolvimento rural sustentável da agricultura familiar no território Portal da Amazônia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Aline Olivia Paglioco Nava

OLIVAL, Alexandre de Azevedo. A percepção de pequenos agricultores sobre os diferentes modelos de sistemas agroflorestais na comunidade Bela Vista, município de Alta Floresta, MT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

PENNINGTON, T.; BARROS, F. V.;OLIVAL, A. A.; ROWLAND, L.. Banca para selecionar bolsista de Doutorado. 2023. University of Exeter.

Orientou

Thalyta Suellen Nina da Silva Aguiar

CONTRIBUIÇÃO do CHLOROLEUCON ACACIODES PARA a FERTILIDADE DO SOLO EM ÁREAS DE PASTEGENS; ; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Vanderson Eliel Meira

Uso do fruto de C; acacioides em dietas para bovinos; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Alumara Dins Teixeira

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE AGROTÓXICOS NAS PRÁTICAS DE COMERCIALIZAÇÃO E USO DE AGROQUÍMICOS POR PRODUTORES DO PNAE EM MUNICÍPIOS DO NORTE DE MATO GROSSO; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Coorientador);

Josiane Siqueira Nunes Mouzinho

Contribuição da Samanea tubulosa para o PROCESSO DE CICLAGEM DE NUTRIENTES E FERTILIDADE DO SOLO EM ÁREAS DE PASTAGEM; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Ana Carolina França Bogo

QUALIDADE DO SOLO EM PASTAGEM CONSORCIADA COM PEQUI (Caryocar brasiliense Camb; ) NA AMAZÔNIA MATOGROSSENSE; 2023; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos) - Universidade do Estado de Mato Grosso,; Coorientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Joyce Amaral Ribeiro

ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR DA PAISAGEM AGROPECUÁRIA: QUALIDADE DE PASTAGEM SOB AS LENTES DE GEOTECNOLOGIAS E A VISÃO DO PRODUTOR; 2023; Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal de São Carlos,; Coorientador: Alexandre de Azevedo Olival;

RENATO ANDERSON FELITO

Interações ecológicas em sistemas pecuários de pastagens arborizadas na região norte matogrossense; 2023; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos) - Universidade do Estado de Mato Grosso,; Coorientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Aline Olivia Paglioco Nava

Construção de indicadores para a gestão coletiva do Banco Comunitário Raiz; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Agroambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Naisila Carvalho Prestes

Percepções de agricultores familiares sobre árvores nas pastagens; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

MARCELO AUGUSTO BECHER PATEK

DESEMPENHO DAS FORRAGEIRAS BRS CANARÁ E BRS CAPIAÇÚ EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Ricardo Correa da Silva

EFEITO DO SOMBREAMENTO POR ÁRVORES DE JATOBÁ (Hymanaea courbaril) NA QUALIDADE DO SOLO EM PASTAGENS DE CAPIM-MOMBAÇA (Megathyrsus maximus Var; Mombaça); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Elaine Raiani Cavalcante de Souza

Fruto de espécies nativas e seu potencial em nutrição animal; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Lucinéia da Mata

O USO DE ÁRVORES NATIVAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE PLANTAS FORRAGEIRAS; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Gessiel Mendonça Leles

INFLUÊNCIA DE ESPÉCIES ARBÓREA NATIVAS NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DA PASTAGEM; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Beatriz Teodoro Nunes da Silva

SO DE FRUTOS DA Chloroleucon acaciodes COMO ALTERNATIVA PROTEICA PARA RUMINANTES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Lucas Francisco Severo Ramos

EFEITOS DO SOMBREAMENTO NATURAL NA PRODUÇÃO E COMPOSIÇÃO DO LEITE BOVINO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Bruna Helena Carrara

EFEITO DE ESPÉCIES ARBÓREAS NA QUALIDADE DE PLANTAS FORRAGEIRAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO A PASTO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Felipe César Paulino Ferreira

UTILIZAÇÃO DE ESPÉCIES ARBÓREAS NA MANUTENÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO EM ÁREAS DE PASTAGENS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Fabio Bezerra de Araujo

Comportamento de bovinos leiteiros a pasto em diferentes níveis de sombreamento; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Vanuza Gonçalves de Oliveira

ESPÉCIES ARBÓREAS PRESENTES NAS PASTAGENS: Características gerais e percepções de agricultores; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Paula Ponteli Fernandes Costa

Avaliação de Sistemas Agroflorestais implantados com "muvuca de sementes" na região norte do Estado do Mato Grosso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade de São Paulo; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Felipe Alan Cari Moro

PERDAS E QUALIDADE DA CARNE EM MÁS PRÁTICAS DO BEM ESTAR ANIMAL EM FRIGORÍFICO DO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA ?MT; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Romario Fogaça do Prado

Efeitos da modernização da pecuária leiteira nas estratégias de resiliência de agricultores familiares no Norte de Mato Grosso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Jenyffer Lopes Rodrigues

Rafael de Paula Pereira

Estratégias de adaptação de agricultores familiares; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Andréia Natali Bitencourt de Oliveira

Relatório do Estágio de Vivência em Assentamentos do Portal da Amazônia; 2008; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Cleverson Rodrigues

Relatório do Estágio de Vivência; 2008; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Dilânia Lopes de Matos

Relatório de Estágio de Vivência; 2008; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

EUNICE SOUSA DA SILVA

Relatório do Estágio de Vivência; 2008; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

SIMONE BITENCOURT DE OLIVEIRA

Relatório de Estágio de Vivência; 2008; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Juliana Magalhães

Relatório de estágio; ; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Alexandre de Azevedo Olival;

Produções bibliográficas

  • OVANI, V. S. ; PEREZ-MARQUEZ, S. ; SILVA, B. T. N. ; LOUVANDINI, H. ; ABDALLA, A. L. ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo Olival . Potential of Chloroleucon acacioides trees as an alternative feed supplement for grazing ruminants in a tropical silvopastoral system. Journal Of Agriculture And Food Research , v. 11, p. 100524, 2023.

  • OLIVAL, ALEXANDRE ; OLIVEIRA, Renata Evangelista de ; CAVALIERI, Adriana ; SOUZA, S. E. X. F. . Conhecimento local de agricultores familiares sobre árvores nativas em pastagens do Portal da Amazônia, MT. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR) , v. 59, p. 319-337, 2022.

  • OLIVEIRA, Renata Evangelista de ; FIGUEIREDO, RODOLFO ANTÔNIO DE ; MAKISHI, FAUSTO ; SAIS, ADRIANA CAVALIERI ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; ALCÂNTARA, LILIANE CRISTINE SCHLEMER ; MORAIS, JOZIVALDO PRUDÊNCIO GOMES DE ; VEIGA, JOÃO PAULO CANDIA . A interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR , v. 26, p. 377-400, 2021.

  • OLIVAL, A. A. ; XAVIER DE SOUZA, SAULO EDUARDO ; LELES, G. M. . EFEITOS DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS NA QUALIDADE E DISPONIBILIDADE DE FORRAGENS NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais , v. 12, p. 1, 2021.

  • VALE, J. C. E. ; PIRES, A. R. ; WEIHS, M. L. ; OLIVAL, ALEXANDRE . Sistemas Agroflorestais e a mudança na percepção ambiental de famílias agricultoras no Portal da Amazônia. REVISTA DE CIÊNCIAS AGRO-AMBIENTAIS (ONLINE) , v. 19, p. 114-120, 2021.

  • OLIVAL, A. A. ; SOUZA, S. E. X. F. ; MORAIS, J. P. G. ; Campana, M. . Effect of Amazonian tree species on soil and pasture quality in silvopastoral systems. ACTA AMAZONICA , v. 51, p. 281-290, 2021.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; Araujo, F. B. ; Del Valle, T. A. A. ; Campana, M. ; MORAIS, J. P. G. . Impact of an Agroforestry System on Grazing, Ruminating, and Resting Behaviors of Dairy Cows. Iranian Journal of Applied Animal Science , v. 10, p. 45-50, 2020.

  • DE AZEVEDO OLIVAL, ALEXANDRE ; XAVIER DE SOUZA, SAULO EDUARDO ; ANDERSON FELITO, RENATO ; TEIXEIRA ARANTES, VINÍCIUS . POTENCIAL DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS PARA A NUTRIÇÃO DE BOVINOS. Revista Brasileira de Agroecologia (Online) , v. 16, p. 53, 2020.

  • ROJAS, DAVID ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; OLIVAL, ANDREZZA ALVES SPEXOTO . Cultivating Alternatives to Authoritarian Populism in Amazonia. Journal of Latin American and Caribbean Anthropology (Online) , v. 24, p. 958-981, 2019.

  • PAULA, Rafael Pereira de ; CAVALIERI, Adriana ; OLIVEIRA, Renata Evangelista de ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Sistemas agroflorestais na paisagem rural em Terra Nova do Norte-MT: métricas espaciais no auxílio das políticas de conservação ambiental em áreas de produção familiar. DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR) , v. 52, p. 175-193, 2019.

  • OLIVAL, A. A. ; OLIVAl, A. A. S. ; BARTELS, W. ; WEHIS, M. L. . CENTRO DE PESQUISA EM AGROFLORESTA: CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS NO PORTAL DA AMAZÔNIA. Agroecología , v. 13, p. 71-79, 2018.

  • BARTELS, WENDY-LIN ; ATHAYDE, SIMONE FERREIRA DE ; MELLO, RICARDO ; ALMEIDA, JULIANA DE ; BERNASCONI, PAULA ; OLIVAL, ALEXANDRE ; SIMÃO, BERENICE ; SOBREIRO, THAISSA S ; BABY, ANDRÉ LUÍS TORRES ; BLAU, ITACIR ; BRASIL, WALTERLINA ; CASTORINO, ADRIANO ; FARIAS, RENATO ; GISLON, LEDYANY ; GRABERT, MÔNICA ; GUERRA, RAISSA ; ROSSETE, AMINTAS N ; SCHÜTZ, DARIANE ; SCHUSTER, ELISON M ; SELUCHINESK, ROSANE D. R. ; SILVEIRA, RUTH ; BUSCHBACHER, ROBERT . Who Counts Resilience and Whose Resilience Counts? Applying the Resilience Alliance Workbook. Sustentabilidade em Debate , v. 7, p. 135, 2016.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo Olival . A Resiliência em Assentamentos Rurais: uma experiência na região norte de Mato Grosso. Sustentabilidade em Debate , v. 7, p. 90, 2016.

  • GOULART, I. C. G. ; OLIVAL, A. A. ; VIDAL, E. ; Arantes, Vinícius Teixeira . Fatores relacionados à adoção de práticas de manejo em sistemas agroflorestais sucessionais na região norte de Mato Grosso. Revista Brasileira de Agroecologia , v. 11, p. 196-205, 2016.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; Dias, Ricardo Augusto ; PINHEIRO, Sônia Regina . Avaliação de um programa educativo de rádio sobre tuberculose bovina no município de Carlinda, MT: resultados, efeitos e impactos. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 16, p. 533-541, 2009.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; RODRIGUES, José Alesando . Participação e cultura política: os conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável no território Portal da Amazônia. Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso) , v. 45, p. 1013-1035, 2007.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; RODRIGUES, José Alesando . Organização comunitária como estratégia de desenvolvimento sustentável: Os resultados do primeiro ano do Projeto GESTAR ? Território Portal da Amazônia, MT, Brasil. Revista Ciência em Extensão , v. 3, p. 46-53, 2006.

  • SPEXOTO, Andrezza Alves ; OLIVEIRA, Carlos Augusto Fernandez ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Aplicação do sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle em propriedade leiteira tipo A. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , Santa Maria, v. 35, n.6, p. 1424-1430, 2005.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Leite informal no Brasil: aspectos sanitários e educativos.. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 18, n.119, p. 12-17, 2004.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; FONSECA, Luís Fernando Laranja da ; PINHEIRO, Sônia Regina . Programa educativo sobre qualidade do leite: aspectos culturais, sociais e tecnológicos.. Revista Ciência em Extensão , São Paulo, v. 1, n.1, p. 17-30, 2004.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; MANO, Gustavo B ; SANTOS, Marcos Veiga dos . Avaliação das limitações para a melhoria da qualidade do leite na região de Pirassununga, SP.. Revista Ciência em Extensão , São Paulo, v. 1, n.2, p. 171-183, 2004.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SANTOS, Marcos Veiga dos ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Diagnóstico da produção de leite informal na microrregião de Pirassununga, SP.. Informações Econômicas. Instituto de Economia Agrícola , São Paulo, v. 33, p. 7-14, 2003.

  • SPEXOTO, Andrezza Alves ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) - uma nova ferramenta no Brasil para a garantia da qualidade dos alimentos. Cbql Em Revista, São Paulo, v. 1, n.3, p. 12-19, 2003.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; CAMPOS, Daniel Freitas Souza ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; FONSECA, Luis Fernando Laranja da ; SANTOS, Marcos Veiga dos ; FERREIRA, Fernando ; DIAS, Ricardo A . Hábitos de consumo de leite informal associados ao risco de transmissão de doenças no município de Pirassunuga, SP.. Higiene Alimentar , São Paulo, v. 16, p. 35-40, 2002.

  • FONSECA, Luis Fernando Laranja da ; SANTOS, Marcos Veiga dos ; PEREIRA, Cristian Camposo ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; HEINEMANN, Marcos B ; RICHTZENHAIN, Leonardo J . Identificação de anticorpos anti Mycobacterium paratuberculosis em rebanhos leiteiros do estado de SP.. Arquivos (Faculdade de Veterinária, UFRGS) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1678-0345 Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , Porto Alegre, v. 28, p. 51-59, 2000.

  • FONSECA, Luis Fernando Laranja da ; SANTOS, Marcos Veiga dos ; PEREIRA, Cristian Campos ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Doença de Johne: uma doença emergente em rebanhos leiteiros brasileiros.. Revista de Educação Continuada do CRMV-SP , São Paulo, v. 3, n.2, p. 30-39, 2000.

  • OLIVAL, A. A. ; RODRIGUES, C. H. (Org.) ; OLIVEIRA, R. E. (Org.) ; BUSCHBACHER, R. (Org.) ; BARTELS, W. (Org.) . Na trilha das mudanças: ciência e resiliência da Agricultura Familiar na Amazônia norte mato-grossense. 1. ed. Cáceres: UNEMAT Editora, 2021.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Direct marketing and microcredit to strengthen familiyt farming. In: Robert Buschbacher; Ana Violato Espada; Susan Paulson. (Org.). Latin America Business Environment: 2022 Report - Towards a green and equitable post covid recovery. 1ed.Gainesville: , 2022, v. , p. 66-79.

  • Rojas, D. ; OLIVAl, A. A. S. ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo Olival . Despairing hopes (and hopeful despair) in Amazonia. In: Benjamin Junge; Sean T. Mitchell. Alvaro Jarrin; Lucia Cantero. (Org.). Precarious democracy: ethnographies of hope, despair, and resistance in Brazil. 1ed.Newark: Rutgers University Press, 2021, v. , p. 129-141.

  • BUSCHBACHER, R. ; OLIVAL, A. A. ; OLIVEIRA, R. E. ; BARTELS, W. ; Rodrigues, Camila . A CONSTRUÇÃO DE UM PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR: INTEGRANDO OS CONCEITOS DE RESILIÊNCIA E SISTEMAS SOCIOECOLÓGICOS. In: Alexandre de Azevedo Olival; Camila Horiye Rodrigues; Renata Evangelista de Oliveira; Robert Buschbacher; Wendy-Lin Bartels. (Org.). Na trilha das mudanças: ciência e resiliência da Agricultura Familiar na Amazônia norte mato-grossense. 1ed.Cáceres: UNEMAT Editora, 2021, v. , p. 11-35.

  • OLIVEIRA, Renata Evangelista de ; SAIS, A. C. ; OLIVAL, A. A. ; JOSE, P. B. ; SOUZA, V. C. ; SOARES, D. R. ; DE PAULA, RAFAEL PEREIRA . AS AGROFLORESTAS COMO ESTRATÉGIA DE RESILIÊNCIA NO PORTAL DA AMAZÔNIA. In: Alexandre de Azevedo Olival; Camila Horiye Rodrigues; Renata Evangelista de Oliveira; Robert Buschbacher; Wendy-Lin Bartels. (Org.). Na trilha das mudanças: ciência e resiliência da Agricultura Familiar na Amazônia norte mato-grossense. 1ed.Cáceres: UNEMAT Editora, 2021, v. , p. 105-138.

  • MAKISHI, F. ; MARCELINO, S. ; ARRELLADA, M. M. ; VEIGA, J. P. C. ; OLIVAL, A. A. . POLÍTICAS PÚBLICAS E RESILIÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR. In: Alexandre de Azevedo Olival; Camila Horiye Rodrigues; Renata Evangelista de Oliveira; Robert Buschbacher; Wendy-Lin Bartels. (Org.). Na trilha das mudanças: ciência e resiliência da Agricultura Familiar na Amazônia norte mato-grossense. 1ed.Cáceres: UNEMAT Editora, 2021, v. , p. 200-227.

  • OLIVEIRA, Renata Evangelista de ; OLIVAL, A. A. ; BUSCHBACHER, R. ; BARTELS, W. ; RODRIGUES, C. H. ; OLIVAL, ANDREZZA ALVES SPEXOTO ; Arantes, Vinícius Teixeira ; MORAIS, JOZIVALDO PRUDÊNCIO GOMES DE ; FIGUEIREDO, RODOLFO ANTÔNIO DE . A RESILIÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO NORTE E NOROESTE DO ESTADO DE MATO GROSSO: APRENDIZAGENS E REFLEXÕES. In: Alexandre de Azevedo Olival; Camila Horiye Rodrigues; Renata Evangelista de Oliveira; Robert Buschbacher; Wendy-Lin Bartels. (Org.). Na trilha das mudanças: ciência e resiliência da Agricultura Familiar na Amazônia norte mato-grossense. 1ed.Cáceres: UNEMAT Editora, 2021, v. , p. 251-277.

  • WEHIS, M. L. ; OLIVAL, A. A. . Agricultura familiar e COVID-19: reflexões sobre as ameaças e oportunidades. In: Alexandre de Azevedo Olival; Camila Horiye Rodrigues; Renata Evangelista de Oliveira; Robert Buschbacher; Wendy-Lin Bartels. (Org.). Na trilha das mudanças: ciência e resiliência da Agricultura Familiar na Amazônia norte mato-grossense. 1ed.Cáceres: UNEMAT Editora, 2021, v. , p. 287-302.

  • WEHIS, M. L. ; OLIVAL, A. A. . ENTRE AMEAÇAS E OPORTUNIDADES: A CONSTRUÇÃO DA RESILIÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NA FRONTEIRA AGRÍCOLA DA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE. In: Alexandre de Azevedo Olival; Camila Horiye Rodrigues; Renata Evangelista de Oliveira; Robert Buschbacher; Wendy-Lin Bartels. (Org.). Na trilha das mudanças: ciência e resiliência da Agricultura Familiar na Amazônia norte mato-grossense. 1ed.Cáceres: UNEMAT Editora, 2021, v. , p. 70-104.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Beneficiamento e comercialização de produtos da agricultura familiar. In: Elisa Marie Sette Silva. (Org.). Programa de pequenos projetos ecossociais: porfólio 2013-2017. 1ed.Brasília: Instituto Sociedade, População e Natureza, 2017, v. , p. 14-22.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Diagnóstico participativo. Folha do Portal, Alta Floresta, MT, , v. 8, 26 set. 2006.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Leite informal: aspectos sanitários e educativos. Revista Balde Branco, São Paulo, , v. 470, 02 fev. 2004.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Por que discutir os programas de treinamento?. www.milkpoint.com.br, [on line], 28 nov. 2003.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Novas abordagens para os programas de treinamento e educação rural. www.milkpoint.com.br, [online], 13 nov. 2003.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Estudo sobre o leite informal no Brasil. Milkpoint, [online] www.milkpoint.com.br, 10 jun. 2003.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; MANO, Gustavo B ; SANTOS, Marcos Veiga dos . Diagnóstico da qualidade do leite na microrregião de Pirassununga parte 2. Qualidade do leite e meios de comunicação. www.milkpoint.com.br, [on line], 18 mar. 2003.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; MANO, Gustavo B ; SANTOS, Marcos Veiga dos . Diagnóstico da qualidade do leite na mcirorregião de Pirassununga parte 1. Perfil e percepções dos produtores sobre qualidade do leite.. www.milkpoint.com.br, [on line], 25 fev. 2003.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Produtor se forma é na escola!. www.milkpoint.com.br, [on line], 20 jun. 2002.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Levantamento do hábito de consumo de leite informal em Pirassununga, SP. www.milkpoint.com.br, [on line], 29 mar. 2002.

  • SPEXOTO, Andrezza Alves ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) voltado a cadeia do leite. www.milkpoint.com.br, online.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . A produção de leite nas novas fronteiras: o caso de Carlinda, MT. www.milkpoint.com.br, [on line].

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . A produção de leite nas novas fronteiras: a proposta de ação para o território do Portal da Amazônia. www.milkpoint.com.br, [on line].

  • OLIVAL, A. A. ; CLAUDINO, W. V. ; TAMANINI, E. F. . EFEITO DO SOMBREAMENTO DE PASTAGENS EM PARÂMETROS DA FERTILIDADE DO SOLO. In: SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA), 2020, Alta Floresta. Anais da IX CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA), 2020.

  • OLIVEIRA, M. E. A. ; FALCAO, L. R. ; OLIVAL, A. A. . FLORESTA ALEATÓRIA NA SELEÇÃO DE PERFIS DE SCORE DE PAGAMENTO: APLICAÇÃO EM CRÉDITO RURAL. In: IX CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA), 2020, Alta Floresta, MT. Anais do IX CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA, 2020.

  • OLIVAL, A. A. ; FALCAO, L. R. ; SILVA, J. S. ; VERAS, A. B. ; OLIVAl, A. A. S. . FATORES ASSOCIADOS A ADIMPLÊNCIA DE PROJETOS DE MICROCREDITO ATRAVÉS DE MODELOS LINEARES GENERALIZADOS. In: IX CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA), 2020. Anais do IX CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA), 2020.

  • OLIVEIRA, R. O. ; FALCAO, L. R. ; OLIVAL, A. A. . MACHINE LEARNING: ANÁLISE DE MICROCRÉDITO COM O MODELO NAIVE BAYES. In: IX CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA), 2020. Anais da IX CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA), 2020.

  • MATA, L. ; OLIVAL, A. A. ; SOUZA, S. E. X. F. . EFEITO DO SOMBREAMENTO POR Hymenaea courbaril NA DISPONIBILIDADE E PARÂMETROS BROMATOLÓGICOS DE FORRAGEIRAS. In: IX CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA), 2020. Anais da IX CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA), 2020.

  • MATA, L. ; OLIVAL, A. A. ; SOUZA, S. E. X. F. . EFEITO DO SOMBREAMENTO POR Hymenaea courbaril EM ASPECTOS DA MORFOLOGIA DE FORRAGEIRAS. In: IX CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA), 2020. Anais da IX CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO AGRÁRIAS (SICCA), 2020.

  • VALE, J. C. E. ; PIRES, A. R. ; WEHIS, M. L. ; OLIVAL, A. A. . Sistemas Agroflorestais e a mudança na percepção ambiental de famílias agricultoras no Portal da Amazônia. In: XII Semana da Biologia de Alta Floresta-SEBAF, 2019. Anais da XII Semana da Biologia de Alta Floresta-SEBAF, 2019.

  • Rojas, D. ; OLIVAl, A. A. S. ; OLIVAL, A. A. . Cultivating Alternatives to Authoritarian Populism in Amazonia. In: ERPI 2018 International Conference Authoritarian Populism and the Rural World, 2018, The Hague. ConferencePaper No.15, 2018.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; OLIVAl, A. A. S. ; BARTELS, WENDY-LIN ; BUSCHBACHER, ROBERT ; Rodrigues, Camila ; Arantes, Vinícius Teixera ; SCAGLIA, S. G. A. ; FARIAS, Renato Aparecido ; OLIVEIRA, R. E. . Resiliência da agricultura familiar na Amazônia: co-construção de um programa de pesquisaáção multi-institucional no Brasil. In: VIII Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária e II Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2017, Coimbra. Atas do Congresso. Evora: APDEA - Associação Portuguesa de Economia Agrária, 2016. p. 1301-1318.

  • OLIVAL, A. A. ; Arantes, Vinícius Teixeira ; Milanez, João Gilberto . Efeito de diferentes práticas de manejo em agroflorestas: o caso do projeto Sementes do Portal. In: IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2013, Ilhéus. Anais do IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2013.

  • Milanez, João Gilberto ; OLIVAL, A. A. . Monitoramento de sistemas agroflorestais sucessionais no território Portal da Amazônia - MT. In: IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2013, Ilhéus. Anais do IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2013.

  • OLIVAL, A. A. ; Rodrigues, Camila ; Felito, Renato Anderson ; Seze, Valquíria Aparecida ; Abreu, Márcio de ; Camargo, Hézio Silvino ; Sardinha, Aparecida Martins ; Arantes, Vinícius Teixera ; Costa, Daniele ; SOUZA, Antônio Francimar ; MENDONCA, M. ; Petry, J. L. ; Silva, B. A. .S. . Avaliação da implantação de sistemas agroflroestais em áreas de áreas de agricultura familiar no Portal da Amazônia: o caso do projeto Sementes do Portal. In: VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2011, Belém. Anais do VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2011.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; FARIAS, Renato Aparecido . Diagnóstico participativo como instrumento de desenvolvimneto sustentável para os assentados do entorno do Parque Cristalino, MT.. In: II Seminário Áreas Protegidas e Inclusão Social, 2006, Rio de Janeiro. II Seminário Brasileiro de Áreas Protegidas e Inclusão Social: Anais Eletrônico.

  • SANTOS, Marcos Veiga dos ; LIMA, Igor V R ; MANO, Gustavo B ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Evaluation of limitations for the improvement of milk quality in Brazil. In: I Simpósio Internacional de Salud Animal, 2003, La Habana. Livro de Resumenes - Version digital - Seminário Internacional de Salud Animal (SISA), 2003.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; FONSECA, Luis Fernando Laranja da ; SANTOS, Marcos Veiga dos . Effect of a training program on milk quality os small producers in Pirassununga: profile of the producers that improved quality. In: II Congresso Panamericano de Qualidade do Leite e Controle de Mastite, 2002, Ribeirão Preto. Anais do II Congresso Panamericano de Qualidade do Leite e Controle da Mastite. São Paulo: Instituto Fernando Costa, 2002. p. 84-84.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; CAMPOS, Daniel Freitas Souza ; FONSECA, Luis Fernando Laranja da ; SANTOS, Marcos Veiga dos . Survey on informal milk and chees consuption at Pirassununga city according to income and dwelling places. In: II Congresso Panamericano de qualidade do leite e controle da mastite, 2002, Ribeirão Preto. Anias do II Congresso Panamericano de qualidade do leite e controle da mastite, 2002. p. 174-174.

  • CAVALIERI, Adriana ; OLIVEIRA, R. E. ; PAULA, Rafael Pereira de ; FERNANDES, E. ; OLIVAL, A. A. . Mapping agroforestry systems for landscape planning in Amazonia (Mato Grosso, Brazil): from local to regional scale. In: 4th World Congress of agroforestry, 2019, Montpellier. Book of Abstracts, 2019. p. 582-582.

  • OLIVAL, A. A. ; MORAIS, J. P. G. ; OLIVEIRA, R. E. ; SOUZA, S. E. X. F. . Trees and pastures: building integrated production systems in Amazonia. In: 4th World Congress of agroforestry, 2019, Montpellier. Book of Abstracts, 2019. p. 683-683.

  • SOUZA, S. E. X. F. ; OLIVAL, A. A. ; MILIKEN, W. ; DEXTER, K. ; PENNINGTON, T. . Digestibility and nutritional value of Inga species applied to tropical silvopastoral systems. In: 4th World Congress of agroforestry, 2019. Book of Abstracts, 2019. p. 714-714.

  • PAULA, Rafael Pereira de ; CAVALIERI, Adriana ; OLIVEIRA, R. E. ; OLIVAL, A. A. ; OLIVAl, A. A. S. ; Arantes, Vinícius Teixera . Sistemasagroflorestaiscomo estratégias derestauração e melhoriadapaisagem no Portal da Amazônia. In: II CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA X SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE TECNoLOGIA DE SEMENTES FLORESTAIS, 2019. Anais do II CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA, 2018.

  • OLIVAL, A. A. ; Arantes, Vinícius Teixeira . EVALUATION OF AGROFORESTRY SYSTEMS PLANTED IN NORTH OF MATO GROSSO STATE, BRAZIL. In: World Congress on Agroforestry, 2014, DELH. World Congress on Agroforestry, 2014.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Organização comunitária como estratégia de desenvolvimento sustentável: os resultados do primeiro ano do projeto GESTAR Território Portal da Amazônia, MT, Brasil. In: VII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2006, Quito. VII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural, 2006.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; SANTOS, Marcos Veiga dos ; MANO, Gustavo B . Avaliação da qualidade do leite destinada ao autoconsumo nas fazendas da microrregião de Pirassununga: CCS e CBT.. In: Congresso Latinoamericano de Higienistas de Alimentos, 2003, Belo Horizonte. Revista Higiene Alimentar, 2003. v. 17. p. 136-137.

  • SPEXOTO, Andrezza Alves ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; OLIVEIRA, Carlos Augusto Fernandes de . Aplicação do sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) em propriedades leiteiras direcionado ao monitoramento de células somáticas no leite: resultados parciais.. In: Congresso Latinoamericano de Higienistas de Alimentos, 2003, Belo Horizonte. Congresso Latinoamericano de Higienistas de Alimentos, 2003.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; FONSCECA, Luis Fernando Laranja da . Educational diagnostic on milk quality: level of knowledgment and perception of milk producers in respect of bacterial contamination and milk somatic cell count.. In: II Congresso Panamericano de qualidade do leite e controle da mastite, 2002, Ribeirão Preto. Anais do II Congresso Panamericano de Qualidade do Leite e Controle da Mastite, 2002.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SANTOS, Marcos Veiga dos ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; MANO, Gustavo B . Diagnóstico educativo sobre qualidade do leite parte 1: perfil dos produtores de leite da microrregião de Pirassununga, SP. In: Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002, Gramado. XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SANTOS, Marcos Veiga dos ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; MANO, Gustavo B . Diagnóstico educativo sobre qualidade do leite parte 2: nível de conhecimento dos produtores da microrregião de Pirassununga, SP, a respeito da contagem de células somáticas do leite. In: Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002, Gramado. XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SANTOS, Marcos Veiga dos ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; MANO, Gustavo B . Diagnóstico educativo sobre qualidade do leite parte 3: nível de conhecimentos dos produtores da microrregião de Pirassununga, SP, a respeito da contaminação bacteriana no leite. In: Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002, Gramado. XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; CAMPOS, Daniel Freitas Souza . Conhecimentos e atitudes referentes à prevenção de zoonoses entre os consumidores de leite não pasteurizado. In: Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002, Gramado. XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002.

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SANTOS, Marcos Veiga dos ; MANO, Gustavo B ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Diagnóstico educativo sobre qualidade do leite: nível de conhecimento dos produtores da microrregião de Pirassununga a respeito da CCS e contaminação bacteriana no leite. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2002, Piracicaba. 10 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2002.

  • SPEXOTO, Andrezza Alves ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Utilização do sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) em propriedades leiteiras: pontos importantes a serem considerados. In: Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002, Gramado. XXIX Congresoso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002.

  • FONSECA, Luis Fernando Laranja da ; SANTOS, Marcos Veiga dos ; PEREIRA, Cristian Campos ; OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; HEINEMANN, M. B. ; RICHTZENHAIN, Leonardo J . Identificação da presença de anticorpos contra Mycobacterium paratueberculosis em rebanhos leiteiros do estado de São Paulo. In: III Congresso Brasileiro de Buiatria, 1999, São Paulo. Anais do III Congresso Brasileiro de Buiatria, 1999.

  • OLIVAL, A. A. . Sistemas de Produção Agrícolas e Modos de Vida. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . Sistemas Silvipastoris no Portal da Amazônia: resultados do monitoramento de áreas experimentais instaladas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . Pesquisa-ação e Interdisciplinaridade em pesquisas sobre Resiliência da Agricultura Familiar na Amazônia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . Agroforestry, Solidarity Economy and Science: crossed paths. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . Agricultura familiar e alimentação saudável. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RIBEIRO, J. A. ; SAIS, A. C. ; OLIVAL, A. A. ; OLIVEIRA, Renata Evangelista de . Desafios para uma pecuária sustentável: percepções de assentados sobre qualidade da pastagem no Portal da Amazônia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVAL, A. A. . Agricultura familiar, sistemas agroflorestais esegurança alimentar: caminhos que se cruzam. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . Sistemas Silvipastoril com espécies nativas: estratégias para a construção de uma pecuária resiliente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . Sistemas de produção e modos de vida. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . A importância das políticas públicas e ações da sociedade civil para fortalecer a agricultura familiar e a produção local de alimentos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . Manejo agroecológico da fertilidade do solo em pastagens da Amazônia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . ExperiênciasPedagógicasFreireanas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . Agricultura de baixo carbono / Sistema de integração lavoura/ pecuária/ floresta. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . Impacto dos sistemas industriais de produção animal na saúde pública e bem estar. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . Sistemasde produção e modos de vida. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, A. A. . Resiliência da agricultura familiar na amazônia: co-construção de um programa de pesquisa ação multi-institucional no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVAL, ALEXANDRE . Desafios em SAF - Crédito rural e comercialização: a experiência do Instituto Ouro Verde no apoio a comercialização como estratégia para o fortalecimento dos sistemas agroflorestais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; ROCHA, Vander de Freitas ; SOUZA, Antônio Francimar ; RIBEIRO, José Nivaldo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Controle biológico da cigarrinha das pastagens no território Portal da Amazônia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Desenvolvimento territorial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Relatoria do I Salão dols Territórios Rurais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Conceitos e práticas para uma comunicação efetiva. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Planos e perspectivas para a produção de leite na fronteira agrícola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Modelos de comportamento em saúde. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Características da produção de leite no território Portal da Amazônia.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Estudo propositivo do território da Baixada Cuiabana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . O papel dos meios de comunicação de massa nos programas de desenvolvimento rural e saúde pública. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Participação nos programas de saúde coletiva. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Projetos de educação e desenvolvimento rural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Educação em saúde no meio rural. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Perspectivas e planos para aos pequenos produtores de leite no Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Produção de leite e desenvolvimento sustentável. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Resíduos de antibióticos no leite e qualidade do leite.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Avaliação da qualidade do leite em produtores submetidos a um programa educativo.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Bases para a construção de programas de educação sanitária.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Avaliação de um programa educativo sobre qualidade do leite em pequenos produtores de Pirassununga, SP. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Hábitos de consumo do leite informal em Pirassununga, SP: relação com a renda e local de moradia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Produção de leite com qualidade. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Produção de leite com qualidade.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Qualidade do leite. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; Felito, Renato Anderson ; Seze, Valquíria Aparecida . Produção de mudas. Alta Floresta: Instituto Ouro Verde, 2013 (Cartilha).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; Lopes, Anderson Rogério ; Sardinha, Aparecida Martins . Manual para coletores de sementes: experiência da rede de sementes do Portal da Amazônia. Alta Floresta: Instituto Ouro Verde, 2013 (Cartilha).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; Flores, Anderson . Sementes do Portal: brotando para a vida. Alta Floresta: Instituto Ouro Verde, 2013 (Cartilha).

  • OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Caracterização da síndrome do leite anormal:um enfoque atual de suas possíveis causas e correção.. Pirassununga: Instituto Fernando Costa, 1999. (Tradução/Artigo).

Outras produções

OLIVAL, A. A. ; SPEXOTO, Adrezza Alves . Estudo da viabilidade socioeconômica de cozinha processadora de Pequi. 2021.

OLIVAL, A. A. . Estudo de viabilidade econômica da Rede de Sementes do Portal da Amazônia. 2021.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Consultoria para Fundação Ecológica Cristalino na área de diagnóstico sócio-econômico participativo. 2006.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Estudo Propositivo do Território das Águas Emendadas. 2006.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Consultoria para a Seretaria de Desenvolvimento Territorial para sistematização e análise de dados secundários dos territórios apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário na área de influência da Bacia do Rio São Francisco.. 2006.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Consultoria para Fundação Ecológica Cristalino. 2006.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Consultoria para a ONG Instituto Centro de Vida para realização de diagnóstico rápido participativo dentro do projeto PADEQ. 2005.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Estudo propositivo do território do Portal da Amazônia. 2005.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Estudo propositivo para o território do Baixo Araguaia. 2005.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Estudo propositivo do território da Baixada Cuiabana. 2005.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Consultoria para SEBRAE Bauru (SP) para elaboração de diagnóstico educativo sobre associativismo rural.. 2004.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Consultoria para a ONG Brasus (Brasil Sustentável) para diagnóstico da situação da produção de leite na Gleba Coqueiral e elaboração de projetos.. 2004.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Consultoria para a ONG Instituto Floresta para elaboração de roteiro de diagnóstico participativo dos produtores participantes do Programa Fogo: Amazônia encontrando soluções.. 2004.

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Programa Vida Rural. 2004. (Programa de rádio ou TV/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Programa Falando sobre Saúde. 2003. (Programa de rádio ou TV/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Programa Manhã no Campo. 2002. (Programa de rádio ou TV/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Alexandre Olival, médico veterinário, fala sobre o trabalho com pequenos produtores em Pirassununga, SP.. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVAL, A. A. . Manejo de pastagens e qualidade de plantas forrageiras. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, A. A. . Manejo de Pastagens e Qualidade de Plantas Forrageiras. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, A. A. . Manejo de Pastagens e Qualidade de Plantas Forrageiras. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, A. A. . Manejo de Pastagens e Qualidade de Plantas Forrageiras. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, A. A. . Manejo de Pastagens e Qualidade de Plantas Forrageiras. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, A. A. ; MORAIS, J. P. G. ; ABDALLA, A. L. . Você conhece do Bordão de Velho. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo Olival . Leis fundamental para o manejo de pastagens. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartaz).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo Olival . Manejo de árvores nativas em sistemas silvipastoris. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartaz).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo Olival ; SILVA, J. S. ; BOGO, A. C. F. . Manual de acesso ao crédito rural. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

OLIVAL, A. A. ; Arantes, Vinícius Teixeira ; Felito, Renato Anderson . Manejo de Sistemas Silvipastoris. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartaz).

DE AZEVEDO OLIVAL, ALEXANDRE . Manejo ecológico de pastagens. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartaz).

OLIVAL, A. A. . Amazon Pasto. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicativo).

DE AZEVEDO OLIVAL, ALEXANDRE . Fatores relacionados ao sucesso de sistemas silvipastoris. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartaz).

OLIVAL, A. A. . Agroflorestas: Mudando paisagens, mudando vidas!. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, A. A. . Cadeia agroflorestal: das sementes a comercialização de produtos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, A. A. ; RODRIGUES, L. C. ; ROBOREDO, D. ; SANTOS, R. . Conflitos agrários: interfaces entre a lei e a vivência social. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, A. A. . Cromatografia de Pfeifer: uma análise sistêmica de solos. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Adrezza Alves . Importância das ações de capacitação para a construção de um novo referencial de desenvolvimento no Portal da Amazônia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Oficina de monitoramento e avaliação da construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do território do Baixo Araguaia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Oficina de monitoramento e avaliação da construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do território da Baixada Cuiabana. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Oficina de monitoramento e avaliação da construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do território do Cone Sul. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Oficina de monitoramento e avaliação da construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do território da Reforma. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Oficina de monitoramento e avaliação da construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do território Portal da Amazônia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Oficina de monitoramento e avaliação da construção do Plano Territorial de Dsenvolvimento Rural Sustentável do território da Baixada Cuiabana. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Oficina de Monitoramento e Avaliação da construção do Plano territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Território da Grande Dourados. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo . Oficina de monitoramento e avaliação da construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do território do Cone Sul (2o. Oficina). 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Oficina sobre técnicas de diagnóstico participativo e desenvolvimento rural sustentável. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . Oficina sobre técnicas de diagnóstico participativo e desenvolvimento rural sustentável. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 22o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural - Versão especial para a construção da Agenda 21 de Alta Floresta. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 20o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 19o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extesão Rural. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 18o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 17o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 16o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Extensão e Educação Rural. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 15o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 21o.Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Extensão e Educação Rural. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 14o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 13o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 12o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Adrezza Alves . 11o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 10o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 9o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 8o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 7o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 4o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 5o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 6o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 2o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 1o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves . 3o. Curso de Comunicação Aplicada aos Programas de Educação e Extensão Rural. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVAL, Alexandre de Azevedo ; SPEXOTO, Andrezza Alves ; CAMPOS, Daniel Freitas Souza . Curso de Capacitação para Educação Sanitária. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Novas dietas para bovinos com base em espécies nativas na Amazônia Mato-grossense, Descrição: Grande parte das áreas de pastagem no país encontra-se em níveis elevados de degradação, especialmente em áreas do Norte, Centro Oeste e Nordeste. A dificuldade dos sistemas de produção a pasto está ligada à utilização de conhecimentos e alternativas capazes de aumentar a produtividade e qualidade de seus produtos de maneira sustentável, com baixo impacto ambiental. Nesse sentido, cresce o interesse por estudar o uso de folhas e frutos de espécies nativas arbóreas na alimentação animal tendo em vista que, além do possível efeito nutricional, o manejo correto de árvores nas pastagens promove melhoria no bem-estar animal além de trazer impactos positivos no solo e na planta forrageira. A presente proposta tem como objetivo geral contribuir para a produtividade e resiliência da pecuária no estado de Mato Grosso através do desenvolvimento de um protocolo de recomendações no uso da espécie Chloroleucon acacioides (?amarelinho?) na alimentação de bovinos. Este protocolo envolverá informações os benefícios associados e recomendações sobre o uso do fruto como suplemento nutricional. Para isso o projeto será desenvolvido em 03 dimensões principais: (i) avaliação da produção anual de frutos bem como as características relacionadas a maior ou menor produtividade (ii) avaliação da variação na composição bromatológica dos frutos e do processo de fermentação in vitro, considerando seu uso individual e diferentes misturas com silagem de milho e forrageiras e (iii) avaliação de desempenho e parâmetros de comportamento animal de novilhas alimentadas com frutos do amarelinho. O projeto será desenvolvido a partir de Março de 2022 por pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade Federal de São Carlos e Centro de Energia Nuclear para a Agricultura (CENA/ USP), contando ainda com a colaboração do Instituto Ouro Verde da parceria da COOPERGUARITA, cooperativa que congrega coletores de sementes e produtores de leite e corte de 08 município do norte de Mato Grosso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais - Integrante / Mariana Campana - Integrante / Adibe Luiz Abdalla - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Contribuições das árvores nativas para a resiliência e produtividade dos sistemas de produção a pasto, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Jozivaldo P de Morais - Integrante / Gustavo Caione - Integrante / Renata Evangelista de Oliveira - Integrante / Andrezza Alves Spexoto Olival - Integrante / Marla Leci Wehis - Integrante / Toby Pennington - Integrante / Adibe Luiz Abdalla - Integrante.

  • 2022 - Atual

    RESILIÊNCIA FRENTE A COVID 19: ADAPTAÇÕES PARA FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR EM REGIÃO DE FRONTEIRA AGRÍCOLA AMAZÔNICA, Descrição: Populações rurais formam um grupo social bastante atingido pela Pandemia de Covid19, e segundo a Agenda de Pesquisa das Nações Unidas (UN-Research Roadmap COVID-19), sofrem grande marginalização. A presente proposta tem por objetivo estabelecer uma rede colaborativa de pesquisa, para analisar o sistema socioecológico da Agricultura Familiar, em uma região de fronteira agrícola, enfocando as etapas de análise da resiliência - Resiliência de que?, Resiliência contra que?, Estratégias de adaptação aos impactos - em quatro dimensões de análise (formas de ocupação da paisagem e uso de recursos, relações econômicas e de mercado, interações sociais, governança e instituições). O processo será baseado na metodologia de Pesquisa-Ação, e visará a construção de Conhecimento Interdisciplinar, a partir da participação dos grupos sociais envolvidos, e tendo a Teoria da Resiliência como tema integrador. Analisaremos os impactos e possíveis estratégias para fortalecimento da resiliência dos agricultores neste novo cenário, nas temáticas: 1- Produção e comercialização; 2- Governança local; 3- Saúde, bem-estar e qualidade de vida; 4- Inclusão social; 5- Formação e educação; 6- Tecnologias de informação e comunicação. Avaliaremos os resultados obtidos relacionando-os ao (i) papel das políticas compensatórias implementadas no cenário pré pandemia, suas falhas e avanços, e (ii) Possibilidades de articulação de políticas públicas com gestores municipais, utilizando-nos de metodologias participativas envolvendo diferentes atores sociais. Nosso objetivo é interpretar os resultados de forma colaborativa com as comunidades, para que a compreensão sobre processos e proposição de estratégias sejam coletivas, participativas e dialógicas, aproveitando conexões já estabelecidas entre comunidades, ONGs e universidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Integrante / Edson Vidal - Integrante / Renata Evangelista de Oliveira - Coordenador / Adriana Cavalieri Sais - Integrante / Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais - Integrante / Fausto Makishi - Integrante / Robert Buschbacher - Integrante / Wendy-Lin Bartels - Integrante / Marla Leci Wehis - Integrante / Mariana Campana - Integrante / Toby Pennington - Integrante / Valéria Oliveira de Vasconcelos - Integrante / Carolyn Petersen - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2022 - Atual

    Agroflorestas como estratégia de fortalecimento da resiliência dos agricultores no território Pontal do Araguaia, Mato Grosso, Brasil, Descrição: Projeto com objetivo de desenvolver técnicas agroflorestais colaborativas que visam ampliar a renda e promover a organização social de famílias de agricultores do território Pontal do Araguaia. Os objetivos específicos são: a) Identificar os atributos da AF que permitiram a adaptação da categoria social às mudanças que ameaçaram a reprodução social dos agricultores, durante as fases de expansão da fronteira agrícola no território Pontal do Araguaia; b) Diagnosticar as cadeias produtivas da AF, as boas práticas e o nível de organização social atual, bem como o potencial para a implantação de SAFs em seis assentamentos rurais do município de Nova Xavantina; c) Promover o intercâmbio entre agricultores e pesquisadores do Território Pontal do Araguaia com agricultores do território Portal da Amazônia; d) Construir técnicas colaborativas de implantação e manejo de SAFs, adaptados à diversidade sociocultural de seis assentamentos rurais de Nova Xavantina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Integrante / Marla Leci Wehis - Coordenador / Regiane Caldeira da Silva - Integrante / Ary Gertes Carneiro Junior - Integrante / Rodrigo Anselmo Tarsitano - Integrante / Alan Kardec Messias da Silva - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Conservação da biodiversidade e desenvolvimento agrícola: uma abordagem integrativa para a Amazônia Legal Mato-grossense, Descrição: O planejamento da expansão da agricultura pode ser um caminho eficiente para conciliar desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade. Considerar as mudanças climáticas no planejamento e na gestão de fronteiras agrícolas pode ajudar a reduzir impactos globalmente significativos sobre populações humanas, ecossistemas e o sistema climático. Neste projeto, uma abordagem integrada entre desenvolvimento agrícola e proteção da biodiversidade é proposta. O fio condutor desta proposta é identificar áreas prioritárias para a implantação de monoculturas na Amazônia Legal Mato-grossense que não se sobreponham a áreas com alto valor para a conservação da biodiversidade. Para se atingir esse objetivo, serão utilizados (i) modelos de distribuição potencial sob clima atual e cenários climáticos para o futuro de espécies arbóreas e de mamíferos não voadores endêmicos da Amazônia Legal Mato-grossense e/ou ameaçados de extinção e espécies arbóreas com potencial extrativista, biotecnológico e/ou espécies aptas a serem utilizadas na restauração de ecossistemas ocorrentes na Amazônia Legal Mato-grossense; (ii) modelos de capacidade de dispersão das espécies vegetais e animais considerando a classificação da cobertura do solo da Amazônia Legal Mato-grossense com base na teoria dos circuitos para estimar a distância mínima entre as áreas ambientalmente adequadas a essas espécies, sob clima atual e sob clima futuro; (iii) modelos de adequabilidade ambiental para monoculturas importantes para o agronegócio na Amazônia Legal Mato-grossense; (iv) sobreposição dos modelos de adequabilidade ambiental para monoculturas ao mapa de uso de cobertura do solo da Amazônia Legal Mato-grossense para verificar se as áreas já convertidas em pastagens possuem adequabilidade climática para a implantação dessas monoculturas; (iv) análise de priorização espacial de áreas para que a implantação de monoculturas na Amazônia Legal Mato-grossense não se sobreponha a áreas com alto valor para a conservação da biodiversidade. São exemplos dos impactos e produtos a serem gerados com a execução deste projeto um manual técnico de planejamento da expansão agrícola considerando a conservação da biodiversidade na Amazônia Legal Mato-grossense e ferramentas de subsídio à governança ambiental visando atenuar os conflitos socioambientais decorrentes do trade-off entre conservação da biodiversidade e desenvolvimento agrícola.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Mônica Aparecida Cupertino Eisenlohr - Integrante / Pedro Vasconcellos Eisenlohr - Integrante / Vinícius de Freitas Silgueiro - Integrante / Fabiano Rodrigues de Melo - Integrante / Lucas Barros da Rosa - Integrante / Marcelo Fragomeni Simon - Integrante / Rafael Soares de Arruda - Integrante.

  • 2016 - Atual

    PESQUISA-AÇÃO PARA A AVALIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA RESILIÊNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR NA AMAZÔNIA (MT), Descrição: Este projeto de pesquisa baseia-se em uma visão sistêmica sobre a agricultura familiar, considerando toda a sua complexidade. Está estruturado na necessidade de reinvenção das estratégias de resiliência da agricultura familiar e nos desafios teóricos e práticos associados a esta idéia, envolvendo a articulação de pesquisa interdisciplinar com ações de formação e extensão, com ênfase em: (i) formas de ocupação da paisagem e uso de recursos naturais; (ii) interações sociais, cultura e modos de vida; (iii) governança, gestão e instituições; (iv) relações econômicas e de mercado. Inclui as relações com atores e processos - em diferentes escalas- que provocam mudanças sociais e ambientais, com vistas a um diagnóstico de como essas interações moldam o comportamento individual e as estruturas sociais, e de como afetam a paisagem e o território. O projeto abrange dez municípios, nas regiões Norte e Noroeste do estado do Mato Grosso (circunscritas à Amazônia Legal), que perfazem duas paisagens muito distintas em termos de cobertura vegetal e uso do solo. A região Norte (instituída pelo Governo Federal como Território da Cidadania Portal da Amazônia) caracteriza-se por intensa degradação e fragmentação florestal advindas de processos históricos de ocupação do solo. Já no Noroeste a matriz ainda é predominantemente florestal, com vegetação bem conservada, o que consubstancia modelos e sistemas de produção (e escolha de espécies) bastante distintos nas duas paisagens. Pensar a resiliência da agricultura familiar nessas duas regiões envolve o imenso desafio de caracterizá-las, estudá-las, e de propor estratégias de fortalecimento deste segmento em suas áreas de abrangência. Com foco na resiliência da agricultura familiar na Amazônia matogrossense, este projeto têm ênfase interdisciplinar e abrange seis linhas de pesquisa principais, relacionadas aos modos de vida nesses territórios e a distintos sistemas de produção: (i) Modos de Vida e Resiliência; (ii) Organização e bem-estar social, aprendizagens e história da agricultura familiar; (iii) Soberania alimentar; (iv) Pecuária de leite; (v) Sistemas agroflorestais e (vi) Manejo Florestal; em seis escalas: parcela, unidade de produção (propriedade rural), comunidade, município, território e Amazônia mato-grossense. O arranjo institucional para a pesquisa envolve duas organizações não governamentais (Instituto Ouro Verde e Instituto Centro de Vida), com articulação direta com grupos de agricultores, e cinco universidades (Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Universidade da Flórida - UF, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Universidade de São Paulo - USP; e Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG). O projeto estabelece mecanismos específicos para a interação entre os atores envolvidos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Vinícius Teixeira Arantes - Integrante / Renata Evangelista de Oliveira - Integrante / Adriana Cavalieri Sais - Integrante / Rodolfo Antonio de Figueiredo - Integrante / Jozivaldo Prudêncio Gomes de Morais - Integrante / Andrezza Alves Spexoto Olival - Integrante / Cícero Rogério Henrique Laluce - Integrante / Edson José Vidal da Silva - Integrante / Elisângela Sodre - Integrante / Fausto Makishi - Integrante / Flávio Bertin Gandara Mendes - Integrante / João Paulo Cândia Veiga - Integrante / Karla Sessin Dilacio - Integrante / Liliane Cristine Schlemer Alcântara - Integrante / Marla Leci Wheis - Integrante / Robert Buschbacher - Integrante / Solene Cristine Marire Tricaud - Integrante / Suzanne Gabrielle Amélie Scaglia - Integrante / Wendy-Lin Bartels - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Implantação do Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia: consolidando os laços entre Universidade e Agricultores Familiares no Portal da Amazônia, Descrição: O objetivo geral do projeto é implantar o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Agroecologia junto ao campus da UNEMAT em Alta Floresta, MT, funcionado como um espaço de debate e construção de tecnologias voltadas para a agricultura familiar, tendo como base a agroecologia e a economia solidária, envolvendo acadêmicos, professores, profissionais de ATER e agricultores da região do Portal da Amazônia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Delmonte Roboredo - Integrante / Marla Leci Weihs - Integrante / Cícero Rogério Henrique Laluce - Integrante / Ana Cássia Silva Possamai - Integrante / Larissa Leite Tosetti - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2005

    Pesquisa sobre o consumo de leite informal em Alta Floresta - MT, Descrição: Pesquisa que teve como principal objetivo qualificar o consumo de leite no município de Alta Floresta, destacando o tamanho do mercado informal de leite, os motivos para a preferência dos consuidores das diferentes marcas e produtos lácteos. Os resultados foram utilizados para a geração de trabalhos científicos e para o planejamento de ações de saúde coletiva no município.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2005

    Pesquisa sobre os limitantes sócio econômicos para os produtores de leite do município de Carlinda, MT., Descrição: Pesquisa realizada no município de Carlinda - MT que teve como principal objetivo identificar os limitantes sociais e econômicos para o seu desenvolvimento sustentável. A pesquisa foi realizada por meios de entrevistas individuais com os resposnáveis pelas unidades de produção (foram realizadas ao todo 161 entrevistas no município). Os resultados foram utilizados em programas de desevolvimento da região e publicados em artigos técnicos e científicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2001 - 2002

    Pesquisa sobre o consumo de leite informal em Pirassununga - SP, Descrição: Pesquisa que teve como principal objetivo qualificar o consumo de leite no município de Pirassununga, destacando o tamanho do mercado informal de leite, os motivos para a preferência dos consuidores das diferentes marcas e produtos lácteos. Os resultados foram utilizados para a geração de trabalhos científicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Daniel Freitas Souza Campo - Integrante / Débora Murakami - Integrante / Andrezza Alves Spexoto - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - 2009

    Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada, Descrição: A presente proposta foi construída de forma participativa envolvendo técnicos do Instituto Ouro Verde e as comunidades Palestina, Monte Sinai, Nazaré e Rio Jordão, no município de Carlinda, MT. Tendo em vista a importância da produção de leite como fonte de renda para grande parte das famílias do território Portal da Amazônia (Norte de Mato Grosso) e dos impactos ambientais ocasionados pela baixa produtividade desta produção, e considerando ainda que Carlinda é um município que pode ser exemplo típico da região em termos de impactos ambientais e características econômicas, o objetivo geral do projeto é implementar um modelo de produção sustentável e de gestão participativa da produção e do meio ambiente através da estruturação do "CENTRO COMUNITÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA", com ênfase na recuperação de nascentes, áreas degradadas e de reserva legal e controle biológico de pragas. O modelo de gestão participativa do meio ambiente, incluindo as tecnologias de produção ambientalmente corretas, pretende ser difundido em toda a região do Portal da Amazônia, sendo que para isso o projeto prevê articulação com outras iniciativas que já vem ocorrendo na região, tanto com programas governamentais quanto programas desenvolvidos por organizações não governamentais. Para cumprir com este objetivo o projeto desenvolveu ações de organização comunitária, capacitações técnicas e implementação de 20 unidades demonstrativas de manejo rotacionado de pastagens. As técnicas complementares trabalhadas foram o reflorestamento e a recuperação de matas ciliares e áreas de reserva legal, o controle biológico da cigarrinha das pastagens, o manejo ecológico das pastagens e a substituição da utilização de adubos químicos por compostos orgânicos. Em termos de organização social, o produto final do projeto foi transformação do centro comunitário em uma referência para técnicos e outros agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / Renato Aparecido Farias - Integrante / Vander de Freitas Rocha - Integrante / Jackson Carlos Aragão - Integrante / Antônio Francimar de Souza - Integrante / José Nivaldo Ribeiro - Integrante / Josiane de Lorenço Petry - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Implementação do programa de desenvolvimento sustentável da Unidade Ambiental de Referência do projeto GESTAR - Portal da Amazônia, Descrição: O objetivo geral desta proposta é auxiliar no processo de desenvolvimento sustentável da produção familiar de leite em uma região modelo do território do Portal da Amazônia, compreendendo os municípios de Carlinda e Alta Floresta. Para isso, o projeto prevê as seguintes etapas: a) identificação e mobilização das instituições representativas e lideranças locais (etapa inicial de identificação dos agentes que servirão como referências e líderes para cada município envolvido nesta proposta, sendo que serão considerados prioritariamente indivíduos participantes de movimentos formais ou informais, tais como: Pastoral da Juventude Rural, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Movimentos dos Pequenos Agricultores, Cooperativas, Associações, entre outros), b) capacitação inicial das lideranças e representações locais, c) apoio e acompanhamento da formação de Centros Integrados para a Troca de Experiências Rurais (CETRERs): cada liderança capacitada será responsável por montar estes centros nas comunidades rurais dos seus municípios. Os CETRERs serão grupos informais de produtores que se encontrarão em tempos determinados para troca de experiências e conhecimentos e d) apoio e acompanhamento da formação de Micro Cooperativas para comercialização e/ ou beneficiamento do leite nas comunidades rurais: os CETRERs s formados serão a base para a construção de micro cooperativas para a comercialização conjunta e/ou beneficiamento do produto (agregando valor ao produto).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / José Alesando Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2006 - 2009

    Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada, Descrição: A presente proposta foi construída de forma participativa envolvendo técnicos do Instituto Ouro Verde e as comunidades Palestina, Monte Sinai, Nazaré e Rio Jordão, no município de Carlinda, MT. Tendo em vista a importância da produção de leite como fonte de renda para grande parte das famílias do território Portal da Amazônia (Norte de Mato Grosso) e dos impactos ambientais ocasionados pela baixa produtividade desta produção, e considerando ainda que Carlinda é um município que pode ser exemplo típico da região em termos de impactos ambientais e características econômicas, o objetivo geral do projeto é implementar um modelo de produção sustentável e de gestão participativa da produção e do meio ambiente através da estruturação do "CENTRO COMUNITÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA", com ênfase na recuperação de nascentes, áreas degradadas e de reserva legal e controle biológico de pragas. O modelo de gestão participativa do meio ambiente, incluindo as tecnologias de produção ambientalmente corretas, pretende ser difundido em toda a região do Portal da Amazônia, sendo que para isso o projeto prevê articulação com outras iniciativas que já vem ocorrendo na região, tanto com programas governamentais quanto programas desenvolvidos por organizações não governamentais. Para cumprir com este objetivo o projeto desenvolveu ações de organização comunitária, capacitações técnicas e implementação de 20 unidades demonstrativas de manejo rotacionado de pastagens. As técnicas complementares trabalhadas foram o reflorestamento e a recuperação de matas ciliares e áreas de reserva legal, o controle biológico da cigarrinha das pastagens, o manejo ecológico das pastagens e a substituição da utilização de adubos químicos por compostos orgânicos. Em termos de organização social, o produto final do projeto foi transformação do centro comunitário em uma referência para técnicos e outros agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / Renato Aparecido Farias - Integrante / Vander de Freitas Rocha - Integrante / Jackson Carlos Aragão - Integrante / Antônio Francimar de Souza - Integrante / José Nivaldo Ribeiro - Integrante / Josiane de Lorenço Petry - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Implementação do programa de desenvolvimento sustentável da Unidade Ambiental de Referência do projeto GESTAR - Portal da Amazônia, Descrição: O objetivo geral desta proposta é auxiliar no processo de desenvolvimento sustentável da produção familiar de leite em uma região modelo do território do Portal da Amazônia, compreendendo os municípios de Carlinda e Alta Floresta. Para isso, o projeto prevê as seguintes etapas: a) identificação e mobilização das instituições representativas e lideranças locais (etapa inicial de identificação dos agentes que servirão como referências e líderes para cada município envolvido nesta proposta, sendo que serão considerados prioritariamente indivíduos participantes de movimentos formais ou informais, tais como: Pastoral da Juventude Rural, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Movimentos dos Pequenos Agricultores, Cooperativas, Associações, entre outros), b) capacitação inicial das lideranças e representações locais, c) apoio e acompanhamento da formação de Centros Integrados para a Troca de Experiências Rurais (CETRERs): cada liderança capacitada será responsável por montar estes centros nas comunidades rurais dos seus municípios. Os CETRERs serão grupos informais de produtores que se encontrarão em tempos determinados para troca de experiências e conhecimentos e d) apoio e acompanhamento da formação de Micro Cooperativas para comercialização e/ ou beneficiamento do leite nas comunidades rurais: os CETRERs s formados serão a base para a construção de micro cooperativas para a comercialização conjunta e/ou beneficiamento do produto (agregando valor ao produto).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / José Alesando Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2006 - 2009

    Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada, Descrição: A presente proposta foi construída de forma participativa envolvendo técnicos do Instituto Ouro Verde e as comunidades Palestina, Monte Sinai, Nazaré e Rio Jordão, no município de Carlinda, MT. Tendo em vista a importância da produção de leite como fonte de renda para grande parte das famílias do território Portal da Amazônia (Norte de Mato Grosso) e dos impactos ambientais ocasionados pela baixa produtividade desta produção, e considerando ainda que Carlinda é um município que pode ser exemplo típico da região em termos de impactos ambientais e características econômicas, o objetivo geral do projeto é implementar um modelo de produção sustentável e de gestão participativa da produção e do meio ambiente através da estruturação do "CENTRO COMUNITÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA", com ênfase na recuperação de nascentes, áreas degradadas e de reserva legal e controle biológico de pragas. O modelo de gestão participativa do meio ambiente, incluindo as tecnologias de produção ambientalmente corretas, pretende ser difundido em toda a região do Portal da Amazônia, sendo que para isso o projeto prevê articulação com outras iniciativas que já vem ocorrendo na região, tanto com programas governamentais quanto programas desenvolvidos por organizações não governamentais. Para cumprir com este objetivo o projeto desenvolveu ações de organização comunitária, capacitações técnicas e implementação de 20 unidades demonstrativas de manejo rotacionado de pastagens. As técnicas complementares trabalhadas foram o reflorestamento e a recuperação de matas ciliares e áreas de reserva legal, o controle biológico da cigarrinha das pastagens, o manejo ecológico das pastagens e a substituição da utilização de adubos químicos por compostos orgânicos. Em termos de organização social, o produto final do projeto foi transformação do centro comunitário em uma referência para técnicos e outros agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / Renato Aparecido Farias - Integrante / Vander de Freitas Rocha - Integrante / Jackson Carlos Aragão - Integrante / Antônio Francimar de Souza - Integrante / José Nivaldo Ribeiro - Integrante / Josiane de Lorenço Petry - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Implementação do programa de desenvolvimento sustentável da Unidade Ambiental de Referência do projeto GESTAR - Portal da Amazônia, Descrição: O objetivo geral desta proposta é auxiliar no processo de desenvolvimento sustentável da produção familiar de leite em uma região modelo do território do Portal da Amazônia, compreendendo os municípios de Carlinda e Alta Floresta. Para isso, o projeto prevê as seguintes etapas: a) identificação e mobilização das instituições representativas e lideranças locais (etapa inicial de identificação dos agentes que servirão como referências e líderes para cada município envolvido nesta proposta, sendo que serão considerados prioritariamente indivíduos participantes de movimentos formais ou informais, tais como: Pastoral da Juventude Rural, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Movimentos dos Pequenos Agricultores, Cooperativas, Associações, entre outros), b) capacitação inicial das lideranças e representações locais, c) apoio e acompanhamento da formação de Centros Integrados para a Troca de Experiências Rurais (CETRERs): cada liderança capacitada será responsável por montar estes centros nas comunidades rurais dos seus municípios. Os CETRERs serão grupos informais de produtores que se encontrarão em tempos determinados para troca de experiências e conhecimentos e d) apoio e acompanhamento da formação de Micro Cooperativas para comercialização e/ ou beneficiamento do leite nas comunidades rurais: os CETRERs s formados serão a base para a construção de micro cooperativas para a comercialização conjunta e/ou beneficiamento do produto (agregando valor ao produto).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / José Alesando Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2006 - 2009

    Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada, Descrição: A presente proposta foi construída de forma participativa envolvendo técnicos do Instituto Ouro Verde e as comunidades Palestina, Monte Sinai, Nazaré e Rio Jordão, no município de Carlinda, MT. Tendo em vista a importância da produção de leite como fonte de renda para grande parte das famílias do território Portal da Amazônia (Norte de Mato Grosso) e dos impactos ambientais ocasionados pela baixa produtividade desta produção, e considerando ainda que Carlinda é um município que pode ser exemplo típico da região em termos de impactos ambientais e características econômicas, o objetivo geral do projeto é implementar um modelo de produção sustentável e de gestão participativa da produção e do meio ambiente através da estruturação do "CENTRO COMUNITÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA", com ênfase na recuperação de nascentes, áreas degradadas e de reserva legal e controle biológico de pragas. O modelo de gestão participativa do meio ambiente, incluindo as tecnologias de produção ambientalmente corretas, pretende ser difundido em toda a região do Portal da Amazônia, sendo que para isso o projeto prevê articulação com outras iniciativas que já vem ocorrendo na região, tanto com programas governamentais quanto programas desenvolvidos por organizações não governamentais. Para cumprir com este objetivo o projeto desenvolveu ações de organização comunitária, capacitações técnicas e implementação de 20 unidades demonstrativas de manejo rotacionado de pastagens. As técnicas complementares trabalhadas foram o reflorestamento e a recuperação de matas ciliares e áreas de reserva legal, o controle biológico da cigarrinha das pastagens, o manejo ecológico das pastagens e a substituição da utilização de adubos químicos por compostos orgânicos. Em termos de organização social, o produto final do projeto foi transformação do centro comunitário em uma referência para técnicos e outros agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / Renato Aparecido Farias - Integrante / Vander de Freitas Rocha - Integrante / Jackson Carlos Aragão - Integrante / Antônio Francimar de Souza - Integrante / José Nivaldo Ribeiro - Integrante / Josiane de Lorenço Petry - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Implementação do programa de desenvolvimento sustentável da Unidade Ambiental de Referência do projeto GESTAR - Portal da Amazônia, Descrição: O objetivo geral desta proposta é auxiliar no processo de desenvolvimento sustentável da produção familiar de leite em uma região modelo do território do Portal da Amazônia, compreendendo os municípios de Carlinda e Alta Floresta. Para isso, o projeto prevê as seguintes etapas: a) identificação e mobilização das instituições representativas e lideranças locais (etapa inicial de identificação dos agentes que servirão como referências e líderes para cada município envolvido nesta proposta, sendo que serão considerados prioritariamente indivíduos participantes de movimentos formais ou informais, tais como: Pastoral da Juventude Rural, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Movimentos dos Pequenos Agricultores, Cooperativas, Associações, entre outros), b) capacitação inicial das lideranças e representações locais, c) apoio e acompanhamento da formação de Centros Integrados para a Troca de Experiências Rurais (CETRERs): cada liderança capacitada será responsável por montar estes centros nas comunidades rurais dos seus municípios. Os CETRERs serão grupos informais de produtores que se encontrarão em tempos determinados para troca de experiências e conhecimentos e d) apoio e acompanhamento da formação de Micro Cooperativas para comercialização e/ ou beneficiamento do leite nas comunidades rurais: os CETRERs s formados serão a base para a construção de micro cooperativas para a comercialização conjunta e/ou beneficiamento do produto (agregando valor ao produto).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / José Alesando Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2016

    Sementes do Portal, Descrição: Coordenação do projeto Sementes do Portal, desenvolvido pelo Instituto Ouro Verde e apoiado pelo Fundo Amazônia/ BNDES, com o principal objetivo de apoiar a implantação de sistemas agroflorestais em áreas de Agricultura Familiar na região Norte de Mato Grosso. O projeto conta com ações em 04 áreas principais: estruturação e apoio a rede de coletores de sementes florestais do Portal da Amazônia, apoio a implantação de SAF (hortas e pomares florestais, áreas de recuperação e sistemas silvipastoris), apoio a comercialização de produtos (organização de feiras e articulação para acessar mercado institucional) e criação de instrumentos de gestão colaborativa envolvendo técnicos e agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada, Descrição: A presente proposta foi construída de forma participativa envolvendo técnicos do Instituto Ouro Verde e as comunidades Palestina, Monte Sinai, Nazaré e Rio Jordão, no município de Carlinda, MT. Tendo em vista a importância da produção de leite como fonte de renda para grande parte das famílias do território Portal da Amazônia (Norte de Mato Grosso) e dos impactos ambientais ocasionados pela baixa produtividade desta produção, e considerando ainda que Carlinda é um município que pode ser exemplo típico da região em termos de impactos ambientais e características econômicas, o objetivo geral do projeto é implementar um modelo de produção sustentável e de gestão participativa da produção e do meio ambiente através da estruturação do "CENTRO COMUNITÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA", com ênfase na recuperação de nascentes, áreas degradadas e de reserva legal e controle biológico de pragas. O modelo de gestão participativa do meio ambiente, incluindo as tecnologias de produção ambientalmente corretas, pretende ser difundido em toda a região do Portal da Amazônia, sendo que para isso o projeto prevê articulação com outras iniciativas que já vem ocorrendo na região, tanto com programas governamentais quanto programas desenvolvidos por organizações não governamentais. Para cumprir com este objetivo o projeto desenvolveu ações de organização comunitária, capacitações técnicas e implementação de 20 unidades demonstrativas de manejo rotacionado de pastagens. As técnicas complementares trabalhadas foram o reflorestamento e a recuperação de matas ciliares e áreas de reserva legal, o controle biológico da cigarrinha das pastagens, o manejo ecológico das pastagens e a substituição da utilização de adubos químicos por compostos orgânicos. Em termos de organização social, o produto final do projeto foi transformação do centro comunitário em uma referência para técnicos e outros agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / Renato Aparecido Farias - Integrante / Vander de Freitas Rocha - Integrante / Jackson Carlos Aragão - Integrante / Antônio Francimar de Souza - Integrante / José Nivaldo Ribeiro - Integrante / Josiane de Lorenço Petry - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Implementação do programa de desenvolvimento sustentável da Unidade Ambiental de Referência do projeto GESTAR - Portal da Amazônia, Descrição: O objetivo geral desta proposta é auxiliar no processo de desenvolvimento sustentável da produção familiar de leite em uma região modelo do território do Portal da Amazônia, compreendendo os municípios de Carlinda e Alta Floresta. Para isso, o projeto prevê as seguintes etapas: a) identificação e mobilização das instituições representativas e lideranças locais (etapa inicial de identificação dos agentes que servirão como referências e líderes para cada município envolvido nesta proposta, sendo que serão considerados prioritariamente indivíduos participantes de movimentos formais ou informais, tais como: Pastoral da Juventude Rural, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Movimentos dos Pequenos Agricultores, Cooperativas, Associações, entre outros), b) capacitação inicial das lideranças e representações locais, c) apoio e acompanhamento da formação de Centros Integrados para a Troca de Experiências Rurais (CETRERs): cada liderança capacitada será responsável por montar estes centros nas comunidades rurais dos seus municípios. Os CETRERs serão grupos informais de produtores que se encontrarão em tempos determinados para troca de experiências e conhecimentos e d) apoio e acompanhamento da formação de Micro Cooperativas para comercialização e/ ou beneficiamento do leite nas comunidades rurais: os CETRERs s formados serão a base para a construção de micro cooperativas para a comercialização conjunta e/ou beneficiamento do produto (agregando valor ao produto).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / José Alesando Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2016

    Sementes do Portal, Descrição: Coordenação do projeto Sementes do Portal, desenvolvido pelo Instituto Ouro Verde e apoiado pelo Fundo Amazônia/ BNDES, com o principal objetivo de apoiar a implantação de sistemas agroflorestais em áreas de Agricultura Familiar na região Norte de Mato Grosso. O projeto conta com ações em 04 áreas principais: estruturação e apoio a rede de coletores de sementes florestais do Portal da Amazônia, apoio a implantação de SAF (hortas e pomares florestais, áreas de recuperação e sistemas silvipastoris), apoio a comercialização de produtos (organização de feiras e articulação para acessar mercado institucional) e criação de instrumentos de gestão colaborativa envolvendo técnicos e agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2006 - 2009

    Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada, Descrição: A presente proposta foi construída de forma participativa envolvendo técnicos do Instituto Ouro Verde e as comunidades Palestina, Monte Sinai, Nazaré e Rio Jordão, no município de Carlinda, MT. Tendo em vista a importância da produção de leite como fonte de renda para grande parte das famílias do território Portal da Amazônia (Norte de Mato Grosso) e dos impactos ambientais ocasionados pela baixa produtividade desta produção, e considerando ainda que Carlinda é um município que pode ser exemplo típico da região em termos de impactos ambientais e características econômicas, o objetivo geral do projeto é implementar um modelo de produção sustentável e de gestão participativa da produção e do meio ambiente através da estruturação do "CENTRO COMUNITÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA", com ênfase na recuperação de nascentes, áreas degradadas e de reserva legal e controle biológico de pragas. O modelo de gestão participativa do meio ambiente, incluindo as tecnologias de produção ambientalmente corretas, pretende ser difundido em toda a região do Portal da Amazônia, sendo que para isso o projeto prevê articulação com outras iniciativas que já vem ocorrendo na região, tanto com programas governamentais quanto programas desenvolvidos por organizações não governamentais. Para cumprir com este objetivo o projeto desenvolveu ações de organização comunitária, capacitações técnicas e implementação de 20 unidades demonstrativas de manejo rotacionado de pastagens. As técnicas complementares trabalhadas foram o reflorestamento e a recuperação de matas ciliares e áreas de reserva legal, o controle biológico da cigarrinha das pastagens, o manejo ecológico das pastagens e a substituição da utilização de adubos químicos por compostos orgânicos. Em termos de organização social, o produto final do projeto foi transformação do centro comunitário em uma referência para técnicos e outros agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / Renato Aparecido Farias - Integrante / Vander de Freitas Rocha - Integrante / Jackson Carlos Aragão - Integrante / Antônio Francimar de Souza - Integrante / José Nivaldo Ribeiro - Integrante / Josiane de Lorenço Petry - Integrante.Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Implementação do programa de desenvolvimento sustentável da Unidade Ambiental de Referência do projeto GESTAR - Portal da Amazônia, Descrição: O objetivo geral desta proposta é auxiliar no processo de desenvolvimento sustentável da produção familiar de leite em uma região modelo do território do Portal da Amazônia, compreendendo os municípios de Carlinda e Alta Floresta. Para isso, o projeto prevê as seguintes etapas: a) identificação e mobilização das instituições representativas e lideranças locais (etapa inicial de identificação dos agentes que servirão como referências e líderes para cada município envolvido nesta proposta, sendo que serão considerados prioritariamente indivíduos participantes de movimentos formais ou informais, tais como: Pastoral da Juventude Rural, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Movimentos dos Pequenos Agricultores, Cooperativas, Associações, entre outros), b) capacitação inicial das lideranças e representações locais, c) apoio e acompanhamento da formação de Centros Integrados para a Troca de Experiências Rurais (CETRERs): cada liderança capacitada será responsável por montar estes centros nas comunidades rurais dos seus municípios. Os CETRERs serão grupos informais de produtores que se encontrarão em tempos determinados para troca de experiências e conhecimentos e d) apoio e acompanhamento da formação de Micro Cooperativas para comercialização e/ ou beneficiamento do leite nas comunidades rurais: os CETRERs s formados serão a base para a construção de micro cooperativas para a comercialização conjunta e/ou beneficiamento do produto (agregando valor ao produto).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / José Alesando Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2016

    Sementes do Portal, Descrição: Coordenação do projeto Sementes do Portal, desenvolvido pelo Instituto Ouro Verde e apoiado pelo Fundo Amazônia/ BNDES, com o principal objetivo de apoiar a implantação de sistemas agroflorestais em áreas de Agricultura Familiar na região Norte de Mato Grosso. O projeto conta com ações em 04 áreas principais: estruturação e apoio a rede de coletores de sementes florestais do Portal da Amazônia, apoio a implantação de SAF (hortas e pomares florestais, áreas de recuperação e sistemas silvipastoris), apoio a comercialização de produtos (organização de feiras e articulação para acessar mercado institucional) e criação de instrumentos de gestão colaborativa envolvendo técnicos e agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada, Descrição: A presente proposta foi construída de forma participativa envolvendo técnicos do Instituto Ouro Verde e as comunidades Palestina, Monte Sinai, Nazaré e Rio Jordão, no município de Carlinda, MT. Tendo em vista a importância da produção de leite como fonte de renda para grande parte das famílias do território Portal da Amazônia (Norte de Mato Grosso) e dos impactos ambientais ocasionados pela baixa produtividade desta produção, e considerando ainda que Carlinda é um município que pode ser exemplo típico da região em termos de impactos ambientais e características econômicas, o objetivo geral do projeto é implementar um modelo de produção sustentável e de gestão participativa da produção e do meio ambiente através da estruturação do "CENTRO COMUNITÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA", com ênfase na recuperação de nascentes, áreas degradadas e de reserva legal e controle biológico de pragas. O modelo de gestão participativa do meio ambiente, incluindo as tecnologias de produção ambientalmente corretas, pretende ser difundido em toda a região do Portal da Amazônia, sendo que para isso o projeto prevê articulação com outras iniciativas que já vem ocorrendo na região, tanto com programas governamentais quanto programas desenvolvidos por organizações não governamentais. Para cumprir com este objetivo o projeto desenvolveu ações de organização comunitária, capacitações técnicas e implementação de 20 unidades demonstrativas de manejo rotacionado de pastagens. As técnicas complementares trabalhadas foram o reflorestamento e a recuperação de matas ciliares e áreas de reserva legal, o controle biológico da cigarrinha das pastagens, o manejo ecológico das pastagens e a substituição da utilização de adubos químicos por compostos orgânicos. Em termos de organização social, o produto final do projeto foi transformação do centro comunitário em uma referência para técnicos e outros agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / Renato Aparecido Farias - Integrante / Vander de Freitas Rocha - Integrante / Jackson Carlos Aragão - Integrante / Antônio Francimar de Souza - Integrante / José Nivaldo Ribeiro - Integrante / Josiane de Lorenço Petry - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Implementação do programa de desenvolvimento sustentável da Unidade Ambiental de Referência do projeto GESTAR - Portal da Amazônia, Descrição: O objetivo geral desta proposta é auxiliar no processo de desenvolvimento sustentável da produção familiar de leite em uma região modelo do território do Portal da Amazônia, compreendendo os municípios de Carlinda e Alta Floresta. Para isso, o projeto prevê as seguintes etapas: a) identificação e mobilização das instituições representativas e lideranças locais (etapa inicial de identificação dos agentes que servirão como referências e líderes para cada município envolvido nesta proposta, sendo que serão considerados prioritariamente indivíduos participantes de movimentos formais ou informais, tais como: Pastoral da Juventude Rural, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Movimentos dos Pequenos Agricultores, Cooperativas, Associações, entre outros), b) capacitação inicial das lideranças e representações locais, c) apoio e acompanhamento da formação de Centros Integrados para a Troca de Experiências Rurais (CETRERs): cada liderança capacitada será responsável por montar estes centros nas comunidades rurais dos seus municípios. Os CETRERs serão grupos informais de produtores que se encontrarão em tempos determinados para troca de experiências e conhecimentos e d) apoio e acompanhamento da formação de Micro Cooperativas para comercialização e/ ou beneficiamento do leite nas comunidades rurais: os CETRERs s formados serão a base para a construção de micro cooperativas para a comercialização conjunta e/ou beneficiamento do produto (agregando valor ao produto).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / José Alesando Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2016

    Sementes do Portal, Descrição: Coordenação do projeto Sementes do Portal, desenvolvido pelo Instituto Ouro Verde e apoiado pelo Fundo Amazônia/ BNDES, com o principal objetivo de apoiar a implantação de sistemas agroflorestais em áreas de Agricultura Familiar na região Norte de Mato Grosso. O projeto conta com ações em 04 áreas principais: estruturação e apoio a rede de coletores de sementes florestais do Portal da Amazônia, apoio a implantação de SAF (hortas e pomares florestais, áreas de recuperação e sistemas silvipastoris), apoio a comercialização de produtos (organização de feiras e articulação para acessar mercado institucional) e criação de instrumentos de gestão colaborativa envolvendo técnicos e agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada, Descrição: A presente proposta foi construída de forma participativa envolvendo técnicos do Instituto Ouro Verde e as comunidades Palestina, Monte Sinai, Nazaré e Rio Jordão, no município de Carlinda, MT. Tendo em vista a importância da produção de leite como fonte de renda para grande parte das famílias do território Portal da Amazônia (Norte de Mato Grosso) e dos impactos ambientais ocasionados pela baixa produtividade desta produção, e considerando ainda que Carlinda é um município que pode ser exemplo típico da região em termos de impactos ambientais e características econômicas, o objetivo geral do projeto é implementar um modelo de produção sustentável e de gestão participativa da produção e do meio ambiente através da estruturação do "CENTRO COMUNITÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA", com ênfase na recuperação de nascentes, áreas degradadas e de reserva legal e controle biológico de pragas. O modelo de gestão participativa do meio ambiente, incluindo as tecnologias de produção ambientalmente corretas, pretende ser difundido em toda a região do Portal da Amazônia, sendo que para isso o projeto prevê articulação com outras iniciativas que já vem ocorrendo na região, tanto com programas governamentais quanto programas desenvolvidos por organizações não governamentais. Para cumprir com este objetivo o projeto desenvolveu ações de organização comunitária, capacitações técnicas e implementação de 20 unidades demonstrativas de manejo rotacionado de pastagens. As técnicas complementares trabalhadas foram o reflorestamento e a recuperação de matas ciliares e áreas de reserva legal, o controle biológico da cigarrinha das pastagens, o manejo ecológico das pastagens e a substituição da utilização de adubos químicos por compostos orgânicos. Em termos de organização social, o produto final do projeto foi transformação do centro comunitário em uma referência para técnicos e outros agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / Renato Aparecido Farias - Integrante / Vander de Freitas Rocha - Integrante / Jackson Carlos Aragão - Integrante / Antônio Francimar de Souza - Integrante / José Nivaldo Ribeiro - Integrante / Josiane de Lorenço Petry - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Implementação do programa de desenvolvimento sustentável da Unidade Ambiental de Referência do projeto GESTAR - Portal da Amazônia, Descrição: O objetivo geral desta proposta é auxiliar no processo de desenvolvimento sustentável da produção familiar de leite em uma região modelo do território do Portal da Amazônia, compreendendo os municípios de Carlinda e Alta Floresta. Para isso, o projeto prevê as seguintes etapas: a) identificação e mobilização das instituições representativas e lideranças locais (etapa inicial de identificação dos agentes que servirão como referências e líderes para cada município envolvido nesta proposta, sendo que serão considerados prioritariamente indivíduos participantes de movimentos formais ou informais, tais como: Pastoral da Juventude Rural, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Movimentos dos Pequenos Agricultores, Cooperativas, Associações, entre outros), b) capacitação inicial das lideranças e representações locais, c) apoio e acompanhamento da formação de Centros Integrados para a Troca de Experiências Rurais (CETRERs): cada liderança capacitada será responsável por montar estes centros nas comunidades rurais dos seus municípios. Os CETRERs serão grupos informais de produtores que se encontrarão em tempos determinados para troca de experiências e conhecimentos e d) apoio e acompanhamento da formação de Micro Cooperativas para comercialização e/ ou beneficiamento do leite nas comunidades rurais: os CETRERs s formados serão a base para a construção de micro cooperativas para a comercialização conjunta e/ou beneficiamento do produto (agregando valor ao produto).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / José Alesando Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2016

    Sementes do Portal, Descrição: Coordenação do projeto Sementes do Portal, desenvolvido pelo Instituto Ouro Verde e apoiado pelo Fundo Amazônia/ BNDES, com o principal objetivo de apoiar a implantação de sistemas agroflorestais em áreas de Agricultura Familiar na região Norte de Mato Grosso. O projeto conta com ações em 04 áreas principais: estruturação e apoio a rede de coletores de sementes florestais do Portal da Amazônia, apoio a implantação de SAF (hortas e pomares florestais, áreas de recuperação e sistemas silvipastoris), apoio a comercialização de produtos (organização de feiras e articulação para acessar mercado institucional) e criação de instrumentos de gestão colaborativa envolvendo técnicos e agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada, Descrição: A presente proposta foi construída de forma participativa envolvendo técnicos do Instituto Ouro Verde e as comunidades Palestina, Monte Sinai, Nazaré e Rio Jordão, no município de Carlinda, MT. Tendo em vista a importância da produção de leite como fonte de renda para grande parte das famílias do território Portal da Amazônia (Norte de Mato Grosso) e dos impactos ambientais ocasionados pela baixa produtividade desta produção, e considerando ainda que Carlinda é um município que pode ser exemplo típico da região em termos de impactos ambientais e características econômicas, o objetivo geral do projeto é implementar um modelo de produção sustentável e de gestão participativa da produção e do meio ambiente através da estruturação do "CENTRO COMUNITÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA", com ênfase na recuperação de nascentes, áreas degradadas e de reserva legal e controle biológico de pragas. O modelo de gestão participativa do meio ambiente, incluindo as tecnologias de produção ambientalmente corretas, pretende ser difundido em toda a região do Portal da Amazônia, sendo que para isso o projeto prevê articulação com outras iniciativas que já vem ocorrendo na região, tanto com programas governamentais quanto programas desenvolvidos por organizações não governamentais. Para cumprir com este objetivo o projeto desenvolveu ações de organização comunitária, capacitações técnicas e implementação de 20 unidades demonstrativas de manejo rotacionado de pastagens. As técnicas complementares trabalhadas foram o reflorestamento e a recuperação de matas ciliares e áreas de reserva legal, o controle biológico da cigarrinha das pastagens, o manejo ecológico das pastagens e a substituição da utilização de adubos químicos por compostos orgânicos. Em termos de organização social, o produto final do projeto foi transformação do centro comunitário em uma referência para técnicos e outros agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / Renato Aparecido Farias - Integrante / Vander de Freitas Rocha - Integrante / Jackson Carlos Aragão - Integrante / Antônio Francimar de Souza - Integrante / José Nivaldo Ribeiro - Integrante / Josiane de Lorenço Petry - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Implementação do programa de desenvolvimento sustentável da Unidade Ambiental de Referência do projeto GESTAR - Portal da Amazônia, Descrição: O objetivo geral desta proposta é auxiliar no processo de desenvolvimento sustentável da produção familiar de leite em uma região modelo do território do Portal da Amazônia, compreendendo os municípios de Carlinda e Alta Floresta. Para isso, o projeto prevê as seguintes etapas: a) identificação e mobilização das instituições representativas e lideranças locais (etapa inicial de identificação dos agentes que servirão como referências e líderes para cada município envolvido nesta proposta, sendo que serão considerados prioritariamente indivíduos participantes de movimentos formais ou informais, tais como: Pastoral da Juventude Rural, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Movimentos dos Pequenos Agricultores, Cooperativas, Associações, entre outros), b) capacitação inicial das lideranças e representações locais, c) apoio e acompanhamento da formação de Centros Integrados para a Troca de Experiências Rurais (CETRERs): cada liderança capacitada será responsável por montar estes centros nas comunidades rurais dos seus municípios. Os CETRERs serão grupos informais de produtores que se encontrarão em tempos determinados para troca de experiências e conhecimentos e d) apoio e acompanhamento da formação de Micro Cooperativas para comercialização e/ ou beneficiamento do leite nas comunidades rurais: os CETRERs s formados serão a base para a construção de micro cooperativas para a comercialização conjunta e/ou beneficiamento do produto (agregando valor ao produto).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / José Alesando Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2016

    Sementes do Portal, Descrição: Coordenação do projeto Sementes do Portal, desenvolvido pelo Instituto Ouro Verde e apoiado pelo Fundo Amazônia/ BNDES, com o principal objetivo de apoiar a implantação de sistemas agroflorestais em áreas de Agricultura Familiar na região Norte de Mato Grosso. O projeto conta com ações em 04 áreas principais: estruturação e apoio a rede de coletores de sementes florestais do Portal da Amazônia, apoio a implantação de SAF (hortas e pomares florestais, áreas de recuperação e sistemas silvipastoris), apoio a comercialização de produtos (organização de feiras e articulação para acessar mercado institucional) e criação de instrumentos de gestão colaborativa envolvendo técnicos e agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador.

  • 2006 - 2009

    Centro Comunitário de Gestão Ambiental Integrada, Descrição: A presente proposta foi construída de forma participativa envolvendo técnicos do Instituto Ouro Verde e as comunidades Palestina, Monte Sinai, Nazaré e Rio Jordão, no município de Carlinda, MT. Tendo em vista a importância da produção de leite como fonte de renda para grande parte das famílias do território Portal da Amazônia (Norte de Mato Grosso) e dos impactos ambientais ocasionados pela baixa produtividade desta produção, e considerando ainda que Carlinda é um município que pode ser exemplo típico da região em termos de impactos ambientais e características econômicas, o objetivo geral do projeto é implementar um modelo de produção sustentável e de gestão participativa da produção e do meio ambiente através da estruturação do "CENTRO COMUNITÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA", com ênfase na recuperação de nascentes, áreas degradadas e de reserva legal e controle biológico de pragas. O modelo de gestão participativa do meio ambiente, incluindo as tecnologias de produção ambientalmente corretas, pretende ser difundido em toda a região do Portal da Amazônia, sendo que para isso o projeto prevê articulação com outras iniciativas que já vem ocorrendo na região, tanto com programas governamentais quanto programas desenvolvidos por organizações não governamentais. Para cumprir com este objetivo o projeto desenvolveu ações de organização comunitária, capacitações técnicas e implementação de 20 unidades demonstrativas de manejo rotacionado de pastagens. As técnicas complementares trabalhadas foram o reflorestamento e a recuperação de matas ciliares e áreas de reserva legal, o controle biológico da cigarrinha das pastagens, o manejo ecológico das pastagens e a substituição da utilização de adubos químicos por compostos orgânicos. Em termos de organização social, o produto final do projeto foi transformação do centro comunitário em uma referência para técnicos e outros agricultores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / Renato Aparecido Farias - Integrante / Vander de Freitas Rocha - Integrante / Jackson Carlos Aragão - Integrante / Antônio Francimar de Souza - Integrante / José Nivaldo Ribeiro - Integrante / Josiane de Lorenço Petry - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2006

    Implementação do programa de desenvolvimento sustentável da Unidade Ambiental de Referência do projeto GESTAR - Portal da Amazônia, Descrição: O objetivo geral desta proposta é auxiliar no processo de desenvolvimento sustentável da produção familiar de leite em uma região modelo do território do Portal da Amazônia, compreendendo os municípios de Carlinda e Alta Floresta. Para isso, o projeto prevê as seguintes etapas: a) identificação e mobilização das instituições representativas e lideranças locais (etapa inicial de identificação dos agentes que servirão como referências e líderes para cada município envolvido nesta proposta, sendo que serão considerados prioritariamente indivíduos participantes de movimentos formais ou informais, tais como: Pastoral da Juventude Rural, Movimento dos Trabalhadores sem Terra, Movimentos dos Pequenos Agricultores, Cooperativas, Associações, entre outros), b) capacitação inicial das lideranças e representações locais, c) apoio e acompanhamento da formação de Centros Integrados para a Troca de Experiências Rurais (CETRERs): cada liderança capacitada será responsável por montar estes centros nas comunidades rurais dos seus municípios. Os CETRERs serão grupos informais de produtores que se encontrarão em tempos determinados para troca de experiências e conhecimentos e d) apoio e acompanhamento da formação de Micro Cooperativas para comercialização e/ ou beneficiamento do leite nas comunidades rurais: os CETRERs s formados serão a base para a construção de micro cooperativas para a comercialização conjunta e/ou beneficiamento do produto (agregando valor ao produto).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexandre de Azevedo Olival - Coordenador / Andrezza Alves Spexoto - Integrante / José Alesando Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

Prêmios

2022

Moção de Congratulações, Câmara Municipal de Alta Floresta, MT.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta. , Av. Perimetral Deputado Rogério Silva - Norte 2, Cidade Alta, 78580000 - Alta Floresta, MT - Brasil, Telefone: (66) 35211464, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2008 - 2010

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão Tecnológica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsa relacionado ao projeto "Extensão Rural e Agricultura Familiar": construindo saberes para o desenvolvimento sustentável", coordenado pelo Prof. Dr. Ary Gertes Carneiro Júnior, da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Altas Floresta em parceria com o Instituto Ouro Verde. As atividades constaram do acompanhamento de bolsistas de graduação par atuar como facilitadores junto a 02 assentamentos nos municípios de Alta Floresta (MT) e Apiacás (MT). As atividades constaram no apoio ao planejamento de atividades comunitárias, na condução de atividades de capacitação e gestão colaborativa (envolvendo professores, alunos e agricultores moradores das comunidades beneficiadas pelas ações).

2007 - 2007

Secretaria de Desenvolvimento Territorial Sdt

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria Regional Nordeste, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Articulador das ações Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Desenvolvimento Agrário para os estados da região Nordeste, atuando diretamente na avaliação e acompanhamento da execução de projetos territoriais de desenvolvimento.

Atividades

  • 03/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Desenvolvimento Territorial Sdt.,Cargo ou função, Consultor para assuntos relacionados ao desenvolvimento territorial.

2002 - 2002

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 6

2012 - Atual

Instituto Ouro Verde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Vice-Presidente, Carga horária: 20

Outras informações:
O Instituto Ouro Verde é uma organização não governamental que desenvolve projetos junto a comunidades rurais, organiza eventos científicos e técnicos e desenvolve pesquisas nas áreas de educação e desenvolvimento rural sustentável. Sua sede está localizada em Alta Floresta - MT. O IOV atua por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, incluindo órgãos governamentais, universidades, associações e cooperativas entre outros. De 2001 a 2006 executou trabalhos como Diretor Executivo do Instituto, desenvolvendo projetos e trabalhos nas áreas de organização social e desenvolvimento sustentável, atuando ainda na gestão da entidade.

2009 - 2012

Instituto Ouro Verde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Fomento, Carga horária: 20

Outras informações:
O Instituto Ouro Verde é uma organização não governamental que desenvolve projetos junto a comunidades rurais, organiza eventos científicos e técnicos e desenvolve pesquisas nas áreas de educação e desenvolvimento rural sustentável. Sua sede está localizada em Alta Floresta - MT. O IOV atua por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, incluindo órgãos governamentais, universidades, associações e cooperativas entre outros. De 2001 a 2006 executou trabalhos como Diretor Executivo do Instituto, desenvolvendo projetos e trabalhos nas áreas de organização social e desenvolvimento sustentável, atuando ainda na gestão da entidade.

2006 - 2009

Instituto Ouro Verde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Presidente, Carga horária: 20

Outras informações:
O Instituto Ouro Verde é uma organização não governamental que desenvolve projetos junto a comunidades rurais, organiza eventos científicos e técnicos e desenvolve pesquisas nas áreas de educação e desenvolvimento rural sustentável. Sua sede está localizada em Alta Floresta - MT. O IOV atua por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, incluindo órgãos governamentais, universidades, associações e cooperativas entre outros. De 2001 a 2006 executou trabalhos como Diretor Executivo do Instituto, desenvolvendo projetos e trabalhos nas áreas de organização social e desenvolvimento sustentável, atuando ainda na gestão da entidade.

2001 - 2006

Instituto Ouro Verde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 20

Outras informações:
O Instituto Ouro Verde é uma organização não governamental que desenvolve projetos junto a comunidades rurais, organiza eventos científicos e técnicos e desenvolve pesquisas nas áreas de educação e desenvolvimento rural sustentável. Sua sede está localizada em Alta Floresta - MT. O IOV atua por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, incluindo órgãos governamentais, universidades, associações e cooperativas entre outros. De 2001 a 2006 executou trabalhos como Diretor Executivo do Instituto, desenvolvendo projetos e trabalhos nas áreas de organização social e desenvolvimento sustentável, atuando ainda na gestão da entidade.

Atividades

  • 01/2001

    Direção e administração, Instituto Ouro Verde.,Cargo ou função, Membro da diretoria administrativa do Instituto.

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Ouro Verde.,Linhas de pesquisa

  • 01/2001

    Treinamentos ministrados , Instituto Ouro Verde.,Treinamentos ministrados, Cursos de capacitação na área de comunicação, educação e extensão rural, Planejamento e facilitação de oficinas sobre desenvolvimento territorial (diagnóstico participativo, planejamento, construção e avaliação de projetos), Planejamento e facilitação de eventos, incluindo simpósios, seminários

  • 01/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Ouro Verde.,Cargo ou função, Consultoria em Organização Comunitária e Desenvolvimento Territorial.