Arminda Silva de Serpa
Atualmente é professor Assistente 05 da Universidade Estadual do Ceará. Com experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária.
Informações coletadas do Lattes em 12/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Linguística Aplicada
2017 - 2021
Fundação Universidade Estadual do Ceará
Título: O DOCUMENTÁRIO CINEMA CARADURA E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NAS REPRESENTAÇÕES DO CINE JANGADA E DA CIDADE DE FORTALEZA
Raimundo Ruberval Ferreira.
Mestrado em Letras
2000 - 2003
Universidade Federal do Ceará
Título: Lições sobre Asas e Abismos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar, Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Celina Fontenele Garcia
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Especialização em Especialização em Investigação Literária
1997 - 1998
Universidade Federal do Ceará
Título: Antropofagia: a poética do riso
Orientador: Vera Lúcia de Moraes
Formação complementar
2007 -
Formação Básica. , Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, CFEP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Literatura Cearense. (Carga horária: 140h). , Universidade Aberta do Nordeste, UAB, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PLANEJAMENTO, METODOLOGIAS E AVALIAÇÃO. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2020 - 2020
I JORNADA DE TEXTO, ENSINO E INTERDISCIPLINARIDADE. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2018 - 2020
Inglês - Easy Sṕeak Course. (Carga horária: 320h). , Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará, CLEC, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Formação de Mediadores de Leitura. (Carga horária: 160h). , Universidade Aberta do Nordeste, UAB, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Quadrinhos em sala de aula: estratégias, instrumentos e aplicações. (Carga horária: 160h). , Universidade Aberta do Nordeste, UAB, Brasil.
2018 - 2018
Inglês conversação 1. (Carga horária: 80h). , Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará, CLEC, Brasil.
2017 - 2017
Gramática dos conflitos sociais: para quê a análise de discurso crítica?. (Carga horária: 6h). , Fundação Universidade Estadual do Ceará, FUNECE, Brasil.
2016 - 2017
Inglês Instrumental. (Carga horária: 80h). , Centro de Línguas Estrangeiras do Ceará, CLEC, Brasil.
2011 - 2011
II Curso de Formação de Coordenadores da UECE. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Reforma Política: novos caminhos p governabilidade. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Gestão Democrática e Protagonismo Cidadão. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Administração Pública e Gestão Ética. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Organização de eventos
SERPA, A. S. . Linguagem, Sociedade e Mídia. 2017. (Outro).
SERPA, A. S. . Coordenação da sessão temática na VIII Semana Universitária da UECE - Ciência e Consciência. 2003. (Outro).
Participação em eventos
II COLÓQUIO DISCURSO E PRÁTICAS CULTURAIS - DIPRACS.NATURALIZAÇÃO DO DISCURSO DE ÓDIO CONTRA A MULHER EM COMENTÁRIOS DE UMA ENTREVISTA VEICULADA NO YOUTUBE. 2020. (Outra).
Transmissão da Psicanálise.CLARICE LISPECTOR: UM(A) TIGRE(SA) DA LINGUAGEM OU A HORA DA ESTRELA. 2020. (Encontro).
III Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos da Uece. 2019. (Simpósio).
II Simpósio Nacional de Genêro e Literatura da UFC.A obscena Senhora D. e a lição de Amuro: A parede (Le mur) sempre pode servir de espelho (murroir). 2019. (Simpósio).
IV Colóquio Cearense de Semiótica. 2019. (Outra).
XXIV Semana Universitária da Uece.A questão do gótico nos contos O Gato Preto e O Coração Revelador, de Edgar Allan Poe. 2019. (Outra).
Aula Inaugural do Curso de Especialização em Semiótica Aplicada à Literatura e Áreas Afins.A semiótica do desejo: em busca do signo perdido. 2018. (Outra).
Conferência Estadual Popular de Educação - COEPE.EIXO III - Gestão democrática: participação popular e controle social. 2018. (Outra).
I Encontro Quadrinhos em Sala de Aula. 2018. (Encontro).
I Simpósio sobre Análise de Discurso Crítica na UECE. 2018. (Simpósio).
Jornada comemorativa de 10 anos do Grupo de Estudos semióticos da UFC. 2018. (Outra).
Semana Acadêmica da FGF.Palestra - Literatura e Semiótica. 2018. (Outra).
Texto, ensino e sociocognição: refletindo sobre o dizer, fazer e conhecer. 2018. (Seminário).
I Colóquio de Filosofia da Linguagem da UECE. 2017. (Outra).
II Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos. 2017. (Simpósio).
Palestra: Amar, trabalhar, deliberar: sobre a finalidade da Psicanálise. 2017. (Outra).
XXII Semana Universitária da UECE.Análise textual em sala de aula e a lousa digital como ferramenta prática no processo pedagógico. 2017. (Outra).
XXII Semana Universitária da UECE.Expressão e conteúdo em obras adelianas sob a perspectiva da semiótica visual. 2017. (Outra).
XXII Semana Universitária da UECE.Deixa ela entrar, deixe-me entrar: estudo comparativo entre um original e sua refilmagem. 2017. (Outra).
XXII Semana Universitária da UECE.Ethos queer: o desejo como uma familiar e estranha ficção. 2017. (Outra).
I Jornada de Gênero da FECLESC.Ana Cristina César: anjo que registra o impossível do real(um flash e outro de felicidade). 2015. (Outra).
VII Colóquio Walter Benjamin.Sentido único e contra mão: o trânsito entre cidade e escrita. 2015. (Outra).
I Seminário Nacional de Articulação entre Formação Inicial e Continuada nas Licenciaturas. 2014. (Seminário).
III Encontro Nacional Colóquio Internacional.A pele (lei) da escritura: Duras e o que perdura de perda dura. 2013. (Encontro).
VII Congresso de Psicanálise da UFC. A lição do amuro: "A parede (Le Mur) sempre pode servir de espelho (Muroir). 2013. (Congresso).
VII Congresso de Psicanálise da UFC. 2013. (Congresso).
VII Congresso Nacional de Psicanálise. A LIÇÃO DO AMURO:. 2013. (Congresso).
VII Congresso Nacional de Psicanálise. 2013. (Congresso).
II Colóquio Cearense de Semiótica. 2012. (Outra).
III Colóquio Internacional do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise.A pele (lei) da escritura: Duras e o que perdura de perda pura. 2012. (Simpósio).
III Encontro Nacional Colóquio Internacional. 2012. (Encontro).
IX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Como rasurar a paisagem: censura impossivel do poeta. 2012. (Encontro).
V Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2012. (Congresso).
Colóquio de Semiótica em Homenagem a Edward Lopes. 2011. (Outra).
Encontro Internacional IV Colóquio Walter Benjamin. 2011. (Encontro).
Encontro Internacional IV Colóquio Walter Benjamin.Escritos sobre o corpo: a letra de Scholem como signo de Benjamin. 2011. (Encontro).
I Simpósio de Gênero e Literatura da UFC.Representações do corpo (homo)erótico na literatura brasileira. 2011. (Simpósio).
I Workshop de Estágio da Universidade Estadual do Ceará. 2011. (Outra).
VI Congresso de Psicanálise da UFC. 2011. (Congresso).
VI Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2011. (Congresso).
Conferência A Clínica da Fantasia. 2010. (Outra).
Conferência Psicanálise: Política e Cultura. 2010. (Outra).
Curso de Extensão "Conhecendo Rachel de Queiroz".Dôra, Doralina: um nome, a dor, o outro, a flor.. 2010. (Encontro).
I EAGEP- Compartilhando experiências e criando perspectivas. 2010. (Encontro).
I Encontro Acadêmico de Gestores do Ensino de Graduação da UECE. 2010. (Encontro).
III Colóquio Walter Benjamin.O texto como sonho: transcedencia do hic et nune. 2010. (Simpósio).
VII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literarios.Poesia contemporanea: o gosto metalico que estala na boca. Ou não.. 2010. (Encontro).
XI Encontro Nacional da EPFCL/AFCL - Brasil. 2010. (Encontro).
VIII Jornada do Fórum do Campo Lacaniano de Fortaleza. 2009. (Outra).
VIII Jornada do Fórum do Campo Lacaniano de Fortaleza - O Corpo na Psicanálise. 2009. (Outra).
VI Semana de Humanidades.A importância da extensão universitária relativa ao ensino de idiomas. 2009. (Seminário).
II Coloquio Walter Benjamin.Ana C. e Walter Benjamin: a sombra se dilui, se perde o anjo. 2008. (Simpósio).
IV Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2008. (Congresso).
Semana dos Malditos.Rasantes da Memória: a força da paisagem poética de uma geração. 2008. (Outra).
Conferência - Um amor que suplica para ser amado: O mestre, de Ana Hatherley (Profª. Drª. Nadiá Paulo Ferreira - UERJ). 2007. (Outra).
IV Congresso Nacional de Psicanálise da UFC. 2007. (Congresso).
Ferreira Gullar e o Poema Sujo: a cidade em texto e tela.VII Bienal Internacional do Livro do Ceará: era uma vez mil e uma histórias. 2006. (Outra).
Hemingway: ficção e as imagens da vida.Ciclo de Conferências: Literatura Universal (Academia Cearence de Letras). 2005. (Simpósio).
Via Crucis do Corpo: as rasuras da fala.II Seminário Interuniversitário: Diálogos do Silêncio. 2003. (Seminário).
Encontros Literários Moreira Campos.Murilo Mendes: sombre e luz de ritmo. 2002. (Encontro).
Encontro Internacional IV Colóquio Walter Benjamin e a Filosofia Contemporanea. 2001. (Encontro).
Encontro Internacional IV Colóquio Walter Benjamin e a Filosofia Contemporanea.Escritos sobre o corpo: a letra de Scholem como signo de Benjamin. 2001. (Encontro).
Seminário Permanente de Investigação Literária.Murilo Mendes: Sombra e luz de um ritmo. 2001. (Seminário).
Seminário Permanente de Investigação Literária.Arte: O Húmus da Humanidade. 2000. (Seminário).
Ciclo de Conferências obre Graciliano Ramos; Ficção e Realidade.Ciclo de Conferências obre Graciliano Ramos; Ficção e Realidade. 1999. (Outra).
Encontros Literários Moreira Campos. 1997. (Encontro).
I Seminário Cearence Mulher e Literatura.I Seminário Cearence Mulher e Literatura. 1997. (Seminário).
V Congresso Internacional de Educação Piagentiana. 5 Congresso Internacional de Educação Piagentiana (Rio de Janeiro). 1996. (Congresso).
XVI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.XVI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras "Compromisso e Competência do Estudante de Letras" (Universidade Federal do Piauí). 1995. (Encontro).
XV Encontro Nacional de Estudantes de Letras.XV Encontro Nacional de Estudantes de Letras (Universidade Federal do Espírito Santo). 1994. (Encontro).
XV Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.A Linguagem das Imagens Poéticas. 1994. (Oficina).
100 anos de Canudos.100 anos de Canudos. 1993. (Outra).
Encontros Literários.Encontros Literários. 1993. (Encontro).
Fortaleza Vários Olhares.Fortaleza Vários Olhares. 1993. (Simpósio).
II Festival Universitário de Cultura.II Festival Universitário de Cultura. 1993. (Outra).
XIV ENEL- Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.XIV ENEL- Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo). 1993. (Encontro).
Estudos Portugueses.Estudos Portugueses. 1992. (Outra).
Seminário: o Ensino de Língua Portuguesa.Seminário: o Ensino de Língua Portuguesa - Universidade da Paraíba. 1992. (Seminário).
Seminário Graciliano Ramos; Ficção e Realidade.Seminário Graciliano Ramos; Ficção e Realidade. 1992. (Seminário).
Seminários Lingüisticos.Seminários Lingüisticos. 1992. (Seminário).
XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Letras,.XIII Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, "Cinco séculos de língua portuguesa no Brasil". 1992. (Encontro).
Curso de Ambientação Coral.Curso de Ambientação Coral. 1991. (Outra).
Curso de Extensão sobre Notação Musical e Leitura de Partitura para Leigos.Curso de Extensão sobre Notação Musical e Leitura de Partitura para Leigos. 1991. (Outra).
XI Encontro Nacional dos Estudates de Pedagogia :a organização de luta dos educadores e a prática pedagógica.XI Encontro Nacional dos Estudates de Pedagogia :a organização de luta dos educadores e a prática pedagógica. 1991. (Encontro).
Arte e Sociedade.Arte e Sociedade. 1990. (Seminário).
I Ciclo de Palestra sobre o turismo no Ceará- perspectivas de mudanças.I Ciclo de Palestra sobre o turismo no Ceará- perspectivas de mudanças. 1988. (Outra).
Curso guia de Museu.Curso guia de Museu. 1985. (Outra).
Participação em bancas
SERPA, A. S.; TEY, L.. O FEMININO NO CONTO ?A MOÇA TECELÃ: O TRADICIONAL E O MODERNO EM MARINA COLASANTI. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.; OLIVEIRA, E. B.; RODRIGUES, R. R.. A SEMIÓTICA NO PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO SUJEITO EM MEMES NO INSTAGRAM REGIONAL DO FORTALEZA ORDINÁRIA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
BARROS, A. J.;SERPA, A. S.; BARROS, M. T. S.. Performance e música: uma análise semiótica e performática Aplicada ao campo musical de uma orquestra. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Análise semiótica da campanha do dia dos pais Boticário em Outdoors. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Uma análise da Experiência poética à Luz das categorias Fenomenológicas de Chales Sanders Peirce. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Ciclo Carolíngio : Uma Semiose do Imaginário Medieval nos Folhetos Nordestinos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. O ressentimento em La Parure de Guy de Maupassant: Uma Perspectiva Semiótica Aplicada ao Estudo das Paixões. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A história de uma vida Rebobinada em " As Praias de Agnès- Autoficção e Subjetivodade no Documentário. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A propósito de uma Travessia: Uma leitura da narrativa de Crossing the River à Luz do Pós- Modernismo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Uma abordagem semiótica de Greimas do Corpo Feminino Estereotipado no texto Publicitário da Cerveja Devassa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Uma análise da Transposição Fílmica do Cordel, O homem que virou suco, de João Batista de Andrade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Voz e focalização: a construção do universo ficcional na obra Cuentos de Eva Luna. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Propagandas de cerveja e o gênero feminino: Uma semiose do machismo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Do factual ao lírico : A Literariedade da Crônica Mineirinho, de Clarice Lispector. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Análise Semiótica da propaganda cachorro-peixe do Spacefox por meio da teoria sígnica Peirciana. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Despintura de Fräulein: Do expressionismo de Mário de Andrade à escopofilia de Eduardo Escorel. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura e Semiótica) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. O fantástico em Murilo Rubião: uma linguagem particular. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Literatura infantil na escola e a arte dos quadrinhos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Agosto de Rubem Fonseca: uma aproximação entre ficção e história. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Os elementos da narrativa em textos de alunos de 4a. série. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A vertente materialista na obra Senhora de José de Alencar. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. O telúrio como (des)humanização em Vidas Secas. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A aplicação do teatro como recurso pedagógico: uma aplicação no projeto Escola Viva. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. O sertanejo, o homem, o herói e o mito. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. O feminino em A Casa, de Natércia Campos. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. O Vendedor de Judas, de Tércia Montenegro. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. O demônio suplantado na literatura de Cordel. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Alcântara Machado: a voz da paulicéia italiana. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. As configurações do grotesco na obra de Moreira Campos. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. "O que houve e o que devia haver": um estudo de memórias da Emília, de Monteiro Lobato. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A infância em Meus Verdes Anos e Menino de Engenho: a perspectiva memorialista. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Leitura literária: o problema da interpretação. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. O livro didático no ensino fundamental (7a. e 8a. séries). 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. O papel formador da literatura infanto juvenil. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A poesia infantil de José Paulo Paes. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Uma proposta de leitura para história meio ao contrário. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Renovação: o caminho capaz de promover o verdadeiro encontro entre o aluno e o literário. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Como conduzir a leitura dos paradidáticos em sala de aula. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A poesia infantil nas escolas. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Guimarães Rosa no ensino médio. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. O lugar da letra de música no livro didático. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Abordagem do parágrafo no livro didático. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A correção de textos na escola. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Propostas de produção textual nos livros didáticos de português e gêneros textuais. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A análise das orientações contidas nas propostas de produção escrita apresentadas pelo livro didático. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A prática de avaliação da aprendizagem no texto educacional brasileiro. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Oficinas Literárias no ensino Médio: uma dimensão intertextual. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Os cenários do jogo eletrônico Type Rider: uma leitura das representações icônicas à luz da semiótica de Peirce. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A narrativa das histórias em quadrinhos sob a perspectiva semiótica de Umberto Eco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Uso do Geogebra para o Ensino-Aprendizagem dos Coeficientes da Função Quadrática: Uma Aplicação no Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.; IPIRANGA, S. D. S.; VALERIO, I. D.. Palavra e dança: Uma Semiose do Despertar em A Bela Adormecida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A coisa aqui tá preta: Uma análise Bakhtiniana de canções de Chico Buarque durante a ditadura militar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Da crise da narrativa às formas modernas: as mudanças nas estruturas de comunicação como transformações histórico-sociais.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A sexualidade feminina em Lucíola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Mar e Mulher: Uma análise de personagens femininas de Moacir C. Lopes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. A linguagem e a beleza do morto na obra de Mia Couto Um rio Chamado Tempo, uma casa chamada terra e em A massai branca. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. O cinema como Atividade Terapêutica: Relato de Experiência com Pacientes do Hospital - Dia do Hospital de Saúde Mental de Messejana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Federal do Ceará.
SERPA, A. S.. O processo de Figurativização da repressão nos contos a Máquina Extraviada e o Galo Impertinente de José J. Veiga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Kafka: literatura e resistência. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cîências Sociais) - Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. XIX Seleção Pública para Professor Substituto da FUNECE. 2013. Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. XIX Seleção Pública para Professor Substituto da FUNECE. 2013. Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Avaliação de Estágio Probatório. 2010. Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Avaliação de Estágio Probatório. 2010. Universidade Estadual do Ceará.
SERPA, A. S.. Banca Examinadora do processo seletivo para contratação de professor substituto no setor de estudos de literatura da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), Edital n. 01/2005. 2005. Universidade Estadual do Ceará.
Orientou
Um olhar sobre o cotidiano: a revelação do sublime na poesia de Manuel Bandeira; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Literatura Fantástica: o tradicional, o contemporâneo e o estranho em discussão; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Língua Portuguesa e Lit; Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
A Casa dos Budas Ditosos e a origem da Literatura erótico-romântica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Língua Portuguesa e Lit; Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Corda Bamba e Meu Amigo Pintor: uma leitura da vida, da morte e da arte; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Teatro em sala de aula: um texto multidisciplinar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
A intertextualidade nos contos de fadas; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Riobaldo: o ser(tão) como um crocodilo num rio de mulheres; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Arte e Devir: o encontro da criança com o mundo na obra O Meu Amigo Pintor; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
A Mulher que Matou os Peixes: um estudo sobre funções, personagem e foco; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Ana C; : um diálogo entre a obra poética e a correspondência; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Senhora e Bel-Ami: um diálogo entre a resistência da bela e a evolução da fera; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Poesia na escola: um espaço para o sabor e o saber; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização do Ensino da Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Implicações didáticas de leituras de textos literários; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Leitura Literária X Temas Tansversais; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
A importância da poesia no ensino fundamental II; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
A situação do texto poético na escola; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
A importância do lúdico na poesia: jogos e brinquedos; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Analfabetismo funcional: uma condição a ser superada; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Fábula: um gênero textual para a formação do leitor crítico; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
O livro didático da 1a; série do ensino fundamental; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Uma leitura de "A fada que tinha várias idéias"; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
A poesia infantil; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
A Poética de Quintana: Uma Análise Intertextual de a Rua dos Cataventos e Canções; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Mulher e natureza: perfis femininos e suas relações com o meio em aves de arribação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Tendências fantásticas e impressionistas em Lygia Fagundes Telles: uma análise dos contos Emanuel, Lua Crescente em Amsterdã e Noturno Amarelo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Mar e mulher: uma análise de personagens femininas de Moacir C; Lopes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
A palavra e a dança: a poesia de Adélia Prado como elemento de construção coreográfica no espetáculo de dança contemporânea Vagarezas e Súbitos Chegares; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Lygia Freudiana; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
O Tecido do Corpo na Escritura de Hilda Hilst; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Mia Couto: civilização, sujeito e imaginário social no conto O Embondeiro que Sonhava Pássaros; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
A trajetória literária de Ferreira Gullar; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
As Gaiolas que Libertam Palavras; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Leitura e Identidade: um passeio pelo território dos sons, cores, movimentos e palavras; 2005; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Teatro Infantil: a teoria na prática; 2003; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Blogs e Zines; 2003; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
As Faces do Maravilhoso nas "Mil e uma Noites"; 2003; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Arminda Silva de Serpa;
Produções bibliográficas
-
SERPA, A. S. . O Mar e a Palavra. 1. ed. Fortaleza: Imprece, 2011. v. 1. 71p .
-
SERPA, A. S. . Lições sobre asas e abismos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar. 1ª. ed. Fortaleza: Imprece, 2009. v. 500. 172p .
-
SERPA, A. S. . A OBSCENA SENHORA D. E A LIÇÃO DE AMURO: "A PAREDE (LE MUR) SEMPRE PODE SERVIR DE ESPELHO (MURROIR)".. In: Diego Alves Holanda. (Org.). Saberes em Educação. 1ed.FORTALEZA: FGG, 2018, v. , p. 25-34.
-
SERPA, A. S. . Lyigia Fagundes Telles e a estrutura da bolha de sabão. A Mulher na Literatura: criadora e criatura. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2010, v. , p. -.
-
SERPA, A. S. . O Guarani. In: VIEIRA, Solange Kate. (Org.). Literatura no Vestibular: estudo dos livros da UFC. 3eded.Fortaleza: Edições Livro Técnico, 2007, v. , p. 33-41.
-
SERPA, A. S. . Notas sobre o Encantamento. In: SILVA, Odalice de Castro; PORTELA, Otávio Rios; MOREIRA, Renata. (Org.). Problemas e Perspectivas: estudos de literatura. 01ed.Fortaleza: Programa de Pos-graduação em Letras da UFC (PPGL-UFC), 2006, v. CD, p. 48-58.
-
SERPA, A. S. . O Guarani: o rumor da selva no rumor da língua. In: VIEIRA, Solange Kate. (Org.). Literatura no Vestibular: estudo dos livros da UFC. 2ed.Fortaleza: 7 Sois, 2006, v. 02, p. 33-40.
-
SERPA, A. S. . Hemingway: a ficção e as imagens da vida. In: FIÚZA, Regina Pamplona. (Org.). Literatura Universal. 01ed.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2005, v. 01, p. 263-269.
-
SERPA, A. S. . Palimpsesto: relâmpalgos da memória. In: VIEIRA, Solange Kate. (Org.). Literatura no Vestibular: estudo dos livros da UFC. 01ed.Fortaleza: Imprece/ 7 Sóis, 2005, v. 01, p. 33-41.
-
SERPA, A. S. . Café das Artes. Café das Artes, Fortaleza, 15 jun. 2000.
-
SERPA, A. S. . Contexto. Língua,literatura e sociedade, Fortaleza-Ce, 15 jul. 1990.
-
SERPA, A. S. . Murilo Mendes : sombra e luz de um ritmo. In: Encontro Literários Moreira Campos, 2002, Fortaleza - CE. Murilo Mendes : sombra e luz de um ritmo, 2002.
-
SERPA, A. S. . Brinquedo de Palavras. In: XV ENEL, 1995, Esprírito Santo. Livro de Resumos, 1995.
-
SERPA, A. S. . A ordem do discurso: língua, pele e voz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Ana Cristina César: anjo que registra o impossível do real (um flash e outro da felicidade). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Sentido único e contra mão: o trânsito entre cidade e escrita. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Por que ainda poesia?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Lições sobre asas e abismos:uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Dôra, Doralina: um nome, a dor, o outro, a flor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Ferreira Gullar e o Poema Sujo: a cidade em texto e tela. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Lygia Fagundes Telles: a estrutura da bolha de sabão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Hemingway: a ficção e as imagens da vida. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Via crucis do corpo: as rasuras da fala. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Arte: o húmus da humanidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Na Próxima Estação - uma Ficção em Trânsito. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SERPA, A. S. . Murilo Mendes: Sombra e luz de um ritmo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Antropofagia: a poética do riso. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Arte: O Húmus da Humanidade. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . A presença de arquétipos na obra de Gibran Khalil. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SERPA, A. S. . Apresentação do livro "Reminiscências". Fortaleza, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
SERPA, A. S. ; ALMEIDA, Josaíde de. . Poesia ao Luar. 2020. (Editoração/Livro).
SERPA, A. S. ; TEY, L. . SEMIÓTICA: ENIGMAS DO INDIVIDUO E DA SOCIEDADE. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SERPA, A. S. . Projeto Novo Vertibular. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SERPA, A. S. . Homenagem ao centenário de nascimento de Mário Quintana com o Grupo Olho de Boto e Grupo de Teatro do Cefet. 2006 (Organização de Recital de Poesia: homenagem a Mário Quintana).
SERPA, A. S. . Coordenação do grupo Olho de Boto (grupo de estudo sobre texto literário e suas manifestações sonoras, teatrais e sociais). 2006 (Coodenação de Grupo de Estudo) .
Prêmios
2010
Prêmio Literário para Autor Cearense 2010, Secretaria de Cultura do Ceará - SECULT.
2008
Prêmio de Literatura do Edital das Artes 2007, Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza - FUNCET.
2007
Membro da Academia Feminina de Letras do Ceará, Academia Feminina de Letras do Ceará - AFELCE.
1993
II Festival Universitário de Cultura, Universidade Federal do Ceará - UFC.
1987
Concurso Literário Villa-Lobos, .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades. , Avenida Luciano Carneiro 345, Fátima, 60410690 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (085) 31012030, URL da Homepage:
Experiência profissional
2000 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
2013 - 2015
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora do Curso de Letras
Atividades
-
01/2013
Direção e administração, Centro de Humanidades.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Semiótica Aplicada à Literatura e Áreas Afins.
-
07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades.,Cargo ou função, Membro da Comissão Própria de Avaliação -CPA.
-
01/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de monografia, Literatura Brasileira IV, Projeto Especial IV (O texto Poético: múltiplos olhares, Literatura Comparada
-
01/2003
Ensino, Especialização do Ensino da Literatura Brasileira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Literatura Infanto-Juvenil, Metodologia do Ensino: Projetos, O texto literário no Ensino Médio, O texto literário nos Ensinos Fundamental e Médio, Seminários
-
07/2014 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades.,Cargo ou função, Membro da Comissão Própria de Avaliação..
-
03/2011 - 03/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Cargo ou função, Membro do Centro de Humanidades- CH da Câmara de Extensão da Pró - Reitoria PROEX..
-
09/2008 - 09/2012
Direção e administração, Centro de Humanidades.,Cargo ou função, Vice-diretora do Centro de Humanidades da UECE..
-
09/2008 - 09/2012
Direção e administração, Centro de Humanidades.,Cargo ou função, Vice-diretora do Centro de Humanidades - UECE.
-
01/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE).,Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE).
-
01/2007
Direção e administração, Coordenadoria de Pós-Graduação, Especialização em Literatura e Semiótica - Universidade Estadual do Ceará.,Cargo ou função, Vice-coordenadora de Curso de Especialização em Literatura e Semiótica.
-
01/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho do Centro de Humanidades (CONCEN-CH).,Cargo ou função, Membro do Conselho do Centro de Humanidades.
-
09/2009 - 10/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Humanidades, Pró-reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Comissão para Reformular a Resolução n 2076/1998.
-
01/2006
Direção e administração, Centro de Humanidades.,Cargo ou função, Coordenadora de Produção Científica do Centro de Estudos da Linguagem (CEL).
-
01/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Brasileira Conto, Literatura Brasileira Romance, Literatura Comparada, Projeto Especial: O Texto Literário (Subjetividade e Intertextualidade), Semântica e Pragmática
-
01/2004
Direção e administração, Centro de Humanidades.,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Literatura.
-
01/2000
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estilística, Literatura Infantil, Filologia Portuguesa II, Literatura Brasileira IV, Literatura Brasileira III, Literatura Brasileira II, Literatura Brasileira I
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Arminda Silva de Serpa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?