Edson Roberto Teramoto

possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é coordenador de certificação agrícola do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola. Tem experiência na área de fitotecnia, manejo agrícola em diversas culturas como café e cana-de-açúcar e certificação agrícola sócio-ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Fitotecnia

1999 - 2003

Universidade de São Paulo
Ano de obtenção: 2003;

Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)

1990 - 1994

Universidade de São Paulo
Igo Fernando Lepsch.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Bacia hidrográfica; relações solo e paisagem; levantamento de solos; Geomorfologia; pedologia.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos. Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.

Graduação em Engenharia Agronômica

1986 - 1990

Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2000 - 2000

Utilização de sistemas de aquisição de dados na Ex. (Carga horária: 48h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Manejo e Tratos Culturais.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Certificação sócio-ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pablo Vidal-Torrado

TERAMOTO, E. R.VIDAL-TORRADO, P.; ESPÍNDOLA, C. R.;LEPSCH, Igo Fernando. Relações Solo, Substrato geológico e superfícies geomórficas na microbacia do Ribeirão Marins (Piracicaba, SP). 1995. Dissertação (Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Durval Dourado Neto

TERAMOTO, E. R.DOURADO NETO, DurvalCOSTA, J. D.FAVARIN, J. L.. Exame geral de qualificação (Doutorado). 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Fitotecnia) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Antonio Rochelle

Estágio supervisionado na Áre ade Botânica; 1988; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Botânica) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Usp; Orientador: Luiz Antonio Rochelle;

Marcos Silveira Bernardes

Avaliação e aplicação de modelos de estimativa de produção de cana-de-açúcar (Saccharum spp) baseados em parâmetros do solo e do clima; 2003; Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Marcos Silveira Bernardes;

Igo Fernando Lepsch

Relações Solo, Substrato Geológico e Superfícies Geomórficas Na Microbacia do Ribeirão Marins ( Piracicaba, Sp ); 1995; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas)) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Igo Fernando Lepsch;

Pablo Vidal-Torrado

Métodos para representação do relevo em projetos conservacionistas e de planejamento do uso da terra; 1990; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; Orientador: Pablo Vidal Torrado;

Pablo Vidal-Torrado

Método de campo para estudo do sistema radicular de culturas de café e citrus; 1990; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz; Orientador: Pablo Vidal Torrado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COOPER, M. ; VIDAL-TORRADO, P. ; TERAMOTO, E. R. . COOPER, M., TERAMOTO, E. R., VIDAL-TORRADO, P. et al. Aprendendo a classificar solos com os índios Kayapó.. Scientia Agricola , v. vol.62, p. p.604-606, 2005.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola. , R. Chico Mendes, 185, Agronomia, 13400-970 - Piracicaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 411, Telefone: (019) 34144015, Ramal: 231, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de certificação Agrícola, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Instituição com trabalho em certificação Florestal e Agricola, credenciado no Brasil pelos selos FSC (Forest Stewardship Council) na área florestal e Rainforest Aliance na área agrícola. Atua como Coordenador do Programa de Certificação Agrícola, coordena corpo de auditores técnicos, desenvolve projetos de qiualidade (ISO65), participa com suporte técnico para aprimoramento da Norma Internacional para Agricultura Sustentável para o Brasil em diversas culturas. Atualmente cana-de-açúcar é novo desafio.

    Atividades

    • 11/2006

      Serviços técnicos especializados , Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, .,Serviço realizado, Certificação agrícola Sócio-ambiental.

  • 2004 - 2005

    Canavialis

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Agrícola, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Empresa de genética, biotecnologia e produção de mudas de cana-de-açúcar. Coordenou Fazendas Experimentais em São Paulo e Paraná, em atividades gerenciais e agronômicas. Auxiliou no atendimento a clientes e na logística de entregas de mudas acompanhando o plantio de viveiros de cana-de-açúcar. Responsável pela operacionalização do Programa de Melhoramento de Cana-de-açúcar.

    Atividades

    • 11/2004 - 04/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Canavialis, .,Linhas de pesquisa

  • 2003 - 2003

    Usina Açucar Guarani

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Empresa do setor sucro-alcooleiro. Trabalhou como agrônomo em projeto sistematização de áreas para colheita mecânica e de conservação de solos para cana-de-açúcar, Olímpia, SP.

    Atividades

    • 03/1996 - 11/1996

      Serviços técnicos especializados , Usina Açucar Guarani, .,Serviço realizado, Sistematização e conservação de solos.

  • 1997 - 2004

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Engenheiro Agrônomo gerente do Campo Experimental do Departamento de Produção Vegetal. Coordena atividades administrativas, técnicas, operacionais e de pesquisa. Responsável por equipe de 19 funcionários, infra-estrutura, máquinas, implementos e equipamentos especiais de pesquisa

    Atividades

    • 04/1997

      Outras atividades técnico-científicas , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Departamento de Agricultura.,Atividade realizada, coordenação e gerenciamento da atividades do campo experiemental do Departamento de Agricultura.

    • 04/1997 - 11/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, .,Linhas de pesquisa