Kátia Carvalho da Silva

Possui Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Ciência da Literatura, na área Literatura Comparada (2011). Mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Ciência da Literatura, na área de Teoria da Literatura (2001). Especialização pela Pontifícia Universidade Católica- PUC/BH- em Literatura Brasileira (1994). Graduação em Letras pela FAHUPE, Faculdades de Humanidades Pedro II (1990). Atualmente é professora adjunta na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- UEMASUL e docente permanente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras ? Curso de Mestrado em Letras/ UEMA, área de concentração: Teoria Literária . Pesquisadora do grupo GELITI (Grupo de Estudos Literários e Imagéticos). Áreas de interesse e experiência: Literatura e Adaptação Cinematográfica, Literatura Brasileira Contemporânea, Teoria Literária e Literatura e Ensino.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)

2007 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A imagem da palavra e a palavra da imagem: urdiduras do olhar em Lavoura Arcaica
Frederico Augusto Liberalli de Góes. Palavras-chave: Romance Contemporâneo Adaptação cinematográfica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Interpretação Cinematográfica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Interpretação Cinematográfica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, K. C. ; SANTANA, G. F. . III Colóquio: No poema e na canção fala a Lira ao Coração. 2014. (Outro).

SILVA, K. C. ; SANTANA, G. F. . X Semana de Letras. 2013. (Outro).

SILVA, K. C. ; SANTANA, G. F. . I Colóquio - NELLCINE : "O cinema de Nelson Rodrigues". 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ABRALIC.Relações Dialógicas em Lavoura Arcaica. 2018. (Simpósio).

Congresso Nacional de Educação UEMA/CESI.Do romance "Estorvo", de Chico Buarque, ao filme homônimo de Ruy Guerra: uma proposta de leitura e ensino. 2012. (Outra).

II Colóquio Nacional "Literatura, Linguagem e Outros Saberes".Lavoura do olhar: algumas pistas da enunciação. 2012. (Outra).

XVII Semana interdisciplinas de Estudos Anglo-Germânicos.Da experiência literária ao cinema: reflexões sobre o narrador. 2012. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Malthus Gonçalves Medeiros

CORREA, D. M.; AMORIM, M. A.;SILVA, K. C.. Revedecer em si: a poesia da significação em Manoel de Barros. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Igor Pablo Mendonça Dutra

LOBATO, A. T. M.;SILVA, K. C.; FEITOSA, M. M. M.. A poética espacial de Zé Ramalho. 2018.

Aluno: Márcia Maria da Conceição Carvalho

SILVA, K. C.; SANTANA, G. F.; LOBATO, A. T. M.. Às bordas do Leite Derramado: as nuances veladas de Matilde. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Eronilde dos Santos Cunha

SANTANA, G. F.;SILVA, K. C.; RIBEIRO, M. F. M.. Tessituras narrativas em (re)contos afrocentrados: um olhar sobre insubmissas personagens de Conceição Evaristo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Maria Aparecida Conceição Mendonça Santos

BORRALHO, J. H. P.; COSTA, M. I. A.;SILVA, K. C.. A linguagem proibida dos romances naturalistas: um estudo sobre o corpo e a sexualidade feminina nos romances "O homem " e " A carne". 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Deivanira Vasconcelos Soares

Gilberto Freire de Santana; ROCHA, R. F.;SILVA, K. C.. Aflições da lida com tempo: sutilezas e transmutação de Abril Despedaçado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: André Alves da Conceição Oliveira

SANTANA, G. F.;SILVA, K. C.. De olhos e dedos: uma análise da dimensão estética/narrativa do game Ico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Jayana Sousa da Costa

SOUSA, J. F. M.;SILVA, K. C.; PIRES, R. M. C.. A família e a sociedade na peça Os sete gatinhos, de Nelson Rodrigues. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Jael Martins de Sales

COUTINHO, A. S.;SILVA, K. C.; SANTANA, G. F.. A busca pela fama no vídeo Bad Romance, de Lady Gaga. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Caroline Megg Silva Torquato e Sara Gabriela Silva Vieira

COUTINHO, A. S.;SILVA, K. C.. A esperança cativa da Severa Vida Severina em João Cabral de Melo Neto. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Gilberto Freire de Santana;SILVA, K. C.. Concurso para Teoria Literária. 2018. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.

SILVA, K. C.; LORIO, P. S. L.; ALMADA, F. A. C.. Banca de seleção para professor efetivo de Literatura Portuguesa. 2012. Universidade Estadual do Maranhão.

ASSIS, E. C. P.;SILVA, K. C.; SANTANA, F.. Banca para seleção de Mestrado. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Edmundo Bouças Coutinho

COUTINHO, L. E. B.. Tensão e imagem: um olhar decadentista em A navalha na carne. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Geysa Silva

SILVA, G.; COUTINHO, L. E. B.; DUARTE, S. M.. Tensão e imagem: um olhar decadentista em A navalha na carne. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.

Danielle dos Santos Corpas

GOES, F.; PAOLI, F.; ROCHA, R.; ALKIMIN, M.;CORPAS, D. A imagem da palavra e a palavra da imagem: urdiduras do olhar em "Lavoura arcaica". 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Danielle dos Santos Corpas

CORPAS, D; GOES, F. A. L.; ROCHA, R. F.. A imagem da palavra e a palavra da imagem: urdiduras do olhar em "Lavoura arcaica". 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marcelo Baldin Nodari

Análise e readequação do poema romântico "O Corvo", de Edgar Allan Poe,à perspectiva da estática simbolista; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Márcia Maria da Conceição de Carvalho

Às bordas do Leite Derramado: o protagonismo velado de Matilde; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Ilka Vanessa Meireles Santos

O empoderamento feminino presente nas obras de José Alencar e Raquel de Queiroz: um estudo das personagens Aurélia e Conceição; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Saulo Lopes de Sousa

Capitu ? A voz de Dom Casmurro: Ressaca e Obliquidade de uma adaptação; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);

Ismar Roberto de Souza Silva

Análise da telenovela Gabriela; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Estado do Maranhão; (Orientador);

Myrtes Dayse Silva Gomes

DO SERTÃO: ESTUDO DO ESPAÇO E DO AMBIENTE DO POEMA E DO DESENHO ANIMADO MORTE E VIDA SEVERINA; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Estado do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Marisa Cristina Rocha Alves

Estudo das personagens do poema e do desenho animado Morte e Vida Severina; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Estado do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Kezia da Silva Calixto

Narrativa machadiana: estudo do enredo do desenho animado Um apólogo; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Estado do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

Saulo Lopes de Sousa

Obliquidade do olhar que espia: Sendas do narrador contemporâneo; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão,; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

FRANCISCA LINDALVA LOPES CORRÊA

Senhora dos Afogados: a Electra rodrigueana; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Wanderléia Bandeira Pires

A maldição do sangue, a ruína e a saudade da perfeição de Edgar Alan Poe; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Antonia de Fátima Mendes Gomes

A presença do fantástico na obra "O retrato de Dorian Gray"; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Katya Keyla Santana Sousa

A presentificação mitológica e magicorealista entranhada no conto; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Luciene Pinheiro Lucena

A subversão do mito do eldorado em "Vidas Secas"; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Eronilde dos Santos Cunha

Almira e Alice: a resposta diante da falta; Um abordagem psicanalítica; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Joanires Maria dos Santos

Eros e Psiquê em A bela e a Fera; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Izabel Coutinho Macedo

Eros em interdito; Uma leitura clariceana; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Rosângela Ferreira Melo

Solfiere, o pigmaleão gótico "Nas noite de Roma"; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Marlene Costa Garcêz

O conto "Questão de família", de Dalton Trevisan, sob a ótica freudiana; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Ana Maria Carneiro Araújo

Os caminhos Labirínticos da alma humana; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Ivonete Nascimento Delgado

Teorema de Herbeto Helder: uma revisitação do mito de Inês de Castro; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Francisco de Assis Alves Monteiro

Teoria da recepção: a valorização do sujeito-leitor; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Maria do Socoro Mendes

Leitura Comparada de "A confissão de Lúcio e "De olhos bem fechados" numa perspectiva decadentista; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Janete Jane Aranha de Oliveira

Teoria da recepção: a reação dos leitores do universo rodrigueano; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Perspectivas Críticas da Literatura) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Dayane do Nascimento Brito Melo

Uma leitura do Realismo Mágico de Murilo Rubião; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Região Tocantina do Estado do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Maria de Fátima Rodrigues Barbosa

Faces do Feminino em Aurélia Carmargo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Deivanira Vasconcelos Soares

Entre Máscaras e Sentimento - Aspectos do trágico em Palhaço da boca verde; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Bruna Polyana Pereira Lima

A decadência da cultura dos Engenhos em Fogo Morto de José Lins do Rego; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Géssika de Morais Pereira

A decadência da cultura dos Engenhos em Fogo Morto de José Lins do Rego; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Josimar Lopes de Messias

As vozes do cordel na música nordestina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Camila Meneses Gomes

O feminino em ?Vidas Secas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Caroline Silva Bezerra

O feminino em ?Vidas Secas?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Christine Lorena Silva Morais e Maria Leonarda Alves Barros

Desvelando Diálogos Intertextuais em Desenredo, de João Guimarães Rosa; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Welbson Carlos Sousa Neres

Porções do Literário no fazer da Pequena Companhia de Teatro; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Kátia Carvalho da Silva Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Edmundo Bouças Coutinho

Tensão e imagem: um olhar decadentista em A navalha na carne; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Luiz Edmundo Bouças Coutinho;

Frederico Augusto Liberalli de Goes

A Imagem da Palavra e a Palavra da Imagem: Urdiduras do Olhar em Lavoura Arcaica; 2011; Tese (Doutorado em Ciância da Literatura) - Faculdade de Letras UFRJ,; Orientador: Frederico Augusto Liberalli de Goes;

Roberto Ferreira da Rocha

A imagem da palavra e a palavra da imagem: urdiduras do olhar em Lavoura Arcaica; 2011; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Roberto Ferreira da Rocha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUSA, S. L. ; SILVA, K. C. . Olhares oblíquos sobre Capitu: uma leitura da subversão exotópica /. Revista Letras Raras , v. 8, p. 112-130, 2019.

  • SILVA, K. C. . Tecer e Destecer: uma porção da experiência poética de Orides Fontela. Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea , v. 16, p. 123-140, 2016.

  • SILVA, K. C. ; SANTANA, G. F. . Ser e Aparência. PESQUISA EM FOCO (UEMA) , v. 20, p. 110-126, 2015.

  • SILVA, K. C. . LAVOURA ARCAICA: UMA VOZ ENTRE SILÊNCIOS, SUSSURROS E REPETIÇÕES. REVISTA GARRAFA (PPGL/UFRJ) , v. 1, p. 89-92-92, 2013.

  • SILVA, K. C. . O doar-se do ser e tempo em Lavoura Arcaica. Tempo Brasileiro , v. único, p. 71-84, 2007.

  • SILVA, K. C. . Tensão e Imagem: um olhar decadente em A Navalha na Carne. Littera (UFMA) , v. único, p. 91-110, 1999.

  • SILVA, K. C. ; Gilberto Freire de Santana (Org.) ; ROCHA, R. F. (Org.) ; COUTINHO, A. S. (Org.) . Plural: Singularidades literárias. 1. ed. São Luís/ Imperatriz: Editora UEMA/ Ética Editora, 2015. v. 1. 160p .

  • SILVA, K. C. ; SANTANA, G. F. (Org.) ; SOUSA, S. L. (Org.) ; SOARES, D. V. (Org.) . Entre4laços. 1. ed. São Luís/Imperatriz: Editora UEMA/ Ética Editora, 2015. v. 1. 205p .

  • SANTANA, G. F. ; SILVA, K. C. . Do livro-peça-quadro à imagem: Refletindo sobre Crime Delicado. In: Emanoel César Pires de Assis; Solange Santana Guimarães Morais. (Org.). A pesquisa em letras: estudos e reflexões. 1ªed.São Luís: EDUEMA, 2017, v. 1, p. 203-229.

  • SILVA, K. C. . . UM OLHAR DECADENTISTA EM A NAVALHA NA CARNE: REFLETINDO SOBRE O ESPAÇO. In: Joseane Maia Santos Silva (SILVA, J. M. S.),Silvana Maria Pantoja dos Santos (SANTOS, S. M. P.). (Org.). Literatura em diálogo: memória, cultura e subjetividade. 2ªed.São Luís: EDUEMA, 2016, v. 1, p. 241-275.

  • SILVA, K. C. ; SANTANA, G. F. ; LOBATO, A. T. M. ; CORREA, D. M. ; ASSIS, E. C. P. ; MENDES, A. M. ; SANTANA, F. ; SILVA, J. M. S. ; BORRALHO, J. H. P. ; COSTA, M. I. A. ; FURTADO, M. S. A. ; SANTOS, S. M. P. . UM OLHAR DECADENTISTA EM A NAVALHA NA CARNE: REFLETINDO SOBRE O ESPAÇO. In: Joseane Maia Santos Silva; Silvana Maria Pantoja dos Santos. (Org.). Literatura em diálogo: memória, cultura e subjetividade. 1ªed.São Luís: Editora da UEMA, 2015, v. I, p. 241-275.

  • SILVA, K. C. . Veredas do Narrador Contemporâneo. In: Gilberto Freire de Santana; Kátia Carvalho da Silva Rocha. (Org.). Entre4laços. 1ed.São Luís/Imperatriz: Editora UEMA/ Ética Editora, 2015, v. 1, p. 51-90.

  • SILVA, K. C. . A lavoura do olhar: algumas pistas da enunciação. In: Gilberto Freire de Santana; Kátia Carvalho da Silva Rocha. (Org.). Plural: Singularidades Literárias. 1ed.São Luís/Imperatriz: Editora UEMA/ Ética Editora, 2015, v. 1, p. 60-86.

  • SILVA, K. C. . O doar do Ser e Tempo em Lavoura Arcaica. In: 13º Encontro Socine, 2009, São Paulo. O doar do Ser e Tempo em Lavoura Arcaica, 2009.

  • SANTANA, G. F. (Gilberto Freire de Santana) ; SILVA, K. C. . Do romance "Estorvo", de Chico Buarque, ao homônimo filme de Ruy Guerra: uma proposta de leitura e ensino. In: II Congresso Nacional de Educação: Inclusão, Ensino e Aprendizagem, 2012, Imperatriz. Do romance "Estorvo", de Chico Buarque, ao homônimo filme de Ruy Guerra: uma proposta de leitura e ensino, 2012.

  • JESUS, W. S. ; SILVA, K. C. . Práticas de Ensino da Literatura Infantil nas séries iniciais. In: Jornada de Extensão, 2012, São Luís. Práticas de Ensino da Literatura Infantil nas séries iniciais. São Luís: EDUEMA, 2012. v. 01. p. 17-132.

  • SOUSA, S. L. ; SILVA, K. C. . SOB OLHOS DE RESSACA: A imagem da escrita em Capitu. REVISTA GARRAFA (PPGL/UFRJ) , 2019.

  • SILVA, K. C. . Lavoura Arcaica: um tecido de múltiplos diálogos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. C. ; ROCHA, R. F. . A Falecida: Leon Hirszman lê Nelson. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. C. ; ROCHA, R. F. . A Falecida : Leon Hirszman lê Nelson Rodrigues. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. C. . O tecer e o destecer: refletindo uma porção da experiência poética de Orides Fontela. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. C. . Ácidas vozes da finitude: uma leitura de 'Fim', de Fernanda Torres. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. C. . Ensino: base da pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, K. C. ; SANTANA, G. F. (Gilberto Freire de Santana) . DO LIVRO-PEÇA-QUADRO À IMAGEM: REFLETINDO SOBRE ?CRIME DELICADO'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. C. . Da experiência literária ao cinema: reflexões sobre o narrador. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTANA, G. F. (Gilberto Freire de Santana) ; SILVA, K. C. . Do romance "Estorvo", de Chico Buarque, ao filme homônimo de Ruy Guerra: uma proposta de leitura e ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, E. K. V. ; SANTANA, K. K. ; SILVA, K. C. . O AMOR EM LÚCIA McCARTNEY: UM INTERCRUZAMENTO DAS LINGUAGENS FÍLMICA E LITERÁRIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, S. L. ; SILVA, K. C. . A ARCAICA TRADIÇÃO NA LAVOURA DO CORPO: REPRESENTAÇÃO DAS DANÇAS DE ANA, NO FILME LAVOURA ARCAICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CABRAL, A. C. S. ; SILVA, K. C. . ADAPTAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS NAS COMUNIDADES DO FACEBOOK. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, K. K. S. ; CARVALHO, V. A. ; SILVA, K. C. . DO CAOS AO TÁRTARO: A FORMAÇÃO COSMOGÔNICA SOB AS PERSPECTIVAS MÍTICAS GREGA E CHINESANA OBRA FÍLMICA O LIVRO DE CABECEIRA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MIRANDA, J. M. S. ; MONTEIRO, S. D. ; SILVA, K. C. . SERTANEJO UNIVERSITÁRIO: LIXO LINGUÍSTICO PSEUDO-CULTURAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. C. . DA ANÁLISE LITERÁRIA À COLCHA DE RETALHOS: PENSANDO SOBRE A APROPRIAÇÃO INDEVIDA DE TEXTOS DA INTERNET. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. C. . A lavoura do olhar: algumas pistas da enunciação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. C. . O doar-se do Ser e Tempo em Lavoura Arcaica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, K. C. . O duplo e as veredas do amor em. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, K. C. . Do trágico ao Mito de Orfeu: descaminhos do amor em "O palhaço da boa verde". 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, K. C. . Um olhar mítico do conto "A hora e a vez de Augusto Matraga". 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, K. C. . Tensão e imagem, um olhar decadente em "A navalha na Carne". 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, K. C. . Um olhar decadentista em. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, K. C. . Os desdobramentos do naturalismo no romance de 30. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, K. C. . O narrador em 'Lavoura Arcaica'. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, K. C. . Lendo e interpretando a poesia de João Cabral. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, K. C. . Como trabalhar o conto contemporâneo em sala de aula?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, K. C. ; SANTANA, G. F. . O uso da adaptação cinematográfica no ensino médio. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, K. C. . Do trágico ao mito de Orfeu: Veredas do amor em O palhaço da boca verde. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, K. C. . Um olhar mítico no conto "A hora e a vez de Augusto Matraga". 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, K. C. . Tensão e imagem, um olhar decadente em "A navalha na carne". 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, K. C. . Um olhar decadentista no filme "Morte em Veneza". 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    A ficção brasileira contemporânea, Descrição: Estudo e leitura da ficção de Raduan Nassar e outros escritores contemporâneos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Kátia Carvalho da Silva Rocha - Coordenador / Saulo Lopes de Sousa - Integrante / Gilberto Freire de Santana - Integrante / Márcia Maria da Conceição de Carvalho - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Permutas Estéticas, Descrição: ? Refletir sobre o fenômeno da adaptação de obras literárias para outros modos de produção ou mídias, buscando compreender e interpretar os sentidos gerados por este tipo de produção estética, que revitaliza os textos consagrados da literatura, sobretudo quando se constrói como retomada criativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Kátia Carvalho da Silva Rocha - Coordenador / Mônica Assunção Mourão - Integrante / Gilberto Freire de Santana - Integrante / Rute Maria Chaves Pires - Integrante / Roberto Ferreira da Rocha - Integrante / Andrea Teresa Martins Lobato - Integrante / Emanoel Cesar Pires de Assis - Integrante / José Henrique de Paula Borralho - Integrante / Maria Iranilde Almeida Costa - Integrante / Maria Sílvia Antunes Furtado - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A poesia contemporânea de Orides Fontela, Descrição: Leitura e análise de poemas de Orides Fontela, buscando assinalar os principais traços e temáticas desta poeta. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Kátia Carvalho da Silva Rocha - Coordenador / Saulo Lopes de Sousa - Integrante / Gilberto Freire de Santana - Integrante / Roberto Ferreira da Rocha - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Lendo Poema Sujo, Descrição: Leitura e interpretação de "Poema Sujo", de Ferreiro Gullar, a fim observar os principais marcas da escrita deste poema na obra citada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kátia Carvalho da Silva Rocha - Coordenador / Saulo Lopes de Sousa - Integrante / Gilberto Freire de Santana - Integrante / Rute Maria Chaves Pires - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - Atual

    Permutas Estéticas, Descrição: Refletir sobre o fenômeno da adaptação de obras literárias para outros modos de produção ou mídias, buscando compreender e interpretar os sentidos gerados por este tipo de produção estética, que revitaliza os textos consagrados da literatura, sobretudo quando se constrói como retomada criativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Kátia Carvalho da Silva Rocha - Coordenador / Gilberto Freire de Santana - Integrante / Mônica Assunção Mourão - Integrante / Eliana Kiara Viana Lima - Integrante / Saulo Lopes de Sousa - Integrante / Rute Maria Chaves Pires - Integrante / Andrea Teresa Martins Lobato - Integrante / Emanoel Cesar Pires de Assis - Integrante / Maria Iranilde Almeida Costa - Integrante / Maria Sílvia Antunes Furtado - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Permutas Estéticas, Descrição: Refletir sobre o fenômeno da adaptação de obras literárias para outros modos de produção ou mídias, buscando compreender e interpretar os sentidos gerados por este tipo de produção estética, que revitaliza os textos consagrados da literatura, sobretudo quando se constrói como retomada criativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Kátia Carvalho da Silva Rocha - Coordenador / Gilberto Freire de Santana - Integrante / Mônica Assunção Mourão - Integrante / Eliana Kiara Viana Lima - Integrante / Saulo Lopes de Sousa - Integrante / Rute Maria Chaves Pires - Integrante / Andrea Teresa Martins Lobato - Integrante / Emanoel Cesar Pires de Assis - Integrante / Maria Iranilde Almeida Costa - Integrante / Maria Sílvia Antunes Furtado - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Permutas Estéticas, Descrição: Refletir sobre o fenômeno da adaptação de obras literárias para outros modos de produção ou mídias, buscando compreender e interpretar os sentidos gerados por este tipo de produção estética, que revitaliza os textos consagrados da literatura, sobretudo quando se constrói como retomada criativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Kátia Carvalho da Silva Rocha - Coordenador / Gilberto Freire de Santana - Integrante / Mônica Assunção Mourão - Integrante / Eliana Kiara Viana Lima - Integrante / Saulo Lopes de Sousa - Integrante / Rute Maria Chaves Pires - Integrante / Andrea Teresa Martins Lobato - Integrante / Emanoel Cesar Pires de Assis - Integrante / Maria Iranilde Almeida Costa - Integrante / Maria Sílvia Antunes Furtado - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Permutas Estéticas, Descrição: Refletir sobre o fenômeno da adaptação de obras literárias para outros modos de produção ou mídias, buscando compreender e interpretar os sentidos gerados por este tipo de produção estética, que revitaliza os textos consagrados da literatura, sobretudo quando se constrói como retomada criativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Kátia Carvalho da Silva Rocha - Coordenador / Gilberto Freire de Santana - Integrante / Mônica Assunção Mourão - Integrante / Eliana Kiara Viana Lima - Integrante / Saulo Lopes de Sousa - Integrante / Rute Maria Chaves Pires - Integrante / Andrea Teresa Martins Lobato - Integrante / Emanoel Cesar Pires de Assis - Integrante / Maria Iranilde Almeida Costa - Integrante / Maria Sílvia Antunes Furtado - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Permutas Estéticas, Descrição: Refletir sobre o fenômeno da adaptação de obras literárias para outros modos de produção ou mídias, buscando compreender e interpretar os sentidos gerados por este tipo de produção estética, que revitaliza os textos consagrados da literatura, sobretudo quando se constrói como retomada criativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Kátia Carvalho da Silva Rocha - Coordenador / Gilberto Freire de Santana - Integrante / Mônica Assunção Mourão - Integrante / Eliana Kiara Viana Lima - Integrante / Saulo Lopes de Sousa - Integrante / Rute Maria Chaves Pires - Integrante / Andrea Teresa Martins Lobato - Integrante / Emanoel Cesar Pires de Assis - Integrante / Maria Iranilde Almeida Costa - Integrante / Maria Sílvia Antunes Furtado - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual da Região Tocantina do Estado do Maranhão, Departamento de Letras. , Rua Godofredo Viana, Centro, 65900000 - Imperatriz, MA - Brasil, Telefone: (99) 35252761

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Estadual da Região Tocantina do Estado do Maranhão

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: ADJUNTO III, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , UEMASUL, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2017 - 08/2017

      Outras atividades técnico-científicas , uerj, uerj.,Atividade realizada, Coordenação de GT na ABRALIC.