MARCELO ROCHA FERREIRA

Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico - UFMA, Graduação em Ciências Econômicas (1996). Especialista em Magistério Superior; Gestão Pública; T.I para Educadores e Gestão Empreendedora e Inovação. Foi Coordenador dos Cursos Técnicos da UemaNet no Polo de Codó de 2014 a 2018. Professor substituto no Centro de Estudos Superiores de Codó CECSD / UEMA nos anos 2008-2010; 2013-2014; 2017-2019. Diretor de Monitoramento e Avaliação Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação - SEMECTI de Codó-MA em 2018 e Coordenador de Avaliação Externa - SAEM / SEMECTI em 2019. Experiência na área de Tecnologia e Inovação, com ênfase em Educação. Pesquisa gênero na educação, Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) e coordenação pedagógica.

Informações coletadas do Lattes em 10/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico

2021 - 2023

Universidade Federal do Maranhão
Título: Análise da execução do Plano Mais IDH no município de São Francisco do Maranhão no eixo trabalho e renda com foco no Programa Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no período de 2015 a 2021, Ano de Obtenção: 2023
José de Ribamar Sá Silva.Coorientador: Welbson do Vale Madeira. Palavras-chave: Desenvolvimento.

Especialização em Administração Pública

2014 - 2016

Universidade Estatual do Maranhão
Título: Prática de gestão de inclusão digital para os gestores de escolas públicas do município de Codó
Orientador: Deuzimar Costa Serra

Graduação em História

2002 - 2023

Centro Universitário ETEP
Título: O Tibira oculto no currículo de História: por um ensino queer de histórias nas escolas maranhenses
Orientador: Cinthia Rocha da Silva

Especialização em Magistério Superior

1998 - 1999

Universidade Ceuma
Título: O perfil dos bacharéis em Ciências Econômicas do Centro de Ensino Unificado do Maranhão - CEUMA
Orientador: Leônidas Lopes da Silva

Graduação em Ciências Econômicas

1992 - 1996

Universidade Ceuma

Formação complementar

2012 - 2012

Gestores de Polos. (Carga horária: 360h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

2009 - 2010

MBA em Gestão e Ensino de Tecnologias da Informação, Comu. (Carga Horária: 360h). , Fundação Gomes de Sousa, FGS, Brasil. , Título: ANÁLISE DE SOFTWARE APLICADO AO PROJETO CETECMA NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA COMO AVANÇO EDUCACIONAL TECNOLÓGICO SOB A ÓTICA PEDAGÓGICA. , Orientador: Jaqueline Castro.

2007 - 2008

Tecnologia da Informação para Educadores. (Carga horária: 320h). , IEMA, IEMA, Brasil.

2006 - 2006

Informática na Educação: Teoria e Prática. (Carga horária: 150h). , IEMA, IEMA, Brasil.

2005 - 2006

Formação em Educação à Distância. (Carga horária: 200h). , IEMA, IEMA, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Gestão Escolar. (Carga horária: 160h). , IEMA, IEMA, Brasil.

2003 - 2004

Extensão universitária em Formação de Tutores. (Carga horária: 150h). , IEMA, IEMA, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Telecurso 2000. (Carga horária: 128h). , Fundação Roberto Marinho, FRM, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Gestão Empreendedora e inovação. (Carga horária: 396h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2001 - 2001

Magistério Superior. (Carga horária: 360h). , Associação de Ensino Superior, CEUMA, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Administração Pública. (Carga horária: 360h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Participação em eventos

X JOINPP - Jornada Internacional de Políticas Públicas.O CAZUMBÁ ESQUECIDO: a precarização de ações com foco em gênero no Plano Mais IDH no Maranhão. 2021. (Outra).

I Simposio Internacional de Inovação em Educação Superior.Práticas de inclusão digital para os gestores das escolas públicas do município de Codó-MA. 2017. (Simpósio).

7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. 2014. (Seminário).

II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO.A REPRESENTAÇÃO DO HOMOSSEXUAL NA LITERATURA BRASILEIRA. 2014. (Outra).

I Seminário Regional de Avaliação Diagnóstico sobre Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2014. (Seminário).

I Congresso Sobre Gênero, Educação e Afrodescendência: conquistas, experiencias e desafios. O CURSO DE POLITICAS PÚBLICAS EM GÊNERO E RAÇA: uma experiência da universidade federal do Maranhão, através do Núcleo de Educação à Distância. 2013. (Congresso).

III Semana de Educação Inclusiva.III Semana de Educação Inclusiva: "Direitos à Diversidade". 2013. (Seminário).

III Seminário de Educação Inclusiva: Direitos à Diversidade.Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. 2013. (Oficina).

Intersetorialidade do Progrma Bolsa Família do Estado do Maranhão.Intersetorialidade do Progrma Bolsa Família do Estado do Maranhão. 2013. (Seminário).

Semana Maranhense de Ciência e Tecnologia.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 21 a 27 de outubro. 2013. (Encontro).

1º Seminário Internacional Estado, Território e Desenvolvimento: contradições, desafios e perspectivas.REDE DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ACADÊMICO: a divulgação de trabalhos científicos pelos grupos de pesquisa dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMA e UEMA. 2012. (Seminário).

2ª Encontro de Coordenadores de Polos Presenciais dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec Brasil.2ª Encontro de Coordenadores de Polos Presenciais dos Cursos Técnicos da Rede e-Tec Brasil. 2012. (Encontro).

Colóquio Preparatório para o ENADE.Colóquio Preparatório para o ENADE. 2012. (Outra).

Encontro Anual de Gestores de Polo Ead UEMA. 2012. (Oficina).

ESUD2012 IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. O Curso de Mediação em EAD na Capacitação de Tutores: Uma experiência da UEMA Atrvès do Núcleo de Tecnologias para Educação.. 2012. (Congresso).

Formação de Administradores.Formatura dos alunos de Administração da FLATED. 2012. (Outra).

Formandos em Administração 2012.Homenageados como melhor educador pela turma de Administração - FLATED. 2012. (Outra).

I Forum Interdiciplinar da FAEME.Apresentação de trabalhos científicos com objetivo de insentivar a pesquisa.. 2012. (Outra).

I Forum Interdisciplinar FAEME.I Forum Interdisciplinar FAEME. 2012. (Simpósio).

II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Educação Tecnológica como forma de emancipação profissional e educacional: O projeto CETECMA no Município de Codó-MA. 2012. (Encontro).

I Simpósio do Curso de Administração do CESCD-EUMA.I Simpósio do Curso de Administração do CESCD-EUMA. 2012. (Simpósio).

I Simpósio do Curso de Administração do CESCD-UEMA.Informática para Administradores - TI. 2012. (Oficina).

IX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. O Curso de Mediação em EAD na capacitação de Tutores: Uma experiência da UEMA através do Núcleo de Tecnologia para Educação-UEMANET.. 2012. (Congresso).

TELEDUC.TELEDUC - Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2004. (Oficina).

Palestra sobre Autogestão (qualidade Total).Autogestão. 1995. (Encontro).

semana do ecomonista. 1995. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Nayana Vieira da Silva

FERREIRA, M. R.; MARTINS, C. W. S.. Análise da qualidade de vida no trabalho (QVT) dos agentes funerários do município de Codó - MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Estudos Superiores de Codó-MA.

Aluno: Ygo Rummenigge Azevedo Silva Costa

FERREIRA, M. R.; MARTINS, C. W. S.. A ética nas organizações: uma análise do modelo de gestão no contexto da Secretaria de Educação no municipio de Codó - MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Estudos Superiores de Codó-MA.

Aluno: Lunara Narryane de Sousa Costa

FERREIRA, M. R.; MARTINS, C. W. S.. A qualidade no atendimento varejista de calçados no municipio de Codó - MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Estudos Superiores de Codó-MA.

FERREIRA, M. R.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2015. Centro de Estudos Superiores de Codó.

FERREIRA, M. R.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2015. Centro de Estudos Superiores de Codó-MA.

FERREIRA, M. R.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2015. Centro de Estudos Superiores de Codó-MA.

FERREIRA, M. R.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.

FERREIRA, M. R.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.

FERREIRA, M. R.. Seletivo de contratação de professor substituto. 2014. Centro de Estudos Superiores de Codó.

FERREIRA, M. R.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto. 2013. Centro de Ensino Superior de Codo.

Orientou

Nomaira Oliveira Sousa da Silva

Gestão empresarial, reponsabilidade social e recursos humanos: enfoque em uma loja varejista em Codó - MA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Centro de Estudos Superiores de Codó-MA; Orientador: Marcelo Rocha Ferreira;

Francisco Átila Lima Sousa

A importância da logística na empresa: uma abordagem no grupo cimenteiro na região do Leste Maranhense; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Marcelo Rocha Ferreira;

Willian Sousa

Processo evolutivo do marketing: município de Codó - MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Marcelo Rocha Ferreira;

Maria Gracilene Cantanheide e Gealbsson Urquisa Viana

NOVAS REGRAS DE CONTABILIDADE PLICADA AO SETOR PÚBLICO E SUA APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Processos Gerenciais) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Marcelo Rocha Ferreira;

OSMAR JÚNIOR ALVES PIRES

APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS NO POVOADO SÃO BENEDITO - MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DESTINADA A EDUCAÇÃO E SAÚDE REFERENTE AO ANO DE 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Processos Gerenciais) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Marcelo Rocha Ferreira;

Manoel Messias Claudino dos Santos e Elizete M

dos Santos; COSTRUÇÃO DA FIDELIDADE AO CLIENTE DO BANCO DO BRASIL NO MUNICÍPIO DE PORÇÃO DE PEDRAS-MA EM 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Processos Gerenciais) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Marcelo Rocha Ferreira;

David Lafaelson S

Linhares e Elza Marques Silva; QUALIDADE DE VIDA E STRESS DOS FUNCIONÁRIOS DA GESTÃO PRIVADA DO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA: HOTELARIA, 2011; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Processos Gerenciais) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Marcelo Rocha Ferreira;

Maria Susane de S

Araújo e Valdirene Silva de Araújo; GESTÃO NO ATENDIMENTO COMERCIAL VAREJISTA DO MUNICÍPIO DE COROATÁ-MA EM 2011: Confecções; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Processos Gerenciais) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Marcelo Rocha Ferreira;

Reginalton de Oleveira Lima

Planejamento Estratégico em Vendas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Processos Gerenciais) - Faculdade Evangélica do Meio Norte; Orientador: Marcelo Rocha Ferreira;

MARCELO ROCHA FERREIRA

Riacho Água Fria: Presenvação e revitalização da nascente do Bairro Nova Jerusalem - Codó-MA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Administração) - Centro de Ensino Superior de Codo; Orientador: Marcelo Rocha Ferreira;

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, M. R. ; MARTINS, C. W. S. . A PANDEMIA CHEGOU E A BIBLIOTECA FECHOU: estratégias de busca na web em tempos de ensino remoto pelos discentes da UP IEMA Rio Anil. In: Dayse Marinho Martins. (Org.). ENSINO REMOTO/HÍBRIDO: desafios e possibilidades. 1ed.Santa Maria - RS: Arco Editores, 2021, v. , p. 21-38.

  • FERREIRA, M. R. ; ARAUJO, C. A. A. . IDENTIDADE E SEXUALIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: as problemáticas dos saberes de gênero e diversidade e as implicações na ação docente no Ensino Fundamental das Escolas Públicas Municipais de Codó ? MA. In: VI Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, 2014, Juiz de Fora - MG. Anais do VI Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade. Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014. v. 6. p. 871-888.

  • FERREIRA, M. R. ; MARTINS, C. W. S. . O CAZUMBÁ ESQUECIDO: a precarização de ações com foco em gênero no Plano Mais IDH no Maranhão. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FERREIRA, M. R. ; SERRA, D. C. ; ARAUJO, F. R. C. . Práticas de inclusão digital para os gestores das escolas públicas do município de Codó-MA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, M. R. ; ARAUJO, F. R. C. . Um estudo da aplicação do software Google Earth no ensino superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FERREIRA, M. R. ; ARAUJO, C. A. A. . Ferramentas de auxilio à Controladoria SIG: para uma maximização de resultados no processo de controle. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, C. W. S. ; FERREIRA, M. R. ; ARAUJO, C. A. A. . A representação do homossexual na literatura brasileia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, M. R. ; MARTINS, C. W. S. ; ARAUJO, C. A. A. . O CURSO GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM GÊNERO E RAÇA: uma experiência da Universidade Federal do Maranhão através do Núcleo de Educação a Distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, M. R. . Educação Tecnologica como forma de emancipação profissional e educacional: O projeto CETECMA no Município de Codó-MA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, M. R. . REDE DE INFORMAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ACADÊMICO: a divulgação de trabalhos científicos pelos grupos de pesquisa dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFMA e UEMA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FERREIRA, M. R. ; MARTINS, C. W. S. ; MATOS, H. T. . O CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD NA CAPACITAÇÃO DE TUTORES: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ATRAVÉS DO NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, M. R. . Trabalho Científico Mídias na Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

FERREIRA, M. R. . Comissão para estudo e atualização da Sistemática de Avaliação do Ensino e da Aprendizagem do município de Codó-MA. 2018.

FERREIRA, M. R. . Curso de Formação Científica. 2016. .

FERREIRA, M. R. . Oficina Informática para Administradores / TI. 2012. .

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - 2014

    II Semana do Administrador "Um novo olha sobre a Administração Contemporânea", Descrição: O Ciclo de Palestras Um olhar sobre a Administração Contemporânea , organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD tem por objetivo fornecer e contribuir na formação de acadêmicos da análise atual no contexto da Gestão Empresarial, diante da perspectiva de implementos das práticas tradicionais sob um novo olhar a Administração Contemporânea. Uma vez que: o engajado, participativo e informado, o novo administrador necessita de conhecimento multidisciplinar em sua formação para garantir seu espaço no mercado e para atuar de forma eficiente e responsável perante a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Um olhar sobre a Administração Contemporânea, Descrição: Pretende-se, com a construção desse modelo, mostrar a interferência de fenômenos de natureza sócio-politico-econômica na ocorrência de determinados problemas locais. Enfatizamos que para realização deste Projeto será de fundamental importância à colaboração de professores e alunos do Curso de Administração do CESCD/UEMA em parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), possibilitando o fomento à Pesquisa e a Extensão que, sem dúvida, vem ao encontro dos objetivos propostos neste Projeto. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Vida no Trânsito, Descrição: Este projeto contempla a temática: Semana de Ciência e Tecnologia de Codó: Vida no Trânsito, visando sensibilizar o público alvo 420 participantes, sendo: 150 alunos, 50 pais, 50 professores, 100 funcionários e 50 gestores das escolas municipais, 20 diretores de unidade de saúde, 100 motociclistas, com a participação dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Estudos Superiores de Codó CESCD/UEMA, de modo a refletir sobre a problemática do trânsito, incentivando mudanças de hábitos no espaço de curto, médio e longo prazo de forma a reduzir a morbimortalidade por causa externa, acidente de trânsito, responsável pelo alto investimento em saúde curativa, reabilitação, bem como, as causas de óbitos. Com esse propósito, o evento será realizado na segunda quinzena de outubro, culminando com a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão - 2014, no período de 13 a 18 de outubro de 2014, envolvendo parcerias, contando com o apoio da FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, conforme o Edital Nº 28/2014.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (90) Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    INFORVIDA: Inclusão digital aos idosos. Projeto de Inclusão Digital., Descrição: ATIVIDADE DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CODÓ-MA Com base na premissa de uma relação intrínseca entre a inclusão social e digital, o projeto buscou favorecer o conhecimento sustentado pelo espírito da cidadania e do potencial cognitivo, na medida em que o cidadão sai da condição de consumidor para a de produtor de conteúdo na rede. Com base nessa visão, o CES, oportuniza troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, com ênfase no público da educação básica da rede pública. Para isso disponibilizou sua infraestrutura de laboratórios de informática, bem como um monitor, para desenvolvimento de situações didáticas que utilizem as tecnologias digitais em prol da aquisição de novos conhecimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    II Semana do Administrador "Um novo olha sobre a Administração Contemporânea", Descrição: O Ciclo de Palestras Um olhar sobre a Administração Contemporânea , organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD tem por objetivo fornecer e contribuir na formação de acadêmicos da análise atual no contexto da Gestão Empresarial, diante da perspectiva de implementos das práticas tradicionais sob um novo olhar a Administração Contemporânea. Uma vez que: o engajado, participativo e informado, o novo administrador necessita de conhecimento multidisciplinar em sua formação para garantir seu espaço no mercado e para atuar de forma eficiente e responsável perante a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - Atual

    Um olhar sobre a Administração Contemporânea, Descrição: Pretende-se, com a construção desse modelo, mostrar a interferência de fenômenos de natureza sócio-politico-econômica na ocorrência de determinados problemas locais. Enfatizamos que para realização deste Projeto será de fundamental importância à colaboração de professores e alunos do Curso de Administração do CESCD/UEMA em parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), possibilitando o fomento à Pesquisa e a Extensão que, sem dúvida, vem ao encontro dos objetivos propostos neste Projeto. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Vida no Trânsito, Descrição: Este projeto contempla a temática: Semana de Ciência e Tecnologia de Codó: Vida no Trânsito, visando sensibilizar o público alvo 420 participantes, sendo: 150 alunos, 50 pais, 50 professores, 100 funcionários e 50 gestores das escolas municipais, 20 diretores de unidade de saúde, 100 motociclistas, com a participação dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Estudos Superiores de Codó CESCD/UEMA, de modo a refletir sobre a problemática do trânsito, incentivando mudanças de hábitos no espaço de curto, médio e longo prazo de forma a reduzir a morbimortalidade por causa externa, acidente de trânsito, responsável pelo alto investimento em saúde curativa, reabilitação, bem como, as causas de óbitos. Com esse propósito, o evento será realizado na segunda quinzena de outubro, culminando com a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão - 2014, no período de 13 a 18 de outubro de 2014, envolvendo parcerias, contando com o apoio da FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, conforme o Edital Nº 28/2014.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (90) Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    INFORVIDA: Inclusão digital aos idosos. Projeto de Inclusão Digital., Descrição: ATIVIDADE DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CODÓ-MA Com base na premissa de uma relação intrínseca entre a inclusão social e digital, o projeto buscou favorecer o conhecimento sustentado pelo espírito da cidadania e do potencial cognitivo, na medida em que o cidadão sai da condição de consumidor para a de produtor de conteúdo na rede. Com base nessa visão, o CES, oportuniza troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, com ênfase no público da educação básica da rede pública. Para isso disponibilizou sua infraestrutura de laboratórios de informática, bem como um monitor, para desenvolvimento de situações didáticas que utilizem as tecnologias digitais em prol da aquisição de novos conhecimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESCD/UEMA, Descrição: O I Seminário de Iniciação Científica do Centro de Estudos Superiores de Codó /UEMA, planejado e executado no período de 17 a 19 de junho é um evento integrante do Calendário Acadêmico da Instituição, oportunidade em que são apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de iniciação científica dos alunos do Curso de Administração do CESCD-UEMA. Os trabalhos apresentados foram avaliados por professores que integram o quadro docente do CESCD/UEMA e por professores convidados de outras Instituições que ao final do evento apontaram os que mais se destacaram, com base no mérito científico dentro de sua área do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Um olhar sobre a Administração Contemporânea, Descrição: Pretende-se, com a construção desse modelo, mostrar a interferência de fenômenos de natureza sócio-politico-econômica na ocorrência de determinados problemas locais. Enfatizamos que para realização deste Projeto será de fundamental importância à colaboração de professores e alunos do Curso de Administração do CESCD/UEMA em parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), possibilitando o fomento à Pesquisa e a Extensão que, sem dúvida, vem ao encontro dos objetivos propostos neste Projeto. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Vida no Trânsito, Descrição: Este projeto contempla a temática: Semana de Ciência e Tecnologia de Codó: Vida no Trânsito, visando sensibilizar o público alvo 420 participantes, sendo: 150 alunos, 50 pais, 50 professores, 100 funcionários e 50 gestores das escolas municipais, 20 diretores de unidade de saúde, 100 motociclistas, com a participação dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Estudos Superiores de Codó CESCD/UEMA, de modo a refletir sobre a problemática do trânsito, incentivando mudanças de hábitos no espaço de curto, médio e longo prazo de forma a reduzir a morbimortalidade por causa externa, acidente de trânsito, responsável pelo alto investimento em saúde curativa, reabilitação, bem como, as causas de óbitos. Com esse propósito, o evento será realizado na segunda quinzena de outubro, culminando com a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão - 2014, no período de 13 a 18 de outubro de 2014, envolvendo parcerias, contando com o apoio da FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, conforme o Edital Nº 28/2014.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (90) Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2014

    II Semana do Administrador "Um novo olha sobre a Administração Contemporânea", Descrição: O Ciclo de Palestras Um olhar sobre a Administração Contemporânea , organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD tem por objetivo fornecer e contribuir na formação de acadêmicos da análise atual no contexto da Gestão Empresarial, diante da perspectiva de implementos das práticas tradicionais sob um novo olhar a Administração Contemporânea. Uma vez que: o engajado, participativo e informado, o novo administrador necessita de conhecimento multidisciplinar em sua formação para garantir seu espaço no mercado e para atuar de forma eficiente e responsável perante a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    INFORVIDA: Inclusão digital aos idosos. Projeto de Inclusão Digital., Descrição: ATIVIDADE DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CODÓ-MA Com base na premissa de uma relação intrínseca entre a inclusão social e digital, o projeto buscou favorecer o conhecimento sustentado pelo espírito da cidadania e do potencial cognitivo, na medida em que o cidadão sai da condição de consumidor para a de produtor de conteúdo na rede. Com base nessa visão, o CES, oportuniza troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, com ênfase no público da educação básica da rede pública. Para isso disponibilizou sua infraestrutura de laboratórios de informática, bem como um monitor, para desenvolvimento de situações didáticas que utilizem as tecnologias digitais em prol da aquisição de novos conhecimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESCD/UEMA, Descrição: O I Seminário de Iniciação Científica do Centro de Estudos Superiores de Codó /UEMA, planejado e executado no período de 17 a 19 de junho é um evento integrante do Calendário Acadêmico da Instituição, oportunidade em que são apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de iniciação científica dos alunos do Curso de Administração do CESCD-UEMA. Os trabalhos apresentados foram avaliados por professores que integram o quadro docente do CESCD/UEMA e por professores convidados de outras Instituições que ao final do evento apontaram os que mais se destacaram, com base no mérito científico dentro de sua área do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    II Semana do Administrador "Um novo olha sobre a Administração Contemporânea", Descrição: ?O Ciclo de Palestras ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD tem por objetivo fornecer e contribuir na formação de acadêmicos da análise atual no contexto da Gestão Empresarial, diante da perspectiva de implementos das práticas tradicionais sob um novo olhar a Administração Contemporânea. Uma vez que: o engajado, participativo e informado, o novo administrador necessita de conhecimento multidisciplinar em sua formação para garantir seu espaço no mercado e para atuar de forma eficiente e responsável perante a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2014

    ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, Descrição: Pretende-se, com a construção desse modelo, mostrar a interferência de fenômenos de natureza sócio-politico-econômica na ocorrência de determinados problemas locais. Enfatizamos que para realização deste Projeto será de fundamental importância à colaboração de professores e alunos do Curso de Administração do CESCD/UEMA em parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), possibilitando o fomento à Pesquisa e a Extensão que, sem dúvida, vem ao encontro dos objetivos propostos neste Projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Vida no Trânsito, Descrição: Este projeto contempla a temática: Semana de Ciência e Tecnologia de Codó: Vida no Trânsito, visando sensibilizar o público alvo 420 participantes, sendo: 150 alunos, 50 pais, 50 professores, 100 funcionários e 50 gestores das escolas municipais, 20 diretores de unidade de saúde, 100 motociclistas, com a participação dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Estudos Superiores de Codó ? CESCD/UEMA, de modo a refletir sobre a problemática do trânsito, incentivando mudanças de hábitos no espaço de curto, médio e longo prazo de forma a reduzir a morbimortalidade por causa externa, acidente de trânsito, responsável pelo alto investimento em saúde curativa, reabilitação, bem como, as causas de óbitos. Com esse propósito, o evento será realizado na segunda quinzena de outubro, culminando com a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão - 2014, no período de 13 a 18 de outubro de 2014, envolvendo parcerias, contando com o apoio da FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, conforme o Edital Nº 28/2014.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (90) Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    INFORVIDA: Inclusão digital aos idosos. Projeto de Inclusão Digital., Descrição: ATIVIDADE DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CODÓ-MA Com base na premissa de uma relação intrínseca entre a inclusão social e digital, o projeto buscou favorecer o conhecimento sustentado pelo espírito da cidadania e do potencial cognitivo, na medida em que o cidadão sai da condição de consumidor para a de produtor de conteúdo na rede. Com base nessa visão, o CES, oportuniza troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, com ênfase no público da educação básica da rede pública. Para isso disponibilizou sua infraestrutura de laboratórios de informática, bem como um monitor, para desenvolvimento de situações didáticas que utilizem as tecnologias digitais em prol da aquisição de novos conhecimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESCD/UEMA, Descrição: O I Seminário de Iniciação Científica do Centro de Estudos Superiores de Codó /UEMA, planejado e executado no período de 17 a 19 de junho é um evento integrante do Calendário Acadêmico da Instituição, oportunidade em que são apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de iniciação científica dos alunos do Curso de Administração do CESCD-UEMA. Os trabalhos apresentados foram avaliados por professores que integram o quadro docente do CESCD/UEMA e por professores convidados de outras Instituições que ao final do evento apontaram os que mais se destacaram, com base no mérito científico dentro de sua área do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, Descrição: Pretende-se, com a construção desse modelo, mostrar a interferência de fenômenos de natureza sócio-politico-econômica na ocorrência de determinados problemas locais. Enfatizamos que para realização deste Projeto será de fundamental importância à colaboração de professores e alunos do Curso de Administração do CESCD/UEMA em parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), possibilitando o fomento à Pesquisa e a Extensão que, sem dúvida, vem ao encontro dos objetivos propostos neste Projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Vida no Trânsito, Descrição: Este projeto contempla a temática: Semana de Ciência e Tecnologia de Codó: Vida no Trânsito, visando sensibilizar o público alvo 420 participantes, sendo: 150 alunos, 50 pais, 50 professores, 100 funcionários e 50 gestores das escolas municipais, 20 diretores de unidade de saúde, 100 motociclistas, com a participação dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Estudos Superiores de Codó ? CESCD/UEMA, de modo a refletir sobre a problemática do trânsito, incentivando mudanças de hábitos no espaço de curto, médio e longo prazo de forma a reduzir a morbimortalidade por causa externa, acidente de trânsito, responsável pelo alto investimento em saúde curativa, reabilitação, bem como, as causas de óbitos. Com esse propósito, o evento será realizado na segunda quinzena de outubro, culminando com a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão - 2014, no período de 13 a 18 de outubro de 2014, envolvendo parcerias, contando com o apoio da FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, conforme o Edital Nº 28/2014.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (90) Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2014

    II Semana do Administrador "Um novo olha sobre a Administração Contemporânea", Descrição: ?O Ciclo de Palestras ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD tem por objetivo fornecer e contribuir na formação de acadêmicos da análise atual no contexto da Gestão Empresarial, diante da perspectiva de implementos das práticas tradicionais sob um novo olhar a Administração Contemporânea. Uma vez que: o engajado, participativo e informado, o novo administrador necessita de conhecimento multidisciplinar em sua formação para garantir seu espaço no mercado e para atuar de forma eficiente e responsável perante a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    INFORVIDA: Inclusão digital aos idosos. Projeto de Inclusão Digital., Descrição: ATIVIDADE DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CODÓ-MA Com base na premissa de uma relação intrínseca entre a inclusão social e digital, o projeto buscou favorecer o conhecimento sustentado pelo espírito da cidadania e do potencial cognitivo, na medida em que o cidadão sai da condição de consumidor para a de produtor de conteúdo na rede. Com base nessa visão, o CES, oportuniza troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, com ênfase no público da educação básica da rede pública. Para isso disponibilizou sua infraestrutura de laboratórios de informática, bem como um monitor, para desenvolvimento de situações didáticas que utilizem as tecnologias digitais em prol da aquisição de novos conhecimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESCD/UEMA, Descrição: O I Seminário de Iniciação Científica do Centro de Estudos Superiores de Codó /UEMA, planejado e executado no período de 17 a 19 de junho é um evento integrante do Calendário Acadêmico da Instituição, oportunidade em que são apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de iniciação científica dos alunos do Curso de Administração do CESCD-UEMA. Os trabalhos apresentados foram avaliados por professores que integram o quadro docente do CESCD/UEMA e por professores convidados de outras Instituições que ao final do evento apontaram os que mais se destacaram, com base no mérito científico dentro de sua área do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Vida no Trânsito, Descrição: Este projeto contempla a temática: Semana de Ciência e Tecnologia de Codó: Vida no Trânsito, visando sensibilizar o público alvo 420 participantes, sendo: 150 alunos, 50 pais, 50 professores, 100 funcionários e 50 gestores das escolas municipais, 20 diretores de unidade de saúde, 100 motociclistas, com a participação dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Estudos Superiores de Codó ? CESCD/UEMA, de modo a refletir sobre a problemática do trânsito, incentivando mudanças de hábitos no espaço de curto, médio e longo prazo de forma a reduzir a morbimortalidade por causa externa, acidente de trânsito, responsável pelo alto investimento em saúde curativa, reabilitação, bem como, as causas de óbitos. Com esse propósito, o evento será realizado na segunda quinzena de outubro, culminando com a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão - 2014, no período de 13 a 18 de outubro de 2014, envolvendo parcerias, contando com o apoio da FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, conforme o Edital Nº 28/2014.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (90) Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2014

    ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, Descrição: Pretende-se, com a construção desse modelo, mostrar a interferência de fenômenos de natureza sócio-politico-econômica na ocorrência de determinados problemas locais. Enfatizamos que para realização deste Projeto será de fundamental importância à colaboração de professores e alunos do Curso de Administração do CESCD/UEMA em parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), possibilitando o fomento à Pesquisa e a Extensão que, sem dúvida, vem ao encontro dos objetivos propostos neste Projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    II Semana do Administrador "Um novo olha sobre a Administração Contemporânea", Descrição: ?O Ciclo de Palestras ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD tem por objetivo fornecer e contribuir na formação de acadêmicos da análise atual no contexto da Gestão Empresarial, diante da perspectiva de implementos das práticas tradicionais sob um novo olhar a Administração Contemporânea. Uma vez que: o engajado, participativo e informado, o novo administrador necessita de conhecimento multidisciplinar em sua formação para garantir seu espaço no mercado e para atuar de forma eficiente e responsável perante a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    INFORVIDA: Inclusão digital aos idosos. Projeto de Inclusão Digital., Descrição: ATIVIDADE DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CODÓ-MA Com base na premissa de uma relação intrínseca entre a inclusão social e digital, o projeto buscou favorecer o conhecimento sustentado pelo espírito da cidadania e do potencial cognitivo, na medida em que o cidadão sai da condição de consumidor para a de produtor de conteúdo na rede. Com base nessa visão, o CES, oportuniza troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, com ênfase no público da educação básica da rede pública. Para isso disponibilizou sua infraestrutura de laboratórios de informática, bem como um monitor, para desenvolvimento de situações didáticas que utilizem as tecnologias digitais em prol da aquisição de novos conhecimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESCD/UEMA, Descrição: O I Seminário de Iniciação Científica do Centro de Estudos Superiores de Codó /UEMA, planejado e executado no período de 17 a 19 de junho é um evento integrante do Calendário Acadêmico da Instituição, oportunidade em que são apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de iniciação científica dos alunos do Curso de Administração do CESCD-UEMA. Os trabalhos apresentados foram avaliados por professores que integram o quadro docente do CESCD/UEMA e por professores convidados de outras Instituições que ao final do evento apontaram os que mais se destacaram, com base no mérito científico dentro de sua área do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Vida no Trânsito, Descrição: Este projeto contempla a temática: Semana de Ciência e Tecnologia de Codó: Vida no Trânsito, visando sensibilizar o público alvo 420 participantes, sendo: 150 alunos, 50 pais, 50 professores, 100 funcionários e 50 gestores das escolas municipais, 20 diretores de unidade de saúde, 100 motociclistas, com a participação dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Estudos Superiores de Codó ? CESCD/UEMA, de modo a refletir sobre a problemática do trânsito, incentivando mudanças de hábitos no espaço de curto, médio e longo prazo de forma a reduzir a morbimortalidade por causa externa, acidente de trânsito, responsável pelo alto investimento em saúde curativa, reabilitação, bem como, as causas de óbitos. Com esse propósito, o evento será realizado na segunda quinzena de outubro, culminando com a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão - 2014, no período de 13 a 18 de outubro de 2014, envolvendo parcerias, contando com o apoio da FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, conforme o Edital Nº 28/2014.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (90) Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2014

    ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, Descrição: Pretende-se, com a construção desse modelo, mostrar a interferência de fenômenos de natureza sócio-politico-econômica na ocorrência de determinados problemas locais. Enfatizamos que para realização deste Projeto será de fundamental importância à colaboração de professores e alunos do Curso de Administração do CESCD/UEMA em parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), possibilitando o fomento à Pesquisa e a Extensão que, sem dúvida, vem ao encontro dos objetivos propostos neste Projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    II Semana do Administrador "Um novo olha sobre a Administração Contemporânea", Descrição: ?O Ciclo de Palestras ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD tem por objetivo fornecer e contribuir na formação de acadêmicos da análise atual no contexto da Gestão Empresarial, diante da perspectiva de implementos das práticas tradicionais sob um novo olhar a Administração Contemporânea. Uma vez que: o engajado, participativo e informado, o novo administrador necessita de conhecimento multidisciplinar em sua formação para garantir seu espaço no mercado e para atuar de forma eficiente e responsável perante a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    INFORVIDA: Inclusão digital aos idosos. Projeto de Inclusão Digital., Descrição: ATIVIDADE DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CODÓ-MA Com base na premissa de uma relação intrínseca entre a inclusão social e digital, o projeto buscou favorecer o conhecimento sustentado pelo espírito da cidadania e do potencial cognitivo, na medida em que o cidadão sai da condição de consumidor para a de produtor de conteúdo na rede. Com base nessa visão, o CES, oportuniza troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, com ênfase no público da educação básica da rede pública. Para isso disponibilizou sua infraestrutura de laboratórios de informática, bem como um monitor, para desenvolvimento de situações didáticas que utilizem as tecnologias digitais em prol da aquisição de novos conhecimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESCD/UEMA, Descrição: O I Seminário de Iniciação Científica do Centro de Estudos Superiores de Codó /UEMA, planejado e executado no período de 17 a 19 de junho é um evento integrante do Calendário Acadêmico da Instituição, oportunidade em que são apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de iniciação científica dos alunos do Curso de Administração do CESCD-UEMA. Os trabalhos apresentados foram avaliados por professores que integram o quadro docente do CESCD/UEMA e por professores convidados de outras Instituições que ao final do evento apontaram os que mais se destacaram, com base no mérito científico dentro de sua área do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Vida no Trânsito, Descrição: Este projeto contempla a temática: Semana de Ciência e Tecnologia de Codó: Vida no Trânsito, visando sensibilizar o público alvo 420 participantes, sendo: 150 alunos, 50 pais, 50 professores, 100 funcionários e 50 gestores das escolas municipais, 20 diretores de unidade de saúde, 100 motociclistas, com a participação dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Estudos Superiores de Codó ? CESCD/UEMA, de modo a refletir sobre a problemática do trânsito, incentivando mudanças de hábitos no espaço de curto, médio e longo prazo de forma a reduzir a morbimortalidade por causa externa, acidente de trânsito, responsável pelo alto investimento em saúde curativa, reabilitação, bem como, as causas de óbitos. Com esse propósito, o evento será realizado na segunda quinzena de outubro, culminando com a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão - 2014, no período de 13 a 18 de outubro de 2014, envolvendo parcerias, contando com o apoio da FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, conforme o Edital Nº 28/2014.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (90) Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2014

    ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, Descrição: Pretende-se, com a construção desse modelo, mostrar a interferência de fenômenos de natureza sócio-politico-econômica na ocorrência de determinados problemas locais. Enfatizamos que para realização deste Projeto será de fundamental importância à colaboração de professores e alunos do Curso de Administração do CESCD/UEMA em parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), possibilitando o fomento à Pesquisa e a Extensão que, sem dúvida, vem ao encontro dos objetivos propostos neste Projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    II Semana do Administrador "Um novo olha sobre a Administração Contemporânea", Descrição: ?O Ciclo de Palestras ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD tem por objetivo fornecer e contribuir na formação de acadêmicos da análise atual no contexto da Gestão Empresarial, diante da perspectiva de implementos das práticas tradicionais sob um novo olhar a Administração Contemporânea. Uma vez que: o engajado, participativo e informado, o novo administrador necessita de conhecimento multidisciplinar em sua formação para garantir seu espaço no mercado e para atuar de forma eficiente e responsável perante a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    INFORVIDA: Inclusão digital aos idosos. Projeto de Inclusão Digital., Descrição: ATIVIDADE DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CODÓ-MA Com base na premissa de uma relação intrínseca entre a inclusão social e digital, o projeto buscou favorecer o conhecimento sustentado pelo espírito da cidadania e do potencial cognitivo, na medida em que o cidadão sai da condição de consumidor para a de produtor de conteúdo na rede. Com base nessa visão, o CES, oportuniza troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, com ênfase no público da educação básica da rede pública. Para isso disponibilizou sua infraestrutura de laboratórios de informática, bem como um monitor, para desenvolvimento de situações didáticas que utilizem as tecnologias digitais em prol da aquisição de novos conhecimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESCD/UEMA, Descrição: O I Seminário de Iniciação Científica do Centro de Estudos Superiores de Codó /UEMA, planejado e executado no período de 17 a 19 de junho é um evento integrante do Calendário Acadêmico da Instituição, oportunidade em que são apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de iniciação científica dos alunos do Curso de Administração do CESCD-UEMA. Os trabalhos apresentados foram avaliados por professores que integram o quadro docente do CESCD/UEMA e por professores convidados de outras Instituições que ao final do evento apontaram os que mais se destacaram, com base no mérito científico dentro de sua área do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Vida no Trânsito, Descrição: Este projeto contempla a temática: Semana de Ciência e Tecnologia de Codó: Vida no Trânsito, visando sensibilizar o público alvo 420 participantes, sendo: 150 alunos, 50 pais, 50 professores, 100 funcionários e 50 gestores das escolas municipais, 20 diretores de unidade de saúde, 100 motociclistas, com a participação dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Estudos Superiores de Codó ? CESCD/UEMA, de modo a refletir sobre a problemática do trânsito, incentivando mudanças de hábitos no espaço de curto, médio e longo prazo de forma a reduzir a morbimortalidade por causa externa, acidente de trânsito, responsável pelo alto investimento em saúde curativa, reabilitação, bem como, as causas de óbitos. Com esse propósito, o evento será realizado na segunda quinzena de outubro, culminando com a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão - 2014, no período de 13 a 18 de outubro de 2014, envolvendo parcerias, contando com o apoio da FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, conforme o Edital N 28/2014.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (90) Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2014

    ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, Descrição: Pretende-se, com a construção desse modelo, mostrar a interferência de fenômenos de natureza sócio-politico-econômica na ocorrência de determinados problemas locais. Enfatizamos que para realização deste Projeto será de fundamental importância à colaboração de professores e alunos do Curso de Administração do CESCD/UEMA em parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), possibilitando o fomento à Pesquisa e a Extensão que, sem dúvida, vem ao encontro dos objetivos propostos neste Projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    II Semana do Administrador "Um novo olha sobre a Administração Contemporânea", Descrição: ?O Ciclo de Palestras ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD tem por objetivo fornecer e contribuir na formação de acadêmicos da análise atual no contexto da Gestão Empresarial, diante da perspectiva de implementos das práticas tradicionais sob um novo olhar a Administração Contemporânea. Uma vez que: o engajado, participativo e informado, o novo administrador necessita de conhecimento multidisciplinar em sua formação para garantir seu espaço no mercado e para atuar de forma eficiente e responsável perante a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    INFORVIDA: Inclusão digital aos idosos. Projeto de Inclusão Digital., Descrição: ATIVIDADE DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CODÓ-MA Com base na premissa de uma relação intrínseca entre a inclusão social e digital, o projeto buscou favorecer o conhecimento sustentado pelo espírito da cidadania e do potencial cognitivo, na medida em que o cidadão sai da condição de consumidor para a de produtor de conteúdo na rede. Com base nessa visão, o CES, oportuniza troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, com ênfase no público da educação básica da rede pública. Para isso disponibilizou sua infraestrutura de laboratórios de informática, bem como um monitor, para desenvolvimento de situações didáticas que utilizem as tecnologias digitais em prol da aquisição de novos conhecimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CESCD/UEMA, Descrição: O I Seminário de Iniciação Científica do Centro de Estudos Superiores de Codó /UEMA, planejado e executado no período de 17 a 19 de junho é um evento integrante do Calendário Acadêmico da Instituição, oportunidade em que são apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de iniciação científica dos alunos do Curso de Administração do CESCD-UEMA. Os trabalhos apresentados foram avaliados por professores que integram o quadro docente do CESCD/UEMA e por professores convidados de outras Instituições que ao final do evento apontaram os que mais se destacaram, com base no mérito científico dentro de sua área do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Vida no Trânsito, Descrição: Este projeto contempla a temática: Semana de Ciência e Tecnologia de Codó: Vida no Trânsito, visando sensibilizar o público alvo 420 participantes, sendo: 150 alunos, 50 pais, 50 professores, 100 funcionários e 50 gestores das escolas municipais, 20 diretores de unidade de saúde, 100 motociclistas, com a participação dos Acadêmicos do Curso de Bacharelado em Administração do Centro de Estudos Superiores de Codó ? CESCD/UEMA, de modo a refletir sobre a problemática do trânsito, incentivando mudanças de hábitos no espaço de curto, médio e longo prazo de forma a reduzir a morbimortalidade por causa externa, acidente de trânsito, responsável pelo alto investimento em saúde curativa, reabilitação, bem como, as causas de óbitos. Com esse propósito, o evento será realizado na segunda quinzena de outubro, culminando com a Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão - 2014, no período de 13 a 18 de outubro de 2014, envolvendo parcerias, contando com o apoio da FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, conforme o Edital Nº 28/2014.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (90) Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2014

    ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, Descrição: Pretende-se, com a construção desse modelo, mostrar a interferência de fenômenos de natureza sócio-politico-econômica na ocorrência de determinados problemas locais. Enfatizamos que para realização deste Projeto será de fundamental importância à colaboração de professores e alunos do Curso de Administração do CESCD/UEMA em parceria com a FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão), possibilitando o fomento à Pesquisa e a Extensão que, sem dúvida, vem ao encontro dos objetivos propostos neste Projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    II Semana do Administrador "Um novo olha sobre a Administração Contemporânea", Descrição: ?O Ciclo de Palestras ?Um olhar sobre a Administração Contemporânea?, organizado pelo Centro de Estudos Superiores de Codó - CESCD tem por objetivo fornecer e contribuir na formação de acadêmicos da análise atual no contexto da Gestão Empresarial, diante da perspectiva de implementos das práticas tradicionais sob um novo olhar a Administração Contemporânea. Uma vez que: o engajado, participativo e informado, o novo administrador necessita de conhecimento multidisciplinar em sua formação para garantir seu espaço no mercado e para atuar de forma eficiente e responsável perante a sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (74) / Especialização: (12) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2013

    INFORVIDA: Inclusão digital aos idosos. Projeto de Inclusão Digital., Descrição: ATIVIDADE DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CODÓ-MA Com base na premissa de uma relação intrínseca entre a inclusão social e digital, o projeto buscou favorecer o conhecimento sustentado pelo espírito da cidadania e do potencial cognitivo, na medida em que o cidadão sai da condição de consumidor para a de produtor de conteúdo na rede. Com base nessa visão, o CES, oportuniza troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, com ênfase no público da educação básica da rede pública. Para isso disponibilizou sua infraestrutura de laboratórios de informática, bem como um monitor, para desenvolvimento de situações didáticas que utilizem as tecnologias digitais em prol da aquisição de novos conhecimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcelo Rocha Ferreira - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro de Estudos Superiores de Codó-MA, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. , Rua Lea Archer, s/n, São Sebastião, 65400000 - Codó, MA - Brasil, Telefone: (99) 36619180

Experiência profissional

2015 - 2015

Universidade Estadual do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CODO-MA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Atividade Básica I, Carga horária: 40

2013 - 2014

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CODO-MA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico em TI, Carga horária: 20

Outras informações:
Prestando serviços de Informática e na implantação de projetos em TI nas Escolas Municipais do referido Município.

2013 - 2014

Centro de Ensino Superior de Codo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor das Disciplinas: Informática Básica e Aplicada à Administração; Contabilidade de Custos; Macro e Microeconomia; Introdução à Contabilidade e Ciência Política.

2011 - 2011

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 20

2010 - 2018

Universidade Aberta do Brasil-Codó-MA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pólo, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade Aberta do Brasil-Codó-MA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor Presencial do Curso de Administração Pública e Administração Geral

2012 - 2018

IEMA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Polo Rede e-Tec Brasil em Codó, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenação de Polo nos Cursos Técnicos em Serviços Públicos, Gestão em TI, Informática, Segurança do Trabalho, Controle Ambiental e Mineração

2011 - 2011

IEMA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor dos Cursos técnicos on-line da Escola Emectra LTDA

2005 - 2011

IEMA

Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor FAEME, Carga horária: 60

Outras informações:
Professor do Curso de Processos Gerenciais contratado das disciplinas: Economia I (40 horas); Noções de Microinformática (40 horas); Fundamentos da Contabilidade (60 horas); Contabilidade Gerencial (40 horas); Custo, Formação de Preços (60 horas) Sistema de Informação (40 horas).

2010 - 2010

IEMA

Vínculo: Prestação de Serviços SENAC, Enquadramento Funcional: Aulas de Informática, Carga horária: 20

2009 - 2010

IEMA

Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial Administração Pública, Carga horária: 40

2009 - 2010

IEMA

Vínculo: Bolsista UEMA, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial Administração à Distância, Carga horária: 40

2006 - 2010

IEMA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor do laboratório de Informatica, Carga horária: 40

Outras informações:
Instrutor do Laboratório de Informática do CETECMA de Codó-MA, ministrando os módulos> Introdução e história da Informática, Windows e Linux. Digitação, Editor de Texto, Edição de Planilhas, Banco de dados, Editor de Slides e Internet

2008 - 2008

IEMA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Contrato, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor contratado pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Maranhão no Município de Brejo-MA com a disciplina Biologia do Ensino Regular.