Hugo da Cruz Menezes

Hugo da Cruz Menezes possui graduação em Química Bacharelado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto (FFCLRP) (2010). Mestre em Ciências pela FFCLRP da Universidade de São Paulo no Laboratório no Centro de Nanotecnologia e Engenharia Tecidual na área de Química e Farmácia com ênfase em Fotoquímica e Fotobiologia atuando na preparação, caracterização e avaliação de nanoesferas poliméricas contendo o fármaco fotossensíbilizante Clorinae6 e nanotubos de carbono ferromagnéticos para aplicação em Terapia Fotodinâmica e Hipertermia contra o câncer (2012). No momento atua na área de Educação Superior como docente, ministrando aulas teóricas e práticas, com destaque das disciplinas Química Inorgânica, Química Geral e Físico-Química. Realizou estágio no Laboratório de Físico-Química de Materiais da FFCLRP-RP onde trabalhou na síntese e otimização de nanotubos de carbono. Estagiou também no Laboratório de Superfícies e Colóides onde estudou sobre a influência de materiais particulados advindos da queima da palha verde de cana-de-açúcar na elasticidade superficial dilatacional de fosfolipídios constituintes de sistemas modelos de alvéolos pulmonares, nesse estágio pode trabalhar com Tensiômetro e Cuba de Langmuir no estudo de monocamadas lipídicas. Teve a oportunidade de fazer outro estágio no Laboratório de Microbiologia pelo Departamento de Biologia da FFCLRP, durante esse período desenvolveu um trabalho na área de biotecnologia com a produção e imobilização da enzima invertase do fungo filamentoso Aspergillus ochraceus em diferentes suportes.

Informações coletadas do Lattes em 29/01/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Quimica - Universidade de São Paulo/FFCLRP

2010 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: Preparação, caracterização e avaliação de nanoesferas poliméricas contendo o fotossensíbilizador Clorinae6 e nanotubo de carbono ferromagnético para aplicação em Terapia Fotodinâmica e Hipertermia contra o câncer.,Ano de Obtenção: 2012
Antonio Claudio Tedesco.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Terapia Fotodinêmica; Terapia Hipertermia; Nanotubo de Carbono; Clorina e6; Fármaco Fotossensível.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Fotoquímica Orgânica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Química Bacharelado

2006 - 2010

Universidade de São Paulo
Bolsista do(a): COSEAS - Bolsa Eduardo Panadés, COSEAS, Brasil.

Formação complementar

2016 - 2016

Postura e Imagem Profissional. (Carga horária: 59h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2016 - 2016

Ensinando com WEB. (Carga horária: 15h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2016 - 2016

Gestão Estratégica - Balanced Scorecard (BSC). (Carga horária: 34h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Preparação, caracterização e avaliação de nanoesferas poliméricas contendo o fotossensíbilizador Clorinae6 e nanotubo de carbono ferromagnético para aplicação em Terapia Fotodinâmica e Hipertermia contra o câncer?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo da Cruz Menezes - Coordenador / Antonio Claudio Tedesco - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Produção e Imobilização de invertases do fungo filamentoso Aspergillus ochraceus., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo da Cruz Menezes - Coordenador / Luis Henrique S. Guimarães - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Estudo da influência de fuligem de palha verde na viscoelasticidade superficial dilatacional de monocamadas de DPPC/Colesterol., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo da Cruz Menezes - Coordenador / Maria Elisabete Darbello Zaniquelli - Integrante.

  • 2008 - 2008

    O desenvolvimento de compósitos de NTC/substrato de carbono e nanoparticulas de óxidos e/ou metais ancorados nos NTC crescidos sobre feltro e carbono vítreo, visando o preparo de eletrodos de interesse para baterias de íons de lítio, capacitores e células, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo da Cruz Menezes - Integrante / Elaine Yoshiko Matsubara - Integrante / José Mauricio Rosolen - Coordenador.

  • 2008 - 2008

    Desenvolvimento de pilhas alcalinas preparadas com nanotubos de carbono/grafite., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo da Cruz Menezes - Integrante / Elaine Yoshiko Matsubara - Integrante / José Mauricio Rosolen - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Colégio Adventista de Taboão da Serra

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Titular de Química do Ensino Médio

2013 - 2013

Sistema COC de Educação e Comunicação

Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2013 - 2013

Colégio Interviva

Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador, Carga horária: 15

Outras informações:
Professor responsável pelas frente de Química para o Ensino Médio e Ciências para o ensino Fundamental

2010 - 2012

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluno de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio em Físico-Química

2009 - 2009

Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluno de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio em Bioquímica

2008 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluno de iniciação científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio em Físico Química

2008 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluno de iniciação científica, Enquadramento Funcional: iniciação científica, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio em Físico Química

Atividades

  • 06/2011 - 12/2012

    Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Docênia - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).

  • 01/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2007 - 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .,Cargo ou função, Integrante do Centro de Estudos em Química (CENEQUI).

  • 02/2009 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .,Cargo ou função, Vice Representantes Discente dos Alunos no Conselho do Departamento de Química.

  • 01/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .,Linhas de pesquisa

2017 - 2019

Universidade Anhanguera de São Paulo

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

Outras informações:
Ministra aulas teóricas e práticas nas disciplinas de Químicas Geral para Ciências Biológicas e Físico-Química Experimental para o Curso de Biomedicina.