JULIANNY SOARES DA SILVA

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, oitavo período; participou dos seguintes projetos de pesquisa e extensão ao decorrer do período acadêmico, tais quais: membro integrante da equipe de alunos do PIBID- Programa de Iniciação à Docência do Programa de Formação Continuada de Professores em Pesquisa-ação para Melhoria da Qualidade da Educação Básica, fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL e a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPES, com o projeto: " O APL da mandioca frente ao desafio da educação básica: Estudo de caso do município de Teotônio Vilela - AL. Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com ênfase no subprojeto de Ciências Biológicas, intitulado: " Práticas de Ensino Inovadora em Biologia com o Suporte da Ciência e Tecnologia", que teve o apoio da CAPES; foi voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), participando do Grupo de Pesquisa em Etnobotânica e Etnofarmacologia de Plantas Medicinais - GPET. Estagiou na Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas. Atualmente é pós-graduanda em Saúde Pública pela instituição FERA - Faculdade de Ensino Regional Alternativa, no pólo de Teotônio Vilela - AL e, cursa, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e emprego - PRONATEC, Técnico em Tradução e Interpretação em Libras.

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Saúde Pública

2017 - Atual

FACULDADE DE ENSINO REGIONAL ALTERNATIVA

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2013 - Atual

Universidade Estadual de Alagoas

Curso técnico/profissionalizante em andamento em Técnico em Tradução e Interpretação de Libras - PRONATEC

2017 - Atual

Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

José Aprigio Brandão vilela

Formação complementar

2017 -

Técnico em Tradução e Interpretação de Libras. , Programa Nacional de Acesso, PRONATEC, Brasil.

2015 - 2015

Técnicas laboratoriais de Biologia para o ensino médio. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.

2014 - 2014

Ecologia Médica. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2013 - 2013

Noções de dissecação. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Participação em eventos

II Seminário do PIBID/UNEAL: Múltiplos Olhares na Formação Docente. 2015. (Seminário).

I Encontro Pibid/Uneal - Diálogo, Universidade e Escola: Múltiplos olhares frente às metodologias de ensino. 2014. (Encontro).

III ENCONTRO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO AGENDA 21 E I SEMINÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. 2014. (Encontro).

II Seminário Internacional de Ecologia Humana. 2014. (Seminário).

II Seminário Internacional de Ecologia Humana.Ecologia Médica. 2014. (Oficina).

VI SEMPRAVET. 2014. (Seminário).

Ciclo de Palestras da Semana do Meio Ambiente. 2013. (Seminário).

V SEMPRAVET - Seminário prático de Anatomia Veterinária. 2013. (Seminário).

V SEMPRAVET - Seminário prático de Anatomia Veterinária.Noções de dissecação. 2013. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • SOARES, V. F. ; SILVA ; GOMES, N. O. ; SILVA, J. S. ; SANTOS, L. S. ; SILVA ; SANTOS . OFICINA TEMÁTICA: RETRATANDO A RELEVÂNCIA DAS RESPOSTAS IMUNES DO ORGANISMO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. In: Semana do Biólogo: Uma Discussão Acerca da Diversidade nos Biomas Brasileiros., 2015, Paulo Afonso -BA. Anais SEMBIO ? Cadernos de Publicações de Eventos Científicos, 2015. v. 5.

  • GOMES, N. O. ; SOARES, V. F. ; SILVA, J. S. ; SANTOS, L. S. ; SILVA, J. L. F. ; SANTOS ; FERRO . MICROBIOLOGIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA ELUCIDAR OS CONTEÚDOS DE HEPATITES B E C. In: SEMANA DO BIÓLOGO: Uma Discussão Acerca da Diversidade nos Biomas Brasileiros, 2015, Paulo Afonso. Anais SEMBIO ? Cadernos de Publicações de Eventos Científicos, 2015. v. 5. p. www.sembio.com.

  • GOMES, N. O. ; SILVA, J. S. ; SOARES, V. F. ; SILVA, F. S. ; ROCHA, J. E. . EXPLORANDO A LUDICIDADE DE CONTEÚDOS BIOLÓGICOS COM UMA TURMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, V. F. ; SILVA, J. S. ; SANTOS, L. S. ; GOMES, N. O. ; ROCHA, J. E. . OFICINA COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS: CONSTRUINDO JOGOS LÚDICOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, N. O. ; SOARES, V. F. ; SILVA, J. S. ; SANTOS, L. S. ; SILVA, J. L. F. ; SANTOS ; FERRO . Microbiologia na escola: Uma proposta dinâmica para elucidar os conteúdos de hepatites B e C. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, F. S. ; GOMES, A. M. S. ; SILVA, J. S. ; SILVA, L. E. . Ensino de Biologia: o uso de atividades práticas no processo de aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Práticas Inovadoras em Biologia com o Suporte da Ciência e da Tecnologia, Descrição: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é considerado como uma das melhores iniciativas criada pelo Governo para incentivar a formação e o aperfeiçoamento de docentes para educação básica, além da valorização do magistério (BOMFIM e GUIMARÃES, 2014). Segundo Braibante & Wollmann (2012), o programa oportuniza o contato dos licenciandos direto com a realidade escolar desde os primeiros anos de sua graduação, sob uma perspectiva de atuação diferenciada, permitindo um amadurecimento da docência ao longo de sua formação e preparando-os para seu futuro campo de atuação. Na maior parte dos cursos de licenciatura, o contato com a prática, unindo os saberes da formação e os saberes experienciais, é possível somente no momento de estágio, nos últimos períodos do curso. Nesse contexto, o PIBID pode se constituir como um excelente motivador e de grande importância para os discentes nos cursos de licenciatura, caracterizando-se como um ambiente formativo de grande eficácia na medida em que os licenciandos são inseridos na educação básica ainda em formação, oportunizando os vínculos com as instituições de ensino básico (NASCIMENTO et al., 2012). Assim, o programa objetiva melhorar a qualidade da formação do licenciando do curso de Ciências Biológicas, estimulando-o para a docência na Educação Básica; desenvolver práticas de ensino inovadoras e criativas, e contextualizadas no universo do aluno e novas propostas metodológicas facilitadoras da aprendizagem; motivar alunos e supervisores a superar problemas identificados nas escolas de atuação, integrando Educação Superior com a Educação Básica e familiarizando-as com a proposta pedagógica desenvolvida nos diversos contextos escolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julianny Soares da Silva - Integrante / NATANIELLE DE OLIVEIRA GOMES - Integrante / VANESSA FERNANDES SOARES - Integrante / LUIZ FERNANDO SILVA - Integrante / Chryslane Barbosa da Silva - Integrante / Mayara Camila da Silva - Integrante / Fernanda Stefanny Lima Sobrinho - Integrante / James Alex Lima Jacinto - Integrante / Evila Rayane dos Santos - Integrante / Anne Mirian da Silva - Integrante / Rubens Pessoa de Barros - Coordenador / Ane Caroline da Silva Santos - Integrante / Josefa Betania Vilela Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2017

Universidade Estadual de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Experiência na área de auxiliar administrativo, na Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), ampliando conhecimentos e experiência na área.

2014 - 2017

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - pesquisa-ação, Regime: Dedicação exclusiva.